PERGUNTAS FREQUENTES

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PERGUNTAS FREQUENTES"

Transcrição

1 PERGUNTAS FREQUENTES Em 45 perguntas, apresentamos uma recolha sobre os temas fundamentais que todo o católico deve saber, acerca das Sagradas Escrituras. A REVELAÇÃO 1. O que é a Revelação? A Revelação é a manifestação que Deus fez aos homens de si Mesmo, e daquelas outras Verdades necessárias ou convenientes para a salvação eterna. 2. Onde se encontra a Revelação? A Revelação também chamada Doutrina Cristã, ou Depósito da Fé encontra-se na Sagrada Escritura e na Tradição. 3. A quem foi confiada a Revelação? Jesus Cristo confiou a Revelação à Igreja Católica por meio dos seus Apóstolos; portanto, só a Igreja tem autoridade para guardá-la, ensiná-la e interpretá-la sem erro. A SAGRADA ESCRITURA 4. Que é a Sagrada Escritura? A Sagrada Escritura é a Palavra de Deus, posta por escrito, por inspiração do Espírito Santo. Ao conjunto dos livros inspirados, chamamos Bíblia. A TRADIÇÃO 5. O que é a Tradição A Tradição é a Palavra de Deus não contida na Bíblia, mas transmitida por Jesus Cristo aos Apóstolos e por estes à Igreja. 6. Onde estão contidos os ensinamentos da Tradição? Os ensinamentos da Tradição estão contidos nos símbolos ou Profissões de Fé (por exemplo o Credo), nos documentos dos Concílios, nos escritos dos Santos Padres e da Igreja, e nos ritos da Sagrada Liturgia. NOMES DA BÍBLIA 7. Que outros nomes se dão à Bíblia? De acordo com o que temos dito, à Bíblia chama- se também: Sagrada Escritura, Livros Sagrados, Livros Inspirados e Palavra de Deus.

2 AUTOR DA BÍBLIA 8. Quem é o Autor principal da Bíblia? O Autor principal da Bíblia é Deus. 9. Quem é o autor secundário da Bíblia? O autor secundário ou instrumental da Bíblia é o escritor sagrado ou hagiógrafo. Por exemplo, Moisés, o Profeta Isaías, São Mateus, São Paulo, etc. DIVISÃO DA BÍBLIA 10. Como se divide a Bíblia? A Bíblia divide-se em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. Por sua vez, os livros do Antigo e Novo Testamento, dividem-se em: Livros Históricos, Didácticos e Proféticos. E cada livro divide-se em capítulos e versículos. CONTEÚDO DA BÍBLIA 11. Que contém o Antigo Testamento? O Antigo Testamento, contém os Livros Inspirados, escritos antes da vinda de Jesus Cristo e são 46 livros. 12. Que contém o Novo Testamento? O Novo Testamento, contém os Livros Inspirados escritos depois da vinda de jesus Cristo e são 27. ANTIGO TESTAMENTO 13. Quais são os livros Históricos do Antigo Testamento? Os livros Históricos do Antigo Testamento são 21: Génesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronómio (que formam o Pentateuco), Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II dos Reis; I e II das Crónicas, Esdras, Neemias, Tobite, Judite, Ester e I e II dos Macabeus. 14. Quais são os livros Didácticos do Antigo Testamento? Os livros Didácticos do Antigo Testamento são 7: Job, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Ben Sirá. 15. Quais são os livros Proféticos do Antigo Testamento? Os livros Proféticos do Antigo Testamento são 18: Os quatro Profetas Maiores: Isaías, Jeremias (com Lamentações e Baruc) Ezequiel e Daniel; e os doze Profetas menores: Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. NOVO TESTAMENTO 16. Quais são os livros Históricos do Novo Testamento? Os livros Históricos do Novo Testamento são 5: Os quatro Evangelhos (segundo São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João) e os Actos do Apóstolos. 17. Quais são os livros Didácticos do Novo Testamento? Os livros Didácticos do Novo Testamento são 21: As 14 Epístolas de São Paulo: Romanos, I e II aos Coríntios; Gálatas, Efésios, Filipenses, Colocenses, I e II a Timóteo, Tito, Filémon e Hebreus. As 7 Epístolas ou Cartas chamadas Católicas: I e II de S. Pedro, I, II e III de São João, a de São Tiago e a de São Judas.

3 18. Quais são os livros Proféticos do Novo Testamento? O único livro Profético do Novo Testamento é o Apocalipse de São João. INSPIRAÇÃO DA SAGRADA ESCRITURA 19. O que é a inspiração da Sagrada Escritura? A inspiração bíblica é uma graça específica que o Espírito Santo concede, e pela qual o escritor sagrado é movido a pôr por escrito, as coisas que o Próprio Deus, quer comunicar aos outros homens. PROPRIEDADES 20. Quais são as propriedades da Bíblia? As propriedades da Bíblia são: - A Unidade entre o Antigo e o Novo Testamento, e entre todas as partes de todos os livros. - A Inerrância (não contém erros) - A Veracidade (contém as verdades necessárias para a salvação) - A Santidade (procede de Deus, ensina uma Doutrina CÂNON BÍBLICO 21. Que é a Cânon bíblico O Cânon bíblico é o catálogo dos setenta e três livros do Antigo e do Novo Testamento, que formam a Bíblia e que a Igreja declarou como divinamente inspirados. ÉPOCA DE COMPOSIÇÃO 22. Em que período se escreveu a Bíblia? Os livros do Antigo Testamento, foram escritos entre o século XV e o século II antes de Cristo. Os livros do Novo Testamento, foram escritos na segunda metade do século I. MATERIAL USADO 23. Sobre que material foram escritos os Livros Sagrados? Os Livros Sagrados, foram escritos no princípio em papiro e mais tarde em pergaminho. O papiro é uma planta que abunda no Egipto; o pergaminho é uma pele de cabrito que permite que se escreva dos dois lados. FORMATO ORIGINAL 24 Qual foi o primitivo formato da Bíblia? Originalmente a Bíblia estava em rolos, quer dizer, largas fachas de papiro ou de pele, unidos nos extremos a dois rolos, à volta de um dos quais girava. LÍNGUA 25. Em que línguas foram escritos os Livros Sagrados? - Em aramaico (uns versículos do Génesis, de Jeremias, de Daniel e de Esdras); - Em grego (os livros: da Sabedoria e II Macabeus); - Em hebreu (todos os restantes). Os livros do Novo Testamento, foram escritos em grego, excepto o Evangelho de São Mateus, que foi escrito originalmente em aramaico. VERSÕES DA BÍBLIA 26. A que se chama Versões da Sagrada Escritura?

4 Chamam-se Versões da Sagrada Escritura, às traduções que se fizeram da Bíblia, em outras línguas distintas daquelas, em que inicialmente se escreveram os livros que a formam. 27. Quais são as Versões mais importantes na Igreja? As versões mais importantes na Igreja são: A Vulgata e a Neovulgata. 28 O que é a Vulgata? A Vulgata é a tradução para latim feita por São Jerónimo nos finais do século IV. Esta versão foi solenemente declarada como autêntica pelo Concílio de Trento (1546) Esta versão Vulgata, foi o primeiro livro imprimido por Gutenberg, o inventor da imprensa. 29. O que é a Neovulgata? A Neovulgata é a mesma versão Vulgata, a que se juntaram os avanços e descobrimentos mais recentes. O Papa João Paulo II, aprovou-a e promulgou-a em O Papa fê-lo, para que esta nova versão sirva como base segura, para fazer traduções da Bíblia, nas línguas modernas e para realizar estudos bíblicos. 30. Pode haver erros nas traduções ou cópias da sagrada Escritura? Nas traduções ou cópias da Sagrada Escritura, pode haver erros por parte dos tradutores ou copistas, porém, nas traduções aprovadas pela Igreja, não pode haver erros no que respeita à fé ou à moral. OUTRAS BÍBLIAS 31. Que outras Bíblias existem? Para além da Católica, que é a única completa e verdadeira, existem a Bíblia Hebraica e as Bíblias protestantes. 32. Os hebreus admitem todos os livros contidos na Bíblia? Não. A Bíblia Hebraica apenas contém 39 livros do Antigo Testamento. Portanto rejeitam 7 livros do Antigo Testamento e todos os do Novo Testamento, que formam a Bíblia Católica. 33. Que dizem os protestantes acerca da interpretação da Bíblia? Os protestantes admitem somente o livre arbítrio, quer dizer que cada um pode ler e interpretar a Bíblia à sua maneira, sem necessidade de se submeter à autoridade da igreja. E isso supõe um perigo grave para a Fé. 34. A Bíblia católica e as protestantes são iguais? Não. Nas Bíblias protestantes foram suprimidas alguns livros que estão na Bíblia católica; mas para além disso, nos livros que conservaram, modificaram algumas palavras, para apoiar a suas ideias erradas. 35. Que outras características têm as Bíblias protestantes? Não têm notas nem comentários; não têm aprovação da autoridade da Igreja; muitas são editadas pelas Sociedades Bíblicas, algumas dizem: Versão do original levado a cabo por Cipriano de Valera e C. Reina; outras também, suprimem vários livros do Antigo Testamento: Sabedoria, Judite, Tobite, Eclesiástico e II Macabeus; e do Novo Testamento: as Epístolas de São Tiago, de São Pedro e São João. A HERMENÊUTICA 36. O que é a Hermenêutica bíblica? A Hermenêutica bíblica, é a ciência que trata das normas para se interpretar rectamente os Livros Sagrados. 37. Quem pode interpretar a Bíblia?

5 A Igreja Católica é a única com capacidade para interpretar autenticamente (com pleno direito e sem possibilidade de se equivocar) a Sagrada Escritura, porque Deus lhe confiou somente a Ela, a missão de guardar, ensinar, e aclarar aos fiéis a Sua Palavra. 38. O que são os livros apócrifos? Um livro apócrifo é aquele que tendo um argumento ou título semelhante aos livros inspirados, não tem um autor certo e não está incluído no Cânon Bíblico, fixado pela Igreja, porque não foi divinamente inspirado e por conter alguns erros. LEITURA BÍBLICA 39. Pode ler-se qualquer Bíblia? Quem quiser ler a Bíblia, deve procurar o texto original, bem cuidado, bem traduzido e aprovado pela Igreja. Há que evitar então, as versões que possam conter erros doutrinais e morais. Para evitar esses erros, um católico só deve ler Bíblias com notas e explicações, aprovadas pela Igreja Católica, quer dizer, que tenham aposta a nota: Nihil Obsta e Imprimatur (ou seja: Nada Obsta nada contra e pode imprimir-se). 40. A Igreja recomenda a leitura da Bíblia? Sim. Porque é o alimento constante para a vida da alma; produz frutos de santidade, é fonte de oração, grande ajuda para o ensino da doutrina cristã e para a pregação. O Concílio Vaticano II exorta a todos os fiéis com ardor e insistência, a que pela frequente leitura das Escrituras, aprendam a sublime ciência de Jesus Cristo (Constituição Dei Verbum, nº 25). 41. Que disposições se devem ter, para ler e estudar a Bíblia? As disposições que se devem ter para ler e estudar a Bíblia são: fé e amor à Palavra de Deus, recta intenção, piedade e humildade para aceitar o que Deus disse. 42. Como podemos conhecer e amar a vida de Jesus Cristo Nosso Senhor? Podemos conhecer e amar a vida de Jesus Cristo, lendo os livros do Antigo e do Novo Testamento, porém e em especial, os quatro Evangelhos. 43. É recomendável ler os Evangelhos diariamente? Sim. É recomendável ler os Evangelhos diariamente durante uns quantos minutos. São Jerónimo disse: Lê com muita frequência as divinas escrituras; além disso, nunca desista da leitura sagrada. TEMA CENTRAL DA BÍBLIA 44. Quais os ensinamentos que se obtêm da Bíblia? A Bíblia permite-nos conhecer o modo de chegar ao Céu, que é o fim da nossa vida, e isso só se pode conseguir, amando e imitando a vida de Jesus Cristo. Oxalá fosse tal a tua compostura e as tuas conversas, que todos pudessem dizer ao ouvir-te falar: este lê a Vida de Jesus Cristo (Josémaria Escrivá - Caminho, nº 2) 45 Qual é então, o tema central da Bíblia? O tema central da Bíblia é Jesus Cristo Nosso Senhor, que está presente em todas as suas páginas. No Antigo Testamento, como promessa e esperança; e no Novo Testamento, como realidade visível: Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem. Encuentra/ P. Alejo Sección: El ABC de las Sagradas Escrituras Tradução livre de MAM (

Ano Bíblico Sequencial

Ano Bíblico Sequencial Ano Bíblico Sequencial Janeiro 01/01 - Gênesis Cap: 1-3 02/01 - Gênesis Cap. 4-7 03/01 - Gênesis Cap. 8-11 04/01 - Gênesis Cap. 12-15 05/01 - Gênesis Cap. 16-19 06/01 - Gênesis Cap. 20-22 07/01 - Gênesis

Leia mais

PLANO DE LEITURA CRONOLÓGICA DA BÍBLIA EM 1 ANO

PLANO DE LEITURA CRONOLÓGICA DA BÍBLIA EM 1 ANO PLANO DE LEITURA CRONOLÓGICA DA BÍBLIA EM 1 ANO Janeiro DIA LIVRO/CAPÍTULOS 01 ( ) Gênesis 1,2 02 ( ) Gênesis 3-5 03 ( ) Gênesis 6-9 04 ( ) Gênesis 10,11 05 ( ) Gênesis 12-15 06 ( ) Gênesis 16-19 07 (

Leia mais

JANEIRO / x Lucas 5:27-39 x Gênesis 1-2 x Salmos x Lucas 6:1-26 x Gênesis 3-5 x Salmos x Lucas 6:27-49 x Gênesis 6-7 x Salmos 3

JANEIRO / x Lucas 5:27-39 x Gênesis 1-2 x Salmos x Lucas 6:1-26 x Gênesis 3-5 x Salmos x Lucas 6:27-49 x Gênesis 6-7 x Salmos 3 PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA EM 365 DIAS PÁGINA 1 / 9 JANEIRO / 2009 01 x Lucas 5:27-39 x Gênesis 1-2 x Salmos 1 02 x Lucas 6:1-26 x Gênesis 3-5 x Salmos 2 03 x Lucas 6:27-49 x Gênesis 6-7 x Salmos 3 04

Leia mais

Para crescimento espiritual de. (coloque aqui seu nome)

Para crescimento espiritual de. (coloque aqui seu nome) PLANO DE LEITURA BÍBLICA Para crescimento espiritual de IGREJA BATISTA DO MORUMBI MINISTÉRIO DE JOVENS: EPA: Estudantes Pré-Adolescentes (11 a 13 anos) ESTUDANTES: Adolescentes (14 a 17 anos) PIX: Jovens

Leia mais

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2 Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2 A Bíblia é considerado o livro mais importante dentre todos os que já foram escritos em todos os tempos e lugares, o mais editado

Leia mais

1. DUAS SEMANAS SOBRE A VIDA E OS ENSINOS DE JESUS

1. DUAS SEMANAS SOBRE A VIDA E OS ENSINOS DE JESUS PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA PRIMEIRA SEQUÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA TEMPO NECESSÁRIO: Duas semanas OBJETIVO: Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos A Primeira Sequência é para quem está começando

Leia mais

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 1 Introdução. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 1 Introdução. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood LIVROS APÓCRIFOS Aula 1 Introdução Guilherme A. Wood Perguntas: Por que a Bíblia contém estes livros? Por que a Bíblia Católica contém alguns livros a mais? Por que alguns outros livros despertam o interesse

Leia mais

Por este programa, você lerá 3 capítulos por dia de segunda a sábado e 5 capítulos no domingo, em média. Gênesis Gênesis

Por este programa, você lerá 3 capítulos por dia de segunda a sábado e 5 capítulos no domingo, em média. Gênesis Gênesis A fim de facilitar o controle de leitura da Bíblia Sagrada ao longo de um ano, sugerimos que cada pessoa imprima e utilize a seguinte tabela, onde poderá fazer o acompanhamento e conferir se está em dia

Leia mais

LINHA DO TEMPO DE EVENTOS BÍBLICOS IMPORTANTES. Esta breve linha do tempo representa os eventos-chave cobertos pela Bíblia:

LINHA DO TEMPO DE EVENTOS BÍBLICOS IMPORTANTES. Esta breve linha do tempo representa os eventos-chave cobertos pela Bíblia: Você se sentirá mais confiante sobre seus estudos bíblicos quando vir a linha do tempo dos eventos importantes narrados na Bíblia, tiver uma compreensão dos livros que a compõem e como eles são organizados,

Leia mais

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações O Antigo Testamento é uma coleção de 39 livros onde encontramos a história de Israel, o povo que Deus escolheu para com ele fazer uma aliança. Portanto, o Antigo Testamento é a história de um povo: mostra

Leia mais

Evangelho Boa Nova. Introdução

Evangelho Boa Nova. Introdução Evangelho Boa Nova Introdução História O Antigo Testamento contém a história do povo hebreu e foi escrito durante um período de mais de mil anos, até aproximadamente o final do século III a.c. O processo

Leia mais

Guia de Jornada Cristã

Guia de Jornada Cristã 1 Ao receber este Guia de Jornada Cristã, está a receber a seu pedido material de carácter espiritual, o qual esperamos que lhe sirva para crescimento espiritual. Este guia divide-se em 3 partes: A primeira

Leia mais

Programa de Leitura da Bíblia. Teologia Faberj. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos.

Programa de Leitura da Bíblia. Teologia Faberj. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos. (Salmo 119:105) 0 PROGRAMA DE LEITURA DA BÍBLIA A leitura da Bíblia Sagrada é de suma importância para todos os estudantes da Palavra

Leia mais

A Estrutura e Divisões da Bíblia A Bíblia e seus Testamentos: Definições

A Estrutura e Divisões da Bíblia A Bíblia e seus Testamentos: Definições A Estrutura e Divisões da Bíblia A Bíblia e seus Testamentos: Definições Por isso, é que para os cristãos a primeira parte da Bíblia é chamada de antiga Aliança (Testamento), e este último é chamado a

Leia mais

Palestra para o Apostolado da Oração 25 de Setembro de 2016

Palestra para o Apostolado da Oração 25 de Setembro de 2016 1 Palestra para o Apostolado da Oração 25 de Setembro de 2016 A Sagrada Escritura O Concílio Vaticano II, na Constituição Dogmática Dei Verbum, no nº 21, afirma que a Igreja sempre venerou as divinas Escrituras,

Leia mais

Os livros da Bíblia ANTIGO TESTAMENTO. Pentateuco (Torah = Lei): Deus fala pela sua «Lei»...

Os livros da Bíblia ANTIGO TESTAMENTO. Pentateuco (Torah = Lei): Deus fala pela sua «Lei»... Os livros da Bíblia ANTIGO TESTAMENTO Pentateuco (Torah = Lei): Deus fala pela sua «Lei»... 1. Génesis: O livro das origens, da criação e dos nossos pais na fé 2. Êxodo: o livro das grandes maravilhas

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

Reavivados por Sua Palavra Crede em Seus Profetas

Reavivados por Sua Palavra Crede em Seus Profetas Reavivados por Sua Palavra 2017 Crede em Seus Profetas 2016 2017 Janeiro Fevereiro Março 01 - Deuteronômio 21 02 - Deuteronômio 22 03 - Deuteronômio 23 04 - Deuteronômio 24 05 - Deuteronômio 25 06 - Deuteronômio

Leia mais

A Arte de Interpretar as Escrituras

A Arte de Interpretar as Escrituras A Arte de Interpretar as Escrituras A Arte de Interpretar as Escrituras Hermenêutica Bíblica Jorge A. Ferreira Copyright 2017-Todos os Direitos Reservados Revisado e Atualizado. Capa Agência Efesios Diagramação

Leia mais

A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS

A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS 01 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para

Leia mais

Academia Bíblica Brasileira - ABBA. Matérias e Conteúdos

Academia Bíblica Brasileira - ABBA. Matérias e Conteúdos Matérias e Conteúdos 1 - BIBLIOLOGIA I A matéria trata de forma introdutória sobre o Estudo da Bíblia propriamente dita, sobre sua formação, veracidade e divisões. - Bibliologia - O Canon das Escrituras

Leia mais

ASSEMBLÉIA DE DEUS MADUREIRA

ASSEMBLÉIA DE DEUS MADUREIRA ASSEMBLÉIA DE DEUS MADUREIRA Visão Panorâmica do Antigo Testamento Pr. Erivelton Rodrigues Nunes ( Lc.24:27,44 ) Divisão Judaica do AT A Lei 1. Gênesis 2. Exodo 3. Levítico 4. Números 5. Deuteronomio

Leia mais

As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamento, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração Divina por intermédio de santos homens de

As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamento, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração Divina por intermédio de santos homens de As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamento, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração Divina por intermédio de santos homens de Deus que falaram e escreveram ao serem movidos pelo Espírito

Leia mais

MINISTÉRIOS DA GRAÇA NO BRASIL DEPARTAMENTO DE TREINAMENTO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO VELHO TESTAMENTO

MINISTÉRIOS DA GRAÇA NO BRASIL DEPARTAMENTO DE TREINAMENTO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO VELHO TESTAMENTO MINISTÉRIOS DA GRAÇA NO BRASIL DEPARTAMENTO DE TREINAMENTO SETE - SISTEMA DE ENSINO TEOLÓGICO POR EXTENSÃO DISCIPLINA: SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO I INSTRUTOR: PR. URIAN RIOS INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO VELHO

Leia mais

Regra SOBRE Regra. Um Guia De Estudo Versículo por Versículo Através de toda a Palavra De Deus Pelo Dr. JG Williams

Regra SOBRE Regra. Um Guia De Estudo Versículo por Versículo Através de toda a Palavra De Deus Pelo Dr. JG Williams Regra SOBRE Regra Um Guia De Estudo Versículo por Versículo Através de toda a Palavra De Deus Pelo Dr. JG Williams Índice Os Livros da Bíblia do índice às lições Um programa de quatro anos para estudar

Leia mais

BÍBLIA NOVO TESTAMENTO. Os Quatro Evangelhos FREDERICO LOURENÇO. Tradução do texto grego, apresentação e notas por VOLUME I

BÍBLIA NOVO TESTAMENTO. Os Quatro Evangelhos FREDERICO LOURENÇO. Tradução do texto grego, apresentação e notas por VOLUME I BÍBLIA Tradução do texto grego, apresentação e notas por VOLUME I NOVO TESTAMENTO Os Quatro Evangelhos Apresentação da Bíblia Grega 1. Com a publicação do presente livro contendo os Evangelhos de Mateus,

Leia mais

Como ser um bom amigo

Como ser um bom amigo Nesta seção você encontrará ajuda para problemas que muitas vezes atormentam-nos. Esperamos que estas orientações Bíblicas sirvam para acalmar seu coração, mas é importante lembrar que o nome de Jesus

Leia mais

INTRODUÇÃO À BÍBLIA Caderno de Estudos Por David Batty e Sally Girdis

INTRODUÇÃO À BÍBLIA Caderno de Estudos Por David Batty e Sally Girdis INTRODUÇÃO À BÍBLIA Caderno de Estudos Por David Batty e Sally Girdis Estudos em Grupo Para Novos Cristãos 2 Introdução à Bíblia INTRODUÇÃO À BÍBLIA Caderno de Estudo Primeira Edição em Português Por David

Leia mais

BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse. Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã

BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse. Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã Objetivos da Disciplina Facilitar o estudo, compreensão e o uso adequado da Bíblia. Familiarizar o aluno com

Leia mais

Meus primeiros passos

Meus primeiros passos Lição 01 Dino Arí Fernandes Meus primeiros passos Igreja Metodista 01 Meus Primeiros Passos A Bíblia Palavra de Deus Escrita: Agora que você decidiu entregar-se a JESUS CRISTO, nós o(a) convidamos a caminhar

Leia mais

Monoteísmo Noaico. por Sha ul Bensiyon

Monoteísmo Noaico. por Sha ul Bensiyon Monoteísmo Noaico por Sha ul Bensiyon Aula 19 As Escrituras As Escrituras A visão judaica/noaica acerca das Escrituras é muito diferente da visão cristã: Cristianismo: Livros cuja autoria é praticamente

Leia mais

A leitura da Bíblia. questões centrais

A leitura da Bíblia. questões centrais questões centrais O que é a Bíblia? Quem é o autor e como escreveu? O que é o tema central? Por quê devo lê-la? Quando devo lê-la? Como? Requisitos? Como? Ajuda? Um novo propósito! o que é a Bíblia (1)

Leia mais

Como estudar a Bíblia

Como estudar a Bíblia Como estudar a Bíblia com quadro de leitura da Bíblia Ebook gratuito - www.escoladabiblia.com Av. Conde da Boa Vista 437 - Fone: 323-686 Como Estudar a Bíblia por Dennis Allan Através do estudo da Bíblia

Leia mais

Item Pentateuco Palavras - Chave Resposta Título em Hebraico Versículo Chave 1 Gênesis

Item Pentateuco Palavras - Chave Resposta Título em Hebraico Versículo Chave 1 Gênesis Caminhada Bíblica 04/09/2016 Revisão - Pentateuco Pessoa ou Acontecimento 1 Morte de Moisés 2 Dilúvio 3 Doze Espias 4 Dez Pragas 5 Cinco Sacrifícios 6 Dois Recenseamentos 7 Três Sermões 8 Abraão 9 Tabernáculo

Leia mais

A Bíblia, livro por livro

A Bíblia, livro por livro A Bíblia, livro por livro Os livros da Bíblia numa visão panorâmica e objetiva 2007 Edição comemorativa do centenário da JUERP Logo da JUERP Resumindo 100 anos de ensino bíblico para a EBD nas igrejas

Leia mais

meditando a palavra 1

meditando a palavra 1 meditando a palavra 1 Pe. Augusto César Pereira, SCJ Meditando a Palavra 1 Advento e Natal Direção editorial: Claudiano Avelino dos Santos Assistente editorial: Jacqueline Mendes Fontes Revisão: Iranildo

Leia mais

Introdução / Curiosidades. A Bíblia como revelação. Origen e Inspiração. Agenda. A autoridade da Bíblia. Canon. Iluminação. Inerrância 5/4/2012 2

Introdução / Curiosidades. A Bíblia como revelação. Origen e Inspiração. Agenda. A autoridade da Bíblia. Canon. Iluminação. Inerrância 5/4/2012 2 Bibliologia Doutrina das Escrituras antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança

Leia mais

Hebraico: Para o Antigo Testamento e Grego: Para o Novo Testamento.

Hebraico: Para o Antigo Testamento e Grego: Para o Novo Testamento. Aluno: Jeorge Sávio CAPÍTULO 1 A Bíblia 1 Atualmente a Bíblia está traduzida em quantas línguas? Hebraico: Para o Antigo Testamento e Grego: Para o Novo Testamento. 2 De onde deriva o termo Bíblia? A palavra

Leia mais

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes BÍBLIA Devocional Céus Abertos Pastor Carlito Paes 2 ROTEIRO BÍBLIA: ENTENDENDO A PALAVRA DE DEUS O que devo conhecer sobre a bíblia? Diversidade dos Autores Condições de alguns autores quando foram inspirados

Leia mais

Aula 02 1.8 Divisão da Bíblia e livros a) Como os livros foram reconhecidos e aceitos? padrão regra de fé II Pedro 3:15~16

Aula 02 1.8 Divisão da Bíblia e livros a) Como os livros foram reconhecidos e aceitos? padrão regra de fé II Pedro 3:15~16 1.8 Divisão da Bíblia e livros Velho Testamento 39 livros Novo Testamento 27 livros 40 escritores diferentes Período de 1600 anos para ser escrita a Bíblia, (aprox. entre 1500 a.c. e 100 d.c.) a) Como

Leia mais

Evangelhos e atos. Observações

Evangelhos e atos. Observações NOVO TESTAMENTO Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho (Hebreus 1,1-2) EVANGELHOS E ATOS Evangelhos e atos Os melhores recursos

Leia mais

I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A

I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A A BÍBLIA... 66 LIVROS, COMEÇOU A SER ESCRITO HÁ MAIS OU MENOS 3500 ANOS, DEMOROU QUASE 1600 ANOS PARA SER CONCLUÍDO, SEMINÁRIO DA NOVA IGREJA BATISTA DEUS É A PALAVRA DE DEUS, FOI

Leia mais

A BÍBLIA SAGRADA. Marcos Adriano Lovera REFLEXÕES BÍBLICAS III 173

A BÍBLIA SAGRADA. Marcos Adriano Lovera REFLEXÕES BÍBLICAS III 173 A BÍBLIA SAGRADA Esta série de Reflexões Bíblicas apresentarão a Bíblia Sagrada desde seus primórdios, de como ela chegou até nós, de onde surgiram os textos bíblicos, as diferentes traduções, os diferentes

Leia mais

INTRODUÇÃO À BÍBLIA. Manual do aluno Por David Batty e Sally Girdis. Estudos em Grupo Para Novos Cristãos

INTRODUÇÃO À BÍBLIA. Manual do aluno Por David Batty e Sally Girdis. Estudos em Grupo Para Novos Cristãos INTRODUÇÃO À BÍBLIA Manual do aluno Por David Batty e Sally Girdis Estudos em Grupo Para Novos Cristãos 2 INTRODUÇÃO À BÍBLIA Manual do aluno Primeira Edição em Português Por David Batty Copyright 1979,1985,1982,1996,2000,

Leia mais

Sociedade das Ciências Antigas

Sociedade das Ciências Antigas Sociedade das Ciências Antigas PLANO para LEITURA DA BÍBLIA Este é um pequeno plano para ajudar na leitura do Antigo Testamento, do Novo Testamento, Salmos, Provérbios e o Eclesiástico. Seguindo este plano,

Leia mais

Siglas e Abreviaturas 1Prefácio.. "... ". A Sagrada Escritura de judeus e cristãos (Erich Zenger) Os livros da Torá/do Pentateuco

Siglas e Abreviaturas 1Prefácio.. ... . A Sagrada Escritura de judeus e cristãos (Erich Zenger) Os livros da Torá/do Pentateuco 5(ά7๐๐๐Sumário A в Siglas e Abreviaturas 1Prefácio.. "..... ". A Sagrada Escritura de judeus e cristãos (Erich Zenger) A importância da Biblia judaica para a identidade cristã. 1. O fundamento do cristianismo...

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 10 de Abril de 2013 Cânone Bíblico

Propedêutica Bíblica. 10 de Abril de 2013 Cânone Bíblico Propedêutica Bíblica 10 de Abril de 2013 Cânone Bíblico ORAÇÃO 2.ª Coríntios 10 13 Quanto a nós, não nos gloriaremos desmedidamente, mas de acordo com a norma que Deus nos atribuiu para poder chegar até

Leia mais

QUE SÃO Ã E COMO SURGIRAM OS LIVROS APÓCRI

QUE SÃO Ã E COMO SURGIRAM OS LIVROS APÓCRI QUE S Ã O E COMO SURGIRAM LIVROS AP Ó CRIFOS A BÍBLIA E SUA COMPOSIÇÃO 1. A PRIMEIRA FORMA DIVINA DE COMUNICAÇÃO : PESSOAL - GÊN.1:28 DEUS OS ABENÇOOU DE MUITOS E LHES DISSE: DESSES LIVROS A BÍBLIA É O

Leia mais

Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada.

Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada. Capítulo 1: A Bíblia e Como ela foi Organizada Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção

Leia mais

Nova Estrutura do Curso: Avisos

Nova Estrutura do Curso: Avisos Nova Estrutura do Curso: Avisos Nova Estrutura do Curso Disciplinas de Teologia Sistemática: Introdução a Teologia Sistemática Doutrina de Deus Teontologia Doutrina do Ser Humano Antropologia Doutrina

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 18 de Novembro de 2013 Cânone Bíblico

Propedêutica Bíblica. 18 de Novembro de 2013 Cânone Bíblico Propedêutica Bíblica 18 de Novembro de 2013 Cânone Bíblico ORAÇÃO 2.ª Coríntios 10 13 Quanto a nós, não nos gloriaremos desmedidamente, mas de acordo com a norma que Deus nos atribuiu para poder chegar

Leia mais

APRENDENDO SOBRE A BIBLIA

APRENDENDO SOBRE A BIBLIA APRENDENDO SOBRE A BIBLIA Qual o significado da palavra Bíblia: Bíblia significa coletânea de livros, do grego biblos, que significa livro. A Bíblia como tema central. A revelação de Jesus Cristo em busca

Leia mais

O Que a Bíblia Diz LIÇÃO 2 OS ASSUNTOS GERAIS DA BÍBLIA

O Que a Bíblia Diz LIÇÃO 2 OS ASSUNTOS GERAIS DA BÍBLIA LIÇÃO 2 OS ASSUNTOS GERAIS DA BÍBLIA A lição anterior nos mostrou que a Bíblia é a palavra inspirada de Deus. Esta lição apresenta ao leitor os assuntos gerais tratados na Bíblia: (1) suas divisões literárias

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

AULA 2 1. O MANUSEIO DA BÍBLIA.

AULA 2 1. O MANUSEIO DA BÍBLIA. 1. O MANUSEIO DA BÍBLIA. AULA 2 a) NOMES E SIGNIFICADO: 1. Bíblia (ta biblia = livros) = plural de livro (bibloj). 2. Escrituras. 3. Palavra de Deus. 4. A Lei de Deus. A Bíblia é a Palavra de Deus. Ele

Leia mais

LIÇÃO 1 - INSPIRAÇÃO DIVINA E AUTORIDADE DA BÍBLIA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 1 - INSPIRAÇÃO DIVINA E AUTORIDADE DA BÍBLIA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 1 - INSPIRAÇÃO DIVINA E AUTORIDADE DA BÍBLIA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A BÍBLIA SAGRADA É A VOZ DE DEUS A Bíblia Sagrada é a voz de Deus para os homens registrada em escritos

Leia mais

Propedêutica Bíblica 22 Out 2012 Inspiração Bíblica

Propedêutica Bíblica 22 Out 2012 Inspiração Bíblica Propedêutica Bíblica 22 Out 2012 Inspiração Bíblica Paróquia do Algueirão P. Hugo Gonçalves ORAÇÃO Deus dos nossos pais e Senhor de misericórdia, Que tudo criaste pela Tua Palavra, Que formaste o homem

Leia mais

O CAMINHO DO CORDEIRO

O CAMINHO DO CORDEIRO O CAMINHO DO CORDEIRO Coleção Palimpsesto Coordenação editorial: Prof. Dr. Paulo Nogueira O caminho do Cordeiro: representação e construção de identidade no Apocalipse de João, Valtair Afonso Miranda Bíblia,

Leia mais

A BÍBLIA INFORMAÇÕES GERAIS ESTRUTURA - ORIGEM 1 O QUE É A BÍBLIA? 2 A MARAVILHA DA BÍBLIA - ALGUNS FATOS E DADOS 3 DIVISÃO DA BÍBLIA

A BÍBLIA INFORMAÇÕES GERAIS ESTRUTURA - ORIGEM 1 O QUE É A BÍBLIA? 2 A MARAVILHA DA BÍBLIA - ALGUNS FATOS E DADOS 3 DIVISÃO DA BÍBLIA Jörg Garbers A BÍBLIA INFORMAÇÕES GERAIS ESTRUTURA - ORIGEM 1 O QUE É A BÍBLIA? Uma coleção de livros e cartas Encontramos na Bíblia 66 escritos. O fundamento das igrejas cristãs Ela define o que é vida

Leia mais

A BÍBLIA. Palavra de Deus, Regra de Fé e Adoração. Sem. Augusto José Honorio de Almeida Diác. Denis do Prado Netto

A BÍBLIA. Palavra de Deus, Regra de Fé e Adoração. Sem. Augusto José Honorio de Almeida Diác. Denis do Prado Netto A BÍBLIA Palavra de Deus, Regra de Fé e Adoração Sem. Augusto José Honorio de Almeida Diác. Denis do Prado Netto CONSOLIDAÇÃO 2015, O ANO DA ADORAÇÃO 2016, O ANO DA COMUNHÃO 2017, O ANO DA DOUTRINA 2018,

Leia mais

PARTE 2 - A PALAVRA NORMATIVA. O CÂNONE BÍBLICO

PARTE 2 - A PALAVRA NORMATIVA. O CÂNONE BÍBLICO Índice Siglas e abreviaturas 6 Introdução 7 PARTE 1 - A PALAVRA INSPIRADA CAPÍTULO I - NATUREZA DA INSPIRAÇÃO BÍBLICA 12 1. A inspiração bíblica no limiar do Vaticano II 13 1.1. Deus, autor principal,

Leia mais

Estudo Básico Da Bíblia. Antigo Testamento

Estudo Básico Da Bíblia. Antigo Testamento Estudo Básico Da Bíblia Antigo Testamento 1 Estudo Básico da Bíblia Antigo Testamento Este curso é parte do INSTITUTO INTERNACIONAL TEMPO DE COLHEITA, um programa elaborado para equipar os crentes para

Leia mais

O Espírito Santo e a origem da Palavra: Revelador. Inspirador. Verdadeiro. O Espírito Santo e a Palavra hoje. Nosso instrutor. Não há contradição.

O Espírito Santo e a origem da Palavra: Revelador. Inspirador. Verdadeiro. O Espírito Santo e a Palavra hoje. Nosso instrutor. Não há contradição. Lição 1 para 7 de janeiro de 2017 O Espírito Santo foi o motor e a gênese do processo de criação da Palavra escrita de Deus a Bíblia. Mas sua relação com a Palavra não acabou com seu processo de escrita.

Leia mais

2. O Novo Testamento é um "escrito profético. Outra dedução lógica sobre a inspiração consolida a anterior.

2. O Novo Testamento é um escrito profético. Outra dedução lógica sobre a inspiração consolida a anterior. 2. O Novo Testamento é um "escrito profético. Outra dedução lógica sobre a inspiração consolida a anterior. Conforme 2 Pedro 1:20 21, os enunciados não proféticas (e escritos) nunca vieram por quaisquer

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO PR. EVANDERSON ALMEIDA

ENSINO RELIGIOSO PR. EVANDERSON ALMEIDA 1 ENSINO RELIGIOSO PR. EVANDERSON ALMEIDA 2 EVIDÊNCIAS DE DEUS MÓDULO 1 O QUE É CIÊNCIA? 3 SCIENTIA CONHECIMENTO MÉTODO CIENTÍFICO 4 OBSERVAÇÃO QUESTIONAMENTOS TEORIAS REVISAR DESCARTAR... HIPÓTESE - palpite

Leia mais

O Cânon do Antigo Testamento R. T. Beckwith

O Cânon do Antigo Testamento R. T. Beckwith O Cânon do Antigo Testamento R. T. Beckwith O Termo "Cânon" O termo "cânon" é proveniente do grego, no qual kanon significa regra, lista um padrão de medida. Com relação à Bíblia, diz respeito aos livros

Leia mais

Reivindicações específicas para a inspiração do Novo Testamento

Reivindicações específicas para a inspiração do Novo Testamento Reivindicações específicas para a inspiração do Novo Testamento Orientação no ensino Não foram só aos apóstolos foi prometida a orientação do Espírito Santo em sua pregação sobre Jesus, mas eles também

Leia mais

A palavra Bíblia é de origem grega - τα βιβλια - e significa. os rolos, os livros.

A palavra Bíblia é de origem grega - τα βιβλια - e significa. os rolos, os livros. A palavra Bíblia é de origem grega - τα βιβλια - e significa os rolos, os livros. UM LIVRO INSPIRADO POR DEUS Inspiração Bíblica é a iluminação da mente do autor humano para que possa, com os dados da

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 13 de Janeiro de 2014 Bíblia na Vida da Igreja

Propedêutica Bíblica. 13 de Janeiro de 2014 Bíblia na Vida da Igreja Propedêutica Bíblica 13 de Janeiro de 2014 Bíblia na Vida da Igreja ORAÇÃO Lucas 4, 16-30 Impelido pelo Espírito Santo, Jesus veio a Nazaré, onde se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de

Leia mais

INTRODUÇÃO À BÍBLIA Revisão aula 1

INTRODUÇÃO À BÍBLIA Revisão aula 1 I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A Revisão aula 1 INTRODUÇÃO À BÍBLIA Revisão aula 1 A BÍBLIA... UM CONJUNTO DE 66 LIVROS, COMEÇOU A SER ESCRITO HÁ MAIS OU MENOS 3500 ANOS, DEMOROU QUASE 1600 ANOS PARA SER CONCLUÍDO,

Leia mais

Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento

Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina Área de Apoio de Educação Cristã Escola Bíblica Esperança Examinai as Escrituras... porque são elas que testificam

Leia mais

Inspiração: Diz respeito à exposição da verdade, ou seja, é o meio que Deus usou para falar ao homem através da Bíblia dando a ela autoridade

Inspiração: Diz respeito à exposição da verdade, ou seja, é o meio que Deus usou para falar ao homem através da Bíblia dando a ela autoridade Inspiração: Diz respeito à exposição da verdade, ou seja, é o meio que Deus usou para falar ao homem através da Bíblia dando a ela autoridade escrita. Revelação: O fato da comunicação divina, ou seja,

Leia mais

SE O SEU O capítulo:

SE O SEU O capítulo: SE O SEU coração está faminto, leia o capítulo do pão da vida. Se os seus pés estão vacilando, leia o capítulo da Rocha. Se você está aborrecido, leia o capítulo de amor. Você sofre muitas derrotas nas

Leia mais

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 4 Canônicos e Apócrifos do Novo Testamento. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 4 Canônicos e Apócrifos do Novo Testamento. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood LIVROS APÓCRIFOS Aula 4 Canônicos e Apócrifos do Novo Testamento Guilherme A. Wood Perguntas: Por que a Bíblia contém 27 livros no NT? Por que alguns outros livros despertam o interesse de sites na internet

Leia mais

Introdução. à Bíblia

Introdução. à Bíblia Introdução à Bíblia Pr. Kenneth Eagleton Escola Teológica Batista Livre (ETBL) Campinas, SP 2012 1 Quarta Lição Estrutura da Bíblia A Bíblia é, na verdade, mais que um só livro: é uma coleção de 66 livros

Leia mais

CURIOSIDADES BÍBLICAS

CURIOSIDADES BÍBLICAS CURIOSIDADES BÍBLICAS 01 Você Sabia? O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.c.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram

Leia mais

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM FÉ: Primeiro você coloca o pé, depois Deus coloca o chão. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM Para muitos, a

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA

DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA A Igreja de Jesus Cristo está comprometida somente com o Antigo e Novo Testamentos como a única autoridade escrita de fé e conduta. A fé e conduta dos crentes

Leia mais

04 Meus Primeiros Passos DINO ARÍ FERNANDES. Quem é JESUS CRISTO?

04 Meus Primeiros Passos DINO ARÍ FERNANDES. Quem é JESUS CRISTO? 04 Meus Primeiros Passos DINO ARÍ FERNANDES Quem é JESUS CRISTO? Igreja Metodista 04 Primeiros Passos: Quem é JESUS CRISTO? Que fantástica oportunidade você tem de conhecê-lo!! É o que eu mais quero...

Leia mais

Currículo Cultura Cristã. Matriz curricular

Currículo Cultura Cristã. Matriz curricular Currículo Cultura Cristã Matriz curricular SÉRIE PASSOS (para crianças não alfabetizadas) PRIMEIROS PASSOS ( e 3 anos) 1. O cuidado de Deus. Sou do Papai do céu 3. Tudo era bom 4. Tudo era muito bom Identificar

Leia mais

1.2. A Crítica do Pentateuco

1.2. A Crítica do Pentateuco 1. INTRODUÇÃO GERAL Levítico wayyiqra e ele chamou (ar;q]yiwæ) Números bemidbbar no deserto 2 (rbæd]mib]) Deuteronômio elleh haddbarîm Estas são as palavras (µyrib;d]hæ hl,ae) 1.1. Autoria Ainda que estes

Leia mais

SINOPSE DO ANTIGO TESTAMENTO

SINOPSE DO ANTIGO TESTAMENTO SINOPSE DO ANTIGO TESTAMENTO DO ANTIGO TESTAMENTO Sinopse do Antigo Testamento é um estudo sintético de cada um dos livros do Antigo Testamento: É estudado o propósito de cada livro, quem foi o autor,

Leia mais

Introdução à Bíblia e ao Novo Testamento

Introdução à Bíblia e ao Novo Testamento Introdução à Bíblia e ao Novo Testamento A palavra Bíblia deriva do grego: ta biblía; plural de: ton biblíon. E significa "livros" Logo descobrimos que a Bíblia é uma coleção de livros! Nós, cristãos,

Leia mais

Uma biblioteca composta de 66 livros. 1.1 O significado da Palavra Bíblia

Uma biblioteca composta de 66 livros. 1.1 O significado da Palavra Bíblia Aula 1 10/09/2014 Uma biblioteca composta de 66 livros 39 antigo testamento 27 novo testamento 1.1 O significado da Palavra Bíblia Grego = Livros ou coleção de pequenos livros João Crisostomos disseminação

Leia mais

2ª LIÇÃO. Estudo De Colossenses

2ª LIÇÃO. Estudo De Colossenses Colossenses 2 1 2ª LIÇÃO Estudo De Colossenses O TEXTO INTRODUÇÃO: 1:1-8 I. A SAUDAÇÃO DE PAULO (1:1,2). A. Apresenta a autoridade da epístola. É a autoridade do apóstolo de Jesus Cristo, não por vontade

Leia mais

Relação dos Evangelhos Apócrifos

Relação dos Evangelhos Apócrifos 1 www.autoresespiritasclassicos.com Relação dos Evangelhos Apócrifos Apocalipse de Adão Apocalipse de Baruc Apocalipse de Moisés Apocalipse de Sidrac As Três Estelas de Seth Ascensão de Isaías Assunção

Leia mais

Lição 11. Garotos Adultos & É o Coração. Page 1

Lição 11. Garotos Adultos & É o Coração. Page 1 Lição 11 Garotos Adultos & É o Coração Page 1 LIÇÃO 11 GAROTOS ADULTOS & É O CORAÇÃO I. Garotos Adultos (capítulo 16) A. A maldição de nossos dias é. Mais do que estar ausente da família, existe a ausência

Leia mais

INTRODUÇÃO A SAGRADA ESCRITURA

INTRODUÇÃO A SAGRADA ESCRITURA INTRODUÇÃO A SAGRADA ESCRITURA Pe. Aldemir F. Belaver Um Livro escrito em mutirão: Hoje qualquer pessoa tem acesso ao Livro mais famoso do mundo: a Bíblia Sagrada. Ela já foi traduzida para todas as línguas

Leia mais

A teoria correta da inspiração bíblica é chamada de Teoria da Inspiração Plenária ou Verbal.

A teoria correta da inspiração bíblica é chamada de Teoria da Inspiração Plenária ou Verbal. BIBLIOLOGIA APOSTILA AULA I No site abaixo tem mais estudos bíblicos http://www.cpobrasil.com.br/apostila/24 Aula 1 Bíbliologia ( Um Panorama inicial da Bíblia Sagrada) 1. Introdução A disciplina - Estudo

Leia mais

ANTIGO TESTAMENTO. Apocalipse de Adão. Apocalipse de Baruc. Apocalipse de Moisés. Apocalipse de Sidrac. As Três Estelas de Seth. Ascensão de Isaías

ANTIGO TESTAMENTO. Apocalipse de Adão. Apocalipse de Baruc. Apocalipse de Moisés. Apocalipse de Sidrac. As Três Estelas de Seth. Ascensão de Isaías Esses livros, embora não sejam canônicos; isto é, não são Palavra de Deus, nem tenham valor doutrinário, podem, no entanto, esclarecer alguns aspectos históricos da época em que foram escritos ou mostrar

Leia mais

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ Material Estudo Bíblico Parte I Apresentação Pe Antônio 24/08 A BÍBLIA SAGRADA Palavra de Deus. Deus fala ao seu povo Deus se revela, se manifesta, intervém

Leia mais

COMO A BÍBLIA FOI ESCRITA. Escrito por Prof. Felipe de Aquino

COMO A BÍBLIA FOI ESCRITA. Escrito por Prof. Felipe de Aquino Os textos da Bíblia começaram a ser escritos desde os tempos anteriores a Moisés (1200 ac). Escrever era uma arte rara e cara, pois se escrevia em tábuas de madeira, papiro, pergaminho (couro de carneiro).

Leia mais

Sumário. Prefácio... 13

Sumário. Prefácio... 13 Sumário Prefácio... 13 PARTE UM O LEGADO ISRAELITA 1. Cristianismo e judaísmo... 29 A separação dos caminhos... 29 O cristianismo e o cânone hebraico da Escritura... 40 O cristianismo e a interpretação

Leia mais

PRIMEIRA SEQÜÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA. Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos

PRIMEIRA SEQÜÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA. Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos PRIMEIRA SEQÜÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA TEMPO NECESSÁRIO: Duas semanas OBJETIVO: Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos A Primeira Seqüência é para quem está começando a ler a Bíblia. Três

Leia mais

Métodos Criativos. Estudo Bíblico

Métodos Criativos. Estudo Bíblico Métodos Criativos De Estudo Bíblico Métodos Criativos De Estudo Bíblico Este curso é parte do INSTITUTO BÍBLICO TEMPO DE COLHEITA, um programa elaborado para equipar os crentes para uma efetiva colheita

Leia mais

PANORAMA BÍBLICO ANTIGO TESTAMENTO

PANORAMA BÍBLICO ANTIGO TESTAMENTO 5 5 12 Proféticos Igreja Cristã Apostólica Resgate Itu PANORAMA BÍBLICO 5 Poéticos 12 Históricos ANTIGO TESTAMENTO I edição / 2014. 1. CAPÍTULO 1 - A BÍBLIA Igreja Cristã Apostólica Resgate Itu 1.1. INTRODUÇÃO

Leia mais

Diferença entre a Bíblia Católica e a Protestante

Diferença entre a Bíblia Católica e a Protestante Diferença entre a Bíblia Católica e a Protestante Hugo Goes A Bíblia é formada por duas partes: o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Em relação ao Novo Testamento, não há nenhuma diferença entre a

Leia mais

I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A

I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A www.nib.org.br/senib/biblia A BÍBLIA... QUANTOS LIVROS TEM A BÍBLIA? COMEÇOU A SER ESCRITO HÁ MAIS OU MENOS... ANOS, DEMOROU QUASE...ANOS PARA SER CONCLUÍDO, SEMINÁRIO BATISTA DA

Leia mais

Duas tarefas da aula anterior: 1ª) memorizar o versículo- chave;

Duas tarefas da aula anterior: 1ª) memorizar o versículo- chave; Duas tarefas da aula anterior: 1ª) memorizar o versículo- chave; 2ª) Aprender a classificar os livros do Antigo Testamento, enumerandoos sequencialmente. Versículo-chave: Rm 15.4 Classificação dos livros

Leia mais