LIVRO PRINCÍPIOS DE PSICOLOGIA TOPOLÓGICA KURT LEWIN. Profª: Jordana Calil Lopes de Menezes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LIVRO PRINCÍPIOS DE PSICOLOGIA TOPOLÓGICA KURT LEWIN. Profª: Jordana Calil Lopes de Menezes"

Transcrição

1 LIVRO PRINCÍPIOS DE PSICOLOGIA TOPOLÓGICA KURT LEWIN Profª: Jordana Calil Lopes de Menezes

2 PESSOA E AMBIENTE; O ESPAÇO VITAL Todo e qualquer evento psicológico depende do estado da pessoa e ao mesmo tempo do ambiente, embora a importância relativa de uma e de outro seja diferente em diferentes casos. C = f(pa) Não temos em psicologia uma palavra que inclua a pessoa (P) e o ambiente (A), por isso usaremos a expressão espaço vital psicológico para indicar a totalidade de fatos que determinam o comportamento de um indivíduo num certo momento.

3 MODOS DE REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO VITAL Não dispomos de um método científico para representar o espaço vital psicológico. Descrever como os diferentes fatos no ambiente de um indivíduo estão relacionados entre si e com o próprio indivíduo. Ex: Dostoyevski.

4 CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO VITAL O espaço vital como totalidade de eventos possíveis Tanto do ponto de vista teórico como do prático, as mais importantes características de uma situação consistem no que é possível e no que não é possível para a pessoa nessa situação. Cada mudança de situação psicológica de uma pessoa significa justamente isso: certos eventos são agora possíveis ( ou impossíveis) que eram previamente impossíveis (ou possíveis).

5 INVENTÁRIOS E SISTEMAS DE COMPORTAMENTO A situação deve ser considerada como o total de possibilidades. É necessário compreender por que motivo este e unicamente este comportamento ocorre. As diferentes espécies de comportamento que ocorrem numa certa situação tem de ser entendidas como pertencentes a um sistema coerente de eventos possíveis que, em sua totalidade, constituem uma expressão das características particulares dessa situação.

6 PROCEDIMENTO CONSTRUTIVO: RESUMO 1. As sínteses fundamentais que usamos para representar a situação devem consistir em conceitos de que possamos derivar, sem ambiguidade, certos eventos como possíveis, outros como não possíveis. Em vez de conceitos classificatórios, teremos de usar conceitos construtivos que tenham relações diretas com as leis. 2. Deve ser possível derivar de tal representação todas as formas de comportamento que realmente ocorrem. Esse vigor da derivação da totalidade de casos possíveis é válido não só para o comportamento da pessoa nas situação, mas também para as possíveis mudanças da pessoa ou da própria situação.

7 RESUMO 3. Uma tal derivação da totalidade das possibilidades só pode ser efetuada se partirmos do espaço vital como um todo. 4. O centro de interesse transfere-se dos objetos para os processos, dos estados para as mudanças de estado. Se o espaço vital é uma totalidade de eventos possíveis, então as coisas que participam da situação, especialmente a própria pessoa e os objetos psicológicos tem de ser caracterizadas pelas suas relações com os eventos possíveis.

8 BOA E FRACA ABSTRAÇÃO: O MÉTODO DA APROXIMAÇÃO Começar com o espaço vital como um todo ao proceder-se uma análise. A investigação e representação de cada caso singular é uma tarefa infinita em si mesma. Toda representação de um caso é uma tarefa incompleta e simplificada. Há duas maneiras de enfrentar essa dificuldade. Abstração (do singular para o geral, desprezando peculiaridades individuais)x Geral para o particular (define a estrutura do espaço vital evitando uma simplificação).

9 CONTEÚDO E EXTENSÃO DO ESPAÇO VITAL PSICOLÓGICO O que se entende por espaço vital psicológico e o que devemos tomar em consideração para representá-lo? Aparência e realidade em psicologia Devemos representar tudo o que, do ponto de vista psicológico, existe para essa pessoa. Experiência e existência psicológica O que é real é o que tem efeitos Fatos fenomenais e física

10 SITUAÇÃO VITAL E SITUAÇÃO MOMENTÂNEA O problema específico com que temos de lidar num dado caso determina se é a situação vital ou a situação momentânea que ascende mais vigorosamente ao primeiro plano. Exemplo (p. 41).

11 FATOS QUASE FÍSICO, QUASE SOCIAIS E QUASE CONCEPTUAIS DENTRO DO ESPAÇO VITAL Fatos quase físicos só devem ser incluídos na representação do espaço vital psicológico na medida e no modo como afetem o indivíduo em seu estado momentâneo. Fatos quase sociais - devem ser incluídos na representação do espaço vital psicológico na medida e no modo como afetem o indivíduo em seu estado momentâneo. Fatos quase conceptuais é a estrutura do ambiente psicológico em que o indivíduo se movimenta, em que enfrenta as dificuldades e em que executa certas tarefas.

12 INFLUÊNCIAS POR MEIO DA PERCEPÇÃO E INFLUÊNCIAS SOMÁTICAS GROSSEIRAS Os fatos quase físicos e quase sociais no espaço vital psicológico não tem porque ser, necessariamente, uma representação adequada dos fatos físicos e sociais objetivos a que se referem. Porém a estrutura desses fatos psicológicos depende em elevado grau da estrutura dos fatos físicos e sociais. Uma mudança nos fatos quase físicos do espaço vital da pessoa é, frequentemente, o resultado de uma mudança objetiva no ambiente físico.

13 INFLUÊNCIAS POR MEIO DA PERCEPÇÃO E INFLUÊNCIAS SOMÁTICAS GROSSEIRAS Podemos distinguir dois casos em que o espaço vital é influenciado de fora: 1. A influência pode ocorrer por intermédio de um processo conceitual, culminando usualmente numa modificação da estrutura cognitiva do campo, com referência ao objeto em questão. 2. A influência pode ser de natureza somática grosseira. Os processos perceptuais, assim como as influências somáticas grosseiras podem modificar, portanto, o espaço vital em todos os seus aspectos.

14 CORRELAÇÕES CAUSAIS EM PSICOLOGIA Os conceitos histórico e sistemático de causalidade Os eventos psicológicos são inferidos remontando-os à relação dinâmica em que têm sua origem. O conceito de causa (por que) está implícito nesse processo e pode ter dois significados muito distintos em psicologia. 1. Por que é que uma dada situação S (isto é, uma determinada pessoa P num determinado ambiente A) tem o evento C e não outro como resultado? A resposta é dada descobrindo a lei que rege C=f(PA) para essa situação.

15 CORRELAÇÕES CAUSAIS EM PSICOLOGIA 2. Por que é que, exatamente, uma tal situação resulta? Por que é o espaço vital num determinado caso tem essas propriedades particulares? A resposta a essa questão só é obtida mediante uma análise da história do indivíduo e do seu meio ambiente. Ambos tipos de resposta são importantes.

16 EXISTÊNCIA, RELAÇÕES TEMPORAIS E CAUSAIS Para se derivar um acontecimento do espaço vital é necessário ter em conta numerosos princípios que são importantes para pesquisa: 1. O princípio de concretividade 2. O caráter relacional dos fatos causais 3. Princípio da contemporaneidade De fato, a estrutura da pessoa e as características psicológicas do meio ambiente em cada momento e em cada ponto dependem, de um modo decisivo, da história prévia. Do ponto de vista da causação sistemática, os eventos passados não podem influenciar os eventos presentes. Os eventos passados só podem ter uma posição nos encadeamentos históricos causais, cujas interligações geram a situação presente.

17 PASSADO E FUTURO; O IRREAL E O INDETERMINADO NO ESPAÇO VITAL O objetivo, como fato psicológico, reside indubitavelmente no presente. O conteúdo do objetivo é um evento futuro. A natureza da expectativa e o caráter do que é esperado não dependem, naturalmente de o evento ter ou não lugar. A realidade psicológica de sentimentos também não depende de o conteúdo desses sentimentos existir ou não num sentido físico ou social. A existência ou inexistência e o índice temporal de um fato psicológico são independentes da existência ou inexistência e do índice temporal do fato a que seu conteúdo de refere.

18 PASSADO E FUTURO; O IRREAL E O INDETERMINADO NO ESPAÇO VITAL O conteúdo como uma propriedade O conteúdo é da maior importância para a dinâmica psicológica. As diferenças em índice temporal e em características existenciais do conteúdo implicam uma diferença qualitativa nos próprios fatos psicológicos. Como representar isso no espaço vital? O significado do passado e do futuro num espaço vital é diferente em diferentes casos.

19 PASSADO E FUTURO; O IRREAL E O INDETERMINADO NO ESPAÇO VITAL O indeterminado É uma questão sumamente importante para a representação de situações. O grau de determinabilidade ou indeterminabilidade de um objetivo, de uma expectativa, de um pensamento, é, em cada caso, um fato dinamicamente importante e que qualquer mudança no grau de determinação é um autêntico processo psicológico.

20 PASSADO E FUTURO; O IRREAL E O INDETERMINADO NO ESPAÇO VITAL O indeterminado A definição ou indefinição de uma situação desempenha um grande papel na tomada de decisões, na firmeza geral do comportamento de um indivíduo, em sua inclinação para a combatividade ou em sua aptidão para a liderança. Como representar? A indeterminabilidade dos eventos mentais é uma inderteminabilidade do conteúdo e não do fato psicológico em si mesmo.

21 O ESPAÇO VITAL PSICOLÓGICO COMO ESPAÇO NO SENTIDO DA MATEMÁTICA Exemplos de relações características do espaço vital Todas as representações do espaço vital psicológico se baseiam na concepção fundamental de uma determinada pessoa num determinado meio. Além da pessoa, existe em esse espaço vital um grande número de outros fatos quase sociais, quase físicos e quase conceituais. Esses fatos tem uma certa relação espacial definida.

22 O ESPAÇO VITAL PSICOLÓGICO COMO ESPAÇO NO SENTIDO DA MATEMÁTICA Exemplos de relações características do espaço vital O espaço vital está articulado em regiões que são qualitativamente diferentes entre si e estão separadas por fronteiras mais ou menos acessíveis. Só é possível determinar uma região se nos referirmos a processos psicológicos específicos. Exemplos: criança na banheira, presidiário, criança com muitos e poucos tabus...

23 CRIANÇA COM MUITOS TABUS

24 CRIANÇA COM POUCOS TABUS

25 O ESPAÇO VITAL PSICOLÓGICO COMO ESPAÇO NO SENTIDO DA MATEMÁTICA Espaço de livre movimento Nas crianças Em classes sociais diferentes Locomoção - corporal e psicológica. Criança com mãe Jovem e universidade Social Conceitual Força Regiões dentro da pessoa

26 CONCEITOS Fatores básicos do meio: A estrutura cognitiva do meio (posição das regiões) As valências As forças Fatores básicos da pessoa A estrutura da pessoa (região intrapessoal e perceptomotora). A tensão

27 CONCEITOS Força se refere aos fatos dinâmicos considerados como causas do comportamento. Propriedades da força: direção, intensidade e ponto de aplicação. Tipos: impulsoras e frenadoras. Correspondentes a necessidades: indivíduo, induzidas e impessoais. Valência é a propriedade que uma região possui de atrair ou repelir o indivíduo. Uma valência não é uma força. A força correspondente a uma valência aumenta ou diminui de acordo com a mudança na intensidade da necessidade, mas também depende da distância da pessoa da meta.

28 CONCEITOS Barreira é uma fronteira ou zona de fronteira que oferece resistência à locomoção. Conflito é uma situação caracterizada pela oposição de forças de igual intensidade. Tipos: 1. Duas valências positivas 2. Uma valência positiva e uma negativa. 3. Duas valências negativas. Tensão - se refere ao estado de um sistema, ou seja, uma região considerada em relação ao seu estado de tensão. A toda necessidade corresponde um sistema de tensão da região interna da pessoa. Quando essa necessidade é satisfeita, diminui o estado de tensão.

29 CONCEITOS As forças psicológicas não afetam diretamente o sistema motor da pessoa, mas sim as regiões intrapessoais. As forças psicológicas não exercem, portanto, sobre a pessoa uma ação mecânica, mas atuam através da motivação.

30 O ESPAÇO VITAL PSICOLÓGICO COMO ESPAÇO NO SENTIDO DA MATEMÁTICA Resumo A representação do espaço vital tem que indicar a posição das pessoas e objetos em certas regiões; tem de levar em conta as locomoções de natureza quase física, quase social e quase conceitual; as relações de vizinhança das regiões; as fronteiras; as aproximações e afastamentos; a expansão e contração; e finalmente os movimentos e forças em certas direções.

31 O CONCEITO MATEMÁTICO DE ESPAÇO Não está limitado ao espaço físico. Espaço topológico espaços não métricos Conexidade Tratar a psicologia matematicamente e não fisicamente.

32 OBRIGADA

3 O espaço vital. O espaço vital 21

3 O espaço vital. O espaço vital 21 O espaço vital 21 3 O espaço vital O espaço vital psicológico ou espaço de vida do indivíduo é um conceito criado por Kurt Lewin, e é definido como a totalidade de fatos que determinam o comportamento

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica Psicologia Jurídica AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES

Pontifícia Universidade Católica Psicologia Jurídica AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES Pontifícia Universidade Católica Psicologia Jurídica AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES REALIDADE Realidade psíquica elaborada pelo indivíduo a partir dos conteúdos armazenados na mente As vezes, usamos nossa

Leia mais

Desenvolvimento de um modelo de ensino da Física

Desenvolvimento de um modelo de ensino da Física Desenvolvimento de um modelo de ensino da Física Modelação ou desenvolvimento de um modelo Processo cognitivo de aplicação dos princípios de uma teoria para produzir um modelo de um objecto físico ou de

Leia mais

Processo Decisório processo contínuo. Árvore de decisões:

Processo Decisório processo contínuo. Árvore de decisões: Processo Decisório Tomada de decisão é o processo de escolher um curso de ação entre várias alternativas para se defrontar com um problema ou oportunidades. É identificar e selecionar o curso de ação mais

Leia mais

Metodologia de Investigação Educacional

Metodologia de Investigação Educacional Metodologia de Investigação Educacional Estilos de Investigação Isabel Chagas, DEFCUL Estilos de Investigação Surveys (sondagens) Estudos Experimentais Estudos Interpretativos Estudo de Caso História de

Leia mais

2 Sobre aprendizagem

2 Sobre aprendizagem 2 Sobre aprendizagem Kurt Lewin sempre buscou meios a Topologia é um deles de elevar a Psicologia ao estado de uma ciência logicamente sólida (LEWIN, 1973, p. 12), ou seja, com a possibilidade de conceitos

Leia mais

Herding Behavior e o Sentimento do Investidor: Evidência no Mercado Português

Herding Behavior e o Sentimento do Investidor: Evidência no Mercado Português Universidade de Aveiro Herding Behavior e o Sentimento do Investidor: Evidência no Mercado Português 3ª Conferência Internacional de Educação Financeira Educação Financeira: Transversalidade e Cidadania

Leia mais

Dinâmica de Grupo. As contribuições de Kurt Lewin

Dinâmica de Grupo. As contribuições de Kurt Lewin As contribuições de Kurt Lewin Profª: Daniela Campos Bahia Moscon danielamoscon@yahoo.com.br Nasceu em 1890 na Prússia; Seu interesse pela psicologia apareceu gradualmente (inicialmente estudou química

Leia mais

Professor: Computação Gráfica I. Anselmo Montenegro Conteúdo: - Objetos gráficos planares. Instituto de Computação - UFF

Professor: Computação Gráfica I. Anselmo Montenegro  Conteúdo: - Objetos gráficos planares. Instituto de Computação - UFF Computação Gráfica I Professor: Anselmo Montenegro www.ic.uff.br/~anselmo Conteúdo: - Objetos gráficos planares 1 Objetos gráficos: conceitos O conceito de objeto gráfico é fundamental para a Computação

Leia mais

Processos fundamentais de cognição social

Processos fundamentais de cognição social Processos fundamentais de cognição social Ao processo de interpretação e de simplificação da realidade social a partir das nossas crenças, valores e saberes prévios Chamamos cognição social Se organizamos

Leia mais

CAPITULO V-CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

CAPITULO V-CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES CAPITULO V-CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES 1. Conclusões Após o término do estudo, as principais conclusões a tirar do mesmo são: Os atletas de futebol da 3ª Divisão Nacional série C e F demonstraram de que

Leia mais

MATA60 BANCO DE DADOS Aula 3- Modelo de Entidades e Relacionamentos. Prof. Daniela Barreiro Claro

MATA60 BANCO DE DADOS Aula 3- Modelo de Entidades e Relacionamentos. Prof. Daniela Barreiro Claro MATA60 BANCO DE DADOS Aula 3- Modelo de Entidades e Relacionamentos Prof. Daniela Barreiro Claro Agenda Modelo de Dados MER 2 de X; X=37 Modelo de Dados O Modelo de Dados é a principal ferramenta que fornece

Leia mais

As ideias são inatas?

As ideias são inatas? Controlo Motor e Aprendizagem Aula teórica 9/1 Controlo Motor e Aprendizagem Aula teórica 9/2 Objectivos Identificar os fundamentos e principais predições das teorias clássicas de aprendizagem. Identificar

Leia mais

TRABALHO Nº 1 DETERMINAÇÃO DO COMPRIMENTO DE ONDA DE UMA RADIAÇÃO DUPLA FENDA DE YOUNG

TRABALHO Nº 1 DETERMINAÇÃO DO COMPRIMENTO DE ONDA DE UMA RADIAÇÃO DUPLA FENDA DE YOUNG TRABALHO Nº 1 DETERMINAÇÃO DO COMPRIMENTO DE ONDA DE UMA RADIAÇÃO DUPLA FENDA DE YOUNG Pretende-se realizar a experiência clássica de Thomas Young e utilizar o padrão de interferência de duas fontes pontuais

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Humanística Parte 2. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Humanística Parte 2. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Humanística Parte 2 Prof. Fábio Arruda f) Importância do conteúdo do cargo Mayo e seus colaboradores verificaram que a especialização defendida pela Teoria Clássica não cria

Leia mais

Desafios para a produção de conhecimento científico em educação à serviço das políticas públicas RICARDO A. MADEIRA (FEA-USP)

Desafios para a produção de conhecimento científico em educação à serviço das políticas públicas RICARDO A. MADEIRA (FEA-USP) RICARDO MADEIRA Desafios para a produção de conhecimento científico em educação à serviço das políticas públicas RICARDO A. MADEIRA (FEA-USP) Roteiro 1. MOTIVAÇÃO 2. CONTRIBUIÇÕES DA CIÊNCIA PARA AVALIAÇÃO

Leia mais

CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS

CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS Se os alunos não são tabula rasa então já possuem um acervo de conhecimentos. Ideias próprias que devem ser levadas em conta no aprendizado de novos conceitos.

Leia mais

17 de janeiro de 2014 Contextos, parcerias e envolvimento parental na escola

17 de janeiro de 2014 Contextos, parcerias e envolvimento parental na escola 17 de janeiro de 2014 Contextos, parcerias e envolvimento parental na escola Sara Maria Alexandre e Silva Felizardo Psicóloga, Professora da Escola Superior de Viseu Referencial de inclusão, bem estar

Leia mais

A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO. Leon S. Vygotsky ( )

A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO. Leon S. Vygotsky ( ) A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO Leon S. Vygotsky (1896-1934) O CONTEXTO DA OBRA - Viveu na União Soviética saída da Revolução Comunista de 1917 - Materialismo marxista - Desejava reescrever

Leia mais

MARKETING DE SERVIÇOS

MARKETING DE SERVIÇOS MARKETING DE SERVIÇOS Para Kotler (p.204, 2004): Serviço é um tipo de produto essencialmente intangível que consiste em atividades, benefícios ou satisfações oferecidas à venda e que não resultam na propriedade

Leia mais

O que é Realidade? 3 - Modelos Mentais (Johnson-Laird) Modelos mentais. Modelos mentais. Regra de ouro. Modelos mentais

O que é Realidade? 3 - Modelos Mentais (Johnson-Laird) Modelos mentais. Modelos mentais. Regra de ouro. Modelos mentais O que é Realidade? 3 - Modelos Mentais (Johnson-Laird) A fenômenos B imagem de A (observações Estágio Curricular Supervisionado em Física II D causas? (nãoobserváveis) REALIDADE Leis, Teorias, Princípios

Leia mais

Os Grandes Eixos Antropológicos. Psicopatologia Geral e Especial Carlos Mota Cardoso

Os Grandes Eixos Antropológicos. Psicopatologia Geral e Especial Carlos Mota Cardoso Os Grandes Eixos Antropológicos 1 Tempo Espaço Corpo Mundo 2 3 Sumário Esquema corporal Fenomenologia das vivências corporais A consciência do corpo pode desligar-se do espaço objectivo O Corpo como objecto

Leia mais

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Profª Drª Renira Appa

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Profª Drª Renira Appa INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Profª Drª Renira Appa OBJETIVO Esclarecer o conceito mais abrangente de inteligência e facilitar uma prática saudável de se autoperceber e estar em estágio de evolução contínua.

Leia mais

2.2 APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO, Objetivos da Psicologia como ciência, Uso da Psicologia na Administração, 11

2.2 APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO, Objetivos da Psicologia como ciência, Uso da Psicologia na Administração, 11 Sumário 1 Introdução, 1 2 Conceitos, 5 2.1 PSIQUIATRIA, PSICANÁLISE E PSICOLOGIA, 5 2.1.1 Psiquiatria, 5 2.1.2 Psicanálise e Psicoterapia, 6 2.1.3 Psicologia, 8 2.2 APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO,

Leia mais

Fases no processamento da informação Esquemas. Social

Fases no processamento da informação Esquemas. Social Cognição Social e pensamento social Cognição social Fases no processamento da informação Esquemas Copyright, 2005 José Farinha Cognição Social Definição: Processamento da informação social - pensamento

Leia mais

IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE

IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE 18 e 19 de março de 2011 RECIFE/PE A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO COM PESSOAS PARA O SUCESSO NA IMPLANTAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO Ana Paula Penido

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aspectos Psicológicos da Educação TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Prof. Stephanie Gurgel Howard Gardner Cientista norte americano Formado no campo da psicologia e da neurologia

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 5 MECÂNICA QUÂNTICA DE SCHRÖDINGER Edição de junho de 2014 CAPÍTULO 5 MECÂNICA QUÂNTICA DE SCHRÖDINGER ÍNDICE 5.1- Introdução 5.2- Equação

Leia mais

AF Aveiro Formação de Treinadores. Fisiologia do Exercício

AF Aveiro Formação de Treinadores. Fisiologia do Exercício Fisiologia do Exercício Fisiologia do Exercício Fisiologia? A fisiologia = natureza, função ou funcionamento, ou seja, é o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas

Leia mais

Interdisciplinaridade em Economia. Alguns apontamentos introdutórios

Interdisciplinaridade em Economia. Alguns apontamentos introdutórios Interdisciplinaridade em Economia Alguns apontamentos introdutórios Considerações Introdutórias Prazer em participar nestes seminários... Quando me solicitaram orientar uma tese de doutoramento sobre Interdisciplinaridade...

Leia mais

Interações, conhecimentos e bem estar subjetivo

Interações, conhecimentos e bem estar subjetivo Interações, conhecimentos e bem estar subjetivo Iraíde Marques de Freitas Barreiro Assessora da Pró-Reitoria de Graduação iraide@reitoria.unesp.br O ingresso na Universidade - Sonhos e expectativas: escolhas.

Leia mais

PROGRAMA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS INTEGRAÇÃO E NIVELAMENTO

PROGRAMA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS INTEGRAÇÃO E NIVELAMENTO PROGRAMA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS INTEGRAÇÃO E NIVELAMENTO Integração e Nivelamento: Pressupostos básicos para o desenvolvimento das competências; Aprender a aprender; A dinâmica dos grupos e o

Leia mais

Métodos Estatísticos em Física Experimental

Métodos Estatísticos em Física Experimental Métodos Estatísticos em Física Experimental Compilação de termos e definições gerais de metrologia. Os termos e definições apresentadas a seguir foram extraídos da 1ª edição brasileira do Guia para Expressão

Leia mais

Raciocínio sobre conhecimento visual: Construtos para representação de conhecimento inferencial e métodos de resolução de problemas

Raciocínio sobre conhecimento visual: Construtos para representação de conhecimento inferencial e métodos de resolução de problemas Raciocínio sobre conhecimento visual: Construtos para representação de conhecimento inferencial e métodos de resolução de problemas Joel Luis Carbonera (grupo BDI Bancos de dados inteligentes PPGC - UFRGS)

Leia mais

BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO

BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO CONSTRUTIVISMO Jean Piaget (1896-1980) Psicologia do desenvolvimento EPISTEMOLOGIA GENÉTICA embriologia mental Jean Piaget (1896-1980) Psicologia do desenvolvimento EPISTEMOLOGIA

Leia mais

tomada de decisão de compra está relacionada a uma resposta a partir de um estímulo inicial

tomada de decisão de compra está relacionada a uma resposta a partir de um estímulo inicial Slide 1 Marketing Planejamento Estratégico Profa. Tathyane Chaves Slide 2 Saber o que motiva o consumidor a escolher um determinado tipo de produto ou marca é a chave do marketing bem sucedido tomada de

Leia mais

KURT LEVIN AS CONTRIBUIÇÕES DE KUT LEVIN A DINÂMICA DE GRUPO

KURT LEVIN AS CONTRIBUIÇÕES DE KUT LEVIN A DINÂMICA DE GRUPO KURT LEVIN AS CONTRIBUIÇÕES DE KUT LEVIN A DINÂMICA DE GRUPO HISTÓRICO Nasceu em 1890 na Prússia; Seu interesse pela psicologia aparece gradualmente(inicialmente estudou química e física e depois filosofia);

Leia mais

A teoria genética de Piaget. Professora Cibelle Celestino Silva IFSC USP

A teoria genética de Piaget. Professora Cibelle Celestino Silva IFSC USP A teoria genética de Piaget Professora Cibelle Celestino Silva IFSC USP Jean Piaget (1896-1980) biólogo suíço estudou a interação de moluscos com o meio ambiente Jean Piaget (1896-1980) os moluscos, como

Leia mais

As equipas multidisciplinares e o controlo de infeção. Margarida Valente Direção nacional PPCIRA

As equipas multidisciplinares e o controlo de infeção. Margarida Valente Direção nacional PPCIRA As equipas multidisciplinares e o controlo de infeção Margarida Valente Direção nacional PPCIRA O contexto do PNCI ao PPCIRA 2 Portugal 2012 com uma mais elevadas taxas de IACS comparado média EU - dismorfias

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 6 MECÂNICA QUÂNTICA DE SCHRÖDINGER Edição de agosto de 2011 CAPÍTULO 6 MECÂNICA QUÂNTICA DE SCHRÖDINGER ÍNDICE 6.1- Introdução 6.2- Equação

Leia mais

Geoprocessamento Introdução parte 2

Geoprocessamento Introdução parte 2 Geoprocessamento Introdução parte 2 Prof. D.Sc. João Paulo Bestete de Oliveira TOPOGRAFIA X GEODÉSIA Mas como foi dito a Topografia considera trechos de dimensões limitadas, logo uma outra aproximação

Leia mais

5 A solução de problemas no âmbito de sua gênesis: as contribuições de Lewin para a aprendizagem dentro da idéia de solução de problemas

5 A solução de problemas no âmbito de sua gênesis: as contribuições de Lewin para a aprendizagem dentro da idéia de solução de problemas 5 A solução de problemas no âmbito de sua gênesis: as contribuições de Lewin para a aprendizagem dentro da idéia de solução de problemas Ainda que bem mais conhecido e divulgado que Wertheimer, o pensamento

Leia mais

Prova Escrita de Física e Química A

Prova Escrita de Física e Química A EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Escrita de Física e Química A 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 715/2.ª Fase Critérios de Classificação 13 Páginas 2015

Leia mais

Realimentação de Relevância

Realimentação de Relevância Wendel Melo Faculdade de Computação Universidade Federal de Uberlândia Recuperação da Informação Ciclo de realimentação onde uma consulta q recebida do usuário é transformada em uma consulta modificada

Leia mais

RESUMÃO NA RODA PROFESSORA CAMILLA

RESUMÃO NA RODA PROFESSORA CAMILLA RESUMÃO NA RODA PROFESSORA CAMILLA Conto literário Características: Narrativa curta e de ficção. Apresenta três partes: introdução, desenvolvimento (conflito) e conclusão (clímax). Apresenta os cinco elementos

Leia mais

Pesquisa de Campo:observações. Maria Rosangela Bez 2011

Pesquisa de Campo:observações. Maria Rosangela Bez 2011 Pesquisa de Campo:observações Maria Rosangela Bez 2011 Observação A observação engloba o conjunto da operações através das quais o modelo de análise é submetido ao teste dos fatos e confrontado com dados

Leia mais

TEOREMA DO DETERMINISMO

TEOREMA DO DETERMINISMO TEOREMA DO DETERMINISMO Pereyra,P.H. pereyraph.com RESUMO É estabelecido o modus operandi da Natureza como causa e efeito com base no Teorema do Determinismo, para todos os eventos que a compõe. É estabelecido

Leia mais

Tópicos Especiais em Educação

Tópicos Especiais em Educação Tópicos Especiais em Educação Física II Unidade I -Cognição - Prof. Esp. Jorge Duarte Cognição Um dos objetivos do sistema de ensino é promover o desenvolvimento cognitivo da criança. Esse desenvolvimento

Leia mais

As ideias são inatas?

As ideias são inatas? Controlo e Aprendizagem Aula teórica 5/1 Objectivos?Identificar os fundamentos e principais predições das teorias clássicas de aprendizagem.?identificar as diferenças entre behaviorismo e cognitivismo.?conhecer

Leia mais

INDIVIDUAL Robbins Cap. 2 e 3

INDIVIDUAL Robbins Cap. 2 e 3 FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL Robbins Cap. 2 e 3 Adriana Cristina Ferreira Caldana Idade: qual a relação entre idade e desempenho? Sexo: homens e mulheres têm o mesmo desempenho? Estado Civil:

Leia mais

Abordagem Humanística

Abordagem Humanística Teoria das Relações Humanas Elton Mayo Ênfase nas Pessoas enquanto parte da organização 1. Preocupa-se em analisar o trabalho e a adaptação do trabalhador ao trabalho. - Psicologia do Trabalho ou Psicologia

Leia mais

Roteiro para a leitura do texto

Roteiro para a leitura do texto WEBER, Max - A "objetividade" do conhecimento nas Ciências Sociais In: Max Weber: A objetividade do conhecimento nas ciências sociais São Paulo: Ática, 2006 (: 13-107) Roteiro para a leitura do texto Data

Leia mais

PROSPECÇÃO DE NEGÓCIOS E TECNOLOGIA. Prof. Araken Patusca Linhares

PROSPECÇÃO DE NEGÓCIOS E TECNOLOGIA. Prof. Araken Patusca Linhares PROSPECÇÃO DE NEGÓCIOS E TECNOLOGIA Prof. Araken Patusca Linhares UNIDADE I Surgimento do Empreendedorismo Postura e comportamento do Empreendedor A importância do Empreendedor na sociedade Motivação do

Leia mais

VERSÃO DE TRABALHO. Prova Escrita de Física e Química A. 11.º Ano de Escolaridade. Prova 715/2.ª Fase. Critérios de Classificação

VERSÃO DE TRABALHO. Prova Escrita de Física e Química A. 11.º Ano de Escolaridade. Prova 715/2.ª Fase. Critérios de Classificação EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Escrita de Física e Química A 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 715/2.ª Fase Critérios de Classificação 12 Páginas 2015

Leia mais

Quadro II.1 - Componente 1. Identificação do Perigo. Fonte: OPS/EPA, 1996

Quadro II.1 - Componente 1. Identificação do Perigo. Fonte: OPS/EPA, 1996 Quadro II.1 - Componente 1. Identificação do Perigo Substância? Efeito Fonte: OPS/EPA, 1996 Quadro II.2 - IDENTIFICAÇÃO DO PERIGO Validade e significado da informação toxicológica Solidez científica da

Leia mais

Planificação a médio e longo prazo. Matemática B. 11º Ano de escolaridade. Total de aulas previstas: 193. Ano letivo 2015/2016

Planificação a médio e longo prazo. Matemática B. 11º Ano de escolaridade. Total de aulas previstas: 193. Ano letivo 2015/2016 Planificação a médio e longo prazo Matemática B 11º Ano de escolaridade. Total de aulas previstas: 193 Ano letivo 2015/2016 Professor responsável: Paulo Sousa I O programa Matemática B do 11º Ano - Página

Leia mais

Disciplina: Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia Prof.ª Dra. Eduarda Maria Schneider Aula 03/05

Disciplina: Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia Prof.ª Dra. Eduarda Maria Schneider Aula 03/05 Disciplina: Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia Prof.ª Dra. Eduarda Maria Schneider Aula 03/05 Questões conceituais METODOLOGIA Etimologicamente : Origem Grega Methodos (objetivo, finalidade),

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Departamento de Matemática

Universidade Federal de Roraima Departamento de Matemática Universidade Federal de Roraima Departamento de Matemática Didática da Matemática A Teoria da Atividade. Prof. Dr. Héctor José García Mendoza https://w3.dmat.ufrr.br/hector/ 1 Objeto da Didática Matemática

Leia mais

Processo Decisório processo contínuo. Árvore de decisões:

Processo Decisório processo contínuo. Árvore de decisões: Processo Decisório Tomada de decisão é o processo de escolher um curso de ação entre várias alternativas para se defrontar com um problema ou oportunidades. É identificar e selecionar o curso de ação mais

Leia mais

Campo Eletromagnético Cap. 5 e 6

Campo Eletromagnético Cap. 5 e 6 Campo Eletromagnético Cap. 5 e 6 Equações de Maxwell Formulação dos potenciais e invariância de calibre Decomposição dos campos vetoriais Força de Lorentz e momento canônico Densidade e fluxo de energia

Leia mais

FORMAÇÃO DE TREINADORES GRAU I METODOLOGIA DE TREINO

FORMAÇÃO DE TREINADORES GRAU I METODOLOGIA DE TREINO FORMAÇÃO DE TREINADORES GRAU I DEFINIÇÃO DE ADAPTAÇÃO ADAPTAÇÃO PROCESSO PROGRESSIVO PROCESSO REGRESSIVO Reorganização após estimulo TÉCNICOS TÁTICOS FÍSICOS PSICO-COGNITIVOS Específica Limitada DEFINIÇÃO

Leia mais

[a11 a12 a1n 7. SISTEMAS LINEARES 7.1. CONCEITO. Um sistema de equações lineares é um conjunto de equações do tipo

[a11 a12 a1n 7. SISTEMAS LINEARES 7.1. CONCEITO. Um sistema de equações lineares é um conjunto de equações do tipo 7. SISTEMAS LINEARES 7.1. CONCEITO Um sistema de equações lineares é um conjunto de equações do tipo a 11 x 1 + a 12 x 2 +... + a 1n x n = b 1 a 11 x 1 + a 12 x 2 +... + a 1n x n = b 2... a n1 x 1 + a

Leia mais

José Amaral. Majorante de um conjunto. Minorante de um conjunto. Supremo e Máximo de um conjunto

José Amaral. Majorante de um conjunto. Minorante de um conjunto. Supremo e Máximo de um conjunto José Amaral 1 p001-p063 : Lógica matemática jda@iselpt Teoria dos conjuntos elações binárias e relações de equivalência Programa: Noções topológicas em Complementos de funções reais de variável real Cálculo

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113 Profa. Sylmara Gonçalves Dias Agenda de aula (1) A evolução da Administração (1) Enfoque comportamental da Administração Evolução da Administração e as Escolas Clássicas

Leia mais

Refletindo com os professores de Matemática os resultados da Avaliação da Aprendizagem em Processo e SARESP

Refletindo com os professores de Matemática os resultados da Avaliação da Aprendizagem em Processo e SARESP Refletindo com os professores de Matemática os resultados da Avaliação da Aprendizagem em Processo e SARESP Escala de Proficiência Pauta Como fazer um melhor planejamento das aulas? Como proceder na aplicação

Leia mais

Refletindo com os professores de Matemática os resultados da Avaliação da Aprendizagem em Processo e SARESP

Refletindo com os professores de Matemática os resultados da Avaliação da Aprendizagem em Processo e SARESP Refletindo com os professores de Matemática os resultados da Avaliação da Aprendizagem em Processo e SARESP Escala de Proficiência Pauta Como fazer um melhor planejamento das aulas? Como proceder na aplicação

Leia mais

Piaget. A epistemologia genética de Jean Piaget

Piaget. A epistemologia genética de Jean Piaget + Piaget A epistemologia genética de Jean Piaget Jean Piaget (1896-1980) n Posição filosófica: o conhecimento humano é uma construção do próprio homem à CONSTRUTIVISMO n Cada pessoa constrói ativamente

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 6 MECÂNICA QUÂNTICA DE SCHRÖDINGER Edição de janeiro de 2010 CAPÍTULO 6 MECÂNICA QUÂNTICA DE SCHRÖDINGER ÍNDICE 6.1- Introdução 6.2- Equação

Leia mais

CIRCUITOS ELETRICOS I: RESISTORES, GERADOR E 1ª LEI DE OHM CIÊNCIAS DA NATUREZA: FÍSICA PROFESSOR: DONIZETE MELO Página 1

CIRCUITOS ELETRICOS I: RESISTORES, GERADOR E 1ª LEI DE OHM CIÊNCIAS DA NATUREZA: FÍSICA PROFESSOR: DONIZETE MELO Página 1 Diretoria Regional de Ensino de Araguaína Colégio Estadual Campos Brasil Tocantins - Brasil Um circuito elétrico pode ser definido como uma interligação de componentes básicos formando pelo menos um caminho

Leia mais

Aprendizagem e comportamento complexo: contribuições para o planejamento do sucesso escolar

Aprendizagem e comportamento complexo: contribuições para o planejamento do sucesso escolar contribuições para o planejamento do sucesso escolar Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) Marcelo Frota Lobato Benvenuti, Elenice Seixas Hanna, Goiara Mendonça de Castilho 1 1. Breve diagnóstico sobre

Leia mais

Corte por serra de fita

Corte por serra de fita Corte por serra de fita Corte por serra de fita Formação do cavaco O processo de formação de cavaco no corte por serra de fita é feito em duas fases: Na primeira fase, o dente comprime e curva as fibras

Leia mais

A Computação e as Classificações da Ciência

A Computação e as Classificações da Ciência A Computação e as Classificações da Ciência Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda Classificações da Ciência A Computação

Leia mais

Banco de Dados I 2007 Módulo II: Modelagem Entidade- Relacionamento versus Relacional. (Aula 1) Clodis Boscarioli

Banco de Dados I 2007 Módulo II: Modelagem Entidade- Relacionamento versus Relacional. (Aula 1) Clodis Boscarioli Banco de Dados I 2007 Módulo II: Modelagem Entidade- Relacionamento versus Relacional (Aula 1) Clodis Boscarioli Conteúdo do Módulo: Conceituação Objetivos; Problemas; Chaves; Restrições; Regras de Integridade;

Leia mais

Introdução aos Sinais e Sistemas

Introdução aos Sinais e Sistemas Introdução aos Sinais e Sistemas Edmar José do Nascimento (Análise de Sinais e Sistemas) http://www.univasf.edu.br/ edmar.nascimento Universidade Federal do Vale do São Francisco Colegiado de Engenharia

Leia mais

Promoção de Experiências Positivas Crianças e Jovens PEP-CJ. Rui Gomes Universidade do Minho Escola de Psicologia

Promoção de Experiências Positivas Crianças e Jovens PEP-CJ. Rui Gomes Universidade do Minho Escola de Psicologia Positivas Crianças e Jovens PEP-CJ Universidade do Minho Escola de Psicologia rgomes@psi.uminho.pt www.ardh-gi.com Módulo 2 Motivação 1 Esta apresentação não substitui a leitura dos manuais do monitor

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Prof. Dr. Victor H. A. Okazaki http://okazaki.webs.com Material de Apoio: Desenvolvimento & Aprendizado

Leia mais

A psicologia humanista surgiu na década de 50, ganhando força nos anos 60 e 70; Reação às ideias psicológicas pré-existentes: o behaviorismo e a

A psicologia humanista surgiu na década de 50, ganhando força nos anos 60 e 70; Reação às ideias psicológicas pré-existentes: o behaviorismo e a Humanismo A psicologia humanista surgiu na década de 50, ganhando força nos anos 60 e 70; Reação às ideias psicológicas pré-existentes: o behaviorismo e a psicanálise Os principais constituintes deste

Leia mais

Acessibilidade: mediação pedagógica. Prof. Blaise Duarte Keniel da Cruz Prof. Célia Diva Renck Hoefelmann

Acessibilidade: mediação pedagógica. Prof. Blaise Duarte Keniel da Cruz Prof. Célia Diva Renck Hoefelmann Acessibilidade: mediação pedagógica Prof. Blaise Duarte Keniel da Cruz Prof. Célia Diva Renck Hoefelmann Ementa: Funções Psicológicas Superiores; conceitos; Processos mentais aquisição da alfabetização

Leia mais

Abordagem "quantitativa" Utilização de grandes amostras Seleção aleatória das unidades de análise Preferência por teorias parcimoniosas e dotadas de alto grau de generalidade Redução da complexidade social

Leia mais

O Som O som é uma onda mecânica, pois necessita de um meio material para se propagar. O Som. Todos os sons resultam de uma vibração (ou oscilação).

O Som O som é uma onda mecânica, pois necessita de um meio material para se propagar. O Som. Todos os sons resultam de uma vibração (ou oscilação). O Som Todos os sons resultam de uma vibração (ou oscilação). O Som O som é uma onda mecânica, pois necessita de um meio material para se propagar. As ondas sonoras são longitudinais. Resultam de compressões

Leia mais

4.3 A solução de problemas segundo Pozo

4.3 A solução de problemas segundo Pozo 39 4.3 A solução de problemas segundo Pozo Na década de noventa, a publicação organizada por Pozo [19] nos dá uma visão mais atual da resolução de problemas. A obra sai um pouco do universo Matemático

Leia mais

Formas de organizar os conteúdos CONTEÚDOS ESCOLARES

Formas de organizar os conteúdos CONTEÚDOS ESCOLARES Formas de organizar os conteúdos CONTEÚDOS ESCOLARES Multidisciplinaridade: é a organização de conteúdos mais tradicional. Os conteúdos escolares são apresentados por matérias independentes umas das outras.

Leia mais

Gláucia R. S. Diniz, Ph.D. Laboratório de Psicoterapia e Psicodiagnóstico Departamento de Psicologia Clínica Instituto de Psicologia UnB

Gláucia R. S. Diniz, Ph.D. Laboratório de Psicoterapia e Psicodiagnóstico Departamento de Psicologia Clínica Instituto de Psicologia UnB Gláucia R. S. Diniz, Ph.D Laboratório de Psicoterapia e Psicodiagnóstico Departamento de Psicologia Clínica Instituto de Psicologia UnB O que é uma família? Família - entidade mutável, influenciada pelos

Leia mais

CONTANDO RELAÇÕES E FUNÇÕES

CONTANDO RELAÇÕES E FUNÇÕES CONTANDO RELAÇÕES E FUNÇÕES Heitor Achilles Dutra da Rosa 1 Resumo: O processo de ensino e aprendizagem da Matemática inclui necessariamente a resolução de problemas. Esse trabalho tem como objetivo utilizar

Leia mais

01/08/2017 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO. Conceitos básicos. Prof Dr Divane de Vargas Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo

01/08/2017 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO. Conceitos básicos. Prof Dr Divane de Vargas Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Conceitos básicos Prof Dr Divane de Vargas Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo PROCESSO DE COMUNICAÇÃO A comunicação permeia toda a ação do enfermeiro PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

Leia mais

Qualidade de Vida 02/03/2012

Qualidade de Vida 02/03/2012 Prof. Dr. Carlos Cezar I. S. Ovalle Descreve a qualidade das condições de vida levando em consideração fatores como saúde, educação, expectativa de vida, bem estar físico, psicológico, emocional e mental.

Leia mais

ORAGANIZAÇÃO, REPRESENTAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE DADOS

ORAGANIZAÇÃO, REPRESENTAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE DADOS Prof. Patricia Caldana ORAGANIZAÇÃO, REPRESENTAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE DADOS Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar

Leia mais

Perspectiva Ecológica e Educação Inclusiva Fev-13

Perspectiva Ecológica e Educação Inclusiva Fev-13 PerspectivaEcológica e Educação Inclusiva MESTRADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL - DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2012/2013 A ECOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Leia mais

E-book. 7 chaves. para o Desempenho de Alta Performance

E-book. 7 chaves. para o Desempenho de Alta Performance E-book 7 chaves para o Desempenho de Alta Performance INTRODUÇÃO Como você pode criar um ambiente de trabalho positivo que traga à luz o melhor das pessoas e conduza a um alto desempenho? O alto desempenho

Leia mais

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA HUMANISTA CARL ROGERS Dá grande importância às experiências da pessoa, a seus sentimentos e valores.

Leia mais

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Conceitos básicos. Prof Dr Divane de Vargas Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Conceitos básicos. Prof Dr Divane de Vargas Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Conceitos básicos Prof Dr Divane de Vargas Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo PROCESSO DE COMUNICAÇÃO A comunicação permeia toda a ação do enfermeiro PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

Leia mais

Autor: Edgar Morin Aluna: Fernanda M. Sanchez Disciplina Conhecimento, complexidade e sociedade em rede, prof Aires J Rover

Autor: Edgar Morin Aluna: Fernanda M. Sanchez Disciplina Conhecimento, complexidade e sociedade em rede, prof Aires J Rover Ciência com Consciência Autor: Edgar Morin Aluna: Fernanda M. Sanchez Disciplina Conhecimento, complexidade e sociedade em rede, prof Aires J Rover Primeira Parte: Ciência com consciência A ciência tem

Leia mais

4 Modelos de Regressão Dinâmica

4 Modelos de Regressão Dinâmica 4 Modelos de Regressão Dinâmica Nos modelos de regressão linear (Johnston e Dinardo, 1998) estudados comumente na literatura, supõe-se que os erros gerados pelo modelo possuem algumas características como:

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Decorrências da Teoria das Relações Humanas. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Decorrências da Teoria das Relações Humanas. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Decorrências da Teoria das Relações Humanas Professor: Roberto César Motivação Humana A motivação procura explicar por que as pessoas se comportam. Administração Cientifica

Leia mais

Psicologia Percepção Visual

Psicologia Percepção Visual Psicologia Percepção Visual 1º Ano, Design de Comunicação 1º Ano, Imagem Animada Processos sensoriais e perceptivos Conceitos básicos A sensação A percepção Sensação vs. percepção José Farinha, ESEC da

Leia mais

Aluno Data Curso / Turma Professor

Aluno Data Curso / Turma Professor Apostila Modelagem e Simulação de Sistemas Dinâmicos Aluno Data Curso / Turma Professor 24/10/09 Engenharia Industrial Mecânica / 2006-1 MODELAGEM MATEMÁTICA DE SISTEMAS DINÂMICOS Everton Farina, Eng.º

Leia mais

Grupos e Organizações. Daniel Abud Seabra Matos

Grupos e Organizações. Daniel Abud Seabra Matos Grupos e Organizações Daniel Abud Seabra Matos Grupos e organizações O comportamento humano se dá num ambiente social, é decorrência dele, ao mesmo tempo em que o determina. Toda e qualquer sociedade consiste

Leia mais

Análise e Processamento de Bio-Sinais. Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica. Sinais e Sistemas. Licenciatura em Engenharia Física

Análise e Processamento de Bio-Sinais. Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica. Sinais e Sistemas. Licenciatura em Engenharia Física Análise e Processamento de Bio-Sinais Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica Licenciatura em Engenharia Física Faculdade de Ciências e Tecnologia Slide 1 Slide 1 Sobre Modelos para SLIT s Introdução

Leia mais

NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO

NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO A INTELIGÊNCIA A inteligência tem significados diferentes para pessoas diferentes. É a capacidade de usar a experiência e o conhecimento que constitui o comportamento

Leia mais

Banco de dados Brasil

Banco de dados Brasil Banco de dados Brasil Elemento de resolução: célula de 100x100m Conteúdo: linhas de transmissão, casas, quadras, distritos, municípios, estados, país Quais distritos são cortados pela linha de transmissão

Leia mais