Construção de e-books com uso de Mapas Conceituais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Construção de e-books com uso de Mapas Conceituais"

Transcrição

1 996 Construção de e-books com uso de Mapas Conceituais X Salão de Iniciação Científica PUCRS Stephanie Schmidt Skuratowski 1, Gilberto Keller de Andrade 2 (orientador) 1 Faculdade de Informática, PUCRS, 2 EDIPUCRS Resumo Este projeto nasceu dentro do Setor de Publicações Eletrônicas da EDIPUCRS com o objetivo de desenvolver um padrão de publicações eletrônicas com uso de Mapas Conceituais. Os Mapas Conceituais, criados por Novak (NOVAK, 1996), com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (AUSUBEL. 2003), são usados para a representação das relações entre conceitos que explicam um conceito maior. Vários softwares proprietários e livres foram desenvolvidos para a implementação desses mapas no computador. Em pesquisa recente realizada pela FACIN e FALE foi desenvolvido um livro eletrônico (ebook), publicado pela EDIPUCRS em dezembro de 2008, com o título Ensino da Leitura nos Anos Iniciais: Navegando pela Lingüística, em que se usou um Mapa Conceitual como uma forma alternativa de leitura ao texto linear clássico. A pesquisa apontou resultados interessantes que serviram de estímulo no aperfeiçoamento desta forma de diagramação. Por se tratar de uma pesquisa aplicada, voltada para a produção de livros usando o recurso dos mapas, a proponente é a EDIPUCRS, pois achamos que esta modalidade de diagramação poderá ser de grande aplicação em publicações acadêmicas. Introdução Mapas Conceituais são representações gráficas, semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras, chamadas palavras de enlace. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos do objeto de estudo.

2 997 Para Albert Cañas, Mapas Conceituais são representações do conhecimento, formadas de conceitos e das relações entre eles. Conceito é definido por Cañas (CAÑAS, 2003) como uma regularidade percebida em eventos ou objetos, ou um registro de eventos ou objetos, marcados com um rótulo. Segundo Moreira (MOREIRA, 1999), o mapeamento conceitual é uma técnica de análise que pode ser usada para ilustrar a estrutura conceitual de uma fonte de conhecimentos. Os Mapas Conceituais foram criados por Novak (NOVAK, 1996) em seu programa de pesquisa sobre o papel central da Teoria de Aprendizagem em uma Teoria de Educação. A origem dos Mapas Conceituais é a Teoria de Aprendizagem Significativa desenvolvida por Ausubel (ASUBEL, 1968), uma teoria cognitiva que busca explicar o processo de aprendizagem segundo a ótica do cognitivismo. A idéia central da teoria sobre aprendizagem significativa é a de que esta aprendizagem é um processo em que uma nova informação é vinculada a um aspecto relevante, já existente, da estrutura de conhecimento de um indivíduo. Segundo Ausubel (ASUBEL, 1968), o armazenamento da informação no cérebro humano é altamente organizado, formando uma hierarquia conceitual, na qual os elementos específicos do conhecimento são ligados (e assimilados) a conceitos mais gerais e inclusivos. No processo de aprendizagem significativa, a interação entre idéias é essencial, as quais podem ser expressas simbolicamente, de modo não-arbitrário e substantivo, isto é, nãoliteral, com aspectos específicos já presentes na estrutura cognitiva do indivíduo. Assim, o conhecimento que o aluno/leitor possui - conhecimentos prévios - é o fator isolado mais importante que influenciará na aprendizagem subseqüente (AUSUBEL, 1980). Os conhecimentos prévios, subsunçores, constituem conceitos bastante integrados à estrutura cognitiva, são elementos centrais para estruturação e construção do conhecimento, com os quais a nova informação interage, resultando numa mudança tanto da nova informação quanto do subsunçor ao qual se relaciona. Se os subsunçores são elementos preponderantes para que haja aprendizagem significativa, da mesma forma o material oferecido ao aluno deve ser potencialmente significativo, isto é, relacionável aos conceitos já existentes na sua estrutura cognitiva. A aprendizagem significativa pressupõe que as informações a serem apresentadas ao aprendiz sejam potencialmente significativas, isto é, relacionáveis com os conceitos subsunçores já existentes na sua estrutura cognitiva, e que o mesmo deve manifestar disposição de relacionar essas novas informações aos conceitos já existentes. De acordo com

3 998 esta teoria, a aprendizagem pode ser facilitada através dos seguintes princípios: diferenciação progressiva e reconciliação integrativa (MOREIRA, 1982). A diferenciação progressiva é o princípio segundo o qual o conteúdo a ser apresentado aos alunos deve ser programado de maneira que os conceitos mais gerais da disciplina ou conteúdo sejam apresentados em primeiro lugar, e, pouco a pouco, introduzidos os conceitos mais específicos. O princípio da reconciliação integrativa postula que a programação do material a ser apresentado ao aluno deve ser feita de maneira que haja exploração de relações entre idéias, apontando semelhanças e diferenças entre conceitos relacionados. Em oposição à aprendizagem significativa está a aprendizagem mecânica, em que novas informações são acrescentadas à base de conhecimento do indivíduo com pouca, ou nenhuma, associação a conceitos relevantes já existentes na estrutura cognitiva, ou ainda, quando não há um esforço para a ocorrência da associação. Não há regras gerais fixas para o traçado de Mapas Conceituais. O importante é que o mapa seja um instrumento capaz de evidenciar significados atribuídos a conceitos e relações entre conceitos no contexto de um corpo de conhecimentos, de uma disciplina, de uma matéria de ensino. Por exemplo, se o indivíduo que faz um mapa, seja ele, digamos, professor ou aluno, une dois conceitos, através de uma linha, ele deve ser capaz de explicar o significado da relação que vê entre esses conceitos. Os dois conceitos mais as palavras-chave formam uma proposição, e esta evidencia o significado da relação conceitual. Por esta razão, o uso de palavras-chave sobre as linhas, conectando conceitos, é importante e deve ser incentivado na confecção de Mapas Conceituais. No entanto esse recurso não os torna auto-explicativos, Mapas Conceituais devem ser explicados por quem os faz; ao explicá-lo, a pessoa externaliza significados. Reside aí o maior valor de um Mapa Conceitual. É possível traçar um Mapa Conceitual para um artigo, para uma única aula, para uma unidade de estudo, para um curso ou, até mesmo, para um programa educacional completo. A diferença está no grau de generalidade e inclusividade dos conceitos colocados no mapa. Um mapa envolvendo apenas conceitos gerais, inclusivos e organizacionais pode ser usado como referencial para o planejamento de um curso inteiro, enquanto que um mapa incluindo somente conceitos específicos, pouco inclusivos, pode auxiliar na seleção de determinados materiais instrucionais.

4 999 Moreira, em seu livro sobre Mapas Conceituais (MOREIRA, 2006), exibe várias aplicações dos mapas: como instrumento de ensino, como instrumento de avaliação da aprendizagem e como instrumento para a análise e planejamento do currículo. Com a recente experiência que tivemos na organização dos conteúdos do livro eletrônico lançado em dezembro de 2008 pela EDIPUCRS, com o título Leitura nos Anos Iniciais: navegando nas águas da Lingüística, percebemos a potencialidade deste recurso para ajudar o leitor na compreensão de um texto. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo investigativo, pois avaliará a possibilidade de uso de ferramentas de representação de conceitos através dos Mapas Conceituais. Como existem muitos softwares no mercado para a construção de Mapas Conceituais, inicialmente será feito um levantamento dos mesmos e a identificação de algumas propriedades, como tamanho, ambiente de uso (Windows?, Linux?, por exemplo), livre ou proprietário, se permitem anexar objetos de aprendizagem ou não, exportam arquivos em formatos PDF?, HTML?, XML?, JPEG?... Após a escolha do software, será organizado um livro eletrônico para a disciplina de Sistemas de Informação do curso de Ciência da Computação, usando este software. A terceira etapa da pesquisa consistirá em usar o e-book nas aulas dessa disciplina e levantar dados sobre a satisfação ou não da leitura de um livro nesse formato. Finalmente, os dados levantados serão analisados e os resultados divulgados em artigos e no Salão de Iniciação Científica da PUCRS e/ou de outras universidades. Metodologia A pesquisa será realizada a partir de um levantamento dos softwares existentes no mercado, usados para a criação de mapas conceituais. Entre os softwares a serem analisados, identificaremos algumas propriedades: livre ou proprietário, facilidade de uso, funcionalidades, formas de exportação de seus resultados, ambiente operacional, tamanho,... Em paralelo com o estudo dos softwares, concluiremos a produção de um livro texto para a disciplina de Sistemas de Informação do Curso Ciência da Computação. O desenvolvimento deste livro iniciou em novembro de 2008 e contará com a colaboração de outros professores da FACIN. Por ser um livro didático para a disciplina o material já existe.

5 1000 A partir dos conteúdos selecionados para o livro texto, o mesmo será formatado em mapas conceituais usando o software selecionado pelo grupo do projeto. Em agosto de 2009 o livro será usado em sala de aula como livro didático da disciplina. A seguir será aplicado um instrumento de avaliação da adesão ao formato usado. Os dados levantados e tabulados serão analisados e um relatório sobre os resultados da análise será gerado. Resultados (ou Resultados e Discussão) Como esta pesquisa iniciou em 18 de maio, ainda não temos dados suficientes para a análise e uma conclusão sobre a adesão dos leitores frente ao formato proposto para o e-book. A partir de dezembro estes dados já terão sido tabulados e analisados e a conclusão será registrada no relatório final do projeto. Referências AUDY, J. L. N.; ANDRADE, G. K. de; CIDRAL, A. Fundamentos de Sistemas de Informação. Porto Alegre: Bookman, AUSUBEL, D.P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, Tradução de The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view. (2000). Kluwer Academic Publishers. AUSUBEL, D.P.; NOVAK, J.D.; HANESIAN, H. Educational psychology. New York: Holt, Rinehart and Winston, Publicado em português pela Editora Interamericana, Rio de Janeiro, CAÑAS, A. J et ali. Support for Constructing Knowledge Models in CmapTools. USA. UWF. Relatório Técnico MOREIRA, M.A. (1980). Mapas Conceituais como instrumentos para promover a diferenciação conceitual progressiva e a reconciliação integrativa. Ciência e Cultura, 32(4): MOREIRA, M.A. Uma abordagem cognitivista no ensino da Física. Porto Alegre: Editora de Universidade, MOREIRA, M.A. Aprendizagem significativa. Brasília: Editora da UnB, MOREIRA, M.A; e MASINI, E.F.S. Aprendizagem significativa: a teoria de aprendizagem de David Ausubel. São Paulo: Editora Moraes, MOREIRA, M.A.; e MASINI, E.F.S. Aprendizagem significativa: a teoria de aprendizagem de David Ausubel. 2ª edição. São Paulo: Centauro Editora, NOVAK, J.D.; GOWIN, D.B. Aprender a aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, Tradução de Learning how to learn (1984). Ithaca, N.Y.: Cornell University Press.

6 1001 PEREIRA, V. W. (org) Ensino da Leitura nos Anos Iniciais: navegando pela Lingüística. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ELABORAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM DO ALUNO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ELABORAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM DO ALUNO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ELABORAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM DO ALUNO PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA PAP/PROGRAD Prof. Marcos Antonio Ferreira Júnior

Leia mais

MAPAS CONCEITUAIS NA EDUCAÇÃO: PROPONDO UMA NOVA INTERFACE PARA AMBIENTES DE APRENDIZAGEM BASEADOS NA PLATAFORMA MOODLE

MAPAS CONCEITUAIS NA EDUCAÇÃO: PROPONDO UMA NOVA INTERFACE PARA AMBIENTES DE APRENDIZAGEM BASEADOS NA PLATAFORMA MOODLE 1 MAPAS CONCEITUAIS NA EDUCAÇÃO: PROPONDO UMA NOVA INTERFACE PARA AMBIENTES DE APRENDIZAGEM BASEADOS NA PLATAFORMA MOODLE Rio de Janeiro - RJ - 05/2012 Categoria: C Setor Educacional: 5 Classificação das

Leia mais

A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel

A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel David Paul Ausubel Nova Iorque (25/08/18 09/07/08) Filho de imigrantes judeus e pobres da Europa Central Insatisfação com a educação que recebeu

Leia mais

CONHECIMENTO E SUAS RELAÇÕES COM OUTROS CONCEITOS: CONSTRUÇÃO DE UM MAPA CONCEITUAL PARA AMBIENTES DE INOVAÇÃO

CONHECIMENTO E SUAS RELAÇÕES COM OUTROS CONCEITOS: CONSTRUÇÃO DE UM MAPA CONCEITUAL PARA AMBIENTES DE INOVAÇÃO CONHECIMENTO E SUAS RELAÇÕES COM OUTROS CONCEITOS: CONSTRUÇÃO DE UM MAPA CONCEITUAL PARA AMBIENTES DE INOVAÇÃO Área temática: Gestão do Conhecimento Organizacional Rejane Frozza frozza@unisc.br Liane Kipper

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aspectos Psicológicos da Educação AUSUBEL E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Prof. Stephanie Gurgel David Paul Ausubel (1918-2008) Nascido em Nova York, nos Estados Unidos Filho de

Leia mais

Mapas Conceituais: usando o software Cmap Tools no ensino e na aprendizagem de matemática

Mapas Conceituais: usando o software Cmap Tools no ensino e na aprendizagem de matemática Mapas Conceituais: usando o software Cmap Tools no ensino e na aprendizagem de matemática Leila Zardo Puga Centro Universitário da F. E. I. Brasil preleilazp@fei.edu.br Resumo Mapa conceitual ou mapeamento

Leia mais

Osman da Costa Lins- FACOL

Osman da Costa Lins- FACOL 1 AS CONTRIBUIÇÕES DA UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS À LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - PE 1 Suelma Amorim do Nascimento;

Leia mais

Seleção de conteúdos

Seleção de conteúdos Seleção de conteúdos Curso de Atualização Pedagógica Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN) Conteúdo da disciplina Em geral, há sobrevalorização do conteúdo: Uma disciplina

Leia mais

VÉÅÑÉÜàtÅxÇàtÄ áåé? VÉÇáàÜâà ä áåé x [âåtç áåé

VÉÅÑÉÜàtÅxÇàtÄ áåé? VÉÇáàÜâà ä áåé x [âåtç áåé Subsídios Teóricos para o Professor Pesquisador em Ensino de Ciências VÉÅÑÉÜàtÅxÇàtÄ áåé? VÉÇáàÜâà ä áåé x [âåtç áåé Marco A. Moreira Porto Alegre, Brasil 2009, 2016 Y v{t wx tñüxáxçàt ûé Tipo de publicação:

Leia mais

David Ausubel ( )

David Ausubel ( ) David Ausubel (1918-2008) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional. Aprendizagem A atenção de Ausubel está voltada para a aprendizagem,

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Departamento de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física. Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem

Universidade Federal de Roraima Departamento de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física. Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem Universidade Federal de Roraima Departamento de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física. Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem Elementos básicos da Teoria de Aprendizagem Significativa

Leia mais

I Semana da Física do CAA

I Semana da Física do CAA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE REGULAMENTO SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA A I SEMANA DE FÍSICA DO CAA Proposta de Comunicação Oral/Relato de Experiência para a Estudantes de

Leia mais

MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA 1. Marco Antonio Moreira Instituto de Física - UFRGS Porto Alegre - RS Brasil

MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA 1. Marco Antonio Moreira Instituto de Física - UFRGS Porto Alegre - RS Brasil MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA 1 O que são mapas conceituais. Marco Antonio Moreira Instituto de Física - UFRGS 90501-970 Porto Alegre - RS Brasil De um modo geral, mapas conceituais, ou

Leia mais

Ferramentas Metacognitivas. 1 - Mapas Conceituais. David Ausubel. Aprendizagem significativa. Outra Tipologia. Exemplo

Ferramentas Metacognitivas. 1 - Mapas Conceituais. David Ausubel. Aprendizagem significativa. Outra Tipologia. Exemplo Ferramentas Metacognitivas 1 - Mapas Conceituais Estágio Curricular Supervisionado em Física II 1/30 Mapas Conceituais: Principalmente destacadas por Novak, servem para o meta-aprendizado, ou seja, auxiliar

Leia mais

Como facilitar a leitura de Mapas Conceituais?

Como facilitar a leitura de Mapas Conceituais? Como facilitar a leitura de Mapas Conceituais? Clézia Dionizio Silva 1,3, José Uibson Pereira Moraes 2,3 1 Aluna do Instituto Federal de Alagoas IFAL Campus Penedo. Bolsista do PIBICT. e-mail: clezia.11@gmail.com

Leia mais

Fig. 1. Exemplo de Mapa Conceitual simples

Fig. 1. Exemplo de Mapa Conceitual simples 1. Mapas Conceituais Os Mapas Conceituais, desenvolvidos por John Novak [Novak,1977], são utilizados como uma linguagem para descrição e comunicação de conceitos dentro da teoria de assimilação. Representam

Leia mais

O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: UM ESTUDO A PARTIR DO TEMA AS LEIS DE NEWTON

O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: UM ESTUDO A PARTIR DO TEMA AS LEIS DE NEWTON O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: UM ESTUDO A PARTIR DO TEMA AS LEIS DE NEWTON *Maria Helena Carvalho da Costa 1 Gilvan Mendonça Silva 2 Tiago Nery Ribeiro 3

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS VISCONDE DA GRAÇA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS VISCONDE DA GRAÇA Mestrado Profissional em Ciências e Tecnologias na Educação Plano de Ensino 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Professor: Nelson Luiz Reyes Marques Disciplina: Ensino e Aprendizagem Carga horária: 30h Créditos:

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSA DISCENTE 2ª CHAMADA DE PROJETOS MODALIDADE: BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EDITAL Nº 2 DE 22 DE ABRIL DE 2014 ANEXO 2

PROGRAMA DE BOLSA DISCENTE 2ª CHAMADA DE PROJETOS MODALIDADE: BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EDITAL Nº 2 DE 22 DE ABRIL DE 2014 ANEXO 2 ANEXO 2 RESUMO, OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA Título do Projeto: Construção de um Mapa Conceitual da Rede de Pesquisa do IFSP Obs.: Não faça referências ao nome do autor do projeto ao longo do texto. Este

Leia mais

TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL

TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL Sérgio Choiti Yamazaki Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul David Paul Ausubel é médico, tendo se especializado em psiquiatria. Professor da

Leia mais

+ A Teoria da Aprendizagem

+ A Teoria da Aprendizagem + A Teoria da Aprendizagem Significativa David Ausubel, Psicologia Educacional, 1968 Joseph Novak Bob Gowin Marco Antonio Moreira + Aprendizagem Significativa n É uma teoria cognitiva. n A psicologia da

Leia mais

CARTOGRAFIA COGNITIVA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA

CARTOGRAFIA COGNITIVA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA CARTOGRAFIA COGNITIVA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA Michelly Cássia de Azevedo Marques 1 Universidade Estadual da Paraíba micassia13@hotmail.com Rômulo Marinho do Rêgo 2 Universidade

Leia mais

Educação no campo seguindo os preceitos da Aprendizagem Significativa estabelecidos por David Ausubel

Educação no campo seguindo os preceitos da Aprendizagem Significativa estabelecidos por David Ausubel Educação no campo seguindo os preceitos da Aprendizagem Significativa estabelecidos por David Ausubel Aline Cristina de Sant Anna 1 GD2 Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental O texto

Leia mais

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E MAPAS CONCEITUAIS

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E MAPAS CONCEITUAIS Resumo APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E MAPAS CONCEITUAIS Wilson da Silva 1 - UNINTER Genoveva Ribas Claro 2 - UNINTER Ademir Pinheli Mendes 3 - UNINTER Eixo Educação, Tecnologia e Comunicação Agência Financiadora:

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 11 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NECI IOLANDA SCHWANZ KIEFER ENSINO DA FÍSICA E APRENDIZAGEM

Leia mais

Oficina de texto MAPAS CONCEITUAIS

Oficina de texto MAPAS CONCEITUAIS Oficina de texto MAPAS CONCEITUAIS APRESENTAÇÃO Teoria da Aprendizagem Significativa Primeiros estudos na década de 60. A aprendizagem é dita significativa quando: -uma nova informação (conceito, ideia,

Leia mais

TÍTULO: AUTORES: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA: Introdução

TÍTULO: AUTORES:   INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA: Introdução TÍTULO: CONSTRUÇÃO DE UMA AULA DE FISIOLOGIA EM FORMATO HIPERMÍDIA AUTORES: I. P. Cardoso; C. C. S. Oliveira; C. A. Gonçalves e-mail: cg@unb.br INSTITUIÇÃO: CFS-IB / Universidade de Brasília ÁREA TEMÁTICA:

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS EM MATEMÁTICA ATRAVÉS DA ESTRATÉGIA DOS MAPAS CONCEITUAIS Cristiane Carvalho Bezerra de Lima Universidade Federal da Paraíba - UFPB profacristiane@yahoo.com.br Romero Tavares Universidade

Leia mais

METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS ! 1 de! 10 METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS Wilson da Silva Doutor em Educação (Unicamp) e professor do ISE Sion e Uniandrade RESUMO O pressente

Leia mais

Uma abordagem para o ensino da lógica matemática através de mapas conceituais. Autores: Gertrudes Dandolini (DEGC) João Artur de Souza (DEGC)

Uma abordagem para o ensino da lógica matemática através de mapas conceituais. Autores: Gertrudes Dandolini (DEGC) João Artur de Souza (DEGC) Uma abordagem para o ensino da lógica matemática através de mapas conceituais Autores: Gertrudes Dandolini (DEGC) João Artur de Souza (DEGC) Introdução O avanço tecnológico e a globalização da educação

Leia mais

Introdução aos Mapas Conceituais

Introdução aos Mapas Conceituais MPET Modelagem Conceitual do Pensamento Filosófico MATERIAL DE APOIO Organizador dos slides: Prof. Dr. Glaucius Décio Duarte Atualizado em: 05 mai. 2017 Introdução aos Mapas Conceituais Introdução Os Mapas

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO APOIO ÀS AULAS EXPOSITIVAS NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO APOIO ÀS AULAS EXPOSITIVAS NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 1 UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO APOIO ÀS AULAS EXPOSITIVAS NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Agnaldo da Costa 1 Luiz Alberto Pilatti 2 Geraldo Ranthum 3 RESUMO Este artigo descreve

Leia mais

A TEORIA DE DAVID AUSUBEL E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA POSSÍVEL EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA. Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática

A TEORIA DE DAVID AUSUBEL E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA POSSÍVEL EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA. Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática A TEORIA DE DAVID AUSUBEL E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA POSSÍVEL EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA Rafaela Padilha 1 Viviane Polachini 2 Edson Carpes Camargo 3 Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática

Leia mais

Palavras-chave: construção do conhecimento, conceitos, conteúdos.

Palavras-chave: construção do conhecimento, conceitos, conteúdos. MAPAS CONCEITUAIS: FERRAMENTA FACILITADORA DO APRENDIZADO EM DISCIPLINAS NOS CURSOS DE BIOLOGIA Diones Krinski 1 1 Professor do Departamento de Ciências Biológicas Universidade do Estado de Mato Grosso

Leia mais

Aprendizagem significativa e transposição didática: avaliação do conhecimento por meio de mapas conceituais.

Aprendizagem significativa e transposição didática: avaliação do conhecimento por meio de mapas conceituais. Aprendizagem significativa e transposição didática: avaliação do conhecimento por meio de mapas conceituais. Silvia Z. Costa Beber* 1 (PQ), Kathia R. Kunzler 1,2 (PQ), Enio de L. Stanzani (PQ) 1, Aline

Leia mais

PROPOSTA DE UM MAPA CONCEITUAL PARA O ENSINO DE ELETRÔNICA ANALÓGICA

PROPOSTA DE UM MAPA CONCEITUAL PARA O ENSINO DE ELETRÔNICA ANALÓGICA PROPOSTA DE UM MAPA CONCEITUAL PARA O ENSINO DE ELETRÔNICA ANALÓGICA Fabíola ANDRADE(1); Esdras SALES(2) (1) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará, Rua Tiburcio Cavalcante

Leia mais

MAPAS CONCEITUAIS E SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO

MAPAS CONCEITUAIS E SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO MAPAS CONCEITUAIS E SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO Considerações iniciais Marlene Grillo 1 Valderez Marina do Rosário Lima 2 Mapas conceituais são representações gráficas de conjuntos de conceitos organizados

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Ausubel e a Aprendizagem Significativa. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Ausubel e a Aprendizagem Significativa. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Professora: Nathália Bastos - Aprendizagem significativa x aprendizagem mecânica - Subsunçores - Organizadores prévios - TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Teoria

Leia mais

Pôster O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO PROPOSTA PARA A ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO NOS ESTUDOS SOBRE MEMÓRIA NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Pôster O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO PROPOSTA PARA A ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO NOS ESTUDOS SOBRE MEMÓRIA NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB 2013) GT 10: Informação e Memória Pôster O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO PROPOSTA PARA A ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UEPB PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PRPGP. Proposta Para o Ensino de Ciências

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UEPB PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PRPGP. Proposta Para o Ensino de Ciências UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UEPB PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PRPGP Proposta Para o Ensino de Ciências Formação Continuada Para Professores Mapas Conceituais e Uma Nova Dinâmica Para o

Leia mais

Mapas conceituais como ferramenta de avaliação em intervenções pedagógicas na disciplina de língua portuguesa

Mapas conceituais como ferramenta de avaliação em intervenções pedagógicas na disciplina de língua portuguesa Mapas conceituais como ferramenta de avaliação em intervenções pedagógicas na disciplina de língua portuguesa Luciana Lorandi Honorato de Ornellas 1,2, Aline Gonçalves Amicci 1, Marcos Magalhães 3 Instituto

Leia mais

UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DE TERMODINÂMICA

UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DE TERMODINÂMICA Concept Mapping to Learn and Innovate Proc. of Sixth Int. Conference on Concept Mapping Santos, Brazil, 2014 UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DE TERMODINÂMICA Ramon Teodoro do Prado,

Leia mais

UMA PROPOSTA PARA UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS MULTIMÍDIA NA EDUCAÇÃO

UMA PROPOSTA PARA UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS MULTIMÍDIA NA EDUCAÇÃO UMA PROPOSTA PARA UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS MULTIMÍDIA NA EDUCAÇÃO Bárbara R. Gonçalves Vaz Duarte 1, Glaucius Décio Duarte 2 1 CAVG Conj. Agr. Visconde da Graça Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Leia mais

O OLHAR DISCENTE DO MOMENTO DE INÉRCIA PAUTADO EM CONHECIMENTOS PRÉVIOS

O OLHAR DISCENTE DO MOMENTO DE INÉRCIA PAUTADO EM CONHECIMENTOS PRÉVIOS O OLHAR DISCENTE DO MOMENTO DE INÉRCIA PAUTADO EM CONHECIMENTOS PRÉVIOS Bergson Rodrigo Siqueira de Melo Universidade Estadual do Ceará-UECE bergson1melo@gmail.com Antônio Marcos da Costa Silvano Universidade

Leia mais

PLANO DIDÁTICO TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA

PLANO DIDÁTICO TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA CUIABÁ- MT 2015 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE FÍSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS MARY CARNEIRO REZENDE marycrezende@yahoo.com.br Orientadora: Profa. Dra.

Leia mais

Aula ESTRATÉGIAS INSTRUCIONAIS MAPAS CONCEITUAIS. META Apresentar mapas conceituais como estratégias instrucionais

Aula ESTRATÉGIAS INSTRUCIONAIS MAPAS CONCEITUAIS. META Apresentar mapas conceituais como estratégias instrucionais ESTRATÉGIAS INSTRUCIONAIS MAPAS CONCEITUAIS Aula 6 META Apresentar mapas conceituais como estratégias instrucionais OBJETIVOS Ao nal desta aula, o aluno deverá: compreender e explicar o que são mapas conceituais.

Leia mais

O Uso de Mapas Conceituais na Disciplina Interação Humano-Computador

O Uso de Mapas Conceituais na Disciplina Interação Humano-Computador O Uso de Mapas Conceituais na Disciplina Interação Humano-Computador André Barros de Sales Universidade de Brasília andrebdes@unb.br Lucas Douglas N. Coelho Universidade de Brasília lucasdouglasfga@gmail.com

Leia mais

Palavras-chave: Aprendizagem Significativa; Cmap tools; Conceitos; Mapas Conceituais;; Matemáticos.

Palavras-chave: Aprendizagem Significativa; Cmap tools; Conceitos; Mapas Conceituais;; Matemáticos. na Contemporaneidade: desafios e possibilidades APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS UTILIZANDO A FERRAMENTA CMAPS TOOLS Cristiane Carvalho Bezerra de Lima Secretaria Estadual de Estado SEE - PB profacristiane@yahoo.com.br

Leia mais

O MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

O MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Coordenação Geral de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social http://periodicos.ufersa.edu.br/revistas/index.php/includere ISSN 2359-5566 O MAPA CONCEITUAL

Leia mais

MAPAS CONCEITUAIS. Profa. Dra. Stela C. Bertholo Piconez. Pós-Graduação FE/USP 1

MAPAS CONCEITUAIS. Profa. Dra. Stela C. Bertholo Piconez. Pós-Graduação FE/USP 1 MAPAS CONCEITUAIS A questão do significado no processo de construção de conhecimentos Aprendizagem Significativa e ambientes virtuais de ensino-aprendizagem Profa. Dra. Stela C. Bertholo Piconez 1 O que

Leia mais

MAPAS CONCEITUAIS FLAVIO ANTONIO MAXIMIANO

MAPAS CONCEITUAIS FLAVIO ANTONIO MAXIMIANO MAPAS CONCEITUAIS FLAVIO ANTONIO MAXIMIANO Instituto de Química USP Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências: Modalidade Ensino de Química famaxim@iq.usp.br Mapas Conceituais Autor:

Leia mais

UM NOVO OLHAR SOBRE A ÓTICA: USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHO NO ENSINO DA FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

UM NOVO OLHAR SOBRE A ÓTICA: USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHO NO ENSINO DA FÍSICA NO ENSINO MÉDIO UM NOVO OLHAR SOBRE A ÓTICA: USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHO NO ENSINO DA FÍSICA NO ENSINO MÉDIO Irene Wehrmeister irene.rsl@gmail.com IFC-Riodosul Mariana caetano Macedo marimcmacedo@gmail.com IFC-Riodosul

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Programa de Pós-Graduação em Educação

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Programa de Pós-Graduação em Educação PROGRAMA DE ENSINO Disciplina Aprendizagem de Conceitos Escolares e as Tecnologias Semestre Ano Letivo Área de Concentração EDUCAÇÃO Área: CONCENTRAÇÃO ( ) Nível: MESTRADO (X ) DOMÍNIO CONEXO ( ) DOUTORADO

Leia mais

Palavras-chave: Mapa Conceitual, Currículo, Gastronomia

Palavras-chave: Mapa Conceitual, Currículo, Gastronomia O CURRÍCULO DE GASTRONOMIA E SEU MAPA CONCEITUAL: A ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA PRESENTES NA FORMAÇÃO DO GASTRÔNOMO. G1 Currículo e formação de professores Rosana Fernandez Medina

Leia mais

Mapas conceituais em aplicações educacionais. Evandro Cantú Instituto Federal do Paraná Câmpus Foz do Iguaçu

Mapas conceituais em aplicações educacionais. Evandro Cantú Instituto Federal do Paraná Câmpus Foz do Iguaçu Mapas conceituais em aplicações educacionais Evandro Cantú Instituto Federal do Paraná Câmpus Foz do Iguaçu evandro.cantu@ifpr.edu.br Aprendizagem Significativa Proposta por David Ausubel, nos anos 1960.

Leia mais

Representação do processo de Assimilação e Retenção do conhecimento de Ausubel.

Representação do processo de Assimilação e Retenção do conhecimento de Ausubel. Representação do processo de Assimilação e Retenção do conhecimento de Ausubel. José Uibson Pereira Moraes 1, 2 1 Professor de Física do Instituto Federal de Alagoas IFAL Campus Penedo. e-mail: jose.moraes@ifal.edu.br

Leia mais

Profa. Dra. Irene Miura

Profa. Dra. Irene Miura MAPAS CONCEITUAIS Profa. Dra. Irene Miura APRESENTAÇÃO Definição Objetivo Fundamentação Teórica Elaboração de Mapas Conceituais Avaliação de Mapas Conceituais Softwares (Inspiration, mind map, free mind)

Leia mais

DESIGN AND EDUCATIONAL VIDEO CONTENTS GUIDE

DESIGN AND EDUCATIONAL VIDEO CONTENTS GUIDE 12 DESIGN E ROTEIRO DE VÍDEOS EDUCATIVOS Marcia Izabel Fugisawa Souza Tércia Zavaglia Torres Fernando Attique Máximo RESUMO Propõe-se a elaboração de design e roteiro de conteúdo de vídeos educativos sob

Leia mais

ANIMAÇÕES NO ESTUDO DA TRANSMISSÃO DO CALOR

ANIMAÇÕES NO ESTUDO DA TRANSMISSÃO DO CALOR AQUISIÇÃO AUTOMÁTICA TICA DE DADOS E ANIMAÇÕES NO ESTUDO DA TRANSMISSÃO DO CALOR Denise Borges Sias CEFET-RS [denise@cefetrs.tche.br] Rejane Maria Ribeiro Teixeira IF-UFRGS [rejane@if.ufrgs.br] VII Ciclo

Leia mais

Aprendizagem Significativa no Ensino da Matemática: A Razão Áurea e a Progressão Geométrica na Música

Aprendizagem Significativa no Ensino da Matemática: A Razão Áurea e a Progressão Geométrica na Música Aprendizagem Significativa no Ensino da Matemática: A Razão Áurea e a Progressão Geométrica na Música Christian James Henschel 1 GDn 3 Educação Matemática no Ensino Médio O presente trabalho traz alguns

Leia mais

UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA NO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA NO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA NO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Resumo Tiago Maciel Mastrantonio 1 - IFSul Glaucius Décio Duarte

Leia mais

Aprendizagem significatica A teoria de David Ausubel. Marco Antonio Moreira Elcie F. Salzano Masini

Aprendizagem significatica A teoria de David Ausubel. Marco Antonio Moreira Elcie F. Salzano Masini Aprendizagem significatica A teoria de David Ausubel Marco Antonio Moreira Elcie F. Salzano Masini Introdução O cognitivismo procura descrever o que sucede quando o ser humano se situa, organizando o seu

Leia mais

Uso de mapa conceitual para aprendizagem de conceitos de química na educação profissional

Uso de mapa conceitual para aprendizagem de conceitos de química na educação profissional Uso de mapa conceitual para aprendizagem de conceitos de química na educação profissional Aline Matuella M. Ficanha 1,2* (PG), Angela Antunes 1,2 (PG), Ana Sara Castaman 2 (PQ), Rubia Mores 1 (PG), Luciana

Leia mais

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR ANDRÉA VERUSKA NERY VAZ 1 INTRODUÇÃO Educar é colaborar para que as pessoas transformem suas vidas através de constante aprendizagem. De

Leia mais

Teoria Aprendizagem Significativa para o Ensino

Teoria Aprendizagem Significativa para o Ensino Teoria Aprendizagem Significativa para o Ensino Universidade do Estado do Amazonas - Projeto Arquimedes Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Amazônia Semana Pedagógica SEDUC: EENU MSc Saulo

Leia mais

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROJETO AS PEGADAS DO DINOSSAURO

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROJETO AS PEGADAS DO DINOSSAURO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROJETO AS PEGADAS DO DINOSSAURO Artur CARMELLO NETO, Faculdade de Ciências e Letras Unesp Araraquara-SP Formação de professores na perspectiva

Leia mais

Desenvolvimento de Ideias usando Mapas Conceituais

Desenvolvimento de Ideias usando Mapas Conceituais Desenvolvimento de Ideias usando Mapas Conceituais 24 Agosto 2017 Prof. Leopoldo Yoshioka Mapas Conceituais O que é? Como pode ser feito? Para que serve? Mapas Conceituais TEORIA DE AUSUBEL TEORIA EDUCACIONAL

Leia mais

OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA UML 2.0

OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA UML 2.0 OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA UML 2.0 Tanaka. Sergio Akio 1, Tanaka. Simone Sawasaki 2, Alves. Jean Pierre R 3 3 Departamento de Sistemas e Computação Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL) Londrina,

Leia mais

Mapas conceituais como instrumentos no auxílio da aprendizagem significativa no Ensino de Química

Mapas conceituais como instrumentos no auxílio da aprendizagem significativa no Ensino de Química Mapas conceituais como instrumentos no auxílio da aprendizagem significativa no Ensino de Química Laís C. Tavares 1 (PG)*, Adriano C. Fernandes 1 (PQ), Regina C. S. Müller 1 (PQ), Alex G. de Oliveira 1

Leia mais

Objetivos do Vê de Gowin. 5 - O Vê como ferramenta avaliativa. O Vê de Gowin. Aplicações. Exemplo. Exemplo

Objetivos do Vê de Gowin. 5 - O Vê como ferramenta avaliativa. O Vê de Gowin. Aplicações. Exemplo. Exemplo Objetivos do Vê de Gowin 5 - O Vê como ferramenta avaliativa Estágio Curricular Supervisionado em Física II Auxiliar a compreensão do papel da experimentação na Ciência Expressar de forma visual o processo

Leia mais

PROPOSTA DE UM WORKFLOW E MAPAS CONCEITUAIS DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS DIAGRAMAS DA UNIFIED MODELING LANGUAGE (UML) RESUMO

PROPOSTA DE UM WORKFLOW E MAPAS CONCEITUAIS DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS DIAGRAMAS DA UNIFIED MODELING LANGUAGE (UML) RESUMO PROPOSTA DE UM WORKFLOW E MAPAS CONCEITUAIS DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS DIAGRAMAS DA UNIFIED MODELING LANGUAGE (UML) Sergio Akio Tanaka* Simone Sawasaki Tanaka** Jean Pierre Ribas Alves*** *Docente e coordenador

Leia mais

Reconstrução conceitual. Paulo Correia Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo

Reconstrução conceitual. Paulo Correia Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo Reconstrução conceitual Paulo Correia Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo Aulas anteriores Mapeamento conceitual e aprendizagem significativa Ressonância pedagógica Interação

Leia mais

O ENSINO DE GEOGRAFIA POR MEIO DA PRODUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NAS ESCOLAS DO CAMPO

O ENSINO DE GEOGRAFIA POR MEIO DA PRODUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NAS ESCOLAS DO CAMPO O ENSINO DE GEOGRAFIA POR MEIO DA PRODUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NAS ESCOLAS DO CAMPO Fabiano Custódio de Oliveira 1 UFCG/CDSA- fabiano.geografia@gmail.com Vanessa do Nascimento Braga 2 UFCG/CDSA- ssavabraga@gmail.com

Leia mais

Aprendizagem significativa em D. Ausubel: Contributos para uma adequada visão da sua teoria e incidências no ensino

Aprendizagem significativa em D. Ausubel: Contributos para uma adequada visão da sua teoria e incidências no ensino Aprendizagem significativa em D. Ausubel: Contributos para uma adequada visão da sua teoria e incidências no ensino Introdução João Félix Praia jfpraia@fc.up.pt Faculdade de Ciências da Universidade do

Leia mais

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: da visão clássica à visão crítica 1 (Meaningful learning: from the classical to the critical view)

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: da visão clássica à visão crítica 1 (Meaningful learning: from the classical to the critical view) APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: da visão clássica à visão crítica 1 (Meaningful learning: from the classical to the critical view) Marco Antonio Moreira Instituto de Física da UFRGS Caixa Postal 15051 - Campus

Leia mais

ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE MAPAS CONCEITUAIS 1 Ricardo Emanuel Mendes Gonçalves da Rocha. Graduando em Licenciatura em Matemática

ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE MAPAS CONCEITUAIS 1 Ricardo Emanuel Mendes Gonçalves da Rocha. Graduando em Licenciatura em Matemática ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE MAPAS CONCEITUAIS 1 Ricardo Emanuel Mendes Gonçalves da Rocha Graduando em Licenciatura em Matemática Universidade Federal do Pará, ricardoemanuelrocha@gmail.com

Leia mais

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: REVISÃO TEÓRICA E APRESENTAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: REVISÃO TEÓRICA E APRESENTAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: REVISÃO TEÓRICA E APRESENTAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA Ms. Wanderley Pivatto Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC,SC. Resumo: Muitos são os

Leia mais

UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO BRASILEIRA SOBRE O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE QUÍMICA

UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO BRASILEIRA SOBRE O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE QUÍMICA UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO BRASILEIRA SOBRE O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE QUÍMICA Djaneide Marinalva da Silva 1 (IC), Larissa Oliveira de Souza 1 (IC) e José Euzebio Simões Neto 1,2 (PQ) djaneidemari@gmail.com

Leia mais

MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DOS ENCONTROS NACIONAIS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS ENPEC S ( ).

MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DOS ENCONTROS NACIONAIS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS ENPEC S ( ). MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DOS ENCONTROS NACIONAIS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS ENPEC S (1997-2015). Clécio Danilo Dias-da-Silva (1); Carmem Maria da Rocha

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 1

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 1 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 1 M.A. Moreira A avaliação é, segundo Novak (1996), um dos cinco lugares comuns da educação; os outros (Schwab, 1973) são (professor), aprendizagem (aluno), currículo (conhecimento)

Leia mais

Princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa e os Saberes Populares: referencias para o ensino de Ciências 1

Princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa e os Saberes Populares: referencias para o ensino de Ciências 1 Princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa e os Saberes Populares: referencias para o ensino de Ciências 1 Principles of Meaningful Learning Theory and Popular knowledge: references to science

Leia mais

Utilizando Simulação Computacional Como Estratégia de Ensino: Estudo de Caso

Utilizando Simulação Computacional Como Estratégia de Ensino: Estudo de Caso Utilizando Simulação Computacional Como Estratégia de Ensino: Estudo de Caso XIII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação Autores: João Artur de Souza (DEGC) Gertrudes Dandolini (DEGC) Introdução

Leia mais

USO DAS TICS EM UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA PARA O APRENDIZADO SIGNIFICATIVO

USO DAS TICS EM UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA PARA O APRENDIZADO SIGNIFICATIVO USO DAS TICS EM UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA PARA O APRENDIZADO SIGNIFICATIVO Resumo: Lucy Mirian Campos Tavares Nascimento (Instituto Federal de Goiás 1 ) Rita de Cássia Frenedozzo (Universidade Cruzeiro

Leia mais

MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizaje Significativo: fundamentación teórica y estratégias facilitadoras. Porto Alegre: Editora UFRGS, p.

MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizaje Significativo: fundamentación teórica y estratégias facilitadoras. Porto Alegre: Editora UFRGS, p. Aprendizaje Significativo: fundamentación teórica y estratégias facilitadoras Significant Learning: theoretical foundations and facilitating strategies Ronny Machado de Moraes Mestre em Educação pela UCDB.

Leia mais

ABRIL/2004 A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AS POSSÍVEIS FORMAS DE APLICAÇÕES COM MAPAS CONCEITUAIS

ABRIL/2004 A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AS POSSÍVEIS FORMAS DE APLICAÇÕES COM MAPAS CONCEITUAIS 1 ABRIL/2004 A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AS POSSÍVEIS FORMAS DE APLICAÇÕES COM MAPAS CONCEITUAIS Solange Tieko Sakaguti UNIGRAN CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS solange@dourados.br Educação a Distância

Leia mais

A MONITORIA DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E SUPERIOR

A MONITORIA DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E SUPERIOR A MONITORIA DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E SUPERIOR 1 TERESA, Micheli Pinheiro; 2 DINIZ, Camilla Fernandes; 3 NICOLA, Liliane; 4 SANTOS, Carla Margarete Ferreira dos; 5 ROCHO, Valdirene da Rosa;

Leia mais

Autor: Prof. Luís Havelange Soares Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Campus Campina Grande

Autor: Prof. Luís Havelange Soares Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Campus Campina Grande Contribuições do uso do Geogebra no estudo de funções Autor: Prof. Luís Havelange Soares Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Campus Campina Grande Aspectos motivacionais

Leia mais

O CONHECIMENTO SOBRE MAPAS CONCEITUAIS EM UMA ESCOLA DE ARARUNA-PB. Palavras-chaves: Mapas conceituais. Diagrama. Ensino-Aprendizagem.

O CONHECIMENTO SOBRE MAPAS CONCEITUAIS EM UMA ESCOLA DE ARARUNA-PB. Palavras-chaves: Mapas conceituais. Diagrama. Ensino-Aprendizagem. O CONHECIMENTO SOBRE MAPAS CONCEITUAIS EM UMA ESCOLA DE ARARUNA-PB Alessandra Gomes Brandão Docente da Universidade Estadual da Paraíba, alessandra.goms.brandao@gmail.com Resumo O Mapa Conceitual (MC)

Leia mais

Guia de Elaboração de. Mapa Conceitual

Guia de Elaboração de. Mapa Conceitual 1 Guia de Elaboração de Mapa Conceitual 2 Elaboradores Marcos Kubrusly Melissa Soares Medeiros Kristopherson Lustosa Augusto Randal Pompeu Ponte 3 O que é Mapa Conceitual? É um método por meio do qual

Leia mais

Aprendizagem Significativa e Mapas Conceituais no Ensino de Máquinas Elétricas no PROEJA

Aprendizagem Significativa e Mapas Conceituais no Ensino de Máquinas Elétricas no PROEJA Precarização do trabalho e da formação Aprendizagem docente para atuar Significativa na EJA e e no Mapas PROEJA: Conceituais uma investigação no Ensino a de partir Máquinas das condições Elétricas de no

Leia mais

O ENSINO DE DENSIDADE À LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

O ENSINO DE DENSIDADE À LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA O ENSINO DE DENSIDADE À LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Katiele Stefani Zotti (PG) 1*, Eniz Conceição Oliveira (PQ) 2, José Claudio Del Pino (PQ) 3 1 katystefani@hotmail.com, 2 eniz@univates.br, 3 delpinojc@yahoo.com.br

Leia mais

Mapas Conceituais Uma ferramenta para Organização de Ideias e Resolução de Problemas

Mapas Conceituais Uma ferramenta para Organização de Ideias e Resolução de Problemas PSI2617 - Inovação em Engenharia Mapas Conceituais Uma ferramenta para Organização de Ideias e Resolução de Problemas 13 Março 2018 Prof. Leopoldo Yoshioka Mapas Conceituais O que é? Como pode ser feito?

Leia mais

UMA INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: USO DA MODELAGEM E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL

UMA INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: USO DA MODELAGEM E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL UMA INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: USO DA MODELAGEM E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL Humberto da Silva Oliveira UEPB humberto.oliveira@ymail.com Morgana Lígia de Farias Freire UEPB morgana.ligia@bol.com.br

Leia mais

M. A. Moreira Grupo de Ensino, Instituto de Física UFRGS. 1

M. A. Moreira Grupo de Ensino, Instituto de Física UFRGS. 1 O que são mapas conceituais 1? De uma maneira ampla, mapas conceituais são apenas diagramas que indicam relações entre conceitos. Mais especificamente, podem ser interpretados como diagramas hierárquicos

Leia mais

MAPAS CONCEITUAIS E TEORIAS DE APRENDIZAGEM Concept maps and learning theories

MAPAS CONCEITUAIS E TEORIAS DE APRENDIZAGEM Concept maps and learning theories MAPAS CONCEITUAIS E TEORIAS DE APRENDIZAGEM Concept maps and learning theories Marco Antonio Moreira Instituto de Física, UFRGS Caixa Postal 15051, Campus 91501-970 Porto Alegre, RS, Brasil moreira@if.ufrgs.br

Leia mais

Aprendizagem significativa

Aprendizagem significativa Aprendizagem significativa Liane Tarouco 2-57 Aprendizagem significativa Aprendizagem não é derivada dos professores ou da tecnologia Aprendizagem é derivada de pensar 1 3-57 Pensar Sobre o que estão fazendo

Leia mais

APRENDER A ENSINAR COM TECNOLOGIA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

APRENDER A ENSINAR COM TECNOLOGIA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA APRENDER A ENSINAR COM TECNOLOGIA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Rosemara Perpetua Lopes Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Campus de Presidente

Leia mais

1 Mapas conceituais: o que dizem os periódicos on-line. Nathalia de Campos Prediger 1 Cleci T. Werner da Rosa 2 Luiz Marcelo Darroz 3

1 Mapas conceituais: o que dizem os periódicos on-line. Nathalia de Campos Prediger 1 Cleci T. Werner da Rosa 2 Luiz Marcelo Darroz 3 1 Mapas conceituais: o que dizem os periódicos on-line Nathalia de Campos Prediger 1 Cleci T. Werner da Rosa 2 Luiz Marcelo Darroz 3 RESUMO O presente trabalho descreve o modo como os mapas conceituais

Leia mais

Teoria da aprendizagem significativa na prática docente

Teoria da aprendizagem significativa na prática docente ISSN 0798 1015 HOME Revista ESPACIOS! ÍNDICES! A LOS AUTORES! Vol. 39 (Nº 23) Ano 2018. Pág. 27 Teoria da aprendizagem significativa na prática docente Theory of meaningful learning in teaching practice

Leia mais