POLÍGONOS REGULARES CAD

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "POLÍGONOS REGULARES CAD"

Transcrição

1 1 1. INTRODUÇÃO. POLÍGONOS REGULARES CAD Nesta aula você aprenderá a construir polígonos regulares e a medir o valor de seu ângulo interno. Além disso, aprenderá a traçar polígonos estrelados utilizando um recurso de visualização muito útil do AutoCAD: os LAYERS. 2. FOLHA DE PAPEL A ARQUIVOS DA AULA Clique no canto inferior esquerdo da margem interna, e pressione a tecla enter. 4. EXERCÍCIOS 4.1 CONSTRUIR OS POLÍGONOS REGULARES DE LADOS 3, 4, 5 E 6 SENDO DADO A MEDIDA AB DO LADO DO POLÍGONO. Seja o lado AB do polígono regular.

2 2 Utilize o comando Polygon. Ao entrar neste comando, determine o número de lados digitando o valor e pressionando o enter (3). Logo após, digite E (Edge=lado) e pressione enter.

3 3 Em seguida clique no ponto A e depois no ponto B. 4.2 CONSTRUIR OS POLÍGONOS REGULARES DE 7, 8, 9 e 10 LADOS SENDO DADO O CÍRCULO CIRCUNSCRITO. Seja o círculo no qual se deseja inscrever um heptágono regular.

4 4 Utilize o comando Polygon. Ao entrar neste comando, determine o número de lados digitando o valor (7) e pressionando o enter. Em seguida clique no centro do polígono. Caso não esteja acionado o OSNAP, digite CEN, pressione enter e coloque o cursor sobre a circunferência. Logo após digite I e pressione enter para escolher a opção Inscribed, pois se deseja construir um polígono inscrito no círculo.

5 5 Em seguida clique sobre o quadrante do círculo. Caso o OSNAP não esteja acionado, digite QUA e pressione enter. Após clicar sobre o quadrante teremos então o polígono.

6 6 4.3 CONSTRUIR OS POLÍGONOS REGULARES DE 10, 11, e 20 LADOS SENDO DADO O CÍRCULO INSCRITO. Seja o círculo no qual se deseja circunscrever um undecágono regular. Utilize o comando Polygon. Ao entrar neste comando, determine o número de lados digitando o valor (11) e pressionando o enter.

7 7 Em seguida clique no centro do polígono. Caso não esteja acionado o OSNAP, digite CEN, pressione enter e coloque o cursor sobre a circunferência. Logo após digite C e pressione enter para escolher a opção Circumscribed, pois se deseja construir um polígono circunscrito no círculo.

8 8 Logo após digite C e pressione enter para escolher a opção Circumscribed, pois se deseja construir um polígono circunscrito no círculo. Em seguida clique sobre o quadrante do círculo. Caso o OSNAP não esteja acionado, digite QUA e pressione enter.

9 9 Após clicar sobre o quadrante teremos então o polígono. 4.4 VERIFICAR A MEDIDA DO ÂNGULO INTERNO DE CADA POLÍGONO DOS EXERCÍCIOS 1, 2 e 3. Seja o triângulo de lado AB.

10 10 Para dimensionar o ângulo interno do triângulo, utilize o comando Angular o qual pode ser acessado através do Menu DIMENSION. Ao ativar este comando, clique nos dois lados do ângulo e automaticamente obterá na tela o seu valor, em seguida clique no local exato onde se deseja colocar a cota.

11 DESENHAR TODOS OS POLÍGONOS ESTRELADOS POSSÍVEIS DE SEREM CONSTRUÍDOS A PARTIR DOS POLÍGONOS REGULARES DE 5, 6, 7, 8, 9 E 10 LADOS. PENTÁGONO ESTRELADO Seja o pentágono regular. Utilize o comando Layer que se encontra no Menu FORMAT para construir um layer para polígono estrelado que pula um vértice. Ao acionar o comando Layer aparecerá na tela um quadro. Para criar um novo layer para polígono estrelado pulando um vértice, clique sobre a palavra New.

12 12 Observe que surgirá abaixo da primeira linha, uma nova linha na cor azul (porque está selecionada) com o nome de layer 1. Clique duas vezes sobre a palavra Layer1 e digite o nome do novo layer que poderá ser: 1V. Em seguida, clique duas vezes sobre a palavra White e escolha uma cor para esse novo layer.

13 13 Depois de criar o layer 1V, clique em OK e o quadro fechará, mas observe que, ao clicar na seta do toolbars dos layers que se encontra no painel horizontal de controle aparecerão todos os layers incluindo este último layer 1V. Selecione então, este layer 1V e comece a construção do polígono estrelado do pentágono regular. Antes, verifique se no toolbox de cor, (ao lado dos Layers) a cor está ByLayer.

14 14 Para construir o polígono estrelado, utilize o comando Polyline que se encontra no Menu DRAW. Ao entrar no comando Polyline clique sobre cada vértice do pentágono, mas sempre pulando um vértice.

15 HEPTÁGONO ESTRELADO 15 Seja o heptágono estrelado. Construa o heptágono estrelado pulando 1 vértice.

16 16 Depois entre no comando Layer e crie o layer 2V e escolha uma cor para ele. Deixe o layer 2V ativo e inicie a construção do polígono estrelado pulando 2 vértices. Com o comando Polyline clique sobre os vértices do heptágono, mas sempre pulando 2 vértices.

17 17 Observe que dentro do heptágono aparecem os dois polígonos estrelados possíveis de se construir. Para visualizar apenas um deles, basta congelar o outro. Para isto, acione no toolbox de layers o congelamento do layer 1V por exemplo.

18 18 Ao congelar o Layer 1V, todos os desenhos feitos neste layer, como o polígono estrelado pulando 1 vértice, desaparecerão da tela em todas as vistas. Para fazer com que o polígono estrelado pulando 1 vértice volte a parecer na tela, clique novamente na opção congelar Layer 1V.

19 19 Ainda sobre Layers, para bloquear qualquer ação com o polígono estrelado pulando 1 vértice por exemplo, vá até o toolbox de layers e clique sobre o cadeado do layer 1V (que está aberto). Agora que o cadeado do layer 1V está fechado, tente apagar o polígono estrelado que pula 1 vértice.

20 20 Veja que não consegue! Ele se encontra bloqueado. Agora abra o cadeado clicando novamente sobre ele e continue a construção dos outros polígonos regulares. Ao construir os outros polígonos regulares estrelados, crie mais layers 3V, 4V, 5V etc. e utilize sempre o comando Polyline na construção dos mesmos. Quando se tornar difícil de visualizar o polígno que se deseja construir, congele um dos layers e continue a construção. Veja abaixo os quatro possíveis polígonos estrelados de se construir a partir do eneágono.

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre SEGMENTOS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.3d SEGMENTOS CAD

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre SEGMENTOS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.3d SEGMENTOS CAD 1 1. INTRODUÇÃO. SEGMENTOS CAD Nesta aula você aprenderá a dividir um segmento em partes iguais e também a inserir em cada divisão um desenho qualquer. Este exercício é muito útil em projetos de arquitetura,

Leia mais

Figura Uso de coordenadas polares

Figura Uso de coordenadas polares INTRODUÇÃO AO AUTOCAD O CAD trabalha com dois sistemas de coordenadas. O sistema de coordenadas cartesianas (Figura) e o sistema de coordenadas polares (Figura). No sistema de coordenadas cartesianas,

Leia mais

ARCOS CAD. bhttp://www.mat.uel.br/geometrica/cad/a8amat44.dwg

ARCOS CAD.  bhttp://www.mat.uel.br/geometrica/cad/a8amat44.dwg 1 1. INTRODUÇÃO. ARCOS CAD Nesta aula você aprenderá a construir arcos arquitetônicos compostos por arcos de circunferência utilizando os princípios da tangência e concordância. Nesta aula você aplicará

Leia mais

GeoGebra Quickstart Um rápido guia de referência sobre o GeoGebra

GeoGebra Quickstart Um rápido guia de referência sobre o GeoGebra GeoGebra Quickstart Um rápido guia de referência sobre o GeoGebra Geometria dinâmica, álgebra e cálculo formam juntos o GeoGebra, um software educativo premiado freqüentemente, que combina geometria e

Leia mais

CRIAR PROJETO. Retângulo Envolvente. Fig.1 Retângulo Envolvente com área de estudo

CRIAR PROJETO. Retângulo Envolvente. Fig.1 Retângulo Envolvente com área de estudo CRIAR PROJETO O projeto é criado para delimitar a área de estudo, é como desenhar um retângulo numa folha de caderno delimitando o local que irá ser usado. Esta área de estudo é denominada de Retângulo

Leia mais

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico 1

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio    Colégio Politécnico 1 WINDOWS Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Meu Computador É a porta de entrada para o usuário navegar pelas unidades de

Leia mais

Algumas Possibilidades do Uso do GeoGebra nas Aulas de Matemática

Algumas Possibilidades do Uso do GeoGebra nas Aulas de Matemática UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA III Semana Acadêmica de Matemática Algumas Possibilidades do Uso do GeoGebra nas Aulas de Matemática Profª Lahis Braga Souza Profª Thais Sena de Lanna Profª Cristiane Neves

Leia mais

Quadras (4 feições) + atributo área Pontos notáveis + atributo de descrição

Quadras (4 feições) + atributo área Pontos notáveis + atributo de descrição Exercicio 2 1. Copie os arquivos da pasta \\QUEBEC\Comp\SIG_Ambiental\ex2 para a sua pasta. Adicione os arquivos a um novo projeto no QGIS (há arquivos vetoriais e raster). Adicione os arquivos vetoriais

Leia mais

CÍRCULO DADO O DIÂMETRO

CÍRCULO DADO O DIÂMETRO 52 O GeoGebra oferece em sua instalação padrão um conjunto de ferramentas acessíveis por meio da Barra de Ferramentas e um conjunto com comandos que permitem construir objetos, realizar transformações,

Leia mais

Tutorial 3: Desenhar objetos no AutoCAD 2010

Tutorial 3: Desenhar objetos no AutoCAD 2010 Tutorial 3: Desenhar objetos no AutoCAD 2010 1 Audiência: Novos usuários do AutoCAD Pré-requisitos: Nenhum Tempo para ser completado: 15 minutos Neste tutorial Complete as lições deste tutorial na ordem.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA COMEÇANDO A DESENHAR. Professor: João Carmo

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA COMEÇANDO A DESENHAR. Professor: João Carmo UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA COMEÇANDO A DESENHAR Professor: João Carmo Ao trabalhar com o AutoCAD, começaremos com o comando Line.

Leia mais

Registro. 1. Carregar a tela do SPRING com a imagem georreferenciada. Fig.1 Seleção da opção Registro no menu.

Registro. 1. Carregar a tela do SPRING com a imagem georreferenciada. Fig.1 Seleção da opção Registro no menu. Registro É importante fazer o georreferenciamento das imagens para possibilitar a integração de uma imagem, com mapas e a outros dados georreferenciados. Para fazer o georreferenciamento no SPRING, utiliza-se

Leia mais

BEMATECH LOJA PRACTICO PASSO A PASSO PARA UTILIZAÇÃO AMBIENTE DE CADASTROS

BEMATECH LOJA PRACTICO PASSO A PASSO PARA UTILIZAÇÃO AMBIENTE DE CADASTROS BEMATECH LOJA PRACTICO PASSO A PASSO PARA UTILIZAÇÃO AMBIENTE DE CADASTROS Acesse o programa pelo ícone indicado pelo suporte como padrão para manutenção de cadastros. Geralmente esse aplicativo estará

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT Esse tutorial traz passo a passo instruções para criação de um desenho no ambiente Draft. Na criação dos desenhos você aprenderá as técnicas

Leia mais

LAYOUTS PARA PLOTAGEM

LAYOUTS PARA PLOTAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LAYOUTS PARA PLOTAGEM Professor: João Carmo Introdução Como se sabe o AutoCAD possui dois modos de apresentação

Leia mais

O que é Microsoft Word?

O que é Microsoft Word? Informática Aplicada 2009.2 Campus Angicos Roteiro 02 Professor: Araken de Medeiros Santos Microsoft Word 1. Abra o Microsoft Word. 2. Selecione Abrir no menu Arquivo ou clique no botão. 3. Navegue pela

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Thiago Ribeiro

APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Thiago Ribeiro APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA Prof. Thiago Ribeiro ÍNDICE 1. SISTEMA OPERACIONAL... 3 2. BARRA DE TAREFAS... 4 3. BOTÕES DO MOUSE... 7 4. JANELA DO WINDOWS... 8 5. CRIAR E PERSONALIZAR PASTAS NA ÁREA

Leia mais

Exercício 1. 1.Copiar o conteúdo da pasta \\QUEBEC\Comp\SIG_Ambiental\Ex1\ para a sua máquina \Documentos\SIG_Ambiental\Ex1. Abrir o arquivo ex1.

Exercício 1. 1.Copiar o conteúdo da pasta \\QUEBEC\Comp\SIG_Ambiental\Ex1\ para a sua máquina \Documentos\SIG_Ambiental\Ex1. Abrir o arquivo ex1. Exercício 1 1.Copiar o conteúdo da pasta \\QUEBEC\Comp\SIG_Ambiental\Ex1\ para a sua máquina \Documentos\SIG_Ambiental\Ex1. Abrir o arquivo ex1.qgs Para Adicionar camadas Shape File no QGIS Basta clicar

Leia mais

Rosely Ouais Pestana Bervian José Benício dos Anjos França

Rosely Ouais Pestana Bervian José Benício dos Anjos França UNEB UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA NEAD NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS I CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA DISCIPLINA: GEOMETRIA PLANA PROFESSORA FORMADORA:

Leia mais

GUIA RÁPIDO CELULAR F2000g

GUIA RÁPIDO CELULAR F2000g 1 GUIA RÁPIDO CELULAR F2000g ÍNDICE 1-Abrindo seu celular Pag. 2 2-Configurar o telefone Pags. 2 e 3 1. Acessando o menu 2. Data e hora local (fundamental para funcionar o wifi) 3. Idioma 4. Transferindo

Leia mais

A seguir vamos fazer uma introdução rápida ao ambiente de trabalho, a real utilização destes comandos você verá adiante nos exercícios PASSO-A-PASSO.

A seguir vamos fazer uma introdução rápida ao ambiente de trabalho, a real utilização destes comandos você verá adiante nos exercícios PASSO-A-PASSO. Capítulo 2 {OBJETIVOS } Neste capítulo veremos: A Tela do AutoCAD O Mouse O Cursor As Teclas de Atalho Seleção de Entidades A Tela do AutoCAD A seguir vamos fazer uma introdução rápida ao ambiente de trabalho,

Leia mais

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre RETAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1d. 2006 RETAS CAD

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre RETAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1d. 2006 RETAS CAD 1 1. INTRODUÇÃO. RETAS CAD Iniciaremos o estudo das retas construindo no CAD alguns exercícios já construídos na aula teórica utilizando a régua e o compasso. Entretanto, o nosso compasso aqui será o comando

Leia mais

TUTORIAL PARA VOLUME POR SUPERFÍCIES

TUTORIAL PARA VOLUME POR SUPERFÍCIES TUTORIAL PARA VOLUME POR SUPERFÍCIES 1 O módulo de volumes por superfície do sistema posição permite o cálculo de volumes por comparativo entre triângulos Volume simples e o cálculo de volumes por platô

Leia mais

Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Thainá Souza

Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Thainá Souza Curso de AutoCAD 2D Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Thainá Souza Regras da Fundação Gorceix Controle de frequência: Primeira chamada após decorridos 10 minutos do início da aula; Segunda

Leia mais

Exercício 2 - modelagem básica de peça.

Exercício 2 - modelagem básica de peça. Exercício 2 - modelagem básica de peça. Abra um arquivo novo, escolha o template de peça. Por padrão, o template já esta em milímetros. Escolha o plano superior como mostrado na imagem abaixo: Agora na

Leia mais

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação 1 Introdução ao Microsoft PowerPoint

Leia mais

computador sala de aula responsável victor giraldo instituto de matemática ufrj Sérgio Carrazedo Dantas

computador sala de aula responsável victor giraldo instituto de matemática ufrj Sérgio Carrazedo Dantas seção computador na sala de aula responsável victor giraldo instituto de matemática ufrj CRIANDO E INTEGRANDO NOVAS FERRAMENTAS NO GEOGEBRA Sérgio Carrazedo Dantas sergio@maismatematica.com.br Guilherme

Leia mais

Estudo de Geometria. Iniciação ao. » Passeio no Parque» Circunferências

Estudo de Geometria. Iniciação ao. » Passeio no Parque» Circunferências Iniciação ao Estudo de Geometria com TI-Nspire» Passeio no Parque» Circunferências P Estrada Parque CONTEÚDO ELABORADO PELO GRUPO T 3 PORTUGAL, UTILIZADO NAS SESSÕES PRÁTICAS DOS DIAS T 3 2014 I. Passeio

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

DESENHO GEOMÉTRICO 9º ANO Prof. Danilo A. L. Pereira. Atividades básicas no GEOGEBRA. Polígonos Regulares

DESENHO GEOMÉTRICO 9º ANO Prof. Danilo A. L. Pereira. Atividades básicas no GEOGEBRA. Polígonos Regulares Exercícios Polígonos Regulares 1 - Calcular a área de um triângulo. Para construção da figura você irá clicar no ícone que tem um triângulo, para fazer um polígono clique no ícone indicado por polígono,

Leia mais

DESENHAR COM PRECISÃO - O SISTEMA DE COORDENADAS

DESENHAR COM PRECISÃO - O SISTEMA DE COORDENADAS DESENHAR COM PRECISÃO - O SISTEMA DE COORDENADAS Para criar linhas, polígonos, sólidos ou outros objetos, sempre teremos que informar o Rhino o ponto de partida e o ponto final. Tais pontos podem ser criados

Leia mais

Partes Principais da Janela 3/26

Partes Principais da Janela 3/26 EDITOR DE TEXTO Write O Writer é o responsável pela edição de texto dos aplicativos do LibreOffice. Ele possui as características habituais de um processador de texto: inserir e editar texto, verificação

Leia mais

APOSTILA AULA PRÁTICA DE CARTOGRAFIA PARA A AULA DO DIA 07 DE MARÇO DE 2016

APOSTILA AULA PRÁTICA DE CARTOGRAFIA PARA A AULA DO DIA 07 DE MARÇO DE 2016 Página 1 de 14 APOSTILA AULA PRÁTICA DE CARTOGRAFIA PARA A AULA DO DIA 07 DE MARÇO DE 2016 Caro estudante, esta apostila destina-se a uma apresentação rápida e elementar com um programa de SIG e seu fácil

Leia mais

CRIE UMA BANCADA EM 3D E ATRIBUA MATERIAIS

CRIE UMA BANCADA EM 3D E ATRIBUA MATERIAIS CRIE UMA BANCADA EM 3D E ATRIBUA MATERIAIS Saiba como modelar a peça passo-a-passo (por Paulo Malheiros) 0 modelo escolhido para esta edição foi uma bancada de banheiro. O modelamento é bastante simples,

Leia mais

Manual de Utilização do Webmail v1.1

Manual de Utilização do Webmail v1.1 Manual de Utilização do Webmail v1.1 (mail.ufvjm.edu.br) 1 Sumário Como Fazer o Login...3 Como Alterar a Senha...4 Como Enviar um E-mail...5 Como Criar uma Assinatura de E-mail...11 Como Criar Filtros...13

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ORGANIZAÇÃO, CONTROLE E AVALIAÇÃO GERÊNCIA DO SISTEMA DE REGISTRO ESCOLAR E ESTATÍSTICA MANUAL

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ORGANIZAÇÃO, CONTROLE E AVALIAÇÃO GERÊNCIA DO SISTEMA DE REGISTRO ESCOLAR E ESTATÍSTICA MANUAL SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ORGANIZAÇÃO, CONTROLE E AVALIAÇÃO GERÊNCIA DO SISTEMA DE REGISTRO ESCOLAR E ESTATÍSTICA MANUAL DO SUMÁRIO ACESSO... 1 PREENCHIMENTO DE CARDÁPIO... 2 Observações

Leia mais

60m. (Sistema Solar 4)

60m. (Sistema Solar 4) INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Data: / /13 TURMA: 9º FICHA DE TRABALHO MS Office PowerPoint 2010 Nome: Nº: 60m Objectivos: Abrir, guardar e guardar como uma apresentação; Transição

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, há um ano, uma equipe para atender à demanda de criação de novos sites

Leia mais

Minha Primeira Placa no KiCad.

Minha Primeira Placa no KiCad. Minha Primeira Placa no KiCad. Nesse tutorial iremos fazer o desenho da nossa primeira placa de um circuito, liga desliga led, utilizando o software KiCad. Caso não saiba o que é o KiCad ou ainda não o

Leia mais

Leia com bastante atenção cada item abaixo para facilitar o seu cadastramento e não perder o prazo de inscrição.

Leia com bastante atenção cada item abaixo para facilitar o seu cadastramento e não perder o prazo de inscrição. Leia com bastante atenção cada item abaixo para facilitar o seu cadastramento e não perder o prazo de inscrição. ITEM 1: Caso já possua o cadastro juntamente ao Centro de Integração Empresa Escola de Minas

Leia mais

Dicas de utilização AULA DE APLICAÇÃO

Dicas de utilização AULA DE APLICAÇÃO Microsoft Word 2003 Dicas de utilização Professor: Edwar Saliba Júnior AULA DE APLICAÇÃO Observação: Os atalhos disponibilizados são para o Office em Português Brasil e Inglês, respectivamente. Atividade

Leia mais

UniCAD. Simulação de movimento. Passo 1. Será criada uma simulação de movimento de rotação das roldanas e de translação do bloco.

UniCAD. Simulação de movimento. Passo 1. Será criada uma simulação de movimento de rotação das roldanas e de translação do bloco. Simulação de movimento Será criada uma simulação de movimento de rotação das roldanas e de translação do bloco. Passo 1 Reproduza o desenho abaixo com as seguintes medidas. Tutorial de simulação de movimento

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. ESQUECI MEU LOGIN E SENHA, E AGORA?... 4 3. COMO EU ALTERO MEU PERFIL NA PLATAFORMA?... 5 4. COMO FAÇO PARA ALTERAR MINHA SENHA?...

Leia mais

SUMÁRIO. Excel

SUMÁRIO. Excel SUMÁRIO CAPÍTULO 1... Iniciando o Excel 2013... 11 Conhecendo a Tela Do Excel...12 Planilha...15 Controlando a Altura da Linha...16 Controlando a Largura da Coluna...18 Abrindo uma Planilha...21 Novo documento...23

Leia mais

TUTORIAL DO HQ. - Para facilitar seu trabalho, crie a história na seguinte seqüência: cenário, personagens, balões, falas, onomatopéias.

TUTORIAL DO HQ. - Para facilitar seu trabalho, crie a história na seguinte seqüência: cenário, personagens, balões, falas, onomatopéias. TUTORIAL DO HQ O Software Educativo Hagáquê - Versão Original O HagáQuê é um software educativo de apoio à alfabetização e ao domínio da linguagem escrita. Tratase de um editor de histórias com um banco

Leia mais

Explorar Restrições Esboço

Explorar Restrições Esboço Explorar Restrições Esboço Explorar o impacto das restrições geométricas e dimensionais em um simples esboço. Compreender os limites esboço para trabalhar eficazmente com o Autodesk Inventor. Objetivos

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br

Leia mais

BEMATECH LOJA PRACTICO ENTRADA MANUAL DE NOTAS FISCAIS

BEMATECH LOJA PRACTICO ENTRADA MANUAL DE NOTAS FISCAIS BEMATECH LOJA PRACTICO ENTRADA MANUAL DE NOTAS FISCAIS Realizar a entrada de notas fiscais é importante para manter o estoque da loja atualizado. Acesso o menu Movimento>Entrada de notas fiscais e selecione

Leia mais

Aprendendo o PowerPoint

Aprendendo o PowerPoint Aprendendo o PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte I Capítulo 1 Introdução O PowerPoint é um programa para apresentações. Apresentações são exibições de imagens na tela do micro em forma de eslaides,

Leia mais

APOSTILA DE COMANDOS BÁSICOS

APOSTILA DE COMANDOS BÁSICOS 1. Desenhando com a Barra - DRAW 1.1. LINE - LINHAS - Indique um ponto para iniciar sua linha (clique). - Indique o ponto final - a tecla força a linhas ortogonais, neste momento podese colocar as

Leia mais

Crie um novo projeto conforme abaixo, encerrando com o botão Finalizar :

Crie um novo projeto conforme abaixo, encerrando com o botão Finalizar : Professor: Luiz Claudio Ferreira de Souza Calculadora Refinada feita em Java Crie um novo projeto conforme abaixo, encerrando com o botão Finalizar : Crie um novo arquivo para o projeto conforme abaixo,

Leia mais

Informática no Ensino de Matemática Prof. José Carlos de Souza Junior jc

Informática no Ensino de Matemática Prof. José Carlos de Souza Junior  jc Informática no Ensino de Matemática Prof. José Carlos de Souza Junior http://www.unifal-mg.edu.br/matematica/?q=disc jc Aula 10 Reproduza as seguintes figuras no SuperLogo: ATIVIDADE 01 ATIVIDADE 02 Reproduza

Leia mais

Tutorial Secador de Cabelo

Tutorial Secador de Cabelo Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Arquitetura Departamento de Design e Expressão Gráfica Computação Gráfica I PLES Aluna Marianne Gaspary Tutorial Secador de Cabelo Este tutorial tem

Leia mais

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site  Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas Excel 2013 Módulo I Parabéns por participar de um curso dos Cursos 24 Horas. Você está investindo no seu futuro! Esperamos que este seja o começo de um grande sucesso em sua carreira. Desejamos boa sorte

Leia mais

CURSO DE POWER POINT EXERCÍCIO 1 Iniciando

CURSO DE POWER POINT EXERCÍCIO 1 Iniciando PASSO 1 No Power Point na janela para crie sua primeira apresentação selecione uma apresentação em branco. Página 1 de 15 PASSO 2 Selecione o primeiro tipo da Janela Novo Slide que conterá o título e o

Leia mais

Unidade 2: Navegação e Edição Básica

Unidade 2: Navegação e Edição Básica Unidade 2: Navegação e Edição Básica 2.0 Introdução Na Unidade 1: O Painel de Controle do Excel foram descritos os vários componentes da interface do Excel. Esta segunda unidade mostra os usos mais básicos

Leia mais

COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS

COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS Esse guia considera que o catálogo já esteja atualizado, caso haja dúvidas de como atualizar o catálogo favor consultar o Guia de Atualização do Catálogo. Abra o programa e clique no botão Clique aqui

Leia mais

Super Business. Guia Rápido - Condicional & Devolução SuperSys Tecnologia

Super Business. Guia Rápido - Condicional & Devolução SuperSys Tecnologia Super Business Guia Rápido - Condicional & Devolução Conteúdo 3 Lista de Conteúdo Índice Parte I Guia Rápido - Condicional e Devolução 1 Condicional... 0 6 6 Como acessar... a tela de vendas? 6 Como efetuar

Leia mais

TI 06 Técnicas de Informática - P2 2012/S1 Laboratório Informática Word e PowerPoint

TI 06 Técnicas de Informática - P2 2012/S1 Laboratório Informática Word e PowerPoint Para seguir corretamente esta vídeo-aula, assista ao vídeo e execute a ação sugerida no documento que você criou. Pause o vídeo e volte a demonstração quantas vezes forem necessária. Ao final da vídeo-aula

Leia mais

Desenho auxiliado por computador

Desenho auxiliado por computador Desenho auxiliado por computador Erase Finalidade O comando Erase apaga um objeto. Também corresponde à tecla Delete quando selecionado um objeto. Comandos de Construção Line (L) Finalidade O comando Line

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: EXPRESSÕES GRÁFICAS Professor: Valdir R. Santos Eng. Civil - Crea: BA67342/D

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: EXPRESSÕES GRÁFICAS Professor: Valdir R. Santos Eng. Civil - Crea: BA67342/D FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ITABUNA - BA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: EXPRESSÕES GRÁFICAS Professor: Valdir R. Santos Eng. Civil - Crea: BA67342/D AUTOCAD ATIVIDADE DE DESENHO DA UNIDADE

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS

BROFFICE.ORG IMPRESS BROFFICE.ORG IMPRESS O Impress é um dos aplicativos do pacote openoffice.org que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint. Apresentação de Diapositivos - 90 min. 1. Criação de transições entre diapositivos

Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint. Apresentação de Diapositivos - 90 min. 1. Criação de transições entre diapositivos Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint Apresentação de Diapositivos - 90 min Ficha orientada nº5 Objectivos: Criação de transições entre diapositivos Aplicação de efeitos de animação Definição de

Leia mais

Como utilizar o OA Trigonometria na ponte

Como utilizar o OA Trigonometria na ponte Como utilizar o OA Trigonometria na ponte 1. Uma breve animação, introduzindo o contexto das atividades que serão desenvolvidas é demonstrada. Para iniciar as atividades é necessário clicar no botão indicado

Leia mais

Orçamento de Venda. Manual de consulta e criação de Orçamento de Venda.

Orçamento de Venda. Manual de consulta e criação de Orçamento de Venda. Manual de consulta e criação de Orçamento de Venda. Copyright 2010 flexlife todos diretos reservados www. flexlife.com.br Versão 1.1-19/08/15 1. Para Consultar um Orçamento de Venda 1.1 Selecione o menu

Leia mais

Curso de Formação O uso pedagógico do Excel

Curso de Formação O uso pedagógico do Excel Ficha 2 Curso de Formação O uso pedagógico do Excel Operações Básicas o Introdução e edição de dados; o Inserir uma folha de cálculo; Conteúdos o Inserir colunas e linhas; o Efetuar cálculos simples, utilizando

Leia mais

AULA_04 - Modelagem features básicas sólidos de revolução (protusões e cortes)

AULA_04 - Modelagem features básicas sólidos de revolução (protusões e cortes) AULA_04 - Modelagem features básicas sólidos de revolução (protusões e cortes) Observação: Os passos 1 a 5 podem ser iguais aos abordados na AULA_03 Modelagem features básicas sólidos extrudados (protusões

Leia mais

OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos de uma ferramenta para Apresentações Multimídia.

OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos de uma ferramenta para Apresentações Multimídia. OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos de uma ferramenta para Apresentações Multimídia. TEXTO: A idéia é facilitar o aprendizado através das telas capturadas,

Leia mais

Guia para a digitalização no software TerraSync.

Guia para a digitalização no software TerraSync. Guia para a digitalização no software TerraSync. 1) Para iniciar um processo de digitalização de feições no software TerraSync deve-se criar um arquivo de dados primeiramente: 2) Digitar um nome para o

Leia mais

TUTORIAL 15. SHEET METAL Modelando uma trava

TUTORIAL 15. SHEET METAL Modelando uma trava TUTORIAL 15 SHEET METAL Modelando uma trava O objetivo deste tutorial é fazer com que você tenha um contato inicial com o ambiente Sheet Metal, com o qual será possível criar peças que tenham flanges dobrados.

Leia mais

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 3 NOÇÕES BÁSICAS DE MICROSOFT WORD

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 3 NOÇÕES BÁSICAS DE MICROSOFT WORD CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 3 NOÇÕES BÁSICAS DE MICROSOFT WORD Relembrando... Gabinete Relembrando... São três passos básicos para ligar o Computador Relembrando... Área de trabalho Barra de tarefas

Leia mais

MANUAL DO SEU TABLET DO CONGRESSO

MANUAL DO SEU TABLET DO CONGRESSO MANUAL DO SEU TABLET DO CONGRESSO Como posso ligar o tablet: O botão power está localizado na borda do tablet, o botão está identificado por este símbolo Pressione e segure o botão power até que a tela

Leia mais

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis.

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. COMO PARTICIPAR DO CURSO Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação que indica sua

Leia mais

Criação de componentes no Proteus

Criação de componentes no Proteus Criação de componentes no Proteus O programa Isis permite criar componentes diretamente na tela do editor de esquemas. Neste exemplo, trataremos de criar o DS1023 da Maxim. Esta é a configuração dos pinos

Leia mais

CONFIGURANDO O PROGRAMA - BÍBLIA HÁBIL

CONFIGURANDO O PROGRAMA - BÍBLIA HÁBIL CONFIGURANDO O PROGRAMA - BÍBLIA HÁBIL No Menu, clique na Aba Utilitários, e clique na opção Configurações do Sistema. A tela ficará assim: Figura 1 - Configurando o Programa Bíblia Hábil Figura 2 - Tela

Leia mais

Microsoft Word Informática Instrumental Profe: Regiane Klidzio Curso: Ed. Física. Seção 2

Microsoft Word Informática Instrumental Profe: Regiane Klidzio Curso: Ed. Física. Seção 2 Microsoft Word 2007 Informática Instrumental Profe: Regiane Klidzio Curso: Ed. Física 1 Microsoft Word O Microsoft Word é um processador de textos, utilizado para criar e editar diversos tipos de documentos

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL

INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL LEVANTAMENTOS QUANTITATIVOS EM PLANTAS LIGANDO O EXCEL AO AUTOCAD Para que possamos estudar os custos em uma construção, além de estarmos municiados com um bom

Leia mais

MANUAL PARA PROFESSORES KITUTOR

MANUAL PARA PROFESSORES KITUTOR MANUAL PARA PROFESSORES KITUTOR O que é o KITUTOR? O KITUTOR é uma ferramenta que usaremos para acrescentar mais conteúdo às aulas. Funciona de forma similar a uma rede social, de forma que o aluno tenha

Leia mais

PROCEDIMENTO DO CLIENTE

PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Plug-in Mural PROCEDIMENTO DO CLIENTE Objetivo: Aprender a utilizar a ferramenta de Mural. Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início O funcionamento da área restrita consiste em ocultar informações

Leia mais

AUTOENGE - Aenge Comercio Ltda

AUTOENGE - Aenge Comercio Ltda Primeiramente o senhor abre o autopower e insere uma tomada, depois digite list na linha de comando selecione esta tomada e aperte enter, Aparecerá a tela acima, confira o nome da tomada, no caso a parte

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

Tutorial rápido CMAP TOOLS

Tutorial rápido CMAP TOOLS UFAL - Universidade Federal de Alagoas FEAC Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Tutorial rápido CMAP TOOLS Maceió 04 de Outubro de 2007 Sumário 1.0 Tela de Abertura do CMAP TOOLS... 3

Leia mais

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário PPaaggi innaa 1 Parte 2 Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário Adicione uma figura a um formulário para usá-la no lugar de um botão Submeter. Após preencher o formulário, o visitante

Leia mais

Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink.

Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink. Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink. 12 de maio de 2011 Tutorial de Instalação Linux Educacional Este tutorial

Leia mais

Excel BÁSICO Aula 3 Formatação de Planilhas. Prof. Cassiano Isler Turma 4

Excel BÁSICO Aula 3 Formatação de Planilhas. Prof. Cassiano Isler Turma 4 Excel BÁSICO 3 de Prof. Cassiano Isler 2016.2 - Turma 4 das Tabelas Documentos Prof. Cassiano Isler Excel BÁSICO - 3 2 / 40 GÓMEZ, Luis Alberto. Excel para engenheiros. Visual Books, 2009. Capítulo 1.

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SOFTWARE ifox NFe

INSTALAÇÃO DO SOFTWARE ifox NFe INSTALAÇÃO DO SOFTWARE ifox NFe VERIFICAR PRÉ REQUISITO:.NET 4.6.1 FRAMEWORK Antes de iniciar a instalação, abra o PAINEL DE CONTROLE e ADICIONAR ou REMOVER PROGRAMAS, procure se o Microsoft.NET Framework

Leia mais

ÍNDICE CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO

ÍNDICE CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o Excel 2016...8 Conhecendo a Tela do Excel...9 Planilha...13 Controlando a Altura da Linha...14 Controlando a Largura da Coluna...16 Abrindo uma Planilha...19 Novo documento...21

Leia mais

AUTOCAD 2000 APOSTILA PASSO A PASSO

AUTOCAD 2000 APOSTILA PASSO A PASSO FACULDADE DE ARQUITETURA DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA SETOR TÉCNICO LECOG LABORATÓRIO DE ENSINO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA AUTOCAD 2000 APOSTILA PASSO A PASSO Autores: Alexandre Sobral de Rezende Marta

Leia mais

MANUAL DO PROGRAMA SBB ON-LINE VERSÃO 2013 PAGSEGURO

MANUAL DO PROGRAMA SBB ON-LINE VERSÃO 2013 PAGSEGURO ~ 1 ~ T.I. Tecnologia Da Informação MANUAL DO PROGRAMA SBB ON-LINE VERSÃO 2013 PAGSEGURO ABCPCC - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRIADORES E PROPRIETÁRIOS DO CAVALO DE CORRIDA ~ 2 ~ INSTALAÇÃO... 3 NASCIMENTO...

Leia mais

Guia do Instrutor Jogo da Bruxa

Guia do Instrutor Jogo da Bruxa 0. Antes da aula A. Criar uma conta de e-mail para a turma Entre no site: https://accounts.google.com/signup? Nome de usuário: coloque nome da escola e número da turma. Exemplo: Weingartner64 Senha: nome

Leia mais

=E4/26 F10 =F4 = G4+F5

=E4/26 F10 =F4 = G4+F5 HISTOGRAMA O histograma é uma forma gráfica de apresentar a distribuição de freqüências de uma variável. O histograma é um gráfico de barras verticais construído com os resultados da tabela de freqüências.

Leia mais

Instalação Silhouette Studio

Instalação Silhouette Studio Manual Silhouette Cameo - Instalação - Corte Simples - Corte com registro 31 3279 1050 - www.tmt.net.br Instalação Silhouette Studio Crie sua arte no CorelDraw ou Illustrator, utilizando contorno preto,

Leia mais

Microsoft Excel Parte 06. Índice Formulários Personalizados... 2 Caixa de Combinação... 2 Função =Índice... 3 Botão de Opção... 4 Caixa de Grupo...

Microsoft Excel Parte 06. Índice Formulários Personalizados... 2 Caixa de Combinação... 2 Função =Índice... 3 Botão de Opção... 4 Caixa de Grupo... Microsoft Excel Parte 06 Índice Formulários Personalizados... 2 Caixa de Combinação... 2 Função =Índice... 3 Botão de Opção... 4 Caixa de Grupo... 6 Formulários Personalizados Criando formulários personalizados,

Leia mais

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso 1 Tela do MS Word 2010 Título Menu Arquivo Ferramentas de Acesso Rápido Guia Grupo Régua Horizontal Janela de Documento Ponto de Inserção Régua Vertical Rolagem Vertical Zoom Status Botões de Visualização

Leia mais

PLANILHA DE NIVELAMENTO

PLANILHA DE NIVELAMENTO GUIA PRÁTICO DataGeosis Versão 2.3 PLANILHA DE NIVELAMENTO Paulo Augusto Ferreira Borges Engenheiro Agrimensor Treinamento e Suporte Técnico 1. CRIANDO PLANILHA DE NIVELAMENTO Para criar uma Planilha de

Leia mais

Geometria Dinâmica utilizando o Software Geogebra

Geometria Dinâmica utilizando o Software Geogebra Geometria Dinâmica utilizando o Software Geogebra Gilmara Teixeira Barcelos Silvia Cristina Freitas Batista Campos dos Goytacazes 2008 Software GeoGebra 1ª Parte - Conhecendo o Software GeoGebra 1 Trata-se

Leia mais

ÁREA DO PESQUISADOR Cadastro/ Criação de Propostas

ÁREA DO PESQUISADOR Cadastro/ Criação de Propostas MANUAL DO SISTEMA SIGFAPES ÁREA DO PESQUISADOR Cadastro/ Criação de Propostas 1 1 ACESSO AO SISTEMA 1.1 Primeiro contato Acesse http://www.sigfapes.es.gov.br 1. Login Se possuir cadastro: 1..1 Informe

Leia mais

TUTORIAL. Projetos utilizando o Assistente para Dialux Lighting

TUTORIAL. Projetos utilizando o Assistente para Dialux Lighting TUTORIAL Projetos utilizando o Assistente para Dialux Lighting Introdução O Dialux é uma poderosa ferramenta para simulação de projetos luminotécnicos e, para que o usuário possa explorar as inúmeras funções

Leia mais

Tutorial Relógio de Engrenagens

Tutorial Relógio de Engrenagens Tutorial Relógio de Engrenagens Tamires Daiane Souza Melo Computação Gráfica I Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instruções: Este tutorial apresenta um detalhamento dos passos realizados na modelagem

Leia mais

CAPITULO II COMANDOS BÁSICOS. Menu Draw > Line Teclado: L <ENTER> (atalho) LINE

CAPITULO II COMANDOS BÁSICOS. Menu Draw > Line Teclado: L <ENTER> (atalho) LINE COMANDOS BÁSICOS LINE CAPITULO II Menu Draw > Line Teclado: L (atalho) Modelo: Command: LINE LINE Specify first point: P1 (Clique com botão esquerdo um ponto na tela) Specify next point

Leia mais