Tarefa Orientada 3 Criação de tabelas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tarefa Orientada 3 Criação de tabelas"

Transcrição

1 Tarefa Orientada 3 Criação de tabelas Objectivos: Criação de Tabelas. Definição de chave primária. Definição de índices. Definição de propriedades (restrições) de campos. O Sistema de Gestão de Bases de Dados MS Access Criação de tabelas Todos os dados que são armazenados de forma permanente pelo Access, são guardados em tabelas. Cada tabela armazena dados sobre um tipo de entidade, pessoa ou relação entre entidades/pessoas. Numa tabela pode, por exemplo, guardar-se informação sobre clientes, encomendas ou produtos. As tabelas estão organizadas em linhas e colunas. Em cada linha guardam-se dados sobre um item, isto é, sobre um cliente, encomenda ou produto. Cada coluna representa uma determinada característica que está associada a todos os itens do tipo que a tabela representa. Por exemplo, numa tabela de clientes deverá existir uma coluna para o nome e outra para a morada. Em terminologia de bases de dados, uma linha é um registo (record) e uma coluna é um campo (field). É possível ter um número potencialmente ilimitado de registos em cada tabela, mas o número de campos é fixo e limitado. Cada campo de uma tabela tem um tipo associado que limita o tipo de dados que lá podem ser guardados. O campo "nome" da tabela de clientes será do tipo texto. Assim, no campo "nome" poderão ser introduzidos caracteres alfanuméricos. Ao conjunto de campos que compõem uma tabela, chama-se a estrutura da tabela. O tipo determina também as operações que podem ser efectuadas com os valores do campo. Por exemplo, não é possível fazer uma soma que envolva um campo do tipo texto. A informação inserida numa tabela é persistente. Isto é, cada registo criado numa tabela é imediatamente guardado no ficheiro da base de dados. No MS Access existem três modos de criar uma tabela: Criar tabela na vista de estrutura permite a definição explícita da estrutura da tabela. Criar tabela utilizando o assistente - o assistente disponibiliza um conjunto de campos pré-definidos e divididos em categorias, com os quais o utilizador pode constituir a sua tabela. Criar tabela introduzindo dados permite ao utilizador introduzir os dados numa matriz semelhante a uma folha de cálculo e o MS Access procura inferir os tipos dos campos.

2 1. Inicie o programa Microsoft Access através do menu INICIAR. 2. Seleccione a opção abrir um ficheiro para abrir a base de dados criada na tarefa orientada n.º2 3. Seleccione o separador tabelas e faça duplo clique sobre a opção criar tabela na vista de estrutura. Depois de escolher a opção vista de estrutura, é apresentada a janela ilustrada na figura seguinte. Nesta janela define-se a estrutura da tabela (i.e. os seus campos e os respectivos tipos de dados e propriedades/restrições) e a sua chave primária. Nome da tabela Campos Propriedades do campo Ajuda Definição de Campos Um campo é definido por um nome e um tipo de dados. O Access possibilita ainda a introdução de uma pequena descrição do conteúdo do campo. O nome identifica o campo e possibilita aceder aos dados nele contidos. Embora tal possa não ser evidente à partida, a escolha dos nomes dos campos é muito importante para facilitar a utilização das tabelas. Será mais difícil perceber a que se refere o conteúdo de um campo com o nome DN, relativamente a um campo com o nome Data de Nascimento.

3 A escolha do tipo de dados é feita utilizando o menu: O tipo de dados determina quer os dados que pode armazenar, quer o espaço (em bytes) que os dados ocupam. Os tipos de dados disponíveis no MS Access são: Texto - alfanumérico (até 255 caracteres alfanuméricos). Memo - alfanumérico (até caracteres alfanuméricos). Normalmente utilizado para comentários ou anotações. Número - valores numéricos. Data/Hora - datas e horas. Moeda - valores monetários. Numeração Automática - valores inteiros atribuídos automaticamente pelo Access. O valor atribuído pode ser sequencial ou aleatório. Sim/Não - valores lógicos (Booleanos). Objecto OLE - inclusão ou ligação de desenhos, imagens e gráficos (até 128 MB). Hiperligação - apontador para outro ficheiro ou URL (Uniform Resource Locator), por exemplo o endereço de uma página World Wide Web. A opção Assistente de Pesquisa não representa um tipo. Na realidade, possibilita a definição de um campo que permite a criação de uma lista de valores, digitada ou obtida a partir de uma tabela ou consulta, através de uma caixa de listagem ou de uma caixa de combinação. Uma vantagem de atribuir tipos de dados aos campos é limitar os erros que os utilizadores podem fazer ao introduzir dados. Por exemplo, se um campo estiver definido como sendo do tipo Número não é possível introduzir letras. Voltaremos a este assunto mais à frente. A escolha do tipo de dados está relacionada com as operações que se pretende efectuar nesse campo. Quando for necessário efectuar operações aritméticas com os valores de um campo, então será melhor utilizar o tipo Número ou Moeda (este último no caso de se estar a lidar com valores monetários). Por exemplo, para que seja possível calcular médias, o campo que guardar notas dos alunos deverá ser do tipo Número. Por outro lado, para guardar informação sobre nomes de pessoas convém usar o tipo Texto. Nalguns casos a escolha poderá não ser tão imediata. Um exemplo comum refere-se a campos onde se guardam números de telefone. Dado que não faz sentido efectuar operações aritméticas com esse tipo de informação, podemos usar o tipo Texto. Com este tipo de dados é possível efectuar a operação de concatenação, por exemplo, para acrescentar o indicativo da rede ao início do número. Por outro lado, se for usado o tipo Número, evita-se que o utilizador possa introduzir letras, dado que em Portugal os números de telefone são constituídos apenas por algarismos.

4 4. De acordo com a figura seguinte, defina os campos e respectivos tipos de dados da tabela. Definição da Chave Primária Uma chave primária é constituída por um ou mais campos e permite identificar, de forma unívoca, todos os registos de uma tabela. Recomenda-se a definição de chaves primárias para todas as tabelas da base de dados. As chaves primárias vão ter um papel importante na definição de relacionamentos entre as tabelas. É preferível não usar como chave primária campos de texto com espaço para muitos caracteres, como, por exemplo, campos que guardam nomes, pois é frequente os utilizadores introduzirem erros de difícil detecção neste tipo de campos (espaços a mais ou a menos, falta de acentuação ou maiúsculas em vez de minúsculas e vice-versa). No caso de não haver nenhuma boa alternativa, será melhor criar um campo código do tipo Numeração Automática. Para definir a chave primária de uma tabela deve seleccionar o(s) campo(s) que a constituem e depois pressionar o botão da barra de ferramentas. 5. Defina o campo Código como chave primária.

5 Definição das Propriedades dos Campos No MS Access existe um conjunto de propriedades associado a cada campo. Essas propriedades permitem refinar as características desse campo. Para cada tipo de dados as propriedades variam. Uma utilização adequada destas propriedades diminui a possibilidade de introdução de dados errados e facilita a utilização da base de dados de modo significativo. Para definir uma propriedade/restrição para um determinado campo, seleccione o campo e depois proceda à definição da propriedade. Em seguida são descritas as propriedades mais importantes, todas referentes ao separador Geral, indicando os tipos de dados a que dizem respeito: Tamanho de Campo Texto: Número máximo de caracteres possíveis de introduzir no campo. O tamanho definido pelo Access quando se cria um campo tipo texto é geralmente demasiado grande (50) para as necessidades do utilizador. Exemplo: O tamanho dos campos Nome e Localidade da tabela Clientes será, respectivamente 30 e 20, enquanto o do campo Morada pode ficar nos 50 que o Access preenche automaticamente. Número: Byte, Inteiro, Inteiro Longo, ID de replicação para números inteiros, e Decimal, Simples ou Duplo para números reais. O tamanho de um número permite definir a gama de valores que são representáveis. Por exemplo, Inteiro permite a introdução de valores numéricos entre e 32767, enquanto que Inteiro Longo permite a introdução de valores numéricos entre e Numeração Automática: equivalente ao mesmo tamanho para Número. 6. Defina a propriedade tamanho de campo do atributo Nome da tabela criada com o valor 30.

6 Formatar Esta propriedade aplica-se a todos os tipos de dados, excepto Objecto OLE. Os formatos permitem definir o modo como o valor do campo vai ser visualizado e imprimido. O utilizador pode definir os seus próprios formatos ou usar formatos predefinidos quando disponíveis: Número: Número Geral, Moeda, Fixo, Padrão, Percentagem e Científico. O formato Fixo permite representar valores com um número predeterminado de casas decimais. O formato Científico permite representar números reais. Exemplo: O número 1200 no formato Científico é representado por 1.2E+3 (isto é, o número 1.2 x 10 3 ). Data/Hora: Os formatos para datas são Data geral, Data por extenso, Data normal e Data abreviada. Os formatos para tempo são Hora completa, Hora normal e Hora abreviada. Exemplo: A data "26 de Junho 1996" no formato Data normal aparece como 26-Jun-96. Se for utilizado o formato Data abreviada, a data terá a forma 26/06/96. Exemplo: no o formato Hora abreviada, a hora "17h30" seria apresentada como 17:30. Máscara de Introdução Esta propriedade aplica-se a todos os tipos de dados, excepto Memo, Numeração Automática, Sim/Não e Objecto OLE. As máscaras de edição formatam o campo no momento da introdução ou alteração de dados de modo a tornar esse processo mais simples para o utilizador. Assim, esta propriedade permite definir regras a respeitar na introdução/alteração de dados de um campo. Exemplo: A propriedade Máscara de Introdução de um campo com o tipo de dados Data/Hora associado deve corresponder ao formato definido na propriedade Formatar. Tal pode ser feito facilmente usando o assistente. 7. Defina a propriedade Máscara de Introdução do campo CódigoPostal da tabela. Para tal, seleccione o campo CódigoPostal e no separador Geral escolha a propriedade Máscara de Introdução. Depois, pressione com o botão esquerdo do rato no botão. Aparece a janela do assistente de máscaras de introdução.

7 8. Seleccione na secção máscara de introdução o valor Código Postal e pressione o botão seguinte para aceder ao passo seguinte do assistente. 9. Seleccione na caixa de combinação Carácter marcador de posição o carácter _. 10. Pressione o botão seguinte para poder definir o modo como deseja armazenar os dados do campo CódigoPostal. 11. Na secção Como deseja armazenar os dados, seleccione a opção Com os símbolos na máscara, assim:.

8 12. Pressione o botão Seguinte para aceder ao último passo do assistente. 13. Pressione o botão Concluir. Na figura seguinte repare no valor gerado, pelo assistente de máscaras de introdução, para a propriedade Máscara de introdução do separador Geral do campo CódigoPostal. Recorra à ajuda para perceber melhor o significado da máscara de introdução criada.

9 Valor predefinido Esta propriedade aplica-se a todos os tipos de dados, excepto Numeração Automática e Objecto OLE. Permite a definição de um valor predefinido para o campo quando o utilizador cria um registo novo. Exemplo: Assumindo que a maior parte dos clientes são do Porto, a propriedade Valor predefinido do campo Localidade seria "Porto". Regra de Validação e Texto de Validação Estas propriedades aplicam-se a todos os tipos de dados, excepto Numeração Automática e Objecto OLE. Estas propriedades permitem, respectivamente, definir uma expressão que tem que ser verificada pelos valores introduzidos no campo e o texto a mostrar na caixa de diálogo apresentada ao utilizador no caso da regra não se verificar. Exemplo: Regra de Validação Texto de validação >=0 Digite um Número Positivo >=0 AND =<20 Nota compreendida entre 0 e 20 0 OR >=100 Valor tem que ser zero ou maior que 100 Like "K???" Digite 4 caracteres, começando por K <=#1/1/95# Digite data anterior a 1995 >=Data() Digite data não anterior à de hoje Alguns comentários relativos ao exemplo anterior: Os textos são representados entre aspas. É possível utilizar caracteres de substituição (wild cards) nas regras de validação de campos de texto. O carácter de substituição? representa um carácter qualquer nessa posição e carácter de substituição * representa qualquer conjunto de caracteres nessa posição. As datas são representadas entre sinal de cardinalidade (#). Podem-se usar funções. Por exemplo, a função Data devolve a data de hoje.

10 Não é permitido fazer referência a outros campos nas expressões usadas na propriedade Regra de Validação de um campo. Para criar regras de validação que envolvam mais do que um campo é necessário recorrer à propriedade Regra de Validação da tabela: Para aceder a esta caixa de diálogo pressione o botão direito do rato sobre a barra de título da janela de criação da tabela em vista de estrutura e seleccione a opção propriedades.

11 Necessário Esta propriedade aplica-se a todos os tipos de dados, excepto Numeração Automática e permite definir que é obrigatório preencher o campo a que se refere. Exemplo: Na tabela Clientes é necessário que o campo nome seja preenchido. Por isso, esse campo deve ter a propriedade Necessário activada. 14. Defina a propriedade Necessário do campo nome da tabela, de modo a que seja obrigatória a introdução de um valor para este campo, sempre que se insere um novo registo na tabela. Indexado Esta propriedade aplica-se a todos os tipos de dados, excepto Memo, Objecto OLE e Hiperligação. Permite definir um índice para aumentar a velocidade de procura de registos por valores do respectivo campo. Este aumento de velocidade de acesso tem custos, nomeadamente em termos de espaço ocupado pelos índices e da velocidade na criação de registos, por causa da necessidade de actualizar todos os índices para cada novo registo. Por isto, a escolha dos campos a indexar tem que ser criteriosa, seleccionando apenas aqueles pelos quais se pretende efectuar procuras. Há três valores possíveis para a propriedade Indexado: Não - não cria índice; Sim (duplicação autorizada) - cria um índice e permite duplicados, isto é, que dois registos tenham o mesmo valor para o campo em questão; Sim (duplicação não autorizada) - cria um índice mas não permite valores duplicados. Exemplo: Numa tabela de Clientes seria eventualmente necessário, por exemplo, procurar registos por Nome e por Localidade. A propriedade Indexado poderia ser activada nestes campos usando o valor Sim (duplicação autorizada) já que é possível que vários alunos tenham o mesmo nome ou que vivam na mesma localidade. Por vezes existem tabelas em que são frequentes procuras com critérios que envolvem mais do que um campo. Para construir um índice com vários campos é preciso abrir a janela de índices. Para tal, pressione o botão direito do rato sobre a barra de título da janela de criação da tabela em vista de estrutura e seleccione a opção Índices.

12 15. Crie um índice para o campo Nome. A figura seguinte ilustra a janela de índices para a tabela criada. Pode ver os índices, criados através da propriedade Indexado, para os campos Nome e Código (chave primária da tabela). Todos os índices têm um nome que, no caso de envolver apenas um campo, é o nome desse campo. É também possível definir ordem crescente ou decrescente na coluna Sequência de ordenação. Criar um índice com vários campos é semelhante a criar vários índices seguidos só com um campo, apenas com a diferença de que o nome do índice é definido na primeira linha e deixado em branco nas linhas dos outros campos. 16. Feche a janela correspondente à figura acima ilustrada. 17. Guarde a tabela com o nome Clientes. Para tal, pressione o botão da barra de ferramentas.

MÓDULO 2 - INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE GESTÃO DE BASES DE DADOS ACCESS

MÓDULO 2 - INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE GESTÃO DE BASES DE DADOS ACCESS MÓDULO 2 - INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE GESTÃO DE BASES DE DADOS ACCESS SUMÁRIO O Ambiente de Trabalho do Microsoft Access. Criação de uma base de dados vazia. Os objectos de uma base de dados. Criação de

Leia mais

Gestão de Base de dados Tabelas e Chaves

Gestão de Base de dados Tabelas e Chaves Gestão de Base de dados Tabelas e Chaves Ano Letivo 2014/2015 Professora: Vanda Pereira Criar tabelas Considerações importantes: Os nomes das tabelas deverão ter por base as entidades que representam.

Leia mais

Sistemas de Gestão De Bases de Dados. Criação de Tabelas na vista estrutura. Módulo 2. A Professora: Vanda Pereira

Sistemas de Gestão De Bases de Dados. Criação de Tabelas na vista estrutura. Módulo 2. A Professora: Vanda Pereira Sistemas de Gestão De Bases de Dados Criação de Tabelas na vista estrutura A Professora: Vanda Pereira Módulo 2 Para criar uma tabela basta clicar no separador Criar grupo Tabela Vai aparecer no lado esquerdo

Leia mais

Módulo 2 Gestão de Base

Módulo 2 Gestão de Base Didáxis - Escola Cooperativa de Vale S. Cosme Módulo 2 Gestão de Base de Dados Aula Nº 59/60 16-01-2008 Sumário: Revisões da matéria Dada. Propriedades dos Campos. Elaboração e correcção de uma ficha de

Leia mais

AULA TEÓRICA 10. Tema 7. Introdução ao Microsoft Access Ø. conceitos

AULA TEÓRICA 10. Tema 7. Introdução ao Microsoft Access Ø. conceitos AULA TEÓRICA 10 Tema 7. Introdução ao Microsoft Access Ø conceitos 1 Introdução ao Microsoft Access Microsoft Access é uma aplicação que permite criar bases de dados e ter acesso a informação com a simplicidade

Leia mais

Tarefa Orientada 7 Consultas de selecção

Tarefa Orientada 7 Consultas de selecção Tarefa Orientada 7 Consultas de selecção Objectivos: Consultas de selecção O Sistema de Gestão de Bases de Dados MS Access Consultas As consultas (queries) permitem interrogar a base de dados, de acordo

Leia mais

Modulo 2 Gestão de Base

Modulo 2 Gestão de Base Didáxis - Escola Cooperativa de Vale S. Cosme Modulo 2 Gestão de Base de Dados Aula Nº 55 / 56 09-01-2008 Sumário: Programa de gestão de bases de dados. Introdução ao estudo das tabelas. 2 Gestão de Base

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS FORMULÁRIOS

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS FORMULÁRIOS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS FORMULÁRIOS Os constituem uma outra forma de visualizar os dados armazenados nas tabela ou disponibilizados numa consulta. Também

Leia mais

Manual Prático. Elisabete Aguiar

Manual Prático. Elisabete Aguiar Manual Prático Elisabete Aguiar Índice A BARRA DE OPÇÕES... 4 Abrir um documento existente... 6 Guardar um documento Word... 7 Ambiente de Trabalho no Microsoft Word 2007... 9 Configuração de Páginas...

Leia mais

Tarefa Orientada 11 Consultas de acção

Tarefa Orientada 11 Consultas de acção Tarefa Orientada 11 Consultas de acção Objectivos: Consultas de acção O Sistema de Gestão de Bases de Dados MS Access Consultas de Acção As consultas apresentadas até agora permitem consultar e processar

Leia mais

Access Prof. Ari Oliveira

Access Prof. Ari Oliveira Access Prof. Ari Oliveira Entendendo meu problema... Métodos para iniciar... Registre por escrito o seu problema Escreva tudo com suas próprias palavras Se for o caso de estar desenvolvendo um banco de

Leia mais

Informática II Cap. 5-2 Bases de Dados - MsAccess

Informática II Cap. 5-2 Bases de Dados - MsAccess Cap. 5-2 Bases de Dados - MsAccess Filipe Caldeira - 2001 1 Introdução Porquê a utilização de Sistemas de Bases de Dados (SBD)? Armazenamento dos dados de uma forma consistente ( a informação não deve

Leia mais

Escola Secundária c/ 3º Ciclo de Ferreira Dias. CURSOS PROFISSIONAIS Ano Letivo 2012 / 2013 Access Atividade 3

Escola Secundária c/ 3º Ciclo de Ferreira Dias. CURSOS PROFISSIONAIS Ano Letivo 2012 / 2013 Access Atividade 3 Atividade 3 Nesta ficha deve executar um conjunto de instruções sobre uma Base de Dados no computador do laboratório e submete-la pelo email tic.profissionais@gmail.com. Resumo: Tipos de dados Máscaras

Leia mais

Base de dados I. O que é? Para que serve? Vantagens básicas sobre os modelos tradicionais

Base de dados I. O que é? Para que serve? Vantagens básicas sobre os modelos tradicionais Base de dados I O que é? Uma base de dados é um simples repositório de informação, relacionada com um determinado assunto ou finalidade, armazenada em computador em forma de ficheiros Para que serve? Serve

Leia mais

Importação de frações

Importação de frações 1. Finalidade Permitir a introdução dos dados gerais das frações a partir de um ficheiro excel. 2. Descrição Quando se está a introduzir um novo condomínio na plataforma, usando o assistente de criação,

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Novembro 2013 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0756 Folha de Cálculo, com a duração de 50 horas Microsoft Excel 2010 Objectivos: No

Leia mais

MARIA M ATRICULA NOM E TELEFONE

MARIA M ATRICULA NOM E TELEFONE O QUE É UM BANCO DE DADOS É UMA COLEÇÃO ORDENADA DE INFORMAÇÕES. O QUE É UMA TABELA É UMA MATRIZ CUJAS LINHAS CORRESPONDEM A REGISTROS E AS COLUNAS CORRESPONDEM A CAMPOS DE DADOS. REGISTRO É UM CONJUNTO

Leia mais

Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint. Inserção de Objectos min

Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint. Inserção de Objectos min Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint Inserção de Objectos - 180 min Ficha orientada nº4 Objectivos: Inserir imagem Inserir vídeos, sons Inserir objecto Inserir tabela Inserir gráfico Inserir diagrama

Leia mais

Resumo do Módulo 2 Access

Resumo do Módulo 2 Access Resumo do Módulo 2 Access 1 - Criar uma Base de Dados Abre o Access, e aparece a janela de Introdução ao Access Clica no botão Base de Dados Vazia, e irá aparecer no lado direito da janela a seguinte informação

Leia mais

AULA TEÓRICA 11 Tema 7. Introdução ao Microsoft Access (cont.)

AULA TEÓRICA 11 Tema 7. Introdução ao Microsoft Access (cont.) AULA TEÓRICA 11 Tema 7. Introdução ao Microsoft Access (cont.) Ø Listas de pesquisa Ø Edição e formatação de tabelas Ø Ordenação de dados Ø Relações entre tabelas Ø Consultas Ø Relatórios Ø Formulários

Leia mais

Gestão de Base de dados Formulários

Gestão de Base de dados Formulários Gestão de Base de dados Formulários Ano Letivo 2014/2015 Professora: Vanda Pereira Formulários Os Formulários constituem uma outra forma de visualizar os dados armazenados nas tabela ou disponibilizados

Leia mais

UFCD 786 Instalação e configuração de sistemas de bases de dados

UFCD 786 Instalação e configuração de sistemas de bases de dados Pág 2 UFCD 786 Instalação e configuração de sistemas de bases de dados Formadora Elsa Almeida Índice 1 Introdução... 3 2 Formulários... 4 2.1 Criar Formulários... 4 2.2 Inserção de Novos Registos e Manipulação

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS O MODELO RELACIONAL

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS O MODELO RELACIONAL TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO O MODELO RELACIONAL de base de dados é actualmente o modelo de implementação mais utilizado. Este sucesso pode ser explicado pela sua simplicidade e grande capacidade

Leia mais

Bases de dados. Conceito de Base de Dados e SGBD Modelo Relacional vs Modelo Monotabela Estruturas das Bases de Dados Elementos de uma Base de Dados

Bases de dados. Conceito de Base de Dados e SGBD Modelo Relacional vs Modelo Monotabela Estruturas das Bases de Dados Elementos de uma Base de Dados Bases de dados Conceito de Base de Dados e SGBD Modelo Relacional vs Modelo Monotabela Estruturas das Bases de Dados Elementos de uma Base de Dados O que é uma base de dados? é uma colecção de dados, organizados,

Leia mais

X-IntegConfig. Configuração da integração do X-Mobile. Versão 1.0.7

X-IntegConfig. Configuração da integração do X-Mobile. Versão 1.0.7 X-IntegConfig Configuração da integração do X-Mobile Versão 1.0.7 Índice - Introdução...2 - Como usar o X-IntegConfig...3 - Detalhes do ficheiro de importação...5 (a) Edição de Instrução SQL...8 (b) Configuração

Leia mais

Formulários VIII Vista de estrutura

Formulários VIII Vista de estrutura Formulários VIII Vista de estrutura Permite personalizar o conjunto de controlos de um formulário Cabeçalho, Detalhe e Rodapé do formulário Controlos dependentes: reflectem directamente o conteúdo do registo

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação Abre o Microsoft Access. Cria um diretório na tua pen de nome Access. Seleciona Base de Dados em branco para criares uma nova Base de Dados (BD). Dá-lhe o nome de Base de Dados 1 e clica em para escolheres

Leia mais

Curso de Formação O uso pedagógico do Excel

Curso de Formação O uso pedagógico do Excel Ficha 2 Curso de Formação O uso pedagógico do Excel Operações Básicas o Introdução e edição de dados; o Inserir uma folha de cálculo; Conteúdos o Inserir colunas e linhas; o Efetuar cálculos simples, utilizando

Leia mais

UFCD 778 Folha de Cálculo Formadora: Sónia Rodrigues

UFCD 778 Folha de Cálculo Formadora: Sónia Rodrigues UFCD 778 Formadora: Sónia Rodrigues UFCD 778 - - Operação e Programação Objectivos da UFCD: Utilizar e programar aplicações informáticas de folha de cálculo. UFCD 778 - - Operação e Programação 2 1 Folha

Leia mais

Propriedades/Formatos: Nome + Visibilidade +Fundo. Visibilidade + Altura. Visibilidade + Largura

Propriedades/Formatos: Nome + Visibilidade +Fundo. Visibilidade + Altura. Visibilidade + Largura Formatação de Folhas de Cálculo 1 Visão geral Formatação de Linhas, Colunas e Folhas Formatação de Células Alinhamento, Tipo de Letra, Limites e Padrões Formatos Numéricos Formatos Numéricos Incorporados

Leia mais

Vantagens da Folha de Cálculo. UFCD 3776 Informática folha de cálculo e base de dados. Formadora: Sónia Rodrigues.

Vantagens da Folha de Cálculo. UFCD 3776 Informática folha de cálculo e base de dados. Formadora: Sónia Rodrigues. UFCD 776 Informática folha de cálculo e base de dados Objectivos da UFCD: Utilizar aplicações informáticas de folha de cálculo e de base de dados. UFCD 776 Informática folha de cálculo e base de dados

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Microsoft Word Folha de trabalho 6 Formatação de estilos

Leia mais

Natanael Gonçalves Afonso 8º Período Engenharia da Computação Skydrive:

Natanael Gonçalves Afonso 8º Período Engenharia da Computação   Skydrive: Natanael Gonçalves Afonso 8º Período Engenharia da Computação Email: ngafonso7@hotmail.com Skydrive: http://sdrv.ms/wjyc3o Planejamento Prático http://www3.inatel.br/docentes/rosanna/cursos/planejamento-doconteudo-pratico-ec210-2013-1.html

Leia mais

Microsoft Excel: # 1

Microsoft Excel: # 1 Microsoft Excel O que é? É um poderoso programa de folha de cálculo Para que serve? Serve para facilitar a gestão de vastos conjuntos de informação que envolvam principalmente o cálculo de dependências

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

BMLABEL MANUAL DO UTILIZADOR

BMLABEL MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR Ao executar o programa abre-se uma janela com a lista das empresas registadas e 2 menus activos: Menu Seleccionar para seleccionar a empresa. Menu Sair para sair da aplicação. Para

Leia mais

MOODLE - NÍVEL II. Ferramentas de trabalho colaborativo Base de dados MANUAL DO FORMADOR / MOODLE 1.8.4

MOODLE - NÍVEL II. Ferramentas de trabalho colaborativo Base de dados MANUAL DO FORMADOR / MOODLE 1.8.4 MOODLE - NÍVEL II MANUAL DO FORMADOR / MOODLE 1.8.4 Ferramentas de trabalho colaborativo Base de dados Esta ferramenta permite ao professor e/ou alunos construírem e pesquisarem uma base de dados sobre

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO... 2 CRIAR, ABRIR E GUARDAR DOCUMENTOS... 6 EDIÇÃO DE DOCUMENTOS... 7 FORMATAÇÃO DE TEXTO Manual de Word INTRODUÇÃO...

O AMBIENTE DE TRABALHO... 2 CRIAR, ABRIR E GUARDAR DOCUMENTOS... 6 EDIÇÃO DE DOCUMENTOS... 7 FORMATAÇÃO DE TEXTO Manual de Word INTRODUÇÃO... INTRODUÇÃO... 2 Noção de processador de texto... 2 O AMBIENTE DE TRABALHO... 2 Área de trabalho... 3 Barra de menus... 3 Barras de ferramentas... 4 Réguas... 5 Botões de visualização... 5 Barra de estados...

Leia mais

Tabelas Dinâmicas Excel

Tabelas Dinâmicas Excel 1º Trim 2º Trim Jan Fev Mar Abr Mai Jun Marca A Família Marca B 1 Marca C Família Marca D 2 Marca E Viseu Aveiro Porto Centro-I Braga Norte-A Guimarães Excel 1 O que são? São tabelas interactivas que resumem

Leia mais

OpenOffice.org. tutorial apresentação

OpenOffice.org. tutorial apresentação tutorial apresentação Criar uma nova apresentação Assistente Apresentação Inserir diapositivos Seleccionar diapositivos Formatar uma página Formatar diapositivos Vistas do espaço de trabalho Iniciar apresentação

Leia mais

Manual de Utilizador do Backoffice

Manual de Utilizador do Backoffice Manual de Utilizador do Backoffice Conteúdo Acesso ao Backoffice... 2 Actualizar Conteúdos do Website... 3 Homepage... 3 Quem Somos... 5 Serviços... 7 Outros Produtos... 8 Empresas Parceiras... 9 Contactos...

Leia mais

Banco de Dados 30/04/2012 1

Banco de Dados 30/04/2012 1 Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série de informações relacionadas a um determinado assunto.

Leia mais

Modo Estrutura Secções de um relatório Assistente... 36

Modo Estrutura Secções de um relatório Assistente... 36 Índice O que é o Access... 6 Conceitos Fundamentais sobre Bases de Dados... 6 O que é uma Base de Dados... 6 Ficheiros, Tabelas, Registos e Campos... 6 As Bases de Dados Relacionais... 8 Activar o Access...

Leia mais

Documento da versão. Novas Funcionalidades. Ecrã Principal. Ecrã Principal Preferências. Parametrização Trabalhos Séries OT

Documento da versão. Novas Funcionalidades. Ecrã Principal. Ecrã Principal Preferências. Parametrização Trabalhos Séries OT Documento da versão PRODUTO ManWinWin DATA INÍCIO 13-04-2015 VERSÃO 5.3.1.0 DATA FECHO 24-07-2015 Novas Funcionalidades Ecrã Principal No módulo Parque passou a ser possível escolher a árvore que se pretende

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS RELATÓRIOS

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS RELATÓRIOS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS RELATÓRIOS Os constituem uma outra forma de visualizar os dados armazenados nas tabela ou disponibilizados numa consulta. No

Leia mais

Índice. Página 1 de 32 :: https://fenix.iscte.pt/ C7.01 (ext )

Índice. Página 1 de 32 :: https://fenix.iscte.pt/ C7.01 (ext ) Índice 1 1. Operações de Alunos... 3 1.1. Matricular aluno... 3 1.2. Visualizar alunos... 7 1.2.1. Visualizar dados pessoais... 8 1.3. Matrículas do aluno... 9 1.3.1. Detalhes da matrícula... 9 1.3.1.1.

Leia mais

Tarefa Orientada 8 Criação de tabelas

Tarefa Orientada 8 Criação de tabelas Tarefa Orientada 8 Criação de tabelas Objectivos: Iniciar o MS SQL Server Manegement Studio Criar tabelas Especificar tipos de dados Definir restrições Alterar as definições de uma tabela Eliminar uma

Leia mais

Documentos MS Word acessíveis

Documentos MS Word acessíveis Documentos MS Word acessíveis Este guia pretende ajudar na produção de documentos acessíveis em Microsoft Word de âmbito académico, para serem distribuidos em formato eletrónico ou impressos. As boas práticas

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação Tecnologias da Informação e Comunicação Unidade 2 Processador de texto Microsoft Word 2007 2008 Unicenter. Todos os direitos reservados Sobre o Word 2007 O Microsoft Word é um programa que faz parte das

Leia mais

CEFAPA Aplicação Informática

CEFAPA Aplicação Informática CEFAPA Aplicação Informática Guia do Utilizador versão do documento: 1.1 Índice Entrar no sistema... 2 Perfil do Utilizador... 3 Lista de Formadores... 4 Pesquisa de Formadores... 4 Criar Nova Ficha do

Leia mais

ACCESS-2007. 1) Introdução. 2) Abrindo um banco de dados. 3) A Janela do Access-2007

ACCESS-2007. 1) Introdução. 2) Abrindo um banco de dados. 3) A Janela do Access-2007 ACCESS-2007 1) Introdução O Access é um gerenciador de banco de dados relacionais. O Access começa perguntando se o usuário deseja começar um banco de dados novo ou se deseja abrir um já existente. A extensão

Leia mais

PortugalAves Introdução online de dados CAC. Censo de Aves Comuns. Introdução. Instruções passo a passo. Junho de 2011

PortugalAves Introdução online de dados CAC. Censo de Aves Comuns. Introdução. Instruções passo a passo. Junho de 2011 CAC, nomeadamente sobre a metodologia de campo, vá a http://www.spea.pt/pt/estudo-e- PortugalAves Introdução online de dados do Censo de Aves Comuns Introdução Junho de 2011 O PortugalAves é uma base de

Leia mais

Exercício 1. 1-Inicialize o Microsoft Word. Clique no botão iniciar menu programas e submenu Microsoft Word.

Exercício 1. 1-Inicialize o Microsoft Word. Clique no botão iniciar menu programas e submenu Microsoft Word. Exercício 1 1-Inicialize o Microsoft Word. Clique no botão iniciar menu programas e submenu Microsoft Word. 2-Digite o seguinte texto. Este ficheiro Leia-me indica ao utilizador onde deve localizar informações

Leia mais

Introdução a Banco de Dados. Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Informática Aplicada Professor: Rodrigo da Rocha

Introdução a Banco de Dados. Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Informática Aplicada Professor: Rodrigo da Rocha Introdução a Banco de Dados Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Informática Aplicada Professor: Rodrigo da Rocha Agenda Introdução Objetos do Banco de Dados Planejar um Banco de Dados Criar um Banco

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Iniciação à Informática Dr. Manuel Monteiro Conteúdo 5 Folha de Cálculo Conceitos básicos Os programas denominados de folhas de cálculo permitem aos seus utilizadores elaborar documentos com cálculos,

Leia mais

Ficha prática Introdução ao SGBD Microsoft Access

Ficha prática Introdução ao SGBD Microsoft Access Instituto Superior Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia Departamento de Informática Ficha prática Introdução ao SGBD Microsoft Access Objectivo: Criação de base de dados, criação de tabelas

Leia mais

Relatório Único sisgep

Relatório Único sisgep Manual do Utilizador Relatório Único 2010 - sisgep Data última versão: 12-05-2010 Data última versão Base de Dados: Data criação: 10-05-2010 Versão: 2.00 R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220 FARO Telf.

Leia mais

Guião Exploração do portal INE Divisões Territoriais

Guião Exploração do portal INE Divisões Territoriais Introdução Guião Exploração do portal INE Divisões Territoriais O portal do Instituto Nacional de Estatística (INE) tem disponível um conjunto de recursos para o apoio aos trabalhos de Geografia, nomeadamente

Leia mais

Agrupamento Escolas de Alvalade. Nova plataforma de Microsoft Office 365. A. Instruções para acesso à plataforma de via web

Agrupamento Escolas de Alvalade. Nova plataforma de  Microsoft Office 365. A. Instruções para acesso à plataforma de  via web Nova plataforma de e-mail A. Instruções para acesso à plataforma de e-mail via web 1. Escolha um browser (Internet Explorer, Chrome, Firefox, Safari, ) 2. Aceda ao portal do agrupamento e digite o endereço

Leia mais

Consultas I Para que servem? Como funcionam Tipos de consulta Consultas Selecção Consultas parametrizadas Consultas Tabela de referência cruzada

Consultas I Para que servem? Como funcionam Tipos de consulta Consultas Selecção Consultas parametrizadas Consultas Tabela de referência cruzada Consultas I Para que servem? Servem para analisar, filtrar, agrupar e/ou alterar dados de diversas maneiras e podem servir como origem de registos para formulários e relatórios Como funcionam As consultas

Leia mais

Escola Secundária Ferreira Dias Agualva - Sintra. Atividade 20

Escola Secundária Ferreira Dias Agualva - Sintra. Atividade 20 Atividade 20 1. Abra a base de dados Atividade 19 e guarda-a como Atividade 20. 2. Organize o painel dos objetos (à esquerda) por: Tabelas e vistas relacionadas, para que todos os objetos permaneçam junto

Leia mais

Sistema de apoio à decisão M-MACBETH. Guia de utilização. Autor: João C. Bana e Costa (revisto em Outubro de 2014 por João Carlos Lourenço)

Sistema de apoio à decisão M-MACBETH. Guia de utilização. Autor: João C. Bana e Costa (revisto em Outubro de 2014 por João Carlos Lourenço) Sistema de apoio à decisão M-MACBETH Guia de utilização Autor: João C. Bana e Costa (revisto em Outubro de 2014 por João Carlos Lourenço) Instituto Superior Técnico Outubro de 2014 Índice Introdução...

Leia mais

Disciplina: Tecnologias da Informação e comunicação

Disciplina: Tecnologias da Informação e comunicação Estado Português Ficha de trabalho nº4 Fevereiro de 010 Disciplina: Tecnologias da Informação e comunicação Curso CEF Sumário: Internet Pro p o sta d e t ra ba l ho: Resolva a s eg uint e fi cha d e t

Leia mais

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011 Manual Profissional BackOffice Mapa de Mesas v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest Backoffice... 3 1 4. Confirmar desenho de mesas...... 4 b) Activar mapa de mesas... 4 c) Zonas... 4 5.

Leia mais

Corrigir um valor de erro

Corrigir um valor de erro Corrigir um valor de erro Se uma fórmula não conseguir avaliar adequadamente um resultado, o Microsoft Office Excel mostrará um valor de erro. Cada tipo de erro tem causas e soluções diferentes. Corrigir

Leia mais

Importar e Exportar Dados

Importar e Exportar Dados Importar e Exportar Dados Administração de Base de Dados OBJECTIVOS: Definir comandos e formatos Definir restrições (constraints) DEFINIÇÃO DO ESQUEMA DA BASE DE DADOS O esquema da BD e composto pelas

Leia mais

TimeNET. REPORTU Digital-Time. Manual de Utilizador do Software. Gestão de Assiduidade e Controlo de Acessos Página 1 de 35

TimeNET. REPORTU Digital-Time. Manual de Utilizador do Software. Gestão de Assiduidade e Controlo de Acessos Página 1 de 35 Página 1 de 35 Manual de Utilizador do Software TimeNET Gestão de Assiduidade e Controlo de Acessos Página 2 de 35 CONSIDERAÇÕES INICIAIS: - O Software TimeNET foi desenvolvido com as mais recentes tecnologias

Leia mais

Sistema Estratégico de Informação ( SEI )

Sistema Estratégico de Informação ( SEI ) Sistema Estratégico de Informação ( SEI ) Í N D I C E INICIAÇÃO AO SEI...5 O QUE É O SEI...6 SEGURANÇA NO ACESSO E PERFIS...7 COMO ACEDER...8 COMO NAVEGAR NA APLICAÇÃO...13 MENU...13 Opções de menu...13

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE TOMAR DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INFORMÁTICA 2006/2007

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE TOMAR DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INFORMÁTICA 2006/2007 ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE TOMAR DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INFORMÁTICA INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO (ENG. INFORMÁTICA) COMPUTADORES E PROGRAMAÇÃO I (ENG. ELECTROTÉCNICA) 2006/2007 TRABALHO PRÁTICO Nº

Leia mais

Biblioteca do Conhecimento Online b-on

Biblioteca do Conhecimento Online b-on Biblioteca do Conhecimento Online b-on Agenda Histórico da b-on Motivação Visão, missão e objectivos Estrutura administrativa Conteúdos Portal b-on Pesquisa rápida Metapesquisa Recursos Periódicos Área

Leia mais

Temos os seguintes botões a nossa disposição na Barra de Ferramentas Formulários: Rótulo, cria um rótulo de texto no gráfico ou folha de diálogo.

Temos os seguintes botões a nossa disposição na Barra de Ferramentas Formulários: Rótulo, cria um rótulo de texto no gráfico ou folha de diálogo. Um recurso muito interessante do Excel é a possibilidade de utilizarmos os formulários directamente na Folha de Cálculo, para facilitar o trabalho de digitação ou de simulação de dados. Com o auxilio destes

Leia mais

INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DE SISTEMAS INFORMÁTICOS

INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DE SISTEMAS INFORMÁTICOS Curso Educação e Formação de Adultos Nível Básico Microsoft Word UFCD 0754 Processador de Texto Formador FICHA TÉCNICA NOME DO MANUAL Microsoft Word AUTOR DESTINATÁRIOS Formandos do curso de Instalação

Leia mais

AULA TEÓRICA 7-8. Tema 6. Introdução ao Microsoft Access (continuação)

AULA TEÓRICA 7-8. Tema 6. Introdução ao Microsoft Access (continuação) AULA TEÓRICA 7-8 Tema 6. Introdução ao Microsoft Access (continuação) 1 Listas de Pesquisa (Lookup Lists) Permitem a selecção de informação existente, em vez da sua constante digitação: 2 Para isso ao

Leia mais

Criar e Apresentar Apresentações

Criar e Apresentar Apresentações Criar e Apresentar Apresentações Manuel Cabral Reis UTAD Departamento de Engenharias Curso de Ciências da Comunicação Disciplina de Introdução à Informática 1 Transição dos Slides Podem ser usadas várias

Leia mais

esupplier A User Guide for 3M s Vendors

esupplier A User Guide for 3M s Vendors esupplier A User Guide for 3M s Vendors Capítulo 1... 2 Fechar a página/sair... 2 Menu Principal / Página pré-definida... 2 Iniciar outra consulta... 3 Descarregar/Visualizar a informação em Excel... 3

Leia mais

Este tipo de documento digital pode ser facilmente realizado no MS Word e posteriormente ser preenchido também de forma digital.

Este tipo de documento digital pode ser facilmente realizado no MS Word e posteriormente ser preenchido também de forma digital. EXERCÍCIO - FORMULÁRIOS FORMULÁRIOS Certamente já sentiu a necessidade de elaborar um determinado documento e distribui-lo para que, posteriormente, seja apenas alterado/preenchido em determinadas partes.

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Novembro 2013 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0756 Folha de Cálculo, com a duração de 50 horas Microsoft Excel 2010 Objectivos: No

Leia mais

1 Criando tabelas de produtos com funções de procura

1 Criando tabelas de produtos com funções de procura 1 Criando tabelas de produtos com funções de procura Em determinado período estipulado por seu departamento, é necessário analisar o relatório de vendas e determinar quais produtos foram um sucesso de

Leia mais

Índice. Data: Ref.ª Versão: 30/09/2016 SPMS/ de 10

Índice. Data: Ref.ª Versão: 30/09/2016 SPMS/ de 10 Índice 1. Objetivos deste manual... 2 2. Suporte técnico da plataforma... 2 3. Requisitos de software para aceder à plataforma e-learning estudo... 2 4. Acesso à plataforma... 2 5. Alterar a Senha/password

Leia mais

Um SGBD permite que cada utilizador tenha uma vista diferente (abstrata) do conteúdo da base de dados;

Um SGBD permite que cada utilizador tenha uma vista diferente (abstrata) do conteúdo da base de dados; 1 Bioinformatica Conceitos Básicos Camadas de abstração Um SGBD permite que cada utilizador tenha uma vista diferente (abstrata) do conteúdo da base de dados; Cada utilizador necessita de ter acesso a

Leia mais

Neste exercício, vamos criar uma Folha de Cálculo, onde vamos utilizar alguns Controlos de Formulários.

Neste exercício, vamos criar uma Folha de Cálculo, onde vamos utilizar alguns Controlos de Formulários. BARRA DE FERRAMENTAS DE FORMULÁRIOS Neste exercício, vamos criar uma Folha de Cálculo, onde vamos utilizar alguns Controlos de Formulários. A Barra de Ferramentas de Formulário contém objectos gráficos

Leia mais

Guia exemplo de utilização

Guia exemplo de utilização IST Nov 2008 Índice Introdução... 3 Módulo 1... 4 I Criação de um novo modelo... 4 II Construção da árvore de factores de avaliação... 4 III Definição dos critérios... 5 IV Ponderação... 8 V Introdução

Leia mais

Criar um recurso para QIM com ActivInspire - Studio

Criar um recurso para QIM com ActivInspire - Studio Como criar um recurso com o Software ActivInspire Studio Depois de abrir o Software ActivInspire deve criar uma nova página, ficheiro Novo e de seguida escolher o formato desejado. Nota: De forma a este

Leia mais

MANUAL DO EXCEL. Para formatar os dados de uma Célia ou de um grupo de célula, proceda do seguinte modo:

MANUAL DO EXCEL. Para formatar os dados de uma Célia ou de um grupo de célula, proceda do seguinte modo: MANUAL DO EXCEL FORMATAÇÃO DOS DADOS NAS CÉLULAS Um formato define a forma como deve aparecer o resultado de uma célula ou de um grupo de células, não provocando qualquer alteração ao seu conteúdo. Trata-se

Leia mais

Sistema de apoio à decisão M-MACBETH. Guia de utilização. Autor: João C. Bana e Costa

Sistema de apoio à decisão M-MACBETH. Guia de utilização. Autor: João C. Bana e Costa Sistema de apoio à decisão M-MACBETH Guia de utilização Autor: João C. Bana e Costa Instituto Superior Técnico Março de 2013 Índice Introdução... 1 Módulo 1... 2 I Criação de um novo modelo... 2 II Construção

Leia mais

Microsoft Excel: # 1

Microsoft Excel: # 1 Microsoft Excel O que é? É um poderoso programa de folha de cálculo Para que serve? Serve para facilitar a gestão de vastos conjuntos de informação que envolvam principalmente o cálculo de dependências

Leia mais

Objetivos. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico. Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação

Objetivos. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico. Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação Objetivos Definir o conceito de Sistema Operativo Caracterizar os diferentes elementos do Ambiente de trabalho Explicar a finalidade da barra de tarefas Trabalhar ao mesmo tempo com várias janelas Definir

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SETEMBRO Manuel utilização portal totta

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SETEMBRO Manuel utilização portal totta MANUAL DE UTILIZAÇÃO SETEMBRO 2013 Manuel utilização portal totta ACESSO À APLICAÇÃO 1 - O acesso à aplicação é realizado acedendo ao endereço internet: https://extranet.gruposantander.pt/avaliadoras/jsp/logi

Leia mais

Figura Formate os valores apresentados em euros, com o respectivo símbolo e zero casas

Figura Formate os valores apresentados em euros, com o respectivo símbolo e zero casas TIC Tecnologias de Informação e Comunicação Professor: Marcos Alvarães 1. Criar gráficos 1.1. O Microsoft Excel suporta inúmeros tipos de gráfico para o ajudar a apresentar os dados de forma relevante

Leia mais

aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização

aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização Manual das condições gerais que regulam a utilização dos serviços disponibilizados pela aplicação Arquivo, plataforma de gestão de informação, do Municipio

Leia mais

Seedu. Manual do Utilizador do Seedu. Data de publicação: 30 de junho de Versão 1.0

Seedu. Manual do Utilizador do Seedu. Data de publicação: 30 de junho de Versão 1.0 Seedu Manual do Utilizador do Seedu Data de publicação: 30 de junho de 2014 Versão 1.0 ÍNDICE GERAL 1. Conhecer o Seedu... 4 1.1 Acerca deste manual... 4 1.2 Simbologia utilizada... 4 2. Instalação...

Leia mais

Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint. Apresentação de Diapositivos - 90 min. 1. Criação de transições entre diapositivos

Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint. Apresentação de Diapositivos - 90 min. 1. Criação de transições entre diapositivos Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint Apresentação de Diapositivos - 90 min Ficha orientada nº5 Objectivos: Criação de transições entre diapositivos Aplicação de efeitos de animação Definição de

Leia mais

1. Abrir o Microsoft Access a partir do menu Start Programas Microsoft Office Microsoft Office Access Click em Blank Database

1. Abrir o Microsoft Access a partir do menu Start Programas Microsoft Office Microsoft Office Access Click em Blank Database Nesta aula prática iremos criar uma base de dados para o estudo (ficcional) Impacto da Icterícia Neonatal no Desenvolvimento Neurológico que pretende examinar se a icterícia neonatal está associado com

Leia mais

Tarefa Orientada 9 Base de Dados Pagamentos

Tarefa Orientada 9 Base de Dados Pagamentos Tarefa Orientada 9 Base de Dados Pagamentos Objectivos: Criar as tabelas da base de dados Pagamentos Criar um diagrama da base de dados Inserir registos com os dados de teste Criar as tabelas da base de

Leia mais

Domine o Word Professor: Rafael Henriques

Domine o Word Professor: Rafael Henriques Domine o Word 2010 Professor: 1 08-03-2016 Rafael Henriques Sumário Introdução aos Processadores de texto; Microsoft Word 2010 O ambiente de trabalho O Friso Os Tabuladores do Word 2010; Realização e correcção

Leia mais

PLANIFICAÇÃO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO BLOCO I

PLANIFICAÇÃO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO BLOCO I PLANIFICAÇÃO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO BLOCO I MÉDIO PRAZO 1 TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E INFORMÁTICA OBJECTIVOS CONTEÚDOS DATA Conceitos Introdutórios Conhecer os conceitos básicos relacionados

Leia mais

PG23.LEC. Tratamento de Reclamação do Cliente. Página. Acção Responsabilidade Documentos. Edição Data Preparação Verificação Aprovação

PG23.LEC. Tratamento de Reclamação do Cliente. Página. Acção Responsabilidade Documentos. Edição Data Preparação Verificação Aprovação 1/5 Acção Responsabilidade Documentos As reclamações de clientes de obras em curso serão tratadas pela Obra e encaminhadas para a para registo no sistema 1 As reclamações podem ser documentos provenientes

Leia mais

Instituto Superior Politécnico de VISEU. Escola Superior de Tecnologia

Instituto Superior Politécnico de VISEU. Escola Superior de Tecnologia 1 Vamos considerar os seguintes elementos e estruturas fundamentais que são habitualmente usados em programação: Tipos de Dados Operadores Atribuições Entrada e Saída de Dados Estruturas de Controlo Procedimentos

Leia mais

Exercício 1. Quadro Formatar células. Separador Alinhamento. Cláusula Unir Células

Exercício 1. Quadro Formatar células. Separador Alinhamento. Cláusula Unir Células Exercício 1 1- Abra um novo Livro no Microsoft Excel. Com a ajuda do rato clique no botão Iniciar que se encontra no canto inferior esquerdo do seu ambiente de trabalho, aponte para Programas menu Microsoft

Leia mais