Escola Estadual Luis Vaz de Camões Ipezal/Angélica - MS PLANO DE AÇÃO (PSTE) 2010

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Escola Estadual Luis Vaz de Camões Ipezal/Angélica - MS PLANO DE AÇÃO (PSTE) 2010"

Transcrição

1 Escola Estadual Luis Vaz de Camões Ipezal/Angélica - MS PLANO DE AÇÃO (PSTE) 2010 Angélica/Ipezal MS Março de 2010

2 Escola Estadual Luis Vaz de Camões Ipezal/Angélica - MS PLANO DE AÇÃO (PSTE) 2010 Plano de ações elaboradas para serem desenvolvidas no ano letivo de 2010 pelas Professoras Silvana Polizel, Maria Eliana Ferreira e Sueli Luiza dos Santos, da Sala de Tecnologias Educacionais, com a colaboração da Coordenação Pedagógica e Direção Escolar da Escola Estadual Luis Vaz de Camões de Ipezal/Angélica MS sob a orientação da Professora Ronilva de A Pereira do NTE Nova Andradina - MS Angélica/Ipezal MS Março de 2010

3 SUMÁRIO 1.INTRODUÇÃO JUSTIFICATIVA PÚBLICO ALVO OBJETIVOS OBJETIVO GERAL OBJETIVOS ESPECÍFICOS METODOLOGIA CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AVALIAÇÃO...12

4 INTRODUÇÃO 4 Com o avanço das novas tecnologias, notadamente os computadores, existe a necessidade de adequar às atividades desenvolvidas na escola, como PDE-ESCOLA e Proposta Pedagógica de forma a atender a clientela escolar sem fragmatismo, inserindo as ações desenvolvidas durante o ano letivo na rotina das aulas na STE, que por sua vez tem papel fundamental no processo de ensino aprendizagem juntamente com a mediação do professor regente. Com esses projetos de ações para o ano de 2010, temos o objetivo de promover e difundir experiências inovadoras e efetivas dentro das salas de aulas, incluindo a sala de tecnologias educacionais. No ano de 2009 houve um aumento significativo no número de aulas na STE, porém, analisando o diagnóstico anual, observou-se que alguns professores freqüentaram pouco e outros além da porcentagem média para sua disciplina. Devido a isso as aulas passaram no ano de 2010 a ser agendados mensalmente obedecendo a um número médio de aulas para aquela disciplina. Ainda como novidade para este ano teremos a inclusão de alguns projetos do PDE Escola que serão desenvolvidos em parceria com a STE da escola. Tudo isso visando menos acumulo de funções para o professor regente e um aumento no índice de utilização da STE.

5 5 JUSTIFICATIVA Muitos professores têm dificuldade para desenvolver as atividades do PDE - Escola e Projetos da STE separadamente, pois alegam estar com acúmulo de atividades e com a inserção de Projetos ligados ás áreas de conhecimentos tecnológicos e, interdisciplinares possibilitam aos educadores e alunos complementar situações que podem ser desenvolvidas em conjunto utilizando os mecanismos necessários para chegar ao objetivo dessas ações. Acreditamos que com essa parceria PDE- Escola e STE a porcentagem de utilização será maior. Para as disciplinas criticas, devido a baixa utilização, serão montadas oficinas para sanar as dificuldades dos professores principalmente na metodologia utilizada nas aulas na STE, como na produção final do aluno após as atividades.

6 6 PÚBLICO ALVO Professores, Coordenadores e Diretora da Escola Estadual Luis Vaz de Camões;

7 OBJETIVOS 7 GERAL: Capacitar e auxiliar os Professores Regentes, Coordenadores e Diretora na capacitação e orientação na utilização das TICs com integração nos projetos e ações do PDE - Escola na STE. ESPECÍFICOS: Apresentar ações para 2010 para os professores regentes, coordenação e direção; Oferecer capacitação em forma de oficinas para as disciplinas com baixa utilização no ano de 2009 e para os professores com dificuldades na elaboração de aulas com o uso da STE; Oferecer o curso básico de informática (linux) aos professores com dificuldades na utilização na ste em se tratando deste sistema operacional; Desenvolver um projeto juntamente com os professores regentes e alunos envolvendo a comunidade (projeto minha terra 2010); Desenvolver oficinas de capacitação, procurando sanar as dificuldades dos professores regentes na utilização da STE nos tr~es turnos.

8 8 AÇÕES Projeto de Pesquisa Cultura Sul-matogrossense desenvolvido pelo professor regente de historia e parte integrante das ações do PDE- Escola; Projeto de pesquisa Camões em favor do meio ambiente, projeto integrado com PDE Escola e STE; Oferecer capacitação para os professores regentes, coordenadores e direção sobre conhecimentos básicos de informática (LINUX ); Projeto Produzindo um Livro de Poesias (a partir da produção dos alunos), também parte das ações do PDE Escola em conjunto com a STE; Projeto O Trânsito (PDE Escola); Projeto Minha Terra; Oficina de orientação aos docentes na utilização Educa rede e Portal do Professor e Publicação de textos com imagens na Internet ; Oficina de capacitação dos professores regentes de geografia do 1º ao 9º anos do ensino fundamental do período vespertino na utilização do kgeography (treinamento em Geografia)nas aulas de geografia; Oficina de capacitação dos professores regentes de Matemática do período vespertino na utilização do TuxMath e Kig Geometria Interativa nas aulas de matemática do 1º ao 9º anos do ensino fundamental do período vespertino; Oficina de capacitação a professora do 1º ano do ensino fundamental (alfabetização) do período vespertino na utilização do KLettres, possibilitando aos alunos aprender o alfabeto bem como o som de cada palavra. Oficina Régua e Compasso, capacitação aos professores de matemática do período noturno; Oficina GCompris envolvendo os professores regentes do período matutino.

9 9 METODOLOGIA Este projeto foi elaborado com base nas ações do PDE Escola, unindo assim em forma de projetos as ações da STE e PDE para o ano de O Plano será apresentado à para todos os docentes, coordenadores e diretora. Em seguida será feito um levantamento dos professores cuja dificuldade se encaixa nas oficinas observando seus horários disponíveis e destacando a importância de se trabalhar os temas apresentados no plano. A Sala de Tecnologias Educacionais oferecerá os cursos de capacitação (LINUX) para os professores regentes, coordenadores e diretora. Oferecerá além de auxílio nos Projetos, ajuda na utilização dos recursos tecnológicos existentes na escola subsidiando os docentes na utilização dos mesmos. As ações serão executadas de acordo com cronograma elaborado juntamente com a direção escolar e coordenação pedagógica visando, além disso, as necessidades dos professores regentes. Vale lembrar que no decorrer do ano letivo de 2010, se houver necessidade por parte dos professores regentes, coordenadores, direção escolar e PNTEs, novas ações podem ser acrescentadas a este plano.

10 CRONOGRAMA AÇÃO OBJETIVO MÊS INÍCIO TÉRMINO RESPONSÁVEIS Elaborar um plano de ação para auxiliar os Elaboração e professores na PSTEs, apresentação do Março e utilização das 22/03 10/04 Coordenadores, Plano de ação Abril ferramentas Diretora tecnológicas da Escola. Projeto desenvolvido pelo professor regente Projeto Cultura de historia com a Sulmatogrossense. Maio colaboração da ste, envolvendo os alunos 01/05 30/05 dos três turnos. Oficinas por área Oficina 01 Orientação Maio aos docentes na utilização do Educa Rede e portal do 01/05 30/05 professor e Publicação de textos com fotos na internet. Oficina 02 Capacitação Junho dos professores regentes de geografia do 5º ao 9º anos do ensino fundamental do período vespertino na utilização do 01/09/10 30/09/10 KGeography, Treinamento em Geografia nas aulas de geografia, com carga horária de 20 hrs. Oficina de capacitação Junho dos professores regentes de Matemática do período vespertino na utilização do TuxMath nas aulas de matemática do 1º ao 5º 01/06 30/06 anos do ensino fundamental do período vespertino, com carga horária de 20 hrs. PSTEs e Professores regentes de História PSTEs Sueli, Silvana e Eliana PSTE Silvana e professores regentes de geografia do período vespertino. PSTE Silvana e professores regentes de matemática do período vespertino. Oficina de capacitação Junho 01/08/10 30/08//10 PSTE Silvana e a professora do 1º ano professora regente

11 do ensino fundamental (alfabetização) do período vespertino na utilização do KLettres, possibilitando aos alunos aprender o alfabeto bem como o som de cada palavra, com carga horária de 20 hrs. Marli do 1º ano A do período vespertino. Projetos Sólidos Geométricos Oficina - Régua e Junho Compasso. Tem como objetivo capacitar os professores regentes do período noturno das disciplinas de matemática quanto a utilização do software Régua e compasso. Oficina Interagindo e Junho aprendendo com o GCompris. 01/06 30/06 01/06 30/06 Divulgar e realizar inscrição Maio 17/05 21/05 Executar Junho 01/06 30/06 PSTEs Elaboração dos 01/07 09/07 PSTEs relatórios e vídeos e Julho envio ao NTE Perceber a existência das formas e sólidos geométricos, confecção e criação de Outubro 01/10 22/10 figuras utilizando o Kolour paint e atividades online. PSTE Maria Eliana e professores regentes de matemática do período noturno. PSTE Sueli e professores regentes do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental do período maturino. PSTEs com auxílio dos PNTEs PSTEs e Professores regentes de matemática Elaboração e Outubro Projeto Produzindo montagem de minilivros de poesias a 24/10 e um Livro de Novemb Poesias partir da produção dos ro alunos. 26/11 Elaborar um projeto para trabalhar o tema Projeto O Trânsito TRANSITO, para os Agosto 01/09/10 30/09/10 alunos desenvolverem na STE PSTEs e Professores Regentes de Língua Portuguesa PSTEs e professores Regentes.

12 Desenvolver um projetos juntamente Maio, Projeto Minha Terra com os professores junho e 26/07/10 09/12/ regentes e alunos julho. envolvendo a comunidade Projeto Noite Cultural Jornal anual para divulgação das ações do PDE- Escola e STE desenvolvidas na escola durante o ano para divulgação à comunidade. Elaborar um projeto para exposição dos trabalhos dos alunos durante o ano letivo de Elaborar um jornalzinho para divulgação das ações do PDE-Escola e STE durante o ano letivo demonstrando para a comunidade o trabalho desenvolvido pela escola. Dezem bro Novem bro A definir A definir PSTEs e Professores regentes PSTEs, Coordenadores, Direção, Professores regentes A definir A definir PSTE Silvana

13 AVALIAÇÃO 13 A avaliação das atividades desenvolvidas pelas professoras da STE da Escola Estadual Luis Vaz de Camões no ano de 2010, será de forma contínua, por meio do aumento do número de aulas na sala de tecnologia da escola e pelo interesse e colaboração no desenvolvimento dos projetos deste plano de ação.

Escola Estadual Luis Vaz de Camões Ipezal/Angélica - MS PLANO DE AÇÃO (PSTE) 2010

Escola Estadual Luis Vaz de Camões Ipezal/Angélica - MS PLANO DE AÇÃO (PSTE) 2010 Escola Estadual Luis Vaz de Camões Ipezal/Angélica - MS PLANO DE AÇÃO (PSTE) 2010 Angélica/Ipezal MS Março de 2010 Escola Estadual Luis Vaz de Camões Ipezal/Angélica - MS PLANO DE AÇÃO (PSTE) 2010 Plano

Leia mais

APRENDENDO COM O LUDO AÇÃO E RADICAL

APRENDENDO COM O LUDO AÇÃO E RADICAL ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES IPEZAL/ANGÉLICA- MS APRENDENDO COM O LUDO AÇÃO E RADICAL Ipezal/Angélica MS Abril 2012 ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES IPEZAL/ANGÉLICA- MS APRENDENDO COM O LUDO AÇÃO

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES PLANO DE AÇÃO 2014

ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES PLANO DE AÇÃO 2014 ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES PLANO DE AÇÃO 2014 IPEZAL/ANGÉLICA MS FEVEREIRO - 2014 ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES PLANO DE AÇÃO 2014 Plano de ação elaborado para ser desenvolvido no ano letivo

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES IPEZAL/ANGÉLICA MS PROJETO CULTURA SUL MATOGROSSENSE

ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES IPEZAL/ANGÉLICA MS PROJETO CULTURA SUL MATOGROSSENSE ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES IPEZAL/ANGÉLICA MS PROJETO CULTURA SUL MATOGROSSENSE Ipezal/Angélica MS Maio/2010 ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES IPEZAL/ANGÉLICA MS PROJETO CULTURA SUL MATOGROSSENSE

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER EXTENSÃO CRONOGRAMA DE AÇÃO 2014

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER EXTENSÃO CRONOGRAMA DE AÇÃO 2014 ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER EXTENSÃO CRONOGRAMA DE AÇÃO 2014 IVINHEMA/MS 2013 ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER EXTENSÃO CRONOGRAMA DE AÇÃO 2014 Plano de ação previsto para ser desenvolvido

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER. CmapTools

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER. CmapTools ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER CmapTools Angélica MS Junho/2010 ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER CmapTools Oficina de capacitação do Software CmapTools aos professores da Escola Estadual

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES VERA LUCIA DOS SANTOS GIVANILZA ALVES DOS SANTOS MARIA APARECIDA CRIVELI SIRLEI R. C. DO P.

ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES VERA LUCIA DOS SANTOS GIVANILZA ALVES DOS SANTOS MARIA APARECIDA CRIVELI SIRLEI R. C. DO P. ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES VERA LUCIA DOS SANTOS GIVANILZA ALVES DOS SANTOS MARIA APARECIDA CRIVELI SIRLEI R. C. DO P. VITORINO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E OS POLIEDROS DE PLATÃO TAQUARUSSU = MS AGOSTO

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES PLANO DE AÇÃO PSTE: INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS NO CURRÍCULO ESCOLAR TAQUARUSSU- MS MARÇO/11

ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES PLANO DE AÇÃO PSTE: INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS NO CURRÍCULO ESCOLAR TAQUARUSSU- MS MARÇO/11 ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES PLANO DE AÇÃO PSTE: INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS NO CURRÍCULO ESCOLAR TAQUARUSSU- MS MARÇO/11 ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES PLANO DE AÇÃO PSTE: INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI MARIA DE FÁTIMA GONÇALVES DE LIMA MIGLIORANÇA PLANO DE AÇÃO 2014

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI MARIA DE FÁTIMA GONÇALVES DE LIMA MIGLIORANÇA PLANO DE AÇÃO 2014 ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI MARIA DE FÁTIMA GONÇALVES DE LIMA MIGLIORANÇA PLANO DE AÇÃO 2014 ANGÉLICA/MS 2014 ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI MARIA DE FÁTIMA

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA PLANO DE AÇÃO 2014

ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA PLANO DE AÇÃO 2014 ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA PLANO DE AÇÃO 2014 NOVA ANDRADINA MS DEZEMBRO/2013 ESCOLA IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA PLANO DE AÇÃO 2014 Plano de ações previstas a serem executadas no

Leia mais

Escola Estadual Luís Vaz de Camões OFICINA FUTURATEC. Ipezal/Angélica MS Novembro de 2014.

Escola Estadual Luís Vaz de Camões OFICINA FUTURATEC. Ipezal/Angélica MS Novembro de 2014. Escola Estadual Luís Vaz de Camões OFICINA FUTURATEC Ipezal/Angélica MS Novembro de 2014. Escola Estadual Luís Vaz de Camões Projeto de formação, elaborado para ser desenvolvido no Novembro de 2014 pela

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER CRONOGRAMA DE AÇÃO 2013

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER CRONOGRAMA DE AÇÃO 2013 ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER CRONOGRAMA DE AÇÃO 2013 ANGÉLICA MS MARÇO DE 2013 ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER CRONOGRAMA DE AÇÃO 2013 Cronograma de Ação 2013 da Sala de Tecnologia Educacional

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL REYNALDO MASSI INTEGRANDO AS TIC NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

ESCOLA ESTADUAL REYNALDO MASSI INTEGRANDO AS TIC NA PRÁTICA PEDAGÓGICA ESCOLA ESTADUAL REYNALDO MASSI INTEGRANDO AS TIC NA PRÁTICA PEDAGÓGICA IVINHEMA - MS Maio de 2010 ESCOLA ESTADUAL REYNALDO MASSI INTEGRANDO AS TIC NA PRÁTICA PEDAGÓGICA Projeto elaborado pelos professores

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER PLANO DE AÇÃO 2010

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER PLANO DE AÇÃO 2010 ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER PLANO DE AÇÃO 2010 IVINHEMA/MS 2010 ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER PLANO DE AÇÃO 2010 Planejamento de atividades a serem desenvolvidas no ano letivo de 2010

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES APARECIDA SANTOS VIEIRA MARIA APARECIDA CRIVELI APRENDIZAGEM DIVERTIDA

ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES APARECIDA SANTOS VIEIRA MARIA APARECIDA CRIVELI APRENDIZAGEM DIVERTIDA ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES APARECIDA SANTOS VIEIRA MARIA APARECIDA CRIVELI APRENDIZAGEM DIVERTIDA TAQUARUSSU = MS AGOSTO - 2009 ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES APARECIDA SANTOS VIEIRA MARIA

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL Dr. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI PLANO DE AÇÃO 2015

ESCOLA ESTADUAL Dr. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI PLANO DE AÇÃO 2015 ESCOLA ESTADUAL Dr. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI Silvana Aparecida Bastos Vieira da Silva (Multiplicadora) Maria de Fátima G. de Lima Migliorança (PROGETEC) PLANO DE AÇÃO 2015 Angélica - MS 2015 ESCOLA

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET

ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET 0 ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET AMBIENTES DE APRENDIZAGEM: INTEGRANDO SOFTWARE E WEB NO ENSINO DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA. IVINHEMA- MS JUNHO DE 2010. ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET. AMBIENTES

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL PROFª. NAIR PALÁCIO DE SOUZA PLANO DE AÇÃO STE

ESCOLA ESTADUAL PROFª. NAIR PALÁCIO DE SOUZA PLANO DE AÇÃO STE ESCOLA ESTADUAL PROFª. NAIR PALÁCIO DE SOUZA PLANO DE AÇÃO - 2011 NOVA ANDRADINA-MS ABRIL DE 2011 ESCOLA ESTADUAL PROFª. NAIR PALÁCIO DE SOUZA PLANO DE AÇÃO 2011 Planejamento de ações previstas para o

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA IVINHEMA - MS AGOSTO DE 2011 ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL LUIZ VAZ DE CAMÕES

ESCOLA ESTADUAL LUIZ VAZ DE CAMÕES ESCOLA ESTADUAL LUIZ VAZ DE CAMÕES IPEZAL-DISTRITO DE ANGÉLICA-MS SETEMBRO/2016 ESCOLA ESTADUAL LUIZ VAZ DE CAMÕES FEIRA DE CIÊNCIAS E NOITE CULTURAL/2016 Projeto elaborado para se desenvolvido na E.E.

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO 1 ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO PROJETO INTERDISCIPLINAR AVALIAÇÃO CONTEXTUALIZADA BIMESTRAL IVINHEMA/MS - DISTRITO DE AMANDINA 2012 2 ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO PROJETO INTERDISCIPLINAR

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES SIRLEI RODRIGUES CARDOSO DO PRADO VITORINO

ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES SIRLEI RODRIGUES CARDOSO DO PRADO VITORINO ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES SIRLEI RODRIGUES CARDOSO DO PRADO VITORINO A DESCOBERTA DAS ARTES PLÁSTICAS DE HUMBERTO ESPÍNDOLA PELOS ALUNOS DO 9º ANO A TAQUARUSS/MS AGOSTO-2009 ESCOLA ESTADUAL

Leia mais

ESTADUAL DR. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI

ESTADUAL DR. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃOESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI PLANO DE AÇÃO 2015 Angélica MS Fevereiro de 2015 GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI WINPLOT

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI WINPLOT ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI WINPLOT ANGÉLICA-MS 2010 ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI WINPLOT Projeto de Formação desenvolvido pelo professor multiplicador

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI MARIA DE FÁTIMA GONÇALVES DE LIMA MIGLIORANÇA. Projeto Movi Maker

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI MARIA DE FÁTIMA GONÇALVES DE LIMA MIGLIORANÇA. Projeto Movi Maker ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI MARIA DE FÁTIMA GONÇALVES DE LIMA MIGLIORANÇA Projeto Movi Maker "Educar é estar mais atento às possibilidades do que aos limites".moran, J. M. ANGÉLICA/MS

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER INTEGRAÇÃO DO CANAL DA TV ESCOLA NAS PRÁTICAS DE ENSINO

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER INTEGRAÇÃO DO CANAL DA TV ESCOLA NAS PRÁTICAS DE ENSINO ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER INTEGRAÇÃO DO CANAL DA TV ESCOLA NAS PRÁTICAS DE ENSINO ANGÉLICA-MS ABRIL DE 2014 ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER INTEGRAÇÃO DO CANAL DA TV ESCOLA NAS PRÁTICAS

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE NOVA ANDRADINA. Nova Andradina - MS Fevereiro 2011

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE NOVA ANDRADINA. Nova Andradina - MS Fevereiro 2011 2011 NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE NOVA ANDRADINA PLANO DE AÇÃO 2011 Nova Andradina - MS Fevereiro 2011 1 NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE NOVA ANDRADINA PLANO DE AÇÃO 2011 Planejamento anual

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL Dr. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI. Plano de Ação 2011

ESCOLA ESTADUAL Dr. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI. Plano de Ação 2011 ESCOLA ESTADUAL Dr. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI. Plano de Ação 2011 ANGÉLICA/MS 2011 ESCOLA ESTADUAL Dr. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI Mirko Donisete Rodrigues Barbosa Patrícia Bogaz Trevizan Thiago

Leia mais

anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA semana pedagógica 2012

anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA semana pedagógica 2012 anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA 2012 3 2 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA Olá, professor! Que

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON ANA PATRÍCIA PICOLO FÁBIO JOSÉ DE ARAUJO GIOVANA FERREIRA APRENDENDO GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL COM AS TECNOLOGIAS

ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON ANA PATRÍCIA PICOLO FÁBIO JOSÉ DE ARAUJO GIOVANA FERREIRA APRENDENDO GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL COM AS TECNOLOGIAS ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON ANA PATRÍCIA PICOLO FÁBIO JOSÉ DE ARAUJO GIOVANA FERREIRA APRENDENDO GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL COM AS TECNOLOGIAS NOVA ANDRADINA - MS MAIO DE 2009 ESCOLA ESTADUAL MARECHAL

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE TRABALHOS INTERATIVOS DE CIÊNCIAS 2

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE TRABALHOS INTERATIVOS DE CIÊNCIAS 2 ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE TRABALHOS INTERATIVOS DE CIÊNCIAS 2 ANGÉLICA-MS MARÇO DE 2014 ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE TRABALHOS INTERATIVOS

Leia mais

Diretoria de Ensino Região Centro-Oeste. 6º Seminário dos Profissionais Educadores...Semeando ideias... Valorizando práticas...

Diretoria de Ensino Região Centro-Oeste. 6º Seminário dos Profissionais Educadores...Semeando ideias... Valorizando práticas... Diretoria de Ensino Região Centro-Oeste 6º Seminário dos Profissionais Educadores...Semeando ideias... Valorizando práticas... 2017 Regulamento de Participação 6º Seminário dos Profissionais Educadores...Semeando

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET FAZENDO POP ARTE

ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET FAZENDO POP ARTE ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET FAZENDO POP ARTE IVINHEMA MS MAIO DE 2010 ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET FAZENDO POP ARTE Projeto de formação e ensino elaborado pelo professor da STE Ivair Ribeiro

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

PLANO DE AÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CULTURA ESPORTE TURISMO E LAZER ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA 13 DE MAIO PLANO DE AÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA SÔNIA CRISTINA DE SOUZA ARAÚJO

Leia mais

1.IDENTIFICAÇÃO: 2. INTRODUÇÃO

1.IDENTIFICAÇÃO: 2. INTRODUÇÃO 4 1.IDENTIFICAÇÃO: Título do Projeto: Índia: Um povo de tradições milenares. Publico Alvo: Estudantes da 4ª Fase C da EJA. Turno: Noturno Disciplina envolvida: História Professore Regente: Edna Bom da

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA E SILVA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO CONSTRUINDO O CONHECIMENTO SOBRE LOGARITMO

ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA E SILVA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO CONSTRUINDO O CONHECIMENTO SOBRE LOGARITMO ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA E SILVA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO CONSTRUINDO O CONHECIMENTO SOBRE LOGARITMO Nova Andradina-MS Outubro/2009 ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA E SILVA

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO: Professor Cláudio Luiz Fernandes ESCOLA: DIRETOR: PROFESSOR RESPONSÁVEL: PROJETO ALUNO MONITOR

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO: Professor Cláudio Luiz Fernandes ESCOLA: DIRETOR: PROFESSOR RESPONSÁVEL: PROJETO ALUNO MONITOR NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO: Professor Cláudio Luiz Fernandes ESCOLA: DIRETOR: PROFESSOR RESPONSÁVEL: APRESENTAÇÃO PROJETO ALUNO MONITOR - 2017 Podemos considerar infinitas as possibilidades

Leia mais

RESOLUÇÃO/SED n , de 8 de dezembro de 2011.

RESOLUÇÃO/SED n , de 8 de dezembro de 2011. RESOLUÇÃO/SED n. 2.491, de 8 de dezembro de 2011. Dispõe sobre o Projeto de Implementação das Salas de Tecnologias Educacionais - STEs e a utilização das diversas tecnologias midiáticas nas unidades escola

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 214, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL AUSTRÍLIO CAPILÉ CASTRO PROJETO CONTEXTUALIZANDO O RACIOCÍNIO.

ESCOLA ESTADUAL AUSTRÍLIO CAPILÉ CASTRO PROJETO CONTEXTUALIZANDO O RACIOCÍNIO. ESCOLA ESTADUAL AUSTRÍLIO CAPILÉ CASTRO PROJETO CONTEXTUALIZANDO O RACIOCÍNIO. NOVA ANDRADINA - MS 2015 ESCOLA ESTADUAL AUSTRÍLIO CAPILÉ CASTRO PROJETO CONTEXTUALIZANDO O RACIOCÍNIO. Diretor(a): JORGE

Leia mais

Projeto Político Pedagógico

Projeto Político Pedagógico Projeto Político Pedagógico UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Disciplina: (EDC284) Didática Professora: Amaleide Lima Ivanilda Gonçalves da Silva Joice Assis de Souza Mércia Samyra Nascimento Ramon Castro

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL LUIZ SOARES ANDRADE. Carla Varela (Multiplicador) Wiliam Ricardo de Carvalho (PROGETEC) PLANO DE AÇÃO 2015

ESCOLA ESTADUAL LUIZ SOARES ANDRADE. Carla Varela (Multiplicador) Wiliam Ricardo de Carvalho (PROGETEC) PLANO DE AÇÃO 2015 ESCOLA ESTADUAL LUIZ SOARES ANDRADE Carla Varela (Multiplicador) Wiliam Ricardo de Carvalho (PROGETEC) PLANO DE AÇÃO 2015 Nova Andradina - MS 2015 ESCOLA ESTADUAL LUIZ SOARES ANDRADE Carla Varela (Multiplicador)

Leia mais

Atividades executadas durante o mês de Maio

Atividades executadas durante o mês de Maio RELATÓRIO PEDAGÓGICO REFERENTE AO MÊS DE MAIO DE 2016 Atividades executadas durante o mês de Maio EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I Acompanhamento e orientação do processo pedagógico. Acompanhamento

Leia mais

Índice. 1. Professor-Coordenador e suas Atividades no Processo Educacional Os Saberes dos Professores...4

Índice. 1. Professor-Coordenador e suas Atividades no Processo Educacional Os Saberes dos Professores...4 GRUPO 5.3 MÓDULO 4 Índice 1. Professor-Coordenador e suas Atividades no Processo Educacional...3 2. Os Saberes dos Professores...4 2.1. O Papel do Coordenador Pedagógico... 5 2 1. PROFESSOR-COORDENADOR

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR EZEQUIEL BALBINO. SAEMS...docx INTERVENÇÃO SAEMS 2012

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR EZEQUIEL BALBINO.  SAEMS...docx INTERVENÇÃO SAEMS 2012 ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR EZEQUIEL BALBINO http://ezequielbalbino.wikispaces.com/file/view/intervenc%c3%b5es+do+ SAEMS...docx INTERVENÇÃO SAEMS 2012 DIRETOR: ELIO JOSÉ DE SOUZA COORDENADOR PEDAGÓGICO:

Leia mais

ANEXO I PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC

ANEXO I PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC ANEXO I PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC 1. IDENTIFICAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS 1.1 Campus: 1.2 Diretor Geral: 1.3 E-mail: 1.4 Telefone: 1.5 Diretor de Ensino: 1.6 E-mail: 1.7 Telefone: 1.8 Coordenador de Extensão:

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM LINUX EDUCACIONAL E APLICATIVOS EDUCACIONAIS

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM LINUX EDUCACIONAL E APLICATIVOS EDUCACIONAIS CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM LINUX EDUCACIONAL E APLICATIVOS EDUCACIONAIS Ricardo da Costa e Silva Camilo Alves 1 GO 139 Km 2 Fazenda Cachoeira / Alexânia - GO CEP: 72930-000 RESUMO: Esta pesquisa sobre

Leia mais

Nossa Visão. Nossa Missão

Nossa Visão. Nossa Missão A Evoluir desenvolve programas educacionais que transformam a forma como aprendemos e ensinamos. Com 20 anos de experiência, trabalhamos em parceria e assessoramos escolas, empresas, governos e ongs para

Leia mais

Relatório Final do Estágio de Observação. Discente:

Relatório Final do Estágio de Observação. Discente: INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE CATANDUVA IMES Catanduva Autarquia Municipal Autorizada: Decreto Estadual 47.886 de 07/04/67 Reconhecida: Decreto Federal 68.187 de 10/02/71 Recredenciada: Portaria

Leia mais

Escola Estadual Dr.Martinho Marques Alessandra Aparecida Gonçalves Eliana Pigari Baptista Ivanete de Souza Ferreira Oliveira Maria Aparecida Crivelli

Escola Estadual Dr.Martinho Marques Alessandra Aparecida Gonçalves Eliana Pigari Baptista Ivanete de Souza Ferreira Oliveira Maria Aparecida Crivelli Escola Estadual Dr.Martinho Marques Aparecida Gonçalves Eliana Pigari Baptista Ivanete de Souza Ferreira Oliveira Maria Aparecida Crivelli O ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS POR MEIO DE FÁBULAS Taquarussu/MS

Leia mais

Atividades executadas durante o mês de Janeiro:

Atividades executadas durante o mês de Janeiro: INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO REFERENTE AO MÊS DE JANEIRO DE 2016 Atividades executadas durante o mês de Janeiro: EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I Atendimento a pais (novas

Leia mais

RETIFICAÇÃO DO EDITAL SP-006/2018

RETIFICAÇÃO DO EDITAL SP-006/2018 RETIFICAÇÃO DO EDITAL SP-006/28 O Departamento de Recursos Humanos do Instituto Reger de Educação, Cultura e Tecnologia, qualificada como Organização Social pelo Decreto n. 8600, de 15 de março de 26,

Leia mais

Obra literária: ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ... Autora: Bia Villela.

Obra literária: ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ... Autora: Bia Villela. RELATO DE EXPERIÊNCIA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA Obra literária: ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ... Autora: Bia Villela. Educadoras: Maria Cristina Santos de Campos. Silvana Bento de Melo Couto. O Pacto Nacional pela

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA REITORIA ANEXO I. PROJETO DE 1. IDENTIFICAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA REITORIA ANEXO I. PROJETO DE 1. IDENTIFICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA REITORIA ANEXO I. PROJETO DE 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Título do Projeto: Descobrindo e aplicando matemática por meio do software GeoGebra 1.2 Câmpus de

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA PLANO DE AÇÃO 2015

ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA PLANO DE AÇÃO 2015 ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA PLANO DE AÇÃO 2015 NOVA ANDRADINA MS DEZEMBRO/2015 ESCOLA IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA PLANO DE AÇÃO 2015 Plano de ações previstas a serem executadas no

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 214, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

ALUNO DIGITAL Formação para Estudantes Monitores do PROUCA Ensino Fundamental 6º, 7º e 8º 30 horas Erechim, maio de 2014.

ALUNO DIGITAL Formação para Estudantes Monitores do PROUCA Ensino Fundamental 6º, 7º e 8º 30 horas Erechim, maio de 2014. ALUNO DIGITAL Formação para Estudantes Monitores do PROUCA Ensino Fundamental 6º, 7º e 8º 30 horas Erechim, maio de 2014. Prefeitura de Erechim Prefeito Paulo Alfredo Polis Vice-Prefeita Ana Lúcia de Oliveira

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO. Solicitação de Ampliação para Extensão:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO. Solicitação de Ampliação para Extensão: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO Solicitação de Ampliação para Extensão: Organização, Criação e Adaptação de Materiais e Recursos Pedagógicos para Estudantes

Leia mais

Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem. (Mário Quintana).

Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem. (Mário Quintana). Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história. (Bill Gates). Os verdadeiros analfabetos

Leia mais

PROJETOS COM OBJETIVOS QUE INTEGRAM ENSINO. Claudianny Amorim Noronha

PROJETOS COM OBJETIVOS QUE INTEGRAM ENSINO. Claudianny Amorim Noronha PROJETOS COM OBJETIVOS QUE INTEGRAM ENSINO Claudianny Amorim Noronha A PERSPECTIVA DE ENSINO NO EDITAL DE AÇÕES INTEGRADAS Melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos cursos de graduação e pós-graduação,

Leia mais

O ENSINO DE MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCG

O ENSINO DE MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCG O ENSINO DE MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCG Érica Vicente de Souza (UFCG); Késia de Melo Hermenegildo (UFCG); Poliana Franque de Oliveira (UFCG); Severino

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS FACULDADE DE TECNOLOGIA DE FRANCA Dr. THOMAZ NOVELINO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PROJETO INTEGRADOR Franca-SP 2018/2 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 01 ESTRUTURA GERAL DO PROJETO

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES AILTON GORDIANO ELIANA PIGARI BAPTISTA. A criação e a Evolução Biológica dos Seres Vivos

ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES AILTON GORDIANO ELIANA PIGARI BAPTISTA. A criação e a Evolução Biológica dos Seres Vivos ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES AILTON GORDIANO ELIANA PIGARI BAPTISTA A criação e a Evolução Biológica dos Seres Vivos TAQUARUSSU MS AGOSTO/2009 ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES AILTON GORDIANO

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL AUSTRÍLIO CAPILÉ CASTRO PLANO DE AÇÃO 2015

ESCOLA ESTADUAL AUSTRÍLIO CAPILÉ CASTRO PLANO DE AÇÃO 2015 ESCOLA ESTADUAL AUSTRÍLIO CAPILÉ CASTRO PLANO DE AÇÃO 2015 NOVA ANDRADINA-MS 2015 ESCOLA ESTADUAL AUSTRÍLIO CAPILÉ CASTRO PLANO DE AÇÃO 2015 Planejamento das ações previstas para o ano letivo de 2015 a

Leia mais

A TECNOLOGIA NA ÁREA DE GEOGRAFIA

A TECNOLOGIA NA ÁREA DE GEOGRAFIA Centro Universitário Leonardo Da Vinci NEAD Núcleo de Ensino a Distância Everton Leite A TECNOLOGIA NA ÁREA DE GEOGRAFIA BLUMENAU 2009 EVERTON LEITE A TECNOLOGIA NA ÁREA DE GEOGRAFIA Projeto apresentado

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA MUN. DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFª. MARIA APARECIDA CAVALINI SOARES MOZAR. Plano de ação Pedagógica 2011 / 2012

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA MUN. DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFª. MARIA APARECIDA CAVALINI SOARES MOZAR. Plano de ação Pedagógica 2011 / 2012 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA MUN. DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFª. MARIA APARECIDA CAVALINI SOARES MOZAR Plano de ação Pedagógica 2011 / 2012 Coordenadora Pedagógica: Maria Nilza Gomes de Souza Borges

Leia mais

Planejamento Estratégico Departamento de Expressão Gráfica

Planejamento Estratégico Departamento de Expressão Gráfica Planejamento Estratégico Departamento de Expressão Gráfica 2012-2020 Apresentação: O DEGRAF Departamento de Expressão Gráfica faz parte do Setor de Ciências Exatas, antigo departamento de Desenho, que

Leia mais

SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA MONITORIA

SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA MONITORIA Atualização em 2017 EDITAL DE CHAMADA XX/XX SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA MONITORIA CURSOS DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS, GESTÃO COMERCIAL, GESTÃO PÚBLICA, MARKETING E ANÁLISE

Leia mais

ENSINANDO PROGRAMAÇÃO E LÓGICA COMPUTACIONAL PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA EM DOURADOS

ENSINANDO PROGRAMAÇÃO E LÓGICA COMPUTACIONAL PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA EM DOURADOS ENSINANDO PROGRAMAÇÃO E LÓGICA COMPUTACIONAL PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA EM DOURADOS Felipe José Carbone (1) ; Gláucia Gabriel Sass (2) ; Discente do Curso de Ciência da Computação da UEMS,

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO Dezembro de 2017

POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO Dezembro de 2017 POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO Dezembro de 2017 POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO Política Nacional de Formação de Professores BNCC Protagonismo das redes Mais Alfabetização PNLD 161905-Implementando

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO HÍBRIDO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO HÍBRIDO Í OBJETIVOS: Este curso caracteriza-se por uma abordagem multi e interdisciplinar bastante prática, que visa capacitar professores de todas as disciplinas a utilizar ferramentas tecnológicas presentes

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL EDITAL Nº 01/2018 Estabelece normas do Processo Seletivo Simplificado (PSS) a Bolsistas para o Programa Institucional de Acesso, Participação e Aprendizagem de Estudantes Público Alvo da Educação Especial,

Leia mais

USO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PERIN, R. Z ¹; PILATTI, C.²; ZORZI, F.³

USO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PERIN, R. Z ¹; PILATTI, C.²; ZORZI, F.³ USO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PERIN, R. Z ¹; PILATTI, C.²; ZORZI, F.³ RESUMO - As novas tecnologias que nos cercam modificam a forma como interagimos e percebemos

Leia mais

PLANO TIC E D U C A Ç Ã O P RÉ- E S C O L A R E 1 º C I C L O D O E N S I N O B Á S I C O 2012/2013. O Coordenador TIC. Manuel José Gouveia Alves

PLANO TIC E D U C A Ç Ã O P RÉ- E S C O L A R E 1 º C I C L O D O E N S I N O B Á S I C O 2012/2013. O Coordenador TIC. Manuel José Gouveia Alves PLANO TIC 2012/2013 E D U C A Ç Ã O P RÉ- E S C O L A R E 1 º C I C L O D O E N S I N O B Á S I C O O Coordenador TIC Manuel José Gouveia Alves [1] CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA ESCOLA Escola Básica do 1º Ciclo

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES FABIANA AP. MACORINI OCON SIRLEI R. C. PRADO VITORINO SIRLEY REGINA BASTOS PEREIRA CAMPANHA DA PALAVRA CERTA

ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES FABIANA AP. MACORINI OCON SIRLEI R. C. PRADO VITORINO SIRLEY REGINA BASTOS PEREIRA CAMPANHA DA PALAVRA CERTA ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES FABIANA AP. MACORINI OCON SIRLEI R. C. PRADO VITORINO SIRLEY REGINA BASTOS PEREIRA CAMPANHA DA PALAVRA CERTA TAQUARUSSU/MS JULHO /AGOSTO E SETEMBRO DE 2015 ESCOLA ESTADUAL

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES MATEMÁTICA EM AÇÃO

ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES MATEMÁTICA EM AÇÃO ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES MATEMÁTICA EM AÇÃO Projeto elaborado para ser desenvolvido no Ensino Fundamental, tendo como responsáveis os Professores Regentes da Disciplina de Matemática e Professor

Leia mais

E.E Zumbi dos Palmares. Jaraguari MS/2012. Professora Gerenciadora: Luzia Bento Soares. Turma: Alunos do Ensino Fundamental e Médio.

E.E Zumbi dos Palmares. Jaraguari MS/2012. Professora Gerenciadora: Luzia Bento Soares. Turma: Alunos do Ensino Fundamental e Médio. E.E Zumbi dos Palmares. Jaraguari MS/2012. Professora Gerenciadora: Luzia Bento Soares. Turma: Alunos do Ensino Fundamental e Médio. Conteúdos: O legado Cultural Grego e Romano. História da África e dos

Leia mais

ANEXO II. Edital Pibid n /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. DETALHAMENTO DO SUBPROJETO (Licenciatura)

ANEXO II. Edital Pibid n /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. DETALHAMENTO DO SUBPROJETO (Licenciatura) AEXO II Edital Pibid n /2012 CAPES PROGRAMA ISTITUCIOAL DE BOLSA DE IICIAÇÃO À DOCÊCIA - PIBID DETALHAMETO DO SUBPROJETO (Licenciatura) 1. ome da Instituição UF Universidade Federal de Roraima 2. Subprojeto

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente - 2017 Ensino Técnico Etec Sylvio de Mattos Carvalho Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 168 de 07/05/2013 Código: Município: Matão Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE FEVEREIRO DE 2014

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE FEVEREIRO DE 2014 INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE FEVEREIRO DE 2014 EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I Acompanhamento do curso de capacitação da Mind Lab (15

Leia mais

O Planejamento e Gestão de Projetos como fator de sucesso na implantação de Tecnologias Educacionais

O Planejamento e Gestão de Projetos como fator de sucesso na implantação de Tecnologias Educacionais O Planejamento e Gestão de Projetos como fator de sucesso na implantação de Tecnologias Educacionais Objetivo Estimular o trabalho com métodos de planejamento e gestão de projetos na implantação de tecnologias

Leia mais

RELATÓRIO (Atividades desenvolvidas no 1 e 2 semestres de 2014) Otília Ferreira Costa

RELATÓRIO (Atividades desenvolvidas no 1 e 2 semestres de 2014) Otília Ferreira Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO -UFMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO- PROEN PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID/CAPES SUBPROJETO LICENCIATURA EM MÚSICA RELATÓRIO (Atividades desenvolvidas

Leia mais

CONCEPCIONISTAS MISSIONÁRIAS DO ENSINO SETOR: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA MANUAL DE PROCESSOS AGOSTO DE

CONCEPCIONISTAS MISSIONÁRIAS DO ENSINO SETOR: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA MANUAL DE PROCESSOS AGOSTO DE CONCEPCIONISTAS MISSIONÁRIAS DO ENSINO SETOR: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA MANUAL DE PROCESSOS AGOSTO DE 2005 1 Setor: Coordenação Pedagógica Nº DOC.: FOLHA: 01/13 MATRIZ DE PROCESSOS E ATIVIDADES Missão: Planejar,

Leia mais

Plano de Ação Técnicas em Assuntos Educacionais Campus de Vilhena

Plano de Ação Técnicas em Assuntos Educacionais Campus de Vilhena Plano de Ação Técnicas em Assuntos Educacionais Campus de Vilhena Objetivo Foco Ações ( O que fazer? Objetivo Específico (Por quê) Metodologia (Como pode ser feito) Setor (Onde) Período de Execução (Quando)

Leia mais

Questionário usado para verificação do ambiente dos laboratórios de informática (Q01)

Questionário usado para verificação do ambiente dos laboratórios de informática (Q01) Questionário usado para verificação do ambiente dos laboratórios de informática (Q01) Prezado(a) Coordenador(a) O uso de computadores chegou à educação graças às mudanças tecnológicas que estão acontecendo

Leia mais

FICHA IV - ESPECÍFICA POR SUBPROJETO. Ensino-aprendizagem

FICHA IV - ESPECÍFICA POR SUBPROJETO. Ensino-aprendizagem FICHA IV - ESPECÍFICA POR SUBPROJETO Ensino-aprendizagem 1. Quais os materiais didáticos na área do(s) subprojeto(s) existentes na escola? Recursos didáticos, materiais diferenciados e/ou alternativos.

Leia mais

Período de Realização: Início: 07 de setembro de 2018 Término: 08 de setembro de 2018 Carga Horária do Evento: 20h Área Temática Principal: Educação

Período de Realização: Início: 07 de setembro de 2018 Término: 08 de setembro de 2018 Carga Horária do Evento: 20h Área Temática Principal: Educação Período de Realização: Início: 07 de setembro de 2018 Término: 08 de setembro de 2018 Carga Horária do Evento: 20h Área Temática Principal: Educação Período de inscrição: 20 a 28 de agosto de 2018 Resumo

Leia mais

voltaraomenuprincipal

voltaraomenuprincipal voltaraomenuprincipal Educação a Distância no CEFET Campos Campos dos Goytacazes/RJ 11 A Educação a distância (EaD) inicia-se no segundo semestre de 2004, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos

Leia mais

PLANO TIC E D U C A Ç Ã O P RÉ- E S C O L A R E 1 º C I C L O

PLANO TIC E D U C A Ç Ã O P RÉ- E S C O L A R E 1 º C I C L O PLANO TIC E D U C A Ç Ã O P RÉ- E S C O L A R E 1 º C I C L O D O E N S I N O B Á S I C O 2011-2012 O Coordenador TIC Magda Cristina da Silva Lopes [1] CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA IDENTIFICAÇÃO DO COORDENADOR

Leia mais

PLANO TIC E DUCAÇ Ã O PRÉ-ESC O L AR

PLANO TIC E DUCAÇ Ã O PRÉ-ESC O L AR PLANO TIC E DUCAÇ Ã O PRÉ-ESC O L AR D O ENSINO BÁSI C O 2 0 1 1-2 0 1 2 O Coordenador TIC Liliana Afonso Ribeiro E 1º C I C L O CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA IDENTIFICAÇÃO DO COORDENADOR TIC Liliana Afonso

Leia mais

Regulamenta a Lei Complementar Nº 067, de 24 de maio de 2005.

Regulamenta a Lei Complementar Nº 067, de 24 de maio de 2005. Regulamenta a Lei Complementar Nº 067, de 24 de maio de 2005. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE NATAL NO RIO GRANDE DO NORTE, no uso da atribuição que lhe confere o Artigo, da Constituição Municipal e, tendo

Leia mais

PLANO TIC 2 º E 3 º C I C L O S D O E N S I N O B Á S I C O E N S I N O S E C U N D Á R I O

PLANO TIC 2 º E 3 º C I C L O S D O E N S I N O B Á S I C O E N S I N O S E C U N D Á R I O PLANO TIC 2 º E 3 º C I C L O S D O E N S I N O B Á S I C O E N S I N O S E C U N D Á R I O 2011-2012 O Coordenador TIC Michael Silva [1] CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA IDENTIFICAÇÃO DO COORDENADOR TIC Michael

Leia mais

NTICS NA EDUCAÇÃO: CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO DO LINUX EDUCACIONAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO

NTICS NA EDUCAÇÃO: CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO DO LINUX EDUCACIONAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO NTICS NA EDUCAÇÃO: CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO DO LINUX EDUCACIONAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO Adeilson Marques da Silva Cardoso 1, Moisés Laurence de Freitas Lima Junior 1, Jucilene de Oliveira

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 059, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

Coordenação: Graduandos Ministrantes:

Coordenação: Graduandos Ministrantes: Coordenação: Profª. Esp. Darlene Del -Tetto. Graduandos em Licenciatura em Informática- 4º sem. Graduandos Ministrantes: Andréa de Castro, Elias Ataide, Fauze Nassarden, Onielma Ferreira, Paula Rabelo

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 28 DE SETEMBRO DE 2011

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 28 DE SETEMBRO DE 2011 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.185, DE 28 DE SETEMBRO DE 2011 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Matemática, do

Leia mais

REGULAMENTO EXPOCOL CANOAS, 2018

REGULAMENTO EXPOCOL CANOAS, 2018 REGULAMENTO EXPOCOL CANOAS, 2018 CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º A EXPOCOL (Exposição do Colégio La Salle Canoas) é um evento interno que ocorrerá no período de 01 a 05 de outubro de 2018 a fim de divulgar

Leia mais