ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 1. Orientações ao professor Módulo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 1. Orientações ao professor Módulo"

Transcrição

1

2 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 1 Orientações ao professor Módulo

3 3

4 UNIDADE 1 Sociedade: Identidade pessoal: EU e diferenças físicas Linguagem: Vogal A: Fonema e grafema Coordenação motora Natureza: A Criação: 1ª dia da criação Dia e noite Matemática: Numeral 0 - Escrita e quantidade correspondente Numeral 1 Escrita e quantidade correspondente Sociedade: Reconhecer-se como parte integrante da sociedade. Valorizar-se como ser humano criado por Deus e perceber as diferenças físicas de cada um. Linguagem: Identificar a vogal A associando o som as figuras iniciadas por ela. Reconhecer o som da vogal A e desenvolver seu traçado corretamente. Natureza: Reconhecer Deus como criador do mundo. Distinguir o que Deus criou no 1º dia, separação da luz (dia) e das trevas (noite). Diferenciar o dia e a noite. Matemática: Construir o conceito de vazio ou nada representado pelo numeral zero. Identificar os números e numerais 0 e 1. Escrever os numerais 0 e 1 corretamente. 4 Sugestão 1: Montar um quebra-cabeça do corpo humano, pensando em trabalhar as diferenças físicas. Este jogo pode ser confeccionado.

5 Fazer roupas para os alunos montarem em cada boneco, cabelos de cores diferentes etc.. 5 Sugestão 2: Montar a letra A nos jogos em EVA. Exemplos/Retirar as letras e solicitar que coloquem no local adequado.

6 UNIDADE 2 Sociedade: Família e moradia Natureza: 3º dia da criação: Deus criou as árvores, a relva, às flores etc.. Matemática: Numerais 2 e 3 e as quantidades correspondentes. Sequência numérica do 0 ao 3. Sugestão 1: Alinhavos de flores e frutos. PRÉ 1 - Módulo 1 Sociedade: Entender que pertencemos a uma família, e, muitas famílias compõe a sociedade. Ter amor e respeito por sua família. Natureza: Reconhecer a importância da criação do céu e água para os seres viverem. Identificar céu (em cima) e mar (em baixo) como pertencentes ao 2º dia da criação. Perceber a importância da criação de Deus no 3º dia: terra, plantas, vegetação, árvores, frutos etc. Matemática: Reconhecer os numerais 2 e 3 e as quantidades correspondentes. 6

7 Sugestão 2: Sequência lógica do dia a dia de uma família. PRÉ 1 - Módulo 1 7 Sugestão 3: Trabalhar com blocos lógicos ou lego, dando 3 blocos para cada aluno montar alguma figura ou forma. Ou, montar sequências de numerais (EVA) até o 3 em cores.

8 UNIDADE 3 Linguagem: Vogal I: Fonema e grafema Escrita da letra I e identificação Matemática: Forma geométrica: círculo e identificação Numeral 4 e quantidade correspondente Linguagem: Identificar a vogal I, seu fonema e grafema correspondente. Associar a vogal I às palavras iniciadas por ela. Desenvolver a coordenação motora da escrita da vogal I treinando seu traçado.. Matemática: Perceber a forma círculo associando a figuras espaciais. Identificar o numeral 4 e a quantidade correspondente. 8 Sugestão 1: Jogos com formas geométricas destacar o círculo.

9 Sugestão 2: Montar numerais com as suas respectivas quantidades com palitos e formas geométricas até o 4. Sugestão 3: Letras A E- I- O- U em EVA. Montar grupos de vogais dentro de formas geométricas que representem conjuntos. Triângulo: Colocar as letras A. Círculo: Colocar as letras I. Quadrado: Colocar as letras E. 9

10 UNIDADE 4 Sociedade: Identificar diferentes tipos de casa comparando com a sua moradia. Natureza: 5º dia da criação: Deus criou os peixes e as aves Matemática: Seriação/ Quantidades Não faz parte/classificação Numeral 5 e quantidade correspondente Natureza: Reconhecer que Deus criou os peixes e as aves no 5º dia. Matemática: Obedecer a sequência de pontilhados fazendo a classificação proposta e associando a quantidade representada por frutas. Distinguir os objetos que não fazem parte do material escolar e circular. Identificar o numeral 5 e a quantidade correspondente e escrevê-lo corretamente. 10 Sugestão 1: Alinhavos de peixes e aves. Sugestão Fazer um alinhavo de papel, caso não tenham as figuras.

11 Sugestão 2: Colocar numa mesa muitos objetos, entre eles objetos escolares. Pedir para os alunos separarem os objetos classificando-os segundo a utilidade: da cozinha, do banheiro, do material escolar etc. Exemplo: Pasta de dente, garfo, lápis de escrever, estojo, panela, xampu, etc. Separar: estojo e lápis num conjunto. Panela e garfo em outro. Lápis de escrever e estojo no 3º conjunto. Prosseguir fazendo a seriação. 11

12 UNIDADE 5 Linguagem: Letra U: Fonema e grafema Escrita da letra U e identificação Natureza: 6º dia da criação: Animais e o homem Matemática: Numeral 6, escrita e quantidade correspondente Forma geométrica: Quadrado Cores: vermelho, azul, verde e rosa Maior e menor Linguagem: Identificar a vogal U e o som correspondente e associá-la a palavras iniciadas por ela. Desenvolver a coordenação motora da escrita da vogal U treinando seu traçado. Natureza: Reconhecer o Deus como criador dos animais e do homem no 6º dia. Matemática: Identificar o numeral 6 e a quantidade correspondente. Treinar a escrita do numeral 6. Identificar a forma geométrica quadrado e fazer a correspondência das cores vermelho, azul, verde e rosa. Distinguir maior do menor. 12 Sugestão 1: Jogo da memória foco em animais. Ou dominó de animais.

13 Sugestão 2: Montar sequências lógicas com formas geométricas. Dividir a turma em grupos. Montar a sequência na lousa e os alunos fazem igual. Exemplos: 1) 2) 13 Dar continuidade e verificar a assimilação dos alunos para as sequências propostas.

14 UNIDADE 6 Linguagem: Vogais A, E, I,O,U Escrita das vogais Natureza: 7º dia da criação e descanso Diferenças, atenção, direita, esquerda e escrita Linguagem: Distinguir as vogais e os sons correspondentes. Escrever corretamente as vogais. Associar as vogais nas palavras. Natureza: Identificar a criação do 7º dia e tudo o que Deus criou. Matemática: Reconhecer maior e menor. 14 Matemática: Forma geométrica: Triângulo (Maior e menor) Figuras geométricas associadas ao triângulo. Sugestão 1: Jogo da memória de vogais de madeira ou confeccionado.

15 Sugestão 2: Trabalhar um jogo com tamanhos, focando em maior e menor. 15 Opção: Montar um dominó com figuras geométricas pequenas, médias e grandes. Opção: Dominó da criação para recapitular a criação.

16 UNIDADE 7 Natureza: Entender que os seres vivos nascem, crescem, reproduzem-se e morrem. Reconhecer os seres vivos. Natureza: Seres vivos Fases da vida e sequências Matemática: Distinguir igual do diferente. Escrever a sequência numérica até o 6, crescente e decrescente. Matemática: Igual e Diferente Escrita de numerais Sequência crescente e decrescente dos numerais até 6 16 Sugestão 1: Sequências lógicas fases dos seres vivos.

17 Sugestão 2: Jogo da memória de numerais do 0 ao 6. Criar as fichas do 0 ao 6, duas de cada e brincar de encontrar os pares. 17 Opção: Uma o numeral até a mãozinha correspondente.

18 UNIDADE 8 Linguagem: Vogais: A, E, I, O, U Associação de vogais a palavras sons iniciais Matemática: Forma geométrica: retângulo Maior e menor / Médio Linguagem: Reconhecer as vogais e os sons correspondentes. Associar as vogais a figuras onde seus nomes são iniciados por estas letras. Matemática: Identificar a forma geométrica do retângulo. Comparar a forma geométrica do retângulo a objetos que o representem 18 Sugestão 1: Qual figura inicia-se com as vogais? Usar um quadro de pregas para cada aluno levar uma figura até a vogal, ou fazer no chão e o aluno coloca a figura ao lado da letra.

19 Sugestão 2: Montar figuras geométricas, desmontar e separar os retângulos em tamanhos médios, e grandes. 19

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 1...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Identidade pessoal: EU e diferenças físicas Linguagem: Vogal A: Fonema e grafema Coordenação motora Sociedade: Reconhecer-se

Leia mais

PRÉ 1- Módulo 2 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1- Módulo 2 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Linguagem: Estimular a imaginação para a aprendizagem significativa. Linguagem: Revisão das vogais A,E,I,O,U Escrita bastão

Leia mais

PRÉ 1- Módulo 4 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1- Módulo 4 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 4...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de comunicação: rádio e TV; Linguagem: Letra T - som/imagem/escrita; Fonema e grafema da letra T; Natureza:

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 1...03 2 3 UNIDADE 1 Linguagem: Vogal A: Fonema e grafema Coordenação motora Natureza: A Criação: 1ª dia da criação Dia e noite Matemática:

Leia mais

PRÉ 1- Módulo 3 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1- Módulo 3 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 3...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Saber que os meios de transporte são importantes para a nossa locomoção e bem estar. Sociedade: Meios de Transporte

Leia mais

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 2. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 2. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 2 Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Brasil Mapa do Brasil (pessoas na sociedade) Linguagem: Revisão das vogais A, E, I, O, U Escrita

Leia mais

PRÉ 1- Módulo 4 ÍNDICE - FAZ DE CONTA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1- Módulo 4 ÍNDICE - FAZ DE CONTA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - FAZ DE CONTA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 4...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de comunicação: rádio e TV; Linguagem: Letra T - som/imagem/escrita; Fonema e grafema da letra T; Natureza:

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 3 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 3 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 3...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de Transporte Linguagem: Letra J - som/imagem/escrita Letra K - som/imagem/escrita Fonema e grafema das letras

Leia mais

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 3. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 3. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 3 Orientações ao professor Módulo 3...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de Transporte Linguagem: Letra J - som/imagem/escrita Letra K - som/imagem/escrita Fonema e

Leia mais

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 3. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 3. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 3 Orientações ao professor Módulo 3...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de Transporte Linguagem: Letra J - som/imagem/escrita Letra K - som/imagem/escrita

Leia mais

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 4. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 4. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 4 Orientações ao professor Módulo 4...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Relembrar o conceito sobre os meios de comunicação e mostrar o rádio e a televisão como veículos

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 4 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 4 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 4...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de comunicação: rádio e TV; Linguagem: Letra T - som/imagem/escrita; Fonema e grafema da letra T; Natureza: Animais

Leia mais

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2 Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Linguagem: Revisão das vogais A,E,I,O,U Escrita bastão das vogais Associação das vogais aos nomes:

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 2 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 2 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Brasil Mapa do Brasil (pessoas na sociedade) Natureza: A natureza e os animais- preservação da natureza que Deus criou

Leia mais

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 4. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 4. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 4 Orientações ao professor Módulo 4...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de comunicação: rádio e TV; Linguagem: Letra T - som/imagem/escrita; Fonema e grafema

Leia mais

Maternal NOME ANO/TURMA:

Maternal NOME ANO/TURMA: Maternal NOME ANO/TURMA: EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolvimento integral da criança Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. Provérbios 22.6 (ARA) M A

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: JARDIM II

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: JARDIM II PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: JARDIM II UNIDADE I: Números de 1 a 5 Formas geométricas planas Quadrado Retângulo Triângulo Círculo Linhas Abertas / fechadas Retas / curvas Noções de cores

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Matemática PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Matemática PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Matemática PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Jardim I A - Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO II

PLANEJAMENTO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO II PLANEJAMENTO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO II PROFESSORA: MARI ANO: 2018 COLÉGIO: REAL DIREÇÃO: EVA CHICANOWSKI COORDENADORA: FÁTIMA GREGOLAN GRUPO II PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM 1. Ampliar a coordenação

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL - ETAPAS I E II... 4 ESTRATÉGIAS E RECURSOS EM SALA DE AULA...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL - ETAPAS I E II... 4 ESTRATÉGIAS E RECURSOS EM SALA DE AULA... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL - ETAPAS I E II... 4 ESTRATÉGIAS E RECURSOS EM SALA DE AULA... 5 CADERNOS DE ATIVIDADES... 9 ESPAÇO E FORMA ETAPA I... 10 GRANDEZAS

Leia mais

Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés

Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA Regulamenta o funcionamento da Brinquedoteca no âmbito da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés. Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento

Leia mais

INTELIGENTE COLÉGIO E CURSO

INTELIGENTE COLÉGIO E CURSO HORÁRIO DE PROVAS 2º BIMESTRE/2016 TURMA: Nível-III A 07h às 08h30min Artes Matemática Linguagem C. Naturais C. Sociais 08h30min às 09h LANCHE LANCHE LANCHE LANCHE LANCHE 09h às 10h Revisão Revisão Revisão

Leia mais

OBJETIVOS E CONTEÚDOS

OBJETIVOS E CONTEÚDOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS 1º BIMESTRE SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Matemática 1º ano Capítulo 1 Noções e conceitos Comparar e diferenciar grandezas e medidas (comprimento, massa, capacidade, tempo), estabelecendo

Leia mais

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE Componente Matemática Professor: Édina/ Juliana/ Fabrícia Curricular: Segmento: Educação Infantil Ano/Série: Jardim II Apresentação da disciplina A disciplina de matemática tem por finalidade utilizar

Leia mais

Série: 1 Ano. 1º Período HABILIDADES CONTEÚDOS

Série: 1 Ano. 1º Período HABILIDADES CONTEÚDOS História, Geografia e Ciências 1º Período - Quem sou eu? - O que muda com o tempo. - Você criança. - Datas Comemorativas: Carnaval, Páscoa, Dia internacional da Mulher, índio, Tiradentes, Descobrimento

Leia mais

VENDA DE UNIFORMES. A partir de 19/02/2018 entrada somente com uniforme completo. MATERNAL UNIFORME COMPLETO

VENDA DE UNIFORMES. A partir de 19/02/2018 entrada somente com uniforme completo. MATERNAL UNIFORME COMPLETO MATERNAL Mochila média COM RODINHAS (mais ou menos 40cm de altura) Adesivo com motivos infantis exceto time de Cola branca de boa qualidade 100g (01 Lápis de cor jumbo de boa qualidade (01 caixa) Livro

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 SÉRIE TURMA

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 SÉRIE TURMA C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROGRAMA DE CONTEÚDOS

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA*

EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* Coordenação Motora 1,2,3,4,5,6, 7,8 Nome 9,10,49,50 Letra A Letra E 11,12,13, 14,15,27, 32 17,18,19, 20,21,27 Traçar

Leia mais

Conteúdos para Avaliação Diagnóstica. 2 º Ano

Conteúdos para Avaliação Diagnóstica. 2 º Ano 2 º Ano MATEMÁTICA Sistema de numeração decimal Reconhecer a utilidade dos números em nossa vida; Associar os números às suas quantidades; Identificar, ler, escrever e ordenar os números de 0 a 50; Identificar

Leia mais

IMPORTANTE A partir de 18/02/2019 entrada somente com uniforme completo. VENDA DE UNIFORMES. JARDIM I (02 anos) UNIFORME COMPLETO

IMPORTANTE A partir de 18/02/2019 entrada somente com uniforme completo. VENDA DE UNIFORMES. JARDIM I (02 anos) UNIFORME COMPLETO JARDIM I (02 anos) DATA: 31/01 e 01/02/2019 (quinta e sexta-feira) :7:00h às 18:00h Mochila média COM RODINHAS (mais ou menos 40cm de altura) Adesivo com motivos infantis exceto time de Cola branca de

Leia mais

FICHA DE PLANEJAMENTO ANUAL DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA CMEI MADRE ELISIA Professora:...

FICHA DE PLANEJAMENTO ANUAL DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA CMEI MADRE ELISIA Professora:... Desenvolver a percepção visual, auditiva e a coordenação viso-motora. Desenvolver a orientação temporal (começo, meio e fim). Desenvolver orientação espacial. Coordenação viso-motora: 1. Desenho livre.

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 2.º Período 52 dias letivos

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 2.º Período 52 dias letivos janeiro Números naturais Correspondências um a um e comparação do número de elementos de dois conjuntos; Contagens de até doze objetos; O conjunto vazio e o número zero; Números naturais até 12; contagens

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL. Infantil - Módulo 1. Desenvolvimento integral da criança

EDUCAÇÃO INFANTIL. Infantil - Módulo 1. Desenvolvimento integral da criança EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolvimento integral da criança Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. Provérbios 22.6 (ARA) I N F A N T I L SOCIEDADE LINGUAGEM

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Maternal 3 1º Período Conteúdo

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN DISCIPLINA : MATEMÁTICA OBJETIVOS GERAIS Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE INÍCIO: 02/05/2018 TÉRMINO: 10/08/2018

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE INÍCIO: 02/05/2018 TÉRMINO: 10/08/2018 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO 4 2018 LÍNGUA PORTUGUESA Reconto de histórias. Letras A, B, C, D, E, F, G, H, bem como as suas convenções para a escrita. Produção de escrita. Escrita como forma de comunicação.

Leia mais

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra.

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. _ 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. 2- Copie da ficha, em seu caderno de estudo, o alfabeto minúsculo com letra cursiva. 3- Escreva, em seu caderno de estudo, seu nome

Leia mais

PLANEJAMENTO (Rótulos) Portadores de texto - RÓTULOS Oralidade; ordem alfabética, produção de diferentes portadores de textos; argumentação;

PLANEJAMENTO (Rótulos) Portadores de texto - RÓTULOS Oralidade; ordem alfabética, produção de diferentes portadores de textos; argumentação; PLANEJAMENTO (Rótulos) Professor (a): Rosa Ilene Martini Garavaglia Portadores de texto - RÓTULOS Oralidade; ordem alfabética, produção de diferentes portadores de textos; argumentação; Competências criatividade.

Leia mais

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

SUGESTÕES DE ATIVIDADES HABILIDADES DE LEITURA, ESCRITA E MATEMÁTICA 1.º, 2.º E 3.º Anos SUGESTÕES DE ATIVIDADES 2017 HABILIDADES DE LEITURA 1º ANO Identificar a finalidade de um texto. Localizar informações explícitas em um

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano Ensino Fundamental CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER Unidade 1- Descobrindo jeitos de contar Realizar contagem e comparação de

Leia mais

Sugestões de atividades e jogos para promover a construção do número pela criança

Sugestões de atividades e jogos para promover a construção do número pela criança Sugestões de atividades e jogos para promover a construção do número pela criança Curso Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática para as séries iniciais Querido(a) professor(a), Apresento,

Leia mais

Projeto Curricular do Bibe Amarelo

Projeto Curricular do Bibe Amarelo Área de Formação Pessoal e Social Educação Para os Valores Independência Autonomia Assertividade Partilha do Poder Vivência de Valores Democráticos Participação Justiça Responsabilidade Cooperação Consciência

Leia mais

FLOCARDS O jogo educativo com auto-correcção e auto-dirigido para a aprendizagem

FLOCARDS O jogo educativo com auto-correcção e auto-dirigido para a aprendizagem FLOCARDS O jogo educativo com auto-correcção e auto-dirigido para a aprendizagem Desde os 3 anos até à idade escolar, o jogo Flocards promove as capacidades de memória das crianças, as capacidades de concentração

Leia mais

PLANO ANUAL II Estágio ANO LETIVO PROFESSORAS. Alessandra e Liane

PLANO ANUAL II Estágio ANO LETIVO PROFESSORAS. Alessandra e Liane PLANO ANUAL II Estágio ANO LETIVO - 2.017 PROFESSORAS Alessandra e Liane II Estágio PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM I - PERÍODO PREPARATÓRIO Desenvolver coordenação motora fina. Discriminação esquerda direita.

Leia mais

ISBN ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 1 O BIMESTRE

ISBN ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 1 O BIMESTRE ISBN 978-85-7859-317-9 9 788578 593179 ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 1 O BIMESTRE 1 o ANO ÍNDICE GERAL P PORTUGUÊS... 5 M MATEMÁTICA...55 C CIÊNCIAS...79 H HISTÓRIA... 93 G GEOGRAFIA... 109

Leia mais

Materiais que podem ser utilizados na sala de aula e algumas reflexões sobre a matemática no dia a dia do aluno

Materiais que podem ser utilizados na sala de aula e algumas reflexões sobre a matemática no dia a dia do aluno PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CORNÉLIO PROCÓPIO Materiais que podem ser utilizados na sala de aula e algumas reflexões sobre a matemática

Leia mais

PROGRAMA METODOLÓGICO

PROGRAMA METODOLÓGICO PROGRAMA METODOLÓGICO EDUCAÇÃO INFANTIL COLEÇÃO COLEÇÃO COLEÇÃO ACRESCER Neriah Editora e Sistemas Educacionais Ltda MATERNAL ACRESCER Neriah Editora e Sistemas Educacionais Ltda ACRESCER ACRESCER COLEÇÃO

Leia mais

iguatemy.com.br COMUNICADO de Abril de 2016 Ed. Infantil / Berçário / Integral

iguatemy.com.br COMUNICADO de Abril de 2016 Ed. Infantil / Berçário / Integral iguatemy.com.br COMUNICADO 14 29 de Abril de 2016 Ed. Infantil / Berçário / Integral MAIO D S T Q Q S S 01 02 03 04 05 06 07 01 Dia do Trabalho 08 09 10 11 12 13 14 06 Comemoração Dia das Mães 15 16 17

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II 2019 Eu, minha escola e meus colegas Reconhecer as pessoas por meio dos nomes que as identificam; Participar de jogos e brincadeiras envolvendo regras de convivência; Reconhecer

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA*

EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos Coordenação motora Identidade 1, 8 10, 12, 13, 23, 45, 54, 62, 63 Estimular a Manipular materiais. Desenvolver noção de direção e sentido: da

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 3A Nome da professora: Maria Morais Nome do Projeto: O Mordisco mordeu o livro que eu li. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 A partir do interesse da turma

Leia mais

Canguru de Matemática Brasil 2016 Nível E Soluções

Canguru de Matemática Brasil 2016 Nível E Soluções Problemas de 3 pontos Canguru de Matemática Brasil 2016 Nível E Soluções 1. Ana, Bruna, Cris, Dora e Edna jogaram dois dados cada uma. Qual das meninas obteve a maior soma do número de pontos? (A) Ana

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem Material *itens da lista anexa Quantidade PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS Data de utilização Unidade de Aprendizagem Descrição da atividade didática Livros de

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 É preciso criar pessoas que se atrevam a sair das trilhas aprendidas,com coragem de explorar novos caminhos, pois a ciência constitui-se pela ousadia dos que sonham e o conhecimento

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 1.º Período 65 dias letivos

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 1.º Período 65 dias letivos Números naturais Correspondências um a um e comparação do número de elementos de dois conjuntos; Contagens de até vinte objetos; O conjunto vazio e o número zero; Números naturais até 9; contagens progressivas

Leia mais

LISTA DE MATERIAL Berçário II (1 ano)

LISTA DE MATERIAL Berçário II (1 ano) 1 Berçário II (1 ano) 01 Tubo de cola (500g) 04 Folhas de EVA (Amarelo, azul, vermelho e verde) 01 Cartolina 01 Folha de papel crepom 01 Pote de tinta guache 250 ml 02 Fitas adesiva larga 01 Caixa de camisa

Leia mais

PROPOSTA DIDÁTICA. 2. Objetivo(s) da proposta didática - Reconhecer o que é um sólido geométrico e suas características.

PROPOSTA DIDÁTICA. 2. Objetivo(s) da proposta didática - Reconhecer o que é um sólido geométrico e suas características. PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Jéssica Marilda Gomes Mendes 1.2 Público alvo: Alunos de 6º a 9º ano e Magistério 1.3 Duração: 2 aulas de 2 h e 30 min cada 1.4 Conteúdo

Leia mais

2 ) JOGO DA MEMÓRIA CORES

2 ) JOGO DA MEMÓRIA CORES REF. 171 1 ) RELÓGIO TAMANHO: 35 X 35 cm FORMATO DE SOL PONTEIROS GRANDES, FEITOS DE METAL SUPER-RESISTENTE, MADEIRA 1 PEÇA ENSINA AS CRIANÇAS A FAZEREM A LEITURA DO RELÓGIO PARA DESENVOLVER A NOÇÃO DE

Leia mais

Mini - Maternal. Material Pedagógico - 2º Semestre/2014

Mini - Maternal. Material Pedagógico - 2º Semestre/2014 Mini - Maternal 1 caderno de desenho - 40 folhas - folha grossa (150 g/m²) 1 bloco de canson - tamanho A3 1 bloco de lumi paper 1 pote de massa de modelar 500g, Uti Gutti 1 brinquedo pedagógico de cordo

Leia mais

OS NÚMEROS RACIONAIS MATERIAL QUE COMPÕEM O KIT: O kit é composto por uma moldura, com o formato abaixo:

OS NÚMEROS RACIONAIS MATERIAL QUE COMPÕEM O KIT: O kit é composto por uma moldura, com o formato abaixo: OS NÚMEROS RACIONAIS MATERIAL QUE COMPÕEM O KIT: O kit é composto por uma moldura, com o formato abaixo: peças de dimensões cm x cm, correspondente a / 5 peças de dimensões cm x (/5)cm, correspondente

Leia mais

is.19 Rola-rola bebê com guizo Dimensões: 8x7cm. Para bebês.

is.19 Rola-rola bebê com guizo Dimensões: 8x7cm. Para bebês. Linha de is.16 Labirinto passo-a-passo Braille Confeccionado em E.V.A. composto por 60 bases de 25x25cm coloridas, com numerais de 0 a 9 em braille. Embalagem: sacola de P.V.C. transparente com alça e

Leia mais

FICHA 4 VAMOS FAZER FOGUETÕES 60:00. Nível aconselhado. Resultados pretendidos de aprendizagem. Questão-Problema. Materiais. 3.º Ano 4.

FICHA 4 VAMOS FAZER FOGUETÕES 60:00. Nível aconselhado. Resultados pretendidos de aprendizagem. Questão-Problema. Materiais. 3.º Ano 4. FICHA 4 VAMOS FAZER FOGUETÕES 60:00 MATEMÁTICA NO DIA-A-DIA Nível aconselhado 3.º Ano 4.º Ano Resultados pretendidos de aprendizagem * Reconhecer algumas formas geométricas: círculos, triângulos, retângulos

Leia mais

A MATEMÁTICA E SUAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS

A MATEMÁTICA E SUAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS A MATEMÁTICA E SUAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E.M.E.F.I. Professor Manoel Ignácio de Moraes Sala 1 Sessão 1 Professora Apresentadora: Roseli dos Santos Bassanelli Pereira Realização: Foco O projeto está sendo

Leia mais

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018 Componente Matemática Professor: Meire e Silvanete. Curricular: Segmento: Educação Infantil Ano/Série: Maternal I Apresentação da disciplina Um dos objetivos do ensino da matemática na Educação Infantil

Leia mais

LISTA DE MATERIAIS: EDUCAÇÃO INFANTIL 2019

LISTA DE MATERIAIS: EDUCAÇÃO INFANTIL 2019 Infantil 1 2019 (1 ano) 01 caderno de desenho grande, capa dura (150g/m espiral TILIBRA). 01 caixa de lápis de cor, triangular, jumbo, com 12 cores; 01 apontador jumbo com reservatório, compatível com

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa

Universidade Federal de Viçosa Universidade Federal de Viçosa III Semana Acadêmica da Matemática ATIVIDADES MATEMÁTICAS COM RECURSOS E ADAPTAÇÕES PARA ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS E SURDOS Autores: Claudia Segadas, Denise Felippe da Rocha,

Leia mais

PLANEJAMENTO DE LIBRAS 1º ANO/9 ANOS 1º E 2º SEMESTRES CONTEÚDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS RECURSOS

PLANEJAMENTO DE LIBRAS 1º ANO/9 ANOS 1º E 2º SEMESTRES CONTEÚDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS RECURSOS 1º ANO/9 ANOS - O que é Libras e sua importância - Sensibilizar sobre a importância da Língua de Sinais -Através de historinhas e relatos de -As vogais -Conhecer os sinais das vogais em Libras experiências.

Leia mais

PLANEJAMENTO. NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos

PLANEJAMENTO. NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos Professora: Nelcí Sganzerla Girelli PLANEJAMENTO NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos Identificar a importância de

Leia mais

Modelo de análise de brinquedo/jogo na abordagem psicogenética de Piaget

Modelo de análise de brinquedo/jogo na abordagem psicogenética de Piaget Modelo de análise de brinquedo/jogo na abordagem psicogenética de Piaget 1. Nome e imagem do brinquedo/jogo: BLOCOS LÓGICOS 2. Faixa etária indicada: (fundamentar de acordo com os conceitos da psicologia

Leia mais

Guião 2 Explorando sólidos geométricos - II

Guião 2 Explorando sólidos geométricos - II Guião 2 Explorando sólidos geométricos - II cubos, paralelepípedos retângulos, cilindros, esferas, pirâmides, cones,prismas A cadeia de tarefas aqui apresentada tem por objetivo continuar a exploração

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 Infantil II Educação Infantil Disciplina: LINGUAGEM Série: INFANTIL II Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos Desenvolver

Leia mais

PLANO DE ENSINO 3 º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 3 º TRIMESTRE Componente Curricular: Linguagem Oral e Escrita Professor: Meire / Gabriela Segmento: Educação Infantil Ano/Série: Maternal I Apresentação da disciplina A linguagem oral possibilita comunicar ideias, pensamentos

Leia mais

COLEGIO REAL EDUCAÇÃO INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO REALEZA PARANÁ. Lista de Material. Maternal manhã (1 ano e 06 meses à 3 anos)

COLEGIO REAL EDUCAÇÃO INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO REALEZA PARANÁ. Lista de Material. Maternal manhã (1 ano e 06 meses à 3 anos) Lista de Material Maternal manhã (1 ano e 06 meses à 3 anos) 01 caderno de desenho grande; 01 agenda positivo (disponível para comprar na secretaria do Colégio); 04 E.V.A. cores variadas; 04 rolos de papel

Leia mais

Colégio Nossa Senhora das Dores

Colégio Nossa Senhora das Dores Observações Considerando o desenvolvimento da autonomia das crianças, sugerimos que ela não façam uso de pastas de rodinha e/ou mochila. Todo o material individual deverá ser marcado ou etiquetado com

Leia mais

LISTA DE MATERIAL - 1º ano

LISTA DE MATERIAL - 1º ano LISTA DE MATERIAL - º ano Cadernos de matérias (uso individual) Todas Escrita Estojo (uso individual) Todas Escrita Tesoura de ponta redonda (uso individual) Todas Recorte e colagem Lápis preto Nº (uso

Leia mais

PLANO ANUAL I Estágio ANO LETIVO PROFESSORAS. Sandra Sevilha e Juscinei Ferreira

PLANO ANUAL I Estágio ANO LETIVO PROFESSORAS. Sandra Sevilha e Juscinei Ferreira PLANO ANUAL I Estágio ANO LETIVO - 2.017 PROFESSORAS Sandra Sevilha e Juscinei Ferreira PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM I Estagio PORTUGUÊS E LINGUAGEM - OBJETIVO Ampliar a coordenação viso-motora, na busca

Leia mais

A cada dia da próxima semana teremos uma atividade diferente para celebrarmos juntos a alegria de SER CRIANÇA!!!

A cada dia da próxima semana teremos uma atividade diferente para celebrarmos juntos a alegria de SER CRIANÇA!!! iguatemy.com.br COMUNICADO 31 02 de Outubro de 2015 Ed. Infantil / Berçário / Integral Todos têm uma criança alegre dentro de si, mas poucos a deixam viver. (Augusto Cury) A cada dia da próxima semana

Leia mais

O Aniversário do Seu Alfabeto

O Aniversário do Seu Alfabeto ESCOLA: PROFESSOR (A): NOME: Técnica de para quem vai trabalhar com o livro: O Aniversário do Seu Alfabeto Dificuldades antecipadas: Se criança ou jovem, encontra-se no início do ciclo de alfabetização,

Leia mais

O Aniversário do Seu Alfabeto

O Aniversário do Seu Alfabeto ESCOLA: PROFESSOR (A): NOME: Técnica de para quem vai trabalhar com o livro: O Aniversário do Seu Alfabeto Dificuldades antecipadas: Se criança ou jovem, encontra-se no início do ciclo de alfabetização,

Leia mais

fichas_1a184 2/20/08 10:30 AM Page 1 PORTUGUÊS

fichas_1a184 2/20/08 10:30 AM Page 1 PORTUGUÊS PORTUGUÊS ESCOLA 5 7 9 11 13 15 17 19 21 23 25 ALUNO 29 31 33 35 37 Higiene do Corpo 1 2 4 3 5 39 41 43 45 47 49 51 53 55 57 AS CORES 59 Pinta os balões 61 Pinta os frutos

Leia mais

Sequência Didática. Perfil do Sujeito/Aluno a quem a sequência foi destinada:

Sequência Didática. Perfil do Sujeito/Aluno a quem a sequência foi destinada: Sequência Didática Nome do Voluntário: Licenciando do Curso de Ciências Biológicas João Paulo Xavier de Freitas Co-autora: Paloma Alinne A. Rodrigues Perfil do Sujeito/Aluno a quem a sequência foi destinada:

Leia mais

MATEMÁTICA. 2 Com os algarismos escreve todos os números possíveis com os algarismos todos diferentes.

MATEMÁTICA. 2 Com os algarismos escreve todos os números possíveis com os algarismos todos diferentes. 1 Decompõe: 200 = 2 x 300 = 3 x 400 = 4 x 200 = + 300 = + 400 = + 289 = + + 327 = + + 418 = + + 2 Com os algarismos 2 3 4 escreve todos os números possíveis com os algarismos todos diferentes. 3 Escreve

Leia mais

Oficina 14: Cartografia. Atividade 1- Eu, um ponto de referência.

Oficina 14: Cartografia. Atividade 1- Eu, um ponto de referência. Oficina 14: Cartografia Atividade 1- Eu, um ponto de referência. 1 Apresentação do problema - Localizar no espaço os objetos e pessoas que se encontram ao meu redor; - Desenvolver as primeiras noções de

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DOS PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS PARA O CONHECIMENTO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS

A CONSTRUÇÃO DOS PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS PARA O CONHECIMENTO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS A CONSTRUÇÃO DOS PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS PARA O CONHECIMENTO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS LOURDES PELKA BARRIOS 1, ANA PAULA COSER SETTI 2, RENATA APARECIDA DE FARIA 3, SABRINA AZEVEDO DE OLIVEIRA

Leia mais

A partir de 13/02/2017 entrada somente com uniforme completo. VENDA DE UNIFORMES MATERNAL UNIFORME COMPLETO

A partir de 13/02/2017 entrada somente com uniforme completo. VENDA DE UNIFORMES MATERNAL UNIFORME COMPLETO MATERNAL DATA: 30/01/2017 (segunda-feira) Mochila média COM RODINHAS (mais ou menos 40cm de altura) Cola branca de boa qualidade (01 tubo de 90g) Lápis de cor jumbo de boa qualidade (01 caixa) Pasta plástica

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 Que a arte me aponte uma resposta mesmo que ela mesma não saiba E que ninguém a tente complicar, pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer. Oswaldo Montenegro TURMA:

Leia mais

1) Mova 6 fósforos nestes copos, de forma a compor uma casinha.

1) Mova 6 fósforos nestes copos, de forma a compor uma casinha. Colégio COC Imperatriz IV Mostra de Ciências 5º Ano A Matemática está em tudo Clube de Descobertas matemáticas: lógica e ação Atividade 1: Desafios Matemáticos com Palitinhos 1) Mova 6 fósforos nestes

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Série: Maternal 2 1º Período

Leia mais

Planejamento Anual Maternal I

Planejamento Anual Maternal I Planejamento Anual Maternal I ÁREAS DE CONHECIMENTO: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA Coordenação Motora Ampla. Coordenação Motora Fina. Discriminação Auditiva e Visual. Expressão Oral (histórias, contos, músicas,

Leia mais

Check-List - EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL I 1 ANO

Check-List - EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL I 1 ANO INFANTIL I 1 ANO OBS.: Os alunos até Infantil II poderão usar sandálias tipo ALPERCATA (marcar o fardamento com nome da criança) 02-cadernos de desenho grande com espiral e capa. 02-tubos de tinta guache

Leia mais

Sondagem 2017 ENSINO FUNDAMENTAL

Sondagem 2017 ENSINO FUNDAMENTAL O processo de sondagem do Colégio Sion busca detectar, no aluno, prérequisitos que possibilitem inseri-lo adequadamente no ano pretendido. As disciplinas de e são os recursos utilizados para tal finalidade.

Leia mais

Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17

Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17 PLANEJAMENTO SEMANAL GRUPO 4 e 5 2017 GRUPO ARARA ADI: JANAINA Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17 Jogos Pedagógicos Massinha Desenho Dirigido da história contada Parque no Gramado Pesquisa

Leia mais

PERFIL DE DESEMPENHO. PRÉ-ESCOLAR 4 anos

PERFIL DE DESEMPENHO. PRÉ-ESCOLAR 4 anos PRÉ-ESCOLAR 4 anos O aluno deverá ser capaz de: ÁREAS DE CONTEÚDO DOMÍNIO/COMPONENTES DESCRITOR Construção da identidade e autoestima - Saber dizer o seu nome próprio e a sua idade - Verbalizar as necessidades

Leia mais

ESCOLA: PROFESSOR (A): NOME: Técnica de Coordenação Motora com Rastreamento

ESCOLA: PROFESSOR (A): NOME: Técnica de Coordenação Motora com Rastreamento ESCOLA: PROFESSOR (A): A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z A coordenação motora fina é a capacidade de usar os pequenos músculos em movimentos delicados, como: escrever, rastrear letras,

Leia mais

ESCOLA: PROFESSOR (A): NOME: Técnica de Coordenação Motora com Rastreamento

ESCOLA: PROFESSOR (A): NOME: Técnica de Coordenação Motora com Rastreamento ESCOLA: PROFESSOR (A): A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z A coordenação motora fina é a capacidade de usar os pequenos músculos em movimentos delicados, como: escrever, rastrear letras,

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 2o ano

Roteiro de trabalho para o 2o ano Roteiro de trabalho para o 2o ano No volume do 2º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS DE APRENDIZAGEM 1. Os números

Leia mais

Educação Infantil Nível 1 - Volume 1

Educação Infantil Nível 1 - Volume 1 Educação Infantil Nível 1 - Volume 1 SUMÁRIO Formação pessoal, Social, Identidade e Autonomia Conhecimento de mundo, Natureza e Sociedade Construindo a Identidade 9 Quem sou eu? 10 Minha assinatura 13

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: 4B NOME DO PROJETO: A matemática no nosso dia a dia. PERÍODO DO PROJETO: Setembro/2018 a Dezembro/2018 JUSTIFICATIVA: O projeto surgiu da necessidade da turma em aprender

Leia mais

SUMÁRIO PRIMEIRAS NOÇÕES... 6 NÚMEROS ATÉ FIGURAS GEOMÉTRICAS A ORDEM NOS NÚMEROS NÚMEROS ATÉ NOSSO DINHEIRO...

SUMÁRIO PRIMEIRAS NOÇÕES... 6 NÚMEROS ATÉ FIGURAS GEOMÉTRICAS A ORDEM NOS NÚMEROS NÚMEROS ATÉ NOSSO DINHEIRO... SUMÁRIO PRIMEIRAS NOÇÕES... 6 1 NÚMEROS ATÉ 10... 15 MAIS, MENOS E MESMA QUANTIDADE... 15 REPRESENTAÇÃO DE QUANTIDADES... 18 NÚMEROS ATÉ 10... 21 PROBLEMAS... 54 2 N A ORDEM NOS NÚMEROS... 58 ORDEM CRESCENTE

Leia mais

Problemas dos Círculos Matemáticos. Problemas extras para o Capítulo 4

Problemas dos Círculos Matemáticos. Problemas extras para o Capítulo 4 Problemas dos Círculos Matemáticos Problemas extras para o Capítulo 4 Problemas dos Círculos Matemáticos - Capítulo 4 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1. Quantos triângulos existem na figura abaixo?

Leia mais