Opinião de públicos que visitam o museu ao fim de semana (CMAG) Inquérito

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Opinião de públicos que visitam o museu ao fim de semana (CMAG) Inquérito"

Transcrição

1 Opinião de públicos que visitam o museu ao fim de semana (CMAG) Públicos: Masculino Feminino Profissão Engenheiro e engenheira 15 a 18 anos 19 a 31 anos (2) 32 a 45 anos 46 a 55 anos 56 a 64 anos + de 65 anos Inquérito 1 Tem por hábito visitar museus? Sim, Não. Porquê? Sim, para conhecer outras culturas. 2 O que procura numa visita a um museu? Ver algo novo. Coisas mais específicas, como a estrutura do edifício. 3 Qual a sua opinião relativamente ao Museu? Gostamos, pelos objectos. Mas sobretudo pela estrutura, pela arquitetura. 4 Acessibilidades cognitivas (visitas guiadas, textos com informação para um leque variado de públicos, etc.) qual a sua opinião? Gostamos da visita guiada. A funcionária explicou tudo, foi muito paciente. 5 Acessibilidades para públicos com necessidades específicas, qual a sua opinião? Apesar de não ter elevador, há obras para os invisuais, muito bom. 6 Utilização dos Espaços Verdes. Sim, Não Tem um pequeno jardim, é engraçado. 7 Concorda com a forma como a informação referente às obras está exposta? Sim, Não Existe alguns textos mas não têm tradução para outra língua. 8 Legendas e textos, o que é que apreende deles? Como tivemos a visita guiada não olhamos muito para eles. 9 Considera que em ambos os casos, legendas e textos são de fácil entendimento? Alguns apenas estão escritos em português, o que torna difícil a interpretação para visitantes estrangeiros.

2 10 Quanto aos suportes? Neste caso parece nos que os suportes fazem também eles parte da exposição. 11 A altura dos mesmos tem em conta públicos infantis? Sim Não Nem todos, alguns estão muito alto. 12 São de estruturas simples de modo a não interferirem com os objectos expostos? Sim Não Mais ou menos. 13 A iluminação permite lhe visualizar bem as obras de arte? Sim Não Os objectos estão direcionados para a luz. 14 Existe um espaço entre as peças de modo que as pinturas ou objectos não se sobreponham? Sim Não Mais ou menos. 15 O que acha do percurso expositivo? É compreensível em termos de história de arte nacional e internacional? Sim, Não. Porquê? Achamos que sim, também tivemos a ajuda da funcionária. 16 Qual a obra que mais lhe chamou a atenção? Porquê? A cadeira de canto, em pau santo do séc.xviii e a braseira de cobre do séc. XVIII 17 Qual gostou menos? Porquê? Não tenho. Gostei de tudo. 18 Acha que as obras expostas estão em bom estado de conservação? Sim Não 19 O que é que gostou mais da exposição temporária? Gostei de saber mais sobre a vida do médico. 20 Qual a sua opinião relativamente aos serviços prestados pelo museu? (loja, recepção, serviço educativo, biblioteca, restaurante ) A visita guiada foi muito boa. 21 Costuma frequentar outras actividades que o museu propõe ao longo da sua programação? (conferências, concertos, visitas guiadas, workshop ) Sim, sempre que podemos.

3 22 Qual é a sua opinião sobre o preço dos catálogos? Não sabemos. 23 Existem folhetos gratuitos para os públicos? Qual a sua opinião sobre os mesmos? Parece bom. Ainda não vi bem. 24 Existem livros pedagógicos? Qual a sua opinião sobre os mesmos? Também não sei. 25 Acha que o preço do bilhete é acessível? Sim, Não. Porquê? Foi grátis. 26 Gostou da visita que fez? Que aspetos alterava? Nada. Se tivermos oportunidade voltamos!

4 Opinião de públicos que visitam o museu ao fim de semana (CMAG) Públicos: Masculino Profissão Gerente comercial 15 a 18 anos 19 a 31 anos 32 a 45 anos 46 a 55 anos 56 a 64 anos + de 65 anos Inquérito 1 Tem por hábito visitar museus? Sim, Não. Porquê? Não muito. Não tenho muita disponibilidade. 2 O que procura numa visita a um museu? A arte em si é uma das razões, mas também procuro um ambiente calmo. 3 Qual a sua opinião relativamente ao Museu? É a primeira vez. Está cheio, é estreito e antigo. 4 Acessibilidades cognitivas (visitas guiadas, textos com informação para um leque variado de públicos, etc.) qual a sua opinião? Gostei da visita. Na minha opinião é muito bom. 5 Acessibilidades para públicos com necessidades específicas, qual a sua opinião? Nem por isso, não vi nada. 6 Utilização dos Espaços Verdes. Sim, Não 7 Concorda com a forma como a informação referente às obras está exposta? Sim, Não Explica, ajuda a entender. 8 Legendas e textos, o que é que apreende deles? Acho que estão bem. 9 Considera que em ambos os casos, legendas e textos são de fácil entendimento? 10 Quanto aos suportes? Bem, não tenho nada a dizer

5 11 A altura dos mesmos tem em conta públicos infantis? Sim Não 12 São de estruturas simples de modo a não interferirem com os objectos expostos? Sim Não 13 A iluminação permite lhe visualizar bem as obras de arte? Sim Não 14 Existe um espaço entre as peças de modo que as pinturas ou objectos não se sobreponham? Sim Não 15 O que acha do percurso expositivo? É compreensível em termos de história de arte nacional e internacional? Sim, Não. Porquê? Estava bom. 16 Qual a obra que mais lhe chamou a atenção? Porquê? As do Rogério Abreu, são as esculturas que estão espalhadas pela casa que ele fez com a ajuda de crianças do IPO. 17 Qual gostou menos? Porquê? Do que vi gostei de tudo. 18 Acha que as obras expostas estão em bom estado de conservação? Sim Não 19 O que é que gostou mais da exposição temporária? Gostei bastante. É um bom trabalho. 20 Qual a sua opinião relativamente aos serviços prestados pelo museu? (loja, recepção, serviço educativo, biblioteca, restaurante ) Está tudo bem. 21 Costuma frequentar outras actividades que o museu propõe ao longo da sua programação? (conferências, concertos, visitas guiadas, workshop ) Poucas vezes, no estrangeiro faço mais. Faço quando vou em alguma viagem de trabalho. 22 Qual é a sua opinião sobre o preço dos catálogos? Não tenho.

6 23 Existem folhetos gratuitos para os públicos? Qual a sua opinião sobre os mesmos? Não fui buscar, como ia fazer visita guiada 24 Existem livros pedagógicos? Qual a sua opinião sobre os mesmos? Não sei. 25 Acha que o preço do bilhete é acessível? Sim, Não. Olhe não sei, nem paguei! 26 Gostou da visita que fez? Que aspectos alterava? Nada, respeito a capacidade que os outros têm em fazer o seu trabalho.

7 Opinião de públicos que visitam o museu ao fim de semana (CMAG) Públicos: Masculino Profissão Fiel de armazém 15 a 18 anos 19 a 31 anos 32 a 45 anos 46 a 55 anos 56 a 64 anos + de 65 anos Inquérito 1 Tem por hábito visitar museus? Sim, Não. Porquê? Porque gosto. 2 O que procura numa visita a um museu? Gosto muito de ver exposições temporárias e a arquitectura local. 3 Qual a sua opinião relativamente ao Museu? Gosto. Acho que está bem situado. Mas acho que passa um pouco despercebido, também tem alguns problemas relativamente à iluminação. 4 Acessibilidades cognitivas (visitas guiadas, textos com informação para um leque variado de públicos, etc.) qual a sua opinião? Gostei muito da visita guiada. Ficamos a perceber melhor as peças, e o próprio museu. 5 Acessibilidades para públicos com necessidades específicas, qual a sua opinião? Penso que apenas tem os quadros adaptados aos cegos. 6 Utilização dos Espaços Verdes. Sim, Não Não. 7 Concorda com a forma como a informação referente às obras está exposta? Sim, Não Gosto de ver como está. 8 Legendas e textos, o que é que apreende deles? Acho que estão bons. 9 Considera que em ambos os casos, legendas e textos são de fácil entendimento? 10 Quanto aos suportes? Penso que são práticos uma vez que a própria mobília da casa faz de suporte às outras peças.

8 11 A altura dos mesmos tem em conta públicos infantis? Sim Não Não sei 12 São de estruturas simples de modo a não interferirem com os objectos expostos? Sim Não 13 A iluminação permite lhe visualizar bem as obras de arte? Sim Não Não. 14 Existe um espaço entre as peças de modo que as pinturas ou objectos não se sobreponham? Sim Não 15 O que acha do percurso expositivo? É compreensível em termos de história de arte nacional e internacional? Sim, Não. Porquê? Bem organizado, faz sentido. 16 Qual a obra que mais lhe chamou a atenção? Porquê? O próprio recheio da casa, os vitrais. 17 Qual gostou menos? Porquê? Não lhe sei dizer. 18 Acha que as obras expostas estão em bom estado de conservação? Sim Não 19 O que é que gostou mais da exposição temporária? Passa despercebida, se não me alertassem eu não sabia que existia. Pelo menos eu não reparei. 20 Qual a sua opinião relativamente aos serviços prestados pelo museu? (loja, recepção, serviço educativo, biblioteca, restaurante ) Gostei da visita guiada. 21 Costuma frequentar outras actividades que o museu propõe ao longo da sua programação? (conferências, concertos, visitas guiadas, workshop ) Não. 22 Qual é a sua opinião sobre o preço dos catálogos? Não sei.

9 23 Existem folhetos gratuitos para os públicos? Qual a sua opinião sobre os mesmos? Penso que está bem. 24 Existem livros pedagógicos? Qual a sua opinião sobre os mesmos? Não sei. 25 Acha que o preço do bilhete é acessível? Sim, Não. Foi grátis. 26 Gostou da visita que fez? Que aspectos alterava? Sim, gostei. Está bem organizado e para mim, o ponto alto do museu é o atelier.

10 Opinião de públicos que visitam o museu ao fim de semana (CMAG) Públicos: Feminino Profissão Reformada 15 a 18 anos 19 a 31 anos 32 a 45 anos 46 a 55 anos 56 a 64 anos + de 65 anos Inquérito 1 Tem por hábito visitar museus? Sim, Não. Porquê? Sim, porque gosto. 2 O que procura numa visita a um museu? Várias coisas, mobiliário por exemplo. 3 Qual a sua opinião relativamente ao Museu? Gosto. Já vim mais que uma vez. 4 Acessibilidades cognitivas (visitas guiadas, textos com informação para um leque variado de públicos, etc.) qual a sua opinião? Está bom. 5 Acessibilidades para públicos com necessidades específicas, qual a sua opinião? Para cegos tem, sei que não há elevador. 6 Utilização dos Espaços Verdes. Sim, Não 7 Concorda com a forma como a informação referente às obras está exposta? Sim, Não 8 Legendas e textos, o que é que apreende deles? Está bom assim. 9 Considera que em ambos os casos, legendas e textos são de fácil entendimento? 10 Quanto aos suportes? Gosto assim.

11 11 A altura dos mesmos tem em conta públicos infantis? Sim Não 12 São de estruturas simples de modo a não interferirem com os objectos expostos? Sim Não 13 A iluminação permite lhe visualizar bem as obras de arte? Sim Não 14 Existe um espaço entre as peças de modo que as pinturas ou objectos não se sobreponham? Sim Não 15 O que acha do percurso expositivo? É compreensível em termos de história de arte nacional e internacional? Sim, Não. Porquê? Só olho para as peças e oiço a explicação. 16 Qual a obra que mais lhe chamou a atenção? Porquê? Do vitral, mobiliário e a porcelana chinesa. 17 Qual gostou menos? Porquê? Não tenho. 18 Acha que as obras expostas estão em bom estado de conservação? Sim Não 19 O que é que gostou mais da exposição temporária? É bonito. 20 Qual a sua opinião relativamente aos serviços prestados pelo museu? (loja, recepção, serviço educativo, biblioteca, restaurante ) Bom. 21 Costuma frequentar outras actividades que o museu propõe ao longo da sua programação? (conferências, concertos, visitas guiadas, workshop ) Às vezes. 22 Qual é a sua opinião sobre o preço dos catálogos? Estão bem feitos. Já comprei um porque não achei caro.

12 23 Existem folhetos gratuitos para os públicos? Qual a sua opinião sobre os mesmos? Não vi. 24 Existem livros pedagógicos? Qual a sua opinião sobre os mesmos? Não sei. 25 Acha que o preço do bilhete é acessível? Sim, Não. Um pouco caros. 26 Gostou da visita que fez? Que aspectos alterava? Gostei e acho que está bem assim.

13 Opinião de públicos que visitam o museu ao fim de semana (CMAG) Públicos: Feminino Profissão Reformada (pintora) 15 a 18 anos 19 a 31 anos 32 a 45 anos 46 a 55 anos 56 a 64 anos + de 65 anos Inquérito 1 Tem por hábito visitar museus? Sim, Não. Porquê? Sim, interessa me o antigo como arte, conhecer. 2 O que procura numa visita a um museu? Área da pintura. 3 Qual a sua opinião relativamente ao Museu? Surpreendeu pela positiva, gostei muito dos trabalhos expostos nas salas. 4 Acessibilidades cognitivas (visitas guiadas, textos com informação para um leque variado de públicos, etc.) qual a sua opinião? Penso que está completo a esse nível. 5 Acessibilidades para públicos com necessidades específicas, qual a sua opinião? Não reparei. 6 Utilização dos Espaços Verdes. Sim, Não 7 Concorda com a forma como a informação referente às obras está exposta? Sim, Não As pessoas sentem que só há nomes sonantes, é nos dada bastante informação, não deixam que a pessoa venha só por ver, acabamos por ficar envolvidos. As actividades são muito boas. E isto é nos dado pelos funcionários, não preciso olhar as legendas. 8 Legendas e textos, o que é que apreende deles? Está bom. 9 Considera que em ambos os casos, legendas e textos são de fácil entendimento? 10 Quanto aos suportes? Estão bem.

14 11 A altura dos mesmos tem em conta públicos infantis? Sim Não Acho que as crianças assim que começam a andar deviam visitar museus. Para apreciar, ganhar criatividade 12 São de estruturas simples de modo a não interferirem com os objectos expostos? Sim Não 13 A iluminação permite lhe visualizar bem as obras de arte? Sim Não 14 Existe um espaço entre as peças de modo que as pinturas ou objectos não se sobreponham? Sim Não 15 O que acha do percurso expositivo? É compreensível em termos de história de arte nacional e internacional? Sim, Não. Porquê? Foi uma visita livre. 16 Qual a obra que mais lhe chamou a atenção? Porquê? Foram muitas. Talvez a de D. Carlos. 17 Qual gostou menos? Porquê? Não, não existe nenhuma. 18 Acha que as obras expostas estão em bom estado de conservação? Sim Não Tenho vontade de levar tudo comigo! As toalhas parecem as da avó! 19 O que é que gostou mais da exposição temporária? Não vi. 20 Qual a sua opinião relativamente aos serviços prestados pelo museu? (loja, recepção, serviço educativo, biblioteca, restaurante ) Bom. Deram sempre muita informação com detalhes, curiosidades. Gostei. 21 Costuma frequentar outras actividades que o museu propõe ao longo da sua programação? (conferências, concertos, visitas guiadas, workshop ) Sim, quando há teatro ou música. 22 Qual é a sua opinião sobre o preço dos catálogos? Não sei, não faço ideia.

15 23 Existem folhetos gratuitos para os públicos? Qual a sua opinião sobre os mesmos? Não sei. Não tive folheto. 24 Existem livros pedagógicos? Qual a sua opinião sobre os mesmos? Não sei. 25 Acha que o preço do bilhete é acessível? Sim, Não. Não compramos bilhete. 26 Gostou da visita que fez? Que aspectos alterava? Acho que não, está tudo bem feito.

16 Opinião de públicos que visitam o museu ao fim de semana (CMAG) Públicos: Masculino Profissão Designer 15 a 18 anos 19 a 31 anos 32 a 45 anos 46 a 55 anos 56 a 64 anos + de 65 anos Inquérito 1 Tem por hábito visitar museus? Sim, Não. Porquê? Porque é uma área que me desperta interesse. Tenho curiosidade. 2 O que procura numa visita a um museu? Por vezes inspiração, outras distração. Aprender. 3 Qual a sua opinião relativamente ao Museu? É a primeira vez que vim. Acho engraçado do ponto de vista arquitetónico. Quanto ao conteúdo também tem elementos visualmente interessantes. 4 Acessibilidades cognitivas (visitas guiadas, textos com informação para um leque variado de públicos, etc.) qual a sua opinião? Acho bem. Há sempre um funcionário que nos sabe explicar, dar informações. No fundo fazem uma visita guiada. 5 Acessibilidades para públicos com necessidades específicas, qual a sua opinião? Não há elevador o que dificulta a entrada deste tipo de público, mas reparei que tem suportes de informação para invisuais, assim como algumas réplicas de quadros para serem tocados. 6 Utilização dos Espaços Verdes. Sim, Não É pequeno, era o jardim da casa. Devido ao espaço também não se pode exigir mais. 7 Concorda com a forma como a informação referente às obras está exposta? Sim, Não Nem por isso. Não gosto das legendas assim. Acho mais práticas as individuais. Mas é opinião pessoal. 8 Legendas e textos, o que é que apreende deles? Alguma informação. 9 Considera que em ambos os casos, legendas e textos são de fácil entendimento?

17 10 Quanto aos suportes? Não acho que estejam mal. Permitem ver os objectos e enquadram nos no espírito da casa, sobretudo os que estão na entrada. 11 A altura dos mesmos tem em conta públicos infantis? Sim Não Mais ou menos. 12 São de estruturas simples de modo a não interferirem com os objectos expostos? Sim Não 13 A iluminação permite lhe visualizar bem as obras de arte? Sim Não Assim assim. 14 Existe um espaço entre as peças de modo que as pinturas ou objectos não se sobreponham? Sim Não Mais ou menos. Alguns quadros estão muito próximos. 15 O que acha do percurso expositivo? É compreensível em termos de história de arte nacional e internacional? Sim, Não. Porquê? Sinceramente não ligo muito a isso. Vejo livremente e como o funcionário vai explicando e nos guiando pela casa não tenho necessidade de procurar um percurso. 16 Qual a obra que mais lhe chamou a atenção? Porquê? Gosto de muitas peças de mobiliário. 17 Qual gostou menos? Porquê? Não tenho. 18 Acha que as obras expostas estão em bom estado de conservação? Sim Não 19 O que é que gostou mais da exposição temporária? Achei que completava a exposição permanente. 20 Qual a sua opinião relativamente aos serviços prestados pelo museu? (loja, recepção, serviço educativo, biblioteca, restaurante ) Bom.

18 21 Costuma frequentar outras actividades que o museu propõe ao longo da sua programação? (conferências, concertos, visitas guiadas, workshop ) Raramente. 22 Qual é a sua opinião sobre o preço dos catálogos? Não fui ver. 23 Existem folhetos gratuitos para os públicos? Qual a sua opinião sobre os mesmos? Não sei porque não tive nenhum folheto. 24 Existem livros pedagógicos? Qual a sua opinião sobre os mesmos? Não sei. 25 Acha que o preço do bilhete é acessível? Sim, Não. Porquê? 26 Gostou da visita que fez? Que aspectos alterava? Nada.

19 Opinião de públicos que visitam o museu ao fim de semana (CMAG) Públicos: Masculino Profissão Reformado 15 a 18 anos 19 a 31 anos 32 a 45 anos 46 a 55 anos 56 a 64 anos + de 65 anos Inquérito 1 Tem por hábito visitar museus? Sim, Não. Porquê? Sim, porque gosto. 2 O que procura numa visita a um museu? Ver coisas. 3 Qual a sua opinião relativamente ao Museu? Acho que está bem. 4 Acessibilidades cognitivas (visitas guiadas, textos com informação para um leque variado de públicos, etc.) qual a sua opinião? Não sei, penso que sim. Existe alguns textos nas primeiras salas de exposição que explicam quem era o Dr. Anastácio. 5 Acessibilidades para públicos com necessidades específicas, qual a sua opinião? Não sei, para mim acho que está bem. 6 Utilização dos Espaços Verdes. Sim, Não Não. 7 Concorda com a forma como a informação referente às obras está exposta? Sim, Não Eu acho que sim. 8 Legendas e textos, o que é que apreende deles? Os autores das obras, esse tipo de coisas. 9 Considera que em ambos os casos, legendas e textos são de fácil entendimento? 10 Quanto aos suportes? Estão bem.

20 11 A altura dos mesmos tem em conta públicos infantis? Sim Não 12 São de estruturas simples de modo a não interferirem com os objectos expostos? Sim Não 13 A iluminação permite lhe visualizar bem as obras de arte? Sim Não 14 Existe um espaço entre as peças de modo que as pinturas ou objectos não se sobreponham? Sim Não 15 O que acha do percurso expositivo? É compreensível em termos de história de arte nacional e internacional? Sim, Não. Porquê? Dá para perceber o que estamos a ver, está dividido por salas e está correcto assim, na minha opinião. 16 Qual a obra que mais lhe chamou a atenção? Porquê? Gosto de tudo. 17 Qual gostou menos? Porquê? Gostei de tudo. 18 Acha que as obras expostas estão em bom estado de conservação? Sim Não Penso que sim. 19 O que é que gostou mais da exposição temporária? Não sei, não vi. 20 Qual a sua opinião relativamente aos serviços prestados pelo museu? (loja, recepção, serviço educativo, biblioteca, restaurante ) Bem. 21 Costuma frequentar outras actividades que o museu propõe ao longo da sua programação? (conferências, concertos, visitas guiadas, workshop ) Só concertos. 22 Qual é a sua opinião sobre o preço dos catálogos? Não sei responder.

21 23 Existem folhetos gratuitos para os públicos? Qual a sua opinião sobre os mesmos? Também não sei. 24 Existem livros pedagógicos? Qual a sua opinião sobre os mesmos? Não vi. 25 Acha que o preço do bilhete é acessível? Sim, Não. Porquê? Tive desconto, não me posso queixar. Mas acho que não é caro. 26 Gostou da visita que fez? Que aspectos alterava? Eu gosto assim, não mudo nada.

22 Opinião de públicos que visitam o museu ao fim de semana (CMAG) Públicos: Masculino (2) Profissão Estudante e Gestor 15 a 18 anos 19 a 31 anos 32 a 45 anos (2) 46 a 55 anos 56 a 64 anos + de 65 anos Inquérito 1 Tem por hábito visitar museus? Sim, Não. Porquê? Penso que é importante para aumentar a nossa cultura. Sim, partilho da mesma opinião. 2 O que procura numa visita a um museu? Procuro um sítio agradável para passar um tempo e que tenha obras interessantes. E adquirir mais conhecimento. 3 Qual a sua opinião relativamente ao Museu? Ainda não tinha vindo cá, mas estou a gostar. Eu também não. Tem imensas coisas para se ver. 4 Acessibilidades cognitivas (visitas guiadas, textos com informação para um leque variado de públicos, etc.) qual a sua opinião? Não sei, porque como lhe disse não conheço muito bem o museu. Mas hoje fizemos uma visita guiada, foi nos explicado de uma forma geral o conteúdo de cada divisão da casa. 5 Acessibilidades para públicos com necessidades específicas, qual a sua opinião? Devido à estrutura da casa penso que seja complicado melhores condições pra quem se desloca numa cadeira de rodas, mas reparei que existe textos e alguns quadros para os invisuais. 6 Utilização dos Espaços Verdes. Sim, Não Não é um jardim muito grande, mas completa a casa. 7 Concorda com a forma como a informação referente às obras está exposta? Sim, Não 8 Legendas e textos, o que é que apreende deles? Alguma informação.

23 9 Considera que em ambos os casos, legendas e textos são de fácil entendimento? 10 Quanto aos suportes? São adequados. 11 A altura dos mesmos tem em conta públicos infantis? Sim Não Penso que sim. 12 São de estruturas simples de modo a não interferirem com os objectos expostos? Sim Não 13 A iluminação permite lhe visualizar bem as obras de arte? Sim Não Sim, embora nem sempre de uma forma clara. 14 Existe um espaço entre as peças de modo que as pinturas ou objectos não se sobreponham? Sim Não 15 O que acha do percurso expositivo? É compreensível em termos de história de arte nacional e internacional? Sim, Não. Não sei se é suposto seguir alguma linha cronológica, ou algo do género, mas acho que está bem. 16 Qual a obra que mais lhe chamou a atenção? Porquê? O atelier. Sim, gostei muito dessas pinturas. 17 Qual gostou menos? Porquê? Não sei bem talvez as loiças. 18 Acha que as obras expostas estão em bom estado de conservação? Sim Não 19 O que é que gostou mais da exposição temporária? Achamos interessante o trabalho realizado pelo escultor.

24 20 Qual a sua opinião relativamente aos serviços prestados pelo museu? (loja, recepção, serviço educativo, biblioteca, restaurante ) Está tudo bem. Ainda não vimos a loja mas também não estou a pensar comprar. Talvez nem a veja. 21 Costuma frequentar outras actividades que o museu propõe ao longo da sua programação? (conferências, concertos, visitas guiadas, workshop ) Mais concertos e projeções de filmes. 22 Qual é a sua opinião sobre o preço dos catálogos? Não sabemos, neste museu não sei. Mas são poucos os que têm um preço mais acessíveis. 23 Existem folhetos gratuitos para os públicos? Qual a sua opinião sobre os mesmos? Não. 24 Existem livros pedagógicos? Qual a sua opinião sobre os mesmos? Não sei. 25 Acha que o preço do bilhete é acessível? Sim, Não. Porquê? Penso que é bastante acessível. Sim e depois até têm desconto para alguns grupos e também há um horário livre de pagamento. Acho que está bem assim. 26 Gostou da visita que fez? Que aspectos alterava? Não sei, talvez devessem apostar uma pouco mais na divulgação do museu e nas suas actividades. Concordo.

25 Opinião de públicos que visitam o museu ao fim de semana (CMAG) Públicos: Masculino e Feminino Profissão Engenheiro e secretária 15 a 18 anos 19 a 31 anos 32 a 45 anos 46 a 55 anos 56 a 64 anos + de 65 anos Inquérito 1 Tem por hábito visitar museus? Sim, Não. Porquê? Aproveitamos para passar algum tempo em família e ver coisas que não encontramos no dia a dia. 2 O que procura numa visita a um museu? Viemos hoje por haver actividades relacionadas com o dia dos museus. Viemos ver as reservas do museu porque não é habitual. Acaba por ser um momento de lazer e oportunidade de conhecer e ver peças novas, acho que é isso que procuramos numa visita a um museu. 3 Qual a sua opinião relativamente ao Museu? Já cá tínhamos estado uma outra vez, acho que acaba por ter um serviço mais personalizado que outros museus. É dada atenção ao visitante porque um funcionário acompanha sempre o grupo, fala sobre as peças expostas. Tem um ambiente mais calmo, hoje não porque está cheio, mas normalmente sim. 4 Acessibilidades cognitivas (visitas guiadas, textos com informação para um leque variado de públicos, etc.) qual a sua opinião? Gostei da visita. Parece estar bem estruturado, apesar de não ter indicação do percurso. Antes de entrar na casa propriamente dita há uma introdução ao doutor Anastácio e à sua vida, que prepara o visitante para o que vai ver. 5 Acessibilidades para públicos com necessidades específicas, qual a sua opinião? Apenas reparei nos textos em braille. 6 Utilização dos Espaços Verdes. Sim, Não Não. 7 Concorda com a forma como a informação referente às obras está exposta? Sim, Não

26 8 Legendas e textos, o que é que apreende deles? Alguns dados, quem fez, quando 9 Considera que em ambos os casos, legendas e textos são de fácil entendimento? Penso que poderia existir alguma informação adicional escrita. 10 Quanto aos suportes? Penso que há vitrinas no início da exposição e estão adequados. Depois dentro da casa não há. Acho que não são necessárias uma vez que a exposição tem muito mobiliário e não faria sentido que estivessem dentro delas. 11 A altura dos mesmos tem em conta públicos infantis? Sim Não Alguns, outros estão expostos muito alto, o que dificulta quem está ver, acaba por ter uma visão mais do conjunto do que de alguns pormenores. 12 São de estruturas simples de modo a não interferirem com os objectos expostos? Sim Não 13 A iluminação permite lhe visualizar bem as obras de arte? Sim Não Sim, apesar de haver alguns reflexos, mas acontece o mesmo noutros museus. 14 Existe um espaço entre as peças de modo que as pinturas ou objectos não se sobreponham? Sim Não 15 O que acha do percurso expositivo? É compreensível em termos de história de arte nacional e internacional? Sim, Não. Porquê? Não sei se é suposto seguir algum percurso, nós começamos pela casa, depois fomos até ao atelier. 16 Qual a obra que mais lhe chamou a atenção? Porquê? Penso que no geral gostei de todas, não consigo destacar nenhuma. Gostei das porcelanas chinesas, mas isso é o meu gosto pessoal. 17 Qual gostou menos? Porquê? Não tenho. Não sei.

27 18 Acha que as obras expostas estão em bom estado de conservação? Sim Não 19 O que é que gostou mais da exposição temporária? Gostei do espelho que lá está. Achei uma peça única. 20 Qual a sua opinião relativamente aos serviços prestados pelo museu? (loja, recepção, serviço educativo, biblioteca, restaurante ) A loja podia ser maior. Acho que devia ter mais objectos. 21 Costuma frequentar outras actividades que o museu propõe ao longo da sua programação? (conferências, concertos, visitas guiadas, workshop ) Concertos ou visitas guiadas. 22 Qual é a sua opinião sobre o preço dos catálogos? Não costumamos comprar devido ao preço. 23 Existem folhetos gratuitos para os públicos? Qual a sua opinião sobre os mesmos? Tem o essencial. 24 Existem livros pedagógicos? Qual a sua opinião sobre os mesmos? Não reparei. 25 Acha que o preço do bilhete é acessível? Sim, Não. Porquê? Apesar de hoje o museu ter entrada livre não acho que os preços sejam muito elevados. Concordo. 26 Gostou da visita que fez? Que aspectos alterava? Penso que o museu devia ter mais divulgação. Sim, gostamos da visita mas não lhe sei dizer se alterava alguma coisa no museu.

28 Opinião de públicos que visitam o museu ao fim de semana (CMAG) Públicos: Masculino Profissão Reformado 15 a 18 anos 19 a 31 anos 32 a 45 anos 46 a 55 anos 56 a 64 anos + de 65 anos Inquérito 1 Tem por hábito visitar museus? Sim, Não. Porquê? Sim, sempre que tenho disponibilidade vou. Porque gosto, tenho interesse em ver obras de arte. 2 O que procura numa visita a um museu? Aprender. 3 Qual a sua opinião relativamente ao Museu? Gostei. Achei interessante a história deste médico e os objectos que foi recolhendo. 4 Acessibilidades cognitivas (visitas guiadas, textos com informação para um leque variado de públicos, etc.) qual a sua opinião? Isso já não percebo! Eu percebi tudo o que me foi explicado e o que li, portanto a esse nível penso que está tudo bem. Mas não tenho capacidade para avaliar essas coisas, não tenho assim tantos conhecimentos sobre como as coisas deveram estar expostas. Para mim está bom assim, agora se é o mais correcto já não lhe posso dizer. 5 Acessibilidades para públicos com necessidades específicas, qual a sua opinião? Vi que existe quadros próprios para serem tocados e textos em braille. 6 Utilização dos Espaços Verdes. Sim, Não Para descansar. 7 Concorda com a forma como a informação referente às obras está exposta? Sim, Não 8 Legendas e textos, o que é que apreende deles? Ficamos a conhecer os autores, as datas. Penso que é tudo. Acho que seria interessante pôr mais uma legenda a dizer o que estamos a ver. 9 Considera que em ambos os casos, legendas e textos são de fácil entendimento? Sim, não tive qualquer dificuldade em ler.

29 10 Quanto aos suportes? Está tudo bem. 11 A altura dos mesmos tem em conta públicos infantis? Sim Não 12 São de estruturas simples de modo a não interferirem com os objectos expostos? Sim Não 13 A iluminação permite lhe visualizar bem as obras de arte? Sim Não Algumas salas, na minha opinião estão escuras. 14 Existe um espaço entre as peças de modo que as pinturas ou objectos não se sobreponham? Sim Não 15 O que acha do percurso expositivo? É compreensível em termos de história de arte nacional e internacional? Sim, Não. Porquê? Achei que estava bem. 16 Qual a obra que mais lhe chamou a atenção? Porquê? Eu gosto de tudo. 17 Qual gostou menos? Porquê? Não sei dizer. 18 Acha que as obras expostas estão em bom estado de conservação? Sim Não 19 O que é que gostou mais da exposição temporária? Não fui ver. Já estou um pouco cansado. 20 Qual a sua opinião relativamente aos serviços prestados pelo museu? (loja, recepção, serviço educativo, biblioteca, restaurante ) São muito simpáticos. 21 Costuma frequentar outras actividades que o museu propõe ao longo da sua programação? (conferências, concertos, visitas guiadas, workshop ) Não.

30 22 Qual é a sua opinião sobre o preço dos catálogos? Olhe não sei, não vi. 23 Existem folhetos gratuitos para os públicos? Qual a sua opinião sobre os mesmos? Não me deram. 24 Existem livros pedagógicos? Qual a sua opinião sobre os mesmos? Não sei. 25 Acha que o preço do bilhete é acessível? Sim, Não. Eu penso que sim. 26 Gostou da visita que fez? Que aspectos alterava? Está tudo bem assim.

31 Opinião de públicos que visitam o museu ao fim de semana (FASVS) Públicos: Feminino Profissão Professora de EVT 15 a 18 anos 19 a 31 anos 32 a 45 anos 46 a 55 anos 56 a 64 anos + de 65 anos Inquérito 1 Tem por hábito visitar museus? Sim, Não. Porquê? Porque para mim o contacto com a arte é super importante. 2 O que procura numa visita a um museu? Relembrar algo, tentar captar o espirito de quem pinta, apreciar técnicas. 3 Qual a sua opinião relativamente ao Museu? Gosto muito, é calmo, acolhedor, aconchegante e penso que tem propostas interessantes. 4 Acessibilidades cognitivas (visitas guiadas, textos com informação para um leque variado de públicos, etc.) qual a sua opinião? Acho que o museu oferece alguma informação básica por isso penso que um vasto grupo de pessoas a conseguia entender, as visitas guiadas não conheço. 5 Acessibilidades para públicos com necessidades específicas, qual a sua opinião? Segundo sei apenas existe o elevador, é uma questão que o museu devia pensar. 6 Utilização dos Espaços Verdes. Sim, Não É agradável um local calmo para descansar. Mesmo que não pertença ao próprio museu, acho que é importante ter um jardim próximo. 7 Concorda com a forma como a informação referente às obras está exposta? Sim, Não Concordo. 8 Legendas e textos, o que é que apreende deles? Sim, a informação principal, caso queira saber mais provavelmente a loja terá algum livro sobre isso. 9 Considera que em ambos os casos, legendas e textos são de fácil entendimento? 10 Quanto aos suportes? Acho que estão muito bons.

32 11 A altura dos mesmos tem em conta públicos infantis? Sim Não 12 São de estruturas simples de modo a não interferirem com os objectos expostos? Sim Não 13 A iluminação permite lhe visualizar bem as obras de arte? Sim Não 14 Existe um espaço entre as peças de modo que as pinturas ou objectos não se sobreponham? Sim Não 15 O que acha do percurso expositivo? É compreensível em termos de história de arte nacional e internacional? Sim, Não. Acho que está bom, os temas são apresentados por salas, não são confusos, estão bem identificados. 16 Qual a obra que mais lhe chamou a atenção? René Bertholo. Acho que tem um misto de espirito infantil mas ao mesmo tempo poético, gosta de experimentar. 17 Qual gostou menos? Porquê? Não tenho. 18 Acha que as obras expostas estão em bom estado de conservação? Sim Não 19 O que é que gostou mais da exposição temporária? A sala de René Bertholo. 20 Qual a sua opinião relativamente aos serviços prestados pelo museu? (loja, recepção, serviço educativo, biblioteca, restaurante ) A loja não me parece mal e na recepção foram simpáticos. 21 Costuma frequentar outras actividades que o museu propõe ao longo da sua programação? (conferências, concertos, visitas guiadas, workshop ) Conferências.

33 22 Qual é a sua opinião sobre o preço dos catálogos? Para a informação que têm acho que os preços não estão mal. 23 Existem folhetos gratuitos para os públicos? Qual a sua opinião sobre os mesmos? Não tive folheto. 24 Existem livros pedagógicos? Qual a sua opinião sobre os mesmos? Não sei se têm, não sei. 25 Acha que o preço do bilhete é acessível? Sim, Não. Acho que sim, até tive desconto! Mas penso que para a maioria também é acessível, até porque há a possibilidade de haver descontos. 26 Gostou da visita que fez? Que aspectos alterava? Gosto muito, acho que não mudava nada.

34 Opinião de públicos que visitam o museu ao fim de semana (FASVS) Públicos: Feminino Profissão Professora de educação especial 15 a 18 anos 19 a 31 anos 32 a 45 anos 46 a 55 anos 56 a 64 anos + de 65 anos Inquérito 1 Tem por hábito visitar museus? Sim, Não. Porquê? Sim, gosto. Para me distrair. 2 O que procura numa visita a um museu? Aprender mais, é uma fonte de inspiração. 3 Qual a sua opinião relativamente ao Museu? Não é a primeira vez que cá venho, gosto muito. 4 Acessibilidades cognitivas (visitas guiadas, textos com informação para um leque variado de públicos, etc.) qual a sua opinião? Acho que está bem, aliás, as visitas guiadas são muito boas. 5 Acessibilidades para públicos com necessidades específicas, qual a sua opinião? Não sei. 6 Utilização dos Espaços Verdes. Sim, Não Nem sempre. 7 Concorda com a forma como a informação referente às obras está exposta? Sim, Não 8 Legendas e textos, o que é que apreende deles? Acho que estão bem, têm informação. 9 Considera que em ambos os casos, legendas e textos são de fácil entendimento? 10 Quanto aos suportes? Gosto, são neutros.

35 11 A altura dos mesmos tem em conta públicos infantis? Sim Não 12 São de estruturas simples de modo a não interferirem com os objectos expostos? Sim Não 13 A iluminação permite lhe visualizar bem as obras de arte? Sim Não 14 Existe um espaço entre as peças de modo que as pinturas ou objectos não se sobreponham? Sim Não 15 O que acha do percurso expositivo? É compreensível em termos de história de arte nacional e internacional? Sim, Não. Penso que sim, vim cá por causa da exposição temporária e acho que é compreensível. 16 Qual a obra que mais lhe chamou a atenção? La plage de Vieira da Silva e aqueles 4 quadros de Arpad (Les Sirènes, Peinture, Etude mer, Eclipse). 17 Qual gostou menos? Não lhe sei dizer, acho que gosto de todos. 18 Acha que as obras expostas estão em bom estado de conservação? Sim Não 19 O que é que gostou mais da exposição temporária? Gosto. 20 Qual a sua opinião relativamente aos serviços prestados pelo museu? (loja, recepção, serviço educativo, biblioteca, restaurante ) O que conheço é o serviço educativo e na minha opinião é muito bom. Já cá vim diversas vezes com os meus alunos. Eles gostam muito, é lhes dada a possibilidade de se expressarem, verem coisas novas e diferentes. 21 Costuma frequentar outras actividades que o museu propõe ao longo da sua programação? (conferências, concertos, visitas guiadas, workshop ) Não. Só por vezes em visitas com os meus alunos.

36 22 Qual é a sua opinião sobre o preço dos catálogos? Não sei os preços. 23 Existem folhetos gratuitos para os públicos? Qual a sua opinião sobre os mesmos? Não me deram. 24 Existem livros pedagógicos? Qual a sua opinião sobre os mesmos? Não sei. 25 Acha que o preço do bilhete é acessível? Sim, Não. Porquê? Sim, embora tenha entrado com desconto de professora. Em toso o caso acho que o preço normal do bilhete é acessível. 26 Gostou da visita que fez? Que aspectos alterava? Acho que não alterava nada, talvez o caso das acessibilidades seja um pouco reduzida.

37 Opinião de públicos que visitam o museu ao fim de semana (FASVS) Públicos: Masculino e Feminino Profissão Advogado e Professora 15 a 18 anos 19 a 31 anos 32 a 45 anos 46 a 55 anos 56 a 64 anos (2) + de 65 anos Inquérito 1 Tem por hábito visitar museus? Sim, Não. Porquê? Gostamos de vir aos fins de semana porque é o tempo que temos disponível. Porque é um bom programa e porque vemos coisas diferentes e tentamos aprender algo mais com isso. 2 O que procura numa visita a um museu? Aumentar o nosso conhecimento. Saber o que se faz e também o que já foi feito. 3 Qual a sua opinião relativamente ao Museu? Gostei. Sim é agradável. 4 Acessibilidades cognitivas (visitas guiadas, textos com informação para um leque variado de públicos, etc.) qual a sua opinião? Gostamos de fazer visitas guiadas pois acho que essa é a melhor forma de reter algum conhecimento, porque se as legendas não forem boas eu, que não tenho conhecimentos de artes, fico simplesmente a olhar para as peças. Também gosto de apreciar algo que é bonito, mas se poder obter alguma informação adicional seria perfeito. Em concreto e falando deste museu, não tenho conhecimento que o façam. Talvez seja organizado um grupo previamente, não sei Como não conheço não tenho opinião sobre esse assunto. 5 Acessibilidades para públicos com necessidades específicas, qual a sua opinião? Tenho ideia de existir apenas um elevador. 6 Utilização dos Espaços Verdes. Sim, Não 7 Concorda com a forma como a informação referente às obras está exposta? Sim, Não

38 8 Legendas e textos, o que é que apreende deles? Informação referente aos quadros e também já lemos alguma informação sobre os autores que está disponível ao longo do trajeto. 9 Considera que em ambos os casos, legendas e textos são de fácil entendimento? 10 Quanto aos suportes? Estão bem. 11 A altura dos mesmos tem em conta públicos infantis? Sim Não 12 São de estruturas simples de modo a não interferirem com os objectos expostos? Sim Não 13 A iluminação permite lhe visualizar bem as obras de arte? Sim Não 14 Existe um espaço entre as peças de modo que as pinturas ou objectos não se sobreponham? Sim Não 15 O que acha do percurso expositivo? É compreensível em termos de história de arte nacional e internacional? Sim, Não. Apesar de não ter informação sobre o percurso não senti dificuldade nem acho que seja confuso. Acho que é um pouco intuitivo. 16 Qual a obra que mais lhe chamou a atenção? Todas, não tenho nenhuma obra em particular. 17 Qual gostou menos? Também não sei dizer. São de um estilo que ainda não estamos habituados a ver, viemos para conhecer e estamos a gostar. Terei que vir novamente para prestar mais atenção. 18 Acha que as obras expostas estão em bom estado de conservação? Sim Não

39 19 O que é que gostou mais da exposição temporária? Gostei de ver ali numa vitrina as cartas de amigos que eram trocadas quando estavam em Paris. Sim, também achei curioso, dá a sensação de uma familiaridade com os pintores. Porque no fundo estamos a ler algo que seria privado. 20 Qual a sua opinião relativamente aos serviços prestados pelo museu? (loja, recepção, serviço educativo, biblioteca, restaurante ) Acho que seria bom ter uma cafetaria, de resto acho bem. Quer dizer, alguns serviços nós não conhecemos porque de momento não estão disponíveis. 21 Costuma frequentar outras actividades que o museu propõe ao longo da sua programação? (conferências, concertos, visitas guiadas, workshop ) Nem por isso. 22 Qual é a sua opinião sobre o preço dos catálogos? Caros. 23 Existem folhetos gratuitos para os públicos? Qual a sua opinião sobre os mesmos? Não sei, não vi nenhum. 24 Existem livros pedagógicos? Qual a sua opinião sobre os mesmos? Também não sei. 25 Acha que o preço do bilhete é acessível? Sim, Não. Porquê? Sim, não é caro. Sim temos de pagar a qualidade. E para quem não pode suportar o preço do bilhete penso que há um horário onde não é cobrada a entrada. 26 Gostou da visita que fez? Que aspectos alterava? Acho que não alterava nada. Sim, gostei, não alterava nada.

40 Opinião de públicos que visitam o museu ao fim de semana (FASVS) Públicos: Masculino e Feminino Profissão Músico e Professora 15 a 18 anos 19 a 31 anos 32 a 45 anos 46 a 55 anos 56 a 64 anos + de 65 anos Inquérito 1 Tem por hábito visitar museus? Sim, Não. Porquê? É algo que gostamos de fazer, mas não acho que o fazemos assim com tanta frequência. 2 O que procura numa visita a um museu? Ambiente calmo, que nos faça abstrair da rotina diária. E claro buscar mais conhecimento. Sim, acho que essas são as principais razões. Às vezes vamos mesmo até um museu sem saber que exposições lá estão. 3 Qual a sua opinião relativamente ao Museu? Não é a primeira vez que aqui vimos. Acho que tem um ambiente tranquilo e tem rotatividade nas exposições. 4 Acessibilidades cognitivas (visitas guiadas, textos com informação para um leque variado de públicos, etc.) qual a sua opinião? Bem, costumo apenas olhar para o título das obras e para o seu autor. Não ligo muito a datas ou ao material utilizado porque isso não me desperta interesse. Agora, por outro lado, acho que seria interessante existir outro tipo de informações, não digo que fosse a bibliografia do autor porque isso eu também posso pesquisar, mas ter outro tipo de informações. Sim, alguma coisa que nos ajudasse a estar na pele do artista, saber porque pinta assim ou o que representa. 5 Acessibilidades para públicos com necessidades específicas, qual a sua opinião? Não tive em atenção esse tipo de coisas. 6 Utilização dos Espaços Verdes. Sim, Não Sim, dá outro ar ao museu. 7 Concorda com a forma como a informação referente às obras está exposta? Sim, Não Sim, não está dispersa. 8 Legendas e textos, o que é que apreende deles? Alguma informação.

41 9 Considera que em ambos os casos, legendas e textos são de fácil entendimento? Os nossos filhos entendem. 10 Quanto aos suportes? Estão bem 11 A altura dos mesmos tem em conta públicos infantis? Sim Não 12 São de estruturas simples de modo a não interferirem com os objectos expostos? Sim Não Sim, acho que sim. 13 A iluminação permite lhe visualizar bem as obras de arte? Sim Não 14 Existe um espaço entre as peças de modo que as pinturas ou objectos não se sobreponham? Sim Não 15 O que acha do percurso expositivo? É compreensível em termos de história de arte nacional e internacional? Sim, Não. Sim, começa com as obras dos dois, depois as do Arpad e de seguida as obras de Vieira da Silva. Não estão misturadas o que ajuda ao público a perceber as diferenças entre os dois pintores. 16 Qual a obra que mais lhe chamou a atenção? Gosto sobretudo das da Viera da Silva, pela cor, pela paixão dela ao pintar, essa é interpretação que faço. Gosto muito do quadro intitulado a Praia, acho o muito bonito. 17 Qual gostou menos? Não tenho. Sim, é difícil escolher uma, mas assim de uma forma geral os quadros em que utilizaram cores mais escuras, mas é somente por uma questão de gosto. 18 Acha que as obras expostas estão em bom estado de conservação? Sim Não

42 19 O que é que gostou mais da exposição temporária? Das obras, apesar de algumas não estarem muito visíveis, porque estão colocadas nos corredores. 20 Qual a sua opinião relativamente aos serviços prestados pelo museu? (loja, recepção, serviço educativo, biblioteca, restaurante ) Sobre os funcionários não tenho nada a dizer, simpáticos. De resto não conheço. Depois iremos à loja, possivelmente vamos comprar alguma coisa relacionada com o museu. Felizmente temos essa possibilidade e acho que assim também é uma forma de ajudar o museu. 21 Costuma frequentar outras actividades que o museu propõe ao longo da sua programação? (conferências, concertos, visitas guiadas, workshop ) Costumamos estar atentos a essas programações e se surgir algo diferente vamos. 22 Qual é a sua opinião sobre o preço dos catálogos? Pelo que vi alguns são caros. Não temos por hábito comprar os catálogos. 23 Existem folhetos gratuitos para os públicos? Qual a sua opinião sobre os mesmos? Não tivemos folheto. 24 Existem livros pedagógicos? Qual a sua opinião sobre os mesmos? Não fui ver nenhum. 25 Acha que o preço do bilhete é acessível? Sim, Não. Sim, acho acessível. 26 Gostou da visita que fez? Que aspectos alterava? Gostamos. Gostamos muito do espaço, das exposições que costumam fazer. Talvez uma melhor sinalização e outras informações, diferentes das que é normal constarem nas legendas, coisas do género de curiosidades. Também não dizer que tipo de informação gostaria de ver, mas gostaria que fugisse um bocadinho do normal.

43 Opinião de públicos que visitam o museu ao fim de semana (FASVS) Públicos: Feminino Profissão Reformada (funcionária europeia) 15 a 18 anos 19 a 31 anos 32 a 45 anos 46 a 55 anos 56 a 64 anos + de 65 anos Inquérito 1 Tem por hábito visitar museus? Sim, Não. Porquê? Costumo, adoro pintura e pintar também. 2 O que procura numa visita a um museu? Sentir a luz, a vibração das cores, inspiração, introspeção 3 Qual a sua opinião relativamente ao Museu? É a primeira vez. Mas já gosto imenso, a pintura Dá para aprender. 4 Acessibilidades cognitivas (visitas guiadas, textos com informação para um leque variado de públicos, etc.) qual a sua opinião? Ótimo. Amplo, tem espaço para se ver as obras. 5 Acessibilidades para públicos com necessidades específicas, qual a sua opinião? Tem elevador, mais não sei. 6 Utilização dos Espaços Verdes. Sim, Não 7 Concorda com a forma como a informação referente às obras está exposta? Sim, Não Mas são muito pequenas (letras). 8 Legendas e textos, o que é que apreende deles? Sim, sim. Sobretudo nos quadros abstratos que nos permitem focalizar no tema, ajudam a fazer a leitura. 9 Considera que em ambos os casos, legendas e textos são de fácil entendimento? 10 Quanto aos suportes? Gosto, têm um aspeto limpo, clean!

44 11 A altura dos mesmos tem em conta públicos infantis? Sim Não 12 São de estruturas simples de modo a não interferirem com os objectos expostos? Sim Não 13 A iluminação permite lhe visualizar bem as obras de arte? Sim Não 14 Existe um espaço entre as peças de modo que as pinturas ou objectos não se sobreponham? Sim Não 15 O que acha do percurso expositivo? É compreensível em termos de história de arte nacional e internacional? Sim, Não. Estou atenta à cronologia. Penso que sim. 16 Qual a obra que mais lhe chamou a atenção? New Amsterdam I, acho que é extraordinário. De Arpad aquela composição de 5 quadros (Eclipse, Peinture (1973), Etude Mer, Peiture (1974), Les Siènes). 17 Qual gostou menos? Enfant au cerf volant, não associo o motivo à obra, as cores não chamam a atenção. 18 Acha que as obras expostas estão em bom estado de conservação? Sim Não 19 O que é que gostou mais da exposição temporária? Gostei muito, tem obras lindíssimas, é uma fonte de inspiração. 20 Qual a sua opinião relativamente aos serviços prestados pelo museu? (loja, recepção, serviço educativo, biblioteca, restaurante ) Não conheço bem. 21 Costuma frequentar outras actividades que o museu propõe ao longo da sua programação? (conferências, concertos, visitas guiadas, workshop ) Alguns concertos. 22 Qual é a sua opinião sobre o preço dos catálogos? Não vi, mas tenho interesse em ver.

45 23 Existem folhetos gratuitos para os públicos? Qual a sua opinião sobre os mesmos? Não deram. 24 Existem livros pedagógicos? Qual a sua opinião sobre os mesmos? Parece bem. 25 Acha que o preço do bilhete é acessível? Sim, Não. 26 Gostou da visita que fez? Que aspectos alterava? Adorei. Não, está óptimo.

46 Opinião de públicos que visitam o museu ao fim de semana (FASVS) Públicos: Feminino Profissão Bancária 15 a 18 anos 19 a 31 anos 32 a 45 anos 46 a 55 anos 56 a 64 anos + de 65 anos Inquérito 1 Tem por hábito visitar museus? Sim, Não. Porquê? Normalmente é porque há alguma coisa que eu leio e que me chame a atenção. 2 O que procura numa visita a um museu? Alargar o meu mundo, perceber o que há de novo. No fundo contactar com coisas diferentes do meu mundo. 3 Qual a sua opinião relativamente ao Museu? Boa. 4 Acessibilidades cognitivas (visitas guiadas, textos com informação para um leque variado de públicos, etc.) qual a sua opinião? Não me dediquei muito a essa parte. Embora acho que não há espaço suficiente para ver as obras que estão na sala de baixo (exposição temporária). 5 Acessibilidades para públicos com necessidades específicas, qual a sua opinião? Não observei. 6 Utilização dos Espaços Verdes. Sim, Não Sim, penso que é importante para o museu ter um jardim. 7 Concorda com a forma como a informação referente às obras está exposta? Sim, Não Sim, penso que está dentro da normalidade. 8 Legendas e textos, o que é que apreende deles? Sim, acho que contêm alguma informação. Fácil de entender. 9 Considera que em ambos os casos, legendas e textos são de fácil entendimento? Mas penso que as letras poderiam ser maiores. 10 Quanto aos suportes? Bons.

Entrevista Rodrigo

Entrevista Rodrigo Entrevista 1.17 - Rodrigo (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Conteúdo. Estás pronto para viver uma aventura? Junta-te a nós e vem descobrir o que andam os adultos a fazer durante o dia. Página 6.

Conteúdo. Estás pronto para viver uma aventura? Junta-te a nós e vem descobrir o que andam os adultos a fazer durante o dia. Página 6. Conteúdo Estás pronto para viver uma aventura? Junta-te a nós e vem descobrir o que andam os adultos a fazer durante o dia Página 6 Página 18 Na nossa escola Na obra Página 10 Página 22 Nas lojas No hospital

Leia mais

Então, preenchemos umas fichas com os dados pessoais( ) ( ) os meus hobbies, como eu passava os meus tempos livres( )

Então, preenchemos umas fichas com os dados pessoais( ) ( ) os meus hobbies, como eu passava os meus tempos livres( ) Categoria Sub-categoria Unidades de registo Ent. Actividades Sessões individuais para responderam a questões sobre: -A vida pessoal Depois posteriormente, quando nos mandaram cá vir, é que fomos recebidas

Leia mais

Transcrição de Entrevista nº 10

Transcrição de Entrevista nº 10 Transcrição de Entrevista nº 10 E Entrevistador E10 Entrevistado 10 Sexo Feminino Idade 31 anos Área de Formação Engenharia Informática E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o

Leia mais

Actividades. portefólio( )

Actividades. portefólio( ) Categoria Sub-categoria Unidades de registo Ent. Actividades Com os profissionais: Com a profissional, ela orientou-nos sobre todo o processo( ) A3 -Explicação do processo de rvcc A primeira sessão foi

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A15 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Sou ajudante de lar. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Faço-lhes a higiene, preparo-os,

Leia mais

Faz a tua própria história

Faz a tua própria história Faz a tua própria história! Faz a tua própria história, Página 1 Estou aqui para vos falar de uma história muito simples. E a história não é sobre um rei, um príncipe, um elefante, ou um rato. A história

Leia mais

UMA NOVA ETAPA A VIDA COMEÇA AOS... Sempre e onde estiver...estamos lá Saiba mais em

UMA NOVA ETAPA A VIDA COMEÇA AOS... Sempre e onde estiver...estamos lá Saiba mais em UMA NOVA ETAPA A VIDA COMEÇA AOS... Sempre e onde estiver...estamos lá Saiba mais em www.sscgd.pt Com a chegada reforma muitas vezes coloca-se a pergunta: Estou reformado e agora? Para o ajudar a responder

Leia mais

10 FATOS SOBRE MIM. Nicolas Brito Sales

10 FATOS SOBRE MIM. Nicolas Brito Sales 10 FATOS SOBRE MIM Nicolas Brito Sales 01 EU NÃO GOSTO DE LER LIVROS Eu nunca gostei muito de ler livros, porque eu nunca tive muita concentração para interpretar o que eu leio. Para quem não sabe, eu

Leia mais

Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1

Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1 Entrevista A4 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1 Qual é a sua função no lar? Auxiliar de acção directa, no apoio a idosos. Que tarefas desempenha

Leia mais

Anexo Entrevista G2.1

Anexo Entrevista G2.1 Entrevista G2.1 Entrevistado: E2.1 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência e 42 anos Masculino Ucrânia 13 anos m Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias: 12º ano Não Língua materna: Ucraniano

Leia mais

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista 23-2-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Leia mais

[Escrever texto] MUSEU VIRTUAL. Carla Ventura e Sandra Jacinto. Curso Técnico de Informática

[Escrever texto] MUSEU VIRTUAL. Carla Ventura e Sandra Jacinto. Curso Técnico de Informática [Escrever texto] 2010 MUSEU VIRTUAL Carla Ventura e Sandra Jacinto Curso Técnico de Informática 07-04-2010 1. O que pensa acerca da criação dos museus virtuais? A criação dos museus virtuais é boa, porque

Leia mais

FASVS. Ver, Experimentar. Projeto. Э Recriar. Renato J.C. Santos

FASVS. Ver, Experimentar. Projeto. Э Recriar. Renato J.C. Santos FASVS Renato J.C. Santos Projeto Ver, Experimentar Э Recriar 2 Projeto Pedagógico Museu Arpad Szenes Vieira da Silva Apresentação A Fundação Arpad Szenes Vieira da Silva cumprindo os objectivos a que se

Leia mais

ANEXO 18 Exemplos de respostas dos alunos aos inquéritos Anexos 3 e 4

ANEXO 18 Exemplos de respostas dos alunos aos inquéritos Anexos 3 e 4 ANEXO 18 Exemplos de respostas dos alunos aos inquéritos Anexos 3 e 4 Quadro 5 Exemplos de justificações dos alunos (7.ºD) sobre os recursos mais apreciados 3 Qual(ais) dos recursos apreciaste mais? -

Leia mais

Parabéns! Esse é seu E-book. Passaporte para o Sucesso

Parabéns! Esse é seu E-book. Passaporte para o Sucesso Parabéns! Esse é seu E-book c Passaporte para o Sucesso Olá, eu sou Rosangela Empreendedora Digital e criadora do Site Passaporte Para o Sucesso. Sou brasileira e atualmente vivo na Espanha, graças a esse

Leia mais

O que são slow joias?

O que são slow joias? O que são slow joias? Quando pensamos em nossas forças, no que temos a dar ao mundo geralmente contabilizamos o que temos de bom, o que fazemos de melhor, o que temos em destaque. Nossas diferenças são

Leia mais

Anexo 2.2- Entrevista G1.2

Anexo 2.2- Entrevista G1.2 Entrevistado: E1.2 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 53 anos Masculino Cabo-Verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: 4ª classe Imigrações prévias : -- Língua materna: Outras línguas: Agregado

Leia mais

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO PROFESSORA Bom dia meninos, estão bons? TODOS Sim. PROFESSORA Então a primeira pergunta que eu vou fazer é se vocês gostam

Leia mais

Valorıze-se, organıze-se! Cláudio Ramos

Valorıze-se, organıze-se! Cláudio Ramos Valorıze-se, organıze-se! Cláudio Ramos Índice 8 A felicidade pode estar na valorização? Pode, digo eu! 11 1. CASA 13 COMPRAS E POUPANÇA 15 DECORAÇÃO 29 2. ROUPA 40 GUARDA-ROUPA BÁSICO: O Que Todas as

Leia mais

Dimensões. Institucionalização. Entrevistado

Dimensões. Institucionalização. Entrevistado Dimensões Institucionalização Entrevistado F 2 Imagem sobre a velhice Entristece-me muito chegar aqui e olhar para determinados idosos que estão aqui, venho cá três vezes por semana no mínimo e nunca vejo

Leia mais

Entrevista Jessica

Entrevista Jessica Entrevista 1.10 - Jessica (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento).

Leia mais

Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau. Exames e Resposta do Ano 2017/2018.

Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau. Exames e Resposta do Ano 2017/2018. Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau Exames e Resposta do Ano 2017/2018 Português B I Leia o seguinte texto com atenção. A Chan Sut Ieng é

Leia mais

Descrição de Um Leitor Ativo Leitura do texto: A moringa, a geladeira e a roupa no varal

Descrição de Um Leitor Ativo Leitura do texto: A moringa, a geladeira e a roupa no varal Descrição de Um Leitor Ativo Leitura do texto: A moringa, a geladeira e a roupa no varal Acompanhe o leitor competente em ação. Leio o titulo: A moringa, a geladeira e a roupa no varal. São três coisas

Leia mais

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO RELATÓRIO FOTOGRÁFICO PROJETO RAPOSOS SUSTENTÁVEL RAPOSOS MG OUT, NOV E DEZ 16 E JAN 17 Realização: Parceria: Patrocínio: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - Raposos MG Apropriação

Leia mais

A DOCUMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A VOZ DAS CRIANÇAS. Ana Azevedo Júlia Oliveira-Formosinho

A DOCUMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A VOZ DAS CRIANÇAS. Ana Azevedo Júlia Oliveira-Formosinho A DOCUMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A VOZ DAS CRIANÇAS Ana Azevedo Júlia Oliveira-Formosinho Questões sobre o portfólio respondidas pelas crianças: 1. O que é um portfólio? 2. Gostas do teu portfólio? Porquê?

Leia mais

23 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

23 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A7 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? 23 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Auxiliar de acção directa. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Portanto a higiene, a alimentação,

Leia mais

23 anos. 1. Vai desde a higiene pessoal do idoso a alimentação, tratamento de roupas Basicamente é isso.

23 anos. 1. Vai desde a higiene pessoal do idoso a alimentação, tratamento de roupas Basicamente é isso. Entrevista A9 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? 23 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Ajudante de acção directa. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Vai desde a higiene pessoal

Leia mais

Anexo Entrevista G1.5

Anexo Entrevista G1.5 Entrevista G1.5 Entrevistado: E1.5 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 50 anos Masculino Cabo-verde 24 anos em Portugal: Escolaridade: 4ª classe Imigrações prévias: -- crioulo Língua materna:

Leia mais

Avaliação da disciplina de Análise Sensorial 2005/2006 pelos alunos (aulas leccionadas por João Noronha)

Avaliação da disciplina de Análise Sensorial 2005/2006 pelos alunos (aulas leccionadas por João Noronha) Realizado no dia 9 de Junho de 2006 antes da realização da frequência Foi solicitado aos alunos a indicação de três pontos negativos (obrigatórios) e de pontos positivos (facultativos Acho que o professor

Leia mais

A Biblioteca da FEUP: serviço de informação

A Biblioteca da FEUP: serviço de informação A Biblioteca da FEUP: serviço de informação Apreciação crítica Trabalho efectuado para a disciplina Gestão de Informação do Mestrado em Gestão de Informação Por: Isabel Azevedo Filipe Silva mgi00009 -

Leia mais

1.º C. 1.º A Os livros

1.º C. 1.º A Os livros 1.º A Os livros Os meus olhos veem segredos Que moram dentro dos livros Nas páginas vive a sabedoria, Histórias mágicas E também poemas. Podemos descobrir palavras Com imaginação E letras coloridas Porque

Leia mais

Protocolo da Entrevista a Anália

Protocolo da Entrevista a Anália Protocolo da Entrevista a Anália 1 Pedia-lhe que me contasse o que lhe aconteceu de importante desde que acabou a licenciatura até agora. Então, eu acabei o 4.º ano da licenciatura e tinha o 5.º ano que

Leia mais

A única coisa que vejo como ponto negativo é o fato de ter muita propaganda. Jogos variados; fácil visualização;

A única coisa que vejo como ponto negativo é o fato de ter muita propaganda. Jogos variados; fácil visualização; Sites educativos Descrição Pontos positivos Pontos negativos Atividades educativas Apesar de muitas informações site apresenta uma visualização limpa e agradável de seu conteúdo. Bem colorido, próprio

Leia mais

Curso de Formação A Proteção de Crianças e Jovens em Contexto Escolar. (Data de início: 07/09/ Data de fim: 10/09/2015)

Curso de Formação A Proteção de Crianças e Jovens em Contexto Escolar. (Data de início: 07/09/ Data de fim: 10/09/2015) Curso de Formação A Proteção de Crianças e Jovens em Contexto Escolar (Data de início: 07/09/2015 - Data de fim: 10/09/2015) I -Avaliação da ação pelo formando A. expectativas em relação à ação de formação

Leia mais

TAREFA 1 (INTERAÇÃO) - FICHA 1A

TAREFA 1 (INTERAÇÃO) - FICHA 1A TAREFA 1 (INTERAÇÃO) - FICHA 1A Tempo de preparação: 1 minuto Tempo de intervenção conjunta: de 4 a 5 minutos PESSOA CANDIDATA A FIM DE SEMANA Mora com o seu colega e no próximo fim de semana vão receber

Leia mais

Etiqueta de Identificação. TIMSS e PIRLS Questionário ao Aluno. 4.º ano. GAVE Gabinete de Avaliação Educacional Lisboa, Portugal

Etiqueta de Identificação. TIMSS e PIRLS Questionário ao Aluno. 4.º ano. GAVE Gabinete de Avaliação Educacional Lisboa, Portugal Etiqueta de Identificação TIMSS e PIRLS 2011 Questionário ao Aluno 4.º ano GAVE Gabinete de Avaliação Educacional Lisboa, Portugal IEA, 2011 Instruções Neste caderno, vais encontrar perguntas sobre ti

Leia mais

Identificação Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência FL07:

Identificação Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência FL07: 1 Identificação FL07 Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista 7-10-2012 Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência Lisboa/Lisboa Grau de escolaridade mais elevado Licenciatura

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Fabrício Local: Núcleo de Arte do Neblon Data: 26.11.2013 Horário: 14h30 Duração da entrevista: 20min COR PRETA

Leia mais

PROTOCOLO DA ENTREVISTA

PROTOCOLO DA ENTREVISTA [Legitimação da entrevista] Ent. Em relação ao primeiro bloco, o objetivo específico é conhecer as razões e motivações que levam a educadora a utilizar a metodologia do trabalho de projeto. A primeira

Leia mais

E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto de ser homem/mulher? Mais protecção, brinquedos e brincadeiras diferentes

E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto de ser homem/mulher? Mais protecção, brinquedos e brincadeiras diferentes Transcrição de Entrevista nº 6 E Entrevistador E6 Entrevistado 6 Sexo Feminino Idade 25 anos Área de Formação Engenharia Informática E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto

Leia mais

SOUSA GALITO, Maria (2009). Entrevista ao Dr. João Cabral. CI-CPRI, E T- CPLP, º6, pp. 1-6.

SOUSA GALITO, Maria (2009). Entrevista ao Dr. João Cabral. CI-CPRI, E T- CPLP, º6, pp. 1-6. SOUSA GALITO, Maria (2009). Entrevista ao Dr. João Cabral. CI-CPRI, E T- CPLP, º6, pp. 1-6. E T-CPLP: Entrevistas sobre a CPLP CI-CPRI Entrevista ao Dr. João Cabral Director da Associação Comercial de

Leia mais

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso ABORDAGEM FRIA Receita do sucesso Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. Abordagem fria E agora? Como fazer? Para quem não sabe o que é, significa você

Leia mais

COMO TER UM TALHO (AÇOUGUE) EXCECIONAL. São momentos em que passamos a ver as coisas de forma diferente. É como que um renascer para os negócios.

COMO TER UM TALHO (AÇOUGUE) EXCECIONAL. São momentos em que passamos a ver as coisas de forma diferente. É como que um renascer para os negócios. Há momentos no nosso negócio em que tudo muda. São momentos em que passamos a ver as coisas de forma diferente. É como que um renascer para os negócios. Este livro que você vai ler, é um desses momentos.

Leia mais

Identificação. FL01 Duração da entrevista 28:30 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (37) Local de nascimento/residência

Identificação. FL01 Duração da entrevista 28:30 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (37) Local de nascimento/residência 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 Identificação FL01 Duração da entrevista 28:30 Data da entrevista 4-08-2012 Ano de nascimento (Idade) 1974 (37) Local de nascimento/residência

Leia mais

Entrevista Sara

Entrevista Sara Entrevista 1.18 - Sara (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Anexo 2.: Modelo do Questionário Aplicado

Anexo 2.: Modelo do Questionário Aplicado Anexo 2.: Modelo do Questionário Aplicado 64 Os Públicos da Arte Pública - Questionário No âmbito de um estudo que está a ser levado a cabo sobre a Arte Pública do concelho de Almada e as representações

Leia mais

À minha Mãe, por ser a minha maior inspiração.

À minha Mãe, por ser a minha maior inspiração. À minha Mãe, por ser a minha maior inspiração. «Para mim a moda é divertida e deve fazer-nos sentir bem. Acho que é nisso que a maioria das mulheres deve concentrar-se: naquilo que as deixa felizes e

Leia mais

Anexo Entrevista G2.5

Anexo Entrevista G2.5 Entrevista G2.4 Entrevistado: E2.5 Idade: 38 anos Sexo: País de origem: Tempo de permanência em Portugal: Feminino Ucrânia 13 anos Escolaridade: Imigrações prévias: --- Ensino superior (professora) Língua

Leia mais

Turismo Inclusivo. Um Turismo para todos. Trabalho Relizado por: Alfredo Neto Joana Correia Joana Braga Luisa Motta

Turismo Inclusivo. Um Turismo para todos. Trabalho Relizado por: Alfredo Neto Joana Correia Joana Braga Luisa Motta Turismo Inclusivo Um Turismo para todos Trabalho Relizado por: Alfredo Neto Joana Correia Joana Braga Luisa Motta Introdução Hoje em dia é dever de todos promover um turismo responsável e sustentável,

Leia mais

RESULTADOS RELATIVOS A ALFÂNDEGA DA FÉ INDICADORES DO «CIDADES» (N = 314)

RESULTADOS RELATIVOS A ALFÂNDEGA DA FÉ INDICADORES DO «CIDADES» (N = 314) RESULTADOS RELATIVOS A ALFÂNDEGA DA FÉ INDICADORES DO «CIDADES» (N = 314) INDICADORES N % do total Os espaços públicos estão limpos? 240 77,92% Os espaços públicos são agradáveis? 256 83,12% Os espaços

Leia mais

As crianças, os livros e a leitura 7 de Agosto de 2009, por MEIOS & PUBLICIDADE

As crianças, os livros e a leitura 7 de Agosto de 2009, por MEIOS & PUBLICIDADE 29 de Agosto de 2009 MARKETING As crianças, os livros e a leitura 7 de Agosto de 2009, por MEIOS & PUBLICIDADE Neste artigo, damos a conhecer como as crianças entre os seis e os 10 anos se relacionam com

Leia mais

Museu Nacional de Arte Antiga Lisboa

Museu Nacional de Arte Antiga Lisboa Museu Nacional de Arte Antiga Lisboa 14 Museu Nacional de Arte Antiga APRESENTAÇÃO O Museu Nacional de Arte Antiga está situado na rua das Janelas Verdes, em ligação com o Largo de Santos-o-Velho, a nascente,

Leia mais

Entrevista Bernardo

Entrevista Bernardo Entrevista 1.25 - Bernardo (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Identificação Duração da entrevista 25:57 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1968 (43) Local de nascimento/residência

Identificação Duração da entrevista 25:57 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1968 (43) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação F12 Duração da entrevista 25:57 Data da entrevista 31-07-2012 Ano de nascimento (Idade) 1968 (43) Local de nascimento/residência

Leia mais

Isso é o que podemos chamar de valor, quando o preço mais baixo pode sair mais caro e as vezes nos causar prejuízos ainda maiores.

Isso é o que podemos chamar de valor, quando o preço mais baixo pode sair mais caro e as vezes nos causar prejuízos ainda maiores. Preço e valor Quando vamos comprar um sabão em pó, encontramos preços que podem variar de R$ 3,00 a R$ 20,00 por kilo e é fácil descobrir a razão da diferença, dificilmente o sabão mais barato agrega valor

Leia mais

Todos os Motivos pra Fevereiro ser Extraordinário!

Todos os Motivos pra Fevereiro ser Extraordinário! Todos os Motivos pra Fevereiro ser Extraordinário! Entenda seu lucro Desconto % Quantidade Lucro Valor a pagar Pontos 30% 01 R$81,70 R$58,10 76pts 30% 12 R$980,40 R$697,20 912pts 40% 01 R$90,00

Leia mais

SEU SUCESSO NA CARREIRA. em foco!

SEU SUCESSO NA CARREIRA. em foco! SEU SUCESSO NA CARREIRA em foco! Qual seu motivo para fazer inicios? Que benefícios eles te trazem a curto e a longo prazo? Não sou como você Sei que você não é como eu. Você irá se dar bem por

Leia mais

OECD Programme for International Student Assessment 2000 QUESTIONÁRIO DO ALUNO. Learning for Living

OECD Programme for International Student Assessment 2000 QUESTIONÁRIO DO ALUNO. Learning for Living OECD Programme for International Student Assessment 2000 Portugal Português QUESTIONÁRIO DO ALUNO Nome da escola Código do aluno Nome do aluno Nome Próprio Apelido Data de nascimento / / 198 Dia Mês Ano

Leia mais

RESULTADOS RELATIVOS A GONDOMAR INDICADORES DO «CIDADES»

RESULTADOS RELATIVOS A GONDOMAR INDICADORES DO «CIDADES» RESULTADOS RELATIVOS A GONDOMAR INDICADORES DO «CIDADES» INDICADOR TOTAL QUE ASSINALA O ITEM (N) % NO TOTAL DE INQUIRIDOS Os espaços públicos estão limpos? 28 46% Os espaços públicos são agradáveis? 31

Leia mais

Protocolo da Entrevista a Isabel

Protocolo da Entrevista a Isabel Protocolo da Entrevista a Isabel 1 Pedia-lhe que me contasse o que lhe aconteceu de importante desde que terminou a licenciatura. Desde que acabei o curso ou fiz a profissionalização? É que eu acabei o

Leia mais

MÃE, QUANDO EU CRESCER...

MÃE, QUANDO EU CRESCER... MÃE, QUANDO EU CRESCER... Dedico este livro a todas as pessoas que admiram e valorizam a delicadeza das crianças! Me chamo Carol, mas prefiro que me chamem de Cacau, além de ser um apelido que acho carinhoso,

Leia mais

A chave do sucesso de uma confeitaria, padaria, ou cafeteria

A chave do sucesso de uma confeitaria, padaria, ou cafeteria Todos os direitos reservados. O conteúdo deste manual é propriedade da editora e dos autores. Não é autorizada a reprodução deste manual sem a autorização expressa e por escrito dos autores. O manual não

Leia mais

Fundação Arpad Szenes Vieira da Silva Lisboa

Fundação Arpad Szenes Vieira da Silva Lisboa Fundação Arpad Szenes Vieira da Silva Lisboa 21 Fundação Arpad Szenes Vieira da Silva APRESENTAÇÃO À sombra do romântico jardim das Amoreiras, face ao Aqueduto, à capela de Nossa Senhora de Monserrate

Leia mais

Matadero, o lugar mais legal de Madrid

Matadero, o lugar mais legal de Madrid Matadero, o lugar mais legal de Madrid Sou suspeitíssima para falar porque adoro esse lugar, mas falo mesmo assim: inclua o Matadero na sua visita a Madrid, mesmo estando fora do centro turístico! Agora

Leia mais

Comissão de Relações Internacionais

Comissão de Relações Internacionais Comissão de Relações Internacionais Endereço de e-mail cecile.sornette@kedgebs.com QUESTIONÁRIO DE PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ESTRANGEIROS NA ECA A. INFORMAÇÕES DO ALUNO Nome Cécile SORNETTE Idade 22 Sexo Masculino

Leia mais

VISTO A LUPA. O atelier do J.I. do Arelho tem sido uma verdadeira aventura... ATELIER JARDIM DE INFANCIA Do arelho. Pensamentos em voz alta

VISTO A LUPA. O atelier do J.I. do Arelho tem sido uma verdadeira aventura... ATELIER JARDIM DE INFANCIA Do arelho. Pensamentos em voz alta Podemos construir uma casa para os bichos? Camila, 5 anos Pensamentos em voz alta Vamos soltar o escaravelho que está a ficar sem ar Gabriel Ia parece mesmo um crocodilo Tiago Olha o meu piroscópio Martim

Leia mais

UM MUNDO ONDE OS SONHOS SE TORNAM REALIDADE...

UM MUNDO ONDE OS SONHOS SE TORNAM REALIDADE... IP INÍCIO PERFEITO UM MUNDO ONDE OS SONHOS SE TORNAM REALIDADE... Era uma vez uma mulher ambiciosa e determinada que foi a uma loja lindíssima que tinha uma reputação excelente! Ela então disse ao dono:

Leia mais

Um Guia para Elaborar Boas Apresentações. Profº:Ricardo Leal Lozano MSc

Um Guia para Elaborar Boas Apresentações. Profº:Ricardo Leal Lozano MSc Um Guia para Elaborar Boas Apresentações Profº:Ricardo Leal Lozano MSc 1. Introdução OS DEZ ERROS DE UMA APRESENTAÇÃO RUIM 1. Proposta ou objetivo confuso 2. Informações demais 3. Escrever para os olhos

Leia mais

Fechamento de Vendas. Bruna Fernandes Silva. Diretora de Vendas Independente Mary Kay

Fechamento de Vendas. Bruna Fernandes Silva. Diretora de Vendas Independente Mary Kay Fechamento de Vendas Bruna Fernandes Silva Diretora de Vendas Independente Mary Kay Pra vender mais Ser vitrine Marketing Divulgação Whats Facebook Sessão de Beleza Você precisa saber para fazer o Fechamento

Leia mais

PENSAMENTOS LEITORES Pensamentos leitores JUNTOS PELA LEITURA. Pensamentos Leitores

PENSAMENTOS LEITORES Pensamentos leitores JUNTOS PELA LEITURA. Pensamentos Leitores Pensamentos leitores JUNTOS PELA LEITURA Pensamentos Leitores 3 Pensamentos leitores EDIÇÃO BRASILEIRA SÃO PAULO, JUNHO DE 2016. AUTORAS Alda Beraldo Lucinha Magalhães Marília Novaes Sandra M. M. Medrano

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Sonia Local: Núcleo de Arte Nise da Silveira Data: 5 de dezembro de 2013 Horário: 15:05 Duração da entrevista:

Leia mais

DESAFIO CRIATIVO NOME: DATA: Um mês com uma tarefa por dia para estimular sua criatividade

DESAFIO CRIATIVO NOME: DATA: Um mês com uma tarefa por dia para estimular sua criatividade DESAFIO CRIATIVO Um mês com uma tarefa por dia para estimular sua criatividade NOME: DATA: BORA CRIAR? Parabéns por ter abraçado este desafio. Significa que você está agindo a respeito dos desafios que

Leia mais

Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios.

Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. ABORDAGEM FRIA Receita do sucesso Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. Abordagem fria E agora? Como fazer? Para quem não sabe o que é, significa você

Leia mais

GRELHA DE CARACTERIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO. CATEGORIAS SUB-CATEGORIAS INDICADORES ( ) É o aprender. ( ) (1) 1.1.Definição ( ) É o aprender fazendo ( ) (2)

GRELHA DE CARACTERIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO. CATEGORIAS SUB-CATEGORIAS INDICADORES ( ) É o aprender. ( ) (1) 1.1.Definição ( ) É o aprender fazendo ( ) (2) GRELHA DE CARACTERIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO CATEGORIAS SUB-CATEGORIAS INDICADORES ( ) É o aprender. ( ) (1) 1.1.Definição ( ) É o aprender fazendo ( ) (2) 1. A metodologia de trabalho por projetos ( ) É pegar

Leia mais

XXXI PROGRAMA DE FORMAÇÃO CULTURAL DO INSTITUTO GIRASSOL VII PROGRAMA INTERAÇÕES IMPROVÁVEIS QUEM CANTA

XXXI PROGRAMA DE FORMAÇÃO CULTURAL DO INSTITUTO GIRASSOL VII PROGRAMA INTERAÇÕES IMPROVÁVEIS QUEM CANTA 1 1 Você já havia participado do Programa de Formação Cultural? sim não Não entregou Total 77 24 11 112 10% 21% sim não não entregou 69% 2 2 - Conhecia a região da Luz que percorremos hoje? sim não Não

Leia mais

O mar na gota de água

O mar na gota de água O mar na gota de água! O mar na gota de água, Página 1 Há uma pergunta que tem de ser feita: seja o que for que esteja a acontecer na minha vida, em qualquer altura, em tempos de alegria, em tempos de

Leia mais

Advérbios. Os advérbios modificam o sentido de um verbo, de um adjectivo, de outro advérbio ou de uma oração inteira.

Advérbios. Os advérbios modificam o sentido de um verbo, de um adjectivo, de outro advérbio ou de uma oração inteira. Advérbios Os advérbios modificam o sentido de um verbo, de um adjectivo, de outro advérbio ou de uma oração inteira. Advérbios de tempo: quando? agora, ainda, amanhã, antes, antigamente, cedo, dantes,

Leia mais

Férias Ativas é sucesso nas pausas letivas Quinta, 06 Setembro :38 - Actualizado em Sexta, 07 Setembro :28

Férias Ativas é sucesso nas pausas letivas Quinta, 06 Setembro :38 - Actualizado em Sexta, 07 Setembro :28 A visita ao edifício dos Paços do Concelho foi uma das atividades em que as crianças e jovens do Férias Ativas Verão 2012 participaram. Mas o programa envolveu muito mais, desde oficinas de profissões

Leia mais

O que foi o intercâmbio para você apresente os pontos positivos e negativos:

O que foi o intercâmbio para você apresente os pontos positivos e negativos: RELATÓRIO DE VIAGEM: 1. Apresentação Pessoal Nome: Giulia Cardoso de Lemos Marra Curso: Arquitetura e Urbanismo Período: 9º País de Destino: Portugal Universidade de Intercâmbio: Universidade do Porto

Leia mais

Grade de Cotação. Tabela 1 Especificar os aspectos que os professores consideram essenciais, para a inclusão de alunos com N.E.E.

Grade de Cotação. Tabela 1 Especificar os aspectos que os professores consideram essenciais, para a inclusão de alunos com N.E.E. ANEXO III 160 Grade de Cotação Tabela 1 Especificar os aspectos que os professores consideram essenciais, para a inclusão de alunos com N.E.E. PER 1º Ciclo A A Políticas Educativas 1º Ciclo D não são tomadas

Leia mais

Questionário de Lapsos de Memória

Questionário de Lapsos de Memória Questionário de Lapsos de Memória É raro o dia em que uma pessoa não tenha uma falha de memória. Numa altura esquecêmo-nos onde deixamos o guarda-chuva, noutra altura esquecêmonos daquele artigo importante

Leia mais

Inquérito por questionário Alunos

Inquérito por questionário Alunos Inquérito por questionário Alunos INSTRUÇÕES A seguir apresentamos-te um conjunto de perguntas sobre as tuas aulas. Não há respostas certas nem erradas, por isso pedimos-te que respondas com verdade. Obrigado

Leia mais

Resolvi estudar arte porque é mais facinho

Resolvi estudar arte porque é mais facinho Resolvi estudar arte porque é mais facinho Por Rubens Cavalcanti da Silva Da série Agar-agar Agar-agar - Gravuragelatina - 2015 obra do autor A arte, que é a matéria mais fácil, meu filho foi mal Eu trabalhava

Leia mais

Anexo 4- Dados das entrevistas do Grupo II

Anexo 4- Dados das entrevistas do Grupo II Anexo 4- Dados das entrevistas do Grupo II Grupo II Informantes idade Sexo profissão escolaridade Tempo de imigração em Portugal Língua materna E2.1 42 Masc. Jardineiro 12º 12 anos Ucraniano E2.2 62 Fem.

Leia mais

Fechamento de vendas

Fechamento de vendas Fechamento de vendas Ter sucesso na sessão significa Saber fazer um bom fechamento. Importância do fechamento Representa mais de 70% da sessão; Ideal para entender as necessidades da cliente; Trabalhar

Leia mais

TÉCNICAS DE AGENDAMENTO E OBTENÇÃO DE CONTATOS

TÉCNICAS DE AGENDAMENTO E OBTENÇÃO DE CONTATOS TÉCNICAS DE AGENDAMENTO E OBTENÇÃO DE CONTATOS GESTÃO DO TEMPO O dia tem 24 horas para todos nós. A DIFERENÇA É O QUE CADA UMA FAZ! O ideal é ter agenda semanal visualizar a semana PLANEJAMENTO SEMANAL

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 1ª Etapa Ano: 7 Turma: 71

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 1ª Etapa Ano: 7 Turma: 71 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: ARTE Professor (a): JANAINA Ano: 7 Turma: 71 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação. Faça

Leia mais

2ª FEIRA 25 de Fevereiro.

2ª FEIRA 25 de Fevereiro. 2ª FEIRA 25 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana daremos especial atenção a uma mensagem que o Evangelho de Jesus nos apresenta. O cuidado que devemos ter com o nosso próximo, que é também nosso

Leia mais

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso ABORDAGEM FRIA Receita do sucesso Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. Abordagem fria E agora? Como fazer? Para quem não sabe o que é, significa você

Leia mais

Uma Lágrima Salvou-me

Uma Lágrima Salvou-me Uma Lágrima Salvou-me ANGÈLE LIEBY com HERVÉ DE CHALENDAR Uma Lágrima Salvou-me Tradução de Maria Lucília Filipe Pergaminho 1 Sozinha na noite Onde estou? Está tudo escuro. Estou no escuro. Uma escuridão

Leia mais

ROTEIRO PARA AVALIAÇÃO DA ILUMINAÇÃO

ROTEIRO PARA AVALIAÇÃO DA ILUMINAÇÃO ROTEIRO PARA AVALIAÇÃO DA ILUMINAÇÃO Roteiro adaptado de modelo proposto pela CIE (Commission Internationale de l Éclairage) para avaliação da iluminação em ambientes existentes. Embora elaborado para

Leia mais

澳門四高校聯合入學考試 ( 語言科及數學科 ) Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau.

澳門四高校聯合入學考試 ( 語言科及數學科 ) Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau. 澳門四高校聯合入學考試 ( 語言科及數學科 ) Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau 2018 年試題及參考答案 Exames e Resposta do Ano 2018 葡語 B Português B Leia o seguinte

Leia mais

ANEXO VI. Entrevista aos adultos que desistiram do processo de RVCC

ANEXO VI. Entrevista aos adultos que desistiram do processo de RVCC ANEXO VI Entrevista aos adultos que desistiram do processo de RVCC CENTRO DE NOVAS OPORTUNIDADES Instituto de Educação e Formação do Sorraia Entrevista aos Adultos Tema: Desistência de Adultos que Frequentam

Leia mais

Um mês com uma tarefa por dia para estimular sua criatividade

Um mês com uma tarefa por dia para estimular sua criatividade Um mês com uma tarefa por dia para estimular sua criatividade Nome: Data: VOCÊ VEIO! BORA CRIAR? Parabéns por ter abraçado este desafio. Significa que você está agindo a respeito dos desafios que a vida

Leia mais

MÊNON A REMINISCÊNCIA 1

MÊNON A REMINISCÊNCIA 1 MÊNON A REMINISCÊNCIA 1 [...] Sócrates: Disse há pouco, Mênon, que você é um brincalhão. E aí está você me perguntando se posso instruí-lo, quando digo que não há aprendizado mas apenas lembrança. Quer

Leia mais

Vença A Crise Com 10 Dicas De Trade Marketing Nos Pontos De Venda

Vença A Crise Com 10 Dicas De Trade Marketing Nos Pontos De Venda Vença A Crise Com 10 Dicas De Trade Marketing Nos Pontos De Venda Que tal começarmos esse post falando sobre o que é o trade marketing. Ele nada mais é do que um processo onde o fabricante promove um contato

Leia mais

Introdução. Homens buscam uma mulher que tenha algo a lhes a acrescentar, que traga valor pra vida dele. Nada diferente do que

Introdução. Homens buscam uma mulher que tenha algo a lhes a acrescentar, que traga valor pra vida dele. Nada diferente do que 0 Introdução Sim. Existem muitas mulheres disponíveis, mulheres inclusive mais jovens que você e com aquele brilho natural dos 20 e poucos anos de idade. Mas isso não precisa ser um problema para você.

Leia mais

Museu Nacional de Arte Contemporânea Museu do Chiado Lisboa

Museu Nacional de Arte Contemporânea Museu do Chiado Lisboa Museu Nacional de Arte Contemporânea Museu do Chiado Lisboa 17 Museu Nacional de Arte Contemporânea Museu do Chiado APRESENTAÇÃO Situado no centro de Lisboa, na zona histórica do Chiado, o Museu Nacional

Leia mais