Escola do 1ºCEB do Couto 12 alunos todos os anos de escolaridade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Escola do 1ºCEB do Couto 12 alunos todos os anos de escolaridade"

Transcrição

1 Escola do 1ºCEB do Couto 12 alunos todos os anos de escolaridade Monitora 1 Bom dia! Vocês vêm de onde? Alunos 1 Do Couto. Monitora 2 E o tempo aqui, como é que está? Alunos 2 Está calor. Monitora 3 - Isto de vocês dizerem que está frio ou está calor é um pouco relativo. Isto é, depende do sítio de onde nós vimos. Vocês vieram de um sítio onde a temperatura estava mais baixa do que aqui, chegaram cá, sentiram menos frio. Monitora 4 É como por exemplo ao longo do dia. De manhã como é que está o tempo? Alunos 3 Frio. Monitora 5 - À hora de almoço. Como é que costuma estar? Alunos 4 - Quente. Monitora 6 - Mais quentinho. Não é? E ao fim da tarde? Alunos 5 Arrefece outra vez. Monitora 7 Isto quer dizer que de manhã a temperatura está baixa, à hora de almoço a temperatura é mais alta e ao fim do dia, a temperatura fica mais baixa outra vez. Monitora 8 Vamos falar então, um bocadinho sobre a temperatura. Com que é que se mede a temperatura? Quando têm febre, em casa, com que é que medem a temperatura? Alunos 6 Com um termómetro. Monitora 9 Tenho aqui um termómetro um bocadinho diferente daquele que vocês têm em casa, não é? Existem vários tipos de termómetros. De álcool, de mercúrio, digitais. A maioria dos que temos em casa, agora, é dos digitais não sei se o vosso é. Este é de álcool. Tem uma escala, uma escala centesimal. Monitora 10 O que eu quero saber antes de mais é qual a temperatura ambiente. O que é isto de temperatura ambiente? O que é que vocês acham que é? Monitora 11 Será a temperatura que estamos a sentir neste momento aqui. Não é? É a temperatura do ambiente. Monitora 12 Como eu estava a dizer há pouco, o termómetro regista a temperatura. Este, tem aqui o zero. Para cima do zero temos as temperaturas positivas, as temperaturas mais altas, para baixo de zero, temos as temperaturas negativas. Tenho aqui um menos, atrás. Monitora 13 Nós, medimos a temperatura em graus Celsius. Então, quem é que me ajuda a ver qual a temperatura a que estamos? Temos que ver até onde é que o risquinho vermelho vai. Monitora 14 Está aqui, entre o 16 e o 18. Assim não vale, sou só eu que estou a falar Monitora 15 Está no 17. Consegues ver aqui, o risquinho? Monitora16 Registas aqui por favor, a temperatura? Escreves o valor, depois uma bolinha pequenina que significa graus e um C de Celsius. Exploração da actividade à temperatura ambiente. Monitora 17 Agora o que é que eu tenho aqui? Tenho aqui um conjunto de materiais que vocês conhecem todos. Quero que vocês se preocupem não tanto em descobrir o material que é mas em saber em que estado está. O que é isto dos estados? Por exemplo, a água, é um líquido ou um sólido?

2 Alunos 7 A água é líquida. Monitora 18 E esta mesa? Alunos 8 É um sólido. Monitora 19 E o açúcar? Alunos 9 É liquido. Monitora 20 Líquido? Quem é que me dá o exemplo de outro líquido? Alunos 10 Sumo. Alunos 11 Aguardente. Monitora 21 Aguardente!... Boa! Monitora 22 Então, quem dá exemplos de outros sólidos? Alunos 12 O fogão. Monitora 23 Sim, mas quem dá exemplo de materiais que se utilizam na cozinha? Alunos 13 O vidro. Monitora 24 Certo o vidro utiliza-se na cozinha mas o que eu queria era exemplos de alimentos. Alunos 14 O sal, Alunos 15 - O arroz Monitora 25 Muito bem. Vou dar-vos então estes saquinhos com materiais, vocês vão apalpar com cuidado para não os furarem e vão tentar descobrir se é sólido ou líquido e o que é. (Distribui os sacos por alguns meninos) Monitora 26 Á medida que vão descobrindo vão passando o saquinho ao colega do lado. Este é sólido ou líquido Alunos 16 Este é líquido (azeite) Monitora 27 E este? Alunos 17 É líquido. Monitora 28 É como a água? Não se esqueçam que estes materiais estão à temperatura ambiente, à temperatura que se encontra a nossa cozinha. Alunos 18 Este é sólido (manteiga). Alunos 19 Este é sólido (mel). Os alunos trocam as amostras uns com os outros e vão opinando sobre o estado da matéria em que se encontram os diferentes materiais. Monitora 29 Eu vou recolher, agora os saquinhos. (Colocando-os novamente no tabuleiro). Agora cheguem-se todos para aqui. Este quadro aqui é onde vamos colocar os materiais. Diz aqui amostras à temperatura ambiente, aqui estão os nomes dos materiais e nós vamos ter que colocar o material no seu sítio correcto. Monitora 30 Vamos começar por este (leite). Vocês já mexeram Está em que estado? Alunos 20 Líquido. Monitora 31 Ora muito bem. E o que vos parece que seja? Alunos 21 Leite. Monitora 32 Vou pedir a esta menina que o coloque no sítio. Monitora 33 Exactamente. E este? Alunos 22 Água. Monitora 34 E é? Alunos 23 Líquido. Monitora 35 Queres vir cá por? Ora muito bem. Este é? Alunos 24 Líquido.

3 Monitora 36 Nós apertamos assim e ele parece que se mexe muito. Esta menina aqui, que ainda não falou comigo hoje. È sólido ou líquido? Alunos 25 Líquido. Monitora 37 Muito bem. E é o que? Destas coisas todas que estão aqui, sal, álcool, mel, azeite, o que é que acham que é? Alunos 26 Azeite. Alunos 27 Eu acho que é azeite. Monitora 38 E vamos colocar onde?... Muito bem. Alunos 28 Isso é sólido. Monitora 39 Sólido? E o que é isto? Alunos 29 Manteiga. Monitora 40 E isto? Alunos 30 É sal e é sólido. Monitora 41. Ora muito bem. E isto? (Mel) Alunos 31 É líquido. Alunos 32 É sólido. Monitora 42 Ora muito bem, como estão a ver, há materiais que parece que têm um bocadinho de cada, é difícil dizer se é líquido ou sólido. Vamos deixar isto em aberto para vermos como é que este material se comporta a uma temperatura mais baixa e numa temperatura mais alta, para podermos comparar. Monitora 43 E é o quê? Alunos 33 É mel. Alunos 34 Agora é fácil! Monitora 44 É fácil? Então é o quê? Alunos 34 É álcool. Monitora 45 E é o quê? Alunos 35 É um líquido. Monitora 46 Se eu não tivesse deixado este para o fim, ele parecia o quê? Alunos 36 Parece água. Monitora 47 Pois é, parecia-vos água. Isto é importante porquê?... Cada material tem um comportamento diferente quando está a uma temperatura baixa, a uma temperatura alta ou à temperatura ambiente. Nós agora, ao olharmos só para a água e para o álcool, é um bocado complicado perceber qual é a diferença Alunos 37 Pelo símbolo. Monitora 48 Sim, mas isso é só para meninos espertos Depois quero eu saber se há alguma diferença quando colocarmos estes materiais todos a uma temperatura baixa. Monitora 49 O que é que vocês acham que vai acontecer? Alunos 38 Vai ficar em estado sólido. Monitora 50 Estás a pensar em quê? Na água? O que é que acontece quando a colocamos no congelador? Alunos 39 Fica sólida. Monitora 51 Será que os outros se comportam como a água? Alunos 40 Não alguns ficam líquidos. Monitora 52 Quais? Alunos 41 A manteiga. Monitora 53 A manteiga, quando se coloca no congelador fica líquida? Isso é então o que vamos ver. Monitora 54 Alguém tem uma opinião diferente? Então vamos ver.

4 Exploração à temperatura aproximada de - 9ºC Monitora 55 Temos aqui uma caixa para o frio de esferovite, tenho lá dentro gelo, e aqui mais um termómetro, este é diferente, é digital. Quem é que me ajuda aqui a ler a temperatura que está lá dentro? Alunos 42 9,9 Monitora 56 Temos aqui um sinal, antes. Diz-se, menos 9,9 graus Celsius. È uma temperatura muito baixa, uma temperatura negativa. Monitora 57 É uma temperatura mais alta ou mais baixa do que a temperatura ambiente? Aluno 43 Mais baixa. Monitora 58 - Muito mais baixa. Qual era a temperatura ambiente da sala? Alunos 44 Era 17. Monitora graus Celsius. Monitora 59 Qual é a temperatura dentro da caixa? Alunos ,9 Monitora 60 Então, é muita a diferença, ainda. Monitora 61- Houve meninos que disseram que ia haver alterações nos materiais se fossem colocados a uma temperatura mais baixa. Quem é que disse que a água ia ficar sólida? Professora 1 O Pedro. Monitora 62 Houve ainda uma colega que disse que a manteiga ia ficar líquida. E agora? Expectativa o que vai acontecer? Monitora 63 Eu vou tirar as amostras, vamos fazer a mesma coisa, com muito cuidadinho e mais ou menos rapidinho. Porquê? Como é que está o nosso corpo em relação à temperatura que está aqui dentro? Está uma temperatura mais alta ou mais baixa? Alunos 46 Mais alta. Monitora 64 Então, o que é que fazemos? Aquecemos. Por isso vamos fazê-lo rapidinho. Monitora 65 A manteiga tem que ir ali para a nossa amiga. Então, o que aconteceu, ficou líquido? Alunos 47 Não Professora 2 Ela não pensou bem no que disse Monitora 66 Então o que aconteceu? Alunos 48 Ficou sólido. Monitora 67 E esse, o que é? Alunos 48 É álcool. Monitora 68 O que é que aconteceu ao álcool? Professora 3 Ou é água? Alunos 49 É álcool, olha o símbolo. Monitora 69 Alguém tem água, aí? Professora 4 Quem tem água? Monitora 70 O que é que aconteceu à água? Alunos 50 Ficou congelada. Monitora 71 E aqui, o que é que nós temos? Alunos 51 Álcool. Monitora 72 O que é que aconteceu ao álcool à mesma temperatura? Alunos 51 Ficou líquido.

5 Professora 5 Vocês viram o que é que aconteceu ao azeite? Parece manteiga. Tão giro. Monitora 73 Vou recolher os saquinhos. Monitora 74 Então, houve surpresas? Alunos 52 Com algumas coisas sim. Monitora 75 Vamos verificar o que aconteceu aos materiais quando foram colocados a uma temperatura de -9,9ºC. Monitora 76 Vamos começar por esta. Alunos 53 Manteiga. Monitora 77 - Como é que isto está? Sólido ou líquido? Alunos 54 Sólido. Alunos 55 Só o álcool é que está líquido. Monitora 78 Agora digam-me, houve alguma diferença na manteiga relativamente à que estava à temperatura ambiente? Alunos 56 Não. Monitora 79 Ora toquem numa e na outra para verem. Alunos 57 Esta está fria. Alunos 58 Esta é dura. Alunos 59 Esta está mais fluida do que esta. Monitora 80 Mais fluida. Muito bem. Monitora 81 E agora isto, o que é que vos parece? Alunos 60 Azeite. Alunos 61 O azeite estava líquido e agora está sólido. Monitora 82 Exactamente. E agora está. Está sólida ou líquida? Alunos 62 Sólida. Alunos 63 É leite. Monitora 83 Á temperatura ambiente estava Alunos 64 Líquido e agora está sólido. Monitora 84 Este é.. Alunos 63 Sal e está sólido. Monitora 85 Este é o álcool e a água, que já vimos. Monitora 86 O que é que estão a notar aqui nos materiais. Eles comportam-se todos da mesma maneira quando estão à temperatura ambiente e quando são postos no frio? Alunos 64 Alguns. Monitora 87 Alguns sim, outros não. Os materiais comportam-se de maneira diferente se estão à temperatura ambiente, no frio ou a uma temperatura mais alta, que é característico de cada material. Reparem só, nós agora já conseguimos distinguir a água do álcool. Não é? Alunos 65 Pois é. Monitora 88 - Como estão a ver, estas questões da temperatura são muito importantes e o estado que os materiais estão às diferentes temperaturas. Monitora 89 Ora então, qual é o último, o que me falta. Alunos 66 O mel. Alunos 67 O mel e está sólido. Monitora 90 os meninos que tocaram há bocadinho no mel, como é que ele estava quando saiu da caixa? Alunos 68 Muito duro. Monitora 91 Reparem agora como é que ele já está. Já está mais mole. Muda logo. Alunos 69 Parece caramelo.

6 Exploração à temperatura aproximada de 47ºC Monitora 92 Posso pedir a vossa opinião agora para outra coisa? Nós já estivemos a ver as amostras à temperatura ambiente, a uma temperatura muito baixa, e agora? O que será que acontece a estes materiais que estão numa temperatura baixa e os colocar em água quente? O que vai acontecer se eu os aquecer? Alunos 70 Vão ficar líquidos. Monitora 93 Ficam líquidos? Será que ficam todos líquidos? Que vos parece? Monitora 95 - Vamos tentar dizer qual seria a primeiro a mudar se o colocássemos a uma temperatura mais alta. Alunos 71 A água. Monitora 95 A água? Monitora 96 Tenho aqui água quente que está a Alunos 72 47, 1 Monitora 97 47,1 graus Celsius. Como é esta temperatura em relação às anteriores? Alunos 73 Mais alta. Monitora 98 Então, será a água, a seguir? Alunos 74 - A manteiga Monitora 99 - A seguir à manteiga? Alunos 75 - O álcool. Monitora A seguir ao álcool? Alunos 76 - O azeite. Monitora 101 -A seguir? Alunos 77 - O mel. Monitora Olhem que eu estou a pôr aquilo que estão a dizer, espero que estejam a pensar A seguir ao mel? Falta-nos o leite e o sal. Alunos 78 A seguir é o leite. Monitora 103 Então o último será Alunos 79 O sal. Monitora 104 Vamos ver se é mesmo isso. Monitora 105 Mal comecem a ver alguma alteração digam. Alunos 80 Este já está. Monitora 106 Este está a ficar Mas de todos qual é o primeiro líquido? Alunos 81 O álcool. Monitora 107 Mas como é que estava o álcool? Alunos 82 Estava frio. Alunos 83 Estava líquido. Monitora 107 Pois, disseram muito bem, foi o primeiro. Mas, ele já estava! Professora 6 Esse não vale. (Falta filme do resto da exploração) Variação da massa na mudança de estado Monitora 108 Posso fazer uma pergunta? Quando vocês querem pesar, o que é que utilizam? Alunos 84 A balança.

7 Monitora 109 Normalmente, os cientistas não dizem pesar. Dizem medir a massa. Alguns de vós já conhecem as medidas de massa ou peso. Alunos 85 O kilograma.. Monitora 110 O que é que vocês acham que acontece se eu colocar uma amostra de água que pesa 50 g no congelador? Será que vai haver alguma alteração na massa? Será que vai pesar mais ou menos a amostra? Alunos 86 Pesa mais. Monitora 111 Pesa mais? Alunos 87 Fica gelo. Alunos 88 - Eu acho que pesa igual. Monitora 112 Porquê? Alunos 89 - Só congela mas pesa o mesmo. Monitora 113 Quem é aqui da opinião do Pedro? Monitora 114 Há alguém que pense que pesa menos? Alunos 90 Pesa menos. Monitora 115 Como não temos tempo de ver o que estivemos a falar, queria propor que o fizessem na escola. Pode ser? Alunos 115 Sim. Está bem.

GJI 2 - Jardim de Infância da Figueira - 22 alunos de 4 e 5 anos - 19 de Maio

GJI 2 - Jardim de Infância da Figueira - 22 alunos de 4 e 5 anos - 19 de Maio GJI 2 - Jardim de Infância da Figueira - 22 alunos de 4 e 5 anos - 19 de Maio Monitora 1 Onde é que nós estamos? Alunos 1 Na Fábrica. Monitora 2 Mas em que espaço? Ora reparem à vossa volta. Alunos 2 Numa

Leia mais

Jardim de Infância Azurva 2 12 crianças - 3, 4 e 5 anos

Jardim de Infância Azurva 2 12 crianças - 3, 4 e 5 anos Jardim de Infância Azurva 2 12 crianças - 3, 4 e 5 anos Esta sessão, tratando-se de crianças do pré-escolar, considerou-se pertinente fazer algumas adaptações. Pensou-se que seria conveniente sentarem-se,

Leia mais

GJI 3 Grupo do Jardim de Infância de Azurva 12 crianças 3, 4 e 5 anos

GJI 3 Grupo do Jardim de Infância de Azurva 12 crianças 3, 4 e 5 anos GJI 3 Grupo do Jardim de Infância de Azurva 12 crianças 3, 4 e 5 anos Esta sessão, tratando-se de crianças do pré-escolar, considerou-se pertinente fazer algumas adaptações. Pensou-se que seria conveniente

Leia mais

GJI 5 Jardim de Infância de Azurva Alunos de 3, 4 e 5 anos 07 de Junho

GJI 5 Jardim de Infância de Azurva Alunos de 3, 4 e 5 anos 07 de Junho GJI 5 Jardim de Infância de Azurva Alunos de 3, 4 e 5 anos 07 de Junho Esta sessão, tratando-se de crianças do pré-escolar, considerou-se pertinente fazer algumas adaptações. Pensou-se que seria conveniente

Leia mais

GJI 1 - Jardim de Infância da Figueira - 17 alunos de 3 e 4 anos

GJI 1 - Jardim de Infância da Figueira - 17 alunos de 3 e 4 anos GJI 1 - Jardim de Infância da Figueira - 17 alunos de 3 e 4 anos Esta sessão, tratando-se de crianças do pré-escolar, considerou-se pertinente fazer algumas adaptações. Pensou-se que seria conveniente

Leia mais

Grupo 3 4ºano Maria Jorge, Júlia, Daniel. Ensaio 1

Grupo 3 4ºano Maria Jorge, Júlia, Daniel. Ensaio 1 Grupo 3 4ºano Maria Jorge, Júlia, Daniel Ensaio 1 E 1 Neste tabuleiro temos diferentes materiais que vocês conhecem que eu gostaria que vocês identificassem. Podem mexer, tocar, para saber o que está dentro

Leia mais

Grupo 2 4º ano. Ana, Ana Filipe, Guilherme. Ensaio 1

Grupo 2 4º ano. Ana, Ana Filipe, Guilherme. Ensaio 1 Grupo 2 4º ano Ana, Ana Filipe, Guilherme Ensaio 1 E1 Dentro deste tabuleiro estão saquinhos com materiais que vocês conhecem. A Ana está aqui a fazer uma cara podem pegar, podem mexer e tentar identificar

Leia mais

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista 23-2-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Leia mais

DESCOBRINDO AS FORMAS DA ÁGUA

DESCOBRINDO AS FORMAS DA ÁGUA DESCOBRINDO AS FORMAS DA ÁGUA Monique Aparecida Voltarelli Resumo Este trabalho foi desenvolvido com crianças da fase 5 da educação infantil de uma Escola Municipal de Educação Infantil de São Carlos.

Leia mais

Experiência 9 Transferência de Calor

Experiência 9 Transferência de Calor Roteiro de Física Experimental II 39 Experiência 9 Transferência de Calor OBJETIVO O objetivo desta aula é estudar os processos de transferência de calor entre dois corpos, na situação em que nenhum deles

Leia mais

Entrevista Sara

Entrevista Sara Entrevista 1.18 - Sara (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Acção de Formação UTILIZAÇÃO DOS NOVOS LABORATÓRIOS ESCOLARES. (Realizada com uma turma de alunos do 8º ano de escolaridade)

Acção de Formação UTILIZAÇÃO DOS NOVOS LABORATÓRIOS ESCOLARES. (Realizada com uma turma de alunos do 8º ano de escolaridade) Acção de Formação UTILIZAÇÃO DOS NOVOS LABORATÓRIOS ESCOLARES (Realizada com uma turma de alunos do 8º ano de escolaridade) Formanda: Maria Ana Mestre Formador: Professor Vítor Duarte Teodoro Lisboa 2010

Leia mais

Identificação Duração da entrevista 25:57 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1968 (43) Local de nascimento/residência

Identificação Duração da entrevista 25:57 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1968 (43) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação F12 Duração da entrevista 25:57 Data da entrevista 31-07-2012 Ano de nascimento (Idade) 1968 (43) Local de nascimento/residência

Leia mais

Protocolo da Entrevista a Isabel

Protocolo da Entrevista a Isabel Protocolo da Entrevista a Isabel 1 Pedia-lhe que me contasse o que lhe aconteceu de importante desde que terminou a licenciatura. Desde que acabei o curso ou fiz a profissionalização? É que eu acabei o

Leia mais

Entrevista Jessica

Entrevista Jessica Entrevista 1.10 - Jessica (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento).

Leia mais

Anexo 2 Transcrição da actividade medir quadrados

Anexo 2 Transcrição da actividade medir quadrados Anexo 2 Transcrição da actividade medir quadrados Actividade: Medir quadrados. Tipo: Resolução de problemas. Conteúdos: Noção de quadrado, introdução à medida, noções de tamanho, identificação das características

Leia mais

Fatores que podem influenciar o tempo de Dissolução de um material

Fatores que podem influenciar o tempo de Dissolução de um material Fatores que podem influenciar o tempo de Dissolução de um material Questão I O Tamanho do Rebuçado Questão II O Tipo de Rebuçado Questão III O Estado de Divisão do rebuçado Questão IV A Quantidade de Líquido

Leia mais

Identificação. ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência

Identificação. ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 Identificação ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista 4-8-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência

Leia mais

Faz a tua própria história

Faz a tua própria história Faz a tua própria história! Faz a tua própria história, Página 1 Estou aqui para vos falar de uma história muito simples. E a história não é sobre um rei, um príncipe, um elefante, ou um rato. A história

Leia mais

FICHA 3 QUENTE E FRIO 45:00. Nível aconselhado. Resultados pretendidos de aprendizagem. Questão-Problema. Materiais. 1.º Ano 3.

FICHA 3 QUENTE E FRIO 45:00. Nível aconselhado. Resultados pretendidos de aprendizagem. Questão-Problema. Materiais. 1.º Ano 3. FICHA 3 QUENTE E FRIO 45:00 LUZ E ESCURIDÃO Nível aconselhado 1.º Ano 3.º Ano Resultados pretendidos de aprendizagem * Reconhecer o Sol como fonte de luz * Reconhecer que o Sol emite calor * Ser capaz

Leia mais

Dimensões. Institucionalização. Entrevistado

Dimensões. Institucionalização. Entrevistado Dimensões Institucionalização Entrevistado F 2 Imagem sobre a velhice Entristece-me muito chegar aqui e olhar para determinados idosos que estão aqui, venho cá três vezes por semana no mínimo e nunca vejo

Leia mais

Daniel Sampaio (D. S.) Bom dia, João.

Daniel Sampaio (D. S.) Bom dia, João. Esfera_Pag1 13/5/08 10:57 Página 11 João Adelino Faria (J. A. F.) Muito bom dia. Questionamo- -nos muitas vezes sobre quando é que se deve falar de sexo com uma criança, qual é a idade limite, como é explicar

Leia mais

Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1

Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1 Entrevista A4 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1 Qual é a sua função no lar? Auxiliar de acção directa, no apoio a idosos. Que tarefas desempenha

Leia mais

Identificação. FL01 Duração da entrevista 28:30 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (37) Local de nascimento/residência

Identificação. FL01 Duração da entrevista 28:30 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (37) Local de nascimento/residência 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 Identificação FL01 Duração da entrevista 28:30 Data da entrevista 4-08-2012 Ano de nascimento (Idade) 1974 (37) Local de nascimento/residência

Leia mais

QUE OS TEUS PAIS. inês faria

QUE OS TEUS PAIS. inês faria QUE OS TEUS PAIS 2 QUE OS TEUS PAIS inês faria 3 Olá a todos! P. 7 ALGUMAS COISAS QUE OS TEUS PAIS NÃO TE DISSERAM P. 9 INDEPENDÊNCIA! P. 23 4 SER MULHER O PRIMEIRO DRAMA DRAMÁTICO DA VIDA DE UMA MULHER

Leia mais

Então, preenchemos umas fichas com os dados pessoais( ) ( ) os meus hobbies, como eu passava os meus tempos livres( )

Então, preenchemos umas fichas com os dados pessoais( ) ( ) os meus hobbies, como eu passava os meus tempos livres( ) Categoria Sub-categoria Unidades de registo Ent. Actividades Sessões individuais para responderam a questões sobre: -A vida pessoal Depois posteriormente, quando nos mandaram cá vir, é que fomos recebidas

Leia mais

Protocolo da Entrevista a Anália

Protocolo da Entrevista a Anália Protocolo da Entrevista a Anália 1 Pedia-lhe que me contasse o que lhe aconteceu de importante desde que acabou a licenciatura até agora. Então, eu acabei o 4.º ano da licenciatura e tinha o 5.º ano que

Leia mais

FICHA 4 PARA ONDE VAI A CHUVA? 60:00. Nível aconselhado. Resultados pretendidos de aprendizagem. Questão-Problema. Materiais. 4.

FICHA 4 PARA ONDE VAI A CHUVA? 60:00. Nível aconselhado. Resultados pretendidos de aprendizagem. Questão-Problema. Materiais. 4. FICHA 4 PARA ONDE VAI A CHUVA? 60:00 ASPETOS FÍSICOS DO MEIO Nível aconselhado 4.º Ano Resultados pretendidos de aprendizagem * Saber interpretar um boletim meteorológico * Ficar a conhecer as diferentes

Leia mais

Transcrição de Entrevista nº 10

Transcrição de Entrevista nº 10 Transcrição de Entrevista nº 10 E Entrevistador E10 Entrevistado 10 Sexo Feminino Idade 31 anos Área de Formação Engenharia Informática E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o

Leia mais

Ficar completo Ficar completo, Página 1

Ficar completo Ficar completo, Página 1 Ficar completo Ficar completo, Página 1 A maior parte do que ouvimos na vida é sobre como tudo era ou como poderia ser. Especialmente quando ficamos mais velhos, pensamos em como eram as coisas quando

Leia mais

Anexo Entrevista G2.5

Anexo Entrevista G2.5 Entrevista G2.4 Entrevistado: E2.5 Idade: 38 anos Sexo: País de origem: Tempo de permanência em Portugal: Feminino Ucrânia 13 anos Escolaridade: Imigrações prévias: --- Ensino superior (professora) Língua

Leia mais

Identificação. ML14 Duração da entrevista 26:34 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1944 (68) Local de nascimento/residência

Identificação. ML14 Duração da entrevista 26:34 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1944 (68) Local de nascimento/residência 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 Identificação ML14 Duração da entrevista 26:34 Data da entrevista 2-3-2013 Ano de nascimento (Idade) 1944 (68) Local de nascimento/residência

Leia mais

Entrevista Claudia

Entrevista Claudia Entrevista 1.03 - Claudia (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

23 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

23 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A7 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? 23 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Auxiliar de acção directa. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Portanto a higiene, a alimentação,

Leia mais

MATEMÁTICA FÁCIL. Se você respondeu sim para estas questões então podemos perceber algumas características. São elas:

MATEMÁTICA FÁCIL. Se você respondeu sim para estas questões então podemos perceber algumas características. São elas: 1 MATEMÁTICA FÁCIL Ao escrever este material, pensei em todas as pessoas que gostariam de aprender matemática de uma forma simples, como se estivessem conversando com um colega. Assim, os objetivos são

Leia mais

Que Nevão! Teresa Dangerfield

Que Nevão! Teresa Dangerfield Que Nevão! Teresa Dangerfield Que Nevão! Teresa Dangerfield Mamã, Mamã, está tudo branquinho lá fora! gritou o Tomás muito contente assim que se levantou e espreitou pela janela. Mariana, vem ver depressa!

Leia mais

A história de um cliente da LUZ que queria empreender

A história de um cliente da LUZ que queria empreender Este conteúdo faz parte da série: Estudo de Viabilidade Econômica Ver 8 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Para que serve um estudo de viabilidade A história de um cliente da LUZ que queria

Leia mais

Às voltas no supermercado

Às voltas no supermercado Às voltas no supermercado As idas às compras fazem parte da rotina de qualquer família e são muito importantes. Temos de saber comprar de forma inteligente e sustentável. E o que quer dizer sustentável?

Leia mais

Logo que voce coloca a forma na chama a frutose começa a derreter. Use uma

Logo que voce coloca a forma na chama a frutose começa a derreter. Use uma PUDIM DE LEITE DIET Eu ia escrever informando sobre a diferença entre o DIET e o LIGHT mas como eu não parava de escrever, pois o assunto é complexo, que resolvi deletar tudo e escrever só sobre o pudim,

Leia mais

Termologia. Prof. Raphael Carvalho

Termologia. Prof. Raphael Carvalho Termologia Prof. Raphael Carvalho Tá mesmo cara, eu tô com muito Calor! Cara, tá quentão aqui, né? OBJETIVOS DA TERMOLOGIA Estudar os fenômenos relativos às manifestações de um tipo de energia que pode

Leia mais

Guião 1 Construindo a noção de massa - I

Guião 1 Construindo a noção de massa - I Domínio: Geometria e Medida Conteúdos: Massa Guião 1 Construindo a noção de massa - I A cadeia de tarefas aqui apresentada tem por objetivo uma primeira exploração do conceito de massa, tendo por base

Leia mais

AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 41 Comportamento da água com sal - 4

AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 41 Comportamento da água com sal - 4 AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 41 Comportamento da água com sal - 4 9º NO DO ENSINO FUNDAMENTAL - 1º e 2º ANO DO ENSINO MÉDIO INTRODUÇÃO Na parte anterior, investigamos o método de

Leia mais

Brigadeiro Passo-a-Passo

Brigadeiro Passo-a-Passo Brigadeiro Passo-a-Passo Misture em uma panela pequena o leite condensado, o chocolate em pó, a manteiga, o sal e o mel. O sal acentua o sabor e o mel dá um brilho extra à massa. Leve ao fogo médio e cozinhe

Leia mais

Explorando... factores que influenciam o tempo de dissoluçãodeummaterial

Explorando... factores que influenciam o tempo de dissoluçãodeummaterial A A Explorando... factores que influenciam o tempo de dissoluçãodeummaterial ensi Com o apoio do(a) professor(a) vai fazendo os registos sugeridos. Factores que podem influenciar 0 tempo de dissolução

Leia mais

a confusão do final do ano e as metas para o próximo

a confusão do final do ano e as metas para o próximo o que fazer se o ano que passou foi ruim? o que fazer nesse próximo ano? a confusão do final do ano e as metas para o próximo Enéas Guerriero www.equilibriocontinuo.com.br O que vamos falar hoje? 1) Estresse

Leia mais

CENTRO DE FORMAÇÃO CIÊNCIA VIVA Fibonacci: A Ciência no Ensino Básico e Pré-Escolar. Formanda: Lília da Piedade Maçãs Realinho Dias

CENTRO DE FORMAÇÃO CIÊNCIA VIVA Fibonacci: A Ciência no Ensino Básico e Pré-Escolar. Formanda: Lília da Piedade Maçãs Realinho Dias CENTRO DE FORMAÇÃO CIÊNCIA VIVA Fibonacci: A Ciência no Ensino Básico e Pré-Escolar Formanda: Lília da Piedade Maçãs Realinho Dias OS No ínicio: Hoje vamos falar dos sentidos. O que é que vocês já sabem

Leia mais

1) O que aconteceu com o cubo de gelo no béquer 1? Que conclusão você tira desse resultado?...

1) O que aconteceu com o cubo de gelo no béquer 1? Que conclusão você tira desse resultado?... Nº da Prática: 01 Data: / / Título da Prática: Qual o líquido é mais denso: a água líquida ou o álcool? S Comparar as densidades da água líquida, do gelo e do álcool. 2 cubos de gelo; álcool; água. Coloque

Leia mais

1.1. O jogo Neste jogo parte-se de um tabuleiro com um número ímpar de discos (no caso da figura abaixo são 9), dispostos em linha,

1.1. O jogo Neste jogo parte-se de um tabuleiro com um número ímpar de discos (no caso da figura abaixo são 9), dispostos em linha, 1. Jogo dos saltos 1.1. O jogo Neste jogo parte-se de um tabuleiro com um número ímpar de discos (no caso da figura abaixo são 9), dispostos em linha, e por um conjunto de fichas de 2 cores diferentes

Leia mais

Identificação. F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de nascimento/residência

Identificação. F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Identificação F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista 4-5-2011 Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de

Leia mais

Oficina: Propriedades dos materiais

Oficina: Propriedades dos materiais Oficina: Propriedades dos materiais Oficina de CN/EF Presencial e EAD Desde que acordamos até a hora que vamos dormir mexemos e utilizamos vários objetos para diferentes fins. Observe ao seu redor. Perceba

Leia mais

TERMOLOGIA (TERMO = calor, LOGIA = estudo)

TERMOLOGIA (TERMO = calor, LOGIA = estudo) TERMOMETRIA TERMOLOGIA (TERMO = calor, LOGIA = estudo) É a parte da Física encarregada de estudar o calor e seus efeitos sobre a matéria. A termologia está intimamente ligada à energia térmica, estudando

Leia mais

ANEXO 8 TRANSCRIÇÃO DA PRIMEIRA AULA AUDIOGRAVADA IMPLEMENTADA PELO PROFESSOR A

ANEXO 8 TRANSCRIÇÃO DA PRIMEIRA AULA AUDIOGRAVADA IMPLEMENTADA PELO PROFESSOR A ANEXO 8 TRANSCRIÇÃO DA PRIMEIRA AULA AUDIOGRAVADA IMPLEMENTADA PELO PROFESSOR A P - ora escrevam lá se faz favor o sumário... a energia que vem do sol... a. energia. que vem. do sol... emissão e... emissão

Leia mais

A descrição macroscópica de um gás leva em consideração apenas um pequeno numero de

A descrição macroscópica de um gás leva em consideração apenas um pequeno numero de Temperatura INTRODUÇÃO Nessa e nas próximas apostilas vamos abordar um novo campo de estudo da Física, a termodinâmica. Os conceitos aplicados nesse campo são os de temperatura e calor. Os objetos de estudo

Leia mais

E6- mais ou menos. Correu uma beca pó torto. E- Eu sei, a Laura disse-me, eu não tava nesse dia não puder ir. Gostavas que tivesse corrido melhor?

E6- mais ou menos. Correu uma beca pó torto. E- Eu sei, a Laura disse-me, eu não tava nesse dia não puder ir. Gostavas que tivesse corrido melhor? E- Vá, então eu queria-te perguntar sobre o teatro, o que é que tu achas do teatro. E6- Bué fixe. E- Ya e quando soubeste que ias fazer teatro ficaste contente ou triste? E6- Bué contente. E- Porquê? E6-

Leia mais

EB Bom Pastor maio de 2016 Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis Porto. Um certo olhar Os alunos desenhados pelos alunos.

EB Bom Pastor maio de 2016 Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis Porto. Um certo olhar Os alunos desenhados pelos alunos. < Jo Jornal Digital EB Bom Pastor Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis Porto Um certo olhar Os alunos desenhados pelos alunos Dia No dia 13 de maio, festejámos o Dia da Família. Logo Logo pela manhã,

Leia mais

Entrevista 3. Alunos entrevistados: Aluno 1- Rita Campos Aluno 2 Ana Rita Aluno 3- Catarina Monsanto Aluno 4-Ivo Morais

Entrevista 3. Alunos entrevistados: Aluno 1- Rita Campos Aluno 2 Ana Rita Aluno 3- Catarina Monsanto Aluno 4-Ivo Morais Entrevista 3 Alunos entrevistados: Aluno 1- Rita Campos Aluno 2 Ana Rita Aluno 3- Catarina Monsanto Aluno 4-Ivo Morais Eu- Primeiro que tudo que quero saber se vocês, a nível geral, se gostaram do trabalho

Leia mais

Este é o vosso tempo Este é o vosso tempo, Página 1

Este é o vosso tempo Este é o vosso tempo, Página 1 Este é o vosso tempo! Este é o vosso tempo, Página 1 Há uma coisa muito simples de que quero falar. Eu sei que as pessoas vieram para ouvir falar de paz. Já lá irei. Porque isso não é difícil, isso é fácil.

Leia mais

1 Fazer brigadeiros é fácil

1 Fazer brigadeiros é fácil Neste E-Book Mini Curso Brigadeiro Gourmet irei apresentar uma breve introdução para você que quer começar a vender brigadeiro, e apresentarei as mais conhecidas receitas de brigadeiro, as menos comum

Leia mais

A POTENCIAÇÃO EM Q 0. Aladin e a lamparina mágica

A POTENCIAÇÃO EM Q 0. Aladin e a lamparina mágica A POTENCIAÇÃO EM Q 0 Carlos Magalhães Costa Aladin e a lamparina mágica Para o 6º Ano de Escolaridade POTÊNCIAS: CÁLCULO, LEITURA E ESCRITA Aladin tinha um amigo secreto, um génio. Quando precisava dele

Leia mais

E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto de ser homem/mulher? Mais protecção, brinquedos e brincadeiras diferentes

E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto de ser homem/mulher? Mais protecção, brinquedos e brincadeiras diferentes Transcrição de Entrevista nº 6 E Entrevistador E6 Entrevistado 6 Sexo Feminino Idade 25 anos Área de Formação Engenharia Informática E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto

Leia mais

Note que, no Sistema Internacional de Unidades (SI) o calor é medido em calorias (cal) ou joules (J).

Note que, no Sistema Internacional de Unidades (SI) o calor é medido em calorias (cal) ou joules (J). Calor e temperatura Prof. lucasmarqui Calor e Temperatura são dois conceitos fundamentais na termologia (Termofísica) os quais, são considerados sinônimos. No entanto, o calor designa a troca de energia

Leia mais

2º Módulo GESTÃO DE PROJETO

2º Módulo GESTÃO DE PROJETO 2º Módulo GESTÃO DE PROJETO Antes de começar Este módulo baseia-se no Social Business Model Canvas* e tem como objetivo apoiar os grupos de embaixadores nas escolas a estruturar um projeto de voluntariado.

Leia mais

Samuel jogou suas coisas em seu quarto e saiu correndo em direção. eram noticias ruins em relação a Sara, a voz da doutora dizia isso.

Samuel jogou suas coisas em seu quarto e saiu correndo em direção. eram noticias ruins em relação a Sara, a voz da doutora dizia isso. Bruno D. Vieira 8 Samuel jogou suas coisas em seu quarto e saiu correndo em direção ao consultório da psicóloga, a única coisa que passava em sua mente eram noticias ruins em relação a Sara, a voz da doutora

Leia mais

Identificação Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência FL07:

Identificação Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência FL07: 1 Identificação FL07 Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista 7-10-2012 Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência Lisboa/Lisboa Grau de escolaridade mais elevado Licenciatura

Leia mais

Os três filhos entram no Labirinto e seguem o percurso da mãe através do sangue.

Os três filhos entram no Labirinto e seguem o percurso da mãe através do sangue. 1. A Mulher-Sem-Cabeça onde está ela? A mãe avança sozinha, já sem cabeça, e procura os seus três filhos. Está no quintal, a cabeça foi cortada e o sangue que vai saindo traça um percurso, um itinerário

Leia mais

ENERGIA INTERNA, CALOR, TEMPERATURA...

ENERGIA INTERNA, CALOR, TEMPERATURA... ENERGIA INTERNA, CALOR, TEMPERATURA... ENERGIA INTERNA As moléculas 1 de um corpo estão em constante agitação. Essa agitação pode ser maior ou menor dependendo tanto da temperatura quanto do estado físico

Leia mais

Figura 1. Fase de enchimento com areão e terra. Figura 2. Vista superior do aquário com areão e terra.

Figura 1. Fase de enchimento com areão e terra. Figura 2. Vista superior do aquário com areão e terra. Já alguma vez pensou ter um lago? Pronto, mora num apartamento e pensa que isso o impede. Normalmente, teria de concordar mas, o melhor mesmo é ler o artigo que se segue. Para construir um lago, precisamos

Leia mais

O que te dá brilho nos olhos?

O que te dá brilho nos olhos? O que te dá brilho nos olhos? Você sabia que se fizer o que não gosta terá que trabalhar? E também se fizer o que gosta terá que trabalhar também? O que você prefere? Trabalhar fazendo o que gosta, com

Leia mais

Receitas para o Campo de Verão

Receitas para o Campo de Verão Livro de Cozinha Receitas para o Campo de Verão Campo de Verão 29 de Julho a 2 de Agosto de 2016 CNE Agrupamento 1128 Belas Torcidinhos Torcidinhos Chouriço Bacon Cogumelos laminados Pacotes de natas Cebola

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Caio Rodrigues)

Fís. Leonardo Gomes (Caio Rodrigues) Semana 18 Leonardo Gomes (Caio Rodrigues) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. Dilatação dos

Leia mais

Transcrição Completa dos Experimentos.

Transcrição Completa dos Experimentos. Transcrição Completa dos Experimentos. Grupo 1 Neste vídeo iremos fazer duas gelatinas com abacaxi, uma irá endurecer e outra não, mais adiante iremos falar o porquê. A receita a seguir não endurecerá

Leia mais

Grupo 6 e 7 (Safara )

Grupo 6 e 7 (Safara ) Relatório da atividade semanal Grupo 6 e 7 (Safara -2-3-4) 2--203 Atividade: Caixa Misteriosa Atividade de iniciação à Ciência com o título Caixa Misteriosa tem como objectivo trabalhar com os alunos o

Leia mais

Manual do jovem deputado

Manual do jovem deputado Manual do jovem deputado (Este manual procura expor, de forma simples, as regras do Parlamento dos Jovens que estão detalhadas no Regimento. Se quiseres fazer outras perguntas escreve para parlamento.jovens@ar.parlamento.pt)

Leia mais

Receita de Bolo Cremoso de Laranja

Receita de Bolo Cremoso de Laranja Receita de Bolo Cremoso de Laranja Tarde fria em São Paulo e prenúncio de noite de inverno com cara de inverno. Nada melhor do que um bolo quentinho para um chá especial, bem quente para aquecer a noite.

Leia mais

OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA Observe a história: Responda: 1) Quais foram as transformações que ocorreram na água no decorrer da história?

OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA Observe a história: Responda: 1) Quais foram as transformações que ocorreram na água no decorrer da história? 2 - AS TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA A matéria pode passar por diversas transformações. Essas transformações podem ser físicas ou químicas. > Alterações físicas caracterizam-se por não ocorrer mudanças na

Leia mais

ANEXO VI. Entrevista aos adultos que desistiram do processo de RVCC

ANEXO VI. Entrevista aos adultos que desistiram do processo de RVCC ANEXO VI Entrevista aos adultos que desistiram do processo de RVCC CENTRO DE NOVAS OPORTUNIDADES Instituto de Educação e Formação do Sorraia Entrevista aos Adultos Tema: Desistência de Adultos que Frequentam

Leia mais

Nome: Dariane 4ª Série 2ª. Unidade: Bom Jesus Centro Cidade: Curitiba Estado: Paraná. O cachorro e o gato

Nome: Dariane 4ª Série 2ª. Unidade: Bom Jesus Centro Cidade: Curitiba Estado: Paraná. O cachorro e o gato Nome: Dariane 4ª Série 2ª O cachorro e o gato Era uma vez um gato e um cão. Um dia, o cachorro comentou com o gato que estava em apuros. O gato falou: O que houve? E o cachorro disse: Nada. Ha! ha! Porém,

Leia mais

SEQUÊNCIA 6 EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EMAI SEQUÊNCIA 6 ATIVIDADE 6.1

SEQUÊNCIA 6 EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EMAI SEQUÊNCIA 6 ATIVIDADE 6.1 SEQUÊNCIA 6 SEQUÊNCIA 6 ATIVIDADE 6.1 Certamente você já ouviu ou leu, nos noticiários, frases como esta: Hoje a temperatura máxima foi de 28 graus Celsius e a mínima foi de 18 graus Celsius. Previsões

Leia mais

O Semáforo Nutricional

O Semáforo Nutricional As idas às compras fazem parte da rotina de qualquer família e são muito importantes. Temos de saber comprar de forma inteligente e sustentável. E o que quer dizer sustentável? Sustentável é um adjetivo

Leia mais

Aluno(a) Nº Série: 1ª Ensino Médio Turma 1ª Unidade Disciplina: FÍSICA Data / /. Professor(a) : Antônio Barreto Ass. Resp. : 1ªLISTA DE APROFUNDAMENTO

Aluno(a) Nº Série: 1ª Ensino Médio Turma 1ª Unidade Disciplina: FÍSICA Data / /. Professor(a) : Antônio Barreto Ass. Resp. : 1ªLISTA DE APROFUNDAMENTO csjose@csjose.com.br Aluno(a) Nº Série: 1ª Ensino Médio Turma 1ª Unidade Disciplina: FÍSICA Data / /. Professor(a) : Antônio Barreto Ass. Resp. : O S e n h o r t e a b e n ç o e e t e g u a r d e v o l

Leia mais

ATIVIDADES COM EXPERIÊNCIAS CIENTÍFICAS (2º ANO)

ATIVIDADES COM EXPERIÊNCIAS CIENTÍFICAS (2º ANO) PROJETO: CIENTISTAS DE PALMO E MEIO ANO LETIVO 2017/2018 ASSUNTO ATIVIDADES COM EXPERIÊNCIAS CIENTÍFICAS (2º ANO) DATA FEVEREIRO E MARÇO DE 2018 NOME: TURMA: Questões-Problema 1. Como se comportam diferentes

Leia mais

Entrevista Bernardo

Entrevista Bernardo Entrevista 1.25 - Bernardo (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Novo Programa de Português do Ensino Básico SD4_ANOS1/2. Vamos ao circo!... 1.º ano

Novo Programa de Português do Ensino Básico SD4_ANOS1/2. Vamos ao circo!... 1.º ano Vamos ao circo!... 1.º ano 1 Apresentação 1. Nome da sequência: Vamos ao circo 2. Ano de escolaridade: final do 1.º ano; início do 2.º ano 3. Duração estimada: 1 semana 4. Competências: (Cf. Roteiro) 5.

Leia mais

O Menino NÃO. Era uma vez um menino, NÃO, eram muitas vezes um menino que dizia NÃO. NÃO acreditam, então vejam:

O Menino NÃO. Era uma vez um menino, NÃO, eram muitas vezes um menino que dizia NÃO. NÃO acreditam, então vejam: O Menino NÃO Era uma vez um menino, NÃO, eram muitas vezes um menino que dizia NÃO. NÃO acreditam, então vejam: Pela manhã a mãe ia ao seu quarto acordá-lo para ele se levantar e tomar o pequeno-almoço.

Leia mais

Física Geral e Experimental II Engenharia Ambiental e de Produção. Prof. Dr. Aparecido Edilson Morcelli

Física Geral e Experimental II Engenharia Ambiental e de Produção. Prof. Dr. Aparecido Edilson Morcelli Física Geral e Experimental II Engenharia Ambiental e de Produção Prof. Dr. Aparecido Edilson Morcelli TERMOLOGIA A termologia é uma parte da Física que estuda as diversas manifestações de calor. A parte

Leia mais

Regional São Paulo Leste

Regional São Paulo Leste Regional São Paulo Leste Pode ser que você nem perceba, mas seus hábitos afetam o seu dia a dia. Veja como criar bons hábitos. Você pode criar bons hábitos! QUANDO o alarme toca, Victor ainda está com

Leia mais

Fís. Fís. Monitor: Arthur Vieira

Fís. Fís. Monitor: Arthur Vieira Fís. Professor: Leonardo Gomes Monitor: Arthur Vieira Termometria 05/07 fev RESUMO - Calor: fluxo espontâneo de energia devido à diferença de temperatura entre os corpos. - Temperatura: número associado

Leia mais

Porque tenho de tirar fotografias por dentro?

Porque tenho de tirar fotografias por dentro? Porque tenho de tirar fotografias por dentro? cufitas cufitas 2 Este livro pertence a: nome idade Para mais tarde recordares põe aqui a tua mão e com uma caneta desenha à volta Olá! Eu sou o Cufitas e

Leia mais

1 filho de 11 anos Local da entrevista Local de trabalho entrevistada no local de trabalho, numa sala ao lado da sala Comentários

1 filho de 11 anos Local da entrevista Local de trabalho entrevistada no local de trabalho, numa sala ao lado da sala Comentários 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação F01 Duração da entrevista 24:58 Data da entrevista 6-5-2011 Ano de nascimento (Idade) 1971 (39) Local de nascimento/residência

Leia mais

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PARALELA. 3ª Etapa 2010

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PARALELA. 3ª Etapa 2010 COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3ª Etapa 2010 Disciplina: Língua Portuguesa. Educadora: Luise. Ano: 6º. Turmas: manhã e tarde. Caro educando, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

INQ E depois a viagem, tem algum pormenor assim que se lembre que seja importante contar?

INQ E depois a viagem, tem algum pormenor assim que se lembre que seja importante contar? Transcrição da entrevista: Informante: nº8 Célula: 3 Data da gravação: Julho de 2009 Geração: 1ª Idade: 56 Sexo: Feminino Tempo de gravação: 14.44 minutos INQ Como é que surgiu a decisão de ter emigrado

Leia mais

MÃE, QUANDO EU CRESCER...

MÃE, QUANDO EU CRESCER... MÃE, QUANDO EU CRESCER... Dedico este livro a todas as pessoas que admiram e valorizam a delicadeza das crianças! Me chamo Carol, mas prefiro que me chamem de Cacau, além de ser um apelido que acho carinhoso,

Leia mais

1. O que acontecerá se se colocar no recipiente com água cada um dos objectos do quadro? (Assinala com uma cruz, na coluna Penso

1. O que acontecerá se se colocar no recipiente com água cada um dos objectos do quadro? (Assinala com uma cruz, na coluna Penso ctividade E xplorando... o comportamento de objectos na água ensi Com o apoio do(a) professor(a) vai fazendo os registos sugeridos. E ntes da experimentação 1. O que acontecerá se se colocar recipiente

Leia mais

INICIADOS - 2ª Sessão ClubeMath 7-11-2009

INICIADOS - 2ª Sessão ClubeMath 7-11-2009 INICIADOS - 2ª Sessão ClubeMath 7-11-2009 Adivinhar o dia de aniversário de outra pessoa e o mês Temos uns cartões mágicos, que vão permitir adivinhar o dia de aniversário de qualquer pessoa e outros que

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A15 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Sou ajudante de lar. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Faço-lhes a higiene, preparo-os,

Leia mais

A Transformação dos Alimentos

A Transformação dos Alimentos Unidade 2 A Transformação dos Alimentos Na fábrica e na cozinha O QUE VAMOS APRENDER? Sumário Página A transformação dos alimentos. 2 A conservação dos alimentos.... 7 Como é que se organiza o frigorífico?.

Leia mais

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO PROFESSORA Bom dia meninos, estão bons? TODOS Sim. PROFESSORA Então a primeira pergunta que eu vou fazer é se vocês gostam

Leia mais

DESCOBRINDO O ESSENCIAL

DESCOBRINDO O ESSENCIAL DESCOBRINDO O ESSENCIAL CSD_Advento_2016 O Advento é um tempo especial para preparar o Natal - a vinda de Jesus, o Emanuel, o Deus connosco. Descobrir o essencial é, para nós este ano, dar mais atenção

Leia mais

Ô véi, vou pra rua hoje não. Vou ficar em casa descansando. - OxeOxeOxe Por que, véi?! Expressão de incredulidade perante o sujeito da ação.

Ô véi, vou pra rua hoje não. Vou ficar em casa descansando. - OxeOxeOxe Por que, véi?! Expressão de incredulidade perante o sujeito da ação. OXE Interjeição baiana de incredulidade, espanto, estranheza ou surpresa, comumente utilizada em Salvador, que pode ser aplicada nos mais diversos contextos - isoladamente (oxe) ou em sequência (oxe,oxe,oxe).

Leia mais

01- Quando se coloca uma colher de metal numa sopa quente, logo a colher também estará quente. A transmissão de calor através da colher é chamada:

01- Quando se coloca uma colher de metal numa sopa quente, logo a colher também estará quente. A transmissão de calor através da colher é chamada: PROFESSOR: EQUIPE DE FÍSICA BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== Lista de exercícios (Transmissão

Leia mais