Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO. Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO. Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR"

Transcrição

1 Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR

2 ALGUMAS REGRAS 2 não deixe para a última hora escreva leia alguns relatórios ou resumos faça um esboço revise mostre para o orientador critique reescreva/ corrija imprima a cópia final!

3 ARTIGO CIENTÍFICO 3 Artigo é um trabalho técnico-científico, escrito por um ou mais autores, que seguem as normas editoriais do periódico a que se destina. Pode ser uma síntese de uma monografia, dissertação, trabalho de conclusão de curso ou tese. Pode ser escrito pelo acadêmico de graduação, com um grupo de colegas ou em conjunto com seu professor orientador. Visa publicar informações e resultados de um estudo. Embora tenha formato reduzido (entre dez e quinze páginas), é sempre um trabalho completo, um texto integral. Como ainda, para contestar, refutar ou apresentar outras soluções de uma situação controvertida.

4 ARTIGO CIENTÍFICO 4 Título do artigo Nome do autor Resumo palavras-chave Breve curriculum do(s) autor(es), em nota(s) de rodapé Abstract - key words Introdução Métodos Desenvolvimento (resultados /discussão) Considerações finais Referências bibliográficas

5 TÍTULO 5 Deve compreender os conceitos-chave que o tema encerra e pode ser asteriscado para indicar, em nota de rodapé, a finalidade do mesmo. É redigido com o menor número de palavras e transcreve de forma adequada e conteúdo do trabalho

6 AUTORES 6 Indicados do centro para a margem direita, em ordem alfabética ou por titulação. Deve-se asteriscar, indicando, em nota de rodapé: titulação, condição de orientador/ orientando, se bolsista (indicar instituição que concede a bolsa)/colaborador (indicar a instituição caso não seja aluno de graduação da ULT/FATI), nome do projeto.

7 RESUMO 7 Texto, com uma quantidade predeterminada de palavras (cada revista pode estipular, em função de sua política editorial), onde se expõe o objetivo do artigo que deve incluir o problema, a metodologia utilizada para solucionar o problema e os resultados alcançados. Também deve apresentar as considerações finais (Resumos ULT/FATI 250 palavras)

8 RESUMO 8 Exemplo de Resumo Em formato estruturado, contendo os itens: Objetivo, Métodos, Resultados e Considerações.

9 RESUMO 9 Exemplo de Resumo Em único parágrafo, com entrelinhamento menor, sem recuo de parágrafo.

10 PALAVRAS-CHAVE 10 São palavras ou expressões indicativas do tema, que servem para indexar o artigo. No máximo quatro retiradas do texto que representam o seu conteúdo, se destinam a identificar e agrupar os artigos por assuntos/áreas, para que os mesmos possam ser localizados com mais facilidade nas bibliotecas.

11 CORPO DO ARTIGO Introdução: 11 Deve situar o leitor no contexto do tema pesquisado, oferecendo uma visão global do estudo realizado, esclarecendo as delimitações estabelecidas na abordagem do assunto, os objetivos e as justificativas que levaram o autor a tal investigação para, em seguida, apontar as questões de pesquisa para as quais buscará respostas. Deve-se, ainda, destacar a Metodologia utilizada no trabalho.

12 CORPO DO ARTIGO Introdução: 12 Em suma: apresenta e delimita a dúvida investigada (problema de estudo - o quê), os objetivos (para que serviu o estudo), a metodologia utilizada no estudo (como).

13 CORPO DO ARTIGO 13 Metodologia: Descreve as etapas de definição de termos e de variáveis, a delimitação do universo estudado (população e amostra), a técnica de coleta de dados, as limitações da pesquisa. Deve ser escrita de forma compreensiva e completa, mas sem prolixidade. Deve permitir a repetição do experimento ou estudo com a mesma exatidão por outros pesquisadores.

14 CORPO DO ARTIGO 14 Termos empregados: Metodologia é o conjunto de métodos ou caminhos utilizados para a condução da pesquisa e deve ser apresentada na sequência cronológica em que o trabalho foi conduzido. Geralmente o termo é empregado pelas áreas humanísticas e afins. Material e métodos compreende o instrumental empregado e a descrição das técnicas adotadas. Esta denominação é geralmente utilizada pelas áreas de tecnologia e afins.

15 CORPO DO ARTIGO Desenvolvimento 15 Esta parte do artigo serve para que o autor: Faça uma exposição e uma discussão das teorias que foram utilizadas para entender e esclarecer o problema, apresentando-as e relacionando-as com a dúvida investigada; Apresente as demonstrações dos argumentos teóricos e/ ou de resultados que as sustentam com base dos dados coletados.

16 CORPO DO ARTIGO 16 Desenvolvimento: continuação... O corpo do artigo pode ser dividido em quantos itens quantos forem necessários, de acordo com a natureza do trabalho elaborado. Neste aspecto, é importante expor por uma lógica indutiva ou dedutiva, os argumentos, explicativos ou demonstrativos, através de proposições desenvolvidas no corpo do artigo.

17 CORPO DO ARTIGO 17 Desenvolvimento: continuação... Deverá constar a Revisão de Literatura que tem por objetivo informar o leitor sobre as contribuições de outros autores que já tenham escrito sobre o assunto abordado. O autor demonstra, assim, ter conhecimento da literatura básica do assunto. Neste aspecto, deve-se analisar as informações publicadas sobre o tema até o momento da redação final do trabalho, demonstrando teoricamente o objeto de seu estudo e a necessidade ou oportunidade da pesquisa que realizou. Quando o artigo inclui pesquisa descritiva, deve-se apresentar os resultados que são desenvolvidos através dos dados coletados através das entrevistas, observações, questionários, entre outras técnicas.

18 CONSIDERAÇÕES FINAIS 18 Após a análise e discussões dos resultados, são apresentadas de forma clara e concisa as conclusões e descobertas do texto. Procura-se evidenciar com clareza e objetividade as deduções extraídas dos resultados obtidos ou apontadas ao longo da discussão do assunto. Neste momento final são relacionadas as diversas ideias desenvolvidas ao longo do trabalho, num processo de síntese dos principais resultados, com os comentários do autor e as contribuições trazidas pela pesquisa.

19 CONSIDERAÇÕES FINAIS 19 Continuação... Cabe, ainda, lembrar que as considerações são um fechamento do trabalho estudado, respondendo às hipóteses enunciadas e aos objetivos do estudo, apresentados na Introdução. Não se permite que nesta seção sejam incluídos dados novos, que já não tenham sido apresentados anteriormente.

20 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20 Referência bibliográfica é um conjunto de elementos que permitem a identificação, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diferentes tipos de materiais. As publicações devem ter sido mencionadas no texto do trabalho e devem obedecer as Normas da ULT/FATI.

21 LINGUAGEM DO ARTIGO 21 Impessoalidade: redigir o trabalho na 3ª pessoa do singular; Objetividade: a linguagem objetiva deve afastar as expressões eu penso, eu acho, parece-me que dão margem a interpretações simplórias e sem valor científico; Estilo científico: a linguagem científica é informativa, de ordem racional, firmada em dados concretos, onde pode-se apresentar argumentos de ordem subjetiva, porém dentro de um ponto de vista científico;

22 LINGUAGEM DO ARTIGO Continuação 22 Vocabulário técnico: a linguagem científica serve-se do vocabulário comum, utilizado com clareza e precisão, mas cada ramo da ciência possui uma terminologia técnica própria que deve ser observada; A correção gramatical é indispensável, onde deve-se procurar relatar a pesquisa com frases curtas, evitando muitas orações subordinadas, intercaladas com parênteses, num único período. O uso de parágrafos deve ser dosado na medida necessária para articular o raciocínio: toda vez que se dá um passo a mais no desenvolvimento do raciocínio, muda-se o parágrafo.

23 LINGUAGEM DO ARTIGO 23 Continuação... Os recursos ilustrativos como gráficos estatísticos, desenhos, tabelas são considerados como figuras e devem ser criteriosamente distribuídos no texto. Utilizando o verbo no tempo passado e na forma impessoal, pois descreve o que já foi feito. (selecionou-se, pretendeu-se...)

24 NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS (FATI) 24 Ver modelo de artigo ULT/FATI-ADM, disponível em

25 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 25 atualizar Métodos e Sistemas Administrativos 2 - FATI 16/05/13

Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO. Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR

Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO. Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR 15.063 ALGUMAS REGRAS 2 não deixe para a última hora escreva leia alguns relatórios ou resumos faça um esboço

Leia mais

Como elaborar um artigo cientíico

Como elaborar um artigo cientíico Como elaborar um artigo cientíico O que é um artigo cientiico? Comunicação de idéias e informações de maneira clara e concisa. Característica: publicação em periódicos científicos. Artigo científico é

Leia mais

INTRODUÇÃO [Times New Roman 12, Justificado, Caixa Alta, espaçamento 1,5]

INTRODUÇÃO [Times New Roman 12, Justificado, Caixa Alta, espaçamento 1,5] 1 TÍTULO DO ARTIGO [fonte Times New Roman 14, Centralizado, espaçamento 1.0] Subtítulo [Se houver, fonte Times New Roman 14, Centralizado, espaçamento 1.0] Nome do Autor 1 [Fonte Times New Roman 10, Texto

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Centro Paula Souza Faculdade de Tecnologia da Zona Leste GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Estatística Aplicada Profa Dra. Rosângela Maura Correia Bonici Sumário 1 Introdução... 3 2 Estrutura do

Leia mais

Manual de elaboração de Artigo como Trabalho de Conclusão de Curso TCC. NBR14724:Atualização ano vigente

Manual de elaboração de Artigo como Trabalho de Conclusão de Curso TCC. NBR14724:Atualização ano vigente FACULDADE SETE LAGOAS BIBLIOTECA Dr. JAIRO CORRÊA Manual de elaboração de Artigo como Trabalho de Conclusão de Curso TCC NBR14724:Atualização ano vigente Sete Lagoas 2016 FACULDADE SETE LAGOAS FACSETE

Leia mais

Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO. Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR 15.063

Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO. Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR 15.063 Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR 15.063 ALGUMAS REGRAS 2 não deixe para a última hora escreva leia alguns relatórios ou resumos faça um esboço

Leia mais

Título do artigo Subtítulo (opcional)

Título do artigo Subtítulo (opcional) 1 Título do artigo Subtítulo (opcional) Nome Completo dos autores em Ordem Alfabética 1 Professor Orientador (Nome Completo) 2 RESUMO O resumo só poderá ser elaborado depois de concluído o trabalho. Normalmente,

Leia mais

Como escrever um artigo científico

Como escrever um artigo científico Como escrever um artigo científico Rodrigo Garrett Junho de 2014 Estrutura: Considerações Gerais Apresentação Exercício 2 Escrever um bom artigo científico equivale a produzir uma obra de arte. Um pesquisador

Leia mais

A LINGUAGEM CIENTÍFICA

A LINGUAGEM CIENTÍFICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO A LINGUAGEM CIENTÍFICA TECNOLOGIA EM A.D.S. Mirna Ribeiro L. da Silva (professora) LINGUAGEM E CIÊNCIA Cada pessoa: uma personalidade = uma forma

Leia mais

FACULDADE CASA DO ESTUDANTE - FACE

FACULDADE CASA DO ESTUDANTE - FACE 1 FACULDADE CASA DO ESTUDANTE - FACE Colegiado do Curso de Administração REGULAMENTO N 04/2006, DE 27 DEZEMBRO DE 2006. Estabelece os procedimentos para a avaliação do processo ensino-aprendizagem do curso

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO FACULDADE CALAFIORI ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Autoria: Profa. Dra. Camila José Galindo e Profa. Ms. Gismar Monteiro Castro Rodrigues SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO 2012 ORIENTAÇÕES PARA

Leia mais

ADENDO AO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO.

ADENDO AO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO. ADENDO AO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO. NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTIFICOS COLEGIADO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ CAMPUS FAFIPA - PARANAVAÍ 1

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 Estrutura de apresentação 1.1 Pré-textuais Capa (obrigatório) Lombada (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Folha de aprovação

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 INTRODUÇÃO As orientações aqui apresentadas são baseadas na norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para apresentação de artigos científicos impressos:

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO (fonte 14, espaço entre linhas de 1,5)

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO (fonte 14, espaço entre linhas de 1,5) 1 Modelo de capa FACULDADE ZACARIAS DE GÓES (Espaço duplo, fonte 14) CLAUDIA REGINA ARAUJO RIOS COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO (fonte 14, espaço entre linhas de 1,5) Valença BA 2010 (espaço simples,

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS NA ELABORAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO

ORIENTAÇÕES BÁSICAS NA ELABORAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO ORIENTAÇÕES BÁSICAS NA ELABORAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernadete Martins Alves 1 RESUMO Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura de um artigo cientifico bem como, de forma

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC) DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA.

NORMAS PARA REDAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC) DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA. ANEXO 02 DA RESOLUÇÃO CGESA Nº 001, DE 27 DE MARÇO DE 2013. NORMAS PARA REDAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC) DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA. A estrutura do TCC deverá ser composta por pré-texto,

Leia mais

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO (Negrito, Tamanho 14, centralizado e Letras Maiúsculas) MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

Leia mais

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta.

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta. TRABALHOS CIENTÍFICOS ACADÊMICOS Muitas vezes, o estudante ou pesquisador, ao ser abordado para fazer um trabalho científico acadêmico, tem muitas dificuldades de diferenciar as características quanto

Leia mais

Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor a assimilar conhecimentos e valores instituídos.

Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor a assimilar conhecimentos e valores instituídos. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS GÊNERO ACADÊMICO-CIENTÍFICO Prof. Mestre Carina Lima Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS NA ELABORAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO *

ORIENTAÇÕES BÁSICAS NA ELABORAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO * ORIENTAÇÕES BÁSICAS NA ELABORAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO * RESUMO: Este texto trata a respeito das Normas da ABNT com a finalidade de orientar os acadêmicos da Graduação e pós-graduação sobre a publicação

Leia mais

Título do mini-artigo

Título do mini-artigo Título do mini-artigo Nome do Autor 1 Resumo Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura de um mini-artigo científico, bem como sua formatação geral para apresentação ao Curso de Mestrado

Leia mais

MODELO DE PROJETO DE PESQUISA DISPENSA CEP

MODELO DE PROJETO DE PESQUISA DISPENSA CEP CEP FACULDADE SÃO LEOPOLDO MANDIC MODELO DE PROJETO DE PESQUISA ENVOLVENDO SERES HUMANOS MODELO DE PROJETO DE PESQUISA DISPENSA CEP 2015 NOME Projeto de Pesquisa para Trabalho de Conclusão de Curso/ Dissertação

Leia mais

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta.

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta. TRABALHOS CIENTÍFICOS ACADÊMICOS Muitas vezes, o estudante ou pesquisador, ao ser abordado para fazer um trabalho científico acadêmico, tem muitas dificuldades de diferenciar as características quanto

Leia mais

Construindo um Artigo Científico. Curso Design de Moda ICA/UFC Profa Dra Francisca R. N. Mendes

Construindo um Artigo Científico. Curso Design de Moda ICA/UFC Profa Dra Francisca R. N. Mendes Construindo um Artigo Científico Curso Design de Moda ICA/UFC Profa Dra Francisca R. N. Mendes O que é... O artigo cientifico é uma das modalidades de apresentação de trabalhos científicos como pesquisas,

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

Modelo de formatação ENPEX 2017 (Resumo Expandido e Artigo Completo)

Modelo de formatação ENPEX 2017 (Resumo Expandido e Artigo Completo) Modelo de formatação ENPEX 2017 (Resumo Expandido e Artigo Completo) 1. Introdução O objetivo deste documento, fundamentado na norma de referência: ABNT NBR 14724:2011, é auxiliar os autores sobre o formato

Leia mais

Colégio Pedroso Objetivo. Modelo de Artigo (Professora Talita Cunha)

Colégio Pedroso Objetivo. Modelo de Artigo (Professora Talita Cunha) Partes obrigatórias de um artigo científico Colégio Pedroso Objetivo Modelo de Artigo (Professora Talita Cunha) Introdução Deve conter, no mínimo, duas ideias. Em primeiro lugar deve-se anunciar o assunto

Leia mais

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DE UM ARTIGO CIENTÍFICO

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DE UM ARTIGO CIENTÍFICO CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DE UM ARTIGO CIENTÍFICO PRODUZIR ARTIGOS CIENTÍFICOS Os artigos científicos são pequenos estudos, porém completos, que tratam de uma questão verdadeiramente científica, mas que

Leia mais

Profª. Dra. Márcia C. da S. Galindo

Profª. Dra. Márcia C. da S. Galindo Profª. Dra. Márcia C. da S. Galindo Conceituando Pôster NBR 15437 É um instrumento de comunicação exibido em diversos suportes que sintetiza e divulga o conteúdo a ser apresentado. O que deve conter no

Leia mais

MANUAL ARTIGO CIENTÍFICO

MANUAL ARTIGO CIENTÍFICO FACULDADE DOM LUIZ DE ORLEANS E BRAGANÇA COORDENAÇÃO GERAL DOS CURSOS MANUAL ARTIGO CIENTÍFICO Ribeira do Pombal - BA ARTIGO CIENTÍFICO O artigo pode ser definido como discussão de temáticas científicas

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA A INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS (Banner ou Pôster Cientifico)

NORMAS GERAIS PARA A INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS (Banner ou Pôster Cientifico) NORMAS GERAIS PARA A INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS (Banner ou Pôster Cientifico) Os organizadores colocarão à disposição os espaços para afixarem os painéis, cabendo aos apresentadores providenciarem o material

Leia mais

Unidade 2 Estrutura e formatação dos trabalhos

Unidade 2 Estrutura e formatação dos trabalhos Unidade 2 Estrutura e formatação dos trabalhos Os Trabalhos de Conclusão de Curso deverão ser entregues em formato monográfico. O texto deve relatar resultados de investigações ou estudos realizados a

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMO FACULDADE PIO DÉCIMO

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMO FACULDADE PIO DÉCIMO ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMO FACULDADE PIO DÉCIMO MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA DOS CURSOS DE ENGENHARIA NÚCLEO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARACAJU 2012 NÚCLEO

Leia mais

O Projeto deve conter no máximo 10 laudas a partir da Introdução até Contribuição, Produtos e Benefícios.

O Projeto deve conter no máximo 10 laudas a partir da Introdução até Contribuição, Produtos e Benefícios. CTIC COMISSÃO TÉCNICA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROCESSO SELETIVO 2016/2017 INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO PROJETO INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROTOCOLO PROAC No /2016 O Projeto deve conter no máximo 10 laudas a partir

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO BANNER (PÔSTER CIENTÍFICO)

MANUAL PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO BANNER (PÔSTER CIENTÍFICO) MANUAL PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO BANNER (PÔSTER CIENTÍFICO) 1 BANNER (PÔSTER CIENTÍFICO) 1.1 Conceito O banner, painel ou pôster é um tipo de trabalho científico que objetiva, de forma clara e

Leia mais

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O trabalho científico deverá ser organizado de acordo com a estrutura abaixo, NBR 14724/2006: capa; folha de rosto; verso da folha de rosto (ficha catalográfica)

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO ( ) - Os documentos originais, tais como plano de estágio, termo de compromisso, etc., devem ser incluídos na cópia final do relatório que ficará arquivada

Leia mais

b) Revisão: os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas etc.

b) Revisão: os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas etc. 1 O Artigo Científico e sua estrutura Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇAO DE PROJETO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL

MANUAL PARA ELABORAÇAO DE PROJETO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO MANUAL PARA ELABORAÇAO DE PROJETO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL Colegiado Alex Martins Varela de Arruda Alex

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE PESQUISA PROJETO INTEGRADOR 1. Professoras: Andresa S. Soares e Gizelle Kaminski Corso

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE PESQUISA PROJETO INTEGRADOR 1. Professoras: Andresa S. Soares e Gizelle Kaminski Corso NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE PESQUISA PROJETO INTEGRADOR 1 Professoras: Andresa S. Soares e Gizelle Kaminski Corso O PROJETO FOLHA DE ROSTO TEMA TÍTULO 1 O PROBLEMA 2 JUSTIFICATIVA 3 OBJETIVOS

Leia mais

Noções Gerais Sobre Pesquisa

Noções Gerais Sobre Pesquisa 23 Noções Gerais Sobre Pesquisa Nossas possibilidades de conhecimento são muito, e até tragicamente, pequenas. Sabemos pouquíssimo, e aquilo que sabemos, sabemo-lo muitas vezes superficialmente, sem grande

Leia mais

I SEMINÁRIO NORTE E NORDESTE DE SAÚDE E AMBIENTE: INTERDISCIPLINARIDADE EM FOCO (SENNESA) NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS

I SEMINÁRIO NORTE E NORDESTE DE SAÚDE E AMBIENTE: INTERDISCIPLINARIDADE EM FOCO (SENNESA) NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS I SEMINÁRIO NORTE E NORDESTE DE SAÚDE E AMBIENTE: INTERDISCIPLINARIDADE EM FOCO (SENNESA) NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS Os resumos enviados para o I Seminário Norte e Nordeste de Saúde e

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/ ADMINISTRAÇÃO OU PEDAGOGIA AUTOR(ES) ORIENTADOR. TÍTULO: subtítulo se houver

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/ ADMINISTRAÇÃO OU PEDAGOGIA AUTOR(ES) ORIENTADOR. TÍTULO: subtítulo se houver CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/ ADMINISTRAÇÃO OU PEDAGOGIA AUTOR(ES) ORIENTADOR TÍTULO: subtítulo se houver LAVRAS, MG Ano RELATO DE PESQUISA TÍTULO: subtítulo Credencial(s) do Autor(es) Nome do autor, discente,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA MECÂNICA E DE ENERGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA MECÂNICA E DE ENERGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA MECÂNICA E DE ENERGIA Medições Térmicas ENG03108 - Prof Paulo Smith Schneider TÉCNICAS DE REDAÇÃO A estrutura de um relatório técnico

Leia mais

MODELO SUGERIDO PARA PROJETO DE PESQUISA

MODELO SUGERIDO PARA PROJETO DE PESQUISA MODELO SUGERIDO PARA PROJETO DE PESQUISA MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA (Hospital Regional do Mato Grosso do Sul- HRMS) Campo Grande MS MÊS /ANO TÍTULO/SUBTÍTULO DO PROJETO NOME DO (s) ALUNO

Leia mais

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodológica científica. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, p

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodológica científica. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, p LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodológica científica. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1993. p.238-243. 1. ARTIGOS CIENTÍFICOS Os artigos científicos são pequenos estudos, porém

Leia mais

Título do artigo Subtítulo (opcional)

Título do artigo Subtítulo (opcional) 1 MODELO Título do artigo Subtítulo (opcional) Nome Completo dos autores em Ordem Alfabética 1 Professor Orientador (Nome Completo) 2 RESUMO O resumo só poderá ser elaborado depois de concluído o trabalho.

Leia mais

DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO: 1 DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO:

DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO: 1 DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO: DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO: 1 DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO: a) Linguagem: é a descrição do pensamento, na elaboração do trabalho deverá ser produzida obedecendo à forma técnica

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO?

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO? Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003 COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO? Título do artigo, centralizado. Maria da Silva Pereira* Maria Alves de Arruda** Nome(s) do(s) autor(es). RESUMO

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE MESTRADO E DOUTORADO

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE MESTRADO E DOUTORADO INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE MESTRADO E DOUTORADO O projeto deve conter no máximo 15 laudas (considerando da introdução a resultados esperados), digitadas em fonte Times New Roman 12, espaço

Leia mais

Antonio Castelnou CONCLUSÃO

Antonio Castelnou CONCLUSÃO Antonio Castelnou CONCLUSÃO Apresentação em PowerPoint Como apresentar uma MONOGRAFIA de várias páginas em poucos minutos? Para responder esta pergunta basta lembrar que a função de uma apresentação não

Leia mais

CADERNOS DA ESCOLA DE NEGÓCIOS. Linha Editorial

CADERNOS DA ESCOLA DE NEGÓCIOS. Linha Editorial 1 A REVISTA Publicação anual da Escola de Negócios da Unibrasil, composta pelos cursos: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Secretariado Executivo, Sistemas de Informação e Turismo.

Leia mais

TÍTULO E SUBTÍTULO, SE HOUVER: DEVEM SER SEPARADOS POR DOIS PONTOS E NA LÍNGUA DO TEXTO. EM CAIXA ALTA, ARIAL, 11, JUSTIFICADO

TÍTULO E SUBTÍTULO, SE HOUVER: DEVEM SER SEPARADOS POR DOIS PONTOS E NA LÍNGUA DO TEXTO. EM CAIXA ALTA, ARIAL, 11, JUSTIFICADO 1 TÍTULO E SUBTÍTULO, SE HOUVER: DEVEM SER SEPARADOS POR DOIS PONTOS E NA LÍNGUA DO TEXTO. EM CAIXA ALTA, ARIAL, 11, JUSTIFICADO TÍTULO E SUBTÍTULO, SE HOUVER EM INGLÊS: EM CAIXA ALTA, ARIAL, 11, JUSTIFICADO

Leia mais

21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2

21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2 21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2 O Trabalho Final de Curso (TFC) caracteriza-se pela unicidade e delimitação do tema e pela profundidade do tratamento, e não por

Leia mais

A estrutura básica para a elaboração de um Artigo Científico corresponde aos:

A estrutura básica para a elaboração de um Artigo Científico corresponde aos: O ARTIGO CIENTÍFICO Um artigo científico corresponde ao relato sobre as análises realizadas a respeito de um determinado tema e deve trazer dados e informações atuais. Apresenta-se como resultado de pesquisa,

Leia mais

Metodologia da Pesquisa Científico. Profa. Ms. Daniela Cartoni

Metodologia da Pesquisa Científico. Profa. Ms. Daniela Cartoni Metodologia da Pesquisa Científico Profa. Ms. Daniela Cartoni Metodologia da Pesquisa Científico Aula 2 Construção de um Projeto de Pesquisa Revisão da Aula 1 Conhecimento, ciência e paradigma - Tipos

Leia mais

Guia para elaboração do relatório de estágio

Guia para elaboração do relatório de estágio Guia para elaboração do relatório de estágio Introdução Este guia foi elaborado com o objetivo de padronizar e facilitar a elaboração do relatório por parte dos Estagiários dos Cursos Técnicos de Alimentos

Leia mais

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS IV JORNADA INTEGRADA DA PEDAGOGIA, PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS IV JORNADA INTEGRADA DA PEDAGOGIA, PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS IV JORNADA INTEGRADA DA PEDAGOGIA, PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. A Comissão Científica da IV Jornada Integrada

Leia mais

REVISTA CEUMA PERSPECTIVAS. Chamada para submissão de trabalhos científicos (28ª edição)

REVISTA CEUMA PERSPECTIVAS. Chamada para submissão de trabalhos científicos (28ª edição) REVISTA CEUMA PERSPECTIVAS Chamada para submissão de trabalhos científicos (28ª edição) A Revista Ceuma Perspectivas é uma publicação científica voltada à divulgação da produção acadêmica discente e docente

Leia mais

RESUMO EXPANDIDO FATEC Araçatuba - SP

RESUMO EXPANDIDO FATEC Araçatuba - SP RESUMO EXPANDIDO FATEC Araçatuba - SP Introdução O objetivo deste documento é auxiliar os autores sobre o formato a ser atendido nos resumos expandidos que forem submetidos à Fatec Araçatuba SP em seu

Leia mais

Comunicação dos resultados de um trabalho científico: 2. Comunicação de resultados em documentos escritos 2.1. Relatório 2.2.

Comunicação dos resultados de um trabalho científico: 2. Comunicação de resultados em documentos escritos 2.1. Relatório 2.2. Comunicação dos resultados de um trabalho científico: 2. Comunicação de resultados em documentos escritos 2.1. Relatório 2. Comunicação de resultados em documentos escritos 2.1. Relatório 2 2.1. Relatório

Leia mais

Redação do Trabalho de Conclusão

Redação do Trabalho de Conclusão Redação do Trabalho de Conclusão Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo 2010/1 1 Agenda Estrutura de Tese e Dissertação Elementos

Leia mais

PIM PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO COM O MERCADO GUIA DE CURSO. Tecnologia em Processos Gerenciais

PIM PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO COM O MERCADO GUIA DE CURSO. Tecnologia em Processos Gerenciais PIM PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO COM O MERCADO GUIA DE CURSO Tecnologia em Processos Gerenciais JUN/2012 2 S U M Á R I O 1. INTRODUÇÃO...3 2. O QUE DEVE CONSTAR NO TRABALHO DE APLICAÇÃO TECNOLÓGICA...3 3. O

Leia mais

EDITAL EDITAL DIR Nº 004/2015

EDITAL EDITAL DIR Nº 004/2015 EDITAL DIR Nº 004/2015 DISPÕE SOBRE A CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NA REVISTA SAÚDE INTEGRADA (ANO 2014 VOLUME Nº. 13 E 14) DOS CURSOS DE BIOMEDICINA E FISIOTERAPIA DA CNEC/IESA SANTO ANGELO/ RS.

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

1 PROJETO DE PESQUISA 1.1 TÍTULO DO PROJETO: 1.2 NOME DO AUTOR(A): 1.3 NOME DO ORIENTADOR(A): 1.4 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 1.5 LINHA DE PESQUISA:

1 PROJETO DE PESQUISA 1.1 TÍTULO DO PROJETO: 1.2 NOME DO AUTOR(A): 1.3 NOME DO ORIENTADOR(A): 1.4 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 1.5 LINHA DE PESQUISA: Logo da IES UNIVERSIDADE/FACULDADE...... Coordenação do Curso de....... 1 PROJETO DE PESQUISA 1.1 TÍTULO DO PROJETO: 1.2 NOME DO AUTOR(A): 1.3 NOME DO ORIENTADOR(A): 1.4 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 1.5 LINHA

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA MATER CHRISTI VI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE MATER CHRISTI

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA MATER CHRISTI VI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE MATER CHRISTI VI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE MATER CHRISTI DATA DO EVENTO: 31 de maio e 01 de junho de 2016 INSCRIÇÕES: Na Central de atendimento de 29 de março a 30 de maio de 2016. INVESTIMENTO:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA - UFRA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS I JORNADA UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFRA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA - UFRA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS I JORNADA UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFRA NORMAS GERAIS PARA A INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS Condições Gerais: (Relatório Cientifico) Somente serão consideradas pelo Comitê Científico comunicações que se pautarem em normas de formatação da Associação

Leia mais

CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE FACULDADE CENECISTA DE BENTO GONÇALVES CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA

CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE FACULDADE CENECISTA DE BENTO GONÇALVES CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE FACULDADE CENECISTA DE BENTO GONÇALVES CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES

Leia mais

Manual para elaboração de artigos

Manual para elaboração de artigos 1 Manual para elaboração de artigos ESTRELA 2016 2 APRESENTAÇÃO Este documento visa auxiliar os estudantes da Faculdade La Salle Estrela na elaboração de artigos, apresentando as regras dispostas nas normas

Leia mais

Site do Evento:

Site do Evento: Site do Evento: http://www.wix.com/dehisuepg/sdh Email: semanadehistoriadehisuepg@yahoo.com.br Simpósio do GT História das Religiões e Religiosidades (ANPUH/PR e ANPUH /SC) & 40ª. Semana de História -

Leia mais

NOME DA INSTITUIÇÃO 1 fonte 12. RELATÓRIO DE fonte 12. NOME DO(A) ALUNO(A) fonte 12. Nome da Cidade fonte 12 Ano CAPA

NOME DA INSTITUIÇÃO 1 fonte 12. RELATÓRIO DE fonte 12. NOME DO(A) ALUNO(A) fonte 12. Nome da Cidade fonte 12 Ano CAPA CAPA NOME DA INSTITUIÇÃO 1 fonte 12 [H1] Comentário: Use margens: Superior e esquerda: 3com; Inferior e direita: 2cm. NOME DO(A) ALUNO(A) fonte 12 [HDA2] Comentário: Use ordem alfabética. RELATÓRIO DE

Leia mais

Iniciação Científica

Iniciação Científica Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Economia, Administração e Sociologia LES 669 - LES0669 Iniciação Científica em Economia Aplicada Iniciação Científica

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 O artigo científico tem como finalidade divulgar pesquisas à comunidade científica, portanto, tem como interlocutores cientistas de áreas de ciências afins e, como

Leia mais

2. Revisão de literatura e Referencial teórico

2. Revisão de literatura e Referencial teórico PROJETO DE PESQUISA 1. Introdução 1.1 Assunto 1.2 Tema 1.3 Justificativa 1.4 Problema 1.5 Hipóteses 1.6 Objetivos 2. Revisão de literatura e Referencial teórico 3. Procedimentos metodológicos 4. Cronograma

Leia mais

Chamada publica para o número 01, ano 2017, da Revista Eletrônica da Escola Superior de Advocacia - OAB/RO

Chamada publica para o número 01, ano 2017, da Revista Eletrônica da Escola Superior de Advocacia - OAB/RO Chamada publica para o número 01, ano 2017, da Revista Eletrônica da Escola Superior de Advocacia - OAB/RO Prazo final para lançamento do edital: 6.04.2017. A Revista Eletrônica da Escola Superior de Advocacia

Leia mais

TÍTULO DO ARTIGO: subtítulo

TÍTULO DO ARTIGO: subtítulo TÍTULO DO ARTIGO: subtítulo Autor 11* Autor 2 se houver2** RESUMO Este documento apresenta o modelo de formatação a ser utilizado nos artigos submetidos às Atividades Complementares dos módulos III e IV.

Leia mais

ELEMENTOS DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ELEMENTOS DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ELEMENTOS DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 ELEMENTOS PRELIMINARES: CAPA: É a proteção externa do documento, portanto o material usado deve ser resistente ao manuseio. Permitem-se cores, fotos e

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MATO GROSSO DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO MANUAL DO DISCENTE PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MATO GROSSO DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO MANUAL DO DISCENTE PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MATO GROSSO DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO MANUAL DO DISCENTE PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO SOBRENOME, Nome (1). SOBRENOME, Nome (2) (1) Descrição

Leia mais

FACULDADES ITECNE DE CASCAVEL. NOME(s) AUTOR(es)

FACULDADES ITECNE DE CASCAVEL. NOME(s) AUTOR(es) FACULDADES ITECNE DE CASCAVEL NOME(s) AUTOR(es) Capa: Fonte Arial Tamanho 14 Centralizado Letras MAIÚSCULAS Com negrito ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA CIDADE ANO NOME(s) AUTOR(es) Folha de Rosto:

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO

COMO ELABORAR UM ARTIGO COMO ELABORAR UM ARTIGO Jaqueline C. Bueno 1 Resumo Nosso objetivo é detalhar os passos na elaboração de um artigo acadêmico. Utilizaremos a NBR 6022 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES (ABNT2)

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES (ABNT2) NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES (ABNT) A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), fundada em 1940, é uma entidade privada, sem fins lucrativos e responsável pela normatização de

Leia mais

AULA 06 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos

AULA 06 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos 1 AULA 06 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos Ernesto F. L. Amaral 19 de março de 2010 Metodologia (DCP 033) Fonte: Severino, Antônio Joaquim. 2007. Metodologia do trabalho científico.

Leia mais

MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Faculdade de Odontologia Biblioteca Malvina Vianna Rosa MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Este documento

Leia mais

AULA 01 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos

AULA 01 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos 1 AULA 01 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos Ernesto F. L. Amaral 08 de março de 2012 Metodologia (DCP 033) Fonte: Severino, Antônio Joaquim. 2007. Metodologia do trabalho científico.

Leia mais

TCC I L I C E N C I A T U R A E M M A T E M Á T I C A P R O F ª. A N D R É A C A R D O S O

TCC I L I C E N C I A T U R A E M M A T E M Á T I C A P R O F ª. A N D R É A C A R D O S O TCC I L I C E N C I A T U R A E M M A T E M Á T I C A P R O F ª. A N D R É A C A R D O S O Planejamento de Trabalhos Acadêmicos Toda atividade humana deve ser planejada. Elaborar um projeto significa planejar

Leia mais

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO TRADICIONAL AO FUNCIONAL RESUMO. Palavras-chave: Palavra. Palavra. Palavra. (Devem constar do texto do resumo)

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO TRADICIONAL AO FUNCIONAL RESUMO. Palavras-chave: Palavra. Palavra. Palavra. (Devem constar do texto do resumo) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO TRADICIONAL AO FUNCIONAL Nome completo do acadêmico Professor Orientador RESUMO Conforme NBR 6028, o resumo informa suficientemente ao leitor, para que este possa decidir

Leia mais

Guia completo de regras ABNT para fazer um projeto de pesquisa

Guia completo de regras ABNT para fazer um projeto de pesquisa Guia completo de regras ABNT para fazer um projeto de pesquisa Uma das maiores queixas de qualquer estudante que realiza pesquisas de naturezas acadêmica ou científica é saber como formatar o seu projeto

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A REDAÇÃO DE RELATÓRIOS

ORIENTAÇÕES PARA A REDAÇÃO DE RELATÓRIOS ORIENTAÇÕES PARA A REDAÇÃO DE RELATÓRIOS A redação de um relatório científico tem como um de seus principais objetivos registrar com exatidão e clareza como o experimento foi realizado e compreendido.

Leia mais

Formatação de trabalhos acadêmicos. Segundo as normas da ABNT

Formatação de trabalhos acadêmicos. Segundo as normas da ABNT Formatação de trabalhos acadêmicos Segundo as normas da ABNT ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT/CB-001 - Comitê Brasileiro de Mineração e Metalurgia ABNT/CB-005 - Comitê Brasileiro Automotivo

Leia mais

Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER

Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER Faculdade de Araçatuba - FAAR Araçatuba-SP 2016 Nome Completo

Leia mais

VIII SDTA - SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES E TESES EM ANDAMENTO

VIII SDTA - SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES E TESES EM ANDAMENTO VIII SDTA - SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES E TESES EM ANDAMENTO O VIII Seminário de Dissertações e Teses em Andamento, promovido pelo Programa de Pós- Graduação em Letras e Linguística da UFG, ocorrerá nos

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Rosangela Alves de Oliveira * Nome do (s) autor (s) RESUMO Este trabalho estabelece as orientações para apresentação de um artigo científico. Todas as informações

Leia mais

CAPA (elemento obrigatório) Deve conter dados que identifiquem a obra (nome da instituição, autor, título, local, ano).

CAPA (elemento obrigatório) Deve conter dados que identifiquem a obra (nome da instituição, autor, título, local, ano). ESTRUTURA DO PROJETO DE TCC O trabalho científico deverá ser organizado de acordo com a estrutura abaixo, NBR 14724/2006: capa; folha de rosto; verso da folha de rosto (ficha catalográfica) folha de aprovação

Leia mais

METODOLOGIA DE PESQUISA UNIDADE VI - TRABALHOS ACADÊMICOS E OS INSTRUMENTOS DE ESTUDO

METODOLOGIA DE PESQUISA UNIDADE VI - TRABALHOS ACADÊMICOS E OS INSTRUMENTOS DE ESTUDO METODOLOGIA DE PESQUISA UNIDADE VI - TRABALHOS ACADÊMICOS E OS INSTRUMENTOS DE ESTUDO 0 UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA UNIDADE INSTRUCIONAL VI Autoria: Prof. Msc. Mathias

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL Os trabalhos submetidos para publicação na RTE/ABT serão analisados pelos membros do Conselho Editorial e pareceristas ad-hoc (especialistas nas

Leia mais

O Título em Português Deverá Ser Centralizado, Com a Primeira Letra de Cada Palavra em Maiúsculas, Usando-se Fonte Arial Tamanho 12 Negrito

O Título em Português Deverá Ser Centralizado, Com a Primeira Letra de Cada Palavra em Maiúsculas, Usando-se Fonte Arial Tamanho 12 Negrito O Título em Português Deverá Ser Centralizado, Com a Primeira Letra de Cada Palavra em Maiúsculas, Usando-se Fonte Arial Tamanho 12 Negrito The English title should be centered, with the first letter of

Leia mais

Normas para submissão e apresentação dos trabalhos na VI Semana de Ciência e Tecnologia (2015)

Normas para submissão e apresentação dos trabalhos na VI Semana de Ciência e Tecnologia (2015) Normas para submissão e apresentação dos trabalhos na (2015) NORMAS DE SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO... 3 Tutorial para elaboração de Resumos:... 4 Modalidade: Resumo de Pesquisa... 4 Modalidade:

Leia mais