Optimizar uma Exposição Oral. António Rosado

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Optimizar uma Exposição Oral. António Rosado"

Transcrição

1 Optimizar uma Exposição Oral António Rosado

2 Objectivo da Exposição: a arte e a ciência de expor eficazmente ideias e informações com sentido, de modo a que possam surgir significados claros, estáveis e ausentes de ambiguidades e que estes sejam retidos por longos períodos de tempo, como um conjunto de conhecimentos organizados. (David Ausubel)

3 -Função da Exposição Organização da Informação expondo-a de uma forma clara e precisa. Exigências ao professor/treinador: Expor a matéria de forma clara e significativa, salientando as principais ideias e conceitos e orientar a exposição de forma a que a nova informação seja ligada à informação já existente nas estruturas cognitivas e sirva, também, de ligação para novas informações. (adaptado de Ausubel)

4 -Ajuda os alunos/atletas a adquirir, a assimilar e a reter informação. -Auxilia os alunos/atletas a construir e ampliar as suas estruturas conceptuais e a desenvolver hábitos específicos de raciocínio.

5 -Ausubel propõe o uso de organizadores prévios para poder definir com clareza e precisão as principais diferenças e semelhanças entre as ideias de uma matéria a aprender e os conceitos já existentes na estrutura cognitiva.

6 -Um dos principais objectivos do ensino é facilitar o pensamento activo e o processo cognitivo. Esquemas Modo como as pessoas organizam a informação de determinados assuntos Essa organização influencia a o processamento de novas informações.

7 -Quanto mais mais completas se tornarem as estruturas do conhecimento relativas a determinados temas, mais facilmente se vêm ligações e relações mais abstractas. Gagné (1985) definiu 3 conceitos: -TIPOS DE CONHECIMENTO -REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO -PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO

8 TIPOS DE CONHECIMENTO Conhecimento Declarativo- é o conhecimento acerca de algo. Conhecimento Procedimental- é o conhecimento acerca de como fazer algo. Estes conhecimentos são adquiridos de formas diferentes pelos alunos/atletas.

9 REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO Os psicólogos cognitivos afirmam que o ser humano processa o conhecimento em termos de unidades básicas, denominadas proposições ou ideias Gagné (1985): -Uma das características mais importantes de qualquer unidade é a relação com as outras unidades. -A rede de proposições, a qual é formada por conjuntos de proposições interrelacionada é um aspecto importante da inteligência.

10 REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO -Tal como os formadores organizam os temas da formação de acordo com uma estrutura também os formandos organizam o conhecimento em proposições e redes de proposições. -Estas redes filtram a nova informação apresentada determinando como é que essa nova informação vai ser integrada e retida pelos formandos.

11 Memória de trabalho- é o local onde o trabalho mental consciente é feito. Memória a longo prazo- esta memória pode ser comparada à memória de um computador onde a informação fica armazenada com maior profundidade. Esta armazena: conhecimento verbal, competências intelectuais, imagens e episódios.

12 -O conhecimento prévio é importante para a aprendizagem de novas informações e novas competências. -Uma competência de ensino importante para ajudar os formandos a usar o seu conhecimento prévio é a prontidão induzida.

13 -A prontidão induzida é uma técnica usada pelos formadores, no início da formação ou das sessões de formação para preparar os formandos para a aprendizagem e para estabelecer um elo de ligação entre os formados e a informação que lhes vai ser apresentada estando intimamente ligada com a memória a longo prazo.

14 -Um organizador prévio consiste em afirmações feitas pelo formador imediatamente antes da exposição das matérias a adquirir por forma a fornecer uma ligação para as aprendizagens posteriores.

15 IMPORTANTE: FALAR NÃO É ENSINAR Para uma boa preparação das exposições existem 3 tarefas de planificação importantes: -Escolher os objectivos e conteúdo da exposição; -Determinar o conhecimento prévio e as estruturas cognitivas dos formandos; -Seleccionar os organizadores prévios mais adequados e os procedimentos para induzir a prontidão nos formandos.

16 Escolher o conteúdo Orientações para ajudar a escolher o conteúdo da exposição ECONOMIA MAPAS CONCEPTUAIS

17 Escolher o conteúdo ECONOMIA Economia significa ser muito cuidadoso relativamente à quantidade de informação apresentada; significa, também, fornecer sumários concisos das ideias principais durante a exposição. Frequentemente assistem-se a exposições com demasiada informação e muita dela irrelevante.

18 Escolher o conteúdo MAPAS CONCEPTUAIS Posner e Rudnistky (1986) escreveram que «mapas conceptuais são como os mapas das estradas, só que dizem respeito à ligação entre ideias e não entre locais. (...) ajudam a clarificar ideias que se pretendem ensinar - de modo a que se possa prosseguir em direcção ao objectivo de ensinar realmente os alunos.»

19 MAPAS CONCEPTUAIS Para se fazer um mapa conceptual, identificam-se as ideias-chave associadas a um tema e organizamse as ideias segundo um padrão lógico. Podem ser apresentados como diagramas hierárquicos.

20 Escolher organizadores prévios Os organizadores prévios são o «suporte intelectual» para as subsequentes matérias a aprender. O Organizador deve ser: Apresentado num nível de abstracção mais elevado do que o conteúdo das matérias a aprender. Relacionado com o conhecimento prévio dos formandos.

21 Determinar o conhecimento prévio Existem algumas ideias que podem servir como guias orientadores para a prática e, também, alguns procedimentos menos formais que podem ser apreendidos pela experiência de alguns formadores na determinação do conhecimento prévio dos formandos. PRINCIPAIS Estruturas Cognitivas Desenvolvimento Intelectual

22 Determinar o conhecimento prévio Para que as novas matérias sejam apreendidas, os formadores devem saber estabelecer a ligação entre os novos conhecimentos e os conhecimentos que os formandos já possuam para que a nova matéria tenha significado.

23 O modelo baseado na exposição consiste em 4 fases principais: FASE 1- Explicar os objectivos e induzir a prontidão. FASE 2- Apresentar o organizador prévio. FASE 3- Expor as matérias a aprender. FASE 4- Generalizar e consolidar o raciocínio do formando.

24 Fase 1: Apresentar os objectivos e induzir a prontidão. Comportamento do Professor/treinador: -O formador explica os objectivos da sessão e prepara os alunos/atletas para a aquisição de novos conhecimentos.

25 Fase 2: Apresentar o(s) organizador(es) prévio(s). Comportamento do professor/treinador: -O professor/treinador apresenta o organizador prévio, assegurando que fornece um quadro de referência para as matérias ou assuntos que se vão aprender e que está ligado ao conhecimento prévio dos alunos/atletas.

26 Fase 3: Expor as matérias para aprender. O professor/treinador expõe as matérias para a aprendizagem, dando especial atenção à sua sequencia lógica e ao seu significado para os praticantes.

27 Passos a seguir pelo professor/treinador para expôr a informação de forma clara: -Assegurar que o conteúdo é totalmente compreendido. -Memorizar e praticar as ideias principais antes da exposição. -Seguir anotações escritas durante a exposição.

28 -Num grupo de trabalho é possível que nem todas as pessoas tenham as mesmas capacidades de aquisição de novas matérias ou conceitos. -É fundamental que os professores/treinadores adaptem a informação que expõem ao nível de desenvolvimento/capacidades dos seus alunos/atletas. -Estar atento a sinais não verbais durante a exposição, tais como silêncio, semblantes concentrados ou expressões de interesse, pode fornecer indícios do que os alunos/atletas estão a atentos e a compreender a informação.

29 Grande parte da «arte de ensinar» e a maior diferença entre formadores experientes e formadores principiantes está na habilidade dos formadores lerem os sinais subtis dos formandos e adaptarem as suas exposições para que as novas matérias possam ser significativas para os receptores.

30 A Clareza da Exposição -Influência a aprendizagem. -Tem por base 5 aspectos: Fluência Verbal, Quantidade de Informação, Pistas para a Estruturação do Conhecimento, Interesse e Precisão.

31 Entusiasmo do Professor/Treinador Rosenshine (1970) refere que existe uma relação entre o entusiasmo do formador e a aprendizagem do formando.

32 Collins (1978) apresenta um conjunto de comportamentos entusiásticos: -Discurso variado, rápido e com inflexões vocais; -Movimentação dos olhos; -Frequentes exemplos demonstrativos; -Movimentos do corpo variados; -Expressões faciais variadas; -Selecção de palavras variadas, especialmente adjectivos; -Aceitação imediata e entusiástica de ideias; -Energia e exuberância.

33 Fase 4: Consolidar e generalizar o raciocínio dos praticantes. O professor/treinador faz perguntas e clarifica as respostas para generalizar o raciocínio e encorajar o pensamento crítico. -O ambiente deve facilitar a interacção dos formandos. -O formador é um apresentador activo e espera que os formandos sejam ouvintes também activos.

34 Tarefas Posteriores à Instrução Testar a aquisição e a retenção de conhecimentos dos alunos/atletas.

Apresentações Orais - Dicas para melhorar -

Apresentações Orais - Dicas para melhorar - Apresentações Orais - Dicas para melhorar - Prof. Armando Albertazzi Gonçalves Júnior Outubro de 2015 O Discurso do Rei (George VI) 2 Tópicos da Apresentação Comunicação verbal e não verbal Recursos audiovisuais

Leia mais

7 - Gagné. O Pressuposto. A teoria de Gagné. Diferenças dos behavioristas

7 - Gagné. O Pressuposto. A teoria de Gagné. Diferenças dos behavioristas 7 - Gagné Robert M. Gagné 1916-2002 Estágio Curricular Supervisionado em Física II 1/47 2/47 A teoria de Gagné origem nos quadros de treinamento militar durante a 2a Guerra Mundial estendida para todos

Leia mais

A TEORIA DO CAMPO COGNITIVO DE KURT LEWIN AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE JEROME BRUNER E DAVID AUSUBEL

A TEORIA DO CAMPO COGNITIVO DE KURT LEWIN AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE JEROME BRUNER E DAVID AUSUBEL PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM Educação Social, 1º Ano, 1º Semestre A TEORIA DO CAMPO COGNITIVO DE KURT LEWIN AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE JEROME BRUNER E DAVID AUSUBEL Copyright, 2014 José

Leia mais

Mapas conceituais em aplicações educacionais. Evandro Cantú Instituto Federal do Paraná Câmpus Foz do Iguaçu

Mapas conceituais em aplicações educacionais. Evandro Cantú Instituto Federal do Paraná Câmpus Foz do Iguaçu Mapas conceituais em aplicações educacionais Evandro Cantú Instituto Federal do Paraná Câmpus Foz do Iguaçu evandro.cantu@ifpr.edu.br Aprendizagem Significativa Proposta por David Ausubel, nos anos 1960.

Leia mais

Como avaliar? Instrumentos e processo de avaliação no ensino de ciências.

Como avaliar? Instrumentos e processo de avaliação no ensino de ciências. Como avaliar? Instrumentos e processo de avaliação no ensino de ciências. 1 Planejamento curricular Que decisões tomar? Como apresentar seus objetivos? Como escolher o que ensinar? Em que ordem ensinar?

Leia mais

AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE JEROME BRUNER E DAVID AUSUBEL

AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE JEROME BRUNER E DAVID AUSUBEL AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE JEROME BRUNER E DAVID AUSUBEL PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM Educação Social, 1º Ano, 1º Semestre Copyright, 2015 José Farinha, ESEC-UALG APRENDIZAGEM HUMANA

Leia mais

Seminário em Computação

Seminário em Computação (Disciplina) Professor: Lívia Lopes Azevedo Curso: Ciência da Computação Carga horária: 64 h Horário: 2ª feira das 9:30 às 11:30 3ª feira das 7:30 às 9:30 Definição Finalidade Objetivo Modalidade Etapas

Leia mais

TEORIA E METODOLOGIA DO TREINO DE JU-JITSU

TEORIA E METODOLOGIA DO TREINO DE JU-JITSU TEORIA E METODOLOGIA DO TREINO DE JU-JITSU MÓDULO DE PEDAGOGIA - 1 Dimensão e Técnicas de Intervenção Pedagógica PEDAGOGIA - Dimensão e Técnicas de Intervenção Pedagógica Página 1 PEDAGOGIA GERAL É uma

Leia mais

Bruner. Psicologia da aprendizagem

Bruner. Psicologia da aprendizagem Bruner Psicologia da aprendizagem Biografia Psicólogo americano, nasceu em Nova Iorque em 1915. Graduou-se na Universidade de Duke em 1937. Depois foi para Harvard, onde em 1941 doutorou-se em Psicologia.

Leia mais

A MUDANÇA CONCEPTUAL NA APRENDIZAGEM DA FÍSICA

A MUDANÇA CONCEPTUAL NA APRENDIZAGEM DA FÍSICA REPRESENTAÇÕES DO CONHECIMENTO ciência do cientista: representações consensuais da comunidade científica Representações que o cientista tem da ciência que produz ciência do professor: representações que

Leia mais

David Ausubel ( )

David Ausubel ( ) David Ausubel (1918-2008) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional. Aprendizagem A atenção de Ausubel está voltada para a aprendizagem,

Leia mais

Projecto Educacional. 4º Ano Informática - Ramo Educacional

Projecto Educacional. 4º Ano Informática - Ramo Educacional Projecto Educacional 4º Ano Informática - Ramo Educacional Métodos de Ensino Método expositivo Método de projectos Método de ensino de conceitos Método de aprendizagem cooperativa Método da instrução directa

Leia mais

O Processo de Comunicação em Formação

O Processo de Comunicação em Formação Curso de Formação Pedagógica de Formadores Manual do Formando Talentus Associação Nacional de Formadores e Técnicos de Formação 2002 Índice...3 Comunicação...4 Elementos da Comunicação...5 Linguagem Verbal

Leia mais

MATERIAL DE FORMAÇÃO COM BASE NOS RESULTADOS DA APRENDIZAGEM

MATERIAL DE FORMAÇÃO COM BASE NOS RESULTADOS DA APRENDIZAGEM MATERIAL DE FORMAÇÃO COM BASE NOS RESULTADOS DA APRENDIZAGEM Organizar o Programa Educativo SFA-Fomentar novas qualificações e novos métodos de ensino para favorecer o desenvolvimento do SISTEMA DE FORMAÇÃO

Leia mais

Mapas Conceituais Uma ferramenta para Organização de Ideias e Resolução de Problemas

Mapas Conceituais Uma ferramenta para Organização de Ideias e Resolução de Problemas PSI2617 - Inovação em Engenharia Mapas Conceituais Uma ferramenta para Organização de Ideias e Resolução de Problemas 13 Março 2018 Prof. Leopoldo Yoshioka Mapas Conceituais O que é? Como pode ser feito?

Leia mais

Você gostaria... Introdução

Você gostaria... Introdução Introdução Você gostaria... De ser capaz de ler mil palavras por minuto? De melhorar sua concentração e sua capacidade de compreensão da leitura? De conseguir reter melhor as informações? De superar dificuldades

Leia mais

LITERACIA DA INFORMAÇÃO: GUIÃO

LITERACIA DA INFORMAÇÃO: GUIÃO LITERACIA DA INFORMAÇÃO: GUIÃO APRESENTAÇÃO ORAL. O que é uma apresentação oral? Uma apresentação oral é uma exposição, feita oralmente, sobre um tema, para um público mais ou menos restrito.. Como deve

Leia mais

ACTIVIDADES (expressas nas fontes)

ACTIVIDADES (expressas nas fontes) ANÁLISE DO ENQUADRAMENTO NORMATIVO DO CARGO DE DIRECTOR DE CURSO:,, E ANEXO I - 1 Conceptual: Concepção / Operacional Definição da Política Planificação Organização Oferta Recursos Humanos Administrativa

Leia mais

PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2013/2014. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2013/2014. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2013/2014 Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Licenciatura em Psicologia Componente Específica de Psicologia

Leia mais

Planejamento de ensino

Planejamento de ensino Planejamento de ensino Ensino O ENSINO: é um processo de aprendizagem que objetiva a formação ou transformação da conduta humana. A educação de hoje interessa-se pelo desenvolvimento harmônico do educando

Leia mais

Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia

Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso Ciências Biológicas Licenciatura Campus Santa Helena Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia Docente: Dra. Eduarda Maria Schneider E-mail: emschneider@utfpr.edu.br

Leia mais

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O ENSINO DA FÍSICAF

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O ENSINO DA FÍSICAF Os processos cognitivos relacionados com o conceito geral de resolução de problemas tradicionalmente constituíam uma reserva praticamente exclusiva dos tratados de psicologia Passaram a ter um interesse

Leia mais

Promover a Velocidade de Leitura e a Compreensão Leitora em Alunos do 4º Ano

Promover a Velocidade de Leitura e a Compreensão Leitora em Alunos do 4º Ano 1754 Promover a Velocidade de Leitura e a Compreensão Leitora em Alunos do 4º Ano Célia Silva 1 & Sara Almeida 1 1 Divisão de Educação e Formação Câmara Municipal de Matosinhos No 1º ciclo do ensino básico

Leia mais

AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS COMO FACTOR CONDICIONANTE DA APRENDIZAGEM EM FÍSICA

AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS COMO FACTOR CONDICIONANTE DA APRENDIZAGEM EM FÍSICA É útil diferenciar duas formas distintas do conhecimento prévio de um aluno: 1º) os conceitos que o aluno assimila naturalmente, através da sua interacção com o meio conceitos espontâneos 2º) os conceitos

Leia mais

Tecnologias da Informação e da Comunicação

Tecnologias da Informação e da Comunicação Tecnologias da Informação e da Comunicação Material teórico Organização do Conhecimento por meio da Ferramenta Cmap Tools Responsável pelo Conteúdo: Prof. Ms.Jane Garcia de Carvalho Revisão Textual: Prof

Leia mais

Desenvolvimento de Ideias usando Mapas Conceituais

Desenvolvimento de Ideias usando Mapas Conceituais Desenvolvimento de Ideias usando Mapas Conceituais 24 Agosto 2017 Prof. Leopoldo Yoshioka Mapas Conceituais O que é? Como pode ser feito? Para que serve? Mapas Conceituais TEORIA DE AUSUBEL TEORIA EDUCACIONAL

Leia mais

Diagnóstico PPA (Perfil e Potencial de Aprendizagem): como ler e interpretar o relatório do(a) seu(sua) filho(a)

Diagnóstico PPA (Perfil e Potencial de Aprendizagem): como ler e interpretar o relatório do(a) seu(sua) filho(a) Diagnóstico PPA (Perfil e Potencial de Aprendizagem): como ler e interpretar o relatório do(a) seu(sua) filho(a) Como parte integrante das ferramentas de gestão pedagógica disponibilizadas pelo sistema

Leia mais

DEPARTAMENTO CURRICULAR: MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

DEPARTAMENTO CURRICULAR: MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS DEPARTAMENTO CURRICULAR: MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS A avaliação constitui um processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar e certificador dos conhecimentos adquiridos e capacidades

Leia mais

MODELO ORGANIZATIVO DO ENSINO DA CIÊNCIA

MODELO ORGANIZATIVO DO ENSINO DA CIÊNCIA Um padrão para a unificação de conceitos e procedimentos pode ser definido verticalmente e transversalmente para todos os anos de escolaridade A compreensão e as aptidões associadas à maioria dos esquemas

Leia mais

Para uma análise do livro didático de química proposto pela SEED, por meio de processos cognitivistas, primeiro faremos um pequeno exercício.

Para uma análise do livro didático de química proposto pela SEED, por meio de processos cognitivistas, primeiro faremos um pequeno exercício. Para uma análise do livro didático de química proposto pela SEED, por meio de processos cognitivistas, primeiro faremos um pequeno exercício. A CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS Seu estudo é de

Leia mais

PLANO DE ENSINO ANO LETIVO 2017

PLANO DE ENSINO ANO LETIVO 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DA 2ª FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO PLANO DE ENSINO ANO LETIVO 2017 Disciplina:

Leia mais

Profa. Dra. Irene Miura

Profa. Dra. Irene Miura MAPAS CONCEITUAIS Profa. Dra. Irene Miura APRESENTAÇÃO Definição Objetivo Fundamentação Teórica Elaboração de Mapas Conceituais Avaliação de Mapas Conceituais Softwares (Inspiration, mind map, free mind)

Leia mais

Formação Pedagógica Inicial de Formadores Objetivos Gerais Este Curso, homologado pelo IEFP, visa dotar os participantes das técnicas, conhecimentos e competências necessárias á apresentação com sucesso

Leia mais

Melhorar as aprendizagens e consolidar conhecimentos. Colmatar as dificuldades ao nível da compreensão oral e escrita.

Melhorar as aprendizagens e consolidar conhecimentos. Colmatar as dificuldades ao nível da compreensão oral e escrita. Escola Secundária Abel Salazar Sala de Estudo DEFINIÇÃO Pretende-se que a Sala de Estudo seja um espaço com um ambiente educativo diferente daquele a que o aluno está habituado a vivenciar nas áreas curriculares

Leia mais

sistemas de informação mapas de conceitos António Lucas Soares o que são mapas de conceitos?

sistemas de informação mapas de conceitos António Lucas Soares o que são mapas de conceitos? sistemas de informação o que são? introduzidos por Novak and Gowin, 1984 definidos como representações gráficas de conhecimento através de conceitos e relações entre conceitos mapas conceptuais oferecem

Leia mais

BIBLIOTECA ESCOLAR Organização do acervo. Maria da Luz Antunes Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa

BIBLIOTECA ESCOLAR Organização do acervo. Maria da Luz Antunes Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa BIBLIOTECA ESCOLAR Organização do acervo Maria da Luz Antunes Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa mluz.antunes@estesl.ipl.pt Missão da Biblioteca Escolar A biblioteca escolar oferece um serviço

Leia mais

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS / COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR PELOS FORMANDOS

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS / COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR PELOS FORMANDOS ESTRUTURA PROGRAMÁTICA DO CURSO MÓDULOS OBJECTIVOS ESPECÍFICOS / COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR PELOS FORMANDOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS Acolhimento dos formandos e Apresentação do Curso A entidade formadora;

Leia mais

Uma nota prévia sobre a ciência e o que é conhecimento científico

Uma nota prévia sobre a ciência e o que é conhecimento científico Investigação: Objectivos e metodologias Uma nota prévia sobre a ciência e o que é conhecimento científico O que é Ciência? Uma teoria científica é uma tentativa de explicação racional do universo, num

Leia mais

Primeiramente, é preciso que você estabeleça suas metas. Para isso, vamos pensar em algumas perguntas básicas.

Primeiramente, é preciso que você estabeleça suas metas. Para isso, vamos pensar em algumas perguntas básicas. Sempre é hora de afinar sua maneira de estudar e sua percepção de si mesmo. Acompanhe o material criado pela orientadora profissional e psicóloga Daniela Fuschini Favaro e que é aplicado há mais de uma

Leia mais

Algoritmos Computacionais

Algoritmos Computacionais UNIDADE 2 ALGORITMO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Noções de lógica para construção de algoritmos Construção de algoritmos sobre problemas do cotidiano O QUE É LÓGICA? Em termos usuais falamos de lógica no nosso

Leia mais

Processos básicos envolvidos na aprendizagem. Psicologia da Aprendizagem Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos

Processos básicos envolvidos na aprendizagem. Psicologia da Aprendizagem Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos Processos básicos envolvidos na aprendizagem Psicologia da Aprendizagem Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos ATENÇÃO Fenômeno pelo qual processamos ativamente uma quantidade limitada de informações do

Leia mais

APRENDIZAGEM, COGNIÇÃO E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR. Profa. Dra. Cassia Ferri Vice-Reitora de Graduação UNIVALI

APRENDIZAGEM, COGNIÇÃO E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR. Profa. Dra. Cassia Ferri Vice-Reitora de Graduação UNIVALI APRENDIZAGEM, COGNIÇÃO E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR Profa. Dra. Cassia Ferri Vice-Reitora de Graduação UNIVALI APRENDER NA UNIVERSIDADE EXIGE: A Ultrapassar a mera informação para atingir o domínio do conhecimento.

Leia mais

4.3 A solução de problemas segundo Pozo

4.3 A solução de problemas segundo Pozo 39 4.3 A solução de problemas segundo Pozo Na década de noventa, a publicação organizada por Pozo [19] nos dá uma visão mais atual da resolução de problemas. A obra sai um pouco do universo Matemático

Leia mais

Diário da Sessão n.º 112 de 08/09/04

Diário da Sessão n.º 112 de 08/09/04 Diário da Sessão n.º 112 de 08/09/04 Deputada Natividade Luz (PS): Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, Srs. Membros do Governo: Os valores que balizam o modelo de sociedade que defendo liberdade, igualdade

Leia mais

Jeferson_Gonzalez. Resumo do Livro:

Jeferson_Gonzalez.  Resumo do Livro: Resumo do Livro: ECHEVERRÍA, M. P. P.; POZO, J. I. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: POZO, J. I. (Org.). A solução de problemas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. Introdução:

Leia mais

1.ª Parte do Workshop "Planeamento e Avaliação de Projectos Sociais"

1.ª Parte do Workshop Planeamento e Avaliação de Projectos Sociais 1.ª Parte do Workshop "Planeamento e Avaliação de Projectos Sociais" O workshop decorreu no dia 11 de Abril de 2007 com horário compreendido entre as 10-13h e as 14-17h na sala de formação do Monte - ACE

Leia mais

Desafios da inclusão escolar e

Desafios da inclusão escolar e Desafios da inclusão escolar e dificuldades de aprendizagens das pessoas com deficiência Profa. Dra Nadia Aparecida Bossa Profa. Dra. Nadia Aparecida Bossa Autora dos Livros: - Fracasso Escolar: um olhar

Leia mais

Aquisição de Conhecimento

Aquisição de Conhecimento Aquisição de Conhecimento Inteligência Artificial Thiago A. S. Pardo Solange O. Rezende Carolina M. Monard 1 CONSTRUÇÃO DE BASES DE CONHECIMENTO Fonte de Conhecimento Conhecimento Adquirido Aquisição do

Leia mais

D25. PROGRAMA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE EXPRESSÕES 12ª Classe. Formação de Professores para o Pré-Escolar e para o Ensino Primário

D25. PROGRAMA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE EXPRESSÕES 12ª Classe. Formação de Professores para o Pré-Escolar e para o Ensino Primário D5 PROGRAMA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE EXPRESSÕES 1ª Classe Formação de Professores para o Pré-Escolar e para o Ensino Primário Opção: Pré-Escolar Ficha Técnica Título Programa de Metodologia do Ensino

Leia mais

Rugby nas Autarquias (Escolas do 1º Ciclo)

Rugby nas Autarquias (Escolas do 1º Ciclo) Rugby nas Autarquias (Escolas do 1º Ciclo) Índice Pág. 1. Introdução 3 2. Rugby nas Escolas 4 2.1 Objectivos 3. Formação de Professores (Fase I) 5 3.1 Acção de Formação para Professores 4. Ensino do Jogo

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE LEAL DA CÂMARA Regulamento da Prova de Aptidão Tecnológica. Preâmbulo

ESCOLA SECUNDÁRIA DE LEAL DA CÂMARA Regulamento da Prova de Aptidão Tecnológica. Preâmbulo ESCOLA SECUNDÁRIA DE LEAL DA CÂMARA Regulamento da Prova de Aptidão Tecnológica Preâmbulo A Enquadramento Legal da PAT i. O Decreto-lei nº 74/2004, de 26 de Março, rectificado pelo Decreto-lei nº24/2006,

Leia mais

Formação. Curso 014_146 Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Formação. Curso 014_146 Formação Pedagógica Inicial de Formadores Curso 014_146 Formação Pedagógica Inicial de Formadores Objectivos No final do curso de formação pedagógica de formadores, os formandos que concluam com aproveitamento devem ser capazes de: Situar o papel

Leia mais

PORTUGISISKA Currículo para o ensino da língua sueca para imigrantes

PORTUGISISKA Currículo para o ensino da língua sueca para imigrantes PORTUGISISKA Currículo para o ensino da língua sueca para imigrantes Objetivos do ensino O programa de ensino da língua sueca para imigrantes é um programa de formação linguística qualificado que visa

Leia mais

ONDAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE FÍSICA PARA O 11ºANO

ONDAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE FÍSICA PARA O 11ºANO ONDAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE FÍSICA PARA O 11ºANO Modalidade: Curso de Formação Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-77933/14 Duração: 25 horas presenciais Destinatários: Professores do Grupo 510 do

Leia mais

Departamento Curricular de Línguas

Departamento Curricular de Línguas Escola Básica Integrada c/ji Fialho de Almeida- Cuba Departamento Curricular de Línguas Ano Lectivo de 2007/2008 Critérios de avaliação Em reunião de Departamento Curricular de Línguas e de acordo com

Leia mais

Critérios de avaliação 1º Ciclo - Português

Critérios de avaliação 1º Ciclo - Português Critérios de avaliação 1º Ciclo - Português - Interpretar discursos orais breves; - Reter informação essencial; - Produzir discursos orais com diferentes finalidades e com coerência; - Apresentar argumentos.

Leia mais

DIAGRAMAS HIERÁRQUICOS QUE INDICAM OS CONCEITOS E AS RELAÇÕES ENTRE ESSES CONCEITOS. Profa. Ms. Betania Jacob Stange Lopes

DIAGRAMAS HIERÁRQUICOS QUE INDICAM OS CONCEITOS E AS RELAÇÕES ENTRE ESSES CONCEITOS. Profa. Ms. Betania Jacob Stange Lopes DIAGRAMAS HIERÁRQUICOS QUE INDICAM OS CONCEITOS E AS RELAÇÕES ENTRE ESSES CONCEITOS Profa. Ms. Betania Jacob Stange Lopes APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA AUSUBEL - 1968 APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA APRENDIZAGEM

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES ACÇÃO TIPO: Formação Pedagógica Inicial de Formadores PÚBLICO ALVO: Futuros formadores, formadores sem formação pedagógica. DURAÇÃO: 96 Horas N.º de ACÇÕES: 1

Leia mais

Filomena Lemos / 20 Janeiro Programa de Português

Filomena Lemos / 20 Janeiro Programa de Português Filomena Lemos / 20 Janeiro 2010 Organização Programática:3º Ciclo Caracterização (geral) O ensino do Português no 3º ciclo caracteriza-se por: Promover uma efectiva inserção no mundo extra-escolar, ampliando

Leia mais

Preparação para Concursos 2017 Simulado 100 Questões: Avaliação da Aprendizagem

Preparação para Concursos 2017 Simulado 100 Questões: Avaliação da Aprendizagem QUESTÃO 1 Preparação para Concursos 2017 Simulado 100 Questões: Avaliação da Aprendizagem A avaliação da aprendizagem é uma situação complexa. Para se preparar uma avaliação, é necessário que o professor

Leia mais

Seminários - tomar apontamentos. Seminários de Engenharia Física 2008/9

Seminários - tomar apontamentos. Seminários de Engenharia Física 2008/9 Seminários - tomar apontamentos Seminários de Engenharia Física 2008/9 Engenharia e Comunicação Comunicar é também ouvir receber mensagens (informação) e compreender Responsabilidades dos dois lados A

Leia mais

O Erro e o Feedback em Pedagogia. António Rosado

O Erro e o Feedback em Pedagogia. António Rosado O Erro e o Feedback em Pedagogia António Rosado Uma tarefa decisiva é a de proporcionar aos formandos feedback significativo e conhecimento dos resultados Feedback Sem consciência dos resultados a prática

Leia mais

2 Sobre aprendizagem

2 Sobre aprendizagem 2 Sobre aprendizagem Kurt Lewin sempre buscou meios a Topologia é um deles de elevar a Psicologia ao estado de uma ciência logicamente sólida (LEWIN, 1973, p. 12), ou seja, com a possibilidade de conceitos

Leia mais

Textos da aula passada

Textos da aula passada Textos da aula passada Síntese feita por Louzada e Gentilini* (2010) Do modelo jesuítico, preservou uma concepção de docência centrada na figura do professor como difusor dos conhecimentos para um aluno,

Leia mais

Planejamento curricular Parte 1. Práticas Pedagógicas & Comunicação e Expressão Oral (SFI 5836) Profa. Nelma R. S. Bossolan 21/08/2014

Planejamento curricular Parte 1. Práticas Pedagógicas & Comunicação e Expressão Oral (SFI 5836) Profa. Nelma R. S. Bossolan 21/08/2014 Planejamento curricular Parte 1 Práticas Pedagógicas & Comunicação e Expressão Oral (SFI 5836) Profa. Nelma R. S. Bossolan 21/08/2014 Planejamento da ação didática Planejar é prever e decidir sobre: o

Leia mais

Palavras-chave: Mapa Conceitual, Currículo, Gastronomia

Palavras-chave: Mapa Conceitual, Currículo, Gastronomia O CURRÍCULO DE GASTRONOMIA E SEU MAPA CONCEITUAL: A ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA PRESENTES NA FORMAÇÃO DO GASTRÔNOMO. G1 Currículo e formação de professores Rosana Fernandez Medina

Leia mais

Princípios da Acção Didáctica. Por S. Ramos, com base em Hubwieser, P

Princípios da Acção Didáctica. Por S. Ramos, com base em Hubwieser, P Princípios da Acção Didáctica Por S. Ramos, com base em Hubwieser, P. 2009-07-09 1 - Motivação Pode ser: inicial ou a longo do percurso intrínseca ou extrínseca de aprendizagem descoberta do Mundo de desempenho

Leia mais

Módulo 5375 NOÇÕES DE PEDAGOGIA

Módulo 5375 NOÇÕES DE PEDAGOGIA Módulo 5375 NOÇÕES DE PEDAGOGIA Conteúdos Metodologias e técnicas de identificação de necessidades de formação, em função dos diversos públicos-alvo; Metodologias e técnicas de concepção de programas de

Leia mais

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: QUESTÕES SOBRE A APRENDIZAGEM E A RELAÇÃO EDUCATIVA. Ariana Cosme

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: QUESTÕES SOBRE A APRENDIZAGEM E A RELAÇÃO EDUCATIVA. Ariana Cosme GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: QUESTÕES SOBRE A APRENDIZAGEM E A RELAÇÃO EDUCATIVA Ariana Cosme Questões estruturantes O que é que se entende por educar nas escolas? O que é que se entende

Leia mais

O que é Realidade? 3 - Modelos Mentais (Johnson-Laird) Modelos mentais. Modelos mentais. Regra de ouro. Modelos mentais

O que é Realidade? 3 - Modelos Mentais (Johnson-Laird) Modelos mentais. Modelos mentais. Regra de ouro. Modelos mentais O que é Realidade? 3 - Modelos Mentais (Johnson-Laird) A fenômenos B imagem de A (observações Estágio Curricular Supervisionado em Física II D causas? (nãoobserváveis) REALIDADE Leis, Teorias, Princípios

Leia mais

Por Constantino W. Nassel

Por Constantino W. Nassel NORMA ISO 9000 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001:2000 REQUISITOS E LINHAS DE ORIENTAÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO Por Constantino W. Nassel CONTEÚDOS O que é a ISO? O que é a ISO 9000? Histórico Normas

Leia mais

Manual de Nutrição. construir

Manual de Nutrição. construir Manual de Nutrição construir ÍNDICE Introdução Apresentação 1.ª parte: Apetece-me... construir um projecto A construção da equipa A identificação das necessidades A articulação do projecto com os programas

Leia mais

Reflexão Pessoal A Memória

Reflexão Pessoal A Memória Reflexão Pessoal A Memória Depois de ter feito a reflexão sobre a aprendizagem, vou agora realizar esta que será a última reflexão deste 2º Período, sobre a memória. Como inúmeros outros termos (inteligência,

Leia mais

PPGEP PPGEP PPGEP PPGEP PPGEP PPGEP. Teorias de aprendizagem. Aprendizagem e memória. Desenvolvimento cognitivo. Teorias de aprendizagem

PPGEP PPGEP PPGEP PPGEP PPGEP PPGEP. Teorias de aprendizagem. Aprendizagem e memória. Desenvolvimento cognitivo. Teorias de aprendizagem Teorias de aprendizagem Aprendizagem e memória Comportamentalista (S-R) acentua a relação entre estímulo e comportamento observável fatores que facilitam a aprendizagem: exercício (aumenta a força de conexão

Leia mais

Curso de Licenciatura em Enfermagem GUIA DO ESTUDANTE

Curso de Licenciatura em Enfermagem GUIA DO ESTUDANTE Curso de Licenciatura em Enfermagem GUIA DO ESTUDANTE Outubro 2009 INTRODUÇÃO Este guia de acolhimento, foi elaborado para si. Pretendemos com ele que ao entrar para esta Escola tenha, não só apoio humano,

Leia mais

Guião orientador Manual de Qualidade da Actividade Formativa

Guião orientador Manual de Qualidade da Actividade Formativa Guião orientador Manual de Qualidade da Actividade Formativa I. INTRODUÇÃO A orientação para a qualidade deve constituir um pressuposto fundamental na actividade das entidades formadoras, traduzida na

Leia mais

Avaliar com eficácia e eficiência

Avaliar com eficácia e eficiência Vasco Pedro Moretto Avaliar com eficácia e eficiência Avaliar a aprendizagem tem sido um tema angustiante para professores e estressante para alunos O sistema escolar gira em torno desse processo e tanto

Leia mais

Interpretações sociológicas das desigualdades sociais

Interpretações sociológicas das desigualdades sociais Interpretações sociológicas das desigualdades sociais > Aspirações em relação à educação O grupo social favorecido valoriza o trabalho escolar. Os grupos sociais desfavorecidos desvalorizam a escola e

Leia mais

PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO. Ano Letivo 2012/2013. Disciplina de Língua Portuguesa-8ºano-Turma 1

PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO. Ano Letivo 2012/2013. Disciplina de Língua Portuguesa-8ºano-Turma 1 PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO Ano Letivo 2012/2013 Disciplina de Língua Portuguesa-8ºano-Turma 1 C UNIDADE: TEXTOS NARRATIVOS DOMÍNIOS OUVIR/FALAR: Participar em situações

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Subprojeto PIBID - Matemática

Universidade Federal de Roraima Subprojeto PIBID - Matemática Universidade Federal de Roraima Subprojeto PIBID - Matemática Seminário Institucional PIBID - 2013 Aprendizagem : Um olhar sobre as Teorias e Práticas Prof. Dr. Héctor José García Mendoza w3.dmat.ufrr.br/~hector

Leia mais

MAPA CONCEITUAL E A MODELAGEM CONCEITUAL DE SISTEMAS DE HIPERTEXTO

MAPA CONCEITUAL E A MODELAGEM CONCEITUAL DE SISTEMAS DE HIPERTEXTO hipertexto MAPA CONCEITUAL E A MODELAGEM CONCEITUAL DE SISTEMAS DE HIPERTEXTO Profa. Gercina Lima 2 DEFINIÇÕES: Modelagem conceitual para sistemas de O mapeamento conceitual envolve a identificação de

Leia mais

Curso: Educação de Infância. Tema: O Rapaz de Bronze As Flores Data : 8/ Objectivos Específicos. Actividade proposta 2/3/4/5 anos

Curso: Educação de Infância. Tema: O Rapaz de Bronze As Flores Data : 8/ Objectivos Específicos. Actividade proposta 2/3/4/5 anos Ano lectivo: 2005/2006 Estagiária: Curso: Educação de Infância 4º Ano Educadora Cooperante: Tema: O Rapaz de Bronze As Flores Data : 8/9.05.06 Áreas Domínios Objectivos Gerais Objectivos Específicos Actividade

Leia mais

Tabela comparativa. Aprendizagens Essenciais vs Metas Curriculares INGLÊS, 7.º ANO

Tabela comparativa. Aprendizagens Essenciais vs Metas Curriculares INGLÊS, 7.º ANO Tabela comparativa vs INGLÊS, 7.º ANO / Inglês, 7.º ano Compreensão Oral Compreensão Oral Seguir instruções detalhadas dadas pelo professor (L8.1); identificar o conteúdo principal do que se ouve e vê

Leia mais

ELEMENTOS DA FLORESTA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA

ELEMENTOS DA FLORESTA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA 114 ELEMENTOS DA FLORESTA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA Maria Inez Pereira de ALCÂNTARA Augusto Fachin TERAN Universidade do Estado do Amazonas RESUMO: Este estudo foi realizado em uma Escola Municipal,

Leia mais

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I Contexto A atual sociedade, onde as organizações estão inseridas, pode ser considerada uma sociedade do conhecimento, na qual os gerentes devem abandonar tudo

Leia mais

GUIÃO DE ENTREVISTA ÀS EDUCADORAS DE INFÂNCIA. 1º Momento

GUIÃO DE ENTREVISTA ÀS EDUCADORAS DE INFÂNCIA. 1º Momento 4.1.7. Orientação específica de codificação: Entrevista a educadoras de infância (1º momento) (2001) GUIÃO DE ENTREVISTA ÀS EDUCADORAS DE INFÂNCIA 1º Momento I. Questões sobre a modalidade de prática pedagógica

Leia mais

"ELEVATOR PITCH" Lisboa. Acción Formativa. 16 Maio de h-13.00h e 14.00h-18.00h. Lisboa

ELEVATOR PITCH Lisboa. Acción Formativa. 16 Maio de h-13.00h e 14.00h-18.00h. Lisboa Acción Formativa "ELEVATOR PITCH" O Elevator Pitch constitui uma técnica que tem vindo a ser utilizada com sucesso por empreendedores e vendedores que procuram investidores, clientes e/ou parceiros para

Leia mais

O que é um questionário?

O que é um questionário? CONSULTADORIA INFORMÁTICA, LDA. Concepção, Construção e Planificação de Questionários O que é um questionário? Instrumento de investigação que visa recolher informações: Baseando-se, geralmente, na inquisição

Leia mais

Aula ESTRATÉGIAS INSTRUCIONAIS MAPAS CONCEITUAIS. META Apresentar mapas conceituais como estratégias instrucionais

Aula ESTRATÉGIAS INSTRUCIONAIS MAPAS CONCEITUAIS. META Apresentar mapas conceituais como estratégias instrucionais ESTRATÉGIAS INSTRUCIONAIS MAPAS CONCEITUAIS Aula 6 META Apresentar mapas conceituais como estratégias instrucionais OBJETIVOS Ao nal desta aula, o aluno deverá: compreender e explicar o que são mapas conceituais.

Leia mais

Grelha de Avaliação Oral (a preencher pelo professor)

Grelha de Avaliação Oral (a preencher pelo professor) 1 Grelha de Avaliação Oral (a preencher pelo professor) Compreende as instruções do professor Compreende enunciados orais simples Compreende enunciados orais complexos Escuta atentamente COMPREENSÃO O

Leia mais

Métodos de Estudo & Investigação Científica

Métodos de Estudo & Investigação Científica medir é saber! Existe um Ensino que tem por objecto separar os que se destinam a saber e governar dos que se destinam a ignorar e obedecer! ( in Filix) MÉTODOS DE ESTUDO Plano Analítico - MEIC 1. Introdução:

Leia mais

TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL

TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL Sérgio Choiti Yamazaki Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul David Paul Ausubel é médico, tendo se especializado em psiquiatria. Professor da

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCANENA PEQUENOS GRANDES FILÓSOFOSS. 3º Ciclo do Ensino Básico

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCANENA PEQUENOS GRANDES FILÓSOFOSS. 3º Ciclo do Ensino Básico AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCANENA PEQUENOS GRANDES FILÓSOFOSS Projecto de Filosofia para Pré Escolar, 1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico «já que pensar é, até certo ponto, assimilar a linguagem dos outros

Leia mais

Training Course MBA FORMAÇÃO DE FORMADORES

Training Course MBA FORMAÇÃO DE FORMADORES MBA FORMAÇÃO DE FORMADORES DESCRIÇÃO A formação de formadores assume uma importância crucial na qualidade de todo o processo formativo. É reconhecida à formação profissional uma importância estratégica,

Leia mais

NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS CONCEITOS-CHAVE

NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS CONCEITOS-CHAVE NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS CONCEITOS-CHAVE Filomena Lemos / 13 Janeiro 2010 COMPETÊNCIA Competência é o: Conjunto de conhecimentos e das capacidades que permitem a realização de acções, bem como a compreensão

Leia mais

O Planejamento Escolar - José Carlos Libâneo

O Planejamento Escolar - José Carlos Libâneo http://www.aecep.com.br/artigo/o-planejamento-escolar--jose-carlos-libaneo.html O Planejamento Escolar - José Carlos Libâneo 29/7/2013 O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão

Leia mais

Planificação de atividade TIC

Planificação de atividade TIC Planificação de atividade TIC Ano(s) de escolaridade Disciplina(s) Previsão de duração 4º Matemática 240 minutos Autoria Paulo Torcato e Miguel Veladas Descrição da atividade Tema: Geometria - Iniciação

Leia mais

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Teorias da aprendizagem Professor: Oscar Tintorer Delgado Universidade Estadual de Roraima Necessidade da teoria Toda ciência tem como base teorias e a pedagogia

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE FAFE

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE FAFE INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DE FAFE ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE FAFE Mestrado em Ensino de Tecnologias da Informação e Comunicação Psicopedagogia Junho de 2009 Docente: Professora Doutora Mª Clara

Leia mais