Prof. M.e Livaldo dos Santos. Unidade II PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. M.e Livaldo dos Santos. Unidade II PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS"

Transcrição

1 Prof. M.e Livaldo dos Santos Unidade II PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS

2 Objetivos Compreender o significado de planejamento operacional. Entender o papel do planejamento operacional e a relação com o estratégico. Compreender as etapas. Entender os procedimentos, programas e regulamentos. Diferenciar a utilização dos fluxos: vertical, horizontal; de blocos e listas de verificação.

3 Tipos de políticas - globais São desenvolvidas no nível institucional. Relacionadas com os aspectos globais da empresa. As demais políticas deverão conformar- se com ela. Exemplos: em relação a acionistas; clientes, fornecedores; concorrentes, funcionários; governo e ecologia.

4 Tipos de políticas - administrativas São desenvolvidas no nível intermediário. Relacionadas, predominantemente, com aspectos internos da organização. Exemplos: políticas de pessoal, produção; mercadológica, financeira; de abastecimento.

5 Tipos de políticas - operacionais São desenvolvidas para serem seguidas pelo nível operacional. Relacionadas com aspectos específicos da atividade empresarial. Exemplos: políticas de redução de custos; de compras, de salários; de admissão de funcionários; de controle de qualidade; de manutenção e segurança no trabalho.

6 Tipos de níveis de planejamento empresarial

7 Tipos de planejamento

8 Tipos de planejamento

9 Níveis de planejamento estratégico divisão do trabalho

10 Planejamento operacional - conceito O que fazer e o como fazer. Nível em que as tarefas são executadas. Operações realizadas no dia a dia. Ações futuras que melhor conduzam ao alcance dos objetivos. São propostas pelo planejamento estratégico. Detalhamento com o qual estabelece as tarefas e operações. Focaliza apenas o curto prazo.

11 Planejamento operacional - sistema

12 Procedimentos Sistema de passos ou técnicas sequenciais, que descreve uma tarefa ou atividade. Utilizado para detalhar várias atividades que devem ser executadas. Objetivo de completar um programa. Sequência de passos ou de etapas que devem ser rigorosamente seguidos. Dirigem todas as atividades da empresa para objetivos comuns. Políticas são guias para pensar e decidir. Procedimento refere-se aos métodos para executar as atividades.

13 Interatividade As políticas globais são desenvolvidas no nível institucional e relacionadas com os aspectos globais da empresa. Como exemplo, pode-se citar: I - em relação a acionistas; II - políticas de pessoal, produção; III- de clientes e fornecedores; IV - de abastecimento; V - para governo e ecologia. a) Somente II e III estão corretas. b) Somente II e IV estão corretas. c) Somente I, III e V estão corretas. d) Somente I, II e V estão corretas. e) Somente I e III estão corretas.

14 Fluxograma - conceito Representação gráfica da execução dos: procedimentos; processo; atividade; tarefas. Instrumento para compreensão e análise do funcionamento dos processos. Visualização nítida da sequência de execução de um procedimento.

15 Fluxograma - características Definir com a melhor precisão possível o que será estudado Definir o ciclo: de início; do processo; de fim (conclusão). Identificar e marcar cada uma das fases. Identificar os registros que fazem parte do processo.

16 Fluxograma vantagens Simplificar o trabalho: eliminação de duplicidades; ações desnecessárias. Combinação ou reposicionamento das etapas: obter a melhor sequência para o desenvolvimento. Implantação de procedimentos, normas ou instruções. Melhor compreensão pelos usuários. Visão sistêmica do processo geral do conjunto

17 Tipos de fluxograma De blocos: fornece uma rápida noção do processo. De blocos padrão ANSI (American National Standards Institute): analisam os procedimentos detalhados. Horizontal: mostram o fluxo do processo entre as áreas. Vertical: retratam uma rotina através de linhas.

18 Fluxograma de blocos contratação de pessoal

19 Símbolos para fluxograma de blocos - padrão ANSI Operação: retângulo. É usado para mostrar uma atividade de qualquer natureza. Desde fazer um furo na peça até o processamento de dados num computador. Curta descrição de atividade id d realizada. Inicia-se a descrição por um verbo.

20 Símbolos para fluxograma de blocos -padrão ANSI Movimento/transporte: seta grossa. Indica movimento da saída entre localidades: mandar peças para o almoxarifado; postar uma correspondência.

21 Símbolos para fluxograma de blocos -padrão ANSI Ponto de decisão: losango. Indica um ponto do processo em que uma decisão deve ser tomada. As sequências de atividades a seguir dependerão d da decisão tomada.

22 Símbolos para fluxograma de blocos -padrão ANSI Inspeção: círculo grande. Indica que o fluxo do processo é interrompido para que a qualidade da saída possa ser avaliada. Envolve uma operação de inspeção realizada.

23 Símbolos para fluxograma de blocos -padrão ANSI Documento impresso: retângulo com fundo ondulado. Símbolo usado para mostrar a saída de uma atividade com informações registradas em papel.

24 Interatividade Os fluxogramas tendem a simplificar o trabalho, eliminando duplicidades e ações desnecessárias, além da combinação das etapas do processo, para obter o melhor desenvolvimento do trabalho. Dentre os tipos estudados, pode-se citar: a) Fluxograma de blocos. b) Fluxograma padrão da National American Specifics Answers Nasa. c) Fluxograma horizontal. d) Organogramas. e) As alternativas A e C estão corretas.

25 Símbolos para fluxograma de blocos -padrão ANSI Retângulo de lados arredondados. Usado quando um item ou pessoa precisa esperar. Quando um item é colocado num estoque e temporário, antes que a atividade seja executada.

26 Símbolos para fluxograma de blocos -padrão ANSI Armazenagem: triângulo. Indica uma condição de armazenagem sob controle. Uma ordem ou requisição i é necessária para remover o item para a atividade.

27 Símbolos para fluxograma de blocos -padrão ANSI Anotação: retângulo aberto. Usado para registrar informações adicionais pertinentes ao símbolo ao qual está ligado.

28 Símbolos para fluxograma de blocos -padrão ANSI Sentido de fluxo: seta. Indica o sentido e a sequência das fases do processo.

29 Símbolos para fluxograma de blocos -padrão ANSI Transmissão: seta interrompida. Identifica a ocorrência de transmissão eletrônica e instantânea de informação.

30 Símbolos para fluxograma de blocos -padrão ANSI Conexão: círculo pequeno. Um pequeno círculo com uma letra (ou número) inserida. A saída daquela parte do fluxograma será usada como entrada em outra parte do fluxograma. Usado quando não há espaço para desenhar o fluxograma inteiro na folha.

31 Símbolos para fluxograma de blocos -padrão ANSI Limites: círculo alongado. Indica o início e o fim do processo. As palavras início ou fim são escritas no símbolo.

32 Fluxograma de blocos padrão ANSI Fornece uma compreensão detalhada de um processo. Mais detalhada do que aquela dada por um diagrama de blocos. O diagrama de blocos é usado como ponto de partida. Usado para detalhar as atividades dentro de cada bloco, até o nível desejado do detalhe.

33 Fluxograma de blocos padrão ANSI

34 Fluxograma horizontal Mostra o movimento entre as diferentes áreas de trabalho. Útil quando o tempo de ciclo é um problema. Demonstra os inter-relacionamentos relacionamentos entre as áreas envolvidas no processo. Deve-se dispor as áreas de acordo com a intensidade de relacionamentos.

35 Fluxograma horizontal lista de verificação

36 Fluxograma horizontal

37 Fluxograma vertical Retrata a sequência de uma rotina por meio de linhas. Traduz as diversas tarefas ou atividades. Colunas que apresentam: os símbolos das tarefas ou operações; os funcionários envolvidos na rotina; as tarefas ou operações executadas; o espaço percorrido para a execução; o tempo despendido.

38 Fluxograma vertical

39 Interatividade Analisando o fluxograma de blocos ANSI, podese afirmar que: I. detalha mais que o diagrama de vertical; II. enfatiza os inter-relacionamentos entre as áreas envolvidas no processo; III. divide geograficamente as atividades; IV. enfatiza os cargos envolvidos; V. fornece detalhes como arquivamento, verificações e impressão de documento. a) Somente II, III e IV estão corretas. b) Somente I e V estão corretas. c) Somente I, III e V estão corretas. d) Somente II e III estão corretas. e) Todas as respostas estão corretas.

40 Programas e programações assuntos a discutir Plano operacional relacionado com o dinheiro ou orçamento. Plano operacional relacionado com o tempo. Programas ou programações. Diferença e utilização gráfica. Gráfico de Gantt. Rede Pert.

41 Plano operacional relacionado com dinheiro - orçamento Relacionado com dinheiro em um determinado período de tempo. Comumente correspondendo ao exercício fiscal da empresa. Para períodos maiores, ocorre o planejamento financeiro definido e elaborado no nível intermediário da empresa com dimensões e efeitos mais amplos.

42 Plano operacional relacionado com dinheiro - orçamento Exemplos: o fluxo de caixa; os orçamentos departamentais de despesas; encargos sociais referentes aos empregados; reparos e manutenção de máquinas e equipamentos; de custos diretos de produção; de despesas de promoção e propaganda.

43 Plano operacional relacionado com dinheiro - orçamento (exemplo)

44 Plano operacional relacionado com tempo programações

45 Plano operacional relacionado com tempo programações (exemplo)

46 Plano operacional relacionado com tempo cronograma Gráfico de dupla entrada: as linhas configuram as tarefas; as colunas definem os períodos de tempo; traços horizontais significam a duração das tarefas; início e término bem definidos; traços horizontais sólidos para o planejado; cortados para o realmente executado; fácil comparação visual entre o planejamento e sua execução.

47 Plano operacional relacionado com tempo cronograma (exemplo)

48 Plano operacional relacionado com tempo gráfico de Gantt

49 Plano operacional relacionado com tempo rede PERT O PERT (Program Evaluation Review Technique) ou Técnica de Avaliação e Revisão de Programas: modelo de planejamento operacional; atividades de produção; projetos de pesquisa e desenvolvimento. PERT é um sistema de cinco elementos: a rede básica; alocação de recursos; considerações de tempo e de custo; a rede de caminhos; o caminho crítico.

50 Plano operacional relacionado com tempo rede PERT

51 Plano operacional relacionado com tempo rede PERT

52 Interatividade O PERT (Program Evaluation Review Technique) é um modelo de planejamento operacional. Dentre os elementos que o compõem, encontra-se: I. a rede empresarial; II. alocação de recursos; III. considerações de tempo e de custo; IV. a rede de caminhos; V. o caminho adaptado. a) Somente II, IV e V estão corretas. b) Somente I e V estão corretas. c) Somente II, III e IV estão corretas. d) Somente I, II e V estão corretas. e) Todas as respostas estão corretas.

53 ATÉ A PRÓXIMA!

ESTRUTURA E ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS

ESTRUTURA E ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS ESTRUTURA E ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS MÓDULO XIII - Símbolos padronizados para Fluxograma Padrão ANSI Símbolo Significado Operação: Retângulo. Use esse símbolo sempre que ocorrer uma mudança no item.

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação. Processos

Administração de Sistemas de Informação. Processos Administração de Sistemas de Informação Processos Processos O que é? (definição) O processo consiste em uma série de etapas criada para produzir um produto ou um serviço. Alguns processos (como o processo

Leia mais

TÉCNICAS DE RACIONALIZAÇÃO DE PROCESSOS

TÉCNICAS DE RACIONALIZAÇÃO DE PROCESSOS TÉCNICAS DE RACIONALIZAÇÃO DE PROCESSOS MÓDULO 4 Os Diferentes Tipos e Padrões de Fluxogramas Há muitos tipos diferentes de fluxograma, cada um com sua aplicação específica. A seguir apresentaremos os

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 8

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 8 PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 8 Índice 1. Alguns tipos de fluxogramas...3 1.1 Vertical... 3 1.2 Horizontal... 3 1.3 Blocos... 5 2. Simbologia...6 3. Programas e programações...8

Leia mais

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana Tema 01 Apresentação do PEA. Fundamentos

Leia mais

INTRODUÇÃO À PROCESSOS

INTRODUÇÃO À PROCESSOS INTRODUÇÃO À PROCESSOS Na aula de hoje iremos aprender... O que é um processo Quais os tipos de processos A hierarquia de um processo Como representar graficamente um processo Como a qualidade do processo

Leia mais

GRÁFICOS DE FLUXO OU PROCESSO FLUXOGRAMA

GRÁFICOS DE FLUXO OU PROCESSO FLUXOGRAMA GRÁFICOS DE FLUXO OU PROCESSO FLUXOGRAMA Márcia Eliana Martins Visconde do Rio Branco/MG Setembro/2011 FLUXOGRAMA o Ferramenta de representação gráfica do trabalho realizado na organização Sequência normal

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS. Unidade II

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS. Unidade II PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS Unidade II A segunda parte de que trataremos será a do planejamento operacional, destacando o seu significado, sua posição dentro da hierarquia das

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica da Administração Decorrências da Teoria Neoclássica Processo Administrativo - Organização - Parte 2

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica da Administração Decorrências da Teoria Neoclássica Processo Administrativo - Organização - Parte 2 ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Neoclássica da Administração Decorrências da Teoria Neoclássica Processo Administrativo - Organização - Parte 2 Prof. Fábio Arruda Princípios de Administração aplicados à

Leia mais

Capítulo 1 - Lógica e Algoritmos

Capítulo 1 - Lógica e Algoritmos 1. Introdução à Lógica de Programação Capítulo 1 - Lógica e Algoritmos A lógica de programação é necessária para pessoas que desejam trabalhar com desenvolvimento de sistemas e programas, ela permite definir

Leia mais

Unidade III ESTRUTURA E ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS

Unidade III ESTRUTURA E ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS Unidade III 3 A VISÃO DA EMPRESA SOB A ÓTICA DE PROCESSOS 1 Enquanto a maioria das empresas organiza-se departamentalmente, em grupos funcionais verticais, com setores agrupados por semelhança de atividades

Leia mais

OS&M Unidade 05 Fluxograma

OS&M Unidade 05 Fluxograma Técnicas de Representação Gráfica Unidade 05 FLUXOGRAMA É a representação gráfica que apresenta a sequência de um trabalho de forma analítica, caracterizando as operações, os responsáveis e/ou unidades

Leia mais

27/08/2013. Aula 05 Análise Estruturada de Sistemas

27/08/2013. Aula 05 Análise Estruturada de Sistemas Aula 05 Análise Estruturada de Sistemas A maior parte do trabalho do analista de sistema está baseada na construção de modelagem dos sistemas, ou seja, representar de forma gráfica aquilo que o usuário

Leia mais

Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 03 IDENTIFICAÇÃO DOS PROCESSOS

Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 03 IDENTIFICAÇÃO DOS PROCESSOS Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 03 IDENTIFICAÇÃO DOS PROCESSOS 3. Identificação dos Processos Organizacionais 3.1 Macroprocesso Tomando

Leia mais

Unidade IV PLANEJAMENTO OPERACIONAL: Prof. Me. Livaldo dos Santos

Unidade IV PLANEJAMENTO OPERACIONAL: Prof. Me. Livaldo dos Santos Unidade IV PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS Prof. Me. Livaldo dos Santos Objetivos Entender o significado de orçamento. Identificar os princípios de planejamento. Conhecer as etapas

Leia mais

Processo nº. 1 Análise do fluxograma FLUXOGRAMA

Processo nº. 1 Análise do fluxograma FLUXOGRAMA ? S N Processo nº. 1 Análise do fluxograma FLUXOGRAMA Programa de Gestão da Qualidade e Produtividade treinamento Iniciativa: Consultoria: CQUAL Coordenação da Qualidade, Meio Ambiente e Licenciamentos

Leia mais

CONCEITOS. Professor Wagner Rabello Jr

CONCEITOS. Professor Wagner Rabello Jr CONCEITOS PLANEJAMENTO OPERACIONAL Para realizar objetivos, é preciso definir quais atividades devem ser executadas e quais recursos são necessários para a execução das atividades. O processo de definir

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Prof. Rodrigo Rocha prof.rodrigorocha@yahoo.com Informações Bibliografia VALERIANO, D. L. Gerência em projetos. São Paulo: Makron Books, 1998 Ementa 1. Gerencia de projetos 1.1 Histórico

Leia mais

Programação de Computadores III

Programação de Computadores III Programação de Computadores III Pseudocódigo e Estruturas Básicas de Controle Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2013.1/tcc-00.157

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica Decorrência da Teoria Neoclássica: Processo Administrativo Planejamento Parte 3. Prof.

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica Decorrência da Teoria Neoclássica: Processo Administrativo Planejamento Parte 3. Prof. ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Neoclássica Decorrência da Teoria Neoclássica: Processo Administrativo Planejamento Parte 3 Prof. Fábio Arruda Para abastecer processo decisorial, a informação deve ser organizada

Leia mais

Qualidade Conceitos Fundamentais

Qualidade Conceitos Fundamentais Qualidade Conceitos Fundamentais Qualidade significa satisfação dos usuários: produtos ou serviços que satisfazem as necessidades e expectativas dos usuários J. R. Tony Arnold Qualidade e política de

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica da Administração Decorrências da Teoria Neoclássica Processo Administrativo - Organização - Parte 4

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica da Administração Decorrências da Teoria Neoclássica Processo Administrativo - Organização - Parte 4 ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Neoclássica da Administração Decorrências da Teoria Neoclássica Processo Administrativo - Organização - Parte 4 Prof. Fábio Arruda Tipos de Fluxograma a) Fluxograma Horizontal

Leia mais

CAI Fluxograma Revisão 7

CAI Fluxograma Revisão 7 exatasfepi.com.br CAI Fluxograma Revisão 7 André Luís Duarte O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria. Pv 18:15 Fluxograma Introdução Formas básicas Estrutura

Leia mais

GERENCIAMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

GERENCIAMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL GERENCIAMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL FSP - Faculdade Sudoeste Paulista Departamento Engenharia Civil ENGª. M.Sc. Ana Lúcia de Oliveira Daré Cap. 10: O CONTROLE DE OBRAS 10.1 GENERALIDADES Controle de Obras

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Gráficos. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Gráficos. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Organização, Sistemas e Métodos Prof.ª Karen Estefan Dutra Fluxogramas Fluxogramas sa o gra ficos que representam o fluxo ou seque ncia de procedimento e rotinas de qualquer trabalho,

Leia mais

ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS

ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS FLUXAGRAMAÇÃO DE PROCESSOS Curso Técnico em Administração Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA 15.063-PR 1 FLUXOGRAMA Permite à equipe de analistas uma visão completa

Leia mais

FERRAMENTAS DA QUALIDADE DIAGRAMA DE PARETO

FERRAMENTAS DA QUALIDADE DIAGRAMA DE PARETO FERRAMENTAS DA QUALIDADE DIAGRAMA DE PARETO 1 O Diagrama de Pareto é um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas que devem ser sanadas. Sua origem decorre de estudos

Leia mais

Administração de Processos FORMULÁRIOS. Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho

Administração de Processos FORMULÁRIOS. Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho Administração de Processos FORMULÁRIOS Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho FORMULÁRIOS INTRODUÇÃO Documento que possui campos delineados para coleta e registro de dados e informações necessários ao

Leia mais

Programação de Computadores III

Programação de Computadores III Programação de Computadores III Pseudocódigo e Estruturas Básicas de Controle Professor Hugo de Oliveira Barbalho hbarbalho@ic.uff.br Material produzido pelo professor: Leandro Augusto Frata Fernandes

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES 1. Introdução à Lógica de Programação 1.1. Lógica? Lógica de programação é a técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo.

Leia mais

Noções de Rotinas da Área Administrativa

Noções de Rotinas da Área Administrativa Noções de Rotinas da Área Administrativa Professora Amanda Lima www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Geral NOÇÕES DE ROTINAS ADMINISTRATIVAS PRINCIPAIS ROTINAS ADMINISTRATIVAS Leis Projetos e sanções.

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA FASE DE PROJETO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA FASE DE PROJETO 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA FASE DE PROJETO Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Introdução 2 A essência dessa fase

Leia mais

Programação de Computadores:

Programação de Computadores: Instituto de C Programação de Computadores: Pseudocódigo e Estruturas Básicas de Controle Luis Martí Instituto de Computação Universidade Federal Fluminense lmarti@ic.uff.br - http://lmarti.com Roteiro

Leia mais

Análise do processo produtivo: um estudo comparativo dos recursos esquemáticos

Análise do processo produtivo: um estudo comparativo dos recursos esquemáticos Análise do processo produtivo: um estudo comparativo dos recursos esquemáticos Gilmário Ricarte Batista (UFPB/PPGEP) cajagr@ig.com.br Marina Carvalho Correia Lima (UFPB/PPGEP) marinaccl@yahoo.com.br Valéria

Leia mais

Diagrama de Estados. Curso de Especialização DEINF - UFMA Desenvolvimento Orientado a Objetos Prof. Geraldo Braz Junior

Diagrama de Estados. Curso de Especialização DEINF - UFMA Desenvolvimento Orientado a Objetos Prof. Geraldo Braz Junior Diagrama de Estados Curso de Especialização DEINF - UFMA Desenvolvimento Orientado a Objetos Prof. Geraldo Braz Junior Referências: Booch, G. et al. The Unified Modeling Language User Guide Medeiros, E.

Leia mais

Cartilha do Cliente. Ordem de Serviço

Cartilha do Cliente. Ordem de Serviço Cartilha do Cliente Ordem de Serviço Apresentação... 3 A quem se destina... 3 Módulo de Serviços... 3 Movimentações / Execução... 4 Ordem de Serviço... 4 Item... 6 Parada... 8 Encerramento... 9 Tarefas...

Leia mais

PC Fluxograma Revisão 8

PC Fluxograma Revisão 8 exatasfepi.com.br PC Fluxograma Revisão 8 André Luís Duarte O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria. Pv 18:15 Fluxograma Introdução Formas básicas Estrutura

Leia mais

Lógica de Programação

Lógica de Programação Resolução de problemas utilizando computador Módulo II Prof. RANILDO LOPES Computador: ferramenta para processamento automático de dados Processamento de dados: atividade que transforme dados de entrada

Leia mais

TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE. UNIDADE I - Planejamento, programação e controle

TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE. UNIDADE I - Planejamento, programação e controle TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE UNIDADE I - Planejamento, programação e controle 1.13. Planejando o projeto O planejamento precede as outras funções clássicas de gerência, como organização, alocação

Leia mais

01/08/2011. Introdução Lógica Sequencia lógica Instruções Algoritmos Programas. Lógica. Lógica na programação. Instrução.

01/08/2011. Introdução Lógica Sequencia lógica Instruções Algoritmos Programas. Lógica. Lógica na programação. Instrução. Engenharia de Controle e Automação Programação I Prof. Ricardo Sobjak ricardo.sobjak@ifsc.edu.br Introdução Lógica Sequencia lógica Instruções s Programas Lógica Raciocínio estruturado (partindo-se do

Leia mais

Panorama da notação UML

Panorama da notação UML Panorama da notação UML A notação UML (Unified Modeling Language linguagem de modelagem unificada) evoluiu desde que foi adotada a primeira vez como um padrão em 1997. Uma revisão maior para o padrão foi

Leia mais

Introdução à UML. Prof. Jesus José de Oliveira Neto

Introdução à UML. Prof. Jesus José de Oliveira Neto Introdução à UML Prof. Jesus José de Oliveira Neto UML Linguagem de Modelagem Unificada Linguagem visual utilizada para modelar softwares baseados no paradigma de orientação a objetos UML não é uma linguagem

Leia mais

Análise do problema. Desenvolvimento de programas. Desenvolvimento do algoritmo. Análise do problema

Análise do problema. Desenvolvimento de programas. Desenvolvimento do algoritmo. Análise do problema Desenvolvimento de programas 1 Análise do problema 2 Análise do problema Desenvolvimento do algoritmo Codificação do programa Compilação e execução Teste e depuração Conhecer exatamente o que o problema

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Prof.ª Danielle Casillo

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Prof.ª Danielle Casillo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO TEORIA DA COMPUTAÇÃO Aula 03 Programas (Monolítico e Iterativo) Prof.ª Danielle Casillo Programas, Máquinas e Computações Diferentes

Leia mais

Análise organizacional

Análise organizacional Análise organizacional Por José Luís Carneiro - www.jlcarneiro.com - Levantamento de Informações Todo estudo deve ser baseado em informações Três métodos básicos: Questionário Entrevista Observação Pessoal

Leia mais

Cartilha do Cliente. Cadastro de Tarefas

Cartilha do Cliente. Cadastro de Tarefas Cartilha do Cliente Cadastro de Tarefas Apresentação... 3 A quem se destina... 3 Módulo de Serviços... 3 Cadastros... 4 Tarefas... 4 Geral... 7 Ferramentas... 9 Materiais... 10 Perfil Profissional... 11

Leia mais

Gestão da Produção PERT - CPM Gestão da Produção PERT - CPM. Aula 3

Gestão da Produção PERT - CPM Gestão da Produção PERT - CPM. Aula 3 Gestão da Produção PERT - CPM Aula 3 Métodos do caminho crítico Conjunto de técnicas utilizado para o planejamento e o controle de empreendimentos ou projetos. Utilizado para gerenciar tempo e custos dos

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos.

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. 1 Quatro Funções da Administração PODC Planejar é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano

Leia mais

FTC ENGENHARIA CIVIL. Lista de Exercícios e Estudo GESTÃO DE PROJETOS 2018/2 PROF: CLÁUDIO DOMES DO NASCIMENTO

FTC ENGENHARIA CIVIL. Lista de Exercícios e Estudo GESTÃO DE PROJETOS 2018/2 PROF: CLÁUDIO DOMES DO NASCIMENTO FTC ENGENHARIA CIVIL Lista de Exercícios e Estudo GESTÃO DE PROJETOS 2018/2 PROF: CLÁUDIO DOMES DO NASCIMENTO 01. (ESAF / MIN. TURISMO 2014). Gestão de Projetos: Analise as afirmativas a seguir e selecione

Leia mais

Desenvolvimento de programas. Análise do problema. Análise do problema. Análise do problema. Desenvolvimento do algoritmo. Codificação do programa

Desenvolvimento de programas. Análise do problema. Análise do problema. Análise do problema. Desenvolvimento do algoritmo. Codificação do programa Desenvolvimento de programas 1 Análise do problema Desenvolvimento do algoritmo Codificação do programa Compilação e execução Teste e depuração Análise do problema 2 Conhecer exatamente o que o problema

Leia mais

Fluxograma Pseudocódigo Estruturas de decisão. Professor Leandro Augusto Frata Fernandes

Fluxograma Pseudocódigo Estruturas de decisão. Professor Leandro Augusto Frata Fernandes Programação de Computadores III Aula 4 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.1/tcc-03.063 Roteiro da Aula

Leia mais

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Profª. Ms. Ana Carolina Marini ana.figueira@anhanguera.com DOCENTE Experiência - 13 anos docência - Consultorias - Desenvolvimento de projetos Bacharel em Turismo com ênfase em

Leia mais

REDE PERT - CPM DEP E A P R A TA T M A EN E TO T DE E M EC E ÂN Â IC I A C

REDE PERT - CPM DEP E A P R A TA T M A EN E TO T DE E M EC E ÂN Â IC I A C REDE PERT - CPM DEPARTAMENTO DE MECÂNICA PROGRAMA DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA AO LONGO DO ANO PARALIZAÇÕES E TRABALHOS DE EMERGÊNCIA GRANDES TRABALHOS PROJETOS DE MODIFICAÇÕES INSPEÇÃO LUBRIFICAÇÃO DE ROTINA

Leia mais

Desenvolvimento de programas

Desenvolvimento de programas 1 Desenvolvimento de programas Análise do problema Desenvolvimento do algoritmo Codificação do programa Compilação e execução Teste e depuração 2 Análise do problema Conhecer exatamente o que o problema

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO Expressando a lógica em programação Ferramentas gráficas: diagramas e fluxogramas; Ferramentas textuais: pseudocódigos ou metalinguagens (Português

Leia mais

3.1 - O que é um diagrama de bloco? Simbologia... 11

3.1 - O que é um diagrama de bloco? Simbologia... 11 Sumário 1 - Introdução à Lógica.... 2 1.1 Lógica... 2 1.2 Raciocínio Lógico... 2 1.3 Instruções... 3 1.4 Algoritmo... 3 1.5 Lógica de programação... 4 1.6 Programas... 4 1.7 Exercícios para fixação:...

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE FÍSICA DISCIPLINA: REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DISCIPLINA:

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos.

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. 1 Quatro Funções da Administração PODC Planejar é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano

Leia mais

Organizações do Conhecimento A organização do conhecimento:

Organizações do Conhecimento A organização do conhecimento: Organizações do Conhecimento A organização do conhecimento: 1) O que é uma Organização? 2) Quais são os objetivos? 3) Quais são os seus diferentes níveis? 4) Como está estruturada uma organização? 5) Quais

Leia mais

2. Criação de Algoritmos

2. Criação de Algoritmos 2. Criação de Algoritmos Neste capítulo, será visto o desenvolvimento de um algoritmo, regras, etapas e simbologias. 2.1 O que é Pseudocódigo? Fig.1: Ilustração de algoritmo Fonte: Internet Os algoritmos

Leia mais

Empresa como sistema e o processo decisório Aula 03 FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE

Empresa como sistema e o processo decisório Aula 03 FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE Empresa como sistema e o processo decisório Aula 03 FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE Agenda Teoria geral dos sistemas Características do sistema Empresa como sistema Subsistema

Leia mais

É o resultado indesejável de um processo ou trabalho; É o não atendimento de um requisito especificado;

É o resultado indesejável de um processo ou trabalho; É o não atendimento de um requisito especificado; Objetivo Problema TRATAMENTO DE NÃO CONFORMIDADE, AÇÕES CORRETIVAS E PREVENTIVAS Apresentar ferramentas para o tratamento de não conformidades e de solução de problemas. ANÁLISE BÁSICA DE UM PROBLEMA CONCEITOS

Leia mais

Diagrama de Atividades

Diagrama de Atividades Diagrama de Atividades É essencialmente um gráfico de fluxo onde apresenta o fluxo de controle de uma atividade para outra. Inicialmente era visto como um caso especial do Diagrama de Gráficos de Estados,

Leia mais

Introdução à Lógica de Programação

Introdução à Lógica de Programação Sistemas Operacionais e Introdução à Programação Introdução à Lógica de Programação 1 Resolução de problemas usando computador Computador: ferramenta para processamento automático de dados Processamento

Leia mais

AULA 5 MÉTODOS: TÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA (FLUXOGRAMAS OU FLOW-CHART)

AULA 5 MÉTODOS: TÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA (FLUXOGRAMAS OU FLOW-CHART) AULA 5 MÉTODOS: TÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA (FLUXOGRAMAS OU FLOW-CHART) Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração

Leia mais

Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock

Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock Introdução à Gestão de Projetos; Gestão de Escopo; Gestão de Prazos; Gestão de Custos; Gestão de Pessoas; Gestão de Comunicação; Gestão

Leia mais

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 06 - Introdução a algoritmos Roteiro Algoritmos Formas

Leia mais

Administração. Níveis de Planejamento. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Níveis de Planejamento. Professor Rafael Ravazolo. Administração Níveis de Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX TIPOS OU NÍVEIS DE PLANEJAMENTO A divisão mais comum do planejamento é a hierárquica, separando-o

Leia mais

Pense nisso... ORGANIZAÇÃO E GERÊNCIA. Evolução do Pensamento Estratégico 16/05/2011. Aula 08. Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE

Pense nisso... ORGANIZAÇÃO E GERÊNCIA. Evolução do Pensamento Estratégico 16/05/2011. Aula 08. Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE Notas de Aula Curso Gerência Comercial Aula 08 ORGANIZAÇÃO E GERÊNCIA Professor Felipe Neri Evolução do Pensamento Estratégico A palavra estratégia é de

Leia mais

04/09/2015. Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Dr. William Costa Rodrigues. Copyright 2015, William Costa Rodrigues

04/09/2015. Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Dr. William Costa Rodrigues. Copyright 2015, William Costa Rodrigues t Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Dr. William Costa Rodrigues 2 1 3 É uma representação gráfica da estrutura formal de uma organização, seja esta uma empresa, um grupo de pessoas ou uma estrutura

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO TGA II TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Henri Fayol (1841-1925) TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO As Funções Básicas da Empresa Funções técnicas: relacionadas com a produção de bens ou serviços da empresa.

Leia mais

Unidade II PROCESSOS DECISÓRIOS. Prof. Me. Livaldo dos Santos

Unidade II PROCESSOS DECISÓRIOS. Prof. Me. Livaldo dos Santos Unidade II PROCESSOS DECISÓRIOS Prof. Me. Livaldo dos Santos Objetivos MASP conceito geral Etapas do MASP Detalhamento das Fases do MASP PDCA Fases do PDCA MASP - Método de análise e solução de problemas

Leia mais

Planejamento e Postura Estratégica

Planejamento e Postura Estratégica Planejamento e Postura Estratégica Gestão de Negócios Fabio Queda Silva Conceito de Planejamento Conceituação de Planejamento Um processo desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de maneira

Leia mais

AULA 02. Lógica de Programação. Centro Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima CEPEF. Curso Técnico em Eletrônica.

AULA 02. Lógica de Programação. Centro Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima CEPEF. Curso Técnico em Eletrônica. Centro Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima CEPEF Curso Técnico em Eletrônica. Prof. Eng. Samuel M. B. Cavalcante Lógica de Programação AULA 02 O que já estudamos? Lógica de programação é a técnica

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO ERP

SISTEMA DE GESTÃO ERP SISTEMA DE GESTÃO ERP DEFINIÇÃO, CONCEITUAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE BPM E TÉCNICAS DE MODELAGEM DE PROCESSOS Walison de Paula Silva Agenda BPM MODELAGEM DE PROCESSOS Sistemas de Gestão ERP BPM - Business

Leia mais

Fluxo do Processo. Representações do fluxo do processo Mix de produtos, processos e tecnologia. Fluxograma de Fabricação e Montagem (FFM)

Fluxo do Processo. Representações do fluxo do processo Mix de produtos, processos e tecnologia. Fluxograma de Fabricação e Montagem (FFM) Representações do fluxo do processo Mix de produtos, processos e tecnologia Prof. Camarotto Fluxo do Processo SÍMBOLO ATIVIDADE DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE significa uma mudança intencional de estado, Operação

Leia mais

Laboratório de Programação 1 Algoritmos e a Lógica de Programação

Laboratório de Programação 1 Algoritmos e a Lógica de Programação Laboratório de Programação 1 Algoritmos e a Lógica de Programação Mário Hozano professor@hozano.com Ciência da Computação UFAL - Arapiraca Algoritmos e a Lógica de Programação Algoritmos Fluxo Estruturas

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA Coordenadoria de Economia Mineral Diretoria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral Premissas do Desenvolvimento Sustentável Economicamente

Leia mais

Edézio Métodos Quantitativos 1

Edézio Métodos Quantitativos 1 Edézio Métodos Quantitativos 1 PERT/CPM PERT: Program Evaluation and Review Technique (Técnica de Avaliação e Controle de Projetos) CPM: Critical Path Method (Método do Caminho Crítico) As redes PERT/CPM

Leia mais

Programação Procedimental

Programação Procedimental Programação Procedimental Maria Adriana Vidigal de Lima Universidade Federal de Uberlândia - 2013 1 Escrita de Algoritmos 1.1 Técnicas de Programação e Algoritmos Na elaboração de programas maiores e complexos

Leia mais

Diagramas. Abordaremos agora cada um destes tipos de diagrama: 1. Diagrama Use-Case. 2. Diagrama de Colaboração. 3. Diagrama de Sequência

Diagramas. Abordaremos agora cada um destes tipos de diagrama: 1. Diagrama Use-Case. 2. Diagrama de Colaboração. 3. Diagrama de Sequência Diagramas Os diagramas utilizados pela UML são compostos de nove tipos: diagrama de use case, de classes, de objecto, de estado, de sequência, de colaboração, de actividade, de componente e o de instalação/execução.

Leia mais

Frota. Gestão de Frota de Veículos Manual do Usuário. versão 1

Frota. Gestão de Frota de Veículos Manual do Usuário. versão 1 Frota Gestão de Frota de Veículos Manual do Usuário versão 1 Sumário Introdução 1 Operação básica do aplicativo 2 Formulários 2 Filtros de busca 2 Telas simples, consultas e relatórios 3 Parametrização

Leia mais

SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA

SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA REVISÃO DE ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Arquitetura X Organização Arquitetura - Atributos de um Sistema Computacional como visto pelo programador, isto é a estrutura

Leia mais

AULA 4: GERENCIAMENTO DO TEMPO E DOS CUSTOS CONSTRUÇÃO DO CRONOGRAMA E DO ORÇAMENTO DO PROJETO

AULA 4: GERENCIAMENTO DO TEMPO E DOS CUSTOS CONSTRUÇÃO DO CRONOGRAMA E DO ORÇAMENTO DO PROJETO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DEECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DEEMPRESAS AULA 4: GERENCIAMENTO DO TEMPO E DOS CUSTOS CONSTRUÇÃO DO CRONOGRAMA E DO ORÇAMENTO DO

Leia mais

1) De acordo com as normas para representação tabular dos dados, quando o valor for zero, deve-se colocar na cédula correspondente:

1) De acordo com as normas para representação tabular dos dados, quando o valor for zero, deve-se colocar na cédula correspondente: RESUMO SÉRIE ESTATÍSTICA: É qualquer tabela que apresenta a distribuição de um conjunto de dados estatísticos em função da época, do local ou da espécie SÉRIES HOMÓGRADAS: são aquelas em que a variável

Leia mais

Meg Silva Gestora de Processos Contato: / Blog: Uberlândia - MG

Meg Silva Gestora de Processos Contato: / Blog:  Uberlândia - MG FLUXOGRAMA CONCEITO Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada

Leia mais

UNIDADE 1 CONCEITOS BÁSICOS EM ALGORITMOS

UNIDADE 1 CONCEITOS BÁSICOS EM ALGORITMOS 1 UNIDADE 1 CONCEITOS BÁSICOS EM ALGORITMOS 1.1 NOÇÕES DE LÓGICA a) Conceitos: - Lógica é a ciência que estuda as leis do raciocínio; coerência; raciocínio. - Lógica como técnica nos ensina a usar corretamente

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 02 ALGORITMOS

INFORMÁTICA APLICADA AULA 02 ALGORITMOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 02 ALGORITMOS Profª ª Danielle Casillo ALGORITMOS Um algoritmo é uma sequência de instruções

Leia mais

Fluxogramas e variáveis

Fluxogramas e variáveis Fluxogramas e variáveis Patrícia de Siqueira Ramos UNIFAL-MG, campus Varginha 11 de Março de 2019 Patrícia de Siqueira Ramos Fundamentos da programação 1 / 20 Fases de um algoritmo Patrícia de Siqueira

Leia mais

Certificação e Auditoria Ambiental

Certificação e Auditoria Ambiental Certificação e Auditoria Ambiental Auditoria Ambiental - 5 Prof. Gustavo Rodrigo Schiavon Eng. Ambiental Auditoria Ambiental Questionário Pré-Auditoria É um instrumento utilizado na etapa de pré-auditoria,

Leia mais

ALGORITMOS AULA 1. Profª Amanda Gondim

ALGORITMOS AULA 1. Profª Amanda Gondim ALGORITMOS AULA 1 Profª Amanda Gondim O que é lógica? NOÇÕES DE LÓGICA A lógica trata da correção do pensamento Ensina-nos a usar corretamente as leis do pensamento É a arte de pensar corretamente A forma

Leia mais

PROTÓTIPO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS APLICADO A INDÚSTRIA DE BENEFICIAMENTO DE COURO BASEADO NA REDE PERT-CPM

PROTÓTIPO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS APLICADO A INDÚSTRIA DE BENEFICIAMENTO DE COURO BASEADO NA REDE PERT-CPM UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO PROTÓTIPO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS APLICADO A INDÚSTRIA

Leia mais

Sistemas de Informação e Decisão II. Douglas Farias Cordeiro

Sistemas de Informação e Decisão II. Douglas Farias Cordeiro Sistemas de Informação e Decisão II Douglas Farias Cordeiro Processos As empresas são grandes coleções de processo! Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo. Não existe

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS 2019.1 5º PERÍODO DISCIPLINA: ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Séries estatísticas. Medidas de tendência central. Medidas separatrizes. Medidas de dispersão.

Leia mais

Diagrama de Atividades

Diagrama de Atividades Diagrama de Atividades Régis Patrick Silva Simão Régis Simão Diagrama de Atividades 1/40 Agenda Introdução Nó Inicial e Nó Final Ações ou Atividades Fluxos ou Arestas Conectores Objetos Pinos Decisões

Leia mais

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS Etapas de projeto e documentações

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS Etapas de projeto e documentações PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS Etapas de projeto e documentações Professora: Eng. Civil Mayara Custódio, Msc. Pesquisa de mercado Planejamento e projeto conceitual Aquisição do terreno Elaboração do

Leia mais

Modelagem de Processos com IDEF0

Modelagem de Processos com IDEF0 Modelagem de Processos com IDEF0 Luiz Lourenço de Mello Filho Mestre em Economia Empresarial pela Universidade Candido Mendes e em Computação Aplicada e Automação pela Universidade Federal Fluminense,

Leia mais

Técnicas de Programação

Técnicas de Programação Técnicas de Programação Algoritmos Anderson Gomes Eleutério Lógica A lógica de programação é necessária para pessoas que desejam trabalhar com desenvolvimento de sistemas e programas, ela permite definir

Leia mais

09/05/2017. Prof. Mônica Suely Guimarães de Araujo

09/05/2017. Prof. Mônica Suely Guimarães de Araujo Prof. Mônica Suely Guimarães de Araujo 1. Mapeamento do Processo 2. Lista de Verificação 3. Diagrama de Pareto 4. Matriz de Prioridade 5. Brainstorming: Tempestade Cerebral 6. Diagrama de Causa e Efeito

Leia mais