A Utilização de Mapas Conceituais na Construção de Conceitos Matemáticos em um Curso de Licenciatura em Matemática

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Utilização de Mapas Conceituais na Construção de Conceitos Matemáticos em um Curso de Licenciatura em Matemática"

Transcrição

1 A Utilização de Mapas Conceituais na Construção de Conceitos Matemáticos em um Curso de Licenciatura em Matemática Alexandre Krüger Zocolotti 1 União de Professores (UP-ES) akruger.vix@terra.com.br Maria Auxiliadora Vilela Paiva 2 Centro de Ensino Superior Anísio Teixeira (CESAT) dac@cesat.br Rony Cláudio de Oliveira Freitas 3 Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (CEFETES) ronyfreitas@cefetes.br RESUMO Este artigo apresenta uma pesquisa que envolve a utilização de Mapas Conceituais com vistas a verificar e estabelecer estratégias de utilização deste recurso como forma de acompanhamento e facilitação da aprendizagem de conceitos matemáticos com alunos de um curso de Licenciatura em Matemática. Apesar de ainda ser uma pesquisa em andamento, já aponta alguns resultados da aplicação dos mapas conceituais. Como uma possível ferramenta metacognitiva, verificamos que os mapas conceituais permitem que o aluno reflita sobre o seu próprio saber e como se dá a evolução do aluno em relação a determinados conceitos. Já ao professor, tem possibilitado avaliar, de maneira mais profunda, como o seu aluno constrói conceitos e de que maneira os relaciona. Palavras-chave: Educação Matemática, Aprendizagem Significativa, Mapas Conceituais. 1. Introdução Planejar e desenvolver estratégias que visem melhorias nos processos educacionais existentes é atualmente a meta de vários grupos de trabalho espalhados pelo Brasil e pelo Mundo. Sabemos que esta não é uma pretensão recente, já que são várias as metodologias sugeridas e encontradas ao longo 1 Licenciado em Matemática. Professor do Colégio Marista de Vila Velha e do UP. 2 Doutora em Educação Matemática. Professora aposentada da UFES, professora de Matemática do CESAT.

2 2 da história da educação. Uma dessas metodologias é a Teoria da aprendizagem significativa, criada pelo teórico educacional David Ausubel, já em meados dos anos 60, ainda sob forte influência Behavorista. Segundo ele, é no curso da aprendizagem significativa que o significado lógico do material de aprendizagem se transforma em significado psicológico para o aprendiz (Moreira, 1999). Em 1972, Joseph Novak, na universidade de Cornell, desenvolveu uma estratégia facilitadora da aprendizagem significativa, o mapeamento conceitual. Instrumento capaz de mostrar, de maneira pontual, as relações existentes na estrutura cognitiva de um aluno, o mapa conceitual possui a vantagem de ser, do ponto de vista construtivo, mais simples e menos trabalhoso que a elaboração de um texto. O problema tratado na pesquisa apresentada neste artigo foi o uso dos mapas conceituais no curso de Licenciatura em Matemática do CESAT. Nascido de uma situação corriqueira em sala de aula, ganhou importância a partir do momento em que seu desenvolvimento possibilitou o aprofundamento de estudos na área da aprendizagem significativa, teoria que embasa os mapas conceituais. Além ter como objetivo geral pesquisar a utilização dos mapas conceituais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos de Licenciatura em Matemática do CESAT, a pesquisa tem como objetivos específicos, entre outros, obter embasamento teórico a respeito de aprendizagem significativa, mapas conceituais e das diversas utilizações destes mapas na área educacional; descrever as principais formas de utilização dos mapas conceituais no curso de licenciatura em matemática do CESAT, além de apresentar possibilidades de análises dos mapas conceituais confeccionados pelos alunos dos diferentes períodos do curso (vale ressaltar que em alguns momentos foram comparados mapas de um mesmo autor, com o intuito de observar evoluções na maneira de pensar deste estudante). Também faz parte dos objetivos desta pesquisa, 3 Mestre em Informática na Educação Matemática. Professor de Matemática do CEFETES.

3 3 porém em um momento futuro, observar, via mapas conceituais, como um aluno consegue fazer a conexão entre conceitos novos e antigos. 2. Requisitos teóricos Para subsidiar o trabalho de pesquisa apresentado a seguir, faz-se necessário definir alguns termos: conceito, estrutura cognitiva, aprendizagem significativa, mapas conceituais e CmapTools Conceito e estrutura cognitiva Segundo a teoria da aprendizagem de Ausubel: [...] as pessoas pensam com conceitos, o que revela sua importância para a aprendizagem (MOREIRA; BUCHWEITZ, 1987, P.16) Desta forma, nesta pesquisa, conceito foi utilizado segundo a concepção de Ausubel: Objetos, eventos, situações ou propriedades que possuem atributos criteriais comuns, e que são designados por algum signo ou símbolo, tipicamente uma palavra com significado genérico. (FARIA, 1995, p. 3) Já, Estrutura Cognitiva pode ser definido como conteúdo total e organizado de idéias de um dado indivíduo; ou, no contexto de aprendizagem de certos assuntos, refere-se ao conteúdo e organização de suas idéias naquela área particular de conhecimento. (FARIA, 1995, p.3) Ou ainda: A estrutura cognitiva de um indivíduo é o complexo organizado resultante dos processos cognitivos através dos quais adquire e utiliza o conhecimento. (MOREIRA; BUCHWEITZ, 1987, p. 16) 2.2. Aprendizagem Significativa Procurando entender como a mente humana absorve, transforma, armazena e faz uso de uma nova informação, Ausubel propôs uma nova teoria cognitiva, a aprendizagem significativa, que segundo ele: [...] é um processo por meio do qual uma nova informação se relaciona, de maneira substantiva (não literal) e não arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura cognitiva do indivíduo. Isto é, nesse processo, a nova informação interage com uma estrutura de conhecimento específica, a qual Ausubel

4 4 chama de conceito subsunçor ou, simplesmente subsunçor, existente na estrutura cognitiva de quem aprende. (MOREIRA, 1999, p.11). Em outras palavras: ensinar significativamente implica em, necessariamente, valorizar aquilo que o aluno traz como conhecimento prévio, o subsunçor, ou inseridor, usando o como um ponto de referência, algo em que a nova informação se apoiará até que também ela adquira conteúdo ou significado suficiente para se adaptar a estrutura cognitiva desse aluno. Importante notar que tal teoria se opõe diretamente a aprendizagem de conceitos sem a ligação com conhecimentos anteriormente existentes na estrutura cognitiva do aluno, chamada de Aprendizagem Mecânica. Nela, a informação se liga de maneira arbitrária na mente daquele que aprende, não havendo interação entre a nova informação e aquela anteriormente armazenada. Como exemplo deste tipo de aprendizagem, podemos citar a prática do tomar a tabuada, sem nenhuma preocupação com a assimilação do que vem a ser realmente o conceito da multiplicação Mapas Conceituais Para Faria (1995, p. 1), A forma mais geral de definir mapas conceituais consiste em designá-lo como esquema gráfico para representar a estrutura básica de partes do conhecimento e proposições relevantes desse conhecimento.[...]os mapas conceituais podem ser concebidos também como instrumentos para cartografar o conjunto de idéias aprendidas em uma área especifica, por alunos ou por sujeitos de uma pesquisa educacional. Assim, mapas conceituais são estruturas, que de certa forma faz lembrar diagramas ou organogramas, e que permitem a interligação de dois ou mais conceitos. Essa ligação é feita, quase sempre, por meio de palavras que procuram representar relações proposicionais significativas entre conceitos. Esses instrumentos permitem, àqueles que o confeccionam demonstrar como visualizam as relações existentes entre os conceitos que compõem o corpo teórico de determinado assunto. Quanto a sua aplicabilidade, os mapas podem ser utilizados como instrumentos de ensino, como instrumentos de avaliação e aprendizagem e como

5 5 instrumentos para a análise e planejamento do currículo. Neste trabalho, apenas as duas primeiras aplicações serão utilizadas CMap Tools Não se pode negar a ampla penetração que os computadores possuem na sociedade atual. Como se trata de uma ferramenta que a maioria dos alunos possui certa familiaridade, aliar seu uso à área educacional parece ser uma boa estratégia a fim de estimular a aprendizagem. Desta forma, ferramentas que aliem mapas conceituais ao uso de computadores podem auxiliar rumo a uma aprendizagem significativa. Assim, pelo que foi exposto acima, o software CMap Tools 4 se apresenta como boa opção para tal fim. Desenvolvido pelo Institute for Human and Machine Cognition, permite a associação de nós de um mapa a outros mapas, a arquivos de áudio e vídeo, figuras, páginas de texto e páginas Web, além de permitir construções cooperativas.(paiva; FREITAS, 2005) 3. A pesquisa Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, trabalhada em um estudo de caso, contando com a participação dos alunos e professores do curso de licenciatura em matemática do CESAT O curso de Licenciatura em Matemática do CESAT: O curso de Licenciatura em Matemática do CESAT pauta-se na concepção de um que curso de licenciatura deve garantir ao futuro professor, além da construção dos saberes disciplinares e curriculares, os saberes pedagógicodisciplinares (Schulman, 1986) e os saberes da experiência (TARDIF et al, 1991, 1999, 2002), capacitando-o para assumir a tarefa educativa em sua complexidade. Desta forma, organizou-se tendo como base os princípios do 4 Uma cópia do ambiente pode ser obtido no endereço cmap.ihmc.us/download/index.php?myplat=win. 5 O Centro de Ensino Superior Anísio Teixeira, localizado em Serra(ES) é, atualmente, a única instituição de Ensino Superior particular da Grande Vitória que possui o curso de Licenciatura em Matemática reconhecido pelo MEC.

6 6 respeito ao desenvolvimento profissional, com vistas à construção da identidade do professor; rompimento da visão de valorização apenas de conteúdos nas disciplinas matemáticas e pedagógicas; articulação das diversas disciplinas em busca de uma construção significativa do conhecimento; conhecimento sólido do conteúdo matemático aliado à instrumentalização para o ensino e formação continuada dos licenciandos visando proporcionar aos alunos um conhecimento gerador de atitudes que conduzam à conscientização de uma atualização permanente Os alunos do curso de Licenciatura em Matemática do CESAT Sobre os alunos que no segundo semestre de 2005 faziam a licenciatura, a coordenadora do curso, professora Maria Auxiliadora Vilela Paiva, afirmou, sobre a turma do sétimo período: Sobre o quarto período: Podemos classificá-la, em termos de dificuldade, em duas categorias: os que acompanham com certa facilidade o curso, se engajando em várias ações, sentindo-se mais confiantes; os que passaram a acreditar em suas possibilidades e estudaram muito e, conseqüentemente, obtiveram um salto qualitativo nas questões conceituais e atitudinais (grupo maior). (PAIVA, 2005) [...]no primeiro ano se mostrou uma turma muito participativa e colaborativa. No entanto, nos dois primeiros meses do terceiro período, afloraram sérios problemas de organização de estudos e de entrosamento entre grupos. Estas questões se tornaram um complicador para a aprendizagem, a auto-estima dos alunos e para o relacionamento com a equipe de professores, gerando insatisfações e conflitos. (PAIVA, 2005) Já sobre o segundo período: É um grupo com menos problemas de defasagem de aprendizagem e que estuda bastante. [...] É uma turma com a maioria dos alunos recém saída do ensino médio, com características bem diferentes das demais. (PAIVA, 2005). Agora, no inicio de 2006, temos uma nova turma. Trata-se de alunos que ingressaram na faculdade através de um programa do Governo do Estado do Espírito Santo intitulado Nossa Bolsa. Alunos que, ou estudaram rede pública ou na rede particular por meio de bolsas, e que foram selecionados a partir de suas notas no ENEM, causaram uma boa impressão no primeiro contato,

7 7 deixando a esperança de contribuírem de maneira significativa para a continuação da pesquisa Participantes A pesquisa conta com a participação dos professores, que relatam suas experiências com mapas conceituais e suas impressões a respeito do uso desta ferramenta e dos alunos, que constroem mapas conceituais durante os estudos de algumas disciplinas, entre elas: Geometria I, Introdução à Teoria dos Números, Desenho Geométrico, Prática Pedagógica e Informática na Educação Matemática. Alguns alunos, além de construírem mapas conceituais, também participam através de entrevistas, instrumento fundamental na avaliação dos mapas conceituais Etapas da Pesquisa 1º Fase: Estudo das teorias que embasam o uso dos mapas conceituais. 2º Fase: Verificar, junto aos professores, de que maneira utilizam os Mapas Conceituais em suas aulas e quais as suas impressões a respeito deste instrumento. Tal verificação ocorreu por meio de entrevistas com os professores, além de uma análise conjunta sobre os mapas conceituais confeccionado pelos estudantes. 3º Fase: Analisar e comparar Mapas Conceituais de um mesmo aluno do segundo período, em diferentes momentos do curso, relatando eventuais diferenças, acentuando suas evoluções. 4º Fase: Analisar e comparar Mapas Conceituais de alunos de mesmo período, buscando verificar como cada um organiza o conhecimento, além de detectar pontos que precisassem ser retomados e conceitos mal-formados. 5º Fase: Verificar, por meio da análise dos mapas conceituais, como os alunos conseguem revisar, organizar e interligar conceitos novos e antigos.

8 8 4. Alguns resultados Apesar desta pesquisa estar sendo realizada a pouco mais de um ano, alguns resultados já podem ser listados, colhidos, principalmente, pelo estudante Alexandre Krüger durante o desenvolvimento do seu Trabalho de Conclusão de Curso. Destacamos que o relato a seguir servirá como exemplo da análise que foi feita em cada um dos mapas dos diversos períodos. Por motivos alheios a nossa vontade, omitimos outros resultados, que poderão ser apresentados em momentos apropriados. A partir da possibilidade de uso como verificador da aprendizagem dos alunos, os mapas conceituais foram aplicados na disciplina de Geometria I, ministrada para os estudantes do segundo período. Ao iniciar o período, cada aluno foi convidado a confeccionar um mapa conceitual sobre a disciplina a ser ministrada. Já no final do período, cada aluno confeccionou novo mapa, permitindo-nos estabelecer uma comparação entre o antes e o depois da disciplina. Desta maneira, acreditávamos que seríamos capazes de observar os avanços obtidos ao longo do semestre, além da possibilidade de percebemos correções em conceitos mal formulados. Figura 1: Mapa construído por aluno da disciplina Geometria I Neste primeiro mapa, logo percebemos que, para este aluno, a geometria plana se apoiaria em dois pilares básicos: a noção de áreas e a noção de figuras planas. Paralelamente, algumas questões também despertaram nossa atenção, entre elas a construção do conceito de polígono, sem nenhuma referência a ângulos ou segmentos, e a citação sobre semelhança entre polígonos, mesmo na ausência desses conceitos. Outro ponto a ser destacado

9 9 é a divisão dada aos polígonos como retângulo, quadrado e paralelogramo. Essa divisão nos sugeriu a idéia que este aluno fazia uma conceituação errada a respeito de quadriláteros e polígonos, tratando-os como se fossem sinônimos, além de não perceber a relação de inclusão existente entre os quadriláteros por ele citados. Figura 2: Segundo mapa construído pelo mesmo aluno na disciplina Geometria I Já neste segundo mapa, uma primeira constatação a ser feita foi a inserção da geometria como um dos ramos da matemática. Se no primeiro mapa, o aluno deixava a solta ou como elemento central, neste segundo sua percepção de inclusão numa estrutura maior foi percebida. Foram percebidas também melhorias no aspecto formas geométricas, com o aparecimento dos conceitos de triângulos e quadriláteros, apesar de uma pequena confusão na classificação dos triângulos isósceles, eqüilátero e retângulo. Quando reforça-se a idéia das inclusões isósceles é eqüilátero além de todas as relações que escreve sobre os quadriláteros, o aluno mostra possuir claro sentido de que esses conceitos possuem certa hierarquia, alguns com maior abrangência, outros com menor grau de abrangência.

10 10 5. Considerações Finais Muito mais do que uma tendência, o uso dos mapas conceituais pode ser considerado uma realidade no curso de Licenciatura em Matemática do CESAT a partir do que foi apresentado neste trabalho. Quer seja como instrumento de avaliação do ensino-aprendizagem ou como instrumento de ensino, tal ferramenta se faz presente na formação daqueles que, num futuro próximo, estarão em sala de aula ensinando matemática. Acreditamos que como esta pesquisa ainda está em curso, cremos que novas aplicações podem ser descobertas, bem como aquelas que hoje são utilizadas podem ser mais bem desenvolvidas. O uso dos mapas conceituais, muito mais que enfatizar o uso desta ferramenta, mostra ao licenciando que novas metodologias estão sempre surgindo, e que estar atento a tais mudanças é fundamental para o profissional da área educacional. A formação continuada, tão enfatizada neste curso de licenciatura, deve ser encarada como diferencial entre tais profissionais, necessitando ser incentivada pelos órgãos competentes em todas as áreas educacionais. Voltando aos mapas conceituais, a sua utilização enfatiza a necessidade de cada vez mais aliar os avanços da psicologia a área educacional. Entendemos que com os mapas conseguimos não só observar o que pensam os seus autores, a partir de seus suas conexões entre conceitos, mas também os motivos pelos quais tais ligações ocorrem. Com isso, talvez, podemos estar dando um importante passo a um antigo anseio: aquele de ver cada aluno como único, singular, com características próprias, valorizadas no momento de avalliação/análise individual. 6. Referências FARIA, Wilson de. Mapas Conceituais: Aplicações ao Ensino, Currículo e Avaliação. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda, GAVA, Tânia B. S.; MENEZES, Crediné S.; CURY, Davidson. Aplicações de Mapas Conceituais na Educação como Ferramenta MetaCognitiva. In: SBIE, Vitória, The IHMC Concept Mapping Software - Acesso: 22 de novembro de 2005.

11 11 MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem Significativa. Brasília: Editora UnB, MOREIRA, Marco Antônio. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. Pontevedra/Galícia/Espanha e Braga/Portugal, nº 23 a 28, p.87-95, MOREIRA, Marco Antônio. Mapas Conceituais no Ensino de Física. Porto Alegre: Instituto de Física UFRGS, MOREIRA, Marco Antônio; Buchweitz, Bernardo. Mapas Conceituais: Instrumentos Didáticos, de Avaliação e de Análise de Currículo. São Paulo: Editora Moraes, PAIVA, Maria A. V. O Professor e sua Formação. SBEM: GT Formação de Professores que ensinam matemática, 2005 (no prelo). PAIVA, Maria A. V.; Freitas, Rony C. O. O uso de Mapas Conceituais como instrumentos de apoio à aprendizagem da Matemática. Revista Sapentia: CESAT - Pio XII UNICES <em revista>, Vitória, Ano 3, nº 4,, páginas p.10-17, PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela. Concepções do ensino de geometria: um estudo a partir da prática docente. Rio de Janeiro RJ. Tese (Doutorado em Educação Matemática). PUC RJ. PRADO JR, C. Notas Introdutórias à Lógica Dialética. São Paulo: Brasiliense: SCHULMAN, L. S. Those Who understand: knowledge growth in teaching. EUA: Educational Research, V 15(2) p.4 TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Rio de Janeiro: Teoria & educação, V.4, p

A UTILIZAÇÃO DOS MAPAS CONCEITUAIS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA

A UTILIZAÇÃO DOS MAPAS CONCEITUAIS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA A utilização dos mapas conceituais... A UTILIZAÇÃO DOS MAPAS CONCEITUAIS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA THE USE OF THE CONCEPTUAL MAPS IN THE PROCESS OF EVALUATION IN MATHEMATICS Maria Auxiliadora

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ELABORAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM DO ALUNO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ELABORAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM DO ALUNO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ELABORAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM DO ALUNO PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA PAP/PROGRAD Prof. Marcos Antonio Ferreira Júnior

Leia mais

Mapas Conceituais: usando o software Cmap Tools no ensino e na aprendizagem de matemática

Mapas Conceituais: usando o software Cmap Tools no ensino e na aprendizagem de matemática Mapas Conceituais: usando o software Cmap Tools no ensino e na aprendizagem de matemática Leila Zardo Puga Centro Universitário da F. E. I. Brasil preleilazp@fei.edu.br Resumo Mapa conceitual ou mapeamento

Leia mais

Uma abordagem para o ensino da lógica matemática através de mapas conceituais. Autores: Gertrudes Dandolini (DEGC) João Artur de Souza (DEGC)

Uma abordagem para o ensino da lógica matemática através de mapas conceituais. Autores: Gertrudes Dandolini (DEGC) João Artur de Souza (DEGC) Uma abordagem para o ensino da lógica matemática através de mapas conceituais Autores: Gertrudes Dandolini (DEGC) João Artur de Souza (DEGC) Introdução O avanço tecnológico e a globalização da educação

Leia mais

David Ausubel ( )

David Ausubel ( ) David Ausubel (1918-2008) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional. Aprendizagem A atenção de Ausubel está voltada para a aprendizagem,

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Ausubel e a Aprendizagem Significativa. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Ausubel e a Aprendizagem Significativa. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Professora: Nathália Bastos - Aprendizagem significativa x aprendizagem mecânica - Subsunçores - Organizadores prévios - TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Teoria

Leia mais

ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE MAPAS CONCEITUAIS 1 Ricardo Emanuel Mendes Gonçalves da Rocha. Graduando em Licenciatura em Matemática

ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE MAPAS CONCEITUAIS 1 Ricardo Emanuel Mendes Gonçalves da Rocha. Graduando em Licenciatura em Matemática ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE MAPAS CONCEITUAIS 1 Ricardo Emanuel Mendes Gonçalves da Rocha Graduando em Licenciatura em Matemática Universidade Federal do Pará, ricardoemanuelrocha@gmail.com

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSA DISCENTE 2ª CHAMADA DE PROJETOS MODALIDADE: BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EDITAL Nº 2 DE 22 DE ABRIL DE 2014 ANEXO 2

PROGRAMA DE BOLSA DISCENTE 2ª CHAMADA DE PROJETOS MODALIDADE: BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EDITAL Nº 2 DE 22 DE ABRIL DE 2014 ANEXO 2 ANEXO 2 RESUMO, OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA Título do Projeto: Construção de um Mapa Conceitual da Rede de Pesquisa do IFSP Obs.: Não faça referências ao nome do autor do projeto ao longo do texto. Este

Leia mais

Oficina de texto MAPAS CONCEITUAIS

Oficina de texto MAPAS CONCEITUAIS Oficina de texto MAPAS CONCEITUAIS APRESENTAÇÃO Teoria da Aprendizagem Significativa Primeiros estudos na década de 60. A aprendizagem é dita significativa quando: -uma nova informação (conceito, ideia,

Leia mais

Ferramentas Metacognitivas. 1 - Mapas Conceituais. David Ausubel. Aprendizagem significativa. Outra Tipologia. Exemplo

Ferramentas Metacognitivas. 1 - Mapas Conceituais. David Ausubel. Aprendizagem significativa. Outra Tipologia. Exemplo Ferramentas Metacognitivas 1 - Mapas Conceituais Estágio Curricular Supervisionado em Física II 1/30 Mapas Conceituais: Principalmente destacadas por Novak, servem para o meta-aprendizado, ou seja, auxiliar

Leia mais

+ A Teoria da Aprendizagem

+ A Teoria da Aprendizagem + A Teoria da Aprendizagem Significativa David Ausubel, Psicologia Educacional, 1968 Joseph Novak Bob Gowin Marco Antonio Moreira + Aprendizagem Significativa n É uma teoria cognitiva. n A psicologia da

Leia mais

MAPAS CONCEITUAIS NA EDUCAÇÃO: PROPONDO UMA NOVA INTERFACE PARA AMBIENTES DE APRENDIZAGEM BASEADOS NA PLATAFORMA MOODLE

MAPAS CONCEITUAIS NA EDUCAÇÃO: PROPONDO UMA NOVA INTERFACE PARA AMBIENTES DE APRENDIZAGEM BASEADOS NA PLATAFORMA MOODLE 1 MAPAS CONCEITUAIS NA EDUCAÇÃO: PROPONDO UMA NOVA INTERFACE PARA AMBIENTES DE APRENDIZAGEM BASEADOS NA PLATAFORMA MOODLE Rio de Janeiro - RJ - 05/2012 Categoria: C Setor Educacional: 5 Classificação das

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aspectos Psicológicos da Educação AUSUBEL E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Prof. Stephanie Gurgel David Paul Ausubel (1918-2008) Nascido em Nova York, nos Estados Unidos Filho de

Leia mais

Introdução aos Mapas Conceituais

Introdução aos Mapas Conceituais MPET Modelagem Conceitual do Pensamento Filosófico MATERIAL DE APOIO Organizador dos slides: Prof. Dr. Glaucius Décio Duarte Atualizado em: 05 mai. 2017 Introdução aos Mapas Conceituais Introdução Os Mapas

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FUNÇÃO UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FUNÇÃO UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FUNÇÃO UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS Michelly Cássia de Azevedo Marques 1 Universidade Estadual da Paraíba micassia13@hotmail.com Rômulo Marinho do Rêgo 2 Universidade

Leia mais

APRENDER A ENSINAR COM TECNOLOGIA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

APRENDER A ENSINAR COM TECNOLOGIA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA APRENDER A ENSINAR COM TECNOLOGIA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Rosemara Perpetua Lopes Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Campus de Presidente

Leia mais

CONDIÇÃO DE EXISTÊNCIA DE UM TRIÂNGULO

CONDIÇÃO DE EXISTÊNCIA DE UM TRIÂNGULO CONDIÇÃO DE EXISTÊNCIA DE UM TRIÂNGULO Gian Lucca de Oliveira Costa 1 Francisco Fernandes de Freitas 2 1. Introdução Este trabalho relata uma prática realizada no Curso de Licenciatura em Matemática da

Leia mais

Raquel Taís Breunig 2

Raquel Taís Breunig 2 FORMAÇÃO CONTINUADA DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DE PLANEJAMENTOS DE ENSINO A PARTIR DA BNCC 1 CONTINUED TRAINING OF A GROUP OF MATH TEACHERS: ANALYSIS OF TEACHING PLANNING FROM BNCC

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Departamento de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física. Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem

Universidade Federal de Roraima Departamento de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física. Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem Universidade Federal de Roraima Departamento de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física. Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem Elementos básicos da Teoria de Aprendizagem Significativa

Leia mais

MAPA CONCEITUAL E A MODELAGEM CONCEITUAL DE SISTEMAS DE HIPERTEXTO

MAPA CONCEITUAL E A MODELAGEM CONCEITUAL DE SISTEMAS DE HIPERTEXTO hipertexto MAPA CONCEITUAL E A MODELAGEM CONCEITUAL DE SISTEMAS DE HIPERTEXTO Profa. Gercina Lima 2 DEFINIÇÕES: Modelagem conceitual para sistemas de O mapeamento conceitual envolve a identificação de

Leia mais

Mapas conceituais em aplicações educacionais. Evandro Cantú Instituto Federal do Paraná Câmpus Foz do Iguaçu

Mapas conceituais em aplicações educacionais. Evandro Cantú Instituto Federal do Paraná Câmpus Foz do Iguaçu Mapas conceituais em aplicações educacionais Evandro Cantú Instituto Federal do Paraná Câmpus Foz do Iguaçu evandro.cantu@ifpr.edu.br Aprendizagem Significativa Proposta por David Ausubel, nos anos 1960.

Leia mais

O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO Resumo José Hiram Salengue Noguez Alfredo Luiz da Costa Tillmann O presente trabalho faz parte de uma pesquisa qualitativa ainda em fase

Leia mais

Tecnologias da Informação e da Comunicação

Tecnologias da Informação e da Comunicação Tecnologias da Informação e da Comunicação Material teórico Organização do Conhecimento por meio da Ferramenta Cmap Tools Responsável pelo Conteúdo: Prof. Ms.Jane Garcia de Carvalho Revisão Textual: Prof

Leia mais

Desenvolvimento de Ideias usando Mapas Conceituais

Desenvolvimento de Ideias usando Mapas Conceituais Desenvolvimento de Ideias usando Mapas Conceituais 24 Agosto 2017 Prof. Leopoldo Yoshioka Mapas Conceituais O que é? Como pode ser feito? Para que serve? Mapas Conceituais TEORIA DE AUSUBEL TEORIA EDUCACIONAL

Leia mais

CAMINHOS DA GEOMETRIA NA ERA DIGITAL

CAMINHOS DA GEOMETRIA NA ERA DIGITAL CAMINHOS DA GEOMETRIA NA ERA DIGITAL GT 05 Educação Matemática: tecnologias informáticas e educação à distância Tatiana Schmitz UNISINOS e-mail@sinos.net Ana Paula de Quadros UNISINOS anapauladequadros@gmail.com

Leia mais

UMA ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA NOS LIVROS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE JATAÍ

UMA ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA NOS LIVROS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE JATAÍ ISSN: 2176-3305 UMA ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA NOS LIVROS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE JATAÍ Grace Kelly Souza Carmo Goulart 1 Fernanda Leão de Souza Meira

Leia mais

Desenvolvendo o Pensamento Matemático em Diversos Espaços Educativos

Desenvolvendo o Pensamento Matemático em Diversos Espaços Educativos EXPLORAÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio GT 10 Carlos Souza PARDIM carsopardim@gmail.com Daiane

Leia mais

O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS.

O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS. O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS. Lidiane Rodrigues Diniz; Universidade Federal da Paraíba lidiany-rd@hotmail.com Fabrícia de Fátima Araújo Chaves;

Leia mais

PROPOSTA DE UM WORKFLOW E MAPAS CONCEITUAIS DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS DIAGRAMAS DA UNIFIED MODELING LANGUAGE (UML) RESUMO

PROPOSTA DE UM WORKFLOW E MAPAS CONCEITUAIS DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS DIAGRAMAS DA UNIFIED MODELING LANGUAGE (UML) RESUMO PROPOSTA DE UM WORKFLOW E MAPAS CONCEITUAIS DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS DIAGRAMAS DA UNIFIED MODELING LANGUAGE (UML) Sergio Akio Tanaka* Simone Sawasaki Tanaka** Jean Pierre Ribas Alves*** *Docente e coordenador

Leia mais

O LIVRO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES. Introdução

O LIVRO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES. Introdução O LIVRO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES Autor: Marcelo Silva Bastos Instituição: SME-RJ; Centro Universitário Celso Lisboa e-mail:profsbastos@uol.com.br

Leia mais

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer Habilidades Cognitivas Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Construindo as competências sob os pilares da educação

Leia mais

Mapas Conceituais Uma ferramenta para Organização de Ideias e Resolução de Problemas

Mapas Conceituais Uma ferramenta para Organização de Ideias e Resolução de Problemas PSI2617 - Inovação em Engenharia Mapas Conceituais Uma ferramenta para Organização de Ideias e Resolução de Problemas 13 Março 2018 Prof. Leopoldo Yoshioka Mapas Conceituais O que é? Como pode ser feito?

Leia mais

O GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE SUPORTE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM ENVOLVENDO CONCEITOS E CÁLCULOS DE ARÉA DE FIGURAS PLANAS

O GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE SUPORTE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM ENVOLVENDO CONCEITOS E CÁLCULOS DE ARÉA DE FIGURAS PLANAS O GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE SUPORTE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM ENVOLVENDO CONCEITOS E CÁLCULOS DE ARÉA DE FIGURAS PLANAS Marianne Ferreira Gomesl 1 ; Andriele de Melo Barbosa Oliveira 2 ; Nilcyneia

Leia mais

CONHECENDO E EXPLORANDO O GEOPLANO

CONHECENDO E EXPLORANDO O GEOPLANO 10 Eixo: Práticas para Ensino Fundamental I Matemática/CicloII SOUZA, Junia Ellen Arndt de 1 Borges, Vanusa Emilia 2 KNAUT, Michelle Souza Julio 3 Desde a Educação Infantil, a criança aprende a conhecer

Leia mais

APRENDIZAGEM POR MEIO DE AMBIENTES DE REALIDADE VIRTUAL MARCELO ZUFFO

APRENDIZAGEM POR MEIO DE AMBIENTES DE REALIDADE VIRTUAL MARCELO ZUFFO APRENDIZAGEM POR MEIO DE AMBIENTES DE REALIDADE VIRTUAL MARCELO ZUFFO A capacidade de introduzir o conhecimento prático na sala de aula, sem colocar alunos e terceiros em risco, adiciona um valor inestimável

Leia mais

Construção de e-books com uso de Mapas Conceituais

Construção de e-books com uso de Mapas Conceituais 996 Construção de e-books com uso de Mapas Conceituais X Salão de Iniciação Científica PUCRS Stephanie Schmidt Skuratowski 1, Gilberto Keller de Andrade 2 (orientador) 1 Faculdade de Informática, PUCRS,

Leia mais

Osman da Costa Lins- FACOL

Osman da Costa Lins- FACOL 1 AS CONTRIBUIÇÕES DA UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS À LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - PE 1 Suelma Amorim do Nascimento;

Leia mais

MATEMÁTICA, AGROPECUÁRIA E SUAS MÚLTIPLAS APLICAÇÕES. Palavras-chave: Matemática; Agropecuária; Interdisciplinaridade; Caderno Temático.

MATEMÁTICA, AGROPECUÁRIA E SUAS MÚLTIPLAS APLICAÇÕES. Palavras-chave: Matemática; Agropecuária; Interdisciplinaridade; Caderno Temático. MATEMÁTICA, AGROPECUÁRIA E SUAS MÚLTIPLAS APLICAÇÕES Josislei de Passos Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Câmpus Rio Pomba. josisleipassos@gmail.com

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO GEOPLANO NA CLASSIFICAÇÃO DAS FIGURAS PLANAS

A UTILIZAÇÃO DO GEOPLANO NA CLASSIFICAÇÃO DAS FIGURAS PLANAS A UTILIZAÇÃO DO GEOPLANO NA CLASSIFICAÇÃO DAS FIGURAS PLANAS SANTOS, Adriano Eusébio dos 1 ;GOMES, Malu Alexandre 2 ; RIBEIRO, Elizete Maria Possamai 3 (1) Acadêmico do Curso de Licenciatura de Matemática,

Leia mais

CARTOGRAFIA COGNITIVA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA

CARTOGRAFIA COGNITIVA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA CARTOGRAFIA COGNITIVA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA Michelly Cássia de Azevedo Marques 1 Universidade Estadual da Paraíba micassia13@hotmail.com Rômulo Marinho do Rêgo 2 Universidade

Leia mais

DESEMPENHO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SITUAÇÕES- PROBLEMA DAS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS

DESEMPENHO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SITUAÇÕES- PROBLEMA DAS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS DESEMPENHO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SITUAÇÕES- PROBLEMA DAS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS Ana Paula Perovano 1 INTRODUÇÃO Apresentaremos, neste texto, um recorte da pesquisa intitulada As estruturas

Leia mais

Profa. Dra. Irene Miura

Profa. Dra. Irene Miura MAPAS CONCEITUAIS Profa. Dra. Irene Miura APRESENTAÇÃO Definição Objetivo Fundamentação Teórica Elaboração de Mapas Conceituais Avaliação de Mapas Conceituais Softwares (Inspiration, mind map, free mind)

Leia mais

aprendizagem significativa

aprendizagem significativa aprendizagem significativa Criando percepções e sentidos Construindo sentidos Como a aprendizagem significativa pode contribuir para o processo de ensino e assimilação de novos conceitos H á alguns anos,

Leia mais

Provocando uma visão discente acerca da Física através da elaboração de vídeos dos experimentos.

Provocando uma visão discente acerca da Física através da elaboração de vídeos dos experimentos. 1 Provocando uma visão discente acerca da Física através da elaboração de vídeos dos experimentos. Introdução Apresentação: Pôster S. C. P. de Andrade 1 ; A. M. R. Teixeira 2 Cotidianamente nos deparamos

Leia mais

UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DE TERMODINÂMICA

UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DE TERMODINÂMICA Concept Mapping to Learn and Innovate Proc. of Sixth Int. Conference on Concept Mapping Santos, Brazil, 2014 UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DE TERMODINÂMICA Ramon Teodoro do Prado,

Leia mais

Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 2 Aluna: Roberta D. P. de Azeredo

Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 2 Aluna: Roberta D. P. de Azeredo Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 2 Aluna: Roberta D. P. de Azeredo Critérios de Avaliação: Pontos Positivos: A aula foi bastante dinâmica, pois trabalhamos com o real, construímos polígonos usando

Leia mais

Seleção de conteúdos

Seleção de conteúdos Seleção de conteúdos Curso de Atualização Pedagógica Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN) Conteúdo da disciplina Em geral, há sobrevalorização do conteúdo: Uma disciplina

Leia mais

Aula ESTRATÉGIAS INSTRUCIONAIS MAPAS CONCEITUAIS. META Apresentar mapas conceituais como estratégias instrucionais

Aula ESTRATÉGIAS INSTRUCIONAIS MAPAS CONCEITUAIS. META Apresentar mapas conceituais como estratégias instrucionais ESTRATÉGIAS INSTRUCIONAIS MAPAS CONCEITUAIS Aula 6 META Apresentar mapas conceituais como estratégias instrucionais OBJETIVOS Ao nal desta aula, o aluno deverá: compreender e explicar o que são mapas conceituais.

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA UAB: O ACOMPANHAMENTO DO TUTOR

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA UAB: O ACOMPANHAMENTO DO TUTOR FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA UAB: O ACOMPANHAMENTO DO TUTOR Thaís Philipsen Grützmann Universidade Federal de Pelotas Rita de Cássia de Souza Soares Ramos Universidade Federal de

Leia mais

CONSELHO DE CLASSE: O ANO TODO E AGORA EM ESPECIAL NO FINAL DO ANO LETIVO

CONSELHO DE CLASSE: O ANO TODO E AGORA EM ESPECIAL NO FINAL DO ANO LETIVO TEXTO 2 http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2310-6.pdf acesso em http://pt.wikipedia.org/wiki/conselho_de_classe 09 de outubro de 2014 CONSELHO DE CLASSE: O ANO TODO E AGORA EM ESPECIAL

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA EMENTA EIXO TECNOLÓGICO: Matemática Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Matemática FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( X ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( X ) Presencial

Leia mais

NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO: UMA PESQUISA SOBRE O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO: UMA PESQUISA SOBRE O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO: UMA PESQUISA SOBRE O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO Maria Francisca Duarte Jatobá; Bruno Lopes Oliveira da Silva. Instituto Federal de Ciência e

Leia mais

O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO ESCOLAR

O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO ESCOLAR O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO ESCOLAR MELLO, Rosângela Menta SEED/PR 1 rosangelamenta@seed.pr.gov.br Resumo Área Temática: Educação - Teorias, Metodologias e Práticas Agência Financiadora: Não

Leia mais

UMA PROPOSTA PARA UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS MULTIMÍDIA NA EDUCAÇÃO

UMA PROPOSTA PARA UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS MULTIMÍDIA NA EDUCAÇÃO UMA PROPOSTA PARA UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS MULTIMÍDIA NA EDUCAÇÃO Bárbara R. Gonçalves Vaz Duarte 1, Glaucius Décio Duarte 2 1 CAVG Conj. Agr. Visconde da Graça Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROF. PAULA NOGUEIRA - OLHÃO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DOS 2º E 3º CICLOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROF. PAULA NOGUEIRA - OLHÃO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DOS 2º E 3º CICLOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROF. PAULA NOGUEIRA - OLHÃO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DOS 2º E 3º CICLOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA Sem prejuízo do legalmente estabelecido e sujeito aos critérios aprovados

Leia mais

Reunião de Trabalho Professores Coordenadores. Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017

Reunião de Trabalho Professores Coordenadores. Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017 Reunião de Trabalho Professores Coordenadores Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017 Pauta Acolhimento; Aquecimento; o que nos dizem os registros? Refletindo

Leia mais

A PROFISSIONALIDADE DO BACHAREL DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

A PROFISSIONALIDADE DO BACHAREL DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 1 A PROFISSIONALIDADE DO BACHAREL DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Joselene Elias de Oliveira UnB Fernanda Bartoly Gonçalves de Lima IFB RESUMO Este trabalho se propõe a realizar uma revisão bibliográfica

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

PLANEJAMENTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso Ciências Biológicas Licenciatura Campus Santa Helena PLANEJAMENTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia Docente:

Leia mais

ANIMAÇÕES NO ESTUDO DA TRANSMISSÃO DO CALOR

ANIMAÇÕES NO ESTUDO DA TRANSMISSÃO DO CALOR AQUISIÇÃO AUTOMÁTICA TICA DE DADOS E ANIMAÇÕES NO ESTUDO DA TRANSMISSÃO DO CALOR Denise Borges Sias CEFET-RS [denise@cefetrs.tche.br] Rejane Maria Ribeiro Teixeira IF-UFRGS [rejane@if.ufrgs.br] VII Ciclo

Leia mais

Aprendizagem Significativa no Ensino da Matemática: A Razão Áurea e a Progressão Geométrica na Música

Aprendizagem Significativa no Ensino da Matemática: A Razão Áurea e a Progressão Geométrica na Música Aprendizagem Significativa no Ensino da Matemática: A Razão Áurea e a Progressão Geométrica na Música Christian James Henschel 1 GDn 3 Educação Matemática no Ensino Médio O presente trabalho traz alguns

Leia mais

Cursista: Jacqueline Garcia Pereira. 2º ano do Ensino Médio. Grupo 4. Tutor: Deivis de Oliveira Alves. Número de matrícula:

Cursista: Jacqueline Garcia Pereira. 2º ano do Ensino Médio. Grupo 4. Tutor: Deivis de Oliveira Alves. Número de matrícula: Formação continuada Projeto SEEDUC Cursista: Jacqueline Garcia Pereira 2º ano do Ensino Médio Grupo 4 Tutor: Deivis de Oliveira Alves Número de matrícula: 2422699 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 DESENVOLVIMENTO...4

Leia mais

MAPAS CONCEITUAIS E GRAFOS CONCEITUAIS: UM ESTUDO COMPARATIVO

MAPAS CONCEITUAIS E GRAFOS CONCEITUAIS: UM ESTUDO COMPARATIVO MAPAS CONCEITUAIS E GRAFOS CONCEITUAIS: UM ESTUDO COMPARATIVO André Mesquita Rincon 1, Carlos Eduardo de Lima 1, Fabiano Fagundes 2 1 Acadêmicos Pesquisadores do Laboratório de Multimídia e Hipermídia

Leia mais

O USO DO GEOGEBRA COMO INTRODUÇÃO NO ENSINO DE CIRCUNFERÊNCIAS. Virgínia Moreira de Freitas¹ Orientador (a): Liliane Martinez Antonow²

O USO DO GEOGEBRA COMO INTRODUÇÃO NO ENSINO DE CIRCUNFERÊNCIAS. Virgínia Moreira de Freitas¹ Orientador (a): Liliane Martinez Antonow² O USO DO GEOGEBRA COMO INTRODUÇÃO NO ENSINO DE CIRCUNFERÊNCIAS Virgínia Moreira de Freitas¹ Orientador (a): Liliane Martinez Antonow² 1 Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de

Leia mais

Mapas conceituais como ferramenta de avaliação em intervenções pedagógicas na disciplina de língua portuguesa

Mapas conceituais como ferramenta de avaliação em intervenções pedagógicas na disciplina de língua portuguesa Mapas conceituais como ferramenta de avaliação em intervenções pedagógicas na disciplina de língua portuguesa Luciana Lorandi Honorato de Ornellas 1,2, Aline Gonçalves Amicci 1, Marcos Magalhães 3 Instituto

Leia mais

MINICURSO APRENDENDO MATEMÁTICA COM ORIGAMI NO PIBID

MINICURSO APRENDENDO MATEMÁTICA COM ORIGAMI NO PIBID MINICURSO APRENDENDO MATEMÁTICA COM ORIGAMI NO PIBID Autor Principal: Virgínia de F. Silva¹ Co-Autor(es): Larissa Pereira Menezes², Heloisa Almeida de Figueiredo³ Orientador: Eliane Moreira da Costa 4

Leia mais

ZOOMÁTICA 1 INTRODUÇÃO MATERIAL E MÉTODOS

ZOOMÁTICA 1 INTRODUÇÃO MATERIAL E MÉTODOS ZOOMÁTICA 1 MARTINS, Amanda Taborda 2 ; HUBERT, Jean Josiel de Moura 3 ; KINALSKI, Thaís 4 RESUMO: O trabalho com o tema Zoomática foi realizado com a turma do terceiro ano do Ensino fundamental da Escola

Leia mais

CONSTRUINDO MAPAS CONCEITUAIS: UMA TÉCNICA PARA SISTEMATIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

CONSTRUINDO MAPAS CONCEITUAIS: UMA TÉCNICA PARA SISTEMATIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO I Mostra de Iniciação Científica I MIC 23 e 24 de setembro de 2011 Instituto Federal Catarinense Campus Concórdia Concórdia SC INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS CONCÓRDIA CONSTRUINDO MAPAS CONCEITUAIS:

Leia mais

BENEFÍCIOS DO USO DA REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Toda época formata o conhecimento, procurando atender as necessidades próprias de cada

BENEFÍCIOS DO USO DA REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Toda época formata o conhecimento, procurando atender as necessidades próprias de cada BENEFÍCIOS DO USO DA REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Toda época formata o conhecimento, procurando atender as necessidades próprias de cada período histórico de conflitos e modificações aos processos

Leia mais

GD 5: Estágio Curricular e Supervisionado na formação de professores que ensinam Matemática

GD 5: Estágio Curricular e Supervisionado na formação de professores que ensinam Matemática GD 5: Estágio Curricular e Supervisionado na formação de professores que ensinam Matemática Magna Natalia Marin Pires 1 Universidade Estadual de Londrina magnapires@yahoo.com.br Tânia Stella Bassoi 2 UNIOESTE-

Leia mais

TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NOS BORDADOS EM PONTO CRUZ

TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NOS BORDADOS EM PONTO CRUZ TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NOS BORDADOS EM PONTO CRUZ Sabrine Costa Oliveira 1 IFES binecosta@gmail.com Sandra Aparecida Fraga da Silva 2 IFES sandrafraga7@gmail.com Resumo O presente trabalho é parte

Leia mais

1 o Semestre. MATEMÁTICA Descrições das disciplinas. Didática para o Ensino de Números e Operações. Tecnologias para matemática

1 o Semestre. MATEMÁTICA Descrições das disciplinas. Didática para o Ensino de Números e Operações. Tecnologias para matemática Números e Operações 1 o Semestre Nesta disciplina os licenciandos dominarão a resolução de problemas com números naturais, inteiros e racionais envolvendo as quatro operações fundamentais, utilizando estratégias

Leia mais

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA ULBRA Canoas Rio Grande do Sul Brasil. 04, 05, 06 e 07 de outubro de 2017 Minicurso UTILIZAÇÃO DE PLANILHA ELETRÔNICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Maria Socorro Duarte da Silva Couto Técnico Integrado em Informática para Internet

Leia mais

O CUBO E O GEOGEBRA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL NO MUNICÍPIO DE BRASILÉIA

O CUBO E O GEOGEBRA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL NO MUNICÍPIO DE BRASILÉIA O CUBO E O GEOGEBRA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL NO MUNICÍPIO DE BRASILÉIA Antonia Francisca Caldas da Silva 1 Patrícia Costa Oliveira 2 1. Introdução Este

Leia mais

PLANO ANUAL DE DEPENDÊNCIA DE MATEMÁTICA FUNDAMENTAL

PLANO ANUAL DE DEPENDÊNCIA DE MATEMÁTICA FUNDAMENTAL GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEDUC E.E.E.F.M. MARIA ARLETE TOLEDO Rua Ana Néri - n 6361 - fone: 3321 3876 PLANO ANUAL DE DEPENDÊNCIA DE MATEMÁTICA FUNDAMENTAL Não há ramo

Leia mais

novas tecnologias, novas pedagogias? A evolução das práticas pedagógicas

novas tecnologias, novas pedagogias? A evolução das práticas pedagógicas novas tecnologias, novas pedagogias? A evolução das práticas pedagógicas transformações educacionais Novo olhar sobre o uso de tecnologia em sala de aula pode refletir melhores práticas pedagógicas O professor

Leia mais

Aula 5 OFÍCINA TEMÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA

Aula 5 OFÍCINA TEMÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA OFÍCINA TEMÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA META Apresentar formas de organização de conteúdos privilegiando o estabelecimento de relações entre os vários conhecimentos químicos e entre a Química e suas aplicações

Leia mais

Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de

Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de Licenciatura em Educação Básica - 1º Semestre O jogo é

Leia mais

TRAJETÓRIA DO SUBPROJETO DE MATEMÁTICA: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PIBID POR ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UESB-JQ

TRAJETÓRIA DO SUBPROJETO DE MATEMÁTICA: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PIBID POR ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UESB-JQ TRAJETÓRIA DO SUBPROJETO DE MATEMÁTICA: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PIBID POR ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UESB-JQ Rodrigo Schroeder dos Santos rodrigo.schroeder@hotmail.com Evaneila Lima França

Leia mais

GABARITO QUESTÕES OBJETIVAS

GABARITO QUESTÕES OBJETIVAS MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx - DEPA COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO (Casa de Thomaz Coelho/1889) CONCURSO PARA PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO - PROVA DE 07 DE JULHO

Leia mais

Planificação Anual Matemática 7º Ano

Planificação Anual Matemática 7º Ano ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL 402643 ESTREMOZ Planificação Anual Matemática 7º Ano Ano letivo 2018/2019 PERÍODO Nº de AULAS PREVISTAS (45 min) 1º 60 2º 60 3º 35 Total: 155 1º Período Total de

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 7º Ano

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 7º Ano PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR MATEMÁTICA 7º Ano OBJETIVOS ESPECÍFICOS TÓPICOS SUBTÓPICOS METAS DE APRENDIZAGEM 1º Período - Multiplicar e dividir números inteiros. - Calcular o valor de potências em que

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS EM MATEMÁTICA ATRAVÉS DA ESTRATÉGIA DOS MAPAS CONCEITUAIS Cristiane Carvalho Bezerra de Lima Universidade Federal da Paraíba - UFPB profacristiane@yahoo.com.br Romero Tavares Universidade

Leia mais

O uso de Mapas Conceituais como instrumento de apoio à aprendizagem da Matemática

O uso de Mapas Conceituais como instrumento de apoio à aprendizagem da Matemática O uso de Mapas Conceituais como instrumento de apoio à aprendizagem da Matemática Maria Auxiliadora Vilela Paiva 1 Rony Cláudio de Oliveira Freitas 2 Resumo Este artigo apresenta pesquisa realizada com

Leia mais

A RELAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA COM A PRÁTICA DOCENTE

A RELAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA COM A PRÁTICA DOCENTE A RELAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA COM A PRÁTICA DOCENTE Maria Rizoneide Araújo Belarmino (1). (1) Discente. Licenciatura em Ciências Biológicas. Centro de Educação e Saúde (CES), Universidade Federal

Leia mais

Universidade Federal do Pará Campus Universitário Marajó-Breves Faculdade de Matemática PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO APOIO

Universidade Federal do Pará Campus Universitário Marajó-Breves Faculdade de Matemática PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO APOIO Universidade Federal do Pará Campus Universitário Marajó-Breves Faculdade de Matemática PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO APOIO AO ENSINO BÁSICO Coordenador: LUIZ ANTONIO RIBEIRO NETO DE OLIVEIRA

Leia mais

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR. Planificação Anual 7ºano Disciplina/Área disciplinar: MATEMÁTICA

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR. Planificação Anual 7ºano Disciplina/Área disciplinar: MATEMÁTICA FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR Ano letivo 2018/2019 Planificação Anual 7ºano Disciplina/Área disciplinar: MATEMÁTICA Objetivos essenciais de aprendizagem, conhecimentos, capacidades e atitudes transversais

Leia mais

A CONTEXTUALIZAÇÃO COMO AGENTE FACILITADOR NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

A CONTEXTUALIZAÇÃO COMO AGENTE FACILITADOR NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA 27 a 30 de Agosto de 2014 A CONTEXTUALIZAÇÃO COMO AGENTE FACILITADOR NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA BARROSO, Poliana Polinabarroso@saocamilo-es.br BICALHO, Alessandro Erick alessandrobicalho@saocamilo-es.br

Leia mais

A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel

A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel David Paul Ausubel Nova Iorque (25/08/18 09/07/08) Filho de imigrantes judeus e pobres da Europa Central Insatisfação com a educação que recebeu

Leia mais

O ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS: IDENTIFICANDO O PERFIL E OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ESTUDANTES

O ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS: IDENTIFICANDO O PERFIL E OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ESTUDANTES O ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS: IDENTIFICANDO O PERFIL E OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ESTUDANTES Rosilda Santos do Nascimento; Maria Hosilani Rodrigues de Assis; Severina Andréa D. de Farias Graduanda

Leia mais

Formação inicial de professores de ciências e de biologia: contribuições do uso de textos de divulgação científica

Formação inicial de professores de ciências e de biologia: contribuições do uso de textos de divulgação científica Formação inicial de professores de ciências e de biologia: contribuições do uso de textos de divulgação científica Thatianny Alves de Lima Silva e Mariana de Senzi Zancul volume 9, 2014 14 UNIVERSIDADE

Leia mais

POSSIBILIDADES DO SOFTWARE WINGEOM NO ENSINO DE GEOMETRIA. GT 05 Educação matemática: tecnologias informáticas e educação à distância

POSSIBILIDADES DO SOFTWARE WINGEOM NO ENSINO DE GEOMETRIA. GT 05 Educação matemática: tecnologias informáticas e educação à distância POSSIBILIDADES DO SOFTWARE WINGEOM NO ENSINO DE GEOMETRIA GT 05 Educação matemática: tecnologias informáticas e educação à distância Carise Elisane Schmidt, Instituto Federal Catarinense, carise.schmidt@ifc-concordia.edu.br

Leia mais

Planejamento das aulas 2018 Turmas Regulares

Planejamento das aulas 2018 Turmas Regulares Planejamento das aulas 2018 Turmas Regulares Objetivos: Revisar e ensinar conceitos de matemática básica e os assuntos que mais caem no ENEM; Buscar a compreensão do aluno quanto aos enunciados das questões

Leia mais

Mostra do CAEM a 21 de outubro, IME-USP A GEOMETRIA DO CALEIDOSCÓPIO

Mostra do CAEM a 21 de outubro, IME-USP A GEOMETRIA DO CALEIDOSCÓPIO Mostra do CAEM 2017 19 a 21 de outubro, IME-USP A GEOMETRIA DO CALEIDOSCÓPIO Vitor Hugo Matias dos Santos (vitorhm@ime.usp.br) 1 Resumo O estudo das transformações geométricas planas na Educação Básica

Leia mais

EMENTA ESCOLAR III Trimestre Ano 2014

EMENTA ESCOLAR III Trimestre Ano 2014 EMENTA ESCOLAR III Trimestre Ano 2014 Disciplina: Matemática Professor: Flávio Calônico Júnior Turma: 8 ano do Ensino Fundamental II Data 16/setembro 18/setembro 19/setembro 23/setembro 25/setembro 26/setembro

Leia mais

A MONITORIA DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E SUPERIOR

A MONITORIA DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E SUPERIOR A MONITORIA DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E SUPERIOR 1 TERESA, Micheli Pinheiro; 2 DINIZ, Camilla Fernandes; 3 NICOLA, Liliane; 4 SANTOS, Carla Margarete Ferreira dos; 5 ROCHO, Valdirene da Rosa;

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA OBTENÇÃO DE MÁXIMOS E MÍNIMOS DE FUNÇÕES SUJEITO Á RESTRIÇÕES Educação Matemática no Ensino Superior GT 12 RESUMO

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA OBTENÇÃO DE MÁXIMOS E MÍNIMOS DE FUNÇÕES SUJEITO Á RESTRIÇÕES Educação Matemática no Ensino Superior GT 12 RESUMO A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA OBTENÇÃO DE MÁXIMOS E MÍNIMOS DE FUNÇÕES SUJEITO Á RESTRIÇÕES Educação Matemática no Ensino Superior GT 1 RESUMO Neste trabalho, apresentaremos uma proposta de estudo

Leia mais