CÓDIGOS E LINGUAGENS. Da formação das palavras à composição dos períodos no texto. Objetivos. Compreender a formação das palavras.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CÓDIGOS E LINGUAGENS. Da formação das palavras à composição dos períodos no texto. Objetivos. Compreender a formação das palavras."

Transcrição

1 Da formação das palavras à composição dos períodos no texto Objetivos Compreender a formação das palavras Conteúdos Formação de palavras derivação e composição Parte 1 Resgate de ideias 1. Preste atenção nas palavras que vêm na sequência e responda: O que elas têm em comum?

2 2. Deduza: Por que algumas palavras estão dentro dos hexágonos e outras fora? Leia atentamente os textos a seguir e recorde os processos básicos de formação de palavras: Declame o poema a seguir, de José Paulo Paes: Seu metaléxico economiopia desenvolvimentir utopiada consumidoidos patriotários suicidadãos Figura 1 Ponto de exclamação. Fonte: Microsoft Office, PAES, José Paulo. Poesia completa. São Paulo: Companhia das Letras, p Foi possível compreender o poema e todas as palavras que aparecem nele? Talvez você tenha dificuldade para entender todas as palavras, porém você é capaz de perceber que todas elas foram formadas a partir da junção de duas palavras já existentes na Língua Portuguesa. Neste caso, o poeta criou novas palavras Esse processo recebe o nome de neologismo. Neologismo: emprego de palavras novas, derivadas ou formadas de outras já existentes, na mesma língua ou não. Verifique agora, os processos mais comuns de formação de palavras:

3 1. Derivação: as palavras se formam a partir de uma única palavra primitiva, com o acréscimo de prefixo (que vem antes do radical), de sufixo (que vem depois do radical) ou de ambos ao mesmo tempo. Veja: 1.1. Derivação prefixal: também chamada de prefixação, ocorre quando acrescentamos um prefixo à palavra primitiva: desprovido infeliz Os prefixos são os elementos que vêm antes da palavra primitiva (prê). Carregam consigo um significado próprio, que, aliado ao significado do radical a que se une, forma uma palavra nova. No exemplo, os prefixos des- e in- significam, respectivamente, ação contrária e negação. desprovido = não provido infeliz = não feliz PREFIXO + Radical = DERIVAÇÃO PREFIXAL 1.2. Derivação sufixal: também chamada de sufixação, ocorre quando acrescentamos um sufixo à palavra primitiva. vazamento certeza Os sufixos são os elementos que vêm depois da palavra primitiva. Assim como os prefixos, modificam de alguma maneira o significado básico do radical, do tema ou da palavra. Radical + SUFIXO = DERIVAÇÃO SUFIXAL 1.3. Derivação parassíntese: é o acréscimo de um prefixo e um sufixo simultaneamente (ao mesmo tempo), na palavra. e + mud + ecer = emudecer / des + miol + ado = desmiolado Observe que, se retirarmos o prefixo ou o sufixo dessas palavras, o que restar não terá sentido (não existe emudo nem mudecer). Por isso, dizemos que o prefixo e o sufixo foram acrescentados simultaneamente.

4 PREFIXO + Radical + SUFIXO = DERIVAÇÃO PARASSINTÉTICA Porém, se houver o acréscimo de prefixo e sufixo na palavra, mas não simultaneamente, o processo é classificado de derivação prefixal e sufixal. Infelizmente = in + feliz / feliz + mente / in + feliz + mente Note no exemplo que, retirando-se o prefixo ou o sufixo, a palavra restante continua tendo sentido. Isso significa que o acréscimo de prefixo e sufixo não é simultâneo; por isso, não se trata de uma parassíntese. O que temos, nesse caso, é uma derivação prefixal e sufixal Derivação regressiva: ocorre quando uma palavra é formada pela subtração de um elemento da palavra primitiva: falar = fala pular = pulo 1.5. Derivação imprópria: ocorre quando há mudança de classe de palavra: O rapaz é muito alto. (alto = adjetivo) Como você fala alto! (alto = advérbio derivação imprópria) 2. Composição Ocorre sempre que formamos uma palavra pela junção de dois ou mais radicais. É importante notar se esses radicais sofrem ou não mudanças em sua estrutura. Quanto à forma, temos dois tipos de composição: 2.1. Justaposição: ocorre quando duas ou mais palavras se juntam para formar uma terceira sem que sofram alteração em sua estrutura: bem-querer (é um substantivo composto por justaposição, formado pelo advérbio bem e pela forma verbal querer) sexta-feira

5 (numeral sexta, mais o substantivo feira) vaivém (duas formas verbais) 2.2 Aglutinação: ocorre quando, pelo menos uma das palavras que forma o composto apresenta alteração em sua forma. planalto (plano + alto) embora (em + boa + hora) 3. Outras formações Redução por siglas, abreviação ou abreviaturas: esse processo ocorre quando uma palavra é longa, o que faz com que possamos economizar tempo e espaço na fala ou na escrita: FGTS = Fundo de Garantia do Tempo de Serviço Moto = motocicleta RJ = Rio de Janeiro 3. Agora que você recordou como ocorrem os processos de formação de palavras, retome as palavras dos hexágonos da primeira atividade e as distribua nos esquemas a seguir:

6 Parte 2 Hora de praticar CÓDIGOS E LINGUAGENS

7 1. Leia a tirinha de Mafalda, de Quino: Figura 2 Tirinha Mafalda. Fonte: Toda Mafalda, Para melhor visualizar o diálogo da tirinha, leia a transcrição das falas de Mafalda e Manolito, a seguir: Quadrinho 1: "O outono está começando, Manolito, tão poético... tão melancólico..." Quadrinho 4: "... tão parecido com uma desvalorização!" a) A partir do comentário de Mafalda sobre o outono, Manolito observou as folhas caírem, o que o levou a concluir que I. a queda das folhas lhe causam tristeza. II. a chegada do outono faz com que a natureza perca um pouco de seu valor. III. a natureza paga um preço alto na virada da estação. b) Localize na tirinha, a palavra composta por derivação prefixal. c) A palavra encontrada foi originada a partir de qual radical? 2. Leia a tirinha de Calvin, de Bill Watterson:

8 Figura 3 Tirinha Calvin. Fonte: Veredas da língua, Para melhor visualizar o diálogo da tirinha, leia a transcrição das falas de Calvin e de sua mãe, a seguir: Quadrinho 1: "O que é isso? Parece horrível." Quadrinho 2: "É comida vegetariana. É bom pra você." Quadrinho 3: "Vegetariana?? yecchh! Eu não sou vegetariano!" Quadrinho 4: "Eu sou sobremesariano." a) O que a mãe de Calvin lhe oferece para comer? Como o menino se comporta diante do prato? b) A palavra que nomeia a comida oferecida pela mãe do garoto é composta por um processo de formação de palavras conhecido como, pois o radical teve acréscimo do final - que significa origem. c) Após demonstrar não ter gostado da comida oferecida pela mãe, Calvin cria uma palavra para mostrar do que se alimenta exclusivamente. Que palavra é essa? Pode-se dizer que Calvin criou um neologismo?

9 d) Qual foi o processo de formação de palavras utilizado pelo garoto? Demonstre seguindo o esquema a seguir: Radical Derivação prefixal ou sufixal Prefixo ou sufixo 3. Leia o texto a seguir, de Luís Fernando Veríssimo. Trata-se de uma carta enviada por uma leitora: A leitora Elza Marques Martins me escreve uma carta divertida estranhando que brasileiro seja o único adjetivo pátrio terminado em eiro, que, segundo ela, é um sufixo pouco nobre. Existem suecos, ingleses e brasileiros, como existem médicos, terapeutas e curandeiros. As profissões de lixeiro, coveiro e carcereiro podem ser respeitáveis, mas o eiro é sinal de que elas não têm status. É a diferença entre jornalista e jornaleiro, entre músico ou musicista e roqueiro, timbaleiro ou seresteiro. Há o importador e o muambeiro. Se você começou como padeiro, açougueiro ou carvoeiro escreve Elza as chances são mínimas de acabar como advogado, empresário, grande investidor ou latifundiário, a não ser que se dê ao trabalho político antes. Aliás, há políticos e politiqueiros. Continua Elza: Eu nunca vou chegar a colunável ou socialite se comecei como faxineira ou copeira. Você pode ser católico, protestante, maometano, budista ou oportunista ou então macumbeiro. Mas a leitora nota que o dono do banco é banqueiro, enquanto o funcionário é bancário, o que pode ser um julgamento inconsciente de caráter feito pela língua. Elza que por sinal se considerava uma harpeira até começar a tocar numa sinfônica e virar harpista me sugere uma campanha nacional para passarmos a nos chamar de brasilinos, brasileses, brasilenses, brasilianos, brasilitanos, brasilitas, brasileus, brasilotos ou brasilões, o que aumentaria muito nossa autoestima e nossas chances de chegar ao mundo maravilhoso dos americanos, belgas e monegascos. Luís Fernando Veríssimo. Jornal do Brasil. 7 de outubro de 1995 Disponível em: < Acesso em: 13 abr h28min.

10 Caso não entenda o significado de alguma palavra do texto, aproveito este momento para utilizar o dicionário e enriquecer ainda mais seu vocabulário! a) Por que a leitora Elza enviou uma carta a Luís Fernando Veríssimo? b) Segundo ela, o que o sufixo eiro causa às palavras? c) De acordo com os argumentos de Elza, qual seria a melhor maneira de aumentar a autoestima dos brasileiros? d) Qual sua compreensão a respeito da colocação que aparece ao final do primeiro parágrafo: pode ser um julgamento inconsciente de caráter feito pela língua? e) O que é possível compreender a respeito das colocações de Elza? Ela demonstra ser uma pessoa culta que deseja melhorar o vocabulário de sua língua ou demonstra ser uma pessoa preconceituosa ao mostrar um lado pejorativo das palavras? Justifique sua resposta:

11 f) Localize no texto as palavras utilizadas pela leitora Elza, para exemplificar seu pensamento a respeito do sufixo -eiro. Em seguida, responda: De que forma a maioria delas está relacionada? g) Que outra palavra se destaca no texto, por mostrar a qualidade de quem se valoriza e é composta pelo processo de formação de palavras derivação prefixal? Parte 3 Exercícios rápidos 1. Considere as frases: I. Todos estavam jantando calmamente. II. Meu amigo é muito calmo. III. Eles já se acalmaram. Sobre as palavras destacadas, pode-se afirmar que a) todas as palavras são derivadas por sufixação. b) as palavras das frases I e II são derivadas por prefixação.

12 c) apenas a palavra da frase II é composta. d) apenas a palavra da frase III é derivada por parassíntese. e) todas as palavras são primitivas. 2. Considere o trecho do conto Incapacidade de ser verdadeiro, de Carlos Drummond de Andrade: Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões-da-independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas. A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo. Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa, como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias. Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico. Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça: Não há nada a fazer, Dona Coló. Este menino é mesmo um caso de poesia. A cor de cada um. Rio de Janeiro, Ed. Record, Disponível em: < Acesso em: 25 out h21min. A palavra verdadeiro, retirada do título do conto, é um adjetivo formado pelo processo de derivação sufixal, em que se acrescentou um sufixo (-eiro) à palavra primitiva (verdade). Outro adjetivo, retirado do texto, que também foi formado pelo processo de derivação sufixal é a) proibido. b) mentiroso. c) incapacidade. d) independência. e) fotonovelas. 3. Leia o diálogo:

13 Em uma conversa, Roberta comenta com sua mãe que irá fazer compras, por isso a mãe lhe pergunta: Você irá ao mercado? E Roberta lhe responde: Não, irei ao supermercado. De acordo com o diálogo, Roberta diz à mãe que irá ao supermercado e utiliza um prefixo antes da palavra mercado, esse prefixo mostra que Roberta a) vai a um mercado grande, por isso usou o prefixo super. b) vai a um mercado pequeno, por isso usou o sufixo -ado. c) utiliza um sinônimo para dizer que vai em um mercado comum. d) vai ao melhor supermercado da região em que mora. Referências BRADESCO, Fundação. Caderno de atividades: 9º ano: Ensino Fundamental II: 1º bimestre. Osasco: Fundação Bradesco, BRADESCO, Fundação. Temas de estudo para a Educação de Jovens e Adultos Ensino Fundamental. São Paulo, BRASIL. Portal do Professor. Formação de palavras o valor semântico atribuído à palavra. Disponível em: < Acesso em: 13 abr h28min. CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português, 9º ano. 6. Ed. Reform. São Paulo: Atual, 2010.

14 DALEFI, Roberto Gomes. Enciclopédia do Estudante: gramática e linguística: história, regras e usos da língua portuguesa. 1 ed. São Paulo: Moderna, DELMANTO, Dileta. Português: Ideias & Linguagens, 8ª série. 12. Ed. Reform. São Paulo: Saraiva, HOUAISS, Antônio. Dicionário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, QUINO, J. L. Toda Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, WATTERSON, Bill. Tirinha Calvin. Disponível em: < Acesso em: 13 abr h19min. WATTERSON, Bill. Tirinha Calvin e Haroldo. Disponível em: < Acesso em: 13 abr h19min. Gabarito Parte 1 1. Todas as palavras que aparecem no esquema são formadas a partir do processo de formação de palavras: derivação prefixal ou sufixal e composição. 2. As palavras que estão dentro dos hexágonos pertencem às formadas pelo processo de derivação. As que estão fora são formadas pelo processo de composição. 3.

15 Parte 2 1. a) II. a chegada do outono faz com que a natureza perca um pouco de seu valor.

16 b) desvalorização c) valorização 2. a) A mãe oferece a Calvin uma comida vegetariana. O menino demonstra que não gosta desse tipo de alimento e empurra o prato. b) sufixação / vegetal / -ano (-iano) c) sobremesariano. O menino criou um neologismo emprego de palavras novas, derivadas ou formadas de outras já existentes. Ele juntou as palavras sobremesa + sufixo -iano, o que formou uma palavra composta por derivação sufixal. d) Derivação prefixal ou Radical sufixal Prefixo ou sufixo sobremesa sufixal -ano (-iano) 3. a) Para sugerir que o adjetivo pátrio brasileiro seja modificado, pois, da maneira como está, não é nobre. b) Segundo ela, o sufixo -eiro não é nobre, o que leva as palavras com essa terminação à inferioridade. c) Alterar o adjetivo pátrio brasileiro para qualquer outro que ela considera superior como brasilinos, brasileses, brasilenses, brasilianos, brasilitanos, etc. d) Ao afirmar que qualquer profissão que leva a terminação eiro ao nome é inferior, a leitora se esquece da profissão banqueiro, aquele que é proprietário de um banco e leva o sufixo -eiro.

17 e) Espera-se que o aluno compreenda que a leitora demonstrou seu preconceito ao revelar um lado pejorativo das palavras, criado por ela mesma. f) brasileiro, curandeiros, jornaleiro, roqueiro, timbaleiro, seresteiro, muambeiro, padeiro, açougueiro, carvoeiro, politiqueiro. A palavra brasileiro refere-se à nacionalidade e as demais palavras à profissões ou ofícios. g) Autoestima Parte 3 1. d 2. c 3. a

Desafios na implementação/ avaliação de programas de educação integral

Desafios na implementação/ avaliação de programas de educação integral Desafios na implementação/ avaliação de programas de educação integral Reafirmar permanentemente o princípio da equidade Equidade no acesso contribuição p/ universalidade Reforçar este conceito nas escolas

Leia mais

Data da realização: 11/08/14 - MATEMÁTICA. Com muita atenção, cumpra os exercícios propostos a seguir.

Data da realização: 11/08/14 - MATEMÁTICA. Com muita atenção, cumpra os exercícios propostos a seguir. FICHA DA SEMANA 5º ANO A/B Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE Carlos Drummond de Andrade (1902 1987) foi poeta brasileiro. "No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho". Este é um trecho de uma das poesias de Drummond,

Leia mais

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3º TRIMESTRE 3 ANO DISCIPLINA: GRAMÁTICA

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3º TRIMESTRE 3 ANO DISCIPLINA: GRAMÁTICA ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3º TRIMESTRE 3 ANO DISCIPLINA: GRAMÁTICA Observações: 1- Antes de responder às atividades, releia o material entregue sobre Sugestão de Como Estudar. 2 - Os exercícios

Leia mais

endereço: data: Telefone: PARA QUEM CURSA O 5.O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2016 Disciplina: Prova: PoRTUGUÊs

endereço: data: Telefone:   PARA QUEM CURSA O 5.O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2016 Disciplina: Prova: PoRTUGUÊs Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA O 5.O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2016 Disciplina: Prova: PoRTUGUÊs desafio nota: As questões 1 e 2 referem-se aos cartazes apresentados

Leia mais

ESTRUTURA E PROCESSOS FORMAÇÃO DAS PALAVRAS

ESTRUTURA E PROCESSOS FORMAÇÃO DAS PALAVRAS ESTRUTURA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS ESTRUTURA DAS PALAVRAS A palavra é subdivida em partes menores, esses elementos são chamados elementos mórficos. Exemplos: gatinho = gat + inh + o Infelizmente

Leia mais

Português 1º ano João J. Processos de Formação de Palavras

Português 1º ano João J. Processos de Formação de Palavras Português 1º ano João J. Processos de Formação de Palavras ESTRUTURA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS ESTRUTURA DAS PALAVRAS A palavra é subdivida em partes chamadas de elementos mórficos. menores,

Leia mais

Análise Linguística (CE67C) Prof. Fabio Mesquita EXEMPLO DE ATIVIDADE DE MORFOLOGIA. Parte I Descrição teórica

Análise Linguística (CE67C) Prof. Fabio Mesquita EXEMPLO DE ATIVIDADE DE MORFOLOGIA. Parte I Descrição teórica Análise Linguística (CE67C) Prof. Fabio Mesquita EXEMPLO DE ATIVIDADE DE MORFOLOGIA Parte I Descrição teórica Derivação e Composição Toda língua possui mecanismos ou processos para formar palavras novas.

Leia mais

Roteiro de estudos 3º trimestre. Gramática Literatura-Texto-Espanhol-Inglês. Orientação de estudos

Roteiro de estudos 3º trimestre. Gramática Literatura-Texto-Espanhol-Inglês. Orientação de estudos Roteiro de estudos 3º trimestre. Gramática Literatura-Texto-Espanhol-Inglês O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula.com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos

Leia mais

ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS. Patrícia Rocha Lopes

ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS. Patrícia Rocha Lopes ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS Patrícia Rocha Lopes ESTRUTURA DAS PALAVRAS A palavra é subdivida em partes menores, chamadas de elementos mórficos. Exemplos: gatinho = gat + inh + o Infelizmente = in

Leia mais

CERT-A CERT-O CERT-A-MENTE CERT-EZA A - CERT - A - R

CERT-A CERT-O CERT-A-MENTE CERT-EZA A - CERT - A - R CERT-A CERT-O CERT-A-MENTE CERT-EZA A - CERT - A - R A palavra é subdivida em partes menores, chamadas de elementos mórficos. MORFEMAS SÃO UNIDADES MÍNIMAS DE SIGNIFICAÇÃO Exemplos: gatinho = gat + inh+o

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUA PORTUGUESA Aluno: Nº Série: 8º Turma: Data: Nota: Professora: Letícia Valor da Prova: 40 pontos Assinatura do responsável:

Leia mais

Composição Derivação Outros processos. Abreviação Reduplicação (duplicação silábica) Combinação (fragmentação ou palavra-valise) Hibridismo

Composição Derivação Outros processos. Abreviação Reduplicação (duplicação silábica) Combinação (fragmentação ou palavra-valise) Hibridismo Professor Jailton Composição Derivação Outros processos Abreviação Reduplicação (duplicação silábica) Combinação (fragmentação ou palavra-valise) Hibridismo CONCURSO DE ADMISSÃO 2006 ao CFO/QC 2007 (p.5)

Leia mais

Estrutura e formação de palavras. Estrutura das palavras

Estrutura e formação de palavras. Estrutura das palavras Estrutura e formação de palavras Estrutura das palavras Estrutura de palavras A palavra é subdivida em partes menores, chamadas de elementos mórficos. Exemplo: gatinho gat + inho Infelizmente in + feliz

Leia mais

Português. Formação das Palavras: Composição, Derivação, Hibridismo, Onomatopeia e Abreviação. Professor Arthur Scandelari

Português. Formação das Palavras: Composição, Derivação, Hibridismo, Onomatopeia e Abreviação. Professor Arthur Scandelari Português Formação das Palavras: Composição, Derivação, Hibridismo, Onomatopeia e Abreviação Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português FORMAÇÃO DAS PALAVRAS: COMPOSIÇÃO, DERIVAÇÃO,

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Patrícia. ALUNO(a): Lista de Língua Portuguesa

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Patrícia. ALUNO(a): Lista de Língua Portuguesa GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSORA: Patrícia DISCIPLINA: Português SÉRIE: 3º Ano ALUNO(a): NOTA: No Anhanguera você é + Enem Lista de Língua Portuguesa Leia com atenção o texto abaixo: Disponível: www.chargesonline.com.br.

Leia mais

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS PROF. GUGA

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS PROF. GUGA PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS PROF. GUGA Derivação É o processo pelo qual a partir de uma palavra se formam outras, por meio do acréscimo de certos elementos que lhe alteram o sentido primitivo ou

Leia mais

Estrutura e formação de palavras

Estrutura e formação de palavras Estrutura e formação de palavras Estrutura das palavras Toda palavra é formada por partículas denominadas morfemas. escol-a escol-ar escol-arização escol-arizar sub-escol-arização Morfemas formadores de

Leia mais

ESTUDO DA CRÔNICA SEXA DE LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO Sexa. In: Comédias para se ler na escola. R. Janeiro: Objetiva, pg

ESTUDO DA CRÔNICA SEXA DE LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO Sexa. In: Comédias para se ler na escola. R. Janeiro: Objetiva, pg 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Departamento de Letras e Artes DLET Curso de Licenciatura em Letras com a Língua Inglesa JOÃO BOSCO DA SILVA ESTUDO DA CRÔNICA SEXA DE LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO MÉDIO PROF. DENILSON SATURNINO 1 ANO PROF.ª JOYCE MARTINS

LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO MÉDIO PROF. DENILSON SATURNINO 1 ANO PROF.ª JOYCE MARTINS LÍNGUA PORTUGUESA 1 ANO PROF.ª JOYCE MARTINS ENSINO MÉDIO PROF. DENILSON SATURNINO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Trabalho a trajetória humana nas produções e manifestações. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

Colégio Cândido Portinari Professora Anna Frascolla 2016

Colégio Cândido Portinari Professora Anna Frascolla 2016 Colégio Cândido Portinari Professora Anna Frascolla 2016 Neologismo Beijo pouco, falo menos ainda. Mas invento palavras Que traduzem a ternura mais funda E mais cotidiana. Inventei, por exemplo, o verbo

Leia mais

MORFOLOGIA FLEXIONAL

MORFOLOGIA FLEXIONAL DEPARTAMENTO CURRICULAR DE LÍNGUAS PORTUGUÊS - 10.º Ano de escolaridade FICHA Nº 7 PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS MORFOLOGIA E LEXICOLOGIA Uma palavra é um item lexical pertencente a uma determinada

Leia mais

5º ano. Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016

5º ano. Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016 4 Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016 5º ano Leia o texto abaixo, em seguida responda. PECHADA O apelido foi instantâneo. No primeiro dia de aula, o aluno novo já estava sendo chamado de Gaúcho.

Leia mais

Fundamental 2 Sugestão de Avaliação de Português 9º ano (8ª série) 3º bimestre

Fundamental 2 Sugestão de Avaliação de Português 9º ano (8ª série) 3º bimestre Fundamental 2 Sugestão de Avaliação de Português 9º ano (8ª série) 3º bimestre Colégio: Nome: Número: Turma: Data: Parte A Conhecimentos gramaticais 1. Leia esta tirinha e responda às questões propostas.

Leia mais

Adjetivos PROFESSORA CAMILLA

Adjetivos PROFESSORA CAMILLA Adjetivos PROFESSORA CAMILLA Conceituando Os adjetivos são palavras que atribuem características (qualidades, estados, aparência) aos seres. Nas frases, funcionam como especificadores do substantivo (do

Leia mais

O que significa Morfologia

O que significa Morfologia Morfologia Revisão O que significa Morfologia A palavra Morfologia tem sua origem a partir das formas gregas morphê, 'forma' e logos, 'estudo, tratado'. Então: Morfologia significa 'o estudo da forma'.

Leia mais

QUESTÃO 1 Leia o texto a seguir.

QUESTÃO 1 Leia o texto a seguir. Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA O 5 Ọ ANO EM 2012 Disciplina: PoRTUGUÊs Prova: desafio nota: Que tal experimentar olhar para o mundo com os olhos de um dos maiores

Leia mais

Antes de estudarmos os complementos verbais, vamos relembrar alguns conceitos sobre os verbos das orações.

Antes de estudarmos os complementos verbais, vamos relembrar alguns conceitos sobre os verbos das orações. COMPLEMENTO VERBAL CONTEÚDO Complemento verbal Objeto direto Objeto indireto AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Antes de estudarmos os complementos verbais, vamos relembrar alguns conceitos sobre os verbos das

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMPAIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMPAIO 1.º Período Vocabulário Ideia principal Informação essencial e acessória Informação implícita e explícita Inferências Descrição, diálogo, recriação de lengalengas, entrevista Texto narrativo, poesia criativa

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN 1ª série Ens. Médio ATIVIDADES MONITORIA MAIO 2014 GRAMÁTICA 1. Observe o anúncio. a) Transcreva o neologismo nele presente. b) Sabendo que agro é um radical e significa campo, qual é o processo de formação

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas Curriculares de Português 1º CICLO PORTUGUÊS 3º ANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

3ª FASE. Prof. Christiane Mello

3ª FASE. Prof. Christiane Mello 3ª FASE Prof. Christiane Mello Unidade IV 2ª Avaliação de Linguagens Aula 193 Revisão e avaliação de Linguagens 2 Sentido denotativo e conotativo Todo tipo de comunicação, seja qual for, transmite-nos

Leia mais

Ano: 9 Turma: 9.1 / 9.2

Ano: 9 Turma: 9.1 / 9.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: Português Professor (a): Cris Souto Ano: 9 Turma: 9.1 / 9.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Sugestões de atividades. Unidade 8 Literatura PORTUGUÊS

Sugestões de atividades. Unidade 8 Literatura PORTUGUÊS Sugestões de atividades Unidade 8 Literatura 9 PORTUGUÊS 1 Português Poesia: Não-coisa O que o poeta quer dizer no discurso não cabe e se o diz é pra saber o que ainda não sabe. Uma fruta uma flor um odor

Leia mais

01- De acordo com o texto, o que são "as coisas que saem da boca da gente"? R.: 02- O que quer dizer "correndo sempre pra frente"? R.

01- De acordo com o texto, o que são as coisas que saem da boca da gente? R.: 02- O que quer dizer correndo sempre pra frente? R. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== AS COISAS QUE A GENTE FALA Ruth

Leia mais

Ex: claro, triste, grande, vermelho. - derivados: são formados a partir de outros radicais. Ex: infeliz, azulado.

Ex: claro, triste, grande, vermelho. - derivados: são formados a partir de outros radicais. Ex: infeliz, azulado. Adjetivo é a palavra variável que designa uma especificação ao substantivo, caracterizando-o. Os adjetivos podem ser classificados em: - primitivos: radicais que por si mesmos apontam qualidades. Ex: claro,

Leia mais

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno)

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno) ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

Técnico Integrado em Controle Ambiental SÉRIE:

Técnico Integrado em Controle Ambiental SÉRIE: PLANO DA DISCIPLINA COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira CURSO: Técnico Integrado em Controle Ambiental SÉRIE: 2º Ano CARGA HORÁRIA: 100 h.r. EMENTA Aspectos morfológicos e

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2013 LÍNGUA PORTUGUESA Direção: ANO: 4 EF 1. Leia a história a seguir. A) O que deixa este texto engraçado é: (a) o fato do supermercado

Leia mais

Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro

Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro Exercícios preparatórios com respostas para o exame de Língua Portuguesa Texto 01: Leia a tirinha a

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DA UNIDADE II PONTUAÇÃO: 7,5 PONTOS

LÍNGUA PORTUGUESA AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DA UNIDADE II PONTUAÇÃO: 7,5 PONTOS DA UNIDADE II PONTUAÇÃO: 7,5 PONTOS Questão 01 Leia este trecho: Ninguém esquece um episódio de Os Simpsons Aquela estupidez memorável do Homer não sai da sua cabeça? Questão 01 Você não é o único. Seriado

Leia mais

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS. Introdução

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS. Introdução PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS Introdução Veja as palavras seguintes: dente dentista dentição dentadura dentada desdentado dentar Unidades mínimas de significação, recebem o nome de morfemas*. A palavra

Leia mais

Atividades Avaliativas

Atividades Avaliativas Atividades Avaliativas Língua Portuguesa 4 o ano 2 o bimestre Nome: data: 1 Leia atentamente o texto e responda as questões a seguir. Era um lobo muito bobo Que fome sentia aquele lobo! Então, resolveu

Leia mais

Equipe de Língua Portuguesa SÍNTESE DA GRAMÁTICA FORMAÇÃO DE PALAVRAS

Equipe de Língua Portuguesa SÍNTESE DA GRAMÁTICA FORMAÇÃO DE PALAVRAS Aluno (a): Série: 3ª TUTORIAL 9R Ensino Médio Data: Turma: Equipe de Língua Portuguesa SÍNTESE DA GRAMÁTICA FORMAÇÃO DE PALAVRAS 1) COMPOSIÇÃO = quando uma palavra é formada pela combinação de dois radicais,

Leia mais

UNIDADE: DATA: 02 / III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 6.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA:

UNIDADE: DATA: 02 / III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 6.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: / III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 6.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:, MÉDIA:

Leia mais

a) Retire da tirinha: Três verbos: Dois pronomes: Um adjetivo:

a) Retire da tirinha: Três verbos: Dois pronomes: Um adjetivo: EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO DE PORTUGUÊS SERIE: 6 ANO TURMA 3 BIMESTRE DATA / /2010 PROFESSORA: MARCIA ALUNO (A): NOTA: Nº: 1. Leia: a) Retire da tirinha: Três verbos: Dois pronomes: Um adjetivo: 2. Ao consultar

Leia mais

Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011

Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011 Disciplina LÍNGUA PORTUGUESA Curso ENSINO FUNDAMENTAL Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011 Aluno (a): Série 7º ANO Número: 1 - Conteúdo: Classes gramaticais:

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 4, 5 e 6 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 5 o ano Avaliação 2 o bimestre Avaliação Português NOME:

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

COLÉGIO ARNALDO 2014

COLÉGIO ARNALDO 2014 COLÉGIO ARNALDO 2014 CADERNO DE ATIVIDADES REDAÇÃO Aluno (a): 2º ano: Turma: Professora: Valor: 20 pontos Nota: Conteúdo Programático Unidade 1 Construção de frases Unidade 2 Convite Unidade 3 Tirinha

Leia mais

1ª Série do ensino médio

1ª Série do ensino médio 1ª Série do ensino médio Texto I O VIAJANTE (Compositor Desconhecido) Eu me sinto um tolo Como um viajante Pela sua casa Pássaro sem asa Rei da covardia E se guardo tanto Essas emoções Nessa caldeira fria

Leia mais

FORMAÇÃO DE PALAVRAS

FORMAÇÃO DE PALAVRAS FORMAÇÃO DE PALAVRAS Derivação Derivação é o processo pelo qual se obtém uma palavra nova, chamada derivada, a partir de outra já existente, chamada primitiva. Observe o quadro abaixo: MAR TERRA PRIMITIVA

Leia mais

GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A Sistema de Ensino Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: MANHÃ Data: 13/5/2009 PROVA GRUPO GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A Nome: Turma: Valor da prova: 4,0 Nota: O homem Um cientista vivia

Leia mais

a) O efeito de humor do cartum é construído a partir de um recurso linguístico. Que recurso é esse?

a) O efeito de humor do cartum é construído a partir de um recurso linguístico. Que recurso é esse? GABARITO DO CADERNO 2 DE MÔNICA Questões das páginas 21, 22 e 23. 01. Como o autor consegue gerar humor na tira? R: O humor é provocado pelo deslocamento do sentido original da palavra RACISTAS: de grupo

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 3º Ano Oralidade O3 Comprensão do oral Expressão oral Escutar para aprender e construir conhecimentos Produzir um discurso oral

Leia mais

Aluno(a): Professor(a): Turma: n o : Data: Leia o texto a seguir com atenção.

Aluno(a): Professor(a): Turma: n o : Data: Leia o texto a seguir com atenção. Aluno(a): Professor(a): Turma: n o : Data: Leia o texto a seguir com atenção. LAERTE/ACERVO DO CARTUNISTA Laerte. Classificados. São Paulo: Devir, 2001. p. 45. 1 Nessa tira há uma situação do cotidiano

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa Data da Realização: 05/08/2013

Disciplina: Língua Portuguesa Data da Realização: 05/08/2013 Ficha da semana 4º Ano A e B Instruções: 1- Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a Professora no dia seguinte; 2- As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

SEMANA DO ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 2

SEMANA DO ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 2 SEMANA DO ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 2 O que você vai encontrar neste material? Hola! Neste material complementar da Aula 2 da Semana do Espanhol de Verdade eu vou te mostrar : Revisão

Leia mais

Assuntos Muito Importantes Para as Provas IBFC

Assuntos Muito Importantes Para as Provas IBFC Assuntos Muito Importantes Para as Provas IBFC O texto apresenta uma estrutura cujo o processo de composição predominante é o narrativo. Todos os elementos abaixo são característicos desse tipo de texto,

Leia mais

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 4º bimestre

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 4º bimestre Projeto Pitanguá 1 Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 4º bimestre Interpretação de Texto Professor: fazer a leitura do texto e o entendimento oral antes da aplicação

Leia mais

PLANEJAMENTO (Poesia/poema) Oralidade, leitura coletiva e individual, compreensão e valorização das diferentes formas da cultura escrita.

PLANEJAMENTO (Poesia/poema) Oralidade, leitura coletiva e individual, compreensão e valorização das diferentes formas da cultura escrita. Professor (a): Taciane T. Sgarabotto PLANEJAMENTO (Poesia/poema) Poesia: A Chácara do Chico Bolacha Autor: Cecília Meireles Competências Oralidade, leitura coletiva e individual, compreensão e valorização

Leia mais

Prezado (a) candidato (a) Coloque seu número de inscrição e nome no quadro abaixo: Nº de Inscrição Nome LÍNGUA PORTUGUESA

Prezado (a) candidato (a) Coloque seu número de inscrição e nome no quadro abaixo: Nº de Inscrição Nome LÍNGUA PORTUGUESA Prezado (a) candidato (a) Coloque seu número de inscrição e nome no quadro abaixo: Nº de Inscrição Nome LÍNGUA PORTUGUESA Texto I Sem barra 1 Enquanto a formiga Carrega comida Para o formigueiro, A cigarra

Leia mais

PROGRAMA DE RETOMADA DE CONTEÚDO

PROGRAMA DE RETOMADA DE CONTEÚDO Colégio Amorim Santa Teresa Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme NOTA PROFESSORA PROGRAMA DE RETOMADA

Leia mais

Maria Augusta Guimarães de Almeida. Língua Portuguesa

Maria Augusta Guimarães de Almeida. Língua Portuguesa Maria Augusta Guimarães de Almeida 31 Língua Portuguesa 2017 capítulo 4 PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS Esta é uma declaração de amor; amo a língua portuguesa. Ela não é fácil. Não é maleável. A língua

Leia mais

Português - Advérbios e preposições. 1. Copia dos teus apontamentos a definição de advérbio.

Português - Advérbios e preposições. 1. Copia dos teus apontamentos a definição de advérbio. A1 1. Copia dos teus apontamentos a definição de advérbio. 2. Dentro da classe dos advérbios, existe 3 subclasses. Identificaas e regista alguns exemplos. A1R 1. Os advérbios são palavras invariáveis em

Leia mais

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23 Sumário... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância nominal)

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PARA CONCURSOS

LÍNGUA PORTUGUESA PARA CONCURSOS ERRATA LÍNGUA PORTUGUESA PARA CONCURSOS Autora: Duda Nogueira Primeira edição 1 - Página 34 - Parte VII INTERPRETAÇÃO DE TEXTO 2 Página 62-4.1 Emprega-se o X *Acréscimo na tabela em destaque. guache, caucho

Leia mais

Revisão para Específicas

Revisão para Específicas Revisão para Específicas 1. Os verbetes apresentados em (II) a seguir trazem significados possíveis para algumas palavras que ocorrem no texto intitulado Bicho Gramático, apresentado em (I). Descreva o

Leia mais

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem...

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem... Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

Exercício Extra 15. Nome: Turma:

Exercício Extra 15. Nome: Turma: Exercício Extra 15 Nome: Turma: LÍNGUA PORTUGUESA 3º ano do Ensino Fundamental Data: 23/05/2016 Data de devolução: 30/05/2016 A bola O pai deu uma bola de presente ao filho. Lembrando o prazer que sentira

Leia mais

Sugestões de atividades. Unidade 1 Amizade PORTUGUÊS

Sugestões de atividades. Unidade 1 Amizade PORTUGUÊS Sugestões de atividades Unidade 1 Amizade 7 PORTUGUÊS 1 Português 1. Leia os títulos e subtítulos dos textos jornalísticos a seguir. I. As abelhas estão morrendo e a culpa é dos celulares, diz cientista

Leia mais

Proposta de Redação Tema: Conto fantástico

Proposta de Redação Tema: Conto fantástico Proposta de Redação Tema: Conto fantástico Tema central: Criação de um conto fantástico Produção de texto Introdução: O conto fantástico é um gênero que tem como característica o fato de apresentar ou

Leia mais

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Concordância do verbo com o Sujeito; Tipos de Predicado; Verbo de Ligação e Predicativo do Sujeito

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Concordância do verbo com o Sujeito; Tipos de Predicado; Verbo de Ligação e Predicativo do Sujeito Ensino Fundamental Nível II LÍNGUA PORTUGUESA NOME: NÚMERO: / /2012 GRAMÁTICA F-7 ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Concordância do verbo com o Sujeito; Tipos de Predicado; Verbo de Ligação e Predicativo

Leia mais

UNIDADE: DATA: 28 / 11 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

UNIDADE: DATA: 28 / 11 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 28 / / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

CLASSES GRAMATICAIS CONTEÚDOS. Palavras variáveis Palavras invariáveis AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS

CLASSES GRAMATICAIS CONTEÚDOS. Palavras variáveis Palavras invariáveis AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS CLASSES GRAMATICAIS CONTEÚDOS Palavras variáveis Palavras invariáveis AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS As classes gramaticais, também conhecidas como classes de palavras, classificam vocábulos de acordo com

Leia mais

Curso de Interpretação de Textos: (Lendo Tirinhas Parte 2)

Curso de Interpretação de Textos: (Lendo Tirinhas Parte 2) Curso de Interpretação de Textos: (Lendo Tirinhas Parte 2) A construção do humor: intertextualidade (Quino) (Caulos) (André Dahmer) 1. (ENEM 2009) Texto 1 No meio do caminho No meio do caminho tinha uma

Leia mais

Descrição de Um Leitor Ativo Leitura do texto: A moringa, a geladeira e a roupa no varal

Descrição de Um Leitor Ativo Leitura do texto: A moringa, a geladeira e a roupa no varal Descrição de Um Leitor Ativo Leitura do texto: A moringa, a geladeira e a roupa no varal Acompanhe o leitor competente em ação. Leio o titulo: A moringa, a geladeira e a roupa no varal. São três coisas

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2017

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2017 TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2017 ALUNO (A): TURMA: VALOR: 12,0 Nota: INSTRUÇÕES: Todas as questões devem ser respondidas a CANETA. QUESTÃO 01. De acordo com as informações fornecidas pelo mapa

Leia mais

RELAÇÃO DE LIVROS FUNDAMENTAL II - 6º ANO LIVROS DIDÁTICOS

RELAÇÃO DE LIVROS FUNDAMENTAL II - 6º ANO LIVROS DIDÁTICOS Língua Matemática: História: Geografia: Ciências: RELAÇÃO DE LIVROS 2016 - FUNDAMENTAL II - 6º ANO 1. Português Linguagens vol. 6 ISBN: 978-85-357-1951-2 Todos os textos Autores: William Roberto Cereja

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 3 e 4 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 4 o ano Avaliação 2 o bimestre 1 Avaliação Português NOME:

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS:

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: CONTE QUANTAS MENINAS TEM NA SUA SALA DE AULA. PINTE OS QUADRADINHOS. QUANTAS MENINAS SÃO?

Leia mais

COMPLEMENTO NOMINAL CONTEÚDO. complemento nominal AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS

COMPLEMENTO NOMINAL CONTEÚDO. complemento nominal AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS COMPLEMENTO NOMINAL CONTEÚDO Complemento nominal AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Antes de vermos como o complemento nominal funciona dentro de uma frase, vamos refletir: Se você disser para um colega a frase:

Leia mais

Seriedade, compromisso e competência

Seriedade, compromisso e competência INSTITUTO MACHADO DE ASSIS Seriedade, compromisso e competência ssssdds TESTE SELETIVO INSTRUÇÕES 1-Material a ser utilizado: caneta esferográfica azul ou preta. Os objetos restantes devem ser colocados

Leia mais

Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro

Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro Exercícios preparatórios para o exame de Língua Portuguesa Texto 01: Leia a tirinha a seguir. 1) No

Leia mais

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar...

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... O pequeno Will A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... Então um dia tomei coragem e corri até mamãe e falei: - Mãeee queria tanto um irmãozinho, para brincar comigo!

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE ESTUDOS 2016

PROGRAMAÇÃO DE ESTUDOS 2016 PROGRAMAÇÃO DE ESTUDOS 2016 2ª etapa: 16/05 a 31/08 2º Ano A/B Ensino Fundamental Educadoras: Flávia/Márcia 1 LÍNGUA PORTUGUESA PROPOSTA DE TRABALHO NOÇÕES /CONCEITOS HABILIDADES Leitura e interpretação

Leia mais

TRANSCRIÇÃO PRÉVIA PROJETO PROFALA TRANSCRITOR(A): Késsia Araújo 65ª ENTREVISTA (J.D.T.S) Cabo Verde

TRANSCRIÇÃO PRÉVIA PROJETO PROFALA TRANSCRITOR(A): Késsia Araújo 65ª ENTREVISTA (J.D.T.S) Cabo Verde TRANSCRIÇÃO PRÉVIA PROJETO PROFALA TRANSCRITOR(A): Késsia Araújo 65ª ENTREVISTA (J.D.T.S) Cabo Verde PERGUNTAS METALINGUÍSTICAS Doc.: J. quais são as línguas que você fala " Inf.: eu " (+) inglês né falo

Leia mais

GENEROS TEXTUAIS E O LIVRO DIDÁTICO: DESAFIOS DO TRABALHO

GENEROS TEXTUAIS E O LIVRO DIDÁTICO: DESAFIOS DO TRABALHO GENEROS TEXTUAIS E O LIVRO DIDÁTICO: DESAFIOS DO TRABALHO Fernanda Félix da Costa Batista 1 INTRODUÇÃO O trabalho com gêneros textuais é um grande desafio que a escola tenta vencer, para isso os livros

Leia mais

Estrutura e Formação das Palavras

Estrutura e Formação das Palavras Estrutura e Formação das Palavras 1. (UFRJ 2009) Os diferentes Material de apoio para Aula ao Vivo Descobriu-se na Oceania, mais precisamente na ilha de Ossevaolep, um povo primitivo, que anda de cabeça

Leia mais

Aula 6.1 Conteúdo: Derivação: prefixal, sufixal, prefixal e sufixal, parassintética, regressiva. Composição: justaposição, aglutinação

Aula 6.1 Conteúdo: Derivação: prefixal, sufixal, prefixal e sufixal, parassintética, regressiva. Composição: justaposição, aglutinação 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 6.1 Conteúdo: Derivação: prefixal, sufixal, prefixal e sufixal, parassintética, regressiva. Composição: justaposição, aglutinação 3 CONTEÚDO

Leia mais

Análise do sufixo -dade: são possíveis alomorfias? Analysis suffix -dade: are possible alomorfias?

Análise do sufixo -dade: são possíveis alomorfias? Analysis suffix -dade: are possible alomorfias? Análise do sufixo -dade: são possíveis alomorfias? Analysis suffix -dade: are possible alomorfias? Resumo: Existem diferentes maneiras de se formar substantivos na Língua Portuguesa como a derivação sufixal,

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM - 2013 LÍNGUA PORTUGUESA Direção: ANO: 4 EF 1- Complete a cantiga de roda, escrevendo nas linhas nomes de cinco colegas de classe que iniciem

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Português do Ensino Básico e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico

Leia mais

FICHA DE TRABALHO. Livro Rick e a girafa. Pescadores. 2. Qual é o sentido das expressões destacadas nos trechos do texto:

FICHA DE TRABALHO. Livro Rick e a girafa. Pescadores. 2. Qual é o sentido das expressões destacadas nos trechos do texto: FICHA DE TRABALHO Livro Rick e a girafa Carlos Drummond de Andrade Pescadores Após a leitura deste texto, responda às questões propostas. 1. Quando acontece a pescaria? 2. Qual é o sentido das expressões

Leia mais

ENEM - 2014 DICAS - SUGESTÕES

ENEM - 2014 DICAS - SUGESTÕES ENEM - 2014 DICAS - SUGESTÕES ENEM - 2014 Desde 2010, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cobra dos candidatos conhecimentos em língua estrangeira. Na prova de inglês, não existe mistério: questões

Leia mais

Anedota. Apresente dois recursos usados pelo autor dessa anedota para provocar o humor, a graça. Depois explique de acordo com o contexto.

Anedota. Apresente dois recursos usados pelo autor dessa anedota para provocar o humor, a graça. Depois explique de acordo com o contexto. PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE DE 2010 PROFª GICÉLIA NOME Nº 6º ANO Você já sabe que deve usar caneta preta ou azul, evitar rasuras, caprichar na letra, desenvolver respostas completas e não utilizar

Leia mais

UNIVERSIDADE EÖTVÖS LORÁND FACULDADE DE LETRAS ESCOLA DOUTORAL DAS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM PROGRAMA DOUTORAL DE ROMANÍSTICA.

UNIVERSIDADE EÖTVÖS LORÁND FACULDADE DE LETRAS ESCOLA DOUTORAL DAS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM PROGRAMA DOUTORAL DE ROMANÍSTICA. UNIVERSIDADE EÖTVÖS LORÁND FACULDADE DE LETRAS ESCOLA DOUTORAL DAS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM PROGRAMA DOUTORAL DE ROMANÍSTICA Márta Csaba Palavras derivadas no PB e no PE Apresentação da tese Budapeste 2 0

Leia mais

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM Sumário Apresentação 11 Lista de abreviações 13 Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM O homem, a linguagem e o conhecimento ( 1-6) O processo da comunicação humana ( 7-11) Funções da

Leia mais

ESTRUTURA E PROCESSOS FORMAÇÃO DAS PALAVRAS

ESTRUTURA E PROCESSOS FORMAÇÃO DAS PALAVRAS ESTRUTURA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS ESTRUTURA DAS PALAVRAS A palavra é subdivida em partes menores, chamadas de elementos mórficos. Exemplos: gatinho = gat + inh + o Infelizmente = in + feliz

Leia mais

O substantivo faz parte da classe de palavras variáveis da língua portuguesa. Isso quer dizer que pode apresentar flexões de gênero, número e grau.

O substantivo faz parte da classe de palavras variáveis da língua portuguesa. Isso quer dizer que pode apresentar flexões de gênero, número e grau. s O substantivo faz parte da classe de palavras variáveis da língua portuguesa. Isso quer dizer que pode apresentar flexões de gênero, número e grau. A definição de substantivo é: a palavra que dá nome

Leia mais