Figura 1 - Interface do GeoGebra

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Figura 1 - Interface do GeoGebra"

Transcrição

1

2 O GeoGebra é um software de matemática dinâmica livre. Foi desenvolvido por Markus Hohenwarter e, posteriormente, modificado devido às contribuições de colaboradores do mundo todo. Já foi traduzido para diversos idiomas com o objetivo de aprender e ensinar matemática nas escolas. Ele é livre para ser copiado, distribuído e transmitido para fins não comerciais, podendo ser baixado através do endereço eletrônico Há versões disponíveis para Windows, Linux, entre outros. É um software bastante completo, pois permite a visualização da janela algébrica e da janela geométrica simultaneamente. Ele é extremamente didático, apresentando uma interface agradável e de fácil acesso com os comandos e instruções de como utilizá-los. Permite o estudo da geometria, da álgebra e do cálculo. No site oficial do GeoGebra o usuário pode se comunicar com várias pessoas do mundo inteiro, tirando suas dúvidas, postando ideias e sugestões. Nesse fórum existem comunidades de vários idiomas. Além disso, estão disponíveis também tutoriais e materiais compartilhados por pessoas do mundo todo. Atualmente, há 147 Institutos GeoGebra espalhados por todo o mundo, sendo 6 deles aqui no Brasil. São eles: GeoGeobra Instituto de Fortaleza, GeoGebra Institute of Maringá Paraná, GeoGebra Institute of Rio de Janeiro, GeoGebra Institute of Rio Grande do Norte, Instituto GeoGebra de São Paulo e GeoGebra Institute of Uberlândia. Nesta seção apresentamos em primeiro lugar, os principais comandos e ferramentas do GeoGebra e, em seguida, atividades de exploração do software. Outras dúvidas podem ser sanadas clicando em Ajuda do programa. Ao abrir o GeoGebra a interface inicial será a seguinte: Barra de menus Barra de ferramentas Janela de visualização Janela algébrica Entrada de comandos Figura 1 - Interface do GeoGebra Ao se realizar qualquer construção na janela de visualização, utilizando os botões da barra de ferramenta, automaticamente, será exibida a sua representação algébrica na janela de álgebra. No campo de entrada de comandos, também é possível criar objetos digitando a sua expressão algébrica e teclando enter, sendo apresentado a sua representação gráfica na janela de visualização.

3 A janela de visualização pode ser personalizada conforme as necessidades do usuário. Por exemplo, ao se realizar construções geométricas, os eixos e a malha quadriculada podem ser desativados, caso seja necessário. Para ativar ou desativá-los basta clicar com o botão direito do mouse na janela de visualização e clicar sobre eixos ou malha, conforme Figura 2. Com esse mesmo comando é possível alterar o zoom e a escala dos eixos X e Y, clicando em zoom e EixoX : Eixo Y, respectivamente. Figura 2 - Ativação ou desativação de eixos e malha A barra de ferramentas é composta por 12 janelas, conforme a Figura 38. Figura 3 - Barra de Ferramentas Clicando na setinha que situa-se no canto direito inferior de cada janela, várias ferramentas serão disponibilizadas. A partir desse ponto iremos discorrer brevemente sobre as principais funções de cada ferramenta. Ferramentas da Janela 1 ferramentas: na janela 1, tem-se as seguintes Mover Selecionar, mover, arrastar, apagar e manipular os objetos. Também pode ser acionado teclando Esc. Rotação em Torno de um Ponto Rotacionar objetos a partir de um ponto. Dica de uso: ângulos. Gravar uma sequência de valores na Folha de Cálculo, quando Gravar para a Planilha de algum objeto é movimentado. Cálculo Dica de uso: números, pontos e vetores.

4 Ferramentas da Janela 2 ferramentas: na janela 2, tem-se as seguintes Novo Ponto Criar um novo ponto seja na janela de visualização ou sobre um objeto qualquer, como retas, segmentos, polígonos, circunferências etc. Ponto em Objeto Cria um ponto vinculado a um objeto seja em seu interior ou em sua fronteira. Assim, o ponto só poderá ser movido dentro do objeto ou em sua fronteira. Vincular / Desvincular Ponto Anexar um ponto a um objeto, tornando-o dependente. Nesse caso, o ponto só poderá ser movido dentro do objeto. Intersecção de Dois Objetos Criar um ponto de intersecção entre dois objetos. Para tanto pode-se clicar nos dois objetos ou na intersecção dos mesmos. No primeiro caso, todas as intersecções existentes serão marcadas. No segundo, apenas uma intersecção será marcada. Ponto Médio ou Centro Criar um ponto médio entre dois pontos ou de um segmento, bem como obter o centro de uma cônica. Número Complexo Criar um número complexo clicando na janela de visualização. Ferramentas da Janela 3 na janela 3, tem-se as Reta definida por Dois Pontos Traçar uma reta a partir de dois pontos ou utilizando a própria ferramenta para criá-los. Segmento definido por Dois Pontos Traçar um segmento a partir de dois pontos ou utilizando a própria ferramenta para criá-los. Criar um segmento com medida definida a partir de um ponto. Ao Segmento com clicar sobre o ponto de origem uma janela será aberta e digita-se Comprimento Fixo o valor do comprimento desejado. Semirreta definida por Dois Pontos Traçar uma semirreta a partir de dois pontos ou utilizando a própria ferramenta para criá-los. Caminho Poligonal Criar uma linha poligonal selecionando os pontos desejados. Vetor definido por Dois Pontos Vetor a Partir de um Ponto Criar um vetor a partir de dois pontos ou utilizando a própria ferramenta para criá-los. Criar um vetor paralelo a partir de um ponto qualquer. Para tanto, basta clicar sobre o ponto e depois sobre o vetor.

5 Ferramentas da Janela 4 na janela 4, tem-se as Reta Perpendicular Traçar uma reta perpendicular clicando em um ponto e depois em uma reta, segmento, semirreta ou vetor. Reta Paralela Traçar uma reta paralela clicando em um ponto e depois em uma reta, segmento, semirreta ou vetor. Mediatriz Traçar uma reta perpendicular a um segmento passando pelo seu ponto médio. Bissetriz Traçar uma bissetriz selecionando três pontos ou um par de retas, semirretas, vetores ou segmentos de reta. Reta Tangente Traçar uma reta tangente a uma cônica, circunferência ou uma função, a partir de um ponto. Reta Polar ou Diametral Traçar uma reta polar ou diametral a partir de um ponto ou uma reta. Reta de Regressão Linear Traçar uma reta que melhor se ajusta a um determinado conjunto de pontos selecionados com o botão mover. Lugar Geométrico Traçar o lugar geométrico de um objeto a partir de um movimento do mesmo. Ferramentas da Janela 5 na janela 5, tem-se as Polígono Criar um polígono irregular. Para fechar o polígono, deve-se clicar no ponto inicial, assim ele será criado automaticamente. Aparecerá o valor da área desse polígono na janela de álgebra. Polígono Regular Criar um polígono de lados congruentes, criando dois vértices com a própria ferramenta e, em seguida, digitar a quantidade de lados desejados na janela que se abrirá. Polígono Rígido Criar um polígono irregular rígido, ou seja, que não é possível alterar o tamanho dos seus lados. Polígono Semideformável Criar um polígono irregular semideformável, ou seja, é possível alterar o tamanho dos seus lados, somente a partir de alguns vértices.

6 Ferramentas da Janela 6 na janela 6, tem-se as Círculo dados Centro e um de seus Pontos Criar um círculo a partir de um centro e um ponto construídos com a própria ferramenta ou de dois pontos já definidos. Círculo dados Centro e Raio Criar um círculo a partir de um ponto e com raio de comprimento determinado. Compasso Criar um círculo a partir de uma distância definida por dois pontos ou um segmento, determinando assim o raio. Círculo definido por Três Pontos Criar um círculo a partir de três pontos já construídos ou utilizando a própria ferramenta. Semicírculo definido por Dois Pontos Criar um semicírculo a partir de dois pontos já construídos ou utilizando a própria ferramenta. Arco Circular dados Centro e Dois Pontos Criar um arco circular clicando primeiramente no centro e após em dois pontos quaisquer. Para determinar o arco menor é preciso clicar no sentido anti-horário e para o arco maior no sentido horário. Arco Circular definido por Três Pontos Criar um arco a partir de três pontos já construídos ou utilizando a própria ferramenta. Setor Circular dados Centro e Dois Pontos Setor Circular definido por Três Pontos Criar um setor circular clicando primeiramente no centro e após em dois pontos quaisquer. Para determinar o setor menor é preciso clicar no sentido anti-horário e para o setor maior no sentido horário. Criar um setor a partir de três pontos já construídos ou utilizando a própria ferramenta. Ferramentas da Janela 7 na janela 7, tem-se as Elipse Criar uma elipse a partir de três pontos (dois focos e um ponto da própria curva) que podem ser construídos com a própria ferramenta ou através de pontos não colineares já determinados. Hipérbole Criar uma hipérbole a partir de três pontos (dois focos e um ponto da própria curva) que podem ser construídos com a própria ferramenta ou através de pontos não colineares já determinados. Parábola Criar uma parábola dado um ponto (foco) e uma reta diretriz. Cônica definida por Cinco Pontos Criar uma cônica a partir de cinco pontos já determinados ou construídos com a própria ferramenta. O formato da cônica (parábola, elipse ou hipérbole) dependerá da posição dos pontos.

7 Ferramentas da Janela 8 na janela 8, tem-se as Ângulo Marcar e medir ângulos a partir de três pontos, duas retas, duas semirretas, dois segmentos e dois vetores. Para determinar o ângulo maior é preciso clicar no sentido anti-horário e para o ângulo menor no sentido horário. Criar um ângulo com medida determinada a partir de dois pontos Ângulo com Amplitude ou um segmento, digitando-se a amplitude em uma janela que se Fixa abrirá automaticamente após a seleção dos pontos ou segmento. Distância, Comprimento ou Perímetro Área Inclinação Criar Lista Determinar: a distância entre dois pontos, duas retas ou um ponto e uma reta; o comprimento de um segmento; e, o perímetro de uma circunferência, elipse ou um polígono. O valor aparecerá na janela algébrica e na janela de visualização. Determinar a área de um polígono, circunferência ou elipse. O valor aparecerá na janela algébrica e na janela de visualização. Determinar a inclinação de uma reta, exibindo um triângulo retângulo e um valor que representa a tangente do mesmo. Determinar uma lista com os valores de um conjunto de pontos selecionados com a ferramenta mover. Ferramentas da Janela 9 na janela 9, tem-se as Reflexão em Relação a uma Reta Construir a reflexão de um objeto qualquer em relação a uma reta. Reflexão em Relação a um Ponto Construir a reflexão de um objeto qualquer em relação a um ponto. Reflexão em Relação a um Círculo (Inversão) Construir a reflexão de um objeto qualquer em relação a uma circunferência. Rotacionar um objeto a partir de um ponto e um ângulo que deve Rotação em Torno de um ser digitado em uma janela que se abre automaticamente após o Ponto por um Ângulo clique sobre o ponto que se deseja realizar a rotação. Translação por um Vetor Transladar um objeto a partir de um vetor já construído. Homotetia dados Centro e Razão Construir um objeto ampliado ou reduzido a partir de um ponto e um fator que deve ser digitado após selecionar o objeto e o centro da homotetia.

8 Ferramentas da Janela 10 na janela 10, tem-se as Inserir Texto Inserir texto estático (não depende de nenhuma construção), dinâmico (é vinculado a um objeto sofrendo alterações quando os mesmos são manipulados) ou em LaTeX (pode inserir textos simples estáticos ou dinâmicos e fórmulas). Inserir Imagem Inserir uma imagem nos formatos png, jpeg, gif ou tif. Caneta Função à Mão Livre Relação entre Dois Objetos Calculadora de Probabilidades Inspetor de Funções Escrever ou desenhar à mão livre na janela de visualização. Desenhar uma função ou um objeto geométrico à mão livre. Determinar a relação entre dois objetos mostrando o resultado em janela que se abre automaticamente após a seleção dos objetos e da ferramenta. Calcular probabilidades e realizar distribuição estatística. Inspecionar funções em um determinado intervalo, explicitando os valores de máximo e mínimo, raízes, comprimento, área etc. Ferramentas da Janela 11 na janela 11, tem-se as Controle Deslizante Modificar, manualmente ou automaticamente, o valor de ângulos e números, através do estabelecimento de um valor máximo, mínimo e seu incremento. Caixa para Exibir / Esconder Objetos Exibir ou esconder objetos na janela de visualização a partir da escolha dos mesmos.

9 Ferramentas da Janela 12 na janela 12, tem-se as Mover Janela de Visualização Mover a janela de visualização, ou seja, a área de trabalho e todos os objetos contidos nela. Ampliar Ampliar a área de trabalho, após clicar em qualquer local da mesma. O mesmo efeito pode acontecer utilizando a barra de rolagem do mouse. Reduzir Reduzir a área de trabalho, após clicar em qualquer local da mesma. O mesmo efeito pode acontecer utilizando a barra de rolagem do mouse. Exibir / Esconder Objeto Exibir ou esconder objetos clicando-se sobre eles e, posteriormente, sobre qualquer outra ferramenta. Só então os objetos serão escondidos. Para reexibi-los basta selecionar novamente a ferramenta exibir/esconder objeto. Também é possível exibir ou esconder os objetos, clicando-se no botão do mesmo na janela de álgebra. Exibir / Esconder Rótulo Exibir ou esconder os rótulos dos objetos, clicando sobre eles. Copiar Estilo Visual Apagar Objeto Copiar o estilo visual dos objetos, ou seja, cor, dimensão, estilo de reta, tamanho do ponto, espessura da reta etc. Apagar qualquer objeto. Também, pode-se realizar tal ação selecionando o objeto e teclando delete. A barra de menus possui vários itens. Nesse material iremos destacar apenas alguns deles, já que muitos se assemelham à tantos outros softwares. No menu Arquivo é possível: criar um novo arquivo ou uma nova janela; abrir um novo arquivo ou um arquivo já gravado; abrir páginas da WEB que possuem applets; gravar as construções; compartilhar um arquivo postando no site oficial do geogebra; criar Applets utilizando a opção Planilha Dinâmica como Página WEB (html)... no item Exportar ; copiar a construção para outros softwares clicando em Copiar para Área de Transferência.

10 No menu Editar é possível: desfazer ou refazer alguma ação incorreta; copiar e colar objetos; inserir imagem de arquivo ou da área de transferência; alterar as propriedades dos objetos como cores, espessura das retas etc; selecionar as construções; inverter as seleções; exibir / esconder objetos e rótulos; apagar objetos. No menu Exibir é possível: Ocultar ou exibir a janela de álgebra, a planilha de cálculo, a janela CAS, a janela de visualização, a janela de visualização 2, o protocolo de construção, o teclado virtual, o campo de entrada e o layout para configurações; Exibir duas janelas de visualização simultaneamente clicando em janela de visualização 2 ; O protocolo de construção ajuda sobremaneira para acompanhar o desenvolvimento da mesma; A Janela CAS permite realizar cálculos aritméticos (potenciação, fatoração, resolução de equações, derivar ou integrar) utilizando símbolos. No menu Opções é possível: Escolher no item Descrições Algébricas, se a janela algébrica exibirá o valor, a definição ou o comando do objeto criado; No item Pontos sobre a malha configurar a inserção do ponto na malha quadriculada; Arredondar as casas decimais dos valores numéricos; Configurar os rótulos dos objetos criados; Modificar o tamanho da fonte dos símbolos, letras e números presentes na janela algébrica, na janela de visualização ou na folha de cálculo; Alterar o idioma; Realizar configurações no item Avançado. No menu Ferramentas é possível: Configurar a barra de ferramentas; Criar uma nova ferramenta atendendo aos interesses do usuário; Editar ou excluir a ferramenta criada no item Gerenciar ferramentas. No menu Ajuda é possível: Recorrer à ajuda para tirar dúvidas sobre o GeoGebra; Abrir a página de tutoriais do site oficial do GeoGebra; Pesquisar materiais já compartilhados no site através do item GeoGebraTube ; Reportar erro aos criadores do software; Obter informações sobre o software e sua licença.

11 ATIVIDADE 1: Retas e segmentos Abra um novo arquivo e salve com o nome ATIVIDADE 1 dentro da pasta GEOGEBRA que está na área de Retire os eixos (clique com o botão direito do mouse na janela de visualização e, em seguida em ). Trace uma reta qualquer (clique em ). Renomeie essa reta para b (clique com o botão direito do mouse sobre a reta e, em seguida, em ). Trace um segmento de reta qualquer (clique em ). Nomeie seus pontos para E e F (clique com o botão direito do mouse sobre o segmento de reta e, em seguida, em ). Modifique a cor do segmento da atividade anterior, aumente a espessura da linha para 7 e escolha a decoração que mais lhe agradar (clique com o botão direito do mouse sobre o segmento e, em ). Trace um segmento com tamanho fixo de 8 cm e modifique sua cor e sua espessura conforme desejar (clique em ). Salve todas as suas construções clicando em Arquivo e posteriormente em Gravar. ATIVIDADE 2: Retas paralelas, perpendiculares e mediatriz Abra um novo arquivo e salve com o nome ATIVIDADE 2 dentro da pasta GEOGEBRA que está na área de Trace um segmento de reta AB (clique em ). Trace uma reta perpendicular a esse segmento passando pelo ponto A (clique em da reta perpendicular para verde. Insira um ponto C em qualquer parte da janela de visualização (clique em ). Trace uma reta paralela ao segmento AB passando pelo ponto C (clique em dessa reta para vermelho. ). Modifique a cor ). Modifique a cor Confirme a sua construção medindo os ângulos das retas paralelas e da perpendicular (clique em ). Trace uma mediatriz no segmento AB (clique em ). Em seguida, modifique sua cor para azul. Salve todas as suas construções clicando em Arquivo e posteriormente em Gravar. ATIVIDADE 3: Triângulo, bissetriz e incentro Abra um novo arquivo e salve com o nome ATIVIDADE 3 dentro da pasta GEOGEBRA que está na área de Construa um triângulo ABC de qualquer tamanho (clique em ). Meça os seus ângulos (clique em ). Arraste os valores para dentro do triângulo posicionando-os em frente aos seus referidos ângulos (clique em ). Modifique as cores dos ângulos colocando cada um de uma cor diferente (clique com o botão direito do mouse em propriedades ). Trace as bissetrizes dos ângulos Â, Bˆ e Ĉ (clique em ). Marque o incentro, denominando de I (clique em ). Salve todas as suas construções clicando em Arquivo e posteriormente em Gravar.

12 ATIVIDADE 4: Triângulo, mediana e baricentro Abra um novo arquivo e salve com o nome ATIVIDADE 4 dentro da pasta GEOGEBRA que está na área de Construa um triângulo ABC de qualquer tamanho (clique em ). Meça seus lados (clique em ). Arraste os valores para fora do triângulo posicionando-os junto aos seus referidos lados (clique em ). Trace as suas medianas e nomeie os seus pontos conforme a figura ao lado (clique em e ). Marque o baricentro, denominando de G (clique em ). Trace os segmentos AD e DC sobre o lado AC (clique em ). Em seguida modifique suas cores e decore-os de maneira a mostrar a sua congruência, conforme a figura abaixo. Faça o mesmo procedimento para todos os outros segmentos congruentes. Verifique a sua construção, exibindo o valor de cada segmento congruente (clique sobre o segmento na janela de álgebra com o botão direito do mouse, em seguida, clique em e depois em ). Arraste os valores para fora do triângulo, conforme a figura a seguir. Agora, marque todos os triângulos formados pelas medianas. Em seguida, calcule as suas áreas. O que você observa? Insira uma caixa de texto e escreva a sua observação (clique em ). Salve todas as suas construções clicando em Arquivo e posteriormente em Gravar. ATIVIDADE 5: Circunferência e polígonos Abra um novo arquivo e salve com o nome ATIVIDADE 5 dentro da pasta GEOGEBRA que está na área de Desenhe um círculo qualquer (clique em ). Insira um ponto na circunferência (clique em em ). ). Trace o setor menor passando por esse ponto (clique Meça o ângulo formado por esse setor (clique em ). Em outro espaço da janela de visualização, construa um pentágono regular (clique em ). Construa uma circunferência circunscrita no pentágono criado (clique em ). Agora é com você! Utilize os conhecimentos obtidos até o momento e: a. Marque o centro da circunferência; b. Inscreva uma circunferência no pentágono.

13 ATIVIDADE 6: Função do 2º grau Abra um novo arquivo e salve com o nome ATIVIDADE 6 dentro da pasta GEOGEBRA que está na área de 1ª parte: Antes de iniciar a construção verifique se os eixos e a malha quadriculada estão ativados. Se não estiver, clique com o botão direito do mouse sobre a janela de visualização e ative-as. Construa 3 seletores a, b e c (clique em e, após, em qualquer lugar da janela de visualização). Agora, digite no campo de entrada a seguinte função y=a*x^2+b*x+c e tecle enter. Mova o seletor a para o lado direito (valores positivos) e observe o que acontece com a parábola (clique primeiramente sobre e depois sobre a bolinha preta no seletor). Mova o seletor a para o lado esquerdo (valores negativos) e observe a posição da parábola. Coloque o seletor a sobre o valor 0 (zero) e observe o que acontece com a parábola. Abra uma caixa de texto (clique em e, após, em qualquer lugar da janela de visualização) e responda as questões abaixo. Não se esqueça de colocar o número da questão antes da reposta. Questão 1 Quando o valor de a é positivo o que ocorre com a concavidade da parábola? Questão 2 Quando o valor de a é negativo o que ocorre com a concavidade da parábola? Questão 3 Quando o valor de a é igual a 0 (zero) o que acontece com a parábola? 2ª parte: Agora, digite no campo de entrada (Vértice[d]) e tecle enter. Você irá observar que o vértice da parábola irá aparecer na janela de álgebra e um ponto no gráfico. Clique com o botão direito do mouse sobre o ponto que apareceu no gráfico e clique em Propriedades Mova o seletor a para qualquer valor diferente de 0 (zero). Coloque seletor b sobre o valor 0 (zero) e verifique onde se posicionará o vértice da parábola. Observe o valor do seletor e o valor do vértice no gráfico. Mova os seletores a e c e observe novamente. Abra uma caixa de texto (clique em e, após, em qualquer lugar da janela de visualização) e responda as questões abaixo. Não se esqueça de colocar o número da questão antes da reposta. Questão 4 Quando o valor de b é 0 (zero) onde se posicionará o vértice da parábola? 3ª parte: Mova os seletores a e b para qualquer valor diferente de 0 (zero). Marque a intersecção da parábola com o eixo y (clique em e, em seguida, no encontro da parábola com o eixo y). Clique com o botão direito do mouse sobre o ponto de intersecção e, em seguida, em propriedades. No item Exibir rótulos clique na seta e escolha a opção nome & valor. Feche a janela de propriedades. Agora, mova o seletor c e observe a relação existente entre o valor do seletor e do ponto de intersecção. Coloque o seletor a no valor 2, o seletor b no valor 3 e o seletor c no valor 4. Abra uma caixa de texto (clique em e, após, em qualquer lugar da janela de visualização) e responda as questões abaixo. Não se esqueça de colocar o número da questão antes da reposta. Questão 5 Qual a função formada? (Dica: olhe na janela algébrica) Questão 6 Observe o ponto de intersecção do gráfico e o valor de c. O que você conclui sobre a relação existente entre o valor c e o eixo y? 4ª parte: De acordo com as suas observações, complete os espaços abaixo: Se a > 0 (positivo) então a concavidade da parábola é voltada para (cima ou baixo). Se a < 0 (negativo) então a concavidade da parábola é voltada para (cima ou baixo). Se a = 0 o gráfico é uma (reta ou parábola). Quando b = 0 o vértice da parábola toca o (Eixo X ou Eixo Y). A parábola toca o Eixo Y no valor de a, b ou c da função?.

14 ATIVIDADE 7: Ângulos formados por duas retas paralelas e uma transversal Abra um novo arquivo e salve com o nome ATIVIDADE 7 dentro da pasta GEOGEBRA que está na área de Trace duas retas paralelas e uma transversal passando pelas paralelas; Marque alguns pontos sobre as retas (conforme a figura ao lado) e meça os ângulos; Questão 1 - O que você observou sobre as medidas dos ângulos? Pinte os ângulos congruentes com a mesma cor. Mova as retas e verifique o que acontece com os ângulos. Questão 2 - Pesquise o nome desses ângulos e estabeleça uma regra para eles. Utilize a ferramenta inserir texto e escreva as suas conclusões para cada questão proposta. Salve o arquivo na área de trabalho com o nome ângulos formados por paralelas e transversal. ATIVIDADE 8: Circunferência Abra um novo arquivo e salve com o nome ATIVIDADE 8 dentro da pasta GEOGEBRA que está na área de Construa uma circunferência qualquer e uma de suas cordas. Trace a mediatriz dessa corda. O que você verifica em relação à perpendicular e a circunferência? Enuncie essa propriedade e tente explicar porque isso ocorre. ATIVIDADE 9: Soma dos ângulos internos do triângulo Abra um novo arquivo e salve com o nome ATIVIDADE 9 dentro da pasta GEOGEBRA que está na área de Construa um triângulo qualquer. Meça seus ângulos internos. Utilize a janela de entrada e monte uma expressão para calcular a soma dos ângulos internos. Movimente um dos vértices do triângulo e verifique o que acontece com a soma dos ângulos internos. Agora, utilizando o GeoGebra mostre porque isso ocorre. Formalize seu pensamento escrevendo a demonstração na caixa de texto. ATIVIDADE 10: A reta de Euler Abra um novo arquivo e salve com o nome ATIVIDADE 10 dentro da pasta GEOGEBRA que está na área de Construa um triângulo qualquer. Trace as suas alturas e marque o ortocentro, nomeio-o de O. Oculte as retas deixando somente o ponto O do ortocentro. Trace as medianas e marque o baricentro, nomeio-o de G. Oculte as retas deixando somente o ponto G do baricentro. Trace as mediatrizes e marque o circuncentro, nomeio-o de H. Oculte as retas deixando somente o ponto H do circuncentro. Trace uma reta passando pelos pontos O, G e H. Mova os vértices do triângulo e verifique o que ocorre com os pontos O, G e H. Enuncie uma propriedade para esse fato, escrevendo-a na caixa de texto. Agora, trace os segmentos OG e GH e determine a razão entre eles. O que você observou sobre essa razão? Mova os vértices do triângulo e verifique o que ocorre com a razão. Enuncie uma propriedade para esse fato, escrevendo-a em outra caixa de texto.

15 NÓBRIGA, J. C. C.; LA, L. C. Aprendendo matemática com o GeoGebra. São Paulo: Exato, REALI, G. A. et al. Ferramentas mediadoras no ensino da matemática: Moodle e GeoGebra a favor do aprendizado de saberes matemáticos. In: CONFERENCIA LATINOAMERICANA DE GEOGEBRA, 1., 2012, Montevideu. ATAS. Conferencia Latinoamericana de GeoGebra, p Disponível em: < Acesso em: 19 jul

Sumário. Educação Matemática: Oficinas Didáticas com GeoGebra 2012

Sumário. Educação Matemática: Oficinas Didáticas com GeoGebra 2012 Sumário A Interface do GeoGebra...2 O menu do GeoGebra...3 Ferramentas de construção...4 LIÇÃO 1: Polígonos e ângulos...7 LIÇÃO 2: Retas perpendiculares e paralelas...11 LIÇÃO 3: Construindo gráficos...18

Leia mais

Conhecendo o GeoGebra

Conhecendo o GeoGebra Conhecendo o GeoGebra Capítulo 1: Conhecendo o GeoGebra Passos Iniciais A figura a seguir apresenta a tela do GeoGebra 3.2. Barra de Menu Barra de Ferramentas Janela de Visualização Janela de Álgebra Campo

Leia mais

Geometria Dinâmica utilizando o Software Geogebra

Geometria Dinâmica utilizando o Software Geogebra 1 Geometria Dinâmica utilizando o Software Geogebra Gilmara Teixeira Barcelos Silvia Cristina Freitas Batista 2013 2 Licenciatura em Matemática Educação Matemática e Tecnologias 1º Período / / Nome: _

Leia mais

GEOGEBRA GUIA RÁPIDO. Na janela inicial temos a barra de ferramentas:

GEOGEBRA GUIA RÁPIDO. Na janela inicial temos a barra de ferramentas: GeoGebra: Guia Rápido GEOGEBRA GUIA RÁPIDO O GeoGebra é um programa educativo de Geometria Dinâmica que permite construir, de modo simples e rápido, pontos, segmentos de reta, retas, polígonos, circunferências,

Leia mais

Geometria Dinâmica utilizando o Software Geogebra

Geometria Dinâmica utilizando o Software Geogebra Geometria Dinâmica utilizando o Software Geogebra Gilmara Teixeira Barcelos Silvia Cristina Freitas Batista Campos dos Goytacazes 2008 Software GeoGebra 1ª Parte - Conhecendo o Software GeoGebra 1 Trata-se

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA GEOGEBRA Tânia Michel Pereira Juliane Sbaraine Costa Ijuí, setembro de 2009. Para acessar

Leia mais

GeoGebra Quickstart Um rápido guia de referência sobre o GeoGebra

GeoGebra Quickstart Um rápido guia de referência sobre o GeoGebra GeoGebra Quickstart Um rápido guia de referência sobre o GeoGebra Geometria dinâmica, álgebra e cálculo formam juntos o GeoGebra, um software educativo premiado freqüentemente, que combina geometria e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA APROPRIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: Um Estudo de Caso sobre Formação Continuada com Professores de Matemática PRODUTO DA DISSERTAÇÃO SEQUÊNCIA DIDÁTICA EVELIZE MARTINS KRÜGER PERES Porto Alegre 2015 A

Leia mais

Rosely Ouais Pestana Bervian José Benício dos Anjos França

Rosely Ouais Pestana Bervian José Benício dos Anjos França UNEB UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA NEAD NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS I CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA DISCIPLINA: GEOMETRIA PLANA PROFESSORA FORMADORA:

Leia mais

PLANO DE AULA Autora: Descritor: Série: Número de aulas previstas: Conteúdos: Objetivos:

PLANO DE AULA Autora: Descritor: Série: Número de aulas previstas: Conteúdos: Objetivos: PLANO DE AULA Autora: Professora Rosa Descritor: Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos Série: 8º ano Número de aulas previstas: 15 aulas Conteúdos: Elementos

Leia mais

Introdução ao software GeoGebra Por Meio de Atividades de Geometria

Introdução ao software GeoGebra Por Meio de Atividades de Geometria Adriano Lima Teixeira Introdução ao software GeoGebra Por Meio de Atividades de Geometria O objetivo deste trabalho é de iniciar o uso do software GeoGebra por meio de atividades de Geometria, possibilitando

Leia mais

Atividade 1. Construindo um prisma

Atividade 1. Construindo um prisma Atividade 1. Construindo um prisma 1- Clique em Unidades = Poliedro = Prisma (ver Figura 3). Abre-se uma janela na qual você pode escolher o número de lados do polígono (regular), o comprimento de cada

Leia mais

Informática no Ensino de Matemática Prof. José Carlos de Souza Junior

Informática no Ensino de Matemática Prof. José Carlos de Souza Junior Informática no Ensino de Matemática Prof. José Carlos de Souza Junior http://www.unifal-mg.edu.br/matematica/?q=disc jc Aula 08 ATIVIDADE 01 Seja ABCD um quadrilátero convexo inscrito em um círculo de

Leia mais

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROJETO: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROJETO: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROJETO: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOME: DATA: / / Software GeoGebra 5.0 versão desktop 1ª Parte Conhecendo

Leia mais

Algumas Possibilidades do Uso do GeoGebra nas Aulas de Matemática

Algumas Possibilidades do Uso do GeoGebra nas Aulas de Matemática UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA III Semana Acadêmica de Matemática Algumas Possibilidades do Uso do GeoGebra nas Aulas de Matemática Profª Lahis Braga Souza Profª Thais Sena de Lanna Profª Cristiane Neves

Leia mais

Atividade 19: Espiral Logarítmica Objetivo: Apresentar o comando Curva.

Atividade 19: Espiral Logarítmica Objetivo: Apresentar o comando Curva. Atividade 19: Espiral Logarítmica Objetivo: Apresentar o comando Curva. Construir a espiral logarítmica. A espiral logarítmica é uma espiral cuja equação polar é dada por r=ae bt, onde r é a distância

Leia mais

Tutorial para GeoGebra

Tutorial para GeoGebra Universidade Federal Fluminense UFF Escola de Engenharia TCE Curso de Engenharia de Telecomunicações TGT Programa de Educação Tutorial PET Grupo PET-Tele http://www.telecom.uff.br/pet/ Tutorial para GeoGebra

Leia mais

lyddyanne1@hotmail.com www.ensinodematematica.com.br Apresentação... 02 Moodle... 04 1 Acesso ao Ambiente... 04 1.1 Primeiro Acesso... 04 1.2 Próximos Acessos... 06 2 Chat... 06 3 Fórum... 09 4 Tarefas...

Leia mais

AULA 3 Atividade 06 Atividade 07 Atividade Complementar 8: Triângulos e seus ângulos internos

AULA 3 Atividade 06 Atividade 07 Atividade Complementar 8: Triângulos e seus ângulos internos AULA 3 Atividade 06 Segmento, ponto médio, mediatriz, paralelas e perpendiculares a) Construa um segmento com uma extremidade em (3, 4) e medida 3,5 (lembre-se: no lugar de vírgula devemos colocar o ponto).

Leia mais

CÍRCULO DADO O DIÂMETRO

CÍRCULO DADO O DIÂMETRO 52 O GeoGebra oferece em sua instalação padrão um conjunto de ferramentas acessíveis por meio da Barra de Ferramentas e um conjunto com comandos que permitem construir objetos, realizar transformações,

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

Material do Professor. Tema: Roteiro de construção para a atividade Porcentagem

Material do Professor. Tema: Roteiro de construção para a atividade Porcentagem 1 Material do Professor Tema: Roteiro de construção para a atividade Porcentagem Objetivo: Dar suporte ao professor para fazer as construções necessárias à atividade Porcentagem ATIVIDADE 1: Construção

Leia mais

POTENCIALIDADES DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO E APRENDIZAGM DE TRIGONOMETRIA

POTENCIALIDADES DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO E APRENDIZAGM DE TRIGONOMETRIA 1 UNIVERSIDADE FERDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ CERES Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas DCEA Programa Institucional de Iniciação à Docência PIBID/UERN

Leia mais

Nesse texto abordamos a construção de polígonos com a utilização do mouse e por meio da digitação de comandos na Entrada.

Nesse texto abordamos a construção de polígonos com a utilização do mouse e por meio da digitação de comandos na Entrada. 12 Nesse texto abordamos a construção de polígonos com a utilização do mouse e por meio da digitação de comandos na Entrada. POLÍGONOS A ferramenta Polígono possibilita construir polígonos a partir de

Leia mais

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2017 Versão 1.0

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2017 Versão 1.0 05/2017 Versão 1.0 Conteúdo Ferramentas de Edição... 3 1) Barra de ferramentas de edição... 3 2) Inserir uma geometria... 4 3) Ferramenta Snap... 5 4) Selecionar geometrias... 6 5) Editar uma geometria...

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES NA REDE MUNICIPAL DE GURUPI TO

CURSO DE CAPACITAÇÃO O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES NA REDE MUNICIPAL DE GURUPI TO CURSO DE CAPACITAÇÃO O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES NA REDE MUNICIPAL DE GURUPI TO A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE ENSINO

Leia mais

Guia do C.a.R. para Alunos do Terceiro Ciclo

Guia do C.a.R. para Alunos do Terceiro Ciclo Guia do C.a.R. para Alunos do Terceiro Ciclo Núcleo de estágio 2008-2009 Professores associados: Dr. José Carlos Santos Maria José Carvalho Escola Básica de Santa Marinha Faculdade de Ciências da Universidade

Leia mais

Informática no Ensino de Matemática Prof. José Carlos de Souza Junior jc

Informática no Ensino de Matemática Prof. José Carlos de Souza Junior  jc Informática no Ensino de Matemática Prof. José Carlos de Souza Junior http://www.unifal-mg.edu.br/matematica/?q=disc jc Aula 10 Reproduza as seguintes figuras no SuperLogo: ATIVIDADE 01 ATIVIDADE 02 Reproduza

Leia mais

Minicurso de GeoGebra

Minicurso de GeoGebra UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - RS GRUPO PET MATEMÁTICA DA UFSM Minicurso de GeoGebra Andréia luisa Friske Bernardo Abreu da Cruz Bruno Simões Gomes Dioggo Codein Dresch Dominiki Ribas dos Santos

Leia mais

No desenvolvimento deste guião, procure sempre colocar as denominações referidas em cada ponto.

No desenvolvimento deste guião, procure sempre colocar as denominações referidas em cada ponto. 1 Este 3º guião contém atividades elementares com a finalidade de favorecer o reconhecimento e a consolidação das funções de algumas ferramentas do programa de geometria dinâmica Geogebra. Neste guião,

Leia mais

Geometria Analítica Plana

Geometria Analítica Plana Softwares Para o Ensino da Matemática Geometria Analítica Plana Nome do programa: EUKLID Descrição: Software de geometria dinâmica e construções em régua e compasso para criação de figuras geométricas.

Leia mais

Geometria e seus Artefatos

Geometria e seus Artefatos Geometria e seus Artefatos Prof. Mário Selhorst Construção dos conceitos básicos de Geometria Analítica 1 SUMÁRIO (Use os links para acessar diretamente aos exemplos e o ícone 1. Perpendicular por um ponto

Leia mais

PLANILHA, CÉLULAS E CONTEÚDO

PLANILHA, CÉLULAS E CONTEÚDO 43 Nesse texto apresentamos a Janela Planilha do GeoGebra e alguns de seus recursos para trabalhar em conjunto com as janelas de Álgebra e de Visualização. PLANILHA, CÉLULAS E CONTEÚDO Para abrir a planilha

Leia mais

computador sala de aula responsável victor giraldo instituto de matemática ufrj Sérgio Carrazedo Dantas

computador sala de aula responsável victor giraldo instituto de matemática ufrj Sérgio Carrazedo Dantas seção computador na sala de aula responsável victor giraldo instituto de matemática ufrj CRIANDO E INTEGRANDO NOVAS FERRAMENTAS NO GEOGEBRA Sérgio Carrazedo Dantas sergio@maismatematica.com.br Guilherme

Leia mais

Estudando Cônicas com Auxílio do Software Wingeom

Estudando Cônicas com Auxílio do Software Wingeom Estudando Cônicas com Auxílio do Software Wingeom Flávio de Freitas Afonso Bolsista PIBIC/CNPq Licenciando em Matemática CEFET-Campos Gilmara Teixeira Barcelos Professora do CEFET Campos - Mestre em Ciências

Leia mais

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi Aula 01 Excel 2016 Prof. Claudio Benossi São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas em ser aprovado para uma vaga onde trabalhar com

Leia mais

FRACTAIS. Iteração: é um conjunto de procedimentos repetidos em série para construir um fractal. (NUNES, 2006, f. 30).

FRACTAIS. Iteração: é um conjunto de procedimentos repetidos em série para construir um fractal. (NUNES, 2006, f. 30). Revisado por: A. Patrícia Grajales Spilimbergo e Cláudia Piva FRACTAIS Algumas definições... Fractal: Um fractal é um objeto que pode ser obtido geometricamente ou aleatoriamente através de processos recursivos,

Leia mais

LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer professores.chapeco.ifsc.edu.

LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer professores.chapeco.ifsc.edu. LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer larapopov@ifscedubr professoreschapecoifscedubr/lara Libre Office Calc É um editor de planilha eletrônica, que tem

Leia mais

Como utilizar o Tux Paint

Como utilizar o Tux Paint 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível Como utilizar o Tux Paint Software de desenho voltado a crianças alfabetizadas ou não. PASSO 1 INTRODUÇÃO O Tux

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA - BAGÉ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO DE MATEMÁTICA PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA - BAGÉ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO DE MATEMÁTICA PIBID MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA - BAGÉ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO DE MATEMÁTICA PIBID Atividade nº 2 Oficina de Geometria Analítica com uso

Leia mais

Manual do Gráfico em Flash ENFOQUE

Manual do Gráfico em Flash ENFOQUE Manual do Gráfico em Flash ENFOQUE NÍVEL 1 Seletor de ativo: Busca o código e/ou nome do ativo a partir da segunda letra digitada. Identificando a ferramenta: 1 digite as duas primeiras letras do nome

Leia mais

Geometria Dinâmica utilizando o Software Régua e Compasso

Geometria Dinâmica utilizando o Software Régua e Compasso Geometria Dinâmica utilizando o Software Régua e Compasso Gilmara Teixeira Barcelos Silvia Cristina Freitas Batista Campos dos Goytacazes 2008 1 Geometria Dinâmica utilizando o Software Régua e Compasso

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo SketchUp Pro Gráfica_Digital SketchUp_00 Interface e comandos básicos Este tutorial foi elaborado pela equipe de monitores de

Leia mais

AULA 4. Atividade Complementar 10: Sistemas lineares 2x2 e sua interpretação geométrica 31

AULA 4. Atividade Complementar 10: Sistemas lineares 2x2 e sua interpretação geométrica 31 AULA 4 Atividade Complementar 10: Sistemas lineares 2x2 e sua interpretação geométrica 31 Conteúdos Estruturantes: Números e Álgebra / Geometrias Conteúdo Básico: Sistemas lineares / Geometria espacial

Leia mais

FICHA 1. Processamento de dados (x,y,z) para gerar Curvas de Nível no Programa POSIÇÃO

FICHA 1. Processamento de dados (x,y,z) para gerar Curvas de Nível no Programa POSIÇÃO FICHA 1 Processamento de dados (x,y,z) para gerar Curvas de Nível no Programa POSIÇÃO 1. Criar nova Pasta de Trabalho No Windows Explore criar uma pasta "ALUNO" dentro do diretório C:\Posicao\Demos, onde

Leia mais

USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS

USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS Professor: WELSING MOREIRA PEREIRA Sumário Usando o Paint... 3 Desenhando linhas... 3 Ferramenta Lápis... 4 Pincéis... 4 Ferramenta Linha... 4 Ferramenta Curva... 5 Desenhando

Leia mais

Aula Teórica: Elaboração de gráficos com o Excel

Aula Teórica: Elaboração de gráficos com o Excel Aula Teórica: Elaboração de gráficos com o Excel Objetivo O objetivo dessa atividade é exercitar a elaboração de gráficos com a utilização de um software de planilha eletrônica. Também faremos uso da função

Leia mais

ESTUDANDO MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA UTILIZANDO AS JANELAS CAS E 3D

ESTUDANDO MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA UTILIZANDO AS JANELAS CAS E 3D ESTUDANDO MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA UTILIZANDO AS JANELAS CAS E 3D Ministrantes: Bruno Santos Pereira, Ellen Cristina Barbosa dos Santos, Marrythiely Rodrigues Oliveira, Lucas Diêgo de Lima,

Leia mais

ESTUDO DAS CÔNICAS POR MEIO DA DEFINIÇÃO UNIFICADA E A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA

ESTUDO DAS CÔNICAS POR MEIO DA DEFINIÇÃO UNIFICADA E A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA ESTUDO DAS CÔNICAS POR MEIO DA DEFINIÇÃO UNIFICADA E A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA Juracélio Ferreira Lopes Instituto Federal de Minas Gerais Ouro Preto Juracelio.lopes@ifmg.edu.br Wladimir Seixas Universidade

Leia mais

Noções Básicas de Cálculo e Geometria Plana com o GeoGebra

Noções Básicas de Cálculo e Geometria Plana com o GeoGebra UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS GRUPO PET MATEMÁTICA Noções Básicas de Cálculo e Geometria Plana com o GeoGebra Angela Mallmann Wendt Eduardo Buriol de Oliveira

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Criação de template... 4 1.1. Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar o processo de elaboração

Leia mais

JOZEILDO JOSÉ DA SILVA O SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA DINÂMICA Acesse a versão animada deste produto em: http://www.grupotdac.com Campina Grande PB 2011

Leia mais

18/06/13 REVISTA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA - SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA

18/06/13 REVISTA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA - SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA COMPUTADOR NA SALA DE AULA Estudo das cônicas com Geometria Dinâmica José Carlos de Souza Jr. Andréa Cardoso Unifal MG COMPUTADOR NA SALA DE AULA A exploração de softwares de Geometria Dinâmica nos permite

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Thiago Ribeiro

APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Thiago Ribeiro APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA Prof. Thiago Ribeiro ÍNDICE 1. SISTEMA OPERACIONAL... 3 2. BARRA DE TAREFAS... 4 3. BOTÕES DO MOUSE... 7 4. JANELA DO WINDOWS... 8 5. CRIAR E PERSONALIZAR PASTAS NA ÁREA

Leia mais

Quadras (4 feições) + atributo área Pontos notáveis + atributo de descrição

Quadras (4 feições) + atributo área Pontos notáveis + atributo de descrição Exercicio 2 1. Copie os arquivos da pasta \\QUEBEC\Comp\SIG_Ambiental\ex2 para a sua pasta. Adicione os arquivos a um novo projeto no QGIS (há arquivos vetoriais e raster). Adicione os arquivos vetoriais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA JOSÉ WELLINGTON SANTOS SILVA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA JOSÉ WELLINGTON SANTOS SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA JOSÉ WELLINGTON SANTOS SILVA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM

Leia mais

Oficina: Planilha Eletrônica

Oficina: Planilha Eletrônica Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

POLÍGONOS REGULARES CAD

POLÍGONOS REGULARES CAD 1 1. INTRODUÇÃO. POLÍGONOS REGULARES CAD Nesta aula você aprenderá a construir polígonos regulares e a medir o valor de seu ângulo interno. Além disso, aprenderá a traçar polígonos estrelados utilizando

Leia mais

O USO DO GEOGEBRA NA INVESTIGAÇÃO DA GEOMETRIA ELÍPTICA. Celina A. A. P. Abar Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- Brasil

O USO DO GEOGEBRA NA INVESTIGAÇÃO DA GEOMETRIA ELÍPTICA. Celina A. A. P. Abar Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- Brasil O USO DO GEOGEBRA NA INVESTIGAÇÃO DA GEOMETRIA ELÍPTICA Celina A. A. P. Abar abarcaap@pucsp.br Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- Brasil Tema: Uso de tecnologías. Modalidad: Taller (TA) Nivel

Leia mais

Sumário Objetivos da Lição Estudo de Caso Exercício Exercício Exercício 3...

Sumário Objetivos da Lição Estudo de Caso Exercício Exercício Exercício 3... Sumário Sumário... 2 1. Objetivos da Lição 02... 3 1.1. Estudo de Caso 1... 4 2. Exercício 1... 11 2.1. Exercício 2... 19 1.3. Exercício 3... 23 2 1. Objetivos da Lição 02 Nesta lição serão exercitadas

Leia mais

Neste texto abordamos como construir um dado com a possibilidade de ser planificado e, além disso, ser lançado em um sorteio aleatório.

Neste texto abordamos como construir um dado com a possibilidade de ser planificado e, além disso, ser lançado em um sorteio aleatório. 59 Neste texto abordamos como construir um dado com a possibilidade de ser planificado e, além disso, ser lançado em um sorteio aleatório. Seguem os passos dessa construção. Construa um controle deslizante

Leia mais

O GEOGEBRA E OS CASOS DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS

O GEOGEBRA E OS CASOS DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS O GEOGEBRA E OS CASOS DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS Marcos Henrique Silva Lopes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul marcoslopesmat@gmail.com Márcia Santos Melo Almeida Universidade Federal de Mato

Leia mais

Excel INTERMEDIÁRIO. Prof. Cassiano Isler Turma 3

Excel INTERMEDIÁRIO. Prof. Cassiano Isler Turma 3 INTERMEDIÁRIO Gráficos Prof. Cassiano Isler 2017.1 - Turma 3 por Prof. Cassiano Isler INTERMEDIÁRIO - Aula 1 2 / 67 por GÓMEZ, Luis Alberto. para engenheiros. Visual Books, 2009. Capítulo 2. Disponível

Leia mais

RELATÓRIO Data: 18/08/2016 e 19/08/2016. Apresentar o software GeoGebra 3D e suas potencialidades aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio

RELATÓRIO Data: 18/08/2016 e 19/08/2016. Apresentar o software GeoGebra 3D e suas potencialidades aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio RELATÓRIO Data: 18/08/2016 e 19/08/2016 Objetivo(s) Objetivo Geral: 1 Apresentar o software GeoGebra 3D e suas potencialidades aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio Objetivos Específicos: Incentivar

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 3

LibreOffice Calc: aula 3 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel Objetivos LibreOffice Calc: aula 3 Apresentar a criação de um gráfico no LibreOffice

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Ana Amélia de Souza Pereira Christien Lana Rachid Maio/2017 LISTA DE FIGURA Figura 1 - Página

Leia mais

ESTUDO DE GEOMETRIA ANALÍTICA

ESTUDO DE GEOMETRIA ANALÍTICA ESTUDO DE GEOMETRIA ANALÍTICA 3ª. Série Ensino Médio Tutora: Maria Claudia Padilha Tostes Professor/Aluno: Sandra William Marques Email: swmarquess@gmail.com Matriculas: 0279706-6 e 0918915-0 Novembro/2013

Leia mais

Neste texto abordamos como construir um dado com a possibilidade de ser planificado e, além disso, ser lançado em um sorteio aleatório.

Neste texto abordamos como construir um dado com a possibilidade de ser planificado e, além disso, ser lançado em um sorteio aleatório. 72 Neste texto abordamos como construir um dado com a possibilidade de ser planificado e, além disso, ser lançado em um sorteio aleatório. Seguem os passos dessa construção. Construa um controle deslizante

Leia mais

Comandos básicos do AutoCAD

Comandos básicos do AutoCAD Curso: Engenharia Ambiental Disciplina: Desenho técnico e Geometria Descritiva Professor: Luiz Antonio do Nascimento Aluno: Período: Manhã Aula: Data: RA: 1. Linhas Comandos básicos do AutoCAD Existem

Leia mais

1. Posição de retas 11 Construindo retas paralelas com régua e compasso 13

1. Posição de retas 11 Construindo retas paralelas com régua e compasso 13 Sumário CAPÍTULO 1 Construindo retas e ângulos 1. Posição de retas 11 Construindo retas paralelas com régua e compasso 13 2. Partes da reta 14 Construindo segmentos congruentes com régua e compasso 15

Leia mais

O uso do GeoGebra na formalização de conteúdos matemáticos

O uso do GeoGebra na formalização de conteúdos matemáticos O uso do GeoGebra na formalização de conteúdos matemáticos Geane dos Santos Santana / UFS geanesanttana@yahoo.com.br V Bienal da SBM / Outubro 2010 O uso do GeoGebra na formalização de conteúdos matemáticos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CAMPUS DE FLORESTAL INTRODUÇÃO AO GEOGEBRA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CAMPUS DE FLORESTAL INTRODUÇÃO AO GEOGEBRA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CAMPUS DE FLORESTAL INTRODUÇÃO AO GEOGEBRA 2013 Ricardo Ferreira Paraizo 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 06 1 ICONES DA BARRA 1 (B1) 07 1.1 Ícone mover 07 1.2 Ícone rotação em torno

Leia mais

Guia prático do. Passo a passo

Guia prático do. Passo a passo Guia prático do BrOffice.org IMPRESS Passo a passo Licenciamento de Uso desta Documentação Este material foi elaborado por Mônica Figueira Câmara, baseado no arquivo de Ajuda do BROffice.org e segue os

Leia mais

Apostila 1 - Excel Recursos das planilhas eletrônicas para elaboração de conteúdos digitais para o ensino da matemática no ensino médio

Apostila 1 - Excel Recursos das planilhas eletrônicas para elaboração de conteúdos digitais para o ensino da matemática no ensino médio Ação PROEXT2015: Desenvolvimento e implementação de software educacional para a área de matemática, voltado para escolas de ensino médio da Rede Pública de Educação Básica dezembro de 2016 a novembro de

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Detalhamento de peça Estudo de caso 2 Detalhamento Morsa... 17

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Detalhamento de peça Estudo de caso 2 Detalhamento Morsa... 17 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Detalhamento de peça... 4 2. Estudo de caso 2 Detalhamento Morsa... 17 2 1. Objetivos Nesta lição iremos abordar o processo de elaboração de um

Leia mais

A B C A 1 B 1 C 1 A 2 B 2 C 2 é zero (exceto o caso em que as tres retas são paralelas).

A B C A 1 B 1 C 1 A 2 B 2 C 2 é zero (exceto o caso em que as tres retas são paralelas). MAT 105- Lista de Exercícios 1. Prolongue o segmento com extremos em (1, -5) e (3, 1) de um comprimento de (10) unidades. Determine as coordenadas dos novos extremos. 2. Determine o centro e o raio da

Leia mais

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes.

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes. RESUMO O software Excel apresenta as melhores condições para se elaborar as ferramentas estratégicas de importância inigualável para o Planejamento das Estruturas, que proporcionam inclusive extrema versatilidade

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC/SP ROSANA PERLETO DOS SANTOS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC/SP ROSANA PERLETO DOS SANTOS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC/SP ROSANA PERLETO DOS SANTOS AS DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA AO UTILIZAREM O SOFTWARE GEOGEBRA EM ATIVIDADES QUE ENVOLVEM

Leia mais

Minicurso GEOGEBRA Barra de Menu Barra de Ferramentas Janela Algébrica: Janela de entrada de dados

Minicurso GEOGEBRA Barra de Menu Barra de Ferramentas Janela Algébrica: Janela de entrada de dados UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO PROJETO PIBID/LICENCIATURA MATEMÁTICA Prof. Antônio Joaquim Rodrigues Feitosa. Minicurso GEOGEBRA Introdução: Neste minicurso apresentaremos as

Leia mais

Índice Analítico. José Antelo Cancela Pág. 2

Índice Analítico. José Antelo Cancela   Pág. 2 José Antelo Cancela Índice Analítico 1. INTRODUÇÃO... 4 1.1 O QUE É O SOLIDWORKS... 4 1.2 AMBIENTES DO SOLIDWORKS... 4 1.3 PLANOS DE DESENHO... 4 1.4 CRIAR ATALHOS NO TECLADO... 5 1.5 CRIAR ATALHOS NA

Leia mais

Introdução ao Winplot

Introdução ao Winplot Introdução ao Winplot Nosso objetivo é introduzir os conceitos e as ferramentas básicas do programa Winplot, que é um excelente ferramenta computacional para fazer gráficos 2D e 3D de maneira bastante

Leia mais

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico 1

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio    Colégio Politécnico 1 WINDOWS Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Meu Computador É a porta de entrada para o usuário navegar pelas unidades de

Leia mais

Roteiro de Construção de Gráficos Análise de Experimentos Virtuais

Roteiro de Construção de Gráficos Análise de Experimentos Virtuais Roteiro de Construção de Gráficos Análise de Experimentos Virtuais Nos experimentos virtuais, pede-se a construção de gráficos baseados nos dados obtidos a partir dos quadros. O Microsoft Office Excel

Leia mais

LUMISOFT (Guia do usuário)

LUMISOFT (Guia do usuário) LUMISOFT (Guia do usuário) * O guia de utilização do Novo Lumisoft fornece informações completas sobre o seu uso, orientando os usuários sobre os novos recursos do programa, instruções, dicas e muito mais.

Leia mais

Bem vindos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esse ambiente será utilizado no curso:

Bem vindos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esse ambiente será utilizado no curso: Bem vindos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Esse ambiente será utilizado no curso: LIBRAS A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO EDUCACIONAL INCLUSIVO Sua licença

Leia mais

Assessores: Celço Luiz de Araújo Rubens Junior Schwalemberg. Trigonometria no GeoGebra

Assessores: Celço Luiz de Araújo Rubens Junior Schwalemberg. Trigonometria no GeoGebra NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE CASCAVEL CRTE COORDENAÇÃO REGIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO Av. Brasil, 2040. Bairro São Cristóvão. CEP:85816-290. Fone:(45) 3218-7895. Assessores: Celço Luiz de Araújo

Leia mais

APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 MANIPULAÇÃO DE CAMADAS...

APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 MANIPULAÇÃO DE CAMADAS... Sumário APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS E ADMINISTRADOR ACESSO AO SISTEMA... 4 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA...

Leia mais

Desenho Técnico II Mecânica

Desenho Técnico II Mecânica Desenho Técnico II Mecânica Clicar em opções Clicar em locais de arquivo Clicar em adicionar Selecionar a pasta Configurações no pendrive ou no computador Clicar em OK Clicar em OK Clicar em sim. Como

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL MARCEL ROMUALDO GUIMARÃES PIMENTA APLICAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS - Grupo 500 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Matemática _ 7º ano 2016/2017 Início Fim

Leia mais

Adilson Ortiz Bittencourt. O Ensino da Trigonometria no Ciclo Trigonométrico, por meio do Software Geogebra

Adilson Ortiz Bittencourt. O Ensino da Trigonometria no Ciclo Trigonométrico, por meio do Software Geogebra PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO ÁREA DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA Adilson Ortiz Bittencourt O Ensino da Trigonometria

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo ILLUSTRATOR Gráfica_Digital Illustrator_00 Interface e comandos básicos Este tutorial foi elaborado pela equipe de monitores

Leia mais

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas 1 O programa O Excel 2013 é um software (programa) capaz de elaborar planilhas de cálculos com fórmulas complexas,

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES DE GEOMETRIA PLANA DESENHO GEOMÉTRICO. Aluno: nº: turma: Disciplina: Profº: data: Disciplina: Matemática QUESTIONÁRIO

CADERNO DE ATIVIDADES DE GEOMETRIA PLANA DESENHO GEOMÉTRICO. Aluno: nº: turma: Disciplina: Profº: data: Disciplina: Matemática QUESTIONÁRIO CADERNO DE ATIVIDADES DE GEOMETRIA PLANA DESENHO GEOMÉTRICO Aluno: nº: turma: Disciplina: Profº: data: Disciplina: Matemática QUESTIONÁRIO Professor: Cláudio Antônio Logomarca da escola Aluno (a): Série:

Leia mais

Profª.. Deli Garcia Ollé Barreto

Profª.. Deli Garcia Ollé Barreto CURVAS CÔNICAS Curvas cônicas são curvas resultantes de secções no cone reto circular. Cone reto circular é aquele cuja base é uma circunferência e a projeção do vértice sobre o plano da base é o centro

Leia mais

Manual Software Dual Touth Board 6

Manual Software Dual Touth Board 6 Manual Software Dual Touch Board 6 / 44 Manual Software Dual Touth Board 6 Pearson, Centro de Serviços Compartilhados - Av. Presidente Kennedy, 235, Lagoinha. Ribeirão Preto SP Brasil Pag./44 Manual Software

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. Uma marca de sucesso da 1 CONTEÚDO 3 3 3 4 4 5 5 6 6 6 6 7 7 7 7 8 9 9 10 10 10 11 11 11 11 12 12 13 SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS

Leia mais

Apostila de Desenho Técnico II

Apostila de Desenho Técnico II 1 Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé Apostila de Desenho Técnico II PLANTA BAIXA Avenida Maria Anunciação Gomes de Godoy, n 1650. Bairro Malafaia - CEP: 96413170 Bagé - Rio Grande do Sul - BR

Leia mais