A discricionariedade na Administração Pública

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A discricionariedade na Administração Pública"

Transcrição

1 A discricionariedade na Administração Pública O Prof. Doutor Pedro Moniz Lopes define discricionariedade, em sentido lato, como toda e qualquer situação em que seja permitido aos órgãos da função administrativa a escolha entre as várias alternativas de ação. A administração pública é dotada de uma margem de livre decisão, isto é, uma liberdade de ação administrativa concedida e limitada pela lei, perante um caso concreto. É, portanto, um poder da Administração próprio da atividade administrativa que consiste numa escolha entre vários direitos realizada pelo decisor administrativo, segundo critérios estabelecidos pela lei. A administração ao executar esses poderes irá agir de acordo com a liberdade que é imposta pelo princípio da legalidade (art. 266º CRP), pois o decisor administrativo tem de respeitar a forma legal e atender à finalidade do interesse público. Logo, se as normas regulam a atividade administrativa, diz-se que está vinculada. Importa então distinguir vinculação e discricionariedade, duas formas típicas pelas quais a lei regula a atividade administrativa. Para a definição destes conceitos implica mencionar duas teorias: a teoria da organização que analisa os poderes e a teoria da atividade que analisa os atos. Na teoria da organização, o poder é vinculado quando a lei confere à administração um ato e determina os requisitos para tal concretização. O poder é discricionário quando a lei concede a possibilidade de escolha entre várias alternativas. Segundo o Prof. Doutor Diogo Freitas do Amaral, na teoria da atividade, os atos são vinculados quando praticados pela Administração no exercício de poderes vinculativos, e que são discricionários quando praticados no exercício de poderes discricionários. A título de exemplo de um ato vinculado, considera-se o ato tributário, pois a lei regula todos os aspetos (incidência do imposto, matéria coletável, taxa devida). É uma tarefa puramente mecânica e o resultado é o único legalmente possível. A lei vincula totalmente a Administração Púbica, ou seja, a administração não tem possibilidade de escolha. Em relação ao ato discricionário, temos como exemplo a nomeação de um governador civil. Passo a explicar, o Governo pode escolher desde que seja cidadão português e maior de

2 idade, no pleno gozo dos seus direitos. A lei praticamente nada regula e atribui uma margem ampla de autonomia decisória à Administração Pública. O Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa fala em várias modalidades de discricionariedade, designadamente a discricionariedade em ação, ou seja, a escolha entre agir e não agir; a discricionariedade de escolha, a escolha entre duas ou mais hipóteses de atuação estipulada na lei; e discricionariedade criativa, quando o decisor administrativo age de forma criativa, mas de acordo com o que a lei regula. As normas que atribuem uma certa liberdade exigem uma interpretação normativa, visto que deriva do uso de expressões linguísticas com significado permissivo. Na discricionariedade de ação é utilizado, por exemplo, o verbo poder e na discricionariedade de escolha a conjunção ou. Na discricionariedade criativa já se usa conceitos jurídicos indeterminados. Os conceitos indeterminados não possuem um sentido concreto e evidente, logo exigem uma interpretação tendo em consideração o contexto do caso concreto. O intérprete deve escolher aquela que melhor está de acordo com a ordem jurídica e que irá atender ao interesse público. Existem casos em que é difícil compreender, nas palavras do Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, saber se o fim daquela norma era conferir uma margem de liberdade à administração, ou se, pelo contrário, se quis estabelecer uma vinculação a agir, ou a agir de determinado modo. A verdade é que não há atos totalmente vinculados, nem totalmente discricionários. Os atos administrativos são uma combinação entre o exercício de poderes vinculados e poderes discricionários. Neste sentido, é pertinente questionar se é um poder vinculado ou um poder discricionário, relativamente aos atos da administração a pergunta que deverá ser colocada é em que medida são vinculados e em que medida são discricionários. Logo se os atos administrativos têm esta característica, a escolha do decisor administrativo perante várias opções nunca vai ser totalmente livre, é o que defende o Professor Vasco Pereira da Silva. A escolha da decisão não está apenas subordinada pela competência do órgão e pelo interesse público como fim, essa escolha é também limitada pelo princípio da igualdade (art.13º/2 CRP e art.266º/2 CRP), isto é, tratar situações iguais de forma igual e situações desiguais de forma desigual. Também pelo princípio da proporcionalidade, da imparcialidade e da boa-fé. Através destes princípios gerais vinculativos, as decisões vão ser mais justas e adequadas para encontrar a melhor solução para o interesse público.

3 Para enaltecer o que foi dito, VIEIRA DE ANDRADE refere que a discricionariedade não é uma liberdade ( ), mas sim uma competência, uma tarefa, corresponde a uma função jurídica ( ). A decisão administrativa tem de ser racional, porque não pode ser fruto de emoção ou capricho ( ). Assim, a discricionariedade não significa liberdade, mas sim um poder-dever jurídico. Deste modo, a liberdade de escolha conferida à administração deve manter-se dentro dos padrões legais, sob pena de não cair na arbitrariedade e submeter-se ao controlo jurisdicional. Existem várias correntes em torno desta questão da discricionariedade administrativa. Do ponto de vista mais tradicional, MARCELLO CAETANO afirma que o poder discricionário é um poder à margem do princípio da legalidade, ou seja, é um poder que não deve ser controlado jurisdicionalmente. Se um ato é discricionário, então é dotado de uma liberdade de decisão administrativa, logo tem plena decisão administrativa e não é controlado pelo tribunal. O Prof. Doutor Diogo Freitas do Amaral pronuncia-se sobre o controlo dos tribunais afirmando que a atividade administrativa está submetida a controlos de legalidade (determinar se a administração respeitou a lei) e controlos de mérito (apurar a necessidade e proporcionalidade das decisões administrativas). Assim como, controlos administrativos, aqueles que são realizados por órgãos da administração, e controlos jurisdicionais, praticados por tribunais. Defende, ainda que os tribunais administrativos apenas podem exercer o controlo de legalidade e o controlo de mérito é realizado pela Administração. O mérito nos atos administrativo diz respeito a duas ideias, a justiça e conveniência de um ato (art.266º/2 CRP). O Professor entende que os atos discricionários podem ser atacados contenciosamente com fundamento em: incompetência, dado que a competência de um órgão é sempre vinculada, isto é, atribuída por lei; em vício de forma; em violação da lei, nomeadamente dos princípios constitucionais da igualdade, proporcionalidade, boa fé; em quaisquer vícios da vontade, designadamente erro de facto.

4 Segundo o Prof. Doutor Vasco Pereira da Silva, a administração interpreta a norma e, através dessa interpretação serão feitas escolhas delimitadas pela lei para se aplicar ao caso concreto. De seguida vai analisar as circunstâncias para saber se podem dar origem a atos, ou seja, a discricionariedade pode estar na apreciação. O Professor distingue o poder vinculado do discricionário. Em relação ao poder vinculado, o tribunal verifica integralmente a produção daquele resultado, senão estamos no âmbito de uma ilegalidade. Se o poder é discricionário, o tribunal controla os vínculos do exercício daquele poder discricionário, se houver o superar dos vínculos estamos perante uma ilegalidade. VIEIRA DE ANDRADE afirma que o poder discricionário não é um mal necessário que deva ser reduzido ao mínimo, antes desempenha um papel positivo e indispensável, quer para a realização do interesse público, quer para defesa adequada dos interesses dos particulares. No meu ponto de vista, a discricionariedade é um bem necessário, por isso estou de acordo com esta última corrente. Por um lado, a discricionariedade permite que os agentes administrativos tenham em consideração os princípios gerais do direito, como a boa fé, a proporcionalidade, a justiça, ou seja, em cada caso concreto consigam discernir qual a melhor solução. No entanto, a atividade administrativa precisa de ser regida pelo bloco de legalidade, para que siga o princípio do interesse público e não somente interesses individuais, pois se assim não fosse iria trazer insegurança jurídica. O facto de haver meios de controlo jurisdicional faz com que não haja arbitrariedade. Em modo de conclusão, esta margem de liberdade concedida à Administração Pública, através de critérios de justiça, oportunidade e conveniência não é ilimitada, de forma a não colocar em causa a segurança jurídica e não comprometer a legitimidade. Logo, restringir a discricionariedade limita o trabalho do decisor administrativo, mas aumentar o seu grau de autonomia também não será a melhor solução, pois pode cair no âmbito da arbitrariedade. A solução está no equilíbrio entre a vinculação e a discricionariedade, neste caso o controlo dos atos administrativos é fundamental.

5 Bibliografia AMARAL, Diogo Freitas do. (2011). Curso de Direito Administrativo, Vol. II. Almedina. CAETANO, Marcello. (1965). Manual de Direito Administrativo. Coimbra Editora, LDA. CAUPERS, João, (2013). Introdução ao Direito Administrativo. Lisboa: Âncora Editora. LOPES, Pedro Moniz. (2011). Princípio da boa fé e decisão administrativa. Almedina. SOUSA, Marcelo Rebelo de; MATOS, André Salgado de. (2004). Direito Administrativo Geral: Introdução e princípios fundamentais. TOMO I, Alfragide: Publicações D. Quixote. WOLFF, Hans J.; BACHOF, Otto; STOBER, Rolf. António F. de Sousa. (2006). Direito Administrativo Vol. I. Fundação Calouste Gulbenkian. Patrícia Sofia Pires Lavrador Nº

A Função da Descentralização no Direito Administrativo

A Função da Descentralização no Direito Administrativo A Função da Descentralização no Direito Administrativo Nas palavras do Professor Freitas do Amaral, a descentralização consiste num sistema em que a função administrativa esteja confiada não apenas ao

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Direito Administrativo

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Direito Administrativo INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico 25/3/2015 Aprovação do Conselho Técnico-Científico 20/5/2015 Ficha de Unidade

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Direito Administrativo

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Direito Administrativo INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico 20/4/2018 Aprovação do Conselho Técnico-Científico 22/5/2018 Ficha de Unidade

Leia mais

Cf. Diogo Freitas do Amaral, Curso de Direito Administrativo Volume II, pag.265 2

Cf. Diogo Freitas do Amaral, Curso de Direito Administrativo Volume II, pag.265 2 O Procedimento Administrativo 1. Introdução Antes de iniciar o desenvolvimento do procedimento administrativo cabe inicialmente distinguir entre o procedimento administrativo do processo administrativo.

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO II

DIREITO ADMINISTRATIVO II DIREITO ADMINISTRATIVO II VÍCIOS DO ATO ADMINISTRATIVO: USURPAÇÃO DO PODER VS. INCOMPETÊNCIA Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Catarina Filipa Ferreira Belo SBT15 nº 57319 Ato administrativo

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA ACTIVIDADE ADMINISTRATIVA Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA ACTIVIDADE ADMINISTRATIVA Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular DIREITO DA ACTIVIDADE ADMINISTRATIVA Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Faculdade de Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

Exame da Época de Recurso - Direito Administrativo II Noite 21 de julho de 2017 Duração: 90 minutos Regente: Prof.ª Doutora Maria João Estorninho

Exame da Época de Recurso - Direito Administrativo II Noite 21 de julho de 2017 Duração: 90 minutos Regente: Prof.ª Doutora Maria João Estorninho Grupo I Responda às 5 questões colocadas em não mais de 10 linhas cada. António apresentou, junto do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, requerimento tendente à atribuição de uma licença para o exercício

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA ACTIVIDADE ADMINISTRATIVA Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA ACTIVIDADE ADMINISTRATIVA Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular DIREITO DA ACTIVIDADE ADMINISTRATIVA Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO DA

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO ADMINISTRATIVO Tânia Botelho SUBTURMA 15 TURMA B 2º ANO O Direito Administrativo e a sua evolução histórica 1. Breve caracterização da Administração

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DIREITO ADMINISTRATIVO

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DIREITO ADMINISTRATIVO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DIREITO ADMINISTRATIVO Coordenação: Prof. Doutor Vasco Pereira da Silva Docente: Mestre Jorge Pereira da Silva jmpsilva@netcabo.pt PROGRAMA 1. A Administração Pública das revoluções

Leia mais

Direito Administrativo I

Direito Administrativo I Discricionariedade Administrativa Fernanda Paula Oliveira 1 Considerações introdutórias Fernanda Paula Oliveira 2 Vinculação e discricionariedade como dois pólos de uma mesma realidade: há um continuum

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Teoria Geral do Direito Administrativo

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Teoria Geral do Direito Administrativo INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico 30/3/2016 Aprovação do Conselho Técnico-Científico 20/4/2016 Ficha de Unidade

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIREITO ADMINISTRATIVO II (3. ANO)

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIREITO ADMINISTRATIVO II (3. ANO) FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE DE MACAU CURSO DE LICENCIATURA EM DIREITO EM LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO DE 2014/2015 PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIREITO ADMINISTRATIVO II (3. ANO) DISCIPLINA SEMESTRAL

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIREITO ADMINISTRATIVO II (3. ANO)

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIREITO ADMINISTRATIVO II (3. ANO) FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE DE MACAU CURSO DE LICENCIATURA EM DIREITO EM LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO DE 2015/2016 PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIREITO ADMINISTRATIVO II (3. ANO) DISCIPLINA SEMESTRAL

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Ano Letivo 2011/2012 1º semestre. Coordenador e Regente: Prof. Doutor Jorge Bacelar Gouveia ELEMENTOS DE ESTUDO

DIREITO ADMINISTRATIVO. Ano Letivo 2011/2012 1º semestre. Coordenador e Regente: Prof. Doutor Jorge Bacelar Gouveia ELEMENTOS DE ESTUDO 1 DIREITO ADMINISTRATIVO Ano Letivo 2011/2012 1º semestre Coordenador e Regente: Prof. Doutor Jorge Bacelar Gouveia ELEMENTOS DE ESTUDO I DOUTRINA GERAL a) Portuguesa AMARAL, DIOGO FREITAS DO - Direito

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA ACTIVIDADE ADMINISTRATIVA Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA ACTIVIDADE ADMINISTRATIVA Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular DIREITO DA ACTIVIDADE ADMINISTRATIVA Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO DA

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Poderes e Deveres Prof.ª Tatiana Marcello PODERES DA ADMINISTRAÇÃO O Estado age por meio de seus agentes públicos, aos quais são conferidas prerrogativas diferenciadas, a serem utilizadas

Leia mais

Vinculação e Discricionariedade Administrativa

Vinculação e Discricionariedade Administrativa Vinculação e Discricionariedade Administrativa Os atos administrativos podem ser objetivo de inúmeras classificações conforme o critério em funções do qual sejam agrupados. Na doutrina administrativa clássica

Leia mais

\JlX. A Recusa de Aplicação de Regulamentos pela Administração com Fundamento em Invalidade. Ana Raquel Gonçalves Moniz

\JlX. A Recusa de Aplicação de Regulamentos pela Administração com Fundamento em Invalidade. Ana Raquel Gonçalves Moniz STJ00096274 A Recusa de Aplicação de Regulamentos pela Administração com Fundamento em Invalidade CONTRIBUTO PARA A TEORIA DOS REGULAMENTOS 2012 Ana Raquel Gonçalves Moniz Professora da Faculdade de Direito

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO II. 2.º Ano Turma B PROGRAMA DA DISCIPLINA Ano lectivo de 2011/2012 2º semestre

DIREITO ADMINISTRATIVO II. 2.º Ano Turma B PROGRAMA DA DISCIPLINA Ano lectivo de 2011/2012 2º semestre DIREITO ADMINISTRATIVO II 2.º Ano Turma B PROGRAMA DA DISCIPLINA Ano lectivo de 2011/2012 2º semestre LISBOA 2012 Regente: Prof. Doutor Fausto de Quadros Colaborador: Prof. Doutor Lourenço Vilhena de Freitas

Leia mais

Poderes da Administração Pública (Resumos de direito Administrativo)

Poderes da Administração Pública (Resumos de direito Administrativo) Poderes da Administração Pública (Resumos de direito Administrativo) Poderes da Administração Pública. Na análise dos princípios da Administração Pública (clique aqui para acessar o artigo), foi possível

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DE LISBOA

INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DE LISBOA Página 1 de 9 INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DE LISBOA Licenciatura em CONTABILIDADE ANO LECTIVO 2016/2017 Unidade curricular: Introdução ao Direito

Leia mais

direito administrativo

direito administrativo AULA 08 direito administrativo Profª Tatiana Marcelo Direito Administrativo Olá! Estamos de volta, agora com nossa aula 8. Hoje vamos pegar um conteúdo pequeno, são os Poderes. Eu poderia trazer dois

Leia mais

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS. - Programa - 1. Contrato administrativo evolução do conceito e sua delimitação

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS. - Programa - 1. Contrato administrativo evolução do conceito e sua delimitação TEORIA GERAL DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS - Programa - 1. Contrato administrativo evolução do conceito e sua delimitação 2. Âmbito de utilização do contrato administrativo 3. Validade e invalidade do

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO I ÍNDICE. CAPÍTULO I A relevância do estudo do direito administrativo

DIREITO ADMINISTRATIVO I ÍNDICE. CAPÍTULO I A relevância do estudo do direito administrativo ÍNDICE DIREITO ADMINISTRATIVO I Abreviaturas e siglas CAPÍTULO I A relevância do estudo do direito administrativo 1. A relevância do estudo do direito administrativo 1.1 As abordagens do direito administrativo

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 06/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 06/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 06/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

CORPO DOCENTE: PROGRAMA. 1. Apresentação e programa da cadeira. Diplomas relevantes.

CORPO DOCENTE: PROGRAMA. 1. Apresentação e programa da cadeira. Diplomas relevantes. CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA MESTRADO PROFISSIONALIZANTE ANO LETIVO 2014/2015 CORPO DOCENTE: PROFESSOR DOUTOR GUILHERME W. D OLIVEIRA MARTINS PROGRAMA

Leia mais

O contrato administrativo

O contrato administrativo O contrato administrativo É cada vez mais frequente que a Administração Pública, para prosseguir os fins de interesse público que a lei põe a seu cargo, procure a colaboração dos particulares, acordando

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO II

DIREITO ADMINISTRATIVO II DIREITO ADMINISTRATIVO II RESERVA DE ADMINISTRAÇÃO Daniel Lourenço FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA A responsabilização democrática deve exercer-se num quadro de fiscalização e não de substituição

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA Ano Lectivo 2012/2013

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA Ano Lectivo 2012/2013 Programa da Unidade Curricular DIREITO DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA Ano Lectivo 2012/2013 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO DA

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Prof. Luiz Antonio Lima

DIREITO ADMINISTRATIVO. Prof. Luiz Antonio Lima DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Luiz Antonio Lima Atos discricionários e atos vinculados: - Conceito de ato vinculado: Ato vinculado é aquele que possui expressamente em lei todos os elementos já preenchidos

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA EXAME DE CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO , AFN. Turma da Noite

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA EXAME DE CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO , AFN. Turma da Noite FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA EXAME DE CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO 25.06.2015, AFN Turma da Noite I Comente uma (e só uma) das seguintes afirmações: a) «A lei... opta, para

Leia mais

A arbitragem administrativa institucionalizada: aspetos constitucionais

A arbitragem administrativa institucionalizada: aspetos constitucionais A arbitragem administrativa institucionalizada: aspetos constitucionais João Tiago Silveira CAAD e ICJP 13 de novembro de 2016 Sumário 1. A arbitragem administrativa institucionalizada e o Centro de Arbitragem

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Os meios de controle da Administração Pública: considerações Marinete Dresch de Moraes* A Administração Pública, visando atender as necessidades sociais e buscando a realização do

Leia mais

I Noções e Problemas Elementares

I Noções e Problemas Elementares Introdução ao Estudo do Direito I 1.º Ano Noite, 2015/ 2016 Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa PROGRAMA 1 I Noções e Problemas Elementares 1. Primeiros olhares; ideias geralmente associadas ao «direito»

Leia mais

Informação Vinculativa

Informação Vinculativa Informação Vinculativa Diploma: Regime Jurídico dos Jogos e Apostas Online (RJO), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 66/2015, de 29 de abril Artigo: 90.º Assunto: Regime de tributação nas apostas desportivas

Leia mais

As suas questões. sobre o Tribunal de Justiça da União Europeia

As suas questões. sobre o Tribunal de Justiça da União Europeia As suas questões sobre o Tribunal de Justiça da União Europeia PORQUÊ UM TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA UNIÃO EUROPEIA (TJUE)? Para construir a Europa, os Estados (actualmente 27) celebraram entre si Tratados

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA Preâmbulo Os princípios da prossecução do interesse público, da legalidade, da justiça e da imparcialidade, da igualdade, da proporcionalidade, da colaboração e boa fé, da informação

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. Regente: António Pedro Barbas Homem, Professor Catedrático

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. Regente: António Pedro Barbas Homem, Professor Catedrático INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Regente: António Pedro Barbas Homem, Professor Catedrático Turma C Programa e Bibliografia Sumária Lisboa, 2017 Ano e semestre lectivo 1.º, semestre I e II N.º ECTS Carga

Leia mais

AULA 14. Todavia, importante trazer três argumentos que podem ser utilizados para defender essa tese:

AULA 14. Todavia, importante trazer três argumentos que podem ser utilizados para defender essa tese: Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Administrativo / Aula 14 Professora: Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 14 CONTEÚDO DA AULA: Argumentos para Invasão

Leia mais

A distinção entre Regulamento Administrativo e Ato Administrativo:

A distinção entre Regulamento Administrativo e Ato Administrativo: Regulamento administrativo VS ato administrativo A distinção entre Regulamento Administrativo e Ato Administrativo: Impugnação contenciosa: o também nesta matéria o regime do regulamento e do ato diferem:

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Ano Lectivo 2014/2015

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Ano Lectivo 2014/2015 Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Ano Lectivo 2014/2015 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Gestão de Empresa 3. Ciclo de Estudos 1º 4.

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Gestão de Empresa 3. Ciclo de Estudos 1º 4.

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Gestão de Empresa 3. Ciclo de Estudos 1º 4.

Leia mais

MÓDULO III ESCOLA PRÁTICA DE POLÍCIA NOÇÕES GERAIS DE DIREITO FORMAÇÃO DE AGENTES CURSO DE 3 TIPOS ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA -SEGURANÇA

MÓDULO III ESCOLA PRÁTICA DE POLÍCIA NOÇÕES GERAIS DE DIREITO FORMAÇÃO DE AGENTES CURSO DE 3 TIPOS ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA -SEGURANÇA ESCOLA PRÁTICA DE POLÍCIA NOÇÕES GERAIS DE DIREITO CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES 04-06-2015 MÓDULO III 1 3 TIPOS SATISFAZ UMCONJUNTO DE NECESSIDADES COLECTIVAS ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA -SEGURANÇA -CULTURA

Leia mais

O presente caso prático apresenta as seguintes situações, que importa analisar:

O presente caso prático apresenta as seguintes situações, que importa analisar: Resolução do Caso Prático 19, da Colectânea de casos práticos Direito Administrativo casos práticos, de Fausto de Quadros, Margarida Cabral, João Tiago Silveira e Mafalda Carmona, AAFDL, Lisboa, 2002 (com

Leia mais

RECURSO DE INCONSTITUCIONALIDADE

RECURSO DE INCONSTITUCIONALIDADE UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Direito Mestrado de Direito Forense RECURSO DE INCONSTITUCIONALIDADE Programa para 2016-2017 I Inconstitucionalidade e garantia em geral 1º Inconstitucionalidade

Leia mais

1. Contrato administrativo evolução do conceito e sua delimitação

1. Contrato administrativo evolução do conceito e sua delimitação Mestrado: Administrativo - Contratação Pública Disciplina: Teoria dos Contratos Administrativos Docente: Luís Fábrica Ano lectivo: 2012-2013 Semestre: 1º 1. Programa da disciplina: 1. Contrato administrativo

Leia mais

PROGRAMA. DIREITO CONSTITUCIONAL I (Introdução à Teoria da Constituição) Professor José Melo Alexandrino. (1.º ano 1.º Semestre Turma B) 2014/2015

PROGRAMA. DIREITO CONSTITUCIONAL I (Introdução à Teoria da Constituição) Professor José Melo Alexandrino. (1.º ano 1.º Semestre Turma B) 2014/2015 PROGRAMA DIREITO CONSTITUCIONAL I (Introdução à Teoria da Constituição) Professor José Melo Alexandrino (1.º ano 1.º Semestre Turma B) 2014/2015 INTRODUÇÃO 1. O objecto e o método do Direito constitucional

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO I 2012/2013 RESPONSABILIDADE INDEMNIZATÓRIA DOS PODERES PÚBLICOS EM 3D: ESTADO DE DIREITO, ESTADO FISCAL E ESTADO SOCIAL

DIREITO ADMINISTRATIVO I 2012/2013 RESPONSABILIDADE INDEMNIZATÓRIA DOS PODERES PÚBLICOS EM 3D: ESTADO DE DIREITO, ESTADO FISCAL E ESTADO SOCIAL DIREITO ADMINISTRATIVO I 2012/2013 RESPONSABILIDADE INDEMNIZATÓRIA DOS PODERES PÚBLICOS EM 3D: ESTADO DE DIREITO, ESTADO FISCAL E ESTADO SOCIAL 1. Evolução histórica da responsabilidade civil do Estado

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA EXAME DE DIREITO ADMINISTRATIVO II TURMA NOITE - ÉPOCA DE RECURSO COINCIDÊNCIAS 2015/2016 26 DE JULHO DE 2016 PROF. DOUTOR VASCO PEREIRA DA SILVA Duração:

Leia mais

QUESTÃO SUBJETIVA - DIREITO ADMINISTRATIVO (Valor: 10,0 pontos)

QUESTÃO SUBJETIVA - DIREITO ADMINISTRATIVO (Valor: 10,0 pontos) QUESTÃO SUBJETIVA - DIREITO ADMINISTRATIVO (Valor: 10,0 pontos) Discorra sobre os poderes e deveres administrativos, abordando, fundamentadamente, os seguintes aspectos: a) A relação entre os poderes e

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello PODERES DA ADMINISTRAÇÃO O Estado age por meio de seus agentes públicos, aos quais são conferidas

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA. EXAME DE DIREITO ADMINISTRATIVO II Época de recurso (TURMA NOITE)

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA. EXAME DE DIREITO ADMINISTRATIVO II Época de recurso (TURMA NOITE) FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA EXAME DE DIREITO ADMINISTRATIVO II Época de recurso (TURMA NOITE) I Distinga dois (e apenas dois) dos seguintes pares de conceitos: (a) Parecer vinculativo

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Controle da Administração Pública Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO 1. Conceitos É o poder de fiscalização

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA MUNICÍPIO DA POVOAÇÃO

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA MUNICÍPIO DA POVOAÇÃO CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA MUNICÍPIO DA POVOAÇÃO Índice Preâmbulo... 3 CAPÍTULO I... 3 Disposições gerais... 3 CAPÍTULO II... 4 Princípios Gerais... 4 CAPÍTULO III... 6 Direitos e Deveres... 6 2 Preâmbulo

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 02. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 02. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 02 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua O processo de elaboração de políticas públicas no Estado capitalista moderno BUROCRATAS E DISCRICIONARIEDADE NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO TJ - PE. Prof. Luiz Lima

DIREITO ADMINISTRATIVO TJ - PE. Prof. Luiz Lima DIREITO ADMINISTRATIVO TJ - PE Prof. Luiz Lima PODERES DA ADMINISTRAÇÃO Conceito: conjunto de prerrogativas de direito público que a ordem jurídica confere aos agentes administrativos para o fim de permitir

Leia mais

Garantias dos particulares face à Administração

Garantias dos particulares face à Administração Garantias dos particulares face à Administração O artigo 266º da CRP consagra que A Administração Pública visa a prossecução do interesse público, no respeito pelos direitos e interesses legalmente protegidos

Leia mais

CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO: alterações e consequências na Administração Central e Local

CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO: alterações e consequências na Administração Central e Local CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO: alterações e consequências na Administração 2015 Lei n.º 42/2014, de 11 de julho Lei de autorização legislativa Decreto-Lei n.º 4/2015, de 7 de janeiro aprova o novo

Leia mais

A criação normativa em matéria tributária - As fontes de Direito Tributário

A criação normativa em matéria tributária - As fontes de Direito Tributário DIREITO TRIBUTÁRIO NACIONAL E EUROPEU [9291111] GERAL Regime: Semestre: OBJETIVOS Com esta cadeira pretende-se que os alunos compreendam as estruturas conceptuais essenciais do sistema fiscal português;

Leia mais

Projecto de Lei n.º 409/XIII. Garante o acesso ao Direito e aos Tribunais introduzindo alterações ao Regulamento das Custas Processuais

Projecto de Lei n.º 409/XIII. Garante o acesso ao Direito e aos Tribunais introduzindo alterações ao Regulamento das Custas Processuais Projecto de Lei n.º 409/XIII Garante o acesso ao Direito e aos Tribunais introduzindo alterações ao Regulamento das Custas Processuais Exposição de motivos O artigo 20.º da Constituição da República Portuguesa

Leia mais

PROGRAMA DIREITO DAS OBRIGAÇÕES I REGENTE: JOSÉ ALBERTO VIEIRA INTRODUÇÃO

PROGRAMA DIREITO DAS OBRIGAÇÕES I REGENTE: JOSÉ ALBERTO VIEIRA INTRODUÇÃO PROGRAMA DIREITO DAS OBRIGAÇÕES I REGENTE: JOSÉ ALBERTO VIEIRA ANO LECTIVO 2016-2017 INTRODUÇÃO 1. A origem. A actio in personam do Direito romano 2. A sistematização germânica do Direito Civil e o movimento

Leia mais

PROGRAMA DE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO I Ano letivo de Regente: Prof. Doutor Miguel Nogueira de Brito

PROGRAMA DE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO I Ano letivo de Regente: Prof. Doutor Miguel Nogueira de Brito PROGRAMA DE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO I Ano letivo de 2017-2018 Regente: Prof. Doutor Miguel Nogueira de Brito I NOÇÕES E PROBLEMAS ELEMENTARES 1. Direito, direitos, interesse, norma, sistema e lei

Leia mais

Princípios da Administração Pública (Resumos de Direito Administrativo)

Princípios da Administração Pública (Resumos de Direito Administrativo) Princípios da Administração Pública (Resumos de Direito Administrativo) Princípios da Administração Pública. Princípios são proposições básicas, fundamentais, típicas, que condicionam todas as estruturas

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Relações Internacionais 3. Ciclo de Estudos 1º 4.

Leia mais

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Professor Alessandro Dantas Coutinho CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 - Introdução A Administração Pública atua por meio de seus órgãos e seus agentes, os quais são incumbidos do exercício das funções

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO DIREITO (1. ANO)

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO DIREITO (1. ANO) FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE DE MACAU CURSO DE LICENCIATURA EM DIREITO EM LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO DE 2011/2012 PROGRAMA DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO DIREITO (1. ANO) DISCIPLINA ANUAL CARGA

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO I

DIREITO ADMINISTRATIVO I DIREITO ADMINISTRATIVO I Instituições particulares de Interesse Público Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Catarina Filipa Ferreira Belo SBT15 nº 57319 A administração em sentido orgânico ou

Leia mais

Profª Tatiana Marcello

Profª Tatiana Marcello Noções de Direito Administrativo - Parte 2 Profª Tatiana Marcello Conteúdo NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: Poderes Administrativos. www.acasadoconcurseiro.com.br Noções de Direito Administrativo PODERES

Leia mais

Parte I Analise apenas quatro das seguintes questões ( valores):

Parte I Analise apenas quatro das seguintes questões ( valores): Direito das Relações Jurídicas de Emprego Público Mestrado em Direito e Prática Jurídica - Direito Administrativo e Administração Pública 2016-2017 Turma Noite Prova Escrita 12 de junho de 2017 Duração

Leia mais

ESTUDOS DE HOMENAGEM AO PROF. DOUTOR JORGE MIRANDA VOLUME IV DIREITO ADMINISTRATIVO E JUSTIÇA ADMINISTRATIVA

ESTUDOS DE HOMENAGEM AO PROF. DOUTOR JORGE MIRANDA VOLUME IV DIREITO ADMINISTRATIVO E JUSTIÇA ADMINISTRATIVA ESTUDOS DE HOMENAGEM AO PROF. DOUTOR JORGE MIRANDA VOLUME IV DIREITO ADMINISTRATIVO E JUSTIÇA ADMINISTRATIVA EDIÇÃO DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA PROPRIEDADE E SECRETARIADO Faculdade

Leia mais

OS PARTIDOS POLÍTICOS NA CONSTITUIÇÃO PORTUGUESA

OS PARTIDOS POLÍTICOS NA CONSTITUIÇÃO PORTUGUESA RESUMO Este texto expõe a relevância dos partidos políticos no contexto constitucional português. Para este efeito, analisam-se as linhas que institucionalizam as organizações político-partidárias; os

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CONTRATOS PÚBLICOS Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CONTRATOS PÚBLICOS Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular CONTRATOS PÚBLICOS Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular CONTRATOS PÚBLICOS (02335) 5.

Leia mais

CLÍNICAS FORENSES PRÁTICAS PROCESSUAIS ADMINISTRATIVAS

CLÍNICAS FORENSES PRÁTICAS PROCESSUAIS ADMINISTRATIVAS CLÍNICAS FORENSES PRÁTICAS PROCESSUAIS ADMINISTRATIVAS MARÇO 2006. ÍNDICE 1. Boas Vindas. 3 2. Horário e Funcionamento.. 4 3. Metodologia das Sessões....... 5 4. Programa...... 6 5. Calendarização das

Leia mais

AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO UNIVERSITÁRIO

AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO UNIVERSITÁRIO MARIA DA GLÓRIA F. P. D. GARCIA Professora da Faculdade de Direito Universidade Católica Portuguesa AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE CATÓLICA EDITORA

Leia mais

do Procedimento e do Processo Administrativos

do Procedimento e do Processo Administrativos 2018 Direito e Prática do Procedimento e do Processo Administrativos PÓS-GRADUAÇÃO 1ª edição 22 de março a 28 junho de 2018 Direito e Prática do Procedimento e do Processo Administrativos PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Paula Freire 2012

PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Paula Freire 2012 PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Paula Freire 2012 PODERES DA ADMINISTRAÇÃO Prerrogativas e instrumentos. Finalidade: interesse público primário. Se manifestam nos atos administrativos. São: Poder de Polícia;

Leia mais

REVISÃO FCC Direito Administrativo Elisa Faria REVISÃO FCC

REVISÃO FCC Direito Administrativo Elisa Faria REVISÃO FCC ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA PRINCÍPIOS AGENTES PÚBLICOS LEI 8112 IMPROBIDADE PROCESSO ADMINISTRATIVO ATOS ADMINISTRATIVOS PODERES ADMINISTRATIVOS RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA 2.º Ano Turma Noite 18/06/2019

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA 2.º Ano Turma Noite 18/06/2019 Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA 2.º Ano Turma Noite 18/06/2019 I. A 1 de março de 2019, o Parlamento Europeu e o Conselho Europeu aprovaram a Diretiva n.º x/2019,

Leia mais

DECISÃO N.º 3/2011 SRTCA. Processo n.º 008/ Suscitaram-se, porém, dúvidas quanto à escolha do procedimento pré-contratual de ajuste directo.

DECISÃO N.º 3/2011 SRTCA. Processo n.º 008/ Suscitaram-se, porém, dúvidas quanto à escolha do procedimento pré-contratual de ajuste directo. DECISÃO N.º 3/2011 SRTCA Processo n.º 008/2011 1. Foi presente, para fiscalização prévia da Secção Regional dos Açores do Tribunal de Contas, o contrato de empreitada de construção de um muro de suporte

Leia mais

I (15 valores) Tenha em conta a seguinte hipótese e responda às 7 questões especificamente colocadas. A saber:

I (15 valores) Tenha em conta a seguinte hipótese e responda às 7 questões especificamente colocadas. A saber: FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITO ADMINISTRATIVO I Turma B 18 de janeiro de 2019 -Exame Regente: Professor Doutor Vasco Pereira da Silva Duração: 120 minutos Cotações: 20 valores :

Leia mais

ATUAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DE SP

ATUAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DE SP ATUAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DE SP www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO AO PROCESSO ADMINISTRATIVO... 4 Importância na realização da atividade administrativa...4 Princípio norteador da Administração

Leia mais

DESPORTO Agosto 2013 TRIBUNAL ARBITRAL DO DESPORTO: O IMPORTANTE NÃO ERA JUSTIFICAR O ERRO, MAS IMPEDIR QUE QUE ELE SE REPETISSE

DESPORTO Agosto 2013 TRIBUNAL ARBITRAL DO DESPORTO: O IMPORTANTE NÃO ERA JUSTIFICAR O ERRO, MAS IMPEDIR QUE QUE ELE SE REPETISSE DESPORTO Agosto 2013 TRIBUNAL ARBITRAL DO DESPORTO: O IMPORTANTE NÃO ERA JUSTIFICAR O ERRO, MAS IMPEDIR QUE QUE ELE SE REPETISSE O Presidente da República promulgou em 28.08.2009 o diploma que cria o Tribunal

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Fiscalidade I

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Fiscalidade I INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico 9/11/2016 Aprovação do Conselho Técnico-Científico 23/11/2016 Ficha de Unidade

Leia mais

DA INTERVENÇÃO FEDERAL (ARTS. 34 A 36) (vários autores) Disciplina: Direito Constitucional II

DA INTERVENÇÃO FEDERAL (ARTS. 34 A 36) (vários autores) Disciplina: Direito Constitucional II DA INTERVENÇÃO FEDERAL (ARTS. 34 A 36) (vários autores) Disciplina: Direito Constitucional II Prof. Dr. João Miguel da Luz Rivero jmlrivero@gmail.com www.rivero.pro.br O Estado Federal fundamenta-se no

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MESTRADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MESTRADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MESTRADO JURISDICIZAÇÃO DA DISCRICIONARIEDADE ADMINISTRATIVA: VALORAÇÃO PRINCIPIOLÓGICA CONSTITUCIONAL DA ATUAÇÃO DISCRICIONÁRIA DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DAS FORÇAS ARMADAS

ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DAS FORÇAS ARMADAS Análise da proposta de Portaria que Aprova o Regulamento da Avaliação de Mérito dos Militares das Forças Armadas O Regulamento da Avaliação de Mérito dos Militares das Forças Armadas aprovado pela portaria

Leia mais

Exmo. Senhor Dr. Juiz de Direito do Tribunal Administrativo e Fiscal de [ ] Execução fiscal Serviço de finanças de [ ] Processo n.º : [ ] e aps.

Exmo. Senhor Dr. Juiz de Direito do Tribunal Administrativo e Fiscal de [ ] Execução fiscal Serviço de finanças de [ ] Processo n.º : [ ] e aps. Exmo. Senhor Dr. Juiz de Direito do Tribunal Administrativo e Fiscal de [ ] Execução fiscal Serviço de finanças de [ ] Processo n.º : [ ] e aps. [, Lda.], com sede na Rua [ ], [ ], matriculada na Conservatória

Leia mais

Escola Superior de Tecnologia de Abrantes

Escola Superior de Tecnologia de Abrantes Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Abrantes Curso Licenciatura em Preenchimento de Fichas Ano Lectivo 2007/2008 Ficha da Unidade Curricular Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CONTENCIOSO DO PODER PÚBLICO Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CONTENCIOSO DO PODER PÚBLICO Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular CONTENCIOSO DO PODER PÚBLICO Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular CONTENCIOSO DO PODER

Leia mais

Licenciatura PROGRAMA INTRODUÇÃO

Licenciatura PROGRAMA INTRODUÇÃO Licenciatura 2016-2017 DISCIPLINA JUSTIÇA CONSTITUCIONAL (4.º ANO - DIA) PROFESSORA REGENTE ANA MARIA GUERRA MARTINS PROGRAMA INTRODUÇÃO 1. Justiça constitucional e Constituição 2. Justiça constitucional

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL JORGE MIRANDA CURSO DE DIREITO CONSTITUCIONAL ESTADO E CONSTITUCIONALISMO. CONSTITUIÇÃO. DIREITOS FUNDAMENTAIS. VOL. 1 UNIVERSIDADE CATÓLICA EDITORA LISBOA 2016 ÍNDICE Explicação 9 Preliminares 1. O fenómeno

Leia mais

FABIO LUCIO. 9 Sistemas de controle jurisdicional da administração pública: contencioso administrativo e sistema da jurisdição una.

FABIO LUCIO. 9 Sistemas de controle jurisdicional da administração pública: contencioso administrativo e sistema da jurisdição una. 9 Sistemas de controle jurisdicional da administração pública: contencioso administrativo e sistema da jurisdição una. 10 Controle jurisdicional da administração pública no Direito brasileiro. 11 Controle

Leia mais

CONSTITUIÇÂO DA REPÚBLICA PORTUGUESA. (texto integral) Tribunais SECÇÃO V CAPÍTULO I. Princípios gerais. Artigo 202. (Função jurisdicional)

CONSTITUIÇÂO DA REPÚBLICA PORTUGUESA. (texto integral) Tribunais SECÇÃO V CAPÍTULO I. Princípios gerais. Artigo 202. (Função jurisdicional) CONSTITUIÇÂO DA REPÚBLICA PORTUGUESA (texto integral) Tribunais SECÇÃO V CAPÍTULO I Princípios gerais Artigo 202. (Função jurisdicional) 1. Os tribunais são os órgãos de soberania com competência para

Leia mais

PEDIDO DE FISCALIZAÇÃO DA CONSTITUCIONALIDADE

PEDIDO DE FISCALIZAÇÃO DA CONSTITUCIONALIDADE PEDIDO DE FISCALIZAÇÃO DA CONSTITUCIONALIDADE Meritíssimo Conselheiro Presidente do Tribunal Constitucional PEDIDO DE FISCALIZAÇÃO DA CONSTITUCIONALIDADE: R-2353/94 (A6) DATA: 1999-09-30 Assunto: Efeito

Leia mais

42) Quanto aos elementos ou requisitos de validade dos atos administrativos não podemos afirmar:

42) Quanto aos elementos ou requisitos de validade dos atos administrativos não podemos afirmar: Finalmente, hoje, terminaremos os comentários ao simulado da 2ª Feira do Concurso. 41) Analise as situações abaixo e assinale a alternativa correta: I Ronaldo é Auditor Fiscal da Receita Federal aposentado

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITO ADMINISTRATIVO I Turma B 15 de fevereiro de Exame de Recurso - Tópicos de Correção

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITO ADMINISTRATIVO I Turma B 15 de fevereiro de Exame de Recurso - Tópicos de Correção FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITO ADMINISTRATIVO I Turma B 15 de fevereiro de 2019 Exame de Recurso - Tópicos de Correção Regente: Professor Doutor Vasco Pereira da Silva Duração:

Leia mais

PODERES ADMINISTRATIVOS

PODERES ADMINISTRATIVOS 4.1.6 O Poder de Polícia Incide sobre: BENS DIREITOS OU INTERESSES ATIVIDADES LIBERDADES (Exceto de Locomoção) Obs: Em nenhuma hipótese, o poder de polícia não acarreta prisão, ou seja, não incide sobre

Leia mais