TABUADA COM MOSAICOS: UMA APLICABILIDADE DO SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO*

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TABUADA COM MOSAICOS: UMA APLICABILIDADE DO SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO*"

Transcrição

1 TABUADA COM MOSAICOS: UMA APLICABILIDADE DO SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO* Cíntia Moralles Camillo Universidade Federal de Santa Maria UFSM RESUMO: Por meio de pesquisa bibliográfica foi analisado o software Régua e Compasso (C.a.R.), uma ferramenta dinâmica e interativa, o qual constitui um ótimo laboratório de aprendizagem da matemática e seus ramos. A construção de mosaicos utilizando construções geométricas com o régua e compasso pode contribuir para o aprimoramento da prática pedagógica, possibilitando criar situações de ensino-aprendizagem que proporcionam ao aluno o desenvolvimento de seu conhecimento. Neste artigo, apresenta-se o software régua e compasso, por meio de mosaicos, de uma forma divertida e que busca a memorização mais eficiente da tabuada. A utilização de softwares dinâmicos e educativos que possuem a possibilidade de movimentar figuras e transformá-las, enriquece o processo ensinoaprendizagem da matemática, além de promover a interdisciplinaridade. PALAVRAS-CHAVE: Software régua e compasso. Mosaicos. Tabuada. Ensino da Matemática. INTRODUÇÃO Não é de hoje que se discute sobre educação matemática e mundo virtual, mais propriamente sobre os softwares na educação. Santos (2008) acredita que com os softwares é possível investigar diferentes variações de uma construção geométrica, por exemplo, e, consequentemente, inferir propriedades, chegar a generalizações e verificar teoremas. Segundo Borba e Villarreal (2005) o principal feedback dado pelos softwares se refere ao aspecto visual. Os softwares têm uma importante condição de visualização, que junto com a teoria, faz o aluno ter maiores possibilidades de entender a matéria proposta pelo professor e se deslumbrar com o conhecimento adquirido. As novidades tecnológicas e a grande variedade de softwares educativos disponíveis no mercado virtual, podem contribuir de forma expressiva para facilitar o processo ensino-aprendizagem e oferecer para o educador diferentes e enriquecedoras alternativas didáticas auxiliares. Além de ser uma forma de inserir o aluno no contexto escolar. Conforme Borba e Penteado (2003), a informática é um tema de grande discussão que busca sua contínua inserção no ensino da Matemática. Aliar, porém, recursos computacionais a conteúdos matemáticos requer preparação e investigação na escolha de softwares adequados e viáveis que possam auxiliar no exercício dessa prática, possibilitando tanto aos alunos quanto aos professores o aprimoramento de seus conhecimentos. Dentro desse amplo leque que a informática oferece, destacam-se os softwares educativos, ou seja, os softwares que foram construídos com a finalidade de contribuir com o *XIV EVIDOSOL e XI CILTEC-Online - junho/

2 2 processo ensino-aprendizagem. Dos diversos softwares dispostos na rede, escolheu-se o Compass and Ruler (C.a.R.) cuja tradução é Régua e Compasso, que é classificado como freeware e diferentemente do que ocorre com a régua e o compasso tradicionais, as construções feitas com o software Régua e Compasso são dinâmicas e interativas, o que faz do programa um excelente laboratório de aprendizagem da matemática e seus ramos. Neste artigo, apresentase a tabulada utilizando o software régua e compasso, por meio de mosaicos, de uma forma divertida e que busca a memorização mais eficiente da tabuada. 1 SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO - C.a.R. O software Régua e Compasso foi desenvolvido pelo professor René Grothmann da Universidade Católica de Berlim, na Alemanha, em O Software está escrito na linguagem Java, tem código aberto, roda em qualquer plataforma Windows, Linux ou Macintosh. Diferente de usar materiais concretos, o aluno ou o professor pode testar suas conjecturas por meio de exemplos e contraexemplos que eles mesmos podem criar no software. Construindo pontos, retas e círculos, esses elementos podem ser deslocados na tela sem alterar as relações geométricas previamente estabelecidas (pertinência, paralelismo, etc.), permitindo, assim, que o aluno (ou o professor), ao invés de gastar tempo com detalhes de construção repetitivos, concentre-se na associação existente entre os objetos. As construções podem ser realizadas apenas com cliques no botão esquerdo do mouse. Após o primeiro clique, o objeto a ser construído é constantemente exibido até que se decida onde colocá-lo. O programa possui recursos de animação (incluindo a produção de traços de pontos móveis), desse modo, oferta a criação de macros e a exportação de construções como applets e exercícios interativos. O programa orienta o usuário com mensagens abaixo da área de construção. O programa tem quatro áreas principais: menu principal (A), barra de ferramentas (B), área de trabalho (C) e área de dicas e ajuda (D). A tela inicial tem o aspecto da Figura 1. Figura 1 - Tela inicial do C.a.R. Fonte: Professores UFF, 2010.

3 3 2 MOSAICOS O primeiro trabalho em mosaico registrado na humanidade foi descoberto em torno de a. C., seus motivos eram figurativos e de batalha (CHAVARRIA, 1998). Posteriormente, outros povos desfrutaram desta arte, acrescentando-lhe motivos, cores, materiais, aplicações e técnicas características de cada cultura. Neles se encontram os Sumerianos, os Neobabilônicos, os Persas, os Paleocristãos, os Bizantinos, os Românicos, os Maias e os Astecas (SILVEIRA E BISOGNIN, 2005). A construção de mosaicos, além da beleza artística, contém padrões geométricos que apresentam um certo tipo de simetria ornamental, com emprego de figuras relativamente simples, cuja repetição e interação formam um todo harmonioso e estético, conforme Figura 2. Figura 2 Mosaico de M. C. Escher Fonte: Art Perceptions, Limitando-se mais à Matemática do que ao aspecto artístico, mosaico significa o estudo do preenchimento do plano com figuras geométricas (MARTINS E FIOREZE, 2008). 3 TABUADA COM MOSAICOS A Matemática é vista por muitos alunos como uma área de grandes dificuldades e insatisfações e, quando isso ocorre, há um desinteresse muito grande no seu processo de ensino e aprendizagem. O ensino da Matemática tem provocado atualmente, discussões relacionadas a tendências pedagógicas, novas metodologias, a realidade do aluno e, principalmente, sobre como ensinar e aprender no atual contexto tecnológico (MICHELS, 2009). Trabalhar a multiplicação, mais especificamente a tabuada, por si só não produz no aluno possibilidades de elaborações conceituais, ou seja, antes mesmo de ser trabalhado um conceito relacionado à operação de multiplicação da matemática é preciso que seja trabalhado o pensamento multiplicativo do aluno. Esta pesquisa pretende expor a tabuada de uma maneira lúdica, interativa, construindo o conhecimento junto ao aluno. Além das representações simbólico numéricas

4 4 conhecidas, permitindo assim uma melhor observação e memorização do que ocorre com os múltiplos. A metodologia consiste em desenhar 10 quadradinhos lado a lado em 10 linhas. Essa malha será pintada de acordo com a tabuada escolhida. Por exemplo, se for escolhida a tabuada do 3 serão coloridos os quadradinhos 3, 6 e 9 na primeira linha, 12, 15 e 18 da segunda e assim por diante. O tempo de duração da atividade dependerá do número de tabuadas escolhidas para serem representadas. O público alvo poderá ser alunos do ensino fundamental, médio e superior. Na Figura 3 são apresentados alguns exemplos da tabuada do 2 até a tabuada do 20, produzida no software régua e compasso. Figura 3 Exemplos de Tabuada no software régua e compasso Com essa atividade o aluno poderá desenvolver uma melhor memorização e criatividade, além de ser um material rico e que o professor poderá utiliza-lo em suas aulas de uma forma inovadora.

5 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS A utilização de softwares dinâmicos e educativos que possuem a possibilidade de movimentar figuras e transformá-las, enriquece o processo ensino-aprendizagem da matemática, além de promover a interdisciplinaridade. Ao modificar algumas características de um elemento tomado como base em uma figura e percorrer esse objeto na tela com o auxílio do mouse, torna-se possível seguir as mudanças na figura em tempo real, diferentemente da geometria feita com lápis e papel (BITENCOURT, 1998). Por meio do uso das tecnologias, do computador e do software Régua e Compasso, somado às atividades elaboradas e desenvolvidas, tem-se um forte aliado para o ensinoaprendizagem da tabuada através de mosaicos, pois, por meio do software, os conceitos de multiplicação são construídos a cada passo dado e com o estudo dos mosaicos, além das construções matemáticas, observa-se a arte com que se convive no dia a dia. REFERÊNCIAS ART PERCEPTIONS, M. C. Escher. Disponível em: Acesso em: 15 de março de BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. E. Humans-With-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking: information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. v. 39, New York: Springer, BORBA, M.; PENTEADO, M. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, BITENCOURT, J. Informática na educação? Algumas considerações a partir de um exemplo. Rev. Fac. Ed., São Paulo, v. 24, n.1, p , jan./jun CHAVARRIA, J. O mosaico. Espanha: estampa, (Coleção Artes e Ofícios) MARTINS, L.; FIOREZE L. O uso do software Régua e Compasso na construção de mosaicos. Disc. Scientia. Série: Ciências Naturais e Tecnológicas, S. Maria, v. 9, n. 1, p , ISSN MICHELS, J. O processo ensino aprendizagem da tabuada: desvendando práticas e criando possibilidades. Disponível em: Acesso em: 15 de março de RÉGUA E COMPASSO (C.a.R.). Software de Geometria Dinâmica Gratuito. Disponível em: Acesso em: 15 de março de SANTOS, S. C. Atividades de Geometria Espacial e Tecnologias Informáticas no Contexto da Educação a Distância Online. Boletim GEPEM, v. 53, p , 2008.

6 SILVEIRA, F.; BISOGNIN, E. Resgate histórico-cultural das origens do mosaico. Disciplinarum Scientia, Série: Artes, Letras e Comunicação, Santa Maria, v. 6, n. 1, p , ISSN

Novas Tecnologias no Ensino da Matemática

Novas Tecnologias no Ensino da Matemática UFF Novas Tecnologias no Ensino da Matemática 1 Novas Tecnologias no Ensino da Matemática Humberto José Bortolossi http://www.professores.uff.br/hjbortol/ Lista 1 Prezado aluno, Nesta primeira parte do

Leia mais

O ESTUDO DO PRINCÍPIO DE CAVALIERI A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE APPLETS NO GEOGEBRA

O ESTUDO DO PRINCÍPIO DE CAVALIERI A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE APPLETS NO GEOGEBRA O ESTUDO DO PRINCÍPIO DE CAVALIERI A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE APPLETS NO GEOGEBRA Joicy Pimentel Ferreira Instituto Federal do Rio de Janeiro / Campus Volta Redonda joicy.ferreira@ifrj.edu.br Resumo: O

Leia mais

UMA VERSÃO INTERATIVA DA ENCICLOPÉDIA DOS CENTROS DO TRIÂNGULO

UMA VERSÃO INTERATIVA DA ENCICLOPÉDIA DOS CENTROS DO TRIÂNGULO UMA VERSÃO INTERATIVA DA ENCICLOPÉDIA DOS CENTROS DO TRIÂNGULO Humberto José Bortolossi, Lis Ingrid Roque Lopes Custódio, Suely Machado Meireles Dias Na escola aprendemos que as três medianas de um triângulo

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA GEOMETRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA GEOMETRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA GEOMETRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL ELIZIANE COMACHIO1,2*, NILCE FÁTIMA SCHEFFER1,2 1Acadêmica do curso de graduação em Matemática, Bolsista de Iniciação

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DE APLETS NO GEOGEBRA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

A CONSTRUÇÃO DE APLETS NO GEOGEBRA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A CONSTRUÇÃO DE APLETS NO GEOGEBRA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Joicy Pimentel Ferreira 1 Resumo: O minicurso aqui proposto tem por objetivo trabalhar com a contrução de applets no software Geogebra voltado

Leia mais

ATIVIDADE COM MOSAICOS CRIADOS NO SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO. Tabuada com mosaicos

ATIVIDADE COM MOSAICOS CRIADOS NO SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO. Tabuada com mosaicos ATIVIDADE COM MOSAICOS CRIADOS NO SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO Descrição da atividade Tabuada com mosaicos Andressa dos Santos Ferreira Carlos Renato Costa Esta atividade pretende expor a tabuada além das

Leia mais

2. ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO DAS REPRESENTAÇÕES MATEMÁTICAS

2. ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO DAS REPRESENTAÇÕES MATEMÁTICAS ESTUDANDO CONTRAÇÕES E EXPANSÕES DE CURVAS A PARTIR DE MÚSICA, GRÁFICOS INTERATIVOS E VARIAÇÃO DE PARÂMETROS Felipe Pereira Heitmann Departamento de Matemática Universidade Federal de Minas Gerais felipeph@gmail.com

Leia mais

O uso da Informática na Educação faz parte de um processo natural do avanço da ciência, não tendo mais sentido a discussão sobre usar ou não o

O uso da Informática na Educação faz parte de um processo natural do avanço da ciência, não tendo mais sentido a discussão sobre usar ou não o O uso da Informática na Educação faz parte de um processo natural do avanço da ciência, não tendo mais sentido a discussão sobre usar ou não o computador nas escolas, pois ele está inserido, diretamente

Leia mais

POSSIBILIDADES DO SOFTWARE WINGEOM NO ENSINO DE GEOMETRIA. GT 05 Educação matemática: tecnologias informáticas e educação à distância

POSSIBILIDADES DO SOFTWARE WINGEOM NO ENSINO DE GEOMETRIA. GT 05 Educação matemática: tecnologias informáticas e educação à distância POSSIBILIDADES DO SOFTWARE WINGEOM NO ENSINO DE GEOMETRIA GT 05 Educação matemática: tecnologias informáticas e educação à distância Carise Elisane Schmidt, Instituto Federal Catarinense, carise.schmidt@ifc-concordia.edu.br

Leia mais

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA ENFATIZANDO O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA COM A LINGUAGEM LOGO

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA ENFATIZANDO O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA COM A LINGUAGEM LOGO VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA ULBRA Canoas Rio Grande do Sul Brasil. 04, 05, 06 e 07 de outubro de 2017 Minicurso ENFATIZANDO O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA COM A LINGUAGEM LOGO Genilton

Leia mais

ENSINO DE VETORES POR MEIO DE MATHLETS EM WEBSITES

ENSINO DE VETORES POR MEIO DE MATHLETS EM WEBSITES ENSINO DE VETORES POR MEIO DE MATHLETS EM WEBSITES Fernando Celso Villar Marinho Projeto Fundão CAp UFRJ fernandovillar@ufrj.br Edite Resende Vieira Projeto Fundão UFRJ CP II edite.resende@gmail.com Raquel

Leia mais

Disc. Scientia. Série: Ciências Naturais e Tecnológicas, S. Maria, v. 9, n. 1, p , ISSN

Disc. Scientia. Série: Ciências Naturais e Tecnológicas, S. Maria, v. 9, n. 1, p , ISSN Disc. Scientia. Série: Ciências Naturais e Tecnológicas, S. Maria, v. 9, n. 1, p. 133-142, 2008. 133 ISSN 1981-2841 INFORMÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO DA MATEMÁTICA ESTUDO DE GEOMETRIA NO AMBIENTE DO SOFTWARE

Leia mais

RELATÓRIO Data: 18/08/2016 e 19/08/2016. Apresentar o software GeoGebra 3D e suas potencialidades aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio

RELATÓRIO Data: 18/08/2016 e 19/08/2016. Apresentar o software GeoGebra 3D e suas potencialidades aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio RELATÓRIO Data: 18/08/2016 e 19/08/2016 Objetivo(s) Objetivo Geral: 1 Apresentar o software GeoGebra 3D e suas potencialidades aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio Objetivos Específicos: Incentivar

Leia mais

O SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA PLANA

O SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA PLANA O SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA PLANA Gabriele Granada Veleda Universidade Estadual do Paraná Campus de União da Vitória gabi.granada@gmail.com Resumo: Considerando

Leia mais

O ENSINO DE MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCG

O ENSINO DE MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCG O ENSINO DE MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCG Érica Vicente de Souza (UFCG); Késia de Melo Hermenegildo (UFCG); Poliana Franque de Oliveira (UFCG); Severino

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA OBTENÇÃO DE MÁXIMOS E MÍNIMOS DE FUNÇÕES SUJEITO Á RESTRIÇÕES Educação Matemática no Ensino Superior GT 12 RESUMO

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA OBTENÇÃO DE MÁXIMOS E MÍNIMOS DE FUNÇÕES SUJEITO Á RESTRIÇÕES Educação Matemática no Ensino Superior GT 12 RESUMO A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA OBTENÇÃO DE MÁXIMOS E MÍNIMOS DE FUNÇÕES SUJEITO Á RESTRIÇÕES Educação Matemática no Ensino Superior GT 1 RESUMO Neste trabalho, apresentaremos uma proposta de estudo

Leia mais

O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ALGUMAS EXPERIÊNCIAS

O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ALGUMAS EXPERIÊNCIAS O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ALGUMAS EXPERIÊNCIAS Sandra Malta Barbosa Universidade Estadual de Londrina (UEL) sbarbosa@uel.br Resumo: Este artigo tem por

Leia mais

O USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE LIMITE

O USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE LIMITE O USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE LIMITE Daila Silva Seabra de Moura Fonseca Universidade Federal de Ouro Preto dailasmfonseca@yahoo.com.br Daniele Cristina Gonçalves Universidade Federal de Ouro Preto niellegoncalves@yahoo.com.br

Leia mais

MODELAGEM MATEMÁTICA COM O SUPORTE DO FACEBOOK, RUMO A UMA BLENDED-LEARNING? Neil da Rocha Canedo Junior 1 Marco Aurélio Kistemann Junior 2

MODELAGEM MATEMÁTICA COM O SUPORTE DO FACEBOOK, RUMO A UMA BLENDED-LEARNING? Neil da Rocha Canedo Junior 1 Marco Aurélio Kistemann Junior 2 MODELAGEM MATEMÁTICA COM O SUPORTE DO FACEBOOK, RUMO A UMA BLENDED-LEARNING? Neil da Rocha Canedo Junior 1 Marco Aurélio Kistemann Junior 2 1 Prefeitura de Juiz de Fora/Universidade Federal de Juiz de

Leia mais

O GEOGEBRA NO ESTUDO DE PONTO, RETA E PLANO VOLTADO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

O GEOGEBRA NO ESTUDO DE PONTO, RETA E PLANO VOLTADO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL O GEOGEBRA NO ESTUDO DE PONTO, RETA E PLANO VOLTADO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL Francisco Cunha do Nascimento 1 1 Jose Maria Fontes de Castro 2 2 1. Introdução Este artigo trabalha uma prática realizada

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL GT 05 Educação Matemática: tecnologias informáticas e educação à distância Prof a. Dr a. Julhane A. Thomas

Leia mais

O USO DO GEOGEBRA COMO INTRODUÇÃO NO ENSINO DE CIRCUNFERÊNCIAS. Virgínia Moreira de Freitas¹ Orientador (a): Liliane Martinez Antonow²

O USO DO GEOGEBRA COMO INTRODUÇÃO NO ENSINO DE CIRCUNFERÊNCIAS. Virgínia Moreira de Freitas¹ Orientador (a): Liliane Martinez Antonow² O USO DO GEOGEBRA COMO INTRODUÇÃO NO ENSINO DE CIRCUNFERÊNCIAS Virgínia Moreira de Freitas¹ Orientador (a): Liliane Martinez Antonow² 1 Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de

Leia mais

- -

-  - MÓDULO DE AVALIAÇÃO DE SOFTWARES AVALIADOR: DATA: / / SOFTWARE AVALIADO: VERSÃO AVALIADA: Por favor, responda as questões a seguir, conforme indicação da legenda: Legenda S: Sim P - : Parcialmente com

Leia mais

APLICAÇÕES COM ANGULOS FORMADOS POR DUAS RETAS PARALELAS E UMA RETA TRANSVERSAL E ÂNGULOS OPOSTO PELO VÉRTICE COM O GEOGEBRA

APLICAÇÕES COM ANGULOS FORMADOS POR DUAS RETAS PARALELAS E UMA RETA TRANSVERSAL E ÂNGULOS OPOSTO PELO VÉRTICE COM O GEOGEBRA APLICAÇÕES COM ANGULOS FORMADOS POR DUAS RETAS PARALELAS E UMA RETA TRANSVERSAL E ÂNGULOS OPOSTO PELO VÉRTICE COM O GEOGEBRA Noah Gabriel Dantas da Silva 1 Iselio da Cruz Santos ² 1. Introdução O presente

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

UMA AULA DE DESENHO GEOMÉTRICO COM O GEOGEBRA

UMA AULA DE DESENHO GEOMÉTRICO COM O GEOGEBRA UMA AULA DE DESENHO GEOMÉTRICO COM O GEOGEBRA Ana Paula Nunes Braz Figueiredo Universidade Federal de Pernambuco apnbf@yahoo.com.br Amanda Barbosa da Silva Universidade Federal de Pernambuco amanda_mat123@hotmail.com

Leia mais

OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos de uma ferramenta para Apresentações Multimídia.

OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos de uma ferramenta para Apresentações Multimídia. OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos de uma ferramenta para Apresentações Multimídia. TEXTO: A idéia é facilitar o aprendizado através das telas capturadas,

Leia mais

Atividades didáticas de Matemática com o software JClic

Atividades didáticas de Matemática com o software JClic Andrielly Viana Lemos 1 Universidade Luterana do Brasil Brasil andriellylemos@yahoo.com.br Alexandre Branco Monteiro 2 Universidade Luterana do Brasil Brasil alexandrebrancomonteiro@hotmail.com Tania Elisa

Leia mais

OBTENÇÃO DE SEÇÕES CÔNICAS ATRAVÉS DE MECANISMOS ARTICULADOS NO GEOGEBRA

OBTENÇÃO DE SEÇÕES CÔNICAS ATRAVÉS DE MECANISMOS ARTICULADOS NO GEOGEBRA OBTENÇÃO DE SEÇÕES CÔNICAS ATRAVÉS DE MECANISMOS ARTICULADOS NO GEOGEBRA Inês Farias Ferreira Laura Dalmolin Luana Kuister Xavier inesfferreira10@gmail.com - lauradalmolin3@gmail.com - luana.k.xavier@hotmail.com

Leia mais

Professora Orientadora do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias. 4

Professora Orientadora do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias.   4 DESENVOLVIMENTO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA VOLTADO PARA ESCOLAS DA REDE PÚBLICA UTILIZANDO SOFTWARE ADOBE FLASH PROFESSIONAL CC: UM OBJETO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA 1 Diogo Rafael Silva

Leia mais

O SOFTWARE GEOGEBRA 3.0: FACILITADOR DO ENSINO/APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO E SUPERIOR

O SOFTWARE GEOGEBRA 3.0: FACILITADOR DO ENSINO/APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO E SUPERIOR O SOFTWARE GEOGEBRA 3.0: FACILITADOR DO ENSINO/APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO E SUPERIOR Débora Valim Sinay Neves Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/ Faculdade de Tecnologia e Ciências

Leia mais

ESTUDO COM PROFESSORES: A EXPLORAÇÃO DA SOMA DOS ÂNGULOS INTERNOS DO TRIÂNGULO COM SOFTWARE GRATUITO. Resumo

ESTUDO COM PROFESSORES: A EXPLORAÇÃO DA SOMA DOS ÂNGULOS INTERNOS DO TRIÂNGULO COM SOFTWARE GRATUITO. Resumo ESTUDO COM PROFESSORES: A EXPLORAÇÃO DA SOMA DOS ÂNGULOS INTERNOS DO TRIÂNGULO COM SOFTWARE GRATUITO. Nilce Fátima Scheffer 1 Sabrina Battisti 2 Resumo Esse artigo apresenta resultados de um trabalho de

Leia mais

Palavras-chave: Educação básica; SuperLogo3.0; Trigonometria: Figuras geométricas.

Palavras-chave: Educação básica; SuperLogo3.0; Trigonometria: Figuras geométricas. O USO DO PROGRAMA SUPERLOGO3.0 PARA O ENSINO GEOMETRIA E TRIGONOMETRIA EM TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO Diego de Freitas Leite UFRGS diegofreitas.i@hotmail.com Sara Regina da Silva UFRGS

Leia mais

ESTUDO E APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA: COMO O SOFTWARE WINGEOM PODE CONTRIBUIR?

ESTUDO E APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA: COMO O SOFTWARE WINGEOM PODE CONTRIBUIR? ESTUDO E APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA: COMO O SOFTWARE WINGEOM PODE CONTRIBUIR? Carise Elisane Schmidt 1 Neila de Toledo e Toledo 2 Resumo: Ao longo dos tempos, a matemática vem sendo utilizada na resolução

Leia mais

AVALIAÇÃO DO USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA: REFLEXÃO DA PRÁTICA NA ESCOLA

AVALIAÇÃO DO USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA: REFLEXÃO DA PRÁTICA NA ESCOLA AVALIAÇÃO DO USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA: REFLEXÃO DA PRÁTICA NA ESCOLA Eimard Gomes Antunes do Nascimento eimard@yahoo.com Mestre em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará

Leia mais

USO DO GEOGEBRA POR MEIO DO TABLET NO ESTUDO DAS FUNÇÕES. Palavras-chave: Tecnologia da informação; Tablet; GeoGebra; Função; Gráfico.

USO DO GEOGEBRA POR MEIO DO TABLET NO ESTUDO DAS FUNÇÕES. Palavras-chave: Tecnologia da informação; Tablet; GeoGebra; Função; Gráfico. USO DO GEOGEBRA POR MEIO DO TABLET NO ESTUDO DAS FUNÇÕES Resumo: Autora: Fernanda Coelho Goodwin Instituição: Colégio Metodista Izabela Hendrix E-mail: fernandacoelhog@terra.com.br Coautora: Tania Fernandes

Leia mais

Formação de professores para a atuação com o uso das TIC: a experiência da Matemática

Formação de professores para a atuação com o uso das TIC: a experiência da Matemática Formação de professores para a atuação com o uso das TIC: a experiência da Matemática Profa. Dra. Rosa Monteiro Paulo. UNESP Guaratinguetá Departamento de Matemática- FEG Atribuição de Significados e Formação

Leia mais

SOFTWARES EDUCATIVOS

SOFTWARES EDUCATIVOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO NÚCLEO DE COMPUTAÇÃO ELETRÔNICA - NCE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO - PGTIAE SOFTWARES EDUCATIVOS Anne Caroline de Oliveira

Leia mais

TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA, DOS MATERIAIS CONCRETOS E DA CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA GEOMETRIA

TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA, DOS MATERIAIS CONCRETOS E DA CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA GEOMETRIA TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA, DOS MATERIAIS CONCRETOS E DA CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA GEOMETRIA Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino

Leia mais

NEGOCIANDO NOVOS SENTIDOS AO ENSINAR-APRENDER FUNÇÕES QUADRÁTICAS A PARTIR DO COLETIVO PENSANTE PROFESSOR-ESTUDANTE-GEOGEBRA

NEGOCIANDO NOVOS SENTIDOS AO ENSINAR-APRENDER FUNÇÕES QUADRÁTICAS A PARTIR DO COLETIVO PENSANTE PROFESSOR-ESTUDANTE-GEOGEBRA NEGOCIANDO NOVOS SENTIDOS AO ENSINAR-APRENDER FUNÇÕES QUADRÁTICAS A PARTIR DO COLETIVO PENSANTE PROFESSOR-ESTUDANTE-GEOGEBRA Karina de Oliveira Freitas 1 João Paulo Rezende 2 1 IFSULDEMINAS/Câmpus Inconfidentes,

Leia mais

CAMINHOS DA GEOMETRIA NA ERA DIGITAL

CAMINHOS DA GEOMETRIA NA ERA DIGITAL CAMINHOS DA GEOMETRIA NA ERA DIGITAL GT 05 Educação Matemática: tecnologias informáticas e educação à distância Tatiana Schmitz UNISINOS e-mail@sinos.net Ana Paula de Quadros UNISINOS anapauladequadros@gmail.com

Leia mais

MOODLE. APRENDER UnB. Como alterar dados pessoais da sua conta de usuário na plataforma. Moodle 2.7. Aprender sem mistérios

MOODLE. APRENDER UnB. Como alterar dados pessoais da sua conta de usuário na plataforma. Moodle 2.7. Aprender sem mistérios MOODLE Aprender sem mistérios Como alterar dados pessoais da sua conta de usuário na plataforma APRENDER UnB Moodle 2.7 Setembro 2015 República Federativa do Brasil Presidenta Dilma Rousseff Universidade

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA COM O USO DO GEOGEBRA

DESENVOLVIMENTO DE CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA COM O USO DO GEOGEBRA ISSN 2316-7785 DESENVOLVIMENTO DE CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA COM O USO DO GEOGEBRA Cleber Schaefer Barbaresco Escola de Educação Básica Simão José Hess cleberbarbaresco1@gmail.com

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Atividades com o Software TFA na Aprendizagem do Teorema Fundamental da Álgebra (TFA) para alunos do 3º ano

Leia mais

ALGUMAS PRÁTICAS PARA ENSINAR GEOMETRIA COM O GEOGEBRA. Palavras-chave: Dificuldades. Aprendizagem. Matemática. Tecnologias. GeoGebra.

ALGUMAS PRÁTICAS PARA ENSINAR GEOMETRIA COM O GEOGEBRA. Palavras-chave: Dificuldades. Aprendizagem. Matemática. Tecnologias. GeoGebra. ALGUMAS PRÁTICAS PARA ENSINAR GEOMETRIA COM O GEOGEBRA Osmar Tharlles Borges de Oliveira 1, Carla Cristina Coelho Carvalho 2, Uandell dos Santos Silva 3 RESUMO O presente texto expõe, sinteticamente, algumas

Leia mais

Palavras-chave: Práticas Educativas; matemática; informática; softwares.

Palavras-chave: Práticas Educativas; matemática; informática; softwares. UMA PRÁTICA EDUCATIVA ENTRE A MATEMÁTICA E A INFORMÁTICA: CONSTRUINDO SOFTWARES MATEMÁTICOS COM A PLATAFORMA LAZARUS. Lutiele Machado Godois Instituto Federal Farroupilha- Campus São Borja lutigodois@gmail.com

Leia mais

Projeto: Aprendendo Formas Geométricas Utilizando Recursos Tecnológicos

Projeto: Aprendendo Formas Geométricas Utilizando Recursos Tecnológicos Integração de Tecnologias na Educação: Práticas Inovadoras na Educação Básica 77 Projeto: Aprendendo Formas Geométricas Utilizando Recursos Tecnológicos Samira Micheleto Pacheco Centro de Educação de Jovens

Leia mais

O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS AULAS PRESENCIAIS DE MATEMÁTICA

O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS AULAS PRESENCIAIS DE MATEMÁTICA O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS AULAS PRESENCIAIS DE MATEMÁTICA Sandra Malta Barbosa Universidade Estadual de Londrina (UEL) sbarbosa@uel.br Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar

Leia mais

UMA ABORDAGEM MUSICAL, INTERATIVA E DINÂMICA PARA CONTRAÇÕES E EXPANSÕES DE CURVAS VARIANDO PARÂMETROS

UMA ABORDAGEM MUSICAL, INTERATIVA E DINÂMICA PARA CONTRAÇÕES E EXPANSÕES DE CURVAS VARIANDO PARÂMETROS UMA ABORDAGEM MUSICAL, INTERATIVA E DINÂMICA PARA CONTRAÇÕES E EXPANSÕES DE CURVAS VARIANDO PARÂMETROS Felipe Pereira Heitmann Universidade Federal de Minas Gerais felipeph@gmail.com Márcia Maria Fusaro

Leia mais

Sumário 1. Introdução... 3

Sumário 1. Introdução... 3 2 Sumário 1. Introdução... 3 1.1 Configuração Mínima para Utilizar a Blackboard Gamaliel... 4 2. Como Acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem... 5 3. Navegando na Página Inicial do AVA... 6 3.1 Barra

Leia mais

O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE TELEDUC COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL NO CONTEXTO DA MATEMÁTICA

O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE TELEDUC COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL NO CONTEXTO DA MATEMÁTICA 1 O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE TELEDUC COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL NO CONTEXTO DA MATEMÁTICA CELINA APARECIDA ALMEIDA PEREIRA ABAR Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Brasil

Leia mais

MOODLE. APRENDER UnB. Como consultar e/ou alterar o código de inscrição* da disciplina na plataforma. Moodle 2.7. Aprender sem mistérios

MOODLE. APRENDER UnB. Como consultar e/ou alterar o código de inscrição* da disciplina na plataforma. Moodle 2.7. Aprender sem mistérios MOODLE Aprender sem mistérios Como consultar e/ou alterar o código de inscrição* da disciplina na plataforma APRENDER UnB Moodle 2.7 Setembro 2015 República Federativa do Brasil Presidenta Dilma Rousseff

Leia mais

18/06/13 REVISTA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA - SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA

18/06/13 REVISTA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA - SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA COMPUTADOR NA SALA DE AULA Estudo das cônicas com Geometria Dinâmica José Carlos de Souza Jr. Andréa Cardoso Unifal MG COMPUTADOR NA SALA DE AULA A exploração de softwares de Geometria Dinâmica nos permite

Leia mais

Escola Estadual Luis Vaz de Camões Ipezal/Angélica - MS PLANO DE AÇÃO (PSTE) 2010

Escola Estadual Luis Vaz de Camões Ipezal/Angélica - MS PLANO DE AÇÃO (PSTE) 2010 Escola Estadual Luis Vaz de Camões Ipezal/Angélica - MS PLANO DE AÇÃO (PSTE) 2010 Angélica/Ipezal MS Março de 2010 Escola Estadual Luis Vaz de Camões Ipezal/Angélica - MS PLANO DE AÇÃO (PSTE) 2010 Plano

Leia mais

JOGOS ONLINE, UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

JOGOS ONLINE, UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA JOGOS ONLINE, UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA Bruno Grilo Honorio Universidade Luterana do Brasil brunoghonorio@yahoo.com.br Lucas Gabriel Seibert Universidade Luterana

Leia mais

anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA semana pedagógica 2012

anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA semana pedagógica 2012 anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA 2012 3 2 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA Olá, professor! Que

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Área de Concentração em Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosófico-Científicos Nível: Mestrado e Doutorado

Leia mais

ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE FUNÇÕES POR MEIO DE DERIVADAS (CADERNO DE ATIVIDADES)

ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE FUNÇÕES POR MEIO DE DERIVADAS (CADERNO DE ATIVIDADES) ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE FUNÇÕES POR MEIO DE DERIVADAS (CADERNO DE ATIVIDADES) Luiz Gonzaga Alves da Cunha 1 João Bosco Laudares 2 1 Faculdade Única de Ipatinga/Departamento de Engenharia/ lgunipac@yahoo.com.br

Leia mais

EXPLORANDO O USO DE VÍDEOS EM AULAS DE CÁLCULO I. Nilton Silveira Domingues Universidade Estadual Paulista (UNESP) Brasil

EXPLORANDO O USO DE VÍDEOS EM AULAS DE CÁLCULO I. Nilton Silveira Domingues Universidade Estadual Paulista (UNESP) Brasil EXPLORANDO O USO DE VÍDEOS EM AULAS DE CÁLCULO I Nilton Silveira Domingues niltonsdomingues@gmail.com Universidade Estadual Paulista (UNESP) Brasil Tema: Ensino e Aprendizagem Modalidade: P Nível educativo:

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DO SUPERLOGO NA GEOMETRIA PLANA E NA TRIGONOMETRIA. Palavras-chave: geometria plana; software SuperLogo; trigonometria.

CONTRIBUIÇÕES DO SUPERLOGO NA GEOMETRIA PLANA E NA TRIGONOMETRIA. Palavras-chave: geometria plana; software SuperLogo; trigonometria. CONTRIBUIÇÕES DO SUPERLOGO NA GEOMETRIA PLANA E NA TRIGONOMETRIA Resumo: Este minicurso abordará alguns conteúdos de Geometria Plana e Trigonometria, com ênfase na construção de polígonos e no estudo de

Leia mais

POSSIBILIDADES DO USO DO GEOGEBRA NAS AULAS DE GEOMETRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL II

POSSIBILIDADES DO USO DO GEOGEBRA NAS AULAS DE GEOMETRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL II POSSIBILIDADES DO USO DO GEOGEBRA NAS AULAS DE GEOMETRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL II Lahis Braga Souza¹ Marcela Souza Silva² ¹ Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho Rio Claro/ Departamento de

Leia mais

Guia do Professor. Introdução

Guia do Professor. Introdução Guia do Professor Introdução O objeto educacional aqui apresentado é um jogo que busca apresentar aos alunos conceitos relacionados à matemática que podem ser explorados a partir dele. Entre eles estão

Leia mais

Palavras Chave: Geometria Analítica, Ensino Médio, Software Dinâmico

Palavras Chave: Geometria Analítica, Ensino Médio, Software Dinâmico ISSN 2177-9139 A GEOMETRIA ANALITICA DO ENSINO MEDIO UM ESTUDO COM O SOFTWARE DINAMICO GEOGEBRA Daniela Dal Piva - danipiva96@gmail.com Fundação Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó, Rua

Leia mais

Escola Estadual Luis Vaz de Camões Ipezal/Angélica - MS PLANO DE AÇÃO (PSTE) 2010

Escola Estadual Luis Vaz de Camões Ipezal/Angélica - MS PLANO DE AÇÃO (PSTE) 2010 Escola Estadual Luis Vaz de Camões Ipezal/Angélica - MS PLANO DE AÇÃO (PSTE) 2010 Angélica/Ipezal MS Março de 2010 Escola Estadual Luis Vaz de Camões Ipezal/Angélica - MS PLANO DE AÇÃO (PSTE) 2010 Plano

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO ADRIANO SILVA CAROLINE PEREIRA DA SILVA FLÁVIA BARNER COUTO ISABELA JAPYASSU JULIANA RIGHI MARINA MARQUES Sequência didática abordando o conteúdo de Geometria

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL:

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DA FÓRMULA DO BARICENTRO COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GRATUITO GEOGEBRA

DEMONSTRAÇÃO DA FÓRMULA DO BARICENTRO COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GRATUITO GEOGEBRA DEMONSTRAÇÃO DA FÓRMULA DO BARICENTRO COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GRATUITO GEOGEBRA Nilce Fátima Scheffer 1 Pietra Pasin 2 Resumo: Apresentam-se neste trabalho algumas reflexões obtidas a partir de um Projeto

Leia mais

AULA 4. Atividade Complementar 10: Sistemas lineares 2x2 e sua interpretação geométrica 31

AULA 4. Atividade Complementar 10: Sistemas lineares 2x2 e sua interpretação geométrica 31 AULA 4 Atividade Complementar 10: Sistemas lineares 2x2 e sua interpretação geométrica 31 Conteúdos Estruturantes: Números e Álgebra / Geometrias Conteúdo Básico: Sistemas lineares / Geometria espacial

Leia mais

A LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM MATEMÁTICA

A LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM MATEMÁTICA A LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM MATEMÁTICA Patrícia Melo Rocha 1 Mente Rápida, mrocha.patricia@gmail.com Ana Paula Gomes Barbosa² UEPB, paullag90@live.com Andréia Mendes de Meneses Fragoso³ Mente

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA

UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA Maurício de Moraes Fontes Docente de Matemática da Rede Pública e Particular Escola Técnica Estadual Magalhães Barata - SEDUC/PA Universidade Católica

Leia mais

Construções de Geometria Analítica com o Software Geogebra: uma Análise de Narrativas de Professores

Construções de Geometria Analítica com o Software Geogebra: uma Análise de Narrativas de Professores Página 35 Construções de Geometria Analítica com o Software Geogebra: uma Análise de Narrativas de Professores Nilce Fátima Scheffer 1 Angélica Heineck 2 Resumo O presente trabalho volta-se para o estudo

Leia mais

ESCOLA ANIMADA. O QUE É. Crianças e jovens estão cada vez mais inseridos de alguma forma no universo da animação,

ESCOLA ANIMADA. O QUE É. Crianças e jovens estão cada vez mais inseridos de alguma forma no universo da animação, APRESENTAÇÃO Uma sala de aula, independentemente do perfil de estudantes que a ocupa, representa um universo inesgotável de possibilidades de ensino. É possível que, por exemplo, assim como livros, pincéis

Leia mais

O SOFTWARE GEOGEBRA E AS POSSIBILIDADES DO TRABALHO COM ANIMAÇÃO. Sandra Malta Barbosa Universidade Estadual de Londrina, Brasil

O SOFTWARE GEOGEBRA E AS POSSIBILIDADES DO TRABALHO COM ANIMAÇÃO. Sandra Malta Barbosa Universidade Estadual de Londrina, Brasil O SOFTWARE GEOGEBRA E AS POSSIBILIDADES DO TRABALHO COM ANIMAÇÃO Sandra Malta Barbosa sbarbosa@uel.br Universidade Estadual de Londrina, Brasil Modalidad: Comunicación breve. Nivel educativo: Terciario

Leia mais

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação 1 Introdução ao Microsoft PowerPoint

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADE EM CRUZ ALTA CURSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS AUTOR DO TRABALHO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADE EM CRUZ ALTA CURSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS AUTOR DO TRABALHO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADE EM CRUZ ALTA CURSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS AUTOR DO TRABALHO A INSERÇÃO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA E SUAS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA COMO USAR OS MATERIAIS DO LABORATÓRIO VIRTUAL DE MATEMÁTICA (LVM) DA UNIJUÍ Tânia Michel

Leia mais

O USO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: TRABALHANDO COM AS OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS E INTEIROS

O USO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: TRABALHANDO COM AS OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS E INTEIROS na Contemporaneidade: desafios e possibilidades O USO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: TRABALHANDO COM AS OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS E INTEIROS José Márcio da Silva Ramos Diniz Universidade Estadual

Leia mais

Palavras-chave: Cônicas; Geogebra; Ensino; Aprendizagem; Teoria da Instrumentação.

Palavras-chave: Cônicas; Geogebra; Ensino; Aprendizagem; Teoria da Instrumentação. UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DE CONICAS COM USO DO SOFTWARE GEOGEBRA Elisângela Farias fariaselis@yahoo.com.br Fabiana Serra binhaserra1@gmail.com Fabiane Santana fabianebibifliz@gmail.com

Leia mais

O Excel como ferramenta no ensino aprendizagem das funções matemáticas

O Excel como ferramenta no ensino aprendizagem das funções matemáticas O Excel como ferramenta no ensino aprendizagem das funções matemáticas Albérico Teixeira Canário de Souza¹, Jonas Elan Teixeira Alves² 1 Especialista em Matemática pela UnB Professor do IFRN - alberico.canario@ifrn.edu.br

Leia mais

JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO MÉDIO: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS PARA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA

JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO MÉDIO: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS PARA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA Patrocínio, MG, outubro de 2016 ENCONTRO DE PESQUISA & EXTENSÃO, 3., 2016, Patrocínio. Anais... Patrocínio: IFTM, 2016. JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO MÉDIO: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS PARA UTILIZAÇÃO EM SALA

Leia mais

UMA PROPOSTA DIDÁTICA DO USO DO GEOGEBRA NAS AULAS DE GEOMETRIA

UMA PROPOSTA DIDÁTICA DO USO DO GEOGEBRA NAS AULAS DE GEOMETRIA UMA PROPOSTA DIDÁTICA DO USO DO GEOGEBRA NAS AULAS DE GEOMETRIA José Hélio Henrique de Lacerda (PIBIC/MATEMÁTICA/UEPB) heliohlacerda@gmail.com Helder Flaubert Lopes de Macêdo (MATEMÁTICA/UEPB) helderflm@gmail.com

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Como acessar o Portal BLACKBOARD Autor(es) Scarlat Pâmela Silva 1 1. Portal Blackboard 2. Acessando o Portal Blackboard 3. Agrupando as disciplinas por Período

Leia mais

APÊNDICE D SEQUÊNCIA DIDÁTICA

APÊNDICE D SEQUÊNCIA DIDÁTICA APÊNDICE D SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENCONTRO 1 Atividades de familiarização do menu do GeoGebra Apresentação de um PowerPoint com as informações sobre o curso e um vídeo desenvolvido no GeoGebra para estabelecermos

Leia mais

UNIDADE DE APRENDIZAGEM INVESTIGANDO EM C : RECURSOS PARA O ESTUDO DE NÚMEROS COMPLEXOS.

UNIDADE DE APRENDIZAGEM INVESTIGANDO EM C : RECURSOS PARA O ESTUDO DE NÚMEROS COMPLEXOS. UNIDADE DE APRENDIZAGEM INVESTIGANDO EM C : RECURSOS PARA O ESTUDO DE NÚMEROS COMPLEXOS Costa D.M. 1, Barcelos G.T. 2, Batista S.C.F. 2 1 IF Fluminense/Licenciatura em Matemática, debbynha_mcosta@hotmail.com

Leia mais

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA ULBRA Canoas Rio Grande do Sul Brasil. 04, 05, 06 e 07 de outubro de 2017 Minicurso RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SIMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Leia mais

Guia do professor - Fábrica de Cubos e Mosaicos

Guia do professor - Fábrica de Cubos e Mosaicos Guia do professor - Fábrica de Cubos e Mosaicos Introdução Os mosaicos são uma das mais bonitas criações, estando presente em tapeçarias, decoração de interiores, vitrais, cobertura de piso, em obras de

Leia mais

Guia do Professor. Introdução

Guia do Professor. Introdução Guia do Professor Introdução Uma simulação é um modelo dinâmico que busca representar, de maneira virtual, o funcionamento real de um sistema, explorando as relações nele presentes. O Objeto Educacional,

Leia mais

PRODUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM PLANILHAS ELETRÔNICAS 1

PRODUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM PLANILHAS ELETRÔNICAS 1 PRODUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM PLANILHAS ELETRÔNICAS 1 Bruna Thays Uhde 2, Tânia Michel Pereira 3, Peterson Cleyton Avi 4, Marcos Ronaldo Melo Cavalheiro 5, Pablo José Pavan 6, Jeferson

Leia mais

OFICINA DE PRÉ-CÁLCULO: PROMOVENDO MUDANÇAS NO ACADÊMICO DA UNISINOS

OFICINA DE PRÉ-CÁLCULO: PROMOVENDO MUDANÇAS NO ACADÊMICO DA UNISINOS OFICINA DE PRÉ-CÁLCULO: PROMOVENDO MUDANÇAS NO ACADÊMICO DA UNISINOS Maria Cristina Kessler mkessler@unisinos.br Rosandra Santos Mottola Lemos rosandral@unisinos.br Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Leia mais

Jogos Educativos. Joceline Mausolff Grübel. Marta Rosecler Bez. Centro Universitário Feevale

Jogos Educativos. Joceline Mausolff Grübel. Marta Rosecler Bez.  Centro Universitário Feevale Jogos Educativos Joceline Mausolff Grübel joceline.grubel@gmail.com Marta Rosecler Bez martabez@feevale.br Centro Universitário Feevale Novo Hamburgo, novembro de 2006. Roteiro Introdução A importância

Leia mais

Desenvolvimento de Ferramentas no igeom: Utilizando a Geometria Dinâmica no Ensino

Desenvolvimento de Ferramentas no igeom: Utilizando a Geometria Dinâmica no Ensino Desenvolvimento de Ferramentas no igeom: Utilizando a Geometria Dinâmica no Ensino Presencial e à Distância Seiji Isotani Orientador: Leônidas de Oliveira Brandão Defesa de Mestrado Departamento de Ciência

Leia mais

Introdução ao Winplot

Introdução ao Winplot Introdução ao Winplot Nosso objetivo é introduzir os conceitos e as ferramentas básicas do programa Winplot, que é um excelente ferramenta computacional para fazer gráficos 2D e 3D de maneira bastante

Leia mais

BENEFÍCIOS DO USO DA REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Toda época formata o conhecimento, procurando atender as necessidades próprias de cada

BENEFÍCIOS DO USO DA REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Toda época formata o conhecimento, procurando atender as necessidades próprias de cada BENEFÍCIOS DO USO DA REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Toda época formata o conhecimento, procurando atender as necessidades próprias de cada período histórico de conflitos e modificações aos processos

Leia mais

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA ULBRA Canoas Rio Grande do Sul Brasil. 04, 05, 06 e 07 de outubro de 2017 Relato de Experiência RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NAS

Leia mais

Tutorial para Alunos

Tutorial para Alunos Tutorial para Alunos Revisão 2.0 Suporte de Informática 21/03/2014 informatica@faccentronh.com.br Sumário O que é Moodle?... 3 Para que serve o Moodle?... 3 Como acessar o Moodle?... 4 Tela de Login...

Leia mais

COORDENAÇÃO GERAL DE ENSINO. RS 377 Km 27 Passo Novo CEP Alegrete/RS Fone/FAX: (55)

COORDENAÇÃO GERAL DE ENSINO. RS 377 Km 27 Passo Novo CEP Alegrete/RS Fone/FAX: (55) Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( x ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x) Presencial

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL 1 Título: Localizando-se... 2 Autora: Adriana Regina Perez Rech 3 Docente: Lisiane Cristina Amplatz 4 Aplicativo utilizado: Geogebra 5 Disciplina: Matemática 6 Objetivos / Expectativas de aprendizagem:

Leia mais

Gerando Applets no Software Geogebra. Developing Applets in Geogebra Software

Gerando Applets no Software Geogebra. Developing Applets in Geogebra Software Gerando Applets no Software Geogebra Larissa de S. Moreira *, Gilmara T. Barcelos **, Silvia C. F. Batista** larissa.smoreira@gmail.com, gilmarab@iff.edu.br, silviac@iff.edu.br Resumo Na Matemática, os

Leia mais

A FUNÇÃO EXPONENCIAL: UMA APLICAÇÃO COM O SOFTWARE GEOGEBRA

A FUNÇÃO EXPONENCIAL: UMA APLICAÇÃO COM O SOFTWARE GEOGEBRA A FUNÇÃO EXPONENCIAL: UMA APLICAÇÃO COM O SOFTWARE GEOGEBRA André Borges da Silva 1 Mércia Amorim 2 1. Introdução Este trabalho relata experiências vivenciadas com Professores em Formação Inicial (PFI)

Leia mais

UTILIZANDO APPLETS EM ATIVIDADES DE TRANSFORMAÇÃO DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA COM GEOMETRIA ANALÍTICA

UTILIZANDO APPLETS EM ATIVIDADES DE TRANSFORMAÇÃO DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA COM GEOMETRIA ANALÍTICA UTILIZANDO APPLETS EM ATIVIDADES DE TRANSFORMAÇÃO DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA COM GEOMETRIA ANALÍTICA GT 05 Educação Matemática: tecnologias informáticas e educação à distância Joseide Justin

Leia mais