Diretoria de Ensino - Região de Diadema. Diretoria de Ensino Região de Diadema

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Diretoria de Ensino - Região de Diadema. Diretoria de Ensino Região de Diadema"

Transcrição

1 Diretoria de Ensino - Região de Diadema

2

3

4 Pauta Objetivo; Avaliação no processo de ensino aprendizagem e Avaliação da Aprendizagem em Processo AAP; Café; Oficina 1 O que fazer com os resultados? Conteúdo e Contextualização; Almoço; Oficina 2; Oficina 3; Café; Oficina 4.

5 Objetivo Oferecer subsídios para um trabalho efetivo no desenvolvimento de habilidades para a avaliação e recuperação das aprendizagens com baixo aproveitamento; Revisitar conceitos básicos sobre avaliação na perspectiva de traçar um percurso de ensino aprendizagem; Refletir sobre a utilização do instrumento AAP; Realizar oficinas de atividades contextualizadas.

6 Documento Orientador SEE/CGEB Planejamento 2016 As diretrizes da SEE-SP, definidas no Comunicado nº 01/2015 para a gestão , reafirmam o foco no desenvolvimento das competências e habilidades previstas no Currículo do Estado de São Paulo.

7 Documento Orientador SEE/CGEB Planejamento 2016 O referido comunicado também menciona como diretrizes a necessidade de: garantir a articulação entre currículo e avaliação, e o uso dos resultados na reorientação da prática pedagógica; resgatar a importância dos processos de acompanhamento da aprendizagem dos alunos; e de garantir as atividades de reforço e a recuperação e materiais e recursos de apoio ao seu desenvolvimento.

8 Reflexão sobre o Processo Avaliativo Escolar

9 O que é avaliação? Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): A avaliação é considerada como elemento favorecedor da melhoria de qualidade da aprendizagem, deixando de funcionar como arma contra o aluno. É assumida como parte integrante e instrumento de auto-regulação do processo de ensino e aprendizagem, para que os objetivos propostos sejam atingidos. A avaliação diz respeito não só ao aluno, mas também ao professor e ao próprio sistema escolar.

10 Avaliação e suas abordagens

11 Tipos de avaliação

12 Para avaliar é fundamental: Explicitar aos estudantes as habilidades que serão avaliadas e relacioná-las ao conteúdo desenvolvido em classe; A necessária correlação entre instrumentos de avaliação e as estratégias didáticas adotadas; Instrumentos avaliativos diversos (qualitativos e quantitativos).

13 Avaliação - Planejamento

14 Diferentes estratégias para avaliar

15 Diferentes estratégias para avaliar

16 Avaliações externas e internas

17 Avaliação da Aprendizagem em Processo - AAP Avaliação bimestral que tem por objetivo diagnosticar o nível de aprendizagem dos estudantes. É processual porque trabalha com conteúdos bimestrais com a articulação das habilidades, e é diagnóstica porque prevê um percurso para aprendizagem.

18 AAP - Organização Questões formuladas a partir de: 5 habilidades da Matriz de Avaliação Processual 1 habilidade da Matriz de Avaliação para o SARESP São compostas por 12 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas, para todos os anos do Ensino Fundamental - Anos Finais e para todas as séries do Ensino Médio;

19 AAP - Organização Para cada habilidade foram elaboradas 2 questões para melhor diagnóstico quanto à aquisição de conhecimento pelo aluno e subsidiar a elaboração do plano de aula pelo professor; Além do caderno de questões do aluno, traz o Caderno do Professor com a descrição das habilidades selecionadas para cada prova, o gabarito e observações para cada uma das alternativas propostas.

20 AAP Base norteadora

21 AAP Base norteadora A referência estrutural da avaliação é a base curricular comum, que expressa, nos conteúdos, nas competências e habilidades, as indicações claras do que é esperado dos alunos em cada ciclo da escolarização. Além dessa categoria de competências e habilidades, destacadas na Matriz de Avaliação Processual, há, ainda, uma categoria de competências que deve ser objeto de ensino e, consequentemente, da aprendizagem dos alunos. São as competências socioemocionais ou afetivas e sociais, nem sempre explicitadas no Currículo Oficial, mas cujo desenvolvimento deve ser acompanhado no cotidiano escolar pelo professor.

22 AAP - Caderno do Professor

23

24 Secretaria Escolar Digital - SED

25 Secretaria Escolar Digital - SED

26 Secretaria Escolar Digital - SED

27 Plataforma Foco Aprendizagem

28 Plataforma Foco Aprendizagem

29 Plataforma Foco Aprendizagem

30 Plataforma Foco Aprendizagem

31 Plataforma Foco Aprendizagem

32 OFICINA 1 O que fazer com os resultados da AAP? Estudo de Caso 1 Estudantes têm notas de 5 a 7 nos conceitos bimestrais, porém apresentam aproveitamento insatisfatório na AAP; 2 Professor conseguiu trabalhar todas as habilidades e conteúdos previstos para o bimestre, porém a turma apresentou aproveitamento insatisfatório na AAP; 3 Professor coordenador identificou que as habilidades com aproveitamento insatisfatório são as mesmas na 11ª e na 12ª edição da AAP.

33 Conteúdo e Contextualização Conteúdo é o conjunto de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes que o professor deve ensinar para garantir o desenvolvimento e a socialização do estudante. Pode ser classificado como: Conceitual: envolve a abordagem de conceitos, fatos e princípios; Procedimental: envolve processos para chegar em um resultado; Atitudinal: envolve a ampliação e aplicação dos conteúdos.

34 Conteúdo e Contextualização Contextualização na escola é a ampliação dos conteúdos em suas inserções sociais, culturais, políticas e econômicas, de forma que a aprendizagem seja significativa e possa proporcionar a ação no cotidiano. *Ato de vincular o conhecimento à sua origem e à sua aplicação. A ideia de contextualização entrou em pauta com a reforma do ensino médio, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB nº 9.394/96), que acredita na compreensão dos conhecimentos para uso cotidiano.

35 Conteúdo e Contextualização

36 Almoço

37

38 Conteúdo e Contextualização

39 Conteúdo e Contextualização

40 Oficina 2 Charges e HQs

41 Oficina 2 Charges e HQs Reflexão / Discussão Qual o conteúdo abordado pela charge acima? Qual a sua opinião sobre a mesma? É um problema atual? Como afeta a vida das pessoas envolvidas? Há soluções?

42 Oficina 2 Charges e HQs Comanda 1) Identifique os itens a seguir: a) Temática; b) Personagens; c) Linguagem verbal e não verbal; d) Acontecimento retratado; e) Elementos que permitem a interpretação.

43 Oficina 2 Charges e HQs 2) Relacione o conteúdo com pelo menos duas habilidades da Matriz Processual de Língua Portuguesa. 3) Aponte as possibilidades de interdisciplinaridade.

44 Oficina 2 Grupo 1

45 Oficina 2 Grupo 2

46 Oficina 2 Grupo 3

47 Oficina 2 Grupo 4

48 Oficina 2 Grupo 5

49 Oficina 2 Grupo 6

50 Oficina 3 Leitura de Imagem

51 Oficina 3 Leitura de Imagem Em grupos, analisem as obras da série Retirantes, de Portinari: Faça uma descrição minuciosa da obra; Identifique a interdisciplinaridade possível; A realidade na obra apresentada mudou ao longo das últimas décadas?

52 Oficina 3 Grupos 1 e 6

53 Oficina 3 Grupos 2 e 5

54 Oficina 3 Grupos 3 e 4

55 Oficina 4 Gêneros Textuais

56 Oficina 4 Grupo 1 Elabore uma bula de um remédio de forma criativa. Para tanto, você pode escolher uma atividade cotidiana ou sentimentos e criar a bula a partir disso.

57 Oficina 4 Grupo 2 Escolha uma fábula e faça a transposição da mesma para os dias atuais criando uma notícia. Utilize a criatividade!

58 Oficina 4 Grupo 3 Elabore um anúncio para vender A casa expressa na música de Vinícius de Moraes. Pense numa ilustração para atrair os compradores.

59 Oficina 4 Grupo 3 Era uma casa Porque a casa Muito engraçada Não tinha parede Não tinha teto Ninguém podia Não tinha nada Fazer pipi Ninguém podia Porque penico Entrar nela não Não tinha ali Porque na casa Mas era feita Não tinha chão Com muito esmero Ninguém podia Na Rua dos Bobos Dormir na rede Número Zero.

60 Oficina 4 Grupo 4 Escolham um dos temas abaixo e elabore uma receita culinária : Paz mundial; Respeito à diversidade; Jovens Protagonistas.

61 Oficina 4 Grupo 5 Escolha um conto de fadas e elabore um roteiro para uma esquete. Você pode acrescentar personagens novos e desenvolver a oralidade com criatividade.

62 Oficina 4 Grupo 6 A partir da leitura da crônica abaixo, escreva um poema utilizando apenas substantivos. Circuito Fechado Ricardo Campos

63 Oficina 4 Grupo 6 Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina,sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapo. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, bloco de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetor de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, chinelos. Vaso, descarga, pia, água, escova, creme dental, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.

64 Sugestões de Sites

65 Referências Bibliográficas BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, BRASIL. Ministério da Educação. PDE : Plano de Desenvolvimento da Educação : Prova Brasil : ensino fundamental : matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB, Inep, CAED/UFJF Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Guia de elaboração de itens de Língua Portuguesa. Juiz de Fora, FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 32. ed. São Paulo: Cortez, 1996.

66 Referências Bibliográficas GERALDI, J. W (org.). O texto na sala de aula. 4 ed. São Paulo: Ática, INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Guia para a elaboração de itens de Língua Portuguesa. Brasília, SÃO PAULO (Estado). SEE-SP/CENP. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias. São Paulo: SE, 2012.

Comunicação e Expressão. Prof(a) Responsável: Marlei Gomes da Silva Malinoski Prof(a) Tutor (a) de Aprendizagem: Gabriela Vieira de Souza Manieri

Comunicação e Expressão. Prof(a) Responsável: Marlei Gomes da Silva Malinoski Prof(a) Tutor (a) de Aprendizagem: Gabriela Vieira de Souza Manieri Comunicação e Expressão Prof(a) Responsável: Marlei Gomes da Silva Malinoski Prof(a) Tutor (a) de Aprendizagem: Gabriela Vieira de Souza Manieri Quais os conceitos da Disciplina de Comunicação e Expressão?

Leia mais

LISTA: 2ª Lucas Salomão Segmento temático: SUBSTANTIVO 2018 texto

LISTA: 2ª Lucas Salomão Segmento temático: SUBSTANTIVO 2018 texto LISTA: 01 2ª série Ensino Médio Professor(a): Lucas Salomão Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: SUBSTANTIVO DIA: MÊS: 02 2018 Você provavelmente está acostumado a ver a palavra texto. Mas

Leia mais

Comunicação e Expressão

Comunicação e Expressão Comunicação e Expressão Prof (a) Responsável: Marlei Gomes da Silva Malinoski Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Gabriela Vieira de Souza Manieri e Adriana Joana Novelli Quais os conceitos da Disciplina

Leia mais

COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL

COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL Coesão: mecanismos linguísticos Conexão entre frases e parágrafos; Encadeamento lógico e formal entre as partes do texto; Ideias soltas, parágrafos sem conexão representam falta

Leia mais

COESÃO E COERÊNCIA. A coerência e a coesão são elementos essenciais para se produzir um texto claro e inteligível.

COESÃO E COERÊNCIA. A coerência e a coesão são elementos essenciais para se produzir um texto claro e inteligível. COESÃO E COERÊNCIA A coerência e a coesão são elementos essenciais para se produzir um texto claro e inteligível. Veja se estes textos são coesos e coerentes. 1) Pedro foi aprovado no concurso. Torcíamos

Leia mais

Queridos alunos, aproveitem esta oportunidade de recordar o que estudamos durante este ano. Boa sorte! (Cada questão vale 1 ponto)

Queridos alunos, aproveitem esta oportunidade de recordar o que estudamos durante este ano. Boa sorte! (Cada questão vale 1 ponto) DISCIPLINA: Redação PROFESSORAS: Fernanda/Andréa/Marianna DATA: /12/2014 ASSUNTO: Trabalho de recuperação SÉRIE/ANO: 8º TURMA: NOME COMPLETO: Nº: Queridos alunos, aproveitem esta oportunidade de recordar

Leia mais

INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO MÓDULO 3 NOÇÕES DE TEXTO - UNIDADE DE SENTIDO

INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO MÓDULO 3 NOÇÕES DE TEXTO - UNIDADE DE SENTIDO INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO MÓDULO 3 NOÇÕES DE TEXTO - UNIDADE DE SENTIDO Índice 1. Introdução...3 2 1. INTRODUÇÃO A palavra texto é bastante familiar no âmbito escolar e fora dele, embora, de modo

Leia mais

Aula 6 Substantivo I - Classificação e flexão de número; Artigo. Professor Guga Valente

Aula 6 Substantivo I - Classificação e flexão de número; Artigo. Professor Guga Valente Aula 6 Substantivo I - Classificação e flexão de número; Artigo Professor Guga Valente Circuito fechado Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear,

Leia mais

CIRCUITO FECHADO: UM OLHAR SEMIÓTICO

CIRCUITO FECHADO: UM OLHAR SEMIÓTICO 3 CIRCUITO FECHADO: UM OLHAR SEMIÓTICO Camila de Araújo Beraldo Ludovice Professora dos cursos de Letras e Ciências Contábeis da Universidade de Franca (Unifran). Coordenadora da Especialização em Estudos

Leia mais

Substantivo. Apostila 2; Capítulo 6 Unidades 17 a 20 (pág. 400 a 408)

Substantivo. Apostila 2; Capítulo 6 Unidades 17 a 20 (pág. 400 a 408) Substantivo Apostila 2; Capítulo 6 Unidades 17 a 20 (pág. 400 a 408) Professora Simone 2 Introdução Morfologia é a descrição das regras que regem a estrutura interna das palavras, isto é, as regras de

Leia mais

Estudo das classes de palavras - Substantivos. Casas entre bananeiras mulheres entre laranjeiras pomar amor cantar. Devagar...as janelas olham.

Estudo das classes de palavras - Substantivos. Casas entre bananeiras mulheres entre laranjeiras pomar amor cantar. Devagar...as janelas olham. Estudo das classes de palavras - Substantivos Cidadezinha qualquer Carlos Drummond de Andrade 1 Casas entre bananeiras mulheres entre laranjeiras pomar amor cantar. Um homem vai devagar. Um cachorro vai

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA VALERIA MENDONCA DE OLIVEIRA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Cruz e Souza, poeta simbolista catarinense, era

Leia mais

PRÁTICA DOCENTE: OS PROFESSORES ENQUANTO SUJEITOS DO CONHECIMENTO

PRÁTICA DOCENTE: OS PROFESSORES ENQUANTO SUJEITOS DO CONHECIMENTO PRÁTICA DOCENTE: OS PROFESSORES ENQUANTO SUJEITOS DO CONHECIMENTO Por Carolina Fernandes e Fabiana Giovani (profs. UNIPAMPA) A SUBJETIVIDADE DO PROFESSOR Com base em Tardif (2002), o professor de profissão

Leia mais

Lista 02 (TB 2) /05/2019

Lista 02 (TB 2) /05/2019 Lista 02 (TB 2) - 112 28/05/2019 Questão 1 Para responder à questão, veja a charge abaixo. Com base no contexto histórico de sua publicação, o título adequado para essa charge é (Folha de São Paulo, 27/05/2018.)

Leia mais

A EXPERIÊNCIA PIONEIRA DA EQUIPE PIBID/AEDB EM RESENDE

A EXPERIÊNCIA PIONEIRA DA EQUIPE PIBID/AEDB EM RESENDE A EXPERIÊNCIA PIONEIRA DA EQUIPE PIBID/ EM RESENDE Rosel Ulisses Silva e Vasconcelos ulisses.vas@gmail.com Barbara Rezende Alves Eschholz barbaraeschholz@hotmail.com Isadora Rangel de Freitas isadora.rangel@hotmail.com

Leia mais

Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova.

Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova. Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 1º Ano E.M. Data: /08/2019 Série Professor(a): Wuilton Trabalho Recuperação Matéria: Português Valor: 10,0 Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não

Leia mais

LINGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA INFORMÁTICA. Ministério da Educação Instituto Federal do Paraná PROCESSO SELETIVO PROCESSO SELETIVO ANO LETIVO 2010

LINGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA INFORMÁTICA. Ministério da Educação Instituto Federal do Paraná PROCESSO SELETIVO PROCESSO SELETIVO ANO LETIVO 2010 Ministério da Educação Instituto Federal do Paraná INSTITUTO FEDERAL PARANÁ EAD PROCESSO SELETIVO PROCESSO SELETIVO ANO LETIVO 2010 INSTRUÇÕES 1. Aguarde autorização para abrir o caderno da prova. 2. Assine

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO INSTRUÇÕES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO INSTRUÇÕES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA INSTRUÇÕES 1. Confira seu nome e número de inscrição no cartão-resposta. Se houver algum erro, comunique-o ao fiscal de sala. Assine o cartão-resposta

Leia mais

UNILAVRAS CONCURSOS. Concurso Público da Prefeitura Municipal de Alfenas. Edital n.º 01/2016

UNILAVRAS CONCURSOS. Concurso Público da Prefeitura Municipal de Alfenas. Edital n.º 01/2016 UNILAVRAS CONCURSOS Concurso Público da Prefeitura Municipal de Alfenas Edital n.º 01/2016 CADERNO DE PROVAS I / 1. Esta prova contém 30 (trinta) questões objetivas de múltipla escolha com 4 (quatro) opções

Leia mais

630 Revista Philologus, Ano 24, N 72. Rio de Janeiro: CiFEFiL, set./dez.2018.

630 Revista Philologus, Ano 24, N 72. Rio de Janeiro: CiFEFiL, set./dez.2018. CIRCUITO FECHADO : UMA FORMA DE TRABALHAR VERBOS Nãnashara Cavalcante Boehm da Silva Barbosa (UEMS) nanasharapd@gmail.com Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS) chaves.adri@hotmail.com Natalina

Leia mais

Orientações sobre a Estrutura da Avaliação da Aprendizagem em Processo Língua Portuguesa

Orientações sobre a Estrutura da Avaliação da Aprendizagem em Processo Língua Portuguesa Orientações sobre a Estrutura da Avaliação da Aprendizagem em Processo Língua Portuguesa A Avaliação da Aprendizagem em Processo - AAP, em sua 15ª edição, tem o intuito de apoiar o trabalho do professor

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2017

CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2017 CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA DE VITERBO-SP ASISTENTE SOCIAL Nome do(a) Candidato(a) Número de Documento Este caderno de questões está assim constituído: DISCIPLINAS

Leia mais

Avaliação da Aprendizagem em Processo... De acordo com:

Avaliação da Aprendizagem em Processo... De acordo com: Avaliação da Aprendizagem em Processo... De acordo com: A Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional em conjunto com a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica, considerando a

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2017

CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2017 CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA DE VITERBO-SP AUDITOR FISCAL TRIBUTÁRIO Nome do(a) Candidato(a) Número de Documento Este caderno de questões está assim constituído:

Leia mais

Reflexões no ensino acerca das conjunções coordenativas 1

Reflexões no ensino acerca das conjunções coordenativas 1 Crátilo: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, UNIPAM, (4):37-45, 2011 Reflexões no ensino acerca das conjunções coordenativas 1 CRISTIANE NASCIMENTO RODRIGUES DANIELA S. GUANAIS COSTA LUAN LEE

Leia mais

Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário

Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário Jader Ewerton Disciplinas Feitosa de SouzaCursos H Unidade 1 Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário Usuário

Leia mais

Planejamento Escolar 2019

Planejamento Escolar 2019 Planejamento Escolar 2019 De portas abertas: foco na relação professor-aluno Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Apresentação Chegamos em um momento importante do ano escolar: o Planejamento.

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA. Abril/2016

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA. Abril/2016 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA Abril/2016 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO

Leia mais

Competências leitoras e escritoras no ensino da Geografia 22/09/2016

Competências leitoras e escritoras no ensino da Geografia 22/09/2016 Competências leitoras e escritoras no ensino da Geografia 22/09/2016 Professor do Núcleo Pedagógico de Geografia- Marco Antonio Bolotario PAUTA 1º Momento Objetivos gerais; Objetivo da Geografia e o saber

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Geografia

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Geografia COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Geografia Nome: Ano: 2º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências Humanas Disciplina:

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Coesão e coerência coesão coerência

Coesão e coerência coesão coerência Coesão e coerência A coesão, manifestada no nível microtextual, referese aos modos como os componentes do universo textual, isto é, as palavras que ouvimos ou vemos, estão ligados entre si dentro de uma

Leia mais

Diretoria de Ensino - Região de Diadema. Diretoria de Ensino Região de Diadema

Diretoria de Ensino - Região de Diadema. Diretoria de Ensino Região de Diadema Diretoria de Ensino - Região de Diadema Aline Forti Mangile Ana Ligia Guimarães de Oliveira Soares Ana Paula Teixeira Gonçalves Carlos Alberto de Oliveira Ferreira Cristiane Silva Savanachi David Ricardo

Leia mais

Refletindo com os professores de Matemática os resultados da Avaliação da Aprendizagem em Processo e SARESP

Refletindo com os professores de Matemática os resultados da Avaliação da Aprendizagem em Processo e SARESP Refletindo com os professores de Matemática os resultados da Avaliação da Aprendizagem em Processo e SARESP Escala de Proficiência Pauta Como fazer um melhor planejamento das aulas? Como proceder na aplicação

Leia mais

Refletindo com os professores de Matemática os resultados da Avaliação da Aprendizagem em Processo e SARESP

Refletindo com os professores de Matemática os resultados da Avaliação da Aprendizagem em Processo e SARESP Refletindo com os professores de Matemática os resultados da Avaliação da Aprendizagem em Processo e SARESP Escala de Proficiência Pauta Como fazer um melhor planejamento das aulas? Como proceder na aplicação

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Estudo da história geral da Educação e da Pedagogia, enfatizando a educação brasileira. Políticas ao longo da história engendradas

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS 2018.1 3º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE A arte como manifestação de expressão e comunicação humana. As manifestações artísticas como reflexo de valores

Leia mais

SOMAR, PARA ACRESCENTAR, FAZER A DIFERENÇA, CRESCER.

SOMAR, PARA ACRESCENTAR, FAZER A DIFERENÇA, CRESCER. Ensino Fundamental 6º Ano 3º Bimestre 2017 Anápolis, 06/09/2017 Tarefa de Feriado de LINGUA PORTUGUESA e MATEMÁTICA Nome do Aluno(a): GRAMÁTICA Leia o texto para responder às questões que seguem: O Compadre

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2017

CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2017 CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA DE VITERBO-SP FARMACÊUTICO Nome do(a) Candidato(a) Número de Documento Este caderno de questões está assim constituído: DISCIPLINAS Nº

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO DIADEMA

DIRETORIA DE ENSINO DIADEMA DIRETORIA DE ENSINO DIADEMA Dirigente Regional de Ensino: Liane de Oliveira Bayer Supervisores de Ensino: Mércia, Rita e Roseli PCNPs: Cristiane e Débora PLANO DE AÇÃO ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO PAUTA

Leia mais

AVALIA MACEIÓ Oficina de Apropriação de Resultados

AVALIA MACEIÓ Oficina de Apropriação de Resultados AVALIA MACEIÓ 2015 Oficina de Apropriação de Resultados Objetivos Específicos 1. Apresentar os conceitos e as características da avaliação educacional externa. 2. Apresentar os canais de divulgação de

Leia mais

CURRÍCULO, TECNOLOGIAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO.

CURRÍCULO, TECNOLOGIAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. CURRÍCULO, TECNOLOGIAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. Tatiana Souza da Luz Stroeymeyte tatiana.souza.luz@gmail.com Maria da Graça

Leia mais

LISTA DE MATERIAL ESCOLAR

LISTA DE MATERIAL ESCOLAR 01 Estojo completo: 01 caixa de lápis de cor gigante 12 cores triangular, 01 estojo de canetinha jumbo 12 cores, 02 lápis grafite jumbo triangular, 01 apontador para lápis triangular, 02 borrachas brancas

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação Plano de Ensino 1º Quadrimestre de 2017

Pró-Reitoria de Graduação Plano de Ensino 1º Quadrimestre de 2017 PróReitoria de Graduação Caracterização da disciplina Código da disciplina: NHT407215 Nome da disciplina: Avaliação no Ensino de Química Créditos (TPI): (304) Carga horária: 36 horas Aula prática: Não

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados de Matemática. Paebes 2013

Oficina de Apropriação de Resultados de Matemática. Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de Matemática Paebes 2013 Paebes 2013 Conhecendo o outro.. Expectativas... Paebes 2013 OBJETIVOS DA OFICINA Objetivo geral: Analisar e interpretar resultados da avaliação

Leia mais

ATPCG 05/06/ PCG Luiz

ATPCG 05/06/ PCG Luiz ATPCG 05/06/2018 Email: prof.luizcarlosdesouza@gmail.com PCG Luiz PAUTA DO ATPCG 05/06/18 Guias de Aprendizagem. Acompanhamento Nos diários sobre o conteúdo do Nivelamento. Publicar PIAFs no site da escola.

Leia mais

Alessandra Mara Sicchieri Pedagoga e Psicopedagoga, Formada em Letras. Tutora de Pró-Letramento-MEC. 02/04/2011

Alessandra Mara Sicchieri Pedagoga e Psicopedagoga, Formada em Letras. Tutora de Pró-Letramento-MEC. 02/04/2011 Alessandra Mara Sicchieri Pedagoga e Psicopedagoga, Formada em Letras. Tutora de Pró-Letramento-MEC. 02/04/2011 O QUE É A PROVINHA BRASIL? A Provinha Brasil é um instrumento elaborado para oferecer aos

Leia mais

INSTRUMENTAL DE REDAÇÃO. PROFESSOR(A): Cláudia/ Patrick DATA: / /2017. DISCIPLINA: Redação 9º A ( ) B ( ) C ( ) D ( )

INSTRUMENTAL DE REDAÇÃO. PROFESSOR(A): Cláudia/ Patrick DATA: / /2017. DISCIPLINA: Redação 9º A ( ) B ( ) C ( ) D ( ) ALUNO(A): ATIVIDADE INSTRUMENTAL DE REDAÇÃO PROFESSOR(A): Cláudia/ Patrick DATA: / /2017 DISCIPLINA: Redação 9º A ( ) B ( ) C ( ) D ( ) Senhores pais, ATIVIDADE INSTRUMENTAL DE APRENDIZAGEM TAREFÃO DE

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2017

CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2017 CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA DE VITERBO-SP NUTRICIONISTA Nome do(a) Candidato(a) Número de Documento Este caderno de questões está assim constituído: DISCIPLINAS

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2017

CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2017 CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA DE VITERBO-SP PROFESSOR I- PEB Nome do(a) Candidato(a) Número de Documento Este caderno de questões está assim constituído: DISCIPLINAS

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2013 PROVA FINAL DE PORTUGUÊS

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2013 PROVA FINAL DE PORTUGUÊS COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2013 PROVA FINAL DE PORTUGUÊS Aluno(a): Nº Ano: 9º Turma: Data: /01/2013 Nota: Professor(a): Valor da Prova: 90 pontos Orientações gerais: 1) Número de questões

Leia mais

Aulas CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aula/Data Ficha-Resumo % Questões Revisão Prefeitura de Cerquilho/SP - Prova 21/05/2017

Aulas CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aula/Data Ficha-Resumo % Questões Revisão Prefeitura de Cerquilho/SP - Prova 21/05/2017 Meu objetivo: Aulas CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aula/Data Ficha-Resumo % Questões Revisão Prefeitura de Cerquilho/SP - Prova 21/05/2017 Educação Especial e Inclusão Educação Básica na LDB Organização da

Leia mais

MATERIAL COMPLEMENTAR PARA A (RE)ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS

MATERIAL COMPLEMENTAR PARA A (RE)ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS MATERIAL COMPLEMENTAR PARA A (RE)ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS Apresentação Este material tem o objetivo de apoiar as equipes de currículo dos estados* no início do processo de (re)elaboração curricular, subsidiando

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Apresentação. Horário defuncionamento

Apresentação. Horário defuncionamento Apresentação O Turno Integral que visa oferecer a tranquilidade e a segurança de um acompanhamento completo no turno inverso ao das aulas, promovendo o desenvolvimento integral de crianças da Educação

Leia mais

OS NÚMEROS DO PNAIC UFMG/2015

OS NÚMEROS DO PNAIC UFMG/2015 ! OBJETIVOS 1) Apresentar os cronogramas de formação e articular agenda; 2) Verificar a instalação e funcionamento dos conselhos escolares; 3) Discutir possibilidades, limites e desafios das avaliações

Leia mais

SAEB / Prova Brasil Metodologia, Estratégias e Resultados Matrizes, Itens, Escala e Materiais

SAEB / Prova Brasil Metodologia, Estratégias e Resultados Matrizes, Itens, Escala e Materiais Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira SAEB / Prova Brasil Metodologia, Estratégias e Resultados Matrizes, Itens, Escala e Materiais SAEB - Metodologia

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 1. As imagens podem ser úteis para serem usadas principalmente: a) A ensinar a criança a relaxar; b) A ajudar a cri

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 1. As imagens podem ser úteis para serem usadas principalmente: a) A ensinar a criança a relaxar; b) A ajudar a cri PREFEITURA MUNICIPAL DE FRONTEIRA - MG Concurso Público nº 01/2016 NOVA RAZÃO SOCIAL: CADERNO DE PROVAS Preencha com seu nome completo Cargo Pretendido AUXILIAR DE BERÇARIO I Senhor(a) Candidato(a), SÓ

Leia mais

CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM INSTITUTO FEDERAL PARANÁ Câmpus Curitiba MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM O processo de avaliação não está relacionado apenas ao ensino e portanto não pode ser reduzido apenas

Leia mais

A PROVINHA BRASIL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES

A PROVINHA BRASIL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES A PROVINHA BRASIL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES Luciana Silva Nascimento Estudante do Curso de Pedagogia Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão UFMA. E-mail: luciana.ns@uol.com.br

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: CULTURA BRASILEIRA A educação e a cultura na perspectiva da modernidade e pósmodernidade. Culturas brasileiras: matrizes étnicas, cultura popular,

Leia mais

SUGESTÕES DE AULAS DO PORTAL DO PROFESSOR PARA A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

SUGESTÕES DE AULAS DO PORTAL DO PROFESSOR PARA A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL 991 SUGESTÕES DE AULAS DO PORTAL DO PROFESSOR PARA A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL Soellyn Elene Bataliotti - PPGEEs UFSCar, sol.elene@gmail.com Maria da Piedade Resende

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO CURSO Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais MATRIZ 763 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução 037/11-COGEP

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2017

CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2017 CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA DE VITERBO-SP PSICÓLOGO INSTITUCIONAL E CLÍNICO Nome do(a) Candidato(a) Número de Documento Este caderno de questões está assim constituído:

Leia mais

21/01/2015. Língua Brasileira de Sinais. Introdução. Introdução

21/01/2015. Língua Brasileira de Sinais. Introdução. Introdução Língua Brasileira de Sinais Aspectos Linguísticos da LIBRAS: Categorias Gramaticais e Sintaxe Tema 4 Profa. Ma. Kate Oliveira Kumada Introdução Assimcomoocorrenalínguaportuguesa,a LIBRAS também está organizada

Leia mais

Formação Descentralizada para Professores de Educação Física e Arte nos Polos

Formação Descentralizada para Professores de Educação Física e Arte nos Polos SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria de Estado da Educação Escola de Formação de Professores PAULO RENATO COSTA SOUZA Formação Descentralizada para Professores

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de Língua Portuguesa Dinâmica Conhecendo o outro. Objetivos: Interpretar os resultados da avaliação do Programa de

Leia mais

PRO-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO PLANO DE ENSINO

PRO-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO 1 IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas Componente Curricular: Política Educacional: Organização da Educação Brasileira Professora: Fernanda Aparecida Pires Fazion Turma:

Leia mais

Comunicação e Expressão

Comunicação e Expressão Comunicação e Expressão O TEXTO EM NOSSO COTIDIANO Caro aluno, seja bem-vindo! Vamos dar início às nossas atividades discutindo alguns aspectos interessantes a respeito da presença dos textos em nossa

Leia mais

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG PAUTA Apresentação geral. Concepções de alfabetização e letramento. Detalhamento dos procedimentos avaliativos. Análise

Leia mais

Prova Brasil: Descritores de Avaliação de Matemática

Prova Brasil: Descritores de Avaliação de Matemática Prova Brasil: Descritores de Avaliação de Matemática Isabel Cristina Ribeiro Mary Ângela Teixeira Brandalise Resumo O trabalho apresenta um estudo sobre os descritores de avaliação de matemática propostos

Leia mais

1. Observe este quadro do pintor René Magritte.

1. Observe este quadro do pintor René Magritte. 9 Corel 1. Observe este quadro do pintor René Magritte. RENÉ MAGRITTE. O mês da vindima. 1959. Óleo sobre tela: color.; 130 x 160 cm. Coleção particular, Paris. Grandes pintores do século XX: Magritte.

Leia mais

Diretoria de Ensino - Região de Diadema. Diretoria de Ensino Região de Diadema

Diretoria de Ensino - Região de Diadema. Diretoria de Ensino Região de Diadema Diretoria de Ensino - Região de Diadema Aline Forti Mangile Ana Ligia Guimarães de Oliveira Soares Ana Paula Teixeira Gonçalves Carlos Alberto de Oliveira Ferreira Cristiane Silva Savanachi David Ricardo

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados. Saepi 2013

Oficina de Apropriação de Resultados. Saepi 2013 Oficina de Apropriação de Resultados Saepi 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de Língua Portuguesa por Thenner Freitas da Cunha e-mail: thenner@caed.ufjf.br Objetivos: Interpretar os resultados

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Componente exclusivo de curso ( X ) Eixo Comum ( ) Eixo Universal ( ) Nome do Componente ENSINO DA MATEMÁTICA: ESPECIFICIDADES DIDÁTICAS Discussão sobre a elaboração de registros matemáticos por crianças

Leia mais

UMA REFLEXÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DA SEMED/MANAUS E A MATRIZ DE REFERÊNCIA DA PROVA BRASIL

UMA REFLEXÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DA SEMED/MANAUS E A MATRIZ DE REFERÊNCIA DA PROVA BRASIL UMA REFLEXÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DA SEMED/MANAUS E A MATRIZ DE REFERÊNCIA DA PROVA BRASIL Resumo Vanessa Cardoso Semed/Manaus O Brasil tem implementado e participado de avaliações em larga escala desde

Leia mais

Comunicado 38/2019 Curitiba, 15 de março de Cronograma de Provas e Atividades de Aprendizagem - 1º Bimestre 2º Ano Ensino Médio Turma 121

Comunicado 38/2019 Curitiba, 15 de março de Cronograma de Provas e Atividades de Aprendizagem - 1º Bimestre 2º Ano Ensino Médio Turma 121 Comunicado 38/2019 Curitiba, 15 de março de 2019. Cronograma de Provas e Atividades de Aprendizagem - 1º Bimestre 2º Ano Ensino Médio Turma 121 Prezados Pais, Responsáveis e Alunos, Devido as alterações

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta

Aprovação do curso e Autorização da oferta MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

PLANO DE USO DE MATERIAL ESCOLAR

PLANO DE USO DE MATERIAL ESCOLAR PLANO DE USO DE MATERIAL ESCOLAR MATERNAL III Avental para atividades artísticas aulas de Proteção para o uniforme escolar, durante as Imagem - Arte e Linguagem pintura. Resma de folha A3 branco Bloco

Leia mais

fórum internacional de educação

fórum internacional de educação º fórum internacional de educação região metropolitana de campinas Elisângela Sales Teixeira 02 e 03 de setembro de 2010 UNICAMP, Campinas SP - Brasil promoção CÂMARA TEMÁTICA DE EDUCAÇÃO Região Metropolitana

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados PAEBES 2013

Oficina de Apropriação de Resultados PAEBES 2013 Oficina de Apropriação de Resultados PAEBES 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de BIOLOGIA Dinâmica Eu não sou eu.sou o momento:passo. Mario Quintana Objetivos: Interpretar os resultados da avaliação

Leia mais

Escola de Educação Infantil Walt Disney LISTA DE MATERIAL MATERNAL I / 2017

Escola de Educação Infantil Walt Disney LISTA DE MATERIAL MATERNAL I / 2017 LISTA DE MATERIAL MATERNAL I / 207 : Todas as peças do uniforme e todo o material deverão estar marcados com o nome e sobrenome da criança. Nécessaire (na mochila) Toalhinha de mão Copo com tampa (na mochila)

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de Alfabetização Objetivos: Interpretar os resultados da avaliação do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito

Leia mais

Curso: Pedagogia Componente Curricular: Fundamentos da Interdisciplinaridade

Curso: Pedagogia Componente Curricular: Fundamentos da Interdisciplinaridade FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Componente Curricular: Fundamentos da Interdisciplinaridade Carga Horária: 50 horas Semestre letivo/ Módulo 8º Semestre Professor(es): Cristiana Jorge

Leia mais

A interação pela linguagem

A interação pela linguagem Tema A interação pela linguagem Tópico de estudo Coerência e coesão. Entendendo a competência Competência 6 Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

Oficina de divulgação. Educacional do Estado de Goiás. Mirian Carvalho

Oficina de divulgação. Educacional do Estado de Goiás. Mirian Carvalho Oficina de divulgação de resultados do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás Mirian Carvalho O CAEd CAEd - O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de

Leia mais

LINGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA INFORMÁTICA. Ministério da Educação Instituto Federal do Paraná PROCESSO SELETIVO

LINGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA INFORMÁTICA. Ministério da Educação Instituto Federal do Paraná PROCESSO SELETIVO Ministério da Educação Instituto Federal do Paraná INSTITUTO FEDERAL PARANÁ EAD PROCESSO SELETIVO PROCESSO SELETIVO ANO LETIVO 2010 PROVA ESPECIAL INSTRUÇÕES 1. Aguarde autorização para abrir o caderno

Leia mais

Diretoria Regional de Ensino de Diadema Núcleo Pedagógico

Diretoria Regional de Ensino de Diadema Núcleo Pedagógico Pauta - Manhã Objetivos do encontro; Resultados da AAP; Análise de questões; Competência Leitora; SED e Foco Aprendizagem; Resolução 40. Objetivos Buscar caminhos para a melhoria do desempenho escolar;

Leia mais

por Gabriela Antônia da Silva Leão Especialista Matemática

por Gabriela Antônia da Silva Leão Especialista Matemática por Gabriela Antônia da Silva Leão Especialista Matemática Objetivos da Oficina Realizar a análise pedagógica dos resultados das avaliações de desempenho, aplicada no estado do Alagoas AREAL, para o (re)

Leia mais

PLANEJAMENTO Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba

PLANEJAMENTO Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba PLANEJAMENTO 2017 Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Pauta OBJETIVOS Apresentar os materiais oferecidos pela CGEB para o Planejamento e cronograma para início de 2018; Analisar os indicadores

Leia mais

Reunião de Trabalho Professores Coordenadores. Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017

Reunião de Trabalho Professores Coordenadores. Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017 Reunião de Trabalho Professores Coordenadores Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017 Pauta Acolhimento; Aquecimento; o que nos dizem os registros? Refletindo

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO INTRODUÇÃO As diferentes unidades que compõem o conjunto de cadernos, visam desenvolver práticas de ensino de matemática que favoreçam as aprendizagens dos alunos. A

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Fundamentos e Metodologia em Educação Infantil II Código da Disciplina: EDU 334 Curso: Pedagogia Período de oferta da disciplina: 6º Faculdade responsável: PEDAGOGIA

Leia mais

Objetivo: Apresentar o Caderno V de modo a compreender sua concepção metodológica a partir de oficinas.

Objetivo: Apresentar o Caderno V de modo a compreender sua concepção metodológica a partir de oficinas. Pacto Nacional Para o Fortalecimento do Ensino Médio Encontro de Planejamento Professor Formador de IES Duílio Tavares de Lima 03/2015 CADERNO 5 - Áreas de conhecimento e integração curricular Tema: Apresentação

Leia mais

Comunicado 39/2019 Curitiba, 15 de março de Cronograma de Provas e Atividades de Aprendizagem - 1º Bimestre - 3º Ano Ensino Médio Turma 131

Comunicado 39/2019 Curitiba, 15 de março de Cronograma de Provas e Atividades de Aprendizagem - 1º Bimestre - 3º Ano Ensino Médio Turma 131 Comunicado 39/2019 Curitiba, 15 de março de 2019. Cronograma de Provas e Atividades de Aprendizagem - 1º Bimestre - 3º Ano Ensino Médio Turma 131 Prezados Pais, Responsáveis e Alunos, Devido as alterações

Leia mais

FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO

FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO CIÊNCIAS CONTÁBEIS SIMULADO MULTIDISCIPLINAR - SiM 1 Período - 1º SEMESTRE 2009 Aluno(a): Turma: Data: 22/06/2009 Avaliação Administração 1ª Questão (ENADE

Leia mais

PLANO DE ENSINO. CURSO Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais MATRIZ 763

PLANO DE ENSINO. CURSO Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais MATRIZ 763 Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO CURSO Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais MATRIZ 76 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução 07/11-COGEP

Leia mais

TEXTO I Embaixo da ponte, sem número

TEXTO I Embaixo da ponte, sem número NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 18 / 05 / 2016 TEXTO I Embaixo da ponte, sem número O endereço das famílias R. e S. é um buraco que fica embaixo de um viaduto sem nome, ao lado da ponte da

Leia mais