O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA RESUMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA RESUMO"

Transcrição

1 130 O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA Lasaro José Amaral RESUMO O debate entre a questão da diversidade linguística e o papel assumido pela escola, em referência ao ensino da Língua Portuguesa, tem sido constantemente retomado por linguistas e educadores. O objetivo desse estudo, realizado na forma de pesquisa bibliográfica, foi discutir sobre a variação linguística dentro da sala de aula. A literatura utilizada apontou que o reconhecimento da legitimidade das normas populares, como instrumento de comunicação e de afirmação de identidades sociais, tem sido amplamente divulgado, porém a prática pedagógica ainda permanece alicerçada no ensino da norma padrão, desvalorizando os vários dialetos, que acabam, assim, recebendo menor prestígio. Este trabalho convida os professores a criar círculos de educadores/aprendizes, no sentido de repensar o problema e de redefinir as atividades em sala de aula, com projetos de ensino que garantam a inclusão das variantes linguísticas como objeto de afirmação/expansão do universo cultural do aluno. Palavras-chave: Diversidade linguística. Ensino da língua materna. Variação linguística. ABSTRACT The debate about the issue of linguistic diversity and the role assumed by the school, in reference to the teaching of the Portuguese Language, has been constantly taken up by linguists and educators. The objective of this study, carried out in the form of bibliographical research, was to discuss the linguistic variation within the classroom. The literature used pointed out that the recognition of the legitimacy of popular norms as an instrument of communication and affirmation of social identities has been widely disseminated, but pedagogical practice still remains based on the teaching of the standard norm, devaluing the various dialects, Thus, receiving less prestige. This work invites teachers to create circles of educators in order to rethink the problem and redefine classroom activities, with teaching projects that guarantee the inclusion of linguistic variants as an affirmation / expansion object of the cultural universe of the student. Keywords: Linguistic diversity. Teaching the mother language. Linguistic variation. Mestre em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Goiás (UFG)/ Regional Catalão. Professor de Língua e Comunicação da Faculdade Cidade de Coromandel (FCC). Professor de L.E.M. Inglês da E. E. Alírio Herval. Professor de L.E.M. Inglês da E. E. Pedro Álvares Cabral. professornetinho@hotmail.com.

2 131 1 INTRODUÇÃO O ensino de língua materna enfrenta muitos desafios em qualquer país do mundo. Independente da língua, é importante a percepção de que, em tempos de globalização, a comunicação se intensificou entre povos de diferentes regiões dos países e também do mundo, e a evolução e mudanças no idioma se intensificaram. Sabe-se que a língua é um organismo fluido que, assim sendo, evolui. Quando se imagina as modificações pelas quais a língua portuguesa passou desde o descobrimento do Brasil, quando tal idioma entrou em contato com línguas indígenas, bem como com escravos que vieram de diferentes regiões do continente africano, nota-se que houve mudanças significativas, ao se pensa o período que compreende o século XV até o XXI. Além destas influências, saliente-se que muitos indivíduos que vieram de Portugal não eram provenientes de classes privilegiadas e, muitas vezes, não dominavam a variedade falada na corte. A humanidade evoluiu e se modificou com o passar do tempo. As línguas, a exemplo da portuguesa, têm acompanhado tal evolução. A língua de uma determinada comunidade (país, nação) pode variar a partir dos contatos que os falantes têm com outras comunidades que têm idiomas ou variedades lingúisticas diferentes sendo entendida como um elemento vivo e em constante evolução. De acordo com Bagno (2000, p. 22), [...] toda língua, além de variar geograficamente, no espaço, também muda com o tempo. Assim, a língua é considerada um objeto histórico, mas não é estática, está sujeita a sofrer inúmeras transformações, modificando-se no tempo e se diversificando no espaço. Bagno (1999) afirma que existem quatro modalidades que podem, de certa forma, explicar as variações linguísticas. Elas podem ser de origem histórica e, assim, apresentar palavras ou expressões que foram no passado muito utilizadas e na atualidade caíram no desuso ou tiveram modificações. A variação do tipo geográfica é quando a região vai determinar a variedade. Ainda são citadas por Bagno (1999) as variações social e estilística, de modo que a primeira é definida por ele como a capacidade que o falante tem de adequar-se ao meio linguístico, já a segunda, se dá quando o indivídio assume uma característica própria de falar. Entretanto, mesmo que as variantes anteriormente descritas expliquem as variações linguísticas, o falante que não domina a língua chamada padrão sofre

3 132 preconceitos e é excluído da roda dos privilegiados, isto é, daqueles que tiveram acesso à educação de qualidade e que, por isso, consideram-se melhores que os demais. Esse tipo de preconceito é denominado preconceito linguístico (BAGNO, 1999). De acordo com Bagno (1999) o preconceito linguístico pode ser caracterizado pela atitude de discriminar uma pessoa em decorrência de seu modo de falar. Como já dito, esse preconceito é exercido, na maioria das vezes, por quem teve acesso à educação de qualidade, à norma padrão de prestígio, e ocupam as classes sociais dominantes e, sob o pretexto de defender a língua portuguesa, acreditam que o falar daqueles sem instrução formal e com pouca escolarização é feio, assim, acabam carimbando o diferente sob o rótulo do erro. Na prática, preconceito linguístico é somente uma denominação para um profundo preconceito social: não é a maneira de falar que sofre com o preconceito, mas a identidade social e individual do falante. Para Bortoni-Ricardo (2004) a norma padrão constitui de forma preponderante a língua correta e, necessariamente, tudo que foge a essa variante representa um erro. Dentro do ambiente escolar, muitos professores costumam repetir essa ideia. Porém, é necessário que eles compreendam que não existe português certo ou errado, mas modalidades de prestígio ou desprestígio que correspondem ao meio e ao falante. O apagamento de uma modalidade em favor de outra é despersonalizador, pois o indivíduo, ao ingressar na escola, possui um repertório cultural já formado pelo seu meio e, se lhe for dito que tudo o que conhecia (no caso, sua linguagem) é errado, perderá sua identidade verdadeira e poderá adquirir o preconceito. Bechara (1998, p. 14) salienta que o professor de língua portuguesa deve procurar [ ] transformar seu aluno num poliglota dentro de sua própria língua, possibilitando-lhe escolher a língua funcional adequada a cada momento [ ] Por isso, é importante que o trabalho desse educador vise à formação de um aluno que não abandone sua variante linguística em seu meio, mas, que compreenda que a prática da norma culta é necessária em situações específicas, portanto deve ser ensinada para a promoção social do mesmo. Nesse sentido, é possível lembrar que [...] linguagem constitui o arame farpado mais poderoso para bloquear o acesso ao poder, (mas) ela também se constitui o instrumento imprescindível para romper o bloqueio. (GNERRE, 1991, p. 16, grifo do autor).

4 133 Diante do exposto, a presente pesquisa objetivou discutir sobre a variação linguística dentro da sala de aula, sendo que, inicialmente, discorre-se sobre a expressão linguística do aluno como marca de identidade social. Em seguida, promove-se uma reflexão sobre a imposição da uniformidade da língua padrão, encerrando essa discussão com a abordagem de que a diferença não deve ser tratada como sinônimo de deficiência. 2 A EXPRESSÃO LINGUÍSTICA DO ALUNO: marca de identidade social A forma como uma determinada pessoa utiliza sua linguagem pode apresentar subsídio de como esse ser se identifica consigo mesmo e com um determinado grupo social. Woodward (2007, p. 55) defende a ligação da subjetividade e a identidade à linguagem e ao meio social, do seguinte modo: Subjetividade sugere a compreensão que temos sobre nosso eu. O termo envolve os pensamentos e emoções conscientes e inconscientes que constituem nossa concepção sobre quem nós somos. Entretanto, nós vivemos nossa subjetividade em um contexto social no qual a linguagem e a cultura dão significado à experiência que temos de nós mesmos e no qual nós adotamos uma identidade [...] As posições que assumimos e com as quais nos identificamos constituem nossas identidades. Sendo um processo que envolve o conhecimento do próprio indivíduo e do contexto social em que está inserido, e o significado dessa ligação em sua vida. É importante salientar que cada forma de identificação e, por conseguinte, de comunicação, devem ser valorizadas e, na mesma proporção, respeitadas. Além disso, cabe enfatizar que há espaço para o uso das mais variadas expressões linguísticas igualmente, considerando-se a questão da adequação. Na escola não é diferente, pois quando chega ao ambiente escolar, a criança procura inserir-se naquele contexto uma vez que é de suma importância que se sinta acolhida. Porém, em muitos casos, devido ao dialeto que apresentam, sobreposto à sua condição social, alunos provenientes de classes sociais menos privilegiadas ou necessariamente de regiões estigmatizadas sofrem com desrespeito e preconceito. Por isso, há muito que se ressaltar que o falar diferente não significa que o indivíduo fale errado, como já foi frisado anteriormente, mas que a sua variante é apenas uma entre muitas.

5 134 Ao se inserir no meio escolar, é possível notar de qual é a classe social o aluno faz parte. Nesse contexto, relatam-se casos em que, por desconhecimento ou despreparo do professor, a educação se porta de forma bastante controversa, para não dizer preconceituosa, ao não aceitar as variedades diferentes da denominada padrão. Percebe-se na escola regular uma imposição dessa variedade, uma vez que a mesma é ensinada a partir da perspectiva histórica do certo e do errado. Esse debate faz-se muito importante no atual contexto de ensino de língua materna no Brasil, e tomando como base uma região no estado de Minas Gerais, é perfeitamente possível notar tais afirmações. A região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba localiza-se na divisa de Minas Gerais com o Estado de Goiás e também com uma área que se assemelha muito com o nordeste brasileiro, o Norte de Minas. Devido ao fato de ser uma região de grande fluxo de pessoas e conter uma população interiorana, a variedade coloquial do interior é muito utilizada. Todavia, mesmo sendo essa a mais comum, a forma privilegiada é aquela que se aproxima dos falares paulistano bem como carioca, pois se deve levar em consideração que a variedade padrão é proveniente de áreas metropolitanas, principalmente da região sudeste do Brasil, uma das mais desenvolvidas economicamente do país. De fato, a linguagem sofre diversas variações, dependendo do espaço geográfico no qual é utilizada, seja na modalidade oral (falada) ou na escrita, sendo esta última em menor frequência. De acordo com Preti (1982), muitas variedades geográficas podem conduzir a uma discrepância muito grande entre linguagem utilizada na zona urbana e aquela utilizada no meio rural. A linguagem utilizada no meio urbano pode se aproximar bastante da norma denominada padrão, pois é a utilizada na escola, meios de comunicação de massa como rádio, televisão e outros. Supõe-se, portanto, que as pessoas que vivem nesse tipo de localidade têm mais contato a língua oficial. Enquanto isso, ainda de acordo com o mesmo autor, a forma de linguagem utilizada na zona rural, por estar mais isolada dos grandes centros, recebe menos das influências citadas anteriormente, de modo que é formada por modalidades que fogem ao que é tido como padrão. Assim, tendo menos contato com a norma culta, sua variedade é vista com menor prestígio. No entanto, há de que se ressaltar que, nos últimos anos, os meios de comunicação alcançaram regiões antes sem acesso.

6 135 Os sinais de televisão bem como as redes sociais também têm conseguido desbravar regiões em que até há pouco tempo ainda não estavam presentes. Mesmo assim, apesar de existirem cada vez mais possiblidades de encontro e acesso a mais variedades linguísticas, e com todo o esclarecimento que advém das atuais concepções que abrem precedentes para a utilização pelo falante das variações presentes na linguagem, o ensino de língua portuguesa enfrenta muitas dificuldades e, dentre elas, a de conviver e saber lidar com esse fenômeno no ambiente de sala de aula, bem como no espaço escolar como um todo, formando alunos esclarecidos sobre as várias diferenças dialetais. Cumpre enfatizar que dialeto é a forma que um determinado grupo utiliza para se comunicar. O dicionário Houaiss (2015, p. 147) apresenta o vocábulo como [...] conjunto de marcas linguísticas de natureza semântico-lexical, morfossintática e fonético-morfológica, restrito a uma comunidade inserida numa comunidade maior de usuários da mesma língua. Cabe ainda esclarecer que, para além das variantes regionais ou geográficas, existe ainda a diferença na forma com que cada indivíduo tem de se expressar, que recebe a definição de idioleto. Para tal vocábulo, o dicionário Houaiss (2015, p. 178, grifo do autor) define como: [...] o sistema linguístico de um único indivíduo num determinado período de sua vida, que reflete suas características pessoais, os estímulos a que foi submetido, sua biografia etc.; idiolecto [Pertence ao campo da langue, e não da parole, porque trata de particularidades linguísticas constantes, não fortuitas. Assim, fica evidente que o profissional que atua no ensino de Língua Portuguesa, não pode dominar somente o ensino da gramática normativa, mas precisa estar aberto ao conhecimento linguístico amplo, como também pode buscar subsídios nas áreas do conhecimento da sociologia e até da antropologia. Mas, para, além disso, deve-se também ser esclarecido sobre a e sociolinguística, que tem como objeto o estudo das variações linguísticas, para, dessa forma, saber lidar com as discrepâncias que vier a encontrar no contexto educacional formal. Ensinar um idioma, mesmo que seja o já utilizado pelo falante, requer uma apuração de conceitos e técnicas para tal função. É preciso buscar entendimento

7 136 primeiro de que o ambiente em que a aula é ministrada está repleto de diversidades, dentre estas, encontram-se, como já mencionado, a diversidade linguística. Bagno (1999, p. 20) explica: [...] enquanto a língua é um rio caudaloso, longo e largo, que nunca se detém em seu curso, a gramática normativa é apenas um igapó, uma grande poça de água parada, um charco, um brejo, um terreno alagadiço, a margem da língua. Através do ensino da gramática normativa, a escola muitas vezes não reconhece a diversidade do idioma falado em território brasileiro e impõe de forma suntuosa a linguística da variedade denominada padrão (BAGNO, 1999). Desse modo, não é levada em consideração a situação socioeconômica, origem geográfica ou mesmo miscigenação do povo brasileiro, pois, em muitas situações, migrantes que chegam de diversas áreas do país. Não se pode deixar de frisar a ideia de que o mundo está cada vez mais globalizado, com pessoas em constante imigração, que têm acesso às demais culturas e línguas, levando e trazendo influências, podendo ocasionar transformações no que diz respeito ao uso de determinados dialetos. Por outro lado, Preti (1982) destaca a função social do ensino de língua materna oficial do Brasil, o denominado dialeto culto ou norma culta da língua portuguesa. Para o autor, esse ensino serve não somente às instituições de ensino ou à elite do país, mas que, ao padronizar a língua e criar condições para haver comunicação principalmente em língua escrita, faz com que estudantes tenham acesso ao conhecimento e que tenham meios para ler, entender e compreender textos escritos em português, não apenas o do Brasil. Vale ressaltar ainda que isso possibilita igualmente que usuários do idioma português ao redor do mundo, como os países de Moçambique e Angola também tenham a capacidade de ler textos produzidos em outras partes do planeta. 3 DIFERENÇA NÃO É SINÔNIMO DE DEFICIÊNCIA O estudo de uma determinada área do saber requer disciplina e principalmente cuidado com vocábulos utilizados para definir atos ou precisamente ações referentes à língua. Isso porque, quando se atribui inadequadamente ao modo de falar de uma pessoa o termo deficiência, acaba-se por se entrar num terreno

8 137 pantanoso. Quando um ato de fala é visto de tal forma, o falante acaba sofrendo preconceito. Como se sabe, não é porque um indivíduo advindo de uma região utiliza uma variedade não muito comum a outro contexto linguístico, que significa que ele esteja falando errado. A linguística moderna afirma que, na verdade, fala-se diferente, e quando há entendimento entre falante e interlocutor, o ato de fala foi completo, houve concretamente a comunicação. A expressão deficiência linguística foi desenvolvida por sociólogos e principalmente por psicólogos que tentavam explicar ou até mesmo dar nome àqueles que não faziam o uso da língua de acordo com a norma padrão ensinada na escola. Entretanto, os sociolinguistas não aceitam essa premissa, alegando que a mesma é inaceitável e cientificamente falsa. De acordo com a Antropologia, não se pode considerar uma cultura inferior à outra, pois cada uma tem a sua integridade própria, o seu próprio sistema de valores e costumes, igualmente, assim são as diversas expressões da linguagem, sendo elemento integrante da cultura de um povo, não devem ser vistas de tal maneira negativa. Para Magda Soares (1991), não há culturas simples ou complexas, pré-lógicas ou lógicas, mas que todas elas são adequadas às necessidades e características da cultura a que servem e igualmente válidas como instrumento de comunicação social. Contudo a referida autora coloca que algumas línguas são funcionalmente mais desenvolvidas que outras e cita como exemplo o inglês, que é uma língua internacional, enquanto o português não é. Pode-se dizer que hoje, devido à contribuição da antropologia e da sociolinguística, não existem línguas ou variedades linguísticas superiores ou inferiores, mas sim diferentes. Para Soares (1991), o conceito de deficiência linguística é um estereótipo, resultado do preconceito, próprio de sociedades estratificadas em classe socialmente privilegiadas. Este preconceito infelizmente tem entrado nas salas de aula e legitimado a discriminação que na escola se faz ao aluno pertencente às camadas populares. Alunos falantes de um dialeto não padrão são considerados linguisticamente deficientes, apenas porque a escola julga sua linguagem inferior em função de o dialeto de prestígio ser protocolado como sendo único e considerado certo e bom, afirma Bagno (1999).

9 138 De fato, a maioria das escolas ainda não sabe lidar com essa diferença, e os alunos, por isso, acabam sendo discriminados. De acordo com Bortoni-Ricardo (2004), alguns professores querem mudar a idealização da diferença como deficiência, mas muitas vezes acabam inseguros, sem saber se podem corrigir ou não seus alunos, e quais erros devem ser corrigidos, ou, até mesmo, se devem falar em erros. A autora explica que o educador deve aceitar o conhecimento linguístico do aluno bem como apresentar-lhe a norma dita padrão sem, necessariamente, desmerecer a forma com que o aluno se comunica na fala ou na escrita. Silva (2002, p. 262) corrobora essa ideia ao mencionar que o trabalho do professor de Língua Portuguesa tenha [...] como objetivo criar situações linguísticas diferenciadas e continuadas para que ele [o aluno] estenda o conhecimento da sua língua já adquirido.. De acordo com a autora, [...] uma nova gramática pedagógica deveria relativizar suas prescrições, isto é, distinguir as situações (os registros) em que são obrigatórios certos usos de outras em que não o são [...] e, além disso, [...] deveria distinguir o uso oral, aceito pelos falantes nativos, dos usos particulares a situações de escrita. (SILVA, 2002, p. 259). Pode-se dizer então que, diante da visualização de uma regra padrão pelo aluno, a melhor estratégia a ser adotada pelo professor deve ser a inclusão de dois componentes: a identificação e a conscientização da diferença. Seria adequado que o professor conscientizasse os alunos quanto às diferenças sociolinguísticas, fornecendo-lhes a variante adequada aos estilos orais e à língua escrita, visando o uso de acordo com determinados graus de formalidade, ou informalidade, isto é, a exigência de cada situação. Posto isso, voltando a falar sobre a deficiência linguística, cabe lembrar que Labov (1987) rejeita completamente esse conceito. Segundo ele, este não passa de um mito sem nenhuma realidade social. Num estudo que realizou com crianças do gueto, que é por definição bairro de uma cidade onde vivem os membros de uma etnia ou outro grupo minoritário, segregados devido a injunções, pressões ou circunstâncias econômicas, sociais ou raciais, o autor desmistificou a teoria da privação verbal. Sua teoria veio para desmitificar a alegação de que as crianças eram portadores da deficiência linguística por que ouviam uma linguagem mal

10 139 estruturada. Mas, ao contrário, segundo Labov (1987), as crianças dos guetos recebem muita estimulação verbal e até mais que de classe média. O autor ainda argumenta que a principal falácia da teoria da privação verbal é o fato cognominar o fracasso escolar da criança como uma deficiência linguística. Ao invés disso, para ele, a explicação para esse fracasso deveria ser buscada na identificação dos obstáculos socioculturais à aprendizagem e na incapacidade que a escola tem em ajustar-se à realidade social. O estudioso pontua ainda sobre os programas de educação compensatória, afirmando que, por serem planejados para corrigir a criança, e não a escola falharão, enquanto se basearem nessa inversão lógica. Na visão de Soares (1991, p. 43), o fato de os falantes de um dialeto não padrão serem considerados linguisticamente deficientes acontece [...] apenas porque a escola julga sua linguagem em função do dialeto de prestígio. Assim, ela alerta para o preconceito e os fatores sociais como agentes fomentadores do estigma que persegue o uso de tais variações da linguagem. Sendo assim, no ensino de língua materna, é preciso dar mais prioridade à compreensão dos fatos linguísticos, pensando-os como fatores enriquecedores da língua aprendida, e que haja o estímulo, visando reconhecer a importância e o uso de todas as variedades, a padrão e não padrão e suas variantes. 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS Com efeito, entende-se o quão necessária é a formação de professores esclarecidos sobre o processo sociolinguístico, que possam colocar em prática uma educação voltada para a formação de alunos esclarecidos quanto ao fenômeno da variação linguística, capazes de compreender as linguagens formal e informal e adequá-las às diversas situações que lhes acontecerem. Há também a necessidade de fazê-los refletir sobre o que é certo e errado, levando em consideração as diversas variações históricas, estilísticas, geográficas e sociais que a linguagem possui. É comum ler ou até ouvir algumas pessoas mais preconceituosas dizerem frases como o bom português é aquele praticado em determinada região, o caboclo fala errado, nenhum brasileiro fala português corretamente, pode-se dizer

11 140 que isso vem, em geral, de pessoas que não possuem esclarecimento sobre as variantes linguísticas e a adequação de seu uso. No entanto, é preciso que elas se conscientizem que a língua varia de acordo com, por exemplo, a região em que é falada, e que essa variação afeta a norma, criando, então, uma modalidade de linguagem para cada situação específica de ocorrência verbal. Não se deve dizer que existe certo e errado no ato linguístico, já que existe a possibilidade de adequara linguagem ao que se pede em cada situação. Além disso, as variantes não devem ser menosprezadas, pois além de serem próprias do caráter ativo e dinâmico da língua, estão intimamente ligados às questões da identidade e da cultura do indivíduo e do grupo a qual ele faça parte. Ao fim dessa pesquisa, foi possível perceber também sobre a existência da chamada deficiência linguística e que muitos alunos são vítimas dessa conceituação. No entanto, os estudos sociolinguísticos citados comprovam o contrário, que esse é apenas um termo discriminatório para falar daqueles que não dominam a norma-padrão e possuem um dialeto próprio. Assim, deve-se, diante do que foi exposto, repensar o problema do preconceito linguístico dentro da sala de aula, redefinindo estratégias e atividades em sala de aula, como projetos de ensino, que garantam a inclusão das variantes linguísticas como objeto de afirmação/expansão do universo cultural do aluno, fazendo-o se sentir seguro, como se estivesse em sua própria casa, não sendo diminuído pelo modo como fala e indo contra ao preconceito que nada mais é que prejudicial, pois não possui nenhuma base que garanta sua legitimidade. Não é que não se deva ensinar gramática na escola, ao contrário, é importante que seja ensinada, mas desde que seja feito de modo que o aluno não veja sua maneira de falar como elemento de exclusão. Também não bastam apenas discursos e teorias sobre o assunto, é preciso que haja realmente uma mudança dentro das salas de aula. É preciso sim conscientização e esclarecimento de todos sobre o assunto, porém, mais que conscientização, é necessária uma grande mudança no modo como se ensina língua materna no país.

12 141 REFERÊNCIAS BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola, A língua de Eulália: novela sociolinguística. 6. ed. São Paulo: Contexto, BECHARA, E. Ensino da gramática. Opressão? Liberdade? 10. ed. São Paulo: Ática, BORTONI-RICARDO, S M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, GNERRE, M. Linguagem escrita e poder. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, LABOV, W. The overestimation of functionalism. In: DIRVEN, R.; FRIED, V. (orgs.). Functionalism in linguistics. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, p PRETI, D. Sociolinguística: os níveis da fala um estudo sociolinguístico do diálogo na literatura brasileira. 4. ed. rev. e ampl. São Paulo: Nacional, SILVA, M. B. A escola, a gramática e a norma. In: BAGNO, Marcos (Org.) Linguística da norma. São Paulo: Edições Loyola, p SOARES, M. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Ática, WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org. e trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, p

A SOCIOLINGUÍSTICA E O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA BASEADA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

A SOCIOLINGUÍSTICA E O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA BASEADA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS A SOCIOLINGUÍSTICA E O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA BASEADA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Fabiana Gonçalves de Lima Universidade Federal da Paraíba fabianalima1304@gmail.com INTRODUÇÃO

Leia mais

PÔSTER/BANNER - ANÁLISE LINGUÍSTICA: UM NOVO OLHAR, UM OUTRO OBJETO. HÁ PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM SEU ENTORNO SOCIAL?

PÔSTER/BANNER - ANÁLISE LINGUÍSTICA: UM NOVO OLHAR, UM OUTRO OBJETO. HÁ PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM SEU ENTORNO SOCIAL? PÔSTER/BANNER - ANÁLISE LINGUÍSTICA: UM NOVO OLHAR, UM OUTRO OBJETO. HÁ PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM SEU ENTORNO SOCIAL? ELAINE HELENA NASCIMENTO DOS SANTOS O objetivo deste trabalho é discutir sobre o preconceito

Leia mais

HÁ PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM SEU ENTORNO SOCIAL?

HÁ PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM SEU ENTORNO SOCIAL? HÁ PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM SEU ENTORNO SOCIAL? Elaine Helena Nascimento dos Santos 1 Luiz Carlos Carvalho de Castro² Instituto Federal de Pernambuco³ Resumo Este trabalho tem a finalidade de abordar

Leia mais

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA Ana Paula de Souza Fernandes Universidade Estadual da Paraíba. E-mail: Aplins-@hotmail.com Beatriz Viera de

Leia mais

Plano de ensino: CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Plano de ensino: CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Plano de ensino: CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Título Contextualização Ementa Objetivos gerais CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A língua portuguesa,

Leia mais

Língua. Prof. Veríssimo Ferreira

Língua. Prof. Veríssimo Ferreira Língua Prof. Veríssimo Ferreira Língua Sistema ou código de comunicação utilizado por uma determinada comunidade. Língua Meio de comunicação baseado em um conjunto estabelecido de sons que se selecionam

Leia mais

LIVRO DIDÁTICO X VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

LIVRO DIDÁTICO X VARIAÇÃO LINGUÍSTICA LIVRO DIDÁTICO X VARIAÇÃO LINGUÍSTICA RESUMO Cristiane Agnes Stolet Correia- orientadora Márcia Cosma de Souza Silva Sirleide Marinheiro da Silva A variação linguística é algo natural de todas as línguas,

Leia mais

ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: ABORDAGENS DA PROBLEMÁTICA ATUAL

ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: ABORDAGENS DA PROBLEMÁTICA ATUAL ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: ABORDAGENS DA PROBLEMÁTICA ATUAL Autora: DINIZ, Ana Maria C. Almeida Universidade Estadual da Paraíba UEPB e-mail: ana_diniz_4@hotmail.com 1 RESUMO O presente artigo objetiva

Leia mais

A ORALIDADE E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

A ORALIDADE E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A ORALIDADE E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES Maria de Fátima de Souza Aquino (UEPB) 1. Introdução Nas últimas décadas os estudos sobre a oralidade têm avançado significativamente,

Leia mais

Leia as tirinhas abaixo e responda:

Leia as tirinhas abaixo e responda: Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 6ª série: Professor: Marcelo (Ensino Fundamental) Disciplina: Português Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: No Anhanguera

Leia mais

Conscientização sociolinguística

Conscientização sociolinguística L.E. Semana 2 Segunda Feira Conscientização sociolinguística Relação entre a estrutura linguística e os aspectos sociais e culturais da produção linguística o português não é homogêneo Produção linguística

Leia mais

A linguagem no âmbito social

A linguagem no âmbito social A linguagem no âmbito social A linguagem no âmbito social Sócio-linguística e preconceito linguístico A sócio linguística, estuda todas as relações existentes entre dois meios distintos. São eles: sociais

Leia mais

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UM ESTUDO COM BASE NA ESCRITA E NA FALA DOS ALUNOS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE ESTADUAL DE ENSINO NA CIDADE DE ANASTÁCIO Roberto Mota da Silva (UEMS) motta.beto@gmail.com

Leia mais

Workshops and games on linguistic variation

Workshops and games on linguistic variation Oficinas e jogos de variação linguística Workshops and games on linguistic variation Monique Débora Alves de Oliveira, mestranda, FAPERJ/UFRJ/SME, mnqdbr@gmail.com. Resumo Este trabalho tem a preocupação

Leia mais

TRABALHO COM OS GÊNEROS / ENSINO DA LÍNGUA PADRÃO

TRABALHO COM OS GÊNEROS / ENSINO DA LÍNGUA PADRÃO TRABALHO COM OS GÊNEROS / ENSINO DA LÍNGUA PADRÃO META Problematizar o trabalho com gêneros nas aulas de língua materna, diante do desafi o de apresentar aos alunos a variante padrão, conforme descrita

Leia mais

Variação social ou diastrática

Variação social ou diastrática L.E. Semana 3 Sábado Variação social ou diastrática Variação linguística a partir da posição social ocupada pelo falante A idade do falante é um importante elemento na produção do discurso oral e escrito.

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO: LICENCIATURA EM LETRAS A DISTÂNCIA COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA: SOCIOLINGUÍSTICA

PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO: LICENCIATURA EM LETRAS A DISTÂNCIA COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA: SOCIOLINGUÍSTICA PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO: LICENCIATURA EM LETRAS A DISTÂNCIA COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA: SOCIOLINGUÍSTICA CÓDIGO DA DISCIPLINA: CLaD063 PRÉ-REQUISITO: INTRODUÇÃO À LINGUÍSTICA,

Leia mais

O FLUIDO E O IMAGINÁRIO: OS (DES)LIMITES DA LÍNGUA NO CONTEXTO ESCOLAR

O FLUIDO E O IMAGINÁRIO: OS (DES)LIMITES DA LÍNGUA NO CONTEXTO ESCOLAR 1 O FLUIDO E O IMAGINÁRIO: OS (DES)LIMITES DA LÍNGUA NO CONTEXTO ESCOLAR Educação, Linguagem e Memória Rairy de Carvalho Gomes 1 (rairydecarvalho@gmail.com) Introdução Ao identificar e apontar possíveis

Leia mais

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA VISÃO DOS (AS) MESTRANDOS (AS) DO PROFLETRAS/CH/UEPB

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA VISÃO DOS (AS) MESTRANDOS (AS) DO PROFLETRAS/CH/UEPB O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA VISÃO DOS (AS) MESTRANDOS (AS) DO PROFLETRAS/CH/UEPB Carlos Valmir do Nascimento (Mestrando Profletras/CH/UEPB) E-mail: Valmir.access@hotmail.com Orientador: Prof. Dr.

Leia mais

AULA DE LITERATURA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM DESAFIO A SER SUPERADO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

AULA DE LITERATURA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM DESAFIO A SER SUPERADO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA AULA DE LITERATURA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM DESAFIO A SER SUPERADO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA Jobson Soares da Silva (UEPB) jobsonsoares@live.com Auricélia Fernandes de Brito (UEPB) auriceliafernandes@outlook.com

Leia mais

Língua, Linguagem e Variação

Língua, Linguagem e Variação Língua, Linguagem e Variação André Padilha Gramática Normativa O que é Língua? Definição Língua é um sistema de representação constituído po signos linguísticos socialmente construídos que são organizados

Leia mais

CRENÇAS QUE ALUNOS DE LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS MANIFESTAM A RESPEITO DO PAPEL DA GRAMÁTICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

CRENÇAS QUE ALUNOS DE LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS MANIFESTAM A RESPEITO DO PAPEL DA GRAMÁTICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA CRENÇAS QUE ALUNOS DE LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS MANIFESTAM A RESPEITO DO PAPEL DA GRAMÁTICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Maria Avelino de Araujo (BIC/ARAUCÁRIA), Letícia Fraga (Orientadora), e- mail: leticiafraga@gmail.com

Leia mais

Prática Profissional: A Fala e as Questões Sociais. Contextualização. Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas

Prática Profissional: A Fala e as Questões Sociais. Contextualização. Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas Prática Profissional: A Fala e as Questões Sociais Teleaula 2 Prof.ª Me. Elys Regina Andretta tutorialetras@grupouninter.com.br Contextualização Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas A

Leia mais

Dinâmica. Tudo sobre mim

Dinâmica. Tudo sobre mim Dinâmica Tudo sobre mim - Dinâmica para 1º dia de aula Para realizar essa dinâmica de apresentação para o primeiro dia de aula o professor deve reunir todos os alunos ou participantes num circulo, o movimento

Leia mais

EU CHEGUI : NADA NA LÍNGUA É POR ACASO

EU CHEGUI : NADA NA LÍNGUA É POR ACASO EU CHEGUI : NADA NA LÍNGUA É POR ACASO Edna Ranielly do Nascimento CH/UEPB niellyfersou@hotmail.com Jobson Soares Da SILVA CH/UEPB jobsonsoares@live.com Janaína da Costa BARBOSA janne3010@hotmail.com PIBID/CH/UEPB

Leia mais

ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: POSSÍVEIS ABORDAGENS

ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: POSSÍVEIS ABORDAGENS ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: POSSÍVEIS ABORDAGENS Ana Paula de Souza Fernandes Universidade Estadual da Paraíba. E-mail: Aplins-@hotmail.com RESUMO: Diante do fracasso educacional que estamos vivenciando

Leia mais

Linguagem Coloquial e Culta. Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci

Linguagem Coloquial e Culta. Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci Linguagem Coloquial e Culta Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci Introdução Os critérios que determinam a norma (padrões de uso)de uma língua se estabelecem ao longo do tempo principalmente pela ação da

Leia mais

ESTUDO E COMPARAÇÃO DA VARIAÇÃO SEMÂNTICO- LEXICAL DA FALA BALSENSE

ESTUDO E COMPARAÇÃO DA VARIAÇÃO SEMÂNTICO- LEXICAL DA FALA BALSENSE ESTUDO E COMPARAÇÃO DA VARIAÇÃO SEMÂNTICO- LEXICAL DA FALA BALSENSE Autor: Maria Inês Cabral Da Silva; Orientador: Prof. Me. Doutoranda. Marcia Meurer Sandri UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO UEMA CENTRO

Leia mais

AS DIFICULDADES DE APREDIZAGEM DE GRAMÁTICA NORMATIVA DOS ALUNOS DO 6º ANO DA ESCOLA X

AS DIFICULDADES DE APREDIZAGEM DE GRAMÁTICA NORMATIVA DOS ALUNOS DO 6º ANO DA ESCOLA X AS DIFICULDADES DE APREDIZAGEM DE GRAMÁTICA NORMATIVA DOS ALUNOS DO 6º ANO DA ESCOLA X Ciro Carlos Antunes 1 Mirella santos de Araújo 2 Rosangela Queiroz de Souza 3 RESUMO: Este trabalho tem como objetivo

Leia mais

Palavras-chave: norma padrão, ideologias, preconceito linguístico, linguagem falada.

Palavras-chave: norma padrão, ideologias, preconceito linguístico, linguagem falada. IDEOLOGIAS PRESENTES NA FORMAÇÃO E NA MANUTENÇÃO DA DICOTOMIA ENTRE A NORMA PADRÃO E A LINGUAGEM FALADA 1 Priscila Teixeira da Silva Jamille Pereira Pimentel UNEB campus XII Comunicação oral Resumo: Este

Leia mais

CRENÇAS E ATITUDES QUANTO AO USO DO DICIONÁRIO EM SALA DE AULA POR PARTE DOS PROFESSORES DE UM BAIRRO DA CIDADE DE CODÓ-MA 1

CRENÇAS E ATITUDES QUANTO AO USO DO DICIONÁRIO EM SALA DE AULA POR PARTE DOS PROFESSORES DE UM BAIRRO DA CIDADE DE CODÓ-MA 1 CRENÇAS E ATITUDES QUANTO AO USO DO DICIONÁRIO EM SALA DE AULA POR PARTE DOS PROFESSORES DE UM BAIRRO DA CIDADE DE CODÓ-MA 1 Raimunda Nonata dos Santos Ferreira (1) Discente do curso de Pedagogia da Universidade

Leia mais

SOCIOLINGUÍSTICA: A VARIAÇÃO E O ENSINO EM SALA DE AULA

SOCIOLINGUÍSTICA: A VARIAÇÃO E O ENSINO EM SALA DE AULA SOCIOLINGUÍSTICA: A VARIAÇÃO E O ENSINO EM SALA DE AULA Laís de Almeida Silva (1); Maria de Fátima de Souza Aquino (1) UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)/ lais_almeida_silva@hotmail.com; UNIVERSIDADE

Leia mais

PROFESSORES ELABORADORES: MARION CAVALCANTE E MANOEL IVANY

PROFESSORES ELABORADORES: MARION CAVALCANTE E MANOEL IVANY UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CURSO PRÉ-VESTIBULAR UECEVEST PROPOSTAS DE REDAÇÃO I FEVEREIRO 2018 PROFESSORES ELABORADORES: MARION CAVALCANTE E MANOEL IVANY PROPOSTA 01 A partir da leitura dos textos

Leia mais

LETRAMENTO E DESENVOLVIMENTO: A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO

LETRAMENTO E DESENVOLVIMENTO: A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO LETRAMENTO E DESENVOLVIMENTO: A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO Rafaela Dayne Ribeiro Lucena (UEPB/PPGLI/CAPES) Rafela-dayne-bb@hotmail.com RESUMO Na contemporaneidade, o letramento

Leia mais

GUIMARÃES, Cleusa Divina 1. Palavras-chave: Competência redacional, aperfeiçoamento, desenvolvimento, aprendizagem.

GUIMARÃES, Cleusa Divina 1. Palavras-chave: Competência redacional, aperfeiçoamento, desenvolvimento, aprendizagem. Produção de Textos Científicos e Técnicas de Comunicação. GUIMARÃES, Cleusa Divina 1 Palavras-chave: Competência redacional, aperfeiçoamento, desenvolvimento, aprendizagem. Introdução O Curso Produção

Leia mais

SOCIOLINGUÍSTICA E LIVRO DIDÁTICO - AVANÇOS E PROBLEMAS

SOCIOLINGUÍSTICA E LIVRO DIDÁTICO - AVANÇOS E PROBLEMAS SOCIOLINGUÍSTICA E LIVRO DIDÁTICO - AVANÇOS E PROBLEMAS Fernanda Soares da Silva Torres E-mail: fernanda_japeri@yahoo.com.br http://lattes.cnpq.br/8829547665006624 RESUMO O objetivo deste trabalho é discutir

Leia mais

Instrumento. COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica, Mariângela Maia de Oliveira *

Instrumento. COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica, Mariângela Maia de Oliveira * Resenha Instrumento COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. Mariângela Maia de Oliveira * Tomando por base os novos conceitos subjacentes ao processo de

Leia mais

LINGUAGEM E ENSINO Maria da Conceição Barbosa de Souza 1

LINGUAGEM E ENSINO Maria da Conceição Barbosa de Souza 1 LINGUAGEM E ENSINO Maria da Conceição Barbosa de Souza 1 RESUMO Este artigo visa discutir sobre o ensino da língua portuguesa na escola, bem como, a ênfase dada às regras da gramática Normativa. É necessário

Leia mais

LÍNGUA, LINGUAGEM E VARIAÇÃO. Professor Marlos Pires Gonçalves

LÍNGUA, LINGUAGEM E VARIAÇÃO. Professor Marlos Pires Gonçalves LÍNGUA, LINGUAGEM E VARIAÇÃO Professor Marlos Pires Gonçalves 1 É O TIPO DE CÓDIGO FORMADO POR PALAVRAS E LEIS COMBINATÓRIAS POR MEIO DO QUAL AS PESSOAS SE COMUNICAM E INTERAGEM ENTRE SI. É A REPRESENTAÇÃO

Leia mais

Cadernos do CNLF, Vol. XVII, Nº 12. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2013.

Cadernos do CNLF, Vol. XVII, Nº 12. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2013. 224 Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos VALORIZAÇÃO DO ALUNO: MINIMIZANDO O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Janaína Coutinho Rodrigues (UEMS) janainacoutinhorodrigues@yahoo.com.br

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DAS CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: A IMPORTÂNCIA DA ARGUMENTAÇÃO

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DAS CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: A IMPORTÂNCIA DA ARGUMENTAÇÃO ISSN 2177-9139 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DAS CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: A IMPORTÂNCIA DA ARGUMENTAÇÃO Paola Reyer Marques paolareyer@gmail.com Universidade Federal do Rio Grande,

Leia mais

A Didáctica das Línguas. Síntese do Ponto 1. Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação. Docente: Prof.

A Didáctica das Línguas. Síntese do Ponto 1. Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação. Docente: Prof. A Didáctica das Línguas Síntese do Ponto 1 Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação Docente: Prof. Helena Camacho Teresa Cardim Nº 070142074 Raquel Mendes Nº 070142032 Setúbal, Abril

Leia mais

Aula 2 A linguagem na sociedade

Aula 2 A linguagem na sociedade Aula 2 A linguagem na sociedade LANGACKER, Ronald W. A linguagem e sua estrutura: alguns conceitos fundamentais. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1972. cap. 3 (p. 51-74). Prof. Cecília Toledo- cissa.valle@hotmail.com

Leia mais

O USO CORRENTE DA VARIEDADE NÃO-PADRÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO DE CASO DA COMUNIDADE DA DERRADEIRA MUNICÍPIO DE VALENÇA

O USO CORRENTE DA VARIEDADE NÃO-PADRÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO DE CASO DA COMUNIDADE DA DERRADEIRA MUNICÍPIO DE VALENÇA 73 de 368 O USO CORRENTE DA VARIEDADE NÃO-PADRÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO DE CASO DA COMUNIDADE DA DERRADEIRA MUNICÍPIO DE VALENÇA Taylane Santos do Nascimento * (Uneb) RESUMO Este artigo tece considerações

Leia mais

A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CRUZ ALTA/RS: SISTEMATIZANDO OS RESULTADOS DE UM ESTUDO

A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CRUZ ALTA/RS: SISTEMATIZANDO OS RESULTADOS DE UM ESTUDO A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CRUZ ALTA/RS: SISTEMATIZANDO OS RESULTADOS DE UM ESTUDO D OLIVEIRA, Marcele Camargo 1 ; ALVES, Carla Rosane da Silva Tavares 2 ; SOUZA, Antonio Escandiel

Leia mais

A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA PRÁTICA: TRABALHANDO COM PEÇAS TEATRAIS

A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA PRÁTICA: TRABALHANDO COM PEÇAS TEATRAIS A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA PRÁTICA: TRABALHANDO COM PEÇAS TEATRAIS Ivoneide Aires Alves do Rego Profª Supervisora PIBID/LETRAS ESPANHOL/CAMEAM/UERN ivoneiderego@hotmail.com IDENTIFICAÇÃO ESCOLA ESTADUAL

Leia mais

Palavras-chave: Oralidade e escola. Sociolínguística e práticas escolares. Variedades linguísticas.

Palavras-chave: Oralidade e escola. Sociolínguística e práticas escolares. Variedades linguísticas. 02765 NORMAS LINGUÍSTICAS E SEUS DESDOBRAMENTOS DIDÁTICO- PEDAGÓGICOS NO ENSINO DA ORALIDADE CULTA Josina Augusta Tavares Teixeira - UFJF 1 A democratização do ensino fundamental e médio, consolidada pela

Leia mais

Oralidade e Aquisição da Linguagem Escrita

Oralidade e Aquisição da Linguagem Escrita Grupo Temático 02: Pesquisas e Práticas Pedagógicas Oralidade e Aquisição da Linguagem Escrita Malu Alves de Souza 1 UNIFEG - (Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé) RESUMO A literatura

Leia mais

XXI CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA

XXI CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO NORMAL MÉDIO João Batista da Silva Santos (UENF) joaosanto.92@gmail.com Eliana Crispim França Luquetti (UENF) elinafff@gmail.com

Leia mais

Plano de Ensino Componente Curricular: Curso: Período: Carga Horária: Docente: Ementa Objetivos Geral Específicos

Plano de Ensino Componente Curricular: Curso: Período: Carga Horária: Docente: Ementa Objetivos Geral Específicos Plano de Ensino Componente Curricular: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Curso: Técnico em Química (Integrado) Período: 1º ano Carga Horária: 160 h/a 133 h/r Docente: Anna Giovanna Rocha Bezerra

Leia mais

As concepções de professores sobre o uso das variações linguísticas e a prática do preconceito linguístico em sala de aula no ensino fundamental

As concepções de professores sobre o uso das variações linguísticas e a prática do preconceito linguístico em sala de aula no ensino fundamental Diversitas Journal ISSN 2525-5215 DOI: 10.17648/diversitas-journal-v2i4.256 Volume 2, Número 1 (jan./abr. 2017) pp: 126-130. www.kentron.ifal.edu.br/index.php/diversitas_journal Diversitas Journal As concepções

Leia mais

PROFESSORES DE HISTÓRIA: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

PROFESSORES DE HISTÓRIA: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORES DE HISTÓRIA: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL VILELA, J.V.; Resumo Este trabalho tem como objetivo demonstrar a contribuição da disciplina de história para formar

Leia mais

8.5 INCLUSÃO NA DIVERSIDADE: a contribuição da espiritualidade e interdisciplinaridade (Projeto de Pesquisa)

8.5 INCLUSÃO NA DIVERSIDADE: a contribuição da espiritualidade e interdisciplinaridade (Projeto de Pesquisa) 100 8.5 INCLUSÃO NA DIVERSIDADE: a contribuição da espiritualidade e interdisciplinaridade (Projeto de Pesquisa) Marilice Pereira Ruiz do Amaral Mello 1 Figura 20: inclusão 2. Resumo: este projeto de pesquisa

Leia mais

Aula 1 FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM

Aula 1 FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM Aula 1 FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM LANGACKER, Ronald W. A linguagem e sua estrutura: alguns conceitos fundamentais. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1972. cap. 1 (p. 11-19). MARTELOTTA, Mário Eduardo. Manual de

Leia mais

Conceituação. Linguagem é qualquer sistema organizado de sinais que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos.

Conceituação. Linguagem é qualquer sistema organizado de sinais que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos. Linguagem e Cultura Conceituação Linguagem é qualquer sistema organizado de sinais que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos. Cultura é todo saber humano, o cabedal de conhecimento de um

Leia mais

Variações linguísticas: Norma Padrão e Norma culta

Variações linguísticas: Norma Padrão e Norma culta L.E. Semana 2 Segunda Feira Variações linguísticas: Norma Padrão e Norma culta Diferença entre a norma padrão e a norma culta o português não é homogêneo O português, como todas as línguas, é heterogêneo:

Leia mais

A MITOLOGIA DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO

A MITOLOGIA DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO A MITOLOGIA DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO Volmir Antonio Silveira 1 Referência: BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico - o que é, como se faz. 49ª ed. São Paulo: Loyola, 1999.185 p. Dados sobre o autor: Marcos

Leia mais

A SINTAXE NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS ANÁLISE E DEBATE: UM DIÁLOGO COM O ENSINO

A SINTAXE NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS ANÁLISE E DEBATE: UM DIÁLOGO COM O ENSINO A SINTAXE NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS ANÁLISE E DEBATE: UM DIÁLOGO COM O ENSINO Pâmela da SILVA; Michaela Andréa Bette CAMARA, Vânia Carmem LIMA. Universidade Federal de Goiás UFG Campus Jataí CAJ.

Leia mais

LINGUAGEM E ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA: UM ESTUDO

LINGUAGEM E ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA: UM ESTUDO LINGUAGEM E ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA: UM ESTUDO SOUZA, Antonio Escandiel de²; AVRELLA, Lisandra Hoffmann¹ Resumo Este artigo tem por finalidade divulgar os resultados alcançados com o projeto linguagem

Leia mais

A VARIAÇÃO/ESTRATIFICAÇÃO DO SUBJUNTIVO EM ORAÇÕES PARENTÉTICAS

A VARIAÇÃO/ESTRATIFICAÇÃO DO SUBJUNTIVO EM ORAÇÕES PARENTÉTICAS Página 109 de 511 A VARIAÇÃO/ESTRATIFICAÇÃO DO SUBJUNTIVO EM ORAÇÕES PARENTÉTICAS Vânia Raquel Santos Amorim (UESB) Valéria Viana Sousa (UESB) Jorge Augusto Alves da Silva (UESB) RESUMO Neste trabalho,

Leia mais

Variação Linguística. Professora Camilla

Variação Linguística. Professora Camilla Variação Linguística Professora Camilla CONCEITUANDO: Não existe um único jeito de falar a língua portuguesa. VARIEDADES LINGUÍSTICAS: são as variações que uma língua apresenta em razão das condições sociais,

Leia mais

A ORALIDADE NA CONSTRUÇÃO DA ESCRITA

A ORALIDADE NA CONSTRUÇÃO DA ESCRITA A ORALIDADE NA CONSTRUÇÃO DA ESCRITA Daiane de Abreu Ribeiro Jeane Silva Freire Jucilene Aparecida Ribeiro da Silva Procópio Daiane de Abreu Ribeiro Faculdade Sumaré Ex-aluna de Pós-Graduação Jeane Silva

Leia mais

ANAIS 2010 ISSN GRAMÁTICA NO LIVRO DIDÁTICO: TRADICIONALISMO OU INTERAÇÃO? RESUMO

ANAIS 2010 ISSN GRAMÁTICA NO LIVRO DIDÁTICO: TRADICIONALISMO OU INTERAÇÃO? RESUMO GRAMÁTICA NO LIVRO DIDÁTICO: TRADICIONALISMO OU INTERAÇÃO? Flávia Barbosa Ilídio Luma de Fátima Sanches (Gdas-CLCA-UENP/CJ.) Marilúcia dos Santos Domingos Striquer (Orientadora CLCA-UENP/CJ) RESUMO Uma

Leia mais

XXI CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA

XXI CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA XXI CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR Tatiane Almeida de Souza (UENF) tatianealmeidauenf@gmail.com Dhienes Charla Ferreira Tinoco (UENF) dhienesch@hotmail.com

Leia mais

O USO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DA GRAMÁTICA: ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

O USO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DA GRAMÁTICA: ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM O USO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DA GRAMÁTICA: ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Juciane Nóbrega Lima Universidade Federal da Paraíba jucy.nobrega@gmail.com Flávia Gonçalves Calaça de Souza

Leia mais

Universidade Federal de Alagoas Centro de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação. Padrão de Respostas da Prova Escrita Seleção 2018

Universidade Federal de Alagoas Centro de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação. Padrão de Respostas da Prova Escrita Seleção 2018 Universidade Federal de Alagoas Centro de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Padrão de Respostas da Prova Escrita Seleção 2018 Considerar o anexo 5 do Edital Questão Geral (valor: 4,0) Boaventura

Leia mais

TESE DE DOUTORADO MEMÓRIAS DE ANGOLA E VIVÊNCIAS NO BRASIL: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADES ÉTNICA E RACIAL

TESE DE DOUTORADO MEMÓRIAS DE ANGOLA E VIVÊNCIAS NO BRASIL: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADES ÉTNICA E RACIAL TESE DE DOUTORADO MEMÓRIAS DE ANGOLA E VIVÊNCIAS NO BRASIL: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADES ÉTNICA E RACIAL Marciele Nazaré Coelho Orientadora: Profa. Dra. Roseli Rodrigues de Mello Por: Adriana Marigo Francisca

Leia mais

Repensando o Ensino do Português nas Universidades. Prof. Oscar Tadeu de Assunção

Repensando o Ensino do Português nas Universidades. Prof. Oscar Tadeu de Assunção Repensando o Ensino do Português nas Universidades Prof. Oscar Tadeu de Assunção Resumo: O objetivo deste artigo é refletir sobre o uso de textos literários e não literários, na universidade, no ensino-aprendizagem

Leia mais

EDUCAÇÃO SEXUAL INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DE SE ABORDAR O TEMA NO ÂMBITO FAMILIAR E ESCOLAR

EDUCAÇÃO SEXUAL INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DE SE ABORDAR O TEMA NO ÂMBITO FAMILIAR E ESCOLAR EDUCAÇÃO SEXUAL INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DE SE ABORDAR O TEMA NO ÂMBITO FAMILIAR E ESCOLAR ALVES, L. C. dos S.; LIMA, B. C. M.; MASCHETTI, M. P; RODRIGUES, C. F; SILVA, A. P. R. da; SILVA, N. F. da. RESUMO

Leia mais

Por que Ensinar Gramática?

Por que Ensinar Gramática? Por que Ensinar Gramática? Maria de Nazaré Serra Silva e Guimarães (UFMG) Gostaria de iniciar este texto que trata da questão Por que ensinar Gramática? relembrando três momentos de minha vida nos quais,

Leia mais

C olocação dos pronomes clíticos e o trabalho do

C olocação dos pronomes clíticos e o trabalho do C olocação dos pronomes clíticos e o trabalho do professor de Língua Portuguesa P ossibilidades sociolinguísticas MANOEL CRISPINIANO ALVES DA SILVA MARCUS GARCIA DE SENE RESUMO: Sabe-se que a Gramática

Leia mais

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA ESCOLA BILÍNGUE PARA SURDOS: LÍNGUA DE INSTRUÇÃO

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA ESCOLA BILÍNGUE PARA SURDOS: LÍNGUA DE INSTRUÇÃO LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA ESCOLA BILÍNGUE PARA SURDOS: LÍNGUA DE INSTRUÇÃO Carla S. M. Trucolo Trindade Faculdade de Educação - FEUSP Claudia Regina Vieira UFSCar Sorocaba e Faculdade de Educação

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Sociolinguística. Ensino. Língua Portuguesa. Educação de Jovens e Adultos. Gêneros Textuais

PALAVRAS-CHAVE: Sociolinguística. Ensino. Língua Portuguesa. Educação de Jovens e Adultos. Gêneros Textuais A SOCIOLINGUÍSTICA: SUAS PERSPECTIVAS E CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Janaína Coutinho Rodrigues (PGLETRAS/UEMS) 1 Adriana Lúcia de Escobar Chaves de

Leia mais

A GRAMÁTICA E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

A GRAMÁTICA E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A GRAMÁTICA E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA INTRODUÇÃO Edna Ranielly do Nascimento (UEPB) niellyfersou@hotmail.com Janaína da Costa Barbosa (UEPB) janne3010@hotmail.com Jobson Soares da

Leia mais

BREVE REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DA CONCORDÂNCIA VERBAL EM UM LIVRO DIDÁTICO

BREVE REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DA CONCORDÂNCIA VERBAL EM UM LIVRO DIDÁTICO BREVE REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DA CONCORDÂNCIA VERBAL EM UM LIVRO DIDÁTICO Levi Rosa de Campos 1 1 Universidade Federal de Minas Gerais / Profletras / Faculdade de Letras Resumo: O presente trabalho tem

Leia mais

Agrupamento de Escolas Gil Vicente Guimarães

Agrupamento de Escolas Gil Vicente Guimarães Agrupamento de Escolas Gil Vicente Guimarães CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO Ano letivo 2017/2018 Português Língua Não Materna - 1º e 2.º ciclos Os alunos de Português Língua Não Materna que se encontram

Leia mais

FARACO, C. A.; ZILLES, A. M. (Org.). Para conhecer norma linguística. São Paulo: Contexto, p.

FARACO, C. A.; ZILLES, A. M. (Org.). Para conhecer norma linguística. São Paulo: Contexto, p. RESENHAS http://dx.doi.org/10.1590/2176-457337791 FARACO, C. A.; ZILLES, A. M. (Org.). Para conhecer norma linguística. São Paulo: Contexto, 2017. 224 p. Xoán Carlos Lagares * * Universidade Federal Fluminense

Leia mais

ENSINO DE GRAMÁTICA: A PRÁXIS DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

ENSINO DE GRAMÁTICA: A PRÁXIS DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ENSINO DE GRAMÁTICA: A PRÁXIS DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Sueilton Junior Braz de Lima Graduando da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Josefa Lidianne de Paiva

Leia mais

Marcas da oralidade nas produções textuais dos alunos do ensino médio da escola c.e humberto de campos na cidade de humberto de campos ma

Marcas da oralidade nas produções textuais dos alunos do ensino médio da escola c.e humberto de campos na cidade de humberto de campos ma Marcas da oralidade nas produções textuais dos alunos do ensino médio da escola c.e humberto de campos na cidade de humberto de campos ma POR SÂNIA TEREZA COSTA, VANDINALVA COELHO CAMPOS, MARIZE BARROS

Leia mais

O TRATAMENTO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 5º A 8º SÉRIES

O TRATAMENTO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 5º A 8º SÉRIES O TRATAMENTO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 5º A 8º SÉRIES Ariany Maldonado Querino Lucélia de Fátima Ribeiro Mônica Tironi Silvana Tangleica Taymara Daiane Ribeiro

Leia mais

O%USO%DA%INTERNET%COMO%FERRAMENTA%TECNOLÓGICA%NO% ENSINO%DE%LÍNGUAS%ESTRANGEIRAS:%O%PAPEL%DO%PROFESSOR% REFLEXIVO%%

O%USO%DA%INTERNET%COMO%FERRAMENTA%TECNOLÓGICA%NO% ENSINO%DE%LÍNGUAS%ESTRANGEIRAS:%O%PAPEL%DO%PROFESSOR% REFLEXIVO%% OUSODAINTERNETCOMOFERRAMENTATECNOLÓGICANO ENSINODELÍNGUASESTRANGEIRAS:OPAPELDOPROFESSOR REFLEXIVO USINGTHEINTERNETASATECHNOLOGICALTOOLINFOREIGN LANGUAGETEACHING:THEROLEOFAREFLEXIVETEACHER# CrislaineLourençoFranco

Leia mais

CONTEÚDO ESPECÍFICO DA PROVA DA ÁREA DE LETRAS GERAL PORTARIA Nº 258, DE 2 DE JUNHO DE 2014

CONTEÚDO ESPECÍFICO DA PROVA DA ÁREA DE LETRAS GERAL PORTARIA Nº 258, DE 2 DE JUNHO DE 2014 CONTEÚDO ESPECÍFICO DA PROVA DA ÁREA DE LETRAS GERAL PORTARIA Nº 258, DE 2 DE JUNHO DE 2014 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no uso de suas

Leia mais

Linguística. Prof. Veríssimo Ferreira

Linguística. Prof. Veríssimo Ferreira Linguística Prof. Veríssimo Ferreira Linguística Ciência que estuda as línguas naturais, no quadro das ciências humanas e no interior da Semiologia. Ferdinand Saussure O desenvolvimento da Linguística

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS

CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS 4191 CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS Paula Maria Cobucci Ribeiro Dias ( UnB) Formação durante o exercício profissional, educação continuada e adicional

Leia mais

A LÍNGUA PORTUGUESA DO SÉCULO XVI NUMA PERSPECTIVA HISTORIOGRÁFICA Jefferson Santos da Silva

A LÍNGUA PORTUGUESA DO SÉCULO XVI NUMA PERSPECTIVA HISTORIOGRÁFICA Jefferson Santos da Silva A LÍNGUA PORTUGUESA DO SÉCULO XVI NUMA PERSPECTIVA HISTORIOGRÁFICA Jefferson Santos da Silva professorjefferson22@yahoo.com.br 1. Introdução Basicamente, esse projeto é dirigido a professores de língua

Leia mais

A variação linguística no ensino de língua materna: o que o professor deve fazer na sala de aula?

A variação linguística no ensino de língua materna: o que o professor deve fazer na sala de aula? A variação linguística no ensino de língua materna: o que o professor deve fazer na sala de aula? Cecília Souza Santos Sobrinha 1 Odilon Pinto de Mesquita Filho 2 Resumo Este artigo pretende discutir como

Leia mais

ENTRE A LINGUAGEM E A ESCRITA: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO VOLTADO A LINSGUISTICA E EDUCAÇÃO NOS ANOS INICIAIS

ENTRE A LINGUAGEM E A ESCRITA: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO VOLTADO A LINSGUISTICA E EDUCAÇÃO NOS ANOS INICIAIS ENTRE A LINGUAGEM E A ESCRITA: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO VOLTADO A LINSGUISTICA E EDUCAÇÃO NOS ANOS INICIAIS Larissa Arruda da Silva Faculdade Maurício de Nassau Caruaru-PE, larisa_arruda@hotmail.com

Leia mais

A VARIAÇÃO DO MODO SUBJUNTIVO: UMA RELAÇÃO COM O PROCESSO DE EXPRESSÃO DE MODALIDADES

A VARIAÇÃO DO MODO SUBJUNTIVO: UMA RELAÇÃO COM O PROCESSO DE EXPRESSÃO DE MODALIDADES 477 de 663 A VARIAÇÃO DO MODO SUBJUNTIVO: UMA RELAÇÃO COM O PROCESSO DE EXPRESSÃO DE MODALIDADES Vânia Raquel Santos Amorim 148 (UESB) Valéria Viana Sousa 149 (UESB) Jorge Augusto Alves da Silva 150 (UESB)

Leia mais

FRACASSO/QUEIXA ESCOLAR: UM ESTUDO ACERCA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS RELACIONADAS COM O TEMA PUBLICADAS EM PERIÓDICOS

FRACASSO/QUEIXA ESCOLAR: UM ESTUDO ACERCA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS RELACIONADAS COM O TEMA PUBLICADAS EM PERIÓDICOS FRACASSO/QUEIXA ESCOLAR: UM ESTUDO ACERCA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS RELACIONADAS COM O TEMA PUBLICADAS EM PERIÓDICOS Aline Danielli Vignoto (PIBIC/FA-UEM), Nilza Sanches Tessaro Leonardo (Orientador),

Leia mais

NÃO EXISTE CERTO E ERRADO EM LÍNGUA

NÃO EXISTE CERTO E ERRADO EM LÍNGUA NÃO EXISTE CERTO E ERRADO EM LÍNGUA Esse é um julgamento social, e não linguístico. VÍDEO DA PROPAGANDA DA RENAULT O QUE É LINGUA? Do ponto de vista material, língua é uma materialização da capacidade

Leia mais

Atena Cursos - Curso de Capacitação - AEE PROJETO DEFICIÊNCIA DA LEITURA NA APRENDIZAGEM INFANTIL

Atena Cursos - Curso de Capacitação - AEE PROJETO DEFICIÊNCIA DA LEITURA NA APRENDIZAGEM INFANTIL Atena Cursos - Curso de Capacitação - AEE PROJETO DEFICIÊNCIA DA LEITURA NA APRENDIZAGEM INFANTIL Aluna: Iara Escandiel Colussi Data: 12/06/2015 Introdução Este projeto apresenta algumas situações de dificuldade

Leia mais

Aulas de Inglês para Executivos.

Aulas de Inglês para Executivos. Aulas de Inglês para Executivos info@acelanguageschool.com.br Bem-vindo à Ace Aulas de Inglês para Executivos. Ace Language School é uma escola de Inglês com sede em São Paulo, Brasil. Somos especialistas

Leia mais

O CONCEITO DE ERRO EM SOCIOLINGUÍSTICA

O CONCEITO DE ERRO EM SOCIOLINGUÍSTICA 110 O CONCEITO DE ERRO EM SOCIOLINGUÍSTICA JOSÉ PEREIRA DA SILVA (UERJ E ABRAFIL - r) 1. Introdução Heloise Martins lembra que a língua varia com o tempo, assim como varia de acordo com os interesses e

Leia mais

OS DIFERENTES CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA CLASSIFICAÇÃO DE PALAVRAS EM GRAMÁTICAS ESCOLARES

OS DIFERENTES CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA CLASSIFICAÇÃO DE PALAVRAS EM GRAMÁTICAS ESCOLARES OS DIFERENTES CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA CLASSIFICAÇÃO DE PALAVRAS EM GRAMÁTICAS ESCOLARES Maria Luiza Casado Silva casadoluiza01@gmail.com Luana Lima Cabral da Silva luannnalima78@gmail.com Universidade

Leia mais

CEDHAP CENTRO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO APLICADO O SIGNIFICADO DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DA ESCOLA E DA SALA DE AULA - 2

CEDHAP CENTRO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO APLICADO O SIGNIFICADO DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DA ESCOLA E DA SALA DE AULA - 2 O SIGNIFICADO DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DA ESCOLA E DA SALA DE AULA - 2 Publicado em Direcional Educador. Ano 9, no. 100, mai./2013, p 51 53. Heloísa Lück CEDHAP - Centro de Desenvolvimento

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA B

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA B U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D E M I N A S G E R A I S LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA B 2 a. 1 - Este Caderno de Prova contém questões, que ocupam um total de seis páginas, numeradas

Leia mais

VOCÊ ESTÁ REALMENTE EVOLUINDO NO INGLÊS PARA NEGÓCIOS?

VOCÊ ESTÁ REALMENTE EVOLUINDO NO INGLÊS PARA NEGÓCIOS? VOCÊ ESTÁ REALMENTE EVOLUINDO NO INGLÊS PARA NEGÓCIOS? Você sente que está patinando em seu conhecimento de inglês? Essa sensação é bastante comum. Na verdade, no começo do curso sentimos que estamos tendo

Leia mais

OS JOVENS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM BUSCA DA SUPERAÇÃO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO

OS JOVENS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM BUSCA DA SUPERAÇÃO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO OS JOVENS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM BUSCA DA SUPERAÇÃO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO Ana Emília Martins Veríssimo, Giordana Karoline da Silva Estevão Universidade Federal da Paraíba-UFPB, emiliaverissimo@hotmail.com

Leia mais

REPRESENTAÇÕES DOCENTES ACERCA DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO REGULAR

REPRESENTAÇÕES DOCENTES ACERCA DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO REGULAR REPRESENTAÇÕES DOCENTES ACERCA DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO REGULAR Marta Cristina Rodrigues Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana

Leia mais

Autor(es) DAVID RICARDO ALECCI. Orientador(es) DANIELLE MAXIMO PLENS PINELLI. 1. Introdução

Autor(es) DAVID RICARDO ALECCI. Orientador(es) DANIELLE MAXIMO PLENS PINELLI. 1. Introdução 10º Simposio de Ensino de Graduação TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA PRESENTE NOS CADERNOS DO ESTADO E MATERIAIS DIDÁTICOS Autor(es) DAVID RICARDO ALECCI Orientador(es)

Leia mais