Vilde Rodrigues de Oliveira. Capillaria spp. em dois Felinos: Relato de caso

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Vilde Rodrigues de Oliveira. Capillaria spp. em dois Felinos: Relato de caso"

Transcrição

1 0 Vilde Rodrigues de Oliveira Capillaria spp. em dois Felinos: Relato de caso Natal/RN 2016

2 1 Vilde Rodrigues de Oliveira Capillaria spp. em dois Felinos: relato de caso Monografia apresentada como requisito final à obtenção do Título de Aperfeiçoamento no Curso de Pós-Graduação, Aperfeiçoamento em Clínica Médica e Cirurgia de Pequenos Animais, da EQUALIS ensino e qualificação superior, da Fundação Educacional Jayme de Altavila, orientada pela MSc Lylian Karlla Gomes de Medeiros. Natal/RN 2016

3 2

4 3 Dedicatória Dedico este trabalho à minha mãe, Ozineide Rodrigues Lopes de Oliveria, ao meu pai, Wilde Damasio de Oliveira e à minha irmã, Natalia Rodrigues de Oliveira, por estarem sempre ao meu lado!

5 4 Agradecimento Todo o esforço seria em vão não fossem aqueles que, direta ou indiretamente, contribuíram com este trabalho. A todos meus mais sinceros agradecimentos.

6 5 "Não precisamos de mais dinheiro, não precisamos de mais sucesso ou fama, não precisamos do corpo perfeito, nem mesmo do parceiro perfeito, agora mesmo, neste momento exato, dispomos da mente, que é todo o equipamento básico de que precisamos para alcançar a plena felicidade." Dalai Lama

7 6 Resumo Este estudo tem como objetivo relatar dois casos de capillaria spp. em felinos. Foram atendidos dois felinos jovens, do sexo feminino, sem raça definida. O primeiro animal tinha como histórico dificuldade para urinar há dois dias, enquanto que, o segundo apresentava secreção vaginal purulenta. Foram solicitados exames complementares como urinálise, hemograma, dosagens bioquímicas de uréia e creatinina, bem como, ultrassonografia abdominal. Nos dois animais foi observada a presença de ovos de Capillaria spp. no sedimento urinário. O primeiro animal apresentava sintomatologia clinica compatível com capilariose, já o segundo teve como diagnóstico piometra, tendo sido considerada a presença de ovos de Capillaria spp. apenas um achado. O tratamento estabelecido no primeiro animal foi a administração subcutânea de ivermectina em dose única associada à administração por via oral de fembendazol com repetição após 15 dias. O segundo animal recebeu apenas ivermectina subcutânea em dose única. A posterior realização de exame do sedimento urinário verificou ausência de ovos de Capillaria spp. em ambos. Pode-se concluir que a infestação por Capillaria spp. pode causar doenças no trato urinário em felinos, no entanto, casos assintomáticos também podem ocorrer e que a terapêutica adotada conferiu excelentes resultados. Palavras-chave: capilariose; fembendazol; ivermectina.

8 7 SUMÁRIO INTRODUÇÃO RELATO DE CASO RESULTADOS E DISCUSSÃO CONCLUSÃO REFERÊNCIAS... 13

9 8 INTRODUÇÃO A capilariose urinária é uma doença causada pelo parasitismo de um nematoide Capillaria spp. (INFORZATO et al., 2009). Capillaria plica e Capillaria feliscati são encontrados na bexiga, rins e ureteres de vários carnívoros domésticos e selvagens. Infecções por Capillaria em gatos domésticos têm sido relatadas em países do mundo inteiro, no entanto, não se trata de uma doença comum (VENTURA-MORALES, 2012). No Brasil é escassa a notificação da ocorrência de C. plica e C. feliscati (KLEIN et al, 1991). Fernández- Aguilar et al. (2010) afirma que há uma grande prevalência da doença em raposas nos países da Europa. Seu ciclo vital ainda é incerto, porém, acredita-se que envolve a ingestão de solo e materiais contaminados por minhocas infectadas (PAGNONCELLI et al., 2011). Em grande parte dos animais os sinais clínicos são ausentes, entretanto alguns podem apresentar polaciúria, hematúria, estrangúria e até mesmo disúria (TILLEY e SMITH JR, 2008). De acordo com Callegari et al. (2010) Capillaria plica pode contribuir para o desenvolvimento de amiloidose glomerular. O diagnóstico é baseado no exame qualitativo do sedimento urinário, onde são observados ovos de Capillaria spp. (DANTAS et al., 2008). O tratamento preconizado consiste na administração por via oral de fembendazol 50mg/kg a cada 24h durante 5 dias ou aplicação subcutânea de 0,2 mg/kg de ivermectina em dose única (PAGNONCELLI et al., 2011). Este trabalho relata 2 casos de capilariose urinária em felinos, bem como a eficácia do seu tratamento clinico.

10 9 1. RELATO DO CASO Foram atendidos no HOVET/UFCG dois felinos do sexo feminino com presença de ovos de Capillaria spp. no sedimento urinário. O primeiro animal tinha 2 anos de idade, sem raça definida, castrada e com histórico de dificuldade para urinar há dois dias. No exame físico não foram observadas alterações significativas. Foram solicitados exames complementares como urinálise, hemograma, dosagens bioquímicas de uréia e creatinina, bem como, ultrassonografia. O hemograma e os níveis de uréia e creatinina estavam normais. A ultrassonografia demonstrou aumento intensivo da celularidade da bexiga. A amostra de urina apresentava-se com aspecto límpido, coloração amarelo ouro e odor sui generis. No exame do sedimento urinário foi verificado proteinúria, células de descamação, cristais de triplo fosfato, hiperestenúria (maior que 1080), ph 6,5, bactérias e presença de ovos de Capillaria spp. A presença de ovos de Capillaria spp. permitiu o estabelecimento do diagnóstico de capilariose urinária felina. O tratamento estabelecido para a capilariose foi a administração subcutânea de 0,4mg/kg de ivermectina em dose única associada à administração por via oral de fembendazol com repetição após 15 dias. A posterior realização de exame do sedimento urinário verificou ausência de ovos de Capillaria spp. Os sinais clínicos também desapareceram. Estes achados constataram que o animal apresentava-se curado desta patologia. Figura 1 Ovos de Capillaria spp. em sedimento urinário de felino O segundo animal tinha 1 ano de idade, sem raça definida e apresentava como principal sinal clínico a presença de secreção vaginal purulenta. Os exames complementares solicitados foram hemograma, uréia, creatinina, urinálise e ultrassonografia abdominal. Hemograma, uréia e creatinina apresentavam-se dentro dos parâmetros normais para espécie. Na ultrassonografia foi observado que o útero estava aumentado e com presença de líquido e

11 10 estruturas ecogênicas, estabelecendo o diagnóstico de piometra. A urina encaminhada para o exame tinha aspecto turvo, coloração amarelo ouro e odor cítrico. Na sedimentoscopia foi observado proteinúria, densidade 1030, ph 5,5, presença de hemácias, bactérias e ovos de ovos de Capillaria spp. O animal foi submetido à cirurgia de Ovariohisterectomia como tratamento para a piometra. Para eliminação dos ovos de Capillaria spp., o animal recebeu dose única 0,4mg/kg de ivermectina por via subcutânea. Após 15 dias, não foi observada a presença de ovos de Capillaria spp. na urinálise, indicando a eliminação do parasita.

12 11 2. RESULTADOS E DISCUSSÃO A capilariose geralmente tem caráter autolimitante, porém, em altas infestações podem provocar doença do trato urinário inferior dos felinos (DANTAS et al., 2008). O primeiro animal deste relato apresentava como única sintomatologia a disúria, este sintoma também foi reportado por Pagnoncelli et al. (2011) em um felino, sendo manifestado também neste animal, a presença de incontinência urinária. Bédard et al. (2002), encontraram ovos de Capillaria spp. em um gato adulto cuja queixa clínica não tratava-se de problema urinário, sendo considerada a presença de Capillaria spp. apenas um achado, fato também observado no segundo animal deste relato. Dantas et al., (2008) verificou a ausência de alterações na bioquímica renal, e algumas alterações na urinálise, esses achados foram semelhantes aos encontrados neste relato. A presença de ovos bioperculados de Capillaria spp. no sedimento urinário diagnostica a infecção (TILLEY E SMITH JR, 2008). Foram encontrados os ovos nos dois animais do presente relato, entretanto a espécie não foi identificada devido a semelhança em os ovos de Capillaria plica e Capillaria feliscati. O tratamento adotado no primeiro animal constituiu em administração por via subcutânea de ivermectina 0,4mg/kg em dose única, assim como, fembendazol 50mg/kg com repetição após 15 dias e obteve resultado satisfatório. A utilização de 25 mg/kg de febendazol a cada 12 horas durante 10 dias foi eficaz no tratamento da capilariose em um gato de 8 meses de idade, que apresentava como sinais clínicos dor abdominal, febre, distensão da bexiga e obstrução urinária (ROSSI et al., 2011). Bédard et al. (2002) e Pagnoncelli et al. (2011) conseguiram sucesso no tratamento com utilização apenas de ivermectina 0,2mg/kg em dose única. O segundo animal deste relato também recebeu como tratamento 0,4mg/kg de ivermectina em dose única e o resultado foi adequado, com eliminação completa dos ovos.

13 12 CONCLUSÃO Pode-se concluir que a infestação por Capillaria spp. deve ser utilizada como diagnóstico diferencial na etiologia das doenças do trato urinário inferior dos felinos, entretanto, casos assintomáticos podem ser observados. O tratamento realizado com a administração de 0,4mg/kg de ivermectina por via subcutânea em dose única associado ou não a 50mg/kg de fembendazol com repetição após 15 dias conferiu resultado satisfatório.

14 13 REFERÊNCIAS BÉDARD, C.; DESNOYERS, M.; LAVALLÉE, M.C. et al. Capillaria in the bladder o an adult cat. The Canadian Veterinary Journal, v. 43, n. 12, p , CALLEGARI D.; KRAMER, L.; CANTONI, A. M. et al. Canine bladderworm (Capillaria plica) infection associated with glomerular amyloidosis. Veterinary Parasitology, v. 168, p , 2010 DANTAS, D.A.S.B.; RODRIGUES, M.C.; SOUSA, A F. et al., Infecção do trato urinário de um gato doméstico por Capillaria spp.: relato de caso., Revista Clínica Veterinária, 2008, n.76, p FERNÁNDEZ-AGUILAR, X.; MATSSON, R.; MEIJER, T. et al. Pearsonema (syn Capillaria) plica associated cystitis in a Fennoscandian arctic fox (Vulpes lagopus): a case report. Acta Veterinaria Scandinavica, v. 52, n. 39, 2010 INFORZATO G.R.; SANTOS W.R.M. NEVES, M. F. Capilariose em gatos. Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária, v.7, n.12, p , KLEIN, R. P.; RODRIGUES, M. C. Ocorrência da capillaria plica (Rudolphi, 1819) em um cão em Teresina PI. Revista Brasileira de Parasitologia, v. 1, p. 73, PAGNONCELLI, M.; FRANÇA, R.T.; MARTINS, D.B. et al. Capillaria spp. in a cat. Acta Scientiae Veterinariae, v. 39, n.3, ROSSI M.; MESSINA, N.; ARITI, G. et al. Symptomatic Capillaria plica infection in a Young European cat. Journal of Feline Medicine and Surgery, v. 13, p , 2011 TYLLEY, L.P.; SMITH JR., F.W.K. Consulta Veterinária em 5 minutos. Espécie canina e felina. 3 ed. São Paulo: Manole, p.

15 14 VENTURA-MORALES A.; ZARAGOZA-VERA, C.; SANTAMARIA-MAYO, E. Capillaria plica infection in Mexican cat. Jornal of Animal and Veterinary Advances. v. 11, n. 21, p , 2012.

ANAIS 37ºANCLIVEPA p.0877

ANAIS 37ºANCLIVEPA p.0877 1 CAPILLARIA SP. EM DOIS FELINOS: RELATO DE CASO Vilde Rodrigues de OLIVEIRA 1 ; Lylian Karlla Gomes de MEDEIROS 1 ; Márcio Eduardo de Melo BENVENUTTI 2 ; Renato Otaviano do REGO 3 ; Nayanny Morais de

Leia mais

CAPILARIOSE EM GATOS

CAPILARIOSE EM GATOS CAPILARIOSE EM GATOS INFORZATO, Guilherme Repas SANTOS, William Ribeiro Martins dos Discentes da Faculdade de Medicina Veterinária de Garça / SP, FAMED/ FAEF NEVES, Maria Francisca Docente da Faculdade

Leia mais

PLATINOSOMOSE EM FELINO DOMÉSTICO NO ESTADO DE SANTA CATARINA RELATO DE CASO

PLATINOSOMOSE EM FELINO DOMÉSTICO NO ESTADO DE SANTA CATARINA RELATO DE CASO 1 PLATINOSOMOSE EM FELINO DOMÉSTICO NO ESTADO DE SANTA CATARINA RELATO DE CASO EUNICE AKEMI KITAMURA 1, ANDRESSA VIEIRA DE MORAES 2, ELISA FISCHER 2, LUCA FRONDANA 2, VIVIANE MILCZEWSKI 1, ANDRÉ LUIZ TORRECILLAS

Leia mais

Transtornos de importância clínica no sistema urinário dos ruminantes

Transtornos de importância clínica no sistema urinário dos ruminantes Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Veterinária Clínica Médica de Grandes Animais I Transtornos de importância clínica no sistema urinário dos ruminantes Marcelo Moreira Antunes e Marcio Nunes

Leia mais

ESTUDO DE 15 CASOS DE DIOCTOPHYMA RENALE NA REGIÃO DE PELOTAS-RS STUDY OF 15 CASES IN DIOCTOPHYMA RENALE PELOTAS-RS REGION

ESTUDO DE 15 CASOS DE DIOCTOPHYMA RENALE NA REGIÃO DE PELOTAS-RS STUDY OF 15 CASES IN DIOCTOPHYMA RENALE PELOTAS-RS REGION ESTUDO DE 15 CASOS DE DIOCTOPHYMA RENALE NA REGIÃO DE PELOTAS-RS STUDY OF 15 CASES IN DIOCTOPHYMA RENALE PELOTAS-RS REGION ¹VALLE, B. D. S. ; ¹SAPIN, C. F.; ¹SILVA-MARIANO, L. C.; ¹ FIALHO-XAVIER, A. G.;

Leia mais

Medico Vet..: HAYANNE K. N. MAGALHÃES Idade...: 1 Ano(s) CRMV...: 2588 Data da conclusão do laudo.:24/04/2019 URINÁLISE

Medico Vet..: HAYANNE K. N. MAGALHÃES Idade...: 1 Ano(s) CRMV...: 2588 Data da conclusão do laudo.:24/04/2019 URINÁLISE Análise Clínica No.001049702 Data de Coleta: 23/04/2019 1/4 Nome...: MEL FERNANDES CALDAS Prop...: LILIAN FERNANDES CALDAS Especie...: CANINA Fone...: 32936815 Raça...: POODLE Clínica Vet.: ZOOVET Sexo...:

Leia mais

Avaliação e Distúrbios Renais e Urinários

Avaliação e Distúrbios Renais e Urinários Avaliação e Distúrbios Renais e Urinários Funções do Rim Manutenção do equilíbrio hidro-eletrolítico Manutenção do Equilíbrio Ácido- Básico Produção de Hormônios Funções do Rim Fisiologia da Formação

Leia mais

INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO

INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO Trato urinário superior Rins Ureteres Professora: Juliana Peloi Vides Trato urinário inferior Bexiga Uretra FREQUENTES!!! Parênquima renal Pelve renal Ureteres Bexiga Uretra

Leia mais

INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA EM GATOS

INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA EM GATOS INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA EM GATOS Rafael Fighera Laboratório de Patologia Veterinária Hospital Veterinário Universitário Universidade Federal de Santa Maria Definição da síndrome Insuficiência renal Insuficiência

Leia mais

3/6/ 2014 Manuela Cerqueira

3/6/ 2014 Manuela Cerqueira 3/6/ 2014 Manuela Cerqueira He, aí não!!! Anatomia: Anatomia: Túbulo proximal Túbulo distal Hansa de Henle Glomérulo Ducto colector Funções mais importantes do rim: Regulação do volume e composição dos

Leia mais

AVALIAÇÃO LABORATORIAL DA FUNÇÃO RENAL

AVALIAÇÃO LABORATORIAL DA FUNÇÃO RENAL AVALIAÇÃO LABORATORIAL DA FUNÇÃO RENAL AVALIAÇÃO LABORATORIAL DA FUNÇÃO RENAL 1. EXAME DE URINA Cor Aspecto Densidade urinária ph Glicosúria Proteinúria Pigmentos e Sais biliares Hemoglobinúria e Mioglobinúria

Leia mais

Prof. Ms. Elton Pallone de Oliveira. Exames laboratoriais: definição, tipos, indicação, cuidados pré e pós exame. Urinálise

Prof. Ms. Elton Pallone de Oliveira. Exames laboratoriais: definição, tipos, indicação, cuidados pré e pós exame. Urinálise Exames laboratoriais: definição, tipos, indicação, cuidados pré e pós exame. Urinálise Objetivos Saber a definição, tipos, indicações e principais cuidados pré e pós exame de urinálise e parasitológico.

Leia mais

11º Imagem da Semana: Ultrassonografia dos rins e vias urinárias

11º Imagem da Semana: Ultrassonografia dos rins e vias urinárias 11º Imagem da Semana: Ultrassonografia dos rins e vias urinárias Enunciado Paciente do sexo feminino, 8 anos, há 2 dias com hematúria macroscópica e dor abdominal difusa leve à esclarecer. Pressão arterial

Leia mais

1/100 RP Universidade de São Paulo 1/1 INSTRUÇÕES PROCESSO SELETIVO PARA INÍCIO EM ª FASE: GRUPO 5: VETERINÁRIA

1/100 RP Universidade de São Paulo 1/1 INSTRUÇÕES PROCESSO SELETIVO PARA INÍCIO EM ª FASE: GRUPO 5: VETERINÁRIA 1/100 1 1/1 RP 2018 2ª Fase Prova Dissertativa P2 (08/10/2017) ASSINATURA DO CANDIDATO I Universidade de São Paulo Brasil FABDEÇGH ABUIJKLUNÁKUE PEKE H IJLNUQAREK CO34556O 78 98547:;C4< 3M=T4>9O?4554O;

Leia mais

RELATO DE CASO UROLITÍASE VESICAL E PIOMETRA EM CADELA DA RAÇA POODLE

RELATO DE CASO UROLITÍASE VESICAL E PIOMETRA EM CADELA DA RAÇA POODLE RELATO DE CASO UROLITÍASE VESICAL E PIOMETRA EM CADELA DA RAÇA POODLE HORÁCIO, Jhennyfer Aparecida de Jesus 1 MOMESSO, Cintia Giselle 2 ANDREO, Julyan César Prudente de Oliveira 3 RESUMO O presente trabalho

Leia mais

Urinálise Sedimentoscopia Identificação

Urinálise Sedimentoscopia Identificação Caso Clínico Item EAS04 Paciente masculino, 58 anos, procurou o serviço de emergência do hospital com queixa de dor na altura dos rins. Foram solicitados exames de rotina para avaliação do quadro do paciente,

Leia mais

URETEROTOMIA COMO TRATAMENTO DE OBSTRUÇÃO URETERAL PARCIAL EM UM CÃO RELATO DE CASO

URETEROTOMIA COMO TRATAMENTO DE OBSTRUÇÃO URETERAL PARCIAL EM UM CÃO RELATO DE CASO 1 URETEROTOMIA COMO TRATAMENTO DE OBSTRUÇÃO URETERAL PARCIAL EM UM CÃO RELATO DE CASO URETEROTOMY AS TREATMENT OF PARTIAL URETERAL OBSTRUCTION IN A DOG CASE REPORT ¹MILTON MIKIO MORISHIN FILHO, ²ANA PAULA

Leia mais

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Disponível em: <http://www.pubvet.com.br/texto.php?id=455>.

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Disponível em: <http://www.pubvet.com.br/texto.php?id=455>. PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Disponível em: . Diagnóstico ultra-sonográfico de dioctofimose em cão relato de caso Bruna Junca Pereira

Leia mais

Material para Colheita

Material para Colheita URINÁLISE Material para Colheita Métodos de Colheita Micção Natural, cateterismo, compressão vesical, cistocentese Bovinos, equinos,, caninos, felinos 1 Bovinos - Métodos de Colheita - Micção Natural Cateterismo

Leia mais

DIOCTOFIMOSE RENAL EM CÃO RELATO DE CASO

DIOCTOFIMOSE RENAL EM CÃO RELATO DE CASO DIOCTOFIMOSE RENAL EM CÃO RELATO DE CASO SILVA, Gabriella Karine Yamanouye 1 SOUZA, Elienai Luis 2 ABREU, Hudson Felipe Porto 3 BALDOTTO, Suelen Berger 4 1 Discente do curso de graduação em Medicina Veterinária

Leia mais

PROTOCOLO MÉDICO CÓLICA NEFRÉTICA. Área: Médica Versão: 1ª

PROTOCOLO MÉDICO CÓLICA NEFRÉTICA. Área: Médica Versão: 1ª Página: 1 de 8 1. Introdução: A causa mais frequente da cólica nefrética é a passagem do cálculo pelo trato urinário, sendo a incidência anual de 16 casos para cada 1000 pessoas. O reconhecimento rápido

Leia mais

PREVALÊNCIA DE PARASITOS INTESTINAIS EM GATOS DOMÉSTICOS JOVENS COM DIARREIA PREVALENCE OF INTESTINAL PARASITES IN YOUNG DOMESTIC CATS WITH DIARRHEA

PREVALÊNCIA DE PARASITOS INTESTINAIS EM GATOS DOMÉSTICOS JOVENS COM DIARREIA PREVALENCE OF INTESTINAL PARASITES IN YOUNG DOMESTIC CATS WITH DIARRHEA PREVALÊNCIA DE PARASITOS INTESTINAIS EM GATOS DOMÉSTICOS JOVENS COM DIARREIA PREVALENCE OF INTESTINAL PARASITES IN YOUNG DOMESTIC CATS WITH DIARRHEA Bethânia Ferreira BASTOS 1* ; Adrielle Spinelli da CRUZ

Leia mais

Avaliação e Distúrbios Renais e Urinários

Avaliação e Distúrbios Renais e Urinários Avaliação e Distúrbios Renais e Urinários Funções do Rim Manutenção do equilíbrio hidro-eletrolítico Manutenção do Equilíbrio Ácido- Básico Produção de Hormônios Funções do Rim Fisiologia da Formação

Leia mais

INFECÇÃO TRATO URINÁRIO UDC 2 016

INFECÇÃO TRATO URINÁRIO UDC 2 016 INFECÇÃO TRATO URINÁRIO PROF M V MSC. ANTONIO CEREDA UDC 2 016 CLÍNICA M ÉDICA II ITU É definida como a colonização bacteriana de porções do trato urinário que normalmente são estéreis (rins, ureteres,

Leia mais

Alterações no Trato Urinário

Alterações no Trato Urinário Alterações no Trato Urinário PPCSA Profª Daniele C D Zimon Profª Adriana Cecel Guedes Aparelho Urinário Rim Infecções do Trato Urinário As infecções do trato urinário (ITUs) são causadas por micoorganismos

Leia mais

UROLITÍASE VESICAL RELATO DE UM CASO 1.INTRODUÇÃO

UROLITÍASE VESICAL RELATO DE UM CASO 1.INTRODUÇÃO UROLITÍASE VESICAL RELATO DE UM CASO SPADER 1, Melissa Borba; XAVIER 1, Fernanda da Silva; FERREIRA. 1 Lilian das Neves; SILVA 2, Fábio da Silva e; CUNHA 3, Guinter da, ARAUJO, Gilka Alonso 4 1 Residente

Leia mais

Avaliação laboratorial da função renal - Parte I

Avaliação laboratorial da função renal - Parte I Avaliação laboratorial da função renal - Parte I Prof. Adjunto Paulo César Ciarlini Laboratório Clínico Veterinário Ciarlini@fmva.unesp.br www.seefido.com ANATOMIA RENAL V. Cava caudal Rim direito Aorta

Leia mais

UrináliseSedimentoscopia

UrináliseSedimentoscopia UrináliseSedimentoscopia FTC- Curso de Enfermagem Profa. Astria Ferrão 2018 3. Exame microscópico (sedimentoscopia) Células epiteliais Hemácias Leucócitos Cilindros Cristais Microrganismos Outros elementos.

Leia mais

Abordagem do Paciente Renal. Abordagem do Paciente Renal. Abordagem do Paciente Renal. Síndromes Nefrológicas. Síndrome infecciosa: Infecciosa

Abordagem do Paciente Renal. Abordagem do Paciente Renal. Abordagem do Paciente Renal. Síndromes Nefrológicas. Síndrome infecciosa: Infecciosa Continuuns The types and risks of kidney disease change across the life cycle. Julie R. Ingelfinger et al. Nephrol. Dial. Transplant. 2016;31:327-331 The Author 2016. Published by Oxford University Press

Leia mais

Análise Clínica No Data de Coleta: 07/06/2019 1/6 Prop...: REBECCA ESMERALDO LIMA DA SILVEIRA Especie...: CANINA Fone...

Análise Clínica No Data de Coleta: 07/06/2019 1/6 Prop...: REBECCA ESMERALDO LIMA DA SILVEIRA Especie...: CANINA Fone... 1/6 Nome...: FILO Prop...: REBECCA ESMERALDO LIMA DA Especie...: CANINA Fone...: 0 Raça...: BULLDOG FRANCES Clínica Vet.: ZOOVET Sexo...: FEMININO Medico Vet..: KARINE DA SILVA Idade...: 4 Ano(s) CRMV...:

Leia mais

TÍTULO: INCIDÊNCIA DE INFECÇÃO URINÁRIA ENTRE HOMENS E MULHERES NO MUNICÍPIO DE AGUAÍ EM PACIENTES QUE UTILIZAM O SUS

TÍTULO: INCIDÊNCIA DE INFECÇÃO URINÁRIA ENTRE HOMENS E MULHERES NO MUNICÍPIO DE AGUAÍ EM PACIENTES QUE UTILIZAM O SUS TÍTULO: INCIDÊNCIA DE INFECÇÃO URINÁRIA ENTRE HOMENS E MULHERES NO MUNICÍPIO DE AGUAÍ EM PACIENTES QUE UTILIZAM O SUS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: BIOMEDICINA INSTITUIÇÃO:

Leia mais

Módulo 1 ABORDAGEM E OPÇÕES TERAPÊUTICAS NO DOENTE COM LITÍASE RENAL AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA CÓLICA RENAL 3 OBSERVAÇÃO 4 OPÇÕES TERAPÊUTICAS

Módulo 1 ABORDAGEM E OPÇÕES TERAPÊUTICAS NO DOENTE COM LITÍASE RENAL AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA CÓLICA RENAL 3 OBSERVAÇÃO 4 OPÇÕES TERAPÊUTICAS ABORDAGEM E OPÇÕES TERAPÊUTICAS NO DOENTE COM LITÍASE RENAL Módulo 1 Palestrante: Dr. Luis Miguel Abranches Monteiro Urologia Moderador: Prof. Carlos Martins Medicina Geral e Familiar 01 Abril 2017 URO/2017/0010/PTp,

Leia mais

Data da conclusão do laudo.:22/07/2019 URINÁLISE. Resultados: SONDA MICÇÃO CISTOCENTESE

Data da conclusão do laudo.:22/07/2019 URINÁLISE. Resultados: SONDA MICÇÃO CISTOCENTESE 1/5 Nome...: MEL SANTOS Prop...: DAYANA DOS SANTOS SILVA Especie...: CANINA Fone...: ZOOVET Raça...: S.R.D. Clínica Vet.: ZOOVET Sexo...: FEMININO Medico Vet..: KARINE DA SILVA Idade...: 8 Ano(s) CRMV...:

Leia mais

UROLITÍASE OBSTRUTIVA EM OVINOS

UROLITÍASE OBSTRUTIVA EM OVINOS UROLITÍASE OBSTRUTIVA EM OVINOS Ariane Dantas 1, Maria Fernanda Correia da Silva Carrega 2, Luiz Gustavo Bicas Barbosa 3 1 Doutoranda do Programa de Biotecnlogia Animal da Faculdade de Medicina Veterinária

Leia mais

[ERLICHIOSE CANINA]

[ERLICHIOSE CANINA] [ERLICHIOSE CANINA] 2 Erlichiose Canina A Erlichiose Canina é uma hemoparasitose causada pela bactéria Erlichia sp. Essa bactéria parasita, geralmente, os glóbulos brancos (neste caso, Erlichia canis)

Leia mais

INSUFICIÊNCIA HEPÁTICA CRÔNICA EM GATOS

INSUFICIÊNCIA HEPÁTICA CRÔNICA EM GATOS INSUFICIÊNCIA HEPÁTICA CRÔNICA EM GATOS Rafael Fighera Laboratório de Patologia Veterinária Hospital Veterinário Universitário Universidade Federal de Santa Maria SUSPEITANDO DE INSUFICIÊNCIA HEPÁTICA

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina VET362 Laboratório Clínico Veterinário

Programa Analítico de Disciplina VET362 Laboratório Clínico Veterinário 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Veterinária - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 5 Carga horária semanal Períodos

Leia mais

PRIMEIRO DIAGNÓSTICO DE PLATINOSOMOSE EM FELINOS DO HOSPITAL VETERINÁRIO DO IFPB CAMPUS SOUSA

PRIMEIRO DIAGNÓSTICO DE PLATINOSOMOSE EM FELINOS DO HOSPITAL VETERINÁRIO DO IFPB CAMPUS SOUSA 1 PRIMEIRO DIAGNÓSTICO DE PLATINOSOMOSE EM FELINOS DO HOSPITAL VETERINÁRIO DO IFPB CAMPUS SOUSA FIRST DIAGNOSIS OF PLATINOSOMOSIS IN FELINES OF THE VETERINARY HOSPITAL OF IFPB - CAMPUS SOUSA Morgana Alves

Leia mais

ENFERMAGEM EXAMES LABORATORIAIS. Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM EXAMES LABORATORIAIS. Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM Aula 3 Profª. Tatiane da Silva Campos EXAME DE URINA DE ROTINA Sinonímia: Urina do tipo 1; Urina parcial; EAS (elementos anormais e sedimento); Sumário de urina; EQU (exame químico de urina);

Leia mais

Estudo de segurança do Trissulfin SID (400 mg) administrado em gatos jovens e adultos pela via oral durante 21 dias consecutivos.

Estudo de segurança do Trissulfin SID (400 mg) administrado em gatos jovens e adultos pela via oral durante 21 dias consecutivos. Estudo de segurança do Trissulfin SID (400 mg) administrado em gatos jovens e adultos pela via oral durante 21 dias consecutivos. (Resumo de dados) O estudo foi conduzido no gatil da Fazenda Experimental

Leia mais

TUBERCULOSE HEPÁTICA EM CÃO HEPATIC TUBERCULOSIS IN DOG

TUBERCULOSE HEPÁTICA EM CÃO HEPATIC TUBERCULOSIS IN DOG 1 TUBERCULOSE HEPÁTICA EM CÃO HEPATIC TUBERCULOSIS IN DOG Amanda Batista da CUNHA¹; Nayara da Paixão MONTEIRO ¹; Ana Celi Santos COSTA ² ; Gabriela Melo Alves dos SANTOS¹; Mário José Costa CARNEIRO¹; Maria

Leia mais

EXAME DE URETROGRAFIA CONTRASTADA PARA DIAGNÓSTICO DE RUPTURA URETRAL EM CANINO RELATO DE CASO

EXAME DE URETROGRAFIA CONTRASTADA PARA DIAGNÓSTICO DE RUPTURA URETRAL EM CANINO RELATO DE CASO 97 ISSN: 23170336 EXAME DE URETROGRAFIA CONTRASTADA PARA DIAGNÓSTICO DE RUPTURA URETRAL EM CANINO RELATO DE CASO ADAMS, M. I. 1, SANTOS, G. A. dos. 2 Resumo: O estudo teve como objetivo relatar, através

Leia mais

Urinálise. João Batista Costa Neto, PharmD

Urinálise. João Batista Costa Neto, PharmD Urinálise João Batista Costa Neto, PharmD Apresentação Farmacêutico Bioquímico pela Universidade Federal de Santa Maria/RS; Residência em Análises Clínicas HU/UFSM/RS; Especialista em Onco-hematologia

Leia mais

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1 1 TROMBOEMBOLISMO AÓRTICO EM FELINO COM CARDIOMIOPATIA HIPERTRÓFICA RELATO DE CASO LORENA GATTO-FUSETTI (1), ALINE PETROLINI FLORIANO (2), SUZANE NOTAROBERTO (3) (1) Estudante do curso de Medicina Veterinária

Leia mais

PATOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR

PATOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR PATOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR Prof. Rafael Fighera Serviço de Consultoria Diagnóstica Veterinária Laboratório de Patologia Veterinária Hospital Veterinário Universitário Universidade Federal de Santa

Leia mais

INFECÇÃO URINÁRIA. BIBLIOGRAFIA: EXAME DE URINA E PATOLOGIAS ASSOCIADAS Nadilson Cunha

INFECÇÃO URINÁRIA. BIBLIOGRAFIA: EXAME DE URINA E PATOLOGIAS ASSOCIADAS Nadilson Cunha INFECÇÃO URINÁRIA BIBLIOGRAFIA: EXAME DE URINA E PATOLOGIAS ASSOCIADAS ÍNDICE Epidemiologia Sintomatologia Etiologia Diagnóstico Diagnóstico diferencial Fatores facilitadores Refluxo Vésico Uretral (RVU)

Leia mais

Anais do 38º CBA, p.0882

Anais do 38º CBA, p.0882 ESTUDO RETROSPECTIVO DE ALTERAÇÕES ABDOMINAIS DIAGNOSTICAS POR EXAME RADIOGRÁFICO NO ANO DE 2015 NO HOSPITAL VETERINÁRIO FRANCISCO EDILBERTO UCHOA LOPES EM SÃO LUÍS MARANHÃO RETROSPECTIVE STUDY OF DIAGNOSTIC

Leia mais

Transtornos clínicos do sistema urogenital dos

Transtornos clínicos do sistema urogenital dos Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Veterinária Clínica Médica de Grandes Animais I Transtornos clínicos do sistema urogenital dos ruminantes Marcelo Moreira Antunes e Marcio Nunes Corrêa Na conversa

Leia mais

PATOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR

PATOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR PATOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR Prof. Rafael Fighera Serviço de Consultoria Diagnóstica Veterinária Laboratório de Patologia Veterinária Hospital Veterinário Universitário Universidade Federal de Santa

Leia mais

PROPOSTA DE PLANO DE ATIVIDADES PARA BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROPOSTA DE PLANO DE ATIVIDADES PARA BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DIRETORIA DE PESQUISA PROPOSTA DE PLANO DE ATIVIDADES PARA BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Período: Agosto/2014 a Agosto/2015 RELATÓRIO

Leia mais

Ebaixo custo e que fornece informações valiosas sobre

Ebaixo custo e que fornece informações valiosas sobre COLEÇÃO CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES SOBRE UROANÁLISE VETERINÁRIA mbora seja um procedimento laboratorial simples, de Ebaixo custo e que fornece informações valiosas sobre a saúde do animal, a uroanálise

Leia mais

RESIDÊNCIA MÉDICA 2014 PROVA OBJETIVA

RESIDÊNCIA MÉDICA 2014 PROVA OBJETIVA RESIDÊNCIA MÉDICA 2014 1 Questão 1 Paciente de 23 anos, do sexo masculino, é trazido ao hospital em anasarca. Sua história clínica teve início quatro semanas antes, quando notou urina com espuma e edema

Leia mais

Relatório de Caso Clínico

Relatório de Caso Clínico Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Veterinária Departamento de Patologia Clínica Veterinária Disciplina de Bioquímica e Hematologia Clínicas (VET03/121) http://www.ufrgs.br/bioquimica

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Departamento de Veterinária Preventiva Toxoplasmose Zoonoses e Administração em Saúde Pública

Universidade Federal de Pelotas Departamento de Veterinária Preventiva Toxoplasmose Zoonoses e Administração em Saúde Pública Universidade Federal de Pelotas Departamento de Veterinária Preventiva Toxoplasmose Zoonoses e Administração em Saúde Pública Fábio Raphael Pascoti Bruhn Por que estudar a toxoplasmose Zoonose Nos EUA,

Leia mais

Introdução O Lynxacarus radovskyi é um ácaro da família Listrophoridae, com aproximadamente 0,5 mm de comprimento, que parasita as hastes dos pelos de

Introdução O Lynxacarus radovskyi é um ácaro da família Listrophoridae, com aproximadamente 0,5 mm de comprimento, que parasita as hastes dos pelos de INFESTAÇÃO DE Lynxacarus radovskyi EM GATAS DA CIDADE VIÇOSA - ALAGOAS: RELATO DE CASO. Maria de Nazaré Santos FERREIRA¹; Camila Almeida TOLEDO¹, Luiz Henrique da Silva LIMA¹, Manara Alves da Silva LEITE

Leia mais

Patologia Clínica e Cirúrgica

Patologia Clínica e Cirúrgica V e t e r i n a r i a n D o c s Patologia Clínica e Cirúrgica Prolapso Retal Definição É uma enfermidade caracterizada pela protrusão de uma ou mais camadas do reto através do ânus. Ele pode ser parcial

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO FAR07015 CITOLOGIA CLÍNICA Departamento: Ciências Farmacêuticas Professor: Renata Dalmaschio Daltoé Carga Horária: 60 h Teórico: 30 h Exercício: 0 h Laboratório: 30 h Curso: 29 - Farmácia

Leia mais

INTRODUÇÃO À BASES DIAGNÓSTICAS. Profa Sandra Zeitoun Aula 1

INTRODUÇÃO À BASES DIAGNÓSTICAS. Profa Sandra Zeitoun Aula 1 INTRODUÇÃO À BASES DIAGNÓSTICAS Profa Sandra Zeitoun Aula 1 Importância dos dados laboratoriais e de imagem Principais objetivos da medicina laboratorial: Confirmar ou complementar o diagnóstico clínico;

Leia mais

DIAGNÓSTICO CLÍNICO E HISTOPATOLÓGICO DE NEOPLASMAS CUTÂNEOS EM CÃES E GATOS ATENDIDOS NA ROTINA CLÍNICA DO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIVIÇOSA 1

DIAGNÓSTICO CLÍNICO E HISTOPATOLÓGICO DE NEOPLASMAS CUTÂNEOS EM CÃES E GATOS ATENDIDOS NA ROTINA CLÍNICA DO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIVIÇOSA 1 361 DIAGNÓSTICO CLÍNICO E HISTOPATOLÓGICO DE NEOPLASMAS CUTÂNEOS EM CÃES E GATOS ATENDIDOS NA ROTINA CLÍNICA DO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIVIÇOSA 1 Márcia Suelen Bento 2, Marcelo Oliveira Chamelete 3,

Leia mais

Urinálise Sedimentoscopia Identificação

Urinálise Sedimentoscopia Identificação Caso Clínico Item EAS04 Paciente masculino, 60 anos, transplantado renal em acompanhamento no ambulatório de pacientes transplantados. Foram solicitados o Exame físico-químico da urina e análise do sedimento

Leia mais

CARNEIRO, Rosileide dos Santos Médica Veterinária do Hospital Veterinário do Centro de Saúde e Tecnologia Rural, UFCG, Patos-PB, Brasil.

CARNEIRO, Rosileide dos Santos Médica Veterinária do Hospital Veterinário do Centro de Saúde e Tecnologia Rural, UFCG, Patos-PB, Brasil. OSTEOMIELITE EM FELINO JOVEM POR STREPTOCOCCUS spp.: RELATO DE CASO OSTEOMYELITIS IN YOUNG FELINE BY STREPTOCOCCUS spp.: CASE REPORT HENRIQUE, Fernanda Vieira Universidade Federal de Campina Grande (UFCG),

Leia mais

MEDICINA VETERINÁRIA

MEDICINA VETERINÁRIA 216-220 - MEDICINA VETERINÁRIA ORIENTAÇÕES GERAIS Sua prova será registrada em vídeo. Assim que iniciar a gravação, por favor comece falando seu nome. Após ler com atenção o caso, realize as tarefas e

Leia mais

e afecções bucais em cães:

e afecções bucais em cães: Ano 3 Nº 3 - Uso do Marbopet comprimidos para tratamento de piodermite e afecções bucais em cães: Uso do Marbopet comprimidos para tratamento de piodermite e afecções bucais em cães: O desenvolvimento

Leia mais

QUADRO GERAL DE HORÁRIOS MEDICINA VETERINÁRIA ISCIPLINAS OPTATIVAS

QUADRO GERAL DE HORÁRIOS MEDICINA VETERINÁRIA ISCIPLINAS OPTATIVAS ISCIPLINAS OPTATIVAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE ALIMENTAÇAO DE BOVINOS LEITEIROS A 16:00 17:40 FAZENDA ESCOLA ANIMAIS SELVAGENS A 08:00 09:40 EVZ/ST.PREVENTIVA/SL.16 BIOLOGIA MOLEC APLIC À DETEC DE PATÓG

Leia mais

Anais do 38º CBA, p.2353

Anais do 38º CBA, p.2353 1 INFECÇÃO POR Cyniclomyces guttulatus EM UM CÃO COM ALTERAÇÕES GASTROINTESTINAIS: RELATO DE CASO Cyniclomyces guttulatus INFECTION IN A DOG WITH GASTROINTESTINAL DISORDERS: CASE REPORT Lucas Cavalli KLUTHCOVSKY

Leia mais

PSA - ANTÍGENO ESPECÍFICO Coleta: 20/11/ :05 PROSTÁTICO LIVRE. PSA - ANTIGENO ESPECÍFICO Coleta: 20/11/ :05 PROSTÁTICO TOTAL

PSA - ANTÍGENO ESPECÍFICO Coleta: 20/11/ :05 PROSTÁTICO LIVRE. PSA - ANTIGENO ESPECÍFICO Coleta: 20/11/ :05 PROSTÁTICO TOTAL AUTENTICIDADE: 31BA47 Set.Tecnico Imunoensaio PSA - ANTÍGENO ESPECÍFICO Coleta: 20/11/2004 07:05 PROSTÁTICO LIVRE Resultado 0.15 ng/ml Metodo: Eletroquimioluminescência (ECLIA) Referencial: Até 0.72 ng/ml

Leia mais

27/09/2015. Cistites em ruminantes PROF. ME. DIOGO GAUBEUR DE CAMARGO

27/09/2015. Cistites em ruminantes PROF. ME. DIOGO GAUBEUR DE CAMARGO 1 2 3 4 Cistites em ruminantes PROF. ME. DIOGO GAUBEUR DE CAMARGO Infecção do trato urinário de ruminantes Cistites, ureterites e pielonefrites Infecção ascendente do trato urinário: Corynebacterium renale

Leia mais

DISTÚRBIOS URINÁRIOS DISTÚRBIOS URINÁRIOS

DISTÚRBIOS URINÁRIOS DISTÚRBIOS URINÁRIOS DISTÚRBIOS URINÁRIOS 1 Calor: Fígado Coração (ID) Tr.Aquecedor Deficiência Yin Rins Estagnação Estagnação Qi Fígado Deficiência T.Aq. Deficiência Yang Rins/ Baço Estagnação Umidade Bexiga Distúrbios Urinários

Leia mais

SAIBA COMO SE PREVENIR CONTRA A TOXOPLASMOSE

SAIBA COMO SE PREVENIR CONTRA A TOXOPLASMOSE SAIBA COMO SE PREVENIR CONTRA A TOXOPLASMOSE Antônio Marcos Guimarães* Do Woong Kim** Gizela Melina Galindo** Maria de Lourdes Oliveira Souza*** Milton Carlos Grim Costa** Miriam Aparecida dos Santos**

Leia mais

EXAME NACIONAL DE REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS MÉDICOS EXPEDIDOS POR INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR ESTRANGEIRAS. Prova Discursiva

EXAME NACIONAL DE REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS MÉDICOS EXPEDIDOS POR INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR ESTRANGEIRAS. Prova Discursiva REVALIDA 2015 DE DIPLOMAS MÉDICOS EXPEDIDOS POR INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR ESTRANGEIRAS Prova Discursiva LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 1. Verifique se, além deste caderno, você recebeu

Leia mais

Estudo de segurança do Trissulfin SID (400 mg e 1600 mg) administrado em cães adultos e filhotes pela via oral durante 21 dias consecutivos.

Estudo de segurança do Trissulfin SID (400 mg e 1600 mg) administrado em cães adultos e filhotes pela via oral durante 21 dias consecutivos. Estudo de segurança do Trissulfin SID (400 mg e 1600 mg) administrado em cães adultos e filhotes pela via oral durante 21 dias consecutivos. (Resumo de dados) O estudo foi conduzido no Canil Experimental

Leia mais

EXAME DE URINA TIPO I: FREQÜÊNCIA PERCENTUAL DE AMOSTRAS QUE SUGEREM INFECÇÃO URINÁRIA

EXAME DE URINA TIPO I: FREQÜÊNCIA PERCENTUAL DE AMOSTRAS QUE SUGEREM INFECÇÃO URINÁRIA EXAME DE URINA TIPO I: FREQÜÊNCIA PERCENTUAL DE AMOSTRAS QUE SUGEREM INFECÇÃO URINÁRIA Anne Elisa Amorim 1 ; Jaqueline Bento P. Pacheco 2 ; Thaís Teixeira Fernandes 3 1 Bolsista PIC/FLA, graduanda do Curso

Leia mais

Diagnóstico e estagiamento da DRC em cães e gatos

Diagnóstico e estagiamento da DRC em cães e gatos Cursos de Especialização Nefrologia e Urologia 5ª Turma Patologia clínica e citopatologia- 3ª Turma Geriatria 1ª Turma Diagnóstico e estagiamento da DRC em cães e gatos M.V. MSc. Dr. LUCIANO HENRIQUE GIOVANINNI

Leia mais

LABORATÓRIO BOM JESUS

LABORATÓRIO BOM JESUS UREIA...: 27 Material: Soro Metodo : Urease/GluDH Valor de Referencia: 15 a 38 mg/dl CREATININA...: 0,59 Material:Soro Metodo : Picrato Alcalino Valores de Referencia: Homens : 0,7-1,4 mg/dl Mulheres:

Leia mais

TÍTULO: OCORRÊNCIA DE FELINOS DOMÉSTICOS (FELIS CATUS) NATURALMENTE INFECTADOS COM GIARDIA SP NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, SP, BRASIL

TÍTULO: OCORRÊNCIA DE FELINOS DOMÉSTICOS (FELIS CATUS) NATURALMENTE INFECTADOS COM GIARDIA SP NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, SP, BRASIL 16 TÍTULO: OCORRÊNCIA DE FELINOS DOMÉSTICOS (FELIS CATUS) NATURALMENTE INFECTADOS COM GIARDIA SP NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, SP, BRASIL CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA

Leia mais

Toxoplasmose. Zoonoses e Administração em Saúde Pública. Prof. Fábio Raphael Pascoti Bruhn

Toxoplasmose. Zoonoses e Administração em Saúde Pública. Prof. Fábio Raphael Pascoti Bruhn Universidade Federal de Pelotas Departamento de Veterinária Preventiva Toxoplasmose Zoonoses e Administração em Saúde Pública Prof. Fábio Raphael Pascoti Bruhn Por que estudar a toxoplasmose Zoonose Soroprevalência

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO 2.1. Denominação comercial SPECTAM. 2.2. Composição qualitativa e quantitativa - Princípio activo: Espectinomicina... 10,00 g (como dihidrocloridrato pentahidrato)

Leia mais

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MEDICINA VETERINÁRIA

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MEDICINA VETERINÁRIA PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MEDICINA VETERINÁRIA Contaminação por ovos e larvas de helmintos em areia de praças públicas na cidade de Taguatinga-DF BRASÍLIA 2012 PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MEDICINA

Leia mais

REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE MEDICINA VETERINÁRIA ISSN: Ano X Número 19 Julho de 2012 Periódicos Semestral

REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE MEDICINA VETERINÁRIA ISSN: Ano X Número 19 Julho de 2012 Periódicos Semestral MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS NA OVARIOISTERECTOMIA EM CADELAS : ÚTERO UNICÓRNIO RELATO DE CASO CONGENITAL MALFORMATIONS IN THE OVARIOHYSTERECTOMY IN BITCHES: UNICORN UTERUS - CASE REPORT PAGLIUCA, Thais Cristina

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA E CLÍNICAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA E CLÍNICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA E CLÍNICAS DANIELA OLIVEIRA FERNANDES ASPECTOS CLÍNICOS DA CISTITE INTERSTICIAL FELINA SALVADOR 2008 DANIELA OLIVEIRA

Leia mais

DOENÇA IDIOPÁTICA DO TRATO URINÁRIO INFERIOR DOS FELINOS

DOENÇA IDIOPÁTICA DO TRATO URINÁRIO INFERIOR DOS FELINOS DOENÇA IDIOPÁTICA DO TRATO URINÁRIO INFERIOR DOS FELINOS ENDO, Rosilaine Mieko LINZMEIER, Geise Lissiane e-mail: rosilaine87@hotmail.com Acadêmica da Associação Cultural e Educacional de Garça FAMED LOT,

Leia mais

Urinálise Sedimentoscopia Identificação

Urinálise Sedimentoscopia Identificação Caso Clínico Item EAS04 Paciente internado na UTI do hospital, masculino, 58 anos diabético. Exames para avaliação do estado geral do paciente sendo realizados, entre estes o exame comum de urina e análise

Leia mais

RESIDÊNCIA MÉDICA 2014 PROVA OBJETIVA

RESIDÊNCIA MÉDICA 2014 PROVA OBJETIVA RESIDÊNCIA MÉDICA 2014 1 Questão 1 Mãe traz pela primeira vez seu filho de dois anos à consulta ambulatorial e informa que amamentou apenas até os quatro meses quando passou a alimentá-lo com leite de

Leia mais

Transtornos clínicos do sistema urogenital dos ruminantes

Transtornos clínicos do sistema urogenital dos ruminantes Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Veterinária Clínica Médica de Grandes Animais I Transtornos clínicos do sistema urogenital dos ruminantes Marcelo Moreira Antunes e Marcio Nunes Corrêa Na conversa

Leia mais

PADRONIZAÇÃO DA TÉCNICA DE URETROCISTOGRAFIA MICCIONAL EM CÃES: PROJETO PILOTO

PADRONIZAÇÃO DA TÉCNICA DE URETROCISTOGRAFIA MICCIONAL EM CÃES: PROJETO PILOTO PADRONIZAÇÃO DA TÉCNICA DE URETROCISTOGRAFIA MICCIONAL EM CÃES: PROJETO PILOTO Rogério Marques FORTES¹; Maria Clorinda Soares FIORAVANTI²; Naida Cristina BORGES²; Adilson Donizeti DAMASCENO² 1 Aluno de

Leia mais

PATOLOGIA CLÍNICA VETERINÁRIA

PATOLOGIA CLÍNICA VETERINÁRIA PATOLOGIA CLÍNICA VETERINÁRIA Sinais de doença renal ou órgãos urinários; Exame de triagem; Acompanhar tratamentos; Diagnóstico complementar; Micção espontânea; Massagem na vesícula urinária; Cateterização;

Leia mais

DERMATOPATIAS PARASITÁRIAS ZOONÓTICAS EM ANIMAIS ATENDIDOS EM HOSPITAL VETERINÁRIO UNIVERSITÁRIO EM TERESINA/PIAUÍ

DERMATOPATIAS PARASITÁRIAS ZOONÓTICAS EM ANIMAIS ATENDIDOS EM HOSPITAL VETERINÁRIO UNIVERSITÁRIO EM TERESINA/PIAUÍ DERMATOPATIAS PARASITÁRIAS ZOONÓTICAS EM ANIMAIS ATENDIDOS EM HOSPITAL VETERINÁRIO UNIVERSITÁRIO EM TERESINA/PIAUÍ SOUSA, K. R. F. 1 ; MOURA, N. O. 1 ; OLIVEIRA, Q. S. A. 1 ; SILVA, M. M. 1 ; BARROS, N.

Leia mais

DETECÇÃO DO CICLO ESTRAL POR MEIO DE CITOLOGIA VAGINAL DE CADELAS ATENDIDAS NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIVIÇOSA/FACISA

DETECÇÃO DO CICLO ESTRAL POR MEIO DE CITOLOGIA VAGINAL DE CADELAS ATENDIDAS NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIVIÇOSA/FACISA 143 DETECÇÃO DO CICLO ESTRAL POR MEIO DE CITOLOGIA VAGINAL DE CADELAS ATENDIDAS NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIVIÇOSA/FACISA Marcela Mara Ferreira Vieira 1, Thalita Evani Silva de Oliveira 1, Luiz Eduardo

Leia mais

Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso.

Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. INSTRUÇÕES 1 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. 2 3 4 Caso se identifique em qualquer outro local deste Caderno,

Leia mais

Exames Físicos da Urina. Professora Melissa Kayser

Exames Físicos da Urina. Professora Melissa Kayser Exames Físicos da Urina Professora Melissa Kayser Cor Incolor Amarelo pálido (grande quantidade de urina) Amarelo claro (+ comum) Amarelo ouro Amarelo âmbar (+ comum) Amarelo esverdeado Marrom (amarelado

Leia mais

NEFROLITÍASE BILATERAL EM FÊMEA CANINA: RELATO DE CASO 1 BILATERAL NEPHROLITHIASIS IN A FEMALE CANINE: CASE REPORT

NEFROLITÍASE BILATERAL EM FÊMEA CANINA: RELATO DE CASO 1 BILATERAL NEPHROLITHIASIS IN A FEMALE CANINE: CASE REPORT NEFROLITÍASE BILATERAL EM FÊMEA CANINA: RELATO DE CASO 1 BILATERAL NEPHROLITHIASIS IN A FEMALE CANINE: CASE REPORT Gabriel Woermann Rick 2, Fernando Silvério Ferreira Da Cruz 3, Gabriele Maria Callegaro

Leia mais

IPV.ESA Volume de Trabalho Total (horas): 132 Total Horas de Contacto: 60 T TP P PL Competências

IPV.ESA Volume de Trabalho Total (horas): 132 Total Horas de Contacto: 60 T TP P PL Competências Unidade Curricular: Análises Clínicas Área Científica: Ciências Veterinárias Curso / Ciclo: Enfermagem Veterinária 1º Ciclo Docente Responsável: Diogo Moreira Rato Freire Themudo Ano Regime Tipo 2º Semestral

Leia mais

Febre maculosa febre carrapato

Febre maculosa febre carrapato A febre maculosa, também conhecida como febre do carrapato é uma doença infecciosa aguda causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, que é intracelular obrigatória e tem como vetor biológico o carrapato

Leia mais

Urolitíases. Formação de urólitos em qualquer local do trato urinário a partir de cristalóides poucos solúveis na urina

Urolitíases. Formação de urólitos em qualquer local do trato urinário a partir de cristalóides poucos solúveis na urina Urolitíases Urolitíases Formação de urólitos em qualquer local do trato urinário a partir de cristalóides poucos solúveis na urina Seqüela de uma ou mais anormalidades, envolve fatores fisiológicos e doenças

Leia mais

ANAIS 37ºANCLIVEPA p.0167

ANAIS 37ºANCLIVEPA p.0167 ASPECTOS POPULACIONAIS E PREVALÊNCIA DE PARASITOS EM EXAMES COPROPARASITOLÓGICOS DE CÃES E GATOS DOMICILIADOS Monique Lourenço e SILVA 1* ; Adrielle Spinelli da CRUZ 1 ; Maria Cristina Nobre e CASTRO 2

Leia mais

ACHADOS ULTRASSONOGRÁFICOS DE INFESTAÇÃO POR DIOCTOPHYMA RENALE EM CÃES DA REGIÃO DE ALEGRE ESPÍRITO SANTO.

ACHADOS ULTRASSONOGRÁFICOS DE INFESTAÇÃO POR DIOCTOPHYMA RENALE EM CÃES DA REGIÃO DE ALEGRE ESPÍRITO SANTO. 1 ACHADOS ULTRASSONOGRÁFICOS DE INFESTAÇÃO POR DIOCTOPHYMA RENALE EM CÃES DA REGIÃO DE ALEGRE ESPÍRITO SANTO. ULTRASONOGRAPHIC FINDINGS OF INFESTATION BY DIOCTOPHYMA RENALE IN DOGS IN THE REGION OF ALEGRE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ UNIDADE JATOBÁ. Carga Horária Total Carga Horária Semestral Ano Letivo 48 hs Teórica: 32 Prática:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ UNIDADE JATOBÁ. Carga Horária Total Carga Horária Semestral Ano Letivo 48 hs Teórica: 32 Prática: UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ UNIDADE JATOBÁ 1- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: LABORATÓRIO CLÍNICO VETERINÁRIO DEPARTAMENTO: CAMPUS JATAÍ PRÉ-REQUISITO: disciplina

Leia mais

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR HÉRNIA DIAFRAGMÁTICA PERITÔNIO-PERICÁRDICA EM GATO COM DESCOMPENSAÇÃO DEVIDO À HEPATITE MEDICAMENTOSA: RELATO DE CASO JULIANE ELISABETH GRESS PAZ 1, GABRIELA GARCIA ARAUJO 1, MELINA BARBBARA BENDER MACEDO

Leia mais

UNICAM ENSINO PROFISSIONAL CURSO DE AUXILIAR VETERINÁRIO PEQUENO PORTE NOME COMPLETO ALUNO

UNICAM ENSINO PROFISSIONAL CURSO DE AUXILIAR VETERINÁRIO PEQUENO PORTE NOME COMPLETO ALUNO UNICAM ENSINO PROFISSIONAL CURSO DE AUXILIAR VETERINÁRIO PEQUENO PORTE NOME COMPLETO ALUNO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAMPO GRANDE - MS 2018 NOME COMPLETO ALUNO

Leia mais

HIPERADRENOCORTICISMO CANINO ADRENAL- DEPENDENTE ASSOCIADO A DIABETES MELLITUS EM CÃO - RELATO DE CASO

HIPERADRENOCORTICISMO CANINO ADRENAL- DEPENDENTE ASSOCIADO A DIABETES MELLITUS EM CÃO - RELATO DE CASO 1 HIPERADRENOCORTICISMO CANINO ADRENAL- DEPENDENTE ASSOCIADO A DIABETES MELLITUS EM CÃO - RELATO DE CASO ADRENAL-DEPENDENT HYPERADRENOCORTICISM ASSOCIATED WITH DIABETES MELLITUS IN DOG - CASE REPORT 1-

Leia mais