MAGENTAKONCEPT. CONSULTORES, Lda. Contacto:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MAGENTAKONCEPT. CONSULTORES, Lda. Contacto: +351 962 749 907 geral@magentakoncept.com www.magentakoncept.com"

Transcrição

1 MAGENTAKONCEPT CONSULTORES, Lda Contacto: NIPC

2 Information Technology Solutions MAGENTAKONCEPT CONSULTORES, Lda Contacto: NIPC

3 Information Technology Solutions Formação Vasto leque de formação de qualidade a nível superior em diversas àreas. ACTUARIADO VIDA Também disponível, a pedido, formação a nível básico em diversas àreas (Matemática, Cálculo Integral, Probabilidade e Estatística, Processos Estocásticos, ) ACTUARIADO NÃO-VIDA FUNDOS DE PENSÕES RESSEGURO FINANÇAS Destinatários: Actuários, Gestores do Risco em qualquer àrea, financeira, operacional, Profissionais ligados as àreas de Fundos de Pensões, Segurança Social, Bancos, Seguradoras,... Metodologia de Ensino: Contempla um conjunto de instrumentos e técnicas que asseguram o cumprimento dos objectives de cada plano de estudo, destacando-se: aulas expositivas, estudos de casos, seminários. INVESTIGAÇÃO OPERA- CIONAL Duração dos Cursos: Determinado caso a caso, assim como o horário de funcionamento. Plano de Estudo: Adaptáveis à duração do curso e elaborados de acordo com as necessidades e conhecimentos prévios dos destinatários. Corpo Docente: Corpo docente altamente qualificado com vasta experiência no ensino bem como na aplicação prática dos modelos ensinados. Documentação: A cada participante sera fornecido um conjunto de documentação de apoio a cada curso. Os dados constantes nas fichas de inscrição serão tratados informaticamente para efeitos da gestão administrativa do curso e em respeito pela Lei Portuguesa de Protecção de Dados Pessoais (Lei nº 67/98, de 26 de Outubro).

4 Cálculo Financeiro Objectivos: Entender os princípios do cálculo financeiro e aplicá-los num vasto leque de operações financeiras de investimento ou financiamento (o investimento de poupanças em depósitos a prazo, os empréstimos à habitação ou ao consumo etc.). Aplicar métodos específicos relativos a rendas financeiras, amortizações de empréstimos, avaliação financeira de investimentos e medidas de risco da taxa de juro. CÁLCULO FINANCEIRO Introdução de conceitos de taxa de juro, capitalização e actualização. Cálculo de rendas certas. Conceitos Básicos Regimes de Capitalização Equivalência de Capitais Rendas Reembolso de Empréstimos Empréstimos por Obrigações O Cálculo Financeiro e as Aplicações de Capital Medidas de Risco de Taxa de Juro Aplicações mais usuais de cálculo financeiro. Útil como base para o Cálculo Actuarial.

5 Cálculo Actuarial Vida CÁLCULO ACTUARIAL VIDA A análise e estudo de diversas contingências bem como as rendas vitalícias são a ferramenta base e fundamental para os seguros de vida, saúde e pensões. Objectivos: Entender os modelos de sobrevivência. Outras contingências ( invalidez, rotatividade, ). Proporcionar formação em técnicas matemáticas que são de particular relevância para o trabalho actuarial em seguros de vida, saúde e pensões. Demografia actuarial O tempo de vida futura Funções actuariais de mortalidade Tabelas de mortalidade Outras contingências Função de sobrevivência composta Rendas vitalícias Rendas sobre uma vida Rendas sobre um grupo de vidas

6 Actuariado Vida Objectivos: Pretende-se aplicar os conhecimentos de Cálculo Actuarial aos Seguros Vida. Introdução da modalidade de contrasseguro de prémios, cálculo de provisões, valores de resgate e redução e outras quantidades de relevo para a actividade seguradora vida. Estudo das coberturas adicionais às formas tradicionais de seguros, a análise do agravamento do risco nomeadamente ao nível do prémio e técnicas actuariais de determinação dos resultados esperados com uma determinada modalidade de seguro. Rendas vitalícias. Modalidades de Seguros Vida. Prémios. Contrasseguro de prémios. Encargos. Provisões matemáticas. Valores de resgate e de redução. Técnicas de profit testing. Embedded value. ACTUARIADO VIDA Estudo dos consceitos básicos, da formalização matemática e da derivação das fórmulas essenciais à compreensão e desenvolvimento de produtos onde a morte ou sobrevivência sejam as contigências relevantes.

7 Fundos de Pensões FUNDOS DE PENSÕES Toda a envolvente, iniciando nos conceitos, passando pela avaliação e terminando no ALM, relacionada com a temática de Planos e Fundos de Pensões. Objectivos: Entender os conceitos de Teoria de Planos de Pensões. Reconhecer os dados necessários, pressupostos importantes e o seu impacto na avaliação de um Plano de Pensões. Proceder à avaliaçao de responsabilidades actuariais recorrendo aos métodos reconhecidos internacionalmente. Apuramento de ganhos e perdas actuariais. Gestão de responsabilidades actuariais e activos financeiros. Elaborar e compreender o relatório actuarial. Teoria do Ciclo de Vida. Sistemas de repartição e de capitalização. Teoria dos três pilares. Tipos de Planos de Pensões. Pressupostos Actuariais e Financeiros e Avaliação actuarial. Análise dos principais decrementos associados às responsabilidades actuariais. Teoria das populações. Avaliação de responsabilidades inerentes a pensões de morte e invalidez. Métodos de financiamento. Custo normal e Responsabilidade actuarial. O relatório actuarial. Conceitos sobre Gestão de Fundos de Pensões. Ganhos e Perdas actuariais. Metodologias de Gestão. Asset Liability Management

8 Riscos de Mortalidade e de Longevidade Objectivos: Compreender a natureza dos riscos de mortalidade e de longevidade e as suas implicações económicas e financeiras. Analisar as ferramentas, os métodos e os algoritmos usados na quantificação e gestão dos riscos de mortalidade e de longevidade. Avaliar as consequências em termos de requisitos de adequação do capital. Desenvolver um conjunto de ferramentas que fundamentam a adopção de estratégias de hedging dos riscos de longevidade ou de transferência do risco RISCO DE MORTALIDADE E LONGEVIDADE Modelação e gestão dos Riscos de Mortalidade e de Longevidade no Ramo Vida e em Fundos de Pensões. Tábuas de Mortalidade e Conceitos chave em Demografia e Análise de Sobrevivência. Riscos demográficos em seguros do ramo vida e fundos de pensões. Conceitos chave em demografia e análise de sobrevivência. Avaliação dos riscos de mortalidade/longevidade: Tábuas de mortalidade. Tábuas de Mortalidade Contemporâneas. Construção de Tábuas de Mortalidade Contemporâneas. Métodos de graduação (alisamento) da tábua de mortalidade. Métodos de projecção da mortalidade nas idades avançadas e de fecho das tábuas. Aplicações actuariais. Tábuas de Mortalidade Prospectivas. Modelação da mortalidade num contexto dinâmico. Métodos de projecção da mortalidade. Aplicações actuariais.

9 R como ferramenta no Cálculo Actuarial: Ramos Vida e Não Vida R e CÁLCULO ACTUARIAL Utilizar toda a potencialidade do R (software gratuito) para ajudar o actuário nos seus projectos nos ramos vida e não vida. Objectivos: Entender os conceitos de Teoria de Planos de Pensões. Reconhecer os dados necessários, pressupostos importantes e o seu impacto na avaliação de um Plano de Pensões. Proceder à avaliaçao de responsabilidades actuariais recorrendo aos métodos reconhecidos internacionalmente. Apuramento de ganhos e perdas actuariais. Gestão de responsabilidades actuariais e activos financeiros. Elaborar e compreender o relatório actuarial. Breve introdução ao R. Actuariado Vida: Análise de sobrevivência e modelização dos riscos de mortalidade/longevidade. Tarifação. Cálculo de Provisões Matemáticas. Métodos de simulação de Monte Carlo, VaR e Tail-VaR. Actuariado Não Vida: Modelação estatística de frequência e severidade. Credibilidade. Sistemas de Bonus-malus. Determinação de Provisões para Sinistros. Princípios de Construção de Tarifas. Séries temporais.

10 Modelos Lineares Generalizados aplicados à Tarifação a priori utilizando o R Objectivos: Aplicar os Modelos Lineares Generarizados na construção de tarifas. Case study. Introdução às Técnicas de Construção de Tarifas. Exemplos no âmbito no Seguro de Responsabilidade Civil Automóvel. Modelação da Frequência da Sinistralidade e da Severidade dos Sinistros. As distribuições de probabilidade mais importantes. Factores Tarifários. Tarifa e Estrutura Tarifária. Modelos Lineares Generalizados utilizados na Construção de Tarifas. O software R Project na construção de Tarifas. Exemplos de aplicação. Os modelos multiplicativo e aditivo na construção de Tarifas. O papel da função de ligação nas Estruturas Tarifárias. Cálculo de Prémios nos modelos multiplicativo e aditivo. Construção de uma Estrutura Tarifária de Responsabilidade Civil Automóvel. R e GLM na TARIFAÇÃO A PRIORI Utilizar toda a potencialidade dos Modelos Lineares Generalizados disponíveis no R (software gratuito) para ajudar o actuário na tarifação a priori.

11 Sistemas de Bonus Malus SISTEMAS DE BONUS MALUS De importância fundamental na tarifação a posterior no ramo automóvel os Sistemas de Bonus Malus permitem um ajustamento no prémio dependendo do historial de sinistros do segurado. Objectivos: Os Sistemas de Bonus Malus têm a vantagem de calibrar o risco individual a posteriori com base no historial de sinistros do segurado. São o sistema de tarifação mais utilizado em automóvel. Dada a relevância no estudo da tarifação, pretende-se entender os aspectos fundamentais desta ferramenta combinando a explicação dos conceitos com o cálculo e interpretação de um caso real prático. Extensão do modelo no caso em que se consideram entradas e saídas do sistema (modelo aberto). Tarifação a posteriori. Importância e Fundamentos. Sistemas de Bonus Malus: definição e metodologia clássica. Regras de Transição. Matriz das Regras e das Probabilidades de Transição. Distribuição Estacionária e Distribuição Ponderada em Sistemas de Bonus Malus. Prémio Médio e Prémio Estacionário. Medidas de avaliação de Sistemas de Bonus Malus: RSAL, CV; Elasticidade Global. Escalas Óptimas de Prémios: os modelos de Norberg, Borgan et al. e Gilde e Sundt. Medidas de Eficiência em Sistemas de Bonus Malus. O modelo aberto.

12 Provisões para Sinistros utilizando o R Objectivos: Compreensão dos conceitos e das diversas metodologias de avaliação de responsabilidades com provisões para sinistros. Distinção entre modelos determinísticos e estocásticos. Aplicação de diversos modelos, com compreensão das hipoteses de cada modelo a exemplos práticos. Sempre que possível utilização do software R para cálculo das provisões. Interpretação de resultados. PROVISÕES PARA SINIS- TROS Aplicação de métodos determinísticos e estocásticos, com recurso ao R, no apuramento do valor esperado e respectivo Conceitos e inflação. Modelos determinísticos. Método de Chain Ladder. Métodos Link Ratio. Métodos Grossing Up. Modelos estocásticos. Modelo Thomas Mack. Modelo Loglinear. Modelo Benktander. Modelo Bootstrap. Outros modelos que se entendam adequados. desvio da provisão para sinistros.

13 Teoria da Credibilidade utilizando o R R e TEORIA DA CREDI- BILIDADE Objectivos: Aplicar as técnicas matemáticas da teoria da credibilidade para tarifar grupos hererogéneos de apólices. Recorrendo ao software R entender e aplicar os modelos de Modelo de Bühlmann e de Bühlmann- Straub. Teoria da credibilidade é uma àrea das ciências actuariais aplicada essencialmente a seguros não vida. Permite a tarifação de grupos de apólices heterogéneos tendo por base os dados do próprio grupo e os dados da totalidade da carteira. Prémios de credibilidade. O Modelo de Bühlmann. O Modelo de Bühlmann- Straub. O modelo hierárquico de Jewell. Aplicações.

14 Avaliação de Contratos de Seguro com Garantias e Opções Implicítas Objectivos: Caracterização das garantias e opções mais comuns implícitas em contratos de seguro do ramo vida. Aquisição dos conceitos essenciais na avaliação de opções financeiras nos seguros do ramo vida. Desenvolver e analisar as ferramentas, os métodos e os algoritmos usados na quantificação e gestão dos riscos de mortalidade, longevidade, mercado e taxa de juro. Avaliar as consequências em termos de requisitos de adequação do capital. OPÇÕES e CONTRATOS DE SEGURO VIDA Desenvolver as competências necessárias a uma adequada medição e gestão dos riscos associados às garantias e opções em contratos de seguro. Introdução às Opções Financeiras. Opções Implícitas em Contratos de Seguro do Ramo Vida. Modelos de Avaliação de Opções. Modelo Binomial. Modelo de Black-Scholes. Monte-Carlo. Aplicações Actuariais. Contrato com Garantia de Rentabilidade. Contrato com Garantia em Caso de Morte. Requisitos de Capital no âmbito Solvência II.

15 Risco Operacional RISCO OPERACIONAL Introdução à modelação e gestão do Risco Operacional desenvolvendo competências necessárias, para, de acordo com as melhores práticas, realizar uma adequada medição e Objectivos: Analisar a evolução do conceito de risco e a sua importância na gestão em ambientes de incerteza onde muitas decisões, em particular as decisões estratégicas, implicam a tomada de riscos. Perceber, numa abordagem geral, quais os principais modelos para a mensurização dos riscos, nas perspectivas clássica e moderna e, deste modo, compreender a natureza dos riscos e as suas implicações económicas e financeiras. Analisar as ferramentas, os métodos e os algoritmos usados na quantificação e gestão dos riscos. Desenvolver capacidade para fundamentar a adopção de estratégias de hedging ou de transferência dos riscos. gestão. Conceito de Risco. Modelos de Avaliação de Número de Perdas e de Perda Total. Definição de Value-at-Risk (V@R) e de Tail Value-at-Risk (TV@R). Estimativa do V@R e TV@R. Teoria dos Valores Extremos Aplicada à Quantificação do Risco.

16 Mercados e Instrumentos de Taxas de Juro Objectivos: Caracterização dos mercados e principais instrumentos de taxas de juro. MERCADOS E INSTRUMENTOS DE Conceitos Gerais do Mercado Financeiro. Mercados Obrigacionistas. Gestão do Risco de Taxas de Juro de Curto Prazo. FRA s Forward Rate Agreement. Mercado de Futuros e Swaps Contratos a prazo e futuros: elementos distintivos. Mercado de Opções Conceitos e Terminologia. Opções sobre Taxa de Juro: Caps, Floor e Collars. Contratos da Taxa de juro de curto e longo prazo. TAXAS DE JURO Conhecer os diversos mercados e os principais instrumentos de taxas de juro.

17 Simulação SIMULAÇÃO Nem sempre os modelos teóricos podem ser testados numa situação real, devido ao custo ou ao perigo envolvidos. Noutras situações, ainda não existem Objectivos: Fornecer ferramentas para a construção de modeles de de simulação digital, a sua afinação e exploração no estudo do comportamento estatístico de um sistema real. Utilizar modelos computacionais que simulam o comportamento estocástico das componentes de um sistema real, com o objetivo de se estudar estatisticamente o seu desempenho modelos analíticos que possam ser aplicados. Nestas circunstâncias, uma das possibilidades de se conseguir estudar o comportamento de um sistema real é através da Simulação. Distribuições Estatísticas mais conhecidas. Métodos de Geranção de Números Pseudo-Aleatórios Uniformes[0,1]. Técnicas de Geração de NPA com distribuição conhecida. Cuidados a ter com a construção de um modelo de Simulação. Aplicaçõesde acordo com as necessidades ( por exemplo: à Gestão de Stocks, Gestão de Projetos, Processos de Poisson e Fiabilidade).

18 Programação Linear Objectivos: Fornecer as ferramentas elementares e computacionais para a resolução de problemas de Programação Linear. PROGRAMAÇÃO LINEAR Muitos problemas de otimização originados numa atividade Formulação de Problemas de Programação Linear. Método Gráfico. Algoritmo do Simplex. Análise Económica das soluções do Algoritmo. Análise de Sensibilidade. Dualidade. económica podem ser modelados através de um modelo linear. A Programação Linear é a técnica base de resolução deste tipo de modelos.

19 Teoria da Decisão TEORIA DA DECISÃO Apoio às tomadas de decisão em Objectivos: Apresentar técnicas de apoio à tomada da decisão, seja a seleção do candidato mais adequado, a seriação de uma lista de candidatos, ou apenas a escolha do conjunto de candidatos mais promissores, com a incorporação de diferentes pontos de vista. ambiente multi-objetivo Decisão uni-objetivo em situação de Incerteza e em situação de Risco. Critérios Otimista, Pessimista, de Lagrange, de Savage e do Valor Esperado. Custos de Oportunidade. Decisões sequênciais: Árvores de Decisão. Funções de Utilidade e Funções de Valor. Técnicas Multi-Critério: SMART, ELECTRE, AHP.

20 Previsão Objectivos: Apresentar técnicas que permitam detetar comportamentos estocásticos dependentes do tempo, a modelação desses comportamentos e a extração de conclusões sobre comportamentamentos médios no futuro. PREVISÃO Algumas variáveis evoluem de forma previsível com o tempo. É possível construir-se modelos matemáticos que permitem tirar ilações sobre o comportamento Modelos Clássicos de Previsão Decomposição. Médias Móveis. Alisamento Exponencial. Trigg & Leach. Holt-Winters. ARIMA. futuro dessas variáveis, com base no seu comportamento passado.

21 Formação a Nível Básico OUTRA FORMAÇÃO Objectivos: Revisão e consolidação de conceitos matemáticos necessários à formação avançada. Também disponível, a pedido, formação a nível básico em diversas àreas da Matemática. Alguns Temas: Matemática Geral. Cálculo Integral. Probabilidades. Estatística. Processos Estocásticos. Algebra Linear.

22 Outros Serviços ACTUARIADO VIDA ACTUARIADO NÃO-VIDA FUNDOS DE PENSÕES RESSEGURO Actuariado Não Vida Análise e construção de tarifas. Plano e Fundos de Pensões Apoio no desenho, implementação e explicação aos Avaliação de provisões técnicas recorrendo a RH de um Plano de Pensões adequado às suas métodos estocásticos, permitindo análise de capacidades e necessidades bem como sensibilidade. actualização de Planos de Pensões existentes com Avaliação e desenho de Sistemas de Bonus Malus. o objectivo de motivar, reter e premiar os executivos com melhores desempenhos. Actuariado Vida Análise e construção de tarifas. na avaliação das Responsabilidades inerentes a um Análise de Profit Testing e Asset Liability Matching. Plano de Pensões. Análise com vista a uma Optimização dos Resultados de Resseguro. Análise da adequação da estratégia usada ou proposta de nova estratégia por forma a garantir o Resseguro Acompanhamento actuarial, económico e financeiro cumprimento dos objectivos do Plano de Pensões. Aconselhamento na forma de financiar os custos Utilidade do Resseguro. inerentes aos objectivos do Plano, Análise de riscos ressegurados. acompanhamento dinâmico de modificações à Prémio de Resseguro. Participação nos resultados do Ressegurador. legislação. Análise do desempenho dos investimentos e sua Impacto de eventos catastróficos. adequação às Responsabilidades a curto, médio e Adequação das coberturas relativas a Catástrofes. longo prazo (ALM).

Índice PARTE A ENQUADRAMENTO DA ACTIVIDADE FINANCEIRA NOTA PRÉVIA À 2ª EDIÇÃO 19 PREFÁCIO 21 INTRODUÇÃO 23

Índice PARTE A ENQUADRAMENTO DA ACTIVIDADE FINANCEIRA NOTA PRÉVIA À 2ª EDIÇÃO 19 PREFÁCIO 21 INTRODUÇÃO 23 introdução 7 Índice NOTA PRÉVIA À 2ª EDIÇÃO 19 PREFÁCIO 21 INTRODUÇÃO 23 PARTE A ENQUADRAMENTO DA ACTIVIDADE FINANCEIRA Capítulo 1 INTRODUÇÃO À ACTIVIDADE FINANCEIRA 1. Evolução da actividade bancária

Leia mais

INSTITUTO DE SEGUROS DE PORTUGAL A SUPERVISÃO DAS ENTIDADES GESTORAS DOS SISTEMAS COMPLEMENTARES DE REFORMA

INSTITUTO DE SEGUROS DE PORTUGAL A SUPERVISÃO DAS ENTIDADES GESTORAS DOS SISTEMAS COMPLEMENTARES DE REFORMA INSTITUTO DE SEGUROS DE PORTUGAL A SUPERVISÃO DAS ENTIDADES GESTORAS DOS SISTEMAS COMPLEMENTARES DE REFORMA 1 A regulação e a supervisão prudencial são um dos pilares essenciais para a criação de um clima

Leia mais

1. Conceitos Básicos de Avaliação de Projetos 2. Classificação dos Projetos de Investimento 3. Estudos prévios

1. Conceitos Básicos de Avaliação de Projetos 2. Classificação dos Projetos de Investimento 3. Estudos prévios 1. Conceitos Básicos de Avaliação de Projetos... 1.1. Valor Atual... 1.2. Capital Investido... 1.3. Cash Flow... 1.4. Valor residual do investimento... 1.5. Vida económica do equipamento... 2. Classificação

Leia mais

Métodos de Previsão de Sinistros

Métodos de Previsão de Sinistros Apresentação no âmbito da disciplina Seminário de Modelação Métodos de Previsão de Sinistros Orientador: Margarida Brito - FCUP Coorientador: Maria do Carmo Guedes - CMUP, Luís Maranhão - AXA Ana Pinto

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS Segurança nos investimentos Gestão dos recursos financeiros Equilíbrio dos planos a escolha ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 A POLÍTICA DE INVESTIMENTOS...4 SEGMENTOS DE APLICAÇÃO...7 CONTROLE

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO PERFIL PROFISSIONAL Técnico/a de Segurança e Higiene no Trabalho Nível 3 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/7 ÁREA DE ACTIVIDADE OBJECTIVO

Leia mais

PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR

PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR OBTENÇÃO E ELABORAÇÃO DOS DADOS ACTUARIAIS E ESTATÍSTICOS DE BASE NO CASO DE EVENTUAIS DIFERENCIAÇÕES EM RAZÃO DO SEXO NOS PRÉMIOS E PRESTAÇÕES INDIVIDUAIS DE SEGUROS E DE

Leia mais

Solução RCR DESENVOLVER

Solução RCR DESENVOLVER Solução RCR DESENVOLVER Destinatários Micro e pequenas empresas Objectivo da solução A Solução RCR DESENVOLVER disponibiliza as ferramentas e o apoio necessários para as empresas que procuram soluções

Leia mais

DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA

DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA N.º 8/2010 Projecto de Orientação Técnica relativa ao desenvolvimento dos sistemas de gestão de riscos e de controlo interno das entidades gestoras de fundos de pensões 31

Leia mais

MESTRADO EM MÉTODOS QUANTITATIVOS EM FINANÇAS

MESTRADO EM MÉTODOS QUANTITATIVOS EM FINANÇAS MESTRADO EM MÉTODOS QUANTITATIVOS EM FINANÇAS 1ª Edição a realizar no ano lectivo 2008/2009 Departamento de Matemática da FCTUC Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Curso de Mestrado aprovado

Leia mais

MBA Finanças (Turma II)

MBA Finanças (Turma II) MBA Finanças (Turma II) O MBA Executivo em Finanças do Ibmec é um programa de pós-graduação lato sensu para profissionais que necessitam de conhecimentos aprofundados na área de finanças. Ao longo do curso,

Leia mais

Financiamento de Planos de Benefícios de Saúde através de Fundos de Pensões

Financiamento de Planos de Benefícios de Saúde através de Fundos de Pensões PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR Financiamento de Planos de Benefícios de Saúde através de Fundos de Pensões O Decreto-Lei n.º 12/2006, de 20 de Janeiro - que estabelece o regime jurídico da constituição

Leia mais

PROGRAMA DAS CADEIRAS

PROGRAMA DAS CADEIRAS MESTRADO EXECUTIVO EM GESTÃO COM ESPECIALIZAÇÃO EM FINANÇAS PROGRAMA DAS CADEIRAS 1º CICLO ESTRATÉGIA TRONCO COMUM Compreender a importância do raciocínio estratégico, mais formal ou menos formal Desenhar

Leia mais

Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação. 1.º Ano / 1.º Semestre

Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação. 1.º Ano / 1.º Semestre Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação 1.º Ano / 1.º Semestre Marketing Estratégico Formar um quadro conceptual abrangente no domínio do marketing. Compreender o conceito

Leia mais

Seguros e Pensões em Portugal: Situação atual e perspetivas futuras

Seguros e Pensões em Portugal: Situação atual e perspetivas futuras Seguros e Pensões em Portugal: Situação atual e perspetivas futuras José Figueiredo Almaça Instituto de Seguros de Portugal 21 de fevereiro de 2014 ÍNDICE 1. Principais indicadores do mercado segurador

Leia mais

Metodologias de Avaliação de Investimentos

Metodologias de Avaliação de Investimentos Índice Introdução 15 PARTE I Metodologias de Avaliação de Investimentos Capítulo 1 Conceitos fundamentais 1. Noção de investimento real 22 1.1. Investimento real versus investimento financeiro 23 1.2.

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC 10º C. Planificação de. Curso Profissional de Técnico de Secretariado

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC 10º C. Planificação de. Curso Profissional de Técnico de Secretariado Escola Básica e Secundária de Velas Planificação de TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC Curso Profissional de Técnico de Secretariado 10º C MÓDULO 1 FOLHA DE CÁLCULO Microsoft Excel Conteúdos

Leia mais

dissertação. 2 Credibilidade total, em linhas gerais, seria a capacidade de representar o comportamento

dissertação. 2 Credibilidade total, em linhas gerais, seria a capacidade de representar o comportamento 13 1 Introdução Esta dissertação é o estudo de um problema estatístico de classificação que diz respeito à precificação de seguros de automóveis. Devido às particularidades deste ramo, a formação dos contratos,

Leia mais

REQUISITOS MÍNIMOS DE INFORMAÇÕES E DADOS PARA OS ESTUDOS DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÓMICA E FINANCEIRA (EVTEF) DOS PROJECTOS

REQUISITOS MÍNIMOS DE INFORMAÇÕES E DADOS PARA OS ESTUDOS DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÓMICA E FINANCEIRA (EVTEF) DOS PROJECTOS PROCESSOS DE CANDIDATURA A FINANCIAMENTO DO BANCO DE DESENVOLVIMENTO DE ANGOLA REQUISITOS MÍNIMOS DE INFORMAÇÕES E DADOS PARA OS ESTUDOS DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÓMICA E FINANCEIRA (EVTEF) DOS PROJECTOS

Leia mais

A Gestão, os Sistemas de Informação e a Informação nas Organizações

A Gestão, os Sistemas de Informação e a Informação nas Organizações Introdução: Os Sistemas de Informação (SI) enquanto assunto de gestão têm cerca de 30 anos de idade e a sua evolução ao longo destes últimos anos tem sido tão dramática como irregular. A importância dos

Leia mais

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica Ementários Disciplina: Gestão Estratégica Ementa: Os níveis e tipos de estratégias e sua formulação. O planejamento estratégico e a competitividade empresarial. Métodos de análise estratégica do ambiente

Leia mais

PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR CÁLCULO E REPORTE DAS PROVISÕES TÉCNICAS COM BASE EM PRINCÍPIOS ECONÓMICOS

PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR CÁLCULO E REPORTE DAS PROVISÕES TÉCNICAS COM BASE EM PRINCÍPIOS ECONÓMICOS PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR CÁLCULO E REPORTE DAS PROVISÕES TÉCNICAS COM BASE EM PRINCÍPIOS ECONÓMICOS Com a presente Norma Regulamentar estabelece-se o regime de cálculo das provisões técnicas segundo

Leia mais

DISSEMINAÇÃO ATUARIAL: PERSPECTIVAS PARA A PROFISSÃO ADRIANA OKADA

DISSEMINAÇÃO ATUARIAL: PERSPECTIVAS PARA A PROFISSÃO ADRIANA OKADA DISSEMINAÇÃO ATUARIAL: PERSPECTIVAS PARA A PROFISSÃO ADRIANA OKADA Novos Cenários Crises Recentes: Desaquecimento Econômico e Baixo Retorno Financeiro Mudanças Econômicas Maior Concorrência Novos Cenários

Leia mais

Módulo de Formação 4. para os mercados intermédios e avançados em CDE

Módulo de Formação 4. para os mercados intermédios e avançados em CDE Módulo de Formação 4. para os mercados intermédios e avançados em CDE Financiamento do CDE Projeto Transparense VISÃO GLOBAL SOBRE OS MÓDULOS DE FORMAÇÃO I. Introdução ao CDE II. Processo do CDE da Identificação

Leia mais

Mestrado em Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade, Ambiente e Segurança)

Mestrado em Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade, Ambiente e Segurança) Mestrado em Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade, Ambiente e Segurança) 1 - Apresentação Grau Académico: Mestre Duração do curso: : 2 anos lectivos/ 4 semestres Número de créditos, segundo o Sistema

Leia mais

. evolução do conceito. Inspecção 3. Controlo da qualidade 4. Controlo da Qualidade Aula 05. Gestão da qualidade:

. evolução do conceito. Inspecção 3. Controlo da qualidade 4. Controlo da Qualidade Aula 05. Gestão da qualidade: Evolução do conceito 2 Controlo da Qualidade Aula 05 Gestão da :. evolução do conceito. gestão pela total (tqm). introdução às normas iso 9000. norma iso 9000:2000 gestão pela total garantia da controlo

Leia mais

ÍNDICE GERAL. Política de Gerenciamento do Risco de Mercado. 1 Introdução. 2 Definição de Risco de Mercado. 3 Metodologia.

ÍNDICE GERAL. Política de Gerenciamento do Risco de Mercado. 1 Introdução. 2 Definição de Risco de Mercado. 3 Metodologia. Política de Gerenciamento do Risco de Mercado ÍNDICE GERAL 1 Introdução 2 Definição de Risco de Mercado 3 Metodologia 4 Gestão de Risco 5 Qualificação de novas operações 1. Introdução A Política de Gerenciamento

Leia mais

ARTIGO TÉCNICO. Os objectivos do Projecto passam por:

ARTIGO TÉCNICO. Os objectivos do Projecto passam por: A metodologia do Projecto SMART MED PARKS ARTIGO TÉCNICO O Projecto SMART MED PARKS teve o seu início em Fevereiro de 2013, com o objetivo de facultar uma ferramenta analítica de confiança para apoiar

Leia mais

1. O Fluxo de Caixa para á Análise Financeira

1. O Fluxo de Caixa para á Análise Financeira ANÁLISE DE FLUXOS A DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA ESTGV-IPV Mestrado em Finanças Empresariais 1. O Fluxo de Caixa para á Análise Financeira A análise baseada nos fluxos visa ultrapassar algumas das limitações

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira. Conteúdo Programático. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO / 100h

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira. Conteúdo Programático. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO / 100h ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO / 100h CAPITAL DE GIRO liquidez e capital circulante líquido rentabilidade do ativo estratégias de gerência fontes de financiamento estudo de caso orçamento de caixa

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROJECTOS NÍVEL 1 EDIÇÃO Nº 01/2013

FICHA TÉCNICA DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROJECTOS NÍVEL 1 EDIÇÃO Nº 01/2013 FICHA TÉCNICA DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROJECTOS NÍVEL 1 EDIÇÃO Nº 01/2013 1. DESIGNAÇÃO DO CURSO Especialização em Gestão de Projectos Nível 1 2. COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER Este curso constitui

Leia mais

Programa de Unidade Curricular

Programa de Unidade Curricular Programa de Unidade Curricular Faculdade Ciências Empresariais Licenciatura Contabilidade Unidade Curricular Gestão de Carteiras e Mercado de Capitais Semestre: 6 Nº ECTS: 3,0 Regente Prof. Doutor Júlio

Leia mais

5 Análise dos Resultados Seguro de Vida

5 Análise dos Resultados Seguro de Vida Capítulo 5 Análise dos Resultados - Seguro de Vida 5 Análise dos Resultados Seguro de Vida Este capítulo tem como objetivo a análise dos resultados obtidos através da modelagem dos dados de uma seguradora.

Leia mais

RISCO DE TESOURARIA. Gestão de Operações de SAIBA COMO REALIZAR UMA GESTÃO EFICIENTE, REDUZIR OS RISCOS E CONTROLAR O CASH FLOW O SEU FORMADOR

RISCO DE TESOURARIA. Gestão de Operações de SAIBA COMO REALIZAR UMA GESTÃO EFICIENTE, REDUZIR OS RISCOS E CONTROLAR O CASH FLOW O SEU FORMADOR INSCREVA-SE EM 912 570 003 www.formiventos.com Curso Prático Gestão de Operações de RISCO DE TESOURARIA SAIBA COMO REALIZAR UMA GESTÃO EFICIENTE, REDUZIR OS RISCOS E CONTROLAR O CASH FLOW Lisboa, 18,19

Leia mais

Marketing Estratégico

Marketing Estratégico Marketing Estratégico Neste curso serão abordadas as melhores práticas para a elaboração de uma estratégia de Marketing. Porquê fazer este curso? Numa abordagem centrada no cliente, propõe-se um curso

Leia mais

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000 ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário Gestão da Qualidade 2005 1 As Normas da família ISO 9000 ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e especifica

Leia mais

NP EN ISO 9001:2000 LISTA DE COMPROVAÇÃO

NP EN ISO 9001:2000 LISTA DE COMPROVAÇÃO NP EN ISO 9001:2000 LISTA DE COMPROVAÇÃO NIP: Nº DO RELATÓRIO: DENOMINAÇÃO DA EMPRESA: EQUIPA AUDITORA (EA): DATA DA VISITA PRÉVIA: DATA DA AUDITORIA: AUDITORIA DE: CONCESSÃO SEGUIMENTO ACOMPANHAMENTO

Leia mais

III COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE SEGUROS E FUNDOS DE PENSÕES. Sessão de Abertura

III COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE SEGUROS E FUNDOS DE PENSÕES. Sessão de Abertura III COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE SEGUROS E FUNDOS DE PENSÕES Sessão de Abertura A regulação e supervisão da actividade seguradora e de fundos de pensões Balanço, objectivos e estratégias futuras É com

Leia mais

Apresentação de Solução

Apresentação de Solução Apresentação de Solução Solução: Gestão de Altas Hospitalares Unidade de negócio da C3im: a) Consultoria e desenvolvimento de de Projectos b) Unidade de Desenvolvimento Área da Saúde Rua dos Arneiros,

Leia mais

TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR) PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES

TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR) PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR) 16 Perguntas Importantes. 16 Respostas que todos os executivos devem saber. Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador de Empresas graduado pela EAESP/FGV. É Sócio-Diretor

Leia mais

Risco de Mercado: Desafios para o Segmento de Capitalização

Risco de Mercado: Desafios para o Segmento de Capitalização Risco de Mercado: Desafios para o Segmento de Capitalização (4o Encontro Nacional de Atuários) 16/09/2015 A resolução sobre Capital para Risco de Mercado foi publicada no final de 2014 (e revogada pela

Leia mais

DE QUE FORMA OS CONHECIMENTOS

DE QUE FORMA OS CONHECIMENTOS COMISSÃO DO MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS COMISSÃO DO MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS DE QUE FORMA OS CONHECIMENTOS E A EXPERIÊNCIA DOS INVESTIDORES DETERMINAM O MODO COMO SÃO TRATADOS PELOS INTERMEDIÁRIOS

Leia mais

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica Ementários Disciplina: Gestão Estratégica Ementa: Os níveis e tipos de estratégias e sua formulação. O planejamento estratégico e a competitividade empresarial. Métodos de análise estratégica do ambiente

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Análise externa Roberto César 1 A análise externa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a

Leia mais

Programa de Unidade Curricular

Programa de Unidade Curricular Programa de Unidade Curricular Faculdade Ciências Empresariais Licenciatura Contabilidade / Ciências Económicas e Empresariais Unidade Curricular Cálculo Comercial e Financeiro Semestre: 3 Nº ECTS: 6,0

Leia mais

Controlo da Qualidade Aula 05

Controlo da Qualidade Aula 05 Controlo da Qualidade Aula 05 Gestão da qualidade:. evolução do conceito. gestão pela qualidade total (tqm). introdução às normas iso 9000. norma iso 9001:2000 Evolução do conceito 2 gestão pela qualidade

Leia mais

Gestão de Empresas: Ramo de Organização e Gestão de Empresas

Gestão de Empresas: Ramo de Organização e Gestão de Empresas Gestão de Empresas: Ramo de Organização e Gestão de Empresas 1º Ano / 1º Semestre Matemática I Introdução à Gestão de Empresas Economia Informática de Gestão Contabilidade Financeira I I O Corpo dos complexos

Leia mais

A MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR POLICIAL 1

A MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR POLICIAL 1 A MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR POLICIAL 1 A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA O desenvolvimento das sociedades tem sido também materializado por um progresso acentuado no plano científico e nos diversos domínios

Leia mais

Indice. Prefácio... 15. CAPÍTULO 1 - Introdução à gestão da qualidade

Indice. Prefácio... 15. CAPÍTULO 1 - Introdução à gestão da qualidade " Indice Prefácio........................... 15 CAPÍTULO 1 - Introdução à gestão da qualidade 1. Introdução.... 2. Conceitos da qualidade. 3. Origem dos principais problemas da qualidade 4. Alguns dos

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO(A) DE AGÊNCIAS DE VIAGENS E TRANSPORTES

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO(A) DE AGÊNCIAS DE VIAGENS E TRANSPORTES PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO(A) DE AGÊNCIAS DE VIAGENS E TRANSPORTES PERFIL PROFISSIONAL Técnico/a de Agências de Viagens e Transportes Nível 3 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/6 ÁREA DE ACTIVIDADE

Leia mais

Manual de Gestão da Qualidade

Manual de Gestão da Qualidade Manual de Gestão da Qualidade A Índice A Índice... 2 B Manual da Qualidade... 3 C A nossa Organização... 4 1 Identificação... 4 2 O que somos e o que fazemos... 4 3 Como nos organizamos internamente -

Leia mais

Mini MBA de Especialização em Análise e Gestão de Seguros de Vida Pedro Milheiro Galha

Mini MBA de Especialização em Análise e Gestão de Seguros de Vida Pedro Milheiro Galha Mini MBA de Especialização em Análise e Gestão de Seguros de Vida Pedro Milheiro Galha www.highskills.pt geral@highskills.pt Índice Designação do Curso... 2 Duração Total... 2 Destinatários... 2 Perfil

Leia mais

COMISSÃO EXECUTIVA DA ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA NO TRABALHO DA CONSTRUÇÃO PROCEDIMENTOS PARA ATRIBUIÇÃO DO TÍTULO DE ENGENHEIRO ESPECIALISTA EM

COMISSÃO EXECUTIVA DA ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA NO TRABALHO DA CONSTRUÇÃO PROCEDIMENTOS PARA ATRIBUIÇÃO DO TÍTULO DE ENGENHEIRO ESPECIALISTA EM PROCEDIMENTOS PARA ATRIBUIÇÃO DO TÍTULO DE ENGENHEIRO ESPECIALISTA EM Procedimentos para a atribuição do título de Engenheiro Especialista em Segurança no Trabalho da Construção 1 Introdução...2 2 Definições...4

Leia mais

por João Gomes, Director Executivo do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo e Professor Associado da Universidade Fernando Pessoa

por João Gomes, Director Executivo do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo e Professor Associado da Universidade Fernando Pessoa COMO AUMENTAR AS RECEITAS DE UM NEGÓCIO: O CONCEITO DE GESTÃO DE RECEITAS (revenue management) (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Maio/Junho 2004) por João Gomes, Director Executivo do Instituto

Leia mais

Enquadramento 02. Justificação 02. Metodologia de implementação 02. Destinatários 02. Sessões formativas 03

Enquadramento 02. Justificação 02. Metodologia de implementação 02. Destinatários 02. Sessões formativas 03 criação de empresas em espaço rural guia metodológico para criação e apropriação 0 Enquadramento 02 Justificação 02 de implementação 02 Destinatários 02 Sessões formativas 03 Módulos 03 1 e instrumentos

Leia mais

Segurança e Higiene no Trabalho

Segurança e Higiene no Trabalho Guia Técnico Segurança e Higiene no Trabalho Volume III Análise de Riscos um Guia Técnico de Copyright, todos os direitos reservados. Este Guia Técnico não pode ser reproduzido ou distribuído sem a expressa

Leia mais

Plano de Ação e Programa de Formação de Recursos Humanos para PD&I

Plano de Ação e Programa de Formação de Recursos Humanos para PD&I Plano de Ação e Programa de Formação de Recursos Humanos para PD&I 1. Plano de Ação A seguir apresenta-se uma estrutura geral de Plano de Ação a ser adotado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

Informações do PPC que constarão na página eletrônica do Curso. Missão

Informações do PPC que constarão na página eletrônica do Curso. Missão Informações do PPC que constarão na página eletrônica do Curso CURSO: Gestão de Seguros Missão O Curso Graduação Tecnológica em Gestão de seguros tem como missão, através da formação de recursos humanos

Leia mais

Tabelas. Curva Normal Padronizada área entre a média e o valor de Z. Observação importante: Valores gerados no Excel com a Função DIST.NORMP().

Tabelas. Curva Normal Padronizada área entre a média e o valor de Z. Observação importante: Valores gerados no Excel com a Função DIST.NORMP(). Anexo 373 Tabelas Curva Normal Padronizada área entre a média e o valor de Z Z 0,00 0,01 0,02 0,03 0,04 0,05 0,06 0,07 0,08 0,09 0,00 (0,0000) 0,0040 0,0080 0,0120 0,0160 0,0199 0,0239 0,0279 0,0319 0,0359

Leia mais

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 255/IX RECOMENDA AO GOVERNO A TOMADA DE MEDIDAS COM VISTA AO DESENVOLVIMENTO DO SOFTWARE LIVRE EM PORTUGAL

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 255/IX RECOMENDA AO GOVERNO A TOMADA DE MEDIDAS COM VISTA AO DESENVOLVIMENTO DO SOFTWARE LIVRE EM PORTUGAL PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 255/IX RECOMENDA AO GOVERNO A TOMADA DE MEDIDAS COM VISTA AO DESENVOLVIMENTO DO SOFTWARE LIVRE EM PORTUGAL 1 O software desempenha, cada vez mais, um papel fulcral nas actividades

Leia mais

Modelos Avançados de Avaliação Imobiliária

Modelos Avançados de Avaliação Imobiliária Modelos Avançados de Avaliação Imobiliária Introdução A utilização de modelos de análise matemática complexos é uma prática corrente no sistema financeiro, que se tem vindo a estender à Avaliação Imobiliária.

Leia mais

ANÁLISE DOS INVESTIMENTOS

ANÁLISE DOS INVESTIMENTOS ANÁLISE DOS INVESTIMENTOS OS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DA DECISÃO DE FINANCIAMENTO DOS INVESTIMENTOS Alexandra Cardoso 1 OS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DA DECISÃO DE FINANCIAMENTO DOS INVESTIMENTOS O CUSTO MÉDIO PONDERADO

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação SUBDOMÍNIO CC8.1. CONHECIMENTO E UTILIZAÇÃO ADEQU ADA E SEGURA DE DIFERENTES TIPOS DE FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO, DE ACORDO COM AS SITUAÇÕES DE COMUNICAÇÃO E AS REGRAS DE CONDUTA E DE FUNCIONAMENTO DE

Leia mais

GESTÃO DE RISCOS. Nelson Ferreira Fonseca Abril / 2013

GESTÃO DE RISCOS. Nelson Ferreira Fonseca Abril / 2013 GESTÃO DE RISCOS Nelson Ferreira Fonseca Abril / 2013 APRESENTAÇÃO Consultor em Gestão de Riscos Nelson F. Fonseca 5 anos de experiência em projetos de Gestão de Risco em entidades financeiras e fundos

Leia mais

6 Construção de Cenários

6 Construção de Cenários 6 Construção de Cenários Neste capítulo será mostrada a metodologia utilizada para mensuração dos parâmetros estocásticos (ou incertos) e construção dos cenários com respectivas probabilidades de ocorrência.

Leia mais

CURSO DE GESTÃO DE VENDAS (15 horas)

CURSO DE GESTÃO DE VENDAS (15 horas) CURSO DE GESTÃO DE VENDAS Inedem- Apotec Outono 2007 25 e 26 de Setembro 9h00 às 18h30 Dirigido a gestores da área financeira com necessidade de ferramentas informáticas de elevada eficácia na avaliação

Leia mais

2 o Ciclo Matemática Aplicada - Matemática Actuarial

2 o Ciclo Matemática Aplicada - Matemática Actuarial 2 o Ciclo Matemática Aplicada - Matemática Actuarial 17 de Julho de 2006 1 Estrutura proposta 7 o Semestre Designação Área Científica T TP P ECTS Matemática Financeira Matemática - 4-6 Actuariado Vida

Leia mais

Moçambique. Agenda EVENTOS 2013 NEW!! INSCREVA-SE EM. Também in Company. inscrip@iirportugal.com. VISITE www.iirportugal.com

Moçambique. Agenda EVENTOS 2013 NEW!! INSCREVA-SE EM. Também in Company. inscrip@iirportugal.com. VISITE www.iirportugal.com Moçambique Agenda EVENTOS 2013 NEW!! Também in Company INSCREVA-SE EM inscrip@iirportugal.com VISITE www.iirportugal.com INOVAÇÃO Estimado cliente, Temos o prazer de lhe apresentar em exclusiva o novo

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL ENTIDADE: PLANO DE BENEFÍCIOS: MOTIVO: DATA DA AVALIAÇÃO: [01.182.491/0001-00] OABPREV-RS - FUNDO DE PENSAO MULTIPATROCINADO DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, SECCIONAL DO RIO GRANDE DO SUL [2006.0013-29]

Leia mais

Aula 09 Matemática Financeira. Princípios Fundamentais da Engenharia Econômica

Aula 09 Matemática Financeira. Princípios Fundamentais da Engenharia Econômica Aula 09 Matemática Financeira Princípios Fundamentais da Engenharia Econômica Introdução A partir da absorção do conceito de dinheiro no tempo, estamos aptos a fazer uso da Engenharia Econômica, que se

Leia mais

SAD orientado a MODELO

SAD orientado a MODELO Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Sistemas de Informação Prof.: Maico Petry SAD orientado a MODELO DISCIPLINA: Sistemas de Apoio a Decisão SAD Orientado a Modelo De acordo com ALTER

Leia mais

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de Gestão e Economia

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de Gestão e Economia UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de Gestão e Economia REGULAMENTO DO 2º CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM EMPREENDEDORISMO E CRIAÇÃO DE EMPRESAS Artigo 1.º Criação A Universidade

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. ANÁLISE ESTRATÉGICA

1. INTRODUÇÃO 2. ANÁLISE ESTRATÉGICA CADERNO FICHA 11. RECUPERAÇÃO 11.4. OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS O presente documento constitui uma Ficha que é parte integrante de um Caderno temático, de âmbito mais alargado, não podendo, por isso, ser interpretado

Leia mais

Pós-Graduação em Sistemas e Tecnologias de Informação para as organizações

Pós-Graduação em Sistemas e Tecnologias de Informação para as organizações Curso de Pós-Graduação em Sistemas e Tecnologias de Informação para as organizações Instituto Superior de Economia e Gestão Universidade Técnica de Lisboa 2 A globalização da Sociedade da Informação em

Leia mais

Gestão Financeira, Patrimonial e Actuarial da Protecção Social Obrigatória Dr. José Manuel Chivala Director Geral Adjunto do INSS

Gestão Financeira, Patrimonial e Actuarial da Protecção Social Obrigatória Dr. José Manuel Chivala Director Geral Adjunto do INSS Gestão Financeira, Patrimonial e Actuarial da Protecção Social Obrigatória Dr. José Manuel Chivala Director Geral Adjunto do INSS Workshop Protecção Social Obrigatória: Níveis de Solidez e Perspectivas

Leia mais

1. Objectivos do Observatório da Inclusão Financeira

1. Objectivos do Observatório da Inclusão Financeira Inclusão Financeira Inclusão Financeira Ao longo da última década, Angola tem dado importantes passos na construção dos pilares que hoje sustentam o caminho do desenvolvimento económico, melhoria das

Leia mais

Mercados e Investimentos Financeiros. Cesaltina Pacheco Pires

Mercados e Investimentos Financeiros. Cesaltina Pacheco Pires Mercados e Investimentos Financeiros Cesaltina Pacheco Pires iv Índice Prefácio xiii 1 Introdução 1 1.1 Activos reais e activos financeiros...................... 1 1.2 Escolhaintertemporaletaxadejuro...

Leia mais

Escola Secundária/3 da Maia Cursos em funcionamento 2009-2010. Técnico de Electrónica, Automação e Comando

Escola Secundária/3 da Maia Cursos em funcionamento 2009-2010. Técnico de Electrónica, Automação e Comando Ensino Secundário Diurno Cursos Profissionais Técnico de Electrónica, Automação e Comando PERFIL DE DESEMPENHO À SAÍDA DO CURSO O Técnico de Electrónica, Automação e Comando é o profissional qualificado

Leia mais

As matérias objecto do exame são definidas por despacho do ministro que tutela o IMOPPI, nos termos do n.º 3 do número 7.º do mesmo diploma.

As matérias objecto do exame são definidas por despacho do ministro que tutela o IMOPPI, nos termos do n.º 3 do número 7.º do mesmo diploma. Legislação Despacho conjunto n.º 707/2004, de 3 de Dezembro Publicado no D.R. n.º 283, II Série, de 3 de Dezembro de 2004 SUMÁRIO: Determina as matérias sobre as quais incidem os exames a realizar para

Leia mais

curso ANÁLISE ECONÓMICA E FINANCEIRA DE RISCO DE NEGÓCIO inter RISCO WWW.INTERNACIONAL.COMPANHIAPROPRIA.PT

curso ANÁLISE ECONÓMICA E FINANCEIRA DE RISCO DE NEGÓCIO inter RISCO WWW.INTERNACIONAL.COMPANHIAPROPRIA.PT 風 險 Introdução / Apresentação do Curso: Segundo Damodaran (2002), risco, para a maior parte de nós, refere-se à possibilidade de, nos jogos de sorte e azar da vida, podermos ter um resultado de que não

Leia mais

A certificação de Qualidade para a Reparação Automóvel.

A certificação de Qualidade para a Reparação Automóvel. A certificação de Qualidade para a Reparação Automóvel. Projecto A Oficina+ ANECRA é uma iniciativa criada em 1996, no âmbito da Padronização de Oficinas ANECRA. Este projecto visa reconhecer a qualidade

Leia mais

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de Gestão e Economia

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de Gestão e Economia UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de e Economia REGULAMENTO DO 2º CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM GESTÃO Artigo 1.º Criação A Universidade da Beira Interior, através do Departamento

Leia mais

Identificar as oportunidades de mercado. Realizar análise de mercado. Elaborar previsão de vendas. Utilizar instrumentos de marketing.

Identificar as oportunidades de mercado. Realizar análise de mercado. Elaborar previsão de vendas. Utilizar instrumentos de marketing. : Técnico em Administração Descrição do Perfil Profissional: Identificar, interpretar, analisar fundamentos, conteúdos, sentidos e importância do planejamento na Gestão Mercadológica, Administrativo-Financeira,

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

A ADEQUAÇÃO DO INSTRUMENTO FINANCEIRO AO PERFIL DO INVESTIDOR

A ADEQUAÇÃO DO INSTRUMENTO FINANCEIRO AO PERFIL DO INVESTIDOR A ADEQUAÇÃO DO INSTRUMENTO FINANCEIRO AO PERFIL DO INVESTIDOR CMVM Comissão do Mercado de Valores Mobiliários OUTUBRO 2012 1 A adequação do Instrumento Financeiro ao Perfil do Investidor nota Os intermediários

Leia mais

Oficina de Gestão de Portifólio

Oficina de Gestão de Portifólio Oficina de Gestão de Portifólio Alinhando ESTRATÉGIAS com PROJETOS através da GESTÃO DE PORTFÓLIO Gestão de portfólio de projetos pode ser definida como a arte e a ciência de aplicar um conjunto de conhecimentos,

Leia mais

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI Prof. Fernando Rodrigues Nas empresas atuais, a Tecnologia de Informação (TI) existe como uma ferramenta utilizada pelas organizações para atingirem seus objetivos.

Leia mais

Curso de Especialização em

Curso de Especialização em Curso de Especialização em CÁLCULO FINANCEIRO OBJECTIVOS A liberalização dos mercados financeiros, a crescente concorrência entre instituições financeiras, a inovação e diversificação ao nível dos serviços

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO CURSO

FICHA TÉCNICA DO CURSO FICHA TÉCNICA DO CURSO AVALIAÇÃO DE BENS IMOBILIÁRIOS EDIÇÃO Nº01/2013 1. DESIGNAÇÃO DO CURSO Avaliação de Bens Imobiliários. 2. COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER No final da formação, os participantes deverão

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL ENTIDADE: ELETRA

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL ENTIDADE: ELETRA DA transmitida à Previc em 27/03/2013 às 11:08:58 Número do protocolo: 005549 INFORMAÇÕES CADASTRAIS ENTIDADE Código: 0134-5 CNPJ: 02.884.385/0001-22 Sigla: ELETRA Razão Social: ELETRA FUNDACAO CELG DE

Leia mais

REGULAMENTO DO 2º CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

REGULAMENTO DO 2º CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Faculdade de Ciências Sociais e Humanas REGULAMENTO DO 2º CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS Artigo 1º Natureza O presente regulamento

Leia mais

REDE TEMÁTICA DE ACTIVIDADE FÍSICA ADAPTADA

REDE TEMÁTICA DE ACTIVIDADE FÍSICA ADAPTADA REDE TEMÁTICA DE ACTIVIDADE FÍSICA ADAPTADA Patrocinada e reconhecida pela Comissão Europeia no âmbito dos programas Sócrates. Integração social e educacional de pessoas com deficiência através da actividade

Leia mais

Programas das Unidades Curriculares Mestrado em Contabilidade

Programas das Unidades Curriculares Mestrado em Contabilidade Programas das Unidades Curriculares Mestrado em Contabilidade Contabilidade de Gestão Avançada O papel da Contabilidade de Gestão nas organizações; Introdução aos conceitos e objectivos dos custos; Imputação

Leia mais

GereComSaber. Disciplina de Desenvolvimento de Sistemas de Software. Sistema de Gestão de Serviços em Condomínios

GereComSaber. Disciplina de Desenvolvimento de Sistemas de Software. Sistema de Gestão de Serviços em Condomínios Universidade do Minho Conselho de Cursos de Engenharia Licenciatura em Engenharia Informática 3ºAno Disciplina de Desenvolvimento de Sistemas de Software Ano Lectivo de 2009/2010 GereComSaber Sistema de

Leia mais

Curso de. Pós-Graduação em Gestão de Bancos. e Seguradoras. Instituto Superior de Economia e Gestão Universidade Técnica de Lisboa

Curso de. Pós-Graduação em Gestão de Bancos. e Seguradoras. Instituto Superior de Economia e Gestão Universidade Técnica de Lisboa Curso de Pós-Graduação em Gestão de Bancos e Seguradoras Instituto Superior de Economia e Gestão Universidade Técnica de Lisboa 2 O desenvolvimento dos mercados de produtos e serviços financeiros (bancários,

Leia mais

Banca, Seguros e Mercados Financeiros

Banca, Seguros e Mercados Financeiros Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama Sines Tecnopolo Pós-Graduação Banca, Seguros e Mercados Financeiros Edital 2ª Edição 2011 1 Enquadramento A Escola Superior

Leia mais

Curso de Técnico Comercial Bancário

Curso de Técnico Comercial Bancário Curso de Técnico Comercial Bancário Este curso é integralmente financiado pelo Estado Português e Fundo Social Europeu não tendo quaisquer custos para os participantes. OBJECTIVOS Os Cursos de Aprendizagem

Leia mais

Componente de Formação Técnica. Disciplina de

Componente de Formação Técnica. Disciplina de CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SECUNDÁRIO Técnico de Multimédia PROGRAMA Componente de Formação Técnica Disciplina de Projecto e Produção Multimédia Escolas Proponentes / Autores Direcção-Geral de Formação

Leia mais