Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso"

Transcrição

1 Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso ESTUDO COMPARATIVO DO NIVEL DE FLEXIBILIDADE EM PRATICANTES DE HANDEBOL E FUTSAL. Autor: Diogo Oliveira Gomes de Lima Orientador: Profº Drº José Juan Blanco Herrera Brasília - DF 2011

2 1 Resumo O presente estudo tem como objetivo analisar e comparar os níveis de flexibilidade de praticantes de handebol e futsal, por isso foi realizada uma revisão bibliográfica buscando dados e informações que mostrassem a importância da flexibilidade nos gestos esportivos dessas duas modalidades. A idéia central da pesquisa é comparar os níveis de flexibilidade dos dois grupos levando em consideração a utilização de membros inferiores e superiores nas duas modalidades. O método utilizado foi o Flexiteste de 8 movimentos proposto por Monteiro e Farinatti (apud Fernandes, 1998). A partir dos resultados obtidos, constatou-se que não houve diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos e que a flexibilidade é muito importante não só nos atos esportivos, mas também nas atividades diárias de qualquer individuo. Palavras-chave: Flexibilidade, handebol, futsal.

3 2 Introdução A flexibilidade é uma valência física muito importante para a aptidão de indivíduos atletas ou sedentários, e nos dias de hoje está sendo ainda mais exigida de modo que existem cada vez mais testes e protocolos que avaliam a flexibilidade juntamente com outras valências físicas como força, velocidade, coordenação e resistência. Cada valência física tem a sua importância para a saúde de indivíduos sedentários ou apenas praticantes de atividades físicas regulares, já no caso de atletas as valências físicas são aprimoradas para melhorar a performance dentro da especificidade de cada modalidade. A flexibilidade é muito importante nos dias de hoje, pois está ligada a movimentos básicos das tarefas simples do dia-a-dia de quem pratica atividade física ou não. Para Alter (1999), a palavra flexibilidade é derivada do latim flectere ou flexibilis, curvar-se. Talvez uma das definições mais simples seja a amplitude de movimento disponível em uma articulação ou grupo de articulações. Segundo Sandoval (2002), a flexibilidade é uma capacidade individual, pois depende de fatores como: herança genética, sexo, idade, volume muscular e adiposo, além de fatores externos como treinamento, temperatura ambiente, etc. Com o aumento da flexibilidade muscular, os exercícios podem ser executados com maior amplitude de movimento, maior força, mais rapidamente, mais facilmente, com maior fluência e de modo mais eficaz (BOMPA, 2002). Essa capacidade vai se perdendo com a idade, principalmente durante a adolescência e, acentuadamente, no sexo masculino. Acredita-se que até os 17 anos a flexibilidade possa ser recuperada, e inclusive, incrementada por programas de treinamento adequados. Após essa idade, tanto para homens quanto para mulheres, essa capacidade tende a reduzir-se progressivamente (GALLAHUE E OZMUN, 2005). Com base nos autores, pode-se perceber que o conceito de flexibilidade é simples, nada mais é do que a capacidade que uma articulação tem de se movimentar em sua amplitude máxima. Pelo fato da flexibilidade ser uma valência física, pode-se treiná-la para o aprimoramento da mesma.

4 3 Segundo Rodrigues (1986), para se realizar trabalhos de flexibilidade existem três métodos de treinamento: Método ativo: realizado através da execução de exercícios Dinâmicos (balísticos) procurando-se aproveitar a inércia do segmento corporal em movimento e forçar amplitudes maiores que as normais. Método passivo: consistindo de posturas estáticas, foi inspirado na Hatha Yoga. A postura deve ser adotada de forma lenta e relaxada e mantê-la até o limite da dor (normalmente 20 a 30 segundos). Método misto: utilizando-se dos princípios da estimulação proprioceptiva, desenvolveu-se o método Scientifc Stretching for Sport (3S), o eficaz para flexibilidade; consiste em três passos: 1º Mobilização do segmento corporal até o seu limite de amplitude; 2º Realização de uma contração isométrica máxima durante 6 segundos; 3º Forçamento do movimento além do limite original durante o relaxamento da musculatura do atleta após a contração. Para Blanke (1997), um bom nível de flexibilidade varia de acordo com a necessidade de cada indivíduo, logo, a boa flexibilidade é aquela que permite ao indivíduo realizar os movimentos articulares, dentro da amplitude necessária durante a execução de suas atividades diárias, sem que haja grandes esforços para que ela ocorra. No caso de atletas, dependendo da modalidade, a flexibilidade deve obrigatoriamente ser treinada para contribuir na especificidade dos movimentos utilizados durante os treinos e jogos ou apresentações. Por isso quando se fala de alto nível é muito importante também que os atletas tenham uma boa flexibilidade, junto é claro com as outras valências físicas já citadas. Já foi observado em estudos que a flexibilidade contribui nos movimentos de maior amplitude e também na recuperação muscular, o individuo que possui um bom nível de flexibilidade tem um menor risco de lesionar sua musculatura.

5 4 Segundo Farinatti (2000), parece evidente que, para maior parte das atividades, há um mínimo necessário de mobilidade articular para um bom desempenho. A importância da flexibilidade aumenta quando lidamos com esportes em que há movimentos executados nos extremos da mobilidade articular. É muito difícil, porém, determinar qual o perfil mínimo de amplitude de movimento para cada modalidade esportiva. Falar em flexibilidade é, portanto, se referir aos maiores arcos de movimentos possíveis nas articulações envolvidas. Como a prática desportiva exige a utilização completa dos arcos articulares especificamente envolvidos nos gestos desportivos, fica muito difícil, a performance de alto rendimento sem se dispor de um bom nível de flexibilidade nos segmentos musculares empenhados (DANTAS,2001). Segundo Heyward (2004), a flexibilidade, embora negligenciada com freqüência, é importante componente da aptidão física relacionada à saúde. Níveis adequados de flexibilidade mantêm a independência funcional e o desempenho de atividades da vida diária. Ao longo dos anos, testes de flexibilidade têm sido incluídos na maioria das baterias de teste de aptidão física relacionada à saúde, pois, desde muito tempo, acredita-se que a falta de flexibilidade esteja associada com lesões músculoesqueléticas e dor lombar. Enfim, a falta de flexibilidade é um fator limitante ao desempenho esportivo, sendo um facilitador de lesões musculares (SANDOVAL, 2002). Pode-se observar que para alguns autores a flexibilidade é um componente importante na prática desportiva, devido ao fato de ela permitir movimentos com amplitude maior. Dentre várias modalidades existentes em nosso país, esse estudo irá se concentrar em duas, são elas: o Futsal e o Handebol. Como já foi citado que existe a necessidade de um bom nível de flexibilidade para atletas, com essas duas modalidades não poderiam ser diferente, eles também precisam de um bom nível de flexibilidade para executarem os movimentos necessários durante treinos e jogos de Futsal e Handebol. Segundo Almeida (2004), existem 27 federações estaduais e 256 clubes que praticam esta modalidade esportiva, o que faz do handebol o terceiro esporte mais praticado no país, ficando atrás apenas do futebol e do futsal.

6 5 Segundo a CBFs (Confederação Brasileira de Futsal) existem 27 federações no país, dentre elas a FEBRASA (Federação Brasiliense de Futebol de Salão). O Futsal é um dos esportes que mais cresce no país. O futebol de salão (futsal) é um esporte em ascensão mundial, atraindo cada vez mais adeptos. Devido à facilidade de encontrar espaços para sua prática, é um dos esportes mais difundidos no Brasil, sendo jogado por mais de 12 milhões de brasileiros, segundo dados da Confederação Brasileira de Futebol de Salão CBFs (RIBEIRO e COSTA 2006). É evidente que para muitos autores a flexibilidade é importante para todos, desde atletas, passando pelos praticantes de atividades regulares até os indivíduos sedentários. A flexibilidade é muito exigida nos gestos esportivos, estando ligada a melhoria da performance, mas também existe a necessidade de um bom nível de flexibilidade para as atividades diárias sem um maior esforço. Com isso, o objetivo do presente estudo é avaliar e comparar a flexibilidade de praticantes de Handebol e Futsal, levando em consideração que os praticantes de Handebol utilizam mais os membros superiores que praticantes de Futsal, porém ao mesmo tempo, praticantes de Futsal utilizam mais os membros inferiores que praticantes de Handebol. A idéia é constatar se existe diferença significativa no nível de flexibilidade em praticantes dessas duas modalidades. Materiais e Métodos A amostra contou com dois grupos, G1 = 16 praticantes de handebol do sexo feminino, com idade média de 13,31 + 1,25 anos; e G2 = 21 praticantes de futsal do sexo masculino, com idade média de 13,03 + 1,02 anos. Os dois grupos têm a mesma freqüência semanal de treinamento, três vezes. Nesse estudo, a forma de avaliar a flexibilidade foi por meio do flexiteste adaptado, proposto por Monteiro e Farinatti (apud Fernandes, 1998). Os seguintes procedimentos foram adotados para a realização do teste: - 1º passo: foi providenciado o material necessário para a realização do teste. Neste caso, um colchonete foi utilizado.

7 6-2º passo: sem realizar aquecimento, executou-se o protocolo procurando avaliar a flexibilidade articular, de forma passiva máxima, através de 08 movimentos, no lado direito do corpo, nas articulações do quadril, tronco e ombro, onde o avaliador movimentou o seguimento avaliado até o seu limite, comparando-o seguidamente o grau de amplitude de movimento ao gabarito de avaliação, dando o conceito relativo ao movimento que mais se aproxima do gabarito. Cada movimento foi retratado em gradações que variam de 0 a 4, perfazendo um total de cinco valores possíveis de classificação. Somente números inteiros foram atribuídos aos resultados, de forma que as amplitudes de movimentos intermediários entre duas gradações são sempre consideradas pelo valor inferior. Os movimentos foram feitos lentamente a partir da posição demonstrada no desenho (usualmente 0), indo até o ponto de aparecimento de dor ou grande restrição mecânica do movimento. A seguir temos uma breve descrição dos movimentos articulares do flexiteste adaptado: 1) Flexão do quadril: deitado em decúbito dorsal, com os braços colocados naturalmente acima da cabeça, perna esquerda estendida e direita flexionada, tentando colocar a coxa sobre o tórax. 2) Extensão do quadril: deitado em decúbito ventral, com os braços estendidos naturalmente à frente do corpo e com o joelho direito fletido. 3) Abdução do quadril: deitado em decúbito lateral esquerdo, mantendo os braços estendidos naturalmente acima da cabeça. A perna esquerda deve estar totalmente estendida e a direita semi-fletida, fazendo um ângulo reto entre a coxa e a perna, mantendo ainda o pé em uma posição natural. 4) Flexão do tronco: deitado em decúbito dorsal, com os quadris encostados a uma parede e as pernas completamente estendidas, assumindo um ângulo reto com o tronco. As mãos devem estar entrelaçadas na altura da nuca.

8 7 5) Flexão lateral do tronco: deitado em decúbito ventral, com ambas as pernas estendidas e as mãos entrelaçadas na nuca. 6) Extensão + Adução posterior do ombro: deitado em decúbito ventral, com as pernas estendidas e os braços abduzidos e estendidos, com as palmas das mãos voltadas para o solo. 7) Adução posterior à partir da abdução de 180º no ombro: em pé, com o tórax colocado contra uma parede e o braço direito em adução posterior a partir da abdução de 180º no ombro. 8) Extensão posterior do ombro: a mesma do movimento extensão + adução posterior do ombro, mas os braços não são abduzidos. Para a análise estatística, foram utilizados, a Análise Descritiva e Teste t student não-pareado, com o intuito de verificar se há diferença no nível de flexibilidade dos grupos no geral, e em cada movimento do Flexiteste adaptado utilizado. O nível de significância adotado foi de p < 0,05. Resultados e Discussão De acordo com o quadro abaixo, avaliou-se o nível de flexibilidade musculoesquelética. Pontuação Classificação < 09 Nível de flexibilidade muito pequeno (ancilose) Nível de flexibilidade pequeno Nível de flexibilidade médio negativo Nível de flexibilidade médio positivo Nível de flexibilidade grande >24 Nível de flexibilidade muito grande (hipermobilidade) (FERNANDES, 1998). Quadro 1: Normas de classificação (do somatório) do nível de flexibilidade.

9 8 Os resultados do teste do grupo 1 (atletas de handebol) estudados são mostrados no quadro 2. Sujeitos M1 M2 M3 M4 M5 M6 M7 M8 Somatório Classificação Médio Negativo Médio Positivo Médio Negativo Grande Muito Grande Médio Positivo Grande Médio Positivo Médio Positivo Médio Positivo Médio Positivo Médio Positivo Médio Positivo Médio Negativo Médio Negativo Médio Positivo Legenda: M1 Flexão do Quadril; M2 Extensão do Quadril; M3 Abdução do Quadril; M4 Flexão do Tronco; M5 Flexão Lateral do Tronco; M6 Extensão + Abdução Posterior do Ombro; M7 Adução Posterior à partir da Abdução de 180º no Ombro; M8 Extensão Posterior do Ombro. Quadro 2: Teste do Nível de flexibilidade do G1 (Handebol). Como se pode observar no Quadro 2, os sujeitos 4, 5 e 7 apresentaram maior nível de flexibilidade quando comparados com os indivíduos do seu grupo. A média do nível de classificação da flexibilidade obtida pelo grupo foi de 18,44 + 1,25; classificado então no nível Médio Positivo.

10 9 Já no Quadro 3, exibido a seguir, estão expostos os resultados do teste do G2 (Futsal) estudados. Sujeitos M1 M2 M3 M4 M5 M6 M7 M8 Somatório Classificação Médio Negativo Médio Negativo Médio Positivo Médio Positivo Médio Negativo Médio Negativo Médio Positivo Grande Médio Positivo Médio Positivo Médio Positivo Médio Positivo Médio Negativo Médio Positivo Médio Positivo Médio Negativo Médio Positivo i 3 17 Médio Positivo Médio Negativo Médio Negativo Médio Positivo Legenda: M1 Flexão do Quadril; M2 Extensão do Quadril; M3 Abdução do Quadril; M4 Flexão do Tronco; M5 Flexão Lateral do Tronco; M6 Extensão + Abdução Posterior do Ombro; M7 Adução Posterior a partir da Abdução de 180º no Ombro; M8 Extensão Posterior do Ombro. Quadro 3: Teste do Nível de flexibilidade do grupo 2 (atletas de futsal).

11 10 Pode-se observar no Quadro 3 que os sujeitos 8, apresentou maior nível de flexibilidade quando comparados aos indivíduos do seu grupo. A média do nível de flexibilidade obtida pelo grupo foi de 17,19 + 1,02; classificado no nível Médio Positivo. A tabela abaixo mostra a freqüência dos indivíduos do G1 (Handebol) nos diferentes níveis de classificação da flexibilidade. Classificação Número de sujeitos Freqüência (%) Muito pequeno 0 0 Pequeno 0 0 Médio Negativo 4 25 Médio Positivo 9 56,25 Grande 2 12,50 Muito Grande 1 6,25 Tabela 1: Classificação do nível de flexibilidade do G1. Conforme a tabela 1 mais da metade dos sujeitos do G1 (56,25%) está no nível de flexibilidade médio positivo. Já a tabela 2, logo abaixo, mostra a freqüência dos indivíduos do G2 (Futsal) nos possíveis níveis de classificação da flexibilidade. Classificação Número de sujeitos Freqüência (%) Muito pequeno 0 0 Pequeno 0 0 Médio Negativo 8 38,09 Médio Positivo 12 57,14 Grande 1 4,77 Muito Grande 0 0 Tabela 2: Classificação do nível de flexibilidade do G2. De acordo com a tabela 2, mais da metade dos sujeitos do G2 (57,14%) está no nível de flexibilidade médio positivo.

12 11 A tabela abaixo expõe as médias e desvios-padrão, bem como os níveis de significância, de cada movimento avaliado no teste, dos grupos avaliados. Movimentos G1 (Handebol) G2 (Futsal) p M1 2,75 + 0,77 2,57 + 0,67 0,45 M2 2,13 + 0,50 2,19 + 0,69 0,76 M3 2,50 + 0,81 2,33 + 0,85 0,51 M4 2,31 + 0,70 2,24 + 0,54 0,72 M5 2,63 + 0,50 2,67 + 0,79 0,85 M6 2,06 + 0,77 1,86 + 0,79 0,44 M7 2,31 + 0,61 1,76 + 0,70 0,02* M8 1,94 + 0,35 1,67 + 0,66 0,11 Legenda: M1 Flexão do Quadril; M2 Extensão do Quadril; M3 Abdução do Quadril; M4 Flexão do Tronco; M5 Flexão Lateral do Tronco; M6 Extensão + Abdução Posterior do Ombro; M7 Adução Posterior à partir da Abdução de 180º no Ombro; M8 Extensão Posterior do Ombro. *p < 0,05 Tabela 3: Médias, desvios-padrão e níveis de significância obtidos de cada movimento estudado. As médias e desvios-padrão dos grupos G1 (Handebol) e G2 (Futsal) são, respectivamente, 18,44 + 2,68 e 17,19 + 2,02. E o nível de significância encontrado foi de [p=0,11]. Logo não existe diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos. Porém, no movimento de adução posterior do ombro a partir da adução de 180º no ombro (M7), onde a média e desvio-padrão do G1 = 2,31 + 0,61; e do G2 = 1,76 + 0,70; o nível de significância encontrado foi de [p=0,02] havendo então uma diferença estatisticamente significativa, estando o G1 mais flexível que o G2, nesse movimento especificamente. Quando se utiliza um teste para solicitar fundamentalmente a participação da flexibilidade dos avaliados devemos considerar alguns fatores que podem afetar nos resultados obtidos, como hábitos de vida, tipo de treinamento e temperatura ambiente (ECKERT, 1993).

13 12 Coelho e Araújo (2000) procuraram relacionar ganhos de flexibilidade em programa de exercícios físicos supervisionados (PES) com eventuais facilitações na realização de ações cotidianas, contaram com uma amostra de 20 indivíduos (15 homens e 5 mulheres) com idade média de anos. Utilizando o Flexiteste de 20 movimentos, puderam concluir que após o PES houveram ganhos significativos na flexibilidade global dos indivíduos estudados. Okano et. al. (2001) utilizando o teste de sentar-e-alcançar, contaram com uma amostra de 103 indivíduos pré-púberes divididos em dois grupos etários G1 = 8 e 9 anos e G2 = 10 e 11 anos. A partir daí, cada grupo foi subdividido em relação ao sexo e etnia (negros e brancos). No fim da pesquisa, puderam concluir que não foram verificadas diferenças estatisticamente significantes entre os grupos estudados. Em estudo, Silva et. al. (2005) utilizando um protocolo diferente do Flexiteste, um conjunto de 8 provas a incidir sobre várias estruturas articulares, contaram com uma amostra de 52 adolescentes, sendo 24 do sexo masculino com idade média de 16,04 + 0,78 anos; e 28 do sexo feminino com idade média de 16,02 + 0,69 anos. Eles afirmam que não é conclusivo que as meninas sejam mais flexíveis que os meninos, como grande parte da literatura expõe. Em estudo similar Souza (2007), utilizando o Flexiteste proposto por Pável & Araújo 1987 apud Fernandes (1998) com adaptações, dividiu em dois grupos a sua amostra, onde G1 = Goleiros de Handebol (n=12) e G2 = Indivíduos sedentários (n=20), pode constatar que houve diferença estatisticamente significativa no nível de flexibilidade avaliado entre os dois grupos, de modo que o G1 encontrava-se mais flexível que o G2. Podendo então relacionar a atividade física com o ganho de flexibilidade. Indivíduos do sexo feminino são mais flexíveis pela maior capacidade de estiramento e elasticidade da musculatura e de seus tecidos conectivos (WEINECK, 1991), porém não é o que podemos perceber de maneira estatisticamente significativa em nosso estudo, nos dois grupos estudados.

14 13 Apesar de o razoável consenso de que os índices de flexibilidade dos indivíduos do sexo feminino comparados com os do sexo masculino, em todas as idades sejam maiores, em alguns estudos nem sempre se verifica tal diferença (SILVA E CRUZ, 2000). Pode-se observar tal semelhança em nosso estudo e em alguns outros estudos encontrados com a mesma tendência. Embora as referências bibliográficas exponham que indivíduos do sexo feminino sejam mais flexíveis que indivíduos do sexo masculino, alguns autores vêm provando em estudos que essa diferença não é estatisticamente significante, o que abre um novo espaço para pesquisas. Coelho e Araújo (2000), Souza (2007) provaram em seus estudos que independente do sexo dos indivíduos a atividade física supervisionada previne a perca e promove ganhos nos níveis de flexibilidade. Podendo concluir isso também em nosso estudo, pois os dois grupos estudados foram de praticantes de alguma atividade física, onde G1 = Meninas e G2 = Meninos, e no geral não houve diferença estatisticamente significativa no nível de flexibilidade. Conclusão Pode-se concluir através da pesquisa realizada que a flexibilidade é um importante componente da aptidão física na vida de indivíduos praticantes de Handebol e Futsal nos seus gestos esportivos dentro de jogos e treinos, diminuindo o risco de lesões, mas também verificamos que a flexibilidade é importante para as atividades diárias, sem maiores esforços, para indivíduos sedentários. Com a pesquisa aplicada podemos constatar que não houve diferença estatisticamente significativa no nível de flexibilidade entre os dois grupos avaliados, ou seja, a visão que tínhamos antes da aplicação da pesquisa de que meninas que praticam handebol poderiam ser mais flexíveis que meninos que praticam futsal, levando em consideração os membros que cada grupo utiliza de maneira mais requisitada dentro de sua modalidade, não se fundamenta teoricamente.

15 14 Porém ao mesmo tempo podemos observar que a atividade física promove manutenção ou ganhos nos níveis de flexibilidade, por outro lado o sedentarismo dificulta todo esse processo. Todas as pesquisas realizadas abrem um leque para novas discussões e aplicação de novos estudos para a verificação dos níveis de flexibilidade entre meninos e meninas, ou praticantes de atividades físicas e sedentários, com o intuito de provar que a flexibilidade contribui nos gestos esportivos e atividades diárias. Por fim, o objetivo do presente estudo foi verificar se existia diferença significativa entre praticantes de handebol e futsal, levando em consideração que no handebol utiliza-se de maneira mais intensa os membros superiores do que no futsal, porém ao mesmo tempo no futsal utiliza-se de maneira mais intensa os membros inferiores do que no handebol. Com a pesquisa aplicada, não houve diferença estatisticamente significativa nos níveis de flexibilidade dos dois grupos estudados, a não ser em um único movimento do protocolo utilizado, o de adução posterior do ombro a partir da adução de 180º no ombro (M7), onde a média e desvio-padrão do G1 = 2,31 + 0,61; e do G2 = 1,76 + 0,70; o nível de significância encontrado foi de [p=0,02] havendo então uma diferença estatisticamente significativa, estando o G1 mais flexível que o G2.

16 15 Referências 1. ALMEIDA, A. F. P. L. de. O desenvolvimento do handebol no Brasil e nos jogos olímpicos. Revista ação e movimento: educação física e desportos. Vol. 1 nº.4. Setembro/Outubro ALTER, M. J. Ciência da flexibilidade. 2ª Ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 3. BLANKE, D. Segredos em Medicina Desportiva. Porto Alegre, Artes Médicas, BOMPA, T. O. Treinamento total para jovens campeões. Revisão Científica de Aylton J. Figueira Jr. Barueri: Manole, COELHO, C. W; ARAÚJO C. G. S. Relação entre aumento da flexibilidade e facilitações na execução de ações cotidianas em adultos participantes de programa de exercício supervisionado. Rev. Bras. de Cineantropometria & Desempenho Humano. Vol. 2 nº Confederação Brasileira de Futsal, Disponível em: < Acesso em 2 de março de DANTAS, E. H. M; SOARES J. S. Flexibilidade aplicada ao personal training. Rev. Fitness & Performace, Vol. 1 nº 0, Rio de Janeiro, Set/Dez, ECKERT, H. M. Desenvolvimento Motor. São Paulo: Manole, FARINATTI, P. T. V. Flexibilidade e esporte: uma revisão de literatura. Ver. Paul. Educ. Física, São Paulo: Jan/Jun, FERNANDES, J. F. Avaliação Física. Ribeirão Preto: Vermelhinho, GALLAHUE D. L; OZMUN J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte Editora, 2005

17 HEYWARD, V. Avaliação Física e Prescrição de Exercícios: técnicas avançadas. 4ª ed, Porto Alegre: Artmed, OKANO A. H; ALTIMARI L. R; DODERO S. R; COELHO C. F; ALMEIDA P. B. L; CYRYNO E.S. Comparação entre o desempenho motor de crianças de diferentes sexos e grupos étnicos. Rev. Bras. Ciê. e Mov. Vol. 9 nº3, Brasília, Julho, RIBEIRO R. N; COSTA L. O. P. Análise epidemiológica de lesões no futebol de salão durante o campeonato brasileiro de seleções sub-20. Rev. Bras. Med. Esporte, RODRIGUES, T. L. Flexibilidade e Alongamento. Rio de Janeiro: Sprint, 16. SANDOVAL A. E. P. Medicina del deporte y ciências aplicadas al alto rendimento y la salud. Caxias do Sul: EDUCS, SILVA D. J. L; SANTOS J. A. R; OLIVEIRA B. M. P. M. A flexibilidade em adolescentes um contributo para a avaliação global. Rev. Bras. de Cineantropometria & Desempenho Humano, Setembro de SILVA D. J. L; CRUZ J. C; Aptidão física dos alunos da Escola Secundária de Barcelinhos Comparação Meninos - Meninas. Rev. Schola, SOUZA D. R; MAYOLINO R. B. Estudo comparativo dos níveis de flexibilidade em goleiros de handebol e indivíduos sedentários. Trabalho de conclusão de curso, Universidade Católica de Brasília, WEINECK J. Biologia do Esporte. São Paulo: Editora Manole; 1991.

25/05/2017 OBJETIVOS DA AULA AVALIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE CONCEITO CONCEITO. O que é Flexibilidade? Flexibilidade x Alongamento

25/05/2017 OBJETIVOS DA AULA AVALIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE CONCEITO CONCEITO. O que é Flexibilidade? Flexibilidade x Alongamento OBJETIVOS DA AULA AVALIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE TEÓRICA: Conceitos importantes; Tipos de flexibilidade; Fatores que influenciam a flexibilidade; Importância da flexibilidade; Como avaliar a flexibilidade.

Leia mais

3. DIFERENÇAS METODOLÓGICAS

3. DIFERENÇAS METODOLÓGICAS ALONGAMENTO X FLEXIONAMENTO 3. DIFERENÇAS METODOLÓGICAS Características Utilização no aquecimento antes de treinamento ou ensaio Utilização no aquecimento antes da competição ou apresentação Execução após

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso

Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso 7 Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso RELAÇÃO ENTRE O NÍVEL REAL E EXPECTATIVA DE FLEXIBILIDADE DE QUADRIL DE ALUNAS DE GINÁSTICA RÍTMICA DE BRASÍLIA COM ATÉ

Leia mais

Aula 5 Análise da Flexibilidade

Aula 5 Análise da Flexibilidade Aula 5 Análise da Flexibilidade Conceito: Qualidade Física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações, dentro dos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIDADE NO TAEKWONDO

A IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIDADE NO TAEKWONDO A IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIDADE NO TAEKWONDO Claudiomar Antonio Vieira 1 Everton Paulo Roman 2 RESUMO O presente estudo teve o objetivo de realizar uma contextualização teórica em relação a importância

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Projeto Escola de Esportes. Jovens. Crianças. Flexibilidade. Teste.

PALAVRAS-CHAVE Projeto Escola de Esportes. Jovens. Crianças. Flexibilidade. Teste. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

Métodos treinamento das valências físicas relacionadas à Saúde. Prof Paulo Fernando Mesquita Junior

Métodos treinamento das valências físicas relacionadas à Saúde. Prof Paulo Fernando Mesquita Junior Métodos treinamento das valências físicas relacionadas à Saúde Prof Paulo Fernando Mesquita Junior Princípios científicos do treinamento Princípio da Individualidade biológica cada pessoa nasce com uma

Leia mais

ISSN ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE

Leia mais

12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÍNDICE DE MASSA CORPORAL DE ALUNOS DO PROJETO ESCOLA DA BOLA COM BASE NOS TESTES DA PROESP-BR

12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÍNDICE DE MASSA CORPORAL DE ALUNOS DO PROJETO ESCOLA DA BOLA COM BASE NOS TESTES DA PROESP-BR 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA ÍNDICE DE

Leia mais

PROGRAMA DE ALONGAMENTO PARA CRIANÇAS DE 10 A 12 ANOS ESTUDANTES DE DANÇA CLÁSSICA

PROGRAMA DE ALONGAMENTO PARA CRIANÇAS DE 10 A 12 ANOS ESTUDANTES DE DANÇA CLÁSSICA PROGRAMA DE ALONGAMENTO PARA CRIANÇAS DE 10 A 12 ANOS ESTUDANTES DE DANÇA CLÁSSICA Introdução: Este estudo de caso seleciou 21 meninos, com idades entre 9 e 12 anos de uma turma do 2º ano da Escola do

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT Alongamento é o exercício para preparar e melhorar a flexibilidade muscular, ou seja,

Leia mais

NÍVEL DE FLEXIBILIDADE DO QUADRIL, DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA REGIÃO DE FOZ DO IGUAÇU PR.

NÍVEL DE FLEXIBILIDADE DO QUADRIL, DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA REGIÃO DE FOZ DO IGUAÇU PR. NÍVEL DE FLEXIBILIDADE DO QUADRIL, DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA REGIÃO DE FOZ DO IGUAÇU PR. ANANIAS DOS SANTOS IZIDORO, ELTON ANTÔNIO VALENTINI, PEDRO FERREIRA REIS, GLEISON MIGUEL

Leia mais

LERIANE BRAGANHOLO DA SILVA

LERIANE BRAGANHOLO DA SILVA 1 LERIANE BRAGANHOLO DA SILVA COMPARAÇÃO DO PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE ADOLESCENTES PRATICANTES DE VOLEIBOL, DOS ANOS 1997 E 2009, PARTICIPANTES DO PROGRAMA ESPORTE CIDADÃO UNILEVER Artigo apresentado como

Leia mais

BE066 Fisiologia do Exercício. Prof. Sergio Gregorio da Silva. É a habilidade de uma articulação se mover através de sua amplitude articular

BE066 Fisiologia do Exercício. Prof. Sergio Gregorio da Silva. É a habilidade de uma articulação se mover através de sua amplitude articular BE066 Fisiologia do Exercício Flexibilidade Prof. Sergio Gregorio da Silva Flexibilidade É a habilidade de uma articulação se mover através de sua amplitude articular É altamente adaptável e é! aumentada

Leia mais

MÉTODOS DE TREINO FLEXIBILIDADE

MÉTODOS DE TREINO FLEXIBILIDADE MÉTODOS DE TREINO FLEXIBILIDADE FLEXIBILIDADE REVISÕES Formas de manifestação da flexibilidade: CONCEITO: Flexibilidade pode ser definida como a capacidade dos tecidos corporais em permitir, sem danos

Leia mais

MOTOR EVALUATION SCALE FOR UPPER EXTREMITY IN STROKE PATIENTS (MESUPES-braço and MESUPES-mão)

MOTOR EVALUATION SCALE FOR UPPER EXTREMITY IN STROKE PATIENTS (MESUPES-braço and MESUPES-mão) MOTOR EVALUATION SCALE FOR UPPER EXTREMITY IN STROKE PATIENTS (MESUPES-braço and MESUPES-mão) Nome do paciente: Data do teste - hora: Nome do avaliador: Duração do teste: min Dominância: direita/esquerda

Leia mais

Formação treinadores AFA

Formação treinadores AFA Preparação específica para a atividade (física e mental) Equilíbrio entre treino e repouso Uso de equipamento adequado à modalidade (ex: equipamento, calçado, proteções) E LONGEVIDADE DO ATLETA Respeito

Leia mais

Resistência Muscular. Prof. Dr. Carlos Ovalle

Resistência Muscular. Prof. Dr. Carlos Ovalle Resistência Muscular Prof. Dr. Carlos Ovalle Resistência Muscular Resistência muscular é a capacidade de um grupo muscular executar contrações repetidas por período de tempo suficiente para causar a fadiga

Leia mais

ANEXO VII NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS DA AVALIAÇÃO FÍSICA - TAF

ANEXO VII NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS DA AVALIAÇÃO FÍSICA - TAF ANEXO VII NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS DA AVALIAÇÃO FÍSICA - TAF PROVA DE FLEXÃO DE BRAÇO NA BARRA FIXA BARRA (SOMENTE PARA O SEXO MASCULINO) Os procedimentos a serem adotados pelo

Leia mais

Coluna lombar. Características gerais: 5 vértebras 1 curvatura lordose fisiológica

Coluna lombar. Características gerais: 5 vértebras 1 curvatura lordose fisiológica COLUNA LOMBAR Coluna lombar Características gerais: 5 vértebras 1 curvatura lordose fisiológica 2 tipos de Articulações: Intervertebral cartilaginosa Proc. Articulares - sinovial Coluna lombar Coluna lombar

Leia mais

EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO: HÁBITO OU NEGLIGÊNCIA ENTRE PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA NO MUNICÍPIO DE INHUMAS?

EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO: HÁBITO OU NEGLIGÊNCIA ENTRE PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA NO MUNICÍPIO DE INHUMAS? EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO: HÁBITO OU NEGLIGÊNCIA ENTRE PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA NO MUNICÍPIO DE INHUMAS? MÁXIMO, Jefferson Jorcelino 1 Introdução: A realização dos exercícios de alongamento é uma

Leia mais

Os benefícios do método Pilates em indivíduos saudáveis: uma revisão de literatura.

Os benefícios do método Pilates em indivíduos saudáveis: uma revisão de literatura. Os benefícios do método Pilates em indivíduos saudáveis: uma revisão de literatura. Kelly Karyne Chaves Silva; Francisca Jerbiane Silva Costa; Thais Muratori Holanda (Orientadora). Faculdade do Vale do

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA DOS PARTICIPANTES DO PROJETO DE EXTENSÃO INTERVALO ATIVO

AVALIAÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA DOS PARTICIPANTES DO PROJETO DE EXTENSÃO INTERVALO ATIVO AVALIAÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA DOS PARTICIPANTES DO PROJETO DE EXTENSÃO INTERVALO ATIVO PORTO, Ane Jaqueline Mastella 1 ; FAGUNDES, Adriano Perreira¹; ANTONELLO, Raquel Amaral¹; PANDA, Maria Denise Justo

Leia mais

ANÁLISE DOS PARÂMETROS DE FLEXIBILIDADE DA EQUIPE DE BASQUETE MASCULINA DA FACISA

ANÁLISE DOS PARÂMETROS DE FLEXIBILIDADE DA EQUIPE DE BASQUETE MASCULINA DA FACISA ANÁLISE DOS PARÂMETROS DE FLEXIBILIDADE DA EQUIPE DE BASQUETE MASCULINA DA FACISA Marina Gonçalves Assis 1 ; Daniele Gonçalves Guedes Alves 2 ; Gilberto Batista dos Santos 3 ; Isabela Tatiana Sales de

Leia mais

AGILIDADE E EQUILIBRIO DINÂMICO EM ADULTOS E IDOSOS

AGILIDADE E EQUILIBRIO DINÂMICO EM ADULTOS E IDOSOS AGILIDADE E EQUILIBRIO DINÂMICO EM ADULTOS E IDOSOS Jéssica Cruz de Almeida¹ Joyce Cristina de S. N. Fernandes¹ Jozilma de Medeiros Gonzaga¹ Maria Goretti da Cunha Lisboa¹ Universidade Estadual da Paraíba¹

Leia mais

ACAMPAMENTO REGIONAL EXERCÍCIOS PARA AQUECIMENTO E PREVENÇÃO DE LESÕES (ALONGAMENTO DINÂMICO ESTABILIZAÇÃO ATIVAÇÃO MUSCULAR)

ACAMPAMENTO REGIONAL EXERCÍCIOS PARA AQUECIMENTO E PREVENÇÃO DE LESÕES (ALONGAMENTO DINÂMICO ESTABILIZAÇÃO ATIVAÇÃO MUSCULAR) ACAMPAMENTO REGIONAL EXERCÍCIOS PARA AQUECIMENTO E PREVENÇÃO DE LESÕES (ALONGAMENTO DINÂMICO ESTABILIZAÇÃO ATIVAÇÃO MUSCULAR) Puxar uma perna para o tronco 1 - Alongamento da região posterior da coxa:

Leia mais

Características, importância e treinamento da flexibilidade no futebol

Características, importância e treinamento da flexibilidade no futebol Resumo Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Características, importância e treinamento da flexibilidade no futebol Este estudo procurou

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS E CADASTRO DE RESERVA PARA A PREFEITURA MUNICIPAL DE BOA ESPERANÇA EDITAL Nº 002, DE 24/01/2012.

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS E CADASTRO DE RESERVA PARA A PREFEITURA MUNICIPAL DE BOA ESPERANÇA EDITAL Nº 002, DE 24/01/2012. CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS E CADASTRO DE RESERVA PARA A PREFEITURA MUNICIPAL DE BOA ESPERANÇA EDITAL Nº 002, DE 24/01/2012. ANEXO V CRITÉRIOS PARA O TESTE DE APTIDÃO FÍSICA RETIFICADO EM

Leia mais

ARTIGO. Comparação da flexibilidade intermovimentos entre homens e mulheres: um estudo a partir do flexiteste adaptado.

ARTIGO. Comparação da flexibilidade intermovimentos entre homens e mulheres: um estudo a partir do flexiteste adaptado. 124 ARTIGO Comparação da flexibilidade intermovimentos entre homens e mulheres: um estudo a partir do flexiteste adaptado Arthur Paiva Neto USF - Universidade São Francisco Fabiano Pinheiro Peres USF -

Leia mais

FORÇA DE MEMBROS SUPERIORES EM PARAPLÉGICOS POR LESÃO MEDULAR INICIANTES DE BASQUETEBOL LONDRINA PR RESUMO

FORÇA DE MEMBROS SUPERIORES EM PARAPLÉGICOS POR LESÃO MEDULAR INICIANTES DE BASQUETEBOL LONDRINA PR RESUMO FORÇA DE MEMBROS SUPERIORES EM PARAPLÉGICOS POR LESÃO MEDULAR INICIANTES DE BASQUETEBOL LONDRINA PR Giovanna Pereira de Souza 1 Milena Cristina de Souza Lopes Bujato 1 Rosangela Marques Busto 2 Abdallah

Leia mais

Ginástica aeróbica no contexto da ginástica Geral. Prof. Dra. Bruna Oneda

Ginástica aeróbica no contexto da ginástica Geral. Prof. Dra. Bruna Oneda Ginástica aeróbica no contexto da ginástica Geral Prof. Dra. Bruna Oneda Ginástica aeróbica Uma combinação da ginástica clássica com a dança. Esta modalidade não pertence ao calendário olímpico, porém,

Leia mais

Os exercícios pliométricos podem ser divididos em:

Os exercícios pliométricos podem ser divididos em: PLIOMETRIA Por João Coutinho INTRODUÇÃO 1 O termo pliometria refere-se a exercícios específicos que envolvam o Ciclo Alongamento-Encurtamento (CAE), isto é, um rápido alongamento da musculatura seguido

Leia mais

Efeitos do programa da pliometria de contraste sobre os valores de impulsão horizontal nos jogadores de tênis de campo

Efeitos do programa da pliometria de contraste sobre os valores de impulsão horizontal nos jogadores de tênis de campo Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Efeitos do programa da pliometria de contraste sobre os valores de impulsão horizontal nos jogadores

Leia mais

Crescimento e Desenvolvimento Humano

Crescimento e Desenvolvimento Humano Crescimento e Desenvolvimento Humano Capacidades física e Motoras durante o processo de crescimento e Desenvolvimento Humano Desenvolvimento e Crescimento Humano Para se entender o processo de desenvolvimento

Leia mais

PROPOSTA DE UM PROGRAMA DE PRÁTICA EM GRUPO COMPOSTO POR FISIOTERAPIA, YOGA E MUSICOTERAPIA PARA PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON

PROPOSTA DE UM PROGRAMA DE PRÁTICA EM GRUPO COMPOSTO POR FISIOTERAPIA, YOGA E MUSICOTERAPIA PARA PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON Rev Bras Neurol. 52(3):12-19, 2016 PROPOSTA DE UM PROGRAMA DE PRÁTICA EM GRUPO COMPOSTO POR FISIOTERAPIA, YOGA E MUSICOTERAPIA PARA PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON PROPOSAL FOR A PROGRAMME OF PRACTICE

Leia mais

6. Análise dos Resultados

6. Análise dos Resultados 87 6. Análise dos Resultados Os dados coletados através da Avaliação Ergonômica: avaliação observacional da sala de informática, do RULA, dos Questionários e da Avaliação Postural Computadorizada aponta

Leia mais

Declaração de Consentimento Informado

Declaração de Consentimento Informado Anexos Anexo 1 Declaração de Consentimento Informado Designação do Estudo: A Influência da Reeducação Postural Global na Flexibilidade em Nadadores Federados do Escalão Infantil Este estudo basear-se-á

Leia mais

Depto de Ciências do Esporte da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Resumo

Depto de Ciências do Esporte da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Resumo 116 ARTIGO Análise da flexibilidade em mulheres trabalhadoras Patrícia Franco Rabello Theodoro Mestranda paty@theodorojunior.com.br Profª Drª Mariângela Gagliardi Caro Salve gagliardi@fef.unicamp.br Depto

Leia mais

Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse

Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse plano de treinamento seja liberada. 1ª 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª 7ª

Leia mais

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA OS EXERCÍCIOS ABDOMINAIS APRESENTADOS ABAIXO ESTÃO DIVIDIDOS DE ACORDOS COM SEU GRAU DE DIFICULDADE, ESTANDO CLASSIFICADOS COMO: EXERCÍCIOS LEVES EXERCÍCIOS INTERMEDIÁRIOS

Leia mais

PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA ALIADAS À MELHORA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA ALIADAS À MELHORA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA ALIADAS À MELHORA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL PATRÍCIA ESPÍNDOLA MOTA VENÂNCIO 2 JAIRO TEIXEIRA JUNIOR ROBERTA MENDES FERNANDES VIVIANE LEMOS SILVA FERNANDES CRISTINA

Leia mais

APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE DE ESCOLARES: estudo comparativo dos escolares com IMC normal e com excesso de peso de Santa Cruz do Sul-RS

APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE DE ESCOLARES: estudo comparativo dos escolares com IMC normal e com excesso de peso de Santa Cruz do Sul-RS APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE DE ESCOLARES: estudo comparativo dos escolares com IMC normal e com excesso de peso de Santa Cruz do Sul-RS CHARLES MAURICIO HENKES* PRISCILA Tatiana da SIlva** MIRIAM

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO GERAL DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO GERAL DISPOSIÇÕES PRELIMINARES ART. 1º A competição será para alunos devidamente matriculados na Instituição de Ensino - Univale. ART. 2º As pessoas físicas que participarem do evento consideradas

Leia mais

Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!.

Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!. Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!. 1ª Etapa (Movimentos de olhos e cabeça, primeiro lentos, depois rápidos). Participante em pé sobre um colchonete, olhar para cima e para baixo.

Leia mais

PROVA DE APTIDÃO FÍSICA. 1. Os Candidatos ao IPE devem executar as provas físicas abaixo descriminadas de acordo com as instruções de realização.

PROVA DE APTIDÃO FÍSICA. 1. Os Candidatos ao IPE devem executar as provas físicas abaixo descriminadas de acordo com as instruções de realização. PROVA DE APTIDÃO FÍSICA 1. Os Candidatos ao IPE devem executar as provas físicas abaixo descriminadas de acordo com as instruções de realização. 2. As provas devem ser executadas corretamente e avaliadas

Leia mais

Exercícios para a activação geral e o retorno à calma

Exercícios para a activação geral e o retorno à calma Anexo III Exercícios para a activação geral e o retorno à calma Mobilização da articulação do ombro 1 Objectivos: Aumentar a amplitude da mobilização dos ombros e parte superior Modo de execução: na posição

Leia mais

Prof. Ms. Sandro de Souza

Prof. Ms. Sandro de Souza Prof. Ms. Sandro de Souza As 5 leis básicas do Treinamento de Força 1º - ANTES DE DESENVOLVER FORÇA MUSCULAR, DESENVOLVA FLEXIBILIDADE Amplitude de movimento Ênfase na pelve e articulações por onde passam

Leia mais

DESVIOS POSTURAIS. 1. LORDOSE CERVICAL = Acentuação da concavidade da coluna cervical. - Hipertrofia da musculatura posterior do pescoço

DESVIOS POSTURAIS. 1. LORDOSE CERVICAL = Acentuação da concavidade da coluna cervical. - Hipertrofia da musculatura posterior do pescoço DESVIOS POSTURAIS 1. LORDOSE CERVICAL = Acentuação da concavidade da coluna cervical. CAUSA: - Hipertrofia da musculatura posterior do pescoço CORREÇÃO: - Fortalecimento da musculatura anterior do pescoço

Leia mais

QUADRIL / PELVE. Prof. Gabriel Paulo Skroch

QUADRIL / PELVE. Prof. Gabriel Paulo Skroch QUADRIL / PELVE Prof. Gabriel Paulo Skroch 1. ANATOMIA Mulher Homem Ilíaco e extremidade superior do fêmur Vista anterior Vista posterior Superfícies articulares da articulação coxo-femural, cápsula e

Leia mais

~ 5 ~ A EFETIVIDADE DAS TÉCNICAS DE ISOSTRETCHING E ALOGAMENTO ESTÁTICO NA LOMBALGIA

~ 5 ~ A EFETIVIDADE DAS TÉCNICAS DE ISOSTRETCHING E ALOGAMENTO ESTÁTICO NA LOMBALGIA ~ 5 ~ A EFETIVIDADE DAS TÉCNICAS DE ISOSTRETCHING E ALOGAMENTO ESTÁTICO NA LOMBALGIA Isadora Carneiro Kovalhuk 1 Daniela dos Santos 2 Recebido em: 20.10.2013 Aceito em: 20.11.2013 Resumo: Lombalgia é o

Leia mais

Exame físico: Considerações iniciais

Exame físico: Considerações iniciais Semiologia e Semiotécnia em Enfermagem I Aula 2 Introdução ao Exame Físico Prof. Ricardo Mattos Bibliografia de referência: ANDRIS, DA, Cap. 2 POSSO, MBS, Cap. 1 UNIG, 2009.1 Exame físico: Considerações

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE. Campo Mourão

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE. Campo Mourão ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE Campo Mourão 2 O processo de envelhecimento pode acarretar na dependência de outras pessoas para a realização de atividades de vida diária. Existem cada vez mais evidências

Leia mais

DESENVOLVIMENTO MOTOR DE BEBÊS NASCIDOS PRÉ- TERMO DE ACORDO COM O SEXO

DESENVOLVIMENTO MOTOR DE BEBÊS NASCIDOS PRÉ- TERMO DE ACORDO COM O SEXO Introdução O nascimento prematuro é um problema de saúde pública mundial, e um dos mais significativos na perinatologia. Nasceram aproximadamente 12,87 milhões bebês prematuros no mundo, apenas em 2005,

Leia mais

Instituto de Cultura Física

Instituto de Cultura Física Página 1 Instituto de Cultura Física ANÁLISE BIOMECÂNICA Nome: Sexo: Data Nasc: Idade: Cafi Otta M 16/08/78 35 Objetivo: Av. fís. anterior: Av. fís. atual: Alto Rendimento Físico 24/09/12 08/10/13 AVALIAÇÃO

Leia mais

CIRCUITO FUNCIONAL CONTOURS

CIRCUITO FUNCIONAL CONTOURS CIRCUITO FUNCIONAL CONTOURS São Paulo, 27 de Junho de 2017 PROF. MS. PAULO COSTA AMARAL 1. Tecnologias Vestíveis (aparelhos que permite uma maior interação do usuário). 2. Body Weight Training (treinamento

Leia mais

Protocolo de Avaliações

Protocolo de Avaliações Confederação Brasileira de Remo 18/01/2016 Protocolo de Avaliações Sistema Nacional de Avaliação de Remadores Anexo do Boletim Técnico 03/2016 1. PROTOCOLO DAS AVALIAÇÕES NO REMO ERGÔMETRO As avaliações

Leia mais

1ª e 2ª testagem do Programa FitnessGram na turma - 10ºA

1ª e 2ª testagem do Programa FitnessGram na turma - 10ºA 1ª e 2ª testagem do Programa FitnessGram na turma - 1ºA Os testes que a seguir se referem, do Programa Fitnessgram, foram aplicados na turma 1ºA em dois momentos distintos a primeira testagem no início

Leia mais

6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG

6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG ASSOCIAÇÃO DA PERCEPÇÃO SUBJETIVA DA SAÚDE COM INDICADORES DE COMPOSIÇÃO

Leia mais

Educação para a Saúde

Educação para a Saúde Educação para a Saúde Exercícios Laborais Setembro de 2006 Raquel Faria Araújo de Oliveira Ergonomista e Educadora física Saúde Segundo a Organização Mundial de Saúde: Saúde é um estado de completo bem-estar

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ CURSO DE FISIOTERAPIA

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ CURSO DE FISIOTERAPIA FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ CURSO DE FISIOTERAPIA Diagnóstico Cinético-Funcional e Imaginologia: Membros Superiores, Cabeça e Tórax Unidade II OMBRO 1 2 3 4 5 Luxação anterior 6 Fratura de cabeça

Leia mais

AGILIDADE EM PARATLETAS DE BASQUETEBOL DE LONDRINA 1. RESUMO. Palavras Chave: Esporte, Basquetebol, Agilidade, Deficiência Física, Paratletas

AGILIDADE EM PARATLETAS DE BASQUETEBOL DE LONDRINA 1. RESUMO. Palavras Chave: Esporte, Basquetebol, Agilidade, Deficiência Física, Paratletas AGILIDADE EM PARATLETAS DE BASQUETEBOL DE LONDRINA 1. Guilherme Sanches Valverde 2 Fernanda Pereira de Souza 3 Rosangela Marques Busto 4 Abdallah Achour Junior 4 Fausto Orsi de Medola 4 RESUMO Este estudo

Leia mais

Prova Escrita e Prática de Educação Física

Prova Escrita e Prática de Educação Física INFORMAÇÃO ------------------------------------------------------------------------------------------------------- PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Escrita e Prática de Educação

Leia mais

Regulamento Específico GINÁSTICA DE TRAMPOLINS. Programa de competição... 3 Escalões etários... 3 Generalidades Equipamento...

Regulamento Específico GINÁSTICA DE TRAMPOLINS. Programa de competição... 3 Escalões etários... 3 Generalidades Equipamento... ÍNDICE Programa de competição... 3 Escalões etários... 3 Generalidades... 3 Equipamento... 4 Pontuação... 4 Deveres dos Juízes de Dificuldade... 5 Deveres dos Juízes de Execução... 5 Deduções por execução

Leia mais

Princípios Científicos do TREINAMENTO DESPORTIVO AULA 5

Princípios Científicos do TREINAMENTO DESPORTIVO AULA 5 Princípios Científicos do TREINAMENTO DESPORTIVO AULA 5 Princípios do Treinamento: São os aspectos cuja observância irá diferenciar o trabalho feito à base de ensaios e erros, do científico. (DANTAS, 2003)

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 21 COMPARAÇÃO DOS NÍVEIS DE APTIDÃO FÍSICA DE ESCOLARES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE GUARULHOS-SP PRATICANTES DE FUTSAL E HANDEBOL APÓS 12 SEMANAS DE TREINAMENTO Rubem Machado Filho 1,2 RESUMO O estudo teve

Leia mais

TÍTULO: PREVALÊNCIA DE LESÕES EM CORREDORES DOS 10 KM TRIBUNA FM-UNILUS

TÍTULO: PREVALÊNCIA DE LESÕES EM CORREDORES DOS 10 KM TRIBUNA FM-UNILUS TÍTULO: PREVALÊNCIA DE LESÕES EM CORREDORES DOS 10 KM TRIBUNA FM-UNILUS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA AUTOR(ES):

Leia mais

CAPÍTULO V DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

CAPÍTULO V DISCUSSÃO DOS RESULTADOS CAPÍTULO V DISCUSSÃO DOS RESULTADOS Neste capítulo será efectuada a discussão dos resultados apresentados anteriormente. A discussão visa compreender os resultados obtidos, mediante a comparação com estudos

Leia mais

PROVA PRÁTICA DE almoxarife 1ª ETAPA - AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO PROFISSIONAL

PROVA PRÁTICA DE almoxarife 1ª ETAPA - AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO PROFISSIONAL PROVA PRÁTICA DE almoxarife A Prova Prática para o cargo de Almoxarife se constituirá de duas etapas: 1ª - avaliação do conhecimento profissional; 2ª - avaliação física. 1ª ETAPA - AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO

Leia mais

NÍVEIS DE PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ULBRA DE PORTO VELHO-RO RESUMO

NÍVEIS DE PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ULBRA DE PORTO VELHO-RO RESUMO NÍVEIS DE PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ULBRA DE PORTO VELHO-RO PINHO, Silvia Teixeira de. Professora do Curso de Educação Física da UNIR 1 BARBOSA, Júlio Gonçalves.

Leia mais

Biomecânica do Sistema Muscular MÚSCULO 08/08/2016. MFT 0833 Biomecânica do Movimento Humano

Biomecânica do Sistema Muscular MÚSCULO 08/08/2016. MFT 0833 Biomecânica do Movimento Humano MFT 0833 Biomecânica do Movimento Humano Biomecânica do Sistema Muscular Profa. Dra. Isabel de C. N. Sacco icnsacco@usp.br http://www.fm.usp.br/fofito/fisio/pessoal/isabel MÚSCULO Todo movimento humano

Leia mais

ULTRACAVITAÇÃO NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE AVALIADO POR RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

ULTRACAVITAÇÃO NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE AVALIADO POR RESSONÂNCIA MAGNÉTICA ULTRACAVITAÇÃO NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE AVALIADO POR RESSONÂNCIA MAGNÉTICA Autora(s) MEYER, Patrícia Froes; SILVA, Mona Lisa Rodrigues INTRODUÇÃO Há varias propostas fisioterapêuticas no mercado

Leia mais

ATLETISMO. Osvaldo Tadeu da Silva Junior

ATLETISMO. Osvaldo Tadeu da Silva Junior ATLETISMO Osvaldo Tadeu da Silva Junior OBJETIVO DA DISCIPLINA Conhecer, compreender e analisar os processos de ensino aprendizagem e treinamento das corridas; Conhecer, compreender e analisar os processos

Leia mais

Cinesiologia. Cinesio = movimento Logia = estudo. Cinesiologia = estudo do movimento

Cinesiologia. Cinesio = movimento Logia = estudo. Cinesiologia = estudo do movimento Cinesiologia Cinesio = movimento Logia = estudo Cinesiologia = estudo do movimento Cinesiologia Movimento: mudança de local, posição ou postura com relação a algum ponto do ambiente. Estudo do movimento

Leia mais

Medidas e Avaliação da Atividade Motora

Medidas e Avaliação da Atividade Motora Escola de Educação Física e Esporte da USP Tema da aula: Conceitos Básicos Medidas e Avaliação da Atividade Motora Objetivos da aula: Conceituar: medida, teste, avaliação Compreender as etapas do processo

Leia mais

TESTES FÍSICOS - Resultados Atleta: NICOLAS OLIVEIRA

TESTES FÍSICOS - Resultados Atleta: NICOLAS OLIVEIRA TESTES FÍSICOS - Resultados Atleta: NICOLAS OLIVEIRA Agilidade: executar movimentos dinâmicos com precisão, utilizando velocidade e destreza de movimentos, demonstrando facilidade em se deslocar. Resultados

Leia mais

MANUAL EXETEX SPORTS PRESCRIÇÕES E EXERCÍCIOS. Prescrições sobre os extensores. Dos cuidados com o produto. Ao iniciar o treino

MANUAL EXETEX SPORTS PRESCRIÇÕES E EXERCÍCIOS. Prescrições sobre os extensores. Dos cuidados com o produto. Ao iniciar o treino MANUAL EXETEX SPORTS PRESCRIÇÕES E EXERCÍCIOS Prescrições sobre os extensores Ao realizar um exercício não exceda a elasticidade prescrita na descrição do produto, o elástico atinge o dobro de seu tamanho

Leia mais

INTERAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL, COM FLEXIBILIDADE E FLEXÕES ABDOMINAIS EM ALUNOS DO CESUMAR

INTERAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL, COM FLEXIBILIDADE E FLEXÕES ABDOMINAIS EM ALUNOS DO CESUMAR Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 23 a 26 de outubro de 07 INTERAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL, COM FLEXIBILIDADE E FLEXÕES ABDOMINAIS EM ALUNOS DO CESUMAR Alceste Ramos Régio

Leia mais

COMPARAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA EM INDIVÍDUOS PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO E SEDENTÁRIOS ATRAVÉS DO QUESTIONÁRIO SF-36 RESUMO

COMPARAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA EM INDIVÍDUOS PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO E SEDENTÁRIOS ATRAVÉS DO QUESTIONÁRIO SF-36 RESUMO COMPARAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA EM INDIVÍDUOS PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO E SEDENTÁRIOS ATRAVÉS DO QUESTIONÁRIO SF-36 Danilo Cardoso de Sá dos Santos Profa. Ma. Giseli de Barros Silva Centro Universitário

Leia mais

1º) Onde se no Anexo I Quadro Geral de Cargos:

1º) Onde se no Anexo I Quadro Geral de Cargos: RETIFICAÇÃO Nº. 01 EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº. 001/2012 A Prefeitura Municipal de Cachoeira de Minas - MG, através da JCM - Consultoria Municipal Ltda., com sustentação no item 20.16 do Edital 001/2012,

Leia mais

CAPITULO IV APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

CAPITULO IV APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS CAPITULO IV APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS Ao longo deste capítulo, serão apresentados os resultados obtidos bem como a sua discussão, após o tratamento estatístico das variáveis envolvidas no

Leia mais

Escola Básica 2,3 com Ensino Secundário de Alvide

Escola Básica 2,3 com Ensino Secundário de Alvide Informação da prova de equivalência à frequência de Educação Física Prova 28 2013 2.º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho 1. Objeto de avaliação A prova tem por referência o

Leia mais

Semiologia Reumatológica em Crianças

Semiologia Reumatológica em Crianças Semiologia Reumatológica em Crianças PGALS - Exame de triagem básica para problemas musculoesqueléticos em crianças na idade escolar, modificado Traduzido e adaptado de "pgals A SCREENING EXAMINATION OF

Leia mais

ATLETISMO. Osvaldo Tadeu da Silva Junior

ATLETISMO. Osvaldo Tadeu da Silva Junior ATLETISMO Osvaldo Tadeu da Silva Junior OBJETIVO DA DISCIPLINA Conhecer, compreender e analisar os processos de ensino aprendizagem e treinamento das corridas; Conhecer, compreender e analisar os processos

Leia mais

ADDAN MONTEIRO DOS SANTOS BONTORIN TREINAMENTO DE VOLEI: OS BENEFICIOS QUE TRAZEM PARA APTIDÃO FISICA

ADDAN MONTEIRO DOS SANTOS BONTORIN TREINAMENTO DE VOLEI: OS BENEFICIOS QUE TRAZEM PARA APTIDÃO FISICA ADDAN MONTEIRO DOS SANTOS BONTORIN TREINAMENTO DE VOLEI: OS BENEFICIOS QUE TRAZEM PARA APTIDÃO FISICA Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso em Especialização em Ciência do Treinamento

Leia mais

Exame Físico Ortopédico

Exame Físico Ortopédico TAKE HOME MESSAGES! Exame Físico Ortopédico ANAMNESE REALIZAR UMA HISTÓRIA CLÍNICA DETALHADA, LEMBRANDO QUE DETALHES DA IDENTIFICAÇÃO COMO SEXO, IDADE E PROFISSÃO SÃO FUNDAMENTAIS, POIS MUITAS DOENÇAS

Leia mais

Biomecânica do Movimento Humano: Graus de Liberdade, Potência articular e Modelamento Biomecânico. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Biomecânica do Movimento Humano: Graus de Liberdade, Potência articular e Modelamento Biomecânico. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Biomecânica do Movimento Humano: Graus de Liberdade, Potência articular e Modelamento Biomecânico Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Conceitos Básicos Modelo simplificado da articulação do cotovelo

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE. Paraná

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE. Paraná ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE Paraná 2 O processo de envelhecimento pode acarretar na dependência de outras pessoas para a realização de atividades de vida diária. Existem cada vez mais evidências

Leia mais

A classificação do exame corresponde à média aritmética simples, arredondada às unidades, das classificações das duas provas (escrita e prática).

A classificação do exame corresponde à média aritmética simples, arredondada às unidades, das classificações das duas provas (escrita e prática). INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Nº 2/2016 EDUCAÇÃO FÍSICA Prova Escrita e Prova Prática Maio 2016 Prova 28 2016 2.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei n.º 17/2016, de 4 de abril) O presente

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO Introdução à Educação Física Apresentação e contextualização da Educação Física e da cultura universitária em geral; Discussão

Leia mais

ANÁLISE DA FORÇA RÁPIDA E FORÇA EXPLOSIVA DE ATLETAS DE HANDEBOL FEMININO UNIVERSITÁRIO

ANÁLISE DA FORÇA RÁPIDA E FORÇA EXPLOSIVA DE ATLETAS DE HANDEBOL FEMININO UNIVERSITÁRIO ANÁLISE DA FORÇA RÁPIDA E FORÇA EXPLOSIVA DE ATLETAS DE HANDEBOL FEMININO UNIVERSITÁRIO Angélica Weschenfelder Martim Bianco 1 Prof Orientador: Osvaldo Donizete Siqueira RESUMO A verificação das condições

Leia mais

CONCEITOS DA TEORIA DO TREINO

CONCEITOS DA TEORIA DO TREINO CONCEITOS DA TEORIA DO TREINO 1. A Sessão de Treino A Sessão de Treino é a unidade estrutural que serve de base para toda a organização do treino. O treinador deve individualizar o treino, adaptando a

Leia mais

Estudos Avançados da Ginástica Artística

Estudos Avançados da Ginástica Artística Estudos Avançados da Ginástica Artística 1 Estudos das Ações Motoras - Abertura - Fechamento - Antepulsão - Retropulsão - Repulsão 2 Análise do Movimento Ginástico - Identificação dos músculos e articulações

Leia mais

Composição corporal de judocas: aspectos relacionados ao desempenho

Composição corporal de judocas: aspectos relacionados ao desempenho Composição corporal de judocas: aspectos relacionados ao desempenho Edmar; L. Mendes, Sabrina; P. Fabrini, Ciro; J. Brito, João; Carlos B. Marins LAPEH Lab. de Performance Humana UNIVERSIDADE FEDERAL DE

Leia mais

A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO FUNCIONAL PARA MELHORA DE POTÊNCIA E FLEXIBILIDADE EM PRATICANTES DE KARATÊ-DÔ

A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO FUNCIONAL PARA MELHORA DE POTÊNCIA E FLEXIBILIDADE EM PRATICANTES DE KARATÊ-DÔ A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO FUNCIONAL PARA MELHORA DE POTÊNCIA E FLEXIBILIDADE EM PRATICANTES DE KARATÊ-DÔ THE INFLUENCE OF FUNCTIONAL TRAINING FOR POWER AND FLEXIBILITY IMPROVEMENT IN KARATE-DO PRACTITIONERS

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Ano Letivo 2015/2016 INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA Prova/Código: 311 Ano de Escolaridade: 12º Ano (CH/AEDC) 1. Introdução

Leia mais

1 OBJETO DE AVALIAÇÃO

1 OBJETO DE AVALIAÇÃO Informação- Prova de Equivalência à Frequência Educação Física Prova 28 2016 2º Ciclo do Ensino Básico O presente documento divulga informação relativa à prova de equivalência à frequência do 2º Ciclo

Leia mais

Sistema muscular Resistência Muscular Localizada Flexibilidade Osteoporose Esteróides Anabolizantes

Sistema muscular Resistência Muscular Localizada Flexibilidade Osteoporose Esteróides Anabolizantes MÚSCULOS, ARTICULAÇÕES, FORÇA, FLEXIBILIDADE E ATIVIDADE FÍSICAF Sistema muscular Resistência Muscular Localizada Flexibilidade Osteoporose Esteróides Anabolizantes APARELHO LOCOMOTOR HUMANO Constituição

Leia mais

TREINANDO IDOSOS: DA BENGALA AO SRINT (Módulo I)

TREINANDO IDOSOS: DA BENGALA AO SRINT (Módulo I) TREINANDO IDOSOS: DA BENGALA AO SRINT (Módulo I) Prof. Dr. Igor Conterato Gomes E-mail: igorcontgomes@gmail.com @igorconterato Conteúdos que serão abordados O envelhecimento populacional é a oportunidade;

Leia mais