Exmo. Senhor Dr. Juiz de Direito do Tribunal Administrativo e Fiscal de [ ] Execução fiscal Serviço de finanças de [ ] Processo n.º : [ ] e aps.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Exmo. Senhor Dr. Juiz de Direito do Tribunal Administrativo e Fiscal de [ ] Execução fiscal Serviço de finanças de [ ] Processo n.º : [ ] e aps."

Transcrição

1 Exmo. Senhor Dr. Juiz de Direito do Tribunal Administrativo e Fiscal de [ ] Execução fiscal Serviço de finanças de [ ] Processo n.º : [ ] e aps. [, Lda.], com sede na Rua [ ], [ ], matriculada na Conservatória do Registo Comercial de [ ]sob o número único de matricula e de pessoa colectiva [ ] e com o capital social de [ ], vem, ao abrigo do disposto no artigo 276.º do Código de Procedimento e Processo Tributário, Apresentar reclamação Dos atos praticados pelo Chefe do Serviço de Finanças de [ ], no âmbito do processo de execução fiscal acima mencionado que determinaram o adiamento da venda judicial, bem assim como dos atos que alteraram o valor do imóvel penhorado a fls., o que faz nos termos e com os seguintes fundamentos: A) DOS FACTOS Artigo 1.º A reclamante é proponente nos autos de execução fiscal cujos termos correm no Serviço de Finanças de [ ]. Artigo 2.º Por edital de [dia] de [mês] de [ano] foi dado a conhecer a todos os interessado que no dia [dia] de [mês] de [ano] e para pagamento da quantia exequenda no valor de [ ] (valor por extenso) se iria proceder à venda judicial por meio de propostas em carta fechada, do prédio urbano melhor descrito a fls. Artigo 3.º O referido edital fixou o valor base do imóvel em [ ](valor por extenso), de acordo com o disposto no n.º 4 do artigo 250.º do Código de Procedimento Tributário, que corresponde a 70% do valor fixado nos termos do n.º 1 do mesmo artigo.

2 Artigo 4.º Foi ainda nomeado fiel depositário o Sr. [ ], sócio Gerente da executada. Artigo 5.º A requerente procedeu à entrega da sua proposta no órgão de execução fiscal onde deveria ter sido efectuada a venda, na qual se propunha a adquirir o imóvel. Artigo 6.º No início de [inserir mês e ano], no exercício de um direito legítimo a reclamante solicitou ao serviço de finanças de [ ] a notificação do despacho fundamentado que determinara o adiamento da venda marcada para dia [inserir data]. (doc. nº 2) Artigo 7.º Sucede que, até à presente data não foi a ora reclamante notificada das razões de facto ou direito que fundamentaram o adiamento da venda. Artigo 8.º E, por razões apuradas aquando da consulta do processo no serviço de Finanças de [ ], a venda judicial foi adiada para dia [inserir dia e mês] do corrente ano e o valor base do imóvel alterado de [ ] (valor por extenso) para [ ] (valor por extenso), na sequência de uma reclamação da Executada realizada ao abrigo do disposto no artigo 276.º do CPPT. Artigo 9º Por carta registada expedida a [dia e mês] do corrente ano foi a reclamante notificada do anúncio - edital que deu publicidade à nova data para a venda e determinou que o valor base para a venda é de [ ] (valor por extenso) de acordo com o disposto no n.º 4 do artigo 250.º do Código de Procedimento e Processo Tributário, que corresponde a 70% do valor fixado nos termos do n.º 1 do mesmo artigo. B) DO DIREITO Artigo 10.º O Processo de execução fiscal foi claramente norteado por preocupações de celeridade processual, de molde a obter-se a mais rápida arrecadação das receitas públicas a cobrar

3 coercivamente, com a maior economia de meios, tendo em conta que neste se tem em vista a satisfação do interesse do Estado e de outras entidades públicas. Artigo 11.º Razão pela qual, no âmbito da execução fiscal a determinação do valor do imóvel é efectuada pelo Chefe de Repartição de Finanças artigo 250.º do CPPT - sem audição do Executado ou quaisquer outros interessados, podendo a fixação ser precedida de parecer técnico do presidente da comissão de avaliação ou de um perito avaliador. Artigo 12.º O CPPT não contém nenhuma disposição legal que permita alterar do valor base do bem e a consequente suspensão da venda judicial que, in casu, importou igualmente a suspensão da execução. Artigo 13.º Suspensão da execução absolutamente irregular por não se ter verificado nenhuma das situações previstas no artigo 169.º do CPPT. Artigo 14.º E neste particular, o artigo 812.º do CPC que possibilita ao juiz ouvir os interessados não tem aplicação subsidiária por não existir lacuna. (Acórdão do STA de 27/09/05, in dgsi.pt/sta) Artigo 15.º Pelo que, não se vislumbram as razões que determinaram a alteração do valor do bem na sequência da reclamação da executada a qual, nos termos do artigo 278.º do CPPT, deveria ser conhecida a final, até porque não existia prejuízo grave ou irreparável para a executada. Artigo 16.º Note-se que, o valor base do imóvel, inicialmente fixado, era suficiente para pagar a quantia exequenda e por conseguinte satisfazer o interesse do Estado. Artigo 17.º Refira-se ainda que, o adiamento da venda judicial por meio de propostas em carta fechada não se encontra prevista na legislação aplicável às execuções fiscais - artigo 252.º do CPPT.

4 Artigo 18.º Donde se conclui que, no âmbito deste processo de execução fiscal foram praticadas duas ilegalidades, uma vez que não se encontra fundamento legal nem para a alteração do valor base do imóvel penhorado nem para a sustação da venda. Artigo 19.º Resta apurar se os atos praticados pelo Chefe do Serviço de Finanças têm natureza administrativa ou jurisdicional. Artigo 20.º A Lei Geral Tributária confere à execução fiscal natureza judicial na sua totalidade, embora possa haver nele intervenção de órgãos da administração tributária relativamente a atos que não tenham natureza judicial. Artigo 21.º Ora, é pacífico que na execução fiscal constituem atos de natureza jurisdicional, atos tais como a citação, a penhora ou a venda de bens. Artigo 22.º Sendo que, a função jurisdicional consubstancia-se numa composição de conflitos de interesses levada a cabo por um órgão independente e, por isso um ato é materialmente jurisdicional porque não visa senão decidir uma questão de direito em que se traduz um conflito de interesses privado. Artigo 23.º Razão pela qual, a função jurisdicional se encontra constitucionalmente reservada aos Tribunais, a quem cabe, com carácter de exclusividade, dirimir os conflitos de interesses públicos e privados. Artigo 24.º Porém, no seguimento da doutrina mais recente, acto administrativo é um acto jurídico unilateral com carácter decisório, praticado no exercício de uma actividade administrativa pública, destinado a produzir efeitos sobre uma certa situação jurídico-administrativa. (in João Caupers, Introdução ao Direito Administrativo, 8ª Edição) Artigo 25.º Ato administrativo é pois um ato jurídico

5 Artigo 26.º Donde, salvo melhor opinião, o ato vertido no despacho que determinou o adiamento da venda judicial, bem assim como o ato que procedeu à alteração do valor do bem, à revelia da legislação em vigor, são atos administrativo e como tal susceptíveis de reclamação nos termos gerais. Artigo 27º Ainda assim, compulsada inúmera jurisprudência administrativa, permanece a dúvida sobre a natureza administrativa ou jurisdicional dos atos praticados pelo chefe de repartição de finanças e qual a forma legal de reagir contra os mesmos. Artigo 28.º A respeito deste assunto pronunciou-se o Venerando STA por Acórdão de , processo 1072/11, in dgsi.pt/sta, do qual se pode ler que: Como decorre do disposto no art. 103º da LGT e tem sido repetidamente afirmado pela jurisprudência deste STA, o processo de execução fiscal tem natureza judicial, na totalidade, e embora a AT nele possa praticar actos que não tenham natureza jurisdicional é garantido aos interessados o direito de reclamação para o juiz da execução fiscal dos actos materialmente administrativos aí praticados por órgão da AT Artigo 29.º Assim, à cautela, e aceitando como válida a jurisprudência vertida no referido acórdão, apenas para efeitos da presente reclamação, deve ser atribuído efeito suspensivo à mesma, ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 163.º do CPA. Artigo 30.º A reclamante tomou conhecimento das irregularidades praticadas pelo chefe do serviço de Finanças em [dia] de [mês] de [ano], data em que se deslocou ao serviço de finanças para consulta do processo para se inteirar das circunstâncias que determinaram os supra referidos adiamento e alteração do valor base do bem. Artigo 31º Pelo que, qual a presente reclamação está em tempo. (artigo 162.º do CPA).

6 CONCLUSÕES: a) Os atos que determinaram a suspensão da venda judicial por meio de propostas em carta fechada, bem assim como o acto que procedeu à alteração do valor de base do imóvel são actos administrativos não permitidos por lei; b) A prática de tais atos impediu a venda do imóvel a [dia] de [mês] de [ano] e obstou à percepção pelo Estado da quantia exequenda; c) Constituem assim, ilegalidades susceptíveis de reclamação nos termos do disposto no artigo 158.º n.º 1, 161.º e 163.º do CPA, ex vi artigo d) do artigo 2.º do CPPT; d) A reclamação de acto de que não caiba recurso contencioso tem efeito suspensivo. Pelo exposto, ao abrigo das disposições conjugadas dos artigos 158.º, n.º 1, 161 e 161.º do CPA, aplicáveis subsidiariamente por força da alínea d) do artigo 2.º do CPPT, requer o reclamante que, tomadas em consideração as observações que fez e a reclamação que deduz: 1) Sejam revogados os atos que determinaram o adiamento da venda em proposta por carta fechada, bem como o adiamento da data designada para a venda e consequentemente se digne ordenar que se proceda à venda do bem pelo valor base inicialmente fixado de [ ]. 2) Que seja conferido efeito suspensivo à presente reclamação nos termos e para os efeitos do artigo 163.º do CPA. JUNTA: 2 documentos e duplicados legais O Advogado Assinatura e carimbo profissional

EXMO. SENHOR DR. JUIZ DE DIREITO

EXMO. SENHOR DR. JUIZ DE DIREITO TRIBUNAL ADMINISTRATIVO E FISCAL DE [ ] EXMO. SENHOR DR. JUIZ DE DIREITO [, S.A.], com sede na Rua [ ], [ ], matriculada na Conservatória do Registo Comercial de [ ] sob o número único de matricula e de

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 5 Acórdãos STA Processo: 0355/14 Data do Acordão: 28-05-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo GRADUAÇÃO DE CRÉDITOS

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0196/09 Data do Acordão: 25-03-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO EXTEMPORANEIDADE RECLAMAÇÃO DE

Leia mais

EXMO. SENHOR DR. JUIZ DE DIREITO DO

EXMO. SENHOR DR. JUIZ DE DIREITO DO EXMO. SENHOR DR. JUIZ DE DIREITO DO TRIBUNAL ADMINISTRATIVO E FISCAL DE [ ] Processo n.º [ ] reversão e apensos [ ], residente na [ ], contribuinte n.º [ ], executado por reversão, tendo sido citado para

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0919/08 Data do Acordão: 11-03-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO IMPUGNAÇÃO JUDICIAL RECLAMAÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0188/10 Data do Acordão: 07-07-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU EXECUÇÃO FISCAL CREDOR COM GARANTIA

Leia mais

PRAZO DE ARGUIÇÃO PROCESSO DE EXECUÇÃO FISCAL FALTA ELEMENTOS ESSENCIAIS DO ACTO PENHORA

PRAZO DE ARGUIÇÃO PROCESSO DE EXECUÇÃO FISCAL FALTA ELEMENTOS ESSENCIAIS DO ACTO PENHORA Página 1 de 5 Acórdãos STA Processo: 0613/14 Data do Acordão: 18-06-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo NULIDADE PRAZO DE ARGUIÇÃO

Leia mais

LEI Nº 6/95 DE 24 DE MAIO DGCI República da Guiné-Bissau Ministério das Finanças. Direcção-Geral das Contribuições e Impostos

LEI Nº 6/95 DE 24 DE MAIO DGCI República da Guiné-Bissau Ministério das Finanças. Direcção-Geral das Contribuições e Impostos DGCI 2013 23 de junho de 2013 República da Guiné-Bissau Ministério das Finanças Direcção-Geral das Contribuições e Impostos LEI Nº 6/95 DE 24 DE MAIO Edição organizada por Mohamed Baldé Não dispensa a

Leia mais

PROVA ESCRITA DE DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PROVA ESCRITA DE DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PROVA ESCRITA DE DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Via Académica - 2.ª Chamada Aviso de abertura n.º 15619/2017, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 249/2017, de 29 de dezembro de 2017 Grelha

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01000/09 Data do Acordão: 10-03-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ALFREDO MADUREIRA VERIFICAÇÃO DE CRÉDITOS GRADUAÇÃO

Leia mais

5 - As certidões de dívida servem de base à instauração do processo de execução fiscal.

5 - As certidões de dívida servem de base à instauração do processo de execução fiscal. Artigo 12.º [...]1 1 - Os processos da competência dos tribunais tributários são julgados em 1.ª instância pelo tribunal da área do serviço periférico local onde se praticou o ato objeto da impugnação

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 6 Acórdãos STA Processo: 0551/14 Data do Acordão: 18-06-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo LEI APLICÁVEL RELAÇÃO

Leia mais

Acordam nesta Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acordam nesta Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo 1 de 6 01-10-2018, 17:08 Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0766/18 Data do Acordão: 12-09-2018 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: PAGAMENTO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 5 Acórdãos STA Processo: 01380/14 Data do Acordão: 06-05-2015 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo GRADUAÇÃO DE CRÉDITOS

Leia mais

Data do documento 11 de abril de 2019

Data do documento 11 de abril de 2019 TRIBUNAL CENTRAL ADMINISTRATIVO SUL FISCAL Acórdão Processo 1357/18.2BELRA Data do documento 11 de abril de 2019 Relator Mário Rebelo DESCRITORES Extinção de sociedade > Cessação oficiosa de atividade

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 066/13 Data do Acordão: 06-02-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo RECLAMAÇÃO SUSPENSÃO DA EXECUÇÃO

Leia mais

Supremo Tribunal Administrativo:

Supremo Tribunal Administrativo: Acórdãos STA Processo: 0125/10 Data do Acordão: 05-05-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO EXECUÇÃO FISCAL OPOSIÇÃO CITAÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0460/10 Data do Acordão: 03-11-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO PIMENTA DO VALE PRESCRIÇÃO IVA OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01941/13 Data do Acordão: 29-01-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Sumário: Nº Convencional: JSTA000P16946

Leia mais

A REVERSÃO FISCAL A REVERSÃO FISCAL

A REVERSÃO FISCAL A REVERSÃO FISCAL Os direitos e as garantias dos Contribuintes e as prerrogativas da Administração Fiscal A REVERSÃO FISCAL A REVERSÃO FISCAL Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas Lisboa e Faro 13 e 14 de Julho de 2007

Leia mais

CIRCULAR Nº 1/IGE/06 I NOTIFICAÇÕES DAS DECISÕES DISCIPLINARES. Destinatários: Data: 24.FEV.06

CIRCULAR Nº 1/IGE/06 I NOTIFICAÇÕES DAS DECISÕES DISCIPLINARES. Destinatários: Data: 24.FEV.06 CIRCULAR Nº 1/IGE/06 Data: 24.FEV.06 Destinatários: Directores Regionais de Educação Presidentes dos Conselhos Executivos dos Estabelecimentos da Educação e Ensino Serviços Centrais e Delegações Regionais

Leia mais

RECOMENDAÇÃO N.º 3/A/2002 [art.º 20.º, n.º 1, alínea a), da Lei n.º 9/91, de 9 de Abril] I - ENUNCIADO -

RECOMENDAÇÃO N.º 3/A/2002 [art.º 20.º, n.º 1, alínea a), da Lei n.º 9/91, de 9 de Abril] I - ENUNCIADO - Número: 3/A/02 Data: 14.03.2002 Entidade Visada: Director-Geral dos Impostos Assunto: Queixa apresentada na Provedoria de Justiça pelo Senhor.... Venda de um imóvel no processo de execução fiscal n.º 100585.5/97

Leia mais

RECLAMAÇÃO DE ACTO PRATICADO PELO ÓRGÃO DA EXECUÇÃO FISCAL PRAZO DE INTERPOSIÇÃO

RECLAMAÇÃO DE ACTO PRATICADO PELO ÓRGÃO DA EXECUÇÃO FISCAL PRAZO DE INTERPOSIÇÃO Acórdãos STA Processo: 0258/11 Data do Acordão: 06-04-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO DULCE NETO RECLAMAÇÃO DE ACTO PRATICADO PELO ÓRGÃO

Leia mais

PROVA ESCRITA DE DIREITO E PROCESSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO (Artigo 16º nº 4, da Lei nº 2/2008, de 14 de Janeiro) 1ª Chamada

PROVA ESCRITA DE DIREITO E PROCESSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO (Artigo 16º nº 4, da Lei nº 2/2008, de 14 de Janeiro) 1ª Chamada PROVA ESCRITA DE DIREITO E PROCESSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO (Artigo 16º nº 4, da Lei nº 2/2008, de 14 de Janeiro) 1ª Chamada DURAÇÃO DA PROVA 03 horas (o tempo de duração da prova conta-se decorridos

Leia mais

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 10 886 DIÁRIO DA REPÚBLICA II SÉRIE N. o 145 29 de Julho de 2005 MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Caixa Geral de Aposentações Aviso n. o 7003/2005 (2. a série). Em cumprimento do disposto

Leia mais

DECRETO N.º 156/XIII

DECRETO N.º 156/XIII DECRETO N.º 156/XIII Altera o Decreto-Lei n.º 433/99, de 26 de outubro, o Código de Procedimento e de Processo Tributário, e o Decreto-Lei n.º 6/2013, de 17 de janeiro A Assembleia da República decreta,

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01583/15 Data do Acordão: 15 02 2017 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: IMPUGNAÇÃO FUNDAMENTOS OPOSIÇÃO ERRO NA FORMA DE PROCESSO CONVOLAÇÃO Sumário:

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0187/11 Data do Acordão: 25-05-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL NULIDADE

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, de

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, de Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, de 04-12-2013 Processo: 0877/13 Relator: VALENTE TORRÃO Meio Processual: RECURSO JURISDICIONAL Decisão: PROVIDO Fonte: www.dgsi.pt Sumário Impugnando o contribuinte

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0616/11 Data do Acordão: 06-07-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO CASIMIRO GONÇALVES PROCESSO URGENTE REQUERIMENTO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0298/11 Data do Acordão: 25-05-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO VALENTE TORRÃO IMPUGNAÇÃO JUDICIAL PRESTAÇÃO DE GARANTIA

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0385/10 Data do Acordão: 11-05-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO CASIMIRO GONÇALVES OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL TEMPESTIVIDADE

Leia mais

Ofício Circulado nº de

Ofício Circulado nº de Ofício Circulado nº 60 058 de 2008-04-17 Exmºs Senhores Subdirectores Gerais Directores de Serviços Directores de Finanças Chefes de Serviços de Finanças Representantes da Fazenda Pública ASSUNTO: Responsabilidade

Leia mais

RECLAMAÇÃO VERIFICAÇÃO GRADUAÇÃO DE CRÉDITOS

RECLAMAÇÃO VERIFICAÇÃO GRADUAÇÃO DE CRÉDITOS 1 de 5 10/07/17, 11:09 Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0589/15 Data do Acordão: 28-06-2017 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: FONSECA CARVALHO Descritores: Sumário: EXECUÇÃO

Leia mais

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS EM SEDE DE PROCESSO DE EXECUÇÃO

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS EM SEDE DE PROCESSO DE EXECUÇÃO De boas MANUAL DE BOAS PRÁTICAS EM SEDE DE PROCESSO DE EXECUÇÃO INTRODUÇÃO A instalação deste Juízo e a reunião de todas as acções executivas pendentes na Ilha da Madeira, impôs a necessidade de articular

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo. Acordam na Secção de Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo. Acordam na Secção de Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0921/11 Data do Acordão: 02-05-2012 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: LINO RIBEIRO Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo RECLAMAÇÃO DE CRÉDITOS PENHORA PRIVILÉGIO

Leia mais

PROVA ESCRITA DE DIREITO E PROCESSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO (art. 16º nº 4 da Lei 2/2008 de 14/1)

PROVA ESCRITA DE DIREITO E PROCESSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO (art. 16º nº 4 da Lei 2/2008 de 14/1) PROVA ESCRITA DE DIREITO E PROCESSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO (art. 16º nº 4 da Lei 2/2008 de 14/1) 2ª Chamada Grelha de Correcção Nota: As indicações constantes da grelha reflectem as que se afiguram

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0545/10 Data do Acordão: 15-09-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU IVA CADUCIDADE DO DIREITO À LIQUIDAÇÃO

Leia mais

Exmo. Senhor Juiz de Instrução

Exmo. Senhor Juiz de Instrução Serviços do Ministério Público de [ ] Processo N.º [ ] Exmo. Senhor Juiz de Instrução [ ], Queixosa e Ofendida nos autos acima referenciados, estando em tempo, e sendo sua intenção apresentar requerimento

Leia mais

RECURSO DA DELIBERAÇãO DO CONSELhO GERAL SOBRE RESTITUIÇãO DE IMPORTâNCIAS PAGAS AO CDL(*)

RECURSO DA DELIBERAÇãO DO CONSELhO GERAL SOBRE RESTITUIÇãO DE IMPORTâNCIAS PAGAS AO CDL(*) J u r i s p r u d ê n c i a d o s C o n s e l h o s RECURSO DA DELIBERAÇãO DO CONSELhO GERAL SOBRE RESTITUIÇãO DE IMPORTâNCIAS PAGAS AO CDL(*) Proc. n.º 267/2009-CS/R Relator: António A. Salazar Relatório

Leia mais

Conferência Tributarium 2016/2017 Escola de Direito da Universidade do Minho

Conferência Tributarium 2016/2017 Escola de Direito da Universidade do Minho LISBOA PORTO FUNCHAL SÃO PAULO LUANDA MAPUTO PRAIA MACAU DILI SÃO TOMÉ Conferência Tributarium 2016/2017 Escola de Direito da Universidade do Minho 10 Fevereiro 2017 * Arbitragem Tributária: Os novos Prazos,

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01375/13 Data do Acordão: 09-10-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: PAGAMENTO EM PRESTAÇÕES IVA REQUERIMENTO

Leia mais

ECLI:PT:TRE:2006:

ECLI:PT:TRE:2006: ECLI:PT:TRE:2006:376.06.3.21 http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:tre:2006:376.06.3.21 Relator Nº do Documento Maria Alexandra Moura Santos Apenso Data do Acordão 13/07/2006 Data de decisão sumária

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 087/11 Data do Acordão: 13-04-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ISABEL MARQUES DA SILVA IMPUGNAÇÃO JUDICIAL SINDICABILIDADE

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo 1 de 9 13-04-2018, 17:44 Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0535/17 Data do Acordão: 22-03-2018 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: OPOSIÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 022/10 Data do Acordão: 24-02-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO VALENTE TORRÃO JUROS INDEMNIZATÓRIOS REQUISITOS LEI

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0586/10 Data do Acordão: 03-11-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL CITAÇÃO

Leia mais

Acordam na Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo

Acordam na Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 7 Acórdãos STA Processo: 0197/13 Data do Acordão: 22-04-2015 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: PEDRO DELGADO Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo EMBARGOS DE TERCEIRO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0440/08 Data do Acordão: 18-09-2008 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO EXECUÇÃO FISCAL ERRO NA FORMA

Leia mais

CONCLUSÃO

CONCLUSÃO Insolvência pessoa singular (Apresentação) 154869843 CONCLUSÃO - 03-10-2017 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Jorge Manuel Rocha) =CLS= RELATÓRIO Nos presentes autos de acção especial de

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01568/13 Data do Acordão: 05-02-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Sumário: Nº Convencional: JSTA000P17005

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho.

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho. DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho. Prof ª. Eliane Conde Atos processuais O processo representa um complexo ordenado

Leia mais

Senhor Ministro das Finanças e da Administração Pública Excelência: Avª. Infante D. Henrique, nº 1-C, Lisboa

Senhor Ministro das Finanças e da Administração Pública Excelência: Avª. Infante D. Henrique, nº 1-C, Lisboa Minuta 3 Senhor Ministro das Finanças e da Administração Pública Excelência: Avª. Infante D. Henrique, nº 1-C, 1149-009 Lisboa, com a categoria de, do mapa de pessoal da Direcção-Geral da Autoridade Tributária

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 8 Acórdãos STA Processo: 0890/14 Data do Acordão: 24-09-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: RECLAMAÇÃO JUDICIAL ACTO LESIVO ACTO INFORMATIVO Sumário: Nº Convencional:

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 7 Acórdãos STA Processo: 0270/18.8BEPRT-S1 Data do Acordão: 06-02-2019 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: CONTRA-ORDENAÇÃO APENSAÇÃO PORTAGEM Sumário: Acórdão

Leia mais

RESPONSABILIDADE DOS MEMBROS DOS ÓRGÃOS DE ADMINISTRAÇÃO E DE FISCALIZAÇÃO DE SOCIEDADES COMERCIAIS

RESPONSABILIDADE DOS MEMBROS DOS ÓRGÃOS DE ADMINISTRAÇÃO E DE FISCALIZAÇÃO DE SOCIEDADES COMERCIAIS RESPONSABILIDADE DOS MEMBROS DOS ÓRGÃOS DE ADMINISTRAÇÃO E DE FISCALIZAÇÃO DE SOCIEDADES COMERCIAIS SERENA CABRITA NETO MIGUEL C. REIS Associação Industrial do Minho 18 de novembro de 2015 Serena Cabrita

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0130/09 Data do Acordão: 15-04-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO JORGE LINO EXECUÇÃO FISCAL DAÇÃO EM PAGAMENTO LEI

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01036/12 Data do Acordão: 30-01-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL RESPONSÁVEL SUBSIDIÁRIO RGIT INCONSTITUCIONALIDADE

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo. Acordam os juízes da secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo:

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo. Acordam os juízes da secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo: Página 1 de 6 Acórdãos STA Processo: 01062/14 Data do Acordão: 22-04-2015 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ARAGÃO SEIA Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo GRADUAÇÃO DE CRÉDITOS

Leia mais

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS DADOS GERAIS PROCESSO N.º TRIBUNAL: JUÍZO: SECÇÃO: DATA DE ENTRADA: _ TÍTULO EXECUTIVO: TIPO DE EXECUÇÃO: EXECUÇÃO INICIADA ANTES DE 15/09/2003: FORMA

Leia mais

Câmara dos Solicitadores Conselho Geral. Curso de Empregados Forenses de Agentes de Execução. Exame CITAÇÕES E NOTIFICAÇÕES.

Câmara dos Solicitadores Conselho Geral. Curso de Empregados Forenses de Agentes de Execução. Exame CITAÇÕES E NOTIFICAÇÕES. Exame CITAÇÕES E NOTIFICAÇÕES Duração: 1 hora 16 de Março de 2012 Nome completo e legível Identificação do Agente de Execução Instruções de preenchimento: Resposta: A resposta a cada uma das questões deve

Leia mais

Departamento Municipal Jurídico e de Contencioso Divisão Municipal de Estudos e Assessoria Jurídica

Departamento Municipal Jurídico e de Contencioso Divisão Municipal de Estudos e Assessoria Jurídica Manuela Gomes Directora do Departamento Municipal Jurídico e de Contencioso Concordo inteiramente com a presente Informação e proponho o seu envio ao Sr. Director do DMGUF, Arq.º Aníbal Caldas. À consideração

Leia mais

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE)

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE) ORDEM DOS ADVOGADOS CNEF / CNA Comissão Nacional de Estágio e Formação / Comissão Nacional de Avaliação PROVA ESCRTA NACONAL DO EXAME FNAL DE AVALAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE) GRELHAS DE CORRECÇÃO ÁREAS OPCONAS

Leia mais

A LGT no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting

A LGT no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting Audit Tax Advisory Consulting Domicílio fiscal O domicílio fiscal integra a caixa postal eletrónica, nos termos do serviço público de caixa postal eletrónica (Decreto-Lei n.º 112/2006, de 9 de Junho, e

Leia mais

[ ], Advogado, com domicilio profissional [ ], em[ ], portador da cédula profissional [ ];

[ ], Advogado, com domicilio profissional [ ], em[ ], portador da cédula profissional [ ]; EXMO. SENHOR JUIZ DE DIREITO DO TRIBUNAL DE PEQUENA INSTÂNCIA CÍVEL DA COMARCA DE [ ] [ ], Advogado, com domicilio profissional [ ], em[ ], portador da cédula profissional [ ]; vem propor e fazer seguir

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo. Acordam, em conferência, na Secção de Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo:

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo. Acordam, em conferência, na Secção de Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo: Acórdãos STA Processo: 0843/12 Data do Acordão: 31-10-2012 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: DULCE NETO Sumário: * Nº Convencional: JSTA000P14799 Nº do Documento: SA2201210310843 Data de Entrada: 20-07-2012

Leia mais

S. R. TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE GUIMARÃES

S. R. TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE GUIMARÃES PROCº 64/03.5TBCBT-C.G1 F. veio reclamar do despacho do Sr. Juiz do Tribunal Judicial de Celorico de Basto, datado de 24.03.2011, que não lhe admitiu o recurso por si interposto, por falta de fundamento

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 06/13 Data do Acordão: 14-02-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: FRANCISCO ROTHES Descritores: Sumário: Nº Convencional: JSTA000P15290 Nº do Documento: SA22013021406 Data de Entrada:

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0315/12 Data do Acordão: 05-07-2012 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: FERNANDA MAÇÃS Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo IRS IRC GRADUAÇÃO DE CRÉDITOS PRIVILÉGIO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01191/12 Data do Acordão: 17-04-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL

Leia mais

Rui Duarte Morais QUANDO A ADMINISTRAÇÃO FISCAL INCUMPRE QUINTAS-FEIRAS DE DIREITO 7 DE JULHO DE 2011

Rui Duarte Morais QUANDO A ADMINISTRAÇÃO FISCAL INCUMPRE QUINTAS-FEIRAS DE DIREITO 7 DE JULHO DE 2011 Rui Duarte Morais 1 QUANDO A ADMINISTRAÇÃO FISCAL INCUMPRE QUINTAS-FEIRAS DE DIREITO 7 DE JULHO DE 2011 Compensação por Iniciativa do Contribuinte 2 Artigo 90º n.º 1 C.P.P.T. A compensação com créditos

Leia mais

PROVIMENTO N.º 2/2013. (Juízo de Execução

PROVIMENTO N.º 2/2013. (Juízo de Execução PROVIMENTO N.º 2/2013 (Juízo de Execução de Ovar) Considerando a entrada em vigor no pretérito dia 1 de setembro do novo Código de Processo Civil, aprovado em anexo à Lei n.º 41/2013, de 26 de junho, que

Leia mais

PROVA ESCRITA DE DIREITO E PROCESSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO (art. 16º nº 4 da Lei 2/2008 de 14/1)

PROVA ESCRITA DE DIREITO E PROCESSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO (art. 16º nº 4 da Lei 2/2008 de 14/1) PROVA ESCRITA DE DIREITO E PROCESSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO (art. 16º nº 4 da Lei 2/2008 de 14/1) 1ª Chamada Grelha de Correcção Nota: As indicações constantes da grelha reflectem as que se afiguram

Leia mais

Nas alegações, conclui o seguinte:

Nas alegações, conclui o seguinte: Acórdãos STA Processo: 0568/12 Data do Acordão: 24-10-2012 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: LINO RIBEIRO Descritores: CADUCIDADE DE GARANTIA Sumário: Nº Convencional: JSTA000P14744 Nº do Documento: SA2201210240568

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa

Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa LISBOA PORTO FUNCHAL SÃO PAULO LUANDA MAPUTO PRAIA MACAU DILI SÃO TOMÉ Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa Reflectir sobre a Arbitragem e a Transacção em Matéria Tributária: Experiência

Leia mais

Manhãs do Direito 13 novembro de 2012 DULCE DINIS FERREIRA

Manhãs do Direito 13 novembro de 2012 DULCE DINIS FERREIRA Manhãs do Direito 13 novembro de 2012 DULCE DINIS FERREIRA 1 A RESTITUIÇÃO DO MONTANTE PAGO PELO CONTRUBINTE PODE RESVESTIR DUAS FORMAS: Por iniciativa da Administração Fiscal Art.º89 CPPT Compensação

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0262/09 Data do Acordão: 15-04-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: 2 SECÇÃO JORGE LINO EXECUÇÃO FISCAL DÍVIDA COMPENSAÇÃO INTERPRETAÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01244/09 Data do Acordão: 12-05-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ISABEL MARQUES DA SILVA EXECUÇÃO FISCAL ANULAÇÃO

Leia mais

CIRCULAR N.º 1/IGEC/2013

CIRCULAR N.º 1/IGEC/2013 CIRCULAR N.º 1/IGEC/2013 DESTINATÁRIOS: Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares Serviços Centrais e Equipas Multidisciplinares da IGEC Assunto: I NOTIFICAÇÃO DAS DECISÕES DE PROCESSOS DISCIPLINARES

Leia mais

Sistema Fiscal Moçambicano GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE PAGAMENTO DE DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS A PRESTAÇÕES COMPENSAÇÃO DAS DÍVIDAS

Sistema Fiscal Moçambicano GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE PAGAMENTO DE DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS A PRESTAÇÕES COMPENSAÇÃO DAS DÍVIDAS Sistema Fiscal Moçambicano GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE PAGAMENTO DE DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS A PRESTAÇÕES COMPENSAÇÃO DAS DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 9 Acórdãos STA Processo: 0239/18.2BEVIS Data do Acordão: 09-01-2019 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo PRINCÍPIO DA

Leia mais

FORMALIDADE AVISO DE RECEPÇÃO ASSINATURA DO AVISO POR PESSOA DIVERSA DO DESTINATÁRIO

FORMALIDADE AVISO DE RECEPÇÃO ASSINATURA DO AVISO POR PESSOA DIVERSA DO DESTINATÁRIO Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0533/17 Data do Acordão: 22-11-2017 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: NOTIFICAÇÃO FORMALIDADE AVISO DE RECEPÇÃO

Leia mais

A todo o exposto, acresce alegar que,

A todo o exposto, acresce alegar que, Minuta 3 Exmo. Senhor Presidente da Secção Coordenadora de Avaliação do distrito de - Director de Finanças de (ou) Director-Geral da Autoridade Tributária e Aduaneira, com a categoria de, do mapa de pessoal

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0833/08 Data do Acordão: 19-11-2008 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU CONTRA-ORDENAÇÃO RECURSO JURISDICIONAL

Leia mais

Relatório de Gestão 2016

Relatório de Gestão 2016 Relatório de Gestão 2016 LUSITÂNIA (em liquidação) LUSITÂNIA Relatório de Gestão 2016 1 Resumo Executivo O Fundo de Investimento Imobiliário Fechado LUSITÂNIA prosseguiu em liquidação no presente exercício.

Leia mais

P.º C. P. 65/2008 SJC-CT- Registo das alterações à licença ou à autorização de loteamento pedido pelas Câmaras Municipais. Tributação emolumentar.

P.º C. P. 65/2008 SJC-CT- Registo das alterações à licença ou à autorização de loteamento pedido pelas Câmaras Municipais. Tributação emolumentar. P.º C. P. 65/2008 SJC-CT- Registo das alterações à licença ou à autorização de loteamento pedido pelas Câmaras Municipais. Tributação emolumentar. DELIBERAÇÃO 1 A Senhora Conservadora do Registo Predial

Leia mais

I. Por comunicação escrita dirigida ao Bastonário da Ordem dos Advogados, datada de ( ), a Sra. Dra. ( ), Advogada, veio expor o que segue:

I. Por comunicação escrita dirigida ao Bastonário da Ordem dos Advogados, datada de ( ), a Sra. Dra. ( ), Advogada, veio expor o que segue: Processo de Parecer n.º 35/PP/2017-G Requerente: ( ) Relator: Dr. Pedro Costa Azevedo I. Por comunicação escrita dirigida ao Bastonário da Ordem dos Advogados, datada de ( ), a Sra. Dra. ( ), Advogada,

Leia mais

AUTORIZAÇÃO Nº ICP 04/ SP

AUTORIZAÇÃO Nº ICP 04/ SP AUTORIZAÇÃO Nº ICP 04/2001 - SP O Conselho de Administração do Instituto das Comunicações de Portugal (ICP), em reunião efectuada em 13 de Dezembro de 2001, deliberou, ao abrigo da alínea j) do nº 1 e

Leia mais

Exmo. Senhor (Nome e morada)

Exmo. Senhor (Nome e morada) Exmo. Senhor (Nome e morada) Na sequência da reclamação apresentada em (data de apresentação da reclamação), do acto de processamento do seu vencimento, relativo ao mês de Janeiro de 2011, e em resposta

Leia mais

Departamento Municipal Jurídico e de Contencioso Divisão Municipal de Estudos e Assessoria Jurídica

Departamento Municipal Jurídico e de Contencioso Divisão Municipal de Estudos e Assessoria Jurídica Despacho: Despacho: Despacho: Concordo com a presente Informação e proponho o seu envio à Sr.ª Directora da DMRH, Dr.ª Emília Galego. Cristina Guimarães Chefe da Divisão de Estudos e Assessoria Jurídica

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0530/09 Data do Acordão: 08-07-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU IMPUGNAÇÃO JUDICIAL DUPLICAÇÃO DE

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo. Acordam na Secção de Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo: I-RELATÓRIO

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo. Acordam na Secção de Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo: I-RELATÓRIO Acórdãos STA Processo: 0130/12 Data do Acordão: 26-04-2012 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: FERNANDA MAÇÃS Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo RECLAMAÇÃO DE CRÉDITOS GRADUAÇÃO DE

Leia mais

Recuperação Judicial de Créditos vs Recuperação da Empresa

Recuperação Judicial de Créditos vs Recuperação da Empresa RODOLFO VERMELHO Agente de Execução Cédula n.º 5357 Recuperação Judicial de Créditos vs Recuperação da Empresa A Tramitação da Acção Executiva e a Probabilidade da Recuperação do Crédito 02 de Abril de

Leia mais

REGULAMENTO E TABELA DE TAXAS FREGUESIA DE SANTA MARIA

REGULAMENTO E TABELA DE TAXAS FREGUESIA DE SANTA MARIA REGULAMENTO E TABELA DE TAXAS FREGUESIA DE SANTA MARIA A Lei n.º 53 E/2006, de 29 de Dezembro, veio regular as relações jurídico-tributárias geradoras da obrigação de pagamento de taxas às autarquias locais,

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 9 Acórdãos STA Processo: 0601/14 Data do Acordão: 27-05-2015 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Sumário: Nº Convencional: JSTA000P19095 Nº do Documento: SA2201505270601

Leia mais

Regulamento e Tabela Geral das Taxas da Freguesia de Vila Nova

Regulamento e Tabela Geral das Taxas da Freguesia de Vila Nova Regulamento e Tabela Geral das Taxas da Freguesia de Vila Nova PREÂMBULO A Lei nº 53-E/2006, de 29 de Dezembro, com as alterações da - Lei n.º 117/2009, de 29/12 e Lei n.º 64-A/2008, de 31/12, aprovou

Leia mais

NOTIFICAÇÃO DO ACTO DE LIQUIDAÇÃO NOTIFICACÃO POR CARTA REGISTADA COM AVISO DE RECEPÇÃO PRESUNÇÃO OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL

NOTIFICAÇÃO DO ACTO DE LIQUIDAÇÃO NOTIFICACÃO POR CARTA REGISTADA COM AVISO DE RECEPÇÃO PRESUNÇÃO OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL Acórdãos STA Processo: 0460/09 Data do Acordão: 08-07-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO NOTIFICAÇÃO DO ACTO DE LIQUIDAÇÃO

Leia mais

SIADAP 2 AT Serviços Tributários. Avaliação dos dirigentes intermédios e do pessoal de chefia tributária

SIADAP 2 AT Serviços Tributários. Avaliação dos dirigentes intermédios e do pessoal de chefia tributária SIADAP 2 AT Serviços Tributários Avaliação dos dirigentes intermédios e do pessoal de chefia tributária Procedimento de Reclamação - Linhas Orientadoras I Apreciação pela Comissão Paritária constituída

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo. Acordam na Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo I-RELATÓRIO

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo. Acordam na Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo I-RELATÓRIO Acórdãos STA Processo: 0405/13 Data do Acordão: 22-05-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: FERNANDA MAÇÃS Descritores: Sumário: Nº Convencional: JSTA000P15791 Nº do Documento: SA2201305220405 Data de Entrada:

Leia mais