CEMAF SME Rio Claro PEB I

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CEMAF SME Rio Claro PEB I"

Transcrição

1 CEMAF SME Rio Claro PEB I KAMII, Constance. A Criança e o Número: implicações da teoria de Piaget para atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. 6ª edição. Campinas, São Paulo: Papirus Prof. M.Sc. Fabricio Eduardo Ferreira fabricio@fafica.br

2 Jean Piaget ( ) O mais influente pensador no campo da Educação durante a segunda metade do século XX. Não existe método de Piaget para educar. Nunca foi pedagogo, era biólogo utilizando a ciência para observar o processo de aquisição do conhecimento no ser humano, particularmente na criança. Criou um campo chamado epistemologia genética, ou seja, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Vem de Piaget a ideia de que o aprendizado é construído pelo aluno, inaugurando a corrente construtivista. Com Piaget, fica claro que as crianças não raciocinam como os adultos, inserindo gradualmente regras, valores e símbolos através da assimilação e acomodação (exemplo da ave como animal voador).

3 Os quatro estágios de desenvolvimento cognitivo Sensório Motor Pré Operacional Operações Concretas Operações Formais Até 2 anos de idade; Dos 2 aos 7 anos de idade; Dos 7 aos 11/12 anos de idade; Por volta dos 12 anos de idade; As crianças adquirem a capacidade de administrar seus reflexos básicos; Surge a capacidade de dominar a linguagem; Adquire a noção de reversibilidade das ações; Marca a entrada na idade adulta (cognitiva); Período anterior à linguagem; Começa a representação do mundo por meio de símbolos; Discrimina os objetos por similaridades e diferenças; Domina o pensamento lógico e dedutivo; O bebê desenvolve a percepção de si mesmo e dos objetos à sua volta. É egocêntrica e não é capaz, moralmente, de se colocar no lugar do outro. Pode dominar conceitos de tempo e número. Relaciona conceitos abstratos e raciocina sobre hipóteses.

4 Constance Kamii Natural de Genebra (Suíça); Filha de pais japoneses viveu no Japão até os 18 anos; Bacharelou-se em Sociologia em 1955 nos Estados Unidos; Possui Mestrado em Educação (1957) e Doutorado em Educação e Psicologia (1965) ambos pela Universidade de Michigan; Aluna e colaboradora de Jean Piaget fez diversos cursos de Pós-Doutoramento na Suíça e Estados Unidos ligados à epistemologia genética; Atualmente é professora na Universidade do Alabama, EUA.

5 Algumas obras de Constance Kamii Aritmética: Novas Perspectivas - Implicações da Teoria de Piaget Conhecimento Físico na Educação Pré-Escolar A Criança e o Número Crianças Pequenas Continuam Reinventando a Aritmética Crianças Pequenas: Reinventam a Aritmética Desvendando a Aritmética: Implicações da Teoria de Piaget Jogos em Grupo na Educação Infantil A Teoria de Piaget para a Educação Pré-Escolar Reinventando a Aritmética: Implicações da Teoria de Piaget (1982) (1984)

6 A Criança e o Número (KAMII, 1990) Introdução Capítulo 4 Capítulo 1 Capítulo 2 Capítulo 3 Situações escolares A Natureza do Objetivos para Princípios de que o professor Número Ensinar Números Ensino pode usar para ensinar número Apêndice O julgamento moral da criança (PIAGET, 1932)

7 Introdução O que é conservar o número? Conservar o número significa pensar que a quantidade continua a mesma quando o arranjo espacial dos objetos for modificado. Método (Inhelder, Sinclair e Bovet, 1974) Materiais: 20 fichas vermelhas e 20 fichas azuis Igualdade Conservação Contraargumentação Quotidade

8 Igualdade Coloque tantas fichas vermelhas como eu coloquei as azuis...

9 Conservação Existem tantas azuis quantas vermelhas, ou há mais aqui (azul) ou mais aqui (vermelha)? Como é que você sabe?

10 Contra-argumentação (1) As duas fileiras têm a mesma quantidade. Veja esta fileira (vermelha) é mais comprida. Uma outra criança disse que há mais fichas nesta fileira porque ela é mais comprida. Quem está certo, você ou a outra criança?

11 Contra-argumentação (2) A fileira de baixo (vermelha) possui mais fichas. Mas você não se lembra de antes? Nós colocamos uma ficha vermelha em frente de cada azul. A outra criança disse que havia a mesma quantidade de vermelhas e azuis. Quem você acha que está certo, você ou a outra criança?

12 Quotidade Conte as fichas azuis. Quantas vermelhas você acha que existem? Você pode adivinhar sem contar? Como é que você sabe?

13 Nível 1 Igualdade Conservação Nível I Nível II + Nível III + + No Nível I a criança não consegue fazer um conjunto com o mesmo número. Logo é desnecessário dizer que ela ainda não pode conservar a igualdade de dois conjuntos.

14 Nível 1 Quando as crianças ainda não construíram o início da estrutura mental do número elas usam o que lhes parece o melhor critério.

15 Nível 2 No Nível II, que se encontra entre quatro e cinco anos de idade, a criança consegue fazer um conjunto com o mesmo número, mas não consegue conservar a igualdade. Como é que você sabe? Tem mais vermelhas porque as azuis estão todas espremidas.

16 Nível 3 As crianças do Nível III são conservadoras. Dão respostas corretas a todas as perguntas, não sendo confundidas por contra-argumentações. Existem tantas azuis quantas vermelhas porque já era assim muito antes, e nós não retiramos nada, elas só estavam espremidas. (Argumento da identidade) Nós podíamos colocar todas as vermelhas do jeito que estavam antes, por isso não há mais azuis ou mais vermelhas. (Argumento da reversibilidade) Aqui as vermelhas estão numa fileira comprida, mas há espaço entre as fichas azuis, por isso dá na mesma. (Argumento da compensação)

17 Capítulo 1 A Natureza do Número Piaget estabeleceu uma distinção fundamental entre três tipos de conhecimento considerando suas fontes básicas e seu modo de estruturação: Conhecimento físico Conhecimento lógico - matemático Conhecimento social

18 Conhecimento Físico X Conhecimento Lógico-Matemático O conhecimento físico é o conhecimento dos objetos da realidade externa. São exemplos de conhecimento físico a cor, o peso, etc. Qual a cor de cada bolinha? Qual é a diferença entre a cor destas bolinhas? As bolinhas são passíveis de observação mas a diferença entre elas não. A diferença é uma relação criada mentalmente pelo indivíduo que relaciona os dois objetos. A diferença não está nem em uma bolinha nem em outra. O conhecimento lógico-matemático consiste na coordenação de relações.

19 Um pouco mais sobre c. físico e c. lógico-matemático Piaget reconhecia fontes internas e externas do conhecimento. Assim, a fonte do conhecimento físico é parcialmente externa ao indivíduo, enquanto que a fonte do conhecimento lógico-matemático, ao contrário, é interna.

20 Abstração empírica (simples) e abstração reflexiva (construtiva) Na abstração empírica a criança focaliza uma certa propriedade do objeto e ignora as outras. Por exemplo, quando a criança abstrai a cor de um objeto, simplesmente ignora outras propriedades tais como peso e o material de que o objeto é feito. Na abstração reflexiva envolve a construção de relações entre os objetos, logo não existe na realidade externa, existindo somente nas mentes daqueles que a criam. No âmbito da realidade psicológica da criança, Piaget afirma que não é possível que nenhum dos tipos de abstração exista sem a presença do outro.

21 A síntese de Ordem e Inclusão Hierárquica O número (Piaget) é uma síntese de dois tipos de relação que a criança elabora entre os objetos (por abstração reflexiva): uma é a ordem e a outra é a inclusão hierárquica

22 Ordem Na primeira situação a criança não sente necessidade de colocar os objetos numa determinada ordem para assegurar-se de que não salta nenhum nem conta o mesmo objeto duas vezes. Contudo não é necessário que a criança coloque os objetos literalmente numa ordem espacial para arranjá-los numa relação organizada, conforme visto na segunda situação. Se a ordenação fosse a única operação mental da criança sobre os objetos, estes não poderiam ser quantificados, uma vez que a criança os consideraria apenas um de cada vez, em vez de um grupo de muitos ao mesmo tempo.

23 Inclusão Hierárquica (1) Patrícia, quantas fichas temos abaixo? Têm nove professora. Muito bem. Você pode me mostrar as nove? É esta aqui professora. Para esta criança as palavras um, dois, três, etc. são nomes para elementos individuais de uma série, sendo que o último nome refere-se apenas ao último elemento da série e não ao grupo.

24 Inclusão Hierárquica (2) Patrícia, quantas fichas temos abaixo? Têm nove professora. Muito bem. Você pode me mostrar as nove? São estas aqui professora.

25 Um pouco mais sobre Inclusão Hierárquica Neste outro caso a criança inclui mentalmente um em dois, dois em três, três em quatro, etc. Quando lhe apresentam nove objetos, ela só consegue quantificar o conjunto numericamente se puder colocá-los todos numa relação que sintetize ordem e inclusão hierárquica. A reação das crianças pequenas à tarefa de inclusão de classes ajuda-nos a entender quão difícil é construir a estrutura hierárquica.

26 Inclusão de Classes O que é que você vê na figura abaixo? Vejo alguns cachorros e alguns gatos. Mostre-me todos os cachorros. Agora mostre-me todos os gatos. Finalmente mostre-me todos os animais. Agora me responda: há mais cachorros ou mais animais? Mais cachorros. (Idade 4 anos)

27 O conhecimento lógico-matemático X social A teoria do número de Piaget também é contrária ao pressuposto comum de que os conceitos numéricos podem ser ensinados pela transmissão social. Exemplos de conhecimento social: o Natal ocorre dia 25 de dezembro; existe algo com tronco, caule, folhas chamado árvore; algumas pessoas se cumprimentam em determinadas datas. nem todos os povos comemoram o Natal; em outros idiomas o mesmo objeto recebe outras denominações.

28 Um pouco mais sobre o conhecimento social No conhecimento lógico-matemático a base do conhecimento é a própria criança. Exemplo 1: dá o mesmo resultado em todas as culturas. Exemplo 2: em qualquer cultura há mais animais do quê vacas. Exemplo 3: apesar de cada cultura possuir palavras diferentes para um, dois, três o ato de contar é o mesmo em todas elas. Um, dois, três,... One, two, three,... Un, deux, trois,... Uno, dos, tres,...

29 Capítulo 2 Objetivos para ensinar números Sendo o conceito de número uma construção interna de relações, é preciso estimular, nas crianças, a autonomia para estabelecer entre os objetos, fatos e situações todos os tipos possíveis de relação. Aliás, para Piaget, o desenvolvimento da autonomia deve estar no centro de qualquer proposta educativa. Autonomia é o ato de ser governado por si próprio, o oposto de heteronomia que significa ser governado por outra pessoa. É muito importante destacar que a autonomia é indissociavelmente social, moral e intelectual. Assim, o conceito de número não pode ser ensinado às crianças pela via da apresentação e repetição desse conceito pelo professor. É preciso que as crianças construam estruturas mentais para abarcar esse conceito e a melhor forma de fazer isso é estimulando-as a colocar todas as coisas em todos os tipos de relações.

30 Capítulo 3 Princípios de Ensino A criação de todos os tipos de relações A quantificação dos objetos Interação social com os colegas e professores O educador deve encorajar a criança a estar alerta e colocar todos os tipos de objetos, eventos e ações em todas as espécies de relações possíveis. O educador deve encorajar as crianças a pensarem sobre número e quantidades de objetos em situações que sejam significativas para elas. O educador deve encorajar a criança a quantificar objetos logicamente e a comparar conjuntos (em vez de encorajá-las a contar). O educador deve encorajar a criança a fazer conjuntos com objetos móveis. Folhas de exercícios com desenhos não são apropriadas para ensinar o número elementar. O educador deve encorajar a criança a trocar ideias com seus colegas. O educador deve imaginar como é que a criança está pensando e intervir de acordo com o que parece estar sucedendo em sua cabeça.

31 Capítulo 4 Situações escolares que o professor pode usar para ensinar número VIDA DIÁRIA JOGOS EM GRUPO A distribuição de materiais; A divisão de objetos; A coleta de coisas; Manutenção de quadros de registros; Arrumação da sala; Votação. Jogos com alvos; Jogos de esconder; Corridas e brincadeiras de pegar; Jogos de adivinhação; Jogos de tabuleiros; Jogos de baralho.

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS Jean Piaget (1896-1980) FERRARI, Márcio. Jean Piaget: o biólogo que pôs a aprendizagem no microscópio. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores.

Leia mais

O desenvolvimento em Piaget e Vigotskii

O desenvolvimento em Piaget e Vigotskii O desenvolvimento em Piaget e Vigotskii Piaget e Vigotskii Piaget estruturalismo a hipótese da equilibração: o sistema cognitivo caminha em direção ao equilíbrio; assimilação e acomodação: as invariantes

Leia mais

Desenvolvimento cognitivo

Desenvolvimento cognitivo ATIVAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO Mestrado em Psicologia da Educação Ano Lectivo 2011/2012 PRINCIPAIS TEORIAS: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO A Epistemologia Genética de Jean Piaget Apontamentos biográficos

Leia mais

Jean Piaget TEORIA COGNITIVISTA I JEAN PIAGET. Epistemologia genética. Teoria de Piaget. Piaget. Teoria piagetiana 27/04/2014

Jean Piaget TEORIA COGNITIVISTA I JEAN PIAGET. Epistemologia genética. Teoria de Piaget. Piaget. Teoria piagetiana 27/04/2014 Jean Piaget TEORIA COGNITIVISTA I JEAN PIAGET Nasce em Neuchâtel, Suíça, em 9 de agosto de 1896. Falece em Genebra, na Suíça em 1980. Biólogo. Suíço. Estuda formas de conhecimento. Paula Freire Teoria

Leia mais

ENTENDENDO O CONSTRUTIVISMO E O ENSINO-APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA.

ENTENDENDO O CONSTRUTIVISMO E O ENSINO-APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA. ENTENDENDO O CONSTRUTIVISMO E O ENSINO-APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA. Um dos maiores danos que se pode causar a uma criança é levá-la a perder a confiança na sua própria capacidade de pensar Emília Ferreiro.

Leia mais

ESTRUTURAS DAS OPERAÇÕES PRESENTES NA COMPETÊNCIA ARITMÉTICA

ESTRUTURAS DAS OPERAÇÕES PRESENTES NA COMPETÊNCIA ARITMÉTICA ESTRUTURAS DAS OPERAÇÕES PRESENTES NA COMPETÊNCIA ARITMÉTICA 2013 Marcelo Carlos da Silva Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento (UPM). Pós-Graduado em Educação Matemática (PUC/SP). Pós- Graduado em Psicopedagogia

Leia mais

PIAGET TEORIA PSICOGENÉTICA

PIAGET TEORIA PSICOGENÉTICA PIAGET TEORIA PSICOGENÉTICA As peculariedades do pensamento e da lógica das crianças despertaram o interesse de Jean Piaget. Ao agir sobre o meio o indivíduo incorpora a si mesmo elementos que pertencem

Leia mais

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO Rede7 Mestrado em Ensino do Inglês e Francês no Ensino Básico ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO A Epistemologia Genética de Jean Piaget Apontamentos biográficos Pressupostos básicos Conceitos

Leia mais

Eixo Temático 3 Currículo, Ensino, Aprendizagem e Avaliação

Eixo Temático 3 Currículo, Ensino, Aprendizagem e Avaliação Eixo Temático 3 Currículo, Ensino, Aprendizagem e Avaliação CORRESPONDÊNCIA TERMO A TERMO E CONSERVAÇÃO DE QUANTIDADE: O DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS COGNITIVOS EM CRIANÇAS DE 4 A 7 ANOS Thamyris Mariana

Leia mais

BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO

BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO CONSTRUTIVISMO Jean Piaget (1896-1980) Psicologia do desenvolvimento EPISTEMOLOGIA GENÉTICA embriologia mental Jean Piaget (1896-1980) Psicologia do desenvolvimento EPISTEMOLOGIA

Leia mais

Profª Maúcha Sifuentes dos Santos

Profª Maúcha Sifuentes dos Santos Desenvolvimento cognitivo Profª Maúcha Sifuentes dos Santos Desenvolvimento cognitivo: o que é? Desenvolvimento cognitivo: mudanças na capacidade mental (aprendizagem, memória, raciocínio, pensamento e

Leia mais

Sugestões de atividades e jogos para promover a construção do número pela criança

Sugestões de atividades e jogos para promover a construção do número pela criança Sugestões de atividades e jogos para promover a construção do número pela criança Curso Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática para as séries iniciais Querido(a) professor(a), Apresento,

Leia mais

O desenvolvimento cognitivo da criança. A epistemologia genética de Jean Piaget

O desenvolvimento cognitivo da criança. A epistemologia genética de Jean Piaget O desenvolvimento cognitivo da criança. A epistemologia genética de Jean Piaget Epistemologia Genética Epistemologia genética Teoria sobre a gênese e do desenvolvimento cognitivo da criança (em específico,

Leia mais

Seminário de Metodologia da Pesquisa. Mestradas: Angela Ubaiara Cíntia Cascaes

Seminário de Metodologia da Pesquisa. Mestradas: Angela Ubaiara Cíntia Cascaes Jean Piaget EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET Seminário de Metodologia da Pesquisa Prof. Dr. Raul Galaad Mestradas: Angela Ubaiara Cíntia Cascaes INTRODUÇÃO Piaget nasceu em Neuchâtel, Suíça, em 1896,

Leia mais

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FUNDEPES/COPEVE- UFAL - UNCISAL. RAFAEL TREVIZOLI NEVES PSICÓLOGO CRP 06/ COLABORADOR EducaPsico

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FUNDEPES/COPEVE- UFAL - UNCISAL. RAFAEL TREVIZOLI NEVES PSICÓLOGO CRP 06/ COLABORADOR EducaPsico RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FUNDEPES/COPEVE- UFAL - UNCISAL RAFAEL TREVIZOLI NEVES PSICÓLOGO CRP 06/107847 COLABORADOR EducaPsico Novembro/2014 RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FUNDEPES/COPEVE-UFAL UNCISAL

Leia mais

A Criança e o Entendimento da Morte: estágios da compreensão e do desenvolvimento. Amanda Dupin Terapeuta Ocupacional Novembro de 2016

A Criança e o Entendimento da Morte: estágios da compreensão e do desenvolvimento. Amanda Dupin Terapeuta Ocupacional Novembro de 2016 A Criança e o Entendimento da Morte: estágios da compreensão e do desenvolvimento Amanda Dupin Terapeuta Ocupacional Novembro de 2016 [Morte] "É quando não aguentamos." (Daniel Castro, 7 anos - pág. 79)

Leia mais

Jogar e desenvolver o raciocínio lógico. Profa. Dra. Adriana M. Corder Molinari

Jogar e desenvolver o raciocínio lógico. Profa. Dra. Adriana M. Corder Molinari Jogar e desenvolver o raciocínio lógico Profa. Dra. Adriana M. Corder Molinari dri.corder@uol.com.br 1 RACIOCÍNIO LÓGICO -MATEMÁTICO O QUE É? QUANDO VOCÊ UTILIZA ESTE TIPO DE RACIOCÍNIO? COM QUAIS ÁREAS

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Professora: Nathália Bastos JEAN PIAGET. Teoria da Epistemologia genética ou psicogenética. Concepção construtivista da inteligência. Processo de aprendizagem.

Leia mais

DO PENSAMENTO CONCRETO DA CRIANÇA PARA O PENSAMENTO FORMAL DO ADOLESCENTE: APRENDER E ENSINAR COM JOGOS

DO PENSAMENTO CONCRETO DA CRIANÇA PARA O PENSAMENTO FORMAL DO ADOLESCENTE: APRENDER E ENSINAR COM JOGOS DO PENSAMENTO CONCRETO DA CRIANÇA PARA O PENSAMENTO FORMAL DO ADOLESCENTE: APRENDER E ENSINAR COM JOGOS Clara Brener Mindal UFPR clarabrenermindal@ufpr.br Resumo: O minicurso trabalha jogos e brincadeiras

Leia mais

A teoria genética de Piaget. Professora Cibelle Celestino Silva IFSC USP

A teoria genética de Piaget. Professora Cibelle Celestino Silva IFSC USP A teoria genética de Piaget Professora Cibelle Celestino Silva IFSC USP Jean Piaget (1896-1980) biólogo suíço estudou a interação de moluscos com o meio ambiente Jean Piaget (1896-1980) os moluscos, como

Leia mais

DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E DESENVOLVIMENTO MOTOR: Um Estudo Comparativo em Crianças entre Sete e Dez Anos

DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E DESENVOLVIMENTO MOTOR: Um Estudo Comparativo em Crianças entre Sete e Dez Anos DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E DESENVOLVIMENTO MOTOR: Um Estudo Comparativo em Crianças entre Sete e Dez Anos Resumo O presente estudo teve como objetivo realizar uma breve discussão literária entre o desenvolvimento

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DOS PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS PARA O CONHECIMENTO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS

A CONSTRUÇÃO DOS PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS PARA O CONHECIMENTO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS A CONSTRUÇÃO DOS PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS PARA O CONHECIMENTO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS LOURDES PELKA BARRIOS 1, ANA PAULA COSER SETTI 2, RENATA APARECIDA DE FARIA 3, SABRINA AZEVEDO DE OLIVEIRA

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Parte 3. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Parte 3. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 3 Professora: Nathália Bastos PENSAMENTO E LINGUAGEM. A origem do pensamento é anterior à linguagem (e independente dela). A linguagem é uma construção da

Leia mais

Desenvolvimento cognitivo

Desenvolvimento cognitivo PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM Educação Social, 1º Ano, 1º Semestre Desenvolvimento Cognitivo: A Epistemologia Genética de Jean Piaget Apontamentos biográficos Pressupostos básicos Conceitos

Leia mais

A Docente. Boas Vindas! Psicologia da EducaçãoII

A Docente. Boas Vindas! Psicologia da EducaçãoII A Docente Professora: Elisabete Martins da Fonseca Psicologia da EducaçãoII Profa. Elisabete Martins da Fonseca Boas Vindas! Conquistar por si mesmo um certo saber, com a realização de pesquisas livres,

Leia mais

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB A epistemologia genética de Jean Piaget Resumo Quem foi Piaget? - Nasceu na Suíça

Leia mais

14- LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e

14- LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e 14- LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e Concurso Público Osasco PEB I - 2017 OLIVEIRA, Marta Kohl de, Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. ed., São Paulo: Summus, 1992 PROFESSOR

Leia mais

ARTIGO. As concepções de desenvolvimento e aprendizagem na teoria psicogenética de Jean Piaget.

ARTIGO. As concepções de desenvolvimento e aprendizagem na teoria psicogenética de Jean Piaget. ARTIGO 13 As concepções de desenvolvimento e aprendizagem na teoria psicogenética de Jean Piaget. Ana Lúcia Jankovic Barduchi Mestre em Psicologia pela USP, Doutoranda em Educação pela Unicamp. Professora

Leia mais

Grupo de pesquisa: CIEI Cultura, infância e educação infantil

Grupo de pesquisa: CIEI Cultura, infância e educação infantil Educação Infantil e o Lúdico na Matemática: pontos cardeais para o trabalho docente. Acadêmicas: Alessandra Medeiros dos Santos Sônia Maria Simões Gonsalves Orientadora: Dra. Elisa dos Santos Vanti Grupo

Leia mais

Piaget. A epistemologia genética de Jean Piaget

Piaget. A epistemologia genética de Jean Piaget + Piaget A epistemologia genética de Jean Piaget Jean Piaget (1896-1980) n Posição filosófica: o conhecimento humano é uma construção do próprio homem à CONSTRUTIVISMO n Cada pessoa constrói ativamente

Leia mais

ABORDAGEM A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO MULTIPLICATIVO DESENVOLVIDO PELA CRIANÇA

ABORDAGEM A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO MULTIPLICATIVO DESENVOLVIDO PELA CRIANÇA ABORDAGEM A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO MULTIPLICATIVO DESENVOLVIDO PELA CRIANÇA Hélio Oliveira Rodrigues Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão FAINTVISA Instituto Federal de Educação, Ciência e

Leia mais

A CRIANÇA E O NÚMERO

A CRIANÇA E O NÚMERO A CRIANÇA E O NÚMERO The child and the number 47 Alessandra Nogueira de Lima 1 Cristiane Ramos Bobsin 1 Flávio Renato Ferri 1 Neusa Silva de Souza 1 Vanessa Schieffelbein Machado 1 Resumo: Ensinar número

Leia mais

Idéia norteadora. Temas. Preferência. Busca principal

Idéia norteadora. Temas. Preferência. Busca principal Psicologia da Inteligência Epistemologia geral Epistemologia genética Qual é a gênese das estruturas lógicas do pensamento da criança? Como elas funcionam? Epistemologia fundada no desenvolvimento mental

Leia mais

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Para que se possa compreender de forma mais ampla o tema da afetividade na educação infantil, entendemos que primeiramente faz-se necessário

Leia mais

DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS HUMANAS II PC h

DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS HUMANAS II PC h EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DO CAMPO ANÁLISE E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ESCOLAS

Leia mais

TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1- Fundamentos da teoria Piagetiana 2- Observação, registro, avaliação e acompanhamento do desenvolvimento da criança na Educação Infantil. 3- Desenvolvimento

Leia mais

Psicologia da Educação II Pressupostos Teóricos de Vygotsky. Profa. Elisabete Martins da Fonseca

Psicologia da Educação II Pressupostos Teóricos de Vygotsky. Profa. Elisabete Martins da Fonseca Psicologia da Educação II Pressupostos Teóricos de Vygotsky Profa. Elisabete Martins da Fonseca Recapitulando... Em nossa última aula apresentamos as contribuições de Jean Piaget. Lançamos uma reflexão

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Didática e Metodologia da Matemática Carga horária: 80

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Didática e Metodologia da Matemática Carga horária: 80 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática e Metodologia da Matemática Carga horária: 80 Aulas/Semana: 04 Termo Letivo: 5º 1. Ementa (sumário, resumo) Apresenta e analisa

Leia mais

Vygotsky e o conceito de pensamento verbal

Vygotsky e o conceito de pensamento verbal Pensadores da Educação Vygotsky e o conceito de pensamento verbal Para Vygotsky, é o pensamento verbal que nos ajuda a organizar a realidade em que vivemos Rodrigo Ratier Camila Monroe Voz do pensamento

Leia mais

MECANISMOS UTILIZADOS PELA CRIANÇA ATRAVÉS DA ABSTRAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA IDEIA DE NÚMERO

MECANISMOS UTILIZADOS PELA CRIANÇA ATRAVÉS DA ABSTRAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA IDEIA DE NÚMERO MECANISMOS UTILIZADOS PELA CRIANÇA ATRAVÉS DA ABSTRAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA IDEIA DE NÚMERO Hélio Oliveira Rodrigues 1 : helioosr@hotmail.com 1 Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Leia mais

CONCEITO DE NÚMERO OU SENTIDO DE NÚMERO? TENDÊNCIAS DO ENSINO DO NÚMERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CONCEITO DE NÚMERO OU SENTIDO DE NÚMERO? TENDÊNCIAS DO ENSINO DO NÚMERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CONCEITO DE NÚMERO OU SENTIDO DE NÚMERO? TENDÊNCIAS DO ENSINO DO NÚMERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRAZ, Vivian Aparecida Corrêa 1 - Unesp Univ Estadual Paulista DUPPRÊ, Marisa Rocha Cupido 2 - Unesp Univ Estadual

Leia mais

PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI

PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI PRIMEIRA AULA Contextualização da Psicologia na Educação. Os Modelos Pedagógicos e os Modelos Epistemológicos. A Aprendizagem na Perspectiva Humanista. PRIMEIRA AULA Há

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO PELA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO PELA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Sociedade Brasileira de na Contemporaneidade: desafios e possibilidades A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO PELA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Carine Almeida Silva Noleto Universidade de Brasília noletocarine@gmail.com

Leia mais

Metodologia do Ensino de Matemática. Conteúdo. Objetivos. Tema 1: Construindo o Pensamento Matemático Tema 2: A Construção do Número Operatório I

Metodologia do Ensino de Matemática. Conteúdo. Objetivos. Tema 1: Construindo o Pensamento Matemático Tema 2: A Construção do Número Operatório I Metodologia do Ensino de Matemática Tema 1: Construindo o Pensamento Matemático Tema 2: A Construção do Número Operatório I Profa. Ma. Ivonete Melo de Carvalho. Conteúdo A construção do número operatório.

Leia mais

1. O caminho percorrido pela aprendizagem

1. O caminho percorrido pela aprendizagem DESENVOLVIMENTO COGNITIVO EM CRIANCAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL- A CHAVE DA APRENDIZAGEM Renata Claudia Silva Santos de Araujo 1 Resumo A escola é uma instituição onde o saber é sistematizado. Nela, os conhecimentos

Leia mais

André Oraboni Carvalho 1 Michael Ferreira 2

André Oraboni Carvalho 1 Michael Ferreira 2 BRINQUEDOS MATEMÁTICOS: UMA INVESTIGAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETO TÉCNICOS E FÍSICOS PARA A ESTIMULAÇÃO DO RACIOCÍNIO LÓGICO- MATEMÁTICO EM CRIANÇAS André Oraboni Carvalho 1 Michael Ferreira 2

Leia mais

2 Sobre aprendizagem

2 Sobre aprendizagem 2 Sobre aprendizagem Kurt Lewin sempre buscou meios a Topologia é um deles de elevar a Psicologia ao estado de uma ciência logicamente sólida (LEWIN, 1973, p. 12), ou seja, com a possibilidade de conceitos

Leia mais

O construtivismo e o construcionismo fundamentando a ação docente em ambiente informatizado. Anair Altoé Marisa Morales Penati

O construtivismo e o construcionismo fundamentando a ação docente em ambiente informatizado. Anair Altoé Marisa Morales Penati O construtivismo e o construcionismo fundamentando a ação docente em ambiente informatizado. Anair Altoé Marisa Morales Penati Construtivismo Teoria que explica como a inteligência humana se desenvolve,

Leia mais

Importância do estudo de McKinnon e Renner

Importância do estudo de McKinnon e Renner Um estudo da capacidade de pensamento lógico nos calouros dos cursos de ciências ARE COLLEGES CONCERNED WITH INTELECTUAL DEVELOPMENT? Joe W. McKinnon e John W. Renner (Universidade de Oklahoma) American

Leia mais

UMA PROPOSTA CONSTRUTIVISTA PARA O ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS POSITIVOS E SUAS OPERAÇÕES UTILIZANDO O MATERIAL COUSINIERE

UMA PROPOSTA CONSTRUTIVISTA PARA O ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS POSITIVOS E SUAS OPERAÇÕES UTILIZANDO O MATERIAL COUSINIERE Sociedade Brasileira de Matemática Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades UMA PROPOSTA CONSTRUTIVISTA PARA O ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS POSITIVOS E SUAS OPERAÇÕES UTILIZANDO O MATERIAL

Leia mais

Zaqueu Vieira Oliveira Sala 128 do bloco A

Zaqueu Vieira Oliveira Sala 128 do bloco A Zaqueu Vieira Oliveira z.zaqueu@usp.br Sala 128 do bloco A Disciplinas Pedagógicas Teoria (Educação e Matemática) Metodologia do Ensino de Matemática I Disciplinas Específicas Prática (Sala de aula) Concepções

Leia mais

Rev. Educação Matemática em Revista, Ampére PR, v.1, n. 01, p , jul./dez

Rev. Educação Matemática em Revista, Ampére PR, v.1, n. 01, p , jul./dez 27 O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO NAS SÉRIES INICIAIS 1 ZABOT, Elenita Manfroi 2 BERGAMIN, Marta 3 DAL MOLIN, Débora Cristina 4 "Nem tudo que conta pode ser contado, nem tudo que pode ser contado,

Leia mais

Trabalho apresentado na disciplina Psicologia da Educação III Prof. Dra. Luciene Tognetta. Jaqueline Freitas Naiara Massola Sara Chierici

Trabalho apresentado na disciplina Psicologia da Educação III Prof. Dra. Luciene Tognetta. Jaqueline Freitas Naiara Massola Sara Chierici Trabalho apresentado na disciplina Psicologia da Educação III Prof. Dra. Luciene Tognetta Jaqueline Freitas Naiara Massola Sara Chierici Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho 2016 1 Sondar

Leia mais

ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 1. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 1. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 1 Orientações ao professor Módulo 1...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Identidade pessoal: EU e diferenças físicas Linguagem: Vogal A: Fonema e grafema Coordenação

Leia mais

Psicologia da Educação. A Teoria Sociocultural do desenvolvimento e da Aprendizagem

Psicologia da Educação. A Teoria Sociocultural do desenvolvimento e da Aprendizagem Psicologia da Educação A Teoria Sociocultural do desenvolvimento e da Aprendizagem Objetivos Definir a Teoria Psicologica da aprendizagem Sócio-cultural Conceituar a Teoria de Vigostki e descrever os conceitos

Leia mais

JEAN PIAGET PSICOLOGIA E PEDAGOGIA

JEAN PIAGET PSICOLOGIA E PEDAGOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TÉCNOLÓGICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS EM ARQUITETURA E URBANISMO PROFESSORA VANESSA DORNELES

Leia mais

O USO DE MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DA MATEMÁTICA Apresentação: Pôster Geovana Medeiros 1 ; Marcos Leonan 2 ; Francismar Holanda 3

O USO DE MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DA MATEMÁTICA Apresentação: Pôster Geovana Medeiros 1 ; Marcos Leonan 2 ; Francismar Holanda 3 O USO DE MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DA MATEMÁTICA Apresentação: Pôster Geovana Medeiros 1 ; Marcos Leonan 2 ; Francismar Holanda 3 Introdução O interesse por essa temática deriva das dificuldades tanto

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DA CONSERVAÇÃO DO NÚMERO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO (A) PROFESSOR (A) DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

CONTRIBUIÇÕES DA CONSERVAÇÃO DO NÚMERO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO (A) PROFESSOR (A) DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS CONTRIBUIÇÕES DA CONSERVAÇÃO DO NÚMERO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO (A) PROFESSOR (A) DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS Milena Dutra Araújo Ribeiro; Weslley Lavoura Caldas; Ruth Sousa Batista; Millena

Leia mais

Psicopedagoga Evelyn Leite

Psicopedagoga Evelyn Leite PROVAS OPERATÓRIAS Psicopedagoga Evelyn Leite Professora de Língua Portuguesa; Especialista em Psicopedagoga clínica e institucional; Direção CAAPCI - Centro de Atendimento e Assessoria em Psicologia e

Leia mais

O ENSINO DE MATEMÁTICA: ATIVIDADES DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O ENSINO DE MATEMÁTICA: ATIVIDADES DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL ociedade Brasileira Educação na Contemporaneidade: desafios e possibilidades O ENSINO DE MATEMÁTICA: ATIVIDADES DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Franciana Carneiro de Castro Universidade Federal do Acre

Leia mais

Um estudo da capacidade de pensamento lógico nos calouros dos cursos de ciências

Um estudo da capacidade de pensamento lógico nos calouros dos cursos de ciências Um estudo da capacidade de pensamento lógico nos calouros dos cursos de ciências ARE COLLEGES CONCERNED WITH INTELECTUAL DEVELOPMENT? Joe W. McKinnon e John W. Renner (Universidade de Oklahoma) American

Leia mais

Mancala, uma família de jogos e saberes

Mancala, uma família de jogos e saberes Mancala, uma família de jogos e saberes Douglas Moreira da Silva 1 Pollyana Ferreira de Souza 2 TURMA SUGERIDA PARA A APLICAÇÃO: Pode ser trabalhado a aplicação do Jogo em turmas de 6 º ao 9º OBJETIVOS:

Leia mais

BOLAS DE GUDE: O LÚDICO E O EDUCATIVO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

BOLAS DE GUDE: O LÚDICO E O EDUCATIVO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA BOLAS DE GUDE: O LÚDICO E O EDUCATIVO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Kalina Ligia Almeida de Brito Andrade Universidade Federal da Paraíba kalina@uft.edu.br INTRODUÇÃO Trabalhar matemática em sala de aula

Leia mais

Unidade I PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA. Profa. Dra. Mônica Cintrão França Ribeiro

Unidade I PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA. Profa. Dra. Mônica Cintrão França Ribeiro Unidade I PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA Profa. Dra. Mônica Cintrão França Ribeiro Ementa Estudo da teoria do desenvolvimento psicológico de Jean Piaget (1896-1980) e de seus desdobramentos nas dimensões socioafetivas

Leia mais

CONHECIMENTOS GERAIS (5 questões)

CONHECIMENTOS GERAIS (5 questões) CONHECIMENTOS GERAIS (5 questões) 1. Paulo Freire na sua concepção pedagógica parte de alguns princípios que marcam, de forma clara e objetiva, o seu modo de entender o ato educativo. Considerando as características

Leia mais

Diagnóstico PPA (Perfil e Potencial de Aprendizagem): como ler e interpretar o relatório do(a) seu(sua) filho(a)

Diagnóstico PPA (Perfil e Potencial de Aprendizagem): como ler e interpretar o relatório do(a) seu(sua) filho(a) Diagnóstico PPA (Perfil e Potencial de Aprendizagem): como ler e interpretar o relatório do(a) seu(sua) filho(a) Como parte integrante das ferramentas de gestão pedagógica disponibilizadas pelo sistema

Leia mais

ATIVIDADES DE DESENHO APLICADAS À GEOGRAFIA: O USO DO PONTO DE FUGA PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOÇÕES DE ESPAÇO TOPOLÓGICO

ATIVIDADES DE DESENHO APLICADAS À GEOGRAFIA: O USO DO PONTO DE FUGA PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOÇÕES DE ESPAÇO TOPOLÓGICO ATIVIDADES DE DESENHO APLICADAS À GEOGRAFIA: O USO DO PONTO DE FUGA PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOÇÕES DE ESPAÇO TOPOLÓGICO Ms. Diego Moraes Flores DEPED UNICENTRO Campus Santa Cruz. Palavras-chave: Desenho;

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS ESTRUTURAS LÓGICAS ELEMENTARES NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO E O ENSINO DE NOVE ANOS 1

A IMPORTÂNCIA DAS ESTRUTURAS LÓGICAS ELEMENTARES NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO E O ENSINO DE NOVE ANOS 1 A IMPORTÂNCIA DAS ESTRUTURAS LÓGICAS ELEMENTARES NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO E O ENSINO DE NOVE ANOS 1 Resumo ALMEIDA, Camila Marta 2 - PMC-PR LOBATO, Izabel Cristina 3 - PMC-PR Grupo de Trabalho

Leia mais

O ESTUDO DE FRAÇÃO NA CONCEPÇÃO DE PIAGET. Palavras-chave: Estudo de frações; Concepções de Piaget; Ensino e aprendizagem.

O ESTUDO DE FRAÇÃO NA CONCEPÇÃO DE PIAGET. Palavras-chave: Estudo de frações; Concepções de Piaget; Ensino e aprendizagem. O ESTUDO DE FRAÇÃO NA CONCEPÇÃO DE PIAGET Maria José Costa dos Santos Universidade Federal do Ceará mazeautomatic@gmail.com Ivoneide Pinheiro de Lima Universidade Estadual do Ceará Ivoneide.lima@uece.br

Leia mais

A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO. Leon S. Vygotsky ( )

A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO. Leon S. Vygotsky ( ) A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO Leon S. Vygotsky (1896-1934) O CONTEXTO DA OBRA - Viveu na União Soviética saída da Revolução Comunista de 1917 - Materialismo marxista - Desejava reescrever

Leia mais

Desenvolvimento como unidade progressiva:

Desenvolvimento como unidade progressiva: PIAGET DESENVOLVIMENTO É um conceito que se refere ao conjunto de transformações do ser humano ao longo da sua vida. É um processo que se inicia no momento da concepção e termina com a morte, e em que

Leia mais

A importância dos jogos e brincadeiras na formação plena dos alunos na educação infantil

A importância dos jogos e brincadeiras na formação plena dos alunos na educação infantil A importância dos jogos e brincadeiras na formação plena dos alunos na educação infantil 1. Conteúdos conceituais Educar crianças não se restringe apenas a ensinar-lhes conhecimentos ou habilidades corporais,

Leia mais

NOME QUESTÕES. 2- O que é para si a Matemática? 3- O que considera ser matematicamente competente?

NOME QUESTÕES. 2- O que é para si a Matemática? 3- O que considera ser matematicamente competente? QUESTÕES 1- Gosta de Matemática? (ri-se e suspira) é assim depende do ponto de vista. Se for de uma matemática trabalhada de uma forma lúdica, gosto da matemática sim. Agora se for uma matemática com uma

Leia mais

CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA

CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA VAZ, Patrícia Nogueira da Silva. Discente da Faculdade de Ciências Humanas/ACEG E-mail: nega_nogueira@hotmail.com MORAES, Mônica Rodrigues. Discente da Faculdade

Leia mais

» Linguagem. Desenvolvimento de linguagem - introdução

» Linguagem. Desenvolvimento de linguagem - introdução Conhecendo como a criança se desenvolve * entender e perceber o desenvolvimento desviante Profa. Dra. Sandra Cristina Fonseca Pires Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - FCMSCSP *

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN DISCIPLINA : MATEMÁTICA OBJETIVOS GERAIS Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens

Leia mais

PARA GOSTAR DE MATEMÁTICA

PARA GOSTAR DE MATEMÁTICA PARA GOSTAR DE MATEMÁTICA DÉBORAH CRISTINA MÁLAGA BARRETO (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ). Resumo Embora se saiba que o jogo e brincadeiras são inerentes à criança, embora, também, esse assunto seja

Leia mais

PORTFÓLIO TÉCNICO DE AÇÃO EDUCATIVA CATARINA SILVA

PORTFÓLIO TÉCNICO DE AÇÃO EDUCATIVA CATARINA SILVA PORTFÓLIO TÉCNICO DE AÇÃO EDUCATIVA CATARINA SILVA UM POUCO SOBRE MIM 3270 MODELOS PSICOLÓGICOS E FASES DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DOCUMENTOS DA MATÉRIA Modelos Psicológicos e fases de desenvolvimento

Leia mais

RELATÓRIO PROVAS OPERATÓRIAS PIAGETIANAS. Prof. Jefferson Baptista Macedo. 7ª edição NOMES (EM ORDEM ALFABÉTICA)

RELATÓRIO PROVAS OPERATÓRIAS PIAGETIANAS. Prof. Jefferson Baptista Macedo. 7ª edição NOMES (EM ORDEM ALFABÉTICA) RELATÓRIO PROVAS OPERATÓRIAS PIAGETIANAS Prof. Jefferson Baptista Macedo 2015 7ª edição TURMA DATA NOMES (EM ORDEM ALFABÉTICA) RGM PROVAS OPERATÓRIAS PIAGETIANAS 1) PROVA DE CONSERVAÇÃO DE QUANTIDADE...

Leia mais

23/04/2014. PIAGET: Estágios do desenvolvimento cognitivo. Estágio sensório motor (0-2 anos) PIAGET: estágios do desenvolvimento

23/04/2014. PIAGET: Estágios do desenvolvimento cognitivo. Estágio sensório motor (0-2 anos) PIAGET: estágios do desenvolvimento FNC - CURSO DE PEDAGOGIA Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem PIAGET: estágios do desenvolvimento PIAGET: Estágios do desenvolvimento cognitivo Profa. Miriam Araújo 1. Estágio Sensório-Motor

Leia mais

Definição de Inteligência, de Jean Piaget

Definição de Inteligência, de Jean Piaget Definição de Inteligência, de Jean Piaget Discussão 1: Definição de Inteligência* * Manuscrito da gravação de Jean Piaget à Rádio Suíça Romande em 06 de março de 1951 O texo foi traduzido do Francês por

Leia mais

ENSINO DE CIÊNCIAS E AUSÊNCIA DE FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS

ENSINO DE CIÊNCIAS E AUSÊNCIA DE FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS ENSINO DE CIÊNCIAS E AUSÊNCIA DE FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS César Sátiro dos Santos c.satiro@terra.com.br Mestre em Ensino de Ciências Unesp Bauru Giovana Lavínia da Cunha Santos giolavi@fc.unesp.br Mestranda

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ESPUMOSO OFICINA DE JOGOS LÓGICOS. Secretária da Assistência Social: Roseli Signor

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ESPUMOSO OFICINA DE JOGOS LÓGICOS. Secretária da Assistência Social: Roseli Signor SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ESPUMOSO OFICINA DE JOGOS LÓGICOS Secretária da Assistência Social: Roseli Signor Relatório de Xadrez/Jogos Lógicos Voluntária: Marina Signor Castaman Espumoso

Leia mais

O desenvolvimento da aprendizagem matemática na criança

O desenvolvimento da aprendizagem matemática na criança O desenvolvimento da aprendizagem matemática na criança Maricéu Batista da Silva mariceusilva@gmail.com Livânia Beltrão Tavares li.vania@hotmail.com Resumo Galba Araujo Lima galbalimacg1@gmail.com O número

Leia mais

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. VAMOS PLANEJAR! Volume 1 BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. O conhecimento vem com a experiência que cada criança vai vivenciar no ambiente educacional. Colocando

Leia mais

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. VAMOS PLANEJAR! Volume 1 BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. O conhecimento vem com a experiência que cada criança vai vivenciar no ambiente educacional. Colocando

Leia mais

Vygotsky ( ) Vygotsky e a construção sóciohistórica. desenvolvimento. Prof. Daniel Abud Seabra Matos

Vygotsky ( ) Vygotsky e a construção sóciohistórica. desenvolvimento. Prof. Daniel Abud Seabra Matos Vygotsky (1896 1934) Vygotsky e a construção sóciohistórica do desenvolvimento Prof. Daniel Abud Seabra Matos Vygotsky e a construção sócio-histórica do desenvolvimento Aspecto característico da psicologia

Leia mais

O Jogo na Educação: Aspectos Didático-Metodológicos do Jogo na Educação Matemática

O Jogo na Educação: Aspectos Didático-Metodológicos do Jogo na Educação Matemática O Jogo na Educação: Aspectos Didático-Metodológicos do Jogo na Educação Matemática As crianças, desde os primeiros anos de vida, passam a maior parte do tempo brincando. Por sua vez, os adultos não entendem

Leia mais

APRENDIZAGEM CONHECENDO SEU PROCESSO PARA COMPREENDER O SEU DESENVOLVIMENTO

APRENDIZAGEM CONHECENDO SEU PROCESSO PARA COMPREENDER O SEU DESENVOLVIMENTO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS MESTRADO ACADEMICO EM EDUCACAO E CIENCIAS NA AMAZONIA APRENDIZAGEM CONHECENDO SEU PROCESSO PARA COMPREENDER O SEU DESENVOLVIMENTO MESTRANDA LIDIANE MEDEIROS APRENDIZAGEM

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

TENDÊNCIAS PEDAGÍGOCAS SEGUNDO PIAGET

TENDÊNCIAS PEDAGÍGOCAS SEGUNDO PIAGET TENDÊNCIAS PEDAGÍGOCAS SEGUNDO PIAGET Piaget chama de epistemologia a sua teoria porque está centralizada no conhecimento científico. O seu estudo é principalmente centrado em compreender como o aprendiz

Leia mais

Jardim Infantil Popular da Pontinha. Projeto Educativo

Jardim Infantil Popular da Pontinha. Projeto Educativo Jardim Infantil Popular da Pontinha Projeto Educativo Creche Crianças de 1 ano Educadora : Célia 1 Ano Letivo:2018 /19 Introdução Um Projeto Educativo assume-se como um documento orientador que define

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Matemática Carga horária: 80

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Matemática Carga horária: 80 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Matemática Carga horária: 80 Aulas/Semana: 04 Termo Letivo: 2º 1. Ementa (sumário, resumo) História da Matemática. Introdução, construção,

Leia mais

O LÚDICO E A GEOGRAFIA NO PIBID

O LÚDICO E A GEOGRAFIA NO PIBID O LÚDICO E A GEOGRAFIA NO PIBID Jamábia Raídgia Félix da Silva (1); Roney Jacinto de Lima (1); Patrícia Ferreira Rodrigues (2); Jaciele Cruz Silva (3); Universidade Estadual da Paraíba Campus III, jamabiaraidgia@gmail.com

Leia mais

ESCOLA SONHO DE CRIANÇA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA SONHO DE CRIANÇA

ESCOLA SONHO DE CRIANÇA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA SONHO DE CRIANÇA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA SONHO DE CRIANÇA A visão de educação da Escola Sonho de Criança é de concepção humanista, já que valoriza o ser humano no desenvolvimento das suas potencialidades. Acreditamos

Leia mais

O jogo de Xadrez e a Educação. Daniel Góes

O jogo de Xadrez e a Educação. Daniel Góes O jogo de Xadrez e a Educação Daniel Góes Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), defendia uma educação através do contato com a natureza e propunha o uso de jogos, brinquedos, esportes, instrumentos variados,

Leia mais

Letramento Matemático na Educação Infantil

Letramento Matemático na Educação Infantil Etapa 2: Os campos de experiência e o percurso investigativo da criança Objetivo da etapa: Conhecer a ideia de campos de experiência presente na BNCC e relacioná-los ao conhecimento matemático na Educação

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EIN384 Linguagem Matemática

Programa Analítico de Disciplina EIN384 Linguagem Matemática 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Economia Doméstica - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2 Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Linguagem: Revisão das vogais A,E,I,O,U Escrita bastão das vogais Associação das vogais aos nomes:

Leia mais