Sugestões de atividades e jogos para promover a construção do número pela criança

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sugestões de atividades e jogos para promover a construção do número pela criança"

Transcrição

1 Sugestões de atividades e jogos para promover a construção do número pela criança Curso Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática para as séries iniciais

2 Querido(a) professor(a), Apresento, neste documento, alguns exemplos de jogos e atividades que eu costumava utilizar para promover o processo de construção do número de meus alunos. Muitos deles foram adaptados das propostas presentes no livro A criança e o número, da Constance Kamii. Uma ideia poderosa que aprendi com essa pesquisadora é que eu não posso ENSINAR o número. A criança constrói o número nas situações do dia-a-dia. Eu, como professora, posso: a) criar situações e aproveitar as situações cotidianas que possam contribuir com esse processo;

3 b) encorajá-la a colocar todos os tipos de objetos, ideias e eventos em relação, em vez de focalizar apenas a quantificação; c) incentivá-la a pensar sobre números e quantidades de objetos significativos para ela; d) desafiá-la a criar agrupamentos (conjuntos) de objetos e comparar diferentes conjuntos; e) intervir, fazendo a criança verbalizar o que está pensando e contra-argumentar para testar a convicção de suas ideias; f) promover resolução de conflitos e trocas de ideias entre colegas. Espero que os exemplos a seguir inspirem e abram novas possibilidades ao trabalho de vocês! Abraços! Silvia Kist

4 Atividades cotidianas - distribuição de materiais Na sala de aula, em vez de nós professores distribuirmos o material, podemos pedir que as crianças os selecionem e distribuam. Por exemplo, em vez de oferecer 5 caixas de jogos, uma para cada grupo, podemos pedir que uma criança pegue o número de caixas suficiente para cada um dos grupos. É importante que ela faça essa correspondência: se são 5 grupos, precisa pegar 5 caixas. O mesmo vale para a distribuição de folhas, tesouras, tubos de cola, brinquedos, etc. Solicitações como: traga o número suficiente para todos na mesa fazem a criança pensar sobre a quantificação em situações cotidianas.

5 Atividades cotidianas - recolher coisas Recolher coisas, tais como agendas, bilhetes assinados pelos pais, tema de casa, dinheiro, folha de atividades etc. proporciona uma oportunidade natural de ensinar a composição aditiva do número. Por exemplo, podemos incentivar os alunos a pensarem: quantos são ao todo na turma? Quantos trouxeram o dinheiro ontem? Quantos trouxeram hoje? Quantos ainda faltam trazer? Ou quantos fizeram o tema de casa, quantos faltaram à aula e quantos não fizeram. Fazer uma lista dos alunos em um cartaz e marcar atividades realizadas por cada um e atividades pendentes é outra oportunidade de explorar a composição aditiva.

6 Atividades cotidianas - quadros de registros Podemos fazer cartazes com os nomes dos alunos, de forma que possam registrar diariamente quantos vieram à aula, quantos estão ausentes, etc. Calendários com os dias da semana ou mês também são importantes para a criança se organizar no tempo. Podemos conversar sobre esse material diariamente. Que dia é hoje, que dia foi ontem, em que dia será o passeio, quantos dias faltam para o fim de semana, etc. Registros do número de peças nas caixas dos jogos ajudam a criança a verificar se faltam peças no momento de guardá-las.

7 Jogo de batalha Para o jogo de batalha, podemos confeccionar as cartinhas com as crianças ou usar as cartas de um baralho convencional. Cada criança vai precisar de um número de cartinhas (podem ser 10 ou 15) e colar números nessas cartinhas ou desenhá-los. Com alunos maiores, eu gosto de confeccionar as cartinhas com recortes de preços de encartes que envolvem números decimais (com vírgula).

8 Jogo de batalha Pode-se jogar em duplas ou trios. Cada criança pega a primeira cartinha da sua pilha e a põe na mesa. Quem tiver colocado a cartinha com o número maior, leva as cartinhas dos colegas. Vence quem tiver mais cartinhas.

9 Jogo de adivinhação Uma criança pode escolher uma cartinha com números de 1 a 10, por exemplo, e as demais têm que adivinhar qual foi a carta escolhida. À medida que as crianças vão tentando adivinhar, a criança que escolheu a cartinha diz se o número é mais ou menos, ou seja, se o número é maior ou menor.

10 Jogos de tabuleiro O jogo pode ser criado com um pedaço de cartolina, fichas para serem colocadas nos quadrados e um dado. Ele consiste em jogar o dado e distribuir o número de fichas correspondentes no tabuleiro. O objetivo do jogo é ser o primeiro a encher o cartão, ou enchê-lo e depois esvaziá-lo, retirando o número de fichas indicado no dado. Abaixo, estão exemplos de tabuleiros que podemos confeccionar.

11 Jogo das roupinhas - coordenação de atributos Este jogo é um dos que mais gosto! Ele requer 18 peças e 3 dados: Tipo de roupa: calça, saia e camisa. Cor: verde, vermelho e azul Tamanho: grande e pequeno

12 Dados do Jogo das roupinhas Confeccionamos: um dado de COR, em que cada face possui uma das cores: verde, vermelho e azul (na verdade, haverá duas faces com cada cor porque usamos somente 3 cores); Um dado de TIPO DE ROUPA, em que cada face possui a imagem de uma peça de roupa: calça, saia e camisa (duas faces para cada tipo); Um dado que representa TAMANHO, em que 3 faces têm tamanho pequeno e 3 faces têm tamanho grande.

13 Jogo das roupinhas - como jogar A criança joga os três dados juntos e precisa achar a peça que corresponde aos três atributos. Para achar a peça, ela precisa coordenar esses três atributos. Crianças que estão em processo inicial de construção do número têm dificuldade em fazer coordenação, e esse jogo pode ajudá-las a desenvolver tal operação. No exemplo abaixo, a partir da combinação dos dados, a criança tem que localizar a peça: camiseta, vermelha, pequena.

14 Molde para confeccionar o jogo das roupinhas. Elas podem ser feitas de papel cartão ou E.V.A.

15 Blocos lógicos Materiais para conjuntos São 48 peças de madeira ou plástico: Formas: quadrados, triângulos, retângulos e círculos Tamanhos: grande e pequeno Cores: amarelo, azul e vermelho Espessura: grosso e fino * As peças também podem ser confeccionadas em papelão ou E.V.A, eliminado o atributo espessura.

16 Sugestões de atividades com Blocos lógicos *algumas dessas ideias também podem ser adaptadas para o jogo das roupinhas. Exploração livre: deixar o aluno brincar livremente para promover a familiarização com o material. Depois, incentivá-lo a classificar ora por cores, ora por formas, tamanho ou espessura. Identificação das peças: pedir que o aluno mostre o quadrado vermelho, grande e fino, por exemplo. Depois, mostrar uma peça e pedir a descrição. Jogo das diferenças: mostrar duas peças e pedir que os alunos apontem as diferenças. Ex: a cor e a espessura são diferentes.

17 Sugestões de atividades com Blocos lógicos Jogo do trenzinho ( uma diferença, nem mais, nem menos ): distribuir as peças para as crianças. Uma delas começa o jogo, colocando no centro da mesa uma peça qualquer (ex: um círculo azul, pequeno, grosso); a segunda criança deve colocar ao lado da primeira peça uma outra que possua uma diferença e três permanências (ex: um círculo, azul, grande, grosso); a brincadeira continua, tendo como referência qualquer uma das peças das pontas. Se a criança não tiver peça para colocar, pula a sua vez. Quem colocar primeiro todas as peças ganha o jogo.

18 Sugestões de atividades com Blocos lógicos Jogo da seriação: colocar algumas peças em fila para o aluno descobrir a regra e continuar. Uma regra pode ser uma sequência de cores: amarelo, azul, vermelho, amarelo, azul, vermelho (usando peças de qualquer forma, tamanho ou espessura). Outra regra pode ser forma: triângulo, quadrado, círculo, triângulo, quadrado, círculo (usando peças de qualquer cor, tamanho ou espessura).

19 Jogo da caixa de fósforo - Conservando 10 Material: - caixa pequena com uma partição entre as duas seções. Podemos usar uma caixa de fósforos grande. Aí, dobramos um pouco a partição no meio para que as peças possam se movimentar entre os dois lados pecinhas na caixa. Podemos usar botão, feijão, etc.

20 Jogo da caixa de fósforo - Conservando 10 Objetivo: conservar 10. A criança vai vivenciar diferentes maneiras de formar o número 10: 10+0, 9+1, 8+2, 7+3, etc. Como jogar: agitamos a caixa, para que algumas pecinhas fiquem numa partição e outras, na outra. Primeiro, sem abrir a caixa, perguntamos quantas peças a criança acha que há em cada lado. Depois, abrimos apenas um lado e deixamos o outro coberto. Pedimos que a criança conte quantas estão no lado aberto e perguntamos quantas devem estar no outro lado. Ex: se no lado aberto há 4 pecinhas, ela deve pensar quantas estão no outro lado, sabendo que no total há 10.

21 Referências: KAMII, Constance. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget por atuação. 6. ed. Campinas: Papirus, NETO, Ernesto Rosa. Didática da Matemática. 11. ed. São Paulo: Ática, 2001.

Sugestões de materiais e atividades para promover a construção do Sistema de Numeração Decimal pela criança

Sugestões de materiais e atividades para promover a construção do Sistema de Numeração Decimal pela criança Sugestões de materiais e atividades para promover a construção do Sistema de Numeração Decimal pela criança Curso Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática para as séries iniciais Querido(a)

Leia mais

4. Jogos com dados de cores correspondentes àquelas dos Blocos Lógicos

4. Jogos com dados de cores correspondentes àquelas dos Blocos Lógicos 4. Jogos com dados de cores correspondentes àquelas dos Blocos Lógicos Prepare um dado com três cores em suas faces (azul, amarelo e vermelho), sendo que cada cor deve aparecer duas vezes; Com as peças

Leia mais

DANÔMIO. Objetivos Aprimorar o conhecimento da multiplicação de monômios.

DANÔMIO. Objetivos Aprimorar o conhecimento da multiplicação de monômios. DANÔMIO Objetivos Aprimorar o conhecimento da multiplicação de monômios. Materiais Dado feito de papel com um monômio em cada face, 6 tabelas que apresentam todas combinações de produtos dos monômios de

Leia mais

PLANEJAMENTO (Rótulos) Portadores de texto - RÓTULOS Oralidade; ordem alfabética, produção de diferentes portadores de textos; argumentação;

PLANEJAMENTO (Rótulos) Portadores de texto - RÓTULOS Oralidade; ordem alfabética, produção de diferentes portadores de textos; argumentação; PLANEJAMENTO (Rótulos) Professor (a): Rosa Ilene Martini Garavaglia Portadores de texto - RÓTULOS Oralidade; ordem alfabética, produção de diferentes portadores de textos; argumentação; Competências criatividade.

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DOS PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS PARA O CONHECIMENTO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS

A CONSTRUÇÃO DOS PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS PARA O CONHECIMENTO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS A CONSTRUÇÃO DOS PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS PARA O CONHECIMENTO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS LOURDES PELKA BARRIOS 1, ANA PAULA COSER SETTI 2, RENATA APARECIDA DE FARIA 3, SABRINA AZEVEDO DE OLIVEIRA

Leia mais

PEGUE 10. Quantidade: 08 unidades

PEGUE 10. Quantidade: 08 unidades 1 PEGUE 10 Materiais Um tabuleiro e 66 cartas redondas com os numerais de 1 a 7 nas seguintes quantidades: 1 22 cartas; 6-2 cartas; 2-16 cartas; 7-2 cartas; 3-12 cartas; Coringa 1 carta. 4-7 cartas; 5-4

Leia mais

LÓGICA E CONJUNTOS. Xadrez.. 04 Torre de Hanói. 05 Quebra cabeças: cubo mágico. 06 três ao cubo.. 06 quebra cabeças. 06 tangran.

LÓGICA E CONJUNTOS. Xadrez.. 04 Torre de Hanói. 05 Quebra cabeças: cubo mágico. 06 três ao cubo.. 06 quebra cabeças. 06 tangran. LÓGICA E CONJUNTOS Xadrez.. 04 Torre de Hanói. 05 Quebra cabeças: cubo mágico. 06 três ao cubo.. 06 quebra cabeças. 06 tangran. Jogos: dados dominó. baralho. Pegadinhas: Garrafões Flanelógrafo Blocos lógicos

Leia mais

A construção do Sistema de Numeração Decimal SND e Testagem com criança de 6 a 9 anos

A construção do Sistema de Numeração Decimal SND e Testagem com criança de 6 a 9 anos A construção do Sistema de Numeração Decimal SND e Testagem com criança de 6 a 9 anos *as idades são referências, podem variar conforme o contexto Curso Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática

Leia mais

Dominó Geométrico 7.1. Apresentação Este é um bom material para interagir a matemática de uma forma divertida e descontraída por meio de um jogo de

Dominó Geométrico 7.1. Apresentação Este é um bom material para interagir a matemática de uma forma divertida e descontraída por meio de um jogo de Dominó Geométrico 7.1. Apresentação Este é um bom material para interagir a matemática de uma forma divertida e descontraída por meio de um jogo de dominó que pode ser desenvolvido por até no máximo quatro

Leia mais

ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 1. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 1. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 1 Orientações ao professor Módulo 1...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Identidade pessoal: EU e diferenças físicas Linguagem: Vogal A: Fonema e grafema Coordenação

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE BOM RETIRO - PIBID

COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE BOM RETIRO - PIBID COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE BOM RETIRO - PIBID Plano de aula De setembro à outubro de 2013 Bolsistas: Fernanda Menegotto, Jéssica Tumelero, Jéssica da Silva, Patricia Balbinot e Vera de Oliveira. Supervisora:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Taís Baú Bernardi 1.2 Público alvo: 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental e Curso Magistério 1.3 Duração: 5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido:

Leia mais

Letramento Matemático na Educação Infantil

Letramento Matemático na Educação Infantil Etapa 2: Os campos de experiência e o percurso investigativo da criança Objetivo da etapa: Conhecer a ideia de campos de experiência presente na BNCC e relacioná-los ao conhecimento matemático na Educação

Leia mais

Silvana Lemos da Silva Machado

Silvana Lemos da Silva Machado Oficinas Mão na Massa Cínara Barbosa Martins Siqueira Silvana Lemos da Silva Machado Resumo: Os trabalhos foram desenvolvidos na E.E. Cel. Gabriel Penha de Paiva, com crianças de 6 e 7 anos ( Educação

Leia mais

PIFE DA MULTIPLICAÇÃO

PIFE DA MULTIPLICAÇÃO PIFE DA MULTIPLICAÇÃO Objetivo: Compreender melhor as operações de multiplicação. Materiais: 46 cartas da seguinte forma: 8 cartas com números do 2 ao 9 sendo estes multiplicadores; 8 cartas com números

Leia mais

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2 Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Linguagem: Revisão das vogais A,E,I,O,U Escrita bastão das vogais Associação das vogais aos nomes:

Leia mais

Exemplos de Brinquedos Criados/Adaptados

Exemplos de Brinquedos Criados/Adaptados Exemplos de Brinquedos Criados/Adaptados 22 Santa Marli Pires dos Santos Descrição 1. TORRE A torre consiste num conjunto de 20 caixas de papelão (com tamanhos diferentes, 1cm de diferença de uma para

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa

Universidade Federal de Viçosa Universidade Federal de Viçosa III Semana Acadêmica da Matemática ATIVIDADES MATEMÁTICAS COM RECURSOS E ADAPTAÇÕES PARA ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS E SURDOS Autores: Claudia Segadas, Denise Felippe da Rocha,

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: JARDIM II

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: JARDIM II PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: JARDIM II UNIDADE I: Números de 1 a 5 Formas geométricas planas Quadrado Retângulo Triângulo Círculo Linhas Abertas / fechadas Retas / curvas Noções de cores

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Matemática PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Matemática PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Matemática PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Jardim I A - Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 2. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 2. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 2 Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Brasil Mapa do Brasil (pessoas na sociedade) Linguagem: Revisão das vogais A, E, I, O, U Escrita

Leia mais

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 3. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 3. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 3 Orientações ao professor Módulo 3...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de Transporte Linguagem: Letra J - som/imagem/escrita Letra K - som/imagem/escrita Fonema e

Leia mais

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Matemática 1.º ano 2015/2016

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Matemática 1.º ano 2015/2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Matemática 1.º ano 2015/2016 Domínio (Unidade / Tema) Números e Operações

Leia mais

BERÇÁRIO II. 4 lixas nº 150

BERÇÁRIO II. 4 lixas nº 150 LISTA DE MATERIAL INDIVIDUAL 2018 CES A Centro Educacional Silva Dos Anjos Formando cidadãos do tamanho do mundo! 1 caderno de desenho horizontal, grande e sem pauta 96 folhas (encapado conforme orientação

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA EM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DO 1º CICLO - ESE DE CASTELO BRANCO

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA EM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DO 1º CICLO - ESE DE CASTELO BRANCO Material Cuisenaire As barras Cuisenaire foram criadas pelo professor belga Émile Georges Cuisenaire e divulgadas pelo professor espanhol Caleb Gattegno, em 1952, tentando dar resposta à necessidade de

Leia mais

PROPOSTA DIDÁTICA. 3. Desenvolvimento da proposta didática 1 Dia (10 mim) Acomodação dos alunos e realização da chamada.

PROPOSTA DIDÁTICA. 3. Desenvolvimento da proposta didática 1 Dia (10 mim) Acomodação dos alunos e realização da chamada. PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Camila Dorneles da Rosa 1.2 Público alvo: Alunos do 6 ao 9 ano e Magistério. 1.3 Duração: 5 horas aula 1.4 Conteúdo desenvolvido: Operações

Leia mais

Este material acompanha o artigo: VER PARA ENTENDER: A importância da matemática visual para o cérebro e o aprendizado

Este material acompanha o artigo: VER PARA ENTENDER: A importância da matemática visual para o cérebro e o aprendizado Atividades de prática com os dedos Este material acompanha o artigo: VER PARA ENTENDER: A importância da matemática visual para o cérebro e o aprendizado Jo Boaler, professora de Ensino de Matemática,

Leia mais

Análise Combinatória AULA 1. Métodos Simples de Contagem

Análise Combinatória AULA 1. Métodos Simples de Contagem Análise Combinatória AULA 1 Métodos Simples de Contagem Tales Augusto de Almeida 1. Introdução A primeira ideia que surge no imaginário de qualquer estudante quando ele ouve a palavra contagem seria exatamente

Leia mais

ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos)

ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos) 1 ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos) Objetivos Introduzir o conceito de números inteiros negativos; Desenvolvimento O professor confeccionará o jogo com os alunos ou distribuirá os jogos

Leia mais

ENSINO INFANTIL MATERNAL I MATERIAL ESCOLAR 2017

ENSINO INFANTIL MATERNAL I MATERIAL ESCOLAR 2017 ENSINO INFANTIL MATERNAL I MATERIAL ESCOLAR 2017 MATERIAL PARA USO INDIVIDUAL 02... Cadernos de desenho 01... Agenda escolar padronizada 02... Pastas classificadoras padronizadas 01... Avental padronizado

Leia mais

CONTEÚDOS E DIDÁTICA DE MATEMÁTICA

CONTEÚDOS E DIDÁTICA DE MATEMÁTICA Falando sobre a probabilidade nos anos iniciais da Educação Básica De um tempo para cá, mais especificamente desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) em 1998, as probabilidades passaram

Leia mais

Objetivos. Temas transversais

Objetivos. Temas transversais Objetivos - Aproveitar o conhecimento acumulado, apontar o erro e estimular o aluno a compreendê-lo e corrigi-lo. - Identificar e reconhecer os recursos dos jogos. - Reconhecer a utilização do material

Leia mais

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio Sequencia de Outubro/novembro 2013- Identidade Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Matemática 1.º ano 2014/2015

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Matemática 1.º ano 2014/2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110 Planificação Anual /Critérios de Disciplina: Matemática 1.º ano 2014/2015 Domínio (Unidade / Tema) Números e Operações Subdomínio/Conteúdos

Leia mais

O CALENDÁRIO ESCOLAR

O CALENDÁRIO ESCOLAR O CALENDÁRIO ESCOLAR GUIA PEDAGÓGICO E DE ACTIVIDADES REF. 30155 Direcção Técnica: Celso Crespo Bejarano Psicólogo É proibida a reprodução total ou parcial Não recomendado a menores de 36 meses por conter

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Natauan Bianchin de Lima 1.2 Público alvo: 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental e Curso Magistério 1.3 Duração: 5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido:

Leia mais

ESTE DOCUMENTO É PARA USO EXCLUSIVO PARA MEMBROS DO CURSO MATEMÁTICA VIVA. É PROIBIDO COMPARTILHA-LO COM PESSOAS FORA DO GRUPO.

ESTE DOCUMENTO É PARA USO EXCLUSIVO PARA MEMBROS DO CURSO MATEMÁTICA VIVA. É PROIBIDO COMPARTILHA-LO COM PESSOAS FORA DO GRUPO. Nível II Semana 5 Eixo: Números e Operações Assunto: Ordem crescente e decrescente Números pares e ímpares Objetivos: Introdução dos conceitos práticos de crescente/decrescente e par/ímpar Ordenar segundo

Leia mais

UTFPR Câmpus Curitiba. PIBID Matemática PLANO DE AULA 6º ANO A E B. Caça ao Tesouro Geométrico

UTFPR Câmpus Curitiba. PIBID Matemática PLANO DE AULA 6º ANO A E B. Caça ao Tesouro Geométrico UTFPR Câmpus Curitiba PIBID Matemática Colégio Estadual José Busnardo Bolsistas ID: Igor Nascimento, Tatiana Chenisz PLANO DE AULA 6º ANO A E B Caça ao Tesouro Geométrico OBJETIVOS: A atividade proposta

Leia mais

Lista de Materiais 2017 Maternal I - Educação Infantil

Lista de Materiais 2017 Maternal I - Educação Infantil 1 Maternal I - Educação Infantil 5 Botões coloridos grandes 2 Caixas de cola colorida 2 Caixas de fósforos (cheia) 2 Caixas de giz de cera curton com 12 cores 3 Caixas de massa de modelar com 12 cores

Leia mais

Jogo dos Totais 3º ao 5º ano

Jogo dos Totais 3º ao 5º ano Introdução Jogo dos Totais 3º ao 5º ano Esta atividade é uma forma divertida de desenvolver a compreensão sobre quantidades e maneiras de perfazer um total de 25. Nela, os alunos terão a oportunidade de

Leia mais

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística.

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística. PLANEJAMENTO: Identidade PROFESSORA: Iracema Pavão História trabalhada ao longo da sequência: Competências Objetivos Estratégias em Leitura; produção textual; oralidade; análise linguística. - Estimular

Leia mais

Jogos e caixa de regras para confeccionar para o recreio na escola

Jogos e caixa de regras para confeccionar para o recreio na escola Jogos e brincadeiras Jogos e caixa de regras para confeccionar para o recreio na escola Noêmia Lopes Para garantir que todos os alunos se divirtam e tenham oportunidades de interação na hora do intervalo,

Leia mais

Jogo dos Totais 1º e 2º anos

Jogo dos Totais 1º e 2º anos Jogo dos Totais 1º e 2º anos Introdução Esta atividade é uma forma divertida de desenvolver a compreensão sobre quantidades e maneiras de perfazer um total de 10. Nela, os alunos terão a oportunidade de

Leia mais

Colégio Anchieta Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Lista de Material Escolar

Colégio Anchieta Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Lista de Material Escolar MATERNAL I ( 02 anos) 003 caixas de giz de cera (grande) 004 caixas de massa de modelar 002 caixas de fósforo (palitos pequenos) 001 rolo de durex (pequeno e largo) 001 rolo durex colorido 001 folha de

Leia mais

ESI -COLÉGIO NOSSA SENHORA DE BELÉM LISTA DE MATERIAIS INFANTIL 2 EDUCAÇÃO INFANTIL

ESI -COLÉGIO NOSSA SENHORA DE BELÉM LISTA DE MATERIAIS INFANTIL 2 EDUCAÇÃO INFANTIL LISTA DE MATERIAIS - 2016 INFANTIL 2 EDUCAÇÃO INFANTIL Conjunto de pincel atômico 1 Caixa de giz de cera 12 cores- ( jumbo) 1 Caixa de cola colorida 5 cores 1 Cola relevo preta 1 Cartela de figurinha adesiva

Leia mais

ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014

ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014 ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014 Bolsistas: Mévelin Maus, Milena Poloni Pergher e Odair José Sebulsqui. Supervisora: Marlete Basso Roman Disciplina:

Leia mais

Comunidade de Prática Virtual Inclusiva Formação de Professores

Comunidade de Prática Virtual Inclusiva Formação de Professores O Mate erial Dourado Montessor ri O material Dourado ou Montessori é constituído por cubinhos, cubão, que representam: barras, placas e Observe que o cubo é formado por 10 placas, que a placa é formada

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 1...03 2 3 UNIDADE 1 Linguagem: Vogal A: Fonema e grafema Coordenação motora Natureza: A Criação: 1ª dia da criação Dia e noite Matemática:

Leia mais

Cartão de Vacina. Sequência Didática. Coordenadora Regional: Waldinéa Alves Farias Rocha. Orientações de Estudos: Gleide Márcia Torres Costa

Cartão de Vacina. Sequência Didática. Coordenadora Regional: Waldinéa Alves Farias Rocha. Orientações de Estudos: Gleide Márcia Torres Costa Sequência Didática Cartão de Vacina Coordenadora Regional: Waldinéa Alves Farias Rocha Orientações de Estudos: Gleide Márcia Torres Costa Ruth Ramos Madureira Janaúba 2016 SEQUÊNCIA DIDÁTICA Pacto Nacional

Leia mais

PLANO DE TRABALHO SOBRE PROBABILIDADE.

PLANO DE TRABALHO SOBRE PROBABILIDADE. FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: Colégio Estadual Santos Dias PROFESSOR: André de carvalho Rapozo MATRÍCULA: 0870081-7 SÉRIE: 3 ano do Ensino Médio

Leia mais

Lista Escolar / Utilização dos Materiais solicitados. Uniforme Escolar

Lista Escolar / Utilização dos Materiais solicitados. Uniforme Escolar Utilização dos Materiais solicitados MATERIAIS DE USO INDIVIDUAL Todo material de uso individual deverá estar identificado com nome do aluno e turma. MATERIAIS DE USO COLETIVO Os materiais de uso coletivo

Leia mais

Avaliação de Matemática - 1 o Ano - 1 o Bimestre

Avaliação de Matemática - 1 o Ano - 1 o Bimestre www.apoioaaula.com.br Avaliação de Matemática - 1 o Ano - 1 o Bimestre Questões 1. CONTORNE AO LADO DE CADA FIGURA, O NÚMERO QUE MOSTRA A QUANTIDADE DE OBJETOS DE CADA FIGURA. 7 7 8 8 9 9 2. VEJA OS BARQUINHOS

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA MATEMÁTICA 1.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA MATEMÁTICA 1.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA Caro(a) aluno(a), MATEMÁTICA 1.º ANO/EF 2018 É tempo de rever os conteúdos estudados na II Etapa Letiva e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização

Leia mais

Contagem I. Figura 1: Abrindo uma Porta.

Contagem I. Figura 1: Abrindo uma Porta. Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 4 Contagem I De quantos modos podemos nos vestir? Quantos números menores que 1000 possuem todos os algarismos pares?

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO TÍTULO DO CURSO. APRENDENDO MATEMÁTICA POR MEIO DE JOGOS Público Alvo Data do curso: Nº de Vagas

CURSO DE CAPACITAÇÃO TÍTULO DO CURSO. APRENDENDO MATEMÁTICA POR MEIO DE JOGOS Público Alvo Data do curso: Nº de Vagas CURSO DE CAPACITAÇÃO Docentes Fabíola da Cruz Martins Leonardo Lira de Brito E-mail fabiolaa--@hotmail.com leonardoliradebrito@gmail.com TÍTULO DO CURSO APRENDENDO MATEMÁTICA POR MEIO DE JOGOS Público

Leia mais

CEMAF SME Rio Claro PEB I

CEMAF SME Rio Claro PEB I CEMAF SME Rio Claro PEB I KAMII, Constance. A Criança e o Número: implicações da teoria de Piaget para atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. 6ª edição. Campinas, São Paulo: Papirus. 1990. Prof. M.Sc.

Leia mais

Mancala, uma família de jogos e saberes

Mancala, uma família de jogos e saberes Mancala, uma família de jogos e saberes Douglas Moreira da Silva 1 Pollyana Ferreira de Souza 2 TURMA SUGERIDA PARA A APLICAÇÃO: Pode ser trabalhado a aplicação do Jogo em turmas de 6 º ao 9º OBJETIVOS:

Leia mais

DAMA DAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU

DAMA DAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU 1 DAMA DAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU Resolver equações de 1 grau; Estimular o raciocínio. Duplas. Material (um para cada dupla): Tabuleiro8x8 com 64 casas. 64 peças. O jogo é composto por um tabuleiro 8x8 com

Leia mais

PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2ºANO

PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2ºANO PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2ºANO Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática Piraquara Março/2014 PLANO DE TRABALHO - 2º ANO CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Geometria: - Noções

Leia mais

PROCESSO DE NUMERIZAÇÃO

PROCESSO DE NUMERIZAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2019.1 PROCESSO DE NUMERIZAÇÃO Prof. Adriano Vargas Freitas Construção do número

Leia mais

Boas férias e um ótimo estudo! Um enorme abraço! Profª Juliana

Boas férias e um ótimo estudo! Um enorme abraço! Profª Juliana Espero, que ao retornarmos às aulas, todo o empenho desse 1º semestre e mais o esforço das férias sejam recompensados pela alegria de sentir o quanto é bom aprender!!! E o quanto vale a pena acreditar

Leia mais

O USO DE MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DA MATEMÁTICA Apresentação: Pôster Geovana Medeiros 1 ; Marcos Leonan 2 ; Francismar Holanda 3

O USO DE MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DA MATEMÁTICA Apresentação: Pôster Geovana Medeiros 1 ; Marcos Leonan 2 ; Francismar Holanda 3 O USO DE MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DA MATEMÁTICA Apresentação: Pôster Geovana Medeiros 1 ; Marcos Leonan 2 ; Francismar Holanda 3 Introdução O interesse por essa temática deriva das dificuldades tanto

Leia mais

Modelo de análise de brinquedo/jogo na abordagem psicogenética de Piaget

Modelo de análise de brinquedo/jogo na abordagem psicogenética de Piaget Modelo de análise de brinquedo/jogo na abordagem psicogenética de Piaget 1. Nome e imagem do brinquedo/jogo: BLOCOS LÓGICOS 2. Faixa etária indicada: (fundamentar de acordo com os conceitos da psicologia

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem Material *itens da lista anexa Quantidade PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS Data de utilização Unidade de Aprendizagem Descrição da atividade didática Livros de

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO PELAS CRIANÇAS Maria Verônica Rezende de Azevedo

CONSTRUÇÃO DE CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO PELAS CRIANÇAS Maria Verônica Rezende de Azevedo Maria Verônica Rezende de Azevedo 1 CONSTRUÇÃO DE CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO PELAS CRIANÇAS Maria Verônica Rezende de Azevedo O acesso a critérios de classificação para as crianças é algo que se dá inicialmente

Leia mais

DOMINÓ DAS QUATRO CORES

DOMINÓ DAS QUATRO CORES DOMINÓ DAS QUATRO CORES Aparecida Francisco da SILVA 1 Hélia Matiko Yano KODAMA 2 Resumo: O jogo Quatro Cores tem sido objeto de estudo de muitos profissionais que se dedicam à pesquisa da aplicação de

Leia mais

Lista de Material 2017 Integral A (período: manhã) Maternal e Inf. 1

Lista de Material 2017 Integral A (período: manhã) Maternal e Inf. 1 Integral A (período: manhã) Maternal e Inf. 1 01 bloco de papel Eco Cores Novaprint textura visual180g/ m 2 01 caixa de cola colorida (sugestão: Plasticor) 01 caixa de cola colorida com glitter (sugestão:

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL MARIA JOSÉ LISTA DE LIVROS E MATERIAIS 2017

CENTRO EDUCACIONAL MARIA JOSÉ LISTA DE LIVROS E MATERIAIS 2017 CENTRO EDUCACIONAL MARIA JOSÉ LISTA DE LIVROS E MATERIAIS 207 ENSINO FUNDAMENTAL 2º ANO ENCONTRO COM A FAMÍLIA Dia: 02.02.7 Horário Matutino: 9:30h às 0:30h Horário Vespertino: 4:30h às 5:30h INICIO DAS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA Equações Diofantinas Lineares: uma proposta para o Ensino Médio PRODUTO DA DISSERTAÇÃO

Leia mais

COLÉGIO PREVE JAÚ AV RODOLPHO MAGNANI, 431 CENTRO JAU/SP CEP FONE:

COLÉGIO PREVE JAÚ AV RODOLPHO MAGNANI, 431 CENTRO JAU/SP CEP FONE: LISTA DE MATERIAL DE 2018 1 ANO 01 caderno de caligrafia 01 caderno de desenho grande 01 pasta de com grampo 01 pasta com elástico (tamanho A4) 01 caixa de lápis de cor 01 caixa de giz de cera 01 pincel

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL I FASE I

EDUCAÇÃO INFANTIL I FASE I EDUCAÇÃO INFANTIL I FASE I Massa de modelar à base de amido - 12 cores (grande) 05 Folha de papel dupla face - amarela 04 Argila (pacote) 01 Placas de E.V.A. lisa amarela 03 Tinta guache 12 cores 03 Placas

Leia mais

A construção começa a ganhar forma. A Carla e a Melissa escolhem as primeiras peças. Acho que esta peça não é aqui. A Raquel está muito concentrada.

A construção começa a ganhar forma. A Carla e a Melissa escolhem as primeiras peças. Acho que esta peça não é aqui. A Raquel está muito concentrada. A Carla e a Melissa escolhem as primeiras peças. A construção começa a ganhar forma. A Raquel está muito concentrada. Acho que esta peça não é aqui. Agora é a vez da Sara ajudar. Já falta pouco para estar

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL MARIA JOSÉ INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

CENTRO EDUCACIONAL MARIA JOSÉ INFORMAÇÕES IMPORTANTES: CENTRO EDUCACIONAL MARIA JOSÉ LISTA DE LIVROS E MATERIAIS 2015 ENSINO FUNDAMENTAL 2º ANO - Antiga 1ª Série Ensino Fundamental MÓDULO DO ÉTICO (ADQUIRIR NA ESCOLA) R$ 795,00 (Parcelado 6 X Cartão) GRAMÁTICA:

Leia mais

PROCESSO DE NUMERIZAÇÃO

PROCESSO DE NUMERIZAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2018.1 PROCESSO DE NUMERIZAÇÃO Prof. Adriano Vargas Freitas Construção do número

Leia mais

Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Bragança. Mestrado Educação Pré-Escolar e Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Bragança. Mestrado Educação Pré-Escolar e Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Bragança Mestrado Educação Pré-Escolar e Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico Unidade Curricular Didáctica da Matemática Algumas Tarefas 2008 / 2009

Leia mais

LITERATURA: O Saci e a reciclagem do lixo. Autor: Samuel Murguel Branco- Editora Moderna Os pais devem adquirir nas Livrarias.

LITERATURA: O Saci e a reciclagem do lixo. Autor: Samuel Murguel Branco- Editora Moderna Os pais devem adquirir nas Livrarias. CENTRO EDUCACIONAL MARIA JOSÉ LISTA DE LIVROS E MATERIAIS - 2018 ENSINO FUNDAMENTAL I 2º ANO INFORMAÇÕES IMPORTANTES: Reunião de Pais: 31.01.18 das 17h às 18h INICIO DAS AULAS: 05/02/18 Matutino: 07:30

Leia mais

OBJETIVOS E CONTEÚDOS

OBJETIVOS E CONTEÚDOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS 1º BIMESTRE SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Matemática 1º ano Capítulo 1 Noções e conceitos Comparar e diferenciar grandezas e medidas (comprimento, massa, capacidade, tempo), estabelecendo

Leia mais

COLÉGIO PREVE JAÚ AV RODOLPHO MAGNANI, 431 CENTRO JAU/SP. CEP FONE:

COLÉGIO PREVE JAÚ AV RODOLPHO MAGNANI, 431 CENTRO JAU/SP. CEP FONE: LISTA DE MATERIAL DE 2019 1 ANO 01 caderno de caligrafia 01 caderno de desenho grande 02 pasta com grampo (uma deve ser preta) 01 pasta com elástico (tamanho A4) 01 caixa de lápis de cor (12 cores) - com

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS Rua Edmundo Borges de Araújo, 50 - Telefax: (0xx34) Educação Infantil CEP Uberaba-MG

COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS Rua Edmundo Borges de Araújo, 50 - Telefax: (0xx34) Educação Infantil CEP Uberaba-MG Educação Infantil Maternal (3 anos) 02 caixas de giz de cera -ECO GIZ Faber Castell n 94 01 caderno brochurão capa dura sem pauta (96 folhas) 01 caderno de desenho grande (para música) 01 brilho cola ACRILEX

Leia mais

LISTA DE MATERIAL Berçário II (1 ano)

LISTA DE MATERIAL Berçário II (1 ano) 1 Berçário II (1 ano) 01 Tubo de cola (500g) 04 Folhas de EVA (Amarelo, azul, vermelho e verde) 01 Cartolina 01 Folha de papel crepom 01 Pote de tinta guache 250 ml 02 Fitas adesiva larga 01 Caixa de camisa

Leia mais

SEGUNDA ATIVIDADE PROPOSTA

SEGUNDA ATIVIDADE PROPOSTA 1 SEGUNDA ATIVIDADE PROPOSTA Confecção de um Cone e suas secções Construir um cone de uma folha, analisando suas secções de acordo com o ângulo formado com uma de suas geratrizes, dando ênfase à figura

Leia mais

C o l é g i o D r u m m o n d

C o l é g i o D r u m m o n d LISTA DE MATERIAIS - 1º ANO E.F /9 ANOS -2016 QTDE. MATERIAL QTDE. MATERIAL 01 Apontador com depósito 01 Pacote com palitos de sorvete com 50 03 Borrachas brancas, macias e grandes 02 Folhas de color set

Leia mais

2ª série do Ensino Médio Turma 3º Bimestre de 2017 Data / / Escola Aluno

2ª série do Ensino Médio Turma 3º Bimestre de 2017 Data / / Escola Aluno AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática 2ª série do Ensino Médio Turma 3º Bimestre de 2017 Data / / Escola Aluno 23 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Avaliação da Aprendizagem em Processo Prova do Aluno

Leia mais

Colégio de Aplicação de Universidade Católica de Petrópolis LISTA DE MATERIAL ESCOLAR Ano: º período 2 ANOS

Colégio de Aplicação de Universidade Católica de Petrópolis LISTA DE MATERIAL ESCOLAR Ano: º período 2 ANOS 2º período 2 ANOS 200 folhas de papel A4 Branco 01 caixa de giz de cera Meu primeiro Giz (JUMBO) 6 cores 01 pasta plástica polionda 2 cm com elástico 01 conjunto de caneta hidrocor (GROSSA/JUMBO) lavável

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 2º ANO

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 2º ANO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 2º ANO ESCOLA ANO LETIVO PROFESSOR(A) DATA: / / NÚMERO E OPERAÇÕES identificar conceitos espaciais. Identificar a localização de pessoas e/ou objeto tendo:

Leia mais

ISBN ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 1 O BIMESTRE

ISBN ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 1 O BIMESTRE ISBN 978-85-7859-317-9 9 788578 593179 ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 1 O BIMESTRE 1 o ANO ÍNDICE GERAL P PORTUGUÊS... 5 M MATEMÁTICA...55 C CIÊNCIAS...79 H HISTÓRIA... 93 G GEOGRAFIA... 109

Leia mais

LISTA DE MATERIAL ESCOLAR 2015 MATERNAL I

LISTA DE MATERIAL ESCOLAR 2015 MATERNAL I LISTA DE MATERIAL ESCOLAR 2015 MATERNAL I LIVROS DIDÁTICOS Algodão-Doce Educação Infantil-Maternal (Língua Portuguesa Matemática Natureza e Sociedade). Autoras: Silvia Marina Guedes dos Reis e Ângela Cássia

Leia mais

Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1

Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1 JUSTIFICATIVAS PARA O MATERIAL PEDAGÓGICO 2015 Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1 01-Tela de arte para pintura 30x40: usada no contexto do projeto de artes plásticas. O objetivo

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º CICLOS DE SANTO ANTÓNIO

ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º CICLOS DE SANTO ANTÓNIO ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º CICLOS DE SANTO ANTÓNIO Teste 1 Matemática 9.º C Nome: n.º Data: 14/10/2016 Classificação: Professor: Instruções gerais Não é permitido o uso de corretor. É permitido a utilização

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO FAMALICÃO ANADIA FICHA DE TRABALHO N.º2 DE MATEMÁTICA Data: Outubro de 2009 Turmas: 12ºA e 12ºB TÉCNICAS DE CONTAGEM: Arranjos com repetição ; Arranjos sem repetição;

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE PLANO DE EXECUÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR INDIVIDUAL E COLETIVO/LISTA DE MATERIAIS 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 2018 UNIDADE MATERIAIS QUANTIDADE ATIVIDADE EM QUE SERÁ UTILIZADO

Leia mais

OBJETIVO São Roque. 100 folhas de sulfite colorido - tamanho A folhas de sulfite - tamanho A4. 2 folhas de papel vegetal

OBJETIVO São Roque. 100 folhas de sulfite colorido - tamanho A folhas de sulfite - tamanho A4. 2 folhas de papel vegetal Juniors LISTA DE 1 estojo contendo: 2 lápis HB número 2, 1 borracha branca, marca texto, caneta azul, tesoura, apontador, 1 caneta retroprojetor Lápis de cor e canetinhas em cores variadas 1 régua 30 cm

Leia mais

vivências de diferentes atividades. Projeto Identidade Projeto Natureza e Sociedade - Ciências Portfólio Literário

vivências de diferentes atividades. Projeto Identidade Projeto Natureza e Sociedade - Ciências Portfólio Literário Material *itens da lista anexa Blocos - de vivências branco - 20 folhas encadernar na vertical (espiralados) com capa e contracapa transparentes (decorar contracapa do bloco) encadernar separadamente um

Leia mais

LISTA DE MATERIAIS - MATERNAL

LISTA DE MATERIAIS - MATERNAL LISTA DE MATERIAIS - MATERNAL - 2017 MATERIAL - COLETIVO *02 PINCÉIS DE BORDA REDONDA- Nº 12 E 10 *04 CAIXAS DE MASSA PARA MODELAR 12 CORES SOFT *500 FOLHAS DE PAPEL SULFITE A4 *02 FOLHAS DE E.V. A. (CORES

Leia mais

COLÉGIO PREVE JAÚ AV RODOLPHO MAGNANI, 431 CENTRO JAU/SP. CEP FONE:

COLÉGIO PREVE JAÚ AV RODOLPHO MAGNANI, 431 CENTRO JAU/SP. CEP FONE: LISTA DE MATERIAL DE 2017 1 ANO 01 caixa de lápis de cor com 24 cores 01 caixa de 4 cores de tinta guache acrilex fantasia glitter ou fantasia metallic 01 pincel chato nº 4 02 lápis pretos nº 02 02 lápis

Leia mais

Vamos dividir quadrados ao meio

Vamos dividir quadrados ao meio Vamos dividir quadrados ao meio A seguinte tarefa insere-se no domínio Geometria e Medida. A sua exploração abrange as figuras geométricas planas, a igualdade geométrica e a equivalência e pode ser articulada

Leia mais

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2019

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2019 PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 29 04 Possibilitar as habilidades motoras. Desenhos, pinturas, colagens, modelagens com base no próprio repertório e na construção proposta nas investigações.

Leia mais

identificar a esquerda e a As crianças devem dançar seguindo as indicações da música Vem que eu direita ; vou te ensinar - do Panda vai a escola

identificar a esquerda e a As crianças devem dançar seguindo as indicações da música Vem que eu direita ; vou te ensinar - do Panda vai a escola 1ª Sessão 08/ 05/ 12 Jogo de apresentação O chefe manda Dança do Panda Caça ao tesouro As crianças formam um círculo. Cada criança deve dizer o nome, a idade e duas atividades que gosta de fazer. Apresentação

Leia mais

COLEGIO REAL EDUCAÇÃO INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO REALEZA PARANÁ. Lista de Material. Maternal manhã (1 ano e 06 meses à 3 anos)

COLEGIO REAL EDUCAÇÃO INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO REALEZA PARANÁ. Lista de Material. Maternal manhã (1 ano e 06 meses à 3 anos) Lista de Material Maternal manhã (1 ano e 06 meses à 3 anos) 01 caderno de desenho grande; 01 agenda positivo (disponível para comprar na secretaria do Colégio); 04 E.V.A. cores variadas; 04 rolos de papel

Leia mais