1Redigir. A redação para concurso traz em si as bases de qualquer tipo de

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1Redigir. A redação para concurso traz em si as bases de qualquer tipo de"

Transcrição

1 REDAÇÃO DISCURSIVA 1Redigir. A redação para concurso traz em si as bases de qualquer tipo de composição. Como, no entanto, ela se encontra a serviço de um objetivo próprio e bastante específico, seu estilo apresenta características peculiares, que a distinguem da redação literária, técnica ou rotineira. O texto para um concurso tem função primordial de desenvolver idéias, sejam informativas, argumentativas, narrativas ou descritivas. Nosso objetivo assim é que você adquira capacidade de expressar com competência suas idéias em redações organizadas, objetivas, claras e corretas gramaticalmente. Linguagem oral e linguagem escrita. Existe uma diferença de expressão entre o texto oral e o escrito. Em contato direto com o falante, a língua falada é mais espontânea, mais viva, mais concreta, menos preocupada com a gramática. Conta com vocabulário mais limitado, embora em permanente renovação. Já na linguagem escrita o contato entre quem escreve e quem lê é indireto; daí seu caráter mais abstrato, mais refletido; exige permanente esforço de elaboração e está mais sujeita aos preceitos gramaticais. O vocabulário caracteriza-se por ser mais conservador. A língua falada está provida de recursos extralingüísticos, contextuais gestos, postura, expressões faciais que, por vezes, esclarecem ou complementam o sentido da comunicação. O interlocutor presente torna a língua falada mais alusiva, ao passo que a escrita é mais precisa. Níveis de Linguagem. A eficiência do ato de comunicação depende, entre outros requisitos, do uso adequado do nível de linguagem. Enquanto código ou sistema, a língua abre possibilidades de um sem-número de usos que os falantes podem adotar segundo as exigências situacionais da comunicação. Às variações sociais ou individuais que se observam na utilização da linguagem cabe o nome de variantes lingüísticas (dialetos). Dá-se o nome de fala, níveis de linguagem ou registros às variações quanto ao uso da linguagem pelo mesmo falante, impostas pela variedade de situação. Para nosso estudo presente, interessa-nos duas modalidades:

2 Linguagem culta: utilizam-na as classes intelectuais da sociedade, mais na forma escrita e, menos, na oral. É de uso nos meios diplomáticos e científicos; nos discursos e sermões; nos tratados jurídicos e nas sessões do tribunal. O vocabulário é rico e são observadas as normas gramaticais em sua plenitude. O Supremo Tribunal Federal determinou o bloqueio imediato dos bens de todos os diretores envolvidos no escândalo do Banco do Brasil. A priori, a instituição deverá prestar contas dos gastos de seis diretorias que foram aliciadas por meio de propina para a liberação de verbas a agências publicitárias. Linguagem coloquial: utilizada pelas pessoas que, sem embargo do conhecimento da língua, servem-se de um nível menos formal, mais cotidiano. É a linguagem do rádio, da televisão, meios de comunicação de massa tanto na forma oral quanto na escrita. Emprega-se o vocabulário da língua comum e a obediência às disposições gramaticais é relativa, permitindo-se até mesmo construções próprias da linguagem oral. Observe um texto coloquial. Brother, dentro dessa nova edição do Concurso 500 testes tem tudo para que minha prova role na maior. Só de português são mais 800 questões. Ah, tem uma lista de livros e dicas para todos ficarem por dentro w que é moleza que caiu na prova. Vou encarar este estudo. Frases curtas. Procure sempre frases curtas. Uma, duas ou, no máximo, três orações por período sintático. A frase curta tem várias vantagens. A primeira é diminuir o número de erros, principalmente em pontuação. A segunda é tornar o texto mais claro. A terceira é apresentar a idéia de forma mais objetiva. Vinícius de Moraes afirmava que uma frase longa não é mais que duas curtas. Períodos longos geralmente estão associados a idéias incertas e facilitam falha na compreensão. Observe o exemplo com período longo: Mesmo fervidas diariamente, as lentes de contato gelatinosas ficam impregnadas de sujeira, o que pode até causar conjuntivite, mas, desde o começo do ano, os míopes da Califórnia podem resolver o problema jogando as lentes no lixo pois lá acabam de ser lançadas lentes descartáveis que custam apenas 2,5 dólares cada, que só em julho estarão disponíveis no Brasil.

3 Veja como fica melhor: Mesmo fervidas diariamente, as lentes de contato gelatinosas ficam impregnadas de sujeira, o que pode causar conjuntivite. Desde começo do ano, porém, os míopes da Califórnia podem resolver o problema. Acabam de ser lançadas lentes descartáveis que custam apenas 2,5 dólares cada. Em julho, elas estarão disponíveis também no Brasil. Frases Longas Observe o texto a seguir presente no Manual de Estilo da Editora Abril. Enfim, toda vez que você sentar-se à máquina, postar-se diante do terminal ou pegar a caneta com o propósito de escrever, lembre-se de que sentenças de breve extensão, amiúde logradas por intermédio da busca incessante da simplicidade no ato de redigir, da utilização frequente do ponto, do corte de palavras inúteis que não servem mesmo para nada e da eliminação sem dó nem piedade dos clichês, dos jargãos tão presentes nas laudas das matérias dos setoristas, da retórica discursiva e da redundância repetitiva - sem aquelas intermináveis orações intercaladas e sem o abuso das partículas de subordinação como, por exemplo, que, embora, onde, quando, capazes de encompridálas desnecessariamente, tirando em consequência o fôlego do pobre leitor - isso, para não falar que não custa refazê-las, providência que pode aproximar o verbo e o complemento do sujeito, tais sentenças de breve extensão, insistimos antes que comeceos a chateá-lo, são melhores e mais claros. Dad Squarisi, autora de diversos artigos sobre o uso de nosso idioma, descreve algumas técnicas para evitar frases longas. a) substituir gerúndio por ponto: Alunos recém-aprovados no vestibular chegarão à universidade no segundo semestre podendo, se forem estudiosos, concluir o curso em quatro anos, fazendo em seguida um curso de pós-graduação.

4 Observe como fica melhor: Alunos recém-aprovados no vestibular chegarão à universidade no segundo semestre do ano. Se forem estudiosos, poderão concluir o curso em quatro anos e, em seguida, fazer uma pós-graduação. Embora o gerúndio seja correta em diversas situações em nossa língua, procure evitar seu uso em redação. A tendência é o uso incorreto. Além do erro gramatical que geralmente provoca, o gerúndio costuma alongar as frases. O publicitário Ricardo Freire escreveu um manifesto antigerundista. Este artigo foi feito especialmente para que você possa estar recortando, estar imprimindo e estar fazendo diversas cópias, para estar deixando discretamente sobre a mesa de alguém que não consiga estar falando sem estar espalhando essa praga terrível da comunicação moderna, o gerundismo. b) transforme a oração coordenada em novo período: Pensei em construir uma rodoviária maior e mais moderna, pois a que temos dentro em pouco será insuficiente, mas os trabalhos a que me aventurei, necessários ao conforto dos viajantes, não me permitiram a execução de uma obra, embora útil, prorrogável. Observe como fica melhor: c) Livre-se do já que: Pensei em construir uma rodoviária maior e mais moderna, pois a que temos dentro em pouco será insuficiente. Mas os trabalhos a que me aventurei, necessários ao conforto dos viajantes, não me permitiram a execução de uma obra, embora útil, prorrogável. Observe como fica melhor: Os líderes europeus tiveram de falar em Ronald Reagan, já que a morte do cowboy presidente os surpreendeu reunidos em Paris na comemoração da passagem dos 60 anos do Dia D. Os líderes europeus tiveram de falar em Ronald Reagan. A morte do cowboy presidente os surpreendeu reunidos em Paris na comemoração da passagem dos 60 anos do Dia D.

5 d) troque a oração adjetiva por adjetivo: Animal que se alimenta de carne - animal carnívoro. Pessoa que planta café - cafeicultor. Criança que não tem educação - criança mal-educada. Sentenças na forma positiva Diga o que é. Não o que não é. Evite usar o não em redações. Ele não acredita que o ministro chegue a tempo. Ele duvida que o ministro chegue a tempo. O presidente diz que não fará alterações na política econômica. O presidente nega alterações na política econômica.

6 2Qualidades de um texto. A folha em branco a sua frente, o tempo passando e o desespero tomando conta do candidato. Essa é uma cena que você vai presenciar em inúmeras pessoas no dia do concurso, mas não em você. A sua dedicação fará de você um candidato tranqüilo e confiante em suas idéias e no seu texto final. Para que tal objetivo seja alcançado, vamos priorizar alguns detalhes fundamentais. Não existe redação em concurso feita em dez minutos. A idéia e o texto devem seguir um processo de elaboração consistente e progressivo. Uma boa redação pede planejamento, organização. Escrever um texto não significa apenas preencher o papel com frases soltas. Escrever pressupõe uma série de operações anteriores. As qualidades de um texto podem ser agrupadas em cinco características: unidade, coerência, conteúdo, concisão e coesão. Unidade. Um bom texto expressa uma boa relação entre as idéias. Observe que uma boa comunicação é aquela em que o receptor reconhece com facilidade o assunto tratado e o posicionamento do emissor. Para tal, o primeiro passo para uma boa redação é a unidade entre as idéias. Todas as idéias devem estar relacionadas a um foco principal, a uma intenção do comunicador. Definindo o primeiro período. O primeiro período é fundamental para um bom parágrafo. Lembre-se de que o primeiro passo para que o parágrafo tenha unidade é a formulação de uma idéia inicial clara e objetiva. Se a primeira idéia não ficar clara, certamente as demais ficarão comprometidas ou sem relação entre si ou com a idéia central. Exemplo: Brasília é a capital do Brasil. A cidade é muita seca e alguns moradores reclamam disso. A cidade foi construída por um presidente que muita gente sente saudade dele. A cidade tem um lago e muitos parques, mesmo assim existe pouca área de lazer. Os principais órgãos do poder público estão em Brasília. Sendo assim, a cidade agrada a uns e não a outros. Como você pôde observar, as idéias estão relacionadas a Brasília, porém não apresentam uma idéia central, uma unidade. Encontram-se apenas informações soltas e não dando suporte a um posicionamento maior.

7 A primeira idéia apresentada no parágrafo deve ser definida para servir aos propósitos do parágrafo e do texto como um todo. Observe o parágrafo abaixo: O corpo humano divide-se em três partes: cabeça, tronco e membros. A cabeça é a mais importante de todas, pois contém o cérebro e os principais órgãos do sentido. O tronco aloja o coração, os pulmões, o estômago, os intestinos, os rins, o fígado e o pâncreas. Finalmente, os membros, que podem ser superiores (braços e mãos) e inferiores (pernas e pés). Como você percebeu, a idéia central está totalmente relacionada com as idéias dos demais períodos. É um parágrafo com unidade em que os períodos se completam. Os períodos devem se auxiliar e, mesmo apresentando idéias independentes, devem manter uma relação bem próxima. Coerência. A coerência é outra qualidade do parágrafo. Enquanto a unidade seleciona as idéias, central e secundárias, escolhendo as mais importantes, a coerência organiza a seqüência dessas idéias, de modo que o leitor perceba facilmente como elas são importantes para o desenvolvimento do parágrafo. Mesmo que todos os períodos do parágrafo estejam relacionados entre si, ou dêem suporte à idéia central, se faltar a organização dessas idéias, o parágrafo será confuso, sem coerência. Ser coerente é ser organizado. Observe o texto abaixo: O São Paulo venceu muito bem os últimos três jogos que disputou. Semana passada, goleou o Flamengo por 5-1. Ontem, venceu mais uma vez: 4-0 no Vasco. Ele citou no período inicial três jogos e só abordou dois. Faltou coerência. Observe outro texto: A cidade do Rio de Janeiro já foi sede de três representações significativas do poder público: prefeitura municipal, governo estadual e governo federal. O governo estadual (...). A prefeitura municipal (...). O governo federal (...). Ele citou as três sedes em ordem crescente e abordou de forma desorganizada.

8 Leia o texto abaixo: Brasília é a melhor cidade do Brasil. A qualidade de vida apresenta dados que se destacam no cenário nacional: baixa criminalidade, alto poder aquisitivo e boas opções de lazer. Também o clima propicia agradáveis dias durante o ano inteiro. Infelizmente, muitas pessoas que moram aqui reclamam dos preços cobrados nos aluguéis de apartamentos apertados. O parágrafo aborda inicialmente uma visão positiva em relação à cidade e, no final, explora uma idéia contrária à idéia principal. Conteúdo. A terceira qualidade é o conteúdo. A idéia a ser defendida no início deve ser realçada com exemplos ou argumentos ou relações que acrescentem algo progressivamente. Muitas vezes, o autor apenas exemplifica com informações redundantes e de conhecimento público que pouco ou nada servem para ampliar a idéia e cativar o leitor. Observe o texto: A corrupção é um mal presente em todos os poderes no Brasil. Os jornais informam diariamente casos como a compra de remédios faturados acima do preço normal para o Ministério da Saúde, ou como o desvio de verbas no governo do Rio de Janeiro e mesmo no Poder Judiciário com o envolvimento entre magistrados e traficantes. O parágrafo não apresentou dado algum relevante após a idéia inicial. Todos os exemplos, que poderiam ter sido citados brevemente, já estão implícitos no período. Clareza. O escritor Miguel de Unamuno afirmava já em 1895 que escreve claro quem concebe ou imagina claro. O concurso espera de você um texto rápido e claro. A mensagem deve primeiramente indicar ao leitor o pensamento básico e os argumentos sobre a idéia principal. Quem lê uma redação não pode se irritar e ficar procurando reler várias vezes para compreender uma simples idéia. A clareza na redação depende, antes de mais nada, da apresentação pensamento inicial: não se podem transformar idéias confusas em mensagens claras. Se não conhecemos o assunto abordado, conseguiremos, no máximo, comunicar nossa incompetência.

9 Observe o texto abaixo com falta de clareza. O assassínio do Presidente Kennedy chocou a humanidade inteira, não só pelo impacto emocional, mas também por um sentimento de culpa coletiva por um crime que a História gravará como o mais abominável do século. Imagine como o leitor receberá sua mensagem. Procure ser o mais claro possível. Evite termos que possam prejudicar o entendimento. Segue um exemplo de como se deve buscar a perfeita compreensão por parte do leitor. Concisão. O tempo disponível que se tem para escrever não permite que você perca tempo com coisas sem importância para o desenvolvimento de sua idéia principal. Mesmo aos argumentos e informações importantes, deve-se dedicar o tempo estritamente necessário. Mensagens concisas contribuem para que o candidato tire o máximo proveito do espaço no papel. As frases extravagantes nada acrescentam ao conteúdo. Pior: prejudicam. Em nome da concisão, é claro, não se devem sacrificar as idéias importantes nem eliminar as considerações pertinentes. O ideal está no perfeito equilíbrio entre os dados que se pediram e aqueles que se oferecem. Detalhes irrelevantes são dispensáveis: o texto deve ir direto ao que interessa, sem rodeios ou redundâncias, sem caracterizações e comentários supérfluos, livre de adjetivos e advérbios inúteis, sem o recurso à subordinação excessiva. A seguir, um exemplo de período mal construído, prolixo: Investigar as causas principais que fizeram desabrochar no meu espírito durante os anos tão distantes da infância que não voltam mais e da qual poucos traços guardo na memória, já que tantos anos se escoaram, a vocação para a Engenharia é tarefa que pelas razões expostas, me é praticamente impossível e, ouso acrescentar que, mesmo para um psicólogo acostumado a investigar as profundezas da mene humana, essa pesquisa seria sobremodo árdua para não dizer impossível.

10 Nesse texto, há vários detalhamentos desnecessários, abusou no emprego de adjetivos (triste, numerosa, grande, jovem, etc.), o que lhe confere carga afetiva injustificável, sobretudo em texto oficial, que deve primar pela impessoalidade. O assassínio do Presidente Kennedy, naquela triste tarde de novembro, quando percorria a cidade de Dallas, aclamado por numerosa multidão, cercado pela simpatia do povo do grande Estado do Texas, terra natal, aliás, do seu sucessor, o Presidente Johnson, chocou a humanidade inteira não só pelo impacto emocional provocado pelo sacrifício do jovem estadista americano, tão cedo roubado à vida, mas também por uma espécie de sentimento de culpa coletiva, que nos fazia, por assim dizer, como que responsáveis por esse crime estúpido, que a História, sem dúvida, gravará como o mais abominável do século. Coesão. Todas as partes da mensagem devem guardar relação entre si. Para isso, não se deve avançar aos saltos e retroceder para completar idéias que se deixaram incompletas em parágrafos anteriores. Cada oração deve vincular-se com a seguinte. Também entre os diversos parágrafos devese fazer presente a sensação natural de continuidade e interligação das diversas idéias. Chega-se, assim, à unidade e à coerência do texto. A coesão faz com que o leitor entenda mais facilmente a mensagem, fazendo-o sentir-se como que levado pela mão, ao longo dos diversos parágrafos, até o final do texto. A conexão entre os diversos parágrafos fica mais nítida mediante palavras e expressões de transição, tais como assim sendo, desse modo, apesar disso, etc.

11 3Estrutura do Texto Parágrafo. Os parágrafos são as paredes de palavras que mantêm toda a casa textual erguida. Eles se relacionam dinâmica e progressivamente. O parágrafo seguinte sempre estará aprimorando o anterior, cada qual com sua idéia central ao redor da qual circulam tijolos secundários. Podemos defini-lo como um grupo de períodos relacionados uns com os outros e governados por uma idéia central, formando uma seqüência unida, coerente e consistente de idéias associadas entre si. Um bom parágrafo deve possuir dois princípios: Todas as idéias devem estar organizadas e concentradas ao redor de uma idéia central para formar um raciocínio. Cada parágrafo apresenta o raciocínio geral, com uma idéia principal e introdutória; o segundo parágrafo relaciona-se com o primeiro, o terceiro relaciona-se com o segundo, numa cadeia de raciocínios. O último fecha o ciclo e constitui a conclusão. O entrelaçamento de um parágrafo com outros, ou a ligação de um raciocínio com outro, dá coesão ao texto. No livro A Redação pelo Parágrafo, publicado pela UnB, encontramos alguns exemplos de parágrafos. Exemplo 1: Exemplo 2: Ao cuidar do gado, o peão monta e governa os cavalos sem maltratálos. O modo de tratar o cavalo parece rude, mas o vaqueiro jamais é cruel. Ele sabe como o animal foi domado, conhece as qualidades e defeitos do animal, sabe onde, quando e quanto exigir do cavalo. O vaqueiro aprendeu que paciência e muitos exercícios são os principais meios para se obter sucesso na lida com os cavalos, e que não se pode exigir mais do que é preciso. A distribuição de renda no Brasil é injusta. Embora a renda per capita brasileira seja estimada em US$ anuais, a maioria do povo ganha menos, enquanto uma minoria ganha dezenas ou centenas de vezes mais, conforme informação do IBGE. A maioria dos trabalhadores ganha o salário mínimo, que vale cerca de US$ 65 mensais; muitos nordestinos recebem a metade do salário mínimo. Dividindo essa pequena quantia por uma família onde há crianças e mulheres, a rende per capita fica

12 ainda mais reduzida; contando-se o número de desempregados, a renda diminui um pouco mais. Há pessoas que ganham cerca de US$ mensais; outras ganham muito mais, ainda. O contraste entre o pouco que muitos ganham e o muito que poucos ganham prova a distribuição de renda em nosso país é injusta. Idéia central. A prática de construir o parágrafo ao redor da idéia central é muito útil e facilita o desenvolvimento das outras idéias. Lembre-se de que a primeira idéia causa um impacto forte no leitor e, por isso mesmo, deve ser escolhida com cuidado. Idéias secundárias. Além da idéia central, o parágrafo possui as idéias secundárias que sustentam a primeira. Essas idéias são informações, detalhes ou explicações que completam e argumentam o pensamento inicial. A falta de idéias secundárias enfraquece ou quebra totalmente o poder da principal. Dicas para escrever melhor 1. Defina bem a idéia e os argumentos antes de iniciar o texto. 2. Organize as idéias num esquema que será o do seu texto. 3. Observe se existe uma boa relação entre as idéias definidas. 4. Escreva primeiro o desenvolvimento, aborde especificamente cada idéia. 5. Faça um bom primeiro parágrafo, sendo bem claro sobre sua idéia, resumindo seu desenvolvimento numa linguagem abrangente. 6. Cada parágrafo deve abordar uma idéia principal apenas, relacionada à idéia central. 7. O parágrafo não aborda repetidamente a idéia de um parágrafo anterior com o mesmo enfoque. 8. Sempre faça um esboço daquilo a ser escrito. 9. Verifique se as idéias principais e secundárias estão relacionadas à idéia principal da abordagem escolhida. 10. Não acumule muitas idéias em um mesmo parágrafo. 11. Não faça períodos ou parágrafos muito curtos ou longos. 12. Elimine palavras repetidas. 13. Cuidado com a letra (ela não precisa ser bonita, basta ser legível). 14. Cuidado com a margem.

13 Dicas para a hora da prova 1. Comece pela prova de redação. 2. Leia atentamente as instruções da prova. 3. Elabore seu esquema. 4. Escreva o rascunho de seu desenvolvimento. 5. Escreva o rascunho de sua introdução. 6. Escreva o rascunho de sua conclusão. 7. Identifique seus parágrafos, não seja displicente. Esse processo deve durar de trinta a quarenta e cinco minutos. 8. Agora, faça a prova objetiva com calma, começando pela matéria que você mais sabe, decrescentemente. 9. Passe as respostas para o gabarito oficial. 10. Leia seu texto e corrija eventuais distrações. 11. Passe a limpo seu texto.

14 4 Redação PRIMEIRO PASSO: Levantar idéias. Assim que você recebe sua proposta de redação, uma série de idéias sobre o assunto vêm a sua cabeça. Procure registrar os pensamentos no papel. Fatos, informações, opiniões, tudo. Não se preocupe se a lista parece desordenada. Imagine que você recebeu como proposta de redação o tema: poluição dos rios. É óbvio que as idéias não vão aparecer do nada. Procure relacionar causa, conseqüência, solução e tudo mais que possa ajudar. SEGUNDO PASSO: organizar as idéias. Temos um conjunto desorganizado de idéias sobre um tema, porém percebemos que podemos agrupar alguns tópicos. Certamente alguns aspectos pensados serão desprezados. O importante é você buscar um posicionamento sobre o tema proposto. TERCEIRO PASSO: definir o seu posicionamento em relação ao tema. O tema proposto precisa ser limitado a um posicionamento. Você não conseguirá abarcar todas as facetes do tema. É preciso escolher uma idéia principal. Observe alguns possíveis posicionamentos sobre o tema: 1. Causas do aumento da poluição no Brasil. 2. A atuação do governo no combate à poluição. 3. Poluição e educação. QUARTO PASSO: encontrar as idéias que darão suporte à sua idéia principal. Uma boa idéia principal não significa grande coisa se não encontrarmos argumentos consistentes para demonstrar nosso posicionamento. QUINTO PASSO: iniciar o parágrafo de desenvolvimento, pois é com ele que se começa um texto, assim se evita a fuga ao tema, e o famoso branco ficar olhando para o folha em branco sem saber sequer por onde começar, geração espontânea não serve ao concurso.

15 Observações importantes: Composição das aulas: 1. Este curso é composto de 15 horas-aula. 2. A primeira aula será expositiva e constará da macroestrutura textual. 3. A segunda aula será também expositiva e constará da microestrutura textual e constará das maiores dúvidas que se tem a respeito das provas de concurso público acerca da redação: verdades e mentiras. E avaliações de redações corrigidas pelo CESPE/UnB. 4. A terceira aula constará de temas a serem expostos pelo professor Bruno Pilastre. Entrega e devolução de redações: 1. Na primeira aula, será redigida uma redação, em sala de aula, que será entregue e apenas será aceita nesse dia. 2. Será dado outro tema para que o aluno leve para casa e entregue a redação no segundo dia de aula. 3. No segundo dia de aula, será redigida, em sala, outra redação a terceira do curso que será entregue e apenas será aceita nesse dia. Nesse dia, serão entregues as redações feitas no primeiro dia. O sucesso está dentro de nós mesmos, basta que o encontremos.

O PARÁGRAFO COMO UNIDADE DE COMPOSIÇÃO Parágrafo padrão: É uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve

O PARÁGRAFO COMO UNIDADE DE COMPOSIÇÃO Parágrafo padrão: É uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve O PARÁGRAFO COMO UNIDADE DE COMPOSIÇÃO Parágrafo padrão: É uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada ideia central, ou nuclear, a que se agregam

Leia mais

A LINGUAGEM NO TEXTO ARGUMENTATIVO PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 9 ANO E. FUNDAMENTAL II C. CURRICULAR REDAÇÃO

A LINGUAGEM NO TEXTO ARGUMENTATIVO PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 9 ANO E. FUNDAMENTAL II C. CURRICULAR REDAÇÃO A LINGUAGEM NO TEXTO ARGUMENTATIVO PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 9 ANO E. FUNDAMENTAL II C. CURRICULAR REDAÇÃO Formal X Informal O falante de uma língua é, de certa forma, um poliglota, porque usa-a em diversas

Leia mais

CURSO DE REDAÇÃO PARA CONCURSOS E VESTIBULARES. PROFESSOR LEO

CURSO DE REDAÇÃO PARA CONCURSOS E VESTIBULARES. PROFESSOR LEO CURSO DE REDAÇÃO PARA CONCURSOS E VESTIBULARES PROFESSOR LEO www.materiaisdeportugues.com.br www.materiaisdeportugues.com.br Página 1 www.materiaisdeportugues.com.br Página 2 Sumário Conceito de Dissertação...

Leia mais

EXPRESSÃO ESCRITA. O Sumário aqui presente é a continuação do que desenvolvemos na aula anterior:

EXPRESSÃO ESCRITA. O Sumário aqui presente é a continuação do que desenvolvemos na aula anterior: EXPRESSÃO ESCRITA Sejam bem-vindos à terceira videoaula de Expressão Escrita. Sou a Maj Anna Luiza professora de Português da Seção de Idiomas da ECEME. Esta aula se destina a você, aluno do CP/ECEME e

Leia mais

11/05/2016. Administração Geral / Estratégia e Planejamento. Atributos básicos de dissertativas

11/05/2016. Administração Geral / Estratégia e Planejamento. Atributos básicos de dissertativas Administração Geral / Estratégia e Planejamento Prof. Renato Fenili Maio de 2016 Atributo Impessoalidade Atributos básicos de dissertativas Descrição A redação deve ser elaborada de forma estritamente

Leia mais

REDAÇÃO. Professor Moacir Cabral

REDAÇÃO. Professor Moacir Cabral REDAÇÃO Professor Moacir Cabral Redação (redigir/escrever): ação ou resultado de escrever com ordem e método. Tipos de texto: Narrativo Descritivo Dissertativo Qualidades fundamentais do texto Clareza:

Leia mais

AULÃO DE REDAÇÃO XIV SIMULADO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA URI

AULÃO DE REDAÇÃO XIV SIMULADO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA URI AULÃO DE REDAÇÃO XIV SIMULADO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA URI Professoras: Adriana Maria Romitti Albarelo Vanice Hermel A leitura e a escrita Ler muito para ver como os diversos autores escrevem é

Leia mais

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do Critérios de Correção de Redação Ensino Médio ENSINO MéDIO TExTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO NÍVEL DE DESPENHO E NOTA CORRESPONDENTE Situações que dificultam a correção da produção textual: letra ilegível

Leia mais

Guia Rápido de Redação

Guia Rápido de Redação Guia Rápido de Redação para Concursos Públicos Saiba como começar a se preparar para a disciplina que ainda elimina centenas de milhares de candidatos todos os anos. Redação: o segredo dos concurseiros

Leia mais

O QUE É O CONHECIMENTO COMUM, SABER POPULAR OU SENSO COMUM?

O QUE É O CONHECIMENTO COMUM, SABER POPULAR OU SENSO COMUM? O QUE É O CONHECIMENTO COMUM, SABER POPULAR OU SENSO COMUM? O senso comum (conhecimento popular) se refere ao conhecimento do povo, adquirido ao acaso, dominado por valores e crenças baseadas nas experiências

Leia mais

Redação (Aula 01) Profª Dayane Cristine Negri Profº Rafael Semensi Profª Tatiane Matos Vieira 02/03/2.010

Redação (Aula 01) Profª Dayane Cristine Negri Profº Rafael Semensi Profª Tatiane Matos Vieira 02/03/2.010 Redação (Aula 01) 02/03/2.010 Profª Dayane Cristine Negri Profº Rafael Semensi Profª Tatiane Matos Vieira 1 Contato: MSN: rafaelsemensi@hotmail.com e-mail pessoal: rafasemensi@gmail.com Rafael Semensi

Leia mais

COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha. Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma:

COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha. Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma: COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma: A argumentação consiste na habilidade de mobilização de estratégias

Leia mais

FISIOTERAPIA Metodologia da Pesquisa Científica

FISIOTERAPIA Metodologia da Pesquisa Científica FISIOTERAPIA Metodologia da Pesquisa Científica Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia Billig Foz do Iguaçu, setembro 2017 Resumo e Resenha Resumo Resumo: É um tipo de redação informativo referencial que se ocupa de reduzir

Leia mais

DESVENDANDO O EDITAL PROVA DE REDAÇÃO

DESVENDANDO O EDITAL PROVA DE REDAÇÃO DESVENDANDO O EDITAL PROVA DE REDAÇÃO 9 DA PROVA DISCURSIVA 9.1 A prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 20,00 pontos, consistirá da redação de texto dissertativo, de até 30

Leia mais

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018 PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018 Lembre-se da estrutura básica da dissertação-argumentativa Introdução Desenvolvimento Conclusão Apresente

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa 200 160 120 GRADE DE CORREÇÃO DO ENEM Demonstra excelente

Leia mais

No episódio de hoje...

No episódio de hoje... Redação 1/4 No episódio de hoje... Como é o modelo de redação da FATEC? 5 citações que você pode usar em sua redação Dicas práticas para escrever cada vez melhor COMO É O MODELO DE REDAÇÃO DA FATEC? Liiiii,

Leia mais

ESTRUTURAÇÃO RESPOSTAS DISCURSIVAS

ESTRUTURAÇÃO RESPOSTAS DISCURSIVAS NOTA DE AULA 3 ESTRUTURAÇÃO RESPOSTAS DISCURSIVAS R E S P O S T A S D I S C U R S I V A S Ao se responder a questões em provas escolares, exercícios, vestibulares, concursos, etc. sempre somos colocados

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 5º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 5º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de 5º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos Conteúdos Programáticos Critérios de Instrumentos de Comunicação oral Observação direta

Leia mais

Como Escrever para o ENEM. Profª Marta Helena Facco Piovesan Balsas/outubro de 2013

Como Escrever para o ENEM. Profª Marta Helena Facco Piovesan Balsas/outubro de 2013 Como Escrever para o ENEM Profª Marta Helena Facco Piovesan Balsas/outubro de 2013 O QUE É QUE EU ESTOU FAZENDO AQUI? O QUE É QUE EU ESTOU FAZENDO AQUI? Provas: dias 26 e 27 de OUTUBRO Por que fazer o

Leia mais

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2016

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2016 PALAVRAS DE INTRODUÇÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2016 Lembre-se da estrutura básica da dissertação-argumentativa Introdução Desenvolvimento Conclusão Apresente o tema e o recorte

Leia mais

Compreensão e Interpretação de Textos

Compreensão e Interpretação de Textos Língua Portuguesa Compreensão e Interpretação de Textos Texto Texto é um conjunto coerente de enunciados, os quais podem serem escritos ou orais. Trata-se de uma composição de signos codificada sob a forma

Leia mais

Aula 10. Elaboração do TCC. Roteiro

Aula 10. Elaboração do TCC. Roteiro Aula 10 Elaboração do TCC Roteiro Dicas Nunca, em hipótese alguma, compre sua monografia ou pague alguém para desenvolver partes ou todo o seu trabalho. Primeiro porque se você for pego poderá ter sérios

Leia mais

Corrigir uma página é fácil, mas escrevê-la, ah, amigo! Isso é difícil. (Jorge Luis Borges, escritor argentino)

Corrigir uma página é fácil, mas escrevê-la, ah, amigo! Isso é difícil. (Jorge Luis Borges, escritor argentino) Corrigir uma página é fácil, mas escrevê-la, ah, amigo! Isso é difícil. (Jorge Luis Borges, escritor argentino) DESVENDANDO ALGUNS SEGREDOS DA REDAÇÃO Considerações preliminares: O hábito de escrever O

Leia mais

Aula 1: Apresentação

Aula 1: Apresentação Aula 1: Apresentação O que é a redação? Esse substantivo é derivado do verbo redigir; de acordo com o dicionário Aurélio, o vocábulo redigir vem do latim redigere e significa, entre outras especificações,

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA Motivos para atribuir nota zero à redação: Fuga total ao tema; Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; Texto com até 7 (sete)

Leia mais

Como redigir textos. Como redigir textos

Como redigir textos. Como redigir textos Como redigir textos Professor Ailson Como redigir textos Dominar a arte da escrita é um trabalho que exige prática e dedicação. Veja 8 simples passos de como fazer uma redação de qualidade. 1 0 Argumentação

Leia mais

TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências.

TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências. TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências Competência 1: demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Essa competência

Leia mais

IMAGEM PÚBLICA. Distrito 4650 (Gestão 2018/2019)

IMAGEM PÚBLICA. Distrito 4650 (Gestão 2018/2019) IMAGEM PÚBLICA Distrito 4650 (Gestão 2018/2019) Objetivos Dicas para um bom texto jornalístico Dicas para de dar bem numa entrevista para TV Dicas para de dar bem numa entrevista para Rádio Tipos de entrevista

Leia mais

COESÃO REFERENCIAL E SEQUENCIAL LEITURA E ARGUMENTAÇÃO TEXTO ARGUMENTATIVO

COESÃO REFERENCIAL E SEQUENCIAL LEITURA E ARGUMENTAÇÃO TEXTO ARGUMENTATIVO AULA 4 COESÃO REFERENCIAL E SEQUENCIAL LEITURA E ARGUMENTAÇÃO TEXTO ARGUMENTATIVO Profa. Dra. Vera Vasilévski Comunicação Oral e Escrita UTFPR/Santa Helena Atividades da aula 3 Comente as afirmações a

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 5ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 5ºANO 5ºANO No final do 5º ano, o aluno deverá ser capaz de: No domínio da Oralidade: -Exprimir-se oralmente com progressiva autonomia e clareza em função de objetivos diversos. - Comunicar oralmente tendo em

Leia mais

Como Elaborar um Relato de Pesquisa

Como Elaborar um Relato de Pesquisa Como Elaborar um Relato de Pesquisa A ESTRUTURA DE UM TRABALHO CIENTÍFICO Introdução = Qual o problema estudado? Metodologia = Como o problema foi estudado? Resultados = Que foi encontrado? Discussão =

Leia mais

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ortografia e Produção de Texto Nome:

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ortografia e Produção de Texto Nome: 5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ortografia e Produção de Texto Nome: Leia este texto e resolva as questões 1 e 2. PÉS NO CHÃO Dos problemas que afligem o Brasil, a educação é o primeiro

Leia mais

PRODUÇÃO DE TEXTO RECUPERAÇÃO ROTEIRO E TRABALHO

PRODUÇÃO DE TEXTO RECUPERAÇÃO ROTEIRO E TRABALHO PRODUÇÃO DE TEXTO RECUPERAÇÃO ROTEIRO E TRABALHO ANO: 9º TURMAS: A B C D E ETAPA: 1ª DATA: /05/2017 PROFESSORAS: RAQUEL MARIA VALOR: 3,0 PONTOS ALUNO(A): Nº: NOTA: I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo

Leia mais

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar?

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar? Hábitos de Estudo Queridos alunos, Você sabe estudar? Estudar deve ser um hábito como escovar os dentes, comer e dormir? Qual o lugar apropriado para estudar? É adequado estudar da mesma forma para as

Leia mais

TEORIA DA LINGUAGEM Prof ª Giovana Uggioni Silveira

TEORIA DA LINGUAGEM Prof ª Giovana Uggioni Silveira TEORIA DA LINGUAGEM Prof ª Giovana Uggioni Silveira COMUNICAÇÃO LINGUAGEM LÍNGUA FALA ESCRITA DISCURSO Forma de linguagem escrita (texto) ou falada (conversação no seu contexto social, político ou cultural).

Leia mais

Texto Dissertativo-Argumentativo

Texto Dissertativo-Argumentativo Texto Dissertativo-Argumentativo Objetivo: Expor, argumentar ou desenvolver um tema proposto, analisando-o sob um determinado ponto de vista e fundamentando-o com argumentos convincentes, em defesa de

Leia mais

PROFESSOR RODRIGO MACHADO MERLI PEDAGOGO UNIb ESPECIALIZAÇÃO EM DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR PUC/SP. BACHARELANDO EM DIREITO Uninove

PROFESSOR RODRIGO MACHADO MERLI PEDAGOGO UNIb ESPECIALIZAÇÃO EM DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR PUC/SP. BACHARELANDO EM DIREITO Uninove PROFESSOR RODRIGO MACHADO MERLI PEDAGOGO UNIb ESPECIALIZAÇÃO EM DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR PUC/SP BACHARELANDO EM DIREITO Uninove DIRETOR DE ESCOLA PMSP/SP PROFESSOR DE CUSRO PREPARATÓRIO ESCRITOR A principal

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação Metas Curriculares: Domínios/Objetivos 6º Ano Disciplina: Português Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de Avaliação Oralidade

Leia mais

Olá, me chamo Daniel e será um prazer partilhar contigo este conteúdo sobre um assunto tão empolgante, que é: Redigir.

Olá, me chamo Daniel e será um prazer partilhar contigo este conteúdo sobre um assunto tão empolgante, que é: Redigir. Olá, me chamo Daniel e será um prazer partilhar contigo este conteúdo sobre um assunto tão empolgante, que é: Redigir. O tempo todo estamos redigindo. Seja em uma folha de papel ou falando, ou mesmo imersos

Leia mais

ARTIGO CIENTÍFICO É um documento sobre a descrição de estudos/descobertas em determinado ramo da ciência. Aspectos importantes: - Relevância; -

ARTIGO CIENTÍFICO É um documento sobre a descrição de estudos/descobertas em determinado ramo da ciência. Aspectos importantes: - Relevância; - ARTIGO CIENTÍFICO É um documento sobre a descrição de estudos/descobertas em determinado ramo da ciência. Aspectos importantes: - Relevância; - Originalidade; - Contribuições para a ciência; - Adequação

Leia mais

CRIANDO UMA APRESENTAÇÃO DE PÔSTER EFICAZ

CRIANDO UMA APRESENTAÇÃO DE PÔSTER EFICAZ CRIANDO UMA APRESENTAÇÃO DE PÔSTER EFICAZ Algumas dicas da Associação Brasileira de Linguística INTRODUÇÃO O pôster é uma ferramenta eficaz de comunicação visual: permite que mostre os resultados mais

Leia mais

Texto inadequado Nem sempre as imagens falam tudo que queremos. Às vezes vão além do imaginado por quem as produz.

Texto inadequado Nem sempre as imagens falam tudo que queremos. Às vezes vão além do imaginado por quem as produz. COERÊNCIA E CLAREZA A coerência diz respeito ao ponto de vista e à progressão dos argumentos. O autor deve posicionar-se diante do tema de forma ponderada, evitando radicalização e panfletagem. É preciso

Leia mais

O conteúdo dos textos presentes na avaliação dependerá de qual módulo você estará realizando:

O conteúdo dos textos presentes na avaliação dependerá de qual módulo você estará realizando: O Básico O exame de leitura IELTS tem 40 perguntas a serem respondidas. Todas as questões são igualmente importantes em termos de pontos que você recebe ao acertá-las. Você recebe um ponto para cada resposta

Leia mais

Aulas de Inglês para Executivos.

Aulas de Inglês para Executivos. Aulas de Inglês para Executivos info@acelanguageschool.com.br Bem-vindo à Ace Aulas de Inglês para Executivos. Ace Language School é uma escola de Inglês com sede em São Paulo, Brasil. Somos especialistas

Leia mais

COLEÇÃO FAÇA E A LÍNGUA PORTUGUESA. no Ensino Fundamental - Anos Iniciais

COLEÇÃO FAÇA E A LÍNGUA PORTUGUESA. no Ensino Fundamental - Anos Iniciais COLEÇÃO FAÇA E A LÍNGUA PORTUGUESA no Ensino Fundamental - Anos Iniciais Seguem algumas perguntas e respostas para que as famílias possam entender e acompanhar as aprendizagens de seus(suas) filhos(as)

Leia mais

Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul Escola-sede: Escola Secundária de São Pedro do Sul

Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul Escola-sede: Escola Secundária de São Pedro do Sul Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul 161780 Escola-sede: Escola Secundária de São Pedro do Sul INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO LETIVO: 2016/2017 1 ª /

Leia mais

GRUPO I Domínio da Leitura e Escrita

GRUPO I Domínio da Leitura e Escrita AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N.º 1 DE SERPA Teste Diagnóstico de Português 9.º Ano de Escolaridade Cenários de resposta Teste Diagnóstico de Português Ano Letivo 2012/2013 setembro de 2012 9.º Ano GRUPO I Domínio

Leia mais

Proposta de Redação Tema: Conto fantástico

Proposta de Redação Tema: Conto fantástico Proposta de Redação Tema: Conto fantástico Tema central: Criação de um conto fantástico Produção de texto Introdução: O conto fantástico é um gênero que tem como característica o fato de apresentar ou

Leia mais

Paper O que é e como fazer

Paper O que é e como fazer 1 Paper O que é e como fazer Prof. Sergio Enrique Faria 1- Conceito de paper O paper, position paper ou posicionamento pessoal é um pequeno artigo científico a respeito de um tema pré-determinado. Sua

Leia mais

Os critérios do ENEM Competências

Os critérios do ENEM Competências Os critérios do ENEM Competências PROFESSORA: VANESSA MENEZES Vocês sabem o que cada competência avalia? Competência 1 Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Requisitos básicos do texto

Leia mais

5º SIMULADO MODELO ENEM

5º SIMULADO MODELO ENEM 5º SIMULADO MODELO ENEM - 2016 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR REDAÇÃO 2º A DI NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: Exame Nacional do Ensino Médio EDUCANDO PARA SEMPRE INSTRUÇÕES INSTRUÇÕES

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano Cognitivo Domínios CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano 2018-2019 Domínios de referência Metas de aprendizagem Instrumentos Frequência

Leia mais

ESTRUTURA DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO CURCEP - PROFª ANDRÉA ZELAQUETT INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO

ESTRUTURA DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO CURCEP - PROFª ANDRÉA ZELAQUETT INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO ESTRUTURA DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO CURCEP - PROFª ANDRÉA ZELAQUETT INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO Na introdução, deve-se apresentar o tema sobre o qual irá discorrer e deixar bem clara

Leia mais

FRANCÊS (GRUPO 320) Ano letivo 2016/ 17 ENSINO SECUNDÁRIO. Agrupamento de Escolas de Arraiolos. EB 2,3 / Sec Cunha Rivara

FRANCÊS (GRUPO 320) Ano letivo 2016/ 17 ENSINO SECUNDÁRIO. Agrupamento de Escolas de Arraiolos. EB 2,3 / Sec Cunha Rivara Agrupamento de Escolas de Arraiolos EB 2,3 / Sec Cunha Rivara Ano letivo 2016/ 17 FRANCÊS (GRUPO 320) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ENSINO SECUNDÁRIO A delegada de grupo: Isabel Madeira Página 1 de 15 INDICE

Leia mais

EXPERIMENTANDO ESCREVER. KBça

EXPERIMENTANDO ESCREVER. KBça EXPERIMENTANDO ESCREVER KBça 3 coisas para ser um bom escritor 1. Ser um Humano saudável* 2. Alfabetizado 3. Ter Técnica Inspiração X Técnica Bons escritores dominam técnicas Texto em 3 fases 1. Preparação*

Leia mais

Informação Prova de Equivalência à Frequência. Ano letivo de

Informação Prova de Equivalência à Frequência. Ano letivo de Informação Prova de Equivalência à Frequência (Despacho n.º 3 A/2019, de 26 de fevereiro) Ano letivo de 2018 2019 Disciplina: Inglês Ano de escolaridade: 9.º ano Tipo de Prova/código: Escrita (Ponderação:

Leia mais

Técnicas de Redação Prof.: Alcy Rodrigues

Técnicas de Redação Prof.: Alcy Rodrigues Dissertaçã o Técnicas de Redação Prof.: Alcy Rodrigues No universo dos vestibulares, dissertar e usando uma linguagem que se distancie da norma popular, coloquial, usando preferencialmente a linguagem

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL (PARTE I)

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL (PARTE I) INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL (PARTE I) UM TEXTO ADEQUADO É AQUELE QUE RESUME AS SEGUINTES QUALIDADES: CORREÇÃO: implica obediência às regras gerais da língua (norma culta), ressalvando-se

Leia mais

Lição 3 A Organização Básica do Texto

Lição 3 A Organização Básica do Texto Redação Técnica 53 Ao fi nal desta lição, esperamos que você possa: identifi car os meios de obtenção dos insumos para o planejamento da comunicação escrita; reconhecer os principais elementos estruturais

Leia mais

Critérios de Correção de Redação

Critérios de Correção de Redação Clique aqui ->> Curso Português Pra Passar Critérios de Correção de Redação I ASPECTO ESTÉTICO 1. Legibilidade da letra; 2. Paragrafação; 3. Margens regulares; 4. Travessão; 5. Ausência de rasuras. 1.

Leia mais

REDAÇÃO 3º SIMULADO MODELO ENEM ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor:

REDAÇÃO 3º SIMULADO MODELO ENEM ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: 3º SIMULADO MODELO ENEM - 2015 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º DIA REDAÇÃO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO SERÁ AVALIADA DE

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2017/18

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2017/18 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2017/18 Formação pessoal e social Gramática Escrita Leitura / Educação Literária Oralidade ENSINO BÁSICO 5º ANO Domínios Objetivos e Descritores

Leia mais

ÁREA LÍNGUA PORTUGUESA. Só abra este caderno quando for autorizado pelo fiscal. Leia atentamente as instruções abaixo.

ÁREA LÍNGUA PORTUGUESA. Só abra este caderno quando for autorizado pelo fiscal. Leia atentamente as instruções abaixo. CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DO CARGO DE PROFESSOR DE NÍVEL III ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO ÁREA LÍNGUA PORTUGUESA PROVA DISCURSIVA CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Só abra este caderno quando

Leia mais

VOCÊ ESTÁ REALMENTE EVOLUINDO NO INGLÊS PARA NEGÓCIOS?

VOCÊ ESTÁ REALMENTE EVOLUINDO NO INGLÊS PARA NEGÓCIOS? VOCÊ ESTÁ REALMENTE EVOLUINDO NO INGLÊS PARA NEGÓCIOS? Você sente que está patinando em seu conhecimento de inglês? Essa sensação é bastante comum. Na verdade, no começo do curso sentimos que estamos tendo

Leia mais

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta.

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta. TRABALHOS CIENTÍFICOS ACADÊMICOS Muitas vezes, o estudante ou pesquisador, ao ser abordado para fazer um trabalho científico acadêmico, tem muitas dificuldades de diferenciar as características quanto

Leia mais

Criar animais silvestres em cativeiro alimenta o tráfico de espécies

Criar animais silvestres em cativeiro alimenta o tráfico de espécies SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 10 / 04 / 2017 I ETAPA PRODUÇÃO DE TEXTO 7.º ANO/EF UNIDADE: FL-TARDE ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 3,0

Leia mais

U S P. NÍVEL SATISFATÓRIO Apresenta razoável domínio da tipologia argumentativa, mas nem sempre seleciona argumentos que comprovam a tese apresentada.

U S P. NÍVEL SATISFATÓRIO Apresenta razoável domínio da tipologia argumentativa, mas nem sempre seleciona argumentos que comprovam a tese apresentada. 1) Desenvolvimento do tema Compreender e desenvolver a proposta de redação e adequar-se ao tema solicitado. 2) Organização do Texto dissertativo-argumentativ o Elaborar um texto argumentativo, defender

Leia mais

O tipo de tarefa a ser feita em cada redação depende do módulo IELTS que você realiza:

O tipo de tarefa a ser feita em cada redação depende do módulo IELTS que você realiza: O Básico O teste de Writing tem as seguintes características: Duas redações a serem feitas ( Task 1 e Task 2 ); Duração de 60 minutos; 20 minutos para fazer o Task 1 e 40 minutos para fazer o Task 2; O

Leia mais

PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA A CATEGORIA 5.ª E 6.ª SÉRIES/ 6.º E 7.º ANOS. Videogame: permitir ou proibir?

PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA A CATEGORIA 5.ª E 6.ª SÉRIES/ 6.º E 7.º ANOS. Videogame: permitir ou proibir? PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA A CATEGORIA 5.ª E 6.ª SÉRIES/ 6.º E 7.º ANOS TEXTO MOTIVADOR Videogame: permitir ou proibir? Por mais que os pais procurem proibir ou limitar o uso de videogames, esses eletrônicos

Leia mais

Aulas 21 à 24 TEXTO NARRATIVO

Aulas 21 à 24 TEXTO NARRATIVO Aulas 21 à 24 Prof. Sabrina Moraes TEXTO NARRATIVO Maioritariamente escrito em prosa, o texto narrativo é caracterizado por narrar uma história, ou seja, contar uma história através de uma sequência de

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST C1- Desenvolvimento do tema e organização do texto dissertativo-argumentativo (Peso 4) Aqui são avaliados se o aluno cumpriu todos

Leia mais

Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses

Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2013/2014 PLANO DE TRABALHO ANUAL PORTUGUÊS 2º Ano de escolaridade Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses Prestar atenção ao que ouve

Leia mais

Redação Científica. PPGCC OTC Prof. João Fernando C Silva Departamento de Cartografia

Redação Científica. PPGCC OTC Prof. João Fernando C Silva Departamento de Cartografia Redação Científica PPGCC OTC Prof. João Fernando C Silva Departamento de Cartografia Documentos científicos Planos e Projetos Relatórios Monografias Dissertações Teses Artigos científicos Divulgação científica

Leia mais

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS Defesa de uma tese, de uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido

Leia mais

LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL

LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL Aula 14 Presencial LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL A linguagem é a forma que usamos para nos comunicar uns com os outros. Temos a linguagem oral, escrita e visual, por exemplo, mas todas estas seguem padrões

Leia mais

MEC-SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE Campi: Charqueadas, Passo Fundo e Sapucaia do Sul.

MEC-SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE Campi: Charqueadas, Passo Fundo e Sapucaia do Sul. MEC-SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE Campi: Charqueadas, Passo Fundo e Sapucaia do Sul. CADERNO 2 INSTRUÇÕES CADERNO DE REDAÇÃO 1. Verifique se este caderno contém

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 9º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 9º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 9º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de

Leia mais

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios.

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de Estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos

Leia mais

MATERIAL COMPLEMENTAR

MATERIAL COMPLEMENTAR MATERIAL COMPLEMENTAR dicas de redação Uma boa redação é instrumento valioso para o progresso na escrita. Por meio dela, são apontados os problemas do texto, as falhas de construção,os desvios da norma

Leia mais

Os cinco. redigir um texto RENAN GOMES DE LIMA. Docente no Senac/RO

Os cinco. redigir um texto RENAN GOMES DE LIMA. Docente no Senac/RO Os cinco erros mais comuns ao se redigir um texto RENAN GOMES DE LIMA Docente no Senac/RO Todo profissional deve, por meio de sua redação, ser alguém capaz de se fazer entendido, utilizando para isso argumentos

Leia mais

Conheça melhor o método imbatível para escrever uma redação. Esta apostila é parte do material do famoso método completo Redação Total ENEM.

Conheça melhor o método imbatível para escrever uma redação. Esta apostila é parte do material do famoso método completo Redação Total ENEM. Conheça melhor o método imbatível para escrever uma redação Esta apostila é parte do material do famoso método completo Redação Total ENEM. Você tem interesse em conhecer melhor o método desenvolvido pela

Leia mais

REDAÇÃO DISCURSIVA F C C

REDAÇÃO DISCURSIVA F C C REDAÇÃO DISCURSIVA F C C 10. DA PROVA DISCURSIVA - REDAÇÃO 10.1 A Prova Discursiva-Redação será aplicada para os cargos de Analista Judiciário Áreas Judiciária e Administrativa, Técnico Judiciário Área

Leia mais

CURSO de PEDAGOGIA ANGRA DOS REIS

CURSO de PEDAGOGIA ANGRA DOS REIS UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA 2 o semestre letivo de 2010 e 1 o semestre letivo de 2011 CURSO de PEDAGOGIA ANGRA DOS REIS INSTRUÇÕES AO CANDIDATO? Verifique se este caderno contém : PROVA

Leia mais

Profª. Adriana Figueiredo

Profª. Adriana Figueiredo Profª. Adriana Figueiredo Formada em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal ao Rio de Janeiro, com especialização em Produção Textual. Trabalhou 10 anos como Analista Judiciário do Tribunal

Leia mais

Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO. Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR

Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO. Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR 15.063 ALGUMAS REGRAS 2 não deixe para a última hora escreva leia alguns relatórios ou resumos faça um esboço

Leia mais

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Professor Marlos Pires Gonçalves

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Professor Marlos Pires Gonçalves TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO 1 DISSERTAR é um ato que desenvolvemos todos os dias, quando: procuramos justificativas: para a elevação dos preços; para o aumento da violência; para os descasos com a

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2016/17. Disciplina: Português

PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2016/17. Disciplina: Português PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2016/17 Disciplina: Português 7.º Ano Unidade temática e Conteúdos Domínios Objetivos N.º de Aulas previstas por período Unidade 0 Diagnose Unidade 1 Textos não literários

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino

Leia mais

Informação de Prova de Equivalência à Frequência

Informação de Prova de Equivalência à Frequência Agrupamento de Escolas Padre Bartolomeu de Gusmão Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos Informação de Prova de Equivalência à Frequência 9.º Ano 3º Ciclo do Ensino Básico INGLÊS Prova 21 1.ª Fase

Leia mais

CHECKLIST REDAÇÃO PERFEITA PARA CONCURSOS. O passo-a-passo que você precisava para escrever excelentes redações! OFICINA DE REDAÇÃO

CHECKLIST REDAÇÃO PERFEITA PARA CONCURSOS. O passo-a-passo que você precisava para escrever excelentes redações! OFICINA DE REDAÇÃO CHECKLIST O passo-a-passo que você precisava para escrever excelentes redações! Brasília, 2015 Primeira Edição Muita gente diz que escrever não é uma tarefa fácil. Acontece que, na Oficina de Redação,

Leia mais

DOCUMENTO ORIENTADOR DE AVALIAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DE COMPREENSÃO ORAL

DOCUMENTO ORIENTADOR DE AVALIAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DE COMPREENSÃO ORAL DOCUMENTO ORIENTADOR DE AVALIAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DE COMPREENSÃO ORAL Cotações Critérios de classificação Preencher espaços Indicar Verdadeiro/ Falso Ouvir

Leia mais

COMO SE COMPORTAR EM UMA DINÂMICA DE GRUPO?

COMO SE COMPORTAR EM UMA DINÂMICA DE GRUPO? ACERTE NO CURRICULO E NAS ENTREVISTAS Como Elaborar o Currículo Ideal? O Que é Preciso Mostrar Para Ficar Com a Vaga? Que Tipo de Perguntas São Feitas Numa Entrevista? COMO SE COMPORTAR EM UMA DINÂMICA

Leia mais

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta.

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta. TRABALHOS CIENTÍFICOS ACADÊMICOS Muitas vezes, o estudante ou pesquisador, ao ser abordado para fazer um trabalho científico acadêmico, tem muitas dificuldades de diferenciar as características quanto

Leia mais

Capacidade de Compreensão:

Capacidade de Compreensão: O que é Leitura? Decodificação de Símbolos: Já vi várias respostas a esta pergunta, mas a que mais me convenceu foi a que leitura é a interpretação ou decodificação de símbolos gráficos, ou seja, a forma

Leia mais

TP - GRAMÁTICA - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II. Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma :

TP - GRAMÁTICA - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II. Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma : TP - GRAMÁTICA - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II Nome: Nº: Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma : Data da entrega: 31/05/2017 Leia, inicialmente, todas as questões. Leia, inicialmente, todas as questões.

Leia mais

Comunicação Empresarial

Comunicação Empresarial Comunicação Empresarial O que é comunicar? Tornar comum, compartilhar Todas as atividades humanas envolvem comunicação ato vital Comunicação Verbal (falada e escrita) Comunicação não-verbal (sons, músicas,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROF. PAULA NOGUEIRA - OLHÃO DEPARTAMENTO DE PORTUGUÊS DOS 2º E 3º CICLOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROF. PAULA NOGUEIRA - OLHÃO DEPARTAMENTO DE PORTUGUÊS DOS 2º E 3º CICLOS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROF. PAULA NOGUEIRA - OLHÃO DEPARTAMENTO DE PORTUGUÊS DOS 2º E 3º CICLOS 2º CICLO DOMÍNIO COGNITIVO DOMÍNIO SOCIOAFETIVO Componentes Específicas da Disciplina Formação para a Cidadania

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE Ano letivo de 2016 / 2017 GESTÃO DE CONTEÚDOS Ensino regular Português - 6.º Ano Unidades de Ensino / Conteúdos Nº Aulas Previstas (45 min) Unidades Abordadas: Unidade

Leia mais