MANUAL CADASTRAMENTO EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM NÃO-DOCUMENTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL CADASTRAMENTO EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM NÃO-DOCUMENTO"

Transcrição

1 MANUAL CADASTRAMENTO EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM NÃO-DOCUMENTO Brasília Junho/2017

2 CADASTRO PRÉ-POSTAGEM O Exporta Fácil é uma linha de serviços destinada a pessoas jurídicas ou físicas que desejam expandir seus negócios, pelo uso da exportação. Tem por objetivo simplificar os processos postais e alfandegários. Foi desenvolvido pelos Correios, por meio de uma parceria entre Receita Federal, Banco Central do Brasil, Secretaria de Comércio Exterior e outros órgãos relacionados às exportações. A constante preocupação dos Correios pela excelência na qualidade dos produtos e serviços e pela retenção de clientes propiciou a concepção do Projeto Exporta Fácil Integrado EFI, composto por módulos que visa atender a troca de dados da remessa por mensagens eletrônicas, integração aduaneira e emissão do formulário de postagem para prestar esclarecimentos à alfândega nacional e internacional e aos empregados postais. O Sistema Pré-Postagem permite ao cliente acessar o site dos Correios e registrar todos os dados da postagem internacional. Ao final receberá um número de Pré-postagem para posterior confirmação da postagem em uma Agência de Correios. Este sistema está integrado com o sistema SARA Sistema de Automação da Rede de Atendimento dos Correios que recupera os dados ao inserir o número da Prépostagem, proporcionando ao cliente maior confiabilidade e agilidade, com ganho significativo no atendimento nas agências. Acesse o sistema de Pré-postagem do Exporta Fácil no link abaixo.

3 No Menu, clique em Pré-postagem Internacional. O sistema irá direcioná-lo para IdCorreios. ema=idcorreios Entre com o seu usuário e Senha do IdCorreios Clique em ENTRAR para prosseguir com o cadastro de Pré-postagem. Ou clique em cadastrar-se no idcorreios caso ainda não tenha cadastro.

4 OBS: Está disponível o Manual de Credenciamento no sistema idcorreios com o passo a passo. Após a confirmação do cadastro clique em Sair e acesse o novamente o link da Prépostagem para prosseguir com a Pré-postagem. Clique em Pré-postagem Internacional.

5 E clique em Cadastrar Pré-postagem para prosseguir. Será disponibilizado o Termo de Condições Gerais de Prestação dos Serviços de Remessa dos Objetos Postais Internacionais com as condições da prestação dos serviços postais internacionais. Clique no link para conhecer o Termo. Para continuar com o cadastro da pré-postagem clique na opção Aceito.

6 Caso não concorde com o Termo clique na opção Não Aceito. Para encerrar o cadastro no sistema clique na opção Sair.

7 Ao clicar na opção Aceito do Termo, o sistema abrirá a tela Exporta Fácil para preenchimento dos dados. 1º) Tela Exporta Fácil: os campos CEP de origem, País de destino, Cidade; Peso (em gramas), Tipo de embalagem e Tipo de Encomenda são de preenchimento obrigatório. Campo CEP de origem: Informe o CEP de origem com o dígitos ou, para consultar, clique em Não sabe o CEP? que o sistema irá redirecionar para o link

8 Campo País de destino: clique na seta para abrir o combo com os países de destino. Selecione o País de destino. Campo Cidade: digite pelo menos as duas primeiras letras da cidade de destino e clique na lupa para o sistema verificar se a cidade de destino está cadastrada no banco de dados dos Correios. Se a cidade de destino estiver cadastrada no banco de dados dos Correios, o sistema apresentará a cidade para ser selecionada.

9 Clique no nome da cidade para preencher o campo cidade. OBS: Se a cidade de destino não estiver disponível para consulta, favor abrir uma solicitação de informação no Fale com os Correios no link que iremos avaliar a possibilidade de inclusão da cidade para postagem.

10 Campo Peso (em gramas): informe o peso total da encomenda. OBS: Cada serviço internacional tem um peso máximo por objeto permitido para postagem. Se o peso informado estiver acima do permitido, o serviço não será habilitado na tela Serviço para prosseguir com a Pré-postagem. Campo Tipo da embalagem: Selecione um dos tipos: Caixa, Envelope ou Rolo. O Campo Dimensões da embalagem (em centímetro) será habilitado para preenchimento após selecionar o tipo de embalagem.

11 Campo Dimensões da embalagem (em centímetro): informe as dimensões. OBS: Os serviços internacionais têm dimensões mínimas e máximas permitidas para cada tipo da embalagem. Se as dimensões informadas estiverem em desacordo, o serviço não será habilitado na tela Serviço para prosseguir com a Pré-postagem. Campo Tipo da Encomenda: selecione a opção Documento ou Não-documento. Conforme informado no início, este é o manual de cadastramento de Documento. Selecione Tipo da Encomenda Não-Documento. Clique em Continuar para prosseguir para a próxima tela Serviço.

12 2º) Tela Serviço: será acionado um pop-up (janela extra) com informação do serviço mais vantajoso. Para conhecer as vantagens de cada serviço internacional clique em OK e em seguida clique em vantagem dos serviços.

13 Feche o pop-up para finalizar a consulta. Selecione a modalidade de entrega desejada para o envio da encomenda.

14 O campo Utilizar cartão de postagem será acionado. Cliente com contrato com os Correios para as postagens internacionais deverá informar como será realizado o pagamento a Faturar ou à vista. Cliente sem contrato o pagamento das postagens internacionais será à vista. Campo Utilizar cartão de postagem para cliente com contrato. Clique na Seta e selecione Sim ou Não. Caso o Sim seja selecionado o campo Qual será desbloqueado para digitar o número do cartão de postagem onde será faturado a postagem internacional.

15 Digite o número do cartão de postagem com 8 dígitos. Clique em continuar. Se o número do cartão for inválido, o sistema apresentará uma mensagem informando Cartão de postagem inválido, favor corrigir!.

16 Clique em OK para fechar a mensagem. O número do cartão de postagem poderá ser corrigido ou Informe outro número de cartão de postagem com o serviço selecionado, caso tenha, e clique em Continuar.

17 Se o serviço selecionado não estiver cadastrado no cartão de postagem, a Prépostagem poderá ser realizada à vista. No campo Utilizar cartão de postagem clique na seta e selecione Não para prosseguir com a Pré-postagem que será confirmada no momento da postagem como pagamento à vista.

18 Clique em Continuar para prosseguir para a tela Remetente. Ou Clique em Voltar para realizar uma nova consulta. Para realizar uma nova consulta ou para ajustar os dados do peso e ou dimensões clique em Voltar.

19 Após realizar a nova consulta ou os ajustes necessários, selecione a modalidade de entrega desejada para o envio da encomenda. Selecione o serviço, a forma de pagamento no campo Utilizar cartão de postagem. Clique em Continuar para prosseguir para a tela Remetente.

20 3º) Tela Remetente: Os campos dos Dados do Remetente serão preenchidos automaticamente conforme registrado no sistema IdCorreios. Campo Selecione o Endereço: clique na seta e selecione um endereço para completar os campos Dados do Remente. OBS: Os dados cadastrados no IdCorreios poderão ser atualizados. Na tela Menu clique na opção Meus Dados. Os dados do remetente poderão ser alterados.

21

22 OBS: Os dados cadastrados no IdCorreios poderão ser atualizados. Na tela Menu clique na opção Meus Dados. Os dados do remetente poderão ser alterados.

23 Campos dos Dados do Preposto: deverão ser preenchidos. O preposto é o representante autorizado por alguém para representá-lo. Se o preposto for o próprio remetente, clique no botão Próprio Remetente que o sistema preencherá automaticamente os campos: Nome, DDD, Telefone, e Documento. Se o preposto for o outra pessoa, clique no botão Outra pessoa e preecha os campos: Nome, DDD, Telefone, e Documento.

24 Clique em Continuar para prosseguir para a próxima tela Destinatário. Ou Clique em Voltar para retornar a tela Serviço.

25 4º) Tela Destinatário: Os campos País e Cidade de destino foram preenchidos automaticamente e não poderão ser alterado, tendo em vista que as regras de negócios dos serviços estão vinculadas a estes campos. Campo Tipo Destinatário: Selecione Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Preencha os campos Nome, Endereço, , DDI, Telefone/fax e CEP. O campo Referência do Importador (CÓDIGO DE IMPOSTO; CÓDIGO DO IMPORTADOR) é de preenchimento opcional. NÚMERO VAT; Atenção! Os campos , DDI, Telefone/fax e CEP não são de preenchimento obrigatório. Porém, ressaltamos que poderão auxiliar as empresas postais, caso seja necessário, entrar em contato com o destinatário.

26 Campo da Pessoa para Contato: Se a pessoa para contato for o próprio destinatário, clique no botão O próprio destinatário que o sistema preencherá automaticamente os campos: Nome, , DDI e Telefone. Se a pessoa para contato for outra pessoa, clicar no botão Outro e preecha os campos: Nome, , DDI e Telefone. OBS: A partir da segunda Pré-postagem será possível selecionar um destinatário já cadastrado. Ao selecionar um destinatário no campo Destinatários Cadastrados o sistema preencherá os campos automaticamente.

27

28 Clique em limpa Dados para cadastrar outro destinatário.

29 Clique em Continuar para prosseguir para a próxima Tela Remessa. Ou Clique em Voltar para retornar a Tela Remetente.

30 5º) Tela Remessa: Uma remessa pode ser composta por mais de um objeto (pacote) de um mesmo remetente para um mesmo destinatário. Campo Tipo de Remessa: O Tipo de remessa está relacionado ao Despacho de Exportação exigido pela Receita Federal do Brasil. Toda mercadoria destinada ao exterior, inclusive a reexportada, está sujeita a despacho de exportação que é o procedimento mediante o qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo exportador em relação à mercadoria, aos documentos apresentados e à legislação específica, com vistas a seu desembaraço aduaneiro e a

31 sua saída para o exterior. Essas informações são validadas e deferidas automaticamente pelo SISCOMEX que emite um Registro de Exportação (RE/DDE) ou de uma Declaração Simplificada de Exportação (DSE). Registro de exportação RE é feito pelo exportador ou por seu representante legal. É o registro eletrônico das informações de natureza comercial, financeira, cambial e fiscal que caracterizam a operação de exportação de uma mercadoria. Declaração de Despacho de Exportação DDE, obtida por meio eletrônico, é o procedimento fiscal mediante o qual se processa o desembaraço aduaneiro da mercadoria destinada ao exterior, seja ela exportada a título definitivo ou não. Declaração Simplificada de Exportação DSE é um documento representativo de uma exportação, com procedimentos simplificados no Siscomex e pode ser utilizada para embarques com valor declarado máximo de US$ 50, Ela apresenta um grande número de facilidades em relação ao regime comum de exportação, proporciona mais eficiência e eficácia à fiscalização aduaneira, possibilita o gerenciamento integrado das operações de exportação, fornecendo informações aos diversos outros módulos e sistemas da área de Comércio Exterior do Brasil. OBS: Informamos que os Correios providenciam o desembaraço alfandegário, ou seja, a emissão da Declaração Simplificada de Exportação - DSE da remessa até o limite de US$ ,00 (cinquenta mil dólares dos Estados Unidos da América) ou o equivalente em outra moeda. Clique na seta do Campo Tipo de Remessa e Selecione o tipo de remessa: Amostras; Presente; Mercadoria para venda, ou Outros para (exportação temporária ou bagagem desacompanhada)

32 A obrigatoriedade do preenchimento dos campos da Tela Remessa está vinculada ao tipo de remessa selecionada. Tipo de remessa MERCADORIA PARA VENDA AMOSTRA OU PRESENTE Valor declarado da remessa Independe do valor declarado da remessa Para valor declarado da remessa acima de dólares para os serviços do Sedex Mundi ou acima de dólares para os demais serviços atendidos no Exporta Fácil. Para valor declarado da remessa abaixo de dólares para os serviços do Sedex Mundi ou abaixo dólares para os demais serviços atendidos no Exporta Fácil. Campos obrigatórios da tela remessa Natureza da Operação; Total de Objetos da Remessa; Valor da Remessa R$; Número da Fatura; Data da Emissão da Nota Fiscal; Moeda de Negociação; Valor da Remessa na Moeda de Negociação; Incoterm; Fatura Utilizada será própria?; Registro no SISCOMEX; Forma de Pagamento a ser feito pelo importador Total de Objetos da Remessa; Valor da Remessa R$ OUTROS (exportação temporária ou bagagem desacompanhada) Independe do valor declarado da remessa Natureza da Operação; Total de Objetos da Remessa; Valor da Remessa R$; Registro no SISCOMEX Campo Natureza da Operação: Selecionar o código da Secretaria da Receita Federal. CÓDIGO NATUREZA DA OPERAÇÃO: 01 Pessoa física com cobertura cambial 02 Pessoa física sem cobertura cambial 03 Pessoa jurídica com cobertura cambial 04 Pessoa jurídica sem cobertura cambial 30 Doação em caráter de ajuda humanitária 31 Bagagem desacompanhada 41 Bens de caráter cultural - Exportação temporária 42 Exportação temporária de material para emprego militar

33 43 Feiras e exposições comerciais ou industriais 44 Conserto, reparo ou restauração 45 Outras exportações temporárias 61 Bens submetidos a regime de admissão temporária 71 Erros de expedição 72 Não atendimento de exigência de controle extrafiscal 73 Indeferimento de regime aduaneiro especial 74 Outros motivos portaria MF 306/95 Campo Total de Objetos da Remessa: Uma remessa pode ser composta por mais de um objeto (pacote) de um mesmo remetente para um mesmo destinatário. Informe o número de objeto(s) da remessa. Campo Valor da Remessa R$: Informe o valor total da remessa em real. Campo Número da Nota Fiscal e Data da Emissão da Nota Fiscal: Preencha os campos. Campo Nota Fiscal Eletrônica: Caso a emissão da nota fiscal tenha sido eletrônica, Informe o número. Campo Moeda de Negociação: Neste campo a moeda DOLAR EXPORTAÇÃO será apresentada como DEFAULT. Para informar outra moeda de negociação, clique na seta selecione a moeda de negociação. Campo Valor da Remessa na Moeda de Negociação: Informe o valor total da remessa na moeda de negociação para o sistema realizar os cálculos da conversão. Campo Incoterm: Incoterm são regras de negociações de importação ou exportação previamente estabelecidas entre o importador e o exportador, utilizadas para dividir os custos e a responsabilidade no transporte.

34 A opção DAP será apresentada como DEFAULT. Para informar outro Incoterm, clique na seta e selecione uma das opções. Campo Certificado de Origem e Certificado Fitossanitário: Na exportação, quando necessário, registre o número do Certificado de Origem do Produto ou do Certificado Fitossanitário. Campo Fatura Utilizada será própria?: Ao selecionar a opção sim será acionado o campo Número da Fatura. Registre o número da fatura correspondente. OBS: caso a opção (sim) não seja selecionada o sistema irá gerar um número de Fatura sequencial. Campo Registro no SISCOMEX: está vinculado como tipo de remessa (Mercadoria para venda, Amostra, Presente, ou Outros). Clique na seta e selecione uma das 3 opções: DDE trazida pelo cliente; DSE trazida pelo cliente; ou Emissão de DSE pela ECT. Ao selecionar as opções DDE ou DSE trazida pelo cliente será acionado o campo para preenchimento do número de registro no SIXCOMEX. Campo Forma de Pagamento: clique na seta e selecione uma das opções. Se a opção selecionada for Outros será acionado o campo Descrição de outra Forma de Pagamento para preenchimento. Campo descrição de outro documento anexo e campo observação: Informe a legislação especial de isenção ou amparo à exportação, quando utilizada (Ex.: produtos da Zona Franca de Manaus). Campo Licença de Exportação: Registre o número da licença, caso a remessa esteja sujeita à Licença de Exportação.

35 Clique em Continuar para prosseguir para tela Objeto. Ou Clique em Voltar para retornar a tela Destinatário.

36 6º) Tela Objeto: De acordo com o número de objetos informados na tela remessa, o sistema indicará todos os objetos para preenchimento. Campos Cadastro de objeto: Tipo da Embalagem, Dimensões da Embalagem (em centímetros), Cidade/país de Destino serão preeenchidos automaticamente conforme registrados no início na tela Menu Principal. Caso a remessa tenha mais de um objeto, será necesário registrar todos os objetos dessa remessa. Para tanto, os botões Próximo Objeto e Objeto Anterior estarão habilitados. O cadastro do objeto indicará quantos objetos deverão ser registrados. Preencha os campos de cada objeto e ao final clique no botão Próximo Objeto. Para alterar os dados de um objeto já cadastrado, clique no botão Objeto Anterior. Nesta Pré-postagem foi registrado no campo quantidade de objetos da remessa na tela remessa apenas um objeto. Portanto nesta tela é informado cadastro de objeto 1 de 1.

37 Campo Peso (em gramas): registrar o peso de cada objeto. O peso de cada objeto não poderá ser superior ao permitido para o serviço escolhido, bem como, para país de destino. Campo Valor(R$): registrar o valor de cada objeto. OBS: O somatório dos valores de cada objeto deverá ser igual ao valor da remessa.

38 Campo Valor do Seguro(R$): Informe o valor segurado do objeto em R$ para contratar. O seguro poderá ser contratado no valor parcial ou total do valor declarado de cada objeto, observado o limite de US$ ,00 e o limite aceito pelo país de destino para os serviços EMS, LEVE INTERNACIONAL e MERCADORIA ECONÔMICA. Para o serviço SEDEX Mundi, o valor segurado poderá ser feito exclusivamente pelo valor total declarado, observado o limite de US$ ,00. Existem dois tipos de seguros oferecidos pelos Correios para o envio de mercadoria: 1. O Seguro gratuito (ou automático) está incluído no preço do envio e o valor do ressarcimento depende da modalidade de serviço escolhida para o envio. 2. O Seguro opcional pode ser adquirido no momento da Pré-postagem ou da postagem para aumentar a segurança no envio de mercadoria que tenha valor acima do seguro automático garantido gratuitamente pelos CORREIOS e é a única forma de assegurar o ressarcimento completo do valor correspondente ao objeto mais a taxa postal. Para os serviços EMS e Sedex Mundi o seguro opcional equivale a 1,5% sobre o valor que exceder o seguro gratuito, conforme valor máximo aceito pelo país. Para os serviços LEVE INTERNACIONAL e MERCADORIA ECONÔMICA o seguro opcional equivale a 2% sobre o valor que exceder o seguro gratuito, conforme valor máximo aceito pelo país. Para maiores informações sobre o valor máximo aceito por cada país. Consulte Clique no botão ao lado desse campo para saber o valor da Indenização automática em real e o valor máximo em real do seguro aceito para o país de destino.

39 OBS: o valor segurado não poderá ser maior que o valor declarado do objeto. Campo Prêmio do Seguro: será registrado o valor que será acrescido ao valor da postagem. Campo Tipo de Embalagem: Este campo estará preenchido com a informação registrada na Tela Exporta Fácil, mas poderá ser alterado. Campo Dimensões da Embalagem (centrímetro): Este campo estará preenchido com a informação registrada na Tela Exporta Fácil, mas poderá ser alterado. Se caso as dimensões não estiverem dentro do permitido para cada tipo de embalagem um pop-up será aberto informando que a soma das dimensões deverá ser no máximo o permitido no serviço escolido. OBS: o valor da prestação do serviço será ajustado de acordo com a alteração dos campos Peso, Tipo da Embalagem, Dimensões da Embalagem (em centímetros). Campo Contém produtos sujeitos a quarentena: Selecione a opção (sim) caso o produto esteja sujeito a essa restrição ou (não) caso o produto não esteja sujeito a essa restrição. Campo Devolver ao Remetente em caso de Não Entrega: Selecione a opção (sim) para a encomenda ser devolvida ao remetente em caso de não entrega ao destinatário, um pop-up (janela extra) será aberto informando que poderão incidir custo na devolução conforme os itens e do Termo de Condições Gerais de Prestação dos Serviços de Remessa dos Objetos Postais Internacionais. OBS: no serviço SEDEX Mundi não há custo na devolução. Ou selecione a opção (não) "Devolver ao Remetente em caso de Não Entrega" e a encomenda será abandonada no país de destino. Para registrar as informações clique na opção Incluir Objeto.

40 O sistema informará: Objeto incluído com sucesso! Inclua os itens do objeto! Para ajustar algum campo do Cadastro de Objeto clique na opção Alterar Objeto. Após realizada a alteração clique novamente na opção Incluir Objeto. Campos Cadastro de Itens do Objeto: OBS: Para maiores informações sobre Nomenclatura Comum do Mercosul - NCM e como cadastrar NCM Favorita, acesse o Manual de Cadastramento de NCM Favorita no sistema Pré-Postagem. Campo NCMs Favoritas: Este campo é de preenchimento obrigatório para o tipo de remessa (mercadoria para venda, amostra, presente ou outros). Selecione o código caso esse código já tenha sido registrado como NCM Favorita.

41 Ou para registrar uma nova NCM clique em atualizar a relação de NCMs Favoritas.

42 Campo NCM/Descrição: digite o código ou a descrição e clique na lupa sistema apresentar o resultado da pesquisa. para o

43 Utilize a barra de rolagem Selecione a NCM com 8 dígitos e clique no botão >>. A NCM será enviada para o campo NCM(s) Favorita(s). Clique no botão Salvar.

44 Clique no X no canto superior direito para retornar a tela objeto. Para retirar uma NCM do campo NCM(s) Favorita(s), selecione a NCM e clique no botão <<.

45 Clique no botão Salvar. Ou para desfazer esta alteração clique em cancelar. Clique no X no canto superior direito para retornar a tela objeto.

46 Campo NCMs Favoritas: Selecione o código. Os campos Descrição e Description serão preenchidos.

47 Campo País de Fabricação: A opção BRASIL será apresentada como DEFAULT. Para alterar o País de Fabricação clique na seta e selecione o País. Campo Peso Bruto (em gramas): Registre o peso bruto de cada item. OBS: O somatório dos itens deverá ser igual ao peso em grama registrado no campo Cadastro de Objeto. Campo Peso Líquido (em gramas): Registre o peso líquido de cada item. OBS: O somatório dos itens não poderá ser superior ao peso em grama registrado no campo Cadastro de Objeto. Campo Unidade de Comercialização: Clique na seta para abrir o combo de acordo com Tabela de Unidades de Comercialização da NCM - SH, emitida pela Secex, utilizando a unidade correspondente à mercadoria: dúzia, grama líquido (gl), litro (l), metro (m), metro cúbico, metro quadrado, milheiro, par, quilate, quilograma líquido (Kgl) e unidades (UN). Campo Quantidade: Registrar a quantidade de item. Campo Valor (R$): Registrar o valor em real do item.

48 OBS: O somatório dos valores dos itens deverá ser igual ao Valor (R$) registrado no campo Cadastro de Objeto. Campo Valor (Moeda de Negociação): O sistema fará o preenchimento automático deste campo conforme a informação registrada no campo Valor da Remessa na Moeda de Negociação da tela Remessa. Para confirmar os dados cadastrados, clique no botão Incluir Item.

49 O sistema fará a verificação das informações preenchidas nos Campos Peso Bruto do item e Valor (R$) do item com as informações registradas nos Campos Peso Bruto do objeto e Valor (R$). Se as informações estiverem corretas, o sistema apresentará uma tabela abaixo com o resumo de cada item e os campos do cadastro de item do objeto serão disponibilizados para o cadastramento do próximo item. Caso as informações preenchidas nos Campos Peso Bruto do item e Valor (R$) do item estiverem divergentes das informações registradas nos Campos Peso Bruto do objeto e Valor (R$) o sistema apresentará a mensagem de erro: A soma dos pesos brutos dos itens deve ser igual ao peso bruto do objeto.

50 A soma dos valores dos itens deve ser igual ao valor do objeto. Para corrigir um campo do Cadastro do item do Objeto ou para excluir um item já cadastrado clique no Botão X da coluna excluir e registre novamente as informações.

51 Após realizada a alteração clique novamente no botão Incluir Item. Clique em Continuar para prosseguir tela Finalização. Ou Clique em Voltar para retornar a tela Remessa.

52 8º) Tela Finalização: resumo da Pré-postagem. Clique na opção Finalizar para gerar o número da Pré-postagem. Ou clique em Voltar para realizar ajuste/correção nas telas anteriores. Ao clicar na opção Finalizar o sistema informará que o cadastro foi realizado com sucesso e informará o número da Pré-postagem gerado.

53 O formulário de postagem, chamado de AWB Airway Bill - deve ser utilizado para todos os serviços internacionais. Clique em Imprimir formulários. Campo Tipo de Formulário: Clique na seta para selecionar o formulário AWB.

54 Selecione as vias do AWB e clique em emitir.

55 O campos 22 e 23 das vias do formulário deverão ser assinadas pelo remetente ou preposto. O Formulário Fatura deverá ser impresso quando a finalidade de serviço for presente e outros (bagagem desacompanhada ou exportação temporária). Selecione o formulário Fatura e clique em emitir.

56 Clique no X para sair.

57 Esse número deverá ser apresentado em uma agência dos Correios para confirmar a postagem. No atendimento em uma das agências dos Correios ao iserir o número no Sistema de Automação da Rede de Atendimento dos Correios, o sistema irá captura os dados da Pré-postagem, tornando a postagem internacional mais ágil e porporcionando maior confiabilidade. Atenção! Os dados da Pré-postagem ficam armazenados no sistema no prazo máximo de 10 dias. Clique em Nova Postagem para registar uma nova Postagem. Ou clique em Fechar para retornar a tela portal do exportador.

58 Nesta tela poderá ser consultado e alterado os dados do remetente, consultar e detalhar uma Pré-postagem. Clique na seta no canto direito do campo Remetente. Para realizar alteração nos dados do remetente, clique na opção Meus Dados. Para realizar a consulta da Pré-postagem, clique na opção Consultar Pré-postagem.

59 Para detalhar a Pré-postagem, clique na Pré-postagem com o número desejado. Para realizar uma nova Pré-postagem, clique na opção Cadastrar Pré-postagem ou clique na opção Sair para fechar o sistema.

60

61 FIM

MANUAL CADASTRAMENTO EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO

MANUAL CADASTRAMENTO EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO MANUAL CADASTRAMENTO EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO Brasília Junho/2017 CADASTRO PRÉ-POSTAGEM O Exporta Fácil é uma linha de serviços destinada a pessoas jurídicas ou físicas que desejam expandir

Leia mais

MANUAL CADASTRAMENTO SITE EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO

MANUAL CADASTRAMENTO SITE EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO MANUAL CADASTRAMENTO SITE EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO Brasília 2016 CADASTRO PRÉ-POSTAGEM O Exporta Fácil é uma linha de serviços destinada a pessoas jurídicas ou físicas que desejam expandir

Leia mais

MANUAL EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO

MANUAL EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO MANUAL EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO Brasília Julho/2019 CADASTRO PRÉ-POSTAGEM O Exporta Fácil é uma linha de serviços destinada a pessoas jurídicas ou físicas que desejam expandir seus negócios,

Leia mais

MANUAL EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM MERCADORIA

MANUAL EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM MERCADORIA MANUAL EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM MERCADORIA Brasília Julho/2019 CADASTRO PRÉ-POSTAGEM O Exporta Fácil é uma linha de serviços destinada a pessoas jurídicas ou físicas que desejam expandir seus negócios,

Leia mais

MANUAL CADASTRAMENTO SITE EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM NÃO-DOCUMENTO

MANUAL CADASTRAMENTO SITE EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM NÃO-DOCUMENTO MANUAL CADASTRAMENTO SITE EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM NÃO-DOCUMENTO Brasília 2016 CADASTRO PRÉ-POSTAGEM O Exporta Fácil é uma linha de serviços destinada a pessoas jurídicas ou físicas que desejam expandir

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

Pré-Cadastro. Pré-Cadastro Carga Fracionada para usuário Externo: Tela de Pré-Cadastro de Recebimento Carga Fracionada: Inserção dos Dados da Carga:

Pré-Cadastro. Pré-Cadastro Carga Fracionada para usuário Externo: Tela de Pré-Cadastro de Recebimento Carga Fracionada: Inserção dos Dados da Carga: Pré-Cadastro Pré-Cadastro Carga Fracionada para usuário Externo: Acesse o menu conforme indicado abaixo: (Exportação> Recebimento> Pré-Cadastro de Carga> Pré-Cadastro de Carga Fracionada) Tela de Pré-Cadastro

Leia mais

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFS-e 03/2010 Versão 1.3 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura clicando no

Leia mais

O que é a Nota Fiscal Eletrônica?

O que é a Nota Fiscal Eletrônica? O que é a Nota Fiscal Eletrônica? A Nota Fiscal Eletrônica - NFS-e é um documento fiscal digital gerado e armazenado eletronicamente em tempo real, no site da própria Prefeitura, com o objetivo de registrar

Leia mais

Manuais CMS. Pré-Cadastro de Carga - Exportação. Fracionada, Paletizada e Mista (novembro/2018)

Manuais CMS. Pré-Cadastro de Carga - Exportação. Fracionada, Paletizada e Mista (novembro/2018) Manuais CMS Pré-Cadastro de Carga - Exportação Fracionada, Paletizada e Mista (novembro/2018) 1 Sumário 1. Pré-Cadastro de Carga Fracionada... 3 1.1 Registro de Pré-cadastro de carga... 3 1.2 Informações

Leia mais

Manual do Usuário SCH Solicitante Declaração de Conformidade para Produtos de Telecomunicações

Manual do Usuário SCH Solicitante Declaração de Conformidade para Produtos de Telecomunicações Agência Nacional de Telecomunicações Manual do Usuário SCH Solicitante Declaração de Conformidade para Produtos de Telecomunicações ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações Versão 1.2 Histórico do

Leia mais

O que é a Nota Fiscal Eletrônica?

O que é a Nota Fiscal Eletrônica? O que é a Nota Fiscal Eletrônica? A Nota Fiscal Eletrônica - NFS-e é um documento fiscal digital gerado e armazenado eletronicamente em tempo real, no site da própria Prefeitura, com o objetivo de registrar

Leia mais

EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA

EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA VERSÃO 30.0.61 13 ÍNDICE 1. Pré-requisitos para emissão da Nota Fiscal Eletrônica... 3 2. Cadastros Iniciais... 3 2.1. Cadastro da Empresa... 3 2.2. Controle de Séries

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Declaração de Serviços Todos os dados e valores apresentados neste manual são fictícios. Qualquer dúvida consulte a legislação vigente. Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de

Leia mais

Manuais CMS. Pré-Cadastro de Carga - Exportação. Fracionada, Paletizada e Mista

Manuais CMS. Pré-Cadastro de Carga - Exportação. Fracionada, Paletizada e Mista Manuais CMS Pré-Cadastro de Carga - Exportação Fracionada, Paletizada e Mista 1 Sumário 1. Pré-Cadastro de Carga Fracionada... 3 1.1 Registro de Pré-cadastro de carga... 3 1.2 Informações Adicionais...

Leia mais

MANUAL CADASTRAMENTO NCM FAVORITA

MANUAL CADASTRAMENTO NCM FAVORITA MANUAL CADASTRAMENTO NCM FAVORITA Brasília 2016 Acesse o módulo de pré-postagem do Exporta Fácil. http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/default.cfm Informe o tipo do cliente: com Contrato ou Sem Contrato.

Leia mais

Manual de Utilização - FacGTO

Manual de Utilização - FacGTO Manual de Utilização - FacGTO Nesta parte, iremos disponibilizar um manual de utilização do FacGTO. 1 Objetivo: O módulo FacGTO, objetiva simplificar o processo de autorização de tratamentos odontológicos,

Leia mais

EasyTracking. Guia de utilização

EasyTracking. Guia de utilização EasyTracking Guia de utilização APRESENTAÇÃO Em 03/10/2016 a Chubb Seguros iniciou parceria com a Pitney Bowes, atendendo os serviços de Expedição, o qual nos proporciona o uso do Sistema EasyTracking,

Leia mais

Clique aqui para contratar o VS Emissor

Clique aqui para contratar o VS Emissor MANUAL VS EMISSOR Link para acesso 2 Após cadastrar os dados da empresa, acesse aqui Clique aqui para contratar o VS Emissor 1 - Clique aqui para iniciar seu cadastro Clique aqui para contratar o VS Emissor

Leia mais

Sistema NFTS-e. 01/2016 Versão EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFTS-e. 01/2016 Versão EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFTS-e 01/2016 Versão 1.7.93 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Tomador Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura

Leia mais

SISTEMA DE GARANTIAS PÚBLICAS MPME MANUAL DE USUÁRIO BANCO DO BRASIL

SISTEMA DE GARANTIAS PÚBLICAS MPME MANUAL DE USUÁRIO BANCO DO BRASIL MANUAL DE USUÁRIO BANCO DO BRASIL 1. ACESSO AO SISTEMA DE GARANTIAS PÚBLICAS (SGP/MPME) O acesso ao Sistema de Garantias Públicas SGP/MPME é feito através do site da ABGF (www.abgf.gov.br), opção MPME

Leia mais

CONTEÚDO Acesso ao sistema...2 Controle de Aplicação Tela de Autenticação...3 MENU DE OPÇÕES DO SISTEMA Cadastro do Colaborador...

CONTEÚDO Acesso ao sistema...2 Controle de Aplicação Tela de Autenticação...3 MENU DE OPÇÕES DO SISTEMA Cadastro do Colaborador... FREQUENCI CONTEÚDO Acesso ao sistema...2 Controle de Aplicação Tela de Autenticação...3 MENU DE OPÇÕES DO SISTEMA Cadastro do Colaborador...4 COORDENADOR ESTADUAL Alocar Coordenador de Polo...5 COORDENADOR

Leia mais

Módulo de Solicitação de Recursos

Módulo de Solicitação de Recursos Módulo de Solicitação de Recursos Manual do Usuário Página 1 de 25 Introdução O SIGA é o Sistema de Gerenciamento do Programa Integração AABB Comunidade onde é possível realizar os principais procedimentos

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO .Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1.

Leia mais

Índice. Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento. Apresentação Home. Parte II. Nota Premiada. Cadastro. Entrar. Sorteio. Dúvidas.

Índice. Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento. Apresentação Home. Parte II. Nota Premiada. Cadastro. Entrar. Sorteio. Dúvidas. Nota Premiada Índice Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento Parte II 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Apresentação Home Cadastro Entrar Sorteio Realizados A realizar Dúvidas Fale Conosco Legislação

Leia mais

Passo a passo Cotação e Emissão

Passo a passo Cotação e Emissão Passo a passo Cotação e Emissão 1º COTAÇÃO - informe os dados da viagem para o sistema indicar o plano ideal. IMPORTANTE! 1. Escolha o motivo da viagem. 2. Informe o período, destino e idade dos passageiros

Leia mais

APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK

APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK MANUAL DO USUÁRIO 1 APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK Preparo do usuário para solicitações.... 3 Cadastro... 3 Alterar senha de acesso... 5 Vincular equipamentos... 7 Nome da

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO MANUAL VTWEB CLIENT URBANO Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1. Autenticar

Leia mais

Manual CMS. Pré-Cadastro de Carga - Exportação. Fracionada, Paletizada e Mista

Manual CMS. Pré-Cadastro de Carga - Exportação. Fracionada, Paletizada e Mista Manual CMS Pré-Cadastro de Carga - Exportação Fracionada, Paletizada e Mista 1 Sumário 1. Pré-Cadastro de Carga Fracionada... 3 1.1 Registro de Pré-cadastro de carga... 3 1.2 Informações Adicionais...

Leia mais

Manual de Procedimento para Comercialização das substâncias sujeitas a Controle Especial 1ºPasso: Pré-cadastro no sistema SIPEAGRO:

Manual de Procedimento para Comercialização das substâncias sujeitas a Controle Especial 1ºPasso: Pré-cadastro no sistema SIPEAGRO: Manual de Procedimento para Comercialização das substâncias sujeitas a Controle Especial 1ºPasso: Pré-cadastro no sistema SIPEAGRO: Acessar o endereço eletrônico do MAPA www.agricultura.gov.br e na página

Leia mais

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Sistema de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Revisão 03 / Outubro 2017 Índice "! #$% %&' (%! " ) " *$)$$, %+, -%& Introdução O Módulo Pessoa Física é um conjunto de páginas web que permitem

Leia mais

PORTAL DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS. Avançar

PORTAL DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS. Avançar PORTAL DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Seja bem vindo ao nosso portal! Ele foi criado para facilitar suas operações de câmbio, este material te guiará por todas as funções. ACESSE O PORTAL www.santander.com.br/negociosinternacionais

Leia mais

Tabelionato de Notas

Tabelionato de Notas Escritura Simples Manual do Tabelionato de Notas 1 Sumário Apresentação... 3 Acesso ao Escritura Simples... 4 Configurações iniciais... 6 Aviso de Solicitação de Escritura... 14 Efetuar o login no sistema...

Leia mais

MANUAL DE USO DO CONTRIBUINTE

MANUAL DE USO DO CONTRIBUINTE NFSE- CONTRIBUINTE MANUAL DE USO DO CONTRIBUINTE 1 NFSE- CONTRIBUINTE MANUAL DE USO DO CONTRIBUINTE A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFSe-Municipal) é um documento fiscal emitido no site da própria

Leia mais

Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND.

Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND. Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND. 1 LIBERAÇÃO DE USUÁRIOS DO ESCRITÓRIO: 1.1- Acesse o menu ATENDIMENTO, opção CONTROLE, opção USUÁRIOS e clique em USUÁRIOS DO

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão 30/07/2008 SRTVS 701 Bloco O Ed. MultiEmpresarial Sala 804 Brasília/DF CEP 70340-000 Fone/Fax: (061) 3212-6700 E-mail: implanta@conselhos.com.br

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR Versão 2.2.15 Sumário 1. Inicializando no sistema... 3 2. Acessando o sistema... 4 3. Mensagem encaminhada pelo sistema.... 4 4. Emitindo um novo

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Conhecendo o sistema Certidões Negativas Cadastros das certidões... 6

SUMÁRIO. 1. Conhecendo o sistema Certidões Negativas Cadastros das certidões... 6 SUMÁRIO 1. Conhecendo o sistema... 3 2. Certidões Negativas... 5 2.1 Cadastros das certidões... 6 2.2 Exclusões de Negativas cadastradas com erro... 7 3. Geração de Anexo de Nota Fiscal... 8 3.1. Como

Leia mais

SCPO. Sistema de Comunicação Prévia de Obras

SCPO. Sistema de Comunicação Prévia de Obras Ministério do Trabalho Secretaria de Inspeção do Trabalho Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho Coordenação Geral de Normatização e Programas SCPO Sistema de Comunicação Prévia de Obras Manual

Leia mais

Manual CMS. Pré-Cadastro de Carga Exportação - DUE. Fracionada e Paletizada

Manual CMS. Pré-Cadastro de Carga Exportação - DUE. Fracionada e Paletizada Manual CMS Pré-Cadastro de Carga Exportação - DUE Fracionada e Paletizada 1 Sumário 1. Pré-Cadastro de Carga Fracionada... 3 1.1 Registro de Pré-cadastro de carga... 3 1.2 Informações Adicionais... 6 2.

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br

Leia mais

MANUAL - VIDA E PREVIDÊNCIA ONLINE MANUAL VIDA E PREVIDÊNCIA ONLINE

MANUAL - VIDA E PREVIDÊNCIA ONLINE MANUAL VIDA E PREVIDÊNCIA ONLINE 1 MANUAL VIDA E PREVIDÊNCIA ONLINE ÍNDICE Apresentação... 1. Acesso ao simulador... 2. Funcionalidades... 2.1. Nova simulação... 2.1.1. Cotação produto... 2.1.2. Novidades na geração e envio da proposta...

Leia mais

Sistema de Controle de Correspondências

Sistema de Controle de Correspondências Manual do Usuário Sistema de Controle de Correspondências SISCOR Juizados Especiais Template Versão 1.2 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Acesso... 4 3. Atualização de Correspondências... 5 4. Atualização

Leia mais

CNC COD BR. Manual do Emissor

CNC COD BR. Manual do Emissor CNC COD BR Manual do Emissor http://www.cnc.codbr.org.br/ O SISTEMA Integração de Sistemas Modelos de Certificados da Aladi e Comum Declaração de Processo Produtivo Geração de Certificados em PDF Emissão

Leia mais

Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia

Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia 1 Acessar o endereço do site/portal do plano e clicar na opção que o levará ao acesso ao Autorizador Online FacGTO. 1.2 - Será exibida a página abaixo,

Leia mais

CNC COD BR. Manual do Emissor r.org.br/ O SISTEMA. Emissão de Certificados de forma rápida e segura

CNC COD BR. Manual do Emissor   r.org.br/ O SISTEMA. Emissão de Certificados de forma rápida e segura CNC COD BR Manual do Emissor http://www.cnc.codb r.org.br/ O SISTEMA Geração de Declaração Certificados em PDF de Processo Modelos de Produtivo Certificados da Aladi e Integração Comum de Sistemas Emissão

Leia mais

Atendimento Eletrônico via Internet para Concessionárias

Atendimento Eletrônico via Internet para Concessionárias Atendimento Eletrônico via Internet para Concessionárias Atendimento Eletrônico via Internet. A maneira mais inteligente de agilizar o seu atendimento, fidelizar seus clientes e incrementar suas vendas.

Leia mais

Cadastro do novo Bilhete Único - SPTRANS

Cadastro do novo Bilhete Único - SPTRANS Sumário 1. Objetivo... 2 2. Cadastro para emissão do NOVO Bilhete Único... 3 3. Sessão Expirada... 111 4. Etapas do Cadastro... 144 5. Finalização do Cadastro... 166 6. Pesquisa de Satisfação...18 1 1.

Leia mais

Portal Acadêmico Manual Técnico Renovação de Matrícula

Portal Acadêmico Manual Técnico Renovação de Matrícula A rematrícula poderá ser feita acessando o site da Multivix de sua unidade e clique no link de acesso ao portal acadêmico. Você também pode digitar diretamente na barra de endereços do seu navegador o

Leia mais

Manual básico de utilização

Manual básico de utilização Manual básico de utilização Assistente SNGPC www.assistentesngpc.com.br Sumário 1. Acesso ao sistema 1.1. Login no sistema 1.1.1. Cadastro da farmácia/drogaria 1.1.2 Acesso 2. Abertura do inventário inicial

Leia mais

Prosis Informática. Passo-a-passo do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas Prosis ABERTURA DO SISTEMA FINANCEIRO

Prosis Informática. Passo-a-passo do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas Prosis ABERTURA DO SISTEMA FINANCEIRO Prosis Informática Passo-a-passo do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas Prosis ABERTURA DO SISTEMA FINANCEIRO Digite o usuário ADM, digite a senha ADM e clique em entrar. TELA PRINCIPAL FINANCEIRO 1-

Leia mais

TERMO DE CONDIÇÕES GERAIS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO IMPORTA FÁCIL

TERMO DE CONDIÇÕES GERAIS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO IMPORTA FÁCIL TERMO DE CONDIÇÕES GERAIS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO IMPORTA FÁCIL 1. OBJETO DO TERMO 1.1. Este TERMO apresenta as condições gerais de prestação dos serviços de entrega desembaraço aduaneiro, consignados

Leia mais

Portal de Garantia. Guia Rápido. Criado por Ricardo Pissinati Julho/2018 1

Portal de Garantia. Guia Rápido. Criado por Ricardo Pissinati Julho/2018 1 Portal de Garantia Guia Rápido Criado por Ricardo Pissinati Julho/2018 1 Como se registrar 1. Caso não tenha um acesso criado, clique em Quero me cadastrar; 2. Escolha a opção CNPJ, digite o CNPJ da empresa

Leia mais

Manual Operações Fiscais Gestor Loja - Versão 5.8. atualização

Manual Operações Fiscais Gestor Loja - Versão 5.8. atualização Manual Operações Fiscais Gestor Loja - Versão 5.8 atualização 23.03.11 O Manual sobre Operações Fiscais contém instruções sobre como consultar operações fiscais no Gestor. Operações Fiscais é uma opção

Leia mais

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento SEBRAE-GO 1 Sumário Introdução... 3 1) Acesso ao Sistema... 4 1.1. LOGIN... 4 1.2. ALTERAR SENHA... 7 1.3. RECUPERAR SENHA...

Leia mais

MANUAL DE PREENCHIMENTO DO MÓDULO TA/LPCO VISÃO EXPORTADOR

MANUAL DE PREENCHIMENTO DO MÓDULO TA/LPCO VISÃO EXPORTADOR MANUAL DE PREENCHIMENTO DO MÓDULO TA/LPCO VISÃO EXPORTADOR 1. INCLUIR PEDIDO DE LPCO 1.1. SELECIONAR MODELO 1.2. PREENCHIMENTO DOS DADOS 1.3. ANEXAÇÃO DE DOCUMENTOS 2. ACOMPANHAMENTO DA ANÁLISE DE LPCO

Leia mais

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e 1 1. Cadastro de Novo Prestador de Serviço. Quando o usuário acessar o sistema de NFS-e Sapitur ISSQN, vai

Leia mais

Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças

Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças 2014 Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças Orientações gerais para ajuizar iniciais com base na nova rotina de anexação de peças. TRIBUNAL

Leia mais

MANUAL DE REGRAS E NORMAS TÉCNICAS PARA WEB GUIA E DEMONSTRATIVO DE PAGAMENTO

MANUAL DE REGRAS E NORMAS TÉCNICAS PARA WEB GUIA E DEMONSTRATIVO DE PAGAMENTO MANUAL DE REGRAS E NORMAS TÉCNICAS PARA WEB GUIA E DEMONSTRATIVO DE PAGAMENTO Este Manual tem por finalidade orientar os procedimentos de preenchimento da Web Guia do CREDENCIADO no atendimento aos beneficiários

Leia mais

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS Origem: ProUrbano Data de Criação: 22/03/2010 Ultima alteração: Versão: 1.3 Tipo de documento: PRO-V1. 0 Autor: Adriano

Leia mais

COMO SE CADASTRAR NO ARIBA MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA FORNECEDORES

COMO SE CADASTRAR NO ARIBA MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA FORNECEDORES COMO SE CADASTRAR NO ARIBA MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA FORNECEDORES São Paulo, 10 de Dezembro de 2018 andre_renosto 1 10/12/2018 Sumário 1. Objetivo deste manual...3 2. SAP Ariba O que é?...3 3. Ariba Network

Leia mais

Universidade Federal do Vale do São Francisco Sistema de Concursos

Universidade Federal do Vale do São Francisco Sistema de Concursos 1 - Introdução O sistema de concursos da UNIVASF é uma ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) que permite a inscrição de candidatos às vagas ofertadas pela UNIVASF. O

Leia mais

Manual de Consulta e impressão de 2ª. Via de boleto Bancário

Manual de Consulta e impressão de 2ª. Via de boleto Bancário 1) Acessar o site www.speedo.com.br no navegador da internet. Na parte superior do Site a direita clicar em Acesso Exclusivo e selecionar a opção de Segunda Via. Observação: Não precisa preencher login

Leia mais

Manual -Sistema de Cadastro. Dúvidas? (83)

Manual -Sistema de Cadastro. Dúvidas? (83) Manual -Sistema de Cadastro Dúvidas? (83) 3048-2784 1 -Login-Sistema de Cadastro Tela de logindo sistema. Efetue o logincom usuário e senha fornecidos pela Unimed NNE. Se não possuir cadastro, entre em

Leia mais

Prezado (a) Cliente, 1 Acesse o nosso Site e aproveite as novidades, com informações, serviços e soluções simples e práticas de auto-atendimento, em apenas alguns cliques! A navegação é segura e muito

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SISTEMA DE BIBLIOTECAS SiB BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SISTEMA DE BIBLIOTECAS SiB BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SISTEMA DE BIBLIOTECAS SiB BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES Passo a passo para o autodepósito de teses e dissertações na BDTD-FURG

Leia mais

TIPOS DE PRESTADORES: CLINICAS E LABORATÓRIOS APRESENTAÇÃO DO PROCESSO DE AUTORIZAÇÃO CONSULTAS E EXAMES NO PORTAL DA FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR

TIPOS DE PRESTADORES: CLINICAS E LABORATÓRIOS APRESENTAÇÃO DO PROCESSO DE AUTORIZAÇÃO CONSULTAS E EXAMES NO PORTAL DA FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR TIPOS DE PRESTADORES: CLINICAS E LABORATÓRIOS APRESENTAÇÃO DO PROCESSO DE AUTORIZAÇÃO CONSULTAS E EXAMES NO PORTAL DA FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR Setembro de 2016 PORTAL DO PRESTADOR APRESENTAÇÃO O

Leia mais

GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA Juiz de Fora, maio de 2014 Apoio: SHA ACN 00031/11 Para iniciar a inscrição do projeto, o usuário deverá acessar o link: inovare.ifsudestemg.edu.br e clicar em

Leia mais

Manual de Cadastro. Rede de Parceiros do Desenvolvimento Social

Manual de Cadastro. Rede de Parceiros do Desenvolvimento Social Manual de Cadastro Rede de Parceiros do Desenvolvimento Social Este documento apresenta o passo a passo para o cadastramento da empresa ou entidade na Rede de Parceiros, bem como o cadastramento de vagas

Leia mais

Patrimônio ÍNDICE. ERP ( Controle de Frotas ) 1- Implantação bens móveis simples Implantação Automática 06

Patrimônio ÍNDICE. ERP ( Controle de Frotas ) 1- Implantação bens móveis simples Implantação Automática 06 1 2 Patrimônio ÍNDICE ERP ( Controle de Frotas ) 1- Implantação bens móveis simples 04 1.1- Implantação Automática 06 1.2- Implantação via Nota de Compra 07 2- Transferência de Bens 08 3- Transferência

Leia mais

Passo a passo para preenchimento do Currículo e solicitação de vagas em curso de formação inicial e continuada

Passo a passo para preenchimento do Currículo e solicitação de vagas em curso de formação inicial e continuada Passo a passo para preenchimento do Currículo e solicitação de vagas em curso de formação inicial e continuada Para acessar a nova Plataforma Freire acesse o link: http://freire2.capes.gov.br Após Solicitar

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES CORREIOS PARA NOVOS CLIENTES

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES CORREIOS PARA NOVOS CLIENTES Passo a passo CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES CORREIOS PARA NOVOS CLIENTES 1. Apresentação Os Correios, alinhados às tendências de mercado, vêm se modernizando e atualizando procedimentos, de forma a trazer facilidades

Leia mais

Schaeffler Online. Manual de Operação

Schaeffler Online. Manual de Operação Schaeffler Online Manual de Operação 1 Índice 1. Solicitação de Novo Usuário...3 2. Recuperação de Senha...4 3. Login...5 4. Tela Inicial do Schaeffler Online...6 5. Cadastro de Pedidos...7 5.1. Cabeçalho

Leia mais

Portal de Relacionamento de Clientes com Contrato

Portal de Relacionamento de Clientes com Contrato Olá, Seja bem vindo ao Portal de Relacionamento de Clientes com Contratos dos Correios, nele você terá acesso às principais informações de como firmar uma parceria com os Correios e de como utilizar o

Leia mais

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário 70040-020 Brasília - DF SAC Manual do Usuário Sumário Assunto PÁGINA 1. Objetivos do Manual 3 2. Perfil do Usuário 3 2.1 Coordenador Institucional 3 3. Acesso ao Sistema SAC 3 3.1 Endereço de acesso 3

Leia mais

Como Funciona: Esta tela é utilizada para fazer o Cancelamento das Notas Fiscais que foram emitidas ou importadas para o sistema Futura Server.

Como Funciona: Esta tela é utilizada para fazer o Cancelamento das Notas Fiscais que foram emitidas ou importadas para o sistema Futura Server. Como Cancelar Fiscal? - FS93 uma Nota Sistema: Futura Server Caminho:Fiscal>NfeEventos>Cancelamento Referência: FS93 Versão: 2015.8.7 Como Funciona: Esta tela é utilizada para fazer o Cancelamento das

Leia mais

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ:

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ: Conteúdo Introdução... 3 Tópicos... 3 Abrangência... 3 1. Acessar o Consulti... 4 2. Selecionar os Módulos do Consulti... 5 3. Selecionar as Empresas no Consulti... 5 4. Executar os Programas do Consulti...

Leia mais

Exporta Fácil. Comercialização para o exterior

Exporta Fácil. Comercialização para o exterior Comercialização para o exterior Comercialização para o exterior Comercialização para o exterior Preparar a Exportação e postar via Comercialização para o exterior Comercialização para o exterior Invoices

Leia mais

SAO-WEB Manual do Usuário

SAO-WEB Manual do Usuário Documento SAO-WEB Manual do Usuário 1 Referência: SAO-WEB Sistema SAO-WEB Módulo Geral Responsável Trion Data 05/2010 Objetivo Descrever o funcionamento do SAO WEB. O SAO-WEB é uma forma de acesso ao SAO-ERP

Leia mais

Guia Operacional do Sistema IHS. Assembleia de grupos exclusivos on-line

Guia Operacional do Sistema IHS. Assembleia de grupos exclusivos on-line Internet Honda System Guia Operacional do Sistema IHS Assembleia de grupos exclusivos on-line Como acessar o módulo de assembleia no IHS Acesse o site do IHS: https://ihs.honda.com.br Faça o seu login

Leia mais

1. Acesso ao sistema de cadastro

1. Acesso ao sistema de cadastro Prezado candidato, O objetivo deste manual é auxiliar na realização do cadastro de empresas prestadoras de serviços de instrutoria e consultoria ao SEBRAE/RS. O primeiro passo é a leitura do Edital de

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL ENTIDADE. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL ENTIDADE. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL ENTIDADE Versão 2.2.15 Sumário 1. Inicializando no sistema... 4 2. Perfil de Emissores do Sistema... 4 3. Analisando os certificados emitidos... 5 3.1. Certificados

Leia mais

ELABORAR DU-E NOTA FISCAL ELETRÔNICA

ELABORAR DU-E NOTA FISCAL ELETRÔNICA ELABORAR DU-E NOTA FISCAL ELETRÔNICA A DU-E poderá ser elaborada por serviço ou por tela, sendo o documento preenchido campo a campo. O declarante ou o próprio exportador irá informar os dados da operação

Leia mais

Fazer um calculo no produto Empresarial.

Fazer um calculo no produto Empresarial. Fazer um calculo no produto Empresarial. 1) Logar no Kit Médias Empresas Clicar no ícone Tókio Marine Empresarial, que abrirá a tela de login, veja abaixo. Caso seja o primeiro acesso é obrigatório digitar

Leia mais

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL PARA FORNECEDORES QUE JÁ TRABALHAM COM O SESC/ARRJ SU MÁ RIO Orientações gerais

Leia mais

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016)

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016) Instruções de Acesso: Eventos Científicos Primeiro Acesso No primeiro acesso informe os números do CPF e depois selecione a opção Prosseguir Se você for aluno da FACTHUS ao clicar na opção prosseguir preencha

Leia mais

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016 1.0 Menu superior Para utilizar o menu superior, clique com o mouse em cima da palavra que deseja abrir. No exemplo acima foi clicado na palavra cadastros, assim

Leia mais

COANA - Coordenação-Geral de Administração Aduaneira Siscomex Carga Módulo Aduaneiro. Siscomex Carga Módulo Aduaneiro - Transportadores

COANA - Coordenação-Geral de Administração Aduaneira Siscomex Carga Módulo Aduaneiro. Siscomex Carga Módulo Aduaneiro - Transportadores - Transportadores 2017 1 Índice ÍNDICE 2 1. Informar CE Rodoviário 4 Permite que o Transportador informe os dados do CE Rodoviário e vincule a uma Declaração de Exportação (DE). Não é necessário ter DE

Leia mais

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP http://www.propg.unifesp.br/fapesp 1 Sumário Registro no sistema... 3 Login... 4 Criar e Alterar Demandas... 5 Inclusão de Itens nas demandas...

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Processo Seletivo Acadêmico Versão 2.1.5 Última revisão: 18/12/2017 2017 Versão: 1.0 Documentação: André L. M. C. Revisão:

Leia mais

Produto Transportes Simplificado Apólice Avulsa

Produto Transportes Simplificado Apólice Avulsa Produto Transportes Simplificado Apólice Avulsa 2017 Transportes Simplificado Apólice Avulsa Destinadas empresas de pequeno e médio porte, que realizam transporte de mercadorias esporadicamente; Permitida

Leia mais

Pesquisa Atende Manual do Sistema 2017

Pesquisa Atende Manual do Sistema 2017 Pesquisa Atende Manual do Sistema 2017 SUMÁRIO Introdução: O que é o Pesquisa Atende? Selecione seu Perfil de Acesso: Docente Comissão de Pesquisa Remetente Externo Outras Instâncias de Aprovação (Presidente

Leia mais

Manual do Espaço do Cliente

Manual do Espaço do Cliente Funcionalidade Login Recuperação Alteração de Senha Login Recuperação Alteração de Senha Tela de login Espaço do Cliente 1º. Informar o e-mail válido que foi previamente cadastrado no cadastro de usuários

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO PARANÁ MANUAL DE ACESSO E FUNCIONALIDADES DO PORTAL DE SERVIÇOS PJ. Área de Negócio: Portal CRM-PR Pessoa Jurídica

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO PARANÁ MANUAL DE ACESSO E FUNCIONALIDADES DO PORTAL DE SERVIÇOS PJ. Área de Negócio: Portal CRM-PR Pessoa Jurídica CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO PARANÁ MANUAL DE ACESSO E FUNCIONALIDADES DO PORTAL DE SERVIÇOS PJ Área de Negócio: Portal CRM-PR Pessoa Jurídica INFORMAÇÕES SOBRE O LOGIN PESSOA JURÍDICA 1 ACESSO AO

Leia mais

MANUAL DO PORTAL PÓS-VENDAS MUELLER

MANUAL DO PORTAL PÓS-VENDAS MUELLER MANUAL DO PORTAL PÓS-VENDAS MUELLER PREZADO AUTORIZADO, Estamos disponibilizando através deste manual um passo-a-passo para acesso ao Portal Mueller, que está sendo reformulado e devido a isso, seu visual

Leia mais

Para emissão da NF-e, o CERTIFICADO DIGITAL deve estar instalado e configurado no computador onde a nota será emitida.

Para emissão da NF-e, o CERTIFICADO DIGITAL deve estar instalado e configurado no computador onde a nota será emitida. EMISSÃO DE NF-E IMPORTANTE SABER! Sugerimos que consulte a SEFAZ para auxiliá-lo sobre quais informações e campos devem ser preenchidos para a correta emissão da NF-e. Informaremos neste guia, apenas a

Leia mais