Propedêutica Bíblica. 1 6 de Dezembro de 2013 Hermenêutica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Propedêutica Bíblica. 1 6 de Dezembro de 2013 Hermenêutica"

Transcrição

1 Propedêutica Bíblica 1 6 de Dezembro de 2013 Hermenêutica

2 ORAÇÃO 2. Macabeus 2 24 Considerando a multidão dos livros e a dificuldade que, em vista da abundância dos assuntos, experimentam aqueles que desejam dedicar-se ao estudo das narrativas históricas, 25 procuramos agradar aos que apenas as desejam ler, facilitar aos que procuram conservá-las na memória, e ser úteis a todos em geral. 26 Para nós, que empreendemos este trabalho de resumo, não foi tarefa fácil, antes, custounos suores e vigílias. 27 No entanto, como aquele que prepara um festim, procurando satisfazer o gosto dos outros, se entrega a um trabalho penoso, assim nós assumimos este encargo para obter gratidão de muitos. 28 E, deixando ao autor o cuidado de narrar detalhadamente os assuntos, nós esforçámo-nos por expô-los em forma resumida. 29 Assim como, na edificação de uma casa nova, compete ao arquitecto preocupar-se com o conjunto da construção, e só aquele que está encarregado dos frescos e das pinturas é que se ocupa com a decoração, da mesma forma - parece-me - é o que nos cabe a nós. 30 O autor de uma história tem de aprofundar tudo, analisar tudo, examinar todos os aspectos, 31 mas o que resume deve, ao contrário, condensar a narrativa e evitar as particularidades na exposição dos factos. 32 Agora, após tão longo exórdio, comecemos a nossa narração, porque seria absurdo ser difuso antes da história, para depois ser breve ao narrar a mesma história.

3 AULA ANTERIOR

4 AULA ANTERIOR Verdade na Bíblia

5 Interpretar é uma arte. As suas regras só podem ser elaboradas de modo positivo. É uma reconstrução histórica (comparativa) e intuitiva, objectiva e subjectiva, do discurso ou texto estudado. É necessário entrar na vida da pessoa de que queremos compreender os escritos. É uma intuição global, não puramente intelectiva, mas cordial e afectiva. Contém a explicação (da natureza) e a compreensão (da vida espiritual). Interpretar os vestígios de uma presença humana nos escritos, é o centro da arte de compreender

6 A Bíblia é a Palavra de Deus expressa em palavras humanas Expressões que o sublinham: Compreendeis o que vos fiz? Ouvir é a abertura existencial do ser. Compreender é o que se segue a esta abertura (é o encontro). O princípio hermenêutico, por excelência, é o amor. Amar é compreender.

7 A interpretação é um itinerário longo e difícil: Não ardia cá dentro o nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho, quando nos explicava as Escrituras? (Lc 24,32) Jo 6,60 - Dura é esta linguagem; quem pode compreendê-la? A arte de interpretar a Palavra Divina é tão antiga quanto a própria Bíblia

8 Israel nunca deixou de reinterpretar o seu passado e as Escrituras que o codificaram, à luz das novas intervenções de Deus na história. É no séc. VI a.c. que se reinterpreta de modo literário e teológico tradições dos patriarcas e de Moisés. Dt é uma adaptação de Ex 20,22 23,3. O Livro do Eclesiástico é uma reflexão existencial sobre os temas antigos. O cap. 3 é comentário do IV mandamento; o cap. 15 refere-se a Gn 3

9 A profecia é onde mais ressalta a interpretação: Is 7,20 Is 8, 1-10; Is 11, Percebe-se uma procura do sentido, para melhor compreender o sentido das Escrituras, a partir da sua antiguidade e novidade em simultâneo. O Judaísmo procurou uma interpretação oficial: Midrashe (darash= procurar): dentro dele, desenvolveu-se um duplo sentido: halacá caminho (secções legislativas) hagadá narrar (texto histórico e profético)

10 Em Qumran encontra-se uma forma particular, designada de pesher, que lê alguns textos como predição oculta dos acontecimentos presentes (prelúdio de grande crise escatológica) A estes princípios teológicos, podemos acrescentar outros técnicos de exegese (filológica sobre a particularidade linguística dos textos; dialéctica sobre o conteúdo). Estas regras são codificadas a partir do séc. II d.c. No judaísmo Alexandrino, adequa-se à reflexão filosófica: recorre à Alegoria para explicar os textos sagrados.

11 Exegese de Jesus: É o definitivo exegeta! Dele deriva a novidade da exegese dos textos antigos. (Lc 24,27). Ele não explica as Escrituras: revela-as! As Escrituras falam d Ele (Jo 5,39). Ele veio cumprir a Lei e os Profetas (Mt 5,17). Mais do que realizar, n Ele cumprem-se as Escrituras (Jo 19,28). A novidade (Mc 1,27) e a autoridade (Mc 1,22) de Jesus está aqui!

12 - Na discussão sobre o divórcio, funda solidamente uma nova halacá em Gn 2,24 (Mt 19,6). - Sobre a ressurreição (Mt 22, 23-32) apela para Ex 3,6 (Deus de vivos!) -A Igreja apostólica funda a sua hermenêutica em Jesus. Quando os escritores tomam nas mãos o AT para escreverem o NT, o acontecimento de Jesus é a nota chave pela qual tudo é determinado. É ler tudo a partir de Cristo, com a inteligência plena à qual os abriu a ressurreição de Cristo (Lc 24, 44)

13 - Esta operação exegética, define relações entre os dois Testamentos. Typos (arquétipo); anti-typos (figura); ypodeigma (modelos); paráboles (símbolos); skia (sombras). A experiência cristã aparece como verdadeiro eikon (imagem). -A Época dos Padres da Igreja tem a primeira grande reflexão sobre a hermenêutica. Remonta a Orígenes. Ao editar a Hexapla (6 tradições diferentes editadas em colunas as traduções de: Áquila, Símaco, Teodição, LXX, texto hebraico, e transliteração do hebraico em letras gregas)

14 - Orígenes procura estabelecer e estudar rigorosamente o texto das Escrituras. E, paralelamente, quer encontrar o sentido último, espiritual dos textos. - Ele estabelece as premissas sistemáticas do duplo sentido das escrituras: o sentido literal (ou histórico) e o sentido espiritual. -Esta tensão caracterizará as duas escolas do Oriente cristão: a de Antioquia (mais atenta à fidelidade literal dos textos) e a de Alexandria (mais preocupada com o sentido espiritual). -Esclareça-se que a teoria de Antioquia é uma verdadeira chave da mensagem espiritual profunda (onde ela não é tão explicita) e opõe-se sobretudo aos exageros, não à alegoria.

15 -Também no Ocidente encontramos a mesma tensão: Santo Ambrósio (tendência literal) e Santo Hilário (tendência espiritual). - Santo Agostinho parece sintetizar as duas correntes, colocando as bases de uma exegese particularmente fecunda. -Exegese Medieval -Esta época é marcada por uma investigação monumental sobre a atitude perante a Bíblia. (Isidoro de Sevilha)

16 Articula um esquema quádruplo:. A História a série de intervenções de Deus na história da Salvação. A História oculta o mistério de Cristo, e tem vários níveis:. A Alegoria - o que se refere à realidade história de Cristo e da sua Igreja, que constitui a alegoria pura e simples (Cristo e a Igreja estavam figurados no AT);. A Tropologia o que oferece uma doutrina capaz de regular a vida cristã (maneira de pensar e agir). A Anagogia o que se refere às realidades celestes e escatológicas, objecto da nossa esperança.

17 Não constitui apenas um método para a exegese e um quadro prático para se expor a doutrina. A Lectio divina não tinha o intuito de descobrir um passado já desaparecido, nem satisfazer uma curiosidade ávida de saber. É Procura na Bíblia o alimento de uma fé que, partindo do acontecimentos sagrados, quer conhecer o mistério de Cristo e da sua Igreja; para que a Igreja traduza em existência cristã e contemple o que será o seu futuro de eternidade, para onde caminha.

18 No que diz respeito ao AT., o sentido alegórico superava o histórico. Superava a letra. Garantia o sentido, apontando directamente para Cristo. No que diz respeito ao NT, que tratava de Cristo, o sentido literal era o mais importante. Convergiam exegese, teologia, compromisso comunitário e vida espiritual.

19 A situação altera-se a partir de Hugo de S. Victor (séc. XII) Séc. XIII: desenvolve-se a lectio scholastica. A Lectio Scholastica está atenta às quaestiones levantadas pela leitura. A partir da leitura, organiza nas Summae as quaestiones que se levantam. Procura na Escritura a auctoritas que fundamente a solução à qual chegou. Valoriza o sensus litteralis (para S. Tomás, o sentido literal é o único demonstrativo em teologia; o sensus spiritualis não é expresso de modo claro). Este sentido literal exige não apenas recurso à gramática, mas também à Tradição da Igreja e Revelação total, para se perceber a relação dos textos com Cristo.

20 - Reforma Protestante e Trento - A reforma deveria ter devolvido à questão hermenêutica toda a sua urgência. Não apenas porque sustentava novas teses que apelavam para a Escritura, nem tanto pelo renovado culto da Bíblia que ela preconizava. - A razão principal seria o princípio escriturístico sobre o qual ela pretendia ser fundada: sola scriptura. - Deveria corresponder à introdução de um novo princípio hermenêutico.

21 Este princípio não significava apenas a recusa de toda a regra de fé e de interpretação exterior à Escritura; implicava a possibilidade da escritura revelar por si mesma o seu significado Lutero dizia: Que só a Escritura reine e que não seja exposta por meu espírito ou por outros homens, mas que seja compreendida por si mesma e pelo seu espírito. Não posso suportar que se imponham limites ou modos de interpretar a Escritura, visto que a Palavra de Deus, que ensina a liberdade, não deve nem pode ser nociva.

22 Trento sentiu necessidade de opor à reforma outro princípio hermenêutico. Tornou a propor aos crentes a Igreja e a Tradição como lugar de preservação e de desenvolvimento da Palavra de Deus. Para reprimir engenhos demasiado petulantes, (o Sacrossanto Concílio) declara que ninguém, baseando-se na própria sabedoria, argumentos de fé e de costumes que dizem respeito à doutrina cristã, ouse interpretá-la contra o sentido que (sempre) manteve e mantém a santa mãe Igreja, à qual compete julgar o seu verdadeiro sentido ( )

23 O Séc. XVI é também do Renascimento. Voltava à ribalta a questão da autoridade da Bíblia, ao lado dos clássicos gregos e latinos. Também os humanistas inauguram um novo meio de abordar os textos antigos. Para (re)encontrar neles a antiguidade viva no seu frescor original, retomam a pesquisa de manuscritos antigos. Acrescenta-se ainda o estudo e um conhecimento profundo das línguas antigas (também orientais), bem como métodos de análise literária mais objectivos.

24 Para além disso, aperfeiçoaram a crítica histórica, com a finalidade de recuperar o autêntico passado. As modernas críticas textual-literária-histórica que explodiram no séc. XIX e XX são filhas do Renascimento. As obras clássicas e a Bíblia são abordadas com o mesmo método histórico-crítico. O homem moderno não voltará a abordar a Bíblia com a mesma atitude dos Padres da Igreja antiga ou medievais. As perguntas que lhe fazem não serão mais e apenas perguntas nascidas da Fé. As perguntas serão feitas a partir do mundo criado fora da realidade da fé.

25 A questão hermenêutica assume um novo aspecto: Até então, a procura do sentido dos documentos era préorientada pela natureza destes documentos (Fé), e nunca representava problema. A Arte da interpretação torna-se agora em problema hermenêutico e foge do âmbito eclesial (pelo menos, do âmbito da Igreja católica). A atitude da exegese católica foi sobretudo de defesa. Amadureceram os tempos e aparecerá uma ciência hermenêutica mais serena e construtiva, a começar pela Divino Afflante Spiritu (Pio XII)

26 Concílio Vaticano I No proémio, fazia esta avaliação do Protestantismo: A Sagrada Bíblia ( ) começou a ser considerada como relato mítico. Nasceu e espalhou-se por todo o mundo a doutrina do racionalismo ou do naturalismo. Ela, contrariando em tudo a doutrina cristã ( ) procura com todo o esforço estabelecer o reinado da pura razão ou natureza, excluindo a Cristo, único Senhor e Salvador nosso ( ) Para a hermenêutica católica, a mesma constituição da Bíblia oferece os princípios gerais de carácter teológico: Deve declarar-se verdadeiro o sentido da Sagrada Escritura que a Santa mãe Igreja sustentou e sustenta À Igreja pertence a exclusividade de julgar o verdadeiro sentido da interpretação Não é lícito interpretar contra o sentido e o consenso dos Padres

27 A encíclica Providentissimus Deus abre a renovação bíblica no meio católico. Propõe aos exegetas o melhor caminho para os estudos bíblicos. Na linha do CV I, oferece critérios de hermenêutica: Deve ser interpretada com a luz e a Graça do Espírito Santo que a inspirou Em conformidade com o sentido que a Santa Igreja sustentou e sustenta Não contra o consenso unânime dos Padres Levando em consideração a analogia da fé

28 Aponta também o equipamento crítico do exegeta:.1 Estudo das línguas orientais.2 Estudo da ciência crítica a) aplicada a problemas literários (questão da génese dos Livros) b) aplicada à relação Bíblia-Ciência.3 Concedem-se direitos à crítica histórica (O que é válido para as ciências, também é para a História)

29 A crise modernista foi como uma geada a cobrir esta primavera hermenêutica. Não adoptaram apenas o método do Protestantismo Liberal, mas viveram também o seu espírito e as suas conclusões teológicas. Os conservadores da Igreja fizeram ataques cerrados. Como consequência, o programa de renovação da exegese sofreu um abrandamento. Os textos da Comissão Bíblica alerta contra os exageros da exegese protestante, que realmente comportavam muitos abusos. Entre 1910 e 1940, os artigos escritos por católicos conservaram um tom apologético

30 Divino Afflante Spiritu: Abriu uma nova era para a pesquisa bíblica católica. A primeira tarefa do intérprete da Bíblia é compreender o sentido literal do texto, e descobrir a doutrina teológica aí contida Deve conhecer as línguas originais da Bíblia (Hebraico Aramaico Grego) e recorrer a todos os recursos da filologia, da arqueologia e da ciência histórica Deverá empenhar-se em descobrir o sentido espiritual, desde que conste que Deus aí o introduziu. A norma suprema de interpretar é distinguir e estabelecer o que o escritor se propõe escrever (saber a índole do autor, condições das sua vida, em que tempo viveu, quais foram as suas fontes,...) Deve dar atenção aos géneros literários Devem munir-se de coragem perante dificuldades ainda não resolvidas

31 Um documento decisivo é Sancta Mater Ecclesia (instrução sobre a verdade histórica dos Evangelhos, de 21 de Abril de 1964) Pela primeira vez oficialmente, fala-se do método da história das formas, e apresenta-se como um instrumento lícito. Para afirmar o que narram os evangelhos, o exegeta deve prestar atenção aos 3 estágios pelos quais nos chegaram os ensinamentos do Senhor: Jesus Cristo Os Apóstolos Os Evangelistas

32 Com esta encíclica, estamos já no pleno desenvolvimento do CV II. Toda a revelação já amadureceu a partir das permissas da Divino Afflante Spiritu. A Dei Verbum será o posto avançado da hermenêutica bíblica católica contemporânea.

33 Sentido o que eleva a vida humana e a transcende. aquilo para o qual existe o texto e que deve emergir dele.

34 SEMESTRE Datas das Aulas 14 Outubro 21 Outubro 28 Outubro 4 Novembro 11Novembro 18 Novembro 25 Novembro 2 Dezembro 9 Dezembro 16 Dezembro 6 de Janeiro 13 Janeiro 20 Janeiro 27 Janeiro 3 Fevereiro

35 Propedêutica Bíblica Paróquia de S. Tomás de Aquino P. Nuno Tavares

PARTE 2 - A PALAVRA NORMATIVA. O CÂNONE BÍBLICO

PARTE 2 - A PALAVRA NORMATIVA. O CÂNONE BÍBLICO Índice Siglas e abreviaturas 6 Introdução 7 PARTE 1 - A PALAVRA INSPIRADA CAPÍTULO I - NATUREZA DA INSPIRAÇÃO BÍBLICA 12 1. A inspiração bíblica no limiar do Vaticano II 13 1.1. Deus, autor principal,

Leia mais

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ Material Estudo Bíblico Parte I Apresentação Pe Antônio 24/08 A BÍBLIA SAGRADA Palavra de Deus. Deus fala ao seu povo Deus se revela, se manifesta, intervém

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 15 de Maio de 2013 Bíblia na Vida da Igreja

Propedêutica Bíblica. 15 de Maio de 2013 Bíblia na Vida da Igreja Propedêutica Bíblica 15 de Maio de 2013 Bíblia na Vida da Igreja ORAÇÃO Lucas 4, 16-30 Impelido pelo Espírito Santo, Jesus veio a Nazaré, onde se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de sábado

Leia mais

Propedêutica Bíblica 22 Out 2012 Inspiração Bíblica

Propedêutica Bíblica 22 Out 2012 Inspiração Bíblica Propedêutica Bíblica 22 Out 2012 Inspiração Bíblica Paróquia do Algueirão P. Hugo Gonçalves ORAÇÃO Deus dos nossos pais e Senhor de misericórdia, Que tudo criaste pela Tua Palavra, Que formaste o homem

Leia mais

FÍSICA FILOSOFIA. Resumex JáEntendi 1. A FILOSOFIA NA IDADE MÉDIA. Características Fundamentais da Idade Média

FÍSICA FILOSOFIA. Resumex JáEntendi 1. A FILOSOFIA NA IDADE MÉDIA. Características Fundamentais da Idade Média FILOSOFIA FÍSICA Resumex JáEntendi 1. A FILOSOFIA NA IDADE MÉDIA O período histórico comumente chamado de Idade Média inicia- se no século V e termina no século XV. Portanto, ele representa mil anos de

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 20 de Janeiro de 2014 Bíblia e Magistério

Propedêutica Bíblica. 20 de Janeiro de 2014 Bíblia e Magistério Propedêutica Bíblica 20 de Janeiro de 2014 Bíblia e Magistério ORAÇÃO Hebreus 1 Muitas vezes e de muitos modos, falou Deus aos nossos pais, nos tempos antigos, por meio dos profetas. 2 Nestes dias, que

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 13 de Janeiro de 2014 Bíblia na Vida da Igreja

Propedêutica Bíblica. 13 de Janeiro de 2014 Bíblia na Vida da Igreja Propedêutica Bíblica 13 de Janeiro de 2014 Bíblia na Vida da Igreja ORAÇÃO Lucas 4, 16-30 Impelido pelo Espírito Santo, Jesus veio a Nazaré, onde se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de

Leia mais

Para esse fim, o Concílio lembra-nos que é preciso ter em conta o seguinte:

Para esse fim, o Concílio lembra-nos que é preciso ter em conta o seguinte: A Constituição Dogmática do Concílio Vaticano II sobre a Revelação divina, diz: Como, porém, Deus na Sagrada Escritura falou por meio dos homens à maneira humana, o intérprete da Sagrada Escritura, para

Leia mais

A BÍBLIA E OS GÊNEROS LITERÁRIOS

A BÍBLIA E OS GÊNEROS LITERÁRIOS A BÍBLIA E OS GÊNEROS LITERÁRIOS 1 IMPORTÂNCIA DO GÊNERO LITERÁRIO, ESPECIALMENTE NA HISTÓRIA (DIVINO AFFLANTE SPIRITU) 1943 PIO XII 2 DAS 20. Ora, qual o sentido literal de um escrito, muitas vezes não

Leia mais

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Lição 1 A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Alvo da lição Saber Conhecer as principais contribuições do mundo judaico para o evangelho. Sentir Demonstrar gratidão a Deus por ter preservado importantes

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS Cultura Religiosa EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) DE TEOLOGIA Visão global do fenômeno religioso, sua importância e implicações na formação do ser humano e da sociedade, através

Leia mais

Módulo III O que anuncia a Catequese?

Módulo III O que anuncia a Catequese? Módulo III O que anuncia a Catequese? Diocese de Aveiro Objectivos Tomar consciência da realidade complexa do ser humano a quem levamos, hoje, uma Boa Nova. Compreender a importância da Sagrada Escritura

Leia mais

A Excelência do Professor de Escola Dominical

A Excelência do Professor de Escola Dominical A Excelência do Professor de Escola Dominical INTRODUÇÃO O professor de Escola Dominical deve perseguir a excelência nestas três áreas de seu ministério: Evangelismo, Hermenêutica e Teologia. Caso falhe

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 11 de Novembro de 2013 Texto Bíblico

Propedêutica Bíblica. 11 de Novembro de 2013 Texto Bíblico Propedêutica Bíblica 11 de Novembro de 2013 Texto Bíblico 24* Este é o discípulo que dá testemunho destas coisas e que as escreveu. E nós sabemos bem que o seu testemunho é verdadeiro. 25 Há ainda muitas

Leia mais

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 1 Introdução. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 1 Introdução. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood LIVROS APÓCRIFOS Aula 1 Introdução Guilherme A. Wood Perguntas: Por que a Bíblia contém estes livros? Por que a Bíblia Católica contém alguns livros a mais? Por que alguns outros livros despertam o interesse

Leia mais

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte.

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte. ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte. Frei Hipólito Martendal, OFM. São Paulo-SP, 31 de maio de 2012. revisão, comentários e dúvidas sobre as aulas anteriores.

Leia mais

Sumário. Prefácio... 13

Sumário. Prefácio... 13 Sumário Prefácio... 13 PARTE UM O LEGADO ISRAELITA 1. Cristianismo e judaísmo... 29 A separação dos caminhos... 29 O cristianismo e o cânone hebraico da Escritura... 40 O cristianismo e a interpretação

Leia mais

Princípios para uma Catequese Renovada. Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10

Princípios para uma Catequese Renovada. Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10 Princípios para uma Catequese Renovada Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10 Por que Renovada? Podemos renovar o que ainda não existe? Como renovar? Introdução A renovação atual da catequese nasceu para

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 6 de Março de 2013 Revelação e Tradição

Propedêutica Bíblica. 6 de Março de 2013 Revelação e Tradição Propedêutica Bíblica 6 de Março de 2013 Revelação e Tradição ORAÇÃO Deus se compadeça de nós e nos dê a sua bênção, Resplandeça sobre nós a luz do seu rosto. Na terra se conhecerão os vossos caminhos E

Leia mais

Cada um destes discursos começa com uma introdução que explica as circunstâncias do seu conteúdo e o auditório a que é dirigido.

Cada um destes discursos começa com uma introdução que explica as circunstâncias do seu conteúdo e o auditório a que é dirigido. O Sermão da Montanha de que fazem parte também as "Bem-aventuranças" é o primeiro de um conjunto de cinco ensinamentos ou discursos de Jesus, apresentados todos seguidos por S. Mateus (5,1-7/29). Cada

Leia mais

Escola Bíblica Dominical. Lição 01. Introdução à carta. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015

Escola Bíblica Dominical. Lição 01. Introdução à carta. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015 Escola Bíblica Dominical Lição 01 Introdução à carta Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015 Roteiro da Aula Introdução; O autor Local e data; Os destinatários; Propósitos; Roteiro da Aula Características

Leia mais

1/11. Introdução às Sagradas Escrituras

1/11. Introdução às Sagradas Escrituras 1/11 Introdução às Sagradas Escrituras A Bíblia: Antigo e Novo Testamento 2/14 2/11 A colecção dos 73 livros que formam a SAGRADA ESCRITURA tem duas partes bem diferenciadas, chamadas «Antigo Testamento»

Leia mais

SUMÁRIO. Esboço analítico Prefácio Introdução Abreviaturas... 26

SUMÁRIO. Esboço analítico Prefácio Introdução Abreviaturas... 26 SUMÁRIO Esboço analítico... 13 Prefácio... 21 Introdução... 23 Abreviaturas... 26 PARTE UM: ORIENTAÇÃO 1. O modelo da palavra pessoal... 28 2. Senhorio e Palavra... 32 PARTE DOIS: A PALAVRA DE DEUS NA

Leia mais

2) Autoridade e Interpretação das Escrituras

2) Autoridade e Interpretação das Escrituras 1 2) Autoridade e Interpretação das Escrituras O Magistério e a Tradição O ofício de interpretar autenticamente a Palavra de Deus escrita ou transmitida foi confiado unicamente ao Magistério vivo da Igreja,

Leia mais

A caridade divina em São Tomás de Aquino

A caridade divina em São Tomás de Aquino RICARDO FIGUEIREDO A caridade divina em São Tomás de Aquino segundo o Comentário ao Evangelho de São João Índice Lista de siglas e abreviaturas 9 Prefácio, Professor Doutor José Jacinto Ferreira de Farias

Leia mais

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra.

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. ORAÇÃO INICIAL CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. A: Bom dia!. Na alegria de estarmos reunidos para este encontro. Queremos louvar a Deu Pai pela vossa presença.

Leia mais

DIMENSÕES DA FÉ. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO A FÉ COMO DIÁLOGO 2. A FÉ COMO CONHECIMENTO

DIMENSÕES DA FÉ. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO A FÉ COMO DIÁLOGO 2. A FÉ COMO CONHECIMENTO DIMENSÕES DA FÉ 1. A FÉ COMO DIÁLOGO 2. A FÉ COMO CONHECIMENTO 3. A FÉ COMO COMUNIDADE 4. FIDES QUA FIDES QUAE 5. A FÉ COMO ENCONTRO 6. TPC JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO 2013 2014 Patriarcado

Leia mais

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN CURSO SOBRE O CREMOS DA ASSEMBLEIA DE DEUS Segundo Artigo de Fé: Cremos, Na inspiração divina verbal e plenária da Bíblia Sagrada, única regra infalível

Leia mais

Acesso ao Jesus da História

Acesso ao Jesus da História 2 O Acesso ao Jesus da História Acesso ao Jesus da História A preocupação central da cristologia é o acesso ao Jesus da história. Se as cristologias do NT não são biografias, que acesso temos, então, ao

Leia mais

BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse. Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã

BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse. Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã Objetivos da Disciplina Facilitar o estudo, compreensão e o uso adequado da Bíblia. Familiarizar o aluno com

Leia mais

No século XVIII Isaac Newton, grande físico e estudioso das profecias bíblicas escreveu:

No século XVIII Isaac Newton, grande físico e estudioso das profecias bíblicas escreveu: Há algo novo pairando na história do pensamento cristão há pelo menos dois séculos. Está relacionado ao debate teológico em torno da escatologia. Sem dúvida alguma os aspectos proféticos e escatológicos

Leia mais

MESTRADO EM TEOLOGIA

MESTRADO EM TEOLOGIA MESTRADO EM TEOLOGIA Edital 2013/01 Este edital se destina especificamente a candidatos ao Mestrado em Teologia, com início em março de 2012. 1.Objetivo O Programa de Mestrado em Teologia visa o desenvolvimento

Leia mais

Gr.Bíblico. Evangelho de. Nossa Senhora Conceição. São Marcos Ano litúrgico B

Gr.Bíblico. Evangelho de. Nossa Senhora Conceição. São Marcos Ano litúrgico B 1 Evangelho de São Marcos Ano litúrgico B 2 O mais antigo O Evangelho de São Marcos é o segundo dos quatro evangelhos do Novo Testamento e um dos três chamados de sinópticos, junto com o Evangelho de São

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão 1. A morte de Jesus. 1.1.

Leia mais

O Apocalipse de João foi feito para incitar a esperança, e não o pavor.

O Apocalipse de João foi feito para incitar a esperança, e não o pavor. LIÇÃO 01 O PONTO DE PARTIDA Texto Bíblico: Apocalipse 1.1-3 Objetivos: Desenvolver interesse em estudar o livro de Apocalipse. Entender que o objetivo do livro do Apocalipse não é trazer medo, mas esperança

Leia mais

TEMA DA SESSÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO INTRODUÇÃO 2. REVELAÇÃO E RELIGIÃO

TEMA DA SESSÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO INTRODUÇÃO 2. REVELAÇÃO E RELIGIÃO TEMA DA SESSÃO 1. INTRODUÇÃO 2. REVELAÇÃO E RELIGIÃO 3. REVELAÇÃO E PALAVRA 4. CONSEQUÊNCIAS 5. INTERROGAÇÕES 6. TPC www.teologiafundamental.weebly.com JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S Vivendo Teologicamente S O que a teologia tem a ver com a vida diária? S A teologia geralmente é considerada como algo abstrato.

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTES Em 45 perguntas, apresentamos uma recolha sobre os temas fundamentais que todo o católico deve saber, acerca das Sagradas Escrituras. A REVELAÇÃO 1. O que é a Revelação? A Revelação

Leia mais

PARA LER A BÍBLIA Uma leitura proveitosa da Bíblia está naturalmente condicionada por aquilo que a Bíblia é para mim

PARA LER A BÍBLIA Uma leitura proveitosa da Bíblia está naturalmente condicionada por aquilo que a Bíblia é para mim 1.º encontro PARA LER A BÍBLIA Uma leitura proveitosa da Bíblia está naturalmente condicionada por aquilo que a Bíblia é para mim, ou por aquilo que eu penso dela. PARA LER A BÍBLIA Se, por acaso, eu pensasse

Leia mais

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2 Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2 A Bíblia é considerado o livro mais importante dentre todos os que já foram escritos em todos os tempos e lugares, o mais editado

Leia mais

FORMAÇÃO DE PREGADORES

FORMAÇÃO DE PREGADORES FORMAÇÃO DE PREGADORES Aarão = é o melhor pregador da Bíblia; O melhor pregador é aquele que sabe ouvir; A pregação é a arte de ouvir; O que todo pregador e animador deve ter (e procurar) é o DOM da PALAVRA

Leia mais

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português 1º Ano Paroquial e CNE Escutismo Católico Português JESUS GOSTA DE MIM Proporcionar às crianças um bom acolhimento eclesial, pelos catequistas e por toda a comunidade cristã (cf CT 16 e 24). Ajudá-las

Leia mais

O Deus de Abraão e de Jesus Cristo - 1

O Deus de Abraão e de Jesus Cristo - 1 O Deus de Abraão e de Jesus Cristo - 1 Deus em questão CREIO EM UM SÓ DEUS A Fé dirige-se a Deus, tem Deus por objecto. Deus é actualmente posto em questão. Deus em questão A hipótese de Deus parece desnecessária

Leia mais

TEMA DA SESSÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 1º SEMESTRE ANO LETIVO Instituto Diocesano da Formação Cristã

TEMA DA SESSÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 1º SEMESTRE ANO LETIVO Instituto Diocesano da Formação Cristã TEMA DA SESSÃO 1. INTRODUÇÃO 2. O QUE É A TEOLOGIA? 3. NA PROCURA DO CONCEITO 4. TEOLOGIA E FILOSOFIA 5. TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS 6. DO QUERIGMA À TEOLOGIA 7. TIRANDO ALGUMAS CONSEQUÊNCIAS 8. A TEOLOGIA

Leia mais

Análise. analisa linguisticamente o texto tal e qual como está, no seu presente.

Análise. analisa linguisticamente o texto tal e qual como está, no seu presente. Análise Sincrónica analisa linguisticamente o texto tal e qual como está, no seu presente. Diacrónica analisa o texto na sua evolução, procurando reconstruir o seu processo redaccional. Autógrafos Transmissão

Leia mais

O que é a Escatologia Bíblica?

O que é a Escatologia Bíblica? O que é Bíblica? a Escatologia O que é a Escatologia Bíblica? Por Daniel Conegero Escatologia é a divisão da Teologia Sistemática que estuda as profecias bíblicas sobre o futuro. É por isso que a escatologia

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM SEGUNDA-FEIRA DA 34 SEMANA DO TEMPO COMUM 1) Oração Ó Deus,

Leia mais

EVIDÊNCIAS DE DEUS MÓDULO 2

EVIDÊNCIAS DE DEUS MÓDULO 2 1 EVIDÊNCIAS DE DEUS MÓDULO 2 2 A EXISTÊNCIA DE DEUS É UM ASSUNTO DE INTERESSE DE TODOS, MESMO DAQUELES QUE DIZEM NÃO CRER NELE. EVIDÊNCIAS DE DEUS ARGUMENTO COSMOLÓGICO 3 Existe uma lei de causa e efeito

Leia mais

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 PNEUMATOLOGIA OS DONS DO

Leia mais

ESTUDO INDUTIVO 1 JOÃO

ESTUDO INDUTIVO 1 JOÃO ESTUDO INDUTIVO 1 JOÃO Ao contrário da maioria das epístolas, o autor de 1 João não é mencionado no corpo da carta. Entretanto, a igreja cristã sempre reconheceu a autoria do apóstolo João. A primeira

Leia mais

SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro

SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro Qual o significado bíblico de Familia da ALIANÇA? O casamento é um sacramento, um contrato ou uma

Leia mais

Acesso ao Jesus da História ROSSI & KLINGBEIL

Acesso ao Jesus da História ROSSI & KLINGBEIL Acesso ao Jesus da História 2 O Acesso ao Jesus da História A preocupação central da cristologia é o acesso ao Jesus da história. Se as cristologias do NT não são biografias, que acesso temos, então, ao

Leia mais

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra);

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra); Uma nova paróquia Introdução DA: Conversão Pastoral Escolha de outro caminho; Transformar a estrutura paroquial retorno a raiz evangélica; Jesus: modelo (vida e prática); Metodologia: Nele, com Ele e a

Leia mais

Voltando às nossas raízes LENDO A PALAVRA DE DEUS COM INTEGRIDADE

Voltando às nossas raízes LENDO A PALAVRA DE DEUS COM INTEGRIDADE Voltando às nossas raízes LENDO A PALAVRA DE DEUS COM INTEGRIDADE Voltando às nossas raízes A Bíblia é o nosso ponto de partida. A Bíblia substituída Para nossos problemas interiores auto-ajuda Para o

Leia mais

Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Ao SENHOR pertence a salvação!

Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Ao SENHOR pertence a salvação! 7 Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do SENHOR; e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo. 8 Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso.

Leia mais

Métodos Teológicos. Prof. Me. Joerley Cruz

Métodos Teológicos. Prof. Me. Joerley Cruz Prof. Me. Joerley Cruz O objeto e o sujeito... O objeto do método teológico, do estudo teológico é a teologia é sobre quem nos debruçamos, e com imenso respeito, observamos com total cuidado O sujeito

Leia mais

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA 17-03-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze A Igreja no desígnio de Deus O que significa a palavra Igreja? Designa o povo que Deus convoca e reúne de todos os

Leia mais

!" #$! %&% '( CAUSAS: ! "# $ % & ' $ (% & ) * + *, -$. / ++.) */ 0.) 0 0 0*

! #$! %&% '( CAUSAS: ! # $ % & ' $ (% & ) * + *, -$. / ++.) */ 0.) 0 0 0* º º !" #$! %&% '( CAUSAS:! "# $ % & ' $ (% & ) * + *, -$. / ++.) */ 0.) 0 0 0* -/ - !"#$%&'(#)*' $%+&,)* $-./0*1+2 23)4 15 $$ '6 & ) * + *, -$. / ++.) */ Séc. XIV e XV John Wyclif (Inglaterra) Jan Hus

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO

ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO Sumário Introdução 1. A compreensão do dízimo 1.1 Os fundamentos do dízimo 1.2 O que é o dízimo? 1.3 As dimensões do dízimo 1.4 As finalidades do dízimo 2. Orientações

Leia mais

Formas incorretas de se entender a Trindade

Formas incorretas de se entender a Trindade Formas incorretas de se entender a Trindade INTRODUÇÃO A partir do século II, começaram a aparecer na região de Alexandria (norte do Egito, que era um grande centro de estudos e debates) uma grande safra

Leia mais

PREPARAÇÃO DA MISSA DE S. NUNO HISTÓRIA DO COLÉGIO ADVENTO E NATAL

PREPARAÇÃO DA MISSA DE S. NUNO HISTÓRIA DO COLÉGIO ADVENTO E NATAL P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 2016-17 DEPARTAMENTO CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS GRUPO DISCIPLINAR DE EMR 10º Ano 1.º Período APRESENTAÇÃO O programa da disciplina, a Pastoral, a Companhia de Jesus e

Leia mais

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade Tanto o Documento de Aparecida (248) como a Exortação Apostólica Verbum Domini (73) se referem à uma nova linguagem e a um novo passo na questão bíblica:

Leia mais

Natividade de Maria Sex, 08 de Setembro de :27

Natividade de Maria Sex, 08 de Setembro de :27 O Teu nascimento, Mãe de Deus, trouxe alegria para toda a esfera terrestre, pois de Ti nasceu o Sol da Justiça, Cristo, o nosso Deus, diz um antigo hino oriental sobre o nascimento de Nossa Senhora. Seu

Leia mais

No contexto da fé cristã, a teologia não é o estudo de Deus como algo abstrato, mas é o estudo do Deus pessoal revelado na Escritura.

No contexto da fé cristã, a teologia não é o estudo de Deus como algo abstrato, mas é o estudo do Deus pessoal revelado na Escritura. Franklin Ferreira No contexto da fé cristã, a teologia não é o estudo de Deus como algo abstrato, mas é o estudo do Deus pessoal revelado na Escritura. Necessariamente isso inclui tudo o que é revelado

Leia mais

Sumário. Prefácio, 13. Primeira parte - Fundamentação, 15

Sumário. Prefácio, 13. Primeira parte - Fundamentação, 15 Sumário Prefácio, 13 Primeira parte - Fundamentação, 15 I. A teologia fundamental como ciência teológica básica, 17 1 Teologia como "fala de Deus", 17 1.1 Tipos básicos de teologia, 17 a) A teologia como

Leia mais

Doutrina. a c e r c a d a : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Introdução. Vidanova I G R E J A B A T I S T A

Doutrina. a c e r c a d a : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Introdução. Vidanova I G R E J A B A T I S T A Doutrina a c e r c a d a : ola criptura : Definição: Revelação é, em termos teológicos, o processo pelo qual Deus desvenda ao o Seu caráter e Sua vontade. : a. Revelação Geral b. Revelação Especial : a.

Leia mais

MESTRADO EM TEOLOGIA

MESTRADO EM TEOLOGIA MESTRADO EM TEOLOGIA Edital 2015 Este edital se destina especificamente à seleção de candidatos estrangeiros de países lusófonos para o Mestrado em Teologia, com início em março de 2015. 1. Objetivo O

Leia mais

Objeto de estudo: Os livros Apócrifos!

Objeto de estudo: Os livros Apócrifos! Objeto de estudo: Os livros Apócrifos! Versículo-chave: 2Pe 1.21 porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito

Leia mais

Você conhece a sua Bíblia?

Você conhece a sua Bíblia? Você conhece a sua Bíblia? Atividade da última aula Vamos praticar?? Compare a introdução de Paulo em Gálatas 1.6-10 com outras introduções nas cartas aos Romanos 1. 8-10 e 1 Coríntios 1. 4-9. Há algum

Leia mais

CREIO EM DEUS PAI Catequese com adultos Chave de Bronze

CREIO EM DEUS PAI Catequese com adultos Chave de Bronze CREIO EM DEUS PAI 03-12-2011 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze O que são os símbolos da fé? São definições abreviadas da fé, que possibilitam uma confissão comum a todos os crentes. Como surgiram

Leia mais

PONTIFÍCIA COMISSÃO BIBLICA. A interpretação da Bíblia na Igreja. 7.ed. São Paulo: Paulinas, 1994.

PONTIFÍCIA COMISSÃO BIBLICA. A interpretação da Bíblia na Igreja. 7.ed. São Paulo: Paulinas, 1994. Introdução Geral a Bíblia Charles Jáder G. da Silva PONTIFÍCIA COMISSÃO BIBLICA. A interpretação da Bíblia na Igreja. 7.ed. São Paulo: Paulinas, 1994. O documento A interpretação da Bíblia na Igreja foi

Leia mais

Quer estudar teologia com qualidade?

Quer estudar teologia com qualidade? www.teologiafabi.com.br Quer estudar teologia com qualidade? 1 - O SIGNIFICADO DE TEOLOGIA E DE DOUTRINA 2 - DEFINIÇÃO DE DEUS 3 - A EXISTÊNCIA DE DEUS 4 - A NATUREZA DE DEUS 5 - A UNIDADE E TRINDADE DE

Leia mais

IDADE DAS TREVAS? Problemas da Filosofia Medieval: a realidade, a alma, a verdade, os direitos humanos, a essência do Estado etc.

IDADE DAS TREVAS? Problemas da Filosofia Medieval: a realidade, a alma, a verdade, os direitos humanos, a essência do Estado etc. FILOSOFIA MEDIEVAL IDADE DAS TREVAS? A filosofia clássica sobrevive, confinada nos mosteiros religiosos. Problemas da Filosofia Medieval: a realidade, a alma, a verdade, os direitos humanos, a essência

Leia mais

DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO. Coleção revisitar o Concílio. Elias Wolff. São Paulo: Paulinas, 2012

DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO. Coleção revisitar o Concílio. Elias Wolff. São Paulo: Paulinas, 2012 DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO Coleção revisitar o Concílio. Elias Wolff. São Paulo: Paulinas, 2012 Análise do Unitatis Redintegratio Trata-se de um novo modo de compreender o Cristianismo como um todo;

Leia mais

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento.

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Capítulo 2 Bibliologia Introdução Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Estudaremos os materiais utilizados: pergaminho, papiro, tipo de escrita, línguas utilizadas,

Leia mais

José Jacinto Ferreira de Farias, scj. A Unção dos Doentes. O Sacramento do Conforto e da Consolação

José Jacinto Ferreira de Farias, scj. A Unção dos Doentes. O Sacramento do Conforto e da Consolação José Jacinto Ferreira de Farias, scj A Unção dos Doentes O Sacramento do Conforto e da Consolação UNIVERSIDADE CATÓLICA EDITORA Lisboa, 2010 In t ro d u ç ã o No conjunto dos manuais que a Faculdade de

Leia mais

Escola Ryle de Teologia. Grade Curricular 1º Ano

Escola Ryle de Teologia. Grade Curricular 1º Ano Escola Ryle de Teologia Ensinando o poder do evangelho de Cristo Grade Curricular 1º Ano Introdução à Bíblia Como não se pode fazer teologia sem a Palavra de Deus, vamos dar início com esse tema. Este

Leia mais

Introdução ao Novo Testamento

Introdução ao Novo Testamento Introdução ao Novo Testamento Prof. Roney Ricardo roneycozzer@hotmail.com Site Teologia & Discernimento A Autoridade do Novo Testamento Em Jesus, os primeiros cristãos tinham descoberto a realidade para

Leia mais

INTRODUÇÃO A CARTA AOS HEBREUS 1

INTRODUÇÃO A CARTA AOS HEBREUS 1 INTRODUÇÃO A CARTA AOS HEBREUS 1 CARTA AOS HEBREUS 1. INTRODUÇÃO Tema central: sacerdócio de Cristo Aspectos Gerais:contexto histórico, autor, destinatários, gênero literário, horizonte de fundo Principais

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão Lumen Gentium 1. Aspetos

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta matéria é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

Isidro Pereira Lamelas SIM, CREMOS. O Credo explicado pelos Padres da Igreja. antologia comentada

Isidro Pereira Lamelas SIM, CREMOS. O Credo explicado pelos Padres da Igreja. antologia comentada Isidro Pereira Lamelas SIM, CREMOS O Credo explicado pelos Padres da Igreja antologia comentada Lisboa Universidade Católica Editora 2013 Índice 7 Apresentação João Duarte Lourenço 10 Siglas e abreviaturas

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO [ORGANIZAÇÃO]

ADMINISTRAÇÃO [ORGANIZAÇÃO] OS DONS ESPIRITUAIS ADMINISTRAÇÃO [ORGANIZAÇÃO] Êx 18.13-27; At 27.11; 1Co 12.28, Entender os objetivos a curto e a longo prazo de uma determinada parte do trabalho da igreja e elaborar planos eficientes

Leia mais

Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento

Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina Área de Apoio de Educação Cristã Escola Bíblica Esperança Examinai as Escrituras... porque são elas que testificam

Leia mais

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Ap 1:1-8; Jo 14:1-3,29; Dt 29:29; Rm 1:7; Fp 3:20; Dn 7:13,14. design Neemias Lima

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Ap 1:1-8; Jo 14:1-3,29; Dt 29:29; Rm 1:7; Fp 3:20; Dn 7:13,14. design Neemias Lima "O evangelho de Patmos 01 VERSO PARA MEMORIZAR: "Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo" (Ap 1:3). design

Leia mais

Resumo Contextual Unidade 1- Métodos e Interpretação Bíblica por Carlos Xandelly

Resumo Contextual Unidade 1- Métodos e Interpretação Bíblica por Carlos Xandelly Resumo Contextual Unidade 1- Métodos e Interpretação Bíblica por Carlos Xandelly Introdução Esta disciplina aponta principais conceitos utilizados na Hermenêutica e Exegese. A interpretação da Bíblia começou

Leia mais

Interpretação Bíblica

Interpretação Bíblica IGREJA ALIANÇA EVANGÉLICA MISSIONÁRIA Interpretação Bíblica Disciplina 17/03/2011 Este material didático, é de grande importância para o estudo em seminário, visando a formação dos futuros líderes e obreiros

Leia mais

ENCONTRO COMUNITÁRIO DE ESPIRITUALIDADE VERBUM DOMINI. A Palavra do Senhor permanece para sempre. (1Pe 1,25)

ENCONTRO COMUNITÁRIO DE ESPIRITUALIDADE VERBUM DOMINI. A Palavra do Senhor permanece para sempre. (1Pe 1,25) ENCONTRO COMUNITÁRIO DE ESPIRITUALIDADE VERBUM DOMINI A Palavra do Senhor permanece para sempre. (1Pe 1,25) INTRODUÇÃO Aspectos históricos XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos 05 a 25 de

Leia mais

O Reino de Deus. Estudo Bíblico e Sistemático

O Reino de Deus. Estudo Bíblico e Sistemático O Reino de Deus Estudo Bíblico e Sistemático Antigo Testamento Sl 103.19 Deus é visto como o rei da criação, tendo domínio sobre todos os aspectos da criação (inanimados, animados e humanos). Ao criar

Leia mais

Quando a Bíblia é vista assim, ela parece um livro caído do céu. E aí, acaba negando a relação que a Bíblia tem com a história de um povo.

Quando a Bíblia é vista assim, ela parece um livro caído do céu. E aí, acaba negando a relação que a Bíblia tem com a história de um povo. A Bíblia A Bíblia chegou e chega até nós, sendo Palavra de Deus e Fruto da revelação direta de Deus. Quando a Bíblia é vista assim, ela parece um livro caído do céu. E aí, acaba negando a relação que a

Leia mais

Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 1º SEMESTRE ANO LETIVO Instituto Diocesano da Formação Cristã

Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 1º SEMESTRE ANO LETIVO Instituto Diocesano da Formação Cristã TEMA DA SESSÃO 1. INTRODUÇÃO 2. OUSAR FAZER TEOLOGIA 3. O MÉTODO TEOLÓGICO 3.1. ELEMENTOS CONSTITUTIVOS 3.2. RITMO BINÁRIO 3.3. MAGISTÉRIO 3.4. A COMPREENSÃO DA PALAVRA 3.5. O TEÓLOGO 3.6. TEOLOGIA,MAGISTÉRIO,

Leia mais

Escola Bíblica Ano Pastoral

Escola Bíblica Ano Pastoral Escola Bíblica Ano Pastoral 2013-2014 Paróquia do Candal 4.º encontro 15 de novembro de 2013-21:30 horas - Cripta da igrela Que procuramos neste encontro?! Na sessão de hoje, vamos pôr-nos, como os discípulos,

Leia mais

Evangelhos e atos. Observações

Evangelhos e atos. Observações NOVO TESTAMENTO Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho (Hebreus 1,1-2) EVANGELHOS E ATOS Evangelhos e atos Os melhores recursos

Leia mais

A SINGULARIDADE DA REVELAÇÃO CRISTÃ

A SINGULARIDADE DA REVELAÇÃO CRISTÃ A SINGULARIDADE DA REVELAÇÃO CRISTÃ 1 JESUS, O REVELADOR DO PAI Em Jesus de Nazaré, mistério e promessa são corporificados (Cl 1,15.19; Hb 1,3; Jo 14,9). O 2ºT expressa a antiga convicção de que a pessoa

Leia mais

A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico. Tiago Nascimento Nigro. Pe. Luiz Henrique Bugnolo

A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico. Tiago Nascimento Nigro. Pe. Luiz Henrique Bugnolo 1 A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico Tiago Nascimento Nigro Pe. Luiz Henrique Bugnolo Faculdade Católica de Filosofia e Teologia de Ribeirão Preto. Durante o período de elaboração do novo

Leia mais

«Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43).

«Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43). «Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43). ********************** Como definição simples, a Graça é

Leia mais

Sumário detalhado 1. A Reforma: uma introdução O cristianismo no final da Idade Média O humanismo e a Reforma...54

Sumário detalhado 1. A Reforma: uma introdução O cristianismo no final da Idade Média O humanismo e a Reforma...54 Sumário Sumário detalhado...4 Prefácio à quarta edição... 11 Como usar este livro... 14 1. A Reforma: uma introdução... 17 2. O cristianismo no final da Idade Média... 41 3. O humanismo e a Reforma...

Leia mais