Gêneros textuais como as tirinhas estão presentes em nossa vida diária e, como outros gêneros, cumprem uma função social e comunicativa.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gêneros textuais como as tirinhas estão presentes em nossa vida diária e, como outros gêneros, cumprem uma função social e comunicativa."

Transcrição

1 TIRINHAS / COMIC STRIPS CONTEÚDOS Textos humorísticos: Tirinhas / Comic strips Características principais AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Gêneros textuais como as tirinhas estão presentes em nossa vida diária e, como outros gêneros, cumprem uma função social e comunicativa. Tirinha ou comic strip é uma sequência de imagens distribuída em quadrinhos, que pode ou não empregar palavras e símbolos para contar uma história ou parte de uma história. Em outras palavras, a tirinha é uma história visual, organizada em quadrinhos que seguem uma sequência lógica. A narrativa é normalmente curta e é publicada em jornais ou revistas. É comum que a tirinha retrate uma personagem como protagonista, a qual, por sua vez, interage com outras personagens. É o caso das tirinhas de Garfield, Hagar, the Horrible, Beetle Bailey, Calvin and Hobbes, dentre outros. Figura 1 Tirinha do gato Garfield 1 Fonte: Jim Davis As falas ou os pensamentos das personagens são inseridas em balões, que podem expressar agressividade, gentileza, desespero, euforia, etc. Geralmente, a direção do 1 Como a personagem da tirinha é um gato, o autor insere as suas falas em balões com bolhas, para representar o seu pensamento. O gato pensa, no primeiro quadrinho: Está tão quente que é difícil até se mexer. No segundo quadrinho, ele acrescenta: Meu tipo de tempo preferido.

2 rabicho do balão indica a que personagem pertence a fala ou o pensamento. Quando não há a presença de um rabicho no balão, é provável que o texto refira-se à voz do narrador ou o som esteja reproduzindo uma explosão, o som da campainha de um telefone, etc. Figura 2 Tipos de balões Fonte: Fundação Bradesco Muitos escritores de tirinhas preferem criar a sua própria fonte, escrevendo-as à mão. Além disso, eles usam símbolos, alguns universalmente compreensíveis, como a lâmpada para significar uma ideia; e inventam outros especificamente para determinada tirinha. Todos os símbolos, contudo, precisam estabelecer algum tipo de relação com a história que é contada. Não há regras para a quantidade de quadrinhos de uma tirinha, que pode ter apenas um, cinco ou mais quadrinhos. Nas tirinhas, predomina o tipo textual narrativo, por isso, é possível identificar a apresentação, o desenvolvimento e a conclusão de uma situação ou história. Além da narração, é possível identificar também elementos da descrição, como as características das personagens, o local e o lugar em que a história ocorre.

3 A linguagem empregada é informal e expõe as ideias de uma maneira resumida, sintética, haja vista que o espaço que se tem para inserir as imagens e as falas é reduzido. Devido à economia de vocabulário, às frases curtas e resumidas, o leitor deve ficar atento à leitura das imagens e estar disposto a fazer inferências, deduções, pois muitas vezes o humor está subentendido, ou seja, implícito. A tirinha emprega tanto recursos verbais (texto escrito), quanto recursos não verbais (imagens). Dessa maneira, torna-se importante analisar também as expressões faciais, os símbolos e as cores, pois todos esses elementos colaboram para o entendimento dos quadrinhos. LEITURA COMPLEMENTAR Estratégias de leitura Algumas estratégias podem auxiliar na leitura adequada de qualquer gênero textual em qualquer língua, inclusive a estrangeira, como o inglês. A seguir, indicamos alguns recursos que você pode empregar para melhor compreender esses textos. Figura 3 Estratégias de leitura Fonte: TAGUL

4 Busque o conhecimento prévio que possui sobre o tema, o gênero, o vocabulário do texto para entender o que está sendo lido. Leve em consideração a linguagem não verbal que o texto apresenta, como imagens, figuras, gravuras, tabelas, gráficos, uma vez que todos esses itens contribuem para o entendimento. Observe as palavras que se repetem, pois, provavelmente, são importantes para a compreensão da leitura. Atente para as evidências tipográficas, isto é, símbolos, letras maiúsculas, negrito e itálico. O uso desses recursos também tem uma intenção comunicativa. Verifique a estrutura do texto, ou seja, o layout (forma com as informações estão dispostas na página), se há título e/ou subtítulo, como é feita a divisão de parágrafos etc. Essa análise pode, de partida, dizer-lhe se o texto é uma notícia ou um anúncio publicitário, por exemplo. Preste atenção às palavras cognatas, quer dizer, àquelas de origem grega ou latina parecidas com as do português. Exemplo: different diferente, infection infecção. Tome cuidado, contudo, com os falsos cognatos, como pretend, que não significa pretender, mas sim fingir. Observe as marcas linguísticas, como os pontos de interrogação e exclamação, a terminação -ed para indicar o passado, a palavra not para indicar uma negação, a partícula -ing para expressar uma ação que acontece no momento da fala, algo que acontecerá no futuro imediato ou até mesmo para se referir a um substantivo (cooking arte culinária, cozinha). Use o dicionário como último recurso, para que a leitura não se torne lenta demais, o que pode vir a desestimulá-lo. Habitue-se a inferir os sentidos pelo contexto.

5 ATIVIDADES 1. A tirinha a seguir é do guerreiro viking Hagar 2. Note que os quadrinhos estão fora de ordem. a) Leia cada quadrinho e enumere-os, identificando com o número 1, o início da história; com o número 2, o desenvolvimento; e com o número 3, o desfecho. ( ) ( ) ( ) Vocabulário: Forget: esquecer. Troubles: problemas. Figura 4 Tirinha de Hagar, the Horrible Fora da sequência narrativa Fonte: Chris Browne b) Sabendo que o personagem masculino Hagar é casado com Helga, deduza o efeito de humor da tirinha. 2 O personagem Hagar, de Chris Browne, representa um guerreiro viking truculento, que gosta de beber e comer muito. Ele passa muito tempo fora de casa saqueando castelos, e quanto retorna, não quer colaborar com os serviços domésticos, o que é motivo de muitas brigas conjugais.

6 2. Leia a tirinha do menino Calvin e seu tigre de pelúcia Hobbes 3 : Figura 5 Tirinha Calvin and Hobbes Sem fala no último balão Fonte: Bill Watterson Vocabulário: Furry dipping: mergulho peludo. Swim trunks: calção de banho, sunga. a) Onde o menino e o tigre estão? b) Quem mais está acompanhando Calvin? 3 No Brasil, a tirinha Calvin and Hobbes, de Bill Watterson, é conhecida como Calvin e Haroldo. O tigre de pelúcia, na tirinha, é o melhor amigo de Calvin, conversa com ele e participa de todas as suas aventuras e travessuras.

7 c) No terceiro quadrinho, o que pode significar a expressão YAAAAAYY!? d) No sexto quadrinho, o que pode significar a expressão SPLOOP SPLOP? e) No quarto e no oitavo quadrinho, o que pode significar a expressão OW OW OW HOT HOT HOT HOT HOT? A que situação ela se refere? f) No sétimo quadrinho, o que pode significar a expressão BBBRRRR! COLD COLD COLD? A que situação ela se refere? g) Agora que você já compreendeu praticamente toda a história, tente deduzir qual seria a fala possível para o último quadrinho. ( ) Look! How lovely those two are! / Veja! Como aqueles dois são adoráveis! ( ) Don t tell me we drove an hour and a half for this! / Não me diga que nós dirigimos uma hora e meia para isto! ( ) Hey, guys! Are you having fun? / E aí, moçada! Vocês estão se divertindo?

8 3. Leia a tirinha da turma dos Peanuts 4, com o cachorro Snoopy. Ele está na casa da menina Lucy porque o seu dono, Charlie Brown, foi viajar. Figura 6 Tirinha Peanuts com o cachorro Snoopy Sem falas nos balões Fonte: Charles Schulz Vocabulário: I m gonna: forma abreviada de I am going to. As falas e os pensamentos dos quadrinhos foram retirados intencionalmente e encontramse descritos a seguir. Relacione-os com os quadrinhos de 1 a 4. ( ) Rats! I m gonna miss all my programs! / Ratos! Eu vou perder todos os meus programas! ( ) You stay outside where you belong! Out! Out! Out! / Você fique do lado de fora, onde você pertence! Fora! Fora! Fora! ( ) Sem indicação de fala ou pensamento. ( ) What s this dog doing in the house?!!! / O que este cachorro está fazendo dentro de casa? 4. Nesta tirinha, Jon explica ao gato Garfield que deseja ir ao cinema com a namorada e que provavelmente eles não retornarão para casa antes das 18h, ou seja, depois do horário de jantar do felino. Jon sabe que atrasar o jantar do mal-humorado gato e reconhecido comilão é uma situação delicada que precisa ser negociada. Leia as falas e os pensamentos retirados da tirinha. Coloque-os em ordem. Para isso, leve em conta o enredo da história mencionado anteriormente. 4 Peanuts é o nome das tirinhas criadas pelo artista Charles Schulz. Ela representa uma turma de crianças, cujo líder é Charlie Brown, que vive em constante embate com a sua amiga Lucy. Charlie Brown é dono do famoso cachorrinho Snoopy.

9 If It s not too much trouble. / Se não for muito incômodo. You won t mind if I feed you an hour late, will you? / Você não irá se incomodar se eu o alimentar uma hora mais tarde, irá? Oh, Garfield. Or I could have the theater pause the movie at 4:55, and rush home. Ou eu poderia fazer o cinema pausar o filme às 16:55 e correr para casa. Liz and I are going to a movie. And I won t be back until 6:00. / Liz e eu estamos indo ao cinema. E eu não voltarei antes das 18:00. Vocabulário: Feed: alimentar. Mind: importar-se. Movie: filme. Pause: pausar, interromper. Theater: sala de cinema. Trouble: problema. As duas personagens da tirinha são o gato Garfield e seu dono, Jon 5. Note que em alguns quadrinhos não há fala ou pensamento. Lembre-se ainda, de que um quadrinho pode conter mais de um balão. 5 Garfield, de Jim Davis, é o nome da tirinha cujo protagonista é um gato comilão e dorminhoco que adora ficar sem fazer nada. Além disso, o gato é bem folgado e atormenta a paciência de seu dono Jon, um humano ingênuo, que namora a garota Liz, e faz tudo o que o gato lhe pede.

10 INDICAÇÕES Figura 7 Tirinha do gato Garfield Sem falas nos balões Fonte: Jim Davis Quer ler mais algumas tirinhas de autores e personagens variados, em inglês? Então, acesse os links a seguir. Arcamax Go Comics Gostaria de conhecer um pouco mais sobre o universo da turma dos Peanuts, o gato Garfield, o guerreiro Hagar e o menino Calvin? Então acesse os sites oficiais de cada um de seus criadores. Peanuts by Schulz Garfield by Jim Davis Hagar, the Horrible by Dik and Chris Browne Calvin and Hobbes by Bill Watterson

11 REFERÊNCIAS BRADESCO, Fundação. Tipos de balões. Estela Garcia da Silveira. São Paulo. 04 jul BROWNE, Chris. Hagar, the Horrible. Disponível em: < Acesso em: 04 jul h. COUNCIL, British. Using cartoons and comic strips. Disponível em: < Acesso em: 04 jul h. DAVIS, Jim. Garfield. 04 jul Disponível em: < Acesso em: 04 jul h. DAVIS, Jim. Garfield. 03 jul Disponível em: < Acesso em: 04 jul h. HÖCHTL, Viktor. Comics characteristics. Disponível em: < Acesso em: 04 jul h. SWAN, Michael. Practical English Usage. Oxford: Oxford University Press, rd edition. TAGUL. Tag cloud Estratégias de leitura. Estela Garcia da Silveira. 05 jul Disponível em: < Acesso em: 05 jul h. WATTERSON, Bill. Calvin and Hobbes. 03 jul Disponível em: < Acesso em: 04 jul h. SCHULZ, Charles. Peanuts. 11 jun Disponível em: < Acesso em: 04 jul h. GABARITO 1. a) No primeiro quadrinho, Hagar aparenta estar bem bravo e pede ao garçom algo que o faça esquecer seus problemas. No segundo quadrinho, nota-se que o garçom lhe dá uma garrafa com algum tipo de bebida, que Hagar toma ruidosamente. No último quadrinho, Hagar já está em casa e é recebido pela esposa, que aparenta estar zangada e lhe diz: Aqui está você!. Ao que Hagar responde: Eu conheço você?.

12 Figura 8 - Tirinha de Hagar, the Horrible Na sequência correta Fonte: Chris Browne b) A tirinha provoca humor porque a bebida fez com que Hagar esquecesse de seus problemas e um deles era a própria mulher, por isso ele não a reconhece quando chega em casa. 2. a) É possível avistar o mar, a areia, pessoas em trajes de praia, um guarda-sol, elementos que indicam que eles estão na praia. b) O pai e a mãe de Calvin. c) O menino e o tigre demonstram grande alegria por estarem na praia. d) Trata-se de uma onomatopeia para imitar o som do mergulho na água do menino e do tigre. Note que SPLOOP tem duas letras o e indica um deslocamento de água maior, sugerindo que ali mergulhou o tigre. Enquanto SPLOP, tem apenas uma letra o e o deslocamento de água é menor, pois ali provavelmente foi onde mergulhou o menino, fisicamente mais leve. e) Pode significar uma expressão de desconforto provocado pelo contato com a areia quente. f) É um modo de expressar o frio sentido pelo contato com a água do mar que estava, provavelmente, fria. g) Pela expressão corporal e facial do pai, percebe-se que ele está zangado por ver o menino e o tigre dentro do carro e ele faz algum tipo de reclamação, o que leva à seguinte

13 fala: Don t tell me we drove an hour and a half for this! (Não me diga que nós dirigimos por uma hora e meia para ISTO!). 3. Figura 9 - Tirinha Calvin and Hobbes Com a fala do último balão Fonte: Bill Watterson A história se inicia com o menino e o cachorro assistindo à televisão, quietos, portanto, não há balões de fala ou pensamento. No segundo quadrinho, a menina fica zangada por constatar que o cachorro está dentro de casa e grita What s this dog doing in the house?!! (O que este cachorro está fazendo dentro de casa?!!!). No terceiro quadrinho, a menina expulsa o cachorro da casa, exclamando: You stay outside where you belong! Out! Out! Out! (Você fique do lado de fora, onde você pertence! Fora! Fora! Fora! ). Já fora de casa, o cachorro reclama para si mesmo: Rats! I m gonna miss all my programs! (Droga! Vou perder todos os meus programas!). (4) Rats! I m gonna miss all my programs! (3) You stay outside where you belong! Out! Out! Out! (1) Sem indicação de fala ou pensamento. (2) What s this dog doing in the house?!!!

14 Figura 10 - Tirinha Peanuts com o cachorro Snoopy Com as falas nos balões Fonte: Charles Schulz 4. Jon explica ao gato Garfield que irá ao cinema com a sua namorada Liz e que não voltará antes das 18:00. Ele pergunta ao felino se ele não se importa de ser alimentado uma hora mais tarde. Como o animal não expressa resposta alguma (indicado na ausência de balões em três quadrinhos seguidos), Jon percebe que o gato não gostou da ideia de comer mais tarde. Sabendo do mau humor do felino, Jon diz que poderia pedir para que pausassem o filme às 16:55 para que ele pudesse retornar apressadamente para casa. Diante desta resposta, o gato esboça uma preocupação cínica com a atitude bondosa de seu dono: If It s not too much troble (Se não for muito incômodo). Figura 11 - Tirinha do gato Garfield Com as falas nos balões Fonte: Jim Davis

Por Vânia Duarte Graduada em Letras Equipe Brasil Escola

Por Vânia Duarte Graduada em Letras Equipe Brasil Escola Tal modalidade insere-se entre os textos com os quais comumente convivemos. Compõem o quadro dos chamados narrativos por apresentarem características semelhantes à narração, como personagens, espaço, tempo,

Leia mais

Professora: Adriana ( Dricka )

Professora: Adriana ( Dricka ) 1 Nomes: 1. 2. 3. 4. 5. Professora: Adriana ( Dricka ) 2 Leia a H.Q. a seguir e responda as questões referentes a ela. Aqui no Brasil também temos grandes desenhistas da HQ. O quadrinista Laerte, por exemplo,

Leia mais

Em caso de dúvida, orientamos o contato imediato com as coordenadoras da área de Códigos e Linguagens. Plano de aula

Em caso de dúvida, orientamos o contato imediato com as coordenadoras da área de Códigos e Linguagens. Plano de aula OFICINA SOBRE ESTRATÉGIAS DE LEITURA DE TEXTOS EM INGLÊS Caro Monitor, Esta oficina tem como objetivo geral criar oportunidades para o aluno ampliar a sua competência leitora em língua inglesa por meio

Leia mais

Esta oficina tem como objetivo geral criar oportunidades para que você amplie a sua competência leitora de textos em língua inglesa.

Esta oficina tem como objetivo geral criar oportunidades para que você amplie a sua competência leitora de textos em língua inglesa. OFICINA SOBRE ESTRATÉGIAS DE LEITURA DE TEXTOS EM INGLÊS Caro aluno, Esta oficina tem como objetivo geral criar oportunidades para que você amplie a sua competência leitora de textos em língua inglesa.

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3F

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3F CADERNO DE EXERCÍCIOS 3F Ensino Fundamental Linguagens Questão Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB 1 Efeitos de humor e crítica H7 2 Vozes verbais H16 3 Vocativo em língua portuguesa H16 4 Vocativo

Leia mais

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ortografia e Produção de Texto Nome:

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ortografia e Produção de Texto Nome: 5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ortografia e Produção de Texto Nome: Leia este texto e resolva as questões 1 e 2. PÉS NO CHÃO Dos problemas que afligem o Brasil, a educação é o primeiro

Leia mais

Example: are / You / from Japan Answer: You are from Japan.

Example: are / You / from Japan Answer: You are from Japan. QiD 1 6º ANO PARTE 2 INGLÊS 1. (1,0 0,2 each) COMPLETE the sentences with subject pronouns. Example: My friend and I are from Colombia. are Colombian. Answer: We are Colombian. a) Mrs. Jones is from Canada.

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3E

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3E CADERNO DE EXERCÍCIOS 3E Ensino Fundamental Códigos e Linguagens Questão 1 Conteúdo Efeitos de humor e crítica explícitos em textos verbais e não verbais Habilidade da Matriz da EJA/FB H7 2 Interpretação

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3D

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3D CADERNO DE EXERCÍCIOS 3D Ensino Médio Códigos e Linguagens Questão Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB 1 Relação entre o cotidiano e as H9, H27 informações contidas nos textos 2 Adjetivos em inglês

Leia mais

Pronomes pessoais do caso reto

Pronomes pessoais do caso reto 21 Pronomes pessoais do caso reto As borboletas Todos admiram as borboletas. Elas enfeitam a natureza. Estão sempre voando em busca de alimento e suas asas coloridas são uma alegria para os nossos olhos.

Leia mais

Como usar: whatever, whoever, whenever, wherever, whichever e however?

Como usar: whatever, whoever, whenever, wherever, whichever e however? Como usar: whatever, whoever, whenever, wherever, whichever e however? Atividade 01 Baixe o áudio que foi disponibilizado no Blog. Escute o áudio várias vezes ao dia e preste atenção na pronúncia das palavras.

Leia mais

He is finally sleeping

He is finally sleeping Acesse: http://fuvestibular.com.br/ He is finally sleeping Assunto do dia O que você está fazendo? Acompanhando as aulas do Telecurso 000? Muito bem, hoje vamos falar sobre o Present Continuous, o tempo

Leia mais

Tag Question Reflexive Pronouns Used to

Tag Question Reflexive Pronouns Used to Tag Question Reflexive Pronouns Used to Tag Question A tag question é utilizada no final das sentenças para obter confirmação do que foi dito anteriormente, e por isso ela é curta e rápida. Observe os

Leia mais

COMO DIZER OBRIGADO EM INGLÊS E MUITO MAIS

COMO DIZER OBRIGADO EM INGLÊS E MUITO MAIS Guia English Live: COMO DIZER OBRIGADO EM INGLÊS E MUITO MAIS THANK YOU! INTRODUÇÃO Educação é algo essencial para tudo na vida, seja no trabalho, em viagens, na sua casa, com amigos e até mesmo com algum

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana LÍNGUA PORTUGUESA A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho. CONTEÚDOS: Livros: 1. Português Linguagens 2

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

In: TAVARES, Ulisses. O eu entre nós. São Paulo: Núcleo Pindaíba Edições e Debates, (Coleção PF)

In: TAVARES, Ulisses. O eu entre nós. São Paulo: Núcleo Pindaíba Edições e Debates, (Coleção PF) PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== Leia o poema abaixo

Leia mais

Lesson 66: Indirect questions. Lição 66: Perguntas indiretas

Lesson 66: Indirect questions. Lição 66: Perguntas indiretas Lesson 66: Indirect questions Lição 66: Perguntas indiretas Reading (Leitura) Could you tell me where she went? (Você poderia me dizer para onde ela foi?) Do you know how I can get to the hospital? (Você

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UM MODELO DE TRABALHO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UM MODELO DE TRABALHO SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UM MODELO DE TRABALHO APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO - Compreender o projeto com o gênero tirinhas da Turma da Mônica (TM); - Familiarizar-se com os elementos básicos da estrutura composicional

Leia mais

ENTREGAR JUNTO COM A RESPECTIVA PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA 14/12/2018.

ENTREGAR JUNTO COM A RESPECTIVA PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA 14/12/2018. DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 14 /12 /2018 Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 20,0 PONTOS Assunto: ROTEIRO DE ESTUDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL Aluno (a): Nº: Nota: Professora: Eliane

Leia mais

Simple Future. Will and Shall. Atenção! (Pay Attention!)

Simple Future. Will and Shall. Atenção! (Pay Attention!) Simple Future O Simple Future (Futuro Simples) é um tempo verbal usado para expressar ações futuras que irão ocorrer, ou seja, que ainda não aconteceram. Ele pode indicar uma decisão que está sendo tomada

Leia mais

1. Abra sua Apostila 02, nas páginas 90 e 91, e também o Resumo da Apostila 02 (PowerPoint).

1. Abra sua Apostila 02, nas páginas 90 e 91, e também o Resumo da Apostila 02 (PowerPoint). Valor: 3,0 16 REDAÇÃO CLAUDIO JÚNIOR TRABALHO DE RECUPERAÇÃO (2º TR) - Para realizar este Trabalho de Recuperação, você deverá seguir as instruções presentes no cabeçalho de cada questão. Atente-se ao

Leia mais

AULA 2: Marcas tipográficas DEPARTAMENTO DE LETRAS INGLÊS TÉCNICO E CIENTÍFICO PROFESSOR: WELLINGTON BORGES

AULA 2: Marcas tipográficas DEPARTAMENTO DE LETRAS INGLÊS TÉCNICO E CIENTÍFICO PROFESSOR: WELLINGTON BORGES AULA 2: Marcas tipográficas UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ DEPARTAMENTO DE LETRAS INGLÊS TÉCNICO E CIENTÍFICO PROFESSOR: WELLINGTON BORGES Marcas tipográficas Assim como em língua portuguesa, podemos encontrar

Leia mais

18 Phrasal Verbs para usar em uma viagem

18 Phrasal Verbs para usar em uma viagem 18 Phrasal Verbs para usar em uma viagem Atividade 01 Baixe o áudio que foi disponibilizado no Blog. Escute o áudio várias vezes ao dia e preste atenção na pronúncia das palavras. Você pode ouvir quantas

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PRODUÇÃO TEXTUAL 4º BIM/2016 3º ANO TEMA: Escolha um personagem de um dos livros que você leu neste bimestre e conte o que ele faz na história. mão das características específicas

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA LEITURA

LÍNGUA PORTUGUESA LEITURA LÍNGUA PORTUGUESA LEITURA Estágio de Proficiência: Baixo (até 112,5) ITEM 1 - Baixo O item avalia a habilidade de identificar letras escritas em diferentes padrões gráficos. Neste caso, os alunos devem

Leia mais

O Inglês que as escolas não ensinam

O Inglês que as escolas não ensinam O Inglês que as escolas não ensinam O inglês que as escolas não ensinam COMPARANDO COISAS EM INGLÊS Atividade 01 Faça o Download do áudio que foi disponibilizado no Blog. Escute o áudio várias vezes ao

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 4, 5 e 6 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 5 o ano Avaliação 2 o bimestre Avaliação Português NOME:

Leia mais

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING Aluno(a) Nº Campo Grande, de de º ano Gramática Profª. NATÁLIA TIEZZI

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING Aluno(a) Nº Campo Grande, de de º ano Gramática Profª. NATÁLIA TIEZZI COLÉGIO ALEXANDER FLEMING Aluno(a) Nº Campo Grande, de de 2013. 6º ano Gramática Profª. NATÁLIA TIEZZI Nota/ Visto Bateria de Gramática 2º Bimestre OBSERVAÇÕES: I. O cabeçalho deve ser preenchido por extenso.

Leia mais

TWO ONE THREE FIVE - FOUR

TWO ONE THREE FIVE - FOUR PLANO DE ESTUDO TESTE 03 PROF. INGLÊS / 1º ANO 3º TRIMESTRE NOME: NOTA: QUESTÃO 01 Complete the song with the numbers. TWO ONE THREE FIVE - FOUR FIVE LITTLE MONKEYS ( 5 ) little monkeys jumping on the

Leia mais

CURSO DE INGLÊS JUNIOR SILVEIRA

CURSO DE INGLÊS JUNIOR SILVEIRA Homework (Lição de casa) CURSO DE INGLÊS JUNIOR SILVEIRA Symbols (Símbolos) Alguns símbolos foram usados nesta aula e serão usados nas próximas, você lembra o que eles significam? Se não lembra volte ao

Leia mais

3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Língua Portuguesa Nome:

3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Língua Portuguesa Nome: 3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Língua Portuguesa Nome: Dia 18 de abril é lembrado como o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi criada em 2002 em homenagem a Monteiro Lobato, que foi

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

CONTEÚDO DO TRIMESTRE

CONTEÚDO DO TRIMESTRE Este é o conteúdo que será cobrado ao final do TRIMESTRE! CONTEÚDO DO TRIMESTRE Quadrinhos Pontuação: revisão do uso de vírgulas e pontos finais Linguagem verbal e não verbal, formal e informal Mito Lendas

Leia mais

DIAS DA SEMANA EM INGLÊS: explicação, exemplos e áudio

DIAS DA SEMANA EM INGLÊS: explicação, exemplos e áudio DIAS DA SEMANA EM INGLÊS: explicação, exemplos e áudio (adsbygoogle = window.adsbygoogle []).push({}); Você muito provavelmente sabe alguma coisa sobre os dias da semana em Inglês. Veja nesse post sobre

Leia mais

Nesta etapa, estudamos os gêneros HISTÓRIA EM QUADRINHOS e TIRINHA.

Nesta etapa, estudamos os gêneros HISTÓRIA EM QUADRINHOS e TIRINHA. PROFESSOR: Camila Groppo ALUNO(A): - N.: 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL - TURMA: - DATA: - HORÁRIO: INÍCIO: - TÉRMINO: DESC. ORTOGRAFIA: - GRAU OBTIDO: - RUBRICA DO PROFESSOR: AVALIAÇÃO FINAL DA 3ª ETAPA

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 1 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 1 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao primeiro bimestre escolar ou às Unidades 1 e 2 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 3 o ano Avaliação 1 o bimestre 1 Avaliação Português NOME:

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - PODCAST ÁREA LINGUAGENS

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - PODCAST ÁREA LINGUAGENS SEQUÊNCIA DIDÁTICA - PODCAST ÁREA LINGUAGENS Título do Podcast Área Segmento Duração Simple Past Linguagens Ensino Médio 5min25seg. Habilidades: Ensino Médio: H56 Tempo Estimado: 30 minutos Materiais e

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

5º ano. Atividade de Estudo de Português. Leia o texto abaixo. A DISCIPLINA DO AMOR

5º ano. Atividade de Estudo de Português. Leia o texto abaixo. A DISCIPLINA DO AMOR Atividade de Estudo de Português 5º ano Leia o texto abaixo. A DISCIPLINA DO AMOR Foi na França, durante a segunda grande guerra. Um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo

Leia mais

Teacher: Tânia Castro

Teacher: Tânia Castro Teacher: Tânia Castro Podemos expressar o futuro em inglês basicamente de quatro maneiras: 1. Com WILL: I think Brazil will win the World Cup. 2. Com BE GOING TO: I am going to drive to work today. 3.

Leia mais

Núcleo de Educação a Distância NEAD/AEDB

Núcleo de Educação a Distância NEAD/AEDB ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Mantenedora da Faculdade de Ciências Econômicas, Administração e da Computação Dom Bosco, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, da Faculdade de Engenharia

Leia mais

SISTEMA ANGLO DE ENSINO. Tipo D4-08/2010 G A B A R I T O

SISTEMA ANGLO DE ENSINO. Tipo D4-08/2010 G A B A R I T O Prova Anglo P-01 Tipo D4-08/2010 G A B A R I T O 01. D 07. A 13. D 19. C 02. B 08. B 14. A 20. D 03. C 09. C 15. B 21. A 04. A 10. A 16. D 22. C 05. C 11. D 17. B 00 06. B 12. B 18. D DESCRITORES, RESOLUÇÕES

Leia mais

5º ano. Atividade de Estudo de Português. LEIA o texto abaixo. A DISCIPLINA DO AMOR

5º ano. Atividade de Estudo de Português. LEIA o texto abaixo. A DISCIPLINA DO AMOR Atividade de Estudo de Português 5º ano LEIA o texto abaixo. A DISCIPLINA DO AMOR Foi na França, durante a segunda grande guerra. Um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo

Leia mais

SISTEMA ANGLO DE ENSINO G A B A R I T O

SISTEMA ANGLO DE ENSINO G A B A R I T O Prova Anglo P-01 Tipo D5-08/2010 G A B A R I T O 01. C 07. B 13. D 19. C 02. B 08. D 14. A 20. B 03. D 09. B 15. B 21. A 04. A 10. A 16. C 22. B 05. D 11. A 17. D 00 06. C 12. C 18. A DESCRITORES, RESOLUÇÕES

Leia mais

Substantivos Incontáveis

Substantivos Incontáveis Substantivos Incontáveis (Uncountable nouns) Uncountable nouns nomeiam substantivos que não são contados em unidades individuais ou pedaços, mas eles são medidos ou pesados. Os Uncountable Nouns ( ou Mass

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios.

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de Estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos

Leia mais

Aulas 9 a 12 EaD Inglês Profª Carolina Silva 3º Ano. Modal verbs: CAN, COULD, SHOULD, MUST

Aulas 9 a 12 EaD Inglês Profª Carolina Silva 3º Ano. Modal verbs: CAN, COULD, SHOULD, MUST Aulas 9 a 12 EaD Inglês Profª Carolina Silva 3º Ano Modal verbs: CAN, COULD, SHOULD, MUST O verbo can é um exemplo de modal verbs (verbo modal) que, na língua Inglesa, tem a função de auxiliar o verbo

Leia mais

Prova de Conhecimentos Gerais HISTÓRIA

Prova de Conhecimentos Gerais HISTÓRIA HISTÓRIA Prova de Conhecimentos Gerais Questão 01. Assinale a alternativa CORRETA: Questão 02. Assinale a alternativa CORRETA: Questão 03. Assinale a alternativa CORRETA: Questão 04. Assinale a alternativa

Leia mais

Lesson 67: Tag Questions. Lição 67: Partículas interrogativas

Lesson 67: Tag Questions. Lição 67: Partículas interrogativas Lesson 67: Tag Questions Lição 67: Partículas interrogativas Reading (Leitura) You will come with us, won t you? (Você virá conosco, não virá?) The water is cold, isn t it? (A água está fria, não está?)

Leia mais

Praticar escrita e reescrita textual com a turma

Praticar escrita e reescrita textual com a turma Praticar escrita e reescrita textual com a turma As produções escritas na escola muitas vezes se configuram como um desafio para professores e alunos. Para que os alunos avancem em vários aspectos de suas

Leia mais

Atividade 02 Leia as frases em PORTUGUÊS e preste atenção no que elas significam em INGLÊS.

Atividade 02 Leia as frases em PORTUGUÊS e preste atenção no que elas significam em INGLÊS. Thanksgiving Atividade 01 Assista ao video e baixe o áudio que foi disponibilizado no Blog. Escute o áudio várias vezes ao dia e preste atenção na pronúncia das palavras. Você pode ouvir quantas vezes

Leia mais

D01 Reconhecer especificidades da linguagem escrita.

D01 Reconhecer especificidades da linguagem escrita. MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA PAEBES ALFA 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental Tópicos Competências Descritores Níveis de Complexidade 1º ANO 2º ANO 3º ANO T1- Reconhecimento de convenções do

Leia mais

UFPR - 2ª FASE - REDAÇÃO - CURCEP PROFª ANDRÉA ZELAQUETT GÊNEROS TEXTUAIS MAIS COBRADOS

UFPR - 2ª FASE - REDAÇÃO - CURCEP PROFª ANDRÉA ZELAQUETT GÊNEROS TEXTUAIS MAIS COBRADOS UFPR - 2ª FASE - REDAÇÃO - CURCEP PROFª ANDRÉA ZELAQUETT GÊNEROS TEXTUAIS MAIS COBRADOS 1 - RESUMO Resumir as informações mais importantes de um texto com suas palavras, sem copiar e sem acrescentar novas

Leia mais

COLÉGIO KENNEDY REDE PITÁGORAS Colégio Kennedy, 51 anos, educando e inovando sempre.

COLÉGIO KENNEDY REDE PITÁGORAS Colégio Kennedy, 51 anos, educando e inovando sempre. COLÉGIO KENNEDY REDE PITÁGORAS Colégio Kennedy, 51 anos, educando e inovando sempre. PLANO DE ESTUDO DE PORTUGUÊS 3ª ETAPA 4º ANO EFI PROFESSORA : FLÁVIA LETÍCIA ALUNO(A): 1) Leias as frases a seguir.

Leia mais

Lesson 63: Reported speech. Lição 63: Discurso indireto

Lesson 63: Reported speech. Lição 63: Discurso indireto Lesson 63: Reported speech Lição 63: Discurso indireto Reading (Leitura) He told me that he would come. (Ele me disse que ele viria.) She said that she would be fine. (Ela disse que ela ficaria bem.) He

Leia mais

Inglês 8 Pronomes Interrogativos.

Inglês 8 Pronomes Interrogativos. Inglês 8 Pronomes Interrogativos. Estes pronomes são freqüentemente usados para formação de perguntas e também podem ser usados na conexão de sentenças. Vejame aprendam a série de exemplos selecionados.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P2-2º BIMESTRE 7º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Reconhecer a acentuação gráfica dos ditongos abertos; Trabalhar

Leia mais

TABELA DE NÍVEIS DO IDIOMA INGLÊS

TABELA DE NÍVEIS DO IDIOMA INGLÊS TABELA DE NÍVEIS DO IDIOMA INGLÊS A1 Beginners Elementary Atividades lingüísticas Gramática Marcadores de discurso Vocabulário Tópicos Orientação; Descrições de hábitos e rotinas; Conte sobre você (informações

Leia mais

Disciplina: Stream de Vídeo e Softwares Educacionais.

Disciplina: Stream de Vídeo e Softwares Educacionais. Curso: Licenciatura em Pedagogia Disciplina: Stream de Vídeo e Softwares Educacionais. Parte 2: Técnicas de Roteiro, enredo e criação de personagens e conceito de personagem em uma história. Prof. Wagner

Leia mais

Brasileiros: Como se viram nos EUA

Brasileiros: Como se viram nos EUA Brasileiros: Como se viram nos EUA Uma das maiores dificuldades que o imigrante brasileiro encontra nos Estados Unidos é a língua. Sem o domínio do inglês as oportunidades de crescimento e de sucesso nos

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 TIPO DE AVALIAÇÃO: Produção Textual CAT 1º Período Valor: 10,0 Nome: Nº 6º ano Ensino Fundamental

Leia mais

OFICINA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Pensando as Diferenças. PIBID/UFMS/História

OFICINA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Pensando as Diferenças. PIBID/UFMS/História OFICINA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS Pensando as Diferenças PIBID/UFMS/História O QUE É UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS? Uma História em quadrinhos, ou HQ, é uma forma de arte chamada de arte sequencial. (XIX)

Leia mais

backpacker Queen Don t Stop Me Now

backpacker Queen Don t Stop Me Now 46 Queen Don t Stop Me Now 1 46 Artista: Queen Autores: Freddie Mercury 1978 Don t Stop Me Now 2 INTRODUÇÃO Don t Stop Me Now é uma música extremamente contagiante escrita por Freddie Mercury e gravada

Leia mais

Palavras Iguais em Inglês

Palavras Iguais em Inglês COMPARANDO Palavras COISAS Iguais EM em INGLÊS Inglês Palavras Iguais em Inglês Atividade 01 Faça o Download do áudio que foi disponibilizado no Blog. Escute o áudio várias vezes ao dia e preste atenção

Leia mais

Carmen Lúcia. A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS

Carmen Lúcia. A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS Livros: 1. Português Linguagens 5 William Cereja e Thereza Cochar 2. Interpretação

Leia mais

COMO JUNTAR FRASES EM INGLÊS

COMO JUNTAR FRASES EM INGLÊS Guia Englishtown: COMO JUNTAR FRASES EM INGLÊS MELHORANDO SUA COMUNICAÇÃO EM INGLÊS Um dos principais objetivos quando estamos aprendendo inglês é conseguirmos nos comunicar de forma clara nessa língua.

Leia mais

FUTURE SIMPLE TENSE. Tonight Hoje à noite. Just Só. Eventually Eventualmente. Probably Provavelmente. Finally Finalmente.

FUTURE SIMPLE TENSE. Tonight Hoje à noite. Just Só. Eventually Eventualmente. Probably Provavelmente. Finally Finalmente. w w w. L a u r E n g l i s h. c o m Laurenglish.official LaurEnglish LaurEnglish (Laurenglish.official) FUTURE SMPLE TENSE Usamos o FUTURE SMPLE (futuro simples) para falar sobre fatos ou certezas que

Leia mais

Língua Inglesa Aulas 21 a 24 Ead 2º Ano Profª Carolina Silva. THERE WAS: existia, havia - É usado com substantivos no singular.

Língua Inglesa Aulas 21 a 24 Ead 2º Ano Profª Carolina Silva. THERE WAS: existia, havia - É usado com substantivos no singular. Língua Inglesa Aulas 21 a 24 Ead 2º Ano Profª Carolina Silva There to be - Past THERE WAS: existia, havia - É usado com substantivos no singular. THERE WERE: existiam, havia - É usado com substantivos

Leia mais

01. B 07. B 13. C 19. A 02. C 08. A 14. C 20. B 03. D 09. D 15. D 21. A 04. D 10. D 16. D 22. D 05. A 11. B 17. B 06. C 12. A 18.

01. B 07. B 13. C 19. A 02. C 08. A 14. C 20. B 03. D 09. D 15. D 21. A 04. D 10. D 16. D 22. D 05. A 11. B 17. B 06. C 12. A 18. SISTEMA ANGLO DE ENSINO PROVA ANGLO P-1 G A B A R I T O Tipo D-6-05/2012 01. B 07. B 13. C 19. A 02. C 08. A 14. C 20. B 03. D 09. D 15. D 21. A 04. D 10. D 16. D 22. D 05. A 11. B 17. B 06. C 12. A 18.

Leia mais

MARATONA CULTURAL 2009 CARTILHA DO CANDIDATO 2ª FASE

MARATONA CULTURAL 2009 CARTILHA DO CANDIDATO 2ª FASE MARATONA CULTURAL 2009 CARTILHA DO CANDIDATO 2ª FASE Você está recebendo a cartilha com as orientações para a construção dos trabalhos da 2ª fase da Maratona Cultural 2009. Fique atento aos procedimentos

Leia mais

Quero que vocês falem português! Falem comigo! O Presente do Subjuntivo no português

Quero que vocês falem português! Falem comigo! O Presente do Subjuntivo no português Quero que vocês falem português! Falem comigo! O Presente do Subjuntivo no português A Conjugação A origem: Eu - Presente do Indicativo ex. Falo, posso Retirar a terminação -o: Ex. Fal-, poss- Adicionar

Leia mais

Inglês Técnico Unidade 1. Prof Rita de Cassia Chagas

Inglês Técnico Unidade 1. Prof Rita de Cassia Chagas Inglês Técnico Unidade 1 Prof Rita de Cassia Chagas Introdução Porque estudamos inglês Diferentes abordagens no aprendizado de inglês O foco na leitura Estratégias de leitura UNIDADE 1 Estratégias de leitura

Leia mais

2. Para construir o humor da história, o autor dá uma informação importante apenas no último quadrinho. Qual é ela?

2. Para construir o humor da história, o autor dá uma informação importante apenas no último quadrinho. Qual é ela? VERBO CONSTRUINDO O CONCEITO Leia esta história em quadrinhos: 1. Nos três primeiros quadrinhos, o Menino Maluquinho dá uma série de ordens ao cãozinho. a) Que palavras traduzem essas ordens? b) Qual foi

Leia mais

PLANO DE ESTUDO - TESTE 01 PROF. 1º TRIMESTRE INGLÊS / 1º ANO QUESTÃO 01. What color is this? QUESTÃO 02. Write your name. Use the red colored pencil.

PLANO DE ESTUDO - TESTE 01 PROF. 1º TRIMESTRE INGLÊS / 1º ANO QUESTÃO 01. What color is this? QUESTÃO 02. Write your name. Use the red colored pencil. PLANO DE ESTUDO - TESTE 01 PROF. INGLÊS / 1º ANO 1º TRIMESTRE NOME: NOTA: QUESTÃO 01 What color is this? Yellow red Yellow blue QUESTÃO 02 Write your name. Use the red colored pencil. QUESTÃO 03 Cross

Leia mais

PLANO DE ESTUDO - PROVA 03 3º TRIMESTRE INGLÊS / 1º ANO PROF. QUESTÃO 01. Color, count and write. QUESTÃO 02

PLANO DE ESTUDO - PROVA 03 3º TRIMESTRE INGLÊS / 1º ANO PROF. QUESTÃO 01. Color, count and write. QUESTÃO 02 PLANO DE ESTUDO - PROVA 03 PROF. INGLÊS / 1º ANO 3º TRIMESTRE NOME: NOTA: QUESTÃO 01 Color, count and write. QUESTÃO 02 Sing with your teacher and check the items you can find in the song Twinkle Twinkle

Leia mais

11 palavras que pronunciamos errado em inglês

11 palavras que pronunciamos errado em inglês 11 palavras que pronunciamos errado em inglês Atividade 01 Faça o Download do áudio que foi disponibilizado no Blog. Escute o áudio várias vezes ao dia e preste atenção na pronúncia das palavras. Você

Leia mais

Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 24 /09/2018. Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 10,0 PONTOS. Querido (a) aluno(a),

Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 24 /09/2018. Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 10,0 PONTOS. Querido (a) aluno(a), Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 24 /09/2018 Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 10,0 PONTOS Assunto: ROTEIRO DE ESTUDOS AUTÔNOMOS PARA A RECUPERAÇÃO - I E II ETAPAS / 2018 Aluno (a):

Leia mais

Ficha Informativa A banda desenhada

Ficha Informativa A banda desenhada Ficha Informativa A banda desenhada A banda desenhada é um modo de contar uma história com desenhos. Os desenhos vão-se seguindo uns aos outros, formando uma sequência. Podem ser acompanhados de texto

Leia mais

Gêneros jornalísticos e digitais: cartum, charge e meme

Gêneros jornalísticos e digitais: cartum, charge e meme Gêneros jornalísticos e digitais: cartum, charge e meme Os diferentes textos dos jornais Todo o jornal, seja ele impresso, digital ou televisivo, apresenta-nos uma série de informações. Para isso, é preciso

Leia mais

Curso de Interpretação de Textos: (Lendo Tirinhas Parte 2)

Curso de Interpretação de Textos: (Lendo Tirinhas Parte 2) Curso de Interpretação de Textos: (Lendo Tirinhas Parte 2) A construção do humor: intertextualidade (Quino) (Caulos) (André Dahmer) 1. (ENEM 2009) Texto 1 No meio do caminho No meio do caminho tinha uma

Leia mais

: é o termo da oração que, através de um verbo, projeta alguma afirmação sobre o sujeito.

: é o termo da oração que, através de um verbo, projeta alguma afirmação sobre o sujeito. feita através do predicado. : é o termo da oração que funciona como suporte de uma afirmação : é o termo da oração que, através de um verbo, projeta alguma afirmação sobre o sujeito. A pequena criança

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 28 / 2 / 2019 1) LEIA, com atenção, todos os textos presentes na atividade. Não se esqueça:

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? PRODUÇÃO TEXTUAL 3. ANO 1 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna, Você está recebendo o seu terceiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 2D 2016 1/ 6 1. Observe a gravura. CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2016 Língua Portuguesa Direção: Ano : 5 Ef Quem aguenta coruja

Leia mais

LÍNGUA INGLESA 1 ANO ENSINO MÉDIO PROF. ADEMIR RIBEIRO PROF.ª CHRISTIANE VASCONCELOS

LÍNGUA INGLESA 1 ANO ENSINO MÉDIO PROF. ADEMIR RIBEIRO PROF.ª CHRISTIANE VASCONCELOS LÍNGUA INGLESA 1 ANO ENSINO MÉDIO PROF. ADEMIR RIBEIRO PROF.ª CHRISTIANE VASCONCELOS REVISÃO DOS CONTEÚDOS Unidade I Technology - Technological changes Aula 3 Revisão e Avaliação 2 REVISÃO 1 Good Morning

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Inglês Instrumental Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas Período: Optativa Carga Horária total: 50h Pré-requisito: não possui EMENTA Conscientização do processo

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO. Língua Portuguesa Ano : 4 Ef

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO. Língua Portuguesa Ano : 4 Ef Desafio de Língua Portuguesa 4 ano EF 2D 2016 1/ 7 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Direção: www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2016 Língua Portuguesa Ano : 4 Ef 1. Leia e observe o que acontece nas duas

Leia mais

DATA: 30 / 11 / 2011 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 7.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA:

DATA: 30 / 11 / 2011 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 7.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / / UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 7.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:,

Leia mais

LABORATÓRIO GRAMATICAL

LABORATÓRIO GRAMATICAL Nome Ano Turma O que já sabes: LABORATÓRIO GRAMATICAL Os sinais de pontuação permitem reproduzir, no texto escrito, as pausas e a entoação da fala. São absolutamente indispensáveis à clareza do texto.

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL EM REDAÇÃO PROFESSORA STELA GARCIA. Módulo 22 apostila 2: Narrativas de humor páginas 90 a 96.

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL EM REDAÇÃO PROFESSORA STELA GARCIA. Módulo 22 apostila 2: Narrativas de humor páginas 90 a 96. ROTEIRO DE ESTUDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL EM REDAÇÃO PROFESSORA STELA GARCIA Disciplina: Professor (a): Redação Stela Garcia Conteúdo: Módulo 07 apostila 1: O texto narrativo: foco narrativo páginas 57

Leia mais

Bem-vindos a mais um <3

Bem-vindos a mais um <3 Bem-vindos a mais um desafio @foconoingles_

Leia mais

Sujeito determinado: ocorre quando a terminação do verbo e o contexto permitem: - reconhecer que existe um elemento ao qual o predicado se refere;

Sujeito determinado: ocorre quando a terminação do verbo e o contexto permitem: - reconhecer que existe um elemento ao qual o predicado se refere; Tipos de sujeito Sujeito determinado: ocorre quando a terminação do verbo e o contexto permitem: - reconhecer que existe um elemento ao qual o predicado se refere; - indicar quem é esse elemento. Exemplo:

Leia mais

Perdendo o medo de Phrasal Verbs

Perdendo o medo de Phrasal Verbs 1 Perdendo o medo de Phrasal Verbs 2 Perdendo o medo de Phrasal Verbs com explicações e exemplos de uso Olá! Você acabou de adquirir o e-book que vai salvar sua vida! Um e-book para te ajudar e fazer entender

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Participar das interações

Leia mais

Lesson 28: Other Prepositions. (by, about, like, of, with, without) Lição 28: Outras preposições. Como usar outras preposições.

Lesson 28: Other Prepositions. (by, about, like, of, with, without) Lição 28: Outras preposições. Como usar outras preposições. Lesson 28: Other Prepositions (by, about, like, of, with, without) Lição 28: Outras preposições Como usar outras preposições. Reading (Leituras) I go to school by bus. (Eu vou à escola de ônibus.) We came

Leia mais

Aluno(a): nº: Turma: Data: / / Matéria: Português. O diamante

Aluno(a): nº: Turma: Data: / / Matéria: Português. O diamante Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 6º Ano EF Data: / / 2018 Trabalho Recuperação Semestral Professor(a): Regiane Matéria: Português VALOR: O diamante Um dia, Maria chegou em casa da escola, muito triste. O

Leia mais

APRENDENDO E CRIANDO POSSIBILIDADES COM O GÊNERO TEXTUAL FÁBULA

APRENDENDO E CRIANDO POSSIBILIDADES COM O GÊNERO TEXTUAL FÁBULA APRENDENDO E CRIANDO POSSIBILIDADES COM O GÊNERO TEXTUAL FÁBULA INTRODUÇÃO O presente projeto traz a iniciativa de trabalhar com a temática das fábulas com diferentes recursos didáticos e de modo lúdico,

Leia mais