Que, por isso, a nota de honorários da Exma. Colega, apresentada a ( ), foi enviada ao colega Dr. ( ), mandatário do filho ( ).

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Que, por isso, a nota de honorários da Exma. Colega, apresentada a ( ), foi enviada ao colega Dr. ( ), mandatário do filho ( )."

Transcrição

1 1 - Dispensa de Segredo Profissional nº 196/SP/2010-P I. PEDIDO Por comunicação electrónica de , dirigida ao Senhor Presidente do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados, a Senhora Advogada, Dra. ( ), titular da cédula profissional nº. ( ), com escritório em ( ), à ( ), requer dispensa de segredo profissional para o efeito de: - Juntar ao processo de oposição a execução nº. ( ), do ( ), telecópia remetida pela Exma. Colega requerente, em , ao Senhor Advogado, Dr. ( ), a qual acompanhava nota de honorários dirigida a ( ), por serviços prestados em três processos judiciais, bem como telecópia de resposta, remetida pelo Senhor Advogado, Dr. ( ), à Exma. Colega requerente, em data não perceptível no documento anexo ao pedido; e de - Ser inquirida, como testemunha, no identificado processo, a funcionária forense da Senhora Advogada requerente, Senhora D. ( ), à matéria dos itens 7º., 10º., 11º., 28º., 39º., 41º., 47º. e 48º. da contestação à petição de oposição à execução. Alega ter patrocinado ( ) em três processos judiciais, designadamente no de inventário por óbito da mulher. Que durante cerca de 4 anos, trabalhou no interesse do pai e dos três filhos, tentando alcançar entre eles um acordo para a partilha dos bens, o que só foi conseguido no decurso do processo de inventário, como documentou, a requerente patrocinando o pai, o Exmo. Senhor Dr. ( ) patrocinando um dos filhos, ( ). Que, no inventário, todos os bens foram adjudicados aos filhos do constituinte, que se obrigaram a repartir entre si, todas as despesas do pai tendo sido, expressa e verbalmente, acordado entre todos que os custos com os honorários da Senhora Advogada requerente seriam suportados pelos três filhos. Que, por isso, a nota de honorários da Exma. Colega, apresentada a ( ), foi enviada ao colega Dr. ( ), mandatário do filho ( ). Que, não tendo o ( ) pago a respectiva quota parte da nota de honorários apresentada, foi instaurada injunção pela Senhora Advogada requerente, aposta fórmula executória,

2 2 deduzida execução e oposição a esta, na qual o executado/oponente alegou, entre mais, nunca ter a Exma. Colega requerente praticado quaisquer actos como sua mandatária, que, apesar do equívoco que constituiu o seu mandato (...), o valor justo para os honorários desta (Senhora Advogada requerente seria 100,00 (cem euros), valor já pago pelo executado, que nunca foi solicitado a pagar quaisquer honorários. Que doença que sobreveio ao cliente impede-o de prestar declarações no processo. Juntou as pertinentes peças processuais e as telecópias referidas. II. ENQUADRAMENTO O segredo profissional, um dos princípios basilares do exercício da advocacia, está previsto, e vem regulado, quer no art. 87º. EOA, quer no Regulamento de Dispensa de Segredo Profissional, com o nº. 94/2006, OA, 2ª. série, de 25 de Maio de 2006, aprovado pelo Conselho Geral da Ordem dos Advogados, e publicado no Diário da República, 2ª. série, nº. 113, de 12 de Junho de 2006, a págs (encontra-se também disponível para consulta no portal da Internet da Ordem dos Advogados em em Regras Profissionais > Regulamentação Aprovada pela OA). Prevê-se, como regra, no art. 87º. EOA, que o Advogado está obrigado a guardar segredo profissional no que respeita a todos os factos cujo conhecimento lhe advenha do exercício das suas funções ou da prestação dos seus serviços. A obrigação de segredo existe quer o serviço solicitado ou cometido ao advogado envolva ou não representação judicial ou extrajudicial, quer deva ou não ser remunerado, quer o advogado haja ou não chegado a aceitar e a desempenhar a representação ou serviço, o mesmo acontecendo para todos os advogados que, directa ou indirectamente, tenham qualquer intervenção no serviço art. 87º.-2 EOA. O segredo profissional abrange ainda documentos ou outras coisas que se relacionem, directa ou indirectamente, com os factos sujeitos a sigilo cfr. nº. 3 do referido art. 87º. EOA.

3 3 Por sua vez, o art. 87º.-4 EOA determina que, mediante prévia autorização do presidente do conselho distrital, o advogado pode revelar factos abrangidos pelo segredo profissional, desde que tal se mostre absolutamente necessário para a defesa da dignidade, direitos e interesses legítimos do próprio advogado ou do cliente ou seus representantes. O art. 4º. do RDSP acentua que a dispensa do segredo profissional tem carácter de excepcionalidade e determina que o Presidente do Conselho Distrital deve aferir da essencialidade, actualidade, exclusividade e imprescindibilidade do meio de prova sujeito a segredo, analisando para tal os elementos de facto trazidos aos autos pelo requerente da dispensa. A concessão de autorização de dispensa de guardar sigilo só pode respeitar a factos ou documentos relativos a matéria que esteja a coberto do regime do segredo profissional e, como é patente, supõe que os referidos factos ou documentos não sejam revelados antes da solicitação do pedido de dispensa. III. APRECIAÇÃO Não sofre dúvida que a junção aos autos de oposição a execução identificados, da troca de correspondência entre a Exma. Colega requerente e o Sr. Dr. ( ), está a coberto do sigilo profissional, visto que se trata de factos relacionados com o exercício da profissão e por causa desse exercício. E, embora nada seja dito acerca da funcionária forense da Senhora Advogada requerente, é de presumir que os factos desta conhecidos o tenham sido em colaboração com aquela, no exercício da respectiva actividade profissional art. 87º.-7 EOA. Também não sofre dúvida, já adiantamos, que o pedido deve ser deferido, quer quanto à junção de documentos, quer aqui parcialmente quanto ao depoimento da Senhora funcionária forense. É pedido o depoimento aos itens 7º., 10º., 11º., 28º., 39º., 41º., 47º. e 48º. da contestação à oposição.

4 4 Dizem estes itens: - 7º. Ora, o assinante deste aviso, é o sogro do aqui Oponente, e também seu procurador. - 10º. Na verdade, o sogro do Executado, ( ), é o procurador do Executado, conforme o mesmo refere no seu articulado, item 46º. - 11º. Não tendo recebido a notificação provinda do Balcão Nacional de Injunções porque não o quis fazer. - 28º. De facto desde há cerca de dois anos que a Exequente não teve qualquer contacto com o Executado, pelo que nada sabe quanto a se aquele trabalha, ou não, no estrangeiro. - 39º. A verdade é que durante vários anos a Exequente pugnou pela realização de uma justa composição do litígio, através de transacção que pusesse fim ao processo de Inventário n.º ( ) que opunha ( ) aos seus filhos, ( ),( ) e ao aqui ( ). - 41º. Isto graças, ao esforço e dedicação da Exequente, em tentar solucionar o diferendo familiar. - 47º. Acresce que o próprio executado, foi protelando o pagamento do valor dos honorários, invocando necessidades financeiras. - 48º. A Exequente foi sempre acedendo aos pedidos, mas, acabou por constatar que o executado, pura e simplesmente, se quis furtar de liquidar os referidos valores. Ora, já se vê que a matéria dos itens 7º. e 10º. é susceptível de prova por documentos, só sendo, mesmo, passível de prova documental. No mais, afigura-se-nos que, quer a junção da correspondência trocada, quer o depoimento requerido, são imprescindíveis, na medida em que indispensáveis (e não meramente úteis) face ao objectivo que a parte se propõe; são essenciais, porque enquanto elementos objectivos, são determinantes para a averiguação da actuação de exequente e executado/oponente; são exclusivos, na medida em que não há meio de prova que se lhe substitua; e são actuais, já que a situação que configuram não são hipotéticas e decorrem da necessidade de fazer prova em processo pendente.

5 5 IV. DECISÃO Atenta a verificação dos pressupostos de que depende a junção da correspondência trocada entre colegas e o depoimento da Senhora funcionária forense, vai deferido o pedido, autorizando-se a Senhora Advogada, Dra. ( ), a juntar aos autos de oposição a execução nº. ( ), do ( ): - telecópia remetida pela Exma. Colega requerente, em , ao Senhor Advogado, Dr. ( ), a qual acompanhava nota de honorários dirigida a ( ), por serviços prestados em três processos judiciais; e - telecópia de resposta, remetida pelo Senhor Advogado, Dr. ( ) à Exma. Colega requerente, e autorizando-se a Senhora funcionária forense, ( ), a depor, como testemunha, no referido processo de oposição a execução nº. ( ), do ( ), à matéria dos itens 11º., 28º., 39º., 41º., 47º. e 48º. da contestação à petição de oposição à execução. Notifique. Viana do Castelo, 25 de Outubro de 2010 O Vogal do Conselho Distrital (com competência delegada pelo Presidente do Conselho Distrital, ao abrigo do disposto no artigo 2º., nº. 3, do Regulamento de Dispensa de Segredo Profissional), António Rio Tinto Costa

- Dispensa de Segredo Profissional nº 47/SP/2009-P

- Dispensa de Segredo Profissional nº 47/SP/2009-P - Dispensa de Segredo Profissional nº 47/SP/2009-P Através de comunicação escrita, registada com o nº ( ), recebida a 26/02/2010 pela Secretaria do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados, o

Leia mais

Mas, o dever de sigilo não é absoluto. Há casos, excepcionais, em que a justiça ficaria abalada se a dispensa de sigilo não procedesse.

Mas, o dever de sigilo não é absoluto. Há casos, excepcionais, em que a justiça ficaria abalada se a dispensa de sigilo não procedesse. ALGUMAS NOTAS PRÁTICAS SOBRE PEDIDOS DE DISPENSA DO SIGILO PROFISSIONAL Caros e Caras Colegas, Incontestavelmente, o segredo profissional é um princípio deontológico fundamental da advocacia e a base da

Leia mais

O Requerente salienta mesmo que é a única pessoa que sabe que as tornas agora exigidas foram efectivamente pagas.

O Requerente salienta mesmo que é a única pessoa que sabe que as tornas agora exigidas foram efectivamente pagas. - Dispensa de Segredo Profissional nº 168/2008 1. Requerimento O Exmo. Sr. Dr. ( ), Advogado (CP nº ( )), com escritório na ( ), em ( ), veio requerer a dispensa de guardar segredo profissional para prestar

Leia mais

Junta cópias do referenciado Acordo, da Oposição à Penhora e Contestação.

Junta cópias do referenciado Acordo, da Oposição à Penhora e Contestação. - Dispensa de Segredo Profissional nº 250/2008 1. Requerimento Através de carta, registada com o nº ( ), recebida a ( ) pela Secretaria do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados, o Exmo. Sr.

Leia mais

O dever de guardar segredo profissional corresponde a um princípio basilar do exercício da advocacia.

O dever de guardar segredo profissional corresponde a um princípio basilar do exercício da advocacia. - Dispensa de Segredo Profissional nº 108/2008 1. Requerimento O Exmo. Sr. Dr. ( ), Advogado (CP nº ( )P), com escritório à ( ), no ( ), veio pedir dispensa do dever de guardar segredo profissional, com

Leia mais

Tal como se encontra formulado, o pedido tem de ser liminarmente rejeitado.

Tal como se encontra formulado, o pedido tem de ser liminarmente rejeitado. - Dispensa de Segredo Profissional nº 70/2009 Através de comunicação por via electrónica, registada com o nº ( ), recebida a 16/03/2009 pela Secretaria do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados,

Leia mais

- Dispensa de Segredo Profissional nº 196/ Requerimento

- Dispensa de Segredo Profissional nº 196/ Requerimento - Dispensa de Segredo Profissional nº 196/2009 1. Requerimento O Exmo. Sr. Dr. ( ), advogado com escritório na ( ), em ( ), veio solicitar ao Presidente do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados

Leia mais

- Dispensa de Segredo Profissional nº 116/ Requerimento

- Dispensa de Segredo Profissional nº 116/ Requerimento - Dispensa de Segredo Profissional nº 116/2009 1. Requerimento O Exmo. Sr. Dr. ( ), advogado com escritório ( ), ( ), no ( ), veio solicitar ao Presidente do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados

Leia mais

- Dispensa de Segredo Profissional nº 241/ Requerimento

- Dispensa de Segredo Profissional nº 241/ Requerimento - Dispensa de Segredo Profissional nº 241/2009 1. Requerimento O Exmo. Sr. Dr. ( ), advogado com escritório no ( ), em ( ), veio solicitar ao Presidente do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados

Leia mais

3. Como requerer a dispensa de segredo profissional? Prazo, fundamentação e documentação

3. Como requerer a dispensa de segredo profissional? Prazo, fundamentação e documentação 1. Quem está sujeito ao segredo profissional? Todos os associados da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (OSAE) estão obrigados a manter reserva sobre quaisquer matérias que lhes estejam

Leia mais

Regulamento de Dispensa de Segredo Profissional

Regulamento de Dispensa de Segredo Profissional Regulamento de Dispensa de Segredo Profissional Regulamento n.º 94/2006 OA (2ª Série), de 25 de Maio de 2006 / ORDEM DOS ADVOGADOS. Conselho Geral. - Regulamento de dispensa de segredo profissional. Diário

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 10/2009 Carta trocada entre Advogados QUESTÃO Através do ofício n.º..., datado de... (entrada com o número de registo... de...), a Senhora Juiz da... veio solicitar ao a emissão de parecer

Leia mais

1. Um advogado patrocinou o réu numa acção declarativa ordinária e, finda esta, informou o cliente do montante da conta de despesas e honorários;

1. Um advogado patrocinou o réu numa acção declarativa ordinária e, finda esta, informou o cliente do montante da conta de despesas e honorários; PARECER Nº 56/PP/2008-P CONCLUSÃO: A Não há conflito de interesses, que só surge entre os interesses de mais do que um cliente, quando o advogado representa o cabeça-de-casal de uma herança que pertence

Leia mais

PARECER NR. 33/PP/2009-P CONCLUSÃO:

PARECER NR. 33/PP/2009-P CONCLUSÃO: PARECER NR. 33/PP/2009-P CONCLUSÃO: A Para o advogado, a matéria de conflito de interesses é uma questão de consciência, competindo-lhe ajuizar se a relação de confiança que estabeleceu com um seu antigo

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 13/2009 Quebra de Sigilo Profissional QUESTÃO Através do ofício n.º..., datado de... (entrada com o número de registo... de...), o Senhor Juiz da... veio solicitar a pronúncia do, nos termos

Leia mais

Aprovado por unanimidade em Assembleia Geral Ordinária de

Aprovado por unanimidade em Assembleia Geral Ordinária de Regulamento de aconselhamento deontológico para efeitos de divulgação de informação confidencial e dispensa do segredo profissional PREÂMBULO O segredo profissional tem por finalidade respeitar e proteger

Leia mais

- Diz ser Presidente da Assembleia de Freguesia, da freguesia onde reside, e pergunta:

- Diz ser Presidente da Assembleia de Freguesia, da freguesia onde reside, e pergunta: 1 PARECER Nº 35/PP/2010-P CONCLUSÕES: A) O exercício da advocacia é inconciliável com qualquer cargo, função ou actividade que possam afectar a isenção, a independência e a dignidade da profissão; B) Não

Leia mais

ESTATUTO DA OASTP. Artigo 54.º Do Advogado como Servidor da Justiça e do Direito, sua independência e Isenção

ESTATUTO DA OASTP. Artigo 54.º Do Advogado como Servidor da Justiça e do Direito, sua independência e Isenção Artigo 54.º Do Advogado como Servidor da Justiça e do Direito, sua independência e Isenção 1. O advogado deve, no exercício da profissão e fora dele, considerar-se um servidor da justiça e do direito e,

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 15/2009 Nota de Honorários QUESTÃO O Senhor Advogado, Dr..., vem solicitar que o emita parecer sobre a necessidade de requerer a dispensa de segredo profissional para, em representação de

Leia mais

b) Recebeu, depois, da Colega, parte dos processos em causa, cada um deles acompanhado de substabelecimento, sem reserva, emitido a seu favor;

b) Recebeu, depois, da Colega, parte dos processos em causa, cada um deles acompanhado de substabelecimento, sem reserva, emitido a seu favor; PARECER N. 35/PP/2008-P CONCLUSÕES: I Os substabelecimentos, com ou sem reserva, não produzem efeitos enquanto não forem aceites, aceitação que pode ser manifestada no próprio instrumento de substabelecimento,

Leia mais

Refere que a indicada ( ) não respeitou todos os termos do acordo que a dita partilha envolvia.

Refere que a indicada ( ) não respeitou todos os termos do acordo que a dita partilha envolvia. - Dispensa de Segredo Profissional nº 209/2008 1. Requerimento A Exma. Sra. Dra. ( ), Advogada [CP nº ( )], com escritório ( ), em ( ), veio requerer a dispensa de guardar segredo profissional com vista

Leia mais

PARECER Nº 25/PP/2014-P CONCLUSÕES

PARECER Nº 25/PP/2014-P CONCLUSÕES PARECER Nº 25/PP/2014-P CONCLUSÕES 1 Um Advogado que seja membro do Conselho Fiscal duma sociedade anónima encontra-se em situação de incompatibilidade com o exercício da Advocacia, uma vez que, mercê

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 41/2008 Sigilo profissional CONSULTA O Senhor Engenheiro..., antigo cliente do Senhor Advogado consulente, Dr...., intentou uma acção crime contra o filho,..., por crimes de burla e abuso

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 46/2008 Sigilo Profissional Assunto: Incidente de quebra do sigilo profissional artigo 135º do Código de Processo Penal, aplicável ao processo civil por força do disposto no n.º 4 do artigo

Leia mais

I. Por comunicação escrita dirigida ao Bastonário da Ordem dos Advogados, datada de ( ), a Sra. Dra. ( ), Advogada, veio expor o que segue:

I. Por comunicação escrita dirigida ao Bastonário da Ordem dos Advogados, datada de ( ), a Sra. Dra. ( ), Advogada, veio expor o que segue: Processo de Parecer n.º 35/PP/2017-G Requerente: ( ) Relator: Dr. Pedro Costa Azevedo I. Por comunicação escrita dirigida ao Bastonário da Ordem dos Advogados, datada de ( ), a Sra. Dra. ( ), Advogada,

Leia mais

Contudo, por mero lapso informático, as missivas oriundas do seu escritório continham uma menção expressa de confidencialidade.

Contudo, por mero lapso informático, as missivas oriundas do seu escritório continham uma menção expressa de confidencialidade. - Dispensa de Segredo Profissional nº 143/2008 Através de comunicação escrita, registada com o nº ( ), recebida a ( ) pela Secretaria do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados, o Exmo. Sr.

Leia mais

Processo de Parecer n.º 14/PP/2017-G Relator: Dr. Pedro Costa Azevedo

Processo de Parecer n.º 14/PP/2017-G Relator: Dr. Pedro Costa Azevedo Processo de Parecer n.º 14/PP/2017-G Relator: Dr. Pedro Costa Azevedo I. Por comunicação escrita dirigida ao Conselho Geral da Ordem dos Advogados, a sociedade ( ) solicitou parecer acerca da necessidade

Leia mais

EXAME NACIONAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO

EXAME NACIONAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO Comissão Nacional de Avaliação EXAME NACIONAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE) Deontologia Profissional (6 Valores) DE CORREÇÃO 18 de Dezembro de 2015 QUESTÃO 1 (2Valores) Exma(o) Colega, Adquirindo brevemente

Leia mais

Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro:

Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro: Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro: Havendo título executivo anterior à entrada em vigor da Lei n.º 6/2011, de 10 de Março, a oposição da Requerente deve ser deduzida

Leia mais

Nessa carta, o Advogado da empresa requerida afirmava que a sua constituinte efectuaria o pagamento da dívida reclamada em prestações.

Nessa carta, o Advogado da empresa requerida afirmava que a sua constituinte efectuaria o pagamento da dívida reclamada em prestações. - Dispensa de Segredo Profissional nº 203/2008 Decisão Convidada a aperfeiçoar o seu requerimento de dispensa de sigilo profissional, esclarecendo os factos que o S/ cliente pretende provar e juntando

Leia mais

Não prestou declarações, sem antes saber qual a posição do Conselho Distrital sobre esta matéria, colocando a final a seguinte questão:

Não prestou declarações, sem antes saber qual a posição do Conselho Distrital sobre esta matéria, colocando a final a seguinte questão: PARECER nº 8/PP/2015-P CONCLUSÕES 1. Os atos, tradicionalmente próprios da função notarial e os atos de registo on line, praticados pelo advogado no âmbito das competências que lhe foram atribuídas, considerados

Leia mais

- Dispensa de Segredo Profissional nº 164/SP/2012-P PARECER

- Dispensa de Segredo Profissional nº 164/SP/2012-P PARECER - Dispensa de Segredo Profissional nº 164/SP/2012-P PARECER I. Por comunicação registada com o nº, recebida a 29/05/2012, pela Secretaria do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados, a Mma. Juiz

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 48/2008 Conflito de interesses 1& Da consulta Por e-mail datado de... de... de... (entrada com o número de registo...) e esclarecimentos prestados em de... de... (entrada com o número de registo...)

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados PDSP N.º 299/08 DESPACHO Mediante requerimento recepcionado no em de de (entrada com o número de registo...) e esclarecimentos prestados em de de (entrada com o número de registo...), a Senhora Advogada,

Leia mais

ECLI:PT:TRC:2013: TAMGR.C1

ECLI:PT:TRC:2013: TAMGR.C1 ECLI:PT:TRC:2013:60.10.6TAMGR.C1 http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:trc:2013:60.10.6tamgr.c1 Relator Nº do Documento Olga Maurício Apenso Data do Acordão 15/05/2013 Data de decisão sumária Votação

Leia mais

DECISÃO. A situação em apreço desenvolve-se nos seguintes contornos de facto:

DECISÃO. A situação em apreço desenvolve-se nos seguintes contornos de facto: PARECER Nº 8/PP/2011-P CONCLUSÕES: 1. O simples acto de indicação de um advogado como testemunha em determinado processo judicial, tendo o mesmo recusado a depor sob a invocação do segredo profissional,

Leia mais

FASE DE FORMAÇÃO INICIAL. Programa Nacional de Deontologia e Ética Profissionais do Advogado DEONTOLOGIA PROFISSIONAL ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA

FASE DE FORMAÇÃO INICIAL. Programa Nacional de Deontologia e Ética Profissionais do Advogado DEONTOLOGIA PROFISSIONAL ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA FASE DE FORMAÇÃO INICIAL Programa Nacional de Deontologia e Ética Profissionais do Advogado DEONTOLOGIA PROFISSIONAL E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA 1º 1. A Deontologia Profissional. 2. A Deontologia no domínio

Leia mais

DEONTOLOGIA (Teste de aferição de 27 de Fevereiro de 2010)

DEONTOLOGIA (Teste de aferição de 27 de Fevereiro de 2010) DEONTOLOGIA (Teste de aferição de 27 de Fevereiro de 2010) Analise as perguntas e hipóteses e responda, depois, às questões que lhe são colocadas, justificando as respostas com recurso às normas legais

Leia mais

CNEF FASE DE FORMAÇÃO INICIAL PROGRAMA DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA

CNEF FASE DE FORMAÇÃO INICIAL PROGRAMA DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA CNEF FASE DE FORMAÇÃO INICIAL PROGRAMA DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA 1º 1. A Deontologia Profissional: noção e análise comparativa com a Deontologia no domínio das demais profissões

Leia mais

PARECER Nº 47/PP/2011-P CONCLUSÕES

PARECER Nº 47/PP/2011-P CONCLUSÕES PARECER Nº 47/PP/2011-P CONCLUSÕES a) Não está vedado ao advogado, genericamente e em abstracto, exercer o patrocínio contra anterior cliente, impondo-se apenas verificar se tal patrocínio configurará

Leia mais

A LGT no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting

A LGT no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting Audit Tax Advisory Consulting Domicílio fiscal O domicílio fiscal integra a caixa postal eletrónica, nos termos do serviço público de caixa postal eletrónica (Decreto-Lei n.º 112/2006, de 9 de Junho, e

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 5/2008 Conflito de interesses Por requerimento que deu entrada nos serviços deste da Ordem dos Advogados no dia de de, com o nº..., veio o Exmo. Sr. Juiz de Direito..., no âmbito do Processo

Leia mais

PARECER NR. 48/PP/2009-P CONCLUSÕES

PARECER NR. 48/PP/2009-P CONCLUSÕES 1 PARECER NR. 48/PP/2009-P CONCLUSÕES A O advogado deve recusar o patrocínio de uma questão conexa com outra em que represente a parte contrária. B - O advogado não pode aconselhar, representar ou agir

Leia mais

CONSULTA N.º 13/2007

CONSULTA N.º 13/2007 CONSULTA N.º 13/2007 Relator: SANDRA BARROSO E RUI SOUTO Requerente: Discussão: sessão plenária de 17 de Maio de 2007 Aprovação: sessão plenária de 17 de Maio de 2007 Assunto: Honorários no âmbito de uma

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 8/2009 Conflito de Interesses QUESTÃO O Senhor Dr. A vem solicitar que o emita parecer sobre uma situação de eventual conflito de interesses. O enquadramento factual, tal como exposto pelo

Leia mais

54/PP/2014-P CONCLUSÕES

54/PP/2014-P CONCLUSÕES Parecer nº 54/PP/2014-P CONCLUSÕES 1. Dado que os factos acima descritos e documentos mencionados, não estão abrangidos pelo segredo profissional, não se profere qualquer decisão no sentido da sua dispensa.

Leia mais

2.º Curso de Estágio de 2005 TESTE DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL

2.º Curso de Estágio de 2005 TESTE DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL 2.º Curso de Estágio de 2005 TESTE DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL Analise a hipótese que a seguir se enuncia e responda, depois, às questões suscitadas sobre a mesma, fundamentando as respostas não só com

Leia mais

Assim, as incompatibilidades estão previstas no artº 77º do E.O.A. e os impedimentos no artº 78º do E.O.A.

Assim, as incompatibilidades estão previstas no artº 77º do E.O.A. e os impedimentos no artº 78º do E.O.A. 1 Parecer nº 9/PP/2013-P Relatora: Dra. Catarina Pinto de Rezende I - Por comunicação datada de 6 de Fevereiro de 2013, dirigida ao Exmo. Senhor Presidente do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados,

Leia mais

PARECER Nº 68/PP/2013-P CONCLUSÕES:

PARECER Nº 68/PP/2013-P CONCLUSÕES: 1 PARECER Nº 68/PP/2013-P CONCLUSÕES: 1. Um Advogado que tenha sido nomeado patrono oficioso de um menor num processo judicial de promoção e protecção de crianças e jovens em perigo, requerido pelo Ministério

Leia mais

2.º Curso de Estágio de 2007 TESTE DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL

2.º Curso de Estágio de 2007 TESTE DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL 2.º Curso de Estágio de 2007 TESTE DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL Analise a hipótese que a seguir se enuncia e responda, depois, às questões suscitadas sobre a mesma, fundamentando as respostas com as disposições

Leia mais

- Pedido de dispensa de sigilo profissional nº 171/ Requerimento

- Pedido de dispensa de sigilo profissional nº 171/ Requerimento - Pedido de dispensa de sigilo profissional nº 171/2009 1. Requerimento O Exmo. Sr. Dr. ( ), advogado com escritório na ( ), em ( ), veio solicitar ao Presidente do Conselho Distrital do Porto da Ordem

Leia mais

PROVA DE AFERIÇÃO (RNE) Questões de Deontologia Profissional e Informática Jurídica. Teórica

PROVA DE AFERIÇÃO (RNE) Questões de Deontologia Profissional e Informática Jurídica. Teórica ORDEM DOS ADVOGADOS CNA Comissão Nacional de Avaliação 2 de Maio de 2012 PROVA DE AFERIÇÃO (RNE) Questões de Deontologia Profissional e Informática Jurídica Teórica (10 valores) Responda fundamentadamente

Leia mais

3. Desde logo, não queremos deixar de referir que nada impede um Advogado de ser Economista, nem um Economista de ser Advogado.

3. Desde logo, não queremos deixar de referir que nada impede um Advogado de ser Economista, nem um Economista de ser Advogado. > Conselho Distrital de Lisboa > Parecer CDL n.º 88/2004, de 3 de Março de 2005 1. Vem o Consulente, o Sr. Dr. A, por requerimento que deu entrada neste Conselho no dia 18 de Outubro de 2004, solicitar

Leia mais

PARECER n.º 1/PP/2008-P CONCLUSÕES:

PARECER n.º 1/PP/2008-P CONCLUSÕES: PARECER n.º 1/PP/2008-P CONCLUSÕES: I Não tem este Conselho Distrital de se pronunciar sobre o que aparenta ser a preocupação da Senhora Advogada requerente, isto é, sobre as consequências penais eventualmente

Leia mais

PARECER Nº 48/PP/2014-P CONCLUSÕES

PARECER Nº 48/PP/2014-P CONCLUSÕES PARECER Nº 48/PP/2014-P CONCLUSÕES 1. Os actos praticados pelo advogado no uso da competência que lhe é atribuída pelo artº 38º do Dec-Lei nº 76-A/2006, bem como os documentos que os formalizam, porque

Leia mais

PARECER Nº 51/PP/2012-P CONCLUSÃO

PARECER Nº 51/PP/2012-P CONCLUSÃO 1 PARECER Nº 51/PP/2012-P CONCLUSÃO 1. O exercício da advocacia é inconciliável com qualquer cargo, função ou actividade que possam afectar a isenção, a independência e a dignidade da profissão (artº 76º,

Leia mais

Código de Processo Penal Disposições relevantes em matéria de Comunicação Social

Código de Processo Penal Disposições relevantes em matéria de Comunicação Social Código de Processo Penal Disposições relevantes em matéria de Comunicação Social Artigo 86. o Publicidade do processo e segredo de justiça 1. O processo penal é, sob pena de nulidade, público a partir

Leia mais

Regulamento de Inscrição de Juristas de Reconhecido Mérito, Mestres e Doutores em Direito, para a Prática de Actos de Consulta Jurídica

Regulamento de Inscrição de Juristas de Reconhecido Mérito, Mestres e Doutores em Direito, para a Prática de Actos de Consulta Jurídica Regulamento de Inscrição de Juristas de Reconhecido Mérito, Mestres e Doutores em Direito, para a Prática de Actos de Consulta Jurídica O Regulamento de Inscrição de Juristas de Reconhecido Mérito, Mestres

Leia mais

Só em circunstâncias muito excepcionais pode o advogado ser autorizado a revelar factos sujeitos a sigilo profissional.

Só em circunstâncias muito excepcionais pode o advogado ser autorizado a revelar factos sujeitos a sigilo profissional. - Dispensa de sigilo profissional n.º 88/SP/2010-P Através de comunicação escrita, registada com o n.º ( ), recebida a 15.04.2010 pela Secretaria do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados,

Leia mais

II. Ambos os Senhores Advogados deveriam, pois, ter deixado de agir por conta dos respectivos clientes.

II. Ambos os Senhores Advogados deveriam, pois, ter deixado de agir por conta dos respectivos clientes. PARECER Nº. 2/PP/2208-P CONCLUSÕES: I. Quer ao abrigo das disposições do actual Estatuto da Ordem dos Advogados (Lei nº. 15/2005, de 26 de Janeiro), entrado em vigor em 1.02.2005, quer das do revogado

Leia mais

ÍNDICE GERAL I ESTATUTO DA ORDEM DOS ADVOGADOS. ESTATUTO DA ORDEM DOS ADVOGADOS 7 lei nº 145/2015, de 9 de setembro 7

ÍNDICE GERAL I ESTATUTO DA ORDEM DOS ADVOGADOS. ESTATUTO DA ORDEM DOS ADVOGADOS 7 lei nº 145/2015, de 9 de setembro 7 ÍNDICE GERAL I ESTATUTO DA ORDEM DOS ADVOGADOS ESTATUTO DA ORDEM DOS ADVOGADOS 7 lei nº 145/2015, de 9 de setembro 7 ANEXO ESTATUTO DA ORDEM DOS ADVOGADOS 11 título i Ordem dos Advogados 11 capítulo i

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 11/2009 Interpretação do art. 189º do EOA O Senhor Advogado, Dr.... vem solicitar que o emita parecer sobre a factualidade que passamos a enunciar: a. O Senhor Advogado consulente foi notificado,

Leia mais

DEONTOLOGIA (Teste de aferição de 26 de Fevereiro de 2010)

DEONTOLOGIA (Teste de aferição de 26 de Fevereiro de 2010) DEONTOLOGIA (Teste de aferição de 26 de Fevereiro de 2010) Analise as perguntas e hipóteses e responda, depois, às questões que lhe são colocadas, justificando as respostas com recurso às normas legais

Leia mais

TRIBUNAL ARBITRAL DE CONSUMO

TRIBUNAL ARBITRAL DE CONSUMO Processo n.º 669/2015 Requerente: Maria Requerida: SA 1. Relatório 1.1. A requerente, referindo que a requerida lhe solicita o pagamento da quantia de 491,78, por serviços de comunicações electrónicas

Leia mais

CONTRATO DE FORNECIMENTO DE EQUIPAMENTO MOBILIÁRIO ADMINISTRATIVO E DE ESCRITÓRIO PARA A UCCI BENTO XVI

CONTRATO DE FORNECIMENTO DE EQUIPAMENTO MOBILIÁRIO ADMINISTRATIVO E DE ESCRITÓRIO PARA A UCCI BENTO XVI CONTRATO DE FORNECIMENTO DE EQUIPAMENTO MOBILIÁRIO ADMINISTRATIVO E DE ESCRITÓRIO PARA A UCCI BENTO XVI ENTRE: Primeiro Contraente: União das Misericórdias Portuguesas, com sede na Rua de Entrecampos,

Leia mais

PARECER nº 35/PP/2016-P SUMÁRIO: Incompatibilidade entre o exercício da Advocacia e as funções de Angariador Imobiliário.

PARECER nº 35/PP/2016-P SUMÁRIO: Incompatibilidade entre o exercício da Advocacia e as funções de Angariador Imobiliário. PARECER nº 35/PP/2016-P SUMÁRIO: Incompatibilidade entre o exercício da Advocacia e as funções de Angariador Imobiliário. I A Sra. Dra. ( ), Advogada, portadora da cédula profissional nº ( ), com escritório

Leia mais

efectivamente acompanhado de advogado que assegure a tutela do seu tirocínio, seja o seu patrono ou o seu patrono formador.

efectivamente acompanhado de advogado que assegure a tutela do seu tirocínio, seja o seu patrono ou o seu patrono formador. Parecer nº 48/PP/2012-P Conclusões: a) Considerando o disposto nos arts. 189.º/1-a) do EOA e 1.º da Lei n.º 49/2004, de 24 de Agosto (Lei dos actos próprios dos advogados e dos solicitadores), cabe na

Leia mais

PARECER Nº 11/PP/2012P CONCLUSÕES: 1. O

PARECER Nº 11/PP/2012P CONCLUSÕES: 1. O PARECER Nº 11/PP/2012P CONCLUSÕES: 1. O disposto no artº 43º nº 2 da Lei nº 34/2004 de 29 de Julho com a alteração que lhe foi introduzida pela Lei 47/2007 de 28 de Agosto, porque disposição especial relativa

Leia mais

Regulamento Interno do Serviço de Provedoria da Câmara dos Solicitadores

Regulamento Interno do Serviço de Provedoria da Câmara dos Solicitadores Regulamento Interno do Serviço de Provedoria da Câmara dos Solicitadores Artigo 1.º Objeto O presente regulamento tem por objetivo definir os procedimentos do serviço de provedoria da Câmara dos Solicitadores,

Leia mais

[ ], Advogado, com domicilio profissional [ ], em[ ], portador da cédula profissional [ ];

[ ], Advogado, com domicilio profissional [ ], em[ ], portador da cédula profissional [ ]; EXMO. SENHOR JUIZ DE DIREITO DO TRIBUNAL DE PEQUENA INSTÂNCIA CÍVEL DA COMARCA DE [ ] [ ], Advogado, com domicilio profissional [ ], em[ ], portador da cédula profissional [ ]; vem propor e fazer seguir

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO PROVEDOR DO CLIENTE DO BCN CAPÍTULO I. Princípios Gerais

REGULAMENTO INTERNO DO PROVEDOR DO CLIENTE DO BCN CAPÍTULO I. Princípios Gerais REGULAMENTO INTERNO DO PROVEDOR DO CLIENTE DO BCN CAPÍTULO I Princípios Gerais Artigo 1.º Funções 1. O Provedor do Cliente do BCN tem por função principal a defesa e promoção dos direitos, garantias e

Leia mais

Parecer. Por comunicação escrita dirigida ao Senhor Bastonário em (...) de 2018, a Exm.ª Senhora Dr.ª (...), solicita a emissão de parecer, porquanto:

Parecer. Por comunicação escrita dirigida ao Senhor Bastonário em (...) de 2018, a Exm.ª Senhora Dr.ª (...), solicita a emissão de parecer, porquanto: Processo n.º 35/PP/2018-G Requerente: (...) Relatora: Dra. Isabel Malheiro Almeida Parecer Por comunicação escrita dirigida ao Senhor Bastonário em (...) de 2018, a Exm.ª Senhora Dr.ª (...), solicita a

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO. 1. PREÂMBULO Nota Introdutória ao Novo Estatuto da Ordem dos Advogados Breves Notas a esta Edição 13

ÍNDICE SISTEMÁTICO. 1. PREÂMBULO Nota Introdutória ao Novo Estatuto da Ordem dos Advogados Breves Notas a esta Edição 13 1. PREÂMBULO 7 1.1. Nota Introdutória ao Novo Estatuto da Ordem dos Advogados 9 1.2. Breves Notas a esta Edição 13 2. O NOVO EOA 15 2.1. Lei nº 145/2015, de 9 de Setembro 17 2.2. Estatuto da Ordem dos

Leia mais

Deliberação. Atentando na referida cópia, o documento tem o seguinte título: Provimento

Deliberação. Atentando na referida cópia, o documento tem o seguinte título: Provimento Deliberação Remetido do Tribunal Judicial da Comarca de Gondomar, datado de 28/04/2010 e subscrito pela Exma. Senhora Juíza de Direito Presidente daquele Tribunal, foi recebido neste Conselho Distrital,

Leia mais

PARECER Nº 13/PP/2209-P CONCLUSÕES:

PARECER Nº 13/PP/2209-P CONCLUSÕES: 1 PARECER Nº 13/PP/2209-P CONCLUSÕES: A. O desempenho de funções de docente não implica, por si mesmo, uma diminuição de independência no exercício da profissão de advogado, pelo que a cumulação com o

Leia mais

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO 20 MAIO Área de Prática Processual Civil (5,5 Valores) GRELHA DE CORREÇÃO

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO 20 MAIO Área de Prática Processual Civil (5,5 Valores) GRELHA DE CORREÇÃO PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO 20 MAIO 2016 Área de Prática Processual Civil (5,5 Valores) GRELHA DE CORREÇÃO Grupo I (4 Valores) Imagine que a sua Cliente, sedeado no Cacém,

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 5/2009 Processo de Inscrição de Advogado Estagiário & 1 Dos factos O Senhor Advogado Estagiário, Dr., titular da cédula profissional n.º..., encontra-se a frequentar a fase de formação complementar

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 28/2008 Quebra de sigilo profissional artigo 135º do C.P.P. CONSULTA Através do ofício n.º, datado de (entrada com o número de registo... de...), veio o Exmo. Senhor Juiz... Relator da...

Leia mais

Reinscrição em novo Curso de Estágio

Reinscrição em novo Curso de Estágio Reinscrição em novo Curso de Estágio 1) Requerimento de reinscrição de Advogado Estagiário (anexo A); 2) Certidão narrativa do Registo de Nascimento (no caso de haver novos averbamentos); 3) Certificado

Leia mais

CAPITULO I Âmbito e objecto. Artigo 1.º Âmbito de aplicação

CAPITULO I Âmbito e objecto. Artigo 1.º Âmbito de aplicação Regulamento de Acumulação de Funções - Aprovado em Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viseu, em 31 de Março de 2006 e publicado no D.R. n.º 95 de 17 de Maio de 2006. (Regulamento n.º 42/2006) CAPITULO

Leia mais

Reinscrição em novo Curso de Estágio

Reinscrição em novo Curso de Estágio Reinscrição em novo Curso de Estágio 1) Requerimento de reinscrição de Advogado Estagiário (anexo A); 2) Certidão narrativa do Registo de Nascimento (no caso de haver novos averbamentos); 3) Certificado

Leia mais

( ), Advogado com a cédula profissional n. ( ) e escritórios na ( ) e na ( ) vem pelo presente expor e requerer o que se segue:

( ), Advogado com a cédula profissional n. ( ) e escritórios na ( ) e na ( ) vem pelo presente expor e requerer o que se segue: PARECER Nº 72/PP/2011-P CONCLUSÕES: 1. O direito de retenção consiste na faculdade que tem o detentor de uma coisa de a não entregar a quem lha pode exigir, enquanto este não cumprir uma obrigação a que

Leia mais

PARECER Nº 44/PP/2014-P CONCLUSÕES:

PARECER Nº 44/PP/2014-P CONCLUSÕES: PARECER Nº 44/PP/2014-P CONCLUSÕES: 1. Para a fixação de placa identificativa do Advogado no exterior do seu escritório não é necessário licenciamento, nem se verifica, por essa afixação, a sujeição a

Leia mais

Instrução n. o 7/2016 BO n. o 5 Suplemento

Instrução n. o 7/2016 BO n. o 5 Suplemento Instrução n. o 7/2016 BO n. o 5 Suplemento 20-05-2016 Temas Supervisão Registo Índice Texto da Instrução Anexo I Texto da Instrução Assunto: Apresentação de requerimentos de autorização, não oposição e

Leia mais

PROPOSTA DE LEI N.º 47/X. Exposição de Motivos

PROPOSTA DE LEI N.º 47/X. Exposição de Motivos PROPOSTA DE LEI N.º 47/X Exposição de Motivos 1. O Programa do XVII Governo Constitucional assumiu como prioridade a melhoria da resposta judicial, a consubstanciar, designadamente, por medidas de descongestionamento

Leia mais

2. Posteriormente, no ano de 2012, a Requerente pediu escusa, e no deferimento da mesma, foi nomeado em seu lugar outro Patrono;

2. Posteriormente, no ano de 2012, a Requerente pediu escusa, e no deferimento da mesma, foi nomeado em seu lugar outro Patrono; PARECER Nº 55/PP/2012 P CONCLUSÕES: 1. Em caso de substituição de Patrono ou Defensor no âmbito do Apoio Judiciário, o nomeado e o substituído, ajustam entre si a repartição de honorários; 2. Na falta

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 30/2009 Conflito de Interesses QUESTÃO A Senhora Advogada Dra.... veio solicitar que o emita parecer sobre uma situação de eventual conflito de interesses. O enquadramento factual, tal como

Leia mais

Departamento Jurídico Sector Jurídico e do Contencioso P.º CC 81/2008 SJC INFORMAÇÃO

Departamento Jurídico Sector Jurídico e do Contencioso P.º CC 81/2008 SJC INFORMAÇÃO P.º CC 81/2008 SJC INFORMAÇÃO ASSUNTO: Emissão de certidão Emolumentos Apoio Judiciário Requisitos. DESCRIÇÃO E ANÁLISE DO PROBLEMA: Pela nota interna n.º 615, de 03/06/2008 (P.º RC0312SAI), o SAID remeteu

Leia mais

DEONTOLOGIA PROFISSIONAL

DEONTOLOGIA PROFISSIONAL DEONTOLOGIA PROFISSIONAL Teste de repetição 20 de Dezembro de 2006 Considere a seguinte HIPÓTESE: 1. Luís Carlos, Advogado Estagiário, inscrito pelo Conselho Distrital do Porto, cidade onde seu Patrono

Leia mais

DECRETO N.º 36/X. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea d) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.

DECRETO N.º 36/X. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea d) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1. DECRETO N.º 36/X AUTORIZA O GOVERNO A LEGISLAR EM MATÉRIA DE DIREITOS DOS CONSUMIDORES DE SERVIÇOS FINANCEIROS, COMUNICAÇÕES COMERCIAIS NÃO SOLICITADAS, ILÍCITOS DE MERA ORDENAÇÃO SOCIAL NO ÂMBITO DA COMERCIALIZAÇÃO

Leia mais

PARECER Nº 47/PP/2013-P CONCLUSÕES 1. O

PARECER Nº 47/PP/2013-P CONCLUSÕES 1. O 1 PARECER Nº 47/PP/2013-P CONCLUSÕES 1. O nº1 do artº 74º do E.O.A. dispõe que No exercício da sua profissão, o advogado tem o direito de solicitar em qualquer tribunal ou repartição pública o exame de

Leia mais

1.2. São os seguintes os factos essenciais alegados pela requerente:

1.2. São os seguintes os factos essenciais alegados pela requerente: Processo n.º 1271/2015 Requerente: António Requerida: SA 1. Relatório 1.1. O requerente, referindo que a requerida o informou de que lhe cobraria, a título de indemnização por incumprimento de uma cláusula

Leia mais

PARECER Nº 59/PP/2013-P CONCLUSÕES

PARECER Nº 59/PP/2013-P CONCLUSÕES PARECER Nº 59/PP/2013-P CONCLUSÕES 1) Nos termos do art. 131.º, nº 1, do CPP, qualquer pessoa que seja considerada psiquicamente capaz tem o dever de prestar depoimento como testemunha, só podendo recusar

Leia mais

Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização Serviço de Estrangeiros e Fronteiras

Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização Serviço de Estrangeiros e Fronteiras Regulamento de Assistência Jurídica Capítulo I Disposições gerais e preliminares Artigo 1.º 1. O presente Regulamento visa regular o direito à assistência jurídica dos Associados do SCIF. 2. O SCIF garante,

Leia mais