DIREITOS REAIS. 1.1 Direitos Reais versus os Direitos Obrigacionais: efermidade. 1.2 Das Obrigações Propter Rem, Ob Rem ou Obrigações Reais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITOS REAIS. 1.1 Direitos Reais versus os Direitos Obrigacionais: efermidade. 1.2 Das Obrigações Propter Rem, Ob Rem ou Obrigações Reais"

Transcrição

1 1 DIREITO CIVIL PONTO 1: Direitos Reais PONTO 2: Da Posse PONTO 3: Do Direito Real de Propriedade 1. DIREITOS REAIS Clóvis Beviláqua conceitua: é o complexo de normas reguladoras das relações referentes às coisas suscetíveis de apropriação pelo homem.. Excetuam-se dos direitos reais os bens públicos e bens de uso especial. 1.1 Direitos Reais versus os Direitos Obrigacionais: DIREITOS REAIS Define o sujeito ativo do direito (ex: proprietário do bem) e o sujeito passivo é toda coletividade, erga omnes. São numerus clausus. Objeto são bens materiais, móveis ou imóveis. Caracteriza-se pela perenidade. DIREITOS OBRIGACIONAIS Em regra, imediatamente há a identificação do sujeito ativo e passivo da relação jurídica. São numerus apertus. Objeto é uma prestação (de dar, fazer ou nãofazer). Caracteriza-se pela transitoriedade, a efermidade. 1.2 Das Obrigações Propter Rem, Ob Rem ou Obrigações Reais É a obrigação que nasce em razão da coisa, ou seja, a obrigação acompanha a coisa. Ex: dívidas condominiais, IPTU, IPVA. 1.3 Caracteres dos Fundamentais dos Direitos Reais: a) adere imediatamente à coisa, sujeitando o titular; b) segue o seu objeto onde quer que este encontre (direito de seqüela); c) é exclusivo, não é possível instalar-se direito real onde outro já exista; d) é provido de ação real, que prevalece contra qualquer detentor da coisa; e) seu número é limitado, enquanto os direitos pessoais são infinitos. Art do CC. São direitos reais: I a propriedade; II a superfície;

2 2 III as servidões ; IV o usufruto; V o uso; VI a habitação; VII o direito do promitente comprador do imóvel; VIII o penhor; IX a hipoteca; X a anticrese XI a concessão de uso especial para fins de moradia; XII a concessão de direito real de uso. Além dos direitos reais referidos, outros direitos reais podem vir a ser criados por lei. CC. A posse não é um direito real, uma vez que não está elencada no rol do art do 1.4 Classificação a) Direitos reais sobre coisa própria b) Direitos reais sobre coisa alheia b.1) direitos de gozo e fruição: superfície, servidão, uso, usufruto, habitação, concessão de uso especial para fins de moradia e direito real de uso. b.2) direitos de garantia: hipoteca, anticrese, penhor. b.3) direito de promessa irrevogável de venda: sui generis. 2.1 Terias: 2. DA POSSE a) Teoria Subjetiva de Savigny Presente a detenção da coisa (corpus) e a vontade de tê-la para si (animus). b) Teoria Objetiva de Ihering Basta o corpus, o ânimo não é elemento essencial. Foi a teoria adotada pelo Código Civil no art Jornada III STJ, 236: Considera-se possuidor para todos os efeitos legais, também a coletividade desprovida da personalidade jurídica. 2.2 Classificação da Posse

3 Da Posse Direta e da Posse Indireta Art do CC. Ex: no contrato de locação, o locatário tem a posse direta possui a coisa, enquanto o locador mantém a posse indireta. Jornada I STJ 76: O possuidor direito tem direito de defender a sua posse contra o indireto, a este contra aquele Da composse Art do CC. Conforme entendimento do STJ (Resp n TO), é cabível ação possessória intentada por compossuidores para combater turbação ou esbulho praticado por um deles cercado fração de gleba comum Da Posse Justa e da Posse Injusta Art do CC A posse será justa quando não for: a) violenta adquirida pela força (física, moral, natural); b) clandestina às ocultas daquele que tem interesse em conhecê-la; c) precária aquela havida com abuso de confiança. Ex: caseiro. Será injusta quando for violenta, clandestina ou precária Da Posse de Boa-fé e da Posse de Má-fé. Art do CC A posse de boa-fé se dá quando o possuidor ignora vício, ou obstáculo que impede a aquisição da coisa. Justo título é aquele título que seria hábil a transferir o domínio, caso fosse firmado pelo verdadeiro proprietário, art , parágrafo único do CC. Jornada IV do STJ 302: Pode ser considerado justo título para posse de boa-fé o ato jurídico capaz de transmitir a posse ad usucapionem, observado o disposto no CC 113. Jornada III STJ 327: É cabível a modificação do título da posse interversio possessionis na hipótese em que o até então possuidor direto demonstrar ato exterior e inequívoco de oposição ao antigo possuidor indireto, tendo por efeito a caracterização do animus domini Da Posse e da Detenção Art do CC. Não tem posse aquele que se limita a deter a coisa, em nome de outro, como no caso do empregado, que cuida de um imóvel. É mero detentor. É fâmulo da posse, ou seja, servidor da posse.

4 Jornada IV STJ 301: É possível a conversão da detenção em posse, desde que rompida a subordinação, na hipótese de exercício em nome próprio dos atos possessórios Posse Ad Interdicta e Posse Ad usucapionem O possuidor, em regra, tem posse ad interdicta, ou seja, poderá utilizar-se dos interditos possessórios (manutenção da posse, reintegração de posse ou interdito proibitório) para defender a sua posse. A posse também pode ser ad usucapionem, ou seja, posse prolongada que poderá dar causa à usucapião Posse Nova e Posse Velha Posso nova é aquela dentro de ano e dia, enquanto a velha é a mais de ano e dia. Art. 924 do CC. Na posse nova caberá liminar para as ações possessórias; na posse velha, não será lícito à parte o requerimento de liminar. 2.3 Da Aquisição da Posse Art do CC Teoria Objetiva de Ihering. Súmula 228 do STJ. Art do CC lista quem pode adquirir a posse. Posse do herdeiro art do CC. O herdeiro tem posse e propriedade desde a abertura da sucessão, mesmo que ignore o falecimento e, ainda, independentemente da aceitação da herança. Adquire-se com as qualidades e vícios de que se revestia a posse do autor da herança. O herdeiro pode valer-se dos interdicta para a defesa de sua posse. Constituto Possessório art do CC. É medida excepcional, razão por que não se presume e deve ser expressamente convencionado entre as partes, ou resultar logicamente do conteúdo do contrato, por exemplo, da cláusula que preveja a conservação da posse do vendedor, a título de aluguel. Art do CC. Posse imemorial - ainda que os silvícolas tenham perdido a posse por longos anos, por configurar direitos indisponível, podem postular sua restituição, desde que ela, obviamente, decorra de tradicional (imemorial, antiga) ocupação, equivalente a verdadeiro pedido reivindicatório da coisa. Art do CC. Acessio Possessionis. A lei faculta ao sucessor singular unir sua posse à do antecessor, para os efeitos legais. (RT 657/163). Na sucessão universal não há essa faculdade, obrigatoriamente soma o período anterior.

5 5 2.4 Dos Efeitos da Posse Do Direito aos Interditos Possessórios: art do CC. Turbação da Posse Esbulho Ameaça a posse Ação de Manutenção de Posse Reintegração da Posse Interdito Proibitório. Art , parágrafo único do CC autoriza a autotutela Desforço imediato, incontinenti. Desforço incontinenti (autodefesa ou defesa imediata da posse) é o princípio da legítima defesa facultado tanto no caso de esbulho como no de turbação e constitui-se no uso da própria força no ato em flagrante. O desforço é pessoal e espécie de autotutela autorizada pelo sistema, de modo que não tipifica crime de exercício arbitrário das próprias razões, art. 345 do CP. Da Percepção dos Frutos Art e do CC. O possuidor de boa-fé tem direito, enquanto durar a boa-fé, aos frutos percebidos; por seu turno, o possuidor de má-fé responde por todos os frutos colhidos e percebidos, bem como pelos que por culpa sua, deixou de perceber, desde o momento em que se constituiu de má-fé; tendo direito somente às despesas da produção e custeio. Da Perda e Deterioração da Coisa Art e do CC. O possuidor de boa-fé não responde pela perda ou deterioração da coisa, a que não der causa; o possuidor de má-fé, responde pela perda, ou deterioração da coisa, ainda que acidentais salvo se provar que de igual modo se teriam dado, estando ela na posse do reivindicante. Do Direito à Indenização quanto às Benfeitorias Art e do CC. O possuidor de boa-fé tem direito à indenização das benfeitorias necessárias e úteis, bem como, quanto às voluptuárias, se não lhe forem pagas, a levantá-las, quando o puder sem detrimento da coisa, e poderá exercer o direito de retenção pelo valor das benfeitorias necessárias e úteis; enquanto ao possuidor de má-fé serão ressarcidas somente as benfeitorias necessárias; não lhe assiste o direito de retenção pela importância destas, nem o de levantar as voluptuárias. 2.5 Da Perda da Posse Perde-se a posse quando cessa o poder sobre o bem, embora contra a vontade do possuidor, ou seja, cessa de fato o exercício, pleno ou não, de alguns dos poderes inerentes à propriedade, nos termos dos artigos 1.196, 1.223, e do CC.

6 6 3. DO DIREITO REAL DE PROPRIEDADE O art do CC aduz que o proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa (jus utendi, fruendi e abutendi), e o direito de reavê-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha (direito de sequela). Os parágrafos havidos no art do CC, decorrem do fenômeno da constitucionalização do Direito Civil, que passa pela função social da propriedade, bem como a aplicação do princípio da boa-fé. 3.1 Da aquisição da Propriedade em Geral Dos Bens Móveis a) Pela Usucapião, art e do CC. b) Pela Tradição/Entrega art do CC. c) Pela ocupação, caça, pesca, invenção ou descoberta, tesouro, especificação, comistão e adjunção art do CC Dos Bens Imóveis Da Usucapião a) Usucapião Extraordinário Art do CC. b) Usucapião Ordinário art do CC. c) Usucapião Especial c.1) Rural art. 191 da CF c/c do CC. c.2) Urbano art. 183 da CF c/c art do CC Do Registro de Título art e do CC Por Acessão art do CC.

7 7 3.2 Perda da Propriedade Art do CC: Além das causas consideradas neste Código, perde-se a propriedade: I - por alienação; II pela renúncia; III por abandono; IV por perecimento da coisa; V por desapropriação. 3.3 Direito de Vizinhança Principais dispositivos legais: Do uso anormal art do CC. Das árvores limítrofes art , 1.283, do CC. Da Passagem Forçada art do CC. Da Passagem de Cabos e Tubulações art do CC. Das Águas art do CC. Dos limites entre Prédios e o Direito de Tapagem art do CC. Do Direito de Construir art , 1.300, 1.301, 1.308, do CC.

Capítulo 1 Direito das coisas... 1 Capítulo 2 Posse... 15

Capítulo 1 Direito das coisas... 1 Capítulo 2 Posse... 15 Sumário Capítulo 1 Direito das coisas... 1 1. Conceito e denominação... 1 2. Distinções entre os direitos reais e os direitos pessoais... 4 2.1. Características dos direitos pessoais... 6 2.2. Características

Leia mais

Turma e Ano: Turma Regular Master A. Matéria / Aula: Direito Civil Aula 17. Professor: Rafael da Mota Mendonça

Turma e Ano: Turma Regular Master A. Matéria / Aula: Direito Civil Aula 17. Professor: Rafael da Mota Mendonça Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 17 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva DIREITO DAS COISAS (continuação) (II) Posse (6) Classificação

Leia mais

ROGÉRIO MARRONE DE CASTRO SAMPAIO

ROGÉRIO MARRONE DE CASTRO SAMPAIO ROGÉRIO MARRONE DE CASTRO SAMPAIO É juiz de Direito, exercendo, atualmente, o cargo de juiz assessor da 4ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Mestre em Direito Civil pela Universidade

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias (à guisa de apresentação da 9ª edição) Prefácio Apresentação Introdução Referências Introdução...

Sumário. Palavras Prévias (à guisa de apresentação da 9ª edição) Prefácio Apresentação Introdução Referências Introdução... Palavras Prévias (à guisa de apresentação da 9ª edição)... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Introdução... 25 Referências Introdução... 29 Capítulo I Direitos reais... 31 1. Conceito... 31 2. Características

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior 1-) Transmissão da Posse: a) Causa mortis: Neste caso, a posse é transferida no cos junto da universalidade

Leia mais

Capítulo 1 Introdução ao Direito das Coisas Capítulo 2 Da Posse... 29

Capítulo 1 Introdução ao Direito das Coisas Capítulo 2 Da Posse... 29 SUMÁRIO Capítulo 1 Introdução ao Direito das Coisas... 19 1. Conceito e abrangência do direito das coisas... 19 1.1. Distinção entre os Direitos Reais e os Direitos Pessoais... 22 2. Classificação dos

Leia mais

Direitos Reais. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Professor Doutor Antonio Carlos Morato

Direitos Reais. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Professor Doutor Antonio Carlos Morato Direitos Reais Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Professor Doutor Antonio Carlos Morato Introdução ao direito das coisas. Composto por normas de ordem pública Poder jurídico direto e imediato

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias (à guisa de apresentação da 12a edição) Prefácio Apresentação Introdução... 25

Sumário. Palavras Prévias (à guisa de apresentação da 12a edição) Prefácio Apresentação Introdução... 25 Sumário Palavras Prévias (à guisa de apresentação da 12a edição)... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Introdução... 25 Capítulo I Direitos reais... 31 1. conceito... 32 2. características fundamentais

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias (à guisa de apresentação da 13ª edição) Prefácio Apresentação Introdução... 25

Sumário. Palavras Prévias (à guisa de apresentação da 13ª edição) Prefácio Apresentação Introdução... 25 Sumário Palavras Prévias (à guisa de apresentação da 13ª edição)... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Introdução... 25 Capítulo I Direitos reais... 31 1. Conceito... 32 2. Características fundamentais

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias (à guisa de apresentação da 14ª edição) Prefácio Apresentação Introdução... 25

Sumário. Palavras Prévias (à guisa de apresentação da 14ª edição) Prefácio Apresentação Introdução... 25 Sumário Palavras Prévias (à guisa de apresentação da 14ª edição)... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Introdução... 25 Capítulo I Direitos reais... 31 1. Conceito... 32 2. Características fundamentais

Leia mais

Direito Civil. Efeitos da Posse. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Efeitos da Posse. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Efeitos da Posse Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias (à guisa de apresentação da 15ª edição) Prefácio Apresentação Introdução... 25

Sumário. Palavras Prévias (à guisa de apresentação da 15ª edição) Prefácio Apresentação Introdução... 25 Sumário Palavras Prévias (à guisa de apresentação da 15ª edição)... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Introdução... 25 Capítulo I Direitos reais... 31 1. Conceito... 32 2. Características fundamentais

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. INTRODUÇÃO AO INSTITUTO JURÍDICO DA POSSE Artigos a do Código Civil

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. INTRODUÇÃO AO INSTITUTO JURÍDICO DA POSSE Artigos a do Código Civil INTRODUÇÃO AO INSTITUTO JURÍDICO DA POSSE Artigos 1.196 a 1.203 do Código Civil 1. Conceito de posse Posse é o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes ao domínio ou propriedade. Posse =

Leia mais

DIREITO CIVIL V. Prof. Claire Ines Gai Matielo

DIREITO CIVIL V. Prof. Claire Ines Gai Matielo DIREITO CIVIL V DA POSSE DA POSSE 1. Conceito: Não há conceito de posse Art. 1196. Posse é um fato DAS TEORIAS DA POSSE TEORIA SUBJETIVA DE SAVIGNY Posse corpus + ânimus domini Corpus - Apreensão física

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Posse e Propriedade: Direitos das Coisas Direito à Posse Direito Real Propriedade OBS: Não se vende o que

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Introdução ao Direito das Coisas... 19

SUMÁRIO. Capítulo 1 Introdução ao Direito das Coisas... 19 SUMÁRIO Apresentação da Coleção... 5 Capítulo 1 Introdução ao Direito das Coisas... 19 1. Conceito e abrangência do direito das coisas... 19 1.1. Distinção entre os direitos reais e os direitos pessoais...

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior. (Aula 06/11/2017) Posse.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior. (Aula 06/11/2017) Posse. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 06/11/2017) Direito das Coisas / Retenção. Posse. Detenção. A detenção é verdadeiramente uma posse não considerada

Leia mais

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS COISAS

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS COISAS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS COISAS... 1 1.1 Conceito de Direito das Coisas. A questão terminológica... 1 1.2 Conceito de direitos reais. Teorias justificadoras e caracteres. Análise preliminar

Leia mais

sumário 1.4. Características dos direitos reais Situações peculiares Da posse Introdução ao estudo do tema...

sumário 1.4. Características dos direitos reais Situações peculiares Da posse Introdução ao estudo do tema... sumário Parte I - DIREITO DAS COISAS 1. Introdução ao direito das coisas... 17 1.1. Conceito e alcance... 17 1.2. Direitos reais e direitos pessoais... 19 1.3. Constituição e transmissão dos direitos reais...

Leia mais

Direito Civil - Reais

Direito Civil - Reais 0 Direito Civil - Reais Aula 01 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos

Leia mais

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula.

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula. PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITOS REAIS (CÓD. ENEX 60130) ETAPA: 6ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos, filmes

Leia mais

Material Teórico. Direito das Coisas. Posse e Propriedade. Conteudista Responsável: Profª Marlene Lessa. cod CoisasCDSG1701_ a01

Material Teórico. Direito das Coisas. Posse e Propriedade. Conteudista Responsável: Profª Marlene Lessa. cod CoisasCDSG1701_ a01 Material Teórico Direito das Coisas Posse e Propriedade Conteudista Responsável: Profª Marlene Lessa cod CoisasCDSG1701_ a01 1 Conceito É o conjunto de normas que regem as relações jurídicas concernentes

Leia mais

III - DISCRIMINAÇÃO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

III - DISCRIMINAÇÃO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Plano de Ensino Disciplina: Direito Civil IV Curso:Direito Código: Série: 4 Obrigatória (x) Optativa ( ) CH Teórica: CH Prática: CH Total: 136 I - Objetivos Gerais:- Estimular a aprendizagem de forma crítica

Leia mais

PLANO DE ENSINO - DEP DIRGV

PLANO DE ENSINO - DEP DIRGV PLANO DE ENSINO - DEP DIRGV NOME DA DISCIPLINA Direitos Reais CÓDIGO DPR047GV EMENTA Posse e proteção possessória. Propriedade. Características. Função social. Aquisição. Perda. Usucapião. Mecanismos de

Leia mais

DIREITO CIVIL IV AULA 3: Efeitos da Posse

DIREITO CIVIL IV AULA 3: Efeitos da Posse DIREITO CIVIL IV AULA 3: Efeitos da Posse 1. Posse x Detenção x Atos de Mera Permissão A posse é o exercício de fato de um dos poderes da propriedade, em nome próprio Na detenção, o detentor tem a coisa

Leia mais

Prof. Antonio Carlos Morato - Esta aula é protegida de acordo com o artigo 7º, II da Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais)

Prof. Antonio Carlos Morato - Esta aula é protegida de acordo com o artigo 7º, II da Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais) Direitos Reais (DCV0312) Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Departamento de Direito Civil Professor Associado Antonio Carlos Morato 3º ANO - PERÍODO NOTURNO 2018 Prof. Antonio Carlos Morato

Leia mais

Direitos Reais Prof. Cristiano Colombo DIREITOS REAIS. 1. Da Conceituação

Direitos Reais Prof. Cristiano Colombo DIREITOS REAIS. 1. Da Conceituação DIREITOS REAIS 1. Da Conceituação Na conceituação do célebre Clóvis Beviláqua: é o complexo das normas reguladoras das relações jurídicas referentes às coisas suscetíveis de apropriação pelo homem.. 2.

Leia mais

DIREITO CIVIL IV AULA 4: Aquisição e Perda da Posse

DIREITO CIVIL IV AULA 4: Aquisição e Perda da Posse DIREITO CIVIL IV AULA 4: Aquisição e Perda da Posse Revisão Art. 1.196. Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade. Há posse

Leia mais

Faculdade de Direito da Alta Paulista IDOBOEC CNPJ / Rua Mandaguaris, 1010 centro (14) Tupã/SP

Faculdade de Direito da Alta Paulista IDOBOEC CNPJ / Rua Mandaguaris, 1010 centro (14) Tupã/SP Plano de Ensino Disciplina:Direito Civil IV Curso:Direito Período Letivo: 2017 Série: 4 Obrigatória (x ) Optativa ( ) CH Teórica: 136 CH Prática: 00 CH Total: 136 Obs: I - Objetivos GERAIS Desenvolver

Leia mais

Universo dos Direitos Reais Efeitos do Direito Real Da Posse Classificações da Posse Aquisição, Conservação, Transmissão e Perda da Posse

Universo dos Direitos Reais Efeitos do Direito Real Da Posse Classificações da Posse Aquisição, Conservação, Transmissão e Perda da Posse Sumário 1 Universo dos Direitos Reais 1.1 Relação das Pessoas com as Coisas 1.2 Direitos Reais e Direitos Pessoais 1.3 Divagações Doutrinárias Acerca da Natureza dos Direitos Reais 1.4 Situações Intermediárias

Leia mais

STJ DANIEL EDUARDO CARNACCHIONI CURSO DE. Direitos Reais THOMSON REUTERS REVISTADOS TRIBUNAIS"

STJ DANIEL EDUARDO CARNACCHIONI CURSO DE. Direitos Reais THOMSON REUTERS REVISTADOS TRIBUNAIS I J STJ00097850 DANIEL EDUARDO CARNACCHIONI CURSO DE I I I I Direitos Reais THOMSON REUTERS REVISTADOS TRIBUNAIS" CURSO DE DIREITO CIVIL Direitos reais Daniel Eduardo Carnacchioni desta edição [2014] EDITORA

Leia mais

DIREITOS REAIS: POSSE

DIREITOS REAIS: POSSE DIREITOS REAIS: POSSE DIREITO CIVIL baixe e salve em seu aparelho digital KULTIVI www.kultivi.com Direitos Reais: Posse Direito Civil Os ebooks interativos da Kultivi são uma boa ferramenta para aprofundar

Leia mais

Turma e Ano: Turma Regular Master A. Matéria / Aula: Direito Civil Aula 16. Professor: Rafael da Mota Mendonça

Turma e Ano: Turma Regular Master A. Matéria / Aula: Direito Civil Aula 16. Professor: Rafael da Mota Mendonça Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 16 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva DIREITO DAS COISAS (continuação) (II) Posse (3) Detenção:

Leia mais

Direito Civil Direitos Reais Professor: Stanley Costa

Direito Civil Direitos Reais Professor: Stanley Costa AULA 06: Efeitos Materiais da Posse UNIDADE II DA POSSE 1. Direito aos Frutos; 2. Benfeitorias e Direito de Retenção; 3. Responsabilidade pela Perda ou Deterioração; 4. Posse que conduz à Usucapião; 1.

Leia mais

PLANO DE ENSINO - DEP DIRGV

PLANO DE ENSINO - DEP DIRGV PLANO DE ENSINO - DEP DIRGV NOME DA DISCIPLINA Direitos Reais CÓDIGO DPR047GV EMENTA Posse e proteção possessória. Propriedade. Características. Função social. Aquisição. Perda. Usucapião. Mecanismos de

Leia mais

SUMÁRIO. 4. Classificações da Posse Posse Direta e Indireta... 55

SUMÁRIO. 4. Classificações da Posse Posse Direta e Indireta... 55 SUMÁRIO 1. Universo dos Direitos Reais... 1 1.1 Relação das Pessoas com as Coisas... 1 1.2 Direitos Reais e Direitos Pessoais... 4 1.3 Divagações Doutrinárias Acerca da Natureza dos Direitos Reais... 10

Leia mais

Direito das Coisas. Apresentação da Ementa

Direito das Coisas. Apresentação da Ementa Direito das Coisas Apresentação da Ementa Apresentação Advogado (OAB/MT 12.945); Jornalista (SRTE 1645/MT); Especialista em Direito Eletrônico e Tecnologia da Informação; Professor da Universidade Federal

Leia mais

DIREITO CIVIL IV AULA 1: Direito das coisas

DIREITO CIVIL IV AULA 1: Direito das coisas DIREITO CIVIL IV AULA 1: Direito das coisas CONCEITO E CARACTERÍSTICAS DT REAIS X OBRIGACIONAIS OBRIGAÇÃO PROPTER REM 1 2 3 4 5 CLASSIFICAÇÕES OBJETO E SUJEITOS Teoria do O direito das coisas, como todo

Leia mais

Conteúdo: Propriedade: Conceito, Características, Formas de Aquisição. Usucapião.

Conteúdo: Propriedade: Conceito, Características, Formas de Aquisição. Usucapião. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Reais) / Aula 18 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Propriedade: Conceito, Características, Formas de Aquisição. Usucapião. Obs: Imissão na

Leia mais

DIREITO DAS COISAS POSSE DEFESA DA POSSE. PROF. Diogo de Calasans Melo Andrade

DIREITO DAS COISAS POSSE DEFESA DA POSSE. PROF. Diogo de Calasans Melo Andrade 1 DIREITO DAS COISAS POSSE DEFESA DA POSSE PROF. Diogo de Calasans Melo Andrade DIREITO DAS COISAS 2 Conceito: Clóvis: "Complexo das normas reguladoras das relações jurídicas - referentes às coisas suscetíveis

Leia mais

Direito das Coisas. Posse. Relações Materiais entre Sujeitos e Coisas. Professor: Hércules Aluno: Eduardo Sette Brüggemann

Direito das Coisas. Posse. Relações Materiais entre Sujeitos e Coisas. Professor: Hércules Aluno: Eduardo Sette Brüggemann Professor: Hércules Aluno: Eduardo Sette Brüggemann Direito das Coisas 25/8/2009 Coisas x Bens Bem jurídico é aquilo que pode ser objeto de relação jurídico limitabilidade exterioridade tangibilidade economicidade

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR316 Direito das Coisas

Programa Analítico de Disciplina DIR316 Direito das Coisas 0 Programa Analítico de Disciplina DIR31 Direito das Coisas Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga

Leia mais

Posse x propriedade. A posse é uma exteriorização da propriedade, na teoria de Savigny a posse seria um fato e a propriedade um direito.

Posse x propriedade. A posse é uma exteriorização da propriedade, na teoria de Savigny a posse seria um fato e a propriedade um direito. Posse x propriedade A posse é uma exteriorização da propriedade, na teoria de Savigny a posse seria um fato e a propriedade um direito. A posse tem um ânimo transitório, enquanto a propriedade tem um ânimo

Leia mais

AULA Continuação de tema Efeitos da Posse artigo CC

AULA Continuação de tema Efeitos da Posse artigo CC CURSO: Magistratura e MP 2017.1 MATÉRIA: DIREITO CIVIL PROFESSOR:MARCELO DE JESUS DATA:07.04.2017 Este resumo foi elaborado por monitores a partir da aula ministrada em sala ;) Ementa da Aula: DIREITOS

Leia mais

DIREITO DAS COISAS. Beatis Possidendis

DIREITO DAS COISAS. Beatis Possidendis P á g i n a 1 Professor Durval Salge Junior DIREITO DAS COISAS Beatis Possidendis Art. 1.196. Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes

Leia mais

POSSE E SUAS CARACTERÍSTICAS

POSSE E SUAS CARACTERÍSTICAS DIREITO SSÓRIO E SUAS CARACTERÍSTICAS Quem é possuidor? Todo aquele que exerce um dos poderes inerentes do Direito de Propriedade (1196 c/c 1228, CC) Usar (servir-se sem alterar sua substância) Gozar (extrair

Leia mais

Prof. Cristiano Colombo DIREITOS REAIS

Prof. Cristiano Colombo DIREITOS REAIS DIREITOS REAIS 1. Da Conceituação Na conceituação do célebre Clóvis Beviláqua: é o complexo das normas reguladoras das relações jurídicas referentes às coisas suscetíveis de apropriação pelo homem.. 2.

Leia mais

MELHIM NAMEM CHALHUB

MELHIM NAMEM CHALHUB MELHIM NAMEM CHALHUB I I 2. 0 edição revista, atualizada e ampliada Prefácio Sylvio Capanema de Souza THOMSON REUTERS REVISTA DOS TRIBUNAIS" DIREITOS REAIS MELHIM NAMEM CHALHUB 2. a edição revista, atualizada

Leia mais

POSSE. Aquisição e perda da Posse. Usucapião. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

POSSE. Aquisição e perda da Posse. Usucapião. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo POSSE Aquisição e perda da Posse Efeitos Secundários da Posse Proteção Possessória Usucapião Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Departamento de Direito Civil Professor Doutor Antonio Carlos

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO PLANO DE ENSINO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO PLANO DE ENSINO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO PLANO DE ENSINO UNIDADE JUR 3105 DISCIPLINA Direito Civil V TURMA: C-02 PROFESSORA SIRLENE FERNANDES

Leia mais

Plano de ensino de Direito Civil II do primeiro e segundo semestre de 1983:

Plano de ensino de Direito Civil II do primeiro e segundo semestre de 1983: Plano de ensino de Direito Civil II do primeiro e segundo semestre de 1983: Créditos: 03 Carga horária: 90 Teoria Geral das Obrigações Obrigações. Conceito. Evolução. Distinção entre direitos obrigacionais

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 07/05/2018) Posse.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 07/05/2018) Posse. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 07/05/2018) Posse. Classificação. 3- Posse de boa-fé e de má-fé. Boa-fé quando o possuidor

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. a) Clandestina: é a que se estabelece às ocultas, na calada da noite;

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. a) Clandestina: é a que se estabelece às ocultas, na calada da noite; CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior 1-) Conti. Espécies de Posse: a) Clandestina: é a que se estabelece às ocultas, na calada da noite; b)

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte VIII Propriedade

Instituições de Direito Público e Privado. Parte VIII Propriedade Instituições de Direito Público e Privado Parte VIII Propriedade 1. Direito das Coisas Posse Posse Direitos das Coisas é o conjunto de regras relativas às relações jurídicas referentes aos bens. Possuidor

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 7º Semestre DISCIPLINA: Direitos Reais CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 80 horas/aula I EMENTA Fundamentos históricos e constitucionais.

Leia mais

Prof. Cristiano Colombo DIREITOS REAIS. 1. Da Conceituação

Prof. Cristiano Colombo DIREITOS REAIS. 1. Da Conceituação DIREITOS REAIS 1. Da Conceituação Na conceituação do célebre Clóvis Beviláqua: é o complexo das normas reguladoras das relações jurídicas referentes às coisas suscetíveis de apropriação pelo homem.. 2.

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito PERÍODO: 8º Semestre DISCIPLINA: Direitos Reais CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 66 horas I EMENTA Fundamentos históricos e constitucionais.

Leia mais

DO CONCEITO DE USUCAPIÃO

DO CONCEITO DE USUCAPIÃO DO CONCEITO DE USUCAPIÃO Conceito: Usucapião é modo de aquisição da propriedade (ou outro direito real), que se dá pela posse continuada, durante lapso temporal, atendidos os requisitos de lei. LOCALIZAÇÃO

Leia mais

Teoria Geral das Coisas. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Teoria Geral das Coisas. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Teoria Geral das Coisas Objetivos O objetivo desta aula será apresentar a teoria geral das coisas iniciando-se com um breve relato sobre o Direito das Coisas, seguindo-se para a diferença entre o direito

Leia mais

Direito Civil. Posse e sua Classificação. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Posse e sua Classificação. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Posse e sua Classificação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Propriedade.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Propriedade. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (21/05/2018) Propriedade. Extensão do direito de propriedade e Restrições ao direito de propriedade.

Leia mais

DIREITO CIVIL IV AULA 2: Posse (Conceitos Gerais)

DIREITO CIVIL IV AULA 2: Posse (Conceitos Gerais) DIREITO CIVIL IV AULA 2: Posse (Conceitos Gerais) Aula 2: POSSE (noções gerais) 1. Evolução histórica, conceito e características A posse é uma situação de fato, enquanto a propriedade é uma situação de

Leia mais

DAS AÇÕES POSSESSÓRIAS

DAS AÇÕES POSSESSÓRIAS DAS AÇÕES POSSESSÓRIAS Posse para Savigny Posse é um fato que se converte em direito justamente pelos interditos concedidos pelo ordenamento Posse para Ihering Teoria da defesa complementar da propriedade

Leia mais

Prof. Antonio Carlos Morato - Esta aula é protegida de acordo com o artigo 7º, II da Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais)

Prof. Antonio Carlos Morato - Esta aula é protegida de acordo com o artigo 7º, II da Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais) Direitos Reais (DCV0312) Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Departamento de Direito Civil Professor Associado Antonio Carlos Morato 3º ANO - PERÍODO NOTURNO 2018 Prof. Antonio Carlos Morato

Leia mais

Resolução a) Artigo 475: Resolve e perdas e danos ou cumprimento mais perdas e danos. Obs.: Teoria do Adimplemento Substancial

Resolução a) Artigo 475: Resolve e perdas e danos ou cumprimento mais perdas e danos. Obs.: Teoria do Adimplemento Substancial CONTRATOS - INADIMPLEMENTO Resolução a) Artigo 475: Resolve e perdas e danos ou cumprimento mais perdas e danos. Obs.: Teoria do Adimplemento Substancial b) Resolução por onerosidade excessiva: evento

Leia mais

DIREITOS REAIS Noções introdutórias de Direitos Reais: Características dos Direitos Reais: Posse:...

DIREITOS REAIS Noções introdutórias de Direitos Reais: Características dos Direitos Reais: Posse:... DIREITO CIVIL IV DIREITOS REAIS... 152 1. Noções introdutórias de Direitos Reais:... 153 2. Características dos Direitos Reais:... 155 3. Posse:... 157 3.1. Natureza Jurídica Antiga da POSSE:... 158 3.2.

Leia mais

Direito Civil. Dos Direitos Reais Sobre Coisas Alheias. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Dos Direitos Reais Sobre Coisas Alheias. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Dos Direitos Reais Sobre Coisas Alheias Prof. Marcio Pereira DIREITOS REAIS SOBRE COISAS ALHEIAS (art. 1225 CC) São classificados em: Direitos reais de gozo e fruição :superfície, servidão,

Leia mais

1. Dos Direitos Reais versus os Direitos Obrigacionais

1. Dos Direitos Reais versus os Direitos Obrigacionais 1. Dos Direitos Reais versus os Direitos Obrigacionais No direito obrigacional, em regra, imediatamente há a identificação do sujeito ativo e do sujeito passivo da relação jurídica, ou seja, quem receberá

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Mandato.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Mandato. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 16/11/2017). Mandato. Conceito: é o contrato pelo qual uma pessoa se obriga a realizar negócios jurídicos ou

Leia mais

INTRODUÇÃO + TEORIAS EXPLICATIVAS

INTRODUÇÃO + TEORIAS EXPLICATIVAS INTRODUÇÃO + TEORIAS EXPLICATIVAS POSSE A posse é um tema estudado de forma setorizada, pois não pode ser confundida com direito real ou obrigacional. A posse é uma situação fática que, devido a sua repercussão,

Leia mais

Direitos Reais. Prof. Antonio Carlos Morato - Esta aula é protegida de acordo com o artigo 7º, II da Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais)

Direitos Reais. Prof. Antonio Carlos Morato - Esta aula é protegida de acordo com o artigo 7º, II da Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais) Direitos Reais 3º ANO - PERÍODO NOTURNO 2015 Apresentação do Curso Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Departamento de Direito Civil Professor Doutor Antonio Carlos Morato Indicações Bibliográficas

Leia mais

É o conjunto de regras reguladoras das relações jurídicas entre as pessoas e os bens materiais.

É o conjunto de regras reguladoras das relações jurídicas entre as pessoas e os bens materiais. DIREITO DAS COISAS É o conjunto de regras reguladoras das relações jurídicas entre as pessoas e os bens materiais. Posse Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de

Leia mais

DIREITO CIVIL A função social da propriedade e limitações ao exercício do direito de propriedade

DIREITO CIVIL A função social da propriedade e limitações ao exercício do direito de propriedade A função social da propriedade e limitações ao exercício do direito de propriedade Art. 1.228. O proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la do poder de quem

Leia mais

1. Conceito. - Conceito: Posse é o exercício aparente de uma das faculdades, ou poderes inerentes ao direito de propriedade.(cc, art ).

1. Conceito. - Conceito: Posse é o exercício aparente de uma das faculdades, ou poderes inerentes ao direito de propriedade.(cc, art ). AULA 02: Da Posse 1. Conceito - Conceito: Posse é o exercício aparente de uma das faculdades, ou poderes inerentes ao direito de propriedade.(cc, art. 1.196). - Poderes inerentes à propriedade: Usar, gozar

Leia mais

OPERAÇÕES IMOBILIÁRIAS I

OPERAÇÕES IMOBILIÁRIAS I OPERAÇÕES IMOBILIÁRIAS I ARMINDO DE CASTRO JÚNIOR E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage: www.armindo.com.br Facebook: Armindo Castro Celular: (82) 9143-7312 DIREITO DA PROPRIEDADE O quê é direito de

Leia mais

Módulo 16 Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana IPTU. Fato gerador. Contribuinte.

Módulo 16 Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana IPTU. Fato gerador. Contribuinte. Módulo 16 Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana IPTU. Fato gerador. Contribuinte. Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU Constituição Federal: Art. 156. Compete

Leia mais

GEORGIOS ALEXANDRIDIS

GEORGIOS ALEXANDRIDIS GEORGIOS ALEXANDRIDIS Leiloeiro Oficial do Estado de São Paulo e Advogado Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2016) Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2008) Especialista

Leia mais

BLOCO I DIREITOS REAIS

BLOCO I DIREITOS REAIS Temas do Edital a serem abordados: BLOCO I DIREITOS REAIS 7. Direitos reais e obrigacionais. Conceito, natureza e distinção. 8. Posse. Conceito, classificação, aquisição e perda. Efeitos da posse. 9. Propriedade.

Leia mais

Legale Pós Graduação. Posse e Propriedade em Direito de Família Prof. SANG DUK KIM

Legale Pós Graduação. Posse e Propriedade em Direito de Família Prof. SANG DUK KIM Legale Pós Graduação Posse e Propriedade em Direito de Família Prof. SANG DUK KIM Teoria Geral da Posse Origens históricas desconhecidas, talvez remonte a idéia da civilização do ser humano. Cenas iniciais

Leia mais

QUADRO GERAL AQUISIÇÃO DA PROPRIEDADE MÓVEL 9/18/2016. Modos derivados e originários. Aula 06. Prof. Cristiano de Sousa Zanetti

QUADRO GERAL AQUISIÇÃO DA PROPRIEDADE MÓVEL 9/18/2016. Modos derivados e originários. Aula 06. Prof. Cristiano de Sousa Zanetti AQUISIÇÃO DA PROPRIEDADE MÓVEL Aula 06 QUADRO GERAL Modos derivados e originários 1 DICOTOMIA Usucapião Ocupação Originários Especificação Modos Tesouro União de coisas Tradição Confusão Comistão Adjunção

Leia mais

Obs. 1: Sujeitos da relação jurídica (teoria realista x teoria personalista) Obs. 2: Natureza das normas que disciplinam os direitos reais

Obs. 1: Sujeitos da relação jurídica (teoria realista x teoria personalista) Obs. 2: Natureza das normas que disciplinam os direitos reais AULA 01 PRELIMINARES I BENS E COISAS II DIREITO DAS COISAS III CARACTERÍSTICAS DOS DIREITOS REAIS (em contraposição com as dos direitos pessoais) a) Caráter absoluto b) Direito de seqüela c) Individualidade

Leia mais

DIREITO DAS COISAS DIREITO DAS COISAS E DIREITOS REAIS. Direito das Coisas - é uma expressão mais ampla, que inclui a posse e os Direitos Reais.

DIREITO DAS COISAS DIREITO DAS COISAS E DIREITOS REAIS. Direito das Coisas - é uma expressão mais ampla, que inclui a posse e os Direitos Reais. DIREITO DAS COISAS DIREITO DAS COISAS E DIREITOS REAIS Direito das Coisas - é uma expressão mais ampla, que inclui a posse e os Direitos Reais. Direitos Reais - Conjunto de normas que tem como finalidade

Leia mais

Efeitos da posse, Proteção possessória, Percepção dos frutos, Responsabilização pela perda, Indenização das benfeitorias, Ações possessórias, Má-fé

Efeitos da posse, Proteção possessória, Percepção dos frutos, Responsabilização pela perda, Indenização das benfeitorias, Ações possessórias, Má-fé Curso de Direito - Parte Especial - Livro III - Do Direito das Coisas - Prof. Ovídio Mendes - Fundação Santo André 1 / 7 DOS EFEITOS DA POSSE P A R T E E S P E C I A L LIVRO III DO DIREITO DAS COISAS TÍTULO

Leia mais

DIREITO CIVIL CLASSIFICAÇÕES DA POSSE Danilo D. Oyan

DIREITO CIVIL CLASSIFICAÇÕES DA POSSE Danilo D. Oyan DIREITO CIVIL CLASSIFICAÇÕES DA POSSE Danilo D. Oyan JUS POSSIDENDI = direito à posse que resulta do direito de propriedade. O possuidor tem a posse e também é proprietário. O titular pode perder a posse

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Promessa de Compra e Venda: a) Conceito: São direitos reais de aquisição os adquiridos em favor do compromissário

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

Direito Civil. Direito de Propriedade. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Direito de Propriedade. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Direito de Propriedade Prof. Marcio Pereira São formas de aquisição da propriedade derivada: sucessão (por causa mortis) e registro (por ato inter vivos) FORMAS DE AQUISIÇÃO DA PROPRIEDADE

Leia mais

Direito das Coisas Generalidades

Direito das Coisas Generalidades Direito das Coisas Generalidades DIREITO DAS COISAS 1. Conceito: conjunto de normas reguladoras das relações jurídicas referentes às coisas suscetíveis de apropriação pelo homem (Clóvis Beviláqua) 2. Coisa(gênero)

Leia mais

OAB Direito Civil Posse e Propriedade Nilmar de Aquino Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

OAB Direito Civil Posse e Propriedade Nilmar de Aquino Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. OAB Direito Civil Posse e Propriedade Nilmar de Aquino 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Prof.: Nilmar de Aquino POSSE E PROPRIEDADE DIREITO DAS COISAS DIREITO

Leia mais

ATOS UNILATERAIS (Prof. Laryssa Cesar)

ATOS UNILATERAIS (Prof. Laryssa Cesar) ATOS UNILATERAIS 1. CONCEITO: manifestações volitivas unilaterais PROMESSA DE RECOMPENSA GESTAO DE NEGÓCIOS ENRIQUECIMENTO SEM CAUSA PAGAMENTO INDEVIDO ART. 854 Art. 861 Art. 884 Art. 876 Obrigação instituída

Leia mais

1. Direito das coisas 2. Posse 3. Classificação da Posse 4. Ações ou Interdito possessórios 5. Propriedade

1. Direito das coisas 2. Posse 3. Classificação da Posse 4. Ações ou Interdito possessórios 5. Propriedade CURSO EXTENSIVO FINAL DE SEMANA OAB 2012.2 Disciplina DIREITO CIVIL Aula 07 EMENTA DA AULA 1. Direito das coisas 2. Posse 3. Classificação da Posse 4. Ações ou Interdito possessórios 5. Propriedade GUIA

Leia mais

1. DIREITO REAL DE SUPERFÍCIE

1. DIREITO REAL DE SUPERFÍCIE 1 DIREITO CIVIL DIREITO CIVIL PONTO 1: Direito Real de Superfície PONTO 2: Direito Real de Servidão PONTO 3: Direito Real de Usufruto PONTO 4: Direito Real de Uso PONTO 5: Direito Real de Habitação PONTO

Leia mais

CURSO DE DIREITO PLANO DE CURSO

CURSO DE DIREITO PLANO DE CURSO CURSO DE DIREITO Componente Curricular: DIREITO CIVIL IV Código: DIR 363 Pré-requisito: DIREITO CIVIL I Período Letivo: 2016.1 Professor: Ronaldo Soares Titulação: Mestre CH Total: 60h Turma: 5º Semestre

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 23/11/2017). Classificação da posse e espécies. 1- Posse direta e indireta. Direta A posse pode ser desmembrada

Leia mais

Classificação da Posse. Classificação da posse. Características da Posse PERDA DA POSSE POSSE

Classificação da Posse. Classificação da posse. Características da Posse PERDA DA POSSE POSSE POSSE Teoria Subjetiva (Savigny)- possuidor necessita de poder físico sobre a coisa com intenção de dono, logo constituem elementos da posse o animus e o corpus Teoria Objetiva (Ihering) possuidor é representado

Leia mais

8/7/2016. INTRODUÇÃO Aula 01. Prof. Cristiano de Sousa Zanetti Prof. Cristiano de Sousa Zanetti

8/7/2016. INTRODUÇÃO Aula 01. Prof. Cristiano de Sousa Zanetti Prof. Cristiano de Sousa Zanetti INTRODUÇÃO Aula 01 PREÂMBULO 1 CÓDIGO CIVIL Parte Geral Pessoas Bens Fatos jurídicos Parte Especial Obrigações Empresa Coisas Família Sucessões BGB - 1900 90 Begriff der Sache Sachen im Sinne des Gestezes

Leia mais

DIREITO CIVIL IV. AULA 7: Aquisição da Propriedade. Usucapião. Prof. Ms. Luane Lemos

DIREITO CIVIL IV. AULA 7: Aquisição da Propriedade. Usucapião. Prof. Ms. Luane Lemos DIREITO CIVIL IV AULA 7: Aquisição da Propriedade. Usucapião Prof. Ms. Luane Lemos Modos de aquisição da propriedade imobiliária Registro de título Acessões imobiliárias Usucapião 3.1 Conceito e natureza

Leia mais

DIREITOS REAIS: PROPRIEDADE

DIREITOS REAIS: PROPRIEDADE DIREITOS REAIS: PROPRIEDADE DIREITO CIVIL baixe e salve em seu aparelho digital KULTIVI www.kultivi.com Direitos Reais: Propriedade Direito Civil Os ebooks interativos da Kultivi são uma boa ferramenta

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2009/02 DISCIPLINA: DIREITO CIVIL V PROFESSOR: CLARA DE SOUZA MARTINS BOECHAT TURMA: 7ºDM e 7ºEN

Leia mais