O QUE VAMOS APRENDER?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O QUE VAMOS APRENDER?"

Transcrição

1

2 Aprenda porque 25% dos Escritórios de Arquitetura, mantem o dobro ou até o triplo da Lucratividade em função dos outros escritórios. Entenda como colocar o seu escritório nos 25% mais Lucrativos. AUMENTE O SEU VALOR

3 O QUE VAMOS APRENDER? Análise do mercado. Características Financeiras de um escritório de Alta Performance. Quais dessas características realmente impactam no LUCRO. Qual o Segredo: Cobrar mais ou trabalhar menos? Cultura, Planejamento e os Investimentos desses Escritórios. O que faz um projeto bem gerenciado? Qual o motivo que isolado mais aumenta os LUCROS?

4 Analise de Mercado Análises financeiras realizadas entre os anos de 2012 e 2014 mostram que 25% dos escritórios de Arquitetura são responsáveis por manter a sua lucratividade entre 25% e 30% de forma constante durante os anos da pesquisa.

5 Analise de Mercado Análises financeiras realizadas entre os anos de 2012 e 2014 mostram que 25% dos escritórios de Arquitetura são responsáveis por manter a sua lucratividade entre 25% e 30% de forma constante durante os anos da pesquisa. Os demais escritórios de Arquitetura mantém uma lucratividade em torno de 10%.

6 Analise de Mercado Análises financeiras realizadas entre os anos de 2012 e 2014 mostram que 25% dos escritórios de Arquitetura são responsáveis por manter a sua lucratividade entre 25% e 30% de forma constante durante os anos da pesquisa. Os demais escritórios de Arquitetura mantém uma lucratividade em torno de 10%. Em que situação você está hoje?

7 Características Financeiras de um escritório de Alta Performance

8 Características Financeiras de um escritório de Alta Performance O tamanho do escritório não interfere na sua Lucratividade.

9 Características Financeiras de um escritório de Alta Performance O tamanho do escritório não interfere na sua Lucratividade. A taxa de ocupação da mão-de-obra produtiva não é decisiva.

10 Características Financeiras de um escritório de Alta Performance O tamanho do escritório não interfere na sua Lucratividade. A taxa de ocupação da mão-de-obra produtiva não é decisiva. As despesas com salários e encargos não são relevantes.

11 Características Financeiras de um escritório de Alta Performance O tamanho do escritório não interfere na sua Lucratividade. A taxa de ocupação da mão-de-obra produtiva não é decisiva. As despesas com salários e encargos não são relevantes. Os benefícios concedidos aos funcionários não interferem de maneira decisiva nos Lucros.

12 Características Financeiras de um escritório de Alta Performance O tamanho do escritório não interfere na sua Lucratividade. A taxa de ocupação da mão-de-obra produtiva não é decisiva. As despesas com salários e encargos não são relevantes. Os benefícios concedidos aos funcionários não interferem de maneira decisiva nos Lucros. Não tem haver com custos diretos e indiretos do Escritório. Afinal os custos são semelhantes.

13 Quais dessas características realmente impactam no LUCRO 1. A produtividade da equipe é pelo menos 10% maior do que a dos outros escritórios. A taxa de lucro sobre o trabalho de cada funcionário aumenta de 3 para 3.4.

14 Quais dessas características realmente impactam no LUCRO 1. A produtividade da equipe é pelo menos 10% maior do que a dos outros escritórios. A taxa de lucro sobre o trabalho de cada funcionário aumenta de 3 para A receita liquida por funcionário salta mais de 23% em relação a concorrência.

15 Quais dessas características realmente impactam no LUCRO 1. A produtividade da equipe é pelo menos 10% maior do que a dos outros escritórios. A taxa de lucro sobre o trabalho de cada funcionário aumenta de 3 para A receita liquida por funcionário salta mais de 23% em relação a concorrência. 3. Os Bônus por produtividade é quase 3X maior. As recompensas por Performances são mais eficientes do que altos salários.

16 Qual o Segredo: Cobrar mais ou Trabalhar Menos?

17 01 Treinamento Constante da Equipe Equipes atualizadas com as melhores tecnologias de produção e de gestão existentes no mercado. Funcionários mais autônomos, mais rápidos e mais eficientes. Equipe mais motivada e engajada no desenvolvimento da empresa.

18 02 Valores mais Justos Clientes mais bem selecionados. Negociações justas para ambos os lados. Captação mais consciente de novos projetos. Projetos que agreguem valor a empresa.

19 03 Contratos bem Elaborados Detalhamento do Escopo do Projeto. Detalhamento de trabalhos extras e suas remunerações. Abordar detalhes e pontos de possíveis atritos. Aditivos de contrato amarrando qualquer alteração. Lembre-se: COMBINADO NÃO SAI CARO!

20 04 Mapeamento de Processo Perceber no início do projetos os pontos de possíveis atrasos e retrabalho. Alinhar esses pontos com o cliente e com a equipe responsável (nem sempre é só o seu time nesse jogo) Minimizar os possíveis erros de projeto e de obra, através de check-list constantes e processos redondos.

21 05 Conhecer bem os seus Custos Custos Fixos e variáveis. Incluir custos indiretos. Consultorias e treinamentos necessários. Mensurar possíveis despesas extras.

22 06 Cultura e Sistemas Cultura da empresa bem definida e conhecida por todos: funcionários, parceiros e clientes. Sistemas e Tecnologias auxiliando no desenvolvimento de projetos mais ágeis e eficientes. Reforçam o aumento da produtividade e o vestir a CAMISA da empresa.

23 07 Comunicação e Colaboração Manter seus funcionários e colaboradores e parceiros informados sobre a gestão dos processos da empresa. Manter seus funcionários e colaboradores e parceiros informados sobre a gestão dos clientes e seu processo de fidelização dos mesmos. Manter um sistema de gestão colaborativo.

24 08 Controle de Qualidade Implantação de um sistema de gestão e controle da Qualidade. Disseminação de uma Cultura de Qualidade entre os funcionários e parceiros.

25 09 Não é Menos Trabalho, é Gestão de Projeto

26 Cultura, Planejamento e os Investimentos desses Escritórios

27 Cultura, Planejamento e os Investimentos desses Escritórios Cultura da qualidade tão forte quanto cultura de projeto

28 Cultura, Planejamento e os Investimentos desses Escritórios Cultura da qualidade tão forte quanto cultura de projeto Focar na cultura mais que na estratégia

29 Cultura, Planejamento e os Investimentos desses Escritórios Cultura da qualidade tão forte quanto cultura de projeto Focar na cultura mais que na estratégia Cultura come a estratégia no café da manhã Peter Druker

30 Cultura, Planejamento e os Investimentos desses Escritórios 1. Contratar pessoas mais talentosas em detrimento das mais experientes.

31 Cultura, Planejamento e os Investimentos desses Escritórios 1. Contratar pessoas mais talentosas em detrimento das mais experientes. 2. Escritórios especializados em nichos específicos, com clientes específicos.

32 Cultura, Planejamento e os Investimentos desses Escritórios 1. Contratar pessoas mais talentosas em detrimento das mais experientes. 2. Escritórios especializados em nichos específicos, com clientes específicos. 3. Algumas se especializam em consultorias.

33 Cultura, Planejamento e os Investimentos desses Escritórios 1. Contratar pessoas mais talentosas em detrimento das mais experientes. 2. Escritórios especializados em nichos específicos, com clientes específicos. 3. Algumas se especializam em consultorias. 4. Pioneiras na adoção de novas tecnologias relacionadas a performance de projetos, gestão e colaboração.

34 Cultura, Planejamento e os Investimentos desses Escritórios 1. Contratar pessoas mais talentosas em detrimento das mais experientes. 2. Escritórios especializados em nichos específicos, com clientes específicos. 3. Algumas se especializam em consultorias. 4. Pioneiras na adoção de novas tecnologias relacionadas a performance de projetos, gestão e colaboração. 5. Mentalidade voltada para a construção de um negócio e não apenas de um escritório.

35 Cultura, Planejamento e os Investimentos desses Escritórios 1. Contratar pessoas mais talentosas em detrimento das mais experientes. 2. Escritórios especializados em nichos específicos, com clientes específicos. 3. Algumas se especializam em consultorias. 4. Pioneiras na adoção de novas tecnologias relacionadas a performance de projetos, gestão e colaboração. 5. Mentalidade voltada para a construção de um negócio e não apenas de um escritório. 6. Alto foco na performance financeira. Tanto ou mais que nos projetos, marketing e gerenciamento de equipe.

36 O que faz um Projeto BEM Gerenciado?

37 O que faz um Projeto BEM Gerenciado? Projeto bem desenvolvido, bem documentado.

38 O que faz um Projeto BEM Gerenciado? Projeto bem desenvolvido, bem documentado. Processos bem definidos e sistematizados.

39 O que faz um Projeto BEM Gerenciado? Projeto bem desenvolvido, bem documentado. Processos bem definidos e sistematizados. Templates (pranchas, layers, detalhes) e checklists e outras informações vindas de projetos anteriores. Se for necessário uma nova formatação de projeto é necessário desenvolver um novo plano de ação para o mesmo. E cobrar por isso.

40 O que faz um Projeto BEM Gerenciado? Investimento em tecnologias colaborativas.

41 O que faz um Projeto BEM Gerenciado? Investimento em tecnologias colaborativas. Definição prévia e correta do nível de entrega de cada projeto. Para evitar mau entendido e retrabalho.

42 O que faz um Projeto BEM Gerenciado? Investimento em tecnologias colaborativas. Definição prévia e correta do nível de entrega de cada projeto. Para evitar mau entendido e retrabalho. Cada etapa e cada profissional tem uma data correta para as suas entregas. Para que a sequencia de processo não seja quebrada.

43 Qual o motivo que isolado mais aumenta os LUCROS? Cultura de Controle da Qualidade.

44 Qual o motivo que isolado mais aumenta os LUCROS? Cultura de Controle da Qualidade. Controle de qualidade em cada etapa do projeto.

45 Qual o motivo que isolado mais aumenta os LUCROS? Cultura de Controle da Qualidade. Controle de qualidade em cada etapa do projeto. Quase a extinção do RETRABALHO.

46 Qual o motivo que isolado mais aumenta os LUCROS? Cultura de Controle da Qualidade. Controle de qualidade em cada etapa do projeto. Quase a extinção do RETRABALHO. Checklists que evitam omissões e erros.

O QUE VAMOS APRENDER?

O QUE VAMOS APRENDER? Aprenda como aumentar até 80% do valor do seu Projeto modificando o seu jeito de pensar e a forma de apresentar o seu trabalho. Entenda como aplicar técnicas e fechar mais vendas. AUMENTE O SEU VALOR O

Leia mais

Balanced Scorecard. Sistemas de Informação. Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira

Balanced Scorecard. Sistemas de Informação. Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira Balanced Scorecard Sistemas de Informação Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira 1 GESTÃO DA QUALIDADE GESTÃO DE PROCESSOS GESTÃO FINANCEIRA GESTÃO DA INOVAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DO

Leia mais

Categoria: Inovação Tecnológica

Categoria: Inovação Tecnológica Prêmio Nacional de Inovação Edição 2014/2015 Anexo III Categoria: Inovação Tecnológica Prêmio Nacional de Inovação - Ciclo 2014/2015 Questões para a Autoavaliação na categoria Inovação Tecnológica Dimensão

Leia mais

BALANCED SCORECARD. Prof. Dr. Adilson de Oliveira Doutor em Engenharia de Computação Poli USP Mestre em Ciência da Informação PUCCAMP

BALANCED SCORECARD. Prof. Dr. Adilson de Oliveira Doutor em Engenharia de Computação Poli USP Mestre em Ciência da Informação PUCCAMP BALANCED SCORECARD Prof. Dr. Adilson de Oliveira Doutor em Engenharia de Computação Poli USP Mestre em Ciência da Informação PUCCAMP Gestão Estratégica e BSC Balanced Scoredcard GESTÃO ESTRATÉGICA GESTÃO

Leia mais

SISTEMAS DE RECOMPENSA FINANCEIROS

SISTEMAS DE RECOMPENSA FINANCEIROS AMAD Consultoria e Treinamento SISTEMAS DE RECOMPENSA FINANCEIROS 16 de dezembro de 2014 ESTRATÉGIAS DE SISTEMAS DE RECOMPENSA Salário fixo../70 80/90 2000... Benefícios Remuneração Variável CURTO PRAZO

Leia mais

Prof. Charles Pantoja Esteves. Administrador de Empresas Analista de Sistemas Msc. PNL e Inteligência Emocional

Prof. Charles Pantoja Esteves. Administrador de Empresas Analista de Sistemas Msc. PNL e Inteligência Emocional Prof. Charles Pantoja Esteves Administrador de Empresas Analista de Sistemas Msc. PNL e Inteligência Emocional Planejamento Estratégico Idalberto Chiaventao Arão Sapiro Editora Campus Manual do Planejamento

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS. PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE

GESTÃO DE PESSOAS. PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE GESTÃO DE PESSOAS PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE BIBLIOGRAFIA BÁSICA CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

Leia mais

METODOLOGIA. 250 empresas avaliadas 2 formas de análise: Análise Comparativa de Performance Qualitativa Análise de Processos - quantitativa

METODOLOGIA. 250 empresas avaliadas 2 formas de análise: Análise Comparativa de Performance Qualitativa Análise de Processos - quantitativa METODOLOGIA 250 empresas avaliadas 2 formas de análise: Análise Comparativa de Performance Qualitativa Análise de Processos - quantitativa ANÁLISE COMPARATIVA DE PERFORMANCE - QUALITATIVA Faturamento mensal

Leia mais

COMO CALCULAR HORA TRABALHADA

COMO CALCULAR HORA TRABALHADA COMO CALCULAR HORA TRABALHADA Milla Ribeiro Seja muito bem-vindo (a) a este PDF! Neste PDF você vai entender o que é mais importante na hora de precificar os seus serviços e como calcular sua hora de trabalho

Leia mais

E se sua Operação... Estruturasse e operacionalize melhor os processos? Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos clientes?

E se sua Operação... Estruturasse e operacionalize melhor os processos? Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos clientes? E se sua Operação... Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos clientes? Tivesse a qualidade certificada? Estruturasse e operacionalize melhor os processos? Aumentasse a performance? Conheça

Leia mais

O PAPEL DO ANALISTA DE NEGÓCIOS NA AGILIDADE. Ainda precisamos de Analistas de Negócios?

O PAPEL DO ANALISTA DE NEGÓCIOS NA AGILIDADE. Ainda precisamos de Analistas de Negócios? O PAPEL DO ANALISTA DE NEGÓCIOS NA AGILIDADE Ainda precisamos de Analistas de Negócios? Camila Capellão Entusiasta em agilidade, participo ativamente da comunidade ágil Tenho mais de 13 anos de experiência

Leia mais

Contribuir com o aprendizado e oferecer ao jovem a oportunidade de trabalhar com uma equipe experiente.

Contribuir com o aprendizado e oferecer ao jovem a oportunidade de trabalhar com uma equipe experiente. Quem é a CIP? A CIP é uma Câmara Interbancária de Pagamentos e existe há 18 anos, possui em seu portfólio soluções e serviços que contribuem para o desenvolvimento do mercado financeiro e da sociedade.

Leia mais

E se sua Operação / Obra...

E se sua Operação / Obra... E se sua Operação / Obra... Reduzisse muito o valor desperdiçado em retrabalhos e outros desvios? Evitasse vários erros desde o início do projeto até a sua entrega? Aumentasse significativamente a satisfação

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO Escritório Júnior da Faculdade Cesusc

PROJETO DE EXTENSÃO Escritório Júnior da Faculdade Cesusc PROJETO DE EXTENSÃO Escritório Júnior da Faculdade Cesusc INTRODUÇÃO Em sinergia com os alunos dos Cursos de Graduação da Faculdade CESUSC, o Escritório Júnior, nomeado de EDGE Jr. - Escritório Júnior

Leia mais

Organização da Disciplina. Auditoria em Recursos Humanos. Aula 1. Contextualização

Organização da Disciplina. Auditoria em Recursos Humanos. Aula 1. Contextualização Auditoria em Recursos Humanos Aula 1 Prof. Me. Elizabeth Franco Organização da Disciplina Aula 01 A administração de recursos humanos área em desenvolvimento Aula 02 A origem e a evolução da auditoria

Leia mais

E se sua Operação... Treinasse melhor sua equipe? Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos clientes e franqueados?

E se sua Operação... Treinasse melhor sua equipe? Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos clientes e franqueados? E se sua Operação... Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos clientes e franqueados? Treinasse melhor sua equipe? Tivesse mais controle sobre a qualidade dos serviços? Estivesse mais padronizada?

Leia mais

Soluções Integradas de Gestão de Empresas e Pessoas 27/06/2017. Introdução ao. People Analytics. Bem Vindos!!!

Soluções Integradas de Gestão de Empresas e Pessoas 27/06/2017. Introdução ao. People Analytics. Bem Vindos!!! 27/06/2017 Introdução ao Bem Vindos!!! People Analytics Afinal, o que é isso? Decisões e Planos Baseados em Dados! De Onde vem tudo isso? Marketing Recrutamento e Seleção Em que ponto uma entrevista

Leia mais

A premissa básica foi: reduzir custos sem influenciar os padrões de qualidade estabelecidos pelo shopping.

A premissa básica foi: reduzir custos sem influenciar os padrões de qualidade estabelecidos pelo shopping. APLICAÇÃO A seguir são apresentados alguns exemplos de aplicação do Programa de Reconhecimento e Recompensa: Exemplo 1: Programa de Reconhecimento e Recompensa implementado em um shopping center cujo objetivo

Leia mais

Hoje vou dividir estratégias

Hoje vou dividir estratégias Hoje vou dividir estratégias 1- Como construir uma franquia muito lucrativa 2- Como fazer sua equipe entrar em alta performance em produtividade 3- Como identificar o perfil das outras pessoas 4- Estratégias

Leia mais

EM NEGÓCIOS DOIS CONCEITOS SÃO FUNDAMENTAIS

EM NEGÓCIOS DOIS CONCEITOS SÃO FUNDAMENTAIS CUSTOS E DESPESAS EM NEGÓCIOS DOIS CONCEITOS SÃO FUNDAMENTAIS ECONÔMICO BENS / PATRIMÔNIO RESULTADOS FINANCEIRO DINHEIRO PAGAMENTOS / RECEBIMENTOS LUCROS / PREJUÍZOS TESOURARIA/ CAIXA PROCESSOS DECISÓRIOS

Leia mais

Disciplina: Constituição de Novos Empreendimentos

Disciplina: Constituição de Novos Empreendimentos Disciplina: Constituição de Novos Empreendimentos Assunto: Plano Financeiro (II parte) Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração

Leia mais

E se sua Operação... Treinasse melhor sua equipe? Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos hóspedes?

E se sua Operação... Treinasse melhor sua equipe? Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos hóspedes? E se sua Operação... Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos hóspedes? Treinasse melhor sua equipe? Tivesse mais controle sobre a qualidade dos serviços? Estivesse mais padronizada? Conheça

Leia mais

Métodos Ágeis e o SCRUM. Bruno Henrique Oliveira

Métodos Ágeis e o SCRUM. Bruno Henrique Oliveira Métodos Ágeis e o SCRUM Bruno Henrique Oliveira Apresentação Formado em BCC Consultoria Gestão de projetos e implantação de escritório de projetos ITIL e ECM Candidato a título de mestre em Engenharia

Leia mais

Apresentação Institucional

Apresentação Institucional Apresentação Institucional 2016 1 Quem Somos História Desde 1991, com foco em Melhoria de Performance de Médias e Grandes Empresas Equipe +70 profissionais com assertividade e experiência em funções executivas.

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS - PPR

DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS - PPR Modelo Conceitual PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS - PPR 1 DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS - PPR Instrumento estratégico de alavancagem dos resultados setoriais e global

Leia mais

P.RCKT. 4 passos para engajar sua equipe e gerar resultados incríveis

P.RCKT. 4 passos para engajar sua equipe e gerar resultados incríveis P.RCKT 4 passos para engajar sua equipe e gerar resultados incríveis índice 1. Entendendo o problema 2. Diagnosticando o seu problema 3. Implementando ações estratégicas 4. Acompanhamento do progresso

Leia mais

Sociedade de Advogados: UMA ANÁLISE SOBRE AS FORMA DE CONTRATAÇÃO DOS ADVOGADOS

Sociedade de Advogados: UMA ANÁLISE SOBRE AS FORMA DE CONTRATAÇÃO DOS ADVOGADOS Sociedade de Advogados: UMA ANÁLISE SOBRE AS FORMA DE CONTRATAÇÃO DOS ADVOGADOS Luiza Assis Advogada; Consultora da Selem, Bertozzi & Consultores Associados nos pilares de societário, planejamento estratégico

Leia mais

A Tyco Integrated Security é uma empresa pioneira no setor de prevenção de perdas, Segurança e Store Performance e possui profissionais

A Tyco Integrated Security é uma empresa pioneira no setor de prevenção de perdas, Segurança e Store Performance e possui profissionais A Tyco Integrated Security é uma empresa pioneira no setor de prevenção de perdas, Segurança e Store Performance e possui profissionais especializados e atualizados sobre as boas práticas do varejo mundial.

Leia mais

O PAPEL DO LÍDER INFLUENCER

O PAPEL DO LÍDER INFLUENCER O PAPEL DO LÍDER INFLUENCER ALBERTO ROITMAN CONGREGARH/2019 AS PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS MAPEADAS FORAM: QUAIS SÃO AS MELHORES PRÁTICAS DAS EMPRESAS HOJE? MAS ANTES, LEMBRE-SE QUE ESTAMOS VIVENDO O CONTRA

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

Formação de Preços dos Honorários Advocatícios

Formação de Preços dos Honorários Advocatícios Formação de Preços dos Honorários Advocatícios Estratégias de Precificação de Honorários para Consultivo, Contencioso Especial e de Massa Beatriz Machnick, Consultora e Professora especialista em Finanças

Leia mais

Tecnologias da informação com aplicabilidade ao RH. O Modelo Competitivo de Gestão de Pessoas

Tecnologias da informação com aplicabilidade ao RH. O Modelo Competitivo de Gestão de Pessoas Tecnologias da informação com aplicabilidade ao RH O Modelo Competitivo de Gestão de Pessoas 1 2 3 A nova economia Início do século XX Papéis determinantes para a empresa: Localização; Mão de obra barata;

Leia mais

Curso de Administração Trabalho Integrado. Roteiro 2010/1 1º., 3º. e 5º. semestres 1. INTRODUÇÃO

Curso de Administração Trabalho Integrado. Roteiro 2010/1 1º., 3º. e 5º. semestres 1. INTRODUÇÃO Curso de Administração Trabalho Integrado Roteiro 2010/1 1º., 3º. e 5º. semestres 1. INTRODUÇÃO Trabalhar a interdisciplinaridade tem sido um desafio para muitos cursos de graduação. Outra questão é a

Leia mais

Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo

Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br Origem do BSC Os primeiros estudos que deram origem ao Balanced Scorecard remontam a 1990, quando o Instituto Nolan Norton, uma unidade

Leia mais

Work. Book. Acelerador Digital O CAMINHO DO. Acelerador Digital

Work. Book. Acelerador Digital O CAMINHO DO. Acelerador Digital Work Book O CAMINHO DO Acelerador Digital Acelerador Digital Área do Aluno Alguns possíveis caminhos para utilizar o método do Acelerador Digital Já tenho um negócio o que faço? O Acelerador Digital serve

Leia mais

Gestão e Empreendedorismo

Gestão e Empreendedorismo Unidade III Gestão e Empreendedorismo Eliomar Borges Furquim Plano de negócios (PN): uma Visão geral. Objetivo específico - Ao concluir este módulo, você vai ser capaz de compreender o que é um Plano de

Leia mais

É com muito orgulho que apresentamos a Essentus Clínicas Odontológicas e Franqueadora. Um novo olhar para a odontologia e um novo conceito de negócio

É com muito orgulho que apresentamos a Essentus Clínicas Odontológicas e Franqueadora. Um novo olhar para a odontologia e um novo conceito de negócio É com muito orgulho que apresentamos a Essentus Clínicas Odontológicas e Franqueadora. Um novo olhar para a odontologia e um novo conceito de negócio que nasce com a expertise de duas empresas conceituadas,

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

FATTO CONSULTORIA E SISTEMAS

FATTO CONSULTORIA E SISTEMAS O Guia de Prática Ágil Guilherme Siqueira Simões 20/03/2018 FATTO CONSULTORIA E SISTEMAS 1 ORIENTAÇÕES INICIAIS Dê preferência ao uso de uma conexão de banda larga O evento não fará uso do vídeo (webcam),

Leia mais

Sumário. Apresentação da 2 a edição, 11. Parte i Visão geral da gestão de pessoas, 13

Sumário. Apresentação da 2 a edição, 11. Parte i Visão geral da gestão de pessoas, 13 Sumário Apresentação da 2 a edição, 11 Parte i Visão geral da gestão de pessoas, 13 1 A gestão de pessoas passada a limpo, 15 Introdução, 15 Novo contrato entre pessoas e organizações, 20 O porquê de um

Leia mais

O Fim da Avaliação. Necessidades de Transformação

O Fim da Avaliação. Necessidades de Transformação Porque os atuais sistemas de avaliação estão condenados à extinção Como desenvolver e implantar um sistema de gestão de desempenho alinhado ao negócio A importância da parceria entre lideranças e RH para

Leia mais

Disclaimer Rio de Janeiro, 16 de Março de 2017

Disclaimer Rio de Janeiro, 16 de Março de 2017 Disclaimer Rio de Janeiro, 16 de Março 1 de 2017 AGENDA 1 DESTAQUES DO PERÍODO 2 DESEMPENHO OPERACIONAL 3 DESEMPENHO FINANCEIRO 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 2 1.1 Prioridades da Nova Administração Substituição

Leia mais

Quem somos. Porque ABCCorp? Referencias

Quem somos. Porque ABCCorp? Referencias 1 Quem somos 2 Porque ABCCorp? 3 Referencias Trabalhamos como você! Experiência não somente acadêmica, sobre o teu segmento; Entendemos suas expectativas Valorizamos e garantimos o teu investimento com

Leia mais

Curso de Gerenciamento para Organizadores Profissionais. Como ser bem sucedido atuando na organização profissional

Curso de Gerenciamento para Organizadores Profissionais. Como ser bem sucedido atuando na organização profissional Curso de Gerenciamento para Organizadores Profissionais Como ser bem sucedido atuando na organização profissional Ana Afonso Consultora de Organização Profissional Setembro de 2012 1 GERINDO A ATIVIDADE

Leia mais

GoLive Consultoria. For expand your Business ANDERSON PEREIRA EXECUTIVO DE VENDAS

GoLive Consultoria. For expand your Business ANDERSON PEREIRA EXECUTIVO DE VENDAS ANDERSON PEREIRA EXECUTIVO DE VENDAS SOBRE A GoLive A GoLive é uma empresa brasileira, jovem e inovadora, que oferece soluções em software, serviços, plataforma e consultoria. É a pioneira em seu nicho

Leia mais

Encontro de Integradores Eng. Aparecido H. Pedro HIGHLIGHTNEWS

Encontro de Integradores Eng. Aparecido H. Pedro HIGHLIGHTNEWS Encontro de Integradores 2013 Eng. Aparecido H. Pedro HIGHLIGHTNEWS 1 Highlight Computação Gráfica 20 ANOS Empresa especializada em soluções integradas com tecnologia avançada em ambiente CAE/CAD atuante

Leia mais

Lean Manufacturing. 1. Tema. 2. Subtema. 3. Categoria de serviço. 4. Tipo de serviço / instrumento. 5. Modalidade. 6. Público alvo. 7.

Lean Manufacturing. 1. Tema. 2. Subtema. 3. Categoria de serviço. 4. Tipo de serviço / instrumento. 5. Modalidade. 6. Público alvo. 7. Lean Manufacturing 1. Tema Produção e qualidade 2. Subtema Mapeamento e melhoria de processos 3. Categoria de serviço Acesso a Serviços de Terceiros 4. Tipo de serviço / instrumento Consultoria tecnológica

Leia mais

A utilização de uma ferramenta inovadora gera melhoria na gestão de processos

A utilização de uma ferramenta inovadora gera melhoria na gestão de processos A utilização de uma ferramenta inovadora gera melhoria na gestão de processos JANEIRO/2016 Perfil A Teksid representa um dos maiores grupos de fundição de autopeças do mundo, com uma capacidade produtiva

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE ESCRITORIO ESPECIALIZADO EM PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONTABILIDADE PARA ATENDER A IBKRIN ASSOCIAÇÃO BEPOTIRE XIKRIN

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE ESCRITORIO ESPECIALIZADO EM PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONTABILIDADE PARA ATENDER A IBKRIN ASSOCIAÇÃO BEPOTIRE XIKRIN TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE ESCRITORIO ESPECIALIZADO EM PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONTABILIDADE PARA ATENDER A IBKRIN ASSOCIAÇÃO BEPOTIRE XIKRIN 1 - INTRODUÇÃO O Instituto Bepotire Xikrin IBKRIN

Leia mais

Disciplina: Orçamento Empresarial. Contextualização

Disciplina: Orçamento Empresarial. Contextualização Disciplina: Orçamento Empresarial Contextualização A complexidade do ambiente onde as empresas atuam requer a adoção de estratégias e ferramentas adequadas para lidar com os constantes desafios e com a

Leia mais

CONHEÇA OS PRINCIPAIS INDICADORES DE DESEMPENHO POR ÁREA

CONHEÇA OS PRINCIPAIS INDICADORES DE DESEMPENHO POR ÁREA CONHEÇA OS PRINCIPAIS INDICADORES DE DESEMPENHO POR ÁREA Introdução... 02 Organograma... 03 Principais Indicadores... 04 Financeiro... 05 Contabilidade... 06 Recursos Humanos... 07 Vendas... 08 Marketing...

Leia mais

A importância estratégica do gerenciamento e mapeamento de processos. Plataforma da Informação

A importância estratégica do gerenciamento e mapeamento de processos. Plataforma da Informação A importância estratégica do gerenciamento e mapeamento de processos. Plataforma da Informação Prazer, Vitor Mol 2012.2 Analista de Qualidade 2013 Diretor de Qualidade 2014 Presidente 2015 Presidente do

Leia mais

Orçamentos, propostas, contratos, prazos e cronograma

Orçamentos, propostas, contratos, prazos e cronograma Orçamentos, propostas, contratos, prazos e cronograma Introdução Você sabe como elaborar uma proposta de trabalho de consultoria organizacional? Quanto você pode cobrar pelo trabalho que irá realizar?

Leia mais

A DZOME Consultoria de T.I e Treinamentos, tem hoje clientes ativos, representados por empresas de diversos seguimentos profissionais.

A DZOME Consultoria de T.I e Treinamentos, tem hoje clientes ativos, representados por empresas de diversos seguimentos profissionais. / A DZOME Consultoria de T.I e Treinamentos, tem hoje clientes ativos, representados por empresas de diversos seguimentos profissionais. Isto demonstra nossa capacidade de acompanhar a evolução destes

Leia mais

Atendimento nutricional: Eficiência, Adesão e Transformação. Conteúdo programático TAN 1.0

Atendimento nutricional: Eficiência, Adesão e Transformação. Conteúdo programático TAN 1.0 Atendimento nutricional: Eficiência, Adesão e Transformação 100% ONLINE Conteúdo programático TAN 1.0 Annie Bello, PhD Nutrição baseada em evidência Conteúdo programático TAN 1.0 Esse é um treinamento

Leia mais

5 ESTRATÉGIAS PARA O SUPRIMENTOS CONTRIBUIR COM A MELHORIA DO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS NAS OBRAS

5 ESTRATÉGIAS PARA O SUPRIMENTOS CONTRIBUIR COM A MELHORIA DO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS NAS OBRAS e-book 5 ESTRATÉGIAS PARA O SUPRIMENTOS CONTRIBUIR COM A MELHORIA DO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS NAS OBRAS Autor: Henrique Ferreira Ribeiro, Engenheiro Ambiental, MBA Gestão Estratégica de Negócios e-book:

Leia mais

sua farmácia COMPETITIVA E RENTÁVEL Os desafios e caminhos para prosperar sempre neste mercado!

sua farmácia COMPETITIVA E RENTÁVEL Os desafios e caminhos para prosperar sempre neste mercado! sua farmácia COMPETITIVA E RENTÁVEL Os desafios e caminhos para prosperar sempre neste mercado! a viagem... O que isso tem haver com a nossa farmácia? Grande preocupação em apenas vender Parte significativa

Leia mais

Colaboração com Microsoft Office 365. Webinar de 30/06/2016

Colaboração com Microsoft Office 365. Webinar de 30/06/2016 Colaboração com Microsoft Office 365 Webinar de 30/06/2016 Expectativas sobre você: Participe Pergunte Argumente Envolva-se Divirta-se Tânia R. Silvestre Diretora e Consultora da Silvestre Consultoria

Leia mais

INBOUND MARKETING. Inbound Marketing. Seu Lead. Vale Ouro. Resultados em 6 meses ou 6 meses grátis.

INBOUND MARKETING. Inbound Marketing. Seu Lead. Vale Ouro. Resultados em 6 meses ou 6 meses grátis. 1 Inbound Marketing Seu Lead. Vale Ouro. Resultados em 6 meses ou 6 meses grátis. 2 INBOUND MARKETING BEM-VINDO A NAVE DO FUTURO! Olá humano! Vou explicar O que é Inbound Marketing e na sequência a lógica

Leia mais

PORQUE, HOJE, FOCO EM PESSOAS? Qual a razão?

PORQUE, HOJE, FOCO EM PESSOAS? Qual a razão? PORQUE, HOJE, FOCO EM PESSOAS? Qual a razão? A ERA DO CONHECIMENTO - O fenômeno da Participação / grupos / etc. - A técnica ainda não envolve a ação administrativa - SABER X SABER FAZER X FAZER FAZER -

Leia mais

Fernando Baumgratz Ribeiro

Fernando Baumgratz Ribeiro Fernando Baumgratz Ribeiro graduado em engenharia civil em 1986 pela U.F.O.P (Universidade Federal de Ouro Preto); com aperfeiçoamento em Gestão de Projetos Vale/IBMEC e Extensão em Economia Mineral Vale/UFRJ.

Leia mais

Workshops Temas Importantes para Escritórios de Advocacia

Workshops Temas Importantes para Escritórios de Advocacia Workshops Temas Importantes para Escritórios de Advocacia Proposta Contratar treinamentos personalizados para um escritório é, muitas vezes, a escolha perfeita para advogados ocupados. Pensando nisso,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA CENTRO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA CENTRO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA CENTRO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO CHAMADA PUBLICA SIMPLIFICADA - CDT/UnB nº4/03 O convênio de Cooperação Técnica e Financeira CDT/SEBRAE número 04/0 para Implantação

Leia mais

GESTÃO & MARKETING. Soluções e realizações 15/10/12. Ferramentas prá9cas para conquistar e reter clientes em academias

GESTÃO & MARKETING. Soluções e realizações 15/10/12. Ferramentas prá9cas para conquistar e reter clientes em academias GESTÃO & MARKETING Ferramentas prá9cas para conquistar e reter clientes em academias Chris9an Munaier Sócio- Consultor 4GOAL Especializando em Gestão (FGV) Autor do Livro Gestão Consciente da GinásHca

Leia mais

A CULTURA COME A ESTRATÉGIA NO CAFÉ DA MANHÃ: IMPACTO NA EVOLUÇÃO DA MATURIDADE

A CULTURA COME A ESTRATÉGIA NO CAFÉ DA MANHÃ: IMPACTO NA EVOLUÇÃO DA MATURIDADE A CULTURA COME A ESTRATÉGIA NO CAFÉ DA MANHÃ: IMPACTO NA EVOLUÇÃO DA MATURIDADE Darci Prado & Renata Kalid Curitiba 6 - Junho-2017 APRESENTAÇÃO: NOSSA EXPERIÊNCIA PESQUISA DE MATURIDADE Desde 2005 CENTENAS

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de Gestão de Pessoas, selecionar. Conhecer o papel do gestor de pessoas

Leia mais

BOAS PRÁTICAS. Cornélio 2

BOAS PRÁTICAS. Cornélio 2 21 25 de Maio de 2015 Edição nº29 BOAS PRÁTICAS Cornélio 2 Qual o segredo para ter um dos maiores engajamentos e menores rotatividades da Companhia? Hoje, vamos revelar mais algumas dicas que podem te

Leia mais

15/07/2014. Empreendedorismo ASPECTOS LEGAIS: ESTRUTURA DE CAPITALIZAÇÃO PLANO FINANCEIRO PARTE II. Objetivos de Aprendizagem. Atuação Empreendedora

15/07/2014. Empreendedorismo ASPECTOS LEGAIS: ESTRUTURA DE CAPITALIZAÇÃO PLANO FINANCEIRO PARTE II. Objetivos de Aprendizagem. Atuação Empreendedora Empreendedorismo Atuação Empreendedora Professor Mestre Humberto Fernandes Villela ASPECTOS LEGAIS: ESTRUTURA DE CAPITALIZAÇÃO PLANO FINANCEIRO PARTE II Objetivos de Aprendizagem Ao final deste módulo

Leia mais

Você está prestes a assumir a administração de uma empresa simulada. Aproveite esta oportunidade para desenvolver as suas habilidades gerenciais.

Você está prestes a assumir a administração de uma empresa simulada. Aproveite esta oportunidade para desenvolver as suas habilidades gerenciais. Você está prestes a assumir a administração de uma empresa simulada. Aproveite esta oportunidade para desenvolver as suas habilidades gerenciais. 2015 Simulação Gerencial - Simulação Empresarial Jogo de

Leia mais

APRENDA A FORMAR PREÇO DE VENDA. 08 a 11 de outubro de a 12 de novembro de 2016

APRENDA A FORMAR PREÇO DE VENDA. 08 a 11 de outubro de a 12 de novembro de 2016 APRENDA A FORMAR PREÇO DE VENDA 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 Missão do Sebrae Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orientar na implantação e no desenvolvimento de

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de

Leia mais

TEMA 2.2. Aspectos Contábeis Reconhecimento de IFs. TEMA 2.2. Aspectos Contábeis Reconhecimento de IFs. Instrumentos Financeiros Estrutura Normativa

TEMA 2.2. Aspectos Contábeis Reconhecimento de IFs. TEMA 2.2. Aspectos Contábeis Reconhecimento de IFs. Instrumentos Financeiros Estrutura Normativa FEA-USP-EAC Curso de Graduação em Ciências Contábeis Disciplina:EAC0561: Estudos Complementares IV Contabilidade de Instrumentos e Derivativos Aspectos Contábeis e Fiscais 2014_02 T20 TEMA 2.2. Aspectos

Leia mais

CONECTANDO VISÕES E REALIZAÇÕES. dá as boas vindas a todos os participantes

CONECTANDO VISÕES E REALIZAÇÕES. dá as boas vindas a todos os participantes A dá as boas vindas a todos os participantes SÃO PAULO RIBEIRÃO PRETO REALIZAÇÃO NOSSOS SERVIÇOS GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO POR COMPETÊNCIAS Modelo de Competências ASSESSMENT Gestão do Desempenho Gestão

Leia mais

Gestão Estratégica. Aula 4 Diagnóstico Estratégico Interno. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira

Gestão Estratégica. Aula 4 Diagnóstico Estratégico Interno. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira Gestão Estratégica Aula 4 Diagnóstico Estratégico Interno Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INTENÇÃO ESTRATÉGICA DIAGNÓSTICO Negócio Áreas Estratégicas de Negócio

Leia mais

Gestão dos Meios de Hospedagem. Anderson luiz CARANGOLA- MG 2009

Gestão dos Meios de Hospedagem. Anderson luiz CARANGOLA- MG 2009 Gestão dos Meios de Hospedagem Anderson luiz CARANGOLA- MG 2009 Agenda I A Hotelaria do Passado II A Hotelaria Atual III Novos mercados e novas Tendências IV - Hotelaria em Números V Formas de Administração

Leia mais

Lucratividade: Crescer, Sobreviver ou Morrer

Lucratividade: Crescer, Sobreviver ou Morrer Lucratividade: Crescer, Sobreviver ou Morrer Foco da Palestra Orientar e esclarecer os conceitos de Lucratividade e a importância para existência e sucesso das empresas. Proporcionar aos participantes

Leia mais

F I D E L I Z E I. C O M. B e m v i n d o!

F I D E L I Z E I. C O M. B e m v i n d o! F I D E L I Z E I. C O M B e m v i n d o! Quem somos? Uma Empresa prestadora de serviço de MARKETING DIRETO com o objetivo de fidelização de consumidores para os Parceiros comerciais. INICIALMENTE TEMOS

Leia mais

TERCEIRIZAR OU CONTRATAR?

TERCEIRIZAR OU CONTRATAR? TERCEIRIZAR OU CONTRATAR? Veja as características mais importantes que muitas vezes nem sequer são levadas em consideração por esquecimento ou intangibilidade. SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 CUSTO...4 CONHECIMENTO...6

Leia mais

Princípios de Finanças MBA Estácio 13/07/2017

Princípios de Finanças MBA Estácio 13/07/2017 Princípios de Finanças MBA Estácio 13/07/2017 Prof. Lucas S. Macoris PLANO DE AULA Princípios de Finanças Aula 1 Boas vindas e Introdução Aula 5 Contabilidade Gerencial Aula 2 Conceitos de Contabilidade

Leia mais

7 Dicas essenciais no AutoCAD para fazer um desenho perfeito e reduzir em 53% seu tempo de trabalho

7 Dicas essenciais no AutoCAD para fazer um desenho perfeito e reduzir em 53% seu tempo de trabalho 7 Dicas essenciais no AutoCAD para fazer um desenho perfeito e reduzir em 53% seu tempo de trabalho Com anos de imersão no mundo dos projetos, e com muito estudo e prática profissional no mercado de arquitetura

Leia mais

introdução ao marketing - gestão do design

introdução ao marketing - gestão do design introdução ao marketing - gestão do design Universidade Presbiteriana Mackenzie curso desenho industrial 3 pp e pv profa. dra. teresa riccetti Fevereiro 2009 A gestão de design, o management design, é

Leia mais

7 passos essenciais no AutoCAD para fazer um desenho perfeito e reduzir em 53% seu tempo de trabalho

7 passos essenciais no AutoCAD para fazer um desenho perfeito e reduzir em 53% seu tempo de trabalho 7 passos essenciais no AutoCAD para fazer um desenho perfeito e reduzir em 53% seu tempo de trabalho Com anos de imersão no mundo dos projetos, e com muito estudo e prática profissional no mercado de arquitetura

Leia mais

3 Indicadores de desempenho da gestão comercial

3 Indicadores de desempenho da gestão comercial 3 Indicadores de desempenho da gestão comercial Série Indicadores Essenciais Volume 2 PORTWAY Gestão Comercial de Alta Performance Clique abaixo e saiba como podemos colaborar com o desenvolvimento de

Leia mais

Rational Unified Process (RUP)

Rational Unified Process (RUP) Rational Unified Process (RUP) A Rational é bem conhecida pelo seu investimento em orientação em objetos. A empresa foi à criadora da Unified Modeling Language (UML), assim como de várias ferramentas que

Leia mais

Colaboradores a mais ou a menos geram prejuízos, você sabia?

Colaboradores a mais ou a menos geram prejuízos, você sabia? Colaboradores a mais ou a menos geram prejuízos, você sabia? No primeiro caso, pelo excesso de custos. No segundo, porque a carência de mão de obra especializada exige a contratação de terceiros a um custo

Leia mais

LUCRATIVIDADE : CRESCER, SOBREVIVER OU MORRER

LUCRATIVIDADE : CRESCER, SOBREVIVER OU MORRER LUCRATIVIDADE : CRESCER, SOBREVIVER OU MORRER SALVADOR SERRATO salvadors@sebraesp.com.br O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Orientar na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de

Leia mais

sua farmácia COMPETITIVA E RENTÁVEL O GPS PARA CHEGAR LÁ!

sua farmácia COMPETITIVA E RENTÁVEL O GPS PARA CHEGAR LÁ! sua farmácia COMPETITIVA E RENTÁVEL O GPS PARA CHEGAR LÁ! a viagem... O que isso tem haver com a nossa farmácia? Grande preocupação em apenas vender Parte significativa das drogarias focam em aumento de

Leia mais

Gestão Financeira para Farmácias. Indicadores de Resultados e o Caminho para a Rentabilidade!

Gestão Financeira para Farmácias. Indicadores de Resultados e o Caminho para a Rentabilidade! Gestão Financeira para Farmácias Indicadores de Resultados e o Caminho para a Rentabilidade! É assim que me sinto agora a viagem... O que isso tem haver com a nossa farmácia? Grande preocupação em apenas

Leia mais

Inovação Banco do Nordeste FNE

Inovação Banco do Nordeste FNE Inovação Banco do Nordeste FNE O Banco do Nordeste tem um amplo conceito, pois considera todos os investimentos em informática amparados pela linha Inovação. Constate na relação abaixo os itens financiáveis.

Leia mais

E-books. Apuração do Lucro Como e por que devo apurá-lo todos os meses. SÉRIE E-books. Sebrae

E-books. Apuração do Lucro Como e por que devo apurá-lo todos os meses. SÉRIE E-books. Sebrae E-books Sebrae Crédito e Finanças Apuração do Lucro Como e por que devo apurá-lo todos os meses Apresentação O que é lucro? A quantificação do lucro economico Como calcular o lucro? Autor Edmilson Tanaka

Leia mais

1. Apresentação Proposta 1.2. Visão geral 1.3. Público-alvo 2. Diferenciais Disciplinas Inscrições...

1. Apresentação Proposta 1.2. Visão geral 1.3. Público-alvo 2. Diferenciais Disciplinas Inscrições... 1. Apresentação... 04 1.1. Proposta 1.2. Visão geral 1.3. Público-alvo 2. Diferenciais... 05 3. Disciplinas... 06 3. Inscrições... 15 1. Apresentação Proposta O MBA Executivo com Ênfase em Empreendedorismo

Leia mais

Índice INTRODUÇÃO O QUE É AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS? COMO APLICAR AO MEU ESCRITÓRIO?

Índice INTRODUÇÃO O QUE É AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS? COMO APLICAR AO MEU ESCRITÓRIO? Índice INTRODUÇÃO O QUE É AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS? COMO APLICAR AO MEU ESCRITÓRIO? GESTÃO DE TEMPO PARA ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE - COMO MENSURAR QUANTO CADA SEGUNDO TE CUSTA? SISTEMA DE GESTÃO PARA CONTADORES

Leia mais

O Projeto BIM Fórum Brasil. Prof. Eduardo Toledo

O Projeto BIM Fórum Brasil. Prof. Eduardo Toledo O Projeto BIM Fórum Brasil Prof. Eduardo Toledo Motivação Macro Componentes de Maturidade BIM: à nível de Mercados/Países; medem a maturidade BIM; 8 componentes:... Champions & Drivers (Líderes e Impulsionadores)...

Leia mais

CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ERP. Tópicos Especiais em Sistemas de Informação

CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ERP.  Tópicos Especiais em Sistemas de Informação CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ERP Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Tópicos Especiais em Sistemas de Informação Faculdade de Computação Instituto

Leia mais

BPM como estratégia para o crescimento sustentável e lucro

BPM como estratégia para o crescimento sustentável e lucro BPM como estratégia para o crescimento sustentável e lucro Leandro Jesus Vice Presidente ABPMP Brasil leandro@abpmp- br.org Inves>r em processos: prioridade para o Brasil! Nos úl>mos 12 meses mais da metade

Leia mais

SUMÁRIO O Projeto O que Oferecemos Principais Serviços Estrutura de Comercialização Demonstrativos Financeiros Contatos

SUMÁRIO O Projeto O que Oferecemos Principais Serviços Estrutura de Comercialização Demonstrativos Financeiros Contatos Seja um F R A N Q U E A D O SUMÁRIO O Projeto O que Oferecemos Principais Serviços Estrutura de Comercialização Demonstrativos Financeiros Contatos 04 06 07 08 09 10 NOS CONTE UM POUCO SOBRE VOCÊ 1. Você

Leia mais

Mapa Estratégico de Drones. Guia para empreendedores de drones

Mapa Estratégico de Drones. Guia para empreendedores de drones Mapa Estratégico de Drones Guia para empreendedores de drones Como terei retorno financeiro? O retorno financeiro está ligado diretamente a produtividade que seu negócio irá oferecer aos clientes, o retorno

Leia mais

O papel da área de Gestão de Pessoas

O papel da área de Gestão de Pessoas O papel da área de Gestão de Pessoas Introdução Manter o foco na qualidade de vida das pessoas que fazem parte das organizações é a grande tendência do século XXI. A Gestão de Pessoas (ou Gestão de Recursos

Leia mais

Divulgação de Resultados. Alteração no Agrupamento de Custos e Despesas e Revisão da Forma e Conteúdo do Demonstrativo de Fluxo de Caixa

Divulgação de Resultados. Alteração no Agrupamento de Custos e Despesas e Revisão da Forma e Conteúdo do Demonstrativo de Fluxo de Caixa Divulgação de Resultados Alteração no Agrupamento de Custos e Despesas e Revisão da Forma e Conteúdo do Demonstrativo de Fluxo de Caixa Objetivos e documentos impactados Objetivo: Agrupamento de Custos

Leia mais