Redação Científica. PPGCC OTC Prof. João Fernando C Silva Departamento de Cartografia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Redação Científica. PPGCC OTC Prof. João Fernando C Silva Departamento de Cartografia"

Transcrição

1 Redação Científica PPGCC OTC Prof. João Fernando C Silva Departamento de Cartografia

2 Documentos científicos Planos e Projetos Relatórios Monografias Dissertações Teses Artigos científicos Divulgação científica Memória científica

3 Redação: ditos populares* só escreve quem (aquele que) lê => vocabulário; só escreve bem quem (aquele que) muito lê => vocabulário e estilo próprio; só se aprende a escrever, escrevendo => prática; domínio do idioma; das regras gramaticais vigentes (ortografia, pontuação, concordância); * isto não é ciência!

4 Ler, escrever e pensar Dominar a arte da escrita é um trabalho que exige prática e dedicação. A leitura de bons autores, o exercício contínuo e a reflexão são indispensáveis para a criação de bons textos.

5 Ler para escrever Saber escrever pressupõe saber ler e pensar. O pensamento é expresso por palavras, que são registradas na escrita, que por sua vez é interpretada pela leitura. Conclui-se que quem não pensa (ou pensa mal), não escreve (ou escreve mal); quem não lê (ou lê mal) não escreve (ou escreve mal). Ler, portanto, é fundamental para escrever.

6 Ler e entender Mas é preciso entender o que se lê. Entender significa ir além do simples significado das palavras que aparecem no texto. É preciso compreender o sentido das frases para se compreender a ideia e também os recursos utilizados pelo autor na elaboração do texto.

7 Escrever é comunicar Escrever é uma maneira, um método, de comunicação. Comunicação é o ato de estabelecer uma conexão inteligível (compreensível) entre um ser que emite e outro ser que recebe informações, geralmente, em um processo de troca.

8 E M C V R A comunicação só é possível se existe: 1- emissor (E): que emite a mensagem; 2- mensagem (M): conteúdo da informação (o objeto da comunicação); 3- código (C): linguagem (compreendida por ambos, emissor e receptor); 4- veículo (V) ou canal: meio de transmissão, método de conexão entre E e R; 5- receptor (R): que recebe a mensagem (enviada pelo emissor).

9 Ideia, mensagem, informação Informação é a mensagem com significado reconhecido. Mensagem é o conteúdo de uma ideia. Informação é o conteúdo de uma ideia com significado reconhecido. Reconhecido porque emissor e receptor devem compreender mutuamente o objeto da informação, a mensagem.

10 Alguns modos de comunicação Oral, gráfica, escrita, visual (imagética, pictórica), sonora,... Sons, luzes, gestos, expressões faciais, etc. Presencial, à distância (remoto). Palavra escrita (gráfica): OTC - redação científica oral (sonora): OTC apresentação oral

11 A redação é um método de comunicação escrita Nas ciências cartográficas os documentos científicos são compostos por textos, tabelas e ilustrações (gráficos, figuras, fotos, mapas etc.). Uma imagem vale 1000 palavras Código: letra, sílaba, palavra, frase/sentença, parágrafo, seção, capítulo, texto. (Padrão ocidental)

12 Características da redação científica Clareza Objetividade Diretividade Impessoalidade Precisão Correção Coerência Concisão Confiabilidade Ênfase Formalismo/formalidade Humildade/modéstia Cordialidade Elegância Simplicidade Unidade Uniformidade Unicidade Utilidade

13 Clara Características: Clareza, Objetividade, Diretividade não pode ser obscuro, não suscitar dúvida ou ambiguidade, o leitor não pode supor ou adivinhar. Objetiva tratar o objeto científico e os seus atributos sem volteios: o máximo de conteúdo com o mínimo de palavras. Direta direta ao ponto; sem rodeios, subterfúgios, delongas.

14 Características: Impessoalidade, Impessoal Precisão, Correção o fato científico é mais importante do que o autor. Precisa uso adequado das palavras; semântica. Correta domínio do idioma e da linguagem técnica.

15 Características: Coerência, Concisão Coerente ausência de contradição; articulação lógica da(s) ideia(s); uma linha de raciocínio do começo ao final do texto; uma ordem para que as ideias se completem e formem o corpo do texto. uma ordem cronológica é uma maneira de acertar sempre, apesar de não ser criativa. Concisa apenas o necessário.

16 Características: Confiabilidade, Ênfase Confiável Dados corretos Materiais e métodos adequados Qualidade inspira confiança (cuidado aqui: a mentira também se faz com qualidade). Enfática realce, relevo, destaque (do problema científico, da hipótese, dos resultados, das conclusões): contribuição.

17 Características: Formalismo/formalidade; Humildade/modéstia; Formal observância das regras e normas da comunicação científica. Humilde/modéstia reconhecer e valorizar as dificuldades, os contratempos, as limitações e os obstáculos; autor não se coloca acima dos fatos científicos e evita arroubos personalistas.

18 Características: Cordialidade, Elegância Cortês evitar o desprezo por ideias antagônicas. Elegante saber considerar os contrários, os opositores.

19 Características: Unidade, Uniformidade, Unicidade Unidade O texto deve ser coeso, íntegro, articulado, não importa a sua extensão; as partes formam um todo; Atenção no que se escreve para não se perder e fugir do assunto. Uniformidade (harmonia) ritmo, proporção, equilíbrio, extensão (horizontal), profundidade (vertical). Unicidade Um tema, um assunto (mono+grafia, no sentido geral).

20 Características: Simplicidade, Utilidade Simples uma coisa de cada vez, um assunto por vez; palavras conhecidas e adequadas; frases curtas; nada de elocubrações mirabolantes. Útil buscar uma consequência positiva para a sociedade, acréscimo de valor, contribuição.

21 Pensamento e Escrita Lógica raciocínio, modo de pensar. Semântica significado dos objetos, fatos, fenômenos: palavras. Sintaxe gramática: sujeito, verbo, predicado - ordem direta e não invertida.

22 Estilo da linguagem... Postura crítica Criatividade Semântica Extensão das frases Voz passiva Voz ativa Estrutura do texto

23 Estilo da linguagem... Postura crítica opinião própria, a favor ou contra; saber argumentar para sustentar a opinião.

24 Criatividade algo novo. Dado Material Método Estilo da linguagem...

25 Estilo da linguagem... Palavras com significados precisos: semântica.

26 Estilo da linguagem... Extensão das frases sentenças curtas (20 ~ 30 palavras); afirmativas, negativas, interrogativas.

27 Estilo da linguagem... Voz passiva torna as frases mais longas Mas facilita a impessoalidade ; Objeto se torna sujeito.

28 Estilo da linguagem... Voz ativa na terceira pessoa do singular (inglês: we - plural).

29 Estilo da linguagem... Estrutura Parágrafos (uma ideia), Seções (um tópico), Capítulos (um assunto), Monografia (um tema).

30 Qual é a forma mais adequada? Eu escrevi o projeto com o editor de textos EDITO, v. Z. Nós escrevemos o relatório com o editor de textos EDITO. O autor escreveu a monografia com o editor de textos... A dissertação foi escrita com o editor... Escreveu-se a tese com o editor... Impessoal. Terceira pessoa. Singular.

31 O que não fazer Imagens literárias; Metáforas poéticas; Dar margem a interpretações que não pertençam ao escopo do trabalho; Usar expressões teleológicas A equação diz que... (equação não fala.); Humanização das coisas. Palavras ambíguas, inadequadas e circunlóquios; Linguagem figurada ou figurativa; Modismos; Enrolação, prolixidade; Estrangeirismos e jargões desnecessários.

32 Depois de pronto, ler, reler e alterar, se necessário É fundamental pensar, planejar, escrever e reler o texto; Mesmo com todos os cuidados, pode ser que o autor não se expressa de forma clara e concisa; Verificar se os períodos não ficaram longos, obscuros, se houve repetição de palavras e ideias; Reler o texto para localizar tais falhas e também os erros de ortografia e acentuação; Não se apegar ao escrito e refazer, se for preciso; Pensar no leitor e escrever para ele.

33 Boa prática: anotar Boa documentação do trabalho científico ajuda a boa redação. Um caderno para anotar todos os colóquios com o orientador, as conversas com os colegas, as leituras de artigos, çaites ( ), participações em reuniões científicas, etc.

34 Rascunho ou Texto Pronto Rascunho Uma técnica útil é escrever tudo de uma vez para não perder nenhuma ideia ou informação. Burila-se o texto posteriormente. Produção menos rápida. Texto Pronto Requer conhecimento teórico, prático, experiência. Rapidez.

35 Dados concretos, verificáveis a linguagem deve se basear em dados objetivos, concretos, verificáveis, a partir dos quais se analisa, sintetiza, argumenta e conclui.

36 Academia de letras tem cientista? Mas há academia de ciências, onde a presença de escritores não cientistas é improvável ou rara, mas não impossível. Escritor de ficção científica.

37 Estrutura de um texto científico Título: curto ou resumo do resumo? Autoria: mais de um autor, ordem de autoria? Resumo: início, meio e fim; expansão do título ou resumo da introdução? Abstract (inglês) Introdução: assunto, histórico/antecedentes, evolução, estado da arte, problema, objetivos Desenvolvimento (capítulos, seções) Conclusão: coerente com os dados, metodologia, resultados: hipótese. Referências (bibliográficas e outras) (Referências bibliográficas versus bibliografia) Anexos e apêndices Glossário

38 Documentos científicos Planos e Projetos Relatórios Monografias Dissertações Teses Artigos científicos Divulgação científica Memória científica

39 Mérito x Valor Um texto científico é avaliado e aprovado pelos pares por seu mérito. Mérito (avaliado pela crítica) versus valor (intrínseco ao objeto). Valor : Filosofia ::: Mérito : Ciência.

40 Conclusão Redigir para o Leitor. E M C V R Os textos científicos (documentos) que escrevemos são/serão julgados por pares. Depois de aprovados, serão lidos por potenciais interessados nos trabalhos (relatórios, monografias, artigos).

41 Referências Bazzo & Pereira. Introdução à engenharia. 2. ed. Florianópolis: Ed. UFSC Rey, L. Como redigir trabalhos científicos. São Paulo: Edgard Blücher, Ed. USP Volpato, G.L. redação científica... Unesp.

Redação Científica. PPGCC OTC Prof. João Fernando C Silva Departamento de Cartografia

Redação Científica. PPGCC OTC Prof. João Fernando C Silva Departamento de Cartografia Redação Científica PPGCC OTC Prof. João Fernando C Silva Departamento de Cartografia Redação: ditos populares* só escreve quem (aquele que) lê => vocabulário; só escreve bem quem (aquele que) muito lê

Leia mais

Como elaborar um relatório técnico. Introdução à Engenharia Cartográfica e de Agrimensura Prof. João Fernando C Silva Departamento de Cartografia

Como elaborar um relatório técnico. Introdução à Engenharia Cartográfica e de Agrimensura Prof. João Fernando C Silva Departamento de Cartografia Como elaborar um relatório técnico Introdução à Engenharia Cartográfica e de Agrimensura Prof. João Fernando C Silva Departamento de Cartografia Redação: ditos populares* só escreve quem (aquele que) lê

Leia mais

Como redigir textos. Como redigir textos

Como redigir textos. Como redigir textos Como redigir textos Professor Ailson Como redigir textos Dominar a arte da escrita é um trabalho que exige prática e dedicação. Veja 8 simples passos de como fazer uma redação de qualidade. 1 0 Argumentação

Leia mais

UNESP FCT Departamento de Cartografia. Curso de Engenharia Cartográfica. Trabalho de Síntese 4 ano 2 semestre

UNESP FCT Departamento de Cartografia. Curso de Engenharia Cartográfica. Trabalho de Síntese 4 ano 2 semestre UNESP FCT Departamento de Cartografia Curso de Engenharia Cartográfica Trabalho de Síntese 4 ano 2 semestre Estrutura de documento para atender a Demanda TS 201 Documento sequencial Projeto ( ) Relatório

Leia mais

Comunicação Empresarial

Comunicação Empresarial Comunicação Empresarial O que é comunicar? Tornar comum, compartilhar Todas as atividades humanas envolvem comunicação ato vital Comunicação Verbal (falada e escrita) Comunicação não-verbal (sons, músicas,

Leia mais

AULÃO DE REDAÇÃO XIV SIMULADO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA URI

AULÃO DE REDAÇÃO XIV SIMULADO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA URI AULÃO DE REDAÇÃO XIV SIMULADO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA URI Professoras: Adriana Maria Romitti Albarelo Vanice Hermel A leitura e a escrita Ler muito para ver como os diversos autores escrevem é

Leia mais

Como elaborar um artigo cientíico

Como elaborar um artigo cientíico Como elaborar um artigo cientíico O que é um artigo cientiico? Comunicação de idéias e informações de maneira clara e concisa. Característica: publicação em periódicos científicos. Artigo científico é

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 3 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

Manual de elaboração de Artigo como Trabalho de Conclusão de Curso TCC. NBR14724:Atualização ano vigente

Manual de elaboração de Artigo como Trabalho de Conclusão de Curso TCC. NBR14724:Atualização ano vigente FACULDADE SETE LAGOAS BIBLIOTECA Dr. JAIRO CORRÊA Manual de elaboração de Artigo como Trabalho de Conclusão de Curso TCC NBR14724:Atualização ano vigente Sete Lagoas 2016 FACULDADE SETE LAGOAS FACSETE

Leia mais

METODOLOGIA DE PESQUISA UNIDADE VI - TRABALHOS ACADÊMICOS E OS INSTRUMENTOS DE ESTUDO

METODOLOGIA DE PESQUISA UNIDADE VI - TRABALHOS ACADÊMICOS E OS INSTRUMENTOS DE ESTUDO METODOLOGIA DE PESQUISA UNIDADE VI - TRABALHOS ACADÊMICOS E OS INSTRUMENTOS DE ESTUDO 0 UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA UNIDADE INSTRUCIONAL VI Autoria: Prof. Msc. Mathias

Leia mais

As qualidades de um texto. Produção textual

As qualidades de um texto. Produção textual As qualidades de um texto O bom texto, antes de mais nada, deve ser adequado em função dos seus objetivos e das circunstâncias comunicativas. O autor deve habilmente administrar as outras qualidades de

Leia mais

Metodologia de Pesquisa

Metodologia de Pesquisa Metodologia de Pesquisa Material teórico Apresentação de Trabalhos Acadêmicos Responsável pelo Conteúdo: Profª. Ms Rosemary Toffoli Revisão Textual: Profª. Silvia Albert Apresentação de Trabalhos Acadêmicos

Leia mais

Documentos acadêmicos Bases de dados Levantamento bibliográfico

Documentos acadêmicos Bases de dados Levantamento bibliográfico Resumo Documentos acadêmicos Bases de dados Levantamento bibliográfico Lembre-se do público leitor!!! Outros pesquisadores da área vão ler o resumo? Meu resumo deve ser acessível a quais leitores? O que

Leia mais

Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação

Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação ago.2018 Sumário 1 CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS... 2 2 LINGUAGEM DO ARTIGO... 2 3 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO... 4 Artigos científicos:

Leia mais

Unidade IV COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL. Profa. Ma. Andrea Morás

Unidade IV COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL. Profa. Ma. Andrea Morás Unidade IV COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Profa. Ma. Andrea Morás Textos Escrever bem é um hábito. Treino e revisão. Organizar as ideias aumenta a qualidade do conteúdo. Dicas para montagem de texto Sempre inicie

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Centro Paula Souza Faculdade de Tecnologia da Zona Leste GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Estatística Aplicada Profa Dra. Rosângela Maura Correia Bonici Sumário 1 Introdução... 3 2 Estrutura do

Leia mais

Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação

Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação jul.2017 SUMÁRIO 1 CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS... 2 2 LINGUAGEM DO ARTIGO... 2 3 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO... 4 Artigos científicos: roteiro

Leia mais

Redação (Aula 01) Profª Dayane Cristine Negri Profº Rafael Semensi Profª Tatiane Matos Vieira 02/03/2.010

Redação (Aula 01) Profª Dayane Cristine Negri Profº Rafael Semensi Profª Tatiane Matos Vieira 02/03/2.010 Redação (Aula 01) 02/03/2.010 Profª Dayane Cristine Negri Profº Rafael Semensi Profª Tatiane Matos Vieira 1 Contato: MSN: rafaelsemensi@hotmail.com e-mail pessoal: rafasemensi@gmail.com Rafael Semensi

Leia mais

A LINGUAGEM CIENTÍFICA

A LINGUAGEM CIENTÍFICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO A LINGUAGEM CIENTÍFICA TECNOLOGIA EM A.D.S. Mirna Ribeiro L. da Silva (professora) LINGUAGEM E CIÊNCIA Cada pessoa: uma personalidade = uma forma

Leia mais

Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO. Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR

Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO. Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR 15.063 ALGUMAS REGRAS 2 não deixe para a última hora escreva leia alguns relatórios ou resumos faça um esboço

Leia mais

Metodologia de Pesquisa

Metodologia de Pesquisa Metodologia de Pesquisa Unidade: Apresentação de Trabalhos Acadêmicos Responsável pelo Conteúdo: Profª. Ms Rosemary Toffoli Revisão Textual: Profª. Silvia Albert M A T E R I A L T E Ó R I C O zzzzzzzzzzzzzzz

Leia mais

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta.

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta. TRABALHOS CIENTÍFICOS ACADÊMICOS Muitas vezes, o estudante ou pesquisador, ao ser abordado para fazer um trabalho científico acadêmico, tem muitas dificuldades de diferenciar as características quanto

Leia mais

A LINGUAGEM NO TEXTO ARGUMENTATIVO PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 9 ANO E. FUNDAMENTAL II C. CURRICULAR REDAÇÃO

A LINGUAGEM NO TEXTO ARGUMENTATIVO PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 9 ANO E. FUNDAMENTAL II C. CURRICULAR REDAÇÃO A LINGUAGEM NO TEXTO ARGUMENTATIVO PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 9 ANO E. FUNDAMENTAL II C. CURRICULAR REDAÇÃO Formal X Informal O falante de uma língua é, de certa forma, um poliglota, porque usa-a em diversas

Leia mais

EXPRESSÃO ESCRITA. O Sumário aqui presente é a continuação do que desenvolvemos na aula anterior:

EXPRESSÃO ESCRITA. O Sumário aqui presente é a continuação do que desenvolvemos na aula anterior: EXPRESSÃO ESCRITA Sejam bem-vindos à terceira videoaula de Expressão Escrita. Sou a Maj Anna Luiza professora de Português da Seção de Idiomas da ECEME. Esta aula se destina a você, aluno do CP/ECEME e

Leia mais

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta.

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta. TRABALHOS CIENTÍFICOS ACADÊMICOS Muitas vezes, o estudante ou pesquisador, ao ser abordado para fazer um trabalho científico acadêmico, tem muitas dificuldades de diferenciar as características quanto

Leia mais

Agregação - Análise / Leitura - Síntese / Escrita

Agregação - Análise / Leitura - Síntese / Escrita Agregação - Análise / Leitura - Síntese / Escrita Leitura de Textos Análise de Textos - Marcação - Anotação (M&L, 2005: Cap 1.1.6) Leitura de Textos 1 Objetivo da Leitura Conhecer os estilos, termos e

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano Disciplina de Português Ano Letivo - 2016/2017 Metas de aprendizagem/objetivos Domínios/Conteúdos/Descritores

Leia mais

REDAÇÃO. Lembre-se: estar bem informado é uma das normas mais importantes para quem quer escrever bem.

REDAÇÃO. Lembre-se: estar bem informado é uma das normas mais importantes para quem quer escrever bem. REDAÇÃO Dominar a arte da escrita é um trabalho que exige prática e dedicação. Não existem fórmulas mágicas: o exercício contínuo, aliado à leitura de bons autores, e a reflexão são indispensáveis para

Leia mais

Como escrever um artigo científico

Como escrever um artigo científico Como escrever um artigo científico Rodrigo Garrett Junho de 2014 Estrutura: Considerações Gerais Apresentação Exercício 2 Escrever um bom artigo científico equivale a produzir uma obra de arte. Um pesquisador

Leia mais

HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA- 2º ANO

HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA- 2º ANO HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA- 2º ANO HABILIDADES (EF02LP01) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com autoconfiança (sem medo de falar em público), liberdade e desenvoltura, preocupando-se

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS (2.º ano/ 1.º ciclo)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS (2.º ano/ 1.º ciclo) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS (2.º ano/ 1.º ciclo) 2018-2019 DOMÍNIOS PONDERAÇ ÃO COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO ÁREAS DE COMPETÊNCIAS DO PERFIL DOS ALUNOS Compreensão: ORALIDADE

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 5ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 5ºANO 5ºANO No final do 5º ano, o aluno deverá ser capaz de: No domínio da Oralidade: -Exprimir-se oralmente com progressiva autonomia e clareza em função de objetivos diversos. - Comunicar oralmente tendo em

Leia mais

Aula 10. Elaboração do TCC. Roteiro

Aula 10. Elaboração do TCC. Roteiro Aula 10 Elaboração do TCC Roteiro Dicas Nunca, em hipótese alguma, compre sua monografia ou pague alguém para desenvolver partes ou todo o seu trabalho. Primeiro porque se você for pego poderá ter sérios

Leia mais

Estilo de Texto e Estrutura do Projeto de Pesquisa

Estilo de Texto e Estrutura do Projeto de Pesquisa Estilo de Texto e Estrutura do Projeto de Pesquisa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Fevereiro de 2015 Unidade 04 Estilo de Texto e Estrutura

Leia mais

Importância do resumo. São solicitados nos documentos acadêmicos São indexados nas bases de dados São necessários no levantamento bibliográfico

Importância do resumo. São solicitados nos documentos acadêmicos São indexados nas bases de dados São necessários no levantamento bibliográfico Resumo Exercício Exercício Importância do resumo São solicitados nos documentos acadêmicos São indexados nas bases de dados São necessários no levantamento bibliográfico Volpato (2010): Deve ser um breve

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Identificar gêneros textuais

Leia mais

CURSO DE DIREITO. Pré-requisito: Nenhum Período Letivo: Professor: Tatiana Fantinatti Titulação: Graduada, Mestre e Doutora em Letras

CURSO DE DIREITO. Pré-requisito: Nenhum Período Letivo: Professor: Tatiana Fantinatti Titulação: Graduada, Mestre e Doutora em Letras CURSO DE DIREITO Componente Curricular: Português Jurídico Código: DIR -192 Pré-requisito: Nenhum Período Letivo: 2012.1 Professor: Tatiana Fantinatti Titulação: Graduada, Mestre e Doutora em Letras CH

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano Cognitivo Domínios CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano 2018-2019 Domínios de referência Metas de aprendizagem Instrumentos Frequência

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 3º Ano Oralidade O3 Comprensão do oral Expressão oral Escutar para aprender e construir conhecimentos Produzir um discurso oral

Leia mais

Como Elaborar um Relato de Pesquisa

Como Elaborar um Relato de Pesquisa Como Elaborar um Relato de Pesquisa A ESTRUTURA DE UM TRABALHO CIENTÍFICO Introdução = Qual o problema estudado? Metodologia = Como o problema foi estudado? Resultados = Que foi encontrado? Discussão =

Leia mais

Publicação Científica Parte 2

Publicação Científica Parte 2 Publicação Científica Parte 2 Carlos Roberto Grandini Bauru 2011 Os 10 Mandamentos da Redação Científica A redação científica é um tipo especializado de escrita, assim como a redação de novelas, poesia,

Leia mais

Sondagem 2017 ENSINO FUNDAMENTAL

Sondagem 2017 ENSINO FUNDAMENTAL O processo de sondagem do Colégio Sion busca detectar, no aluno, prérequisitos que possibilitem inseri-lo adequadamente no ano pretendido. As disciplinas de e são os recursos utilizados para tal finalidade.

Leia mais

O tipo de tarefa a ser feita em cada redação depende do módulo IELTS que você realiza:

O tipo de tarefa a ser feita em cada redação depende do módulo IELTS que você realiza: O Básico O teste de Writing tem as seguintes características: Duas redações a serem feitas ( Task 1 e Task 2 ); Duração de 60 minutos; 20 minutos para fazer o Task 1 e 40 minutos para fazer o Task 2; O

Leia mais

Comunicação e Expressão

Comunicação e Expressão Comunicação e Expressão Caro aluno, Você deve ter percebido, durante todos os seus anos escolares, a importância de um texto curto e lógico nas mais diversas situações: provas, seminários, debates... Aqui

Leia mais

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Professor Marlos Pires Gonçalves

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Professor Marlos Pires Gonçalves TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO 1 DISSERTAR é um ato que desenvolvemos todos os dias, quando: procuramos justificativas: para a elevação dos preços; para o aumento da violência; para os descasos com a

Leia mais

Artigo científico. Orientações básicas. Prof. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer

Artigo científico. Orientações básicas. Prof. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer 1 Artigo científico Orientações básicas Prof. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer 2018 2 Artigo científico Orientações básicas Prof. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer MARÍLIA 2018 3 SUMÁRIO 1 ARTIGO CIENTÍFICO......

Leia mais

Texto Dissertativo-Argumentativo

Texto Dissertativo-Argumentativo Texto Dissertativo-Argumentativo Objetivo: Expor, argumentar ou desenvolver um tema proposto, analisando-o sob um determinado ponto de vista e fundamentando-o com argumentos convincentes, em defesa de

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Na realização de uma avaliação educacional em larga escala, é necessário que os objetivos da

Leia mais

Escrita e Apresentação. Charles Juca Busarello

Escrita e Apresentação. Charles Juca Busarello Escrita e Apresentação Charles Juca Busarello Roteiro Princípios Básicos Regras Básicas Elementos do Projeto Cheklist Referências Princípios Básicos A comunicação entre o pesquisador e o leitor, é uma

Leia mais

Plano de Ensino. Meses Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Aulas Regulares Aulas de

Plano de Ensino. Meses Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Aulas Regulares Aulas de Identificação Plano de Ensino Curso: Direito Disciplina: Língua Portuguesa Ano/semestre: 2012/01 Carga horária: Total: 80h Semanal: 4h Professor: Michelle Teixeira da Silva Período/turno: matutino e noturno

Leia mais

Os cinco. redigir um texto RENAN GOMES DE LIMA. Docente no Senac/RO

Os cinco. redigir um texto RENAN GOMES DE LIMA. Docente no Senac/RO Os cinco erros mais comuns ao se redigir um texto RENAN GOMES DE LIMA Docente no Senac/RO Todo profissional deve, por meio de sua redação, ser alguém capaz de se fazer entendido, utilizando para isso argumentos

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST C1- Desenvolvimento do tema e organização do texto dissertativo-argumentativo (Peso 4) Aqui são avaliados se o aluno cumpriu todos

Leia mais

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação Mapeamento dos e correspondência com Para cada aspecto avaliado há uma ou mais habilidades correspondentes das Matrizes que o aluno precisa desenvolver Para desenvolver a competência escritora: o Crie

Leia mais

367 INGLÊS (continuação-11.ºano) escrita e oral 11.ºano de escolaridade

367 INGLÊS (continuação-11.ºano) escrita e oral 11.ºano de escolaridade informação-prova de equivalência à frequência data:. 0 5. 20 367 INGLÊS (continuação-11.ºano) escrita e oral 11.ºano de escolaridade curs os c ien t íf ico -h um an ísticos formação geral 20 alunos abrangidos

Leia mais

Comunicação: Linguagem verbal e não verbal 6 ANO CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE 2019 PROF. PRYSLLA LIMA

Comunicação: Linguagem verbal e não verbal 6 ANO CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE 2019 PROF. PRYSLLA LIMA Comunicação: Linguagem verbal e não verbal 6 ANO CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE 2019 PROF. PRYSLLA LIMA NÃO, PORQUE O ESTRANGEIRO NÃO ENTENDEU A LÍNGUA DO BRASILEIRO. HOUVE COMUNICAÇÃO? SIM, PORQUE AS DUAS

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL RELAÇÃO

Leia mais

PROJETO ATUALIDADE EM FOCO

PROJETO ATUALIDADE EM FOCO Centro Educacional Souza Amorim Jardim Escola Gente Sabida Sistema de Ensino PH Vila da Penha PRODUÇÃO TEXTUAL Nº3 ENTREGA: 17/ 03/ 2016 2º Ano do Ensino Médio Nome do aluno: Professor (a): DISCIPLINA:

Leia mais

METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO 1

METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO 1 METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO 1 A Redação Quando se fala em redação, em geral se associa a uma composição literária ou a uma dissertação de tese. No primeiro caso, relaciona-se a um trabalho fantasioso;

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de

Leia mais

COMISSÃO JULGADORA (orientações para o participante)

COMISSÃO JULGADORA (orientações para o participante) COMISSÃO JULGADORA (orientações para o participante) Prazo para as Comissões Julgadoras enviarem a ata informando os textos selecionados: Comissão Julgadora Municipal 12/9/2014 Comissão Julgadora Estadual

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares e Aprendizagens Essenciais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares e Aprendizagens Essenciais PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares e Aprendizagens Essenciais Português 1º Ano Página 1 de 18 TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS Nº DE AULAS AVALIAÇÃO

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa de Português do Ensino Básico e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico 2º

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE PORTUGUÊS - 5.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE PORTUGUÊS - 5.º ANO DE PORTUGUÊS - 5.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No final do 5.º ano de escolaridade, o aluno deve ser capaz de: interpretar discursos orais com diferentes finalidades e coerência; produzir

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E. E. INDIA VANUÍRE Código: 9136 Município: Estância Turística de Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócio Habilitação

Leia mais

As Metas Curriculares de Português, para o 2º Ciclo, apresentam quatro características essenciais:

As Metas Curriculares de Português, para o 2º Ciclo, apresentam quatro características essenciais: DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS _5º ANO_A Ano Letivo: 20/207. Introdução / Metas Curriculares Na disciplina de Português o desenvolvimento do ensino será orientado por Metas Curriculares cuja definição

Leia mais

DISCIPLINA INGLÊS (CONTINUAÇÃO)

DISCIPLINA INGLÊS (CONTINUAÇÃO) INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DISCIPLINA INGLÊS (CONTINUAÇÃO) PROVA 367/2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONTEMOR -O- NOVO 11.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei nº 139/2012, de 5 de julho,

Leia mais

EMENTA OBJETIVO GERAL. Ampliar os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita.

EMENTA OBJETIVO GERAL. Ampliar os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita. Ensino Fundamental II 7º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Língua Portuguesa PROFESSOR Ana Paula dos Santos Cabral CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 7º ano A 2017 1.1 - Gêneros literários: poema

Leia mais

Corrigir uma página é fácil, mas escrevê-la, ah, amigo! Isso é difícil. (Jorge Luis Borges, escritor argentino)

Corrigir uma página é fácil, mas escrevê-la, ah, amigo! Isso é difícil. (Jorge Luis Borges, escritor argentino) Corrigir uma página é fácil, mas escrevê-la, ah, amigo! Isso é difícil. (Jorge Luis Borges, escritor argentino) DESVENDANDO ALGUNS SEGREDOS DA REDAÇÃO Considerações preliminares: O hábito de escrever O

Leia mais

Introdução à Engenharia Mecânica

Introdução à Engenharia Mecânica Introdução à Engenharia Mecânica P R O F. E D U A R D O L O U R E I R O, D S C. W W W. E D U L O U R E I R O. C O M. B R E D U A R D O L O U R E I R O @ P O L I. B R Sejam bem vindos!! Sejam bem vindos!!

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Código da Disciplina: NDC 136 Curso: Pedagogia Semestre de Oferta da Disciplina: 1º p Faculdade Responsável: Núcleo de Disciplinas Comuns Programa em

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM PRÁTIC DE ESCRIT PRÁTIC DE LEITUR ORLIDDE LÍNGU PORTUGUES 4º NO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HBILIDDE BORDGEM Escuta de textos Escutar textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, analisando-os

Leia mais

O QUE É O CONHECIMENTO COMUM, SABER POPULAR OU SENSO COMUM?

O QUE É O CONHECIMENTO COMUM, SABER POPULAR OU SENSO COMUM? O QUE É O CONHECIMENTO COMUM, SABER POPULAR OU SENSO COMUM? O senso comum (conhecimento popular) se refere ao conhecimento do povo, adquirido ao acaso, dominado por valores e crenças baseadas nas experiências

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino

Leia mais

Os trabalhos deverão se caracterizar em três eixos temáticos:

Os trabalhos deverão se caracterizar em três eixos temáticos: Inscrições As inscrições no X SEPE ocorrerão entre os dias 10 de abril e 15 de Maio de 2019. Cada inscrito poderá eleger até 02 minicursos e 01 oficina, além de 01 submissão para comunicação oral no evento.

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação Metas Curriculares: Domínios/Objetivos 6º Ano Disciplina: Português Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de Avaliação Oralidade

Leia mais

Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. Registar,

Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. Registar, DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS º ANO A Ano Letivo: 203 / 204 Introdução /Metas O desenvolvimento do ensino é orientado por Metas Curriculares cuja definição organiza e facilita o ensino, pois fornece

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA FISA/2018

PROJETO DE PESQUISA FISA/2018 PROJETO DE PESQUISA FISA/2018 Prof. Alan Nicolaev (Metodologia Científica) Prof.a Lilian Onuki (Produção Textual) Elementos de um PROJETO DE PESQUISA 1. Capa Nome do autor; Título; Local de publicação;

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa de Português do Ensino Básico e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico 2º

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

Calendarização da Componente Letiva Ano Letivo 2018/2019 3º Ano Disciplina: Português

Calendarização da Componente Letiva Ano Letivo 2018/2019 3º Ano Disciplina: Português Calendarização da Componente Letiva Ano Letivo 2018/2019 3º Ano Disciplina: Português 1º 2º Períodos Período Período 3º Período Número de aulas previstas (60 minutos) 100 112 64 1º Período Oralidade Compreensão

Leia mais

Contextualização do assunto e motivação para pós-graduandos. Prof. João Fernando C Silva PPGCC

Contextualização do assunto e motivação para pós-graduandos. Prof. João Fernando C Silva PPGCC Contextualização do assunto e motivação para pós-graduandos Prof. João Fernando C Silva PPGCC Organização ordenação das partes de um todo; arrumação; Trabalho conjunto de atividades produtivas ou criativas;

Leia mais

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação em vigor e o Programa da disciplina.

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação em vigor e o Programa da disciplina. INFORMAÇÃO-PROVA Inglês 2016 Prova 358 12.º Ano de Escolaridade O presente documento divulga informação relativa à prova de equivalência à frequência do ensino secundário da disciplina de Inglês, a realizar

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 1º Ano Oralidade O1 Comprensão do oral Expressão oral Respeitar regras da interação discursiva Escutar discursos breves para aprender

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Benavente

Agrupamento de Escolas de Benavente Atitudes Conhecimentos e Capacidades Grupo de Recrutamento: 210 - Português CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO- 2º Ciclo INSTRUMENTOS PESO Avaliação Testes escritos LEITURA E ESCRITA EDUCAÇÃO LITERÁRIA GRAMÁTICA Tarefas

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 5º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 5º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de 5º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos Conteúdos Programáticos Critérios de Instrumentos de Comunicação oral Observação direta

Leia mais

Do lugar de cada um, o saber de todos nós 5 a - edição COMISSÃO JULGADORA orientações para o participante

Do lugar de cada um, o saber de todos nós 5 a - edição COMISSÃO JULGADORA orientações para o participante Do lugar de cada um, o saber de todos nós 5 a - edição - 2016 COMISSÃO JULGADORA orientações para o participante Caro(a) participante da Comissão Julgadora da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo

Leia mais

Como Escrever para o ENEM. Profª Marta Helena Facco Piovesan Balsas/outubro de 2013

Como Escrever para o ENEM. Profª Marta Helena Facco Piovesan Balsas/outubro de 2013 Como Escrever para o ENEM Profª Marta Helena Facco Piovesan Balsas/outubro de 2013 O QUE É QUE EU ESTOU FAZENDO AQUI? O QUE É QUE EU ESTOU FAZENDO AQUI? Provas: dias 26 e 27 de OUTUBRO Por que fazer o

Leia mais

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do Critérios de Correção de Redação Ensino Médio ENSINO MéDIO TExTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO NÍVEL DE DESPENHO E NOTA CORRESPONDENTE Situações que dificultam a correção da produção textual: letra ilegível

Leia mais

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Aluno: Diego Miranda Figueira Turma: GTI Módulo 1/2013 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

TÍTULO (16) SUBTÍTULO (SE HOUVER) (14)

TÍTULO (16) SUBTÍTULO (SE HOUVER) (14) SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL ESCOLA SENAI ETTORE ZANINI CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTAÇÃO (14) NOME DO ALUNO (14) NOME DO ALUNO NOME DO ALUNO NOME DO ALUNO TÍTULO (16) SUBTÍTULO (SE HOUVER)

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2017/18

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2017/18 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2017/18 Formação pessoal e social Gramática Escrita Leitura / Educação Literária Oralidade ENSINO BÁSICO 5º ANO Domínios Objetivos e Descritores

Leia mais

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Que a poesia me carregue para dentro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS- GRADUAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS- GRADUAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS- GRADUAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR UNIDADE: Faculdade de Medicina DEPARTAMENTO: 03 Medicina Interna e Apoio

Leia mais

Planificação a médio/ longo prazo

Planificação a médio/ longo prazo Planificação a médio/ longo prazo 4º Ano de Escolaridade 1 PORTUGUÊS Manual adotado: Trampolim 4 Editora: Porto Editora Oralidade -Escutar para aprender e construir conhecimento (s). -Utilizar técnicas

Leia mais

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios.

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de Estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos

Leia mais

Etec Monsenhor Antonio Magliano. Plano de Trabalho Docente Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Mecânica.

Etec Monsenhor Antonio Magliano. Plano de Trabalho Docente Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Mecânica. Etec Monsenhor Antonio Magliano Plano de Trabalho Docente 2011 Ensino Técnico ETE Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça - SP Eixo Tecnológico: Indústria Habilitação Profissional: Técnica

Leia mais

Apresentação de trabalhos científicos

Apresentação de trabalhos científicos Apresentação de Apresentação oral de trabalhos trabalhos científicos COMUNICAÇÃO Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira teixeira@upf.br Abril de 2008 É como uma conversa? Pressupõe uma interação social entre

Leia mais

Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º

Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º 1.º CEB Agrupamento de Escolas Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º Saber escutar para reproduzir pequenas mensagens e Compreensão do oral Leitura Escrita para cumprir ordens e pedidos Prestar

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GOLEGÃ, AZINHAGA E POMBALINHO. Informação - Prova de Equivalência à Frequência à disciplina de Português

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GOLEGÃ, AZINHAGA E POMBALINHO. Informação - Prova de Equivalência à Frequência à disciplina de Português AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GOLEGÃ, AZINHAGA E POMBALINHO Informação - Prova de Equivalência à Frequência à disciplina de Português Data: 1ª FASE e 2ª FASE 1º Ciclo - 2015/2016 Prova Escrita e Prova Oral

Leia mais