NEWS Maio 2010 Nº 3. MYBRAND MARKETING SESSIONS 02 TUDO O QUE PRECISA DE SABER SOBRE A AVALIAÇÃO DE MARCAS Por: Bruno Barroso MYBRAND VALUATION UNIT

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NEWS Maio 2010 Nº 3. MYBRAND MARKETING SESSIONS 02 TUDO O QUE PRECISA DE SABER SOBRE A AVALIAÇÃO DE MARCAS Por: Bruno Barroso MYBRAND VALUATION UNIT"

Transcrição

1 MYBRAND NEWS // Maio 2010 Nº 3 // Pág. 1 de 9 NEWS Maio 2010 Nº 3 MYBRAND MARKETING SESSIONS 02 TUDO O QUE PRECISA DE SABER SOBRE A AVALIAÇÃO DE MARCAS Por: Bruno Barroso MYBRAND VALUATION UNIT A marca é um dos activos mais importantes das empresas, por vezes o mais valioso. No entanto, o seu valor raramente está reflectido no balanço. O conhecimento do valor da marca interessa a todos os stakeholders de uma empresa, aos seus proprietários e em especial aos gestores que no dia-a-dia trabalham essas marcas, sendo a avaliação de marcas uma ferramenta estratégica que lhes permite reforçar a sua posição competitiva e aumentar o seu valor. Atendendo à relevância e actualidade deste tema a MYBRAND em conjunto com a BDO e com o apoio do Diário Económico organizou, no dia 4 de Março na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, uma conferência sobre Avaliação de Marcas, que reuniu especialistas, auditores, financeiros, gestores e marketeers, na qual partilhou a sua experiência nesta área e debateu os principais desafios e questões da avaliação de marcas. Esta conferência contou ainda com a participação de António Casanova CEO da Unilever Portugal, António Costa Director do Diário Económico, Carlos Oliveira Presidente da APPM e da European Marketing Confederation, António Bernardo Partner e Deputy Chief Executive Officer da Roland Berger, Pedro Aleixo Dias Senior Partner da BDO e Membro da Comissão Executiva do SNC e Bruno Barroso Director da MYBRAND VALUATION UNIT. Durante a sessão foi referido que são normalmente utilizadas duas metodologias, que têm em conta âmbitos e fins distintos: royalty relief e análise da procura e da força da marca. Esta segunda metodologia foi apresentada como sendo mais adequada no contexto nacional gerando resultados enquadrados no contexto concorrencial específico do mercado em análise e fornecendo indicadores de gestão da marca que permitem gerir e aumentar o seu valor. A limitação dos rankings ficou patente na constatação das disparidades existentes nas listas das diferentes consultoras, o que, de acordo com os especialistas, deriva da fragilidade do modo de construção desses rankings. No âmbito contabilístico, no quadro do novo SNC Sistema de Normalização Contabilística, alinhado com as normas internacionais, a contabilização de marcas como activo intangível só não é possível para marcas geradas internamente, sendo possível quando existe uma transacção.

2 MYBRAND NEWS // Maio 2010 Nº 3 // Pág. 2 de 9 Fruto do debate entre os intervenientes da conferência concluiu-se sobre a relevância da avaliação de marcas não só com o objectivo de chegar a um valor financeiro mas também para a obtenção de outputs que permitam aos gestores intervir e melhorar a performance das suas marcas e consequentemente das empresas. Deste modo, as entidades avaliadoras, para além de competências financeiras, têm somente que possuir conhecimentos aprofundados de marketing e de análise de mercados. As Marcas No Quadro Do SNC Com a crescente relevância dos intangíveis nas empresas, estamos a passar por um momento em que se assiste a alguma confusão sobre como devem ser tratadas as marcas, quer em termos da sua avaliação, quer na informação financeira apresentada pelas empresas. A intervenção da BDO na Conferência Avaliação de Marcas - MYBRAND Marketing Sessions 02 veio esclarecer o tratamento contabilístico das marcas no âmbito do novo Sistema de Normalização Contabilística (SNC) aplicável em 2010 e em que medida se torna necessário, nessa perspectiva e para além de outras vantagens, a intervenção de especialistas na avaliação e gestão das marcas. Contabilizar Todas as Marcas? De alguma forma, passou recentemente para o mercado a ideia, que não é correcta, de que as marcas têm obrigatoriamente de ser avaliadas e relevadas separadamente nas contas preparadas em base SNC e em especial no processo de transição do Plano Oficial de Contabilidade (POC). Na realidade e já em base SNC, somente são susceptíveis de ser reconhecidas separadamente nas contas de uma empresa as marcas que, por um lado, cumpram os critérios de definição e de reconhecimento como um activo intangível (nomeadamente adquiridas separadamente) e as que, não cumprindo aqueles critérios de reconhecimento, sejam adquiridas numa concentração de actividades empresariais (fusões e aquisições) desde que o custo desse activo intangível (que neste caso é o seu justo valor à data de aquisição) possa ser fiavelmente mensurado - caso não sejam cumpridos os critérios de definição ou de reconhecimento de um activo intangível adquirido numa concentração, o item intangível ficará fazendo parte do goodwill reconhecido à data de aquisição. Marcas Geradas Internamente? Refere claramente o SNC na sua Norma Contabilística e de Relato Financeiro 6 Activos Intangíveis que as marcas, cabeçalhos, títulos de publicações, listas de clientes e itens substancialmente semelhantes gerados internamente não devem ser reconhecidos como activos intangíveis.

3 MYBRAND NEWS // Maio 2010 Nº 3 // Pág. 3 de 9 Intervenção de Especialistas? Para além de outras vantagens estratégicas e de gestão, ficou claro, ao nível contabilístico, a necessidade e o interesse da intervenção de especialistas na avaliação e gestão de marcas, quer em apoio à gestão na elaboração da informação financeira, quer em assessoria a auditores/revisores na auditoria das contas, concretamente colaborando nas seguintes intervenções: Verificação do cumprimento dos critérios de definição de um activo intangível (controlo, benefícios económicos futuros e identificabilidade). Verificação do cumprimento dos critérios de reconhecimento de um activo intangível (benefícios económicos futuros e fiabili dade da mensuração do custo). Verificação da fiabilidade da mensuração inicial do custo (que será o justo valor se a marca for adquirida numa concentração de actividades empresariais). Definição da política contabilística (modelo do custo ou do modelo da revalorização). Revalorizações anuais (modelo de revalorização). Definição e revisão da vida útil vs período de amortização. Definição e revisão do método de amortização. Análise dos indicadores de imparidade. Realização dos testes de imparidade (apuramento da quantia recuperável da perda por imparidade). Informações a divulgar no anexo. MYBRAND CRIA CTN CONTEÚDOS TRANSNACIONAIS Por: Marta Villanueva MYBRAND STRATEGY & IDENTITY UNIT Soluções integradas A competição crescente no sector dos media traduziu-se na necessidade de possuir uma oferta global e diversificada que respondesse às necessidades de informação, entretenimento e comunicação de um público cada vez mais exigente e informado. Estes factores levaram ao surgimento de várias empresas com áreas específicas de actuação - produção de programas, guiões, motion grafics, entre outras. Contudo, verificou-se que não existia uma empresa capaz de gerar valor através da integração de diversas soluções.

4 MYBRAND NEWS // Maio 2010 Nº 3 // Pág. 4 de 9 Conscientes desta lacuna, a ONGOING Media foi pioneira na criação da CTN- Conteúdos Transnacionais- uma empresa focada na geração, produção, controle e consultoria de conteúdos para multiplataformas (Televisão, IPTV, Mobile TV, Telemóvel, Internet) para o segmento B2B nos mercados Português, Brasileiro e Africano. O desafio da MYBRAND consistiu na definição dos elementos estratégicos de identidade e respectiva expressão visual. Com capacidade de intervenção em todas as fases da cadeia de valorconcepção, produção e distribuição de conteúdos - a ideia central definida foi Soluções integradas assente nos valores: Competência, Audácia, Criatividadee Integração. Partindo dos elementos estratégicos definidos, a expressão visual adoptada reflecte as ideias de rigor, abrangência e integração, expressas na utilização de uma marca assente na utilização e tipografia estilizada que compõe as iniciais CTN encadeando dade de competências e unicidade de serviços se fundem numa só realidade. MOVIMENTAMOS MOÇAMBIQUE - MYBRAND CRIA A MARCA CORRE Por: Bruno Barroso MYBRAND STRATEGY & IDENTITY UNIT O desafio da MYBRAND consistiu na criação dos elementos estratégicos e operacionais da marca. Com a ambição de ser o líder destacado no mercado doméstico, a missão de estabelecer relações rápidas e seguras dentro e para fora do território moçambicano, e sustentada em valores como a integridade, confiança, progresso e celeridade, a nova marca precisava de um nome distintivo e consistente com estes elementos estratégicos. O nome escolhido, CORRE, as cinco primeiras letras da palavra Correios, tem uma associação clara à ideia central da marca, Movimentamos Moçambique. Moçambique é um dos países de África com maior assistência internacional de desenvolvimento e com uma tendência para o investimento estrangeiro crescente. Com o crescimento do tecido empresarial e o aumento dos fluxos de bens e de informação existe no mercado uma necessidade de desenvolvimento de serviços estruturados que sirvam as necessidades de comunicação das pessoas e empresas, particularmente no mercado do correio expresso. Neste contexto, o Grupo CTT em parceria com os Correios de Moçambique decidiu criar uma nova empresa de correio expresso.

5 MYBRAND NEWS // Maio 2010 Nº 3 // Pág. 5 de 9 Visualmente, a nova marca foi buscar uma referência gráfica à bandeira moçambicana, o triângulo vermelho. Este elemento quando triplicado transmite a ideia de fast fast forward, que por um lado reflecte a velocidade do serviço e por outro está alinhado com a ideia de movimentar Moçambique. A tipografia utilizada em itálico é mais um reforço desta ideia. As cores utilizadas, vermelho e preto, fazem a ligação às marcas mãe, CTT Correios e Correios de Moçambique. PORTUGUESES NÃO CONFIAM NO SISTEMA DE SEGURANÇA SOCIAL Por: Lourenço Bray MYBRAND INTELLIGENCE UNT Segundo um estudo efectuado pela MYBRAND INTELLIGENCE UNIT, apenas 19% dos portugueses se manifestam confiantes na viabilidade do sistema de segurança social no que respeita às reformas. Nos jovens (25-34 anos) esta percentagem desce para 9%. Apenas 23% dos inquiridos encaram sua situação futura com optimismo e de novo, nos jovens, esta percentagem é mais baixa. Estes resultados reflectem o forte impacto da crise mas não só. Resultados tão fortes, especialmente na faixa dos anos, indicam que a noção de insustentabilidade do sistema de segurança social público não é conjuntural e resultado de uma crise, mas sim explicada pela consciência de factos como a inversão da pirâmide demográfica aos sucessivos deficits do sistema e do Estado. 32% dos inquiridos têm PPRs. Os resultados indicam que a posse destes produtos depende fortemente do rendimento disponível. Nos agregados com rendimentos superiores a 3000 euros mensais, estas percentagens sobem para 53% respectivamente, enquanto que nas classes de menor rendimento (<1000 euros) a percentagem desce para 20%. 77% dos inquiridos que não têm PPRs, respondem que não planeiam ter um. Se os portugueses confiam pouco no Sistema de Segurança Social, no que respeita ao Serviço Nacional de Saúde, cerca de 30% dos inquiridos consideram-no suficiente para cobrir as suas necessidades. No entanto, apenas 9% dos portugueses sem seguro de saúde consideram que o SNS é suficiente para as suas necessidades. De acordo com a MYBRAND INTELLIGENCE UNIT estes dados demonstram que usar apenas o SNS para todas as necessidades de saúde não é uma opção, mas sim resultado de impossibilidade financeira. 36% dos portugueses têm seguro de saúde. Nos agregados com rendimentos inferiores a 1000 euros mensais esta percentagem desce para 20%. Dos que não possuem seguro de saúde, 80% não planeiam fazer um seguro nos próximos dois anos, sendo que o custo é o principal motivo, especialmente em classes de menor rendimento. Os portugueses estão pouco envolvidos com as seguradoras, sendo que a maior parte tem uma opinião neutra e apenas 5% uma opinião declaradamente positiva. Contudo, são notórios passivos de reputação, pois apenas 16% discordam da afirmação de que pagam mais às seguradoras do que recebem. As seguradoras estrangeiras são vistas como mais credíveis por17% dos inquiridos. 11% consideram-nas menos credíveis, sendo que a maioria não responde ou tem uma opinião neutra. 64% dos portugueses nunca ouviram falar de mutualismo e 83% não conhecem nenhuma empresa mutualista em Portugal. A faixa etária mais jovem (25-34 anos) demonstra maior receptividade ao conceito do mutualismo. Perante uma oferta mutualista, 44% declararam-se interessados, contra 20% na faixa etária dos 55 aos 65 anos. Ficha técnica: O Universo deste estudo é constituído pelos indivíduos com idades superiores a 25 anos, residentes em Portugal Continental. Foi reunida uma amostra de 600 inquiridos, representativa do universo em análise, na qual os respondentes foram seleccionados através do método de quotas, com base numa matriz que cruzou as variáveis Sexo, Idade e Região. Estima-se uma margem de erro de 4% com grau de confiança de 95%.

6 MYBRAND NEWS // Maio 2010 Nº 3 // Pág. 6 de 9 MYBRAND SIMPLIFICA CASE STUDY ACTIVOBANK Por: José Cerdeira MYBRAND ADVERTISING UNIT MYBRAND STRATEGY & IDENTITY UNIT MYBRAND Simplifica. O ActivoBank pretende-se um banco altamente diferenciado no panorama do mercado português. A sua proposta de valor Simplicidade é tão clara como atraente. E, por ser tão clara, simples e inteligível, é um excelente exemplo da importância crucial que a consistência de valores e linguagem deve ter. As manifestações de qualquer marca são múltiplas e qualquer uma tem capacidade para influenciar as percepções do mercado. Quando falamos de uma marca acessível, multi-plataforma, que promete simplicidade, a sua gestão é fundamental para a forma como é percebida. O desafio colocado pelo ActivoBank ganha assim todo o significado, ao envolver a MYBRAND em todo o processo, desde a criação da identidade até à sua comunicação no mercado. Foi um desafio para o ActivoBank, que através de um interlocutor único vê os valores que presidiram à criação da identidade integrados, de forma fluida, em todas as suas manifestações; Foi um desafio para a MYBRAND que, com a participação de especialistas de 2 disciplinas Strategy&Identity e Advertising se propôs percorrer todo o caminho desde a criação até à comunicação, integrando equipas, procedimentos e até racionalizações que geralmente obedecem a lógicas muito próprias e separadas; por vezes com resultados desastrosos para as marcas. O resultado do trabalho da MYBRAND é assim transversal a todas as manifestações da marca e pode ser encontrado nas sucursais, no site, nas apresentações de produto, na comunicação em TV, imprensa, mupis e internet. Garantindo uma imagem e linguagem consistentes, sem deixarem de ser adequadas a cada suporte para que são pensadas.

7 MYBRAND NEWS // Maio 2010 Nº 3 // Pág. 7 de 9 O Desafio O novo projecto do Millenniumbcp reservava desafios muito particulares: a criação de uma identidade, conceptualizada num posicionamento e universo gráfico, que permitissem: a) Transmitir os valores da Marca b) Dar vida ao posicionamento c) Criar ambientes próprios à prestação do serviço diferenciador do ActivoBank d) Tangibilizar a oferta e) Comunicar Este é um banco que vive da simplicidade, não só no portfolio mas também nos procedimentos, com especial destaque para a acessibilidade virtual e a distribuição que se pretende viral muito baseada na recomendação peer-to-peer e em contactos típicos de redes sociais na internet. Como tal, a MYBRAND tinha o grande desafio de desenvolver uma identidade que ilustrasse esta simplicidade de produtos e procedimentos e uma plataforma de comunicação que o transmitisse. O Problema Peças e suportes diferentes exigem abordagens diferentes. Exigem sobretudo o conhecimento de como cada suporte funciona, em que condições de atenção e em que parte do processo de decisão vai encontrar o seu target. Tudo isto preservando os elementos estratégicos da marca: simplicidade, transparência, inovação, acessibilidade e confiança. Deixando-os constantemente claros e patentes para o target. A Solução Mais que consistência, coerência: um constante cruzamento de conhecimentos sobre a marca que só foi possível dada a multidisciplinaridade da MYBRAND: o trabalho de duas distintas unidades de negócios com a garantia de ser um único projecto. Uma identidade, um posicionamento fortes, construídos sobre um universo gráfico que ganha vida em todas as manifestações da marca: estáticas ou dinâmicas, de informação ou de comunicação. Resultados Coerência; Eficiência; Impacto. Um processo que, usualmente, demoraria mais tempo foi simplificado, uma vez que definição de estratégia de marca, elementos operacionais, declinações e campanha de comunicação; processos que exigem paragens e novos arranques, por parte do cliente, foram concentrados num único interlocutor, o que permitiu um enorme ganho de tempo e um fluxo constante de trabalho, sempre com coerência em todos os suportes.

8 MYBRAND NEWS // Maio 2010 Nº 3 // Pág. 8 de 9 RECOMENDAÇÕES LIVROS Brand Society Neste livro, o autor Martin Komberger explica o papel que a marca pode ter na transformação da própria empresa como também no estilo de vida dos indivíduos que a consomem. Uma abordagem que vem explicar o actividade entre produtores e consumidores através de uma perspectiva que está a transformar a nossa sociedade e economia. As marcas são o novo caminho para aperfeiçoar a produção e gerir o consumo. Através de case studies práticos de inúmeras empresas, este livro oferece-nos a perspectiva de como as marcas influenciam a vida das pessoas e as empresas onde trabalham. Autor - Martin Komberger Branding With Brains Em que medida é que a Neurociência se relaciona com o branding? Branding With Brains reve-la-nos que a associação pode não ser imediata mas que devemos estar conscientes da influência do funcionamento do cérebro nas nossas decisões. O cérebro tem um comportamento semelhante ao de um grande motor de busca como o Google quando o mesmo selecciona websites. Tjaco Walvis, autor do livro, demonstra-nos que um web marketeer que brinca com os algoritmos do Google para garantir um ranking elevado do seu site, pode ser equiparado a um brand marketeer que joga com os algorit-mos do cérebro para garantir que a marca esteja no top-of- -mind dos consumidores no momento da decisão de compra. Este livro vem comprovar o efeito que a ciência tem no processo criativo do branding e como deve ser utilizado em proveito da marca. Compreender o modo como funciona o cérebro do consumidor no momento em que opta por uma marca em detrimento de outra deixou de ser mistério. Branding with brains, o livro cinzento que demonstra como atrair consumidores para a sua marca. Autor - Tjaco Walvis LINKS Brand Architect intersect worlds brand consulting, advertising and management consulting Brandeo marketing ideas and insights that help build brands and increase sales The Dieline the worlds #1 package design website

9 MYBRAND NEWS // Maio 2010 Nº 3 // Pág. 9 de 9 OS NOSSOS SERVIÇOS MYBRAND STRATEGY & IDENTITY Estratégia da Marca Arquitectura da Marca Identidade Visual 2D e 3D Design Identidade Verbal Manuais da Marca Protecção Legal da Marca Auditoria de Identidade da Marca Cultura Interna da Marca MYBRAND ACTIVATION UNIT Comunicação da Marca Shopper Marketing New Media Stands & Eventos Packaging Marketing Directo Marketing de Emboscada Marketing de Guerrilha Patrocínios Branding de Retalho MYBRAND ADVERTISING UNIT Televisão Imprensa Rádio Outdoor Bartering New Media Publicidade Sustentável MYBRAND INTELLIGENCE UNIT Reputação da Marca Touchpoints da Marca Patrocínios Equity da Marca Estudos Econométricos Perfil de Celebridade Ideal Extensão da Marca Performance e Reputação Online da Marca Auditoria de Imagem Auditoria de Imagem de Loja Estudos Ad-hoc Estudos de Satisfação do Cliente MYBRAND VALUATION UNIT Avaliação Financeira da Marca Licenciamento Royalties Impacto da Marca Potencial da Marca Rua Rodrigues Faria, Lisboa T: F: Av. Marechal Brós Tito, 35/37-18º A Edifício Escom Luanda - Angola

NEWS Fevereiro 2011 Nº 6 [EDIÇÃO ESPECIAL]

NEWS Fevereiro 2011 Nº 6 [EDIÇÃO ESPECIAL] MYBRAND NEWS // Fevereiro 2011 Nº 6 [EDICÃO ESPECIAL] // Pág. 1 de 5 NEWS Fevereiro 2011 Nº 6 [EDIÇÃO ESPECIAL] Para a edição nº 6 da MYBRAND NEWS, a primeira do ano de 2011, trazemos-lhe um especial MYBRAND

Leia mais

MYBRAND MARKETING SESSIONS 02 Conferência - Avaliação de Marcas

MYBRAND MARKETING SESSIONS 02 Conferência - Avaliação de Marcas MYBRAND MARKETING SESSIONS 02 Conferência - Avaliação de Marcas Tema: As Marcas e o Sistema de Normalização Contabilística (SNC) Orador: Pedro Aleixo Dias Senior Partner da BDO Membro da Comissão Executiva

Leia mais

internet Admirável mundo novo

internet Admirável mundo novo internet Admirável mundo novo Vídeo Estamos na era da imagem em movimento. O estático dá lugar ao dinâmico para, de uma forma mais activa, atractiva e interactiva chamar a atenção, cativar o interesse,

Leia mais

QuEm SomoS missão 5 DESIGN & ComuNICação PublICIDaDE EvENtoS PromoçõES WEb

QuEm SomoS missão 5 DESIGN & ComuNICação PublICIDaDE EvENtoS PromoçõES WEb QUEM SOMOS MISSÃO DESIGN & Comunicação Publicidade Eventos Promoções Web 5 9 11 13 15 17 Quem Somos 5 Somos uma agência de Design e Comunicação, criada para disponibilizar um vasto leque de soluções na

Leia mais

ESTUDOS DE. Audiências Media Monitoring Mercado ANGOLA

ESTUDOS DE. Audiências Media Monitoring Mercado ANGOLA ESTUDOS DE Audiências Media Monitoring Mercado ANGOLA A EMPRESA O Grupo Marktest tem consolidado ao longo dos últimos 26 anos uma forte posição nas áreas dos Estudos de Mercado, da informação e na área

Leia mais

adaptados às características e expectativas dos nossos Clientes, de modo a oferecer soluções adequadas às suas necessidades.

adaptados às características e expectativas dos nossos Clientes, de modo a oferecer soluções adequadas às suas necessidades. A Protteja Seguros surge da vontade de contribuir para o crescimento do mercado segurador nacional, através da inovação, da melhoria da qualidade de serviço e de uma política de crescimento sustentável.

Leia mais

Missão. DOTAR AS PME s PORTUGUESAS DE CONHECIMENTO E FERRAMENTAS PARA A CONQUISTA DOS MERCADOS INTERNACIONAIS ATRAVÉS DA MARCA.

Missão. DOTAR AS PME s PORTUGUESAS DE CONHECIMENTO E FERRAMENTAS PARA A CONQUISTA DOS MERCADOS INTERNACIONAIS ATRAVÉS DA MARCA. O que é a Oficina da Marca? Serviço de gestão integrada e estratégica para o desenvolvimento de produtos e a sua promoção no mercado Global através da marca. Missão DOTAR AS PME s PORTUGUESAS DE CONHECIMENTO

Leia mais

Moçambique. Agenda EVENTOS 2013 NEW!! INSCREVA-SE EM. Também in Company. inscrip@iirportugal.com. VISITE www.iirportugal.com

Moçambique. Agenda EVENTOS 2013 NEW!! INSCREVA-SE EM. Também in Company. inscrip@iirportugal.com. VISITE www.iirportugal.com Moçambique Agenda EVENTOS 2013 NEW!! Também in Company INSCREVA-SE EM inscrip@iirportugal.com VISITE www.iirportugal.com INOVAÇÃO Estimado cliente, Temos o prazer de lhe apresentar em exclusiva o novo

Leia mais

apresentação corporativa

apresentação corporativa apresentação corporativa 2 Índice 1. Apresentação da BBS a) A empresa b) Evolução c) Valores d) Missão e Visão 2. Áreas de Negócio a) Estrutura de Serviços b) Accounting/Tax/Reporting c) Management & Consulting

Leia mais

Case study. Gente com Ideias UMA EQUIPA COM RESPONSABILIDADE SOCIAL

Case study. Gente com Ideias UMA EQUIPA COM RESPONSABILIDADE SOCIAL Case study 2009 Gente com Ideias UMA EQUIPA COM RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESA A Caixa Seguros e Saúde é a holding do Grupo Caixa Geral de Depósitos e Gente com Ideias é o programa de Responsabilidade

Leia mais

QUALIDADE E INOVAÇÃO. Docente: Dr. José Carlos Marques

QUALIDADE E INOVAÇÃO. Docente: Dr. José Carlos Marques QUALIDADE E INOVAÇÃO Docente: Dr. José Carlos Marques Discentes: Estêvão Lino Andrade N.º 2089206 Maria da Luz Abreu N.º 2405797 Teodoto Silva N.º 2094306 Vitalina Cunha N.º 2010607 Funchal, 28 de Março

Leia mais

::ENQUADRAMENTO ::ENQUADRAMENTO::

::ENQUADRAMENTO ::ENQUADRAMENTO:: ::ENQUADRAMENTO:: :: ENQUADRAMENTO :: O actual ambiente de negócios caracteriza-se por rápidas mudanças que envolvem a esfera politica, económica, social e cultural das sociedades. A capacidade de se adaptar

Leia mais

1. Objectivos do Observatório da Inclusão Financeira

1. Objectivos do Observatório da Inclusão Financeira Inclusão Financeira Inclusão Financeira Ao longo da última década, Angola tem dado importantes passos na construção dos pilares que hoje sustentam o caminho do desenvolvimento económico, melhoria das

Leia mais

Dinâmicas de exportação e de internacionalização

Dinâmicas de exportação e de internacionalização Dinâmicas de exportação e de internacionalização das PME Contribuição da DPIF/ Como fazemos? 1. Posicionamento e actuação da DPIF A DPIF tem como Missão: Facilitar o acesso a financiamento pelas PME e

Leia mais

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida.

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida. A Dehlicom Soluções em Comunicação é a agência de comunicação integrada que busca divulgar a importância da comunicação empresarial perante as empresas e todos os seus públicos, com atendimento personalizado

Leia mais

Índice. Quem somos... 3. Comunicação... 4. Parcerias e eventos... 5. Contactos... 6

Índice. Quem somos... 3. Comunicação... 4. Parcerias e eventos... 5. Contactos... 6 MARKETING SOLUTIONS Índice Quem somos... 3 Comunicação... 4 Parcerias e eventos... 5 Contactos... 6 2 Quem somos AGAINSTIME é uma empresa de consultoria de serviços em Marketing, que surge no mercado numa

Leia mais

Empreendedorismo De uma Boa Ideia a um Bom Negócio

Empreendedorismo De uma Boa Ideia a um Bom Negócio Empreendedorismo De uma Boa Ideia a um Bom Negócio 1. V Semana Internacional A Semana Internacional é o evento mais carismático e que tem maior visibilidade externa organizado pela AIESEC Porto FEP, sendo

Leia mais

w w w. y e l l o w s c i r e. p t

w w w. y e l l o w s c i r e. p t consultoria e soluções informáticas w w w. y e l l o w s c i r e. p t A YellowScire iniciou a sua atividade em Janeiro de 2003, é uma empresa de consultoria de gestão e de desenvolvimento em tecnologias

Leia mais

Descrição de Tarefas para a Posição de Director de Programas, Políticas e Comunicação da AAMOZ

Descrição de Tarefas para a Posição de Director de Programas, Políticas e Comunicação da AAMOZ Descrição de Tarefas para a Posição de Director de Programas, Políticas e Comunicação da AAMOZ ActionAid é uma federação internacional trabalhando para erradicar a pobreza e a injustiça. A ActionAid foi

Leia mais

Perspectivas económicas e estratégicas dos executivos angolanos

Perspectivas económicas e estratégicas dos executivos angolanos CEO Briefing Angola 2015 The Economist Perspectivas económicas e estratégicas dos executivos angolanos 2 CEO Briefing Angola 2015 Perspectivas económicas e estratégias dos executivos angolados Índice 4

Leia mais

O que é Social CRM, o novo paradigma para a relação com Clientes

O que é Social CRM, o novo paradigma para a relação com Clientes Aumente a produtividade das suas vendas sempre acima de 10% e na maior parte dos casos acima de 30%, com os serviços online do Microsoft Dynamics CRM, por pouco mais de 1 euro por dia e por utilizador.

Leia mais

III COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE SEGUROS E FUNDOS DE PENSÕES. Sessão de Abertura

III COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE SEGUROS E FUNDOS DE PENSÕES. Sessão de Abertura III COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE SEGUROS E FUNDOS DE PENSÕES Sessão de Abertura A regulação e supervisão da actividade seguradora e de fundos de pensões Balanço, objectivos e estratégias futuras É com

Leia mais

QiDEIA C O M U N I C A Ç Ã O

QiDEIA C O M U N I C A Ç Ã O QiDEIA CREATE WHAT YOU SEE. CREATE WHAT YOU FEEL. CREATE WHAT YOU HAVE NEVER SEEN. JUST CREATE. NATHAN SAWAYA QUEM SOMOS A Qideia é uma agência de comunicação, vocacionada para a estratégia e implementação

Leia mais

Pretendemos aqui analisar as melhores peças publicitárias concebidas e produzidas para o meio rádio.

Pretendemos aqui analisar as melhores peças publicitárias concebidas e produzidas para o meio rádio. Televisão Acção Especial / Brand Entertainment Nesta categoria pretendemos premiar as acções comerciais que, extravasando o âmbito do spot convencional, utilizam de forma criativa o meio televisão e também

Leia mais

ÁREA A DESENVOLVER. Formação Comercial Gratuita para Desempregados

ÁREA A DESENVOLVER. Formação Comercial Gratuita para Desempregados ÁREA A DESENVOLVER Formação Comercial Gratuita para Desempregados Índice 8. Sobre nós 7. Como pode apoiar-nos 6. Datas de realização e inscrição 5. Conteúdos Programáticos 4. Objectivos 3. O Workshop de

Leia mais

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000 ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário Gestão da Qualidade 2005 1 As Normas da família ISO 9000 ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e especifica

Leia mais

Certificação da Qualidade numa Empresa a nível Nacional

Certificação da Qualidade numa Empresa a nível Nacional Certificação da Qualidade numa Empresa a nível Nacional Quem somos Origem, posição actual Actividade iniciada em 1952. O prestígio de meio século de presença no mercado, A Qualidade dos produtos que comercializa

Leia mais

BANCO BPI, S.A. Sociedade Aberta COMUNICADO

BANCO BPI, S.A. Sociedade Aberta COMUNICADO BANCO BPI, S.A. Sociedade Aberta Sede: Rua Tenente Valadim, 284, Porto Matriculada na Conservatória do Registo Comercial do Porto sob o número único de matrícula e identificação fiscal 501 214 534 Capital

Leia mais

Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação. 1.º Ano / 1.º Semestre

Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação. 1.º Ano / 1.º Semestre Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação 1.º Ano / 1.º Semestre Marketing Estratégico Formar um quadro conceptual abrangente no domínio do marketing. Compreender o conceito

Leia mais

FrontWave Engenharia e Consultadoria, S.A.

FrontWave Engenharia e Consultadoria, S.A. 01. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 2 01. Apresentação da empresa é uma empresa criada em 2001 como spin-off do Instituto Superior Técnico (IST). Desenvolve tecnologias e metodologias de inovação para rentabilizar

Leia mais

i2s THINKS CREATES AND PROVIDES Especialização absoluta no mercado segurador

i2s THINKS CREATES AND PROVIDES Especialização absoluta no mercado segurador i2s THINKS CREATES AND PROVIDES Especialização absoluta no mercado segurador SABIA QUE SOMOS ÚNICOS? SOMOS ÚNICOS PORQUE O NOSSO DNA ASSIM NOS DEFINE. SOMOS ÚNICOS PORQUE CRIÁMOS UMA SOLUÇÃO SEM PRECEDENTES

Leia mais

Seguros em um mundo conectado. As novas gerações e as novas formas de negócio

Seguros em um mundo conectado. As novas gerações e as novas formas de negócio Seguros em um mundo conectado As novas gerações e as novas formas de negócio A IBM realiza investimentos significativos em pesquisa e desenvolvimento para trazer pensamento inovador IBM Industry Models

Leia mais

DOSSIER FRANCHISING A Designarte é uma empresa com 15 anos de experiência na área do design, web, marketing e comunicação. Com um vasto portefólio, a nossa preocupação é apresentar aos clientes as soluções

Leia mais

Impostos Diferidos e o SNC

Impostos Diferidos e o SNC Impostos Diferidos e o SNC Na vigência do anterior Plano Oficial de Contabilidade (POC) a Directriz Contabilistica (DC) nº 28, da Comissão de Normalização Contabilística (CNC) veio, em tempo, estabelecer

Leia mais

i2s THINKS CREATES AND PROVIDES Especialização absoluta no mercado segurador

i2s THINKS CREATES AND PROVIDES Especialização absoluta no mercado segurador i2s THINKS CREATES AND PROVIDES Especialização absoluta no mercado segurador Especialização absoluta no mercado segurador SABIA QUE SOMOS ÚNICOS? SOMOS ÚNICOS PORQUE O NOSSO DNA ASSIM NOS DEFINE. SOMOS

Leia mais

Contributo do Balanced Scorecard para Competitividade Sustentável das Organizações

Contributo do Balanced Scorecard para Competitividade Sustentável das Organizações Contributo do Balanced Scorecard para Competitividade Sustentável das Organizações Rita Almeida Dias 18 Setembro de 2012 2012 Sustentare Todos os direitos reservados Anterior Próximo www.sustentare.pt

Leia mais

INSTITUTO DE SEGUROS DE PORTUGAL A SUPERVISÃO DAS ENTIDADES GESTORAS DOS SISTEMAS COMPLEMENTARES DE REFORMA

INSTITUTO DE SEGUROS DE PORTUGAL A SUPERVISÃO DAS ENTIDADES GESTORAS DOS SISTEMAS COMPLEMENTARES DE REFORMA INSTITUTO DE SEGUROS DE PORTUGAL A SUPERVISÃO DAS ENTIDADES GESTORAS DOS SISTEMAS COMPLEMENTARES DE REFORMA 1 A regulação e a supervisão prudencial são um dos pilares essenciais para a criação de um clima

Leia mais

O Quadro Nacional de Qualificações e a sua articulação com o Quadro Europeu de Qualificações

O Quadro Nacional de Qualificações e a sua articulação com o Quadro Europeu de Qualificações O Quadro Nacional de Qualificações e a sua articulação com o Quadro Europeu de Qualificações CENFIC 13 de Novembro de 2009 Elsa Caramujo Agência Nacional para a Qualificação 1 Quadro Europeu de Qualificações

Leia mais

1. O Fluxo de Caixa para á Análise Financeira

1. O Fluxo de Caixa para á Análise Financeira ANÁLISE DE FLUXOS A DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA ESTGV-IPV Mestrado em Finanças Empresariais 1. O Fluxo de Caixa para á Análise Financeira A análise baseada nos fluxos visa ultrapassar algumas das limitações

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

MBA Gestão de Mercados ementas 2015/2

MBA Gestão de Mercados ementas 2015/2 MBA Gestão de Mercados ementas 2015/2 Análise de Tendências e Inovação Estratégica Levar o aluno a compreender os conceitos e as ferramentas de inteligência preditiva e inovação estratégica. Analisar dentro

Leia mais

Empreendedorismo não é nem ciência, nem arte! É uma prática! Peter F. Drucker MOVIMENTO EMPREENDA POR FAVOR!

Empreendedorismo não é nem ciência, nem arte! É uma prática! Peter F. Drucker MOVIMENTO EMPREENDA POR FAVOR! Empreendedorismo não é nem ciência, nem arte! É uma prática! Peter F. Drucker Uma organização: O que é? Como surgiu? Objectivos Intervenientes Temas debatidos Experiências de sucesso Galerias de fotos

Leia mais

A ARTSOFT é uma empresa especializada no desenvolvimento e comercialização de soluções tecnológicas de apoio à gestão empresarial.

A ARTSOFT é uma empresa especializada no desenvolvimento e comercialização de soluções tecnológicas de apoio à gestão empresarial. POWERING BUSINESS QUEM SOMOS A ARTSOFT é uma empresa especializada no desenvolvimento e comercialização de soluções tecnológicas de apoio à gestão empresarial. Desde 1987 que desenvolvemos um trabalho

Leia mais

. evolução do conceito. Inspecção 3. Controlo da qualidade 4. Controlo da Qualidade Aula 05. Gestão da qualidade:

. evolução do conceito. Inspecção 3. Controlo da qualidade 4. Controlo da Qualidade Aula 05. Gestão da qualidade: Evolução do conceito 2 Controlo da Qualidade Aula 05 Gestão da :. evolução do conceito. gestão pela total (tqm). introdução às normas iso 9000. norma iso 9000:2000 gestão pela total garantia da controlo

Leia mais

Comemorações do 35º Aniversário do Banco de Cabo Verde. Conferência internacional sobre A mobilização de oportunidades no pós-crise

Comemorações do 35º Aniversário do Banco de Cabo Verde. Conferência internacional sobre A mobilização de oportunidades no pós-crise Comemorações do 35º Aniversário do Banco de Cabo Verde Conferência internacional sobre A mobilização de oportunidades no pós-crise Senhora Ministra das Finanças, Senhores Representantes Diplomáticos, Senhores

Leia mais

i2s THINKS CREATES AND PROVIDES Especialização absoluta na actividade seguradora

i2s THINKS CREATES AND PROVIDES Especialização absoluta na actividade seguradora i2s THINKS CREATES AND PROVIDES Especialização absoluta na actividade seguradora SABIA QUE SOMOS ÚNICOS? SOMOS ÚNICOS PORQUE O NOSSO ADN ASSIM NOS DEFINE. SOMOS ÚNICOS PORQUE CRIÁMOS UMA SOLUÇÃO INCOMPARÁVEL

Leia mais

Soluções com valor estratégico

Soluções com valor estratégico Soluções com valor estratégico Contexto O ambiente económico e empresarial transformou-se profundamente nas últimas décadas. A adesão de Portugal à U.E., a adopção do euro e o mais recente alargamento

Leia mais

Caderno de Encargos para desenvolver a componente técnica do Carbon Footprint

Caderno de Encargos para desenvolver a componente técnica do Carbon Footprint Caderno de Encargos para desenvolver a componente técnica do Carbon Footprint Label para Produtos de Base Florestal Av. Comendador Henrique Amorim 580 Apartado 100 4536904 Santa Maria de Lamas Telf. 22

Leia mais

Marca. Seu desenvolvimento começa aqui!

Marca. Seu desenvolvimento começa aqui! IDEIAS sem execução não passam de SONHOS. Por isso a és MARKETING E DESENVOLVIMENTO contribui com os seus clientes para transformar SONHOS EM REALIDADE! A és Com 5 anos de atuação, a és Marketing e desenvolvimento,

Leia mais

Permanente actualização tecnológica e de Recursos Humanos qualificados e motivados;

Permanente actualização tecnológica e de Recursos Humanos qualificados e motivados; VISÃO Ser a empresa líder e o fornecedor de referência do mercado nacional (na área da transmissão de potência e controlo de movimento) de sistemas de accionamento electromecânicos e electrónicos, oferecendo

Leia mais

Barómetro Regional da Qualidade Avaliação das Atitudes e Conhecimentos dos Residentes sobre a Qualidade. Enquadramento.

Barómetro Regional da Qualidade Avaliação das Atitudes e Conhecimentos dos Residentes sobre a Qualidade. Enquadramento. Avaliação das Atitudes e Conhecimentos dos Residentes sobre a Qualidade 2011 Entidade Promotora Concepção e Realização Enquadramento Vice-Presidência Avaliação das Atitudes e Conhecimentos dos Residentes

Leia mais

OS MAIORES RISCOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO

OS MAIORES RISCOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO OS RISCOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO CRESCIMENTO GLOBAL DO NEGÓCIO Com a crescente globalização e o crescimento acelerado das economias emergentes, as empresas, independentemente da sua dimensão, estão em

Leia mais

1.ª SESSÃO NOVA LEGISLAÇÃO TURÍSTICA (ANIMAÇÃO TURÍSTICA, RJET E ALOJAMENTO LOCAL) _ RESUMO _

1.ª SESSÃO NOVA LEGISLAÇÃO TURÍSTICA (ANIMAÇÃO TURÍSTICA, RJET E ALOJAMENTO LOCAL) _ RESUMO _ 1.ª SESSÃO NOVA LEGISLAÇÃO TURÍSTICA (ANIMAÇÃO TURÍSTICA, RJET E ALOJAMENTO LOCAL) _ RESUMO _ Novo Regime Jurídico dos Empreendimentos Turísticos (RJET) Inovadora, simplificadora e de maior facilidade

Leia mais

DESAFIOS URBANOS 15. concurso. de arquitectura

DESAFIOS URBANOS 15. concurso. de arquitectura Espaço de Arquitectura O Espaço de Arquitectura é um portal dedicado à Arquitectura em Portugal, que assumiu o seu posicionamento em 2010, com o propósito de privilegiar a proximidade entre arquitectos

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Classes sociais. Ainda são importantes no comportamento do consumidor? Joana Miguel Ferreira Ramos dos Reis; nº 209479 17-10-2010

Classes sociais. Ainda são importantes no comportamento do consumidor? Joana Miguel Ferreira Ramos dos Reis; nº 209479 17-10-2010 Universidade Técnica de Lisboa - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Ciências da Comunicação Pesquisa de Marketing Docente Raquel Ribeiro Classes sociais Ainda são importantes no comportamento

Leia mais

Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso

Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso Pedro João 28 de Abril 2011 Fundação António Cupertino de Miranda Introdução ao Plano de Negócios Modelo de Negócio Análise Financeira Estrutura do Plano de

Leia mais

LICENCIATURA EM ECONOMIA CONTABILIDADE II. Contabilidade II. Resultados. O Relatório de Gestão e a. Certificação Legal de Contas

LICENCIATURA EM ECONOMIA CONTABILIDADE II. Contabilidade II. Resultados. O Relatório de Gestão e a. Certificação Legal de Contas Contabilidade II Anexo ao Balanço e à Demonstração de Resultados. O Relatório de Gestão e a Certificação Legal de Contas 1 Tópicos a abordar: Resultados Relatório de Gestão 2 Tópicos a abordar: Resultados

Leia mais

MISSÃO, VISÃO, VALORES E POLÍTICA

MISSÃO, VISÃO, VALORES E POLÍTICA MISSÃO, VISÃO, VALORES E POLÍTICA VISÃO Ser a empresa líder e o fornecedor de referência do mercado nacional (na área da transmissão de potência e controlo de movimento) de sistemas de accionamento electromecânicos

Leia mais

Consultadoria, Pesquisas de Mercado e Opinião

Consultadoria, Pesquisas de Mercado e Opinião Pesquisas de Mercado Online 1. Apresentação O que é a Pesquisadireta? A Pesquisadireta é uma empresa de pesquisas de opinião e mercado exclusivamente online. De uma forma rápida e flexível, sua empresa

Leia mais

Estratégia Europeia para o Emprego Promover a melhoria do emprego na Europa

Estratégia Europeia para o Emprego Promover a melhoria do emprego na Europa Estratégia Europeia para o Emprego Promover a melhoria do emprego na Europa Comissão Europeia O que é a Estratégia Europeia para o Emprego? Toda a gente precisa de um emprego. Todos temos necessidade de

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

PESQUISA SOBRE MERCADO ERÓTICO E SENSUAL BRASILEIRO 2014

PESQUISA SOBRE MERCADO ERÓTICO E SENSUAL BRASILEIRO 2014 PESQUISA SOBRE MERCADO ERÓTICO E SENSUAL BRASILEIRO 2014 www.brazilpanels.com.br www.abeme.com.br www.abcomm.com.br INTRODUÇÃO A pesquisa sobre o Mercado Erótico e Sensual Brasileiro 2014 teve uma iniciativa

Leia mais

A Gestão, os Sistemas de Informação e a Informação nas Organizações

A Gestão, os Sistemas de Informação e a Informação nas Organizações Introdução: Os Sistemas de Informação (SI) enquanto assunto de gestão têm cerca de 30 anos de idade e a sua evolução ao longo destes últimos anos tem sido tão dramática como irregular. A importância dos

Leia mais

Efeito do Sistema de Normalização Contabilística

Efeito do Sistema de Normalização Contabilística Efeito do Sistema de Normalização Contabilística - Enquadramento do SNC (Novo Sistema de Normalização Contabilística) - O papel do empresário neste processo - Justo valor Quais os efeitos nas empresas.

Leia mais

António Amaro Marketing Digital Junho 2014 INTRODUÇÃO E OBJECTIVOS

António Amaro Marketing Digital Junho 2014 INTRODUÇÃO E OBJECTIVOS INTRODUÇÃO E OBJECTIVOS FACTOS A Internet mudou profundamente a forma como as pessoas encontram, descobrem, compartilham, compram e se conectam. INTRODUÇÃO Os meios digitais, fazendo hoje parte do quotidiano

Leia mais

CONHEÇA-NOS MELHOR. 2015 ASIDE - Consultoria e Formação. Todos os direitos reservados.

CONHEÇA-NOS MELHOR. 2015 ASIDE - Consultoria e Formação. Todos os direitos reservados. CONHEÇA-NOS MELHOR 2015 ASIDE - Consultoria e Formação. Todos os direitos reservados. Saber Ser Saber Fazer Saber Saber Saber Partilhar Saber Comunicar 02 www.aside.pt Saber Ser Saber Ser Sobre Nós Com

Leia mais

PROJECTO DE CARTA-CIRCULAR SOBRE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

PROJECTO DE CARTA-CIRCULAR SOBRE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PROJECTO DE CARTA-CIRCULAR SOBRE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS No âmbito da avaliação realizada, a nível internacional, sobre os fundamentos da crise financeira iniciada no Verão

Leia mais

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004)

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) por Mónica Montenegro, Coordenadora da área de Recursos Humanos do MBA em Hotelaria e

Leia mais

1) Breve apresentação do AEV 2011

1) Breve apresentação do AEV 2011 1) Breve apresentação do AEV 2011 O Ano Europeu do Voluntariado 2011 constitui, ao mesmo tempo, uma celebração e um desafio: É uma celebração do compromisso de 94 milhões de voluntários europeus que, nos

Leia mais

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Estratégia de TI Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio 2011 Bridge Consulting Apresentação

Leia mais

NEWSLETTER. Uma nova dimensão Gescar. Uma parceria pelas PME. Buscando a excelência a cada passo ANO I SETEMBRO-NOVEMBRO 2011

NEWSLETTER. Uma nova dimensão Gescar. Uma parceria pelas PME. Buscando a excelência a cada passo ANO I SETEMBRO-NOVEMBRO 2011 NEWSLETTER ANO I SETEMBRO-NOVEMBRO 2011 Uma nova dimensão Gescar A Gescar Comunicação existe para dar uma nova dimensão à sua empresa, destacando-a da concorrência e dotando-a de uma identidade única.

Leia mais

3. RELATÓRIO DE GESTÃO ANÁLISE ECONÓMICA E FINANCEIRA

3. RELATÓRIO DE GESTÃO ANÁLISE ECONÓMICA E FINANCEIRA 3. RELATÓRIO DE GESTÃO ANÁLISE ECONÓMICA E FINANCEIRA página 3.1. Indicadores Gerais 40 3.1.1. Volume de Negócios 40 3.1.2. Valor Acrescentado Bruto 40 3.2. Capitais Próprios 41 3.3. Indicadores de Rendibilidade

Leia mais

Ajudamos os nossos clientes a criar valor a longo prazo. www.pwc.com/pt

Ajudamos os nossos clientes a criar valor a longo prazo. www.pwc.com/pt Ajudamos os nossos clientes a criar valor a longo prazo www.pwc.com/pt A atual crise financeira veio demonstrar que os mercados e as empresas são realidades muito mais complexas e interrelacionadas do

Leia mais

Estudos de Mercado Estudos de Audiências Media Monitoring. Fevereiro 2010

Estudos de Mercado Estudos de Audiências Media Monitoring. Fevereiro 2010 Estudos de Mercado Estudos de Audiências Media Monitoring Fevereiro MARKTEST ANGOLA Constituída em Setembro de 2006, a Marktest Angola entra em funcionamento pleno em Janeiro de 2007. Pertencendo ao Grupo

Leia mais

Uma reflexão sobre Desenvolvimento Económico Sustentado em Moçambique

Uma reflexão sobre Desenvolvimento Económico Sustentado em Moçambique Uma reflexão sobre Desenvolvimento Económico Sustentado em Moçambique Carlos Nuno Castel-Branco carlos.castel-branco@iese.ac.mz Associação dos Estudantes da Universidade Pedagógica Maputo, 21 de Outubro

Leia mais

MISSÃO DO GRUPO DE TRABALHO

MISSÃO DO GRUPO DE TRABALHO 4 de Agosto de 2011 MISSÃO DO GRUPO DE TRABALHO Apresentar um novo modelo de organização de serviços e organismos do Estado vocacionados para: - Promoção e captação de investimento estrangeiro; - Internacionalização

Leia mais

Apoio à Internacionalização. CENA 3 de Julho de 2012

Apoio à Internacionalização. CENA 3 de Julho de 2012 Apoio à Internacionalização CENA 3 de Julho de 2012 Enquadramento Enquadramento Comércio Internacional Português de Bens e Serviços Var. 13,3% 55,5 68,2 57,1 73,4 48,3 60,1 54,5 66,0 67,2 61,7 Exportação

Leia mais

Os desafios da gestão de processos numa Instituição Financeira

Os desafios da gestão de processos numa Instituição Financeira Os desafios da gestão de processos numa Instituição Financeira Conferência BPM Lisboa 2011 José Líbano Monteiro Lisboa Museu do Oriente.:. 28 de Junho de 2011 Agenda Enquadramento O Desafio Reflexões 2

Leia mais

BIS - Banco de Inovação Social

BIS - Banco de Inovação Social BIS - Banco de Inovação Social Natureza do BIS Missão do BIS Instrumentos do BIS Iniciativas e Programas do BIS Os Membros do BIS Orgânica Estratégico Executivo MEMBROS MEMBROS 5 Empresários inovadores

Leia mais

Controlo da Qualidade Aula 05

Controlo da Qualidade Aula 05 Controlo da Qualidade Aula 05 Gestão da qualidade:. evolução do conceito. gestão pela qualidade total (tqm). introdução às normas iso 9000. norma iso 9001:2000 Evolução do conceito 2 gestão pela qualidade

Leia mais

PONTNews Solução Comercial de e-marketing

PONTNews Solução Comercial de e-marketing PONTNews Solução Comercial de e-marketing Dossier de Produto DP010.03 02/01/2009 A Pontual A Pontual é uma empresa de capitais 100% nacionais, cuja principal actividade é implementação de Sistemas de Informação

Leia mais

Responsabilidade Social Literacia Financeira 11 Maio 2012

Responsabilidade Social Literacia Financeira 11 Maio 2012 Responsabilidade Social Literacia Financeira 11 Maio 2012 Projeto Crédito Responsável Projeto criado em 2009, conta já com 2 edições e visa O reforço da política de responsabilidade social e A promoção

Leia mais

Qual o âmbito deste protocolo e que tipo de projectos pretende apoiar?

Qual o âmbito deste protocolo e que tipo de projectos pretende apoiar? QUESTÕES COLOCADAS PELO JORNALISTA MARC BARROS SOBRE O PROTOCOLO ENTRE A FNABA E O TURISMO DE PORTUGAL Qual o âmbito deste protocolo e que tipo de projectos pretende apoiar? Com propostas para fazer e

Leia mais

Sistema de Monitorização e Avaliação da Rede Social de Alcochete. Sistema de Monitorização e Avaliação - REDE SOCIAL DE ALCOCHETE

Sistema de Monitorização e Avaliação da Rede Social de Alcochete. Sistema de Monitorização e Avaliação - REDE SOCIAL DE ALCOCHETE 3. Sistema de Monitorização e Avaliação da Rede Social de Alcochete 65 66 3.1 Objectivos e Princípios Orientadores O sistema de Monitorização e Avaliação da Rede Social de Alcochete, adiante designado

Leia mais

As novas tecnologias na Gestão do Talento www.optimhom.pt O QUE SÃO Os são um instrumento on-line de avaliação de competências, que usa questões simples ligadas às situações concretas do diaa-dia nas organizações,

Leia mais

Comece pelo começo, siga até chegar ao fim e então, pare. Alice no País das Maravilhas Lewis Carrol

Comece pelo começo, siga até chegar ao fim e então, pare. Alice no País das Maravilhas Lewis Carrol Comece pelo começo, siga até chegar ao fim e então, pare. Alice no País das Maravilhas Lewis Carrol O Grupo Grandarte nasceu da fusão de várias empresas com áreas de negócio complementares. Para responder

Leia mais

Propaganda. Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio

Propaganda. Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio A DIS Propaganda é uma agência de propaganda e marketing que há mais de 28 anos em atividade vem construindo as marcas de seus clientes. Propaganda O nosso

Leia mais

A percepção da responsabilidade social em Portugal

A percepção da responsabilidade social em Portugal A percepção da responsabilidade social em Portugal Estudo concebido pela Sair da Casca e realizado pela Multivária entre Julho de 2003 e Janeiro de 2004 _ Índice _ Introdução.............................................................

Leia mais

Marketing Turístico e Hoteleiro

Marketing Turístico e Hoteleiro 1 CAPÍTULO I Introdução ao Marketing Introdução ao Estudo do Marketing Capítulo I 1) INTRODUÇÃO AO MARKETING Sumário Conceito e Importância do marketing A evolução do conceito de marketing Ética e Responsabilidade

Leia mais

Branding e Estratégia de Marca. Prof. Msc. Cárbio Almeida Waqued

Branding e Estratégia de Marca. Prof. Msc. Cárbio Almeida Waqued Branding e Estratégia de Marca Prof. Msc. Cárbio Almeida Waqued BRANDING TERAPIA DAS MARCAS Eu até queria falar de Marca com eles, mas eles só falam de comunicação... Comentário real de um CEO, sobre uma

Leia mais

B U S I N E S S I M P R O V E M E N T

B U S I N E S S I M P R O V E M E N T BUSINESS IMPROVEMENT A I N D E V E QUEM É A Indeve é uma empresa especializada em Business Improvement, composta por consultores com uma vasta experiência e com um grande conhecimento do mundo empresarial

Leia mais

Especialização como exigência do anúncio:

Especialização como exigência do anúncio: Marketing e Igreja. Especialização como exigência do anúncio: Formar profissionais globais; Competitividade do mercado; Nível de conhecimento diferenciado; Imagem, atendimento e valorização do elemento

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais