Fundamentos. Psicologia. Gestalt. A Psicologia da Forma. Prof. Jefferson Baptista Macedo Todas as aulas estão disponíveis em

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fundamentos. Psicologia. Gestalt. A Psicologia da Forma. Prof. Jefferson Baptista Macedo Todas as aulas estão disponíveis em"

Transcrição

1 Fundamentos de Psicologia Gestalt A Psicologia da Forma Prof. Jefferson Baptista Macedo Todas as aulas estão disponíveis em

2 Em reação às ideias behavioristas do final do século 19 e da psicanálise emergente no início do século 20, surge na Alemanha um campo de pesquisa chamado de Psicologia da Gestalt... A Psicologia da Gestalt é um movimento que atua na área da teoria da forma... A Gestalt primava pela consideração das relações entre as partes e na determinação da percepção do todo em confronto com a ideia do associacionismo.

3 A palavra alemã Gestalt não tem uma tradução literal para o português, mas contém um sentido de forma, de um todo que se orienta para uma definição. A Gestalt estuda o insight, que de acordo com Sternberg (2012) é o evento mental não observável por meio do qual alguém vai do ponto em que não tem ideia de como resolver um problema até o ponto em que entende completamente em um simples instante de tempo.

4 A Gestalt ou Psicologia da Forma, surgiu no início do século XX trabalha com dois conceitos: supersoma e transponibilidade... Considera-se que Cristian Von Ehrenfels, filósofo austríaco de fins do século XIX, foi o precursor da Gestalt... Von Ehrenfels apresentou esses critérios pela primeira vez em 1890, na Universidade de Graz... Cristian von Ehrenfels

5 Um dos objetivos dessa teoria é tornar mais explícito ao conhecimento o que está implícito, projetando na cena exterior aquilo que ocorre na cena interior... Dessa forma, espera-se que haja melhor entendimento do comportamento que se tem na relação de contato com seu meio... Trata-se de seguir o processo em curso, observando atentamente os fenômenos de superfície e não as representações que só podem ser exploradas com a ajuda de uma interpretação subjetiva.

6 De acordo com a teoria da Gestalt, não se pode ter conhecimento do todo por meio de suas partes, pois o todo é maior que a soma de suas partes, ou seja... "A+B" não é simplesmente "(A+B)", mas sim um terceiro elemento "C", que possui características próprias... Esse é o conceito de Supersoma.

7 Segundo o conceito da transponibilidade, independente dos elementos que compõem o objeto, a forma é que sobressai. Por exemplo, as letras R-O-S-A não constituem apenas uma simples palavra na representação mental dos indivíduos. Mas trazem consigo a imagem da flor e suas propriedades como cheiro, beleza, assim como simbolismos. Essas propriedades não são relacionadas às letras em si, mas surgem quando trazem no todo, uma representação do objeto.

8 Gestalt, a Psicologia da Forma foi um campo estritamente experimental, que se ocupou em trazer questionamentos que foram contrários à visão mecanicista (causa-efeito). Os principais teóricos dessa abordagem foram: Max Wertheimer ( ) Wolfgang Köhler ( ) Kurt Koffka ( ) Max Wertheimer

9 A tentativa de visualização do movimento marca o início de uma Escola dgestalt, a Psicologia da Forma: a Escola de Graz ou corrente dualista, na Áustria. A corrente dualista identificou dois processos distintos na percepção sensorial: 1) A sensação, captação física pura dos elementos de uma configuração (o formato de uma imagem ou as notas de uma música), próprio ao objeto percebido. Wolfgang Köler

10 A tentativa de visualização do movimento marca o início de uma Escola dgestalt, a Psicologia da Forma: a Escola de Graz ou corrente dualista, na Áustria. A corrente dualista identificou dois processos distintos na percepção sensorial: 2) A representação, processo de interpretação cerebral, pelo qual os elementos, agrupados, excitam a percepção e adquirem sentido de acordo com aquilo que já é conhecido e particular do indivíduo. Kurt Koffka

11 Princípios da Gestalt Existem 8 princípios que fundamentam a teoria da Gestalt: 1) Unidade 2) Pregnância da forma 3) Segregação 4) Unificação 5) Fechamento 6) Continuidade 7) Proximidade 8) Semelhança

12 1) Unidade O principio da Unidade diz respeito à conceituação de um elemento, que pode ser construído por uma única parte, ou por várias partes e que, em conjunto, constroem este elemento. O T é uma unidade visual contínua, que se fecha em si mesma. Entretanto, o E é uma unidade visual composta por 4 partes distintas que formam um só elemento.

13 1) Unidade Os elementos de uma imagem podem ter relações formais com elementos dentro do todo, formando subunidades. As partes podem ser percebidas por sua cor, textura, traçado, volume e/ou outros dentro de um mesmo elemento.

14 1) Unidade Um atalho mental relacionado à Unidade é a Transponibilidade. Independentemente dos elementos que compõem determinado objeto, a Unidade se sobressai. Uma cadeira é uma cadeira, seja ela feita de plástico, metal, madeira ou qualquer outro material.

15 2) Pregnância da forma Entende-se por pregnância a qualidade que determina a facilidade com que se percebe figuras. Percebe-se mais facilmente as boas formas, ou seja, as simples, regulares, simétricas e equilibradas. Quando a pregnância é baixa a percepção é ilusória e não se interpreta o objeto de forma correta.

16 3) Segregação Este princípio trata da capacidade que o cérebro tem de perceber, identificar, separar e destacar informações dentro de uma composição. Isto pode servir para definir hierarquias ou diferenciar partes da composição/unidade.

17 3) Segregação Dependendo do contraste, peso ou estímulo causado pelo elemento visual, ele terá mais destaque ou se diferenciará de outros elementos da mesma composição.

18 3) Segregação Na segregação figura-fundo, às vezes acontece de se estar olhando para uma figura que não tem efeito, e, de repente, sem que tenhamos feito nenhum esforço especial para isso, a relação figura fundo elucida-se. (BOCK, 2002)

19 4) Unificação A Unificação é a igualdade/harmonia dos estímulos visuais transmitidos pelos elementos visuais que constroem uma composição. Quanto melhor o equilíbrio dos elementos visuais, maior é a sensação de Unificação. Um exemplo bem simples é o do aro da bicicleta. Os raios estão distribuídos de forma tão simétrica e tão harmoniosa que parecem estar unidos, ocorre a supersoma.

20 5) Fechamento O Fechamento é o princípio da Gestalt que se relaciona ao processo cerebral de produção de contornos ou fechamentos que não existem. É denominado de Fechamento Sensorial da Forma. Isto acontece porque o cérebro tende a fazer o fechamento da forma imaginando a continuidade da sua estrutura, seguindo uma ordem espacial lógica.

21

22

23 6) Continuidade A Continuidade é o princípio da Gestalt que diz respeito à fluidez de uma composição. Se os elementos de uma composição conseguem ter uma harmonia do início ao fim, sem interrupções, pode-se dizer que ela possui uma boa continuidade. Esta harmonia pode ser feita por meio de formas, cores, texturas, etc. Por exemplo: uma paleta de cores que começa no tom mais escuro e termina com o tom mais claro.

24 6) Continuidade A continuidade é importante para que o cérebro decifre melhor o código visual de uma composição. Em uma sequência contínua de pontos, o cérebro reconhece aquela continuidade como uma linha. Assim ele não precisa decifrar cada forma particularmente (que seria cada ponto individualmente).

25 7) Proximidade O cérebro tende a agrupar formas que estão próximas. Isto pode acontecer para formar o conceito do todo (quando várias partes formam um só elemento visual) ou para formar grupos de uma composição visual. A proximidade de todas as formas constrói uma composição visual, por exemplo: o teclado. A proximidade das teclas pretas forma grupos de duas teclas e de três teclas.

26 7) Proximidade O agrupamento da forma é comumente constituído por sua semelhança. Formas semelhantes tendem formar uma proximidade visual muito maior que formas não semelhantes. Portanto, o agrupamento de formas pode criar grupos e subgrupos visuais que irão fazer parte de uma composição visual.

27 8) Semelhança O princípio da Semelhança refere-se à tendência do cérebro a agrupar objetos ou figuras visualmente quando têm características semelhantes. Esta característica pode ser a forma, cor, direção, textura, ou qualquer outra característica que crie semelhança entre os objetos.

28 A Constância Perceptiva O conjunto específico de regras perceptivas que a criança deve adquirir para dar sentido ao mundo físico ao seu redor, são chamadas constâncias perceptivas. Quando você observa uma pessoa se afastar, a projeção da pessoa em sua retina diminui. Ela não diminuiu de tamanho, apenas sabemos que ela se afastou, isso é denominado constância do tamanho.

29

30 A Constância Perceptiva Outras constâncias incluem a habilidade de reconhecer que as formas dos objetos são as mesmas, apesar dos diferentes ângulos sob os quais eles possam ser vistos. Esse tipo de Constância Perceptiva é denominada de Constância da Forma.

31 A Constância Perceptiva Outra Constância Perceptiva é a Constância da Cor, que consiste na habilidade de reconhecer as cores, mesmo com a mudança de luz ou sobra sobre elas.

32 A Constância Perceptiva Outra Constância Perceptiva é a Constância da Cor, que consiste na habilidade de reconhecer as cores, mesmo com a mudança de luz ou sobra sobre elas.

33 A Constância Perceptiva Outra Constância Perceptiva é a Constância da Cor, que consiste na habilidade de reconhecer as cores, mesmo com a mudança de luz ou sobra sobre elas.

34 A Constância Perceptiva Em conjunto, as constâncias integram-se no conceito mais amplo, o conceito de Constância do Objeto, que é o reconhecimento que os objetos permanecem os mesmos apesar de parecerem mudar em alguns aspectos.

35 Como está sua percepção? A figura ao lado se move?

36

37 A Teoria de Campo A teoria de campo determina que todo fenômeno psicológico ocorre em um determinado campo o campo vital do indivíduo... Kurt Lewin ( ) trabalhou durante 10 anos com Wertheimer, Koffka, Kohler na Universidade de Berlim, e dessa colaboração com os pioneiros da Gestalt nasceu a sua Teoria de Campo. Entretanto não podemos considerar Lewin como um gestaltista, já que ele acaba seguindo um outro rumo. Kurt Lewin

38 A Teoria de Campo Lewin parte da teoria da Gestalt para construir um conhecimento novo e genuíno. Ela é uma teoria derivada da Gestalt... Lewin abandona a preocupação psicofisiológica (limiares de percepção) da Gestalt, para buscar na Física as bases metodológicas de sua psicologia... De acordo com essa teoria são as forças do ambiente que levam indivíduos diferentes a reagirem de forma diferente ao mesmo tipo de estímulo. Kurt Lewin

39 A Teoria de Campo A influência dessas forças sobre o indivíduo dependeria das próprias necessidades, atitudes, sentimentos e expectativas do mesmo... O Campo Psicológico seria o ambiente, concluindo suas forças sociais de maneira como é visto ou percebido pelo indivíduo... A teoria de campo de Lewin diz que o comportamento do ser humano deriva de dois fatores fundamentais: Kurt Lewin

40 A Teoria de Campo 1) O comportamento deriva da soma total dos fatos ocorridos e coexistentes em determinada situação. A situação total gerada, é o que gera o comportamento nas pessoas... 2) Esses fatos ocorrem de maneira dinâmica e interativa, onde cada fato influencia e é influenciado pelos outros e pelo todo. É é o que ajusta e modifica o modo de ver e entender as coisas ao seu redor. Kurt Lewin

41 A Teoria de Campo Esta Teoria, apresenta três princípios básicos... 1) O comportamento é uma função de campo que acontece na altura em que o comportamento decorre... 2) A análise começa com a situação como um todo, a partir do qual são diferenciadas as partes componentes... 3) Uma pessoa numa situação real pode ser representada de forma matemática. Kurt Lewin

42 A Teoria de Campo O "campo psicológico" é o espaço que contém a pessoa e seu "ambiente psicológico". O "Ambiente psicológico" é o modo dessa pessoa ver e entender seu ambiente externo, e a relação que percebe entre este e suas necessidades... Dentro do ambiente psicológico, as pessoas, os objetos ou mesmo qualquer coisa mensurável pelo indivíduo podem adquirir "valências", que determinam um campo de forças psicológicas. Kurt Lewin

43 A Teoria de Campo Objetos, pessoas ou coisas com "valência positiva", tendem a atrair o indivíduo. Inversamente, "valência negativa" tende a afastar o indivíduo ou mesmo causar repulsa ou fuga... Essa atração ou repulsa, são vetores, ou forças que interagem levando a pessoa a determinados comportamentos. Kurt Lewin

44 A Teoria de Campo Quando um ou mais vetores atuam no mesmo campo, o comportamento é gerado por uma resultante de forças, e pode ser bloqueado por "barreiras (impedimentos, obstáculos), ou modificado de acordo com alterações nas valências. Kurt Lewin

45 A Teoria de Campo Segundo a Teoria de Campo, o comportamento humano pode ser representado pela equação: C = f (P,M) Onde o Comportamento (C) é a função (f) da relação e interação entre a pessoa (P) e seu meio ambiente (M). A teoria de campo explica por que um mesmo objeto pode ser interpretado de formas diferentes por indivíduos diferentes. Kurt Lewin

46 Fundamentos de Psicologia Doutorando em Psicologia da Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUCSP). Mestre em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação. Pós-Graduado em Psicopedagogia. Pós-Graduado em Liderança e Gestão de Pessoas pelo LTM (CAN). Pós-Graduando em Sociologia e Ensino de Sociologia. Graduado em Pedagogia. Coordenador Acadêmico dos Cursos de Pedagogia, Letras e História e Coordenador do Apoio Psicopedagógico da Universidade de Mogi das Cruzes/Campus Villa-Lobos até Coordenador Pedagógico do Programa Alfabetização Solidária na Universidade Braz Cubas até Coordenador do Projeto África/Moçambique pelo Instituto Shaddai desde Professor convidado do LTM - Leadership Training Ministry - Alberta/Canadá desde Professor dos cursos de Graduação e Pós-graduação na Universidade Braz Cubas/SP até Professor de Pós-graduação em Metodologias de Trabalho com Famílias e Direito Educacional da Faculdade Bagozzi Curitiba/PR. Professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação na Universidade de Mogi das Cruzes/SP. Delegado representante de Mogi das Cruzes na CONAE 2010/Brasília. Pesquisador do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade de Mogi das Cruzes/UMC. Pesquisador na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano e Práticas Educativas Maternas CAPES/PUCSP. Prof. Jefferson Baptista Macedo

Fundamentos. Psicologia. Psicologias Transpessoais. Prof. Jefferson Baptista Macedo Todas as aulas estão disponíveis em

Fundamentos. Psicologia. Psicologias Transpessoais. Prof. Jefferson Baptista Macedo Todas as aulas estão disponíveis em Fundamentos de Psicologia Psicologias Transpessoais Prof. Jefferson Baptista Macedo Todas as aulas estão disponíveis em http://reeduc.com.br Origens Foi em meados da década de sessenta, durante o rápido

Leia mais

QUE ATUA NA ÁREA DA TEORIA DA FORMA. O DESIGN E AS ARTES UTILIZAM AS LEIS DA GESTALT O TEMPO TODO, MUITAS

QUE ATUA NA ÁREA DA TEORIA DA FORMA. O DESIGN E AS ARTES UTILIZAM AS LEIS DA GESTALT O TEMPO TODO, MUITAS GESTALT GESTALT A PSICOLOGIA DA GESTALT É UM MOVIMENTO QUE ATUA NA ÁREA DA TEORIA DA FORMA. O DESIGN E AS ARTES UTILIZAM AS LEIS DA GESTALT O TEMPO TODO, MUITAS VEZES ATÉ DE FORMA INCONSCIENTE. ELE AJUDA

Leia mais

Aula: Principais escolas da Psicologia: Gestalt

Aula: Principais escolas da Psicologia: Gestalt Aula: Principais escolas da Psicologia: Gestalt GESTALT O movimento gestáltico surgiu no período compreendido entre 1930 e 1940 tem como expoentes máximos: Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Kôhler (1887-1967),

Leia mais

TEORIA E PRÁTICA DA FORMA E COR

TEORIA E PRÁTICA DA FORMA E COR TEORIA E PRÁTICA DA FORMA E COR Aula #05 - Gestalt: Fundamentos e leis Prof.: esp. Diego Piovesan Medeiros diego.piovesan@gmail.com quarta-feira, 1 de setembro de 2010 Teste 1 [...] o importante

Leia mais

O que é? Gestalt é um termo intraduzível do alemão, utilizado para abarcar a teoria da percepção visual baseada na psicologia da forma.

O que é? Gestalt é um termo intraduzível do alemão, utilizado para abarcar a teoria da percepção visual baseada na psicologia da forma. GESTALT O que é? Gestalt é um termo intraduzível do alemão, utilizado para abarcar a teoria da percepção visual baseada na psicologia da forma. Precursor: VonEhrenfels, filósofo vienense (fins do séc.xix)

Leia mais

Teoria da Gestalt. Introdução

Teoria da Gestalt. Introdução Teoria da Gestalt Introdução A teoria foi criada pelos psicólogos alemães Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Köhler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1940), nos princípios do século XX. A teoria da Gestalt,

Leia mais

Gestalt do Objeto Sistema de Leitura Visual da Forma. Teoria Geral da Gestalt

Gestalt do Objeto Sistema de Leitura Visual da Forma. Teoria Geral da Gestalt Gestalt do Objeto Sistema de Leitura Visual da Forma Fundamentado Cientificamente na Psicologia da Percepção da Forma Teoria Geral da Gestalt Prof. Dr. João Gomes Filho I 2009 BIBLIOGRAFIA mais a do próprio

Leia mais

LEIS DA ORGANIZAÇÃO DA FORMA (LEIS DA GESTALT) Trabalho realizado por: Liliana Gonzalez Nº20 10ºV

LEIS DA ORGANIZAÇÃO DA FORMA (LEIS DA GESTALT) Trabalho realizado por: Liliana Gonzalez Nº20 10ºV LEIS DA ORGANIZAÇÃO DA FORMA (LEIS DA GESTALT) Trabalho realizado por: Liliana Gonzalez Nº20 10ºV Introdução: Neste trabalho irei falar sobre a teoria de Gestalt. Resumindo a teoria de Gestald são várias

Leia mais

SEED FEUSP. Coordenação Prof Nilson J Machado

SEED FEUSP. Coordenação Prof Nilson J Machado SEED FEUSP Coordenação Prof Nilson J Machado 2 2009-2 sobre gestalt edesign ana lucia g r lupinacci Século XIX XX Fotografia Impressionismo Art Nouveau Litografia Estudos da visão Filosofia (Fenomenologia)

Leia mais

-Percepção: função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais;

-Percepção: função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais; Design e Percepção -Percepção: função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais; -É a aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos; -O Design trabalha

Leia mais

Fundamentos de. Psicologia. Psicologias Comportamentais. Prof. Jefferson Baptista Macedo Todas as aulas estão disponíveis em

Fundamentos de. Psicologia. Psicologias Comportamentais. Prof. Jefferson Baptista Macedo Todas as aulas estão disponíveis em Fundamentos de Psicologia Psicologias Comportamentais Prof. Jefferson Baptista Macedo Todas as aulas estão disponíveis em http://reeduc.com.br Principais Teóricos John Broadus Watson, Ivan Pavlov, Edward

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica Psicologia Jurídica AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES

Pontifícia Universidade Católica Psicologia Jurídica AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES Pontifícia Universidade Católica Psicologia Jurídica AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES REALIDADE Realidade psíquica elaborada pelo indivíduo a partir dos conteúdos armazenados na mente As vezes, usamos nossa

Leia mais

Fundamentado Cientificamente na Psicologia da Percepção da Forma Estudos do pesquisador João Gomes Filho

Fundamentado Cientificamente na Psicologia da Percepção da Forma Estudos do pesquisador João Gomes Filho Leis da Gestalt na Análise de websites Fundamentado Cientificamente na Psicologia da Percepção da Forma Estudos do pesquisador João Gomes Filho O que é Gestalt? A psicologia da Gestalt é um movimento que

Leia mais

Interface Humano-Computador

Interface Humano-Computador Interface Humano-Computador Aula 1.7 - Abordagens Teóricas em IHC Psicologia Cognitiva Bruno Neiva Moreno Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Nova Cruz bruno.moreno@ifrn.edu.br 1/41 Conteúdo

Leia mais

Gestalt na. Leis da. Análise de websites. Profa. Rita Paulino

Gestalt na. Leis da. Análise de websites. Profa. Rita Paulino Leis da Gestalt na Análise de websites Profa. Rita Paulino rcpauli@gmail.com Fundamentado Cientificamente na Psicologia da Percepção da Forma Estudos do pesquisador João Gomes Filho O que é Gestalt? A

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO Departamento de Expressão Gráfica

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO Departamento de Expressão Gráfica UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO Departamento de Expressão Gráfica GESTALT E MODERNIDADE Professor Isaac Antonio Camargo Licenciado em Desenho e Plástica UNAERP/SP

Leia mais

Fundamentos. Psicologia. Psicologias Cognitivas. Prof. Jefferson Baptista Macedo Todas as aulas estão disponíveis em

Fundamentos. Psicologia. Psicologias Cognitivas. Prof. Jefferson Baptista Macedo Todas as aulas estão disponíveis em Fundamentos de Psicologia Psicologias Cognitivas Prof. Jefferson Baptista Macedo Todas as aulas estão disponíveis em http://reeduc.com.br A Psicologia Cognitiva A Psicologia Cognitiva estuda a cognição,

Leia mais

Aspectos introdutórios. rios

Aspectos introdutórios. rios Aspectos introdutórios rios Aspectos teóricos Copyright, 2005 José Farinha Aspectos gerais Os psicólogos sociais constroem e testam teorias acerca do comportamento social; Teoria psicossociológica o É

Leia mais

PSICOLOGIA DA GESTALT

PSICOLOGIA DA GESTALT PSICOLOGIA DA GESTALT Texto: Koffka, K. (1983, [1935]) Princípios de Psicologia da Gestalt Disciplina: História e Filosofia da Psicologia IPUSP - 05/05/17 David Borges Florsheim KURT KOFFKA SÚMULA BIOGRÁFICA

Leia mais

Princípios de Design: Conceituação

Princípios de Design: Conceituação Engenharia de Produtos e Processos O Projeto Conceitual 1ª Parte Design, Percepção Visual e Atratividade Prof. Dário Furtado 1 Projeto de Produto - Prof. Dário Furtado Princípios de Design: Conceituação

Leia mais

Gestalt Fundamentação teórica

Gestalt Fundamentação teórica Gestalt Fundamentação teórica ILUSÃO DE ÓTICA São imagens que enganam a visão humana Normalmente elas são figuras que podem ter várias interpretações, podem surgir naturalmente ou até serem criadas. Possuem

Leia mais

Qual a diferença entre ver e perceber? Percepção Visual. Gestalt 02/04/2014. Prof. José Wilker. Prof. José Wilker. Prof.

Qual a diferença entre ver e perceber? Percepção Visual. Gestalt 02/04/2014. Prof. José Wilker. Prof. José Wilker. Prof. Percepção Visual conceitos iniciais Qual a diferença entre ver e perceber? Prof. José Wilker Prof. José Wilker 1 2 A percepção da obra de arte Campo visual humano padrão A percepção da obra de arte e sua

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL AULA 7 seções 2.3 e 2.4 Percepção do consumidor & Formação e mudança da atitude do consumidor 1 Seção 2.3 PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR 2 PROPAGANDA UCB LOVE PROPAGANDA ACIDENTE

Leia mais

Abordagem teórica. osquemaisutilizamosemihcsão. A lei de Hick-Hyman para o tempo de reação de escolha (Hick, 1952; Hyman, 1953)

Abordagem teórica. osquemaisutilizamosemihcsão. A lei de Hick-Hyman para o tempo de reação de escolha (Hick, 1952; Hyman, 1953) Aula 5 Abordagens Teóricas Psicologia experimental Lei de Hick-Hyman Lei de Fitts Psicologia cognitiva Processador Humano de Informação Princípio de Gestalt Atividades Abordagem teórica As primeiras abordagens

Leia mais

Disciplina: Web Design Segunda Aula

Disciplina: Web Design Segunda Aula Disciplina: Web Design Segunda Aula Diretoria de Pós-graduação e Pesquisa Centro Universitário Senac Prof. M e. Denise Neves profa.denise@hotmail.com.br Conteúdo da Aula Tema: Storyboard/Wireframes Gestalt

Leia mais

A teoria da Gestalt aplicada à música

A teoria da Gestalt aplicada à música A teoria da Gestalt aplicada à música MODALIDADE: COMUNICAÇÃO SUBÁREA: TEORIA E ANÁLISE Claryssa de Pádua Morais Universidade Estadual de Campinas claryssa_padua@hotmail.com Carlos Fernando Fiorini Universidade

Leia mais

Tema 2 EU: 2.1. A Cognição A perceção. Questões de escolha múltipla GRUPO I

Tema 2 EU: 2.1. A Cognição A perceção. Questões de escolha múltipla GRUPO I AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MÉRTOLA Escola EB 2,3/Secundária de S. Sebastião, Mértola Ano Lectivo 2011/2012 Disciplina de Psicologia B 12º Ano Turma A Ficha de verificação de conhecimentos Docente: Rui Nunes

Leia mais

As ideias são inatas?

As ideias são inatas? Controlo Motor e Aprendizagem Aula teórica 9/1 Controlo Motor e Aprendizagem Aula teórica 9/2 Objectivos Identificar os fundamentos e principais predições das teorias clássicas de aprendizagem. Identificar

Leia mais

Fundamentos Teóricos: Percepção Visual

Fundamentos Teóricos: Percepção Visual Fundamentos Teóricos: Percepção Visual Fundamentos da percepção visual Roteiro Elementos fundamentais Anatomia do olho humano Percepção de cores Harmonia cromática Campo de visão Fenômenos da percepção

Leia mais

Nesta aula iremos discutir sobre: 1) Percepção e suas abordagens fundamentais; 2) teorias da percepção; e 3) déficits perceptivos.

Nesta aula iremos discutir sobre: 1) Percepção e suas abordagens fundamentais; 2) teorias da percepção; e 3) déficits perceptivos. Aula 03 PERCEPÇÃO Olá! Nesta aula iremos discutir sobre: 1) Percepção e suas abordagens fundamentais; 2) teorias da percepção; e 3) déficits perceptivos. Ao final desta aula, você deverá ser capaz de:

Leia mais

Gestalt (Cognitivismo)

Gestalt (Cognitivismo) Gestalt (Cognitivismo) Kurt Koffka Max Wertheimer Wolfgang Köhler (1886-1940) (1880-1943) (1887-1967) Alunos: Hélder Paixão N9 12º1, Miguel Rodrigues N16 12º1, Rui Marques N2 12º2 ~ 1 ~ Wertheimer pôde

Leia mais

CONHECIMENTOS CAPACIDADES. 1. Compreender características e qualidades da cor ( Técnica ).

CONHECIMENTOS CAPACIDADES. 1. Compreender características e qualidades da cor ( Técnica ). Escola EB1 João de Deus COD. 242 937 Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD. 346 779 Critérios de Avaliação Perfil de Aprendizagens Específicas (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 de julho de

Leia mais

As ideias são inatas?

As ideias são inatas? Controlo e Aprendizagem Aula teórica 5/1 Objectivos?Identificar os fundamentos e principais predições das teorias clássicas de aprendizagem.?identificar as diferenças entre behaviorismo e cognitivismo.?conhecer

Leia mais

Sinalização Desenvolvimento

Sinalização Desenvolvimento Sinalização Desenvolvimento Setas - Em suportes de sinalização, as setas correspondem ao gesto de se estender a mão e apontar o dedo indicador para alguma direção indicando o caminho que deve ser percorrido

Leia mais

Psicologia e Senso Comum. "... a Psicologia tem um longo passado, porém uma curta história." EBBINGHAUS

Psicologia e Senso Comum. ... a Psicologia tem um longo passado, porém uma curta história. EBBINGHAUS Psicologia e Senso Comum "... a Psicologia tem um longo passado, porém uma curta história." EBBINGHAUS Psicologia e Senso Comum O que é Psicologia? Como usamos o termo Psicologia? A Psicologia é recente

Leia mais

9/11/2010. Profa. Dra. Marilene Zimmer FURG - Psicologia Congresso Internacional de Psicologia, Yale. Apresentou uma versão da Teoria de Campo

9/11/2010. Profa. Dra. Marilene Zimmer FURG - Psicologia Congresso Internacional de Psicologia, Yale. Apresentou uma versão da Teoria de Campo KURT LEWIN HISTÓRIA 1890 1947 Mogilno, Alemanha Estudou nas Universidades de Friburgo, Munique e Berlim. Ph.D. Psicologia Universidade de Berlim, Alemanha, 1914 Profa. Dra. Marilene Zimmer FURG Psicologia

Leia mais

Critérios de correção. Grupo I

Critérios de correção. Grupo I 999 TEORIA DO DESIGN Critérios PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Duração: 120 min. Ano: 2014 1º Fase - Junho 11º e 12º anos Critérios de correção Grupo I 1.1. Imagem 1 Produto Artístico. Imagem 2 Objeto

Leia mais

B Características sensoriais e mentais que constituem o raciocínio nos processos de expressão gráfica.

B Características sensoriais e mentais que constituem o raciocínio nos processos de expressão gráfica. PERSPECTIVA PARTE 1 A Função do desenho de perspectiva na apresentação, linguagem gráfica. B Características sensoriais e mentais que constituem o raciocínio nos processos de expressão gráfica. C O traço

Leia mais

28/03/ INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR. Psicologia Cognitiva Psicologia Experimental

28/03/ INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR. Psicologia Cognitiva Psicologia Experimental www.leocoelho.net/interacao INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR Psicologia Cognitiva Psicologia Experimental CONTEÚDO 07 1º SEMESTRE DE 2017 Prof. Leonardo Coelho PSICOLOGIA COGNITIVA COGNIÇÃO: É o processo do

Leia mais

2 Sobre aprendizagem

2 Sobre aprendizagem 2 Sobre aprendizagem Kurt Lewin sempre buscou meios a Topologia é um deles de elevar a Psicologia ao estado de uma ciência logicamente sólida (LEWIN, 1973, p. 12), ou seja, com a possibilidade de conceitos

Leia mais

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo.

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo. Oi, Somos do curso de Psicologia da Universidade Franciscana, e esse ebook é um produto exclusivo criado pra você. Nele, você pode ter um gostinho de como é uma das primeiras aulas do seu futuro curso.

Leia mais

OS HEMISFÉRIOS CEREBRAIS

OS HEMISFÉRIOS CEREBRAIS OS HEMISFÉRIOS CEREBRAIS UMA COMPARAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE CADA HEMISFÉRIO esquerdo Verbal: usa palavras para nomear, descrever e definir; Analítico: decifra as coisas de maneira sequencial e por partes;

Leia mais

Escola cuja qual considera a organização a base da actividade mental, sendo que a capacidade de organização é, em larga escala, de natureza inata

Escola cuja qual considera a organização a base da actividade mental, sendo que a capacidade de organização é, em larga escala, de natureza inata Escola cuja qual considera a organização a base da actividade mental, sendo que a capacidade de organização é, em larga escala, de natureza inata Para os psicólogos da gestalt, o todo é essencial para

Leia mais

2/5/2010. Plano de Voo

2/5/2010. Plano de Voo Plano de Voo - Os tipos de percepção - Gestalt e as leis de percepção - Proximidade - Similaridade - Fechamento - Simetria - Simplicidade - Continuidade Processo Criativo -Atenção -Fuga -Movimento Meios

Leia mais

psicologia da percepção visual

psicologia da percepção visual psicologia da percepção visual 1º Ano, Design de Comunicação 1º Ano, Imagem Animada Formas e conteúdos perceptivos Percepção da forma Percepção da profundidade Indícios de profundidade Fisológicos Psicológicos

Leia mais

FACTORES DA PERCEPÇÃO VISUAL HUMANA NA VISUALIZAÇÃO DE DADOS

FACTORES DA PERCEPÇÃO VISUAL HUMANA NA VISUALIZAÇÃO DE DADOS 13 15 Junho de 2007. Porto, Portugal. FACTORES DA PERCEPÇÃO VISUAL HUMANA Dulclerci Sternadt Alexandre, João Manuel R. S. Tavares FEUP Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, PORTUGAL LOME Laboratório

Leia mais

DEFINIÇÃO As relações entre o indivíduo e o mundo que o rodeia são assim regidas pelo mecanismo perceptivo todo conhecimento

DEFINIÇÃO As relações entre o indivíduo e o mundo que o rodeia são assim regidas pelo mecanismo perceptivo todo conhecimento PERCEPÇÃO DEFINIÇÃO A percepção é o processo de decodificar os estímulos que recebemos. Em termos gerais, a percepção pode ser descrita como a forma como vemos o mundo à nossa volta, o modo segundo o qual

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O DEPARTAMENTO: EXPRESSÔES ÁREA DISCIPLINAR: 600 ARTES VISUAIS DISCIPLINA: DESENHO DE COMUNICAÇÃO CURSO PROFISSIONAL: Técnico de Design ANO: 1º ANO LETIVO: 2018/2019

Leia mais

Conceitos Básicos e História

Conceitos Básicos e História Psicologia na Educação Aula 1 Conceitos Básicos e História Profa. Adriana Straube Nesta aula discutiremos sobre o conceito de psicologia. As origens da psicologia como ciência nascendo na Alemanha. História

Leia mais

Sistemas de leitura visual

Sistemas de leitura visual Sistemas de leitura visual Sistemas de leitura visual Vários e com enfoques distintos Pode-se analisar imagens através da semiótica, sintaxe, literatura, filosofia, estrutura, relações, formas, etc Leitura

Leia mais

Desenho Auxiliado por Computador

Desenho Auxiliado por Computador UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA ENE073 Seminários em Eletrotécnica Desenho Auxiliado por Computador (CAD - Computer Aided Design) Prof. Flávio Vanderson Gomes E-mail: flavio.gomes@ufjf.edu.br Aula

Leia mais

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA De acordo com Freire (1997) página 89 em diante Continuação ao estudo da história da psicologia Prof. Ms. Elizeth Germano Mattos 1S/2018 PARTE II O DESABROCHAR DA PSICOLOGIA CIENTÍFICA

Leia mais

Dinâmica de Grupo. As contribuições de Kurt Lewin

Dinâmica de Grupo. As contribuições de Kurt Lewin As contribuições de Kurt Lewin Profª: Daniela Campos Bahia Moscon danielamoscon@yahoo.com.br Nasceu em 1890 na Prússia; Seu interesse pela psicologia apareceu gradualmente (inicialmente estudou química

Leia mais

CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA UM PROJETO PEDAGÓGICO COMPATÍVEL COM O MUNDO ATUAL: CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS. Dra.

CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA UM PROJETO PEDAGÓGICO COMPATÍVEL COM O MUNDO ATUAL: CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS. Dra. CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA UM PROJETO PEDAGÓGICO COMPATÍVEL COM O MUNDO ATUAL: CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS Dra. Nadia Bossa Profa. Dra. Nadia Aparecida Bossa Doutora em Psicologia

Leia mais

Prof.: Diego Santos. Especializações: Design _ FAMAP Comunicação com o Mercado_ ESPM Consumo_ ESPM

Prof.: Diego Santos. Especializações: Design _ FAMAP Comunicação com o Mercado_ ESPM Consumo_ ESPM Prof.: Diego Santos Especializações: Design _ FAMAP Comunicação com o Mercado_ ESPM Consumo_ ESPM Ementa Estudos elementares dos fundamentos da composição em desenho. Fundamentos básicos da composição.

Leia mais

Abordagem Humanística

Abordagem Humanística Teoria das Relações Humanas Elton Mayo Ênfase nas Pessoas enquanto parte da organização 1. Preocupa-se em analisar o trabalho e a adaptação do trabalhador ao trabalho. - Psicologia do Trabalho ou Psicologia

Leia mais

O desenvolvimento psicológico na segunda infância

O desenvolvimento psicológico na segunda infância O desenvolvimento psicológico na segunda infância quando as crianças começam a compreender emoções, desejos, intenções e crenças Prof. Jefferson Baptista Macedo Agosto/2015 O desenvolvimento psicológico

Leia mais

Princípios e práticas da Psicologia Experimental. Ana Raquel Karkow Profa. Luciane Piccolo Disciplina Psicologia Experimental I 2011/1

Princípios e práticas da Psicologia Experimental. Ana Raquel Karkow Profa. Luciane Piccolo Disciplina Psicologia Experimental I 2011/1 Princípios e práticas da Psicologia Experimental Ana Raquel Karkow Profa. Luciane Piccolo Disciplina Psicologia Experimental I 2011/1 O que é Psicologia Experimental? Psicologia Experimental Parte da Psicologia

Leia mais

A História da Psicologia Social

A História da Psicologia Social Então estamos falando de duas Psicologias Sociais? A História da Psicologia PSICOLOGIA SOCIAL I PROFA. DRA. ROSANA CARNEIRO TAVARES Psicologia Tradicional: descreve, nomeia e conceitua os fenômenos psicossociais,

Leia mais

Aula 5. Abordagem Humanística da Administração (Teoria das Relações Humanas)

Aula 5. Abordagem Humanística da Administração (Teoria das Relações Humanas) Aula 5 Abordagem Humanística da Administração (Teoria das Relações Humanas) Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração

Leia mais

Prof.: Diego Santos. Disciplina: Projeto Gráfico I

Prof.: Diego Santos. Disciplina: Projeto Gráfico I Prof.: Diego Santos Especializações: Design _ FAMAP Comunicação com o Mercado_ ESPM Consumo_ ESPM Disciplina: Projeto Gráfico I Ementa Estudos elementares dos fundamentos da composição em desenho. Fundamentos

Leia mais

Gestalt. Gestalt é o termo intradutível do alemão utilizado para abarcar a teoria da percepção visual baseada na psicologia da forma.

Gestalt. Gestalt é o termo intradutível do alemão utilizado para abarcar a teoria da percepção visual baseada na psicologia da forma. Gestalt 29 de setembro de 2006 Gestalt é o termo intradutível do alemão utilizado para abarcar a teoria da percepção visual baseada na psicologia da forma. '''ORIGEM DA PSICOLOGIA DA FORMA''' Durante o

Leia mais

OFICINA COGNIÇÃO E LÓGICA

OFICINA COGNIÇÃO E LÓGICA OFICINA COGNIÇÃO E LÓGICA A metodologia desenvolvida para aplicação destes módulos obedece a uma estratégia de uso progressivo dos jogos lógicos, graduando os estímulos sensoriais e o grau de dificuldade

Leia mais

PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI

PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI PRIMEIRA AULA Contextualização da Psicologia na Educação. Os Modelos Pedagógicos e os Modelos Epistemológicos. A Aprendizagem na Perspectiva Humanista. PRIMEIRA AULA Há

Leia mais

Psicologia Experimental Psicologia Cognitiva Aplicada. Professor Leandro Augusto Frata Fernandes

Psicologia Experimental Psicologia Cognitiva Aplicada. Professor Leandro Augusto Frata Fernandes Interface Homem/Máquina Aula 4 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.2/tcc-00.184 Roteiro da Aula de Hoje

Leia mais

Ao término desta unidade, você será capaz de:

Ao término desta unidade, você será capaz de: Aula 02 PRINCIPAIS ESCOLAS Objetivos de aprendizagem Ao término desta unidade, você será capaz de: Conhecer as principais escolas da Psicologia Compreender as principais Correntes teóricas da Psicologia.

Leia mais

Processos básicos envolvidos na aprendizagem. Psicologia da Aprendizagem Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos

Processos básicos envolvidos na aprendizagem. Psicologia da Aprendizagem Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos Processos básicos envolvidos na aprendizagem Psicologia da Aprendizagem Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos ATENÇÃO Fenômeno pelo qual processamos ativamente uma quantidade limitada de informações do

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

LIVRO PRINCÍPIOS DE PSICOLOGIA TOPOLÓGICA KURT LEWIN. Profª: Jordana Calil Lopes de Menezes

LIVRO PRINCÍPIOS DE PSICOLOGIA TOPOLÓGICA KURT LEWIN. Profª: Jordana Calil Lopes de Menezes LIVRO PRINCÍPIOS DE PSICOLOGIA TOPOLÓGICA KURT LEWIN Profª: Jordana Calil Lopes de Menezes PESSOA E AMBIENTE; O ESPAÇO VITAL Todo e qualquer evento psicológico depende do estado da pessoa e ao mesmo tempo

Leia mais

VYGOTSKY Teoria sócio-cultural. Manuel Muñoz IMIH

VYGOTSKY Teoria sócio-cultural. Manuel Muñoz IMIH VYGOTSKY Teoria sócio-cultural Manuel Muñoz IMIH BIOGRAFIA Nome completo: Lev Semynovich Vygotsky Origem judaica, nasceu em 5.11.1896 em Orsha (Bielo- Rússia). Faleceu em 11.6.1934, aos 37 anos, devido

Leia mais

EXPLORANDO O GEOPLANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1

EXPLORANDO O GEOPLANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 EXPLORANDO O GEOPLANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 Alessandra Dos Santos Corrêa 2, Claudia Marchesan 3, Silvane Grespan Dill 4, Nádia Zampieri 5, Mariane De Moura 6. 1 O geoplano é um recurso para explorar figuras

Leia mais

Interação Humano-Computador Teoria Geral da Gestalt PROFESSORA CINTIA CAETANO

Interação Humano-Computador Teoria Geral da Gestalt PROFESSORA CINTIA CAETANO Interação Humano-Computador Teoria Geral da Gestalt PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução Nossa inteligência pode ser caracterizada pela nossa capacidade de identificar padrões, e o sistema visual é o nosso

Leia mais

O mundo esquizofrénico visto por Klaus Conrad Psicopatologia Geral e Especial Carlos Mota Cardoso

O mundo esquizofrénico visto por Klaus Conrad Psicopatologia Geral e Especial Carlos Mota Cardoso O mundo esquizofrénico visto por Klaus Conrad 1 Na Esquizofrenia o cerne da perturbação ocupa sempre o núcleo do EU Diz Jarspers: só onde se pensa e se julga nasce o delírio rio Questões de conceito Reflexão

Leia mais

Construção histórica da Psicologia como ciência. Psicologia da Educação I Curso de Pedagogia UAB/FURG Profa. Simone Paludo

Construção histórica da Psicologia como ciência. Psicologia da Educação I Curso de Pedagogia UAB/FURG Profa. Simone Paludo Construção histórica da Psicologia como ciência Psicologia da Educação I Curso de Pedagogia UAB/FURG Profa. Simone Paludo Tempos remotos... O comportamento e a mente humana sempre despertaram interesse

Leia mais

2.1 Princípios gerais da ligação química. Ligações químicas

2.1 Princípios gerais da ligação química. Ligações químicas 2.1 Princípios gerais da ligação química Ligações químicas A associação de átomos formando moléculas, ou em agregados de maiores dimensões como, por exemplo, nos metais, é possível pelo estabelecimento

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PSICOLOGIA SOCIAL Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PSICOLOGIA SOCIAL Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular PSICOLOGIA SOCIAL Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Psicologia 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular PSICOLOGIA

Leia mais

Desafios na formação de profissionais na área da surdez

Desafios na formação de profissionais na área da surdez Desafios na formação de profissionais na área da surdez Ronice Muller de Quadros - UFSC Licenciada em Pedagogia, Doutora em Linguística e Letras, Coordenadora do curso de graduação em Letras/Libras a Distância,

Leia mais

Plano de Aula 1 IDENTIFICAÇÃO

Plano de Aula 1 IDENTIFICAÇÃO Ministério da Educação Secretária de Educação Profissional e Tecnologia Instituto Federal Catarinense - Campus Avançado Sombrio Curso de Licenciatura em Matemática Plano de Aula 1 IDENTIFICAÇÃO Instituto

Leia mais

Unidade: GESTALT. Unidade I:

Unidade: GESTALT. Unidade I: Unidade I: 0 Unidade: GESTALT A ESCOLA DA GESTALT A ORIGEM E A HISTÓRIA DA GESTALT Para Bock e cols (1994) é uma das tendências teóricas mais coerentes e coesas da história da Psicologia. Seus articuladores

Leia mais

Zoo Cartoon 1. Peterson de Carvalho FERNANDES 2 Mariana Datria SCHULZE 3 Universidade da Região de Joinville, Joinville, SC

Zoo Cartoon 1. Peterson de Carvalho FERNANDES 2 Mariana Datria SCHULZE 3 Universidade da Região de Joinville, Joinville, SC Zoo Cartoon 1 Peterson de Carvalho FERNANDES 2 Mariana Datria SCHULZE 3 Universidade da Região de Joinville, Joinville, SC RESUMO Objetivo, simples e prático, o meio cartaz proporciona uma diversidade

Leia mais

KURT LEVIN AS CONTRIBUIÇÕES DE KUT LEVIN A DINÂMICA DE GRUPO

KURT LEVIN AS CONTRIBUIÇÕES DE KUT LEVIN A DINÂMICA DE GRUPO KURT LEVIN AS CONTRIBUIÇÕES DE KUT LEVIN A DINÂMICA DE GRUPO HISTÓRICO Nasceu em 1890 na Prússia; Seu interesse pela psicologia aparece gradualmente(inicialmente estudou química e física e depois filosofia);

Leia mais

Designer de Dashboards Desenhos eficientes de painéis. Augusto Mello Verde

Designer de Dashboards Desenhos eficientes de painéis. Augusto Mello Verde Desenhos eficientes de painéis Augusto Mello Verde Índice Índice Alguns Conceitos Cognição ou Carga Cognitiva e Saturação Percepção Visual Gestalt de Percepção Visual Acabou os textos Montagem de um painel

Leia mais

Plano de Aula 1 IDENTIFICAÇÃO

Plano de Aula 1 IDENTIFICAÇÃO Ministério da Educação Secretária de Educação Profissional e Tecnologia Instituto Federal Catarinense - Câmpus Avançado Sombrio Curso de Licenciatura em Matemática Plano de Aula 1 IDENTIFICAÇÃO Instituto

Leia mais

3 O espaço vital. O espaço vital 21

3 O espaço vital. O espaço vital 21 O espaço vital 21 3 O espaço vital O espaço vital psicológico ou espaço de vida do indivíduo é um conceito criado por Kurt Lewin, e é definido como a totalidade de fatos que determinam o comportamento

Leia mais

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DA GESTALT NO ENSINO DE FÍSICA

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DA GESTALT NO ENSINO DE FÍSICA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DA GESTALT NO ENSINO DE FÍSICA Marina Nunes de Oliveira¹; Ericleiton Rodrigues de Macedo² (Orientador) 1. Estudante do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA APRENDIZAGEM. Informações

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA APRENDIZAGEM. Informações Informações Apresentação A Universidade Braz Cubas compromissada com a educação profissional e formação de pessoas, acompanhando a sociedade atual, adotou uma nova política institucional que transforma

Leia mais

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Curso: Licenciatura em Pedagogia Curso: Licenciatura em Pedagogia Módulo: Formação Humanística números de variáveis, com as respectivas abrangendo Nacionais- que tratam de complemento a formação do aluno no ser NF-301 Projeto Experimental

Leia mais

JOGOS GEOMÉTRICOS: UMA MANEIRA DIFERENCIADA DE SE APRENDER MATEMÁTICA

JOGOS GEOMÉTRICOS: UMA MANEIRA DIFERENCIADA DE SE APRENDER MATEMÁTICA ISSN 2316-7785 JOGOS GEOMÉTRICOS: UMA MANEIRA DIFERENCIADA DE SE APRENDER MATEMÁTICA Andressa Franco Vargas Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete andressavargas1@hotmail.com Bianca Bitencourt

Leia mais

Psicopedagogia do surgimento à contemporaneidade

Psicopedagogia do surgimento à contemporaneidade O termo Psicopedagogia assinala de forma simples e direta uma das mais profundas e importantes razões da produção de um conhecimento científico: o de ser meio, o de ser instrumento para um outro, tanto

Leia mais

Resumo Aula-tema 01: O mundo como você vê.

Resumo Aula-tema 01: O mundo como você vê. Resumo Aula-tema 01: O mundo como você vê. O cenário contemporâneo nos impõe constantes transformações e mudanças e cada indivíduo compreende-as de forma particular, pois depende da visão de mundo que

Leia mais

PRINCÍPIOS PERCEPTIVOS EM MÚSICA. Perceptual Principles in Music

PRINCÍPIOS PERCEPTIVOS EM MÚSICA. Perceptual Principles in Music PRINCÍPIOS PERCEPTIVOS EM MÚSICA Perceptual Principles in Music Laura Franch Schmidt da Silva Resumo As leis de organização da percepção da forma foram criadas por Wertheimer, Köhler, Koffka e Lewin. Partem

Leia mais

Psicologia do Trabalho Aplicada. Psicólogo Julio Turbay

Psicologia do Trabalho Aplicada. Psicólogo Julio Turbay Psicologia do Trabalho Aplicada Psicólogo Julio Turbay julio@comportamento.com.br CONHECENDO OS PARTICIPANTES 1. Nome 2. Empresa 3. Função 4. Expectativa Que regras vamos estabelecer para este evento?

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO Curso: Engenharia de Plásticos Período/Módulo: 3º Período Disciplina/Unidade Curricular: Álgebra Linear Código:

Leia mais

DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS HUMANAS II PC h

DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS HUMANAS II PC h EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DO CAMPO ANÁLISE E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ESCOLAS

Leia mais

Psicologia Percepção Visual

Psicologia Percepção Visual Psicologia Percepção Visual 1º Ano, Design de Comunicação 1º Ano, Imagem Animada Processos sensoriais e perceptivos Conceitos básicos A sensação A percepção Sensação vs. percepção José Farinha, ESEC da

Leia mais