a) O efeito de humor do cartum é construído a partir de um recurso linguístico. Que recurso é esse?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "a) O efeito de humor do cartum é construído a partir de um recurso linguístico. Que recurso é esse?"

Transcrição

1 GABARITO DO CADERNO 2 DE MÔNICA Questões das páginas 21, 22 e Como o autor consegue gerar humor na tira? R: O humor é provocado pelo deslocamento do sentido original da palavra RACISTAS: de grupo humano com características físicas e hereditárias passa a grupo com comportamento preconceituoso. 02. a) O efeito de humor do cartum é construído a partir de um recurso linguístico. Que recurso é esse? R: O humorista representa graficamente a separação entre prefixo e radical, obtendo um efeito de confronto entre os dois. b) Qual seria o humor da situação criada? R: Ao atirar no radical o prefixo comete um ato ilícito, recuperando-se o sentido da palavra derivada. c) Qual a diferença entre os morfemas identificados na palavra ilícito, do ponto de vista do modo como funcionam na língua? R: O radical é autônomo, pode ocorrer isoladamente e o prefixo não. 03. Explique o recurso utilizado pelo autor para chamar a atenção do leitor. R: O autor recorre à composição por justaposição e cria um neologismo. 04. a) O sentido da tira é construído pela oposição de dois termos. Quais são eles? Explique o sentido de cada um. R: Humana o que é relativa ao ser humano. Desumana ausência de humanidade. b) O que está sendo criticado pela tira? R: O modo desumano como vivem muitos brasileiros. c) A crítica é construída pela mudança do significado de uma palavra obtida por uma pequena alteração de sua forma. Como essa alteração modifica o sentido dessa palavra? R: Agrega ao radical um sentido negativo. d) Como você explica o efeito de sentido criado pelo autor? R: Por meio de um jogo de palavras (humana x desumana), o autor denuncia a condição miserável em que vivem os brasileiros.

2 05. Explique como a autora constrói o sentido de crítica social. R: Pela diferenciação estabelecida entre os termos vivente (aquele que está vivo) e sobrevivente (alguém que se mantém vivo à custa de esforço): naquela família, as pessoas não vivem em sentido pleno porque lhes faltam as condições. 06. a) O texto transcrito centra-se na discussão do uso do verbo superfaturar. Explique a formação dessa palavra. R: derivação prefixal: acréscimo de prefixo a um radical. b) Qual o sentido atribuído ao prefixo super? R: Excesso ou intensificação. c) Sérgio Rodrigues aponta, em seu texto, um uso equivocado desse verbo. Em que consiste esse equívoco, segundo o autor? R: A utilização desse verbo como sinônimo perfeito de exagerar ou superestimar. d) Explique por que tal uso é inadequado. R: Porque ele é fortemente conotado no campo da economia. e) O que explicaria, do ponto de vista semântico, esse equívoco? R: Esse equívoco seria uma atribuição de sentido, privilegiando apenas o sentido de intensidade associado ao prefixo super. 07. a) Construa um parágrafo, explicando o sentido que a leitora Elza atribui ao sufixo eiro. R: Expressa falta de nobreza, de status, de autoestima. b) Ainda com base no texto de Veríssimo, explicite a razão pela qual dono de banco é denominado banqueiro, enquanto o funcionário é bancário. R: O sufixo EIRO indica aquele que explora um comércio, um estabelecimento. O sufixo ARIO indica profissão. O termo banqueiro seria depreciativo também por indicar aquele que explora o dinheiro alheio, enquanto que bancário seria o funcionário, o explorado.

3 08. O sufixo (z)inho, empregado repetidamente na passagem festinha no rostinho delazinha, é de enorme vitalidade na língua. Comprove essa vitalidade, no plano morfológico, a partir do uso do diminutivo nos vocábulos da referida passagem. R: Nesse contexto, o uso do diminutivo expressa afetividade, embora, habitualmente, seja empregado para indicar tamanho. 09. a) No titulo, chamado sintetiza dois sentidos com que a palavra aparece no poema. Explique esses dois sentidos, indicando como estão presentes nas passagens em que chamado se encontra. R: Chamado denominado, cognominado Chamado convocação b) Na primeira estrofe do poema, fábula é derivada em fabulista e fabuloso. Mostre de que modo a formação morfológica e a função sintática das três palavras contribuem para a formação da imagem de Guimarães Rosa. R: Essas palavras, por expressarem as características de G. R, levam-nos a entender que no ofício de fabulista (produtor de fábulas) ele é fabuloso (fantástico). Pronomes 01. Com sentido específico, referindo-se à pessoa com quem se fala. No segundo momento, tem sentido generalizante e funciona como um indeterminador do sujeito. 02. O pronome possessivo minha. O humor é obtido pelo fato de ficar claro que os felinos não retornam para as suas residências originais, mas para a casa da personagem. Os elementos visuais, associados ao uso do possessivo, contribuem para a graça da tira. 03. a) O que seria esperado é que o interlocutor se sentisse ofendido com o fato de ser chamado de ladrão. b) Porque o interlocutor não fica ofendido por ter sido chamado de ladrão, mas por ter recebido um tratamento informal. c) Os pronomes (formas de tratamento às eminentes autoridades do governo) e a expressão falta de decoro (própria do discurso político) indicam que se trata de homens públicos com cargos hierarquicamente altos.

4 04. a) O pronome senhor. b) O fato de esse pronome ser forma de tratamento a pessoas mais velhas ou quando se quer estabelecer um contato mais formal. c) Porque associa essa forma de tratamento ao fato de Aline tê-lo considerado idoso. d) Para evitar que ele interprete que ela o está chamando de velho. e) A incoerência reside no fato de o comprador optar por um gênero musical antigo, indicando que ele era realmente alguém de idade avançada e, por isso, o pronome empregado estaria adequado. 05. a) sua : índios / lhes: índios / elas: terras b) imprensa escrita / informação jornalística / cultura de massa. Refere-se à imprensa escrita. Para se chegar a essa conclusão, considere-se que o trecho analisa o papel da imprensa como meio de introdução de inovações linguísticas. 06. a) Não é possível saber se quem passou no vestibular foi Márcia ou a irmã. Márcia ligou imediatamente para a irmã quando soube que esta havia passado no vestibular ou quando soube que aquela havia passado no vestibular. b) Pode-se supor que cada lutador machucou a si mesmo (ação reflexiva) ou que um machucou o outro (ação recíproca). 07. Lhe / Vossa / Sua. 08. A substituição geraria uma ambiguidade: tanto poderia retomar CAPITAL como ESTADO. 09. a) essa b) aqueles c) estes d) esse e) aqueles f) aquela g) neste h) esta i) essa

5 10. a) Estes é uma forma masculina que não poderia retomar duas palavras femininas. b) Assuntos de guerra. c) O demonstrativo estes. Em referência a algo já citado,a norma padrão propõe o pronome esses. 11. Nula 12. a) Não critiquei as pessoas de que você desconfia. b) Não critiquei as pessoas com que você concorda. c) Não critiquei as pessoas a que você se refere. 13. a) O prefeito exonerou os funcionários que / os quais cobravam propina para... b) Chegarão amanhã as encomendas de que / das quais você precisa. c) Passei hoje pela praça onde / em que / na qual será montado o circo. d) Sou amigo do professor cujas críticas irritaram a direção da escola. e) Ainda não encontraram o cachorro pelo qual / por que o menino foi mordido. f) Faz alguns anos que conheço o irmão de Raquel com que / com quem / com a qual vou me casar. g) Faz alguns anos que conheço o irmão de Raquel com que / com quem / com o qual vou me casar. 14. Ao utilizar o pronome isso com dois referentes ( ambiguidade) e ambos perfeitamente válidos no contexto: ponha isso = use isso e ponha isso = conscientize-se. 15. a) a = estudante, Brasília e moto. / que = estudante, Brasília e solo. b) Pretendeu retomar estudante. c) Em Valinhos, uma estudante que estava na garupa de uma moto teve morte por fratura craniana ao cair do veículo quando ele se chocou com uma Brasília.

6 16. a) Trata-se do pronome relativo cujas, possibilitando interpretar que os contribuintes morreram, o que impede que eles fiquem atentos. b) Pretendeu dizer que os contribuintes que herdaram bens de pessoas que tenham morrido até 31 de dezembro devem ficar atentos. 17. a) Seu substitui mágico. b) Pode-se entender que o mágico tirava cigarros das próprias orelhas ou das orelhas dos presos. c) Sim. O conhecimento de que, num show de ilusionismo, o mágico tira objetos das orelhas dos espectadores levaria o leitor a concluir que o mágico tirava cigarros detrás das orelhas dos presos, e não dele próprio. Gabaritos página 34 1.A 8. B 15. A 2.C 9. D 16. E 3.D 10. B 17. A 4.E 11. C 18. D 5.C 12. D 19. D 6.B 13. C 7.C 14. E

PRONOME 2º TRIMESTRE. SEXTO ANO Professora Fernanda

PRONOME 2º TRIMESTRE. SEXTO ANO Professora Fernanda PRONOME 2º TRIMESTRE SEXTO ANO Professora Fernanda O QUE É PRONOME? Palavra que representa ou substitui um nome. PRONOME Exemplos: A moça era mesmo bonita. Ela morava nos meus sonhos! [substituição do

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Participar das interações

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 24 /09/2018. Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 10,0 PONTOS. Querido (a) aluno(a),

Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 24 /09/2018. Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 10,0 PONTOS. Querido (a) aluno(a), Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 24 /09/2018 Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 10,0 PONTOS Assunto: ROTEIRO DE ESTUDOS AUTÔNOMOS PARA A RECUPERAÇÃO - I E II ETAPAS / 2018 Aluno (a):

Leia mais

Pronomes Professora Patrícia Lopes

Pronomes Professora Patrícia Lopes Pronomes Professora Patrícia Lopes Funções do Pronome: Onde você estaria se não fosse eu? Ninguém me valoriza nesta casa Substitui o substantivo (Pronome Substantivo)- Eu Acompanha o substantivo (Pronome

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 1 LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA. Conteúdos: Semântica: Sinônimos e antônimos

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 1 LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA. Conteúdos: Semântica: Sinônimos e antônimos CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 1 Conteúdos: Semântica: Sinônimos e antônimos CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves PRONOME Ele viajou para Portugal. Meus carros são velozes. Excelência acertou na decisão. As palavras em destaque acima são chamadas de pronomes. PRONOME» é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo,

Leia mais

Análise de Texto e Fenômenos Linguísticos - Ambiguidade, Polissemia, Tipos de Discurso e Intertextualidade.

Análise de Texto e Fenômenos Linguísticos - Ambiguidade, Polissemia, Tipos de Discurso e Intertextualidade. Análise de Texto e Fenômenos Linguísticos - Ambiguidade, Polissemia, Tipos de Discurso e Intertextualidade. 1. a) O sentido do texto se faz com base na polissemia de uma palavra. Identifique essa palavra

Leia mais

Exercício 2 1ª etapa 2017 Língua Portuguesa

Exercício 2 1ª etapa 2017 Língua Portuguesa Exercício 2 1ª etapa 2017 Língua Portuguesa QUESTÃO 01 Complete as lacunas usando o pronome relativo adequado, atente-se para a necessidade de uso ou não de preposição: 1. São estes os voluntários DE QUEM

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN 1ª série Ens. Médio ATIVIDADES MONITORIA MAIO 2014 GRAMÁTICA 1. Observe o anúncio. a) Transcreva o neologismo nele presente. b) Sabendo que agro é um radical e significa campo, qual é o processo de formação

Leia mais

14/09/2016 PAUTA: PRONOMES RELATIVOS

14/09/2016 PAUTA: PRONOMES RELATIVOS 14/09/2016 PAUTA: PRONOMES RELATIVOS Pronomes O que é? Definição de pronome Classe gramatical variável que acompanha um nome ou substitui um nome. Quando acompanha recebe o nome de pronome adjetivo: Ex.

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA LILIANE LEMOS DE OLIVEIRA DIAS Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I ARCADISMO O Arcadismo é uma escola literária

Leia mais

For sentences 1 to 6, change the sentences from active to passive voice. Write the WHOLE sentence on your answer sheet.

For sentences 1 to 6, change the sentences from active to passive voice. Write the WHOLE sentence on your answer sheet. DATA DE ENTREGA: 21 / 09 / 2016 QiD 6 9º ANO PARTE 2 INGLÊS For sentences 1 to 6, change the sentences from active to passive voice. Write the WHOLE sentence on your answer sheet. 1. (1,0) They make these

Leia mais

PRONOMES. Profa Giovana Uggioni Silveira

PRONOMES. Profa Giovana Uggioni Silveira PRONOMES Profa Giovana Uggioni Silveira Pronome é a palavra variável em gênero, número e pessoa que se usa em lugar do nome, ou a ele se refere, ou ainda, que acompanha o nome qualificando-o de alguma

Leia mais

Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa

Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Questões 1 a 20 1. Alternativa E Comentário único: Devido à falta de emprego, o personagem se tornou miserável; por isso, a letra e é a

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 9 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 9 o ano EF Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental 175 identificam os elementos constitutivos da organização interna do gênero, em receita culinária; localizam itens explícitos de informação, relativos à descrição

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Participar das interações

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CEGO DO MAIO PLANIFICAÇÃO ANUAL DISCIPLINA: Português Ano4 Ano letivo 2016/2017

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CEGO DO MAIO PLANIFICAÇÃO ANUAL DISCIPLINA: Português Ano4 Ano letivo 2016/2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CEGO DO MAIO PLANIFICAÇÃO ANUAL DISCIPLINA: Português Ano4 Ano letivo 2016/2017 Oralidade Unidade Didáctica Calendarização Conteúdos Programáticos 1º Período COMPREENSÃO DO ORAL

Leia mais

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos Português 4 º ano Ano letivo

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos Português 4 º ano Ano letivo Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos Português 4 º ano Ano letivo 2015 2016 1º PERIODO CONTEÚDOS COMPREENSÃO DO ORAL Vocabulário (sinónimos, antónimos, famílias de palavras, instruções, indicações)

Leia mais

RESOLUÇÃO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - UFRGS 2019

RESOLUÇÃO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - UFRGS 2019 RESOLUÇÃO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - UFRGS 2019 Questão 1 Regência e Pronome Relativo Primeira lacuna: regência verbal de chegar a algum lugar. Segunda lacuna: regência verbal de passar por algo.

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMPAIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMPAIO 1.º Período Vocabulário Ideia principal Informação essencial e acessória Informação implícita e explícita Inferências Descrição, diálogo, recriação de lengalengas, entrevista Texto narrativo, poesia criativa

Leia mais

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING Aluno(a) Nº Campo Grande, de de º ano Gramática Profª. NATÁLIA TIEZZI

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING Aluno(a) Nº Campo Grande, de de º ano Gramática Profª. NATÁLIA TIEZZI COLÉGIO ALEXANDER FLEMING Aluno(a) Nº Campo Grande, de de 2013. 6º ano Gramática Profª. NATÁLIA TIEZZI Nota/ Visto Bateria de Gramática 2º Bimestre OBSERVAÇÕES: I. O cabeçalho deve ser preenchido por extenso.

Leia mais

ENTREGAR JUNTO COM A RESPECTIVA PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA 14/12/2018.

ENTREGAR JUNTO COM A RESPECTIVA PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA 14/12/2018. DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 14 /12 /2018 Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 20,0 PONTOS Assunto: ROTEIRO DE ESTUDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL Aluno (a): Nº: Nota: Professora: Eliane

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P2 4º BIMESTRE 7º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Classificar morfologicamente os pronomes retos e oblíquos. Reconhecer

Leia mais

Qual Garoto? : A Utilização da Ambiguidade no Anúncio Publicitário 1. Cleiton Marx CARDOSO. Lucas MEDES

Qual Garoto? : A Utilização da Ambiguidade no Anúncio Publicitário 1. Cleiton Marx CARDOSO. Lucas MEDES Qual Garoto? : A Utilização da Ambiguidade no Anúncio Publicitário 1 2 Cleiton Marx CARDOSO 3 Lucas MEDES 4 Leonardo Pereira MENEZES Centro Universitário FAG, Toledo, PR Resumo O presente trabalho busca

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE 1º Período: 21 de setembro a 17 de dezembro AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE GESTÃO DE CONTEÚDOS Ensino Básico 1.º Ciclo Português 4.º Ano Domínios Subdomínios Conteúdos programáticos Nº Tempos previstos

Leia mais

Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo.

Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo. Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo. PESSOAS GRAMATICAIS Numa situação comunicativa há sempre três elementos envolvidos, chamados pessoas do discurso ou pessoas gramaticais,

Leia mais

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1 Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2017

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2017 TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2017 ALUNO (A): TURMA: VALOR: 12,0 Nota: INSTRUÇÕES: Todas as questões devem ser respondidas a CANETA. QUESTÃO 01. De acordo com as informações fornecidas pelo mapa

Leia mais

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS RELATOS DE VIAGEM Características e finalidade VAMOS RECORDAR? O autor regista fatos e acontecimentos ocorridos ao longo de uma viagem, por meio de suas próprias perspectivas

Leia mais

GUIA DE AULAS - PORTUGUÊS - SITE: EDUCADORES.GEEKIELAB.COM.BR

GUIA DE AULAS - PORTUGUÊS - SITE: EDUCADORES.GEEKIELAB.COM.BR GUIA DE AULAS - PORTUGUÊS - SITE: EDUCADORES.GEEKIELAB.COM.BR Olá, Professor! Assim como você, a Geekie também quer ajudar os alunos a atingir todo seu potencial e a realizar seus sonhos. Por isso, oferecemos

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 67/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 67/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 67/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Identificar gêneros textuais

Leia mais

UFPR - 2ª FASE - REDAÇÃO - CURCEP PROFª ANDRÉA ZELAQUETT GÊNEROS TEXTUAIS MAIS COBRADOS

UFPR - 2ª FASE - REDAÇÃO - CURCEP PROFª ANDRÉA ZELAQUETT GÊNEROS TEXTUAIS MAIS COBRADOS UFPR - 2ª FASE - REDAÇÃO - CURCEP PROFª ANDRÉA ZELAQUETT GÊNEROS TEXTUAIS MAIS COBRADOS 1 - RESUMO Resumir as informações mais importantes de um texto com suas palavras, sem copiar e sem acrescentar novas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Língua Portuguesa I Questão 01 A questão 01 é de compreensão leitora. Nela, solicita-se que o candidato assinale a alternativa que apresenta afirmação depreendida da leitura do texto quanto a por que vale

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE GESTÃO DE CONTEÚDOS Ensino Básico 1.º Ciclo Português 3.º Ano Domínios Subdomínios Conteúdos Programáticos Nº Tempos previstos (Horas) Oralidade Compreensão do Oral 104 horas Ideia principal Facto e opinião

Leia mais

GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018

GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018 GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018 Ensino Básico 1.º Ciclo PORTUGUÊS 3.º ANO Domínios Subdomínios Conteúdos Programáticos Nº Tempos previstos (Horas) 1º Período 13 de setembro Oralidade Compreensão do Oral

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 103/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 103/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 103/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

Língua Portuguesa. Profª. Fernanda Machado

Língua Portuguesa. Profª. Fernanda Machado Língua Portuguesa Profª. Fernanda Machado Classes de palavras são agrupamentos de palavras que mantêm características comuns. Na Língua Portuguesa existem 10 classes de palavras: Substantivo Adjetivo Artigo

Leia mais

SISTEMA ANGLO DE ENSINO. Tipo D4-08/2010 G A B A R I T O

SISTEMA ANGLO DE ENSINO. Tipo D4-08/2010 G A B A R I T O Prova Anglo P-01 Tipo D4-08/2010 G A B A R I T O 01. D 07. A 13. D 19. C 02. B 08. B 14. A 20. D 03. C 09. C 15. B 21. A 04. A 10. A 16. D 22. C 05. C 11. D 17. B 00 06. B 12. B 18. D DESCRITORES, RESOLUÇÕES

Leia mais

Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER

Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER A Comissão Examinadora da Prova

Leia mais

SISTEMA ANGLO DE ENSINO G A B A R I T O

SISTEMA ANGLO DE ENSINO G A B A R I T O Prova Anglo P-01 Tipo D5-08/2010 G A B A R I T O 01. C 07. B 13. D 19. C 02. B 08. D 14. A 20. B 03. D 09. B 15. B 21. A 04. A 10. A 16. C 22. B 05. D 11. A 17. D 00 06. C 12. C 18. A DESCRITORES, RESOLUÇÕES

Leia mais

Planificação Simplificada de Português- 5ºano Ano letivo

Planificação Simplificada de Português- 5ºano Ano letivo Planificação Simplificada de Português- 5ºano Ano letivo 2016-2017 Manual adotado: Livro aberto, Porto Editora 1.º período Aulas previstas: 78 Unidade 0 Apresentações Unidade 1* Textos diversos Unidade

Leia mais

5. Nessa propaganda, há uma interessante articulação entre palavras e imagens.

5. Nessa propaganda, há uma interessante articulação entre palavras e imagens. 1) Nessa propaganda do dicionário Aurélio, a expressão bom pra burro é polissêmica, e remete a uma representação de dicionário. a) Qual é essa representação? Ela é adequada? Justifique. b) Explique como

Leia mais

Estrutura e Formação de Palavras + Orações

Estrutura e Formação de Palavras + Orações Estrutura e Formação de Palavras + Orações Estrutura e Formação de Palavras + Orações 1. (FUVEST) Leia com atenção o seguinte texto: A onipresença do olho mágico da televisão no centro da vida doméstica

Leia mais

Cargo: S01 - ADMINISTRADOR Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Resposta Alterada para:

Cargo: S01 - ADMINISTRADOR Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Resposta Alterada para: Cargo: S01 - ADMINISTRADOR Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Questão Gabarito por extenso Justificativa 2 A introspecção, a rotina e a eficácia A questão pede para assinalar a alternativa que contém as características

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 3º Ano Oralidade O3 Comprensão do oral Expressão oral Escutar para aprender e construir conhecimentos Produzir um discurso oral

Leia mais

RESOLUÇÃO COMENTADA 2014 NOME DO PRODUTO: Simulado 7 Caderno 1 COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa e Literatura

RESOLUÇÃO COMENTADA 2014 NOME DO PRODUTO: Simulado 7 Caderno 1 COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa e Literatura RESOLUÇÃO COMENTADA 2014 NOME DO PRODUTO: Simulado 7 Caderno 1 COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa e Literatura QUESTÃO ASSUNTO GABARITO NÍVEL / COMENTÁRIO Habilidade 22 Relacionar, em diferentes

Leia mais

POLÍGRAFO PARA USO EXCLUSIVO PARA A DISCIPLINA TEORIA DO TEXTO TURMA B 2018 TEXTO E CONTEXTO O QUE É TEXTO

POLÍGRAFO PARA USO EXCLUSIVO PARA A DISCIPLINA TEORIA DO TEXTO TURMA B 2018 TEXTO E CONTEXTO O QUE É TEXTO POLÍGRAFO PARA USO EXCLUSIVO PARA A DISCIPLINA TEORIA DO TEXTO TURMA B 2018 TEXTO E CONTEXTO O QUE É TEXTO Para compreendermos melhor o fenômeno da produção de textos escritos, importa entender previamente

Leia mais

Planificação a Longo Prazo Ano Letivo 2017/2018

Planificação a Longo Prazo Ano Letivo 2017/2018 Planificação a Longo Prazo Ano Letivo 2017/2018 Nível de Ensino:1.º CICLO Áreas/Disciplina: PORTUGUÊS Ano:3.º Curso: Regular X VOC Científico- Humanístico Profissional Período Sequências/Temas //Módulos

Leia mais

ESTRUTURA E FORMAÇÃO DAS PALAVRAS Profa Giovana Uggioni Silveira

ESTRUTURA E FORMAÇÃO DAS PALAVRAS Profa Giovana Uggioni Silveira ESTRUTURA E FORMAÇÃO DAS PALAVRAS Profa Giovana Uggioni Silveira MORFOLOGIA É o estudo da estrutura, da formação e da classificação das palavras. PALAVRAS COGNATAS Domínio: do latim dominium, significa

Leia mais

COMENTÁRIO GERAL DOS PROFESSORES DO CURSO POSITIVO VESTIBULAR PUCPR 2010/2011 PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

COMENTÁRIO GERAL DOS PROFESSORES DO CURSO POSITIVO VESTIBULAR PUCPR 2010/2011 PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA COMENTÁRIO GERAL DOS PROFESSORES DO CURSO POSITIVO VESTIBULAR PUCPR 2010/2011 PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA Já há algum tempo, a prova de Língua Portuguesa da PUC tem dado sinais de uma bem-vinda e necessária

Leia mais

Exercícios de Revisão dos Temas Trabalhados

Exercícios de Revisão dos Temas Trabalhados Exercícios de Revisão dos Temas Trabalhados Aula ao Vivo O artigo do qual retiramos o texto abaixo aborda a seguinte questão: chamar ou não pessoas surdas de deficientes. Nele, discute-se a possibilidade

Leia mais

Cargo: S01 - ADVOGADO Disciplina: Língua Portuguesa. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Resposta Alterada para:

Cargo: S01 - ADVOGADO Disciplina: Língua Portuguesa. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Resposta Alterada para: Cargo: S01 ADVOGADO Disciplina: Língua Portuguesa Questão Gabarito por extenso Justificativa 1 I, III e IV 3 I e II Em resposta ao recurso interposto, temos a dizer, primeiramente, que interpretar NÃO

Leia mais

PROVA DE SELEÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA. Candidato (a):

PROVA DE SELEÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA. Candidato (a): PROVA DE SELEÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA SÉRIE: 7º ANO Data: 21/11/2015 Candidato (a): Valor: 10 Obtido: Leia estes quadrinhos de Angeli. Angeli. Ozzy 1, Caramba! Mas que garoto rabugento! São Paulo: Companhia

Leia mais

O que significa Morfologia

O que significa Morfologia Morfologia Revisão O que significa Morfologia A palavra Morfologia tem sua origem a partir das formas gregas morphê, 'forma' e logos, 'estudo, tratado'. Então: Morfologia significa 'o estudo da forma'.

Leia mais

Estrutura e Formação de Palavras + Orações

Estrutura e Formação de Palavras + Orações Estrutura e Formação de Palavras + Orações Estrutura e Formação de Palavras + Orações 1. (UERJ) Leminski. Separe seus elementos mórficos. Em seguida, nomeie o primeiro morfema que a compõe e indique seu

Leia mais

Elementos Referenciais. Prof Carlos Zambeli

Elementos Referenciais. Prof Carlos Zambeli Elementos Referenciais Prof Carlos Zambeli Elementos Referenciais Estabelecem uma relação de sentido no texto, formando um elo coesivo entre o que está dentro do texto e fora dele também. À retomada feita

Leia mais

Palavras Variáveis e Flexões

Palavras Variáveis e Flexões CLASSES DE PALAVRAS As classes de palavras ou classes gramaticais são dez: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição,conjunção, interjeição e advérbio. Essas categorias são divididas

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DA UNIDADE II PONTUAÇÃO: 7,5 PONTOS

LÍNGUA PORTUGUESA AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DA UNIDADE II PONTUAÇÃO: 7,5 PONTOS DA UNIDADE II PONTUAÇÃO: 7,5 PONTOS Questão 01 Leia este trecho: Ninguém esquece um episódio de Os Simpsons Aquela estupidez memorável do Homer não sai da sua cabeça? Questão 01 Você não é o único. Seriado

Leia mais

MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL. SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação.

MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL. SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação. MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação. PREPOSIÇÃO É a classe de palavras que liga palavras entre si;

Leia mais

01 (ANGLO) (FGV) Observe os períodos adiante, diferentes quanto à pontuação. A observação atenta desses períodos permite dizer que:

01 (ANGLO) (FGV) Observe os períodos adiante, diferentes quanto à pontuação. A observação atenta desses períodos permite dizer que: Exercícios preparatórios P2 Português 01 (ANGLO) (FGV) Observe os períodos adiante, diferentes quanto à pontuação. - Adoeci logo; não me tratei. - Adoeci; logo não me tratei. A observação atenta desses

Leia mais

Sugestões de atividades. Unidade 1 Amizade PORTUGUÊS

Sugestões de atividades. Unidade 1 Amizade PORTUGUÊS Sugestões de atividades Unidade 1 Amizade 7 PORTUGUÊS 1 Português 1. Leia os títulos e subtítulos dos textos jornalísticos a seguir. I. As abelhas estão morrendo e a culpa é dos celulares, diz cientista

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo-2016-2017 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 12 13 12 13 13 3.º período 7 7

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 4º Ano Oralidade O4 Comprensão do oral Expressão oral Escutar para aprender e construir conhecimentos Utilizar técnicas para registar

Leia mais

CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA

CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Leia mais

GABARITO DA APOSTILA 3 Aulas 17 a 25 Gramática Extensivo

GABARITO DA APOSTILA 3 Aulas 17 a 25 Gramática Extensivo GABARITO DA APOSTILA 3 Aulas 17 a 25 Gramática Extensivo Aula 17 Funções do pronome SE E C I. A II. B III. D IV. C ou D V. C ou D 4. a) A exclusão do se faz com que uma ação que antes se referia a um sujeito

Leia mais

COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha. Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma:

COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha. Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma: COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma: A argumentação consiste na habilidade de mobilização de estratégias

Leia mais

Língua Portuguesa. Profª: Fernanda Machado

Língua Portuguesa. Profª: Fernanda Machado Língua Portuguesa Profª: Fernanda Machado 01 Classes de palavras são agrupamentos de palavras que mantêm características comuns. Na Língua Portuguesa existem 10 classes gramaticais: 1) Substantivo 2) Adjetivo

Leia mais

Classe de palavras II

Classe de palavras II Classe de palavras II 1. O célebre homem brasileiro cordial é cordial não porque seja polido, o que ele nunca foi, mas porque nada nunca passa pelo cérebro antes de chega à vida é só um coração batendo

Leia mais

ADJETIVOS: indicam qualidades dos seres.

ADJETIVOS: indicam qualidades dos seres. CLASSES DE PALAVRAS Adjetivos Prof. Daniel ADJETIVOS: indicam qualidades dos seres. Adjetivos: escola excelente, pernas longas, pernas másculas Locuções adjetivas: escola de excelência, pernas de girafa,

Leia mais

Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos.

Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. METAS CURRICULARES 3º Ano Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. Produzir um discurso oral com correção. Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação

Leia mais

Aulas 1 e 2. Classes de palavras: Substantivo

Aulas 1 e 2. Classes de palavras: Substantivo Aulas 1 e 2 Classes de palavras: Substantivo 1. A Língua Portuguesa nos Modernos exames O botânico estuda-lhe o nascimento, o crescimento, a reprodução, a nutrição, a morte Do ponto de vista sintático,

Leia mais

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier PORTUGUÊS Professor Nei Xavier USO DOS PRONOMES PRONOME É o termo que acompanha ou substitui o nome dentro do discurso. São apresentados em dois tipos: Pronome Adjetivo - Aparece sempre como adjunto adnominal

Leia mais

CALENDÁRIO DE PROVAS BIMESTRAIS 3 BIMESTRE 2015 FUNDAMENTAL II

CALENDÁRIO DE PROVAS BIMESTRAIS 3 BIMESTRE 2015 FUNDAMENTAL II CALENDÁRIO DE PROVAS BIMESTRAIS 3 BIMESTRE 2015 DIA FUNDAMENTAL II QUARTA -16 QUINTA 17 SEXTA 18 SEGUNDA 21 TERÇA 22 QUARTA 23 QUINTA 24 ESPANHOL PORTUGUÊS GEOGRAFIA EDUCAÇÃO FÍSICA HISTÓRIA ENSINO RELIGIOSO

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 13 12 2.º período 10 10 11 12 12 3.º período 10 9 9 9 10 Unidades

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 5 º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 5 º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 5 º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 9 9 9 9 10 (As Aulas

Leia mais

Português. Termos Integrantes da Oração: Objeto Direto, Objeto Indireto e Agente da Passiva. Professor Arthur Scandelari

Português. Termos Integrantes da Oração: Objeto Direto, Objeto Indireto e Agente da Passiva. Professor Arthur Scandelari Português Termos Integrantes da Oração: Objeto Direto, Objeto Indireto e Agente da Passiva Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO: OBJETO DIRETO,

Leia mais

Além disso, relembre-se que, por coesão, entende-se ligação, relação, nexo entre os elementos que compõem a estrutura textual.

Além disso, relembre-se que, por coesão, entende-se ligação, relação, nexo entre os elementos que compõem a estrutura textual. Nas palavras de Evanildo Bechara, o enunciado não se constrói com um amontoado de palavras e orações. Elas se organizam segundo princípios gerais de dependência e independência sintática e semântica, recobertos

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER Unidade 1: No mundo da imaginaão Capitulo 1: O sonho é possível Hora

Leia mais

VESTIBULAR INVERNO 2015

VESTIBULAR INVERNO 2015 LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO PROVA COMENTADA VESTIBULAR INVERNO 2015 Baixe este e outros materiais em medium.com/plantão-resolveulbra OFICINA DE REDAÇÃO FONTE: UFRGS/2011 MATERIAL DE USO EXCLUSIVO DOS ALUNOS

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO MÉDIO PROF. DENILSON SATURNINO 1 ANO PROF.ª JOYCE MARTINS

LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO MÉDIO PROF. DENILSON SATURNINO 1 ANO PROF.ª JOYCE MARTINS LÍNGUA PORTUGUESA 1 ANO PROF.ª JOYCE MARTINS ENSINO MÉDIO PROF. DENILSON SATURNINO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Trabalho a trajetória humana nas produções e manifestações. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe:

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe: CRASE Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe: Obedecemos ao regulamento ( a + o ) Não há crase, pois o encontro ocorreu entre

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. ENSINO MÉDIO Conteúdos da 1ª Série 1º/2º Bimestre 2015 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Glauber Data: / /2015 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Redação Resultado / Rubrica

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período 1.º Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo-2018-2019 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 12 12 2.º período 12 12 12 14 14 3.º

Leia mais

Calendarização da Componente Letiva Ano Letivo 2018/2019 3º Ano Disciplina: Português

Calendarização da Componente Letiva Ano Letivo 2018/2019 3º Ano Disciplina: Português Calendarização da Componente Letiva Ano Letivo 2018/2019 3º Ano Disciplina: Português 1º 2º Períodos Período Período 3º Período Número de aulas previstas (60 minutos) 100 112 64 1º Período Oralidade Compreensão

Leia mais

UFSC. Português (Amarela) Resposta: 33

UFSC. Português (Amarela) Resposta: 33 Resposta: 33 02. Incorreta. Não há nada no texto que afirme que o interesse é a valorização somente de uma língua nacional. 04. Incorreta. Não há nada que faça referência à extinção dos sotaques locais.

Leia mais

In: TAVARES, Ulisses. O eu entre nós. São Paulo: Núcleo Pindaíba Edições e Debates, (Coleção PF)

In: TAVARES, Ulisses. O eu entre nós. São Paulo: Núcleo Pindaíba Edições e Debates, (Coleção PF) PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== Leia o poema abaixo

Leia mais

Quanto aos textos de estrutura narrativa, identificam personagem, cenário e tempo.

Quanto aos textos de estrutura narrativa, identificam personagem, cenário e tempo. Língua Portuguesa - Ensino Médio SISPAE 2013 01 Abaixo do Básico 1º e 2º ano até 200 pontos Neste Padrão de Desempenho, os estudantes se limitam a realizar operações básicas de leitura, interagindo apenas

Leia mais

Interpretação de Textos a Partir de Análises Isoladas

Interpretação de Textos a Partir de Análises Isoladas Interpretação de Textos a Partir de Análises Isoladas Análise Estética (formal) Análise Estilística (figuras de linguagem) Análise Gramatical (morfossintática) Análise Semântica (de significado) Análise

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 7/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 7/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 7/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é

Leia mais

Estudos de morfologia verbal: aspectos verbais, paradigmas de conjugação e tempos verbais

Estudos de morfologia verbal: aspectos verbais, paradigmas de conjugação e tempos verbais COLÉGIO DELOS APARECIDA DE GOIÂNIA ENSINO MÉDIO GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA TEMA: Estudos de morfologia verbal: aspectos verbais, paradigmas de conjugação e tempos verbais Professor Eliel de Queiroz

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas Curriculares de Português 1º CICLO Português- 3º ano TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS

Leia mais

ÁREA PROIBIDA CRASE. doses mais altas, a ausência de crase no a se deve ao fato de o verbo resistir não exigir preposição.

ÁREA PROIBIDA CRASE. doses mais altas, a ausência de crase no a se deve ao fato de o verbo resistir não exigir preposição. PALAVRA A PALAVRA A Preposição a Artigo a, as Classifique o A A duas empresas foi oferecida a mesma proposta. A pedido dos pais, a criança poderá faltar a todas as aulas A governabilidade começou a existir

Leia mais