Diretoria de Ensino - Região de Diadema. Diretoria de Ensino Região de Diadema

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Diretoria de Ensino - Região de Diadema. Diretoria de Ensino Região de Diadema"

Transcrição

1 Diretoria de Ensino - Região de Diadema

2

3 Aline Forti Mangile Ana Ligia Guimarães de Oliveira Soares Ana Paula Teixeira Gonçalves Carlos Alberto de Oliveira Ferreira Cristiane Silva Savanachi David Ricardo Mioto Débora de Cássia da Silva Elba Vianna Modesto Marcelo Ferreira Jacote Marco Antonio Bolotario Maria Aparecida Cirilo Maria Janayne Barbosa da Cruz Rosi Marina Candido dos Santos Valéria Acosta Guardiola Educação Especial Anos Iniciais Analista Sociocultural Educação Física Matemática Matemática Língua Portuguesa Programa Escola da Família Língua Estrangeira Moderna Geografia História Língua Portuguesa Anos Iniciais Tecnologia

4 Reapresentar os conteúdos das legislações que norteiam o trabalho do Professor Coordenador Fortalecer as orientações e aperfeiçoamento do fazer pedagógico em sala de aula, pilar básico da melhoria das aprendizagens dos alunos. Dialogar com os Professores Coordenadores sobre quais conteúdos devem ser tratados no planejamento; Reapresentar documentos que contribuem para a reflexão da equipe gestora das escolas com o objetivo de preparar o planejamento das ações pedagógicas em 2017.

5 Resoluções SEE 75/2014, 12/2016, 65/2016 e 06/17 (Para o Professor Coordenador) Para a equipe escolar: Documento orientador da CGEB (enviado para as escolas na Rede Nº 1118/17) Plataforma Foco Aprendizagem Resultados das atividades de recuperação das aprendizagens realizadas no período de 06 à 24/02/2017. Consolidado da 13ª AAP Anexos I e III Atas de resultados finais 2016

6 Dispõe sobre a função gratificada do Professor Coordenador. Artigo 5º - Constituem-se atribuições do docente designado para o exercício da função gratificada de Professor Coordenador PC : I atuar como gestor pedagógico, com competência para planejar, acompanhar e avaliar os processos de ensinar e aprender, bem como o desempenho de professores e alunos; II orientar o trabalho dos demais docentes, nas reuniões pedagógicas e no horário de trabalho coletivo, de modo a apoiar e subsidiar as atividades em sala de aula, observadas as sequências didáticas de cada ano, curso e ciclo; IV coordenar as atividades necessárias à organização, ao planejamento, ao acompanhamento, à avaliação e à análise dos resultados dos estudos de reforço e recuperação

7 Altera a Resolução SE 75, de , que dispõe sobre a função gratificada do Professor Coordenador. Artigo 3º o módulo de Professor Coordenador das unidades - MÓDULOS.

8 Altera a resolução SE 75, de que dispõe sobre a função gratificada de Professor Coordenador. Artigo 3º - parágrafo 3º - inciso III III- ter como prioridade o planejamento, a organização e o desenvolvimento de atividades pedagógicas, utilizando os materiais didáticos, impressos ou em DVD, e os recursos tecnológicos, sobretudo disponibilizados pela Secretaria Estadual de Educação.

9 ARTIGO - 5º fala das atribuições do docente designado para o exercício da função gratificada de Professor Coordenador-PC. ACOMPANHAR PLANEJAR AVALIAR ATRIBUIÇÕES Análise dos resultados para a elaboração de plano de REFORÇO e RECUPERAÇÃO das APRENDIZAGENS.

10

11 A Plataforma Foco Aprendizagem é uma base de informações que possibilita uma análise e estudos dos resultados do SARESP e das Avaliações da Aprendizagem em Processo (AAP) com o intuito de promover reflexões sobre aprendizado do aluno, além de apoiar o trabalho pedagógico na unidade escolar.

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26 Mude... Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante do que a velocidade. (Edson Marques)

27 Constituição da República Estatuto da criança e do adolescente (ECA) 1998 Resolução SE 61 de 11/11/2014 Instrução da CGEB 14/01/2015 Lei nº de 6/07/2015

28 Processo de Avaliação (vai dar origem) Relatório de Avaliação Inicial Pedagógica Deve considerar toda a abrangência de todos os itens destacados no Anexo I.

29 Deve ser o mais descritivo possível, em cada um dos aspectos indicados no Roteiro. Deve apontar: As necessidades do aluno, quais os apoios e as habilidades que precisa desenvolver; As facilidades habilidades e competências já manifestas.

30 A necessidade de se garantir atendimento a diferentes características, ritmos e estilos de aprendizagem dos alunos, público-alvo da Educação Especial; Todos os alunos com deficiência matriculados na rede Estadual, deverão ter em seu prontuário laudo médico nos casos de DA, DV e TGD, relatório psicológico ou laudo médico nos casos de DI, e avaliação do professor coordenador ou da professora especialista (anexo I);

31 A adaptação curricular implica no planejamento das ações pedagógicas dos docentes, de forma a possibilitar variações no objetivo, no conteúdo, na metodologia, nas atividades, na avaliação e na temporalidade. Essas ações constituem possibilidades educacionais, a serem realizadas pelos professores de Ensino Regular nas classes. Anexo IIII da instrução, um roteiro para registro da adaptação curricular.

32 ANEXO III REGISTRO DE ADAPTAÇÃO CURRICULAR (Para uso do Professor da Classe Comum Elaboração semanal) de / / a / / * IDENTIFICAÇÃO NOME: DATA DE NASC. / / SÉRIE/ANO: PROFESSOR: DISCIPLINA PERÍODO: matutino ( ) vespertino ( ) noturno ( ) integral ( ) * DESCRIÇÃO Expectativa de aprendizagem trabalhada na aula: Expectativa para o aluno com Deficiência intelectual: Estratégia/atividade trabalhada na aula: Estratégia/atividade para o aluno com Deficiência intelectual Data: / / Assinatura

33 Ciclo da Avaliação SEE

34 É a avaliação bimestral que tem por objetivo diagnosticar o nível de aprendizagem dos estudantes. É processual porque trabalha com conteúdos bimestrais com a articulação das habilidades, e é diagnóstica porque prevê um percurso para aprendizagem.

35 Questões formuladas a partir de: 5 habilidades da Matriz de Avaliação Processual 1 habilidade da Matriz de Referência para Avaliação São compostas por 12 questões de múltipla escolha, com 4 opções de resposta para todos os anos do Ensino Fundamental - Anos Finais, e 5 opções de resposta para todas as séries do Ensino Médio.

36 Questões formuladas a partir de: 6 habilidades da Matriz de Avaliação Processual 3 habilidades da Matriz de Referência para Avaliação São compostas por 15 questões de múltipla escolha, com 4 opções de resposta para todos os anos do Ensino Fundamental - Anos Finais, e 5 opções de resposta para todas as séries do Ensino Médio.

37 Os resultados apontam quais habilidades estão fragilizadas durante o processo de aprendizagem bimestral e requerem atenção especial. Os resultados são computados na SED e, também, em uma planilha Excel da nossa Diretoria, que consolida os resultados obtidos por ano/série. Os dados da SED abastecem a plataforma Foco Aprendizagem e a planilha consolidada subsidia prontamente o trabalho pedagógico da unidade escolar e da Diretoria de Ensino.

38

39 Estudo das habilidades mais fragilizadas com a equipe docente; Elencar as prioridades; Planejamento de ações para o processo de recuperação da aprendizagem das habilidades fragilizadas (Plano de Ação da Recuperação da Aprendizagem).

40 O planejamento deve ser registrado em um plano de ação; Ocorre de forma articulada ao conteúdo bimestral; É pontual, cronometrado (preferencialmente em número de aulas) e requer um percurso definido da abordagem pedagógica, assim como uma avaliação final para verificar se o objetivo foi alcançado;

41 Recuperação da Aprendizagem Requer ações focadas, que tratem essencialmente dos conteúdos que favorecerão o desenvolvimento da habilidade fragilizada; Deve ser registrada de forma simples, funcional e coerente com ações desenvolvidas.

42 Diagnóstico; Ação; Espaço; Cronograma; Responsáveis; Estratégias; Recursos; Avaliação.

43 Habilidades em situação crítica (SC): 25 e 50% de acerto; Habilidades em situação muito crítica (SMC): abaixo de 25% de acerto.

44 MP17 Reconhecer a sequência dos fatos relatados em uma notícia de jornal; MP25 Inferir informações explícitas estabelecendo relações entre a linguagem verbal (texto escrito) e não verbal (imagens) de um texto científico.

45 MP30 Localizar informação implícita em um texto (publicitário, sinopse de filmes encontrados em sites de cinema, artigo de opinião, conto, crônica, trecho de romance, letra de música); MP39 Identificar recursos semânticos expressivos (figuras de linguagem) em um texto (publicitário, sinopse de filmes encontrados em sites de cinema, artigo de opinião, conto, crônica, trecho de romance, letra de música).

46 MP33 Reconhecer o efeito de sentido produzido pela exploração de recursos morfossintáticos (preposição, conjunção, período composto por coordenação, período composto por subordinação); MP24 Identificar a finalidade de um texto; MP29 Relacionar textos literários e o momento de sua produção, considerando os contextos histórico, social e/ou político (Parnasianismo, Simbolismo, Realismo, Naturalismo).

47 Datas previstas pela SEE/CGEB 14ª edição 1º bimestre: 24 a 28/abril 15ª edição 2º bimestre: 01 a 04/agosto 16ª edição 3º bimestre: 16 a 20/outubro

48 .

49 .

50

51

52

53

54

55

56

57 Rendimento Global e suas vertentes para chegar ao Resultado Final: Rendimento ano/série- acompanhamento quinzenal via documentos pertinentes; Evasão: causas prováveis, resgate e busca ativa; Retenção: análise dos bimestres, coerências nas notas e faltas, registros nos diários, atas e chamamento familiar; Produto final: PROMOÇÃO EM PORCENTAGEM ( fluxo, número de salas e metas alcançadas).

58 Ano/Série Qde. Alunos Retido Qde. Alunos Matriculados % Retenção por assiduidade (Código 3) Retenção por rendimento (Código 4) Retenção por assiduidade e rendimento 6º º º , º , ª EM , ª EM , ª EM , Total ,5

59 Salas Total de alunos Promovidos Retidos Abandono/ NC 6ºA ºB ºC ºD ºE ºF Total Total Salas Total de alunos Promovidos Retidos Abandono/ NC 9ºA ºB ºC ºD ºE ºF Total Total

60 Entregar na Diretoria de Ensino no setor do protocolo até o dia 10/03/2017, ofício com mídia contendo: a) Plano de ação da recuperação das aprendizagem (06 à 24/02) b) Cópia da Ata do Planejamento/2017 c) Relatório circunstanciado das ações desenvolvidas nos dias de planejamento d) Registro fotográfico OBS: NÃO ENTREGAR NADA IMPRESSO

61

62 Obrigado!

Diretoria de Ensino - Região de Diadema. Diretoria de Ensino Região de Diadema

Diretoria de Ensino - Região de Diadema. Diretoria de Ensino Região de Diadema Diretoria de Ensino - Região de Diadema Aline Forti Mangile Ana Ligia Guimarães de Oliveira Soares Ana Paula Teixeira Gonçalves Carlos Alberto de Oliveira Ferreira Cristiane Silva Savanachi David Ricardo

Leia mais

CONSTRUINDO O PAPEL COORDENADOR PEDAGÓGICO COLETIVAMENTE.

CONSTRUINDO O PAPEL COORDENADOR PEDAGÓGICO COLETIVAMENTE. CONSTRUINDO O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO COLETIVAMENTE. 3ª FORMAÇÃO PROFESSOR COORDENADOR 2018- DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PIRACICABA PAUTA DO DIA 06/06/2018 O Coordenador Pedagógico e o cotidiano

Leia mais

Reunião de Trabalho Professores Coordenadores. Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017

Reunião de Trabalho Professores Coordenadores. Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017 Reunião de Trabalho Professores Coordenadores Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017 Pauta Acolhimento; Aquecimento; o que nos dizem os registros? Refletindo

Leia mais

EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGA DE PROFESSOR COORDENADOR. _01 (uma) vaga ao posto de trabalho de Professor Coordenador dos anos iniciais

EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGA DE PROFESSOR COORDENADOR. _01 (uma) vaga ao posto de trabalho de Professor Coordenador dos anos iniciais SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO ESCOLA ESTADUAL JARDIM DR. PAULO GOMES ROMEO --------------------------- FUNDADA EM 22/05/2015 -----------------------------

Leia mais

EDITAL 01/2018 EDITAL DE INSCRIÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR

EDITAL 01/2018 EDITAL DE INSCRIÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR EDITAL 01/2018 EDITAL DE INSCRIÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR Fundamento legal: Resolução SE 75, de 30-12-2014 alterada pela Resolução SE 3, de 12-1-2015 e Resolução SE 6, de 20-01-2017 que dispõe sobre

Leia mais

Orientações sobre a Estrutura da Avaliação da Aprendizagem em Processo Língua Portuguesa

Orientações sobre a Estrutura da Avaliação da Aprendizagem em Processo Língua Portuguesa Orientações sobre a Estrutura da Avaliação da Aprendizagem em Processo Língua Portuguesa A Avaliação da Aprendizagem em Processo - AAP, em sua 15ª edição, tem o intuito de apoiar o trabalho do professor

Leia mais

DA VAGA OFERECIDA: 01 vaga para Professor Coordenador Pedagógico para atendimento ao Ensino Fundamental /anos finais e Médio.

DA VAGA OFERECIDA: 01 vaga para Professor Coordenador Pedagógico para atendimento ao Ensino Fundamental /anos finais e Médio. GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SANTOS ESCOLA ESTADUAL MARCÍLIO DIAS TRAVESSA ERNESTINA AMADEO SANTOS Nº 50VILA ALICE DISTRITO DE VICENTE

Leia mais

Avaliação da Aprendizagem em Processo... De acordo com:

Avaliação da Aprendizagem em Processo... De acordo com: Avaliação da Aprendizagem em Processo... De acordo com: A Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional em conjunto com a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica, considerando a

Leia mais

EDITAL nº 02 /2019 EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGA DE PROFESSOR COORDENADOR

EDITAL nº 02 /2019 EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGA DE PROFESSOR COORDENADOR EDITAL nº 02 /2019 EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGA DE PROFESSOR COORDENADOR A Direção da EE Professor Pedro Madóglio, no uso de suas atribuições, no uso de suas atribuições, torna públicas as instruções

Leia mais

A gratificação da função foi implementada pela Lei Complementar nº de 15/10/2007 e pela Lei Complementar nº de 01/07/2013.

A gratificação da função foi implementada pela Lei Complementar nº de 15/10/2007 e pela Lei Complementar nº de 01/07/2013. A Diretora da EE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES, em Guarujá com fundamento na Resolução SE 75 de 30/12/2014, torna público o processo para seleção de docente para a função gratificada de Professor Coordenador

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SANTOS E.E. Prof. Adelino Chuba Guímaro Rua Aracajú, nº 35-40, Jardim Real Presidente Epitácio, São Paulo

Leia mais

EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGA PARA PROFESSORES COORDENADOR

EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGA PARA PROFESSORES COORDENADOR SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DIADEMA E. E. PROFESSORA ANTONIETA BORGES ALVES Av. Dom Pedro I, 365 Vila Conceição- Diadema SP Tel. 40542321 EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGA

Leia mais

EDITAL nº 01 /2017 Seleção de Professor Coordenador do Ensino Fundamental II e Ensino Médio

EDITAL nº 01 /2017 Seleção de Professor Coordenador do Ensino Fundamental II e Ensino Médio E.E. ERASMO BATIS TA SILVA DE ALMEIDA EDITAL nº 01 /2017 Seleção de Professor Coordenador do Ensino Fundamental II e Ensino Médio O Diretor desta Unidade Escolar, no uso de suas atribuições, com fundamento

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR DO ENSINO MÉDIO

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR DO ENSINO MÉDIO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE SANTOS EE MARECHAL DO AR EDUARDO GOMES Av. Castelo Branco s/nº Jd. Enguaguaçu - Vicente de Carvalho/Guarujá-S.P.

Leia mais

Edital nº 002 / 2016

Edital nº 002 / 2016 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DE DIADEMA E. E. Profª. MARIE NADER CALFAT Rua Olmeiro, nº 241 Jd. Amália CEP 09931-370 Fone / Fax 4091-7323- 4091-9108 Edital nº 002 / 2016 EDITAL

Leia mais

Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Ensino Região de Presidente Prudente E.E.Vereador Pedro Tofano

Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Ensino Região de Presidente Prudente E.E.Vereador Pedro Tofano Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Ensino Região de Presidente Prudente E.E.Vereador Pedro Tofano EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR A Direção da E.E.VEREADOR PEDRO TÓFANO, em Presidente

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR JOSÉ LUIS RIGONATO, RG. 22.505.523-5, Diretor da E.E. PROFESSOR JOEL AGUIAR, Município de Pacaembu/SP, Diretoria de Ensino Região de Adamantina, no uso de suas

Leia mais

PLANEJAMENTO Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba

PLANEJAMENTO Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba PLANEJAMENTO 2017 Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Pauta OBJETIVOS Apresentar os materiais oferecidos pela CGEB para o Planejamento e cronograma para início de 2018; Analisar os indicadores

Leia mais

Rua: Padre de Conde, S/N - Suarão - Itanhaém - SP CEP: TEL/FAX: (013) TEL: (013)

Rua: Padre de Conde, S/N - Suarão - Itanhaém - SP CEP: TEL/FAX: (013) TEL: (013) Rua: Padre de Conde, S/N - Suarão - Itanhaém - SP CEP: 11740-000 TEL/FAX: (013) 3422-4975 TEL: (013) 3422-4985. EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGA PARA PROFESSOR OORDENADOR A Diretora da Escola Estadual

Leia mais

Luciana Cressoni, Rita Prates e Sueli Araujo

Luciana Cressoni, Rita Prates e Sueli Araujo Luciana Cressoni, Rita Prates e Sueli Araujo Apresentação do Plano de Ação do ETAPA Núcleo Pedagógico aos Supervisores Reunião com Diretores e Professores ETAPA Coordenadores ETAPA COM OS PROFESSORES Refletir

Leia mais

SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO EDITAL nº 01/2019 Seleção de Docente para a função gratificada de Professor Coordenador nas Unidades Escolares abaixo relacionadas: 1) E.E. Prof. Annunziatta L. V. Prado Indaiatuba/SP: 1 vaga 2) E.E. Aurora

Leia mais

Planejamento Escolar 2019

Planejamento Escolar 2019 Planejamento Escolar 2019 De portas abertas: foco na relação professor-aluno Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Apresentação Chegamos em um momento importante do ano escolar: o Planejamento.

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO DIADEMA

DIRETORIA DE ENSINO DIADEMA DIRETORIA DE ENSINO DIADEMA Dirigente Regional de Ensino: Liane de Oliveira Bayer Supervisores de Ensino: Mércia, Rita e Roseli PCNPs: Cristiane e Débora PLANO DE AÇÃO ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO PAUTA

Leia mais

ATPCG 05/06/ PCG Luiz

ATPCG 05/06/ PCG Luiz ATPCG 05/06/2018 Email: prof.luizcarlosdesouza@gmail.com PCG Luiz PAUTA DO ATPCG 05/06/18 Guias de Aprendizagem. Acompanhamento Nos diários sobre o conteúdo do Nivelamento. Publicar PIAFs no site da escola.

Leia mais

ANEXO I - DEFICIENCIA INTELECTUAL- AVALIAÇÃO INICIAL

ANEXO I - DEFICIENCIA INTELECTUAL- AVALIAÇÃO INICIAL ANEXO I - DEFICIENCIA INTELECTUAL- AVALIAÇÃO INICIAL I- Dados Gerais 1- Mês e Ano: /. 2-Nome do aluno: 3- Data de nascimento: / /. 4- Endereço residencial: 5- Telefone de contato da família: / / 6- Escola:

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO DE PROFESSOR COORDENADOR/2019 E.E. ALFREDO MACHADO DRACENA/SP

EDITAL PROCESSO SELETIVO DE PROFESSOR COORDENADOR/2019 E.E. ALFREDO MACHADO DRACENA/SP SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE ADAMANTINA ESCOLA ESTADUAL ALFREDO MACHADO Rua Oto Lara Resende, 21, Bairro Jardim Brasilandia,

Leia mais

Orientações para os primeiros dias letivos

Orientações para os primeiros dias letivos Orientações para os primeiros dias letivos Com foco na Aprendizagem Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB Apresentação Com objetivo de orientar o início do ano letivo, a Coordenadoria de Gestão

Leia mais

Técnico Integrado em Controle Ambiental SÉRIE:

Técnico Integrado em Controle Ambiental SÉRIE: PLANO DA DISCIPLINA COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira CURSO: Técnico Integrado em Controle Ambiental SÉRIE: 2º Ano CARGA HORÁRIA: 100 h.r. EMENTA Aspectos morfológicos e

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 747, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO REGIONAL NORTE 2 CURSO FOCO APRENDIZAGEM PLANO DE INTERVENÇÃO DER NORTE 2 FOCO APRENDIZAGEM

DIRETORIA DE ENSINO REGIONAL NORTE 2 CURSO FOCO APRENDIZAGEM PLANO DE INTERVENÇÃO DER NORTE 2 FOCO APRENDIZAGEM DIRETORIA DE ENSINO REGIONAL NORTE 2 CURSO FOCO APRENDIZAGEM PLANO DE INTERVENÇÃO DER NORTE 2 (...) para ser democrática, a escola tem de ser igualmente acessível a todos, diversa no tratamento a cada

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 152-CS, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2017.

RESOLUÇÃO Nº 152-CS, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2017. RESOLUÇÃO Nº 152-CS, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2017. Dispõe sobre o Regulamento dos Núcleos de Aprendizagem dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

COMUNICADO DA COMISSÃO DE ATRIBUIÇÃO DE AULAS - ATRIBUIÇÃO EJA 2º SEMESTRE de 2019 E 1ª ATRIBUIÇÃO DE AULAS GERAL DO 2º SEMESTRE:

COMUNICADO DA COMISSÃO DE ATRIBUIÇÃO DE AULAS - ATRIBUIÇÃO EJA 2º SEMESTRE de 2019 E 1ª ATRIBUIÇÃO DE AULAS GERAL DO 2º SEMESTRE: PÁGINA 1 Diretores, professores, funcionários e comunidade escolar. A circular da DER Leste 3 é um importante instrumento de comunicação entre todos os profissionais da educação, pais, alunos e comunidade

Leia mais

Videoconferência Apresentação do Projeto Aventuras Currículo+ aos Diretores Escolares CETEC/CGEB. 23/03/ h30 17h30

Videoconferência Apresentação do Projeto Aventuras Currículo+ aos Diretores Escolares CETEC/CGEB. 23/03/ h30 17h30 Videoconferência Apresentação do Projeto Aventuras Currículo+ aos Diretores Escolares CETEC/CGEB 23/03/2015 15h30 17h30 Roteiro 1. Apresentação: Projeto Aventuras Currículo+ 2. Apresentação: diretrizes

Leia mais

Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual

Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual. SARESP Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo Avaliação de Aprendizagem em Processo

Leia mais

E.E. SENADOR LUIZ NOGUEIRA MARTINS

E.E. SENADOR LUIZ NOGUEIRA MARTINS PLANO DE AÇÃO 2016 / 2017 Município: SOROCABA SP CIE: 016412 Núcleo: SOROCABA - INTERIOR Equipe Gestora: Direção: Andréa S. A. C. F. Queiroz Vice-Diretor: Delaine E. de A. Banietti Professor Mediador:

Leia mais

I- DAS ESCOLAS, DATAS, LOCAL E HORÁRIO DE INSCRIÇÃO:

I- DAS ESCOLAS, DATAS, LOCAL E HORÁRIO DE INSCRIÇÃO: EDITAL nº 03/2018 A Direção das escolas abaixo arroladas torna pública a abertura de inscrição para professores interessados em exercer a FUNÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR conforme Resolução SE 75/2014,

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE DIADEMA NÚCLEO PEDAGÓGICO ANOS INICIAIS. Diretoria Regional de Ensino de Diadema - Núcleo Pedagógico

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE DIADEMA NÚCLEO PEDAGÓGICO ANOS INICIAIS. Diretoria Regional de Ensino de Diadema - Núcleo Pedagógico DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE DIADEMA NÚCLEO PEDAGÓGICO ANOS INICIAIS 1 Dirigente Regional de Ensino de Diadema Profª Liane de Oliveira Bayer Supervisora do Núcleo Pedagógico e dos Anos Iniciais Profª

Leia mais

I - Ciclo de Alfabetização, do 1º ao 3º ano; II - Ciclo Intermediário, do 4º ao 6º ano; III - Ciclo Final, do 7º ao 9º ano. Ao final do 3º ano

I - Ciclo de Alfabetização, do 1º ao 3º ano; II - Ciclo Intermediário, do 4º ao 6º ano; III - Ciclo Final, do 7º ao 9º ano. Ao final do 3º ano RESOLUÇÃO SE 53, de 2-10-2014 Dispõe sobre a reorganização do Ensino Fundamental em Regime de Progressão Continuada e sobre os Mecanismos de Apoio Escolar aos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio das

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 775, DE 24-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 25-9-2015

Leia mais

Dispõe sobre Sistema de Avaliação dos Estudantes da Rede Municipal de Ensino

Dispõe sobre Sistema de Avaliação dos Estudantes da Rede Municipal de Ensino Resolução SME nº 13/2012 de 26 de novembro de 2012 Dispõe sobre Sistema de Avaliação dos Estudantes da Rede Municipal de Ensino ARACIANA ROVAI CARDOSO DALFRÉ, Secretária Municipal da Educação, NO EXERCÍCIO

Leia mais

FACULDADE NOVO MILÊNIO NAPE NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO AO ESTUDANTE PROJETO DO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO AO ESTUDANTE

FACULDADE NOVO MILÊNIO NAPE NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO AO ESTUDANTE PROJETO DO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO AO ESTUDANTE FACULDADE NOVO MILÊNIO NAPE NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO AO ESTUDANTE PROJETO DO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO AO ESTUDANTE 1 INTRODUÇÃO O Núcleo de Apoio Pedagógico ao Estudante (NAPE) da Faculdades Novo Milênio

Leia mais

Instrução de Serviço PROEN nº 001/2017, de 10 de janeiro de 2017.

Instrução de Serviço PROEN nº 001/2017, de 10 de janeiro de 2017. Instrução de Serviço PROEN nº 001/2017, de 10 de janeiro de 2017. Dispõe sobre os procedimentos para o desenvolvimento das atividades didáticas e da produção de material didático nos cursos técnicos ofertados

Leia mais

FORMAÇÃO - ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO/ O que temos que aprender aprendemos fazendo. Aristóteles

FORMAÇÃO - ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO/ O que temos que aprender aprendemos fazendo. Aristóteles FORMAÇÃO - ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO/ 2017 O que temos que aprender aprendemos fazendo. Aristóteles Objetivos: Retomar o contexto da implementação do Método Melhoria de Resultados Corrigindo Rumos/Replanejamento

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 070/2014 DE 05 DE DEZEMBRO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 070/2014 DE 05 DE DEZEMBRO DE 2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 070/2014 DE 05

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIAS DO AMAZONAS IFAM

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIAS DO AMAZONAS IFAM REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIAS DO AMAZONAS IFAM CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º. Este documento

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 294 Aprovado pela portaria Cetec nº 774 de 24/09/2015 Etec TIQUATIRA Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Controle & Processos

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO - SEC COLÉGIO ESTADUAL POLIVALENTE DE ITAMBÉ

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO - SEC COLÉGIO ESTADUAL POLIVALENTE DE ITAMBÉ 1. SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A avaliação é uma etapa fundamental que envolve a comunidade escolar em momentos de reflexão crítica sobre as práticas e as aprendizagens desenvolvidas. Neste

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE DESIGN

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE DESIGN UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA UNOESC ÁREA DAS CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CURSO DE DESIGN MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE DESIGN São Miguel do Oeste,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município:Tupã Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Técnico em Enfermagem Qualificação:

Leia mais

ANEXO I Quadro resumo do Saresp 1996/1997/ /

ANEXO I Quadro resumo do Saresp 1996/1997/ / 89 Objetivos ANEXO I Quadro resumo do Saresp 1996/1997/1998 2000/2001 2002 2003 2004 2005 Em 2000: Obter Em 2002 2 : Em 2003 4 : Obter indicadores informações que diagnosticar o Promover uma educacionais

Leia mais

CHECKLIST PARA REVISÃO DO PPC

CHECKLIST PARA REVISÃO DO PPC ANEXO 3 CHECKLIST PARA REVISÃO DO PPC UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD COORDENADORIA DE PROJETOS E ACOMPANHAMENTO CURRICULAR - COPAC CHECKLIST DO PPC Esse documento foi

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAISO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAISO LEI Nº 1.068/14 DE 06 DE NOVEMBRO DE 2.014. Dispõe sobre criação de cargos públicos de provimento efetivo de Professores de Educação Básica I, Professor de Educação Básica II e Coordenador Pedagógico da

Leia mais

Resolução Conjunta SE/SAP 1, de

Resolução Conjunta SE/SAP 1, de Resolução Conjunta SE/SAP 1, de 16-1-2013 Dispõe sobre a oferta da Educação Básica, na modalidade Educação de Jovens e Adultos - EJA, a jovens e adultos que se encontrem em situação de privação de liberdade,

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO Dispõe sobre o Acompanhamento e Orientação do Estágio do Curso Superior de Tecnologia

Leia mais

sexta-feira, 20 de março de 2015 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 125 (53) 19 Educação

sexta-feira, 20 de março de 2015 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 125 (53) 19 Educação sexta-feira, 20 de março de 2015 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 125 (53) 19 Educação Resolução SE-11, de 17-3-2015 Institui o Projeto Aventuras Currículo+ nas escolas da rede estadual

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR DO NúCLEO PEDAGóGICO

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR DO NúCLEO PEDAGóGICO EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR DO NúCLEO PEDAGóGICO O Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino Região de Itaquaquecetuba torna público os critérios estabelecidos para seleção e

Leia mais

Análise e procedimentos da Avaliação de Aprendizagem em Processo por docentes1. Matemática e Língua Portuguesa

Análise e procedimentos da Avaliação de Aprendizagem em Processo por docentes1. Matemática e Língua Portuguesa Análise e procedimentos da Avaliação de Aprendizagem em Processo por docentes1 Matemática e Língua Portuguesa Introdução: Objetivos Apoiar as ações de planejamento escolar previstas para o início de 2014

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA.

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA. Dispõe sobre a prática das Atividades de Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Biológicas, Licenciatura da Faculdade

Leia mais

REGIMENTO DE ESTÁGIOS CURRICULARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS-LIBRAS

REGIMENTO DE ESTÁGIOS CURRICULARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS-LIBRAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE LIBRAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS LIBRAS REGIMENTO DE ESTÁGIOS CURRICULARES

Leia mais

Diário Oficial. Resolução SE 73, de

Diário Oficial. Resolução SE 73, de Resolução SE 73, de 29-12-2014 Dispõe sobre a reorganização do Ensino Fundamental em Regime de Progressão Continuada e sobre os Mecanismos de Apoio Escolar aos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio das

Leia mais

DISPOSIÇÕES GERAIS DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO

DISPOSIÇÕES GERAIS DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA HABILITAÇÃO LICENCIATURA - MODALIDADE PRESENCIAL - CAMPUS DE IVAIPORÃ (CRV) DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O Estágio Curricular

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO

REGULAMENTO DO CURSO REGULAMENTO DO CURSO I NOME DO CURSO 1ª Edição/2018 Formação Crítica De Educadores Na Perspectiva Do Professor Coordenador Pedagógico II APRESENTAÇÃO O curso foi desenvolvido com a intenção de subsidiar

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº 116, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 775, DE 24-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 25-9-2015

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente e

Leia mais

Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes MANUAL COORDENADOR

Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes MANUAL COORDENADOR MANUAL DO COORDENADOR COLABORADORES Prof.ª Rogéria Aparecida de Souza Oliveira Prof. Allan Lima Ferreira Prof. Roque Hudson da Silveira Resolução Direção/FACE nº 12, de 01 de Janeiro de 2010. Regula o

Leia mais

Alessandra Mara Sicchieri Pedagoga e Psicopedagoga, Formada em Letras. Tutora de Pró-Letramento-MEC. 02/04/2011

Alessandra Mara Sicchieri Pedagoga e Psicopedagoga, Formada em Letras. Tutora de Pró-Letramento-MEC. 02/04/2011 Alessandra Mara Sicchieri Pedagoga e Psicopedagoga, Formada em Letras. Tutora de Pró-Letramento-MEC. 02/04/2011 O QUE É A PROVINHA BRASIL? A Provinha Brasil é um instrumento elaborado para oferecer aos

Leia mais

ANEXO A REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CAPITULO I DA REGULAMENTACAO CAPITULO II

ANEXO A REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CAPITULO I DA REGULAMENTACAO CAPITULO II ANEXO A REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CAPITULO I DA REGULAMENTACAO Art. 1º O Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em

Leia mais

Diretoria Regional de Ensino de Diadema - Núcleo Pedagógico

Diretoria Regional de Ensino de Diadema - Núcleo Pedagógico Supervisora do s Anos Iniciais Profª Roseli Moura da Silva Pauta 1º MOMENTO : Vídeo: A importância do trabalho em equipe. Análises da 13ª AAPs. Análise do Resultado da Produção Textual 5º ano, 13ª AAP.

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO ITAQUAQUECETUBA. Prof.ª Marli Rodrigues Siqueira Dirigente Regional de Ensino PLANEJAMENTO ESCOLAR

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO ITAQUAQUECETUBA. Prof.ª Marli Rodrigues Siqueira Dirigente Regional de Ensino PLANEJAMENTO ESCOLAR DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO ITAQUAQUECETUBA Prof.ª Marli Rodrigues Siqueira Dirigente Regional de Ensino PLANEJAMENTO ESCOLAR 2017 ENCAMINHAMENTOS PARA O ANO LETIVO 2017 O que é Planejamento? Compreendendo

Leia mais

PLANEJAMENTO /02/2018 Orientações Técnicas para Coordenadores

PLANEJAMENTO /02/2018 Orientações Técnicas para Coordenadores Secretaria de Estado da Educação DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE CARAPICUIBA NÚCLEO PEDAGÓGICO PLANEJAMENTO 2018 07/02/2018 Orientações Técnicas para Coordenadores Secretaria de Estado da Educação DIRETORIA

Leia mais

Plano de Ensino. CARGA HORÀRIA: 40 h

Plano de Ensino. CARGA HORÀRIA: 40 h Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CURSO: TÉCNICO INFORMÁTICA FORMA/GRAU:(X)integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA DESIGNAÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR

PROCEDIMENTOS PARA DESIGNAÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO NORTE 1 Rua Faustolo nº 281 Água Branca CEP: 05041-000 São Paulo SP Telefone: 3868-9758 E-mail: dent1crh@educacao.sp.gov.br

Leia mais

ANIGER FRANCISCO DE M MELILLO DOM

ANIGER FRANCISCO DE M MELILLO DOM i ANIGER FRANCISCO DE M MELILLO DOM Índice 1. Protagonismo Juvenil 1.1 Oferecer amplo leque oportunidades para o desenvolvimento das competências acadêmicas requeridas para a série/ano. 1.2 Introduzir

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA SELEÇÃO DE MONITORES Edital nº 04/2019

PROGRAMA DE MONITORIA SELEÇÃO DE MONITORES Edital nº 04/2019 PROGRAMA DE MONITORIA SELEÇÃO DE MONITORES Edital nº 04/2019 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Jequié, por meio da Gestão da Assistência Estudantil, torna público o

Leia mais

II - DOS REQUISITOS PARA PREENCHIMENTO DA FUNÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR DO NÚCLEO PEDAGÓGICO

II - DOS REQUISITOS PARA PREENCHIMENTO DA FUNÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR DO NÚCLEO PEDAGÓGICO A Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino da Região de Assis, nos termos da Resolução SE 75, de 30/12/2014, alterada pela Resolução SE 3 de 12/01/2015 e pela Resolução SE 12 de 30/01/2016,

Leia mais

DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS. Dos Princípios. Do Local de Estágio

DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS. Dos Princípios. Do Local de Estágio UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS/LIBRAS RESOLUÇÃO Nº 04/2011 - CLL Regulamenta

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 294 aprovado pela portaria Cetec nº 774 de 24 / 09 / 2015. ETEC de Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

Método de Melhoria de Resultados

Método de Melhoria de Resultados Método de Melhoria de Resultados Reunião de acompanhamento de planos e resultados - Nível 2 DIRETORIA DE ENSINO LESTE 5 14/09/2018 Painel de Metas O principal indicador para acompanhamento da qualidade

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº 268, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 747, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROET Nº 3 DE 20 DE ABRIL DE Assunto: Recuperação Paralela

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROET Nº 3 DE 20 DE ABRIL DE Assunto: Recuperação Paralela Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro IFRJ Pró-Reitoria de Ensino Médio e Técnico INSTRUÇÃO NORMATIVA PROET Nº 3 DE 20 DE ABRIL DE

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA EDITAL/UFU/PROEXC/ N 52/2018 ANEXO I PLANO DE TRABALHO ATIVIDADES DO BOLSISTA DE EXTENSÃO INTRODUÇÃO: As ações previstas neste Plano de Trabalho possuem como articuladores comuns a efetivação de forma

Leia mais

A GEOGRAFIA NAS SALAS DE RECUPERAÇÃO. Diretoria de Ensino - Região de São Bernardo do Campo

A GEOGRAFIA NAS SALAS DE RECUPERAÇÃO. Diretoria de Ensino - Região de São Bernardo do Campo A GEOGRAFIA NAS SALAS DE RECUPERAÇÃO Diretoria de Ensino - Região de São Bernardo do Campo OBJETIVOS Refletir sobre as atividades desenvolvidas nas Salas Recuperação de Ciclo (RC) e Recuperação Contínua

Leia mais

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora da Formação PNAIC/UFSC/2017

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora da Formação PNAIC/UFSC/2017 PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora da Formação PNAIC/UFSC/2017 Objetivo: Fazer um resgate do PNAIC em nosso Estado, apresentar o novo modelo e refletir sobre os desafios que se apresentam.

Leia mais

REUNIÃO PEDAGÓGICA 04/04/2018 SEJAM BEM-VINDOS!

REUNIÃO PEDAGÓGICA 04/04/2018 SEJAM BEM-VINDOS! REUNIÃO PEDAGÓGICA 04/04/2018 SEJAM BEM-VINDOS! PAUTA DA REUNIÃO ATIVIDADE Abertura RESPONSÁVEL CE,DA, COORDENAÇÕES e DG Orientações Pedagógicas SIGAA ASPED SRA INTERVALO PIT E RIT NPPD Informes Gerais

Leia mais

MANUAL DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

MANUAL DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA MANUAL DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA 2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIOTERAPIA E DANÇA DIREÇÃO Ricardo Demétrio

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO TURMA: 20 H

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO TURMA: 20 H Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Turismo, Hospitalidade e Lazer CURSO: Técnico em Hospedagem Proeja FORMA/GRAU:( X )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Código: Município: Eixo Tecnológico: Habilitação Profissional: Qualificação: Componente Curricular: Módulo: C. H. Semanal: Professor: I Atribuições

Leia mais

6. PLANOS DE DISCIPLINAS

6. PLANOS DE DISCIPLINAS 6. PLANOS DE DISCIPLINAS DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 100 h (120

Leia mais

A PROVINHA BRASIL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES

A PROVINHA BRASIL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES A PROVINHA BRASIL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES Luciana Silva Nascimento Estudante do Curso de Pedagogia Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão UFMA. E-mail: luciana.ns@uol.com.br

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA Curso de Graduação

EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA Curso de Graduação FASIPE CENTRO EDUCACIONAL LTDA. Mantenedora FACULDADE FASIPE Mantida EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA Curso de Graduação REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Sinop MT REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Regulamento

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 294. Aprovado pela portaria Cetec nº 774 de 24/09/2015 ETEC: DE TIQUATIRA Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: CONTROLE E PROCESSOS

Leia mais