Coesão e coerência coesão coerência

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Coesão e coerência coesão coerência"

Transcrição

1 Coesão e coerência A coesão, manifestada no nível microtextual, referese aos modos como os componentes do universo textual, isto é, as palavras que ouvimos ou vemos, estão ligados entre si dentro de uma sequência. (Leonor Fávero) A coerência, por sua vez, manifestada em grande parte macrotextualmente, refere-se aos modos como os componentes do universo textual, isto é, os conceitos e as relações subjacentes ao texto de superfície, se unem numa configuração, de maneira reciprocamente acessível e relevante. Assim a coerência é o resultado de processos cognitivos operantes entre os usuários e não mero traço dos textos. (Leonor Fávero)

2 Exemplos Em O Menino e o Mundo, um garoto parte de sua pequena aldeia em busca de seu pai. Seguindo o som da flauta paterna, o menino se depara com um universo cheio de fantasia, porém nada realista. O tom lírico domina o filme, por isso ele é considerado pouco poético. Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, telefone, agenda, copo com lápis, caneta, blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo.

3 Circuito Fechado Ricardo Ramos Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, telefone, agenda, copo com lápis, caneta, blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo. xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras, cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.

4 Referência textual Referenciação (ou coesão referencial) Endofórica: anafórica catafórica Exofórica Substituição pronominal; verbal; adverbial; numeral. elipse* Reiteração repetição do mesmo item; sinônimos; hiperônimos/hipônimos; expressões nominais definidas; nomes genéricos.

5

6 Substituição Pronominal: Maria e José são meus alunos. Eles estudam muito. Verbal: Maria estuda muito. José faz o mesmo. Adverbial: Em Goiânia está muito quente. Aqui é necessário ter ar condicionado. Numeral: Maria e José são meus alunos. Ambos estudam muito. Elipse Aonde você foi ontem? À casa de Paulo. Ø Sozinha? Não, Ø com amigos.

7 Reiteração repetição do mesmo item; No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho [...] sinônimos; Eu ganhei um cachorro. É um cão da raça labrador. hiperônimos/hipônimos; Maria estuda Direito, mas se dedica mais ao Direito Penal. Eu ganhei um cachorro, pois adoro animais! expressões nominais definidas; O cantor Sting tem lutado pela preservação da Amazônia. O ex-líder da banda The Police chegou ontem ao Brasil.

8 Coesão sequencial Sequenciação por conexão (conjunções, preposições) Maria estuda, trabalha e cuida da família, mas tem pouco tempo para seus hobbys. Sequenciação temporal: Primeiro vi a moto, depois o ônibus. Coesão recorrencial Recorrência de termos Pedro pedreiro, pedreiro esperando o trem que já vem, que já vem, que já vem, que já vem... Recorrência de estruturas (paralelismo) Precisamos salvar o Brasil da crise econômica. Precisamos salvar o Brasil das mãos dos corruptos. Precisamos salvar o Brasil do povo corrupto! Precisamos salvar o Brasil...

9 Você não se arrependerá de ver este filme: Você não se arrependerá de ver esse filme. O Senhor dos Anéis e Harry Potter são produções bem diferentes. Você não se arrependerá de ver aquele filme. Espero que Maria passe no concurso. Isso é o que eu desejo. Isto é o que desejo: que Maria passe no concurso. Pedro e João são irmãos. é médico e é engenheiro.

10 O que ninguém diz quando você tenta a todo custo ser aceita é que nem isso torna você imune. Ser aceita não é garantia nenhuma de ser poupada. 1. (UFG-2015) No trecho nem isso torna você imune, a palavra isso refere-se a) à tentativa a todo custo de ser aceito. b) ao compromisso de derrotar o dragão. c) à necessidade de unir-se ao dragão para ser aceito. d) ao comodismo de ver as pessoas se dando mal na vida.

11 História de bem-te-vi Cecília Meireles Com estas florestas de arranha-céus que vão crescendo, muita gente pensa que passarinho é coisa só de jardim zoológico; e outras até acham que seja apenas antiguidade de museu. Certamente chegaremos lá; mas por enquanto ainda existem bairros afortunados onde haja uma casa, casa que tenha um quintal, quintal que tenha uma árvore. Bom será que essa árvore seja a mangueira. Pois nesse vasto palácio verde podem morar muitos passarinhos.

12 2. (IC 2015) Em Certamente chegaremos lá" (no 1º parágrafo), a expressão destacada: I. Tem caráter anafórico e se refere ao fato de que, no futuro, só encontraremos pássaros em jardim zoológico ou museu. II. Tem caráter catafórico e se refere a bairros afortunados", que são exceção à regra no espaço urbano. III. Embora seja um advérbio que, originalmente, tem valor ou ideia de lugar, no texto está empregado para se referir a referencial temporal. Assinale a alternativa correta: a) Estão corretos apenas I e III. b) Estão corretos apenas II e III. c) Está correto apenas I. d) Estão todos corretos.

13 3. (CESPE ) A coerência textual seria mantida se o verbo catalisar (l.5) fosse substituído pelo verbo organizar. certo errado

14 Porém, vieram as chuvas, as enchentes e os rios urbanos voltaram a ficar tomados por lixo, mascarando, de certa forma, o enorme volume de esgoto que muitos desses corpos de água recebem diariamente. 4. (FGV ) Sobre os componentes desse segmento do texto, assinale a afirmativa correta. a) A forma verbal vieram se refere a chuvas, enchentes e rios. b) O adjetivo enorme indica uma quantidade específica. c) O termo corpos de água se refere a chuvas e enchentes. d) A expressão de certa forma indica uma quantidade aproximada. e) O particípio tomados se refere exclusivamente a rios.

15 ...

16 5. (Funiversa 2012) Com referência ao texto, O pronome os (ocorrência como los), em O mal, portanto, não está em expressá-los (linha 34) refere-se a desejos e projetos (linhas 33 e 34). certo errado 6. O sentido da expressão A violência intrafamiliar (linha 1) é retomada na passagem a violência no interior das famílias (linhas 27 e 28). certo errado

17 7. (CESPE ) Conclui-se dos sentidos do texto que o antecedente do termo Esse incentivo (l.9) é a ideia expressa em atrair pesquisadores do exterior interessados em trabalhar no Brasil (l.8-9). certo errado

18 8. (CESPE ) No período Mas não o faça sem conhecimento de causa (l.2), o elemento o, que estabelece coesão com os períodos anteriores, marca a elipse do sintagma nominal um carro (l.1). certo errado

19

20 9. (CESPE ) O trecho que não há produção possível (...) dos meios de produção (l. 2 a 4) é a demonstração a que se refere a expressão esta demonstração (l. 1 e 2). certo errado

21

22 10. (CESPE ) A expressão desse material (l.15) constitui recurso de coesão por substituição, pois retoma de forma sintética diversos elementos citados em trechos antecedentes do texto. certo errado

23 Pressuposto Segundo Platão e Fiorin, pressupostos são ideias não expressas de maneira explícita, que decorrem logicamente do sentido de certas palavras ou expressões contidas na frase. Trocando em miúdos: algumas palavras dentro da frase carregam informações implícitas. O Fusca foi meu primeiro carro. Pressuposto:. O prefeito está menos popular. Pressuposto:.

24 Subentendido Os subentendidos são mensagens implícitas deduzidas subjetivamente pelo interlocutor. Justamente por essa ideia de dedução, os subentendidos de uma declaração podem não ser verdadeiros. Amigo do Mário É da casa do Mário? Mãe do Mário Ele teve de sair, mas já volta. Possível subentendido: A mãe do Mário entende que o amigo do filho queria falar com ele. Marido Está muito frio lá fora! Esposa Tudo bem, eu já vou fechar a janela. Possível subentendido:

25 11. (FGV / ICMS-RJ / ): Com base na leitura do texto, analise os itens a seguir: I - Em "Portanto, a necessidade de as gerações atuais preservarem recursos para as gerações futuras também se dá no que tange aos recursos públicos." o termo grifado colabora com a identificação de um pressuposto. II - Em "Não mais se concebe uma atuação estatal efetiva sem uma apurada reflexão sobre os gastos públicos, seus limites e sua aplicação." Na identificação dos implícitos, observa-se um pressuposto. III - Em "Enquanto o primeiro, normalmente, se adstringe a situações futuras próximas, o segundo vincula-se a situações futuras a longo prazo." A leitura só se efetiva se o leitor identificar os subentendidos.

26 11. a) se somente os itens II e III estiverem corretos. b) se somente os itens I e II estiverem corretos. c) se todos os itens estiverem corretos. d) se nenhum item estiver correto. e) se somente os itens I e III estiverem corretos.

27 Significante Significado Significação das palavras Conotação Denotação Sinônimos Palavras de grande aproximação semântica. Perfeitos: após e depois Imperfeitos: feliz e alegre Outros exemplos: colóquio e diálogo léxico e vocabulário adiar e procrastinar aviltar e ultrajar Antônimos Palavras de significação oposta. Altivez e humildade Empatia e antipatia Clássico e moderno

28 Homônimos Palavras com o mesmo som e/ou grafia, mas com sentidos díspares. Homográficos mesma grafia. Sede e sede gosto e gosto conserto e conserto Homofônicos mesmo som. Cassar e caçar acender e ascender conserto e concerto Perfeitos mesma grafia e mesmo som. Manga e manga como e como são e são Parônimos Palavras com o som e/ou grafia parecidos, mas com sentidos díspares Elogio e elegia Acerto e asserto Deferir e diferir Eminente e iminente

29 Infelizmente, ainda hoje assistimos no Brasil a fenômenos que há muito deveriam ter sido excluídos da vida política nacional, como a compra de votos e a atitude de diversos candidatos, durante as campanhas eleitorais, de doar cestas básicas e toda a sorte de brindes em troca da promessa de voto dos eleitores. 12. (FGV-2011) No último parágrafo, as aspas em doar confirmam, para o vocábulo, seu aspecto de: a) polifonia; b) coloquialismo; c) antonímia; d) metáfora; e) ironia.

30 13. (CESPE ) Seria preservado o sentido original do texto caso o termo invioláveis (l.10) fosse substituído por indestrutíveis. certo errado

31 Aprisionados nessa conflituosa ambiguidade, inferiorizar o futebol brasileiro parece ser o mote das críticas e cobranças de boa parte da mídia. Carecendo de novas verdades, profetas anunciam caminhos, vendem verdades que pouco servem à evolução de nosso futebol. Aplaudem mais as medidas e o futebol de outros países, como se o autoelogio ou o reconhecimento do Brasil fosse uma espécie de tabu. 14. (VUNESP ) Considerando o emprego contextualizado da forma verbal Aplaudem, em destaque no quarto parágrafo, afirma-se corretamente que estabelece relação de antonímia com: a) Acatam. b) Aquilatam. c) Deferem. d) Aviltam. e) Ratificam.

32

33

34 15. (FUNIVERSA ) No texto, o vocábulo a) dublar (linha 22) foi empregado em sentido conotativo. b) perde (linha 37) é sinônimo de ficar sem a posse. c) constituição (linha 8) foi empregado no sentido de ordenação, estatuto, regra. d) personagem (linha 18) é sinônimo de protagonista. e) procurador (linha 19) foi empregado no sentido de aquele que procura algo.

35 Alética Epistêmica Deôntica Axiológica Atitudinal Atenuadora Modalidade Modalidades stricto sensu Modalidades lato sensu Fonte: KOCH, Ingedore Villaça. Introdução à Linguística Textual. São Paulo: Contexto, p

36 Exemplos: Evidentemente, a divisão social do trabalho é um maneira de organizar a produção. Não como negar... Obviamente... Parece sensato... Alética refere-se à necessidade ou possibilidade da própria existência dos estados de coisas no mundo. Exemplo: É impossível não se comover com as palavras do palestrante, tanto que várias pessoas procuraram seus lencinhos nos bolsos. Epistêmica assinala o comprometimento/engajamento do locutor com relação ao seu enunciado, o grau de certeza com relação ao que é dito. É a modalidade do saber ou da crença que caracteriza todo e qualquer enunciado.

37 Deôntica indica o grau de imperatividade ou facultatividade atribuído ao conteúdo proposicional. Exemplo: É indispensável a presença de todos. Opcionalmente, os candidatos poderão utilizar caneta de tinta azul. Axiológica expressa uma avaliação dos eventos, ações, situações etc. Exemplos: Inexplicavelmente, o suspeito sumiu e nunca mais foi encontrado. Curiosamente, dedicamos nossos dias a conquistar um horizonte de sonhos que já não sabemos como desfrutar.

38 Atitudinal (ou afetivo) marca uma atitude psicológica com que o enunciador se representa diante dos eventos de que fala o enunciado. Exemplo: Lamentavelmente, o concurso foi suspenso. Desgraçadamente... Infelizmente... Atenuadora tem por objetivo preservar a face dos interlocutores. Exemplo: No meu modesto modo de entender, creio que seria melhor não incluir este tópico na prova de Português. Talvez fosse melhor... Ao que me parece...

39 A defesa alega que não houve homofobia, mas uma simples briga de jovens, talvez motivada por um suposto flerte de um dos garotos que foi agredido. Os agredidos e outras testemunhas negam que houve qualquer tipo de contato anterior e dizem que os agressores já chegaram batendo.

40 Exercícios extras!

41 1. (UFG ) A duplicidade de sentido confere à tira um efeito de humor, que é obtido a) pela utilização de catáfora nas falas das personagens, já que esse mecanismo tem a função de antecipar seu referente. b) por motivos extralinguísticos, pois há referência a determinado comportamento não pertencente aos animais. c) pela quebra de expectativa, uma vez que se esperava de Garfield um entendimento diferente daquele demonstrado no último quadro. d) pelo contexto da história, porque as falas de Jon e Garfield ocorrem em cenas sem localização espacial e temporal.

42 2. (UFG ) O Texto 1 é definido como uma crônica, porque se baseia, predominantemente, na (A) argumentação de um ponto de vista. (B) reflexão sobre o cotidiano. (C) narração detalhada de fatos. (D) ilustração de ensinamento moral.

43 3. (UFG ) A temática central abordada no cartum é (A) a dependência tecnológica dos jovens. (B) o destaque dos polos das diferenças sociais. (C) a ênfase no exagero das distinções de gênero e raça. (D) o apego das pessoas à comunicação virtual.

44

45 4. (UEG 2013) No quarto parágrafo (linhas 10-13), tem-se um exemplo de discurso a) misto b) indireto livre c) indireto d) direto

46 5. (UEG 2013) Ao citar a definição de violência, presente no Dicionário da Língua Portuguesa (linhas 19-24), o autor estabelece entre seu texto e o referido dicionário uma relação a) irônica b) intratextual c) intertextual d) metafórica

47 Gabarito 1 A 2 A 3 C 4 E 5 E 6 C 7 E 8 E 9 C 10 C 11 B 12 E 13 E 14 D 15 A EXERCÍCIOS EXTRAS 1 C 2 B 3 B 4 D 5 C

Comunicação e Expressão. Prof(a) Responsável: Marlei Gomes da Silva Malinoski Prof(a) Tutor (a) de Aprendizagem: Gabriela Vieira de Souza Manieri

Comunicação e Expressão. Prof(a) Responsável: Marlei Gomes da Silva Malinoski Prof(a) Tutor (a) de Aprendizagem: Gabriela Vieira de Souza Manieri Comunicação e Expressão Prof(a) Responsável: Marlei Gomes da Silva Malinoski Prof(a) Tutor (a) de Aprendizagem: Gabriela Vieira de Souza Manieri Quais os conceitos da Disciplina de Comunicação e Expressão?

Leia mais

COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL

COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL Coesão: mecanismos linguísticos Conexão entre frases e parágrafos; Encadeamento lógico e formal entre as partes do texto; Ideias soltas, parágrafos sem conexão representam falta

Leia mais

LISTA: 2ª Lucas Salomão Segmento temático: SUBSTANTIVO 2018 texto

LISTA: 2ª Lucas Salomão Segmento temático: SUBSTANTIVO 2018 texto LISTA: 01 2ª série Ensino Médio Professor(a): Lucas Salomão Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: SUBSTANTIVO DIA: MÊS: 02 2018 Você provavelmente está acostumado a ver a palavra texto. Mas

Leia mais

Comunicação e Expressão

Comunicação e Expressão Comunicação e Expressão Prof (a) Responsável: Marlei Gomes da Silva Malinoski Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Gabriela Vieira de Souza Manieri e Adriana Joana Novelli Quais os conceitos da Disciplina

Leia mais

COESÃO E COERÊNCIA. A coerência e a coesão são elementos essenciais para se produzir um texto claro e inteligível.

COESÃO E COERÊNCIA. A coerência e a coesão são elementos essenciais para se produzir um texto claro e inteligível. COESÃO E COERÊNCIA A coerência e a coesão são elementos essenciais para se produzir um texto claro e inteligível. Veja se estes textos são coesos e coerentes. 1) Pedro foi aprovado no concurso. Torcíamos

Leia mais

Diretoria de Ensino - Região de Diadema. Diretoria de Ensino Região de Diadema

Diretoria de Ensino - Região de Diadema. Diretoria de Ensino Região de Diadema Diretoria de Ensino - Região de Diadema Pauta Objetivo; Avaliação no processo de ensino aprendizagem e Avaliação da Aprendizagem em Processo AAP; Café; Oficina 1 O que fazer com os resultados? Conteúdo

Leia mais

Queridos alunos, aproveitem esta oportunidade de recordar o que estudamos durante este ano. Boa sorte! (Cada questão vale 1 ponto)

Queridos alunos, aproveitem esta oportunidade de recordar o que estudamos durante este ano. Boa sorte! (Cada questão vale 1 ponto) DISCIPLINA: Redação PROFESSORAS: Fernanda/Andréa/Marianna DATA: /12/2014 ASSUNTO: Trabalho de recuperação SÉRIE/ANO: 8º TURMA: NOME COMPLETO: Nº: Queridos alunos, aproveitem esta oportunidade de recordar

Leia mais

INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO MÓDULO 3 NOÇÕES DE TEXTO - UNIDADE DE SENTIDO

INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO MÓDULO 3 NOÇÕES DE TEXTO - UNIDADE DE SENTIDO INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO MÓDULO 3 NOÇÕES DE TEXTO - UNIDADE DE SENTIDO Índice 1. Introdução...3 2 1. INTRODUÇÃO A palavra texto é bastante familiar no âmbito escolar e fora dele, embora, de modo

Leia mais

Aula 6 Substantivo I - Classificação e flexão de número; Artigo. Professor Guga Valente

Aula 6 Substantivo I - Classificação e flexão de número; Artigo. Professor Guga Valente Aula 6 Substantivo I - Classificação e flexão de número; Artigo Professor Guga Valente Circuito fechado Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear,

Leia mais

CIRCUITO FECHADO: UM OLHAR SEMIÓTICO

CIRCUITO FECHADO: UM OLHAR SEMIÓTICO 3 CIRCUITO FECHADO: UM OLHAR SEMIÓTICO Camila de Araújo Beraldo Ludovice Professora dos cursos de Letras e Ciências Contábeis da Universidade de Franca (Unifran). Coordenadora da Especialização em Estudos

Leia mais

Substantivo. Apostila 2; Capítulo 6 Unidades 17 a 20 (pág. 400 a 408)

Substantivo. Apostila 2; Capítulo 6 Unidades 17 a 20 (pág. 400 a 408) Substantivo Apostila 2; Capítulo 6 Unidades 17 a 20 (pág. 400 a 408) Professora Simone 2 Introdução Morfologia é a descrição das regras que regem a estrutura interna das palavras, isto é, as regras de

Leia mais

Lista 02 (TB 2) /05/2019

Lista 02 (TB 2) /05/2019 Lista 02 (TB 2) - 112 28/05/2019 Questão 1 Para responder à questão, veja a charge abaixo. Com base no contexto histórico de sua publicação, o título adequado para essa charge é (Folha de São Paulo, 27/05/2018.)

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA VALERIA MENDONCA DE OLIVEIRA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Cruz e Souza, poeta simbolista catarinense, era

Leia mais

Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova.

Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova. Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 1º Ano E.M. Data: /08/2019 Série Professor(a): Wuilton Trabalho Recuperação Matéria: Português Valor: 10,0 Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não

Leia mais

Estudo das classes de palavras - Substantivos. Casas entre bananeiras mulheres entre laranjeiras pomar amor cantar. Devagar...as janelas olham.

Estudo das classes de palavras - Substantivos. Casas entre bananeiras mulheres entre laranjeiras pomar amor cantar. Devagar...as janelas olham. Estudo das classes de palavras - Substantivos Cidadezinha qualquer Carlos Drummond de Andrade 1 Casas entre bananeiras mulheres entre laranjeiras pomar amor cantar. Um homem vai devagar. Um cachorro vai

Leia mais

PRÁTICA DOCENTE: OS PROFESSORES ENQUANTO SUJEITOS DO CONHECIMENTO

PRÁTICA DOCENTE: OS PROFESSORES ENQUANTO SUJEITOS DO CONHECIMENTO PRÁTICA DOCENTE: OS PROFESSORES ENQUANTO SUJEITOS DO CONHECIMENTO Por Carolina Fernandes e Fabiana Giovani (profs. UNIPAMPA) A SUBJETIVIDADE DO PROFESSOR Com base em Tardif (2002), o professor de profissão

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

C O E S Ã O REFERENCIAL RECORRENCIAL

C O E S Ã O REFERENCIAL RECORRENCIAL C O E S Ã O REFERENCIAL RECORRENCIAL C O E S Ã O É a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino Fundamental Língua Portuguesa 2) Inferir o sentido

Leia mais

Português. Interpretação de Texto TRT- RJ. Maria Tereza Faria

Português. Interpretação de Texto TRT- RJ. Maria Tereza Faria Português Interpretação de Texto TRT- RJ Maria Tereza Faria 1. Leitura da fonte bibliográfica gênero textual; 2. leitura do título; 3. leitura do enunciado; 4. leitura das alternativas; 5. destaque das

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2017

CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2017 CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA DE VITERBO-SP ASISTENTE SOCIAL Nome do(a) Candidato(a) Número de Documento Este caderno de questões está assim constituído: DISCIPLINAS

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

PORTUGUÊS. Interpretação de textos Coesão e Coerência. Prof.ª Isabel Vega

PORTUGUÊS. Interpretação de textos Coesão e Coerência. Prof.ª Isabel Vega PORTUGUÊS Interpretação de textos Coesão e Coerência Prof.ª Isabel Vega I) COERÊNCIA TEXTUAL A coerência consiste no princípio da não contradição de sentidos entre as passagens de um mesmo texto ou entre

Leia mais

A EXPERIÊNCIA PIONEIRA DA EQUIPE PIBID/AEDB EM RESENDE

A EXPERIÊNCIA PIONEIRA DA EQUIPE PIBID/AEDB EM RESENDE A EXPERIÊNCIA PIONEIRA DA EQUIPE PIBID/ EM RESENDE Rosel Ulisses Silva e Vasconcelos ulisses.vas@gmail.com Barbara Rezende Alves Eschholz barbaraeschholz@hotmail.com Isadora Rangel de Freitas isadora.rangel@hotmail.com

Leia mais

PORTUGUÊS MARIA TEREZA

PORTUGUÊS MARIA TEREZA PORTUGUÊS MARIA TEREZA PASSO A PASSO 1. Leitura da fonte bibliográfica; 2. hipótese sobre tipologia e gênero textuais; 3. leitura do título; 4. leitura dos itens; 5. destaque das palavras-chave dos itens;

Leia mais

OBSERVE NO QUADRO A SEGUIR COMO A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES PESSOAS DO DISCURSO DE UM TEXTO GERA DIFERENTES EFEITOS:

OBSERVE NO QUADRO A SEGUIR COMO A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES PESSOAS DO DISCURSO DE UM TEXTO GERA DIFERENTES EFEITOS: A LINGUAGEM DO TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO OBSERVE NO QUADRO A SEGUIR COMO A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES PESSOAS DO DISCURSO DE UM TEXTO GERA DIFERENTES EFEITOS: Posição subjetiva em relação ao que

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 42 Coesão referencial, lexical e sequencial

Bárbara da Silva. Português. Aula 42 Coesão referencial, lexical e sequencial Bárbara da Silva Português Aula 42 Coesão referencial, lexical e sequencial A coesão referencial e a coesão sequencial são chamadas de recursos coesivos por estabelecerem vínculos entre as palavras, orações

Leia mais

UNILAVRAS CONCURSOS. Concurso Público da Prefeitura Municipal de Alfenas. Edital n.º 01/2016

UNILAVRAS CONCURSOS. Concurso Público da Prefeitura Municipal de Alfenas. Edital n.º 01/2016 UNILAVRAS CONCURSOS Concurso Público da Prefeitura Municipal de Alfenas Edital n.º 01/2016 CADERNO DE PROVAS I / 1. Esta prova contém 30 (trinta) questões objetivas de múltipla escolha com 4 (quatro) opções

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO INSTRUÇÕES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO INSTRUÇÕES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA INSTRUÇÕES 1. Confira seu nome e número de inscrição no cartão-resposta. Se houver algum erro, comunique-o ao fiscal de sala. Assine o cartão-resposta

Leia mais

PERFIS DE SAÍDA DOS ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA

PERFIS DE SAÍDA DOS ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA PERFIS DE SAÍDA DOS ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS EIXO TEMÁTICO COMPETÊNCIAS ESPERADAS Variedades lingüísticas; Diálogo; Turnos. Gênero

Leia mais

Aula 5: Coesão e Coerência

Aula 5: Coesão e Coerência Aula 5: Coesão e Coerência O texto não é simplesmente um conjunto de palavras; pois se o fosse, bastaria agrupá-las de qualquer forma e teríamos um: "O ontem lanche menino comeu" Veja que neste caso não

Leia mais

LINGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA INFORMÁTICA. Ministério da Educação Instituto Federal do Paraná PROCESSO SELETIVO PROCESSO SELETIVO ANO LETIVO 2010

LINGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA INFORMÁTICA. Ministério da Educação Instituto Federal do Paraná PROCESSO SELETIVO PROCESSO SELETIVO ANO LETIVO 2010 Ministério da Educação Instituto Federal do Paraná INSTITUTO FEDERAL PARANÁ EAD PROCESSO SELETIVO PROCESSO SELETIVO ANO LETIVO 2010 INSTRUÇÕES 1. Aguarde autorização para abrir o caderno da prova. 2. Assine

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 9 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 9 o ano EF Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental 175 identificam os elementos constitutivos da organização interna do gênero, em receita culinária; localizam itens explícitos de informação, relativos à descrição

Leia mais

SUMÁRIO. Unidade I Teoria da Comunicação. Capítulo 1 Linguagem, Língua, Fala, Signo Linguístico, Linguagem Verbal e Linguagem não Verbal

SUMÁRIO. Unidade I Teoria da Comunicação. Capítulo 1 Linguagem, Língua, Fala, Signo Linguístico, Linguagem Verbal e Linguagem não Verbal SUMÁRIO Unidade I Teoria da Comunicação Capítulo 1 Linguagem, Língua, Fala, Signo Linguístico, Linguagem Verbal e Linguagem não Verbal Linguagem Língua Fala Signo linguístico Significado Significante Linguagem

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 32 Semântica

Bárbara da Silva. Português. Aula 32 Semântica Bárbara da Silva Português Aula 32 Semântica Em linguística, Semântica estuda o significado e a interpretação do significado de uma palavra, de um signo, de uma frase ou de uma expressão em um determinado

Leia mais

Significação das palavras

Significação das palavras PORTUGUÊS Significação das palavras Coerência X Coesão Na maioria das vezes, sentimo-nos despreparados quando estamos diante de uma folha de papel em branco no propósito de fazer uma redação, não é mesmo?

Leia mais

Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário

Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário Jader Ewerton Disciplinas Feitosa de SouzaCursos H Unidade 1 Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário Usuário

Leia mais

Coesão e Coerência Textuais

Coesão e Coerência Textuais Universidade Estadual de Feira de Santa Departamento de Tecnologia Curso de Engenharia de Computação Coesão e Coerência Textuais Profª. Michele Fúlvia Angelo mfangelo@ecomp.uefs.br Construção de textos:

Leia mais

Mecanismos de Coesão Textual Questões Consulplan Professor Alexandre Luz

Mecanismos de Coesão Textual Questões Consulplan Professor Alexandre Luz Mecanismos de Coesão Textual Questões Consulplan Professor Alexandre Luz www.masterjuris.com.br 1. O ministro argumenta que o bloqueio não se mostra razoável e gera insegurança jurídica a seus usuários.

Leia mais

Introdução 1 Língua, Variação e Preconceito Linguístico 1 Linguagem 2 Língua 3 Sistema 4 Norma 5 Português brasileiro 6 Variedades linguísticas 6.

Introdução 1 Língua, Variação e Preconceito Linguístico 1 Linguagem 2 Língua 3 Sistema 4 Norma 5 Português brasileiro 6 Variedades linguísticas 6. Introdução 1 Língua, Variação e Preconceito Linguístico 1 Linguagem 2 Língua 3 Sistema 4 Norma 5 Português brasileiro 6 Variedades linguísticas 6.1 Padrão vs. não padrão 6.2 Variedades sociais 6.3 Classificação

Leia mais

Coesão e coerência no jornal Diário Gaúcho: um estudo exploratório

Coesão e coerência no jornal Diário Gaúcho: um estudo exploratório XXII Salão de Iniciação Científica UFRGS Coesão e coerência no jornal Diário Gaúcho: um estudo exploratório Ana Maria Sigas Pichini Graduanda Letras / Bacharelado Voluntária de IC PROPESQ UFRGS Profª Drª

Leia mais

630 Revista Philologus, Ano 24, N 72. Rio de Janeiro: CiFEFiL, set./dez.2018.

630 Revista Philologus, Ano 24, N 72. Rio de Janeiro: CiFEFiL, set./dez.2018. CIRCUITO FECHADO : UMA FORMA DE TRABALHAR VERBOS Nãnashara Cavalcante Boehm da Silva Barbosa (UEMS) nanasharapd@gmail.com Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS) chaves.adri@hotmail.com Natalina

Leia mais

Antes de iniciar as respostas, faça uma leitura completa da avaliação. Lembre-se:

Antes de iniciar as respostas, faça uma leitura completa da avaliação. Lembre-se: 9º Rasuras serão consideradas erro! Não use corretivo! Não abrevie palavras! Utilize apenas caneta de tinta azul ou preta! Responda ao que foi solicitado de forma coerente e coesa. Boa Sorte! Dar o conceito

Leia mais

Reflexões no ensino acerca das conjunções coordenativas 1

Reflexões no ensino acerca das conjunções coordenativas 1 Crátilo: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, UNIPAM, (4):37-45, 2011 Reflexões no ensino acerca das conjunções coordenativas 1 CRISTIANE NASCIMENTO RODRIGUES DANIELA S. GUANAIS COSTA LUAN LEE

Leia mais

Sumário. Introdução, 1. 1 Português jurídico, 5 1 Linguagem, sistema, língua e norma, 5 2 Níveis de linguagem, 11 Exercícios, 24

Sumário. Introdução, 1. 1 Português jurídico, 5 1 Linguagem, sistema, língua e norma, 5 2 Níveis de linguagem, 11 Exercícios, 24 Sumário Introdução, 1 1 Português jurídico, 5 1 Linguagem, sistema, língua e norma, 5 2 Níveis de linguagem, 11 Exercícios, 24 2 Como a linguagem funciona, 31 1 Análise do discurso, 31 2 O estudo da linguagem,

Leia mais

Questões de Concursos Aula 01 INSS PORTUGUÊS. Prof. Carlos Zambeli

Questões de Concursos Aula 01 INSS PORTUGUÊS. Prof. Carlos Zambeli Questões de Concursos Aula 01 INSS PORTUGUÊS Prof. Carlos Zambeli Português 1. (CESPE 2017 TCE-PE) No que concerne aos aspectos linguísticos e aos sentidos do texto CB2A1AAA, julgue o item seguinte. A

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2017

CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2017 CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA DE VITERBO-SP AUDITOR FISCAL TRIBUTÁRIO Nome do(a) Candidato(a) Número de Documento Este caderno de questões está assim constituído:

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DOMÍNIOS COMPETÊNCIAS DESCRITORES D01 Distinguir letras de outros sinais gráficos. Reconhecer as convenções da escrita. D02 Reconhecer

Leia mais

D01 Reconhecer especificidades da linguagem escrita.

D01 Reconhecer especificidades da linguagem escrita. MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA PAEBES ALFA 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental Tópicos Competências Descritores Níveis de Complexidade 1º ANO 2º ANO 3º ANO T1- Reconhecimento de convenções do

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 13 12 2.º período 10 10 11 12 12 3.º período 10 9 9 9 10 Unidades

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo-2016-2017 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 12 13 12 13 13 3.º período 7 7

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 3 a série EM

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 3 a série EM Os alunos da 3 a série do Ensino Médio 200 localizam itens explícitos de informação, relativos à descrição de características de determinado fenômeno ou fato, em artigo de opinião, infográfico, notícia

Leia mais

O TEXTO ARGUMENTATIVO

O TEXTO ARGUMENTATIVO O TEXTO ARGUMENTATIVO A argumentação visa a persuadir o leitor acerca de uma posição. Quanto mais polêmico for o assunto em questão, mais dará margem à abordagem argumentativa. Os argumentos devem promover

Leia mais

Ele tomou emprestado sem meu consentimento, ou seja, roubou.

Ele tomou emprestado sem meu consentimento, ou seja, roubou. a paráfrase, que é uma atividade de reformulação de um texto-fonte. Comumente vem marcada por expressões introdutórias como isto é, ou seja, quer dizer, digo, ou melhor, em outras palavras: Ele tomou emprestado

Leia mais

COESÃO TEXTUAL. Língua Portuguesa Prof. Samuel KühnK

COESÃO TEXTUAL. Língua Portuguesa Prof. Samuel KühnK COESÃO TEXTUAL Língua Portuguesa Prof. Samuel KühnK A COESÃO DO TEXTO Relações textuais Procedimentos Recursos 1.1. Repetição 1.1.1. Paráfrase 1.1.2. Paralelismo 1. REITERAÇÃO 1.2. Substituição 1.2.1.

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período 1.º Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo-2018-2019 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 12 12 2.º período 12 12 12 14 14 3.º

Leia mais

1º PERÍODO DISCIPLINA DE PORTUGUÊS [5.º] PLANIFICAÇÃO ANUAL 2018/ º ANO DE ESCOLARIDADE. DOMÍNIO CONTEÚDO TEMPOS 1 Educação Literária

1º PERÍODO DISCIPLINA DE PORTUGUÊS [5.º] PLANIFICAÇÃO ANUAL 2018/ º ANO DE ESCOLARIDADE. DOMÍNIO CONTEÚDO TEMPOS 1 Educação Literária DISCIPLINA DE PORTUGUÊS [5.º] PLANIFICAÇÃO ANUAL 2018/2019 5.º ANO DE ESCOLARIDADE 1º PERÍODO DOMÍNIO CONTEÚDO TEMPOS 1 Educação Literária *Textos da literatura para crianças e jovens, da tradição popular

Leia mais

SIGNIFICAÇÃO VOCABULAR E TEXTUAL

SIGNIFICAÇÃO VOCABULAR E TEXTUAL SIGNIFICAÇÃO VOCABULAR E TEXTUAL SIGNIFICAÇÃO VOCABULAR E TEXTUAL Toda palavra é composta de: SIGNIFICANTE (forma) e SIGNIFICADO (conteúdo) Exemplo: Gato - animal mamífero, quadrúpede, felino (primeiro

Leia mais

CONSURSO PÚBLICO MUNICIPAL PREFEITURA DE NOVA GLÓRIA Realização:

CONSURSO PÚBLICO MUNICIPAL PREFEITURA DE NOVA GLÓRIA Realização: ANEXO I-A ÁREAS DE ATUAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE PSF CARGO ÁREA DE ATUAÇÃO VAGA ABERTA AGENTE ÁREA URBANA PSF 1 05 (cinco) LOCALIZAÇÃO - Todos os setores da zona ou perímetro urbano de Nova

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 3 a série EM

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 3 a série EM Os alunos 3ª série do Ensino Médio 200 localizam itens explícitos de informação, relativos à descrição de características de determinado fenômeno ou fato, em artigo de opinião, infográfico, notícia e mapa;

Leia mais

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO I Competências para observar GRUPO III Competências para compreender

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO I Competências para observar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar COMPETÊNCIAS DO SUJEITO GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender Objetos do conhecimento (conteúdos) Tema 4 Reconstrução da intertextualidade

Leia mais

Cargo: M03 TÉCNICO EM CONTABILIDADE Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Questão Gabarito por extenso Justificativa

Cargo: M03 TÉCNICO EM CONTABILIDADE Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Questão Gabarito por extenso Justificativa Cargo: M03 TÉCNICO EM CONTABILIDADE transformação inesperada experenciada pelo eu lírico no contato com outra(s) pessoa(s). A banca entende que há também a possibilidade de interpretação de que o poema

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMPAIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMPAIO 1.º Período Vocabulário Ideia principal Informação essencial e acessória Informação implícita e explícita Inferências Descrição, diálogo, recriação de lengalengas, entrevista Texto narrativo, poesia criativa

Leia mais

Compreensão e Interpretação de Textos

Compreensão e Interpretação de Textos Língua Portuguesa Compreensão e Interpretação de Textos Texto Texto é um conjunto coerente de enunciados, os quais podem serem escritos ou orais. Trata-se de uma composição de signos codificada sob a forma

Leia mais

@decioterror. Décio Terror. Décio Terror. Ao vivo em 26/03 às 19 horas no link

@decioterror. Décio Terror. Décio Terror. Ao vivo em 26/03 às 19 horas no link @decioterror Décio Terror Décio Terror @profdecioterror Ao vivo em 26/03 às 19 horas no link abaixo https://youtu.be/oiu353_sxji Prova aplicada em 2019 01 No Texto 1, predomina o tipo textual (A) narrativo,

Leia mais

Aulão TJ-SP. Português Professores: Júnia Andrade e Marco Antônio (Macarrão) 1

Aulão TJ-SP. Português Professores: Júnia Andrade e Marco Antônio (Macarrão)  1 Aulão TJ-SP Português - 2017 Professores: Júnia Andrade e Marco Antônio (Macarrão) www.pontodosconcursos.com.br 1 Português para o TJ-SP 1. Programa oficial 1. Análise, compreensão e interpretação de diversos

Leia mais

SOMAR, PARA ACRESCENTAR, FAZER A DIFERENÇA, CRESCER.

SOMAR, PARA ACRESCENTAR, FAZER A DIFERENÇA, CRESCER. Ensino Fundamental 6º Ano 3º Bimestre 2017 Anápolis, 06/09/2017 Tarefa de Feriado de LINGUA PORTUGUESA e MATEMÁTICA Nome do Aluno(a): GRAMÁTICA Leia o texto para responder às questões que seguem: O Compadre

Leia mais

EBSERH E D I I T T R A

EBSERH E D I I T T R A EBSERH E D I T R A APRESENTAÇÃO...3 INTERPRETAÇÃO DE TEXTO...5 1. Informações Literais e Inferências possíveis...6 2. Ponto de Vista do Autor...7 3. Significado de Palavras e Expressões...7 4. Relações

Leia mais

LEITURA E PRODUÇÃO ACADÊMICA. Profa. Ana Lúcia Magalhães

LEITURA E PRODUÇÃO ACADÊMICA. Profa. Ana Lúcia Magalhães LEITURA E PRODUÇÃO ACADÊMICA PROGRAMA Níveis de Leitura: Superficial estrutura discursiva Intermediário estrutura narrativa Profundo estrutura profunda Aspectos relevantes da produção textual Correção

Leia mais

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos Português 4 º ano Ano letivo

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos Português 4 º ano Ano letivo Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos Português 4 º ano Ano letivo 2015 2016 1º PERIODO CONTEÚDOS COMPREENSÃO DO ORAL Vocabulário (sinónimos, antónimos, famílias de palavras, instruções, indicações)

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE Ano letivo de 2016 / 2017 GESTÃO DE CONTEÚDOS Ensino regular Português - 6.º Ano Unidades de Ensino / Conteúdos Nº Aulas Previstas (45 min) Unidades Abordadas: Unidade

Leia mais

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e Letra... 3 1.2. Divisão dos Fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro Vocálico... 7 1.5. Encontro Consonantal...

Leia mais

REVISÃO - coesão E coerência

REVISÃO - coesão E coerência REVISÃO - coesão E coerência o que é coesão E coerência?? 2. O que é coesão e coerência??? Em resumo, podemos dizer que a COESÃO trata da conexão harmoniosa entre as partes do texto, do parágrafo, da frase.

Leia mais

Língua Portuguesa UNIDADE DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO

Língua Portuguesa UNIDADE DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO Língua Portuguesa UNIDADE DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO Organizamos esta unidade para orientá-lo na revisão dos conteúdos trabalhados ao longo da disciplina. Siga as orientações desta apresentação, reveja os

Leia mais

O ESTUDO DAS PALAVRAS

O ESTUDO DAS PALAVRAS Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro vocálico... 6 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

COESÃO TEXTUAL AULA DE REDAÇÃO

COESÃO TEXTUAL AULA DE REDAÇÃO COESÃO TEXTUAL AULA DE REDAÇÃO OBSERVE OS TEXTOS A pesca - de Affonso Romano de Sant'Anna O anil o anzol o azul o silêncio o tempo o peixe a agulha vertical mergulha a água a linha a espuma o tempo o peixe

Leia mais

Conteúdos Programáticos PORTUGUÊS 5.º Ano

Conteúdos Programáticos PORTUGUÊS 5.º Ano INSTITUTO DE CIÊNCIAS EDUCATIVAS Departamento de Línguas Conteúdos Programáticos PORTUGUÊS 5.º Ano 1.º Período TEMA CONTEÚDOS (cf. Planos de Aula para articulação com descritores) AULAS PREVISTAS PONTO

Leia mais

PRESSUPOSTO E SUBENTENDIDO

PRESSUPOSTO E SUBENTENDIDO PRESSUPOSTO E SUBENTENDIDO Eu gosto de catar o mínimo e o escondido. Onde ninguém mete o nariz, aí entra o meu, com a curiosidade estreita e aguda que descobre o encoberto. MACHADO DE ASSIS.Obra completa.v.3.rio

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais

Leia mais

Apresentação da disciplina

Apresentação da disciplina Apresentação da disciplina Compreensão e interpretação Português / Texto - Prof.ª Ms. Paula Barreto Português: ementa Compreensão e interpretação de textos. Tipologia textual. Significação das palavras.

Leia mais

Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 8⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 8⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos 2018 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 8⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. A vida nos ambientes Diversidade e evolução

Leia mais

Profª. Raquel Freitas Sampaio

Profª. Raquel Freitas Sampaio LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA PONTUAÇÃO Profª. Raquel Freitas Sampaio 1 TIPOS DE PONTUAÇÃO Sinais que indicam que a frase não foi concluída: a vírgula (,) o ponto e vírgula (;) o travessão ( ) os dois pontos

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. ENSINO MÉDIO Conteúdos da 1ª Série 1º/2º Bimestre 2015 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Glauber Data: / /2015 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Redação Resultado / Rubrica

Leia mais

EMENTA: O discurso enquanto prática social em diferentes situações de uso. Práticas discursivas (oralidade, leitura e escrita) e análise lingüística.

EMENTA: O discurso enquanto prática social em diferentes situações de uso. Práticas discursivas (oralidade, leitura e escrita) e análise lingüística. 17. LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA Carga horária total: 360 h/a - 300h EMENTA: O discurso enquanto prática social em diferentes situações de uso. Práticas discursivas (oralidade, leitura e escrita) e análise

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2017

CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2017 CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA DE VITERBO-SP NUTRICIONISTA Nome do(a) Candidato(a) Número de Documento Este caderno de questões está assim constituído: DISCIPLINAS

Leia mais

Planificação Simplificada de Português- 5ºano Ano letivo

Planificação Simplificada de Português- 5ºano Ano letivo Planificação Simplificada de Português- 5ºano Ano letivo 2016-2017 Manual adotado: Livro aberto, Porto Editora 1.º período Aulas previstas: 78 Unidade 0 Apresentações Unidade 1* Textos diversos Unidade

Leia mais

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais.

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais. Uso do onde e aonde O advérbio é uma classe de palavras cuja função gramatical é acompanhar e modificar um verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal, por isso o nome ad-vérbio, ou seja, a palavra

Leia mais

Ambiguidade: propriedade de significar coisas diferentes, de admitir mais de uma leitura, anfibologia.

Ambiguidade: propriedade de significar coisas diferentes, de admitir mais de uma leitura, anfibologia. AMBIGUIDADE Prof. Daniel Ambiguidade: propriedade de significar coisas diferentes, de admitir mais de uma leitura, anfibologia. Ex. 1 Ex. 2 Ex. 3 Adão Iturrusgarai (http://adao.blog.uol.com.br/) Ex. 4

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2017

CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2017 CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA DE VITERBO-SP PROFESSOR I- PEB Nome do(a) Candidato(a) Número de Documento Este caderno de questões está assim constituído: DISCIPLINAS

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1 Sumário Capítulo 1 Comunicação 1 1.1 Elementos da comunicação 1 1.2 Linguagem, língua e fala 1 1.3 Significante e significado 2 1.4 Língua escrita e falada 2 1.5 Variedades linguísticas 2 1.6 Funções da

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano Disciplina de Português Ano Letivo - 2016/2017 Metas de aprendizagem/objetivos Domínios/Conteúdos/Descritores

Leia mais

a) Pelo resultado dos exames, os alunos da minha sala foram considerados brilhantes. b) O almoço do dia dos pais na casa de meu avô estava delicioso.

a) Pelo resultado dos exames, os alunos da minha sala foram considerados brilhantes. b) O almoço do dia dos pais na casa de meu avô estava delicioso. 5. A ANÁLISE DOS FATOS 1. Nos parágrafos a seguir há algumas falas de personagens que deveriam estar destacadas. Identifique essas falas e destaque-as com aspas. 2. Identifique os substantivos a que se

Leia mais

INSTRUMENTAL DE REDAÇÃO. PROFESSOR(A): Cláudia/ Patrick DATA: / /2017. DISCIPLINA: Redação 9º A ( ) B ( ) C ( ) D ( )

INSTRUMENTAL DE REDAÇÃO. PROFESSOR(A): Cláudia/ Patrick DATA: / /2017. DISCIPLINA: Redação 9º A ( ) B ( ) C ( ) D ( ) ALUNO(A): ATIVIDADE INSTRUMENTAL DE REDAÇÃO PROFESSOR(A): Cláudia/ Patrick DATA: / /2017 DISCIPLINA: Redação 9º A ( ) B ( ) C ( ) D ( ) Senhores pais, ATIVIDADE INSTRUMENTAL DE APRENDIZAGEM TAREFÃO DE

Leia mais

" O desarmamento da população pode contribuir para a diminuição da violência. Além disso, o desemprego tem aumentado. Este período composto por duas

 O desarmamento da população pode contribuir para a diminuição da violência. Além disso, o desemprego tem aumentado. Este período composto por duas Coesão e Coerência Ao escrevermos um texto, uma das maiores preocupações é como amarraremos a frase seguinte à anterior. Isso só é possível se dominarmos os princípios básicos de coesão. A cada frase enunciada

Leia mais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais Índice de aulas Tipologias textuais Texto narrativo Ação e personagens Espaço e tempo Narrador e modalidades do discurso Narrativas de tradição popular Chocolate à Chuva: as férias de Mariana Chocolate

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2017 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA HABILIDADES CONTEÚDOS Identificar padrões numéricos ou princípios

Leia mais