ANEXO VI. Entrevista aos adultos que desistiram do processo de RVCC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANEXO VI. Entrevista aos adultos que desistiram do processo de RVCC"

Transcrição

1 ANEXO VI Entrevista aos adultos que desistiram do processo de RVCC

2 CENTRO DE NOVAS OPORTUNIDADES Instituto de Educação e Formação do Sorraia Entrevista aos Adultos Tema: Desistência de Adultos que Frequentam o CNO / IEFS. E1 Objectivo geral: Conhecer os motivos pelos quais há desistência no Processo de RVCC. A sua opinião sobre este tema (Desistência de Adultos que Frequentam o CNO / IEFS) é muito importante para nós. Ela poderá contribuir para melhor compreender este facto. Pedimos para que responda abertamente às questões que aqui apresentamos. 1 - Quais as suas expectativas iniciais em relação ao Processo de RVCC? Acabar o 9º ano para encontrar trabalho. 2 - O Processo RVCC correspondeu às suas expectativas iniciais? Porquê? Sim correspondeu. Achei que seria uma boa forma de poder conseguir o 9º ano. E então aproveitei a oportunidade que me estavam a dar. 3 - Qual a sua opinião sobre as metodologias utilizadas por este CNO para a sua situação pessoal? Foram boas. 4 - Como classifica a informação disponibilizada sobre o Processo RVCC, nomeadamente sobre os seus objectivos e formas de construção de um dossiê pessoal de competências? Acho que foi a adequada a um processo com estas características. 5 - Encontrou alguma dificuldade de relacionamento com algum técnico RVC, formador ou adulto? Se sim, com quem e qual?

3 Não, nenhuma. 6 - Qual a opinião que tem em relação ao tempo médio (três / quatro meses) de duração do Processo de RVCC? Acho que foi o ideal. 7 - Quais foram as maiores dificuldades que teve neste Processo? As minhas maiores dificuldades foram mesmo a Matemática Os números nunca foram o meu forte. 8 - Teve dificuldade em elaborar o seu dossiê pessoal de competências? Quais? Em que fase? Não. Em nenhuma fase. 9 - Qual a sua opinião em relação ao horário em que decorre o processo (19-22 horas)? Acho que é acessível, mas para mim seria preferível das 21 às 22 horas Relativamente aos espaços lectivos, preferia a disposição das mesas em U ou o modelo tradicional em Fila? Porquê? É melhor em U. Dá para ver os colegas e facilita bastante a comunicação entre todas as pessoas do grupo Considera a dimensão do grupo (cerca de 15 a 20 pessoas) adequada? Porquê? É adequada. Assim há sempre pessoas a dar ideia é giro! 12 - Seria mais facilitador se o Processo de RVCC se realizasse no seu local de trabalho (itinerâncias)? Sim Porquê? Não teria de andar a correr de um lado para o outro! 14 - Seria mais facilitador se pudesse contar com um familiar ou amigo no grupo? Não, nem por isso.

4 15 - Porquê? Acho que seria igual. Quando se quer trabalhar, trabalha-se Por que motivos desistiu? Por causa do trabalho. Trabalhava na Azambuja e nunca conseguia chegar a horas às sessões Está a pensar retomar o Processo? Tal como já disse por enquanto não dá por causa do trabalho. 18- O que o levou a ponderar essa possibilidade? (só fazer se a resposta for SIM) O que deveria ter acontecido para ter retomado o processo? (só fazer se a resposta for NÃO) Olhe, arranjar outro trabalho mais perto que me permitisse poder assistir às sessões de RVCC O que deveria ter acontecido para que não tivesse desistido? Já respondi ter outro emprego!! 21 - Em sua opinião, que medidas poderá o nosso CNO implementar para evitar a desistência de adultos neste processo? Acho que o vosso centro faz tudo o que deve ser feito. As pessoas é que devem fazer um sacrifício.

5 CENTRO DE NOVAS OPORTUNIDADES Instituto de Educação e Formação do Sorraia Entrevista aos Adultos Tema: Desistência de Adultos que Frequentam o CNO / IEFS. E2 Objectivo geral: Conhecer os motivos pelos quais há desistência no Processo de RVCC. A sua opinião sobre este tema (Desistência de Adultos que Frequentam o CNO / IEFS) é muito importante para nós. Ela poderá contribuir para melhor compreender este facto. Pedimos para que responda abertamente às questões que aqui apresentamos. 1 - Quais as suas expectativas iniciais em relação ao Processo de RVCC? Positiva. 2 - O Processo RVCC correspondeu às suas expectativas iniciais? Porquê? Sim, pois já tinha estado noutras formações. 3 - Qual a sua opinião sobre as metodologias utilizadas por este CNO para a sua situação pessoal? Óptimas. 4 - Como classifica a informação disponibilizada sobre o Processo RVCC, nomeadamente sobre os seus objectivos e formas de construção de um dossiê pessoal de competências? Foi boa, mas havia muito trabalho para se fazer em casa. 5 - Encontrou alguma dificuldade de relacionamento com algum técnico RVC, formador ou adulto? Se sim, com quem e qual?

6 Não. 6 - Qual a opinião que tem em relação ao tempo médio (três / quatro meses) de duração do Processo de RVCC? Talvez pouco se tivermos em conta que ficamos com o 9º ano. 7 - Quais foram as maiores dificuldades que teve neste Processo? Disponibilidade de tempo para os trabalhos de casa. 8 - Teve dificuldade em elaborar o seu dossiê pessoal de competências? Quais? Em que fase? Não. 9 - Qual a sua opinião em relação ao horário em que decorre o processo (19-22 horas)? É óptimo para quem trabalha Relativamente aos espaços lectivos, preferia a disposição das mesas em U ou o modelo tradicional em Fila? Porquê? Para mim é igual Considera a dimensão do grupo (cerca de 15 a 20 pessoas) adequada? Porquê? Sim. Mais pessoas, não é preciso dar atenção aos problemas de cada um Seria mais facilitador se o Processo de RVCC se realizasse no seu local de trabalho (itinerâncias)? Claro Porquê? Por causa dos horários e das deslocações Seria mais facilitador se pudesse contar com um familiar ou amigo no grupo? Não.

7 15 - Porquê? Não sei Por que motivos desistiu? Por motivos profissionais. Passei a ter mais carga horária e mais responsabilidades no meu emprego Está a pensar retomar o Processo? Para já, não! 18- O que o levou a ponderar essa possibilidade? (só fazer se a resposta for SIM) O que deveria ter acontecido para ter retomado o processo? (só fazer se a resposta for NÃO) Ter menos horas de trabalho O que deveria ter acontecido para que não tivesse desistido? Outro emprego!! 21 - Em sua opinião, que medidas poderá o nosso CNO implementar para evitar a desistência de adultos neste processo? Está tudo acessível a toda a gente.

8 CENTRO DE NOVAS OPORTUNIDADES Instituto de Educação e Formação do Sorraia Entrevista aos Adultos Tema: Desistência de Adultos que Frequentam o CNO / IEFS. E3 Objectivo geral: Conhecer os motivos pelos quais há desistência no Processo de RVCC. A sua opinião sobre este tema (Desistência de Adultos que Frequentam o CNO / IEFS) é muito importante para nós. Ela poderá contribuir para melhor compreender este facto. Pedimos para que responda abertamente às questões que aqui apresentamos. 1 - Quais as suas expectativas iniciais em relação ao Processo de RVCC? Eram boas. Penso que é uma boa forma para se conseguir o 9º ano. 2 - O Processo RVCC correspondeu às suas expectativas iniciais? Porquê? Sim Não sei porquê! 3 - Qual a sua opinião sobre as metodologias utilizadas por este CNO para a sua situação pessoal? Boas. 4 - Como classifica a informação disponibilizada sobre o Processo RVCC, nomeadamente sobre os seus objectivos e formas de construção de um dossiê pessoal de competências? Foi boa. Melhor não podia ser. 5 - Encontrou alguma dificuldade de relacionamento com algum técnico RVC, formador ou adulto? Se sim, com quem e qual?

9 Não. 6 - Qual a opinião que tem em relação ao tempo médio (três / quatro meses) de duração do Processo de RVCC? Pode ser pouco ou muito. Depende de cada pessoa. 7 - Quais foram as maiores dificuldades que teve neste Processo? Não tive nenhuma dificuldade. 8 - Teve dificuldade em elaborar o seu dossiê pessoal de competências? Quais? Em que fase? Não. 9 - Qual a sua opinião em relação ao horário em que decorre o processo (19-22 horas)? É boa, mas para quem trabalha por turnos não ajuda muito Relativamente aos espaços lectivos, preferia a disposição das mesas em U ou o modelo tradicional em Fila? Porquê? É melhor em U. Para a participação em conjunto é melhor Considera a dimensão do grupo (cerca de 15 a 20 pessoas) adequada? Porquê? Não tenho opinião Seria mais facilitador se o Processo de RVCC se realizasse no seu local de trabalho (itinerâncias)? Seria pior Porquê? Não sei explicar, mas acho que seria pior Seria mais facilitador se pudesse contar com um familiar ou amigo no grupo? Sim. Mas quando há vontade, tudo se consegue fazer Porquê?

10 Parece que há mais incentivo para trabalhar Por que motivos desistiu? Por andar a trabalhar por turnos e haver constantes trocas nos horários de trabalho. Chego a trabalhar de dia numa semana e à noite noutra. É difícil conciliar as duas coisas Está a pensar retomar o Processo? Sim. 18- O que o levou a ponderar essa possibilidade? (só fazer se a resposta for SIM) Porque preciso de ter mais habilitações O que deveria ter acontecido para ter retomado o processo? (só fazer se a resposta for NÃO) O que deveria ter acontecido para que não tivesse desistido? Ter mais disponibilidade. Além disso, ter um computador e uma impressora para poder fazer os trabalhos que me pediam Em sua opinião, que medidas poderá o nosso CNO implementar para evitar a desistência de adultos neste processo? Isso depende de cada pessoa.

11 CENTRO DE NOVAS OPORTUNIDADES Instituto de Educação e Formação do Sorraia Entrevista aos Adultos Tema: Desistência de Adultos que Frequentam o CNO / IEFS. E4 Objectivo geral: Conhecer os motivos pelos quais há desistência no Processo de RVCC. A sua opinião sobre este tema (Desistência de Adultos que Frequentam o CNO / IEFS) é muito importante para nós. Ela poderá contribuir para melhor compreender este facto. Pedimos para que responda abertamente às questões que aqui apresentamos. 1 - Quais as suas expectativas iniciais em relação ao Processo de RVCC? Eram boas para aquilo que estava à espera. 2 - O Processo RVCC correspondeu às suas expectativas iniciais? Porquê? Sim. 3 - Qual a sua opinião sobre as metodologias utilizadas por este CNO para a sua situação pessoal? Também são boas. 4 - Como classifica a informação disponibilizada sobre o Processo RVCC, nomeadamente sobre os seus objectivos e formas de construção de um dossiê pessoal de competências? Foi boa. Percebi bem como se pode construir um dossiê. 5 - Encontrou alguma dificuldade de relacionamento com algum técnico RVC, formador ou adulto? Se sim, com quem e qual?

12 Não. 6 - Qual a opinião que tem em relação ao tempo médio (três / quatro meses) de duração do Processo de RVCC? Acho que deveria ser um pouco mais de tempo para poder fazer tudo. 7 - Quais foram as maiores dificuldades que teve neste Processo? Não tive dificuldade. 8 - Teve dificuldade em elaborar o seu dossiê pessoal de competências? Quais? Em que fase? Não. 9 - Qual a sua opinião em relação ao horário em que decorre o processo (19-22 horas)? É boa Relativamente aos espaços lectivos, preferia a disposição das mesas em U ou o modelo tradicional em Fila? Porquê? É melhor em U. Para facilitar a comunicação entre todas as pessoas do grupo Considera a dimensão do grupo (cerca de 15 a 20 pessoas) adequada? Porquê? Penso que o grupo poderia ser mais pequeno. Há pessoas que precisam de mais apoio Seria mais facilitador se o Processo de RVCC se realizasse no seu local de trabalho (itinerâncias)? Não tenho opinião Porquê? Não sei Seria mais facilitador se pudesse contar com um familiar ou amigo no grupo? A nível do trabalho ajuda mais. O espírito de entreajuda é sempre bom.

13 15 - Porquê? Em grupo é melhor Por que motivos desistiu? Não tinha tempo por causa dos filhos (olhe, está a ouvir um a gritar por mim?!.). A minha mulher também trabalha à noite, e é preciso haver sempre alguém para ficar com eles Está a pensar retomar o Processo? Talvez sim Não sei ainda. 18- O que o levou a ponderar essa possibilidade? (só fazer se a resposta for SIM) O facto da minha mulher poder vir a ter outro horário no emprego O que deveria ter acontecido para ter retomado o processo? (só fazer se a resposta for NÃO) O que deveria ter acontecido para que não tivesse desistido? Isso que já referi Em sua opinião, que medidas poderá o nosso CNO implementar para evitar a desistência de adultos neste processo? Convosco está tudo bem.

14 CENTRO DE NOVAS OPORTUNIDADES Instituto de Educação e Formação do Sorraia Entrevista aos Adultos Tema: Desistência de Adultos que Frequentam o CNO / IEFS. E5 Objectivo geral: Conhecer os motivos pelos quais há desistência no Processo de RVCC. A sua opinião sobre este tema (Desistência de Adultos que Frequentam o CNO / IEFS) é muito importante para nós. Ela poderá contribuir para melhor compreender este facto. Pedimos para que responda abertamente às questões que aqui apresentamos. 1 - Quais as suas expectativas iniciais em relação ao Processo de RVCC? Boas. 2 - O Processo RVCC correspondeu às suas expectativas iniciais? Porquê? Sim. 3 - Qual a sua opinião sobre as metodologias utilizadas por este CNO para a sua situação pessoal? São boas. 4 - Como classifica a informação disponibilizada sobre o Processo RVCC, nomeadamente sobre os seus objectivos e formas de construção de um dossiê pessoal de competências? A informação foi boa. 5 - Encontrou alguma dificuldade de relacionamento com algum técnico RVC, formador ou adulto? Se sim, com quem e qual?

15 Não. 6 - Qual a opinião que tem em relação ao tempo médio (três / quatro meses) de duração do Processo de RVCC? É pouco tempo Não se consegue fazer tudo. É preciso mais tempo. 7 - Quais foram as maiores dificuldades que teve neste Processo? Nenhumas. 8 - Teve dificuldade em elaborar o seu dossiê pessoal de competências? Quais? Em que fase? Não. Foi tudo bem explicado. 9 - Qual a sua opinião em relação ao horário em que decorre o processo (19-22 horas)? Para as pessoas que trabalham é bom Relativamente aos espaços lectivos, preferia a disposição das mesas em U ou o modelo tradicional em Fila? Porquê? Não sei Mas acho melhor em U Considera a dimensão do grupo (cerca de 15 a 20 pessoas) adequada? Porquê? Sim é adequada. Mais pessoas, seria mais confusão Seria mais facilitador se o Processo de RVCC se realizasse no seu local de trabalho (itinerâncias)? Sim Porquê? Evitaria tanta deslocação e resolveria a falta de transportes Seria mais facilitador se pudesse contar com um familiar ou amigo no grupo? Era mais fácil Porquê?

16 Poderíamos tirar as dúvidas uns aos outros Por que motivos desistiu? Como já disse, pelo facto de não ter transporte. Além disso, a pessoa com quem eu vivia na altura não concordava com o facto de eu tirar o 9º ano em apenas quatro meses Está a pensar retomar o Processo? Sim. 18- O que o levou a ponderar essa possibilidade? (só fazer se a resposta for SIM) Para ter pelo menos o 9º ano O que deveria ter acontecido para ter retomado o processo? (só fazer se a resposta for NÃO) O que deveria ter acontecido para que não tivesse desistido? Haver mais transportes Em sua opinião, que medidas poderá o nosso CNO implementar para evitar a desistência de adultos neste processo? Falar com mais empresas e haver mais itinerâncias. Estarem mais perto das empresas (percebeu?).

17 CENTRO DE NOVAS OPORTUNIDADES Instituto de Educação e Formação do Sorraia Entrevista aos Adultos Tema: Desistência de Adultos que Frequentam o CNO / IEFS. E6 Objectivo geral: Conhecer os motivos pelos quais há desistência no Processo de RVCC. A sua opinião sobre este tema (Desistência de Adultos que Frequentam o CNO / IEFS) é muito importante para nós. Ela poderá contribuir para melhor compreender este facto. Pedimos para que responda abertamente às questões que aqui apresentamos. 1 - Quais as suas expectativas iniciais em relação ao Processo de RVCC? Gostei. Dá oportunidades. 2 - O Processo RVCC correspondeu às suas expectativas iniciais? Porquê? Sim, bastante. Pelo empenho de todos. 3 - Qual a sua opinião sobre as metodologias utilizadas por este CNO para a sua situação pessoal? Foram boas. 4 - Como classifica a informação disponibilizada sobre o Processo RVCC, nomeadamente sobre os seus objectivos e formas de construção de um dossiê pessoal de competências? Foi bastante boa. 5 - Encontrou alguma dificuldade de relacionamento com algum técnico RVC, formador ou adulto? Se sim, com quem e qual?

18 Não. 6 - Qual a opinião que tem em relação ao tempo médio (três / quatro meses) de duração do Processo de RVCC? Acho que mais curto é difícil. 7 - Quais foram as maiores dificuldades que teve neste Processo? Foi a falta de tempo para fazer os trabalhos. 8 - Teve dificuldade em elaborar o seu dossiê pessoal de competências? Quais? Em que fase? Não. 9 - Qual a sua opinião em relação ao horário em que decorre o processo (19-22 horas)? É muito bom, mas deveriam de existir horários alternativos para as pessoas que trabalham por turnos Relativamente aos espaços lectivos, preferia a disposição das mesas em U ou o modelo tradicional em Fila? Porquê? Em U. Porque estamos mais atentos. Além disso, não há pessoas à frente de ninguém... Todos se vêem na sala Considera a dimensão do grupo (cerca de 15 a 20 pessoas) adequada? Porquê? Sim é o ideal. Mais seria confusão Seria mais facilitador se o Processo de RVCC se realizasse no seu local de trabalho (itinerâncias)? Não Porquê? O ambiente escolar ajuda Seria mais facilitador se pudesse contar com um familiar ou amigo no grupo? Para mim seria igual tenho facilidade de comunicação.

19 15 - Porquê? Para as pessoas que têm mais dificuldade em comunicar será melhor poder contar com um amigo no grupo Por que motivos desistiu? Porque casei e tive uma filha. Passei a ter de dedicar mais tempo à família Está a pensar retomar o Processo? Sim. 18- O que o levou a ponderar essa possibilidade? (só fazer se a resposta for SIM) Porque é necessário termos habilitações O que deveria ter acontecido para ter retomado o processo? (só fazer se a resposta for NÃO) O que deveria ter acontecido para que não tivesse desistido? Não haver alterações relativamente à minha vida pessoal Em sua opinião, que medidas poderá o nosso CNO implementar para evitar a desistência de adultos neste processo? Dar mais incentivos e puxar mais pelas pessoas, principalmente pelos mais velhos que já deixaram a escola há mais tempo. Seria também importante ficar um pouco mais - no final das sessões com as pessoas mais reservadas que muitas vezes têm vergonha de expor as suas dúvidas em frente a todo o grupo.

20 CENTRO DE NOVAS OPORTUNIDADES Instituto de Educação e Formação do Sorraia Entrevista aos Adultos Tema: Desistência de Adultos que Frequentam o CNO / IEFS. E7 Objectivo geral: Conhecer os motivos pelos quais há desistência no Processo de RVCC. A sua opinião sobre este tema (Desistência de Adultos que Frequentam o CNO / IEFS) é muito importante para nós. Ela poderá contribuir para melhor compreender este facto. Pedimos para que responda abertamente às questões que aqui apresentamos. 1 - Quais as suas expectativas iniciais em relação ao Processo de RVCC? Boa Era uma oportunidade a não perder. 2 - O Processo RVCC correspondeu às suas expectativas iniciais? Porquê? Posso dizer que sim. 3 - Qual a sua opinião sobre as metodologias utilizadas por este CNO para a sua situação pessoal? Boas. 4 - Como classifica a informação disponibilizada sobre o Processo RVCC, nomeadamente sobre os seus objectivos e formas de construção de um dossiê pessoal de competências? Também foi boa, percebi como se construía um dossiê. 5 - Encontrou alguma dificuldade de relacionamento com algum técnico RVC, formador ou adulto? Se sim, com quem e qual?

21 Não. 6 - Qual a opinião que tem em relação ao tempo médio (três / quatro meses) de duração do Processo de RVCC? É o ideal. 7 - Quais foram as maiores dificuldades que teve neste Processo? Foi mesmo a falta de tempo por causa do meu trabalho. 8 - Teve dificuldade em elaborar o seu dossiê pessoal de competências? Quais? Em que fase? Não. 9 - Qual a sua opinião em relação ao horário em que decorre o processo (19-22 horas)? É acessível para a maior parte das pessoas Relativamente aos espaços lectivos, preferia a disposição das mesas em U ou o modelo tradicional em Fila? Porquê? Em U Estamos com mais atenção Considera a dimensão do grupo (cerca de 15 a 20 pessoas) adequada? Porquê? Sim Seria mais facilitador se o Processo de RVCC se realizasse no seu local de trabalho (itinerâncias)? Não tenho opinião sobre isso Porquê? Não sei Seria mais facilitador se pudesse contar com um familiar ou amigo no grupo? Sim Porquê?

22 Por causa do apoio Por que motivos desistiu? Por falta de tempo. Não tinha horas de chegar do trabalho. E acabava por chegar sempre tarde às sessões de formação. Acho que não é justo isso acontecer Está a pensar retomar o Processo? Sim. 18- O que o levou a ponderar essa possibilidade? (só fazer se a resposta for SIM) Preciso mesmo do 9º ano O que deveria ter acontecido para ter retomado o processo? (só fazer se a resposta for NÃO) O que deveria ter acontecido para que não tivesse desistido? Ter tido outro horário de trabalho Em sua opinião, que medidas poderá o nosso CNO implementar para evitar a desistência de adultos neste processo? Nada. Está tudo bem.

23 CENTRO DE NOVAS OPORTUNIDADES Instituto de Educação e Formação do Sorraia Entrevista aos Adultos Tema: Desistência de Adultos que Frequentam o CNO / IEFS. E8 Objectivo geral: Conhecer os motivos pelos quais há desistência no Processo de RVCC. A sua opinião sobre este tema (Desistência de Adultos que Frequentam o CNO / IEFS) é muito importante para nós. Ela poderá contribuir para melhor compreender este facto. Pedimos para que responda abertamente às questões que aqui apresentamos. 1 - Quais as suas expectativas iniciais em relação ao Processo de RVCC? Boas. 2 - O Processo RVCC correspondeu às suas expectativas iniciais? Porquê? Sim. 3 - Qual a sua opinião sobre as metodologias utilizadas por este CNO para a sua situação pessoal? Acho que foram as melhores para a minha situação pessoal. 4 - Como classifica a informação disponibilizada sobre o Processo RVCC, nomeadamente sobre os seus objectivos e formas de construção de um dossiê pessoal de competências? Foi boa. 5 - Encontrou alguma dificuldade de relacionamento com algum técnico RVC, formador ou adulto? Se sim, com quem e qual?

24 Isso nunca aconteceu. 6 - Qual a opinião que tem em relação ao tempo médio (três / quatro meses) de duração do Processo de RVCC? Acho que é boa para se poder tirar o 7º, 8º e 9 ano. 7 - Quais foram as maiores dificuldades que teve neste Processo? Não tive dificuldades neste processo. 8 - Teve dificuldade em elaborar o seu dossiê pessoal de competências? Quais? Em que fase? Não, porque houve sempre ajuda de toda a gente. 9 - Qual a sua opinião em relação ao horário em que decorre o processo (19-22 horas)? O horário foi bem escolhido Relativamente aos espaços lectivos, preferia a disposição das mesas em U ou o modelo tradicional em Fila? Porquê? Em U Permite mais comunicação entre todos Considera a dimensão do grupo (cerca de 15 a 20 pessoas) adequada? Porquê? 15 pessoas é bom Seria mais facilitador se o Processo de RVCC se realizasse no seu local de trabalho (itinerâncias)? Não Porquê? Não sei Seria mais facilitador se pudesse contar com um familiar ou amigo no grupo? Sim.

25 15 - Porquê? Acho que poderia ajudar Por que motivos desistiu? Por causa do horário de trabalho. Ele mudou na altura em que eu já estava a fazer o processo, e não consegui continuar Está a pensar retomar o Processo? Sim. 18- O que o levou a ponderar essa possibilidade? (só fazer se a resposta for SIM) Tirar o 9º ano para ter mais possibilidade de encontrar trabalho O que deveria ter acontecido para ter retomado o processo? (só fazer se a resposta for NÃO) O que deveria ter acontecido para que não tivesse desistido? Ter tido um horário diferente no trabalho ou na escola Em sua opinião, que medidas poderá o nosso CNO implementar para evitar a desistência de adultos neste processo? Nada.

26 CENTRO DE NOVAS OPORTUNIDADES Instituto de Educação e Formação do Sorraia Entrevista aos Adultos Tema: Desistência de Adultos que Frequentam o CNO / IEFS. E9 Objectivo geral: Conhecer os motivos pelos quais há desistência no Processo de RVCC. A sua opinião sobre este tema (Desistência de Adultos que Frequentam o CNO / IEFS) é muito importante para nós. Ela poderá contribuir para melhor compreender este facto. Pedimos para que responda abertamente às questões que aqui apresentamos. 1 - Quais as suas expectativas iniciais em relação ao Processo de RVCC? Eram boas. 2 - O Processo RVCC correspondeu às suas expectativas iniciais? Porquê? Sim. 3 - Qual a sua opinião sobre as metodologias utilizadas por este CNO para a sua situação pessoal? Não tenho nada a dizer. 4 - Como classifica a informação disponibilizada sobre o Processo RVCC, nomeadamente sobre os seus objectivos e formas de construção de um dossiê pessoal de competências? Foi boa. Não fiquei com dúvidas. 5 - Encontrou alguma dificuldade de relacionamento com algum técnico RVC, formador ou adulto? Se sim, com quem e qual?

27 Não. 6 - Qual a opinião que tem em relação ao tempo médio (três / quatro meses) de duração do Processo de RVCC? Acho que foi pouco tempo. 7 - Quais foram as maiores dificuldades que teve neste Processo? Não tive nenhumas. 8 - Teve dificuldade em elaborar o seu dossiê pessoal de competências? Quais? Em que fase? Não. 9 - Qual a sua opinião em relação ao horário em que decorre o processo (19-22 horas)? É bom Relativamente aos espaços lectivos, preferia a disposição das mesas em U ou o modelo tradicional em Fila? Porquê? Para mim é igual. Em fila ou em U não altera nada Considera a dimensão do grupo (cerca de 15 a 20 pessoas) adequada? Porquê? Acho que é bom. As pessoas estão mais à vontade na sala de aulas. Se o grupo fosse maior, haveria mais confusão Seria mais facilitador se o Processo de RVCC se realizasse no seu local de trabalho (itinerâncias)? Sim Porquê? Porque já estava no serviço e não era preciso ir a casa Seria mais facilitador se pudesse contar com um familiar ou amigo no grupo? Talvez. Haveria mais à-vontade e mais ajuda.

28 15 - Porquê? A união ajuda quando temos de fazer trabalhos que nunca fizemos ou já não fazemos há muito tempo Por que motivos desistiu? Porque não tinha tempo e saía tarde do trabalho Está a pensar retomar o Processo? Sim. 18- O que o levou a ponderar essa possibilidade? (só fazer se a resposta for SIM) Um pouco por pressão de um familiar que me fez ver a importância de ter o 9º ano O que deveria ter acontecido para ter retomado o processo? (só fazer se a resposta for NÃO) O que deveria ter acontecido para que não tivesse desistido? Não ter arranjado trabalho Em sua opinião, que medidas poderá o nosso CNO implementar para evitar a desistência de adultos neste processo? Não sei. Isso acho que depende de cada pessoa. Como se costuma dizer: cada caso é um caso.

29 E10 CENTRO DE NOVAS OPORTUNIDADES Instituto de Educação e Formação do Sorraia Entrevista aos Adultos Tema: Desistência de Adultos que Frequentam o CNO / IEFS. Objectivo geral: Conhecer os motivos pelos quais há desistência no Processo de RVCC. A sua opinião sobre este tema (Desistência de Adultos que Frequentam o CNO / IEFS) é muito importante para nós. Ela poderá contribuir para melhor compreender este facto. Pedimos para que responda abertamente às questões que aqui apresentamos. 1 - Quais as suas expectativas iniciais em relação ao Processo de RVCC? Achei que era mais complicado. 2 - O Processo RVCC correspondeu às suas expectativas iniciais? Porquê? Sim, pois podia aprender coisas novas. 3 - Qual a sua opinião sobre as metodologias utilizadas por este CNO para a sua situação pessoal? Eram boas. Boas condições e as pessoas que nos acompanharam também. 4 - Como classifica a informação disponibilizada sobre o Processo RVCC, nomeadamente sobre os seus objectivos e formas de construção de um dossiê pessoal de competências? Foi boa, mas achei complicado para mim. 5 - Encontrou alguma dificuldade de relacionamento com algum técnico RVC, formador ou adulto? Se sim, com quem e qual?

30 Não. 6 - Qual a opinião que tem em relação ao tempo médio (três / quatro meses) de duração do Processo de RVCC? É bom. 7 - Quais foram as maiores dificuldades que teve neste Processo? Nos trabalhos, achei-os muito complicados. 8 - Teve dificuldade em elaborar o seu dossiê pessoal de competências? Quais? Em que fase? Sim, tive dificuldade. 9 - Qual a sua opinião em relação ao horário em que decorre o processo (19-22 horas)? É bom Relativamente aos espaços lectivos, preferia a disposição das mesas em U ou o modelo tradicional em Fila? Porquê? Em fila porque gosto de passar despercebida 11 - Considera a dimensão do grupo (cerca de 15 a 20 pessoas) adequada? Porquê? Sim. Mais não. Para explicar é bom Seria mais facilitador se o Processo de RVCC se realizasse no seu local de trabalho (itinerâncias)? Sim. Principalmente se fosse na hora do patrão Porquê? Por causa dos horários Seria mais facilitador se pudesse contar com um familiar ou amigo no grupo? Sim Porquê?

31 Podia haver mais ajuda Por que motivos desistiu? Por falta de tempo e falta de paciência Está a pensar retomar o Processo? Não. 18- O que o levou a ponderar essa possibilidade? (só fazer se a resposta for SIM) O que deveria ter acontecido para ter retomado o processo? (só fazer se a resposta for NÃO) Não estou mesmo interessada O que deveria ter acontecido para que não tivesse desistido? Acho que deveria ter mais força de vontade Em sua opinião, que medidas poderá o nosso CNO implementar para evitar a desistência de adultos neste processo? Deviam tornar o processo mais fácil.

32 E11 CENTRO DE NOVAS OPORTUNIDADES Instituto de Educação e Formação do Sorraia Entrevista aos Adultos Tema: Desistência de Adultos que Frequentam o CNO / IEFS. Objectivo geral: Conhecer os motivos pelos quais há desistência no Processo de RVCC. A sua opinião sobre este tema (Desistência de Adultos que Frequentam o CNO / IEFS) é muito importante para nós. Ela poderá contribuir para melhor compreender este facto. Pedimos para que responda abertamente às questões que aqui apresentamos. 1 - Quais as suas expectativas iniciais em relação ao Processo de RVCC? Na altura não sabia bem como funcionava. 2 - O Processo RVCC correspondeu às suas expectativas iniciais? Porquê? Não. Pensei que fosse ter aulas e que os trabalhos fossem feitos aí na escola. 3 - Qual a sua opinião sobre as metodologias utilizadas por este CNO para a sua situação pessoal? Boas. 4 - Como classifica a informação disponibilizada sobre o Processo RVCC, nomeadamente sobre os seus objectivos e formas de construção de um dossiê pessoal de competências? Também foi boa. 5 - Encontrou alguma dificuldade de relacionamento com algum técnico RVC, formador ou adulto? Se sim, com quem e qual?

33 Não. 6 - Qual a opinião que tem em relação ao tempo médio (três / quatro meses) de duração do Processo de RVCC? Acho que está bem. 7 - Quais foram as maiores dificuldades que teve neste Processo? Ao certo, não sei bem. 8 - Teve dificuldade em elaborar o seu dossiê pessoal de competências? Quais? Em que fase? Nem por isso. 9 - Qual a sua opinião em relação ao horário em que decorre o processo (19-22 horas)? É bom este horário por causa do trabalho Relativamente aos espaços lectivos, preferia a disposição das mesas em U ou o modelo tradicional em Fila? Porquê? Em U. As pessoas de frente a frente é melhor Considera a dimensão do grupo (cerca de 15 a 20 pessoas) adequada? Porquê? Mais para o lado das 15 do que das 20 pessoas. Não devem ser muitas Seria mais facilitador se o Processo de RVCC se realizasse no seu local de trabalho (itinerâncias)? Sim Porquê? Porque as pessoas já se conhecem umas às outras Seria mais facilitador se pudesse contar com um familiar ou amigo no grupo? Sim.

34 15 - Porquê? Por causa da ajuda Por que motivos desistiu? Percebi que não tinha necessidade de ter o 9º ano É desleixo da minha parte. Sei lá As pessoas habituam-se à rotina e deixam-se estar Está a pensar retomar o Processo? Não. 18- O que o levou a ponderar essa possibilidade? (só fazer se a resposta for SIM) O que deveria ter acontecido para ter retomado o processo? (só fazer se a resposta for NÃO) Não estou mesmo interessada O que deveria ter acontecido para que não tivesse desistido? Não sei Em sua opinião, que medidas poderá o nosso CNO implementar para evitar a desistência de adultos neste processo? Está tudo bem. Só depende de cada pessoa.

35 E12 CENTRO DE NOVAS OPORTUNIDADES Instituto de Educação e Formação do Sorraia Entrevista aos Adultos Tema: Desistência de Adultos que Frequentam o CNO / IEFS. Objectivo geral: Conhecer os motivos pelos quais há desistência no Processo de RVCC. A sua opinião sobre este tema (Desistência de Adultos que Frequentam o CNO / IEFS) é muito importante para nós. Ela poderá contribuir para melhor compreender este facto. Pedimos para que responda abertamente às questões que aqui apresentamos. 1 - Quais as suas expectativas iniciais em relação ao Processo de RVCC? Gostei. Eram boas. 2 - O Processo RVCC correspondeu às suas expectativas iniciais? Porquê? Sim, não era difícil. 3 - Qual a sua opinião sobre as metodologias utilizadas por este CNO para a sua situação pessoal? Eram métodos bons. Houve sempre ajuda o que tornou as coisas fáceis. 4 - Como classifica a informação disponibilizada sobre o Processo RVCC, nomeadamente sobre os seus objectivos e formas de construção de um dossiê pessoal de competências? Penso que era boa. A adequada. 5 - Encontrou alguma dificuldade de relacionamento com algum técnico RVC, formador ou adulto? Se sim, com quem e qual?

36 Não. 6 - Qual a opinião que tem em relação ao tempo médio (três / quatro meses) de duração do Processo de RVCC? É um tempo razoável. 7 - Quais foram as maiores dificuldades que teve neste Processo? Tive mais dificuldades ao nível da informática. 8 - Teve dificuldade em elaborar o seu dossiê pessoal de competências? Quais? Em que fase? Não, não tive dificuldades. 9 - Qual a sua opinião em relação ao horário em que decorre o processo (19-22 horas)? O horário era bom, mas o regresso a casa com os transportes que existem foi complicado Relativamente aos espaços lectivos, preferia a disposição das mesas em U ou o modelo tradicional em Fila? Porquê? Em U porque estamos de frente a frente. Ajuda bastante ao diálogo e à comunicação Considera a dimensão do grupo (cerca de 15 a 20 pessoas) adequada? Porquê? É bom Seria mais facilitador se o Processo de RVCC se realizasse no seu local de trabalho (itinerâncias)? Sim Porquê? Por causa dos transportes. Não tenho carro nem carta Seria mais facilitador se pudesse contar com um familiar ou amigo no grupo? Sim.

37 15 - Porquê? Porque podia haver mais ajuda Por que motivos desistiu? Já disse: por causa dos transportes. Além disso, os meus filhos precisavam de apoio à noite em casa Está a pensar retomar o Processo? Gostava. 18- O que o levou a ponderar essa possibilidade? (só fazer se a resposta for SIM) Não sei bem O que deveria ter acontecido para ter retomado o processo? (só fazer se a resposta for NÃO) O que deveria ter acontecido para que não tivesse desistido? Ter transporte ou alguém que me pudesse dar uma boleia até ao centro Em sua opinião, que medidas poderá o nosso CNO implementar para evitar a desistência de adultos neste processo? Cada caso é um caso.

38 E13 CENTRO DE NOVAS OPORTUNIDADES Instituto de Educação e Formação do Sorraia Entrevista aos Adultos Tema: Desistência de Adultos que Frequentam o CNO / IEFS. Objectivo geral: Conhecer os motivos pelos quais há desistência no Processo de RVCC. A sua opinião sobre este tema (Desistência de Adultos que Frequentam o CNO / IEFS) é muito importante para nós. Ela poderá contribuir para melhor compreender este facto. Pedimos para que responda abertamente às questões que aqui apresentamos. 1 - Quais as suas expectativas iniciais em relação ao Processo de RVCC? Boas. 2 - O Processo RVCC correspondeu às suas expectativas iniciais? Porquê? Sim. Consegue-se tirar o 9º ano mais facilmente e em menos tempo. 3 - Qual a sua opinião sobre as metodologias utilizadas por este CNO para a sua situação pessoal? Foram boas. 4 - Como classifica a informação disponibilizada sobre o Processo RVCC, nomeadamente sobre os seus objectivos e formas de construção de um dossiê pessoal de competências? Óptima. 5 - Encontrou alguma dificuldade de relacionamento com algum técnico RVC, formador ou adulto? Se sim, com quem e qual?

39 Não. 6 - Qual a opinião que tem em relação ao tempo médio (três / quatro meses) de duração do Processo de RVCC? Boa. Temos mais trabalho. É adequado Menos tempo seria impossível. 7 - Quais foram as maiores dificuldades que teve neste Processo? Falta de tempo por motivos profissionais. Estou muitas vezes fora da região e até do país. 8 - Teve dificuldade em elaborar o seu dossiê pessoal de competências? Quais? Em que fase? Não, nem por isso. 9 - Qual a sua opinião em relação ao horário em que decorre o processo (19-22 horas)? Acho que o horário é bom. Dá para sair do trabalho, tomar banho e jantar antes de ir para as sessões Relativamente aos espaços lectivos, preferia a disposição das mesas em U ou o modelo tradicional em Fila? Porquê? É igual Considera a dimensão do grupo (cerca de 15 a 20 pessoas) adequada? Porquê? Sim. É do tamanho de uma turma da escola. Mais de 20 pessoas seria complicado explicar a todos Seria mais facilitador se o Processo de RVCC se realizasse no seu local de trabalho (itinerâncias)? Era bom Porquê? O processo de RVCC ao ser feito na empresa evita o embaraço das deslocações à escola.

40 14 - Seria mais facilitador se pudesse contar com um familiar ou amigo no grupo? Sim Porquê? Dava para comunicar mais e até podia haver mais ajuda nos trabalhos Por que motivos desistiu? Por motivos profissionais. Passava semanas sem ir a casa Está a pensar retomar o Processo? Não. 18- O que o levou a ponderar essa possibilidade? (só fazer se a resposta for SIM) O que deveria ter acontecido para ter retomado o processo? (só fazer se a resposta for NÃO) Mudar de emprego O que deveria ter acontecido para que não tivesse desistido? Ter tido mais tempo Em sua opinião, que medidas poderá o nosso CNO implementar para evitar a desistência de adultos neste processo? Tenho a certeza que vocês têm tudo de bom. Só depende mesmo das pessoas que querem fazer o RVCC.

41 E14 CENTRO DE NOVAS OPORTUNIDADES Instituto de Educação e Formação do Sorraia Entrevista aos Adultos Tema: Desistência de Adultos que Frequentam o CNO / IEFS. Objectivo geral: Conhecer os motivos pelos quais há desistência no Processo de RVCC. A sua opinião sobre este tema (Desistência de Adultos que Frequentam o CNO / IEFS) é muito importante para nós. Ela poderá contribuir para melhor compreender este facto. Pedimos para que responda abertamente às questões que aqui apresentamos. 1 - Quais as suas expectativas iniciais em relação ao Processo de RVCC? No início, as melhores. 2 - O Processo RVCC correspondeu às suas expectativas iniciais? Porquê? É pá Era uma boa forma de se conseguir o 9º ano. E então fui tentar 3 - Qual a sua opinião sobre as metodologias utilizadas por este CNO para a sua situação pessoal? Estiveram bem. 4 - Como classifica a informação disponibilizada sobre o Processo RVCC, nomeadamente sobre os seus objectivos e formas de construção de um dossiê pessoal de competências? O dossiê não era difícil O pior é o tempo. 5 - Encontrou alguma dificuldade de relacionamento com algum técnico RVC, formador ou adulto? Se sim, com quem e qual?

42 Não. Tudo gente simpática. 6 - Qual a opinião que tem em relação ao tempo médio (três / quatro meses) de duração do Processo de RVCC? Acho que se consegue fazer tudo Importa é trabalhar todos os dias um pouco. 7 - Quais foram as maiores dificuldades que teve neste Processo? O tempo. 8 - Teve dificuldade em elaborar o seu dossiê pessoal de competências? Quais? Em que fase? Não. 9 - Qual a sua opinião em relação ao horário em que decorre o processo (19-22 horas)? Sim. Principalmente para quem trabalha durante o dia (que é a maior parte das pessoas) Relativamente aos espaços lectivos, preferia a disposição das mesas em U ou o modelo tradicional em Fila? Porquê? Para mim é igual. Quando há vontade, isso não interessa muito Considera a dimensão do grupo (cerca de 15 a 20 pessoas) adequada? Porquê? Sim. Não pode haver muita gente na sala Seria mais facilitador se o Processo de RVCC se realizasse no seu local de trabalho (itinerâncias)? Acho que seria bom Porquê? Olhe, não precisava de andar de trás para a frente como ando quase sempre Seria mais facilitador se pudesse contar com um familiar ou amigo no grupo? Pela companhia, sim.

43 15 - Porquê? O espírito de grupo é bom Por que motivos desistiu? Por causa do meu emprego Tinha pouco tempo (sabe como é?!). O pessoal é jovem e não pensa 17 - Está a pensar retomar o Processo? Para já, não. Lá mais para a frente, logo se vê. 18- O que o levou a ponderar essa possibilidade? (só fazer se a resposta for SIM) Para já, não. Lá mais para a frente, logo se vê O que deveria ter acontecido para ter retomado o processo? (só fazer se a resposta for NÃO) O que deveria ter acontecido para que não tivesse desistido? Ter mais vontade Em sua opinião, que medidas poderá o nosso CNO implementar para evitar a desistência de adultos neste processo? Nós é que temos de ter mais força de vontade.

44 E15 CENTRO DE NOVAS OPORTUNIDADES Instituto de Educação e Formação do Sorraia Entrevista aos Adultos Tema: Desistência de Adultos que Frequentam o CNO / IEFS. Objectivo geral: Conhecer os motivos pelos quais há desistência no Processo de RVCC. A sua opinião sobre este tema (Desistência de Adultos que Frequentam o CNO / IEFS) é muito importante para nós. Ela poderá contribuir para melhor compreender este facto. Pedimos para que responda abertamente às questões que aqui apresentamos. 1 - Quais as suas expectativas iniciais em relação ao Processo de RVCC? Boas, senão nem teria ido aí ao vosso centro. 2 - O Processo RVCC correspondeu às suas expectativas iniciais? Porquê? Correspondeu. 3 - Qual a sua opinião sobre as metodologias utilizadas por este CNO para a sua situação pessoal? As metodologias? Para mim foram boas. 4 - Como classifica a informação disponibilizada sobre o Processo RVCC, nomeadamente sobre os seus objectivos e formas de construção de um dossiê pessoal de competências? Informaram bem. 5 - Encontrou alguma dificuldade de relacionamento com algum técnico RVC, formador ou adulto? Se sim, com quem e qual?

45 Os técnicos querem o nosso melhor Estiveram bem. 6 - Qual a opinião que tem em relação ao tempo médio (três / quatro meses) de duração do Processo de RVCC? Talvez um pouco mais de tempo para se conseguir fazer tudo bem feito. 7 - Quais foram as maiores dificuldades que teve neste Processo? Acabei por arranjar um trabalho. Tive de começar a dar o litro E não tive tempo. 8 - Teve dificuldade em elaborar o seu dossiê pessoal de competências? Quais? Em que fase? Quer dizer Eu não fiz quase nada do dossier. Fiquei logo no início. 9 - Qual a sua opinião em relação ao horário em que decorre o processo (19-22 horas)? Para quem trabalha de dia é bom. Mas, sabe, eu nunca conseguia chegar a horas Relativamente aos espaços lectivos, preferia a disposição das mesas em U ou o modelo tradicional em Fila? Porquê? Eu tive sempre aulas na sala 11 (lá em cima). Essa era boa. Era em U Considera a dimensão do grupo (cerca de 15 a 20 pessoas) adequada? Porquê? Quanto mais gente, melhor! 12 - Seria mais facilitador se o Processo de RVCC se realizasse no seu local de trabalho (itinerâncias)? É pá O patrão ainda não me conhece bem. Acho que não. Cada coisa no seu lugar Porquê? Depois se eu não aprendesse bem as coisas que vocês explicam, o patrão pensava que eu era burro Seria mais facilitador se pudesse contar com um familiar ou amigo no grupo? Sim. Um amigo fixe Ou uma amiga (risos!).

46 15 - Porquê? Olhe. Pela companhia 16 - Por que motivos desistiu? Já lhe disse, porque arranjei um novo emprego e tive de dar o litro Está a pensar retomar o Processo? Por enquanto, não posso. 18- O que o levou a ponderar essa possibilidade? (só fazer se a resposta for SIM) O que deveria ter acontecido para ter retomado o processo? (só fazer se a resposta for NÃO) Tenho muito trabalho O que deveria ter acontecido para que não tivesse desistido? Continuar desempregado Em sua opinião, que medidas poderá o nosso CNO implementar para evitar a desistência de adultos neste processo? Isso depende das pessoas Não de vocês.

47 E16 CENTRO DE NOVAS OPORTUNIDADES Instituto de Educação e Formação do Sorraia Entrevista aos Adultos Tema: Desistência de Adultos que Frequentam o CNO / IEFS. Objectivo geral: Conhecer os motivos pelos quais há desistência no Processo de RVCC. A sua opinião sobre este tema (Desistência de Adultos que Frequentam o CNO / IEFS) é muito importante para nós. Ela poderá contribuir para melhor compreender este facto. Pedimos para que responda abertamente às questões que aqui apresentamos. 1 - Quais as suas expectativas iniciais em relação ao Processo de RVCC? Foram boas. 2 - O Processo RVCC correspondeu às suas expectativas iniciais? Porquê? Sim, era aquilo que eu queria fazer. 3 - Qual a sua opinião sobre as metodologias utilizadas por este CNO para a sua situação pessoal? Foram boas. 4 - Como classifica a informação disponibilizada sobre o Processo RVCC, nomeadamente sobre os seus objectivos e formas de construção de um dossiê pessoal de competências? Estiveram todos bem. Ajudaram muito. 5 - Encontrou alguma dificuldade de relacionamento com algum técnico RVC, formador ou adulto? Se sim, com quem e qual?

48 Não. 6 - Qual a opinião que tem em relação ao tempo médio (três / quatro meses) de duração do Processo de RVCC? Acho que foi bem escolhido. Quem quiser trabalhar um pouco consegue fazer tudo em quatro meses. 7 - Quais foram as maiores dificuldades que teve neste Processo? Tive dificuldades com as TIC. Nunca tinha mexido num computador e tive muitas dificuldades. 8 - Teve dificuldade em elaborar o seu dossiê pessoal de competências? Quais? Em que fase? No início parecia um pouco confuso, mas depois foi fácil. 9 - Qual a sua opinião em relação ao horário em que decorre o processo (19-22 horas)? É bom Relativamente aos espaços lectivos, preferia a disposição das mesas em U ou o modelo tradicional em Fila? Porquê? Não tive muito tempo para me aperceber qual a melhor disposição das mesas Fui aí poucas vezes Considera a dimensão do grupo (cerca de 15 a 20 pessoas) adequada? Porquê? Sim Seria mais facilitador se o Processo de RVCC se realizasse no seu local de trabalho (itinerâncias)? Sim, acho que ajudava Porquê? Por causa dos transportes e das deslocações Seria mais facilitador se pudesse contar com um familiar ou amigo no grupo? Não sei. Talvez.

49 15 - Porquê? Não sei Por que motivos desistiu? Por falta de tempo e por desinteresse Está a pensar retomar o Processo? Não. 18- O que o levou a ponderar essa possibilidade? (só fazer se a resposta for SIM) O que deveria ter acontecido para ter retomado o processo? (só fazer se a resposta for NÃO) Ter mais tempo e estar mais motivado O que deveria ter acontecido para que não tivesse desistido? Não sei 21 - Em sua opinião, que medidas poderá o nosso CNO implementar para evitar a desistência de adultos neste processo? Vocês estão bem.

50 E17 CENTRO DE NOVAS OPORTUNIDADES Instituto de Educação e Formação do Sorraia Entrevista aos Adultos Tema: Desistência de Adultos que Frequentam o CNO / IEFS. Objectivo geral: Conhecer os motivos pelos quais há desistência no Processo de RVCC. A sua opinião sobre este tema (Desistência de Adultos que Frequentam o CNO / IEFS) é muito importante para nós. Ela poderá contribuir para melhor compreender este facto. Pedimos para que responda abertamente às questões que aqui apresentamos. 1 - Quais as suas expectativas iniciais em relação ao Processo de RVCC? Confesso que no início não queria ir, mas uns amigos convenceram-me. 2 - O Processo RVCC correspondeu às suas expectativas iniciais? Porquê? Sim. 3 - Qual a sua opinião sobre as metodologias utilizadas por este CNO para a sua situação pessoal? Óptimas. 4 - Como classifica a informação disponibilizada sobre o Processo RVCC, nomeadamente sobre os seus objectivos e formas de construção de um dossiê pessoal de competências? Não tenho nada a dizer. 5 - Encontrou alguma dificuldade de relacionamento com algum técnico RVC, formador ou adulto? Se sim, com quem e qual?

Então, preenchemos umas fichas com os dados pessoais( ) ( ) os meus hobbies, como eu passava os meus tempos livres( )

Então, preenchemos umas fichas com os dados pessoais( ) ( ) os meus hobbies, como eu passava os meus tempos livres( ) Categoria Sub-categoria Unidades de registo Ent. Actividades Sessões individuais para responderam a questões sobre: -A vida pessoal Depois posteriormente, quando nos mandaram cá vir, é que fomos recebidas

Leia mais

Entrevista Jessica

Entrevista Jessica Entrevista 1.10 - Jessica (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento).

Leia mais

Entrevista Claudia

Entrevista Claudia Entrevista 1.03 - Claudia (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Protocolo da Entrevista a Isabel

Protocolo da Entrevista a Isabel Protocolo da Entrevista a Isabel 1 Pedia-lhe que me contasse o que lhe aconteceu de importante desde que terminou a licenciatura. Desde que acabei o curso ou fiz a profissionalização? É que eu acabei o

Leia mais

Protocolo da Entrevista a Anália

Protocolo da Entrevista a Anália Protocolo da Entrevista a Anália 1 Pedia-lhe que me contasse o que lhe aconteceu de importante desde que acabou a licenciatura até agora. Então, eu acabei o 4.º ano da licenciatura e tinha o 5.º ano que

Leia mais

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista 23-2-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 3 Data: 18/10/2010 Hora: 19h00 Duração: 22:25 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

Identificação. F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de nascimento/residência

Identificação. F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Identificação F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista 4-5-2011 Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de

Leia mais

Identificação Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência FL07:

Identificação Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência FL07: 1 Identificação FL07 Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista 7-10-2012 Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência Lisboa/Lisboa Grau de escolaridade mais elevado Licenciatura

Leia mais

SEU SUCESSO NA CARREIRA. em foco!

SEU SUCESSO NA CARREIRA. em foco! SEU SUCESSO NA CARREIRA em foco! Qual seu motivo para fazer inicios? Que benefícios eles te trazem a curto e a longo prazo? Não sou como você Sei que você não é como eu. Você irá se dar bem por

Leia mais

Dados sobre o grupo de RVCC (Conversa com a Dra. Emília)

Dados sobre o grupo de RVCC (Conversa com a Dra. Emília) Dados sobre o grupo de RVCC (Conversa com a Dra. Emília) Nós enquanto parceiros, enquanto rede de parceiros do grupo comunitário da Alta de Lisboa, o grupo de inserção aqui da empregabilidade tem como

Leia mais

Actividades. portefólio( )

Actividades. portefólio( ) Categoria Sub-categoria Unidades de registo Ent. Actividades Com os profissionais: Com a profissional, ela orientou-nos sobre todo o processo( ) A3 -Explicação do processo de rvcc A primeira sessão foi

Leia mais

13. Já tiveste de ir a Conselho de Turma por teres tido mau comportamento? Não

13. Já tiveste de ir a Conselho de Turma por teres tido mau comportamento? Não (não preencher) N.º DO QUESTIONÁRIO 1. Escola 5º ano 6º ano Turma 2. N.º do aluno 3. Rapaz Rapariga 4. Ano de nascimento 5. Nasceste em Portugal? Sim Não Em que país nasceste? Vivo em Portugal há anos

Leia mais

ANEXO III-A. Questionário. Mestrado em Educação Multimédia

ANEXO III-A. Questionário. Mestrado em Educação Multimédia ANEXO III-A Questionário 109 ANEXO III-A Anexo III A Questionário On-line aplicado aos alunos após a actividade Caça ao Tesouro Figura 19 Questionário on-line aplicado aos alunos após a actividade Caça

Leia mais

Anexo Entrevista G2.5

Anexo Entrevista G2.5 Entrevista G2.4 Entrevistado: E2.5 Idade: 38 anos Sexo: País de origem: Tempo de permanência em Portugal: Feminino Ucrânia 13 anos Escolaridade: Imigrações prévias: --- Ensino superior (professora) Língua

Leia mais

Entrevista Sara

Entrevista Sara Entrevista 1.18 - Sara (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

João. presta atenção!

João. presta atenção! João presta atenção!, Patrícia Secco João, presta atenção! Ilustrado por Edu A. Engel Fundação EDUCAR DPaschoal www.educardpaschoal.org.br F: (19) 3728-8129 Esse livro é dedicado ao meu amigo Luiz Antonio

Leia mais

Há 23 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 23 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A5 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 23 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Assistente social. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Das mais variadas, desde o acompanhamento

Leia mais

Suelen e Sua História

Suelen e Sua História Suelen e Sua História Nasci em Mogi da Cruzes, no maternidade Santa Casa de Misericórdia no dia 23 de outubro de 1992 às 18 horas. Quando eu tinha 3 anos de idade fui adotada pela tia da minha irmã, foi

Leia mais

Anexo 2.2- Entrevista G1.2

Anexo 2.2- Entrevista G1.2 Entrevistado: E1.2 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 53 anos Masculino Cabo-Verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: 4ª classe Imigrações prévias : -- Língua materna: Outras línguas: Agregado

Leia mais

Transcrição de Entrevista nº 12

Transcrição de Entrevista nº 12 Transcrição de Entrevista nº 12 E Entrevistador E12 Entrevistado 12 Sexo Feminino Idade 25anos Área de Formação Engenharia Informática E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto

Leia mais

Transcrição de Entrevista nº 10

Transcrição de Entrevista nº 10 Transcrição de Entrevista nº 10 E Entrevistador E10 Entrevistado 10 Sexo Feminino Idade 31 anos Área de Formação Engenharia Informática E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o

Leia mais

Edição n.º 4 9 de outubro de Palixa

Edição n.º 4 9 de outubro de Palixa JORNAL DO PRÍNCIPE Edição n.º 4 9 de outubro de 2014 Palixa Todas as quartas-feiras, pelas 18h00, há um grupo de amigos que se reúne no Centro Cultural do Príncipe para conversar e ensinar Lung ie. Pág.

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Fabrício Local: Núcleo de Arte do Neblon Data: 26.11.2013 Horário: 14h30 Duração da entrevista: 20min COR PRETA

Leia mais

INQ Já alguma vez se sentiu discriminada por ser filha de pais portugueses? Em que situação e em que contexto é que isso aconteceu?

INQ Já alguma vez se sentiu discriminada por ser filha de pais portugueses? Em que situação e em que contexto é que isso aconteceu? Transcrição da entrevista: Informante: nº24 Célula: 8 Data da gravação: Agosto de 2009 Geração: 2ª Idade: 30 Sexo: Feminino Tempo de gravação: 11.38 minutos INQ Já alguma vez se sentiu discriminada por

Leia mais

Anexo Entrevista G1.5

Anexo Entrevista G1.5 Entrevista G1.5 Entrevistado: E1.5 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 50 anos Masculino Cabo-verde 24 anos em Portugal: Escolaridade: 4ª classe Imigrações prévias: -- crioulo Língua materna:

Leia mais

Escola do 1ºCEB do Couto 12 alunos todos os anos de escolaridade

Escola do 1ºCEB do Couto 12 alunos todos os anos de escolaridade Escola do 1ºCEB do Couto 12 alunos todos os anos de escolaridade Monitora 1 Bom dia! Vocês vêm de onde? Alunos 1 Do Couto. Monitora 2 E o tempo aqui, como é que está? Alunos 2 Está calor. Monitora 3 -

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A15 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Sou ajudante de lar. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Faço-lhes a higiene, preparo-os,

Leia mais

Foram todos excelentes. Dez.

Foram todos excelentes. Dez. Categoria Sub-categoria Unidades de registo Ent. -Sobre a equipa técnicopedagógica(1 a 10) 10 excelente 10. Se é excelente tenho de dar 10. Entre o 9 e 10 tenho de dar se é excelente. A2 10 A3 Até agora,

Leia mais

A chave do sucesso de uma confeitaria, padaria, ou cafeteria

A chave do sucesso de uma confeitaria, padaria, ou cafeteria Todos os direitos reservados. O conteúdo deste manual é propriedade da editora e dos autores. Não é autorizada a reprodução deste manual sem a autorização expressa e por escrito dos autores. O manual não

Leia mais

Entrevista 3. Alunos entrevistados: Aluno 1- Rita Campos Aluno 2 Ana Rita Aluno 3- Catarina Monsanto Aluno 4-Ivo Morais

Entrevista 3. Alunos entrevistados: Aluno 1- Rita Campos Aluno 2 Ana Rita Aluno 3- Catarina Monsanto Aluno 4-Ivo Morais Entrevista 3 Alunos entrevistados: Aluno 1- Rita Campos Aluno 2 Ana Rita Aluno 3- Catarina Monsanto Aluno 4-Ivo Morais Eu- Primeiro que tudo que quero saber se vocês, a nível geral, se gostaram do trabalho

Leia mais

"Cheguei a fazer 3 exames no mesmo dia"

Cheguei a fazer 3 exames no mesmo dia "Cheguei a fazer 3 exames no mesmo dia" Forum Estudante Criado em 28 junho 2017 Escrito por Forum Estudante José Fernandes tem 21 anos e é estudante do ensino superior, onde se encontrar prestes a completar...

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Sonia Local: Núcleo de Arte Nise da Silveira Data: 5 de dezembro de 2013 Horário: 15:05 Duração da entrevista:

Leia mais

Juro lealdade à bandeira dos Estados Unidos da... autch! No terceiro ano, as pessoas adoram dar beliscões. Era o Zezinho-Nelinho-Betinho.

Juro lealdade à bandeira dos Estados Unidos da... autch! No terceiro ano, as pessoas adoram dar beliscões. Era o Zezinho-Nelinho-Betinho. ÍTULO 1 Juro lealdade à bandeira dos Estados Unidos da... autch! No terceiro ano, as pessoas adoram dar beliscões. Era o Zezinho-Nelinho-Betinho. Julinho sussurrou. Vou pensar no teu caso respondi -lhe,

Leia mais

Apêndice C Relatórios dos alunos

Apêndice C Relatórios dos alunos 132 Apêndice C Relatórios dos alunos Segundo os alunos dessa 8ª série, até então nunca tinham feito um relatório, tendo sido essa sua primeira oportunidade para fazer um. Alguns alunos, que entenderam

Leia mais

Identificação Duração da entrevista 25:57 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1968 (43) Local de nascimento/residência

Identificação Duração da entrevista 25:57 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1968 (43) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação F12 Duração da entrevista 25:57 Data da entrevista 31-07-2012 Ano de nascimento (Idade) 1968 (43) Local de nascimento/residência

Leia mais

INQ E depois a viagem, tem algum pormenor assim que se lembre que seja importante contar?

INQ E depois a viagem, tem algum pormenor assim que se lembre que seja importante contar? Transcrição da entrevista: Informante: nº8 Célula: 3 Data da gravação: Julho de 2009 Geração: 1ª Idade: 56 Sexo: Feminino Tempo de gravação: 14.44 minutos INQ Como é que surgiu a decisão de ter emigrado

Leia mais

MÃE, QUANDO EU CRESCER...

MÃE, QUANDO EU CRESCER... MÃE, QUANDO EU CRESCER... Dedico este livro a todas as pessoas que admiram e valorizam a delicadeza das crianças! Me chamo Carol, mas prefiro que me chamem de Cacau, além de ser um apelido que acho carinhoso,

Leia mais

Iracema ia fazer aniversário. Não

Iracema ia fazer aniversário. Não Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães Iracema ia fazer aniversário. Não sabia muito bem se ela podia convidar a turma do Hospital por motivos fáceis de explicar,

Leia mais

Curso de Formação A Proteção de Crianças e Jovens em Contexto Escolar. (Data de início: 07/09/ Data de fim: 10/09/2015)

Curso de Formação A Proteção de Crianças e Jovens em Contexto Escolar. (Data de início: 07/09/ Data de fim: 10/09/2015) Curso de Formação A Proteção de Crianças e Jovens em Contexto Escolar (Data de início: 07/09/2015 - Data de fim: 10/09/2015) I -Avaliação da ação pelo formando A. expectativas em relação à ação de formação

Leia mais

À CONVERSA COM UMA PROFISSIONAL

À CONVERSA COM UMA PROFISSIONAL À CONVERSA COM UMA PROFISSIONAL A 27 de abril de 2012, os alunos do 2º F do curso profissional de Técnico de Turismo, realizaram uma entrevista, a uma profissional da área. A entrevista foi previamente

Leia mais

23 anos. 1. Vai desde a higiene pessoal do idoso a alimentação, tratamento de roupas Basicamente é isso.

23 anos. 1. Vai desde a higiene pessoal do idoso a alimentação, tratamento de roupas Basicamente é isso. Entrevista A9 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? 23 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Ajudante de acção directa. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Vai desde a higiene pessoal

Leia mais

Faz a tua própria história

Faz a tua própria história Faz a tua própria história! Faz a tua própria história, Página 1 Estou aqui para vos falar de uma história muito simples. E a história não é sobre um rei, um príncipe, um elefante, ou um rato. A história

Leia mais

E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto de ser homem/mulher? Mais protecção, brinquedos e brincadeiras diferentes

E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto de ser homem/mulher? Mais protecção, brinquedos e brincadeiras diferentes Transcrição de Entrevista nº 6 E Entrevistador E6 Entrevistado 6 Sexo Feminino Idade 25 anos Área de Formação Engenharia Informática E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto

Leia mais

TRAJECTO DE VIDA. Página 1 de 6. Contexto e Projecto de Vida Formando Paulo Santos Formador Luísa Guerreiro Data

TRAJECTO DE VIDA. Página 1 de 6. Contexto e Projecto de Vida Formando Paulo Santos Formador Luísa Guerreiro Data 1 de 6 TRAJECTO DE VIDA O meu trajecto de vida começou em Almada onde nasci e fui criado. Aos 2 anos fui para o infantário, no Arsenal do Alfeite, andei lá até aos 5 anos, tinha tantos projectos para a

Leia mais

a confusão do final do ano e as metas para o próximo

a confusão do final do ano e as metas para o próximo o que fazer se o ano que passou foi ruim? o que fazer nesse próximo ano? a confusão do final do ano e as metas para o próximo Enéas Guerriero www.equilibriocontinuo.com.br O que vamos falar hoje? 1) Estresse

Leia mais

Manual do jovem deputado

Manual do jovem deputado Manual do jovem deputado (Este manual procura expor, de forma simples, as regras do Parlamento dos Jovens que estão detalhadas no Regimento. Se quiseres fazer outras perguntas escreve para parlamento.jovens@ar.parlamento.pt)

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º SÉRIE 4º BIMESTRE AUTORIA CONCEICAO DE MARIA PERDOMIS VIVEIROS Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I - Seminário O texto abaixo é a transcrição

Leia mais

23 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

23 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A7 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? 23 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Auxiliar de acção directa. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Portanto a higiene, a alimentação,

Leia mais

Entrevista Rodrigo

Entrevista Rodrigo Entrevista 1.17 - Rodrigo (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Intenção e Ação Quando você tem a CORAGEM de dizer AGORA CHEGA Você dá o primeiro passo pra o seu SUCESSO Seu Negócio Tem um Cadeado e a chave para abri-lo Chama-se INICIAÇÃO Não sou como você Sei que

Leia mais

Valorıze-se, organıze-se! Cláudio Ramos

Valorıze-se, organıze-se! Cláudio Ramos Valorıze-se, organıze-se! Cláudio Ramos Índice 8 A felicidade pode estar na valorização? Pode, digo eu! 11 1. CASA 13 COMPRAS E POUPANÇA 15 DECORAÇÃO 29 2. ROUPA 40 GUARDA-ROUPA BÁSICO: O Que Todas as

Leia mais

Minha História de amor

Minha História de amor Minha História de amor Hoje eu vou falar um pouco sobre a minha história de amor! Bem, eu namoro à distância faz algum tempinho. E não é uma distância bobinha não, são 433 km, eu moro em Natal-Rn, e ela

Leia mais

O mar na gota de água

O mar na gota de água O mar na gota de água! O mar na gota de água, Página 1 Há uma pergunta que tem de ser feita: seja o que for que esteja a acontecer na minha vida, em qualquer altura, em tempos de alegria, em tempos de

Leia mais

E6- mais ou menos. Correu uma beca pó torto. E- Eu sei, a Laura disse-me, eu não tava nesse dia não puder ir. Gostavas que tivesse corrido melhor?

E6- mais ou menos. Correu uma beca pó torto. E- Eu sei, a Laura disse-me, eu não tava nesse dia não puder ir. Gostavas que tivesse corrido melhor? E- Vá, então eu queria-te perguntar sobre o teatro, o que é que tu achas do teatro. E6- Bué fixe. E- Ya e quando soubeste que ias fazer teatro ficaste contente ou triste? E6- Bué contente. E- Porquê? E6-

Leia mais

AB Mas o Fernando tem formação, e os seus colegas cotechs, em primeiro lugar, recebe a formação. E quem é que dá essa formação?

AB Mas o Fernando tem formação, e os seus colegas cotechs, em primeiro lugar, recebe a formação. E quem é que dá essa formação? Codificação desta entrevista: PREN03 PREN03 Renault Destinatário da formação e formador de Telheiras Fernando Farinha (Cotech) Entrevista: 19/12/08 das 10h15 às 10h40 AB Como Cotech é, por um lado, participante

Leia mais

A vida no campus. Juliana Brasil 7º período de Engenharia Química Puc Rio Universidade de Miami. Relatório de Viagem

A vida no campus. Juliana Brasil 7º período de Engenharia Química Puc Rio Universidade de Miami. Relatório de Viagem Juliana Brasil 7º período de Engenharia Química Puc Rio Universidade de Miami Relatório de Viagem Meu nome é Juliana Brasil, eu curso Engenharia Química aqui na PUC e fiz o meu intercambio na Universidade

Leia mais

UC/UFCD: Cultura, Língua e Comunicação Formador [a]: Vítor Dourado Formando: Fernanda Piçarra. Data 10/05/10

UC/UFCD: Cultura, Língua e Comunicação Formador [a]: Vítor Dourado Formando: Fernanda Piçarra. Data 10/05/10 Na minha opinião, o filme retrata muita tecnologia, e espero que, de futuro, não seja nada assim. Pessoalmente assusta-me pensar que iríamos andar na rua e encontrarmo-nos mais robots do que pessoas. Seria

Leia mais

Conhece a Ana. // Perfil

Conhece a Ana. // Perfil Conhece a Ana // Perfil Nome: Ana Rodrigues Idade: 21 anos Nacionalidade: Portuguesa Cidade: Caxarias/Ourém Escola: Escola Superior de Saúde (ESSLei) Curso: Licenciatura em Dietética País Escolhido: Lituânia

Leia mais

CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA COMPREENSÃO DA LEITURA PRODUÇÃO E INTERAÇÃO ESCRITAS INFORMAÇÕES E INSTRUÇÕES Esta componente tem a duração de 75 minutos. Esta componente tem

Leia mais

Anexo 2.3- Entrevista G1.3

Anexo 2.3- Entrevista G1.3 Entrevista G1.3 Entrevistado: E1.3 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 44 anos Masculino Cabo-verde (nasceu em São Tomé) 20 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias : 4ª classe

Leia mais

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO PROFESSORA Bom dia meninos, estão bons? TODOS Sim. PROFESSORA Então a primeira pergunta que eu vou fazer é se vocês gostam

Leia mais

ANEXO 6. Quadro 1 Designação das Categorias. - Conhecimento de Síndrome de Asperger. - Planificação das aulas/sessões. - Trabalho em Equipa

ANEXO 6. Quadro 1 Designação das Categorias. - Conhecimento de Síndrome de Asperger. - Planificação das aulas/sessões. - Trabalho em Equipa Quadro 1 Designação das Categorias ANEXO 6 Categorias Subcategorias A - Percurso Profissional - Experiência - Conhecimento de Síndrome de Asperger - Planificação das aulas/sessões - Trabalho em Equipa

Leia mais

Os Principais Tipos de Objeções

Os Principais Tipos de Objeções Os Principais Tipos de Objeções Eu não sou como você" Você tem razão, eu não estou procurando por pessoas que sejam como eu. Sou boa no que faço porque gosto de mim como eu sou. Você vai ser boa no que

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Igor Local: Núcleo de Arte Nise da Silveira Data: 05 de dezembro de 2013 Horário: 15:05 Duração da entrevista:

Leia mais

68 POSTS SOBRE MODA, ESTILO E BELEZA E-BOOK INTERATIVO ÍNDICE CLIQUE AQUI

68 POSTS SOBRE MODA, ESTILO E BELEZA E-BOOK INTERATIVO ÍNDICE CLIQUE AQUI WWW.JANEISATOMAS.COM.BR 68 POSTS SOBRE MODA, ESTILO E BELEZA E-BOOK INTERATIVO ÍNDICE CLIQUE AQUI 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38

Leia mais

Entrevista Bernardo

Entrevista Bernardo Entrevista 1.25 - Bernardo (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Inquérito por questionário Alunos

Inquérito por questionário Alunos Inquérito por questionário Alunos INSTRUÇÕES A seguir apresentamos-te um conjunto de perguntas sobre as tuas aulas. Não há respostas certas nem erradas, por isso pedimos-te que respondas com verdade. Obrigado

Leia mais

QUE OS TEUS PAIS. inês faria

QUE OS TEUS PAIS. inês faria QUE OS TEUS PAIS 2 QUE OS TEUS PAIS inês faria 3 Olá a todos! P. 7 ALGUMAS COISAS QUE OS TEUS PAIS NÃO TE DISSERAM P. 9 INDEPENDÊNCIA! P. 23 4 SER MULHER O PRIMEIRO DRAMA DRAMÁTICO DA VIDA DE UMA MULHER

Leia mais

ª «ė ě«z ª QUEM E MARIA?

ª «ė ě«z ª QUEM E MARIA? QUEM E MARIA? «Pedi aos vossos pais e educadores que vos metam na escola de Nossa Senhora.» Papa João Paulo II, em Fátima, no ano 2000 8 Estou tão feliz por eles, Zacarias! disse Isabel. As palavras da

Leia mais

6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros

6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros 6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros Saiba como ter uma conversa agradável que conquiste o homem Eu imagino que você possa provavelmente estar rindo e pensando, Eu nunca tive problemas

Leia mais

Casa da entrevistada Entrevista Interrompida 2 vezes por 3ª pessoa. Entrevista difícil, muitos backchannel devices, Comentários

Casa da entrevistada Entrevista Interrompida 2 vezes por 3ª pessoa. Entrevista difícil, muitos backchannel devices, Comentários 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 Identificação F06 Duração da entrevista 29:54 Data da entrevista 14-12-2011 Ano de nascimento (Idade) 1969 (43) Local de nascimento/residência

Leia mais

CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA COMPREENSÃO DA LEITURA PRODUÇÃO E INTERAÇÃO ESCRITAS INFORMAÇÕES E INSTRUÇÕES PARA OS CANDIDATOS Esta componente tem a duração de 1 hora e 15 minutos.

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 8 Data: 28/10/2010 Hora: 13h00 Duração: 26:31 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

澳門四高校聯合入學考試 ( 語言科及數學科 ) Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau.

澳門四高校聯合入學考試 ( 語言科及數學科 ) Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau. 澳門四高校聯合入學考試 ( 語言科及數學科 ) Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau 2018 年試題及參考答案 Exames e Resposta do Ano 2018 葡語 B Português B Leia o seguinte

Leia mais

Versão RECONTO. O Principezinho. PLIP003 De Antoine De Saint Exupéry

Versão RECONTO. O Principezinho. PLIP003  De Antoine De Saint Exupéry O Principezinho De Antoine De Saint Exupéry Versão RECONTO Adaptação e revisão de texto Judite Vieira e Maria da Luz Simão Escola Secundária Afonso Lopes Vieira Leiria PLIP003 www.plip.ipleiria.pt Este

Leia mais

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso ABORDAGEM FRIA Receita do sucesso Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. Abordagem fria E agora? Como fazer? Para quem não sabe o que é, significa você

Leia mais

OUTUBRO Quarta-feira Os meus pais estão sempre a dizer que o mundo não gira à minha volta, mas às vezes pergunto-me se não girará MESMO.

OUTUBRO Quarta-feira Os meus pais estão sempre a dizer que o mundo não gira à minha volta, mas às vezes pergunto-me se não girará MESMO. OUTUBRO Quarta-feira Os meus pais estão sempre a dizer que o mundo não gira à minha volta, mas às vezes pergunto-me se não girará MESMO. Quando era pequeno, vi um filme sobre um homem que tinha sido secretamente

Leia mais

Entrevista Zaida

Entrevista Zaida Entrevista 1.23 - Zaida (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mértola Ano Letivo

Agrupamento de Escolas de Mértola Ano Letivo Hoje, dia 18 de Fevereiro, entrevistei uma amiga minha que conheço aproximadamente há 7 anos, sofre de ansiedade social\ fobia social. 1- És ansiosa? Muito, sinto-me muitas vezes ansiosa, principalmente

Leia mais

Mestrado: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Disciplina: Psicologia Educacional Docente: Doutor Nuno Corte Real

Mestrado: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Disciplina: Psicologia Educacional Docente: Doutor Nuno Corte Real Mestrado: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Disciplina: Psicologia Educacional Docente: Doutor Nuno Corte Real Tema: Elaboração de uma peça de teatro - Promoção da Saúde,

Leia mais

O Menino NÃO. Era uma vez um menino, NÃO, eram muitas vezes um menino que dizia NÃO. NÃO acreditam, então vejam:

O Menino NÃO. Era uma vez um menino, NÃO, eram muitas vezes um menino que dizia NÃO. NÃO acreditam, então vejam: O Menino NÃO Era uma vez um menino, NÃO, eram muitas vezes um menino que dizia NÃO. NÃO acreditam, então vejam: Pela manhã a mãe ia ao seu quarto acordá-lo para ele se levantar e tomar o pequeno-almoço.

Leia mais

queria ficar cá para sempre. Virgílio Castelo - Eu até já tinha vindo na inauguração com a mais velha [Tâmara, de 27 anos].

queria ficar cá para sempre. Virgílio Castelo - Eu até já tinha vindo na inauguração com a mais velha [Tâmara, de 27 anos]. VIRGÍLIO CASTELO e MARIA LUCENA divertem-se com as filhas 20 aniversário da Disneyland Paris "[Não as acompanhar] éomeu grande receio. Gostaria deter tempo para as deixar preparadas,, Virgílio Castelo

Leia mais

coleção Conversas #5 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #5 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. coleção Conversas #5 Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo de facilitar diálogos que muitas vezes podem

Leia mais

Entrevista Maria

Entrevista Maria Entrevista 1.12 - Maria (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Projectos de vida de jovens com baixas qualificações escolares

Projectos de vida de jovens com baixas qualificações escolares Fórum de Pesquisas CIES 2008 Desigualdades Sociais em Portugal Projectos de vida de jovens com baixas qualificações escolares Maria das Dores Guerreiro (coord.) Frederico Cantante Margarida Barroso 1 Projecto

Leia mais

A minha história de Vida

A minha história de Vida Área: Cultura, Língua e Comunicação NG7: Saberes Fundamentais DR2 Curso EFA A minha história de Vida Professora: Elisabete Pereira Aluno: Ana Fonseca O meu nome é Ana Rita Marques Fonseca, tenho 19 anos

Leia mais

TABUADA DAS OBJEÇÕES

TABUADA DAS OBJEÇÕES TABUADA DAS OBJEÇÕES Você já sentiu acuada, sem palavras ao ouvir alguma objeção de sua potencial iniciada!? As pessoas que você vai abordar são tão especiais quanto você e se elas disserem não, lembre-se

Leia mais

Você já ouviu a história de uma tal "garota legal"? Bem, se não, deixeme contar uma história:

Você já ouviu a história de uma tal garota legal? Bem, se não, deixeme contar uma história: Você já ouviu a história de uma tal "garota legal"? Bem, se não, deixeme contar uma história: Uma garota legal é alguém que se dedica de alma e coração em um relacionamento. Ela é alguém que poderia esperar

Leia mais

Escola Municipal Pedro Costa de Menezes

Escola Municipal Pedro Costa de Menezes Universidade Federal de Goiás Faculdade de Educação Pesquisa Observatório da Educação Projeto: Desafios da Educação de Jovens Adultos integrada à Educção Profissional: identidades dos sujeitos, currículo

Leia mais

Identificação. ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência

Identificação. ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 Identificação ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista 4-8-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência

Leia mais

O que te dá brilho nos olhos?

O que te dá brilho nos olhos? O que te dá brilho nos olhos? Você sabia que se fizer o que não gosta terá que trabalhar? E também se fizer o que gosta terá que trabalhar também? O que você prefere? Trabalhar fazendo o que gosta, com

Leia mais

9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR

9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR 9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR 9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR Pense nessas mensagens de texto que virão a seguir como as flechas do seu arco. Quando disparado,

Leia mais

PODES SER O QUE TU QUISERES

PODES SER O QUE TU QUISERES PODES SER O QUE TU QUISERES Índice: 9: Dedicatória 10: Prefácio 14: Toda a gente duvida de ti no início 21: Eu gravava todo torto 28: 1001 Ideias 31: É tudo aquilo que vivo 36: Feliz Dia do Pai 41:

Leia mais

Erros que cometi ao abrir o meu primeiro blog

Erros que cometi ao abrir o meu primeiro blog Erros que cometi ao abrir o meu primeiro blog Date : 9 de Abril de 2016 Ao criar o nosso primeiro blog é comum cometerem-se muitos erros por falta de informação, de experiência e principalmente por impulso.

Leia mais

Aveiro: Cidade Amiga das Pessoas Idosas?!

Aveiro: Cidade Amiga das Pessoas Idosas?! Aveiro: Cidade Amiga das Pessoas Idosas?! E tudo começou Em Novembro de 2008, no Fórum Gulbenkian, onde Alexandre Kalache alertou para O envelhecimento e a Cidade. Professora Liliana Sousa e Professor

Leia mais

Projeto Identidades. Experiência de vida. Jacqueline Alves

Projeto Identidades. Experiência de vida. Jacqueline Alves Projeto Identidades Experiência de vida Jacqueline Alves Dedico este livro para todos aqueles que fizeram parte de cada dia da minha vida me dando conselhos, ajudando para que pudesse chegar até aqui ao

Leia mais

Uma Aflição Imperial.

Uma Aflição Imperial. Uma Aflição Imperial. Amanda Silva C. Prefácio Uma aflição Imperial conta a história de uma garota chamada Anna que é diagnosticada com tipo raro de câncer leucemia sua mãe é paisagista e tem apenas um

Leia mais