Nessa carta, o Advogado da empresa requerida afirmava que a sua constituinte efectuaria o pagamento da dívida reclamada em prestações.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Nessa carta, o Advogado da empresa requerida afirmava que a sua constituinte efectuaria o pagamento da dívida reclamada em prestações."

Transcrição

1 - Dispensa de Segredo Profissional nº 203/2008 Decisão Convidada a aperfeiçoar o seu requerimento de dispensa de sigilo profissional, esclarecendo os factos que o S/ cliente pretende provar e juntando os documentos necessários à apreciação do pedido, veio a requerente Dra. ( ) indicar qual a matéria de facto que pretende infirmar com a pretendida junção de documento e apresentar todas as pertinentes peças processuais, bem como cópia dos documentos. Estamos assim em condições de decidir o pedido. Vejamos Numa injunção para cobrança duma dívida no montante de 3.282,29, que remonta a 2006, veio a empresa requerida impugnar a existência da dívida, alegando no que ao caso interessa que efectuou um pagamento de em Novembro de Pretende a requerente da injunção, patrocinada pela requerente deste pedido de dispensa de sigilo profissional, defender os seus interesses através da junção aos autos, como meio de prova, duma carta, remetida pelo Advogado mandatário da requerida ao Solicitador que representava a sociedade requerente, em 25/07/2007. Nessa carta, o Advogado da empresa requerida afirmava que a sua constituinte efectuaria o pagamento da dívida reclamada em prestações. Começa a Advogada requerente por formular o entendimento segundo o qual tal carta não estaria sujeita a dever de sigilo. De seguida solicita autorização para a junção da mesma, caso se entenda que está abrangida pelo dever de sigilo, por se afigurar indispensável para a defesa dos interesses da sua patrocinada. Importa pois averiguar preliminarmente se a missiva em apreço está ou não abrangida pelo sigilo profissional dos advogados. A questão comporta algumas dificuldades de análise, mas propendemos a considerar que a referida carta se integra na reserva de sigilo profissional. Afirma a requerente que «o que está aqui em causa é uma mera comunicação de um advogado ao representante da parte contrária para cumprimento duma obrigação que a mesma reconhece, sem que para tal tenha havido quaisquer negociações prévias» e ainda que «Considera a aqui requerente ter havido uma confissão de dívida através da carta de 25/07/2007»

2 Ora, a carta em apreço é resposta a uma interpelação feita à devedora para efectuar o pagamento do saldo duma conta-corrente relativa a várias facturas. Nessa resposta, o Advogado da devedora, afirmando que responde em representação da sua constituinte, afirma que a quantia em dívida, no valor de 3.677,50, será paga em 4 prestações, cujos montantes e datas indica. Termina dizendo que fica a aguardar uma resposta. Embora a redacção da carta seja imperfeita, e contenha sem dúvida o reconhecimento da existência duma dívida, que quantifica, da mesma ressalta uma intenção de pagamento em prestações, que obviamente poderá ou não ser aceite pela parte contrária (por isso se esperando uma resposta). Não se trata assim duma declaração de confissão de dívida, pura e simples, mas antes duma proposta de pagamento da dívida em prestações. É esse o sentido que se extrai da comunicação, tanto mais que estamos perante uma declaração em que declarante e declaratário são profissionais forenses, cuja missão não é confessar, mas sim negociar e resolver litígios. O sentido que um observador retira dessa carta embora imperfeitamente expresso é o de que se pretende um acordo para diferir o pagamento da dívida, para cuja liquidação imediata o constituinte foi interpelado. Nem faria sentido o Advogado dirigir-se por carta à parte contrária apenas para confessar a dívida reclamada. Porém, qualquer que seja o sentido com que se interprete o conteúdo dessa carta, sempre o mesmo cai na alçada do nº 1 do artº 87º do E.O.A., seja por força da sua alínea e), seja por via da sua alínea f), mas sempre nos termos do corpo desse mesmo nº 1 do artº 87º. Não se ignora que a redacção deste normativo pode inculcar a ideia de que só o mandatário está obrigado ao sigilo, mas já não aquele que lhe sucede no patrocínio. Contudo, na linha do defendido pelo Sr. Dr. Sousa Magalhães na anotação 10 ao artº 87º do seu Estatuto da Ordem dos Advogados Anotado e Comentado, 4ª edição, 2008, entendemos que o princípio da igualdade de armas, conjugado com o dever de interpretação restritiva do normativo em apreço, não permitem que se tire outra conclusão que não seja a de o sigilo se estender àqueles que anteriormente patrocinaram os interesses do cliente e, dentre estes, também aos solicitadores, quanto mais não seja por via do preceituado no artº 87º nº 7 do E.O.A..

3 Aqui chegados, concluindo que a missiva em apreço está abrangida pelo segredo profissional, teremos de analisar se estão ou não verificados os requisitos de excepção previstos no artº 87º nº 4 do E.O.A.. Na resposta ao convite a aperfeiçoamento, veio a Advogada requerente informar que se trata da defesa de interesses legítimos do seu cliente, e que perfilha entendimento segundo o qual a apresentação em juízo da carta em apreço é necessária para contra-prova dos factos alegados no artº 7º da oposição. Afirma que pretende provar que a empresa requerida não efectuou o pagamento que alega ter feito e que litiga de má-fé. Como afirmámos já no despacho inicial, só em circunstâncias muito excepcionais pode o advogado ser autorizado a revelar factos sujeitos a sigilo profissional. Tal consentimento apenas pode ocorrer quando seja absolutamente necessário para a defesa da dignidade, direitos e interesses legítimos do próprio advogado, ou do cliente ou seus representantes. O artº 4º do Regulamento de Dispensa de Segredo Profissional acentua que a dispensa do segredo profissional tem carácter de excepcionalidade e determina que o Presidente do Conselho Distrital deve aferir da essencialidade, actualidade, exclusividade e imprescindibilidade do meio de prova sujeito a segredo, analisando para tal os elementos de facto trazidos aos autos pelo requerente da dispensa. Num pedido dentre os muitos que apreciou, o Dr. Fragoso Marques afirmava que a necessidade consiste «... na essencialidade do emprego do meio (revelação do segredo) para atingir (e proteger) um fim considerado prevalecente. A revelação tem de ser imprescindível (e não meramente conveniente); exclusiva (o que implica a inexistência, em termos razoáveis de meios alternativos); e actual o que exclui a necessidade hipotética ou conjectural» Ora, o interesse da empresa requerente da injunção radica na cobrança do crédito que alega existir. É esse o objecto da injunção, na se pretende apor fórmula executória no requerimento, logrando o reconhecimento da existência da dívida, para permitir ulterior cobrança coerciva. A dívida emerge de fornecimentos, documentados em facturas. Tais fornecimentos e facturas não foram impugnados na oposição. A empresa requerida defende-se, invocando o pagamento da dívida. Logo, defende-se por excepção. Assim sendo, é à requerida que compete fazer a prova dos factos que alega, ou seja, é a requerida quem tem de produzir prova, e não a requerente. Para obstar à procedência da injunção, deve a empresa requerida forçosamente comprovar o pagamento que alega. Se o lograr fazer, a injunção

4 procede e o interesse da patrocinada da Requerente fica acautelado. Daí que a Advogada requerente afirme pretender produzir contra-prova sobre a matéria do item 7º da oposição. É à luz desta análise conjugada, do interesse processual concreto e das regras do ónus da prova, que deveremos fazer a apreciação do requisito de imprescindibilidade do meio de prova, para a defesa do interesse do cliente da Advogada requerente. E a conclusão só pode ser no sentido de que, neste momento, com os elementos de que dispomos, tudo leva a crer que a junção do documento em causa não será necessária para a defesa dos interesses da cliente da Advogada requerente. Até porque, se a empresa requerida não pagou a dívida, não possuirá certamente documento comprovativo desse pagamento, para efectuar a necessária prova em juízo. Não podemos olvidar que, no juízo de prognose que o Presidente do Conselho Distrital tem de fazer para poder aferir do preenchimento dos requisitos da dispensa, deve estar sempre presente o carácter excepcionalíssimo da dispensa de sigilo profissional, atentos os valores que este visa salvaguardar - como refere o Dr. Sousa Magalhães, loc. cit., nota 14, «Tendo em vista uma adequada interpretação do nº 4 do artº 87º, deve ter-se em consideração que, em regra, deve manter-se a obrigação de segredo, sendo por isso excepcional a autorização para a revelação do sigilo.» Não ressalta assim provável a necessidade de produção de contra-prova, salvo se no decurso da audiência viesse porventura a surgir uma prova apresentada pela contra-parte que só pudesse ser infirmada pela junção aos autos da carta em apreço, subscrita pelo mandatário da parte contrária. Mas, nessa hipótese - que suscitaria uma reapreciação da questão à luz desses factos novos - sempre poderia a mandatária, no decurso da audiência, informar o Tribunal de que pretenderia produzir contra-prova, ou contraditar a prova, que houvesse sido produzida, através da junção dum documento em seu poder, mas sujeito a sigilo profissional. Solicitaria para o efeito a suspensão da audiência pelo tempo necessário à obtenção da autorização para sua junção e, nessa conformidade, concitando nova intervenção do Presidente do Conselho Distrital para - aí sim - ser autorizada a junção. É certo que a Advogada requerente invoca ainda a necessidade de exibir esse documento para prova de litigância de má-fé. Porém, valem aqui as mesmas considerações relativas à actualidade da necessidade da junção.

5 Por um lado, a litigância de má-fé ainda não foi requerida nos autos, e pode mesmo nem sequer chegar a sê-lo, bastando que o cliente da Advogada requerente não o pretenda fazer até encerramento da audiência. Por outro lado, pode a parte contrária, antes do final da audiência, vir a reconhecer a dívida e a confessá-la, ou chegarem as partes a transigir sobre o objecto do pedido. Atenta a fragilidade da defesa formulada, já parcialmente indeferida pelo julgador, tais cenários não são de excluir, bem pelo contrário. Ora, implicando o levantamento do sigilo sempre uma devassa de matéria que deve ser reservada, este só deve ser autorizado quando for mesmo imprescindível e não perante meras hipóteses ou possibilidades ainda não concretizadas. Isto não obstante o comportamento da parte contrária possa ser reprovável eticamente ou configurar postura processualmente inadmissível. O levantamento do sigilo só pode ser autorizado mediante a análise dos elementos factuais, tal como eles existem actualmente, e não para prever hipóteses ou possibilidades ainda não concretizadas. Valem assim para a questão da má-fé as considerações de oportunidade acima expendidas quanto à necessidade da contra-prova, outrossim sendo pertinentes as soluções adiantadas para o caso de se mostrar necessário, durante a pendência da audiência, formular o pedido de litigância de má-fé. Assim e em conclusão: 1) considera-se que o documento em causa está abrangido pelo dever de sigilo profissional; 2) considera-se que não estão preenchidos, no momento actual, os requisitos de essencialidade, exclusividade e actualidade do meio de prova que permitem a dispensa de sigilo profissional; 3) admite-se reponderar a necessidade de quebra de sigilo, se surgirem no processo situações novas, que tornem premente a junção do documento, de modo a constituir o único meio de fazer valer os interesses do cliente da Advogada requerente. Termos em que se indefere o pedido de levantamento de sigilo profissional. Notifique. Póvoa de Varzim, 17 de Junho de 2009 O Vice-Presidente do Conselho Distrital, com competência delegada pelo Presidente do Conselho Distrital, ao abrigo do nº 3 do artº 2º do Regulamento de Dispensa de Segredo Profissional, João Mariz

O Requerente salienta mesmo que é a única pessoa que sabe que as tornas agora exigidas foram efectivamente pagas.

O Requerente salienta mesmo que é a única pessoa que sabe que as tornas agora exigidas foram efectivamente pagas. - Dispensa de Segredo Profissional nº 168/2008 1. Requerimento O Exmo. Sr. Dr. ( ), Advogado (CP nº ( )), com escritório na ( ), em ( ), veio requerer a dispensa de guardar segredo profissional para prestar

Leia mais

- Dispensa de Segredo Profissional nº 47/SP/2009-P

- Dispensa de Segredo Profissional nº 47/SP/2009-P - Dispensa de Segredo Profissional nº 47/SP/2009-P Através de comunicação escrita, registada com o nº ( ), recebida a 26/02/2010 pela Secretaria do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados, o

Leia mais

Tal como se encontra formulado, o pedido tem de ser liminarmente rejeitado.

Tal como se encontra formulado, o pedido tem de ser liminarmente rejeitado. - Dispensa de Segredo Profissional nº 70/2009 Através de comunicação por via electrónica, registada com o nº ( ), recebida a 16/03/2009 pela Secretaria do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados,

Leia mais

Mas, o dever de sigilo não é absoluto. Há casos, excepcionais, em que a justiça ficaria abalada se a dispensa de sigilo não procedesse.

Mas, o dever de sigilo não é absoluto. Há casos, excepcionais, em que a justiça ficaria abalada se a dispensa de sigilo não procedesse. ALGUMAS NOTAS PRÁTICAS SOBRE PEDIDOS DE DISPENSA DO SIGILO PROFISSIONAL Caros e Caras Colegas, Incontestavelmente, o segredo profissional é um princípio deontológico fundamental da advocacia e a base da

Leia mais

- Dispensa de Segredo Profissional nº 241/ Requerimento

- Dispensa de Segredo Profissional nº 241/ Requerimento - Dispensa de Segredo Profissional nº 241/2009 1. Requerimento O Exmo. Sr. Dr. ( ), advogado com escritório no ( ), em ( ), veio solicitar ao Presidente do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados

Leia mais

Que, por isso, a nota de honorários da Exma. Colega, apresentada a ( ), foi enviada ao colega Dr. ( ), mandatário do filho ( ).

Que, por isso, a nota de honorários da Exma. Colega, apresentada a ( ), foi enviada ao colega Dr. ( ), mandatário do filho ( ). 1 - Dispensa de Segredo Profissional nº 196/SP/2010-P I. PEDIDO Por comunicação electrónica de 22.09.2010, dirigida ao Senhor Presidente do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados, a Senhora

Leia mais

- Dispensa de Segredo Profissional nº 196/ Requerimento

- Dispensa de Segredo Profissional nº 196/ Requerimento - Dispensa de Segredo Profissional nº 196/2009 1. Requerimento O Exmo. Sr. Dr. ( ), advogado com escritório na ( ), em ( ), veio solicitar ao Presidente do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados

Leia mais

Regulamento de Dispensa de Segredo Profissional

Regulamento de Dispensa de Segredo Profissional Regulamento de Dispensa de Segredo Profissional Regulamento n.º 94/2006 OA (2ª Série), de 25 de Maio de 2006 / ORDEM DOS ADVOGADOS. Conselho Geral. - Regulamento de dispensa de segredo profissional. Diário

Leia mais

Junta cópias do referenciado Acordo, da Oposição à Penhora e Contestação.

Junta cópias do referenciado Acordo, da Oposição à Penhora e Contestação. - Dispensa de Segredo Profissional nº 250/2008 1. Requerimento Através de carta, registada com o nº ( ), recebida a ( ) pela Secretaria do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados, o Exmo. Sr.

Leia mais

Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro:

Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro: Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro: Havendo título executivo anterior à entrada em vigor da Lei n.º 6/2011, de 10 de Março, a oposição da Requerente deve ser deduzida

Leia mais

- Dispensa de Segredo Profissional nº 116/ Requerimento

- Dispensa de Segredo Profissional nº 116/ Requerimento - Dispensa de Segredo Profissional nº 116/2009 1. Requerimento O Exmo. Sr. Dr. ( ), advogado com escritório ( ), ( ), no ( ), veio solicitar ao Presidente do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados

Leia mais

O dever de guardar segredo profissional corresponde a um princípio basilar do exercício da advocacia.

O dever de guardar segredo profissional corresponde a um princípio basilar do exercício da advocacia. - Dispensa de Segredo Profissional nº 108/2008 1. Requerimento O Exmo. Sr. Dr. ( ), Advogado (CP nº ( )P), com escritório à ( ), no ( ), veio pedir dispensa do dever de guardar segredo profissional, com

Leia mais

3. Como requerer a dispensa de segredo profissional? Prazo, fundamentação e documentação

3. Como requerer a dispensa de segredo profissional? Prazo, fundamentação e documentação 1. Quem está sujeito ao segredo profissional? Todos os associados da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (OSAE) estão obrigados a manter reserva sobre quaisquer matérias que lhes estejam

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 13/2009 Quebra de Sigilo Profissional QUESTÃO Através do ofício n.º..., datado de... (entrada com o número de registo... de...), o Senhor Juiz da... veio solicitar a pronúncia do, nos termos

Leia mais

Contudo, por mero lapso informático, as missivas oriundas do seu escritório continham uma menção expressa de confidencialidade.

Contudo, por mero lapso informático, as missivas oriundas do seu escritório continham uma menção expressa de confidencialidade. - Dispensa de Segredo Profissional nº 143/2008 Através de comunicação escrita, registada com o nº ( ), recebida a ( ) pela Secretaria do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados, o Exmo. Sr.

Leia mais

I. Por comunicação escrita dirigida ao Bastonário da Ordem dos Advogados, datada de ( ), a Sra. Dra. ( ), Advogada, veio expor o que segue:

I. Por comunicação escrita dirigida ao Bastonário da Ordem dos Advogados, datada de ( ), a Sra. Dra. ( ), Advogada, veio expor o que segue: Processo de Parecer n.º 35/PP/2017-G Requerente: ( ) Relator: Dr. Pedro Costa Azevedo I. Por comunicação escrita dirigida ao Bastonário da Ordem dos Advogados, datada de ( ), a Sra. Dra. ( ), Advogada,

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 46/2008 Sigilo Profissional Assunto: Incidente de quebra do sigilo profissional artigo 135º do Código de Processo Penal, aplicável ao processo civil por força do disposto no n.º 4 do artigo

Leia mais

Aprovado por unanimidade em Assembleia Geral Ordinária de

Aprovado por unanimidade em Assembleia Geral Ordinária de Regulamento de aconselhamento deontológico para efeitos de divulgação de informação confidencial e dispensa do segredo profissional PREÂMBULO O segredo profissional tem por finalidade respeitar e proteger

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 15/2009 Nota de Honorários QUESTÃO O Senhor Advogado, Dr..., vem solicitar que o emita parecer sobre a necessidade de requerer a dispensa de segredo profissional para, em representação de

Leia mais

EXAME NACIONAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO

EXAME NACIONAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO Comissão Nacional de Avaliação EXAME NACIONAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE) Deontologia Profissional (6 Valores) DE CORREÇÃO 18 de Dezembro de 2015 QUESTÃO 1 (2Valores) Exma(o) Colega, Adquirindo brevemente

Leia mais

TRIBUNAL ARBITRAL DE CONSUMO

TRIBUNAL ARBITRAL DE CONSUMO Processo n.º 669/2015 Requerente: Maria Requerida: SA 1. Relatório 1.1. A requerente, referindo que a requerida lhe solicita o pagamento da quantia de 491,78, por serviços de comunicações electrónicas

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 10/2009 Carta trocada entre Advogados QUESTÃO Através do ofício n.º..., datado de... (entrada com o número de registo... de...), a Senhora Juiz da... veio solicitar ao a emissão de parecer

Leia mais

54/PP/2014-P CONCLUSÕES

54/PP/2014-P CONCLUSÕES Parecer nº 54/PP/2014-P CONCLUSÕES 1. Dado que os factos acima descritos e documentos mencionados, não estão abrangidos pelo segredo profissional, não se profere qualquer decisão no sentido da sua dispensa.

Leia mais

( ), Advogado com a cédula profissional n. ( ) e escritórios na ( ) e na ( ) vem pelo presente expor e requerer o que se segue:

( ), Advogado com a cédula profissional n. ( ) e escritórios na ( ) e na ( ) vem pelo presente expor e requerer o que se segue: PARECER Nº 72/PP/2011-P CONCLUSÕES: 1. O direito de retenção consiste na faculdade que tem o detentor de uma coisa de a não entregar a quem lha pode exigir, enquanto este não cumprir uma obrigação a que

Leia mais

Refere que a indicada ( ) não respeitou todos os termos do acordo que a dita partilha envolvia.

Refere que a indicada ( ) não respeitou todos os termos do acordo que a dita partilha envolvia. - Dispensa de Segredo Profissional nº 209/2008 1. Requerimento A Exma. Sra. Dra. ( ), Advogada [CP nº ( )], com escritório ( ), em ( ), veio requerer a dispensa de guardar segredo profissional com vista

Leia mais

PARECER Nº 68/PP/2013-P CONCLUSÕES:

PARECER Nº 68/PP/2013-P CONCLUSÕES: 1 PARECER Nº 68/PP/2013-P CONCLUSÕES: 1. Um Advogado que tenha sido nomeado patrono oficioso de um menor num processo judicial de promoção e protecção de crianças e jovens em perigo, requerido pelo Ministério

Leia mais

Código de Processo Penal Disposições relevantes em matéria de Comunicação Social

Código de Processo Penal Disposições relevantes em matéria de Comunicação Social Código de Processo Penal Disposições relevantes em matéria de Comunicação Social Artigo 86. o Publicidade do processo e segredo de justiça 1. O processo penal é, sob pena de nulidade, público a partir

Leia mais

TRIBUNAL ARBITRAL DE CONSUMO

TRIBUNAL ARBITRAL DE CONSUMO Proc. n.º 06/2016 TAC Matosinhos Requerente: Maria Requerida: S.A. SUMÁRIO: I Para haver enriquecimento sem causa é indispensável a verificação cumulativa dos seguintes pressupostos: a) Enriquecimento

Leia mais

Parecer nr. 52/PP/2008-PP CONCLUSÕES:

Parecer nr. 52/PP/2008-PP CONCLUSÕES: Parecer nr. 52/PP/2008-PP CONCLUSÕES: 1 - A decisão que venha a ser proferida no processo deve fixar a compensação que é devida ao patrono nomeado sempre que o beneficiário do apoio judiciário beneficie

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 41/2008 Sigilo profissional CONSULTA O Senhor Engenheiro..., antigo cliente do Senhor Advogado consulente, Dr...., intentou uma acção crime contra o filho,..., por crimes de burla e abuso

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 5/2008 Conflito de interesses Por requerimento que deu entrada nos serviços deste da Ordem dos Advogados no dia de de, com o nº..., veio o Exmo. Sr. Juiz de Direito..., no âmbito do Processo

Leia mais

Rui Duarte Morais QUANDO A ADMINISTRAÇÃO FISCAL INCUMPRE QUINTAS-FEIRAS DE DIREITO 7 DE JULHO DE 2011

Rui Duarte Morais QUANDO A ADMINISTRAÇÃO FISCAL INCUMPRE QUINTAS-FEIRAS DE DIREITO 7 DE JULHO DE 2011 Rui Duarte Morais 1 QUANDO A ADMINISTRAÇÃO FISCAL INCUMPRE QUINTAS-FEIRAS DE DIREITO 7 DE JULHO DE 2011 Compensação por Iniciativa do Contribuinte 2 Artigo 90º n.º 1 C.P.P.T. A compensação com créditos

Leia mais

TRIBUNAL ARBITRAL DE CONSUMO

TRIBUNAL ARBITRAL DE CONSUMO Proc. n.º 12/2017 TAC Maia Requerente: João Requerida: S.A. SUMÁRIO: Apesar da lei quadro (LOE) e da lei de execução de lei do OE, na realidade ainda não procedeu o legislador a qualquer alteração do quadro

Leia mais

DECISÃO. A situação em apreço desenvolve-se nos seguintes contornos de facto:

DECISÃO. A situação em apreço desenvolve-se nos seguintes contornos de facto: PARECER Nº 8/PP/2011-P CONCLUSÕES: 1. O simples acto de indicação de um advogado como testemunha em determinado processo judicial, tendo o mesmo recusado a depor sob a invocação do segredo profissional,

Leia mais

PARECER N.º 116/CITE/2013

PARECER N.º 116/CITE/2013 PARECER N.º 116/CITE/2013 Assunto: Parecer prévio à intenção de recusa do pedido de autorização de trabalho em regime de horário flexível de trabalhador com responsabilidades familiares, nos termos do

Leia mais

1.2. São os seguintes os factos essenciais alegados pela requerente:

1.2. São os seguintes os factos essenciais alegados pela requerente: Processo n.º 1271/2015 Requerente: António Requerida: SA 1. Relatório 1.1. O requerente, referindo que a requerida o informou de que lhe cobraria, a título de indemnização por incumprimento de uma cláusula

Leia mais

- Pedido de dispensa de sigilo profissional nº 171/ Requerimento

- Pedido de dispensa de sigilo profissional nº 171/ Requerimento - Pedido de dispensa de sigilo profissional nº 171/2009 1. Requerimento O Exmo. Sr. Dr. ( ), advogado com escritório na ( ), em ( ), veio solicitar ao Presidente do Conselho Distrital do Porto da Ordem

Leia mais

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 1/LIC-R/2010

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 1/LIC-R/2010 Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 1/LIC-R/2010 Não renovação de licença para o exercício da actividade de radiodifusão sonora de que é titular Rádio Clube

Leia mais

2. Posteriormente, no ano de 2012, a Requerente pediu escusa, e no deferimento da mesma, foi nomeado em seu lugar outro Patrono;

2. Posteriormente, no ano de 2012, a Requerente pediu escusa, e no deferimento da mesma, foi nomeado em seu lugar outro Patrono; PARECER Nº 55/PP/2012 P CONCLUSÕES: 1. Em caso de substituição de Patrono ou Defensor no âmbito do Apoio Judiciário, o nomeado e o substituído, ajustam entre si a repartição de honorários; 2. Na falta

Leia mais

PARECER NR. 33/PP/2009-P CONCLUSÃO:

PARECER NR. 33/PP/2009-P CONCLUSÃO: PARECER NR. 33/PP/2009-P CONCLUSÃO: A Para o advogado, a matéria de conflito de interesses é uma questão de consciência, competindo-lhe ajuizar se a relação de confiança que estabeleceu com um seu antigo

Leia mais

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS EM SEDE DE PROCESSO DE EXECUÇÃO

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS EM SEDE DE PROCESSO DE EXECUÇÃO De boas MANUAL DE BOAS PRÁTICAS EM SEDE DE PROCESSO DE EXECUÇÃO INTRODUÇÃO A instalação deste Juízo e a reunião de todas as acções executivas pendentes na Ilha da Madeira, impôs a necessidade de articular

Leia mais

Departamento Municipal Jurídico e de Contencioso Divisão Municipal de Estudos e Assessoria Jurídica

Departamento Municipal Jurídico e de Contencioso Divisão Municipal de Estudos e Assessoria Jurídica Concordo. Remeta-se a presente Informação ao Sr. Director do DMGUF, Arq.º Aníbal Caldas. Cristina Guimarães Chefe da Divisão de Estudos e Assessoria Jurídica 2010.05.12 N.º Inf: ( ) Ref.ª: ( ) Porto, 11/05/2010

Leia mais

CONCLUSÃO

CONCLUSÃO Insolvência pessoa singular (Apresentação) 154869843 CONCLUSÃO - 03-10-2017 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Jorge Manuel Rocha) =CLS= RELATÓRIO Nos presentes autos de acção especial de

Leia mais

TRIBUNAL ARBITRAL DE CONSUMO. Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro:

TRIBUNAL ARBITRAL DE CONSUMO. Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro: Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro: Estabelece o artigo 342.º do Código Civil que àquele que invocar um direito cabe fazer a prova dos factos constitutivos do direito

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 54/2008 Exame de processo judicial artigo 74º do EOA & 1 Dos factos O Senhor Advogado..., titular da cédula profissional n.º, com domicílio profissional sito na..., veio solicitar a pronúncia

Leia mais

ARBITRAGEM DE CONSUMO

ARBITRAGEM DE CONSUMO Processo de arbitragem Demandante: A. Demandada: B. Árbitro único: Jorge Morais Carvalho Sentença I Processo 1. O processo correu os seus termos em conformidade com o Regulamento do Centro Nacional de

Leia mais

REGIME JURÍDICO DA ARBITRAGEM SOCIETÁRIA. Artigo 1.º. (Objeto)

REGIME JURÍDICO DA ARBITRAGEM SOCIETÁRIA. Artigo 1.º. (Objeto) REGIME JURÍDICO DA ARBITRAGEM SOCIETÁRIA Artigo 1.º (Objeto) 1 O presente diploma estabelece o regime aplicável à resolução de litígios em matéria societária com recurso à arbitragem. 2 Podem ser submetidos

Leia mais

S. R. TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE GUIMARÃES

S. R. TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE GUIMARÃES PROCº 8/13YRGMR I - RELATÓRIO O Sr. Juiz do 4º Juízo Cível do Tribunal Judicial de Barcelos veio requerer a resolução do conflito de competência entre si e o Mmº Juiz do 2º Juízo Cível da mesma comarca,

Leia mais

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO 20 MAIO Área de Prática Processual Civil (5,5 Valores) GRELHA DE CORREÇÃO

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO 20 MAIO Área de Prática Processual Civil (5,5 Valores) GRELHA DE CORREÇÃO PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO 20 MAIO 2016 Área de Prática Processual Civil (5,5 Valores) GRELHA DE CORREÇÃO Grupo I (4 Valores) Imagine que a sua Cliente, sedeado no Cacém,

Leia mais

1.2. São os seguintes os factos essenciais alegados pela requerente:

1.2. São os seguintes os factos essenciais alegados pela requerente: Processo n.º 3185/2014 Requerente: António Requerida: SA 1. Relatório 1. O requerente, imputando à requerida incumprimento do contrato com ele concluído, bem como alteração unilateral das respectivas condições,

Leia mais

A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte:

A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Cria um regime de composição dos litígios emergentes de direitos de propriedade industrial quando estejam em causa medicamentos de referência e medicamentos genéricos, procedendo à quinta alteração ao

Leia mais

Parecer nº 36/PP/2010-P n/entrada nº /09/2010. Relator: Senhor Dr. Rui Assis

Parecer nº 36/PP/2010-P n/entrada nº /09/2010. Relator: Senhor Dr. Rui Assis Parecer nº 36/PP/2010-P n/entrada nº 4635 16/09/2010 Relator: Senhor Dr. Rui Assis O Exmo. Senhor Dr. F, advogado da comarca de V, em ofício que dirigiu à Comissão de Direitos Liberdades e Garantias do

Leia mais

PARECER Nº 47/PP/2011-P CONCLUSÕES

PARECER Nº 47/PP/2011-P CONCLUSÕES PARECER Nº 47/PP/2011-P CONCLUSÕES a) Não está vedado ao advogado, genericamente e em abstracto, exercer o patrocínio contra anterior cliente, impondo-se apenas verificar se tal patrocínio configurará

Leia mais

Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro: Quando as

Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro: Quando as Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro: Quando as partes, em caso de litígio resultante de um serviço público essencial, optem por recorrer a mecanismos de resolução extrajudicial

Leia mais

CIRE Código de Insolvência e Recuperação de Empresas

CIRE Código de Insolvência e Recuperação de Empresas CIRE Código de Insolvência e Recuperação de Empresas Decreto-Lei n.º 53/2004 de 18 de Março Processo n.º 1051/12.8TYVNG Tribunal do Comércio de Vila Nova de Gaia 2º Juízo Relatório do (Artigo 155º do CIRE)

Leia mais

PARECER Nº 25/PP/2014-P CONCLUSÕES

PARECER Nº 25/PP/2014-P CONCLUSÕES PARECER Nº 25/PP/2014-P CONCLUSÕES 1 Um Advogado que seja membro do Conselho Fiscal duma sociedade anónima encontra-se em situação de incompatibilidade com o exercício da Advocacia, uma vez que, mercê

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados PDSP N.º 299/08 DESPACHO Mediante requerimento recepcionado no em de de (entrada com o número de registo...) e esclarecimentos prestados em de de (entrada com o número de registo...), a Senhora Advogada,

Leia mais

Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro:

Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro: Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro: Nos termos do artigo 304.º do Código Civil, não pode ser repetida a prestação realizada espontaneamente em cumprimento de uma obrigação

Leia mais

DEONTOLOGIA (Teste de aferição de 27 de Fevereiro de 2010)

DEONTOLOGIA (Teste de aferição de 27 de Fevereiro de 2010) DEONTOLOGIA (Teste de aferição de 27 de Fevereiro de 2010) Analise as perguntas e hipóteses e responda, depois, às questões que lhe são colocadas, justificando as respostas com recurso às normas legais

Leia mais

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE)

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE) ORDEM DOS ADVOGADOS CNEF / CNA Comissão Nacional de Estágio e Formação / Comissão Nacional de Avaliação PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE) Questões de Deontologia Profissional

Leia mais

ECLI:PT:TRC:2013: TAMGR.C1

ECLI:PT:TRC:2013: TAMGR.C1 ECLI:PT:TRC:2013:60.10.6TAMGR.C1 http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:trc:2013:60.10.6tamgr.c1 Relator Nº do Documento Olga Maurício Apenso Data do Acordão 15/05/2013 Data de decisão sumária Votação

Leia mais

S. R. TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE GUIMARÃES

S. R. TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE GUIMARÃES PROCº 3686/05.6TBBRG-D.G1 O Sr. Dr. A. C. veio reclamar do despacho do Sr. Juiz da Vara Mista do Tribunal Judicial de Braga, que, admitindo o recurso de agravo, por si interposto, do despacho que indeferiu

Leia mais

Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro:

Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro: Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro: Tendo o contrato sido resolvido, não cabe apreciar da existência e validade de uma cláusula de fidelização. Processo n.º 935/2016 Requerente:

Leia mais

Título de injunção europeu

Título de injunção europeu PATRÍCIA PINTO ALVES Título de injunção europeu VERBO jurídico VERBO jurídico Título de injunção europeu: 2 Título de injunção europeu PATRÍCIA PINTO ALVES Mestre em Direito pela Escola de Direito da Universidade

Leia mais

PARECER Nº 51/PP/2015-P CONCLUSÕES 1 - A

PARECER Nº 51/PP/2015-P CONCLUSÕES 1 - A PARECER Nº 51/PP/2015-P CONCLUSÕES 1 - A questão do conflito de interesses, no que ao exercício da Advocacia diz respeito, encontra-se regulada no artigo 99º do EOA. 2 - A referida norma funda-se em razões

Leia mais

TRIBUNAL ARBITRAL DE CONSUMO

TRIBUNAL ARBITRAL DE CONSUMO Proc. n.º 03/2016 Requerente: Sara Requerida: S.A. 1. Relatório 1.1. A Requerente, pretendendo a resolução do vinculo contratual que a une com a Requerida, vem alegar, em sede de petição inicial, que:

Leia mais

CÓDIGO DE PROCESSO PENAL Normas relevantes em matérias de comunicação social. Artigo 86.º Publicidade do processo e segredo de justiça

CÓDIGO DE PROCESSO PENAL Normas relevantes em matérias de comunicação social. Artigo 86.º Publicidade do processo e segredo de justiça CÓDIGO DE PROCESSO PENAL Normas relevantes em matérias de comunicação social Artigo 86.º Publicidade do processo e segredo de justiça 1 - O processo penal é, sob pena de nulidade, público, ressalvadas

Leia mais

INCIDENTE de ESCUSA Nº 252/11.0YRPRT I RELATÓRIO

INCIDENTE de ESCUSA Nº 252/11.0YRPRT I RELATÓRIO INCIDENTE de ESCUSA Nº 252/11.0YRPRT I RELATÓRIO A) B, Juiz de Direito em exercício de funções no 1º Juízo do Tribunal de Trabalho de Vila Nova de Gaia, veio requerer «pedido de escusa» de intervenção

Leia mais

CONSULTA N.º 13/2007

CONSULTA N.º 13/2007 CONSULTA N.º 13/2007 Relator: SANDRA BARROSO E RUI SOUTO Requerente: Discussão: sessão plenária de 17 de Maio de 2007 Aprovação: sessão plenária de 17 de Maio de 2007 Assunto: Honorários no âmbito de uma

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0433/08 Data do Acordão: 09-10-2008 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO JORGE LINO OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL INQUIRIÇÃO

Leia mais

DA ADvoCACiA CoM o exercício De outra ACtiviDADe PúBliCA

DA ADvoCACiA CoM o exercício De outra ACtiviDADe PúBliCA incompatibilidade Do exercício DA ADvoCACiA CoM o exercício De outra ACtiviDADe PúBliCA Proc. n.º 4/PP/2012-G relator: Dr. Marcelino Pires Parecer o requerente vem pedir parecer sobre a eventual incompatibilidade

Leia mais

ARBITRAGEM DE CONSUMO

ARBITRAGEM DE CONSUMO Decisão arbitral Requerente: A Requerida: B I. Ao abrigo do art. 15.º, n.º 1, da Lei 23/96, de 26 de julho, com a redação que lhe foi dada pela Lei n.º 6/2011, de 10 de março, a arbitragem teve início

Leia mais

Versão para audições 26/9/2005. Exposição de Motivos

Versão para audições 26/9/2005. Exposição de Motivos Incentivos excepcionais para o descongestionamento das pendências judiciais, desistência de acções executivas por dívida de custas e alteração do regime fiscal dos créditos incobráveis para efeitos do

Leia mais

TRIBUNAL CONSTITUCIONAL ACÓRDÃO N. 116/2010. Acordam em Conferência, no plenário do Tribunal Constitucional:

TRIBUNAL CONSTITUCIONAL ACÓRDÃO N. 116/2010. Acordam em Conferência, no plenário do Tribunal Constitucional: ., REPúBLICA DE ANGOLA Processo n 149/2009 TRIBUNAL CONSTITUCIONAL ACÓRDÃO N. 116/2010 (Recurso Extraordinário de Inconstitucionalidade) Acordam em Conferência, no plenário do Tribunal Constitucional:

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 8/2009 Conflito de Interesses QUESTÃO O Senhor Dr. A vem solicitar que o emita parecer sobre uma situação de eventual conflito de interesses. O enquadramento factual, tal como exposto pelo

Leia mais

Agenda da Sessão. 1. Breve abordagem acerca das Ações Executivas Cíveis. 2. Processos Executivos Cíveis

Agenda da Sessão. 1. Breve abordagem acerca das Ações Executivas Cíveis. 2. Processos Executivos Cíveis Agenda da Sessão 1. Breve abordagem acerca das Ações Executivas Cíveis 2. Processos Executivos Cíveis 3. Aviso n.º 7530-A/2016 D.R., 2.ª Série, n.º 113, de 15 de junho de 2016 4. Novos Deveres dos Agentes

Leia mais

Manhãs do Direito 13 novembro de 2012 DULCE DINIS FERREIRA

Manhãs do Direito 13 novembro de 2012 DULCE DINIS FERREIRA Manhãs do Direito 13 novembro de 2012 DULCE DINIS FERREIRA 1 A RESTITUIÇÃO DO MONTANTE PAGO PELO CONTRUBINTE PODE RESVESTIR DUAS FORMAS: Por iniciativa da Administração Fiscal Art.º89 CPPT Compensação

Leia mais

Deliberação. Atentando na referida cópia, o documento tem o seguinte título: Provimento

Deliberação. Atentando na referida cópia, o documento tem o seguinte título: Provimento Deliberação Remetido do Tribunal Judicial da Comarca de Gondomar, datado de 28/04/2010 e subscrito pela Exma. Senhora Juíza de Direito Presidente daquele Tribunal, foi recebido neste Conselho Distrital,

Leia mais

Departamento Municipal Jurídico e de Contencioso Divisão Municipal de Estudos e Assessoria Jurídica

Departamento Municipal Jurídico e de Contencioso Divisão Municipal de Estudos e Assessoria Jurídica Concordo. Remeta-se à DMGU, ao Sr. Arquitecto Aníbal Caldas. Sofia Lobo Chefe da Divisão de Contencioso e Apoio à Contratação Pela Chefe de Divisão de Estudos e Assessoria Jurídica, nos termos da Ordem

Leia mais

PARECER Nº 47/PP/2013-P CONCLUSÕES 1. O

PARECER Nº 47/PP/2013-P CONCLUSÕES 1. O 1 PARECER Nº 47/PP/2013-P CONCLUSÕES 1. O nº1 do artº 74º do E.O.A. dispõe que No exercício da sua profissão, o advogado tem o direito de solicitar em qualquer tribunal ou repartição pública o exame de

Leia mais

Processo de arbitragem

Processo de arbitragem Processo de arbitragem Demandante: A Demandada: B Árbitro único: Jorge Morais Carvalho Secretária do processo: Joana Filipa Cavaco Sentença I Processo 1. O processo correu os seus termos em conformidade

Leia mais

- Dispensa de Segredo Profissional nº 164/SP/2012-P PARECER

- Dispensa de Segredo Profissional nº 164/SP/2012-P PARECER - Dispensa de Segredo Profissional nº 164/SP/2012-P PARECER I. Por comunicação registada com o nº, recebida a 29/05/2012, pela Secretaria do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados, a Mma. Juiz

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 066/13 Data do Acordão: 06-02-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo RECLAMAÇÃO SUSPENSÃO DA EXECUÇÃO

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 48/2008 Conflito de interesses 1& Da consulta Por e-mail datado de... de... de... (entrada com o número de registo...) e esclarecimentos prestados em de... de... (entrada com o número de registo...)

Leia mais

Notificada a recorrente da participação apresentada, veio pronunciar-se por escrito nos termos que constam de fls. 11, dizendo o seguinte:

Notificada a recorrente da participação apresentada, veio pronunciar-se por escrito nos termos que constam de fls. 11, dizendo o seguinte: > Conselho Superior > Acórdão CS n.º R-09/2007, de 25 de Maio de 2007 Vem o presente recurso interposto de um acórdão do Conselho Distrital de, que em sessão plenária de 21 de Setembro de 2006, aprovou

Leia mais

CIRE Código de Insolvência e Recuperação de Empresas

CIRE Código de Insolvência e Recuperação de Empresas CIRE Código de Insolvência e Recuperação de Empresas Decreto-Lei n.º 53/2004 de 18 de Março Processo n.º 79/12.2TBPFR Tribunal Judicial de Paços de Ferreira 1º Juízo Relatório do (Artigo 155º do CIRE)

Leia mais

Departamento Jurídico Sector Jurídico e do Contencioso P.º CC 81/2008 SJC INFORMAÇÃO

Departamento Jurídico Sector Jurídico e do Contencioso P.º CC 81/2008 SJC INFORMAÇÃO P.º CC 81/2008 SJC INFORMAÇÃO ASSUNTO: Emissão de certidão Emolumentos Apoio Judiciário Requisitos. DESCRIÇÃO E ANÁLISE DO PROBLEMA: Pela nota interna n.º 615, de 03/06/2008 (P.º RC0312SAI), o SAID remeteu

Leia mais

Comarca do Porto Porto - Inst. Central - 1ª Secção de Execução - J3 CONCLUSÃO Questão prévia: Valor da causa:

Comarca do Porto Porto - Inst. Central - 1ª Secção de Execução - J3 CONCLUSÃO Questão prévia: Valor da causa: 372407808 CONCLUSÃO - 09-09-2016 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão de Direito Filomena Jesus Vieira Pacheco) =CLS= Questão prévia: Atenta a data da propositura dos presentes embargos de executado,

Leia mais

PROPOSTA DE LEI N.º 47/X. Exposição de Motivos

PROPOSTA DE LEI N.º 47/X. Exposição de Motivos PROPOSTA DE LEI N.º 47/X Exposição de Motivos 1. O Programa do XVII Governo Constitucional assumiu como prioridade a melhoria da resposta judicial, a consubstanciar, designadamente, por medidas de descongestionamento

Leia mais

DO CÍRCULO DE LISBOA. move o Sindicato Nacional do Ensino Superior, diz a Ré UNIVERSIDADE A).- POR EXCEPÇÃO (ILEGITIMIDADE PASSIVA)

DO CÍRCULO DE LISBOA. move o Sindicato Nacional do Ensino Superior, diz a Ré UNIVERSIDADE A).- POR EXCEPÇÃO (ILEGITIMIDADE PASSIVA) EXMO. SR. DR. JUIZ DO TRIBUNAL ADMINISTRATIVO DO CÍRCULO DE LISBOA Proc. nº 526/12.3BELSB 2ª U. O. CONTESTANDO, no processo em epígrafe referenciado que lhe move o Sindicato Nacional do Ensino Superior,

Leia mais

2.º Curso de Estágio de 2005 TESTE DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL

2.º Curso de Estágio de 2005 TESTE DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL 2.º Curso de Estágio de 2005 TESTE DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL Analise a hipótese que a seguir se enuncia e responda, depois, às questões suscitadas sobre a mesma, fundamentando as respostas não só com

Leia mais

Processo de arbitragem

Processo de arbitragem Processo de arbitragem Demandante: A Demandada: B Árbitro único: Jorge Morais Carvalho Secretária do processo: Maria Inês Mata Resumo (elaborado pelo árbitro): Prescrevem no prazo de seis meses, contados

Leia mais

REQUERIMENTO DE AUTORIZAÇÃO DO REGIME DE ACUMULAÇÃO DE FUNÇÕES

REQUERIMENTO DE AUTORIZAÇÃO DO REGIME DE ACUMULAÇÃO DE FUNÇÕES do Norte REQUERIMENTO DE AUTORIZAÇÃO DO REGIME DE ACUMULAÇÃO DE FUNÇÕES DATA DE Nº DO PROCESSO 1 EXMO. (ª) SR. (ª): 1 2 NATUREZA DA ACUMULAÇÃO: Pública Privada FASE: Inicial Renovação 2 Situação no serviço

Leia mais

CONCLUSÃO =CLS= Proc.Nº 2952/17.2T8BRR. Insolvência pessoa singular (Apresentação)

CONCLUSÃO =CLS= Proc.Nº 2952/17.2T8BRR. Insolvência pessoa singular (Apresentação) Insolvência pessoa singular (Apresentação) 372152053 CONCLUSÃO - 04-01-2018 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Adjunto João Sampaio) =CLS= I Relatório João Miguel Dinis de Almeida, solteiro, contribuinte

Leia mais

CONCLUSÃO =CLS= Proc.Nº 1626/17.9T8VNF. Insolvência pessoa coletiva (Requerida)

CONCLUSÃO =CLS= Proc.Nº 1626/17.9T8VNF. Insolvência pessoa coletiva (Requerida) CONCLUSÃO - 14-12-2017 Insolvência pessoa coletiva (Requerida) 156013542 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Adjunto Pedro Alexandre Paixão) =CLS= NOVO BANCO, S.A., pessoa coletiva número 513204016,

Leia mais

CONCLUSÃO =CLS= Proc.Nº 2888/17.7T8AVR. Insolvência pessoa singular (Apresentação)

CONCLUSÃO =CLS= Proc.Nº 2888/17.7T8AVR. Insolvência pessoa singular (Apresentação) Insolvência pessoa singular (Apresentação) 98861538 CONCLUSÃO - 28-09-2017 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Adjunto Amélia Rodrigues Nogueira) =CLS= SENTENÇA RELATÓRIO FRANCISCO ANTÓNIO FONSECA

Leia mais