Etapa 03 Análise da Estrutura (continuação 01)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Etapa 03 Análise da Estrutura (continuação 01)"

Transcrição

1 Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Análise Organizacional 4º Período Administração 2013/2 Etapa 03 Análise da Estrutura (continuação 01) Agenda: O que é Estrutura Organizacional 1. Relembrando as etapas da Análise Organizacional Análise do Contexto e Histórico Organizacional Análise Estratégica Análise da Estrutura Análise das Pessoas Feedback e Resultados 2. Estrutura Organizacional Aspectos Físicos e Humanos Aspectos Processuais Aspectos Administrativos - Estudo de Layout - Departamentalização estruturação - Organograma - Análise de Processos Fluxogramas - Análise e Desenho de Formulários - Análise da Distribuição do Trabalho - Sistemas de Informações/Comunicações Organograma Organograma é o gráfico representativo da estrutura formal da organização em dado momento Objetivos do Organograma: a) Divisão do trabalho em unidades de direção, assessoria, conselhos, gerências, superintendências, departamentos, divisões, serões, serviços, setores, etc., conforme cada organização. b) Demonstrar as relações superiores-subordinados, facilitando a delegação de autoridade e responsabilidade. c) Mostrar os trabalhos desenvolvidos, como cargos existentes, titulares das unidades, quantidades de pessoas por unidades, relações funcionais, relação hierárquica. d) Permitir a análise organizacional, facilitando com uma boa elaboração gráfica Técnicas de Elaboração Existem muitas técnicas para elaboração de organogramas, e em nossa disciplina não vamos nos concentrar nesse detalhe, visto que essas técnicas podem ser acessadas a qualquer momento nas literaturas. São tantas as técnicas, que nos cinco livros pesquisados com o intuito de verificação de novas técnicas, 25 técnicas diferentes foram encontradas.

2 Caso você tenha curiosidade ou queira saber mais sobre algumas técnicas, poderá consultar o livro da bibliografia descrita ao final desse conteúdo. Confira algumas das técnicas encontradas: a) Estrutural (clássico; vertical) este tipo é simplificado e procura deixar bem claros os níveis de hierarquia. É bastante utilizado em instituições tradicionais, onde a visão é fator preponderante. b) Circular ou Radial - Pouco utilizado; Suaviza a apresentação da estrutura; Economiza espaço; A autoridade é representada do centro para a periferia; As linhas de autoridade ficam difíceis de serem identificadas; Reduz conflitos entre superiores e subordinados; Exemplos de organizações: hospitais, universidades (área acadêmica); Representação de estruturas mais complexas torna-se difícil; Representação de muitos níveis hierárquicos torna-se difícil; Pode utilizar letras e números para simplificar; Necessita de legendas. c) Funcional (a) - Demonstra uma forma diferenciada de as unidades transacionarem no cotidiano da organização. O funcionário não tem um chefe hierárquico imediato; Assim que o funcionário conclui a tarefa, sua subordinação muda para o supervisor adequado à nova tarefa executada; As ligações indicam uma subordinação temporária; A subordinação à Presidência é hierárquica, é possível porém uma diretoria com dirigentes responsáveis por cada função na organização. d) Funcional (b) - A representação gráfica é voltada apenas às funções da organização. Aplicado em organizações de pequeno porte; Pouco verticalizada; Poucos chefes para várias atividades. e) Estrutural-Funcional - É uma técnica de elaboração recomendada, pois alia a estrutura da organização às funções básicas ou principais de cada uma das unidades integrantes da organização. Em alguns casos, substitui a elaboração do manual da organização. Só pode ser elaborado por partes, devido ao espaço que ocupa cada uma das unidades. Retirando-se as funções, o organograma transforma-se no tipo estrutural. f) Matricial (em matriz) - Resulta da estrutura tradicional mais a estrutura por projetos; Contempla dois tipos de autoridade: funcional e hierárquica; A autoridade maior é dividida entre a Presidência (cunho político) e o titular da área de projetos (cunho técnico); A sensação de duas chefias é permanente; Permite maior mobilidade e flexibilidade que as outras, mas é mais difícil de implementar; Difícil conciliar as duas estruturas; Podem ocorrer atritos por questões de jurisdição Significado dos principais componentes dos organogramas

3 Dicas para a elaboração de um Organograma 2.2. Aspectos Processuais Análise de Processos Fluxogramas O fluxograma, de maneira geral, procura apresentar o processo passo a passo, ação por ação. Toda ocorrência num determinado processamento deve merecer o registro na folha de fluxograma. Há vários tipos de representação gráfica de processos de trabalho e cada um deve ter sua destinação específica. A inter-relação dos processos é uma evidência e torna-se difícil estudar um processo isolando-o dos demais processos ou isolando-o de outros aspectos organizacionais

4 O que são Processos a) sequência de atividades que segue um cronograma pré-estabelecido; b) deve extrapolar as necessidades de seus clientes; c) contempla as etapas: entrada, transformação e saída; e d) não possui vínculo direto com a relação hierárquica (prega o espírito de equipe) Indicadores de Problemas no Processo O indicador de maior sensibilidade é a conhecida formação de filas, muito comum nas organização públicas. As razões para a formação de filas são: morosidade no atendimento, os famosos dias de pico ou então falhas no processo. Outro indicador forte é a constante reclamação de outros pontos da organização sobre o fluxo vagaroso e/ou confuso de um processo qualquer. A análise de processos, principalmente os processos críticos, é uma das melhores alternativas para buscar um melhor dinamicidade do cotidiano das organizações Objetivos da análise de processos - fluxogramas O objetivo principal do estudo de processo é o de assegurar a fluidez das movimentações e manter os limites de decisão dentro de princípios que não permitam a ineficiência e ineficácia de todo o processo. Há também objetivos secundários: a) Identificar a utilidade de cada etapa do processo; b) Verificar as vantagens em alterar a sequência; c) Adequar as operações (passos) às pessoas; e d) Identificar a necessidade de treinamento Estratégia para o estudo de Processo a) escolha do processo a estudar; b) coleta dos passos e sua representação gráfica (fluxograma); c) análise dos métodos empregados atualmente incluindo as pessoas, o que é feito, como é feito e a visão que essas pessoas têm de sua parte e de todo o processo; d) implantação de novo processo; e e) manualização do processo.

5 Técnicas a) fluxograma sintético É a representação de uma sequência dos vários passos relativos a determinado processo, sem mais informações como cargos ou unidades. Usado: quando desejamos um esboço, a fim de decidir sobre o detalhamento ou não; quando queremos apresentar o processo a um grupo de pessoas pouco acostumado com a leitura e interpretação de gráficos; quando o propósito é apenas o de demonstrar o processo com o intuito de análise superficial.

6 b) fluxograma de blocos tem também a finalidade de orientar, preliminarmente, o levantamento detalhado do processamento. Permite a representação do fluxo alternativo, ou seja, é possível estabelecer o processo positivo ou negativo. Usa uma simbologia que tem a função de facilitar a leitura e interpretação do gráfico. O fluxograma de blocos pede uma descrição dos símbolos, como no exemplo a seguir:

7 c) fluxograma esqueleto essa técnica é utilizada quando há consultas em documentos não estritamente ligados ao processo.

8 d) fluxogramas de procedimentos é um gráfico que, além de representar o processo, possibilita um detalhamento maior. Utiliza de símbolos internacionais, permitindo o entendimento por pessoas de outras cidadanias. A aplicação dessa técnica exige formação e experiência do responsável pelo estudo e que as pessoas em contato com o gráfico também conheçam sua elaboração.

9 e) fluxograma vertical e horizontal preenche três funções: a rápida demonstração do fluxo feita mediante ligação dos símbolos que já vêm impressos na folha; ajuda dada pela descrição dos passos na área central do gráfico; sinalização da unidade ou de quem executa cada passo.

10 f) fluxograma vertical é uma técnica aplicada com certa frequência, e tem na simplicidade sua característica maior. A identificação do trajeto é imediata. Sabe-se que realizou o passo, mas não há a identificação da unidade onde está ocorrendo o passo. É facilmente aplicável e entendida.

11 g) fluxograma de documentos é uma técnica de abordagem a problemas e demandas vinculadas a vias, cópias e originais de documentos. Não há detalhamentos dos passos, apenas a movimentação das vias e a ação primeira decorrente dessa movimentação. É simples de ser elaborado e indicado para o uso em situações pouco complexas e com o pessoal envolvido sendo de qualquer nível Análise e Desenho de Formulários O formulário pode ser definido como um veículo que transporta informações de uma pessoa para outra, de uma unidade para outra, ou de uma empresa para a outra; e É a materialização do dado, da informação, armazenada ou disseminada, veiculada por pouco período de tempo ou não Indicadores da análise e desenho de formulários a) contínua dificuldade na compreensão e preenchimento; b) formação de filas; c) permanência de problemas após a racionalização do trabalho; e d) demora na utilização Objetivos A análise e o desenho de formulários não têm como objetivo apenas corrigir falhas, mas também prover a empresa de uma forma de transmissão, assimilação e armazenamento da informação. Detalhando os objetivos: a) Facilitar o fluxo de informações na empresa, com o mínimo custo e provendo os melhores resultados;

12 b) Uniformizar procedimentos; c) Centralizar controles, evitando dispersões e gastos desnecessários de tempo; d) Promover a criação e o desenvolvimento de formulário; e) Fixar padrões uniformes para projeto e especificações físicas de formulários; f) Harmonizar seu uso junto aos demais componentes que colocam a organização em movimento; g) Compatibilizar sua ação com a expectativa demonstrada pelo pessoal em termos de seu preenchimento e manipulação; e h) Dar ao formulário o papel de agente integrador da informação na empresa e de grande destaque na formulação e alimentação de sistemas de informações computadorizadas ou não Estratégia para a análise e desenho de formulários É composta por um conjunto de fases ou etapas. Para desenvolver essas fases é necessária a aplicação de um grupo de questionários, que darão as informações necessárias para seguir em frente: a) Questionário de questões abrangentes versa sobre todos os formulários existentes na organização b) Questionário de questões específicas válido para o formulário em estudo c) Questionário de questões de integração aborda o formulário em estudo e as relações que mantêm com outros formulários e demais aspectos da empresa Com as respostas dadas é possível iniciar a ação estratégica por meio do ciclo de fases, que nada mais é do que a colocação sistematizada do questionamento feito. As fases são: a) Inventário dos formulários existentes, classificação e codificação b) Levantamento do fluxo de trabalho e da presença de informações c) Estudo da viabilidade do aproveitamento dos formulários existentes d) Criação de novos formulários e) Teste dos formulários Itens que não devem ser esquecidos na elaboração de um formulário a) Escalonamento das informações por prioridade de consulta OU ordenamento das informações segundo sua origem (escolher uma das duas formas) b) Dimensionamento dos campos a serem preenchidos c) Determinação do tempo de duração e frequência de manuseio do formulário d) as instruções devem ser reduzidas; e) a redação deve ser clara; f) não utilizar terminologia específica; g) usar campos (boxes) definidos para resposta; h) evite linha pontilhada ou tracejada para resposta; i) prever sempre o uso de equipamentos eletrônicos; j) usar cores adequadamente; k) na elaboração, o usuário é a parte mais importante; l) testar os formulários antes de sua aplicação real. Referências Bibliográficas: ARAUJO, Luis César G. de. Organização, sistemas e métodos e as modernas ferramentas de gestão organizacional. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2001.

Etapa 03 Análise da Estrutura (continuação 01)

Etapa 03 Análise da Estrutura (continuação 01) Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Análise Organizacional 4º Período Administração 2013/2 Etapa 03 Análise da Estrutura (continuação 01) Agenda: O que é Estrutura Organizacional 1. Relembrando

Leia mais

Organização Sistemas e Métodos. Tópico 7 Organogramas

Organização Sistemas e Métodos. Tópico 7 Organogramas Organização Sistemas e Métodos Tópico 7 Sumário 1. Introdução... 3 2. Objetivos... 3 3. Benefícios e Limitações... 3 4. Regras Gerais... 4 5. Significado dos componentes... 4 6. Tipos... 4 6.1 Organograma

Leia mais

Organização, Sistemas e Métodos. Organogramas. Por José Luís Carneiro. - -

Organização, Sistemas e Métodos. Organogramas. Por José Luís Carneiro. -  - Organização, Sistemas e Métodos Organogramas Por José Luís Carneiro - www.jlcarneiro.com - Organogramas Organogramas 2 - www.jlcarneiro.com - Introdução Gráfico que representa a estrutura formal da organização

Leia mais

Professora: Márcia Eliana Martins GRÁFICOS DE ORGANIZAÇÃO

Professora: Márcia Eliana Martins GRÁFICOS DE ORGANIZAÇÃO Disciplina: Organização, Sistemas e Métodos Professora: Márcia Eliana Martins 6º período/ Sistemas de Informação GRÁFICOS DE ORGANIZAÇÃO São todos aqueles que apresentam como finalidade básica representar

Leia mais

GRÁFICOS DE FLUXO OU PROCESSO FLUXOGRAMA

GRÁFICOS DE FLUXO OU PROCESSO FLUXOGRAMA GRÁFICOS DE FLUXO OU PROCESSO FLUXOGRAMA Márcia Eliana Martins Visconde do Rio Branco/MG Setembro/2011 FLUXOGRAMA o Ferramenta de representação gráfica do trabalho realizado na organização Sequência normal

Leia mais

Organograma: formulação e análise estrutural. Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho

Organograma: formulação e análise estrutural. Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho Organograma: formulação e análise estrutural Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho Conceito Organograma é uma representação gráfica da estrutura hierárquica de uma empresa, isto é, do desenho da estrutura

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Gráficos. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Gráficos. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Organização, Sistemas e Métodos Prof.ª Karen Estefan Dutra Fluxogramas Fluxogramas sa o gra ficos que representam o fluxo ou seque ncia de procedimento e rotinas de qualquer trabalho,

Leia mais

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Conceito de Estrutura Organizacional ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Prof. Cláudio Márcio cmarcio@gmail.com E s t r u t u ração é u m a m a n e i ra d e planejar as atividades organizacionais em funções bem definidas,

Leia mais

SISTEMA DE RESPONSABILIDADES: DEPARTAMENTALIZAÇÃO, LINHA E ASSESSORIA E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

SISTEMA DE RESPONSABILIDADES: DEPARTAMENTALIZAÇÃO, LINHA E ASSESSORIA E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES PARTE III SISTEMA DE RESPONSABILIDADES: DEPARTAMENTALIZAÇÃO, LINHA E ASSESSORIA E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES Departamentalização É o processo de agrupar atividades em frações organizacionais definidas segundo

Leia mais

Administração de Processos FORMULÁRIOS. Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho

Administração de Processos FORMULÁRIOS. Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho Administração de Processos FORMULÁRIOS Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho FORMULÁRIOS INTRODUÇÃO Documento que possui campos delineados para coleta e registro de dados e informações necessários ao

Leia mais

Etapa 03 Análise da Estrutura (continuação 01)

Etapa 03 Análise da Estrutura (continuação 01) Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Análise Organizacional 4º Período Administração 2013/2 Etapa 03 Análise da Estrutura (continuação 01) Agenda: O que é Estrutura Organizacional 1. Relembrando

Leia mais

FORMULÁRIOS O FORMULÁRIO É UM MÉTODO UTILIZADO PARA A ORGANIZAÇÃO ATINGIR DETERMINADO OBJETIVO.

FORMULÁRIOS O FORMULÁRIO É UM MÉTODO UTILIZADO PARA A ORGANIZAÇÃO ATINGIR DETERMINADO OBJETIVO. FORMULÁRIOS O FORMULÁRIO É UM MÉTODO UTILIZADO PARA A ORGANIZAÇÃO ATINGIR DETERMINADO OBJETIVO. OS MÉTODOS SÃO UTILIZADOS PELAS EMPRESAS PARA PROPORCIONAR MAIORES ÍNDICES DE LUCRATIVIDADE ALIADOS À REDUÇÃO

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica da Administração Decorrências da Teoria Neoclássica Processo Administrativo - Organização - Parte 2

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica da Administração Decorrências da Teoria Neoclássica Processo Administrativo - Organização - Parte 2 ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Neoclássica da Administração Decorrências da Teoria Neoclássica Processo Administrativo - Organização - Parte 2 Prof. Fábio Arruda Princípios de Administração aplicados à

Leia mais

Etapa 03 Análise da Estrutura

Etapa 03 Análise da Estrutura Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Análise Organizacional 4º Período Administração 2013/2 Etapa 03 Análise da Estrutura Agenda: O que é Estrutura Organizacional 1. Relembrando as etapas

Leia mais

Etapa 03 Análise da Estrutura

Etapa 03 Análise da Estrutura Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Análise Organizacional 4º Período Administração 2013/2 Etapa 03 Análise da Estrutura 1. Relembrando as etapas da Análise Organizacional Análise do Contexto

Leia mais

Análise de Processos. Por José Luís Carneiro. - www.jlcarneiro.com -

Análise de Processos. Por José Luís Carneiro. - www.jlcarneiro.com - Análise de Processos Por José Luís Carneiro - www.jlcarneiro.com - Introdução Movimentação de pessoas, papéis e informação na organização Assegurar a fluidez Limites decisórios variam segundo a posição

Leia mais

AULA 6 MÉTODOS: TÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA (FLUXOGRAMAS OU FLOW-CHART)

AULA 6 MÉTODOS: TÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA (FLUXOGRAMAS OU FLOW-CHART) AULA 6 MÉTODOS: TÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA (FLUXOGRAMAS OU FLOW-CHART) Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração

Leia mais

Conceitos básicos de gestão de processos

Conceitos básicos de gestão de processos Conceitos básicos de gestão de processos Processo é qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input, adiciona valor a ele e fornece um output a um cliente específico. Inputs podem ser materiais,

Leia mais

ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS

ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS FLUXAGRAMAÇÃO DE PROCESSOS Curso Técnico em Administração Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA 15.063-PR 1 FLUXOGRAMA Permite à equipe de analistas uma visão completa

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO TGA II TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Henri Fayol (1841-1925) TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO As Funções Básicas da Empresa Funções técnicas: relacionadas com a produção de bens ou serviços da empresa.

Leia mais

OS&M Unidade 05 Fluxograma

OS&M Unidade 05 Fluxograma Técnicas de Representação Gráfica Unidade 05 FLUXOGRAMA É a representação gráfica que apresenta a sequência de um trabalho de forma analítica, caracterizando as operações, os responsáveis e/ou unidades

Leia mais

Análise e Descrição de Cargos. Matéria: Cargos e Salários Debora Miceli Versão: Jul/2016

Análise e Descrição de Cargos. Matéria: Cargos e Salários Debora Miceli Versão: Jul/2016 Análise e Descrição de Cargos Matéria: Cargos e Salários Debora Miceli Versão: 2.0 - Jul/2016 Descrição de Cargos De acordo com Chiavenato (2009, p. 230) a descrição de cargos é um processo que consiste

Leia mais

Análise organizacional

Análise organizacional Análise organizacional Por José Luís Carneiro - www.jlcarneiro.com - Levantamento de Informações Todo estudo deve ser baseado em informações Três métodos básicos: Questionário Entrevista Observação Pessoal

Leia mais

AULA 5 MÉTODOS: TÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA (FLUXOGRAMAS OU FLOW-CHART)

AULA 5 MÉTODOS: TÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA (FLUXOGRAMAS OU FLOW-CHART) AULA 5 MÉTODOS: TÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA (FLUXOGRAMAS OU FLOW-CHART) Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração

Leia mais

INTRODUÇÃO À PROCESSOS

INTRODUÇÃO À PROCESSOS INTRODUÇÃO À PROCESSOS Na aula de hoje iremos aprender... O que é um processo Quais os tipos de processos A hierarquia de um processo Como representar graficamente um processo Como a qualidade do processo

Leia mais

Conceituação e Entendimento Análise Organizacional Parte 2

Conceituação e Entendimento Análise Organizacional Parte 2 Conceituação e Entendimento Análise Organizacional Parte 2 Agenda: CONCEITUAÇÃO E ENTENDIMENTO Instrumentos de levantamento de Informações Entrevista Questionário Observação Pessoal Pesquisa de Documentação

Leia mais

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana Tema 01 Apresentação do PEA. Fundamentos

Leia mais

Estrutura Organizacional

Estrutura Organizacional Aula 3-Organização Estrutura Organizacional È a maneira pela qual as atividades são divididas, organizadas e coordenadas(comunicação). 07:19 Alex Diniz Lopes e-mail: pro99020@hotmail.com 1 Funcionograma

Leia mais

Faculdades Integradas Teresa D Ávila

Faculdades Integradas Teresa D Ávila Faculdades Integradas Teresa D Ávila CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecido pela Portaria Ministerial nº. 4.571 de 28/12/05 e publicado no DOU em 29/12/05. Componente Curricular: Gestão por Processos Carga-horária:

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO 01. (ESAF) Admitida à classificação dos planos em planos-fins e planos-meios. Os primeiros deverão dispor sobre: a) Os objetivos e metas desejadas. b) As políticas e diretrizes a serem observadas.

Leia mais

9- Preparação e respostas à emergências

9- Preparação e respostas à emergências Módulo 3 Etapas para implantação de um sistema de gestão integrado: planos de emergência, implantação dos processos comuns a todas as normas, documentação, vantagens, dificuldades, decisão e exercícios

Leia mais

Prof. M.e Livaldo dos Santos. Unidade II PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS

Prof. M.e Livaldo dos Santos. Unidade II PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS Prof. M.e Livaldo dos Santos Unidade II PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS Objetivos Compreender o significado de planejamento operacional. Entender o papel do planejamento operacional

Leia mais

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores.

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores. TEORIAS E FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 01. A função gerencial de planejamento abrange a definição de metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançá-las e o desenvolvimento

Leia mais

Governadoria. Secretaria da Educação

Governadoria. Secretaria da Educação Fonte: http://centraldefavoritos.wordpress.com/2010/12/23/estrutura-eestrategia-organizacional/ em 25 de agosto de 2013 MC CURSOS PROF. ROBERTO CÉSAR Estrutura e Estratégia Organizacional. 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas.

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. - Recrutamento e Seleção. Treinamento e Desenvolvimento. Incentivos

Leia mais

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 6 Departamentalização (cont) Centralização X descentralização Delegação Linha X Assessoria

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 6 Departamentalização (cont) Centralização X descentralização Delegação Linha X Assessoria Organização, Sistemas e Métodos Aula 6 Departamentalização (cont) Centralização X descentralização Delegação Linha X Assessoria Conceitos Aula passada Departamentalização Tipos Vantagens e desvantagens

Leia mais

Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6

Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6 PROCEDIMENTO PR 6.01 Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6 CÓPIA CONTROLADA 1. HISTÓRICO DE REVISÕES DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 29/07/2014 01 03/12/2015 02 Adequações

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Organizações Organização: um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão relacionados entre si por um estabelecimento consciente e sistemático

Leia mais

Técnica de Elaboração de Formulário

Técnica de Elaboração de Formulário FORMULÁRIOS Técnica de Elaboração de Formulário O formulário é o veículo de transmissão, recebimento e preservação das informações necessárias para cobrir um fluxo de trabalho, desde o início até a conclusão..

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica da Administração Decorrências da Teoria Neoclássica Processo Administrativo - Organização - Parte 4

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica da Administração Decorrências da Teoria Neoclássica Processo Administrativo - Organização - Parte 4 ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Neoclássica da Administração Decorrências da Teoria Neoclássica Processo Administrativo - Organização - Parte 4 Prof. Fábio Arruda Tipos de Fluxograma a) Fluxograma Horizontal

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO A busca do essencial. Estrutura Organizacional

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO A busca do essencial. Estrutura Organizacional FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO A busca do essencial Estrutura Organizacional SUMÁRIO 1. A grande vilã 2. A estrutura é uma estratégia 3. Condicionantes e componentes 4. Elementos definidores da estrutura

Leia mais

TÉCNICAS DE RACIONALIZAÇÃO DE PROCESSOS

TÉCNICAS DE RACIONALIZAÇÃO DE PROCESSOS TÉCNICAS DE RACIONALIZAÇÃO DE PROCESSOS MÓDULO 4 Os Diferentes Tipos e Padrões de Fluxogramas Há muitos tipos diferentes de fluxograma, cada um com sua aplicação específica. A seguir apresentaremos os

Leia mais

Elaboração e Gestão de Projetos

Elaboração e Gestão de Projetos Disciplina do curso de Especialização em Gestão Pública (48horas) Período: Quintas feiras 05/02 a 23/04/201 26/02 ok - hoje! Aulas previstas: Fevereiro: 12, 19, 26-05 não houve aula Março: 05, 12, 26 19

Leia mais

ORGANIZAÇÃO: Ato de dispor os elementos de um conjunto, de modo a facilitar o desempenho de suas funções para alcançar um determinado objetivo

ORGANIZAÇÃO: Ato de dispor os elementos de um conjunto, de modo a facilitar o desempenho de suas funções para alcançar um determinado objetivo OS&E ORGANIZAÇÃO: Ato de dispor os elementos de um conjunto, de modo a facilitar o desempenho de suas funções para alcançar um determinado objetivo Organização Informal: - Surge naturalmente, em função

Leia mais

Aula 6 Projetos de Pesquisa

Aula 6 Projetos de Pesquisa Metodologia Científica Aula 6 Projetos de Pesquisa Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Alice no País das Maravilhas ) Lewis Carroll (1832 1898 2 Problema Projeto de Pesquisa Planejamento

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Organizações Organização: um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão relacionados entre si por um estabelecimento consciente e sistemático

Leia mais

MANUALIZAÇÃO Elaboração e Uso de Manuais

MANUALIZAÇÃO Elaboração e Uso de Manuais MANUALIZAÇÃO Elaboração e Uso de Manuais Prof. Daciane de O.Silva OSM- Luiz Carlos D Ascenção -Disponível na pasta da xerox 1 Conceito Manual é o conjunto, ou a coleção sistemática de normas, diretrizes,

Leia mais

O, S & M, O QUE É? SISTEMAS MÉTODOS ORGANIZAÇÃO ANALISTA DE O, S & M

O, S & M, O QUE É? SISTEMAS MÉTODOS ORGANIZAÇÃO ANALISTA DE O, S & M O, S & M, O QUE É? ORGANIZAÇÃO ANALISTA DE O, S & M SISTEMAS MÉTODOS ORGANIZAÇÃO Preocupa-se com a estrutura organizacional da Empresa e com a distribuição de funções, de forma que este conjunto possa

Leia mais

Teoria da Administração. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Teoria da Administração. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Teoria da Administração RAD-1101 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.6 Organização Objetivos da aula Definir os conceitos de organização,

Leia mais

Metodologia da Pesquisa Científico. Profa. Ms. Daniela Cartoni

Metodologia da Pesquisa Científico. Profa. Ms. Daniela Cartoni Metodologia da Pesquisa Científico Profa. Ms. Daniela Cartoni Metodologia da Pesquisa Científico Aula 2 Construção de um Projeto de Pesquisa Revisão da Aula 1 Conhecimento, ciência e paradigma - Tipos

Leia mais

Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos

Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar Lacombe = PO2CRhL Planejar,

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS. Guia PMBOK

GESTÃO DE PROJETOS. Guia PMBOK Guia PMBOK - O guia PMBOK nada mais é que um conjunto de práticas na gestão de projetos organizado pelo instituto PMI e é considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da

Leia mais

2.2 Elementos formais e informais

2.2 Elementos formais e informais 2.2 Elementos formais e informais A produtividade de um grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas, sobretudo com a solidariedade de suas

Leia mais

Sumário. Prefácio à Oitava Edição, xv. Parte I Evolução do Estudo da Administração, 1

Sumário. Prefácio à Oitava Edição, xv. Parte I Evolução do Estudo da Administração, 1 Sumário Prefácio à Oitava Edição, xv Parte I Evolução do Estudo da Administração, 1 1 Administração, 3 1.1 Conceito, 3 1.2 Escola tradicionalista, 4 1.3 Revolução ideológica, 6 1.4 Escola behaviorista,

Leia mais

Métodos e Sistemas Administrativos 1 ORGANOGRAMA

Métodos e Sistemas Administrativos 1 ORGANOGRAMA Métodos e Sistemas Administrativos 1 ORGANOGRAMA Professor Walter Martins Júnior CRA/PR 15.063 ORGANOGRAMAS 2 Organograma é um gráfico que representa a organização formal, configurada na estrutura que

Leia mais

Estruturas Organizacionais

Estruturas Organizacionais Organizações, Sistemas e Métodos Estruturas Organizacionais Material desenvolvido com base em: CURY, Antonio. Organização e métodos: uma visão holística. São Paulo: Atlas, 2000. 1 Funções básicas 1. Realizar

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

jlcarneiro.com Formulários por José Luís Carneiro

jlcarneiro.com Formulários por José Luís Carneiro Formulários por José Luís Carneiro Conceito (1) Documento que possui campos delineados para coleta e registro de dados e informações necessários a sistemas administrativos. (OLIVEIRA, Djalma P. R. Sistemas,

Leia mais

Organogramas. Há um grande número de técnicas de representação. Estrutural, circular ou radial, funcional, estruturalfuncional,

Organogramas. Há um grande número de técnicas de representação. Estrutural, circular ou radial, funcional, estruturalfuncional, Organogramas Introdução e conceito Gráfico que representa a estrutura formal da organização num determinado momento Deve ser usado como instrumento de trabalho Requisitos: Fácil leitura Permitir boa interpretação

Leia mais

TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS Prof. Francisco R. Lima Jr. Contextualização A forma como os indivíduos estão ligados, individualmente ou em grupos, seja formal ou informalmente, determina o que chamamos

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE PESSOAS NO PROJETO EAD 0615 GERENCIAMENTO DE PROJETOS 26 DE OUTUBRO DE 2017

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE PESSOAS NO PROJETO EAD 0615 GERENCIAMENTO DE PROJETOS 26 DE OUTUBRO DE 2017 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE PESSOAS NO PROJETO EAD 0615 GERENCIAMENTO DE PROJETOS 26 DE OUTUBRO DE 2017 ATÉ AGORA... BUSINESS CASE PROJECT CHARTER PLANO DE ESCOPO - WBS PLANO DE CUSTOS ORÇAMENTO E COST BASELINE

Leia mais

Disciplina de Segurança do Trabalho e Ergonomia. Aula Ordens de Serviço, Instruções de Trabalho e Procedimentos

Disciplina de Segurança do Trabalho e Ergonomia. Aula Ordens de Serviço, Instruções de Trabalho e Procedimentos Disciplina de Segurança do Trabalho e Ergonomia Aula 201 - Ordens de Serviço, Instruções de Trabalho e Procedimentos Estrutura Hierárquica de documentação de um Sistema de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente

Leia mais

ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES. Estruturas - Finalidade. Modelos Contemporâneos de Organização. Elementos da estrutura organizacional

ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES. Estruturas - Finalidade. Modelos Contemporâneos de Organização. Elementos da estrutura organizacional Modelos Contemporâneos de Organização ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Me. José Antonio Ulhôa Cintra Ferreira 1 Estruturas - Finalidade Resultado de um processo através do qual: Distribui-se a autoridade;

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Clássica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria

Leia mais

Definições. Tarefa: atividades individualizadas e executadas por um ocupante de cargo. Cargos simples e repetitivos.

Definições. Tarefa: atividades individualizadas e executadas por um ocupante de cargo. Cargos simples e repetitivos. Desenho de Cargos 1 Definições Tarefa: atividades individualizadas e executadas por um ocupante de cargo. Cargos simples e repetitivos. Atribuição: atividades individualizadas, executadas por um ocupante

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Clássica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria

Leia mais

Desenho Técnico. Aula 03. Normalização, Normas Técnicas ABNT

Desenho Técnico. Aula 03. Normalização, Normas Técnicas ABNT Desenho Técnico Aula 03 Normalização, Normas Técnicas ABNT Profa. Msc. Jaqueline Vicente Matsuoka Email: jaquematsuoka@gmail.com A fim de transformar o Desenho técnico em uma linguagem padronizada, foi

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO RIO GRANDE DO SUL - CREA-RS

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO RIO GRANDE DO SUL - CREA-RS TIPOS DE PROCESSOS NÚCLEO DE EVENTOS NEVE Versão Janeiro/2017 NÚCLEO DE EVENTOS - NEVE Área administrativa ligada à Gerência de Comunicação e Marketing, presente no organograma do Conselho e criada para

Leia mais

O planejamento estratégico da organização em termos de automação é o que chamamos de Plano Diretor de Informática(PDI).

O planejamento estratégico da organização em termos de automação é o que chamamos de Plano Diretor de Informática(PDI). PDI Plano Diretor de Informática O planejamento estratégico da organização em termos de automação é o que chamamos de Plano Diretor de Informática(PDI). O PDI proporciona à empresa ordens sobre o futuro

Leia mais

Projetos de Automação Industrial. Prof. Herbert Oliveira Guimarães

Projetos de Automação Industrial. Prof. Herbert Oliveira Guimarães Projetos de Automação Industrial 2016-2 1 Aula 05 Gestão de projetos Parte 04 2 Gerenciamento de Projetos de Automação Industrial Estrutura de projeto Modalidades de contratação 3 4 Planejamento Estratégico

Leia mais

UNEMAT SINOP Ciências Contábeis

UNEMAT SINOP Ciências Contábeis UNEMAT SINOP Ciências Contábeis Organização Sistemas e Métodos(FA) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br Sinop ESTRUTURA ORGANIZACIONAL A estrutura organizacional é a maneira

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Neoclássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Neoclássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Neoclássica Professor: Roberto César CENTRALIZAÇÃO VERSUS DESCENTRALIZAÇÃO Taylor Administração Científica Organização Funcional Descentralização da Autoridade Fayol

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 8

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 8 PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 8 Índice 1. Alguns tipos de fluxogramas...3 1.1 Vertical... 3 1.2 Horizontal... 3 1.3 Blocos... 5 2. Simbologia...6 3. Programas e programações...8

Leia mais

UNEMAT SINOP Ciências Contábeis

UNEMAT SINOP Ciências Contábeis UNEMAT SINOP Ciências Contábeis Organização Sistemas e Métodos(FA) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br Sinop 2016/1 FLUXOGRAMA Existem, basicamente, dois tipos de fluxogramas:

Leia mais

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Gestão de Projetos O que é um Projeto? O que é Gerência de Projeto? O que é um Projeto? Um empreendimento único e não-repetitivo, de duração determinada, formalmente organizado

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e

Leia mais

O que é um Organograma? Significado dos Componentes. Modelos de Organogramas

O que é um Organograma? Significado dos Componentes. Modelos de Organogramas O que é um Organograma? De forma resumida, o organograma é um gráfico que representa a estrutura organizacional de uma empresa. Esse modelos de organogramas irão representar as relações hierárquicas ou

Leia mais

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana

Leia mais

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 5 Departamentalização

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 5 Departamentalização Organização, Sistemas e Métodos Aula 5 Departamentalização OSM Comunicação De Gerente Geral para Gerente de Divisão Nesta sexta-feira, por volta das 17 horas, o Cometa Halley estará visível nesta área.

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL I. INTRODUÇÃO: O Risco Operacional pode ser entendido como a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes de falhas, deficiência ou inadequação de processos

Leia mais

Capítulos 8 e 9. Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura

Capítulos 8 e 9. Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura Capítulos 8 e 9 Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura Fundamentos de organização 2 Estrutura organizacional A estrutura organizacional é o resultado final do

Leia mais

Análise da Distribuição do Trabalho

Análise da Distribuição do Trabalho 1 Análise da Distribuição do Trabalho Indicadores de Problemas na Distribuição do Trabalho Insatisfação de unidades que mantêm alguma relação funcional com a unidade do gerente Demora na transmissão de

Leia mais

MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sumário PREFÁCIO...3 MODELO DA DOCUMENTAÇÃO...3 1. INTRODUÇÃO AO DOCUMENTO...3 1.1. Tema...3 2. DESCRIÇÃO

Leia mais

Unidade I PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. Prof. Léo Noronha

Unidade I PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. Prof. Léo Noronha Unidade I PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Prof. Léo Noronha Introdução aos processos organizacionais Qualquer tamanho de empresa, até as informais ou do terceiro setor. Visão moderna de gestão organizacional,

Leia mais

Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 03 IDENTIFICAÇÃO DOS PROCESSOS

Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 03 IDENTIFICAÇÃO DOS PROCESSOS Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 03 IDENTIFICAÇÃO DOS PROCESSOS 3. Identificação dos Processos Organizacionais 3.1 Macroprocesso Tomando

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS COMPANHIA DOCAS DO ESTADO DE SÃO PAULO CODESP AUTORIDADE PORTUÁRIA PORTO ORGANIZADO DE SANTOS Julho de 2017 1 O presente Roteiro

Leia mais

Pense nisso... ORGANIZAÇÃO E GERÊNCIA. Evolução do Pensamento Estratégico 16/05/2011. Aula 08. Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE

Pense nisso... ORGANIZAÇÃO E GERÊNCIA. Evolução do Pensamento Estratégico 16/05/2011. Aula 08. Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE Notas de Aula Curso Gerência Comercial Aula 08 ORGANIZAÇÃO E GERÊNCIA Professor Felipe Neri Evolução do Pensamento Estratégico A palavra estratégia é de

Leia mais

ORGANIZAÇÃO, MÉTODOS E SISTEMAS. Curso Técnico em Administração Professor Adm. Walter Martins Júnior

ORGANIZAÇÃO, MÉTODOS E SISTEMAS. Curso Técnico em Administração Professor Adm. Walter Martins Júnior ORGANIZAÇÃO, MÉTODOS E SISTEMAS Curso Técnico em Administração Professor Adm. Walter Martins Júnior Algumas definições... Organização Sistema Associação ou instituição com objetivos definidos. Disposição

Leia mais

Capítulo 4 Recrutamento: análise e descrição de cargos, gestão de talentos

Capítulo 4 Recrutamento: análise e descrição de cargos, gestão de talentos Capítulo 4 Recrutamento: análise e descrição de cargos, gestão de talentos slide 1 Objetivos de aprendizagem 1. Explicar a importância da gestão de talentos. 2. Explicar a análise de cargos, incluindo

Leia mais

CSE Métodos e Processos na Área Espacial

CSE Métodos e Processos na Área Espacial CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais 23.06.2008 L.F.Perondi Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia

Leia mais

Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Prof. Esp. André Luís Belini

Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Prof. Esp. André Luís Belini Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR Prof. Esp. André Luís Belini Seja a mudança que você quer ver no mundo Mahatma Ghandi 2 Principais variáveis de um projeto 3 Características e benefícios

Leia mais

Por José Luís Carneiro

Por José Luís Carneiro Organização, Sistemas e Métodos Introdução Por José Luís Carneiro - www.jlcarneiro.com - Algumas definições Organização Associação ou instituição com objetivos definidos. Sistema Disposição das partes

Leia mais

Variáveis e Memória. Revisão. Conceitos. Operações sobre a memória

Variáveis e Memória. Revisão. Conceitos. Operações sobre a memória Variáveis e Memória Revisão Estudamos, na Introdução, que os programas de computador implementam algoritmos, os quais manipulam um conjunto de dados para produzir um resultado. O algoritmo é um conjunto

Leia mais

PRODUZIR PROJETO OU PRODUTO DE COMUNICAÇÃO VISUAL Aplicar técnicas de computação gráfica. Aferir padrão de qualidade ao produto/projeto de comunicação

PRODUZIR PROJETO OU PRODUTO DE COMUNICAÇÃO VISUAL Aplicar técnicas de computação gráfica. Aferir padrão de qualidade ao produto/projeto de comunicação Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 187 aprovado pela portaria Cetec nº 149 de 09/10/2012 Etec Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Produção Cultural

Leia mais

Análise e Projeto de Sistemas de Informação (APSI)

Análise e Projeto de Sistemas de Informação (APSI) COTIL Análise e Projeto de Sistemas de Informação (APSI) Profa. Simone Berbert Rodrigues Dapólito CAP. 2 FASES DO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Introdução O software/sistema de informação(si) é um produto

Leia mais

ISO/IEC 12207: Manutenção

ISO/IEC 12207: Manutenção ISO/IEC 12207: Manutenção O desenvolvimento de um sistema termina quando o produto é liberado para o cliente e o software é instalado para uso operacional Daí em diante, deve-se garantir que esse sistema

Leia mais

Aula 06 - Sequência Metodológica do Plano Estratégico. Prof. Marcopolo Marinho

Aula 06 - Sequência Metodológica do Plano Estratégico. Prof. Marcopolo Marinho Aula 06 - Sequência Metodológica do Plano Estratégico Prof. Marcopolo Marinho O que é necessário para montar o plano estratégico? 1. Ambiente e estímulos propícios à criação e à inovação, dando liberdade

Leia mais

TERMO DE ABERTURA PROJETO PONTOCOB

TERMO DE ABERTURA PROJETO PONTOCOB TERMO DE ABERTURA PROJETO PONTOCOB Finalidade: Aplicabilidade: Controle do Documento: Esse documento contempla o Planejamento do Escopo do projeto PontoCob. Este documento é aplicável a todos os integrantes

Leia mais

POLÍTICA CARGOS E REMUNERAÇÃO

POLÍTICA CARGOS E REMUNERAÇÃO 1 / 9 1. OBJETIVO 1.1 Geral Estabelecer uma política eficaz para a ascensão profissional dos seus colaboradores, de acordo com suas aptidões e desempenho; assim como subsidiar o desenvolvimento no plano

Leia mais