O PARÁGRAFO COMO UNIDADE DE COMPOSIÇÃO Parágrafo padrão: É uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O PARÁGRAFO COMO UNIDADE DE COMPOSIÇÃO Parágrafo padrão: É uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve"

Transcrição

1 O PARÁGRAFO COMO UNIDADE DE COMPOSIÇÃO Parágrafo padrão: É uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada ideia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido. (Othon M. Garcia)

2 O PARÁGRAFO CONCISO CONCISÃO é a capacidade de exprimir o maior número de ideias com o menor número de palavras, evitando repetições de vocábulos desnecessários. A falta de concisão decorre do emprego de perífrases (rodeios) que caracterizam os períodos longos ou prolixos.

3 A concisão torna o texto claro e objetivo. Compare as frases: a) Uma equipe médica prestou assistência aos desabrigados. b) Uma equipe médica assistiu os desabrigados.

4 a) Felizmente, o país dá mostras de estar evoluindo quanto à questão social, mas infelizmente, ainda demorará a ser considerado um país de Primeiro mundo. b) O país dá mostras de evoluir quanto à questão social, mas ainda demorará a ser considerado de Primeiro Mundo.

5 COMO OBTER CONCISÃO: - Maximizar a informação com um mínimo de palavras. Ex.: a) Esta tem o objetivo de comunicar b) >>> Comunicamos... -Eliminar os clichês. Ex.: a) Nada mais havendo a declarar, subscrevemonos atenciosamente b) >>> Atenciosamente Cortar redundâncias. Ex.: a) Em resposta ao ofício enviado por V.Sa. b) >>> Em resposta a seu ofício

6 -Eliminar as perífrases ou circunlóquios. Ex.: a) Informamos que a entrada nas dependências deste clube é terminantemente proibida, seja qual for o pretexto, a pessoas que não fazem parte de seu quadro de sócios. b) > É proibida a entrada de não-sócios.

7 Evitar pormenores. Ex.: a) O assassínio do Presidente Kennedy, naquela triste tarde de novembro, quando percorria a cidade de Dallas, aclamado por numerosa multidão, cercado pela simpatia do povo do grande Estado do Texas, terra natal, aliás, do seu sucessor, o Presidente Johnson, chocou a humanidade inteira não só pelo impacto emocional provocado pelo sacrifício do jovem estadista americano, tão cedo roubado à vida, mas também por uma espécie de sentimento de culpa coletiva, que nos fazia, por assim dizer, como que responsáveis por esse crime estúpido, que a História, sem dúvida, gravará como o mais abominável do século. (Redação de aluno) (GARCIA, 2002, p. 270)

8 b) O assassinato do Presidente Kennedy chocou a humanidade inteira, não só pelo impacto emocional, mas também por uma espécie de sentimento de culpa coletiva por esse crime que a História gravará como o mais abominável do século. (GARCIA, 2002, p. 270)

9 Evitar a subordinação enfadonha (repetições de quês). Ex. a) É indispensável que se conheça o critério que se adotou para que sejam corrigidas as provas que se realizaram ontem, a fim de que se tomem providências que forem julgadas necessárias. b) É indispensável conhecer o critério adotado para a correção das provas realizadas ontem, a fim de se tomarem providências necessárias. (GARCIA, 2002, p. 442)

10 a) Muitos candidatos revelaram que desconheciam totalmente a matéria que constava nos programas que foram organizados pela banca que os examinava. b) Muitos candidatos revelaram o desconhecimento da matéria que constava nos programas organizados pela banca examinadora.

11 REFERÊNCIAS GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna, 22.ed. Rio de Janeiro : FGV,.2002 GOLD, Mirian. Redação empresarial, 3ed. São Paulo : Pearson Prentice Hall, GRION, Laurinda. Dicas para uma boa redação. São Paulo : Edicta, SCHOCAIR, Nelson Maia. A arte da redação. 2ed. Rio de Janeiro : Impetus, 2008

12 OUTROS EXEMPLOS a) A solução para a participação de jovens em crimes não é a redução da maioridade penal, sendo essa uma medida inútil e talvez até mesmo formadora de criminosos no futuro. (Redação de aluno) b) Reduzir a maioridade penal não inibe a criminalidade juvenil. Seria uma medida inútil, com consequências imprevisíveis no futuro.

13 a) Sugere se o rebaixamento da maioridade penal, porém, a meu ver, tal ato não ataca a raiz, a causa mor da criminalidade infantojuvenil, simploriamente poda os seu galhos. (Redação de aluno) b) Sugere se o rebaixamento da maioridade penal, porém isso não resolverá a criminalidade infanto juvenil.

14 a) Será que a redução da maioridade penal não poderá estar estimulando a realização dos indevidos atos por crianças de 14 anos? (Redação de aluno) b) Será que a redução da maioridade penal estimulará a criminalidade infantojuvenil?

15 a) Muitos alegam que a redução da maioridade penal para os 16 anos apenas tornaria os criminosos mais jovens ainda. Entretanto, mesmo que porventura isso ocorra com a redução da maioridade penal para os 16 anos, teríamos um súbito declínio na violência do país. (Redação de aluno) b) Com a redução da maioridade penal, muitos afirmam que menores de 16 anos poderiam ingressar no mundo do crime. Mesmo que isso aconteça, haverá declínio do índice de violência no país.

16 a) Na verdade, a redução da maioridade penal pode ser uma solução ao problema, desde que outras medidas ao jovem brasileiro sejam adotadas, pois a criminalidade surge na infância do indivíduo, principalmente em locais mais pobres, como as favelas, as crianças estão expostas a todo tipo de coisa, como armas e drogas. (Redação de aluno) b) A redução da maioridade penal pode ser a solução do problema, desde que sejam adotadas medidas de proteção ao jovem, exposto à criminalidade ainda criança. Em áreas pobres, como nas favelas, portam armas e consomem drogas.

17 a) A dúvida é se diminuindo essa idade penal irá resolver os problemas de crimes ocorridos nos estados brasileiros. (Redação de aluno) b) A dúvida é se a redução da idade penal resolverá o problema da criminalidade no Brasil. a) Neste país, onde reina a impunidade, vários delitos são cometidos sem resolver a devida pena. (Redação de aluno) b) Neste país, vários delitos são cometidos, sem que haja penalidade para os acusados.

18 a) A discursão sobre a alteração na maioridade penal vem sendo bastante abordada e ganha destaque quando crimes envolvendo menores acontecem. (Redação de aluno) b) Sempre que há crimes praticados por menores, a discussão sobre a redução da maioridade penal ganha destaque.

19 a) Para que os cidadãos brasileiros possam sentir se seguros, e não vivam em estado de guerra, a redução da criminalidade é necessária, o que pode ser feito estabelecendo a maioridade penal para 16 anos. (Redação de aluno) b) A redução da maioridade penal para 16 anos é necessária, a fim de se diminuírem os índices de criminalidade no Brasil. Só assim os cidadãos se sentirão mais seguros.

11/05/2016. Administração Geral / Estratégia e Planejamento. Atributos básicos de dissertativas

11/05/2016. Administração Geral / Estratégia e Planejamento. Atributos básicos de dissertativas Administração Geral / Estratégia e Planejamento Prof. Renato Fenili Maio de 2016 Atributo Impessoalidade Atributos básicos de dissertativas Descrição A redação deve ser elaborada de forma estritamente

Leia mais

REDAÇÃO Diminuição da maioridade penal em questão no Brasil

REDAÇÃO Diminuição da maioridade penal em questão no Brasil REDAÇÃO Diminuição da maioridade penal em questão no Brasil INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto

Leia mais

Língua Portuguesa Revisão Gramatical. Aula 8. Exercícios. Por que. Exercícios. Por que USO DO PORQUÊ. Língua Portuguesa Aula 8.

Língua Portuguesa Revisão Gramatical. Aula 8. Exercícios. Por que. Exercícios. Por que USO DO PORQUÊ. Língua Portuguesa Aula 8. Língua Portuguesa Revisão Gramatical Aula 8 Adriana Manolio USO DO PORQUÊ adriana.manolio@tcm.sp.gov.br Por que 1. as obras ainda não começaram? Por que, separado e sem acento, é a combinação da preposição

Leia mais

n 06 - janeiro-abril de 2011 ISSN

n 06 - janeiro-abril de 2011 ISSN n 06 - janeiro-abril de 2011 ISSN 2175-5280 EXPEDIENTE Instituto Brasileiro de Ciências Criminais DIRETORIA DA GESTÃO 2011/2012 Presidente: Marta Saad 1º Vice-Presidente: Carlos Vico Mañas 2ª Vice-Presidente:

Leia mais

Redução da maioridade penal

Redução da maioridade penal Redução da maioridade penal Danielle Araujo Ferreira RESUMO O presente artigo tem por finalidade por em discussão a questão sobre a redução da maioridade penal (hoje fixada em dezoito anos), definida pelo

Leia mais

Direito Penal. Curso de. Rogério Greco. Parte Especial. Volume III. Atualização. Arts. 155 a 249 do CP

Direito Penal. Curso de. Rogério Greco. Parte Especial. Volume III. Atualização. Arts. 155 a 249 do CP Rogério Greco Curso de Direito Penal Parte Especial Volume III Arts. 155 a 249 do CP Atualização OBS: As páginas citadas são referentes à 10 a edição. A t u a l i z a ç ã o Página 33 Primeira linha. Substituir

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, de 2009 (Do Sr. Mendonça Prado)

PROJETO DE LEI Nº, de 2009 (Do Sr. Mendonça Prado) PROJETO DE LEI Nº, de 2009 (Do Sr. Mendonça Prado) Dispõe sobre a criação de Varas Criminais para julgar e processar Crimes praticados contra a Infância e a Juventude. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA faz saber

Leia mais

Pena de Morte: Devemos ou não defendê-la?

Pena de Morte: Devemos ou não defendê-la? BuscaLegis.ccj.ufsc.br Pena de Morte: Devemos ou não defendê-la? *Roberto Ramalho A pena de morte é um tema bastante controverso entre os estudiosos do Direito, da Criminologia, da Sociologia, da Medicina

Leia mais

Sállua de Freitas Polidorio, Daniel Oliveira Dias

Sállua de Freitas Polidorio, Daniel Oliveira Dias CRIMINALIDADE INFANTO JUVENIL: NECESSIDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS E UMA EDUCAÇÃO PARA PREVINIR. Sállua de Freitas Polidorio, Daniel Oliveira Dias (Graduada em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Da competência Prof. Gisela Esposel - Artigo 124 da CR À Justiça Militar compete processar e julgar os crimes militares definidos em lei. - Tal dispositivo trata da competência

Leia mais

NOÇÕES DE GARANTISMO E SUA APLICAÇÃO NO SISTEMA PENAL - ÊNFASE NO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA ELIZÂNGELA JACKOWSKI PELISSARO

NOÇÕES DE GARANTISMO E SUA APLICAÇÃO NO SISTEMA PENAL - ÊNFASE NO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA ELIZÂNGELA JACKOWSKI PELISSARO NOÇÕES DE GARANTISMO E SUA APLICAÇÃO NO SISTEMA PENAL - ÊNFASE NO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA ELIZÂNGELA JACKOWSKI PELISSARO NOÇÕES DE GARANTISMO E SUA APLICAÇÃO NO SISTEMA PENAL - ÊNFASE NO

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Processual Penal

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Processual Penal CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER 1) FCC Defensor Público - DPE AM (2013) Em relação à competência em processo penal, é correto afirmar que a) será determinada pela continência quando a prova de uma infração

Leia mais

PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES

PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES 2.2 CIRCUNSTÂNCIAS ATENUANTES (art. 65 e 66 do CP) Circunstâncias Atenuantes Art. 65 - São circunstâncias que sempre atenuam a pena: I - ser o agente menor de 21 (vinte e

Leia mais

LEI Nº 1.286/2005. LIDIO LEDESMA, Prefeito Municipal de IGUATEMI, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais,

LEI Nº 1.286/2005. LIDIO LEDESMA, Prefeito Municipal de IGUATEMI, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, LEI Nº 1.286/2005 DISPÕE SOBRE A PODA DE ÁRVORES NO MUNICÍPIO DE IGUATEMI-MS E DÁ PROVIDÊNCIAS CORRELATAS. LIDIO LEDESMA, Prefeito Municipal de IGUATEMI, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições

Leia mais

PLANO-PADRÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO

PLANO-PADRÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO PLANO-PADRÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO 1. Proposição (afirmativa, suficientemente definida e limitada; não deve conter em si mesma nenhum argumento, isto é, prova ou razão) 1.1. Análise da proposição 2. Formulação

Leia mais

PREPARATÓRIO PARA OAB DISCIPLINA: DIREITO PENAL

PREPARATÓRIO PARA OAB DISCIPLINA: DIREITO PENAL PREPARATÓRIO PARA OAB DISCIPLINA: DIREITO PENAL Capítulo 11 - Aula 2 CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Professor: Dr. Ivan Francisco Pereira Agostinho Coordenação: Dr. Ivan Francisco Pereira Agostinho

Leia mais

Aula 28 CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (PARTE I).

Aula 28 CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (PARTE I). Curso/Disciplina: Noções de Direito Penal Aula: Noções de Direito Penal - 28 Professor : Leonardo Galardo Monitor : Virgilio Frederich Aula 28 CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (PARTE I). 1. Crimes de furto e

Leia mais

Apresentação de documento de identificação pessoal - (Lei 5.553/68)

Apresentação de documento de identificação pessoal - (Lei 5.553/68) Legislação Penal Extravagante PROFESSOR SAMUEL SILVA Apresentação de documento de identificação pessoal - (Lei 5.553/68) 1. Introdução: A Lei n.º 5.553/68 tem uma redação simples, com poucos artigos, e

Leia mais

Direito Penal. Roubo e Extorsão

Direito Penal. Roubo e Extorsão Direito Penal Roubo e Extorsão Roubo Impróprio Art. 157, 1, do CP Na mesma pena (do caput - reclusão de 4 a 8 anos, e multa) incorre quem, logo depois de subtraída a coisa, emprega violência contra a pessoa

Leia mais

DIMINUIÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

DIMINUIÇÃO DA MAIORIDADE PENAL DIMINUIÇÃO DA MAIORIDADE PENAL Priscila Porfirio MORAIS 1 INTRODUÇÃO O tema Diminuição da Maioridade Penal, atualmente, vem sendo foco de grande discussão entre sociólogos, formadores de opinião, juristas

Leia mais

6 - Réu Lídio Laurindo: restou absolvido de todas as acusações; 7 - Réu Cildo Ananias: restou absolvido de todas as acusações.

6 - Réu Lídio Laurindo: restou absolvido de todas as acusações; 7 - Réu Cildo Ananias: restou absolvido de todas as acusações. PROCEDIMENTO ESP.DOS CRIMES DE COMPETÊNCIA DO JÚRI Nº 2004.71.04.005970-2/RS AUTOR : MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL ACUSADO : IRENI FRANCO : ZIGOMAR TEODORO : LEOMAR CORREIA : CILDO ANANIAS : SERGIO ANANIAS

Leia mais

ELABORAÇÃO DA CONCLUSÃO

ELABORAÇÃO DA CONCLUSÃO ELABORAÇÃO DA CONCLUSÃO PARTES DA CONCLUSÃO Retomada da tese Proposta de intervenção ou Síntese das ideias-chave dos parágrafos do desenvolvimento. POSSÍVEIS FALHAS DA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Não apresenta

Leia mais

NEXO CAUSAL PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES

NEXO CAUSAL PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES NEXO CAUSAL PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES 1 Conceito. Causa. É elemento do fato típico. É o vínculo entre conduta e resultado. O estudo da causalidade busca concluir se o resultado decorreu da conduta

Leia mais

HABILIDADES REQUERIDAS PARA A PROVA DISCURSIVA O CARGO DE AUDITOR DE CONTROLE INTERNO

HABILIDADES REQUERIDAS PARA A PROVA DISCURSIVA O CARGO DE AUDITOR DE CONTROLE INTERNO HABILIDADES REQUERIDAS PARA A PROVA DISCURSIVA O CARGO DE AUDITOR DE CONTROLE INTERNO 8.3.1 DAS HABILIDADES 8.3.1.1 As questões da prova objetiva e a prova discursiva poderão avaliar habilidades relacionadas

Leia mais

EXTRATERRITORIALIDADE DA LEI PENAL PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES

EXTRATERRITORIALIDADE DA LEI PENAL PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES EXTRATERRITORIALIDADE DA LEI PENAL PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES São hipóteses em que a lei brasileira é aplicada aos crimes ocorridos fora do Brasil. Exportação da Lei Brasileira. Obs: intraterritorialidade

Leia mais

ADRIANA MALBURG DA SILVEIRA PIERANTONI

ADRIANA MALBURG DA SILVEIRA PIERANTONI ADRIANA MALBURG DA SILVEIRA PIERANTONI A REAL EFICÀCIA DA REDUÇÃO DA IDADE DE IMPUTABILIDADE PENAL COMO INSTRUMENTO DE COMBATE AO AUMENTO DA CRIMINALIDADE RIO DE JANEIRO 2003 ADRIANA MALBURG DA SILVEIRA

Leia mais

VIOLÊNCIA, CRIME E JUSTIÇA NO BRASIL. Conexões de saberes/ UFAL Sociologia Cezar Augusto

VIOLÊNCIA, CRIME E JUSTIÇA NO BRASIL. Conexões de saberes/ UFAL Sociologia Cezar Augusto VIOLÊNCIA, CRIME E JUSTIÇA NO BRASIL Conexões de saberes/ UFAL Sociologia Cezar Augusto Violência como objeto de estudo A violência é um fenômeno fracionado em diversas categorias; Presente espaço urbano

Leia mais

Curso Resultado. Mapeamento das provas do MP-SP 2010, 2011, 2012, 2013 e 2015 Versão com gabaritos DEMONSTRAÇÃO. Trabalho atualizado em julho/2017.

Curso Resultado. Mapeamento das provas do MP-SP 2010, 2011, 2012, 2013 e 2015 Versão com gabaritos DEMONSTRAÇÃO. Trabalho atualizado em julho/2017. Curso Resultado Mapeamento das provas do MP-SP 2010, 2011, 2012, 2013 e 2015 Versão com gabaritos DEMONSTRAÇÃO Trabalho atualizado em julho/2017. SUMÁRIO Parte 1 - Levantamento do que caiu e como caiu

Leia mais

1. TCM/SP FGV 2015 Nos pares abaixo, o adjetivo que NÃO pode ser classificado entre os adjetivos de relação é: (A) maioridade penal; (B) violência sexual; (C) reforma geral; (D) más condições; (E) sistema

Leia mais

3º ANO PROF.: JOYCE MARTINS

3º ANO PROF.: JOYCE MARTINS 3º ANO PROF.: JOYCE MARTINS AULA 7.1 Conteúdo: Relação entre textos: condições de produção. 2 Habilidade: Observar a forma como textos de diferentes gêneros textuais abordam temática afim. D24 - Avaliar

Leia mais

PARECER CREMEC Nº 27/ /09/2010

PARECER CREMEC Nº 27/ /09/2010 PARECER CREMEC Nº 27/2010 17/09/2010 PROCESSO-CONSULTA PROTOCOLO CREMEC nº 4619/2010 Assunto: ABUSO SEXUAL DE MENOR Relatora: DRA. PATRÍCIA MARIA DE CASTRO TEIXEIRA EMENTA: LEI N.º 8.069, DE 13 DE JULHO

Leia mais

CURSO TROPA DE ELITE PREPARAÇÃO PARA A GUERRA 1. APLICAÇÃO DA LEI PENAL NO TEMPO E NO ESPAÇO

CURSO TROPA DE ELITE PREPARAÇÃO PARA A GUERRA 1. APLICAÇÃO DA LEI PENAL NO TEMPO E NO ESPAÇO CURSO TROPA DE ELITE PREPARAÇÃO PARA A GUERRA POLÍCIA FEDERAL 2012 AGENTE/ESCRIVÃO PROF. EMERSON CASTELO BRANCO DISCIPLINA: DIREITO PENAL 1. APLICAÇÃO DA LEI PENAL NO TEMPO E NO ESPAÇO 1.1 PRINCÍPIO DA

Leia mais

COMPETÊNCIA EM RAZÃO DA NATUREZA DA INFRAÇÃO

COMPETÊNCIA EM RAZÃO DA NATUREZA DA INFRAÇÃO JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA III COMPETÊNCIA EM RAZÃO DA NATUREZA DA INFRAÇÃO FIXADA A COMARCA COMPETENTE (RATIONE LOCI), QUAL SERÁ A JUSTIÇA COMPETENTE EM RAZÃO DA NATUREZA DA INFRAÇÃO OU FATOS INCRIMINADORES

Leia mais

Dissertação Argumentativa parte II. Professor Guga Valente

Dissertação Argumentativa parte II. Professor Guga Valente Dissertação Argumentativa parte II Professor Guga Valente Esquema da dissertação INTRODUÇÃO - Tema (paráfrase) - Tese (ideia a ser defendida) DESENVOLVIMENTO - Argumentos - Exemplos CONCLUSÃO - Ponto de

Leia mais

Mãe, Bacharel em Direito, Especialista em Direito Penal e Processo Penal, Advogada, Professora, Palestrante.

Mãe, Bacharel em Direito, Especialista em Direito Penal e Processo Penal, Advogada, Professora, Palestrante. Não é possível exibir esta imagem no momento. Não é possível exibir esta imagem no momento. Não é possível exibir esta imagem no momento. PROCESSO PENAL Prof.ª Priscila Souto Mãe, Bacharel em Direito,

Leia mais

Em várias situações a legislação consagra da junção das jurisdições civil e criminal.

Em várias situações a legislação consagra da junção das jurisdições civil e criminal. Ação civil ex delicto Objetivo: Propiciar a reparação do dano causado pelo delito. Sentença penal condenatória e reparação do dano Art. 91, I, CP: Obrigação de indenizar o dano Art. 63, CPP e 475-N, II,

Leia mais

CRIMES E INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS

CRIMES E INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS CRIMES E INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS Em um concurso em que a banca dispõe no edital apenas a Lei n. 8.069/1990 e alterações, é possível que seja cobrada a parte penal, a parte processual penal, a parte do

Leia mais

TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco

TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. DOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONÁRIO

Leia mais

Direito Penal. Teoria da Pena Parte VIII

Direito Penal. Teoria da Pena Parte VIII Direito Penal Teoria da Pena Parte VIII 1 - Conceito. - Etapa final da execução da pena privativa de liberdade que permite a desinstitucionalização, ou seja, o cumprimento fora do cárcere sob determinadas

Leia mais

1Redigir. A redação para concurso traz em si as bases de qualquer tipo de

1Redigir. A redação para concurso traz em si as bases de qualquer tipo de REDAÇÃO DISCURSIVA 1Redigir. A redação para concurso traz em si as bases de qualquer tipo de composição. Como, no entanto, ela se encontra a serviço de um objetivo próprio e bastante específico, seu estilo

Leia mais

23/09/2012 PROCESSO PENAL I PROCESSO PENAL II

23/09/2012 PROCESSO PENAL I PROCESSO PENAL II I 14ª -Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 II Acessem!!!!!! www.rubenscorreiajr.blogspot.com 2 1 Procedimento - processo penal funcionário público; Também conhecido como procedimento dos crimes funcionais;

Leia mais

Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Administração Pública

Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Administração Pública Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Administração Pública TÍTULO XI DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CAPÍTULO I DOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM

Leia mais

Redução da maioridade penal: justiça ou vingança? Camila Valle[1]

Redução da maioridade penal: justiça ou vingança? Camila Valle[1] Camila Valle[1] O objetivo da redução da maioridade penal é fazer com que o Direito Penal (e a justiça correspondente) seja aplicado aos que hoje são tutelados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente

Leia mais

AULÃO DE REDAÇÃO XIV SIMULADO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA URI

AULÃO DE REDAÇÃO XIV SIMULADO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA URI AULÃO DE REDAÇÃO XIV SIMULADO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA URI Professoras: Adriana Maria Romitti Albarelo Vanice Hermel A leitura e a escrita Ler muito para ver como os diversos autores escrevem é

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Da prisão e da liberdade provisória Liberdade provisória e fiança Parte 1 Prof. Thiago Almeida . Espécie de medida cautelar (CPP, art. 319, VIII) Liberdade provisória e fiança.

Leia mais

A REPRESSÃO DAS LEIS PENAIS SOMENTE PARA OS ESCOLHIDOS

A REPRESSÃO DAS LEIS PENAIS SOMENTE PARA OS ESCOLHIDOS A REPRESSÃO DAS LEIS PENAIS SOMENTE PARA OS ESCOLHIDOS Simone de Sá Portella Procuradora do Município de Campos dos Goytacazes/RJ; Mestre em Políticas Públicas e Processo pela UNIFLU/FDC; Colunista da

Leia mais

Formação Geral. Caminhos para condução das respostas a respeito do Direito das meninas/jovens/mulheres:

Formação Geral. Caminhos para condução das respostas a respeito do Direito das meninas/jovens/mulheres: Formação Geral PADRÃO DE RESPOSTA O estudante deve elaborar um texto dissertativo que contemple alguns dos seguintes argumentos e exemplos possíveis: Item a: Caminhos para condução das respostas a respeito

Leia mais

O QUE É O PARÁGRAFO PADRÃO?

O QUE É O PARÁGRAFO PADRÃO? PARÁGRAFO PADRÃO O QUE É O PARÁGRAFO PADRÃO? Em geral, o parágrafo-padrão, aquele de estrutura mais comum e mais eficaz, o que justifica seja ensinado aos principiantes consta, sobretudo na dissertação

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale Competência SÚMULAS SOBRE COMPETÊNCIA Súmula Vinculante 45 A competência constitucional do Tribunal do Júri prevalece sobre o foro por prerrogativa de função estabelecido

Leia mais

Redação Discursiva para PMDF. Banca: Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES)

Redação Discursiva para PMDF. Banca: Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES) Redação Discursiva para PMDF Banca: Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES) O que diz o edital? A prova discursiva será aplicada no mesmo dia, turno e dentro dos prazos de duração previstos para

Leia mais

GABARITO EXTRAOFICIAL TJPE TÉCNICO JUDICIÁRIO FUNÇÃO JUDICIÁRIA

GABARITO EXTRAOFICIAL TJPE TÉCNICO JUDICIÁRIO FUNÇÃO JUDICIÁRIA ITEM RESPOSTA COMENTÁRIO E(OU) REMISSÃO LEGAL LÍNGUA PORTUGUESA 01 D 02 E 03 04 A 05 06 07 E 08 A 09 E 10 11 12 13 14 15 16 17 NOÇÕES DE SUSTENTABILIDADE 18 A 19 B 20 21 B 22 D 23 E 24 25 DIREITO CIVIL

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes

Escola de Formação Política Miguel Arraes Escola de Formação Política Miguel Arraes Curso de Atualização e Capacitação Sobre Formulação e Gestão de Políticas Públicas Módulo III Políticas Públicas e Direitos Humanos Aula 7 Gestão em Segurança

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Considerações sobre a causa de diminuição de pena prevista no art. 33, 4º, da Lei Antitóxicos César Dario Mariano da Silva* Pedro Ferreira Leite Neto** Logo após a publicação da

Leia mais

VÜ Åxá wx exáñéçátu Ä wtwx wéá YâÇv ÉÇöÜ Éá cøuä véá Crimes de Responsabilidade dos Funcionários Públicos

VÜ Åxá wx exáñéçátu Ä wtwx wéá YâÇv ÉÇöÜ Éá cøuä véá Crimes de Responsabilidade dos Funcionários Públicos Crimes de Responsabilidade dos Funcionários Públicos 01. Marque a alternativa incorreta: a) Nos crimes de responsabilidade dos funcionários públicos, cujo processo e julgamento competirão aos juízes de

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Urbanização desordenada + miséria = criminalidade Luiz Flávio Gomes * A insegurança já ultrapassou todos os limites (Fernando Henrique Cardoso). Por isso, necessitamos decretar o

Leia mais

MODELO Nº 01 DE UMA BOA. Prof. Joaquim Bispo

MODELO Nº 01 DE UMA BOA. Prof. Joaquim Bispo MODELO Nº 01 DE UMA BOA REDAÇÃO Prof. Joaquim Bispo Prof. Joaquim Bispo Tema: A SINTOMÁTICA DA VIOLÊNCIA E A SENSAÇÃO DE INSEGURANÇA É sabido que, a violência e a insegurança reafirmam o grande desafio

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA Jurisdição * Jurisdição é a capacidade de dizer o Direito Jurisdição * Competência é a delimitação do poder jurisdicional. A competência determina-se:

Leia mais

Então começamos por ali. Com quebracabeças. Cada um de vocês tem uma peça de um quebra-cabeça. Me fala um pouco sobre a sua peça. [Passa alguns minuto

Então começamos por ali. Com quebracabeças. Cada um de vocês tem uma peça de um quebra-cabeça. Me fala um pouco sobre a sua peça. [Passa alguns minuto ACHANDO SEU LUGAR A tema ou o rumo deste estudo será Achando Seu Lugar. Muitos nós temos lugares onde sentimos em casa: onde achamos amor e aceitação, um pouco do significado e propósito que buscamos.

Leia mais

Poder Judiciário da União Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Poder Judiciário da União Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios Poder Judiciário da União Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios Fls. Órgão : CÂMARA CRIMINAL Classe : CONFLITO DE JURISDIÇÃO N. Processo : 20160020288384CCR (0030820-74.2016.8.07.0000)

Leia mais

A Lei /17 significa o cumprimento, pelo Brasil, de normas internacionais, como o artigo 12, da Convenção sobre os Direitos da Criança, na qual

A Lei /17 significa o cumprimento, pelo Brasil, de normas internacionais, como o artigo 12, da Convenção sobre os Direitos da Criança, na qual Atualmente, crianças e adolescentes acabam repetindo inúmeras vezes os relatos das violências que sofreram para diversas instituições, como escolas, conselhos tutelares, serviços de saúde e de assistência

Leia mais

ÍNDICE 1. NOÇÕES INTRODUTÓRIAS ERRO DO TIPO ERRO DE TIPO ESSENCIAL ERRO DO TIPO ACIDENTAL... 12

ÍNDICE 1. NOÇÕES INTRODUTÓRIAS ERRO DO TIPO ERRO DE TIPO ESSENCIAL ERRO DO TIPO ACIDENTAL... 12 TEORIA DO ERRO ÍNDICE 1. NOÇÕES INTRODUTÓRIAS...4 2. ERRO DO TIPO... 7 3. ERRO DE TIPO ESSENCIAL...9 4. ERRO DO TIPO ACIDENTAL... 12 Erro sobre a pessoa...12 Descriminantes putativas...12 Erro determinado

Leia mais

Direito Penal. Teoria da Pena Parte V

Direito Penal. Teoria da Pena Parte V Direito Penal Teoria da Pena Parte V Da Aplicação da Pena - Atenuantes Art. 65 do CP: São circunstâncias que sempre atenuam a pena: I - Ser o agente menor de 21 (vinte e um), na data do fato, ou maior

Leia mais

JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA

JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA PROCESSO PENAL JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA Continuação: Conexão e Continência contato@theuan.com.br 8.1. Prevenção Haverá prevenção quando mais de um juiz for competente ou quando houver dúvida razoável sobre

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA NOÇÕES GERAIS SOBRE O TEXTO JURÍDICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA NOÇÕES GERAIS SOBRE O TEXTO JURÍDICO NOÇÕES GERAIS SOBRE O TEXTO JURÍDICO 1. Conceito de texto jurídico O texto jurídico é um processo linguístico construído e articulado pelo profissional do direito para transmitir uma mensagem no universo

Leia mais

NOTA PÚBLICA. Sobre a proposta legislativa de redução da idade penal. A Frente Ampla Pelos Direitos das Crianças e dos Adolescentes no

NOTA PÚBLICA. Sobre a proposta legislativa de redução da idade penal. A Frente Ampla Pelos Direitos das Crianças e dos Adolescentes no NOTA PÚBLICA Sobre a proposta legislativa de redução da idade penal A Frente Ampla Pelos Direitos das Crianças e dos Adolescentes no Brasil, articulação política nacional de participação popular pela cidadania

Leia mais

Professor Wisley Aula 09

Professor Wisley Aula 09 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 5 FORRO POR PRERROGATIVA DE FUNÇÃO 1. OBSERVAÇÕES I Não se fala mais em manutenção

Leia mais

ASPECTOS GERAIS DA COBERTURA

ASPECTOS GERAIS DA COBERTURA ASPECTOS GERAIS DA COBERTURA A cobertura sobre o Estatuto da Criança e do Adolescentes, analisou 641 matérias de 38 veículos de imprensa do estado de São Paulo entre janeiro e julho de 2015 e foi fortemente

Leia mais

Vistos e examinados os autos.

Vistos e examinados os autos. CONCLUSÃO Em 08 de fevereiro de 2013, faço estes autos conclusos à MMª. Juíza Federal Titular da 3ª Vara Federal de Sorocaba, Drª SYLVIA MARLENE DE CASTRO FIGUEIREDO. Técnico Judiciário RF 5448 PROCESSO

Leia mais

A2 TEXTOS EMPRESARIAIS

A2 TEXTOS EMPRESARIAIS A2 TEXTOS EMPRESARIAIS OBJETIVO Capacitar o aluno a desenvolver uma comunicação eficaz dentro do ambiente da empresa. AGENDA Relatórios Ata Carta Comunicação Interna E-mail Avisos e Comunicados NO MEIO

Leia mais

DIREITO PENAL. Crimes decorrentes de preconceito de raça ou cor. Lei nº 7.716/1989. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina.

DIREITO PENAL. Crimes decorrentes de preconceito de raça ou cor. Lei nº 7.716/1989. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina. DIREITO PENAL Crimes decorrentes de preconceito de raça ou cor. Lei nº 7.716/1989. Parte 2 Prof.ª Maria Cristina. Art. 5º Recusar ou impedir acesso a estabelecimento comercial*, negando-se a servir, atender

Leia mais

STJ SUMÁRIO. APRESENTAÇAO À 2.' EDlÇAo... APRESENTAÇAO À I." EDlÇAo...

STJ SUMÁRIO. APRESENTAÇAO À 2.' EDlÇAo... APRESENTAÇAO À I. EDlÇAo... STJ00071445 SUMÁRIO APRESENTAÇAO À 2.' EDlÇAo.............................. 9 APRESENTAÇAO À I." EDlÇAo......... 1. Princípios de direito penal......... 25 l.1 Conceito, alcance e relevãncia dos princípios...

Leia mais

PROVA ESCRITA DISSERTATIVA

PROVA ESCRITA DISSERTATIVA PROVA ESCRITA DISSERTATIVA CARGO: DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DE 3ª CLASSE DATA: 08/07/2018 HORÁRIO: 08h30min às 12h30min (horário do Piauí) INSTRUÇÕES Universidade Estadual do Piauí 1. Você receberá do

Leia mais

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA CCJC AOS PROJETOS DE LEI N os 215, E 1.589, DE 2015

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA CCJC AOS PROJETOS DE LEI N os 215, E 1.589, DE 2015 SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA CCJC AOS PROJETOS DE LEI N os 215, 1.547 E 1.589, DE 2015 Estabelece causa de aumento de pena para o crime contra a honra praticado com o emprego de equipamento, aparelho, dispositivo

Leia mais

AMNISTIA INTERNACIONAL

AMNISTIA INTERNACIONAL AMNISTIA INTERNACIONAL Índice AI: 40/06/00 Tribunal Penal Internacional Ficha de Dados 5 Processos contra os autores de crimes de guerra Todos os membros das forças armadas que tenham violado os regulamentos

Leia mais

APRESENTA. Aplicativo e Gestão Integrada a favor de nossas Cidades

APRESENTA. Aplicativo e Gestão Integrada a favor de nossas Cidades APRESENTA Aplicativo e Gestão Integrada a favor de nossas Cidades Agenda Apresentação Projeto Juntos Pela Segurança Integração entre Aplicativo e Gestão Integrada Utilização do aplicativo Cenários aplicáveis

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO 1.CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2.RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO

DIREITO ADMINISTRATIVO 1.CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2.RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO DIREITO ADMINISTRATIVO 1.CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2.RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO CONCEITO CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Controle Político Controle Administrativo CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

ERRO DE TIPO E ERRO DE PROIBIÇÃO

ERRO DE TIPO E ERRO DE PROIBIÇÃO ERRO DE TIPO E ERRO DE PROIBIÇÃO Erro de tipo é o que incide sobre s elementares ou circunstâncias da figura típica, sobre os pressupostos de fato de uma causa de justificação ou dados secundários da norma

Leia mais

Aula nº 54. Liberdade Provisória (continuação)

Aula nº 54. Liberdade Provisória (continuação) Curso/Disciplina: Direito Processual Penal Aula: Liberdade Provisória - 54 Professor(a): Marcelo Machado Monitor(a): Adriana Vasconcellos Pereira Aula nº 54 Liberdade Provisória (continuação) O valor da

Leia mais

PROVAS OBJETIVAS / /201 EXAME DE SELEÇÃO 2013/2 EDITAL 041 PROEJA LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES NOME DO CANDIDATO

PROVAS OBJETIVAS / /201 EXAME DE SELEÇÃO 2013/2 EDITAL 041 PROEJA LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES NOME DO CANDIDATO EXAME DE SELEÇÃO 2013/2 EDITAL 041 41/201 /2013 PROEJA LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES 01. Este caderno de provas contém 20 questões de múltipla escolha, com páginas numeradas de 01 a 07, assim distribuídas:

Leia mais

Curso de SENTENÇA PENAL

Curso de SENTENÇA PENAL Fabrício Castagna Lunardi Luiz Otávio Rezende Curso de SENTENÇA PENAL Técnica Prática Desenvolvimento de habilidades 3ª edição revista, atualizada e ampliada 2018 Capítulo II ESTRUTURAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública

Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública Direito Penal Crimes Contra a Administração Pública Crimes Contra a Adm. Pública Código Penal - Título XI Dos crimes contra a Administração Pública Capítulo I Dos crimes praticados por funcionário público

Leia mais

PRENDER OU NÃO PRENDER? EIS A QUESTÃO!

PRENDER OU NÃO PRENDER? EIS A QUESTÃO! PRENDER OU NÃO PRENDER? EIS A QUESTÃO! A imprensa noticiou e todos tomamos conhecimento acerca do bestial assassinato de 56 presos em Manaus, cometido por membros de facção criminosa em guerra contra delinquentes

Leia mais

O PROBLEMA DA VIOLÊNCIA DEFENSIVA

O PROBLEMA DA VIOLÊNCIA DEFENSIVA O PROBLEMA DA VIOLÊNCIA DEFENSIVA FELIPPE AUGUSTO DE MIRANDA ROSA Desembargador aposentado do TJ/RJ. Professor Na preparação do texto do livro Violência Um Processo Global, em vias de publicação, deparamo-nos

Leia mais

Direito Penal. Concurso de Crimes

Direito Penal. Concurso de Crimes Direito Penal Concurso de Crimes Distinções Preliminares Concurso de crimes ou delitos X Concurso de pessoas ou agentes X Concurso de normas ou conflito aparente de normas penais - Concurso de crimes ou

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal Procedimento Especial dos Crimes praticados por Servidores Prof. Gisela Esposel - Previsão legal: artigo 513 a 518 do CPP e artigos 312 a 327 do Código Penal

Leia mais

Ficha Técnica. Ecônomo Geral Ir. José Augusto Alves. Superintendente de Organismos Provinciais Ir. Humberto Lima Gondim

Ficha Técnica. Ecônomo Geral Ir. José Augusto Alves. Superintendente de Organismos Provinciais Ir. Humberto Lima Gondim 18maio2012.indd 1 06/05/2012 17:53:17 Ficha Técnica União Brasileira de Educação e Ensino - UBEE Ir. Wellington Mousinho de Medeiros Ir. José Wagner Rodrigues da Cruz Ir. Adalberto Batista Amaral Ir. Ataide

Leia mais

AMNISTIA INTERNACIONAL

AMNISTIA INTERNACIONAL AMNISTIA INTERNACIONAL Tribunal Penal Internacional Ficha de Dados 1 Introdução ao Tribunal Penal Internacional Índice AI: 40/02/00 "A instituição do Tribunal ainda é um dote de esperança para as futuras

Leia mais

CRIMES DE TRÂNSITO I

CRIMES DE TRÂNSITO I Crimes de Trânsito I LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO CRIMES DE TRÂNSITO I Neste curso, vamos trabalhar os crimes de trânsito previstos na Lei n. 9.503/1997. DOS CRIMES DE TRÂNSITO (ARTS. 291 AO 312 DO CTB) Art.

Leia mais

TEORIA DO DELITO parte 02

TEORIA DO DELITO parte 02 TEORIA DO DELITO parte 02 Resultado Desistência voluntária Art. 15 do CP Arrependimento eficaz Art. 15 do CP Desistência voluntária e arrependimento eficaz Art. 15 - O agente que, voluntariamente, desiste

Leia mais

Curso Direito. Ano letivo Turno manhã/noite Disciplina Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Carga horária prática: xxx

Curso Direito. Ano letivo Turno manhã/noite Disciplina Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Carga horária prática: xxx Curso Direito Período 2º Semestre 2º Ano letivo 2008 Turno manhã/noite Disciplina Desenvolvimento Pessoal e Profissional Carga horária teórica: 36 hs Carga horária prática: xxx Carga horária total: 36

Leia mais

Direito Penal. Livramento Condicional: Conceito e Consequências, Requisitos para a Concessão e Prorrogação do Período de Prova. Professor Adriano Kot

Direito Penal. Livramento Condicional: Conceito e Consequências, Requisitos para a Concessão e Prorrogação do Período de Prova. Professor Adriano Kot Direito Penal Livramento Condicional: Conceito e Consequências, Requisitos para a Concessão e Prorrogação do Período de Prova Professor Adriano Kot www.acasadoconcurseiro.com.br www.estudaquepassa.com.br

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Fonética e Fonologia: som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos...34

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Fonética e Fonologia: som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos...34 Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de texto... 3 Tipologia e gêneros textuais... 6 Figuras de linguagem... 13 Significação de palavras e expressões... 9 Relações de sinonímia e de antonímia...

Leia mais

Material de Apoio Prof. Fernando Tadeu Marques Apontamentos de Direito Penal

Material de Apoio Prof. Fernando Tadeu Marques Apontamentos de Direito Penal Aplicação da pena (arts. 59 ao 76, CP) Material de Apoio Fixação da pena (art. 59, CP) O art. 59, CP, determina que o juiz, atendendo à culpabilidade, aos antecedentes, à conduta social, à personalidade

Leia mais

Direito Penal. Eficácia Espacial

Direito Penal. Eficácia Espacial Direito Penal Eficácia Espacial Lugar do Crime Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA RECURSO PROF. MICHEL KNOLSEISEN

ORIENTAÇÕES PARA RECURSO PROF. MICHEL KNOLSEISEN ORIENTAÇÕES PARA RECURSO PROF. MICHEL KNOLSEISEN INSTRUÇÕES SOBRE O RECURSO Conforme consta no item 5.2.1 do Edital, o prazo para recurso inicia às 12 horas do dia 28 de julho de 2012 e termina às 12 horas

Leia mais

Teoria geral do crime

Teoria geral do crime CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 48 DATA 09/10/15 DISCIPLINA DIREITO PENAL (NOITE) PROFESSOR CHRISTIANO GONZAGA MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 06/08 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais

Porém, no caso de afastamento do Presidente, seriam convocadas eleições indiretas (apenas os parlamentares votariam).

Porém, no caso de afastamento do Presidente, seriam convocadas eleições indiretas (apenas os parlamentares votariam). Indiretas Já! Como assim? Indiretas Já? O texto está errado? Não, infelizmente não. Com as recentes descobertas da operação Lava Jato que apontam a realização de crime comum pelo Presidente da República,

Leia mais

Direito Penal. Penas privativas de liberdade. Dosimetria da pena privativa de liberdade Noções gerais. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Penas privativas de liberdade. Dosimetria da pena privativa de liberdade Noções gerais. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Penas privativas de liberdade. Prof.ª Maria Cristina Cálculo da pena Art. 68 A pena-base será fixada atendendo-se ao critério do art. 59 deste Código, em seguida serão consideradas as circunstâncias

Leia mais

Mapa dos Feminicídios no maranhão ( )

Mapa dos Feminicídios no maranhão ( ) Mapa dos Feminicídios no maranhão (2015-2018) O feminicídio representa a última etapa de um continuum de violência que leva à morte. Seu caráter violento evidencia a predominância de relações de gênero

Leia mais

Professor Wisley Aula 18

Professor Wisley Aula 18 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 6 PRISÃO PREVENTIVA 1. PRISÃO PREVENTIVA A prisão preventiva caracteriza-se por ser

Leia mais