Empiricus Domus. Há bolha no mercado imobiliário? Os motivos para a Empiricus crer que não

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Empiricus Domus. Há bolha no mercado imobiliário? Os motivos para a Empiricus crer que não"

Transcrição

1 Empiricus Domus Jul.2014 Edição Especial A reprodução indevida, não autorizada, deste relatório ou de qualquer parte dele sujeitará o infrator a multa de até 3 mil vezes o valor do relatório, à apreensão das cópias ilegais, à responsabilidade reparatória civil e persecução criminal, nos termos dos artigos 102 e seguintes da Lei 9.610/98 Há bolha no mercado imobiliário? Os motivos para a Empiricus crer que não Uma questão levantada e muito discutida no mercado imobiliário brasileiro diz respeito à existência ou não de uma bolha imobiliária. Em resumo, esse fenômeno ocorre quando os preços praticados evoluem com muito mais velocidade que o poder aquisitivo das pessoas. Em outras palavras, fica relativamente mais caro adquirir um imóvel com o tempo. O problema, como o próprio nome sugere, é esse fenômeno ter fim quando a bolha estoura, com os preços caindo drasticamente. Esse movimento gera um embate entre a figura do especulador imobiliário, aquele que investe em imóveis para posterior venda com lucro, e a pessoa que compra o imóvel para moradia.

2 Os motivos do questionamento são (i) o grande aumento no preço dos imóveis em São Paulo e no Rio de Janeiro, as duas maiores cidades do país, que viram seus imóveis quase triplicarem de preço durante a última década; e (ii) o aumento da vacância de imóveis corporativos nas mesmas cidades em 2014 após um longo período de grande ocupação no nicho. No entanto, temos motivos para crer que os temores relacionados a um potencial estouro de bolha são exagerados: + Preço dos imóveis vs. Custo da construção (INCC): Estudar se há fatores econômicos que explicam a alta dos preços, e também tornam ela consistente, é um bom começo para analisar a existência de uma bolha no preços dos ativos. Para ilustrar essa alta, os preços em São Paulo de maio/13 a maio/14 subiram 12,6%. No Rio de Janeiro, no mesmo período, a alta foi de 13,6%. Com um horizonte desde janeiro de 2008, as variações montam a 206% e 255%. O custo da construção, medido pelo INCC, nas mesmas bases temporais acima, cresceu de 7,8% e 61,9%. Outra proxy é o CUB (custo unitário básico), que desde 2008 teve aumento da ordem de 50%. Esse aspecto ainda deixa uma grande lacuna a ser investigada entre os preços praticados e os indicadores de custos. Acreditamos ser interessante (i) a análise da relação crédito/pib e da renda média, que remetem ao poder de compra do consumidor, e (ii) a análise do histórico de preços. + O crédito e a renda aumentando o poder de compra: O crédito imobiliário comparado ao PIB evoluiu muito nos últimos anos, aumentando a demanda por imóveis. O fato desse indicador ainda ser muito baixo, relativamente a outros países, remete a um argumento anti-bolha. Na sequência podemos ilustrar o cenário da evolução e do diferencial em relação ao restante do mundo:

3 A expectativa predominante aponta que por volta de 2020 o indicador brasileiro se aproximará do patamar do Chile, da ordem de 20%. Seria um claro gatilho para estimular a demanda por imóveis, e consequente motivador para, no mínimo, a manutenção dos preços de imóveis. O atingimento dos níveis chilenos representaria mais do que dobrar o percentual de financiamentos imobiliários em relação ao PIB, e ainda assim estaria distante das métricas de economias maduras. Outro argumento que justifica o aumento dos preços é o incremento da renda média. O cidadão com mais dinheiro passa a buscar a aquisição de imóvel próprio, aumentando a demanda e os preços. Esse cidadão tende a ter mais perfil de moradia do que o de investidor especulador, pois os juros e longos tempos de financiamento podem não compensar a compra e venda visando ganhos rápidos.

4 Até agora vimos motivos reais para o ajuste de preços: Reajuste de custos, aumento do crédito e aumento da renda. Parece sensato dizer que existe também o motivo de um aumento acelerado após um longo período de crescimento lento dos preços. Acreditamos que o grosso desse período de aumento acelerado já tenha ocorrido, mas ainda continuaremos a viver uma curva de crescimento, desta vez acompanhando mais perto a evolução dos custos. + Saída de cena do especulador Outro ponto chave no argumento anti-bolha. Investigando o mercado sob a ótica do fornecedor do produto, no caso as construtoras, que têm boa percepção sobre níveis de oferta e demanda do mercado, destacamos dois pontos. A queda do VSO (Vendas sobre oferta) das construtoras usamos como exemplo abaixo a PDG - indica a saída de cena do elemento do especulador imobiliário. No geral, aquele que está comprando é quem vai usar o imóvel, sendo um contraponto à hipótese de bolha, já que por essa teoria não haverá um grande fluxo de venda dos imóveis, inflando a derrubada de preços. Ainda no nicho das construtoras, temos previsão de uma diminuição no número de lançamentos para 2014, que representa a diminuição da oferta. Com oferta menor, a tendência é o preço continuar subindo.

5 + Elevação da taxa Selic Um dos pontos que poderia prejudicar o mercado imobiliário é a curva crescente da taxa de juro básico, que saltou no período entre 2013 e 2014 de 7,25% para 11,00% a.a.. No entanto, há projeções de que até as eleições presidenciais a Selic permaneça no atual patamar. O nível atual deixa as taxas de financiamento imobiliário em grandeza pouco acima da Selic. A tendência nos últimos meses foi elas também aumentarem como consequência de um equilíbrio econômico. Se tornou um pouco mais caro financiar um imóvel. Mas assumindo a teoria de que a maioria das compras é para moradia hoje, o impacto será menor que se ainda houvesse muitos investidores especuladores de preço presentes. + Aumento na vacância em imóveis comerciais A vacância em imóveis comerciais, principalmente em São Paulo, atinge em 2014 patamar na faixa dos 10%. Em nossa opinião, isso não é indício de bolha, apenas um ajuste de um ocupação que foi próxima dos 100% nos últimos meses. Essa grande ocupação recente é fator limitante para mercados que querem se tornar maduros, que possuem taxas de vacância mais próximas das atuais. Em adicional, temos uma grande oferta de novos empreendimentos entregues após o grande ciclo de capitalização das incorporadoras - grande leva de IPOs foi anterior a As projeções são que até o fim de 2014 a oferta ainda supere a demanda, mas a partir do início de 2015 a necessidade por novos espaços irá superá-la. Conclusão Grosso modo, a formação de bolhas nos preços de ativos é algo intrínseco à dinâmica capitalista - sempre que há desquilíbrio entre oferta e demanda, provocando descolamento de preços. No entanto, minimizamos o risco de estouro (declínio expressivo e abrupto dos preços). Ao contrário do mercado americano, que passou por esse fenômeno no fim da década passada, nosso mercado ainda não é maduro, e as altas dos preços imobiliários tem causas fundamentadas, em nossa opinião.

6 Vemos como causas para a alta dos preços, e argumentos contrários à hipótese de bolha imobiliária, principalmente o aumento da renda e do crédito. A saída da figura do especulador imobiliário de cena também é sinal que não passamos por esse fenômeno, e sim passamos por um ajuste de preços historicamente baixos. Um ponto que devemos observar nos próximos meses é a evolução da vacância, relacionada à curva de oferta e demanda, para que reconheçamos se nossa teoria atual tem base. Se você quiser saber mais sobre o mercado imobiliário e de fiis, clique aqui. Ou acesse pelo link ( utm_source=gauntlet&utm_medium=pdf&utm_campaign=gauntletrelatoriocopydomus)

7 Analistas Responsáveis Beatriz Nantes, CNPI Felipe Miranda, CNPI Assistentes de Análise João Françolin Gabriel Casonato, CNPI Rodolfo Amstalden, CNPI * Roberto Altenhofen, CNPI Disclosure Elaborado por analistas independentes da Empiricus, este relatório é de uso exclusivo de seu destinatário, não pode ser reproduzido ou distribuído, no todo ou em parte, a qualquer terceiro sem autorização expressa. O estudo é baseado em informações disponíveis ao público, consideradas confiáveis na data de publicação. Posto que as opiniões nascem de julgamentos e estimativas, estão sujeitas a mudanças. Nem a Empiricus nem os analistas respondem pela veracidade ou qualidade do conteúdo. Este relatório não representa oferta de negociação de valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. As análises, informações e estratégias de investimento têm como único propósito fomentar o debate entre os analistas da Empiricus e os destinatários. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias. Informações adicionais sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros aqui abordados podem ser obtidas mediante solicitação. Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 17º da Instrução CVM nº 483/10, que: + As recomendações do relatório de análise refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente. + Os analistas são sócios e participam dos lucros da Iguatemi Gestão, que mantém em fundos e carteiras de valores mobiliários que administra ativos objeto de análise por parte da Empiricus Research, podendo daí resultar conflito de interesses. * O analista Rodolfo Amstalden é o responsável principal pelo conteúdo do relatório e pelo cumprimento do disposto no Art. 16, parágrafo único da Instrução ICVM 483/10.

FIQUE RICO COM DIVIDENDOS Modelo de Gordon, o que é um bom payout? e quem ganha quando há queda na taxa de juros?

FIQUE RICO COM DIVIDENDOS Modelo de Gordon, o que é um bom payout? e quem ganha quando há queda na taxa de juros? CHANCE BANKS PAYS YOU DIVIDEND OF $ 100 FIQUE RICO COM DIVIDENDOS Modelo de Gordon, o que é um bom payout? e quem ganha quando há queda na taxa de juros? No texto de hoje abordaremos o Modelo de Gordon,

Leia mais

VACAS LEITEIRAS DA BOLSA Os perigos de olhar apenas o yield - uma abordagem prática

VACAS LEITEIRAS DA BOLSA Os perigos de olhar apenas o yield - uma abordagem prática Edição 30-8.ago.2014 A reprodução indevida, não autorizada, deste relatório ou de qualquer parte dele sujeitará o infrator a multa de até 3 mil vezes o valor do relatório, à apreensão das cópias ilegais,

Leia mais

DUELO DE TITÃS: PETROBRAS X VALE

DUELO DE TITÃS: PETROBRAS X VALE A reprodução indevida, não autorizada, deste relatório ou de qualquer parte dele sujeitará o infrator a multa de até 3 mil vezes o valor do relatório, à apreensão das cópias ilegais, à responsabilidade

Leia mais

O investimento mais seguro para o futuro do seu filho

O investimento mais seguro para o futuro do seu filho 1 de 1 O investimento mais seguro para o futuro do seu filho Uma NTN-B para hoje, amanhã e depois de amanhã Qual é a primeira palavra que vem à sua cabeça quando o assunto é o futuro financeiro de seus

Leia mais

O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NA ESCOLHA DE UMA CORRETORA

O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NA ESCOLHA DE UMA CORRETORA O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NA ESCOLHA DE UMA CORRETORA Como escolher uma boa corretora. Por que fazemos isso? Você já deve ter percebido, por meio de nossos conteúdos, que o incentivamos a investir diretamente

Leia mais

FIQUE RICO COM DIVIDENDOS Os 20 maiores yields da bolsa (e o que fazer com as ações)

FIQUE RICO COM DIVIDENDOS Os 20 maiores yields da bolsa (e o que fazer com as ações) CHANCE BANKS PAYS YOU DIVIDEND OF $ 100 FIQUE RICO COM DIVIDENDOS Os 20 maiores yields da bolsa (e o que fazer com as ações) Nesse relatório analisaremos algumas das empresas que apresentaram os maiores

Leia mais

VACAS LEITEIRAS DA BOLSA Uma nova bezerra para capturar o que há de bom em distribuição e geração de energia

VACAS LEITEIRAS DA BOLSA Uma nova bezerra para capturar o que há de bom em distribuição e geração de energia 12 de junho de 2015 A reprodução indevida, não autorizada, deste relatório ou de qualquer parte dele sujeitará o infrator a multa de até 3 mil vezes o valor do relatório, à apreensão das cópias ilegais,

Leia mais

Grave esta imagem na cabeça

Grave esta imagem na cabeça Grave esta imagem na cabeça Um termômetro buffettiano para assegurar nossa sanidade Caro Leitor, Imprimi o gráfico acima e agora o tenho grudado na parede logo ao lado do meu monitor. A resolução da imagem

Leia mais

10 ações que não têm medo de chuva (#6_CIEL3)

10 ações que não têm medo de chuva (#6_CIEL3) 5.fev.2014.:. Edição 6 10 ações que não têm medo de chuva (#6_CIEL3) Antecipe seus recebíveis antes que a tempestade caia Com a Tempestade Perfeita se acirrando, está mais do que na hora de adicionarmos

Leia mais

Invista em títulos públicos e fundos imobiliários

Invista em títulos públicos e fundos imobiliários Invista em títulos públicos e fundos imobiliários Uma carteira baseada em renda para sua aposentadoria Temos insistido no fim do paraíso do CDI. Aquele lance de ganhar folgado da inflação, com liquidez

Leia mais

AINDA DÁ PARA GANHAR COM A CORRIDA ELEITORAL

AINDA DÁ PARA GANHAR COM A CORRIDA ELEITORAL Julho de 2014 A reprodução indevida, não autorizada, deste relatório ou de qualquer parte dele sujeitará o infrator a multa de até 3 mil vezes o valor do relatório, à apreensão das cópias ilegais, à responsabilidade

Leia mais

VACAS LEITEIRAS Finalmente, uma carteira formal focada em Dividendos

VACAS LEITEIRAS Finalmente, uma carteira formal focada em Dividendos Edição 15-7.fev.2014 A reprodução indevida, não autorizada, deste relatório ou de qualquer parte dele sujeitará o infrator a multa de até 3 mil vezes o valor do relatório, à apreensão das cópias ilegais,

Leia mais

FIQUE RICO COM DIVIDENDOS As Aristocratas (e o que podemos aprender com elas)

FIQUE RICO COM DIVIDENDOS As Aristocratas (e o que podemos aprender com elas) CHANCE BANKS PAYS YOU DIVIDEND OF $ 100 FIQUE RICO COM DIVIDENDOS As Aristocratas (e o que podemos aprender com elas) Neste relatório abordaremos dois critérios simples e práticos para escolher ações que

Leia mais

2015 O Fim do Brasil II - O Segundo Mandato. Dólar

2015 O Fim do Brasil II - O Segundo Mandato. Dólar Este é um relatório menos técnico do que o habitual. Fala de ideias. Transmite basicamente nossas principais convicções de investimento para 2015, de forma simples e direta, num tom de conversa. Como se

Leia mais

L&S fundamentalista L&S quantitativo sobre o relatório

L&S fundamentalista L&S quantitativo sobre o relatório L&S fundamentalista L&S quantitativo sobre o relatório 06 de dezembro de 18 de fevereiro de 2013 Edição 295 Empiricus Long & Short é um relatório desenvolvido para sugerir estratégias long & short para

Leia mais

Rolagem de Venda Coberta de Petrobrás

Rolagem de Venda Coberta de Petrobrás Rolagem de Venda Coberta de Petrobrás Normalmente, quando fazemos a estratégia de venda coberta em que vendemos calls (opções de compra) para rentabilizar a carteira estamos fazendo uma espécie de aposta.

Leia mais

Operações de Crédito do SFN

Operações de Crédito do SFN BC: registram alta de 0,7% em junho, pelo quarto mês consecutivo, e indica continuidade da retomada da tendência de crescimento do crédito. O crédito total do Sistema Financeiro Nacional (SFN) incluindo

Leia mais

Relatório de Análise Técnica Ed. nº 77-26/04/2011

Relatório de Análise Técnica Ed. nº 77-26/04/2011 Relatório de Análise Técnica Ed. nº 77-26/04/2011 Bovespa abre a semana em queda!! Neste momento a análise do gráfico diário do Ibovespa confirma a ampliação dos contornos da grande área de congestão em

Leia mais

TESOURO DIRETO Se você não pode contra a Selic, junte-se a ela

TESOURO DIRETO Se você não pode contra a Selic, junte-se a ela A reprodução indevida, não autorizada, deste relatório ou de qualquer parte dele sujeitará o infrator a multa de até 3 mil vezes o valor do relatório, à apreensão das cópias ilegais, à responsabilidade

Leia mais

As melhores dentre as maiores barganhas da Bolsa

As melhores dentre as maiores barganhas da Bolsa As melhores dentre as maiores barganhas da Bolsa Mesmo com a alta neste mês de setembro, o Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa brasileira, ainda acumula desvalorização de 10% em 2013. Não bastassem

Leia mais

O real significado do IFIX

O real significado do IFIX O real significado do IFIX E os impactos de seus principais componentes em seu desempenho Em nossos textos é comum analisarmos um FII ou um grupo de FIIs de um mesmo subsetor. Hoje estudaremos mais sobre

Leia mais

Operações Crédito do SFN

Operações Crédito do SFN BC: Operações de Crédito do Sistema Financeiro Nacional (SFN) caem 0,5% em junho de 2016, acumulando leve alta de 1,0% em 12 meses O crédito total do SFN incluindo as operações com recursos livres e direcionados

Leia mais

Relatório de Análise Técnica Ed. nº 76-25/04/2011

Relatório de Análise Técnica Ed. nº 76-25/04/2011 Relatório de Análise Técnica Ed. nº 76-25/04/2011 Bovespa volta aos 67mil pontos! No encerramento da (nossa) semana a análise do gráfico diário do Ibovespa mostrava a ampliação dos contornos desta grande

Leia mais

Recomendação de Compra CCRO3

Recomendação de Compra CCRO3 Recomendação de Compra CCRO3 A empresa CCR Rodovias (CCRO3) é uma das maiores Companhias de Concessão da América Latina. Atualmente controla 3265 km de rodovias. Algumas delas muito conhecidas e importantes

Leia mais

Operações de Crédito do SFN

Operações de Crédito do SFN BC: Operações de Crédito do Sistema Financeiro Nacional (SFN) caem 0,2% em mai/17 e 2,6% em 12 meses. A retomada ainda não veio. O crédito total do SFN incluindo as operações com recursos livres e direcionados

Leia mais

21/1/2014. Analista responsável: Fábio Gonçalves, CNPI-P RES RES IBOV SUP SUP

21/1/2014. Analista responsável: Fábio Gonçalves, CNPI-P RES RES IBOV SUP SUP Analista responsável: Fábio Gonçalves, CNPI-P RES2 50.054 RES1 49.189 IBOV 48.708 SUP1 47.498 SUP2 46.093 Os gráficos sinalizam mais desvalorização pela frente. A tendência tanto de curto quanto de longo

Leia mais

Recomendação de Compra BRFS3

Recomendação de Compra BRFS3 1 Rio, 07/01/2017 Recomendação de Compra BRFS3 Nos últimos anos, o índice Ibovespa experimentou uma grande recuperação, com crescimento superior a 38% em 2016 e 26% em 2017, mas houve uma boa empresa que

Leia mais

29 de Outubro de 2017

29 de Outubro de 2017 Call em Riachuelo (Guararapes Guar3) Uma forma muito interessante de se estudar a analise fundamentalista é pela análise de setores. Desta forma podemos analisar empresas que tenham modelos de produção

Leia mais

Swing Trade. Aproveite! 15 de julho de 2019

Swing Trade. Aproveite! 15 de julho de 2019 Swing Trade 15 de julho de 2019 Preparamos um relatório com recomendações especiais para esta semana. Qual a melhor estratégia semanal para se adotar com as ações? Confira nosso relatório, abaixo! Aproveite!

Leia mais

Swing Trade. Aproveite! 27 de maio de 2019

Swing Trade. Aproveite! 27 de maio de 2019 Swing Trade 27 de maio de 2019 Preparamos um relatório com recomendações especiais para esta semana. Qual a melhor estratégia semanal para se adotar com as ações? Confira nosso relatório, abaixo! Aproveite!

Leia mais

HORA DE COMPRAR AÇÕES DA PETROBRAS?

HORA DE COMPRAR AÇÕES DA PETROBRAS? A reprodução indevida, não autorizada, deste relatório ou de qualquer parte dele sujeitará o infrator a multa de até 3 mil vezes o valor do relatório, à apreensão das cópias ilegais, à responsabilidade

Leia mais

Bradesco (BBDC4 Compra)

Bradesco (BBDC4 Compra) (BBDC4 Compra) Bom 2T18, com redução de PDD e queda da inadimplência. O registrou um lucro líquido recorrente de R$ 5,2 bilhões no 2T18, com crescimento de 9,7% em relação ao 2T17 e em linha com o resultado

Leia mais

Ibovespa encerra o dia com alta de 1,22%

Ibovespa encerra o dia com alta de 1,22% DICA DO ANALISTA Neste início de ano, passado os temores frente ao abismo fiscal nos EUA, é hora do investidor posicionar-se para o primeiro mês de 2013. Continua valendo a dica de aplicar em ativos que

Leia mais

Relatório V_S2019 (36) As consequências das medidas do BP e o reflexo nos mercados ArrowPlus (

Relatório V_S2019 (36) As consequências das medidas do BP e o reflexo nos mercados ArrowPlus ( 3 de Abril de 2019 Relatório V_S2019 (36) As consequências das medidas do BP e o reflexo nos mercados ArrowPlus (www.arrowplus.pt) Caro leitor, É inevitável voltar a falar dos mercados, numa altura em

Leia mais

Quais as formas de se investir em ouro no Brasil?

Quais as formas de se investir em ouro no Brasil? Quais as formas de se investir em ouro no Brasil? Por Gabriel Casonato, Caro Leitor, Que o Brasil sofre atualmente de uma crise econômica e política não é mais novidade para ninguém. Ao contrário do que

Leia mais

Ibovespa encerra o dia com alta de 0,49%

Ibovespa encerra o dia com alta de 0,49% DICA DO ANALISTA Com a chegada do final de ano, é hora de readequar sua carteira de investimentos conforme as novas premissas do mercado. É importante aplicar em ativos que possam beneficiar-se do aumento

Leia mais

Banco do Brasil (BBAS3 Compra)

Banco do Brasil (BBAS3 Compra) (BBAS3 Compra) Trimestral em linha com melhora de rentabilidade para 2018 O BB registrou no 2T18 um lucro líquido de R$ 3,1 bilhões, com crescimento de 19,7% em relação ao 2T17 (R$ 2,6 bilhões). Em base

Leia mais

Ibovespa encerra o dia com alta de 0,89%

Ibovespa encerra o dia com alta de 0,89% DICA DO ANALISTA Neste início de ano, passado os temores frente ao abismo fiscal nos EUA, é hora do investidor posicionar-se para o primeiro mês de 2013. Continua valendo a dica de aplicar em ativos que

Leia mais

Mas por que ocorreu essa queda? A empresa piorou seus fundamentos?

Mas por que ocorreu essa queda? A empresa piorou seus fundamentos? Recomendação de Compra Kroton (KROT3) Kroton hoje é o maior grupo educacional do Brasil. Possui grande penetração no ensino superior com mais de 900 mil alunos de ensino superior e pós graduação. 910 pólos

Leia mais

Relatório do Administrador Exercício 2015

Relatório do Administrador Exercício 2015 Relatório do Administrador Exercício 2015 Renda de Escritórios Fundo de Investimento Imobiliário FII (CNPJ nº 14.793.782/0001-78) Em atenção ao disposto no Artigo 39, Inciso V, alínea b, da Instrução CVM

Leia mais

JPP CAPITAL FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - FII CÓDIGO DE NEGOCIAÇÃO BM&FBOVESPA JPPC11. Relatório Trimestral Gerencial

JPP CAPITAL FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - FII CÓDIGO DE NEGOCIAÇÃO BM&FBOVESPA JPPC11. Relatório Trimestral Gerencial JPP CAPITAL FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - FII CÓDIGO DE NEGOCIAÇÃO BM&FBOVESPA JPPC11 (Codigo ISIN BRJPPCCTF001) Relatório Trimestral Gerencial 2º Trimestre de 2017 1 Sumário INFORMAÇÕES GERAIS DO

Leia mais

DESAFIOS PARA OS PRÓXIMOS ANOS: QUEDA NAS TAXAS DE JUROS E SEUS EFEITOS SOBRE O MERCADO DE CAPITAIS

DESAFIOS PARA OS PRÓXIMOS ANOS: QUEDA NAS TAXAS DE JUROS E SEUS EFEITOS SOBRE O MERCADO DE CAPITAIS DESAFIOS PARA OS PRÓXIMOS ANOS: QUEDA NAS TAXAS DE JUROS E SEUS EFEITOS SOBRE O MERCADO DE CAPITAIS ECONOMIA BRASILEIRA 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016

Leia mais

Análise de Carteira Individualizada

Análise de Carteira Individualizada Análise de Carteira Individualizada COMENTÁRIOS INICIAIS Com o objetivo de avaliar a carteira do cliente para verificar se há alguma exposição a um risco desnecessário, se é possível melhorar o rendimento

Leia mais

Empréstimo bancário: como encontrar a melhor taxa?

Empréstimo bancário: como encontrar a melhor taxa? Empréstimo bancário: como encontrar a melhor taxa? Março, 2017 Você Investidor Consultoria Personalizada O movimento de redução da taxa Selic tem sacudido o mercado financeiro nos últimos tempos. Não se

Leia mais

Ações para ganhar dividendos

Ações para ganhar dividendos Dividendos Ações para ganhar dividendos O atalho da recompra para chegar às boas pagadoras de proventos A recuperação recente é bem-vinda, mas não apaga a memória de uma Bolsa sob fogo cruzado em 2013.

Leia mais

Operações Crédito do SFN

Operações Crédito do SFN BC: Operações de Crédito do Sistema Financeiro Nacional (SFN) caem 0,4% em julho de 2016, acumulando leve alta de 0,2% em 12 meses O crédito total do SFN incluindo as operações com recursos livres e direcionados

Leia mais

HYPERA(código Bovespa: HYPE3)

HYPERA(código Bovespa: HYPE3) HYPERA(código Bovespa: HYPE3) RESUMÃO - Resultados 4T18: (Data de divulgação: 21/fevereiro/2019) (Dados retirados do site de RI: http://hypera.riweb.com.br) - Estratégia da Empresa: As recentes melhorias

Leia mais

Minha Primeira Ação. Precisa assinar algo? Bem-vindos a bordo!

Minha Primeira Ação. Precisa assinar algo? Bem-vindos a bordo! Minha Primeira Ação A reprodução indevida, não autorizada, deste relatório ou de qualquer parte dele sujeitará o infrator a multa de até 3 mil vezes o valor do relatório, à apreensão das cópias ilegais,

Leia mais

Operações Crédito do SFN

Operações Crédito do SFN BC: Operações de Crédito do Sistema Financeiro Nacional (SFN) registra alta de 0,3% em novembro e retração de 2,3% em 12 meses O crédito total do SFN incluindo as operações com recursos livres e direcionados

Leia mais

Sonae Sierra Brasil. A receita líquida da companhia tem a seguinte composição:

Sonae Sierra Brasil. A receita líquida da companhia tem a seguinte composição: Sonae Sierra Brasil Empresa: A Sonae Sierra Brasil é uma das principais incorporadoras, proprietárias e operadoras de shopping centers no Brasil, tendo em seu portfólio a participação de onze shoppings

Leia mais

Ferbasa (FESA4 Compra)

Ferbasa (FESA4 Compra) mai-18 jun-18 jun-18 jul-18 ago-18 ago-18 set-18 set-18 out-18 nov-18 nov-18 dez-18 jan-19 jan-19 fev-19 mar-19 mar-19 abr-19 mai-19 (FESA4 Compra) Redução de vendas e margens no 1T19 O resultado da no

Leia mais

CARTA INVA CAPITAL 13 de janeiro de 2012 Raphael Cordeiro, CNPI EDIÇÃO EXTRA

CARTA INVA CAPITAL 13 de janeiro de 2012 Raphael Cordeiro, CNPI EDIÇÃO EXTRA CARTA INVA CAPITAL 13 de janeiro de 2012 Raphael Cordeiro, CNPI EDIÇÃO EXTRA A EUROPA É UM 747 QUE FARÁ POUSO FORÇADO Mensalmente nos reunimos para discutir o cenário econômico, o famoso Comitê de Investimentos

Leia mais

GGR COVEPI RENDA FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO

GGR COVEPI RENDA FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO GGR COVEPI RENDA FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO CNPJ nº 26.614.291/0001-00 GGRC11 RELATÓRIO DE GESTÃO JUNHO/2017 OBJETIVO DO FUNDO O GGR COVEPI RENDA FII tem como objetivo a realização de investimentos

Leia mais

Usiminas (USIM5 - Compra)

Usiminas (USIM5 - Compra) fev-18 fev-18 mar-18 abr-18 abr-18 mai-18 jun-18 jun-18 jul-18 jul-18 ago-18 set-18 set-18 out-18 out-18 nov-18 dez-18 jan-19 jan-19 (USIM5 - Compra) Um 4T18 fraco, mas com perspectivas de resultados positivos

Leia mais

REUNIÃO MATINAL 22 de outubro de 2015

REUNIÃO MATINAL 22 de outubro de 2015 REUNIÃO MATINAL 22 de outubro de 2015 Reunião Matinal Índices Mundiais Bullets: Índices Internacionais Último Dia Mês Ano CHINA 3.368,74 1,45% 10,35% 4,14% HONG KONG 22.845,37-0,63% 9,59% -3,22% JAPÃO

Leia mais

JPP CAPITAL FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - FII CÓDIGO DE NEGOCIAÇÃO BM&FBOVESPA JPPC11. Relatório Trimestral Gerencial

JPP CAPITAL FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - FII CÓDIGO DE NEGOCIAÇÃO BM&FBOVESPA JPPC11. Relatório Trimestral Gerencial JPP CAPITAL FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - FII CÓDIGO DE NEGOCIAÇÃO BM&FBOVESPA JPPC11 (Codigo ISIN BRJPPCCTF001) Relatório Trimestral Gerencial 4º Trimestre de 2017 1 Sumário INFORMAÇÕES GERAIS DO

Leia mais

Carteira Gráfica Mensal

Carteira Gráfica Mensal Apresentação. A carteira gráfica indicará os ativos que demonstram as movimentações gráficas mais nítidas de tendência para o mês, sob a ótica da Equipe de Análise da Elite CCVM. A composição da carteira

Leia mais

Pontos de trading: ações

Pontos de trading: ações Pontos de trading: ações 05 de março de 2018 CONTEÚDO Estratégia / cenário de trading para empresas do mercado brasileiro. Neste relatório: Petrobras (PETR4) - Consolidação Bradesco (BBDC4) - Consolidação

Leia mais

Apresentação Institucional. junho de 2017

Apresentação Institucional. junho de 2017 Apresentação Institucional junho de 2017 3 Mais de 40 anos de história 2006 Aquisição acionária pela Spinnaker 1974 Fundação da abc investmob 1999 Certificação ISO 9000 Implementação do sistema ERP Inauguração

Leia mais

Investidor de Valor. Três oportunidades de comprar ações boas, baratas e líquidas

Investidor de Valor. Três oportunidades de comprar ações boas, baratas e líquidas Investidor de Valor Três oportunidades de comprar ações boas, baratas e líquidas Em trecho de carta do fundo Verde havia o seguinte dizer: temos uma clivagem clara na bolsa brasileira. De um lado, empresas

Leia mais

Relatório de Recomendações de Investimentos

Relatório de Recomendações de Investimentos Relatório de Recomendações de Investimentos Este relatório foi elaborado de acordo com as especificações da Synoro investimentos e destinado apenas para os clientes e funcionários da mesma. 24/07/2017

Leia mais

Carteira Gráfica Semanal

Carteira Gráfica Semanal Recomendações gráficas para a semana de 06/11/2017: Carteira Gráfica Semanal - Compra Ativo Preço de entrada Alvo Stop (R$) (R$) (R$) Peso Retorno Risco VALE3 33,91 38,00 32,29 20% 12,06% 4,78% LINX3 21,06

Leia mais

JPP CAPITAL FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - FII CÓDIGO DE NEGOCIAÇÃO BM&FBOVESPA JPPC11. Relatório Trimestral Gerencial

JPP CAPITAL FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - FII CÓDIGO DE NEGOCIAÇÃO BM&FBOVESPA JPPC11. Relatório Trimestral Gerencial JPP CAPITAL FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - FII CÓDIGO DE NEGOCIAÇÃO BM&FBOVESPA JPPC11 (Codigo ISIN BRJPPCCTF001) Relatório Trimestral Gerencial 1º Trimestre de 2019 1 Sumário INFORMAÇÕES GERAIS DO

Leia mais

Ibovespa encerra o dia com alta de 1,50%

Ibovespa encerra o dia com alta de 1,50% DICA DO ANALISTA Com a chegada do final de ano, é hora de readequar sua carteira de investimentos conforme as novas premissas do mercado. É importante aplicar em ativos que possam beneficiar-se do aumento

Leia mais

Castello Branco Office Park FII

Castello Branco Office Park FII Castello Branco Office Park Fundo de Investimento Imobiliário FII ( Castello Branco Office Park FII, Fundo ou CBOP11 ) CNPJ 17.144.039/0001-85 Castello Branco Office Park FII Março 2019 Cota valor de Mercado

Leia mais

Carteira Gráfica Semanal

Carteira Gráfica Semanal Recomendações gráficas para a semana de 13/11/2017: Carteira Gráfica Semanal - Compra Ativo Preço de entrada Alvo Stop (R$) (R$) (R$) Peso Retorno Risco MAGG3 46,21 51,00 44,24 20% 10,37% 4,26% SAPR4 11,07

Leia mais

Carteira Gráfica Semanal - Compra. Preço de entrada Alvo Stop Peso Retorno Risco

Carteira Gráfica Semanal - Compra. Preço de entrada Alvo Stop Peso Retorno Risco Recomendações gráficas para a semana de 25/06/2018: Carteira Gráfica Semanal - Compra Ativo Preço de entrada Alvo Stop (R$) (R$) (R$) Peso Retorno Risco WIZS3 8,61 9,80 8,24 20% 13,82% 4,30% VIVT4 46,51

Leia mais

CENÁRIO MACROECONÔMICO CLAYTON CALIXTO JOÃO NORONHA STEVEN ASSIS

CENÁRIO MACROECONÔMICO CLAYTON CALIXTO JOÃO NORONHA STEVEN ASSIS CENÁRIO MACROECONÔMICO CLAYTON CALIXTO JOÃO NORONHA STEVEN ASSIS Crescimento mundial segue firme 65 Global: PMI Composto vs. PIB Real Global PMI (índice) - esq. PIB Global (YoY) - dir. 6,5 60 5,5 4,5 55

Leia mais

ABC Brasil. ABC Brasil: Um 3T17 com retomada de crescimento no segmento corporate. Análise de Investimentos Relatório de Análise

ABC Brasil. ABC Brasil: Um 3T17 com retomada de crescimento no segmento corporate. Análise de Investimentos Relatório de Análise : Um 3T17 com retomada de crescimento no segmento corporate O Banco registrou um Lucro Líquido Recorrente de R$ 104,1 milhões no 3T17, com queda de 2,8% em relação aos R$ 107,1 milhões do 2T17 e crescimento

Leia mais

A Seleção Empiricus para ganhar, agora que não vem o Hexa em 2014

A Seleção Empiricus para ganhar, agora que não vem o Hexa em 2014 Relatório Especial A Seleção Empiricus para ganhar, agora que não vem o Hexa em 2014 Bigodão não está mais lá, mas convocamos os nosso para o futuro Foi linda a final das Confederações, três a zero na

Leia mais

Carteira Gráfica Semanal - Compra. Preço de entrada Alvo Stop Peso Retorno Risco

Carteira Gráfica Semanal - Compra. Preço de entrada Alvo Stop Peso Retorno Risco Recomendações gráficas para a semana de 16/07/2018: Carteira Gráfica Semanal - Compra Ativo Preço de entrada Alvo Stop (R$) (R$) (R$) Peso Retorno Risco BRSR6 15,36 17,20 14,78 20% 11,98% 3,78% SBSP3 24,36

Leia mais

JPP CAPITAL FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - FII CÓDIGO DE NEGOCIAÇÃO BM&FBOVESPA JPPC11. Relatório Trimestral Gerencial

JPP CAPITAL FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - FII CÓDIGO DE NEGOCIAÇÃO BM&FBOVESPA JPPC11. Relatório Trimestral Gerencial JPP CAPITAL FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - FII CÓDIGO DE NEGOCIAÇÃO BM&FBOVESPA JPPC11 (Codigo ISIN BRJPPCCTF001) Relatório Trimestral Gerencial 4º Trimestre de 2018 1 Sumário INFORMAÇÕES GERAIS DO

Leia mais

Apresentação Institucional. março de 2018

Apresentação Institucional. março de 2018 Apresentação Institucional março de 2018 3 Mais de 40 anos de história 2006 Aquisição acionária pela Spinnaker 1974 Fundação da abc investmob 1999 Certificação ISO 9000 Implementação do sistema ERP Inauguração

Leia mais

Carteira Recomendada Semanal

Carteira Recomendada Semanal Semana de 17 a 21 de Junho A nossa é composta por 5 ativos que podem ter ou não o mesmo peso. Para a escolha das ações que fazem parte de seu portfólio, são levados em consideração, além da nossa tradicional

Leia mais

Carteira Gráfica Mensal

Carteira Gráfica Mensal Apresentação. A carteira gráfica indicará os ativos que demonstram as movimentações gráficas mais nítidas de tendência para o mês, sob a ótica da Equipe de Análise da Elite CCVM. A composição da carteira

Leia mais

Apresentação Institucional. novembro de 2017

Apresentação Institucional. novembro de 2017 Apresentação Institucional novembro de 2017 3 Mais de 40 anos de história 2006 Aquisição acionária pela Spinnaker 1974 Fundação da abc investmob 1999 Certificação ISO 9000 Implementação do sistema ERP

Leia mais

Apresentação Institucional. setembro de 2017

Apresentação Institucional. setembro de 2017 Apresentação Institucional setembro de 2017 3 Mais de 40 anos de história 2006 Aquisição acionária pela Spinnaker 1974 Fundação da abc investmob 1999 Certificação ISO 9000 Implementação do sistema ERP

Leia mais

Carteira de Dividendos Dez/18

Carteira de Dividendos Dez/18 Carteira s Planner valoriza 6,73% em novembro acima do Ibovespa com 2,38% A Carteira de s leva em consideração os seguintes itens na escolha das ações: i) forte e estável geração de caixa; ii) baixo endividamento;

Leia mais

Carteira Gráfica Semanal

Carteira Gráfica Semanal Recomendações gráficas para a semana de 16/10/2017: Carteira Gráfica Semanal - Compra Ativo Preço de entrada Alvo Stop (R$) (R$) (R$) Peso Retorno Risco FESA4 15,61 17,23 14,87 20% 10,38% 4,74% ESTC3 31,56

Leia mais

Raia Drogasil Teleconferência de resultados

Raia Drogasil Teleconferência de resultados Destaques Participação de mercado crescendo significativamente na região Nordeste (2,3% no 3T15 contra 4,7% no 3T16); Ganho de margem bruta proveniente da existência de estoque comprado antes dos aumentos

Leia mais

Siderurgia. Siderurgia: Produção de aço cresce no Brasil e no mundo. Análise de Investimentos Relatório de Setorial

Siderurgia. Siderurgia: Produção de aço cresce no Brasil e no mundo. Análise de Investimentos Relatório de Setorial 24 de Março de 2015 : Produção de aço cresce no Brasil e no mundo Em fevereiro, a produção de aço apresentou elevação no Brasil e no mundo. No Brasil, o volume produzido aumentou 2,3% no mês, somando um

Leia mais

Carteira Gráfica Semanal

Carteira Gráfica Semanal Recomendações gráficas para a semana de 11/09/2017: Carteira Gráfica Semanal - Compra Ativo Preço de entrada Alvo Stop (R$) (R$) (R$) Peso Retorno Risco NATU3 30,63 33,50 29,18 20% 9,37% 4,73% HGTX3 27,31

Leia mais

Carteira Gráfica Mensal

Carteira Gráfica Mensal Apresentação. A carteira gráfica indicará os ativos que demonstram as movimentações gráficas mais nítidas de tendência para o mês, sob a ótica da Equipe de Análise da Elite CCVM. A composição da carteira

Leia mais

Carteira Recomendada Semanal

Carteira Recomendada Semanal Semana de 08 a 12 de Julho A nossa é composta por 5 ativos que podem ter ou não o mesmo peso. Para a escolha das ações que fazem parte de seu portfólio, são levados em consideração, além da nossa tradicional

Leia mais

JS Real Estate Multigestão FII (JSRE11) CNPJ/MF: /

JS Real Estate Multigestão FII (JSRE11) CNPJ/MF: / O Fundo O JS Real Estate Multigestão - FII ( JSRE ) é um fundo de investimento imobiliário administrado pelo Banco J. Safra S.A. cujo objetivo é auferir rendimentos ou ganhos oriundos de: (i) investimentos

Leia mais

Panorama Econômico 2017 Relatório de Atualização

Panorama Econômico 2017 Relatório de Atualização Economia em 2017 EUA Durante o ano de 2016, observou-se uma continuação da gradual recuperação da economia americana e do seu mercado de trabalho, apesar da piora das perspectivas do cenário global. Crescimento

Leia mais

Ibovespa encerra o dia com alta de 2,62%

Ibovespa encerra o dia com alta de 2,62% DICA DO ANALISTA Neste início de ano, passado os temores frente ao abismo fiscal nos EUA, é hora do investidor posicionar-se para o primeiro mês de 2013. Continua valendo a dica de aplicar em ativos que

Leia mais

Análise Técnica Mercado Futuro

Análise Técnica Mercado Futuro Análise Técnica Mercado Futuro ÍNDICE FUTURO IBOVESPA (BM&F) INDQ19 AGOSTO 19 (BM&F) O contrato futuro do Ibovespa segue em tendência de alta! Resistência em 103.570 e Suporte 100.430. Resistência 10 103.500

Leia mais

Radar Semanal SEGUNDA-FEIRA 10 DE SETEMBRO DE Analista de investimentos DIEGO SALDANHA CNPI

Radar Semanal SEGUNDA-FEIRA 10 DE SETEMBRO DE Analista de investimentos DIEGO SALDANHA CNPI SEGUNDA-FEIRA 10 DE SETEMBRO DE 2012 INVESTMENT RESEARCH Analista de investimentos DIEGO SALDANHA CNPI Mercados abrem semana descontando (para mais) a euforia do último dia da semana passada, quando foi

Leia mais

Apresentação Institucional. novembro de 2018

Apresentação Institucional. novembro de 2018 Apresentação Institucional novembro de 2018 3 Mais de 40 anos de história 2006 Aquisição acionária pela Spinnaker 1974 Fundação da abc investmob 1999 Certificação ISO 9000 Implementação do sistema ERP

Leia mais

Petrobras Distribuidora (BRDT3 Compra)

Petrobras Distribuidora (BRDT3 Compra) mai-18 mai-18 jun-18 jul-18 jul-18 ago-18 ago-18 set-18 out-18 out-18 nov-18 dez-18 dez-18 jan-19 fev-19 fev-19 mar-19 abr-19 abr-19 (BRDT3 Compra) Redução de vendas, mas aumento do lucro no 1T19 Luiz

Leia mais

Braskem Relatório de Atualização

Braskem Relatório de Atualização Brasil Teleconferência do resultado do 2T17 A companhia observou crescimento de demanda superior ao anteriormente estimado para a primeira metade de 2017 (+4% A/A, enquanto expectativa estava em 2% A/A),

Leia mais

Kinea Renda Imobiliária FII Relatório de Gestão Janeiro de 2011

Kinea Renda Imobiliária FII Relatório de Gestão Janeiro de 2011 Kinea Renda Imobiliária FII Relatório de Gestão Janeiro de 2011 Palavra do Gestor Prezado investidor, No mês de dezembro de 2010, as atividades concentraram-se principalmente na aquisição das participações

Leia mais

Relações com Investidores Abril de Empreendimento: Praças da Lapa

Relações com Investidores Abril de Empreendimento: Praças da Lapa Relações com Investidores Abril de 2016 Empreendimento: Praças da Lapa A Even 2 Mais de 40 anos de história... 2006 Aquisição acionária pela Spinnaker 1974 Fundação da abc investmob 1999 Certificação ISO

Leia mais

Apresentação Institucional. Maio de 2019

Apresentação Institucional. Maio de 2019 Apresentação Institucional Maio de 2019 3 Mais de 40 anos de história 2006 Aquisição acionária pela Spinnaker 1974 Fundação da abc investmob 1999 Certificação ISO 9000 Implementação do sistema ERP Inauguração

Leia mais

RENDA FIXA TESOURO DIRETO

RENDA FIXA TESOURO DIRETO DESTAQUES DO RELATÓRIO Carteira Recomendada Nossa Carteira Recomendada do Tesouro Direto para os próximos 30 dias continua considerando principalmente o desafio fiscal nos próximos anos como principal

Leia mais

DESTAQUES DIÁRIOS RESEARCH 25 DE NOVEMBRO DE 2016

DESTAQUES DIÁRIOS RESEARCH 25 DE NOVEMBRO DE 2016 dez-08 mar-09 jun-09 set-09 dez-09 mar-10 jun-10 set-10 dez-10 mar-11 jun-11 set-11 dez-11 mar-12 jun-12 set-12 dez-12 mar-13 jun-13 set-13 dez-13 mar-14 jun-14 set-14 dez-14 mar-15 jun-15 set-15 dez-15

Leia mais

Apresentação Institucional. Abril de 2019

Apresentação Institucional. Abril de 2019 Apresentação Institucional Abril de 2019 3 Mais de 40 anos de história 2006 Aquisição acionária pela Spinnaker 1974 Fundação da abc investmob 1999 Certificação ISO 9000 Implementação do sistema ERP Inauguração

Leia mais

Carteira Gráfica Mensal

Carteira Gráfica Mensal Apresentação. A carteira gráfica indicará os ativos que demonstram as movimentações gráficas mais nítidas de tendência para o mês, sob a ótica da Equipe de Análise da Elite CCVM. A composição da carteira

Leia mais

Siderurgia. Siderurgia: Primeiros sinais de recuperação. Análise de Investimentos Relatório de Setorial. Produção Brasileira de Aço

Siderurgia. Siderurgia: Primeiros sinais de recuperação. Análise de Investimentos Relatório de Setorial. Produção Brasileira de Aço : Primeiros sinais de recuperação Após uma crise prolongada, já se pode ver pequenos sinais de recuperação na siderurgia. No Brasil, a produção de julho/2016 foi a maior dos dez últimos meses. As vendas

Leia mais