A DOCUMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A VOZ DAS CRIANÇAS. Ana Azevedo Júlia Oliveira-Formosinho

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A DOCUMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A VOZ DAS CRIANÇAS. Ana Azevedo Júlia Oliveira-Formosinho"

Transcrição

1 A DOCUMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A VOZ DAS CRIANÇAS Ana Azevedo Júlia Oliveira-Formosinho

2 Questões sobre o portfólio respondidas pelas crianças: 1. O que é um portfólio? 2. Gostas do teu portfólio? Porquê? 3. Quem faz teu o portfólio? 4. Quem escolhe os trabalhos para o portfólio? 5. Gostas de mostrar o teu portfólio aos teus amigos? 6. Tu e teus amigos conversam sobre o portfólio? O que dizem? 7. Os teus pais já viram o teu portfólio? O que é que os teus pais dizem sobre o teu portfólio? 8. Para que serve o portfólio? 9. O que aprendes com o teu portfólio?

3 O QUE É UM PORTFÓLIO? É uma capa que tem os meus trabalhos, os de quando eu era pequenina e os de agora que já sou grande (...), tem pinturas, desenhos, colagens, escrita (...), também tem fotografias minhas a brincar nas áreas e a fazer trabalhos quando era pequenina, tinha para aí 3 anos e 4 anos. Também tem trabalhos e fotografias de agora que já sou grande e tenho 5 anos. Os [trabalhos] de quando eu era pequenina não são iguais aos de agora. (Rita) É um tipo uma capa que tem desenhos de quando eu era pequenina e de agora que sou grande. Os desenhos de quando sou pequenina tinham muitos riscos e bonecos não tinham pestanas, agora faço bonecos com roupas, mãos, olhos, cabelo, com boca vermelha e uso a cor de pele para pintar a cara ou cor de rosa. No meu portfólio tem pinturas e coisas que eu escrevi quando era pequena, como meu nome, eu fazia letras e risquinhos, agora faço o meu nome com letras direitinhas. (Mariana)

4 Beatriz: olha aqui eu era bebé. Ah! Como eu estava pequenina! Olha também aqui a Telma. A Telma também era pequenina?! A Telma pequenina gostava de brincar comigo e agora ainda gosta. Olha, Rita, tu aqui no meu portfólio, estávamos pequeninas (...). Rita: Mostra! Pois estávamos. Joana: Olha um trabalho de quando eu era pequenina. Olha para isto como eu fazia dantes, só sarrabiscos. Olha! Aqui já fazia uma cabeça com braços e pernas. Rita: Mas aqui, neste meu [desenho] também sai tudo da cabeça, não tem nenhum corpo. Joana: Agora já faço direito e tu também, Rita. Já crescemos.

5 Beatriz: eu fiz este trabalho [uma garatuja] quando era pequenina e tinha 3 anos. Fazia assim uns rabiscos. Olha para isto a folha cheia de riscos. Educadora: Sabes o que disseste sobre este trabalho? Eu vou ler o que está escrito: Esta sou eu, tenho orelhas, uma boca e cabelo comprido e a roupa cor-de-rosa. Beatriz: Foi isso que eu disse?! Isso é muito engraçado. É como os pequeninos fazem desenhos de riscos e depois inventam. Educadora: Não, eles não inventam, eles falam sobre os seus trabalhos sobre o que fizeram. Desenham como sabem e falam sobre o que fizeram como tu também fazias quando eras pequenina. (...) Beatriz: pois é, depois crescemos e já fazemos de outra maneira, mas às vezes também ainda é difícil.

6 Beatriz: olha, aqui eu fiz uma pintura dos antigamentes. Professora: Dos antigamentes? Beatriz: Sim, dos antigamentes. Os antigamentes era os pintores que já morreram. Agora há outros que ainda não são dos antigamentes porque ainda não morreram. Eu vou ser pintora quando for grande. Inês: Eu vou ser enfermeira, vou tirar os bebés das barrigas das mães. Maria: Mas as enfermeiras só dão injecções, não tiram os bebés das barrigas das mães. Inês: Isso não! As enfermeiras também tratam as pessoas quando elas estão doentes e tiram os bebés das barrigas das mães quando eles nascem. Maria: Isso é os médicos. Rita: são as enfermeiras, eu acho.

7 Serve para guardar os nossos trabalhos e para vermos o que está lá guardado. Os meus trabalhos, pinturas, desenhos, colagens, fotografias de mim a trabalhar com os meus amigos, algumas coisas que escrevo. Eu escrevo algumas coisas: o meu nome completo e mais coisas (...), histórias, mas as histórias eu conto e a professora escreve (...). Serve para eu aprender com os meus trabalhos. (Cláudia)

8 GOSTAS DO TEU PORTFÓLIO? Gosto muito, muito, muito (...). Porque ele guarda as coisas de que eu gosto e que sei fazer quando era pequenina e de agora. (Rita) Gosto muito (...) porque tem lá os meus trabalhos e também a escrita da minha professora, da mãe, do pai e também dos meus amigos. (Joana) Gosto, muito, muito (...) porque é muito bonito. Gosto de ver as minhas fotografias e os meus trabalhos. (...) Também gosto muito dos diários de fim de semana que são muito interessantes porque são meus pais que escrevem e sou eu que desenho. (Mafalda)

9 QUEM ESCOLHE OS TRABALHOS PARA O TEU PORTFÓLIO? É a professora e eu. Eu escolho e depois digo à professora qual é o trabalho que eu quero e digo porque escolhi e porque gosto mais. Também digo como fiz às vezes, às vezes digo se é um bocadinho complicado fazer aquele trabalho ou se é um bicadinho fácil. (Clara) Alguns [trabalhos] sou eu [quem escolhe], outros é a professora. São trabalhos que eu faço aqui no colégio e depois eu gosto dos trabalhos e escolho-os. Peço à professora e conversamos. Eu digo porque escolho e ela escreve eu digo: Escolho porque é muito bonito e a professora escreve isso. Ela também escolhe e diz-me, mas eu não escrevo o que ela diz, só ouço e gosto sempre, sempre do que ela diz. (Rita)

10 A participação da criança na sua própria avaliação envolve: Interação adulto-criança/criança-criança. Levar a sério o que a criança diz. Escolha acerca da documentação para incluir no portfólio. Pensar e comunicar sua escolha. Aceitação e registro pelo educador das escolhas.

11 GOSTAS DE MOSTRAR O TEU PORTFÓLIO AOS TEUS AMIGOS? TU E OS TEUS SEUS AMIGOS CONVERSAM SOBRE O PORTFÓLIO? O QUE DIZEM?

12 OS TEUS PAIS JÁ VIRAM O TEU PORTFÓLIO? O QUE É QUE OS TEUS PAIS DIZEM SOBRE O TEU PORTFÓLIO? Os meus pais dizem que gostam. Às vezes, a professora mostra aos pais o meu portfólio e eles dizem que gostam e que está bonito. (Inês) [O meu portfólio] tem o meu diário de fim-de-semana. [Quem faz] sou eu e a minha mãe. [O diário de fim-de-semana] é sobre o que eu faço no fim-de-semana. Eu faço os desenhos e a minha mãe escreve. Eu gosto de guardar os diários de fim-de-semana no meu portfólio, mas primeiro leio aos meninos (...). A professora lê e eu mostro os desenhos. Primeiro eu mostro os desenhos. Primeiro eu mostro aos meninos e conto o que minha escreveu, depois é que ponho no portfólio. (Tiago)

13 O QUE APRENDES COM O TEU PORTFÓLIO? Aprendo coisas de quando eu era pequenino. As coisas que fiz quando eu era pequenino e as coisas de agora que já sou grande e que são diferentes. Aprendo que já faço coisas diferentes porque quando era pequenino ainda não sabia fazer. Agora já cresci e já aprendi muitas coisas, mas ainda vou aprender mais. Algumas coisas ainda são complicadas. (Tiago) Aprendo a ver os meus desenhos e os trabalhos e também as fotografias. Aprendo porque é muito importante estarem lá os meus trabalhos (...). Porque eu vou lá [ao portfólio] ver sempre que eu quiser e vejo lá os meus trabalhos e vejo os meus amigos. Se não estivessem lá eu não podia ver. (Joana)

14 Nós aprendemos muitas coisas na minha escola. Aprendo dos trabalhos antigos que eu fiz. E aprendo que agora faço diferente. Vejo que agora faça diferente (...), porque agora já sei fazer. Já não é só riscos. Aprendo da consulta do portfólio. Aprendo porque vejo lá as coisas que aprendi e também mostro aos meus amigos. (Cláudia).

15 CONCLUSÕES ACERCA DO PORTFÓLIO Este estudo mostra que as crianças perspectivam o portfólio como uma estratégia facilitadora da expressão da sua voz e como essa estratégia de aprendizagem que lhe permite revisitar as suas experiências, dialogar e partilhar ideias em torno dessas experiências, tomar consciência dos seus percursos de aprendizagem e diferenciá-los dos percursos dos outros, desenvolver a sua auto-estima e a sua autodeterminação. Quando as crianças se sentem valorizadas, respeitadas e escutadas, tornam-se capazes de se colocarem na perspectiva dos outros.

16 CONCLUSÕES ACERCA DO PORTFÓLIO Este estudo permite-nos constatar que esta experiência do portfólio tem um impacto positivo nas crianças em vários níveis: As crianças olham para si e para seu passado com respeito, olham para o passado dos outros com igual respeito e acedem à emergência do conceito de evolução, quer em relação a si, quer em relação aos outros; desenvolvem a compreensão empática do ser humano como um ser que aprende e se desenvolve.

17 REFERÊNCIA AZEVEDO, Ana. OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. A documentação da aprendizagem: a voz das crianças. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia (Org.). A escola vista pelas crianças.porto, Portugal: Editora Porto, 2008.

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO PROFESSORA Bom dia meninos, estão bons? TODOS Sim. PROFESSORA Então a primeira pergunta que eu vou fazer é se vocês gostam

Leia mais

Em um feriado, a família do Fernando resolveu dar uma volta no parque, em uma cidadezinha no interior. Muitas coisas interessantes

Em um feriado, a família do Fernando resolveu dar uma volta no parque, em uma cidadezinha no interior. Muitas coisas interessantes Em um feriado, a família do Fernando resolveu dar uma volta no parque, em uma cidadezinha no interior. Muitas coisas interessantes aconteceram. Vamos ver o que houve? Vovô! Chegamos, finalmente! Eu já

Leia mais

Tudo sobre meu corpo.

Tudo sobre meu corpo. Tudo sobre meu corpo. VOLUME 1 2 O CORPO HUMANO Com ele lavo meu corpo. SABONETE SABONETE 2 O CORPO HUMANO Com ele lavo meu corpo. SABONETE SABONETE O CORPO HUMANO. Assim é minha cabeça e meu rosto! O

Leia mais

Fui à biblioteca tentar escolher. Um bom livro para ler. Mas era difícil descobrir. Aquele que me ia surpreender! Desisti da ideia de procurar

Fui à biblioteca tentar escolher. Um bom livro para ler. Mas era difícil descobrir. Aquele que me ia surpreender! Desisti da ideia de procurar Fui à biblioteca tentar escolher Um bom livro para ler Mas era difícil descobrir Aquele que me ia surpreender! Desisti da ideia de procurar E vim cá para fora brincar. Os meus amigos riam-se de mim E eu

Leia mais

Exemplo de perguntas Exemplos de respostas. Fonte:

Exemplo de perguntas Exemplos de respostas. Fonte: Exemplo de perguntas Exemplos de respostas Fonte: http://www.welcomingschools.org/resources/challengingquestions/ Porque é que o Martim gosta de rosa? Não há "cores de meninos" ou "cores de meninas". As

Leia mais

10 FATOS SOBRE MIM. Nicolas Brito Sales

10 FATOS SOBRE MIM. Nicolas Brito Sales 10 FATOS SOBRE MIM Nicolas Brito Sales 01 EU NÃO GOSTO DE LER LIVROS Eu nunca gostei muito de ler livros, porque eu nunca tive muita concentração para interpretar o que eu leio. Para quem não sabe, eu

Leia mais

1.º C. 1.º A Os livros

1.º C. 1.º A Os livros 1.º A Os livros Os meus olhos veem segredos Que moram dentro dos livros Nas páginas vive a sabedoria, Histórias mágicas E também poemas. Podemos descobrir palavras Com imaginação E letras coloridas Porque

Leia mais

23 anos. 1. Vai desde a higiene pessoal do idoso a alimentação, tratamento de roupas Basicamente é isso.

23 anos. 1. Vai desde a higiene pessoal do idoso a alimentação, tratamento de roupas Basicamente é isso. Entrevista A9 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? 23 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Ajudante de acção directa. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Vai desde a higiene pessoal

Leia mais

O nosso. Planear fazer rever

O nosso. Planear fazer rever O nosso Planear fazer rever O momento de planear-fazer- rever revela ser a peça central na abordagem de aprendizagem pela ação da High/Scope. Este momento tem inicio com uma conversa tendo como objetivo

Leia mais

Nota prévia (Importante ler!)

Nota prévia (Importante ler!) Índice Nota Prévia... 9 Capítulo 1 Meninos e meninas...11 Capítulo 2 Rapazes e raparigas: a puberdade...17 Capítulo 3 Homens e mulheres...37 Capítulo 4 Fecundação Gravidez Parto...43 Respostas a perguntas

Leia mais

Faz a tua própria história

Faz a tua própria história Faz a tua própria história! Faz a tua própria história, Página 1 Estou aqui para vos falar de uma história muito simples. E a história não é sobre um rei, um príncipe, um elefante, ou um rato. A história

Leia mais

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista 23-2-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Leia mais

Protocolo da Entrevista a Anália

Protocolo da Entrevista a Anália Protocolo da Entrevista a Anália 1 Pedia-lhe que me contasse o que lhe aconteceu de importante desde que acabou a licenciatura até agora. Então, eu acabei o 4.º ano da licenciatura e tinha o 5.º ano que

Leia mais

Entrevista Jessica

Entrevista Jessica Entrevista 1.10 - Jessica (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento).

Leia mais

Entrevista Sara

Entrevista Sara Entrevista 1.18 - Sara (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Identificação. ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência

Identificação. ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 Identificação ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista 4-8-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência

Leia mais

saltar e pregar partidas.

saltar e pregar partidas. MI G UE L VA L E DE AL M E IDA 26 A escola do arco-íris Como é costume dizer-se, "era uma vez"... Era uma vez uma escola chamada Escola do Arco-Íris. A professora Ana gostava muito das crianças e estas

Leia mais

Entrevista Claudia

Entrevista Claudia Entrevista 1.03 - Claudia (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Pedido de Colaboração

Pedido de Colaboração Pedido de Colaboração No âmbito da tese de mestrado em Psicologia da Educação realizada na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa pela aluna Rita Cunha e Costa sob orientação da Professora Doutora

Leia mais

E6- mais ou menos. Correu uma beca pó torto. E- Eu sei, a Laura disse-me, eu não tava nesse dia não puder ir. Gostavas que tivesse corrido melhor?

E6- mais ou menos. Correu uma beca pó torto. E- Eu sei, a Laura disse-me, eu não tava nesse dia não puder ir. Gostavas que tivesse corrido melhor? E- Vá, então eu queria-te perguntar sobre o teatro, o que é que tu achas do teatro. E6- Bué fixe. E- Ya e quando soubeste que ias fazer teatro ficaste contente ou triste? E6- Bué contente. E- Porquê? E6-

Leia mais

Olhando o Aluno Deficiente na EJA

Olhando o Aluno Deficiente na EJA Olhando o Aluno Deficiente na EJA ConhecendoJoice e Paula Lúcia Maria Santos Tinós ltinos@ffclrp.usp.br Apresentando Joice e Paula Prazer... Eu sou a Joice Eu sou a (...), tenho 18 anos, gosto bastante

Leia mais

ANÁLISE DE CONTEÚDO DE ENTREVISTAS E DE REGISTOS DE OBSERVAÇÃO DIRECTA

ANÁLISE DE CONTEÚDO DE ENTREVISTAS E DE REGISTOS DE OBSERVAÇÃO DIRECTA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE ENTREVISTAS E DE REGISTOS DE OBSERVAÇÃO DIRECTA Caracterização dos Participantes Nome Sexo Identificação Entrevista A F 1 Nasceu em Cabo Verde a 18 de Setembro de 1953. Tem 56 anos.

Leia mais

Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1

Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1 Entrevista A4 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1 Qual é a sua função no lar? Auxiliar de acção directa, no apoio a idosos. Que tarefas desempenha

Leia mais

"ESPELHO, ESPELHO MEU" Roteiro de. Deborah Zaniolli

ESPELHO, ESPELHO MEU Roteiro de. Deborah Zaniolli "ESPELHO, ESPELHO MEU" Roteiro de Deborah Zaniolli Copyright 2016 by Deborah Zaniolli Deborah Zaniolli Todos os direitos reservados contato@deborahzaniolli.com BN: 710355 Roteiro 2011 Piedade- SP 1. "ESPELHO,

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS:

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: CONTE QUANTAS MENINAS TEM NA SUA SALA DE AULA. PINTE OS QUADRADINHOS. QUANTAS MENINAS SÃO?

Leia mais

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA S.I. DE CHAVILLE

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA S.I. DE CHAVILLE PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA EPREUVE DE LANGUE PORTUGAISE 6ème S.I. DE CHAVILLE JUNHO 2008 JUIN 2008 IDENTIFICAÇÃO Nome do aluno: Data de nascimento: Nacionalidade: Morada: Nome do pai: Nome da mãe: Escola

Leia mais

Na escola do Carlinhos, na hora do recreio, aconteceu algo muito interessante! Vamos ver o que houve? Lá no pátio...

Na escola do Carlinhos, na hora do recreio, aconteceu algo muito interessante! Vamos ver o que houve? Lá no pátio... Na escola do Carlinhos, na hora do recreio, aconteceu algo muito interessante! Vamos ver o que houve? TRIIIIIMMMMM!!!! Eba! Recreio!! Vamos descer lá no pátio, Carlinhos? Vamos, sim, Bruno! Você depois

Leia mais

manhã a minha irmã Inês vai ter o seu primeiro dia de escola. Há mais de uma semana que anda muito irrequieta e não para de me fazer perguntas,

manhã a minha irmã Inês vai ter o seu primeiro dia de escola. Há mais de uma semana que anda muito irrequieta e não para de me fazer perguntas, 5 6 manhã a minha irmã Inês vai ter o seu primeiro dia de escola. Há mais de uma semana que anda muito irrequieta e não para de me fazer perguntas, sempre a incomodar-me. Por vezes, eu divirto-me a responder.

Leia mais

Análise Exploratória de Conteúdo das Entrevistas Semi-Estruturadas

Análise Exploratória de Conteúdo das Entrevistas Semi-Estruturadas Análise Exploratória de Conteúdo das Entrevistas Semi-Estruturadas Conceito Finalidade Atribuída Vivência Pessoal É arte. É uma área extra-curricular ( ). Muito útil e precisa. Serviu e serve para muita

Leia mais

LELO AMARELO BELO. (Filosofia para crianças) ROSÂNGELA TRAJANO. Volume III 05 anos de idade

LELO AMARELO BELO. (Filosofia para crianças) ROSÂNGELA TRAJANO. Volume III 05 anos de idade LELO AMARELO BELO (Filosofia para crianças) Volume III 05 anos de idade ROSÂNGELA TRAJANO LELO AMARELO BELO Rosângela Trajano LELO AMARELO BELO VOLUME III (05 ANOS) DE IDADE 1ª EDIÇÃO LUCGRAF NATAL 2012

Leia mais

A conta-gotas. Ana Carolina Carvalho

A conta-gotas. Ana Carolina Carvalho A conta-gotas Ana Carolina Carvalho Agradeço a Regina Gulla pela leitura atenta e pelas sugestões. Para minha mãe, pela presença. Para Marina, minha afilhada, que quis ler o livro desde o começo. 1 A

Leia mais

Priscila está passando um final de semana na casa da vovó! Um ensinamento importante aconteceu. Qual será? Vamos ver? Lá no parquinho...

Priscila está passando um final de semana na casa da vovó! Um ensinamento importante aconteceu. Qual será? Vamos ver? Lá no parquinho... Priscila está passando um final de semana na casa da vovó! Um ensinamento importante aconteceu. Qual será? Vamos ver? Vovó! A senhora pode passear hoje comigo? Claro, querida! Vamos, sim! Aonde você quer

Leia mais

Identificação Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência FL07:

Identificação Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência FL07: 1 Identificação FL07 Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista 7-10-2012 Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência Lisboa/Lisboa Grau de escolaridade mais elevado Licenciatura

Leia mais

Ficar completo Ficar completo, Página 1

Ficar completo Ficar completo, Página 1 Ficar completo Ficar completo, Página 1 A maior parte do que ouvimos na vida é sobre como tudo era ou como poderia ser. Especialmente quando ficamos mais velhos, pensamos em como eram as coisas quando

Leia mais

BRUNA RAFAELA. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados. Creative Commons

BRUNA RAFAELA. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados. Creative Commons BRUNA RAFAELA EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Creative Commons Texto e Pesquisa de imagens de Bruna Rafaela A DESCOBERTA DE ISABELA Livros são para ler e guardar. Filhos são para ter e amar..

Leia mais

79 Dias. por. Ton Freitas

79 Dias. por. Ton Freitas 79 Dias por Ton Freitas Registro F.B.N.: 684988 Contato: ton.freitas@hotmail.com INT. HOSPITAL/QUARTO - DIA Letreiro: 3 de março de 1987. HELENA, branca, 28 anos, está grávida e deitada em uma cama em

Leia mais

PRIMEIRO TRATAMENTO DA ENTREVISTA

PRIMEIRO TRATAMENTO DA ENTREVISTA PRIMEIRO TRATAMENTO DA ENTREVISTA (Educadora Maria) [Características pessoais] ( ) sou uma pessoa muito honesta ( ) uma pessoa muito franca nas minhas funções ( ). ( ) sou uma pessoa muito sincera ( )

Leia mais

Muito além da amizade. Por. Stoff Vieira. Baseado em relatos reais

Muito além da amizade. Por. Stoff Vieira. Baseado em relatos reais Muito além da amizade Por Stoff Vieira Baseado em relatos reais (63) 9207-6131 (63) 8122-0608 CENA 1. INTERIOR.CASA DE.QUARTO.DIA Nando esta deitado, olhando para uma fotografia de um garoto, com fones

Leia mais

PNAIC DESENHAR É REGISTRAR AS COISAS DO MUNDO. EMEIEF LUIZ GONZAGA Renata Aceituno - 2º CICLO FINAL EDUCAÇÃO INFANTIL O.

PNAIC DESENHAR É REGISTRAR AS COISAS DO MUNDO. EMEIEF LUIZ GONZAGA Renata Aceituno - 2º CICLO FINAL EDUCAÇÃO INFANTIL O. PNAIC - 2016 DESENHAR É REGISTRAR AS COISAS DO MUNDO EMEIEF LUIZ GONZAGA Renata Aceituno - 2º CICLO FINAL EDUCAÇÃO INFANTIL O.E: Carla Campos OBJETIVO GERAL Permitir que através dos estudos relacionados

Leia mais

O que sentiram os alunos do 5ºAno no Dia Mundial da Meteorologia

O que sentiram os alunos do 5ºAno no Dia Mundial da Meteorologia O que sentiram os alunos do 5ºAno no Dia Mundial da Meteorologia 5ºG O Dia Mundial da Meteorologia foi, para mim Inesquecível, porque participei em muitas actividades diferentes. Juliana Muito importante

Leia mais

Anexo 4- Dados das entrevistas do Grupo II

Anexo 4- Dados das entrevistas do Grupo II Anexo 4- Dados das entrevistas do Grupo II Grupo II Informantes idade Sexo profissão escolaridade Tempo de imigração em Portugal Língua materna E2.1 42 Masc. Jardineiro 12º 12 anos Ucraniano E2.2 62 Fem.

Leia mais

O currículo na perspectiva da Interdisciplinaridade: implicações para pesquisa e para a sala de aula

O currículo na perspectiva da Interdisciplinaridade: implicações para pesquisa e para a sala de aula O currículo na perspectiva da Interdisciplinaridade: implicações para pesquisa e para a sala de aula C ELI ESPA SANDIN LOPES U N I V E R S I D AD E C R U Z E I R O D O S U L S O C I E D AD E B R AS I L

Leia mais

DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 02 / 05 / 206 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

FOTOGRAFIA E COMUNIDADE: APPACDM

FOTOGRAFIA E COMUNIDADE: APPACDM FOTOGRAFIA E COMUNIDADE: APPACDM ANO III N.2 FOTO-EDIÇÃO 2018 CAPA: polaroids extraídos de um dos diários de bordo produzidos pelos alunos. FOTOGRAFIA E COMUNIDADE: APPACDM FOTOGRAFIA E COMUNIDADE A fotografia

Leia mais

INQ E depois a viagem, tem algum pormenor assim que se lembre que seja importante contar?

INQ E depois a viagem, tem algum pormenor assim que se lembre que seja importante contar? Transcrição da entrevista: Informante: nº8 Célula: 3 Data da gravação: Julho de 2009 Geração: 1ª Idade: 56 Sexo: Feminino Tempo de gravação: 14.44 minutos INQ Como é que surgiu a decisão de ter emigrado

Leia mais

A Conversa de Lucila. (No escuro ouve-se o bater de asas. A luz vai lentamente iluminando o quarto de Lucila, o anjo está pousado em uma mesa.

A Conversa de Lucila. (No escuro ouve-se o bater de asas. A luz vai lentamente iluminando o quarto de Lucila, o anjo está pousado em uma mesa. 1 A Conversa de Lucila De Cláudia Barral (No escuro ouve-se o bater de asas. A luz vai lentamente iluminando o quarto de Lucila, o anjo está pousado em uma mesa.) O anjo Lucila, quer montar nas minhas

Leia mais

Anexo 2.7-Entrevista G2.2

Anexo 2.7-Entrevista G2.2 Entrevista G2.2 Entrevistado: E2.2 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 62 anos Feminino Ucrânia 15 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias: Ensino superior (engenharia) Não Língua

Leia mais

Uma cara bonita. 1. Zoe está zangada. livros e do seu trabalho. Mas depois do trabalho gosta de atuar em peças de teatro com os Newport

Uma cara bonita. 1. Zoe está zangada. livros e do seu trabalho. Mas depois do trabalho gosta de atuar em peças de teatro com os Newport Uma cara bonita 1. Zoe está zangada Zoe tem dezassete anos. Trabalha numa livraria, na pequena cidade de Newport. Zoe gosta de livros e do seu trabalho. Mas depois do trabalho gosta de atuar em peças de

Leia mais

INQ Como é que surgiu a decisão de vir para França? Foi assim de um dia para o outro? Como é que decidiu vir para cá?

INQ Como é que surgiu a decisão de vir para França? Foi assim de um dia para o outro? Como é que decidiu vir para cá? Transcrição da entrevista: Informante: nº9 Célula: 3 Data da gravação: Agosto de 2009 Geração: 1ª Idade: 63 Sexo: Feminino Tempo de gravação: 11.58 minutos INQ Como é que surgiu a decisão de vir para França?

Leia mais

Três Mulheres com Máscara de Ferro

Três Mulheres com Máscara de Ferro Três Mulheres com Máscara de Ferro Três mulheres, na atitude das três Graças, duas de costas, uma de frente, como se dançassem. Uma veste como cam ponesa, é a Sibila. Outra veste como uma senhora rica

Leia mais

Apêndice C Relatórios dos alunos

Apêndice C Relatórios dos alunos 132 Apêndice C Relatórios dos alunos Segundo os alunos dessa 8ª série, até então nunca tinham feito um relatório, tendo sido essa sua primeira oportunidade para fazer um. Alguns alunos, que entenderam

Leia mais

Consultoria de imagem para coach

Consultoria de imagem para coach Consultoria de imagem para coach Com a Master Coach Patrícia Coelho DESCUBRA SEU PODER ATRAVÉS DA SUA IMAGEM Olá, aqui é a Patrícia Coelho! Gratidão pelo seu interesse com a consultoria de imagem e coaching

Leia mais

Parabéns! Esse é seu E-book. Passaporte para o Sucesso

Parabéns! Esse é seu E-book. Passaporte para o Sucesso Parabéns! Esse é seu E-book c Passaporte para o Sucesso Olá, eu sou Rosangela Empreendedora Digital e criadora do Site Passaporte Para o Sucesso. Sou brasileira e atualmente vivo na Espanha, graças a esse

Leia mais

COMEÇA JÁ A LER LANÇAMENTO MUNDIAL!

COMEÇA JÁ A LER LANÇAMENTO MUNDIAL! COMEÇA JÁ A LER LANÇAMENTO MUNDIAL! 01.11.16 A mãe está sempre a dizer que eu tenho muita sorte por ter a avó Nana a olhar mim, lá do céu. Acho que ela diz isso para me fazer sentir bem, mas eu tenho um

Leia mais

À minha Mãe, por ser a minha maior inspiração.

À minha Mãe, por ser a minha maior inspiração. À minha Mãe, por ser a minha maior inspiração. «Para mim a moda é divertida e deve fazer-nos sentir bem. Acho que é nisso que a maioria das mulheres deve concentrar-se: naquilo que as deixa felizes e

Leia mais

Aexo 3 Dados das entrevistas do grupo 1

Aexo 3 Dados das entrevistas do grupo 1 Aexo 3 Dados das entrevistas do grupo 1 Grupo I Informantes idade Sexo profissão Escolarida de Tempo de imigração em Portugal Língua materna E1.1 51 anos Masc. -- 6ª classe 40 anos Crioulo cv E1.2 53 anos

Leia mais

QUE OS TEUS PAIS. inês faria

QUE OS TEUS PAIS. inês faria QUE OS TEUS PAIS 2 QUE OS TEUS PAIS inês faria 3 Olá a todos! P. 7 ALGUMAS COISAS QUE OS TEUS PAIS NÃO TE DISSERAM P. 9 INDEPENDÊNCIA! P. 23 4 SER MULHER O PRIMEIRO DRAMA DRAMÁTICO DA VIDA DE UMA MULHER

Leia mais

O Amor se resume em se sentir bem, especial, incrivelmente Feliz. Um estado espiritual destinado a trazer muitas coisas boas. As vezes ele existe em

O Amor se resume em se sentir bem, especial, incrivelmente Feliz. Um estado espiritual destinado a trazer muitas coisas boas. As vezes ele existe em O Amor O Amor se resume em se sentir bem, especial, incrivelmente Feliz. Um estado espiritual destinado a trazer muitas coisas boas. As vezes ele existe em ter alguém por perto ou fazer algo que goste.

Leia mais

Anexo 8- Tabela da análise das entrevistas. Análise das entrevistas

Anexo 8- Tabela da análise das entrevistas. Análise das entrevistas Anexo 8- Tabela da análise das entrevistas Análise das entrevistas 25 anos EA- Sou educadora há 25 anos. 1. Apresentação do educador 1.1. Tempo de profissão 10 anos EB- Sou educadora há 10 anos. 31 anos

Leia mais

Pronome. 1- Serafina é a menina que escreveu o texto acima. Por que ela resolveu deixar seu diário guardado em uma gaveta?

Pronome. 1- Serafina é a menina que escreveu o texto acima. Por que ela resolveu deixar seu diário guardado em uma gaveta? Atividade de estudo de Português Pronome 5º ano Leia o texto abaixo. É setembro, lua cheia, o tempo está gostoso. Não está fazendo nem muito calor, nem muito frio. Diário, Já faz mais de um mês que eu

Leia mais

Mestrado: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Disciplina: Psicologia Educacional Docente: Doutor Nuno Corte Real

Mestrado: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Disciplina: Psicologia Educacional Docente: Doutor Nuno Corte Real Mestrado: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Disciplina: Psicologia Educacional Docente: Doutor Nuno Corte Real Tema: Elaboração de uma peça de teatro - Promoção da Saúde,

Leia mais

Escola do 1ºCEB do Couto 12 alunos todos os anos de escolaridade

Escola do 1ºCEB do Couto 12 alunos todos os anos de escolaridade Escola do 1ºCEB do Couto 12 alunos todos os anos de escolaridade Monitora 1 Bom dia! Vocês vêm de onde? Alunos 1 Do Couto. Monitora 2 E o tempo aqui, como é que está? Alunos 2 Está calor. Monitora 3 -

Leia mais

Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: Simone Helen Drumond Ischkanian

Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: Simone Helen Drumond Ischkanian Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: FAIXA ETÁRIA CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DAD - DIREITOS

Leia mais

Entrevista Claudia

Entrevista Claudia Entrevista 3.03 - Claudia (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

GRELHA DE CARACTERIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO. CATEGORIAS SUB-CATEGORIAS INDICADORES ( ) É o aprender. ( ) (1) 1.1.Definição ( ) É o aprender fazendo ( ) (2)

GRELHA DE CARACTERIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO. CATEGORIAS SUB-CATEGORIAS INDICADORES ( ) É o aprender. ( ) (1) 1.1.Definição ( ) É o aprender fazendo ( ) (2) GRELHA DE CARACTERIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO CATEGORIAS SUB-CATEGORIAS INDICADORES ( ) É o aprender. ( ) (1) 1.1.Definição ( ) É o aprender fazendo ( ) (2) 1. A metodologia de trabalho por projetos ( ) É pegar

Leia mais

Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1

Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1 1ª Série Lição: As mudanças na escola - Igual e diferente Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1 Objetivo(s) do Conteúdo

Leia mais

Altos da Serra - Capítulo Altos da Serra. Novela de Fernando de Oliveira. Escrita por Fernando de Oliveira. Personagens deste Capítulo

Altos da Serra - Capítulo Altos da Serra. Novela de Fernando de Oliveira. Escrita por Fernando de Oliveira. Personagens deste Capítulo Altos da Serra - Capítulo 09 1 Altos da Serra Novela de Fernando de Oliveira Escrita por Fernando de Oliveira Personagens deste Capítulo Altos da Serra - Capítulo 09 2 CENA 01. DELEGACIA INT. / NOITE Sargento

Leia mais

MÃE, QUANDO EU CRESCER...

MÃE, QUANDO EU CRESCER... MÃE, QUANDO EU CRESCER... Dedico este livro a todas as pessoas que admiram e valorizam a delicadeza das crianças! Me chamo Carol, mas prefiro que me chamem de Cacau, além de ser um apelido que acho carinhoso,

Leia mais

Na escola estão Pedro e Thiago conversando. THIAGO: Não, tive que dormi mais cedo por que eu tenho prova de matemática hoje.

Na escola estão Pedro e Thiago conversando. THIAGO: Não, tive que dormi mais cedo por que eu tenho prova de matemática hoje. MENININHA Na escola estão Pedro e Thiago conversando. PEDRO: Cara você viu o jogo ontem? THIAGO: Não, tive que dormi mais cedo por que eu tenho prova de matemática hoje. PEDRO: Bah tu perdeu um baita jogo.

Leia mais

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar...

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... O pequeno Will A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... Então um dia tomei coragem e corri até mamãe e falei: - Mãeee queria tanto um irmãozinho, para brincar comigo!

Leia mais

Anexo Entrevista G1.5

Anexo Entrevista G1.5 Entrevista G1.5 Entrevistado: E1.5 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 50 anos Masculino Cabo-verde 24 anos em Portugal: Escolaridade: 4ª classe Imigrações prévias: -- crioulo Língua materna:

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A15 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Sou ajudante de lar. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Faço-lhes a higiene, preparo-os,

Leia mais

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar...

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... O pequeno Will A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... Então um dia tomei coragem e corri até mamãe e falei: - Mãnheee, queria tanto um irmãozinho, para brincar comigo!

Leia mais

Anexo Entrevista G2.5

Anexo Entrevista G2.5 Entrevista G2.4 Entrevistado: E2.5 Idade: 38 anos Sexo: País de origem: Tempo de permanência em Portugal: Feminino Ucrânia 13 anos Escolaridade: Imigrações prévias: --- Ensino superior (professora) Língua

Leia mais

Transcrição de Entrevista nº 10

Transcrição de Entrevista nº 10 Transcrição de Entrevista nº 10 E Entrevistador E10 Entrevistado 10 Sexo Feminino Idade 31 anos Área de Formação Engenharia Informática E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o

Leia mais

Mira Jovem. Visita de Estudo ao Palácio e Parque de Monserrate dia

Mira Jovem. Visita de Estudo ao Palácio e Parque de Monserrate dia Série III nº5 Fevereiro 2019 Foi a primeira vez que fui a Monserrate. Quando cheguei lá, dentro do Palácio, fiquei surpreendido. Tirei fotos. Vi coisas antigas, um telefone, um dragão de pedra, potes de

Leia mais

Etiqueta de Identificação. TIMSS e PIRLS Questionário ao Aluno. 4.º ano. GAVE Gabinete de Avaliação Educacional Lisboa, Portugal

Etiqueta de Identificação. TIMSS e PIRLS Questionário ao Aluno. 4.º ano. GAVE Gabinete de Avaliação Educacional Lisboa, Portugal Etiqueta de Identificação TIMSS e PIRLS 2011 Questionário ao Aluno 4.º ano GAVE Gabinete de Avaliação Educacional Lisboa, Portugal IEA, 2011 Instruções Neste caderno, vais encontrar perguntas sobre ti

Leia mais

Compreender e controlar comportamentos

Compreender e controlar comportamentos Coleção Crescer a Brincar Aprendizagem emocional para o ajustamento psicológico 4-8 anos Compreender e controlar comportamentos Paulo Moreira Oo Índice Página No recreio ou na sala de aula?... 5 Qual é

Leia mais

Protocolo da Entrevista a Isabel

Protocolo da Entrevista a Isabel Protocolo da Entrevista a Isabel 1 Pedia-lhe que me contasse o que lhe aconteceu de importante desde que terminou a licenciatura. Desde que acabei o curso ou fiz a profissionalização? É que eu acabei o

Leia mais

ENQUANTO ESTOU NO HOSPITAL.

ENQUANTO ESTOU NO HOSPITAL. Simone Lopes de Mattos e Vívian Lopes de Mattos ENQUANTO ESTOU NO HOSPITAL. Para colorir o cenário. Ilustrações de Ana Kléa Moraes Simone Lopes de Mattos e Vívian Lopes de Mattos ENQUANTO ESTOU NO HOSPITAL.

Leia mais

Júlia Formosinho 35 Hélia Costa 36

Júlia Formosinho 35 Hélia Costa 36 III Porque é que a Lua é redonda e bicuda? Júlia Formosinho 35 Hélia Costa 36 35 Instituto de Educação da Universidade do Minho e Associação Criança. 36 Educadora de infância e membro da Associação Criança.

Leia mais

GRELHA DE ANÁLISE DA ENTREVISTA EFETUADA À FUNCIONÁRIA C. A entrevistada tem 31 anos e é casada. Tem o 12º ano de escolaridade.

GRELHA DE ANÁLISE DA ENTREVISTA EFETUADA À FUNCIONÁRIA C. A entrevistada tem 31 anos e é casada. Tem o 12º ano de escolaridade. GRELHA DE ANÁLISE DA ENTREVISTA EFETUADA À FUNCIONÁRIA C CATEGORIAS DE ANÁLISE Caracterização sociodemográfica Idade Sexo Estado civil Grau de escolaridade / habilitações Experiência profissional Função

Leia mais

já vou! engraçadinho! r, como quem diz, claro) mas ontem castiguei-te a semana toda sem recreio!

já vou! engraçadinho! r, como quem diz, claro) mas ontem castiguei-te a semana toda sem recreio! descrevendo cuidado com esse, gutiperio, está mesmo atrás de ti! já vou! já vou! pirata! que estás a fazer aqui? já não se lembra, menina? ai esse alzheimer! engraçadinho! r, como quem diz, claro) mas

Leia mais

Sala 5 anos. Colégio de Alfragide

Sala 5 anos. Colégio de Alfragide Jardins Portáteis Sala 5 anos Colégio de Alfragide A oportunidade de discutir questões ambientais e de promover a actividade em família, para além da sala de aula, levaram-me a criar o projecto dos Jardins

Leia mais

Ignácio de Loyola Brandão. o menino que. perguntava. ilustrações de Mariana Newlands

Ignácio de Loyola Brandão. o menino que. perguntava. ilustrações de Mariana Newlands Ignácio de Loyola Brandão o menino que perguntava ilustrações de Mariana Newlands Para meus netos, Pedro, Lucas e Felipe, saberem que perguntando se aprende. Mas as respostas nem sempre convencem. Entrei

Leia mais

Caderno de Atividade

Caderno de Atividade Caderno de Atividade Oi, Tudo bem contigo? O meu Objetivo com este Caderno de Atividades é ajudar você descobrir os seus talentos! Ou pelo menos iniciar esta jornada... Talvez você já tenha ouvido ou

Leia mais

Rafael Loyola. Revista Bioika: Qual a sua experiência com divulgação científica? E aproveitando, fale um pouquinho para nós sobre sua formação.

Rafael Loyola. Revista Bioika: Qual a sua experiência com divulgação científica? E aproveitando, fale um pouquinho para nós sobre sua formação. Rafael Loyola O Professor Rafael Loyola é Biólogo, graduado e mestre em Ecologia, Conservação e Manejo da vida silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutor em Ecologia pela Universidade

Leia mais

Entrevista Maria

Entrevista Maria Entrevista 1.12 - Maria (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Paula Rego, "As Criadas", O que vês no quadro da pintora portuguesa Paula Rego? Em que divisão da casa se passa esta cena? BLOCO DE ATIVIDADES

Paula Rego, As Criadas, O que vês no quadro da pintora portuguesa Paula Rego? Em que divisão da casa se passa esta cena? BLOCO DE ATIVIDADES UNIDADE: A CASA / PORTUGAL SITUAÇÃO DE USO Localização e descrição uma casa MARCADORES Habitação; Rotinas; Comportamento EXPETATIVAS DE APRENDIZAGEM - Utilizar léxico adequado; - Conjugar os verbos ser,

Leia mais

A primavera voltou. LÍNGUA PORTUGUESA. Compreensão da leitura

A primavera voltou. LÍNGUA PORTUGUESA. Compreensão da leitura 2º ANO Nome : Data : / / LÍNGUA PORTUGUESA INFORMAÇÃO : RUBRICA : Lê o texto com atenção. Copia-o para o teu caderno. A primavera voltou Venham ver! Venham ver durante a noite as coisas que aconteceram!

Leia mais

Anexo 2.2- Entrevista G1.2

Anexo 2.2- Entrevista G1.2 Entrevistado: E1.2 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 53 anos Masculino Cabo-Verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: 4ª classe Imigrações prévias : -- Língua materna: Outras línguas: Agregado

Leia mais

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO ... VILA PINDARÉ - BURITICUPU MA DEZ 17 A FEV

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO ... VILA PINDARÉ - BURITICUPU MA DEZ 17 A FEV RELATÓRIO FOTOGRÁFICO... VILA PINDARÉ - BURITICUPU MA DEZ 17 A FEV 18... Coordenação: Parceria: Apropriação Eu gostei muito do projeto porque ele tem cuidado de todas as famílias. Eu só tenho a agradecer

Leia mais

Filha, agora que vais casar tens de tratar bem do teu marido, ter a comida sempre pronta, dar banho e não recusar ter relações sexuais sempre que ele

Filha, agora que vais casar tens de tratar bem do teu marido, ter a comida sempre pronta, dar banho e não recusar ter relações sexuais sempre que ele Filha, agora que vais casar tens de tratar bem do teu marido, ter a comida sempre pronta, dar banho e não recusar ter relações sexuais sempre que ele quiser. É isso Rosa, se ele arranjar uma mulher fora,

Leia mais

Valorıze-se, organıze-se! Cláudio Ramos

Valorıze-se, organıze-se! Cláudio Ramos Valorıze-se, organıze-se! Cláudio Ramos Índice 8 A felicidade pode estar na valorização? Pode, digo eu! 11 1. CASA 13 COMPRAS E POUPANÇA 15 DECORAÇÃO 29 2. ROUPA 40 GUARDA-ROUPA BÁSICO: O Que Todas as

Leia mais

Nome: Responsáveis: Paróquia: Meus melhores amigos:

Nome: Responsáveis: Paróquia: Meus melhores amigos: EDITORA AVE-MARIA Nome: Responsáveis: Paróquia: Meus melhores amigos: 1. Somos amigos de Jesus Somos um grupo de amigos: Maíra, Cassilda, Babo, Moscão e Matilda. Somos amigos porque nossas famílias são

Leia mais

Unidade 1. Salpicos e os seus amigos. 1. Canção. O meu chapéu tem 3 bicos

Unidade 1. Salpicos e os seus amigos. 1. Canção. O meu chapéu tem 3 bicos Unidade 1 Salpicos e os seus amigos. 1. Canção O meu chapéu tem 3 bicos O meu chapéu tem 3 bicos, Tem 3 bicos o meu chapéu Se não tivesse 3 bicos, O chapéu não era meu. O meu chapéu tem 3 bicos, Tem 3

Leia mais

Actividades. portefólio( )

Actividades. portefólio( ) Categoria Sub-categoria Unidades de registo Ent. Actividades Com os profissionais: Com a profissional, ela orientou-nos sobre todo o processo( ) A3 -Explicação do processo de rvcc A primeira sessão foi

Leia mais

Os seres vivos no ambiente

Os seres vivos no ambiente Os seres vivos no ambiente 1 Desembaralhando as letras, você descobrirá o nome de um importante ecossistema brasileiro. Qual é ele? SROTLAFE ANAZIMÔCA a) Pesquise o nome de um vegetal e de um animal que

Leia mais

TRANSCRIÇÃO PRÉVIA PROJETO PROFALA TRANSCRITOR(A): Késsia Araújo 65ª ENTREVISTA (J.D.T.S) Cabo Verde

TRANSCRIÇÃO PRÉVIA PROJETO PROFALA TRANSCRITOR(A): Késsia Araújo 65ª ENTREVISTA (J.D.T.S) Cabo Verde TRANSCRIÇÃO PRÉVIA PROJETO PROFALA TRANSCRITOR(A): Késsia Araújo 65ª ENTREVISTA (J.D.T.S) Cabo Verde PERGUNTAS METALINGUÍSTICAS Doc.: J. quais são as línguas que você fala " Inf.: eu " (+) inglês né falo

Leia mais