Turismo Inclusivo. Um Turismo para todos. Trabalho Relizado por: Alfredo Neto Joana Correia Joana Braga Luisa Motta

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Turismo Inclusivo. Um Turismo para todos. Trabalho Relizado por: Alfredo Neto Joana Correia Joana Braga Luisa Motta"

Transcrição

1 Turismo Inclusivo Um Turismo para todos Trabalho Relizado por: Alfredo Neto Joana Correia Joana Braga Luisa Motta

2 Introdução Hoje em dia é dever de todos promover um turismo responsável e sustentável, acessível a todos no quadro do direito que qualquer pessoa tem de utilizar o seu tempo livre em lazer ou viagens, e no respeito pelas escolhas sociais de todos os povos

3 Bairro Alto Hotel O Bairro Alto Hotel é um hotel de 5 estrelas que ocupa um edifício do século XVIII maravilhosamente restaurado, dispõe de 55 quartos, incluindo 4 suites, de 6 categorias diferentes (Suites, Prestige, Superiores, Deluxe, Monsarda, Single), com vista para a emblemática Praça Luís de Camões e Bairro Alto. Oferece um serviço de excelência num ambiente acolhedor, cosmopolita e descontraído, numa harmoniosa mistura do antigo com o moderno, a dois passos das principais lojas, teatros, museus, restaurantes e bares da cidade. Iniciou as atividades em 16 maio de 2005

4 Bairro Alto Hotel - Acessibilidades Entrada : O Bairro Alto Hotel tem um pequeno degrau devido à inclinação da rua, tem um lobby plano e com espaço amplo. Tem um elevador que sobe a todos os quartos, espaço para cadeira de rodas, os botões estão ao nivel apropriado e têm a numeração em braille. Balcão da recepção com altura superior às estabelecidas pelas normas de acessibilidade.

5 Bairro Alto Hotel - Acessibilidades Os Corredores são alcatifados, mas a alcatifa não é muito alta, possibilitando o acesso de cadeiras de rodas No último piso, o acesso ao terraço é feito através de 3 degraus. Os empregados ajudam os clientes a subir os degraus caso estes queiram visitar o terraço. O espaço não é muito amplo para a circulação das cadeiras de rodas.

6 Bairro Alto Hotel - Acessibilidades Quarto adaptado: Têm um quarto adaptado para pessoas com deficiência. A casa de banho tem barras amovíveis, banheira normal com um banco para auxiliar, lavatório rebaixado ao nível do cliente com cadeira de rodas. Porta da casa de banho é de correr. O quarto tem espaço para a rotação da cadeira de rodas, cama baixa para o cliente conseguir sair da cadeira de rodas para a cama.

7 Bairro Alto Hotel - Acessibilidades Restaurante : As mesas do restaurante não estão adaptadas para cliente com cadeiras de rodas. Este Hotel tem uma parceria com uma empresa que presta cuidados de enfermagem e disponibiliza material adequado para os diferentes tipos de deficiência, isto é, cadeiras de rodas mais estreitas, andarilhos, muletas, etc Este material é de inteira responsabilidade do hotel, não havendo qualquer encargo extra para o cliente.

8 Bairro Alto Hotel - Soluções Para a recepção poderiam usar uma secretária como alternativa ao balcão Para o acesso ao terraço a melhor hipótese seria acabar com o minibar, alargar a passagem e criar uma rampa de acesso Deveriam adaptar as mesas de forma a que seja possível o encaixe de uma cadeira de rodas Na casa de banho a banheira devia de ser substituída por um poliban, como mostra a imagem.

9 Bairro Alto Hotel - Soluções Para pessoas com deficiência visual deveria de ser feita uma descrição detalhada do quarto assim como serem guiados através dos corredores por um colaborador. As portas deveriam de ser numeradas em braille. Para surdos/mudos, no quarto deveria de haver um alarme luminoso para qualquer perigo. Formação em linguagem gestual ou simplesmente comunicação através da escrita.

10 Hotel Lisboa Plaza Este Hotel foi inaugurado no inicio da década de 50 pertencente à família Heritage Hotels, Hotel Lisboa Plaza possui um forte carácter. O conceito de modernidade idealizado pelo autor do projecto continua presente através de diversas soluções práticas, bem como pelo ambiente de bom gosto informal de uma casa particular. São vários os motivos que tornam o Hotel Lisboa Plaza um espaço único. A beleza da decoração, a atenção aos mais pequenos detalhes ou mesmo a sua localização junto à Avenida da Liberdade, em pleno centro histórico de Lisboa.

11 Hotel Lisboa Plaza - Acessibilidades Entrada : Alguns degraus, o hotel disponibiliza uma rampa adaptada e testada pelos próprios colaboradores para qualquer situação com degraus. Lobby plano, com espaço amplo. Balcão com uma parte rebaixada, acessível a cadeiras de rodas ou pessoas de baixa estatura.

12 Hotel Lisboa Plaza - Acessibilidades Elevadores pequenos e envelhecidos, botões não se encontram a uma altura acessível para clientes com cadeiras de rodas. Corredores alcatifados Restaurante: Mesas com espaço suficiente para as cadeiras de rodas, só servem pequenos almoços.

13 Hotel Lisboa Plaza - Acessibilidades Terraço : Acesso dificultado por escadas, mas utilizam uma rampa adaptada. Algum espaço mais amplo e outro mais apertado para cadeiras de rodas.

14 Hotel Lisboa Plaza - Acessibilidades Bar : O balcão do bar não é rebaixado. Mas as mesas têm espaço suficiente para cadeiras de rodas.

15 Hotel Lisboa Plaza - Acessibilidades Quarto adaptado : Têm um quarto adaptado para clientes com deficiência, tem ligação interna com outro quarto caso o cliente não queira que o seu acompanhante durma no mesmo quarto. Espaço suficiente para a rotação da cadeira de rodas. Cama baixa para o cliente poder sair da cadeira para a cama. Casa de Banho: Lavatório com altura própria para cadeira de rodas, banheira com banco para auxiliar no banho. Barreiras amovíveis.

16 Hotel Lisboa Plaza - Soluções Os elevadores deveriam de ter os botões com altura adequada a cadeira de rodas ou pessoas de baixa estatura assim como numerados em braille. Assim como no Bairro Alto Hotel, o Hotel Lisboa Plaza deveria ter um poliban invés de uma banheira com cadeira adaptada. Uma boa solução que este Hotel arranjou para os degraus foi uma rampa adaptada e amovível, como mostra a imagem.

17 Hotel Lisboa Plaza - Soluções Para pessoas com deficiência visual deveria de ser feita uma descrição detalhada do quarto assim como serem guiados através dos corredores por um colaborador. As portas deveriam de ser numeradas em braille. Para surdos/mudos, no quarto deveria de haver um alarme luminoso para qualquer perigo (como mostra a imagem). Formação em linguagem gestual ou simplesmente comunicação através da escrita.

18 Altis Avenida Hotel Um edifício histórico requalificado, promovendo o conceito de hotel de charme e combinando a requalificação de um edifício histórico representando o modernismo português, o Hotel foi totalmente recuperado mantendo intactos ex-líbris como a fachada e a escadaria. Um verdadeiro 5 estrelas no centro de Lisboa, são 70 quartos, incluindo 2 suites, com objetivos bem definidos: serem acolhedores, sofisticados e glamourosos. O Hotel Altis Avenida iniciou as atividades em 06 março 2010.

19 Altis Avenida Hotel - Acessibilidades Entrada : Os passeios são rebaixados, lobby plano com bastante espaço. Balcão da recepção com altura superior às estabelecidas pelas normas de acessibilidade.

20 Altis Avenida Hotel - Acessibilidades Corredores com espaço para a circulação de cadeiras de rodas. Após o lobby, encontram se 7 ou 8 degraus para o acesso aos elevadores.

21 Altis Avenida Hotel - Acessibilidades Terraço : Para ter acesso ao terraço os clientes com cadeiras de rodas têm que ir até uma sala de reuniões e aí entrar num elevador que os leva ao terraço.

22 Altis Avenida Hotel - Acessibilidades Restaurante e Bar: O balcão do bar não se encontra rebaixado mas em compensação as mesas têm espaço e altura suficiente para cadeira de rodas.

23 Altis Avenida Hotel - Acessibilidades Quarto adaptado: O Hotel Altis tem 2 quartos adaptados para pessoas com deficiência. Cada um com espaço para a rotação da cadeira de rodas, cama baixa para o cliente sair da cadeira para a cama. Guarda Fatos sem ter o corrimão rebaixado para o cliente. Casa de Banho : Barras amoviveis, chuveiro adaptado, ou seja, o cliente pode entrar dentro deste. Lavatório com altura certa para o cliente. Telefone ao lado do chuveiro.

24 Altis Avenida Hotel - Soluções Para a recepção poderiam usar uma secretária como alternativa ao balcão. Para os degraus que se encontravam antes do acesso ao elevador, este Hotel poderia também pegar na ideia do Hotel Lisboa Plaza e criar uma rampa adaptável para qualquer situação com degraus. Para pessoas com deficiência visual deveria de ser feita uma descrição detalhada do quarto assim como serem guiados através dos corredores por um colaborador. As portas deveriam de ser numeradas em braille. Para surdos/mudos, no quarto deveria de haver um alarme luminoso para qualquer perigo. Formação em linguagem gestual ou simplesmente comunicação através da escrita.

HOTEIS HERITAGE LISBOA

HOTEIS HERITAGE LISBOA HOTEIS HERITAGE LISBOA Lugares de Tradição Lisboa é uma cidade que desperta os sentidos, que fascina, que envolve. É uma cidade de mistérios e encantos Um sol diferente, luz de cristal azul, rosa, ocre

Leia mais

ROTEIRO BÁSICO PARA VISTORIA

ROTEIRO BÁSICO PARA VISTORIA M I N I S T É R I O P Ú B L I C O F E D E R A L PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO PROCURADORIAS DA REPÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Ações implementadas para a obtenção da acessibilidade

Leia mais

SINAS@Hospitais Dimensão Adequação e Conforto das Instalações

SINAS@Hospitais Dimensão Adequação e Conforto das Instalações A - ADEQUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES 1. Acessos 1.1. Acessos e mobilidade 1.1.1. SINAS@Hospitais Garante a existência de rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida 1.1.2. Mantém atualizada a comunicação

Leia mais

SINAS@Hospitais Dimensão Adequação e Conforto das Instalações

SINAS@Hospitais Dimensão Adequação e Conforto das Instalações A - ADEQUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES 1. Acessos e mobilidade 1.1 Garante a existência de rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida 1.2 Mantém atualizada a comunicação visual e sinalética 1.3 Está

Leia mais

ACESSIBILIDADE CIDADES

ACESSIBILIDADE CIDADES ACESSIBILIDADE CIDADES PARA AS PESSOAS ACESSIBILIDADE É o direito de ir e vir: Em locais abertos e fechados, público e privado; Com autonomia(independência) e segurança; Sozinho ou acompanhado; e Por

Leia mais

Pessoa com deficiência: a evolução de um paradigma para reafirmar direitos

Pessoa com deficiência: a evolução de um paradigma para reafirmar direitos Presidência da República Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência Pessoa com deficiência: a evolução de um paradigma para reafirmar direitos

Leia mais

Critérios de avaliação das rotas cicláveis Fonte: I-CE & GTZ (2009); MINISTÉRIO DAS CIDADES, (2007a).

Critérios de avaliação das rotas cicláveis Fonte: I-CE & GTZ (2009); MINISTÉRIO DAS CIDADES, (2007a). Anexo A 96 DIRECTIVIDADE ATRATIVIDADE CONFORTO COERÊNCIA SEGURANÇA Critérios de avaliação das rotas cicláveis Fonte: I-CE & GTZ (2009); MINISTÉRIO DAS CIDADES, (2007a). Nível de segurança social do entorno

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 4.952, DE 2013 (Do Sr. Andre Moura)

PROJETO DE LEI N.º 4.952, DE 2013 (Do Sr. Andre Moura) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 4.952, DE 2013 (Do Sr. Andre Moura) Dispõe sobre a obrigatoriedade de equipe de primeiros socorros e define as normas de segurança em Casas de Espetáculos. DESPACHO:

Leia mais

QUADRO DE FUNCIONÁRIOS

QUADRO DE FUNCIONÁRIOS CENTRO CULTURAL CARMÉLIA MARIA DE SOUZA - TEATRO CARMÉLIA Responsável: Antônio Carlos Carvalho Fundação: 2010 Telefone: (27) 3132-8372 Endereço: Rua Eng Manoel Passos de Barros, s/n Bairro: Mário Cypreste

Leia mais

Guia de Equipes Torneio Nacional

Guia de Equipes Torneio Nacional Guia de Equipes Torneio Nacional Temporada 2013/2014 FLL Brasil Caro Participante, Neste guia você encontrará informações gerais referentes ao Torneio FIRST LEGO League - Temporada 2013/2014 Etapa Nacional.

Leia mais

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE TAUÁ Administração Fazendo Acontecer

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE TAUÁ Administração Fazendo Acontecer LEI MUNICIPAL Nº 1425 DE 13 DE DEZEMBRO DE 2006. ASSEGURA DIREITOS ÀS PESSOAS DEFICIENTES E IDOSOS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. A PREFEITA MUNICIPAL DE TAUÁ, no uso de suas atribuições legais: Lei: Faço saber

Leia mais

Tecnologias de Apoio II Carina Gameiro 2011/2012

Tecnologias de Apoio II Carina Gameiro 2011/2012 Carina Gameiro 2011/2012 1 2 Tecnologias de Apoio para eliminar as barreiras arquitectónicas Classificação ISO Segundo a classificação ISO, os produtos de apoio dividem-se em várias classes: 04 - Produtos

Leia mais

ECR para p - Supermercado São Sebastião - Geraldo Aniceto

ECR para p - Supermercado São Sebastião - Geraldo Aniceto pequeno$ ECR para p - Supermercado São Sebastião - Geraldo Aniceto Descrição / Localização Bairro : Vista Alegre (Periferia) Cidade : Barra Mansa Estado : Rio de Janeiro População do Bairro : 12 mil habitantes

Leia mais

RESULTADOS RELATIVOS A GONDOMAR INDICADORES DO «CIDADES»

RESULTADOS RELATIVOS A GONDOMAR INDICADORES DO «CIDADES» RESULTADOS RELATIVOS A GONDOMAR INDICADORES DO «CIDADES» INDICADOR TOTAL QUE ASSINALA O ITEM (N) % NO TOTAL DE INQUIRIDOS Os espaços públicos estão limpos? 28 46% Os espaços públicos são agradáveis? 31

Leia mais

ACESSIBILIDADE EM ATRATIVOS TURÍSTICOS: Um estudo sobre o Parque Estadual de Vila Velha- PR. Área: TURISMO

ACESSIBILIDADE EM ATRATIVOS TURÍSTICOS: Um estudo sobre o Parque Estadual de Vila Velha- PR. Área: TURISMO ACESSIBILIDADE EM ATRATIVOS TURÍSTICOS: Um estudo sobre o Parque Estadual de Vila Velha- PR Área: TURISMO SOUZA, Janaína Terezinha de MARTINS, Larissa Mongruel Resumo O presente artigo analisa a infraestrutura

Leia mais

Hindenburgo Francisco Pires hindenburgo@uerj.br. Universidade do Estado do Rio de Janeiro Departamento de Geografia

Hindenburgo Francisco Pires hindenburgo@uerj.br. Universidade do Estado do Rio de Janeiro Departamento de Geografia Edifício Avenida Central: O core geográfico do comércio de produtos de informática no Rio de Janeiro Hindenburgo Francisco Pires hindenburgo@uerj.br Universidade do Estado do Rio de Janeiro Departamento

Leia mais

Apresentação Grupo Oásis Atlântico

Apresentação Grupo Oásis Atlântico Apresentação Grupo Oásis Atlântico 4 de Junho de 2009 Grupo Oásis Atlântico A Oásis Atlântico é um grupo económico nascido em Cabo Verde, que conta já com mais de 15 anos de crescimento na área de turismo

Leia mais

Título do Case: Categoria: Temática: Resumo: Introdução:

Título do Case: Categoria: Temática: Resumo: Introdução: Título do Case: Diagnóstico Empresarial - Vendendo e Satisfazendo Mais Categoria: Prática Interna. Temática: Mercado Resumo: Na busca por uma ferramenta capaz de auxiliar na venda de mais consultorias

Leia mais

Bio Piscinas, Lda. 2015 Piscina biológica Quinta Vale Porcacho

Bio Piscinas, Lda. 2015 Piscina biológica Quinta Vale Porcacho Bio Piscinas, Lda. 2015 Piscina biológica Quinta Vale Porcacho Num agradável ambiente rural, abriu na Quinta Vale Porcacho um turismo rural em 2012, pensado já para se transformar num Hotel rural, num

Leia mais

No Auditório: Consultar o programa disponível em documento separado

No Auditório: Consultar o programa disponível em documento separado ENCONTRO REDE DE ESPAÇOS INTERNET ACTIVIDADES Programa Provisório Pavilhão 1 da FIL Consultar a planta do Pavilhão a obter no local 3 de Novembro 2006, Sexta-Feira No Auditório: Consultar o programa disponível

Leia mais

3.2. Bibliotecas. Biblioteca Professor Antônio Rodolpho Assenço, campus Asa Sul: Os espaços estão distribuídos da seguinte forma:

3.2. Bibliotecas. Biblioteca Professor Antônio Rodolpho Assenço, campus Asa Sul: Os espaços estão distribuídos da seguinte forma: 1 3.2. Bibliotecas Contam as Faculdades UPIS com a Biblioteca Professor Antônio Rodolpho Assenço e a Biblioteca do Campus II, que atuam como centros dinâmicos de informação, atendendo o corpo docente e

Leia mais

ATIVIDADE 02 O CONJUNTO ARQUITETÔNICO DA PAMPULHA: UM CARTÃO-POSTAL DA CIDADE

ATIVIDADE 02 O CONJUNTO ARQUITETÔNICO DA PAMPULHA: UM CARTÃO-POSTAL DA CIDADE ATIVIDADE 02 O CONJUNTO ARQUITETÔNICO DA PAMPULHA: UM CARTÃO-POSTAL DA CIDADE Antigamente, quando as pessoas viajavam, era comum elas enviarem um cartão com uma foto do lugar onde estavam para dar notícias

Leia mais

ESCALA BEBÊ Questionário (3 18 meses) Código Data

ESCALA BEBÊ Questionário (3 18 meses) Código Data Nota: A validação (para pesquisa) e desenvolvimento de um sistema de pontuação (scoring) para o AHEMD-IS estão atualmente em progresso. Entretanto, o instrumento na sua forma atual é útil para avaliação

Leia mais

AGÊNCIA RIO DE JANEIRO AUTO ATENDIMENTO DAS 8H ÀS 22H

AGÊNCIA RIO DE JANEIRO AUTO ATENDIMENTO DAS 8H ÀS 22H SINLIZÇÃO 2.7 Sinalização visual e tátil noa cesso 180 mm PLC crílico ou policarbonatotransparente 6 mm adesivado pelo verso em película adesiva de vinil jateada, referência SCOTCHCL 3M BR7300-314 FIXÇÃO

Leia mais

SCOIATTOLO. 30 anos. de grande sucesso. Instrumentos de Liberdade PRODOTTO IN ITALIA. Reg. n. 6130 UNI EN ISO 9001: 2008

SCOIATTOLO. 30 anos. de grande sucesso. Instrumentos de Liberdade PRODOTTO IN ITALIA. Reg. n. 6130 UNI EN ISO 9001: 2008 2000 SCOIATTOLO Reg. n. 6130 UNI EN ISO 9001: 2008 PRODOTTO IN ITALIA 30 anos de grande sucesso Instrumentos de Liberdade A EMPRESA É com orgulho que apresentamos a TGR como a primeira empresa que não

Leia mais

Porto de Galinhas - PDG02

Porto de Galinhas - PDG02 Porto de Galinhas - PDG02 Operador: Schultz Pacotes Nacionais Dias de Saída na Semana Moeda: R$ Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom Dias Limite para Venda: 5 X X X X X X X Quantidade mínima de passageiros por

Leia mais

PADRÃO DE ESCOLAS CONCRETTA MANUAL DE COMUNICAÇÃO VISUAL

PADRÃO DE ESCOLAS CONCRETTA MANUAL DE COMUNICAÇÃO VISUAL PADRÃO DE ESCOLAS CONCRETTA MANUAL DE COMUNICAÇÃO VISUAL Prezados Franqueados e Colaboradores, Este manual tem a função de ressaltar algumas informações de extrema importância, as quais influenciam muito

Leia mais

Promoções Hotéis. 35 Congresso Internacional do Teatro I.T.I. *CENTRAL HOTEL MANAUS - SINGLE: R$ 99,00 - DOUBLE: R$ 130,00 - TRIPLE: R$ 160,00

Promoções Hotéis. 35 Congresso Internacional do Teatro I.T.I. *CENTRAL HOTEL MANAUS - SINGLE: R$ 99,00 - DOUBLE: R$ 130,00 - TRIPLE: R$ 160,00 Promoções Hotéis 35 Congresso Internacional do Teatro I.T.I. *CENTRAL HOTEL MANAUS - SINGLE: 99,00 - DOUBLE: 130,00 - TRIPLE: 160,00 Café da manhã incluso na diária. Internet wi-fi e estacionamento gratuitos.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 469 DE 11 DE DEZEMBRO DE 2013.

RESOLUÇÃO Nº 469 DE 11 DE DEZEMBRO DE 2013. RESOLUÇÃO Nº 469 DE 11 DE DEZEMBRO DE 2013. Altera dispositivos e os Anexos da Resolução CONTRAN nº 402, de 26 de abril de 2012, com redação dada pelas Deliberações nº 104 de 24 de dezembro de 2010 e nº

Leia mais

CONSIDERAÇÕES BÁSICAS SOBRE PROJETO DE MUSEU DE ARTES VISUAIS 1

CONSIDERAÇÕES BÁSICAS SOBRE PROJETO DE MUSEU DE ARTES VISUAIS 1 CONSIDERAÇÕES BÁSICAS SOBRE PROJETO DE MUSEU DE ARTES VISUAIS 1 PONTOS- CHAVE Possibilidade de expansão Circulações (atender as normas/ser espaço de transição/exposição) Armazenamento/Depósito Controle

Leia mais

Regulamento Interno Férias Desportivas Verão 15

Regulamento Interno Férias Desportivas Verão 15 2015 Regulamento Interno Férias Desportivas Verão 15 Junta de Freguesia de Fermentelos Índice NOTA JUSTIFICATIVA... 2 CAPÍTULO I... 3 Missão... 3 Artigo 1º... 3 CAPÍTULO II... 3 Objeto... 3 Artigo 2º...

Leia mais

FICHA TÉCNICA EQUIPE DO MINISTÉRIO DO TURISMO

FICHA TÉCNICA EQUIPE DO MINISTÉRIO DO TURISMO MINISTÉRIO DO TURISMO Ministro do Turismo Pedro Novais Lima Secretário Executivo Frederico Silva da Costa Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo Colbert Martins da Silva Filho Secretária

Leia mais

Financiamento e Empreendedorismo Cultural

Financiamento e Empreendedorismo Cultural Financiamento e Empreendedorismo Cultural Instrumentos e Soluções de Investimento Porto, 2 de Julho 2009 Financiamento e Empreendedorismo Cultural 1 Programa Financiamentos ao Sector Cultural Soluções

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTO V.WEISS & CIA LTDA PROCEDIMENTO PADRÃO PARA VIAGEM A SERVIÇO ATUALIZADO: JULHO/2015 V.WEISS & CIA LTDA

MANUAL DE PROCEDIMENTO V.WEISS & CIA LTDA PROCEDIMENTO PADRÃO PARA VIAGEM A SERVIÇO ATUALIZADO: JULHO/2015 V.WEISS & CIA LTDA Julho/2015 Índice Sumário 1. Envolvidos... 3 2. Formulários Envolvidos... 3 2.1. Relatório de Solicitação de Viagem (anexo 02).... 3 2.2. Relatório de Prestação de Contas (anexo 03).... 3 3. Procedimentos...

Leia mais

RESULTADOS RELATIVOS A ALFÂNDEGA DA FÉ INDICADORES DO «CIDADES» (N = 314)

RESULTADOS RELATIVOS A ALFÂNDEGA DA FÉ INDICADORES DO «CIDADES» (N = 314) RESULTADOS RELATIVOS A ALFÂNDEGA DA FÉ INDICADORES DO «CIDADES» (N = 314) INDICADORES N % do total Os espaços públicos estão limpos? 240 77,92% Os espaços públicos são agradáveis? 256 83,12% Os espaços

Leia mais

MANUAL DO EXPOSITOR EXPOCONDOMINIAL

MANUAL DO EXPOSITOR EXPOCONDOMINIAL MANUAL DO EXPOSITOR EXPOCONDOMINIAL 1. PROMOÇÃO VERBO COMUNICAÇÃO & EVENTOS 2. ORGANIZAÇÃO / SECRETARIA EXECUTIVA VERBO COMUNICAÇÃO E EVENTOS Avenida Brigadeiro Gomes Ribeiro, 1468 Morro Branco NATAL RN,

Leia mais

O Direito da Acessibilidade e comunicação dos surdos. Neivaldo Zovico Diretor Regional da Feneis/SP

O Direito da Acessibilidade e comunicação dos surdos. Neivaldo Zovico Diretor Regional da Feneis/SP O Direito da Acessibilidade e comunicação dos surdos Neivaldo Zovico Diretor Regional da Feneis/SP Filosofo Sócrates diz : Se não tivéssemos voz nem língua, mas apesar disso desejássemos manifestar coisas

Leia mais

Rua Colombia nº 50 Boqueirão Santos / S.P. MEMORIAL DESCRITIVO

Rua Colombia nº 50 Boqueirão Santos / S.P. MEMORIAL DESCRITIVO Rua Colombia nº 50 Boqueirão Santos / S.P. MEMORIAL DESCRITIVO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS 1.1 Projeto Será um edifício residencial contendo subsolo, térreo, mezanino, 13 pavimentos tipo com 04 (quatro) apartamentos

Leia mais

7as JORNADAS DE CLIMATIZAÇÃO Lisboa, 8 de Novembro de 2007

7as JORNADAS DE CLIMATIZAÇÃO Lisboa, 8 de Novembro de 2007 7as JORNADAS DE CLIMATIZAÇÃO Lisboa, 8 de Novembro de 2007 1 Se se fecham cozinhas e restaurantes por falta de limpeza, como nos podemos permitir essa falta de limpeza no ar que respiramos todos os dias

Leia mais

GRAND MERCURE HOTEL ATLANTE PLAZA MERCURE RECIFE MAR HOTEL CONVENTIONS GRAND MERCURE SUMMERVILLE RESORT

GRAND MERCURE HOTEL ATLANTE PLAZA MERCURE RECIFE MAR HOTEL CONVENTIONS GRAND MERCURE SUMMERVILLE RESORT GRAND MERCURE HOTEL ATLANTE PLAZA MERCURE RECIFE MAR HOTEL CONVENTIONS GRAND MERCURE SUMMERVILLE RESORT 19/08/2015 1 Grand Mercure Hotel Atlante Plaza ACCORHOTELS Hotéis Pontes 19/08/2015 2 Grand Mercure

Leia mais

Apresentação. Participam do evento reitores e pró-reitores dessas instituições, diretores-gerais de mais

Apresentação. Participam do evento reitores e pró-reitores dessas instituições, diretores-gerais de mais Apresentação A cidade de Fortaleza sediará, entre os dias 20 e 23 de outubro, a XXXIX Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec). O evento nacional

Leia mais

Austrália Reveillon 2016 /2017. Réveillon na Austrália - Sydney e Melbourne Roteiro. Saída: 27/12/2016.

Austrália Reveillon 2016 /2017. Réveillon na Austrália - Sydney e Melbourne Roteiro. Saída: 27/12/2016. Austrália Reveillon 2016 /2017 Réveillon na Austrália - Sydney e Melbourne Roteiro Saída: 27/12/2016. 27/12: São Paulo / Sydney Apresentação no aeroporto de São Paulo e embarque a Sydney. 28/12: Voando

Leia mais

Visão Geral da Comunidade Airbnb em Lisboa e Portugal

Visão Geral da Comunidade Airbnb em Lisboa e Portugal Visão Geral da Comunidade Airbnb em Lisboa e Portugal Portugal: Comunidade Airbnb / 2 Resumo / 4 Lisboa: Comunidade Airbnb / 5 Airbnb e o Turismo / 9 Economia Local / 10 Acessibilidade Financeira da Habitação

Leia mais

Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Piracaia PIRAPREV CNPJ: 10.543.660/0001-72. Política de Responsabilidade Social

Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Piracaia PIRAPREV CNPJ: 10.543.660/0001-72. Política de Responsabilidade Social Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Piracaia PIRAPREV CNPJ: 10.543.660/0001-72 Política de Responsabilidade Social Dezembro de 2011 1 PREÂMBULO O IPSPMP-PIRAPREV, sendo uma

Leia mais

ENERGIA EM SUA CASA CONHEÇA AS NORMAS E FAÇA UMA INSTALAÇÃO CORRETA E 100% SEGURA.

ENERGIA EM SUA CASA CONHEÇA AS NORMAS E FAÇA UMA INSTALAÇÃO CORRETA E 100% SEGURA. ENERGIA EM SUA CASA Recon BT/2013 Regulamentação para o Fornecimento de Energia Elétrica a Consumidores em Baixa Tensão CONHEÇA AS NORMAS E FAÇA UMA INSTALAÇÃO CORRETA E 100% SEGURA. Regulamentação para

Leia mais

Abril de 2015. projeto de arquitectura de interiores. CASA MAIA Luanda

Abril de 2015. projeto de arquitectura de interiores. CASA MAIA Luanda Abril de 2015 projeto de arquitectura de interiores CASA MAIA Luanda SALA DE ESTAR SALA DE REFEIÇÕES ZONA DE LEITURA Abril de 2015 HALL /SALA DE ESTAR O hall de entrada é contíguo à sala de estar. Para

Leia mais

Curso de Especialização Tecnológica Técnicas de Gestão Hoteleira

Curso de Especialização Tecnológica Técnicas de Gestão Hoteleira Curso de Especialização Tecnológica Técnicas de Gestão Hoteleira Unidade Curricular: Gestão de Alimentos e Bebidas Docente: Ana Filipa Ferreira Ano Letivo 2014-2015 TRABALHO PRÁTICO OBJECTIVOS: Pretende-

Leia mais

O PROJETO O OBJETIVO DO PROJETO É SATISFAZER AOS CONSUMIDORES A ATIVIDADE DE PROJETO APLICA-SE TANTO A PRODUTO COMO A PROCESSOS (SISTEMAS) A

O PROJETO O OBJETIVO DO PROJETO É SATISFAZER AOS CONSUMIDORES A ATIVIDADE DE PROJETO APLICA-SE TANTO A PRODUTO COMO A PROCESSOS (SISTEMAS) A Projetos e Arranjos O PROJETO O OBJETIVO DO PROJETO É SATISFAZER AOS CONSUMIDORES A ATIVIDADE DE PROJETO APLICA-SE TANTO A PRODUTO COMO A PROCESSOS (SISTEMAS) A ATIVIDADE DE PROJETO É EM SI MESMA UM PROCESSO

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Quinta da Escola CAMPOS DE FÉRIAS QUINTA DA ESCOLA. 1. Apresentação

CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Quinta da Escola CAMPOS DE FÉRIAS QUINTA DA ESCOLA. 1. Apresentação CAMPOS DE FÉRIAS QUINTA DA ESCOLA 1. Apresentação O Centro de Educação Ambiental Quinta da Escola é propriedade da Coopescola Cooperativa de Ensino da Penha de França, CRL, sediada em Lisboa e localiza-

Leia mais

MBA em Gerenciamento de Projetos. Teoria Geral do Planejamento. Professora: Maria Erileuza do Nascimento de Paula

MBA em Gerenciamento de Projetos. Teoria Geral do Planejamento. Professora: Maria Erileuza do Nascimento de Paula MBA em Gerenciamento de Projetos Teoria Geral do Planejamento Professora: Maria Erileuza do Nascimento de Paula SOBRAL - CE 2014 O que é Planejamento É um processo contínuo e dinâmico que consiste em um

Leia mais

Contratar um plano de saúde é uma decisão que vai além da pesquisa de preços. Antes de

Contratar um plano de saúde é uma decisão que vai além da pesquisa de preços. Antes de Planos de saúde: Sete perguntas para fazer antes de contratar Antes de aderir a um plano de saúde, o consumidor precisa se informar sobre todas as condições do contrato, para não correr o risco de ser

Leia mais

Catálogo 2015. Plataformas Cubos Escadas. Acessórios para acesso à piscina

Catálogo 2015. Plataformas Cubos Escadas. Acessórios para acesso à piscina Catálogo 2015 Plataformas Cubos Escadas Acessórios para acesso à piscina Acessibilidade A Actual dedica-se ao desenvolvimento, fabricação e comercialização de plataformas para fundo de piscina e escadas

Leia mais

Os veículos eléctricos na Alta de Coimbra

Os veículos eléctricos na Alta de Coimbra WORKSHOP Combustíveis e veículos alternativos Práticas correntes e futuras linhas de orientação política para o transporte de passageiros (Projecto Alter-Motive) Os veículos eléctricos na Alta de Coimbra

Leia mais

REGULAMENTO GERAL VII MEIA MARATONA CAIXA DA REPUBLICA 2015

REGULAMENTO GERAL VII MEIA MARATONA CAIXA DA REPUBLICA 2015 REGULAMENTO GERAL VII MEIA MARATONA CAIXA DA REPUBLICA 2015 TAXA DE INSCRIÇÃO INFORMAÇÃO PREMIAÇÃO R$ 35,00 R$ mais de 50.000,00 em prêmios DIA / PROGRAMAÇÃO INSCRIÇÃO 1500 HORÁRIO vagas 06h Início da

Leia mais

Consulta à Sociedade: Minuta de Resolução Complementar sobre Acreditação de Comitês de Ética em Pesquisa do Sistema CEP/CONEP

Consulta à Sociedade: Minuta de Resolução Complementar sobre Acreditação de Comitês de Ética em Pesquisa do Sistema CEP/CONEP São Paulo, 13 de julho de 2015. Ilmo Sr. Jorge Alves de Almeida Venâncio Coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP Consulta à Sociedade: Minuta de Resolução Complementar sobre Acreditação

Leia mais

AEROPORTO INTERNACIONAL SALGADO FILHO

AEROPORTO INTERNACIONAL SALGADO FILHO AEROPORTO INTERNACIONAL SALGADO FILHO Localizado a aproximadamente 7Km do centro de Porto Alegre, o Aeroporto Internacional Salgado Filho possui 37,6 mil metros quadrados de área construída e distribuídas

Leia mais

Bombeiros voluntários de S.B. Messines Grupo cultura e desporto

Bombeiros voluntários de S.B. Messines Grupo cultura e desporto REGULAMENTO DO 2º TRAILL RUNINGBOMBEIROS DE MESSINES DESCRIÇÃO O 2º TRAILL RUNING BOMBEIROS DE MESSINES é um evento desportivo organizado pelo grupo de cultura e desporto dos bombeiros voluntários de S.B.

Leia mais

Radisson Hotel Belém

Radisson Hotel Belém Radisson Hotel Belém 9 6 3 2 1 5 11 8 4 7 10 Radisson Hotel Belém 1. Teatro da Paz 1 km 2. Estação das Docas 2,5 km 3. Mercado Ver-o-peso 3 km 4. Basílica de Nazaré 1,5 km 5. Museu Paraense Emilio Goeldi

Leia mais

Regras de trânsito do Japão para pedestres e ciclistas

Regras de trânsito do Japão para pedestres e ciclistas Regras de trânsito do Japão para pedestres e ciclistas Regras básicas de trânsito Regras básicas para pedestres Regras básicas para ciclistas Tem ocorrido frequentes acidentes de trânsito em Aichi e também

Leia mais

Concurso Público. Serviços de limpeza nas instalações desportivas situadas em Macau afectas ao Instituto do Desporto

Concurso Público. Serviços de limpeza nas instalações desportivas situadas em Macau afectas ao Instituto do Desporto Concurso Público Serviços de limpeza nas instalações desportivas situadas em Macau afectas ao Instituto do Desporto Requisitos para a prestação de serviços de limpeza. Instalações desportivas, prazo, horário

Leia mais

PROJETO HABITA SERVIDOR BH

PROJETO HABITA SERVIDOR BH PROJETO HABITA SERVIDOR BH BELO HORIZONTE 2013 PROJETO HABITA SERVIDOR BH Relatório técnico-científico apresentado para concorrer ao I Prêmio Inovar BH, conforme Edital SMARH nº 01/2013, na categoria de

Leia mais

Previdência Complementar no Brasil e seu Potencial de Crescimento VOCÊ

Previdência Complementar no Brasil e seu Potencial de Crescimento VOCÊ Previdência Complementar no Brasil e seu Potencial de Crescimento VOCÊ José Edson da Cunha Júnior Secretaria de Políticas de Previdência Complementar Sumário I Cenário Atual da Previdência Complementar

Leia mais

Memorial Descritivo. Prédio Residencial: Villa Dei Fiori Rua Cândido Silveira 160

Memorial Descritivo. Prédio Residencial: Villa Dei Fiori Rua Cândido Silveira 160 Memorial Descritivo Prédio Residencial: Villa Dei Fiori Rua Cândido Silveira 160 1. Descrição do prédio O prédio a ser construído compõe-se de 16 pavimentos, incluindo um subsolo, constituído de 42 (quarenta

Leia mais

1º Concurso - Universidades Jornalismo e Publicidade - Maio Amarelo 2016

1º Concurso - Universidades Jornalismo e Publicidade - Maio Amarelo 2016 1º Concurso - Universidades Jornalismo e Publicidade - Maio Amarelo 2016 Justificativa O Movimento Maio Amarelo nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e

Leia mais

Marrocos. Praias de Agadir. Consulte todos os nossos destinos em www.quadranteviagens.pt. Itinerário. [Ref: RAKC07]

Marrocos. Praias de Agadir. Consulte todos os nossos destinos em www.quadranteviagens.pt. Itinerário. [Ref: RAKC07] Itinerário [Ref: RAKC07] 1º Dia Lisboa / Agadir Comparência no aeroporto 90 minutos antes da partida. Formalidades de embarque e partida em voo com destino a Agadir, via Casablanca. Assistência à chegada

Leia mais

Aula 03. Processadores. Prof. Ricardo Palma

Aula 03. Processadores. Prof. Ricardo Palma Aula 03 Processadores Prof. Ricardo Palma Definição O processador é a parte mais fundamental para o funcionamento de um computador. Processadores são circuitos digitais que realizam operações como: cópia

Leia mais

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO E QUESTIONÁRIO SOCIOCULTURAL - CAMPUS IV

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO E QUESTIONÁRIO SOCIOCULTURAL - CAMPUS IV UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE ASSISTÊNCIA E PROMOÇÃO AO ESTUDANTE - PRAPE COORDENAÇÃO DE ASSISTÊNCIA E PROMOÇÃO ESTUDANTIL - COAPE FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO E QUESTIONÁRIO SOCIOCULTURAL

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO N 002/2013 - OFICINAS E PALESTRAS PARA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E SERVIÇOS DE ACESSIBILIDADE O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Leia mais

SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DE GOIÁS

SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DE GOIÁS Sistema Único de Saúde Superintendência de Vigilância Sanitária e Ambiental Gerência de Fiscalização Coordenação de Fiscalização de Serviços de Saúde RELATÓRIO DE INSPEÇÃO Unidade Mista de Valparaíso Goiânia,

Leia mais

ANUÁRIO ESTATÍSTICO DA TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

ANUÁRIO ESTATÍSTICO DA TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO 2012 ABIH-RJ FECOMÉRCIO-RJ ANUÁRIO ESTATÍSTICO DA TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Pesquisa mensal da ABIH-RJ que visa acompanhar a taxa de ocupação nas unidades de hospedagem da

Leia mais

10 Anos do Estatuto do Idoso e os entraves à sua consolidação

10 Anos do Estatuto do Idoso e os entraves à sua consolidação 10 Anos do Estatuto do Idoso e os entraves à sua consolidação Estatuto do Idoso uma década de... D I G N I D A D E F E L I C I D A D E AT I V I D A D E V I TA L I D A D E Q U A L I D A D E R E S P E I

Leia mais

Primeira Infância Completa

Primeira Infância Completa Primeira Infância Completa Uma abordagem integrada do Desenvolvimento Infantil Seminário Itaú de Avaliação Econômica de Projetos Sociais Printed Eduardo Pádua Outubro, 2011 Agenda 1. Educação Infantil

Leia mais

CURSO DE DESENHO AULA 1 D001

CURSO DE DESENHO AULA 1 D001 CURSO DE DESENHO AULA 1 D001 Neste tutorial você encontrará apenas as informações teóricas da aula. A INICIAÇÃO Tópicos: 1. Apontando o lápis 2. O que é desenhar? 3. Um exercício de aquecimento 4. Aprendendo

Leia mais

CONTATO: Sr. Francisco Mendonça 41 99634933 03fam10@gmail.com / chico@ufpr.br

CONTATO: Sr. Francisco Mendonça 41 99634933 03fam10@gmail.com / chico@ufpr.br 7MARESCOTAÇÃO: 02010-2 MOTIVO: AONDE: VIAJANTES: VI SEMINÁRIO LATINO-AMERICANO DE GEOGRAFIA FÍSICA E II SEMINÁRIO IBERO- AMERICANO DE GEOGRAFIA FÍSICA de 26 A 28/MAIO/2010 COIMBRA/PORTUGAL Sr. Francisco

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Capoeira - menino Pé no Chão

Mostra de Projetos 2011. Capoeira - menino Pé no Chão Mostra Local de: Dois Vizinhos Mostra de Projetos 2011 Capoeira - menino Pé no Chão Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Associação Casa

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º, DE 2005 (Do Sr. Dr. HELENO)

PROJETO DE LEI N.º, DE 2005 (Do Sr. Dr. HELENO) PROJETO DE LEI N.º, DE 2005 (Do Sr. Dr. HELENO) Institui o direito de opção de tratamento de saúde alternativo a todos os pacientes passíveis do uso de transfusão sangüínea. ' O Congresso Nacional decreta:

Leia mais

POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS UNIDADE RECURSOS HUMANOS E PROCESSOS GERÊNCIA DE GESTÃO DE PROCESSOS

POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS UNIDADE RECURSOS HUMANOS E PROCESSOS GERÊNCIA DE GESTÃO DE PROCESSOS POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS COB UNIDADE RECURSOS HUMANOS E PROCESSOS GERÊNCIA DE GESTÃO DE PROCESSOS POLRH-001 GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS Revisão: 03 ÁREA RESPONSÁVEL: Recursos Humanos SUMÁRIO CAPÍTULO

Leia mais

Minuta Circular Normativa

Minuta Circular Normativa Minuta Circular Normativa 1. INTRODUÇÃO 1.1. Objetivo a) Estabelecer princípios e diretrizes para orientar as ações de natureza socioambiental nos negócios da Desenbahia e no seu relacionamento com clientes

Leia mais

A COORDENADORA DA COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS da Secretaria Municipal de Educação, considerando:

A COORDENADORA DA COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS da Secretaria Municipal de Educação, considerando: PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Secretaria Municipal de Educação Subsecretaria de Gestão Coordenadoria de Recursos Humanos Rua Afonso Cavalcanti, 455 sala 101-1º andar Cidade Nova RJ - CEP 20211-901

Leia mais

NAYC PACOTE DE INFORMAÇÃO

NAYC PACOTE DE INFORMAÇÃO NAYC PACOTE DE INFORMAÇÃO 1 O que é go-gap? Go-gap é um programa de voluntariado da NAYC, uma das principais organizações que trabalha com jovens em Northampton e além. A NAYC possui e opera o Action Centres

Leia mais

1 - POLÍGONOS REGULARES E CIRCUNFERÊNCIAS

1 - POLÍGONOS REGULARES E CIRCUNFERÊNCIAS Matemática 2 Pedro Paulo GEOMETRIA PLANA X 1 - POLÍGONOS REGULARES E CIRCUNFERÊNCIAS 1.2 Triângulo equilátero circunscrito A seguir, nós vamos analisar a relação entre alguns polígonos regulares e as circunferências.

Leia mais

A experiência também oferece 20 dias de férias quando os voluntários ficam livres para explorar a Europa.

A experiência também oferece 20 dias de férias quando os voluntários ficam livres para explorar a Europa. NAYC - Pacote de informação Page 2 O QUE é GO-GAP? Go-gap é um programa de voluntariado da NAYC, uma das principais organizações que trabalha com jovens em Northampton e além. A NAYC possui e opera o Action

Leia mais

OFERTA TURÍSTICA DA REGIÃO

OFERTA TURÍSTICA DA REGIÃO OFERTA TURÍSTICA DA REGIÃO Atracões turísticas em Vidigueira (*): Ruínas de S. Cucufate ( a 6 km da nossa herdade): Parte da história deste monumento arqueológico está intimamente ligada à povoação de

Leia mais

Prêmio Planeta Casa 2012 Regulamento categoria Design de interiores

Prêmio Planeta Casa 2012 Regulamento categoria Design de interiores Prêmio Planeta Casa 2012 Regulamento categoria Design de interiores O Prêmio Planeta Casa 2012 busca valorizar empresas, organizações da sociedade civil e profissionais das áreas de arquitetura, design,

Leia mais

PLANO DE GOVERNO Metas e Projetos 2013 / 2016. A Cidade É o Povo

PLANO DE GOVERNO Metas e Projetos 2013 / 2016. A Cidade É o Povo PLANO DE GOVERNO Metas e Projetos 2013 / 2016 A Cidade É o Povo SAÚDE 1. Ampliação do Posto de Saúde (PROJETO EM ANDAMENTO); 2. Aquisição de uma ambulância nova tipo UTI (Van) e reforma da existente; 3.

Leia mais

REGRAS DAS PROVAS RELÂMPAGO

REGRAS DAS PROVAS RELÂMPAGO REGRAS DAS PROVAS RELÂMPAGO BALÃO Cada equipe apresentará um componente para esta prova. Os participantes deverão soprar o balão até estourar. Será estabelecida a ordem de classificação pelo tempo de estouro

Leia mais

UNIJUÍ: Universidade Regional do Nordeste do estado do Rio Grande do Sul

UNIJUÍ: Universidade Regional do Nordeste do estado do Rio Grande do Sul UNIJUÍ: Universidade Regional do Nordeste do estado do Rio Grande do Sul COMPONENTE CURRICULAR Teoria Política PROFESSOR Dr. Djalma Cremonense ALUNA: Márcia Regina Conceição de Jesus CONCEITO Segurança

Leia mais

Quinta moderno único, com vista para o castelo de Silves in Silves

Quinta moderno único, com vista para o castelo de Silves in Silves pagina 1/5 pagina 2/5 Moradias unifamiliares e Quintas 845.000 Construída (ano) 2010 Área (concelho) Silves Terreno 9000 m² Cidade Silves Área da construção 249 m² pagina 3/5 À procura de uma casa de caráter

Leia mais

Tenho a honra de acusar o recebimento da Nota B-075, datada de 05 de junho de 1997, cujo teor em português é o seguinte:

Tenho a honra de acusar o recebimento da Nota B-075, datada de 05 de junho de 1997, cujo teor em português é o seguinte: ABC/DCS/DAI/ 01 /ETEC-BRAS-CANA Senhor Encarregado de Negócios a.i., Tenho a honra de acusar o recebimento da Nota B-075, datada de 05 de junho de 1997, cujo teor em português é o seguinte: "Senhor Ministro,

Leia mais

NORMA TÉCNICA 04/2014

NORMA TÉCNICA 04/2014 É ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA 04/2014 Símbolos Gráficos SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Definições 4 Referências normativas e bibliográficas

Leia mais

Programação Orientada a Objetos SANTOS, Rafael

Programação Orientada a Objetos SANTOS, Rafael Programação Orientada a Objetos SANTOS, Rafael É parte do software, e deve atender os requisitos do usuário Controla o hardware, incluindo periféricos de entrada e saída Usa um conjunto de comandos e regras:

Leia mais

A uma plataforma online de gestão de condomínios permite gerir de forma fácil e simples a atividade do seu condomínio.

A uma plataforma online de gestão de condomínios permite gerir de forma fácil e simples a atividade do seu condomínio. PLATAFORMA DE GESTÃO A uma plataforma online de gestão de condomínios permite gerir de forma fácil e simples a atividade do seu condomínio. Principais funcionalidades Possui uma série de funcionalidades

Leia mais

PROGRAMACÃO ASSOCIACÃO DOS PROFESSIONAIS DE TURISMO DA AMERICA LATINA

PROGRAMACÃO ASSOCIACÃO DOS PROFESSIONAIS DE TURISMO DA AMERICA LATINA ASSOCIACÃO DOS PROFESSIONAIS DE TURISMO DA AMERICA LATINA PROGRAMACÃO 2016 A COTAL França é uma associação sem fins lucrativos para a promoção turística dos paises latino-americanos na França. Uma equipe

Leia mais

Bagé (RS) - Patrimônio Cultural: que história é essa?

Bagé (RS) - Patrimônio Cultural: que história é essa? Bagé (RS) - Patrimônio Cultural: que história é essa? A memória do futuro. Fronteira, Pampa, Campanha, Bagé, História, Patrimônio Cultural Há algum tempo, não tanto quanto deveria, mas em tempo para que

Leia mais

REGULAMENTO DO VOLUNTARIADO DE APOIO SOCIAL DO MUNICÍPIO DE VIDIGUEIRA

REGULAMENTO DO VOLUNTARIADO DE APOIO SOCIAL DO MUNICÍPIO DE VIDIGUEIRA REGULAMENTO DO VOLUNTARIADO DE APOIO SOCIAL DO MUNICÍPIO DE VIDIGUEIRA Nota justificativa A Câmara Municipal de Vidigueira assume o papel de agente fundamental na aplicação de políticas de protecção social,

Leia mais

XIV COPA SMEL DE FUTSAL 2016

XIV COPA SMEL DE FUTSAL 2016 XIV COPA SMEL DE FUTSAL 2016 Regulamento Geral XIV COPA SMEL DE FUTSAL CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS Art. 1º - A XIV COPA SMEL DE FUTSAL tem por objetivo principal o congraçamento geral dos participantes

Leia mais

PROJETO MÚSICA SEM BARREIRAS. Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga

PROJETO MÚSICA SEM BARREIRAS. Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga PROJETO MÚSICA SEM BARREIRAS Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga julho 2015 Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos ( ) in Declaração dos Direitos Humanos,

Leia mais

Realize o sonho de morar neste espaço nobre e inspirador, rodeado de natureza em meio ao charme e encanto do centro histórico de São José.

Realize o sonho de morar neste espaço nobre e inspirador, rodeado de natureza em meio ao charme e encanto do centro histórico de São José. Realize o sonho de morar neste espaço nobre e inspirador, rodeado de natureza em meio ao charme e encanto do centro histórico de São José. Fachada O residencial Recanto dos Poetas proporciona momentos

Leia mais