Vêm aí as frequências Pequenos truques para estudar melhor. Serviço de Consulta Psicológica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Vêm aí as frequências Pequenos truques para estudar melhor. Serviço de Consulta Psicológica"

Transcrição

1 Vêm aí as frequências Pequenos truques para estudar melhor Serviço de Consulta Psicológica Novembro de 2011

2 Este material de apoio foi elaborado no âmbito do Grupo de Treino de Competências Pessoais Vêm aí as frequências Pequenos truques para estudar melhor, realizado nos dias 16 e 23 de Novembro de 2011, destinado aos estudantes universitários da Instituição.

3 Aprender?! Processo dinâmico de aquisição de novos conhecimentos, de desenvolvimento de competências e de mudança de comportamentos. A aprendizagem é sempre um trabalho de autor (Rosário, 2004, p. 11) A aprendizagem é um processo activo em que os sujeitos estabelecem objectivos, tentam monitorizar, regular e controlar as cognições, motivações e comportamentos, de modo a alcançar a meta definida.

4 Como se aprende? Adaptado de Dias (2006) Segundo a teoria do processamento de informação (Atkinson & Shiffrin, 1968), a informação é captada através dos receptores sensoriais, sobretudo dos olhos e dos ouvidos. Esta informação fica retida na memória imediata ou sensorial durante um curto espaço de tempo (3 ou 4 segundos).

5 Se esta não for objecto de atenção, decai ou desaparece da memória imediata ou sensorial. A atenção é, por isso, um factor essencial para evitar o esquecimento da informação e, deste modo, possibilitar a aprendizagem. Depois da informação ser alvo de atenção esta passa para a memória de trabalho, antes de ser armazenada na memória a longo prazo. A passagem à memória de longo prazo exige que a informação seja mantida em exercitação na memória de trabalho durante 10 a 30 segundos. Outros factores como a motivação, as emoções e as expectativas também interferem no processo de assimilação da informação. Todavia, é entre a memória de trabalho e a memória a longo prazo que se concretiza grande parte da aprendizagem. O estabelecimento de ligações entre a nova aprendizagem e a antiga aumenta a probabilidade desta ser armazenada em permanência na memória a longo prazo.

6 É preciso compreender, em primeiro lugar, como se estuda para melhor se poder rentabilizar os recursos internos e os métodos de estudo utilizados.

7 Alguns factores que influenciam a aprendizagem

8 MOTIVAÇÃO Factor chave para uma aprendizagem bem-sucedida. Quando se está mais motivado, maior o envolvimento e o empenho e, consequentemente, melhor o desempenho académico (Consulte também o folheto Qual o segredo da Motivação? para mais dicas). Deste modo, procura identificar e questionar as tuas motivações para o estudo: O que guia o meu estudo na Universidade? Que objectivos tenho? Em que me pode ajudar os estudos na minha formação como pessoa? Sem objectivos de aprendizagem é muito difícil manter a motivação suficiente para estudar.

9 Encontra os teus OBJECTIVOS! Define-os! No estabelecimento de objectivos, tem em atenção a seguinte regra CRAVA (concretizáveis, realistas e avaliáveis). De igual modo, define-os em etapas. Ao defini-los deste modo tens um maior sentido de domínio sobre os mesmos, sendo mais provável a concretização dos mesmos.

10 CONCENTRAÇÃO Essencial para se tirar proveito das horas de estudo. A concentração facilita a apreensão e memorização da informação (consulte o folheto Concentrado ou não? para mais dicas). Como podes melhorar a tua capacidade de concentração? Estuda nas horas em que produzes melhor Dedica-te ao estudo das matérias mais difíceis nos momentos em que estás com mais energia Evita estudar quando estiveres cansado ou sonolento Faz pequenos intervalos durante o estudo Tem uma alimentação cuidada e uma boa higiene de sono

11 ATITUDE POSITIVA FACE AO ESTUDO Facilitador de aprendizagem. De asas fechadas ninguém aprende a voar. Rosário, Pérez & González-Pienda (2007) O desejo de aprender e a crença nas capacidades e potencialidades, ao nível do estudo, aumenta o interesse pelo estudo e diminui a ansiedade e sentimentos de inadequação passíveis de surgir nos momentos mais difíceis (ex: face a uma nota inferior). AMBIENTE DE ESTUDO As condições ambientais podem interferir, negativamente ou positivamente, no rendimento académico.

12 Um ambiente propício à aprendizagem deverá preencher alguns destes requisitos: Deverá dispor de um local próprio de estudo (evitar estudar na cama ou no sofá) Ser calmo e sem interferências Ter uma boa iluminação, temperatura amena e boa ventilação Ter mesa e cadeira adequadas Estar arrumado e organizado O material de estudo deverá ser de fácil acesso MÉTODO DE ESTUDO Prediz, em grande parte, o sucesso académico. Muitas vezes, a falta de método, está na origem de um desempenho académico diminuído. Reflecte sobre os teus hábitos e métodos de estudo que podem estar a entravar o teu desempenho académico. Mantém e potencia aqueles que te ajudam a aprender melhor!

13 Como planear e organizar o estudo? Para seres bem-sucedido no estudo é fundamental que definas à priori um plano de estudo. Deste modo, terás mais tempo para organizar e rever os conteúdos estudados, o que contribui para que te sintas e mais confiante e seguro. MODELO PLEA Adaptado de Rosário, González-Pienda e Pérez (2006)

14 No plano de estudo Faz uma lista de coisas a fazer (LISTA CAF ). Prioriza as tarefas, segundo o seu grau de importância (indica a quantidade de tempo e dedicação a despender a uma tarefa) e de urgência (indica o prazo de realização). Faz uma actividade de cada vez. Estima o tempo para cada tarefa e reserva um dia e uma hora para fazê-la. Dedica algum tempo aos imprevistos e ao lazer. Actualiza e revê diariamente as actividades que tens para fazer, antes de começar a fazê-las. O plano de estudo deve ser realista tendo em conta as tuas necessidades. Coloca-o num lugar visível (na secretária, na capa de um dossier).

15 Compromete-te com o teu plano. Recompensa-te pelos teus esforços e tentativas de concretização.

16 Algumas técnicas de estudo que facilitam a aprendizagem

17 A. TOMADA DE APONTAMENTOS Porquê? Ajuda a focar a atenção Nem toda a informação que o professor transmite nas aulas está nos livros Ajuda a compreender e a memorizar mais facilmente Para quê? Facilita o estudo em casa Ajuda a lembrar os assuntos abordados na aula Ajuda a acompanhar melhor a sequência da matéria dada. DICAS PARA TOMAR APONTAMENTOS Antes da aula: 1. Revê os apontamentos que tiraste na aula anterior. 2. Prepara-te, realizando os exercícios e as leituras sugeridas. 3. Reúne o material necessário: folhas, canetas, livros

18 4. Chega antes do início da aula de modo a poderes escolher um lugar de onde possas ver bem o quadro e ouvir o professor sem dificuldade. Durante a aula: 1. Está atento, tentando identificar as ideias principais. Procura algum indicador (inflexão de voz, explicitação, não verbal ), que te sugira a importância da informação. 2. Evita distraíres-te com toques de telemóvel, SMS, conversas laterais, sonhar acordado, 3. Usa abreviaturas e não tentes escrever tudo o que o professor diz: selecciona. 4. Destaca as mudanças de assunto. 5. Numera e data os apontamentos referentes a cada aula. Depois da aula: 1. Completa os apontamentos com novas informações e exemplos logo que possas para não te esqueceres do mais importante.

19 2. Esclarece, com o professor ou com os colegas, alguma ideia que esteja incompleta ou que não faça sentido. 3. Elabora questões à medida que estudas a matéria. 4. Transforma e organiza a informação recorrendo a estratégias de aprendizagem: resumo, sublinhado, esquemas, síntese, mapas de ideias 5. Responde a questões, às tuas, mas também a outras, por exemplo de exames de anos anteriores. Adaptado de Rosário, González-Pienda e Pérez (2006) B. LEITURA É fundamental o uso de técnicas de optimização de leitura, de modo a fazer face ao volume de livros, artigos que são exigidos ler na universidade.

20 No processo de leitura podemos destacar três grandes fases (adaptado de Guerra, 2006): Levantamento Envolvimento Revisão Ler todos os títulos e subtítulos, sumário Ver as figuras, quadros e gráficos Procurar ficar com uma ideia geral dos assuntos principais tratados no texto Pensar um pouco sobre o que sabe sobre os assuntos a estudar. Ler atentamente todo o texto Sublinhar as palavras-chave com marcadores Procurar responder às questões expostas Rever pontos importantes Rever notas, comentários, resumos Fechar o livro e procurar recordar as ideias principais Repetir recitando, o que acabou de ser estudado Procurar explicar por palavras próprias os conceitos

21 Para evitares desconforto aquando a leitura, deves sentar-te de forma direita, colocar o livro sobre uma mesa a 35 ou 45cm dos olhos, fazer algumas pausas regulares para evitar o cansaço ocular e fazer alguns exercícios de relaxamento. C. ELABORAÇÃO DE RESUMOS Os resumos permitem sintetizar os pontos principais de um texto, facilitando uma maior assimilação e memorização dos conteúdos do mesmo.

22 Para elaborar um bom resumo deves: Identificar os pontos/aspectos principais do texto a constar no resumo Reduzir a extensão do texto a cerca de 2/3 do texto base Utilizar as tuas próprias palavras Respeitar a ideia do autor e a ordem pela qual as ideias ou factos são apresentados no texto-base Rever as notas. Caso o texto não esteja claro, proceder às rectificações. D. ESQUEMATIZAÇÃO Os esquemas permitem a apresentação visual de ideias, conceitos ou etapas de um processo. Para o efeito, podem ser usadas linhas, setas, círculos, quadrados, chavetas entre outros símbolos diversos.

23 Ao elaborar um esquema, deves prestar atenção aos seguintes aspectos: Fidelidade ao texto original (conter as ideias do autor, sem as modificar) Estrutura e sequência lógica (partir de uma ideia geral para ideias especificas) Utilidade e funcionalidade (facilitar a compreensão e revisão dos conceitos principais) E. MEMORIZAÇÃO Existem várias estratégias que podem potenciar a capacidade de memorização, factor essencial para um bom desempenho nas provas académicas. Na escolha de uma ou mais estratégias é importante que te apercebas da forma particular como melhor registas e gravas a informação Podes ser mais visual (absorver melhor aquilo que vês), ou mais auditivo (fixar melhor o

24 que ouves) e/ou ainda cinestésico (gravar melhor a informação quando a manipulas ). Note-se que, de um modo geral: Recordamos mais facilmente aquilo que desejamos, compreendemos e aquilo que nos capta mais a atenção Recordamos melhor o início e o fim de um evento Recordamos melhor a informação inserida num contexto Recordamos melhor o que é diferente e invulgar Memorizamos melhor por associação de informação e por imagens A memorização multisensorial (recorrendo a diferentes meios visuais, auditivos) facilita a recordação. (Guerra, 2006)

25 Eu ouço e esqueço Explico aos outros e compreendo! Confúcio Como realizar uma memorização eficiente? UTILIZAÇÃO DE MNEMÓNICAS forma de organizar o material para ser aprendido de maneira original. Há vários tipos de mnemónicas desde rimas, acrónimos ( LER ), a associar números a letras. Quando a matéria é muito complexa pode ser difícil criar mnemónicas que depois sejam fáceis de memorizar.

26 MÉTODO DOS LUGARES associar uma informação a memorizar a lugares conhecidos ou coisas conhecidas. Ex: associar uma lista de compras a um percurso entre a universidade e a casa. Implica que se consiga ter facilidade em associar um espaço a uma determinada matéria. MÉTODO DAS ASSOCIAÇÕES elaborar, por exemplo, uma história em que se associa cada acontecimento da história a algo a memorizar. MÉTODO DAS PALAVRAS-CHAVE associar um tópico a uma palavra-chave, de modo a que ao se lembrar desse termo, se venha a recordar da informação associada a esse termo bem como da sequência de raciocínio. A escolha da palavra-chave é muito importante, na medida em o esquecimento dessa palavra pode implicar a perda de todo o raciocínio. MÉTODO DA REPETIÇÃO repetir um determinado números de vezes, em voz alta ou não, até ficar

27 apreendida. Embora seja uma técnica muito utilizada, é um pouco cansativa, na medida em que implica muito esforço mental e não evita o esquecimento, se traduzir apenas numa fixação sem compreensão. Para consolidar a informação é importante a REVISÃO. A revisão funciona como um travão do esquecimento. Sendo assim, devem ser periódicas e devidamente espaçadas. Efectuar uma revisão após se ter estudado pela primeira vez uma matéria e voltar a rever, pelo menos, mais uma vez antes da frequência. Aprender sem pensar é tempo perdido Confúcio

28 Referências bibliográficas: Carvalho, R., Moreira, L., Sanches, J. & Santos, M. (1987). Desenvolvimento de competências de Estudo nos Jovens. Cadernos de Consulta Psicológica, 3, Dias, G. (2006). Apoio Psicológico a jovens do ensino superior: Métodos, técnicas e experiências. Porto: Edições ASA. Guerra, P. (2000). Cerebrus: A gestão interpessoal. Lisboa: Pergaminho. Silva, A. & Sá, I. (2007). Saber estudar e estudar para saber. Porto: Porto Editora. Rosário, P., Pérez, C. & González-Pienda, J. (2007). Sarilhos do Amarelo (2ªEd.). Porto: Porto Editora. Rosário, P., González-Pienda, J. & Pérez, C. (2006). Cartas Do Gervásio ao seu amigo umbigo. Coimbra. Edições Almedina. Rosário, P. (2004). Estudar o Estudar: As (Des)venturas do Testas. Porto: Porto Editora.

29 Livro Recomendado para leitura: Rosário, P., González-Pienda, J. & Pérez, C. (2006). Cartas Do Gervásio ao seu amigo umbigo. Coimbra. Edições Almedina

30 Serviço de Consulta Psicológica Novembro de 2011

TÉCNICA S. para um estudo eficaz

TÉCNICA S. para um estudo eficaz TÉCNICA S para um estudo eficaz Planeamento e organização do estudo O aluno capaz de estabelecer horários adequados e de organizar os seus estudos obterá melhores resultados escolares, terá tempo para

Leia mais

RITA RAPOSO - PSICÓLOGA EDUCACIONAL

RITA RAPOSO - PSICÓLOGA EDUCACIONAL RITA RAPOSO - PSICÓLOGA EDUCACIONAL índice 1. Causas do insucesso 2. Boas práticas parentais 3. Criar uma rotina de estudo 4. Gestão do tempo de estudo 5. Regras na planificação do estudo 6. Regras para

Leia mais

MÉTODOS DE ESTUDO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

MÉTODOS DE ESTUDO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO MÉTODOS DE ESTUDO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO 1. INTRODUÇÃO Os alunos não sabem estudar - é uma frase que ouvimos com frequência. De facto, ao longo da escolaridade, nem sempre são transmitidas

Leia mais

Escola Básica 1º Ciclo com Pré-Escolar das Figueirinhas 26 Set h30

Escola Básica 1º Ciclo com Pré-Escolar das Figueirinhas 26 Set h30 Escola Básica 1º Ciclo com Pré-Escolar das Figueirinhas 26 Set. 2016 18h30 Margarida Pocinho mpocinho@uma.pt Como identificar qual é a maior dificuldade de aprendizagem da criança? É fundamental a participação

Leia mais

Dicas EPIS ALUNOS. A Importância do Sono Dica 1/2

Dicas EPIS ALUNOS. A Importância do Sono Dica 1/2 SETEMBRO Regresso às Aulas A Importância do Sono Dica 1/2 Agora que as férias estão a acabar, é importante que tenhas um ritmo de sono adequado. Deves dormir entre 7 e 8 horas por noite. A falta de horas

Leia mais

Métodos de Estudo & Investigação Científica

Métodos de Estudo & Investigação Científica medir é saber! Existe um Ensino que tem por objecto separar os que se destinam a saber e governar dos que se destinam a ignorar e obedecer! ( in Filix) MÉTODOS DE ESTUDO Plano Analítico - MEIC 1. Introdução:

Leia mais

Primeiramente, é preciso que você estabeleça suas metas. Para isso, vamos pensar em algumas perguntas básicas.

Primeiramente, é preciso que você estabeleça suas metas. Para isso, vamos pensar em algumas perguntas básicas. Sempre é hora de afinar sua maneira de estudar e sua percepção de si mesmo. Acompanhe o material criado pela orientadora profissional e psicóloga Daniela Fuschini Favaro e que é aplicado há mais de uma

Leia mais

Dicas EPIS ALUNOS. Cadernos Diários Dica 1/3

Dicas EPIS ALUNOS. Cadernos Diários Dica 1/3 Cadernos Diários Dica 1/3 O caderno diário é um instrumento de trabalho precioso. É nele que organizas o teu dia-a-dia em cada disciplina. Lembra-te da importância de o teres sempre organizado. Na capa

Leia mais

Olá! Queremos apresentar-te um novo projeto! Aqui vais ficar a conhecer alguns truques para melhorares o teu estudo autónomo!

Olá! Queremos apresentar-te um novo projeto! Aqui vais ficar a conhecer alguns truques para melhorares o teu estudo autónomo! Olá! Queremos apresentar-te um novo projeto! Aqui vais ficar a conhecer alguns truques para melhorares o teu estudo autónomo! O objetivo é dar-te a conhecer as ferramentas necessárias para que possas tirares

Leia mais

Dicas EPIS ALUNOS. Balanço e Resultados Escolares Dica 1/3

Dicas EPIS ALUNOS. Balanço e Resultados Escolares Dica 1/3 Janeiro Balanço e Resultados Escolares Balanço e Resultados Escolares Dica 1/3 Aproveita o início deste período para fazeres um balanço do teu comportamento e dos teus resultados escolares no 1º Período.

Leia mais

COMO MONTAR MEU HORÁRIO DE ESTUDO? O meu horário ATUAL de estudo

COMO MONTAR MEU HORÁRIO DE ESTUDO? O meu horário ATUAL de estudo COMO MONTAR MEU HORÁRIO DE ESTUDO? O meu horário ATUAL de estudo Preencha este horário segundo a distribuição de tempo que você tem a intenção de fazer: Pinte de vermelho o tempo ocupado em aulas; Pinte

Leia mais

PISTAS PARA UM ESTUDO COM SUCESSO à vossa maneira 1 1

PISTAS PARA UM ESTUDO COM SUCESSO à vossa maneira 1 1 PISTAS PARA UM ESTUDO COM SUCESSO à vossa maneira 1 1 # MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM Eu consigo, 2 2 # MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM importância de diferentes tipos de motivação intrínseca extrínseca

Leia mais

Dicas EPIS ALUNOS. Balanço e Resultados Escolares Dica 1/3

Dicas EPIS ALUNOS. Balanço e Resultados Escolares Dica 1/3 Janeiro Balanço e Resultados Escolares Balanço e Resultados Escolares Dica 1/3 Aproveita o início deste período para fazeres um balanço do teu comportamento e dos teus resultados escolares no 1º Período.

Leia mais

Seminários - tomar apontamentos. Seminários de Engenharia Física 2008/9

Seminários - tomar apontamentos. Seminários de Engenharia Física 2008/9 Seminários - tomar apontamentos Seminários de Engenharia Física 2008/9 Engenharia e Comunicação Comunicar é também ouvir receber mensagens (informação) e compreender Responsabilidades dos dois lados A

Leia mais

TÉCNICAS DE APRENDIZADO WWW.QUEROSERPOLICIAL.COM.BR 1 Sumário TÉCNICAS DE APRENDIZADO - Faça um bom plano de estudo...03 - Motivação nos estudos...04 - Organização nos estudos...04 2 Técnicas de Aprendizado

Leia mais

Práticas Leitoras & Produção de Textos Acadêmicos

Práticas Leitoras & Produção de Textos Acadêmicos Objetivos: Introduzir à vida acadêmica Melhorar a capacidade de leitura e interpretação Melhorar a capacidade de escrita acadêmica Introduzir metodologias de pesquisa e de estudo Como fazer anotações,

Leia mais

HÁBITOS DE ESTUDO 2014

HÁBITOS DE ESTUDO 2014 HÁBITOS DE ESTUDO 2014 ESTUDAR "Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender a conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito, para

Leia mais

Dicas EPIS ALUNOS. Define Prioridades Dica 1/2

Dicas EPIS ALUNOS. Define Prioridades Dica 1/2 ABRIL Reta Final Define Prioridades Dica 1/2 Aproveita o início deste período para fazer um balanço acerca dos resultados do ano. Identifica o que correu menos bem até aqui e tenta encontrar estratégias

Leia mais

8º ano. Reunião de Pais

8º ano. Reunião de Pais 8º ano Reunião de Pais Mediador das relações interpessoais / acompanhamento processo aprendizagem. Acolhimento ritos de passagem, adaptação novos. Formação projetos Orientação Acompanhamento Pilares de

Leia mais

de reteruma informação parautilizaçãoposterior.

de reteruma informação parautilizaçãoposterior. Venham lá os exames A memorização é o acto de reteruma informação parautilizaçãoposterior. devezenquandario.blogspot.com Memorizar é diferente de decorar. Pode-se decorar uma informação, mas, se não se

Leia mais

PREPARA-TE PARA OS EXAMES. Biblioteca da ESMA Coordenadora: Catarina Azevedo

PREPARA-TE PARA OS EXAMES. Biblioteca da ESMA Coordenadora: Catarina Azevedo PREPARA-TE PARA OS EXAMES 2012-2013 Coordenadora: Catarina Azevedo Índice 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ESTOU A ESTUDAR COMO DEVO?... 3 3. A MOTIVAÇÃO... 4 4. A EQUAÇÃO DO SUCESSO... 4 5. ONDE E QUANDO ESTUDAR?...

Leia mais

Como estudar a partir de textos?

Como estudar a partir de textos? Como estudar a partir de textos? Existem vários tipos de textos informativos: Estruturas-tipo dos textos informativos Conteúdos É um tipo de texto que fornece informações Descrição específicas sobre qualidades

Leia mais

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar?

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar? Hábitos de Estudo Queridos alunos, Você sabe estudar? Estudar deve ser um hábito como escovar os dentes, comer e dormir? Qual o lugar apropriado para estudar? É adequado estudar da mesma forma para as

Leia mais

Dicas de estudo. Material elaborado a partir da palestra da Psicopedagoga Andréia Gonçalves

Dicas de estudo. Material elaborado a partir da palestra da Psicopedagoga Andréia Gonçalves Dicas de estudo Material elaborado a partir da palestra da Psicopedagoga Andréia Gonçalves Onde estudar? De preferência não na cama, pois ao deitarmos, nosso cérebro entende (porque foi ensinado assim)

Leia mais

Inquérito por questionário Alunos

Inquérito por questionário Alunos Inquérito por questionário Alunos INSTRUÇÕES A seguir apresentamos-te um conjunto de perguntas sobre as tuas aulas. Não há respostas certas nem erradas, por isso pedimos-te que respondas com verdade. Obrigado

Leia mais

Dicas sobre produção mediática: A produção de uma entrevista para o média escolar

Dicas sobre produção mediática: A produção de uma entrevista para o média escolar Sobre este documento Este documento tem por objetivo dar algumas sugestões e dicas acerca da produção de um trabalho jornalístico, nas suas diferentes fases, tendo em conta o contexto educativo e o enquadramento

Leia mais

SERVIÇO DE PSICOLOGIA Ensino Religioso TURMA 101 E Novembro / 2013

SERVIÇO DE PSICOLOGIA Ensino Religioso TURMA 101 E Novembro / 2013 SERVIÇO DE PSICOLOGIA Ensino Religioso TURMA 101 E Novembro / 2013 Coren-RS Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul www.portalcoren-rs.gov.br C. H. A. Conhecimentos Habilidades Atitudes Conhecimentos:

Leia mais

COMO TIRAR APONTAMENTOS

COMO TIRAR APONTAMENTOS COMO TIRAR APONTAMENTOS Transcrições Esquemas Resumo Abreviaturas COMO TIRAR APONTAMENTOS Apontamentos É um processo que facilita : a captação e a retenção da matéria Quando se escreve: aprende-se melhor

Leia mais

Serviço de Psicologia Externato da Luz

Serviço de Psicologia Externato da Luz Serviço de Psicologia Externato da Luz Índice Apresentação do Programa 3 Estrutura do Programa 4 Portefólio e Blogue Interactivo 5 Implementação do Programa 7 Grupos, horários e respectivos orientadores

Leia mais

1 ESCOLHA O AMBIENTE 2 PLANEJE O ESTUDO

1 ESCOLHA O AMBIENTE 2 PLANEJE O ESTUDO 1 ESCOLHA O AMBIENTE Escolha um local com boas condições gerais: bem iluminado, limpo, organizado, ventilação, sem ruídos, sem distrações; Escolha um cantinho do estudo : lugar que possa ser utilizado

Leia mais

Interesse sim sempre. Qual a justa medida de apoio a dispensar aos nossos filhos? Interesse Vs. Tempo Vs. Ajuda Vs. Apoio

Interesse sim sempre. Qual a justa medida de apoio a dispensar aos nossos filhos? Interesse Vs. Tempo Vs. Ajuda Vs. Apoio Interesse sim sempre Qual a justa medida de apoio a dispensar aos nossos filhos? Interesse Vs. Tempo Vs. Ajuda Vs. Apoio Descentrar o interesse nas atividades escolares SER FILHO NÃO É SER ALUNO! Pais

Leia mais

Nada disto. Sintomas característicos:

Nada disto. Sintomas característicos: Nada disto. Sabemos hoje que a Perturbação de Hiperactividade com Défice da Atenção tem uma base essencialmente neuropsicológica. Assim, compreendemos que o comportamento destas crianças resulta das suas

Leia mais

ORGANIZAÇÃO ANTES DE CHEGAR NA ESCOLA

ORGANIZAÇÃO ANTES DE CHEGAR NA ESCOLA ORGANIZAÇÃO ANTES DE CHEGAR NA ESCOLA EVITAR FALTAR ÀS AULAS Sua presença é fundamental para a aprendizagem DESPERTAR MAIS CEDO Aluno bem alimentado e disposto aprende muito mais SER PONTUAL O início das

Leia mais

Apresentação. Tenha uma nota no Enem pelo menos 72 pontos maior do que você teria no início do ano!

Apresentação. Tenha uma nota no Enem pelo menos 72 pontos maior do que você teria no início do ano! Parte 1 Apresentação O Enem 2017 mudou, e a gente sabe que isso traz insegurança na hora de se preparar! Nesta primeira parte, vamos explicar todas as novidades no Exame e técnicas infalíveis para você

Leia mais

Introdução. Sabe aquele dia que você precisa estudar algum material, seja para sua vida acadêmica ou profissional, mas está sem vontade alguma?

Introdução. Sabe aquele dia que você precisa estudar algum material, seja para sua vida acadêmica ou profissional, mas está sem vontade alguma? Introdução Opa! Seja bem vindo. Meu objetivo com este e-book é apresentar hacks para você poder aplicar sempre que precisar ter mais foco, concentração e memorização em seus estudos. Sabe aquele dia que

Leia mais

Uma palavra sobre a terminologia

Uma palavra sobre a terminologia Introdução O Mapa Mental (Mind Map ) é uma ferramenta dinâmica e estimulante que contribui para que o pensamento e o planejamento se tornem atividades mais inteligentes e rápidas. A criação de um Mapa

Leia mais

Optimizar uma Exposição Oral. António Rosado

Optimizar uma Exposição Oral. António Rosado Optimizar uma Exposição Oral António Rosado Objectivo da Exposição: a arte e a ciência de expor eficazmente ideias e informações com sentido, de modo a que possam surgir significados claros, estáveis e

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM

ESTRATÉGIAS DE AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM REDE SAGRADO COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA DE UBÁ ANO 2014 ESTRATÉGIAS DE AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM Esses procedimentos são entendidos como um conjunto de ações ordenadas, orientadas para a realização

Leia mais

- Como Passar em Concursos Públicos em até 1 Ano -

- Como Passar em Concursos Públicos em até 1 Ano - Índice Sumário Índice... 2 1) Primeiro Erro: Dar Prioridade Apenas No Que Você Tem Mais Facilidade em Aprender... 3 2) Segundo Erro: Perder Tempo Desnecessariamente... 4 3) Terceiro Erro: Falta de Estratégia...

Leia mais

O Dia-a-dia e a Memória

O Dia-a-dia e a Memória Núcleo de Apoio Psicológico e Comunitário da Covilhã Programa de Intervenção Comunitária junto dos Idosos do Concelho O Dia-a-dia e a Memória Covilhã, 27 de Maio de 2008 Natália Mourato & Telma Carvalho

Leia mais

CONCENTRAÇÃO. Psicóloga Lisandra Berni Osório As. Social Amélia Nonticuri

CONCENTRAÇÃO. Psicóloga Lisandra Berni Osório As. Social Amélia Nonticuri CONCENTRAÇÃO Psicóloga Lisandra Berni Osório As. Social Amélia Nonticuri O que é exatamente concentração? Concentração é a capacidade de ter em mente apenas um único pensamento, é ter a atenção voltada

Leia mais

Tabela comparativa. Aprendizagens Essenciais vs Metas Curriculares INGLÊS, 7.º ANO

Tabela comparativa. Aprendizagens Essenciais vs Metas Curriculares INGLÊS, 7.º ANO Tabela comparativa vs INGLÊS, 7.º ANO / Inglês, 7.º ano Compreensão Oral Compreensão Oral Seguir instruções detalhadas dadas pelo professor (L8.1); identificar o conteúdo principal do que se ouve e vê

Leia mais

Lição 6 Organize os seus s e encontre o que procura

Lição 6 Organize os seus  s e encontre o que procura 2ª Edição Lição 6 Organize os seus emails e encontre o que procura www.objetivolua.com www.facebook.com/objetivolua Escola Online Objetivo Lua ORGANIZAÇÃO DE EMAILS Muita gente tenta manter uma estrutura

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO AO DISCENTE NAD ANALISANDO O ATO DE ESTUDAR

NÚCLEO DE APOIO AO DISCENTE NAD ANALISANDO O ATO DE ESTUDAR NÚCLEO DE APOIO AO DISCENTE NAD ANALISANDO O ATO DE ESTUDAR A sociedade está cada vez mais exigente em relação à capacitação dos profissionais, cobrando o desenvolvimento de competências variadas, além

Leia mais

Ficha de Apoio Ser um Aluno Exemplar. Disciplina de Formação Pessoal e Social (FPS)

Ficha de Apoio Ser um Aluno Exemplar. Disciplina de Formação Pessoal e Social (FPS) Ficha de Apoio Ser um Aluno Exemplar Disciplina de Formação Pessoal e Social (FPS) Professor Humberto Santos Ano-lectivo 2007/08 Escola Secundária de Achada Grande Praia/Cabo Verde Atitudes e comportamentos

Leia mais

Sumário 1.Bem-vindo à era da comunicação 2. A importância de ser fluente na língua inglesa na era moderna

Sumário 1.Bem-vindo à era da comunicação 2. A importância de ser fluente na língua inglesa na era moderna Sumário 1.Bem-vindo à era da comunicação 1 2. A importância de ser fluente na língua inglesa na era moderna 1 2.1 O inglês no mundo moderno 2 3.As técnicas de aprendizagem do inglês para iniciantes 2 3.1

Leia mais

Fazer de Cada Momento uma Oportunidade de Aprendizagem!

Fazer de Cada Momento uma Oportunidade de Aprendizagem! Fazer de Cada Momento uma Oportunidade de Aprendizagem! Psicologia Desportiva 2 João Nuno Pacheco Árbitros de Elite Futsal 07-07-2014 Objetivos 1 - Identificar e avaliar os principais impactos e influências

Leia mais

Educação Bilingue: Como ajudar meu filho? Vania Bittencourt Gerente Pedagógica Pearson English

Educação Bilingue: Como ajudar meu filho? Vania Bittencourt Gerente Pedagógica Pearson English Educação Bilingue: Como ajudar meu filho? Vania Bittencourt Gerente Pedagógica Pearson English O que é ensino bilingue? A escola bilíngue objetiva ensinar, por meio das línguas, conteúdos de diversas disciplinas,

Leia mais

COMO SE PREPARAR PARA O. NÚCLEO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO Colégio da Faculdade Adventista da Bahia BR 101, Km 197, Cachoeira-BA. Tel.

COMO SE PREPARAR PARA O. NÚCLEO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO Colégio da Faculdade Adventista da Bahia BR 101, Km 197, Cachoeira-BA. Tel. COMO SE PREPARAR PARA O NÚCLEO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO Colégio da Faculdade Adventista da Bahia BR 101, Km 197, Cachoeira-BA. Tel. 3425-8000 LEIA MUITO Uma leitura observadora, reflexiva, atenta,

Leia mais

O verbo estudar implica em usar a inteligência para aprender, guardar na memória, decorar, memorizar, pensar sobre (algo), meditar e refletir.

O verbo estudar implica em usar a inteligência para aprender, guardar na memória, decorar, memorizar, pensar sobre (algo), meditar e refletir. ORIENTAÇÕES DE ESTUDO DE MATEMÁTICA AVALIAÇÃO PARCIAL 1º TRIMESTRE 2016 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Iniciamos o ano letivo aprendendo que é necessário adquirir o hábito de estudar e praticar o que já

Leia mais

Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de

Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de Licenciatura em Educação Básica - 1º Semestre O jogo é

Leia mais

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Aprender a aprender a Aprender!

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Aprender a aprender a Aprender! This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Aprender a aprender a Aprender! Aprender é O que é aprender? Aprender é tomar, Aprender é

Leia mais

O meu horário de estudo

O meu horário de estudo www.livrosdefisica-jc.com.br O meu horário de estudo Preenche este horário segundo a distribuição de tempo que tencionas fazer: Pinta de vermelho o tempo ocupado em aulas; Pinta de cor de laranja o tempo

Leia mais

MASTERCLASS WORKB O O K

MASTERCLASS WORKB O O K MASTERCLASS WORKB O O K 01 COMO USUFRUIR DESTA MASTERCLASS Antes de começares, temos algumas recomendações para que tires o melhor partido desta experiência. ALGUMAS DICAS Para receberes o maior valor

Leia mais

Objectivos Pedagógicos

Objectivos Pedagógicos CD com cerca de 6000 fichas de trabalho, indicadas para pré- crianças escolar e 1º ciclo para com necessidades educativas especiais. Objectivos Pedagógicos O Meu Primeiro Alfabeto Este grupo de trabalho

Leia mais

APRENDER, ESTUDAR e APREENDER

APRENDER, ESTUDAR e APREENDER APRENDER, ESTUDAR e APREENDER Na realidade da sala de aula, durante o processo de aprendizagem, se considerarmos as diversas possibilidades qualitativas e quantitativas do contexto socioeducativo, cognitivo

Leia mais

COMO CONSEGUIR ESTUDAR VÁRIAS HORAS POR DIA

COMO CONSEGUIR ESTUDAR VÁRIAS HORAS POR DIA COMO CONSEGUIR ESTUDAR VÁRIAS HORAS POR DIA Independente do curso para o qual esteja estudando, uma coisa é fato: ter bons hábitos de estudo é essencial! Mas como é possível criar e desenvolver um bom

Leia mais

ANTEPROJECTO DE UM PROGRAMA DO TIPO MENTORADO NA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA (Programa de Adaptação à Faculdade - PAF 1 )

ANTEPROJECTO DE UM PROGRAMA DO TIPO MENTORADO NA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA (Programa de Adaptação à Faculdade - PAF 1 ) GAPsi ANTEPROJECTO DE UM PROGRAMA DO TIPO MENTORADO NA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA -1999- (Programa de Adaptação à Faculdade - PAF 1 ) O ingresso no ensino superior está associado a

Leia mais

Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC Colegiado de Engenharia Civil Metodologia do Trabalho Científico. A Aprendizagem. PROFESSORA: Shaiala Aquino

Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC Colegiado de Engenharia Civil Metodologia do Trabalho Científico. A Aprendizagem. PROFESSORA: Shaiala Aquino Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC Colegiado de Engenharia Civil Metodologia do Trabalho Científico A Aprendizagem PROFESSORA: Shaiala Aquino O que é Aprendizagem Significativa? Quais as formas de

Leia mais

COMO ESTUDAR CIÊNCIAS DA NATUREZA?

COMO ESTUDAR CIÊNCIAS DA NATUREZA? COMO ESTUDAR CIÊNCIAS DA NATUREZA? Independente do curso para o qual você esteja estudando, uma coisa é fato: ter bons hábitos de estudo é essencial! Mas como é possível criar e desenvolver um bom hábito

Leia mais

Reflexão Pessoal A Memória

Reflexão Pessoal A Memória Reflexão Pessoal A Memória Depois de ter feito a reflexão sobre a aprendizagem, vou agora realizar esta que será a última reflexão deste 2º Período, sobre a memória. Como inúmeros outros termos (inteligência,

Leia mais

SIGNIFICADOS DOS VERBOS UTILIZADOS NOS TESTES. Como fazer

SIGNIFICADOS DOS VERBOS UTILIZADOS NOS TESTES. Como fazer SIGNIFICADOS DOS VERBOS UTILIZADOS NOS TESTES Como fazer Biblioteca 2017 Os verbos usados nas questões correspondem a objetivos cognitivos de diversos graus de complexidade. Conhecer o significado desses

Leia mais

Instituto Politécnico da Guarda. Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto. Catarina José Camacho de Caires nº 6509

Instituto Politécnico da Guarda. Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto. Catarina José Camacho de Caires nº 6509 Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto Didáctica da Expressões Expressão Dramática Plano de sessão Catarina José Camacho de Caires nº 6509 Sessão n.º 25 Idade

Leia mais

ADV-VALE Taubaté Associação dos Deficientes Visuais de Taubaté e Vale do Paraíba.

ADV-VALE Taubaté Associação dos Deficientes Visuais de Taubaté e Vale do Paraíba. DICAS PARA QUANDO VOCÊ ENCONTRAR UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Faça isso e você verá o quanto é impor tante e enriquecedor aprender a conviver com a diversidade. Muitas pessoas não deficientes ficam confusas

Leia mais

Fazer de Cada Momento uma Oportunidade de Aprendizagem!

Fazer de Cada Momento uma Oportunidade de Aprendizagem! Fazer de Cada Momento uma Oportunidade de Aprendizagem! Psicologia Desportiva 2 João Nuno Pacheco Árbitros de Elite Futsal 07-07-2014 Objetivos 1 - Reconhecer e valorizar o impacto e influência que as

Leia mais

DICAS PARA VENCERES NOS EXAMES

DICAS PARA VENCERES NOS EXAMES DICAS PARA VENCERES NOS EXAMES Inúmeros desafios nos põem à prova importa planear e preparar estes momentos para que nos sintamos capazes de os vencer. Cada aluno é um ser único, com métodos, estratégias

Leia mais

COMO PASSAR EM MEDICINA NA USP SEM GRANA

COMO PASSAR EM MEDICINA NA USP SEM GRANA COMO PASSAR EM MEDICINA NA USP SEM GRANA Quem está se preparando para o desafio de passar no vestibular e ingressar na universidade, sabe muito bem que isso não é nada fácil. O caminho para ingressar em

Leia mais

MÉTODOS DE ESTUDO. Professora: Renata. Escola Sesi Jundiaí

MÉTODOS DE ESTUDO. Professora: Renata. Escola Sesi Jundiaí Post It MÉTODOS DE ESTUDO Professora: Renata Escola Sesi Jundiaí O que fazer com a matéria acumulada? Anote todos os assuntos que estão atrasados. Divida-os por Disciplina. Coloque um asterisco nas que

Leia mais

PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL...

PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL... 5º CONGRESSO CERCILEI HUMANIZAR PARA INTEGRAR A IMPORTÂNCIA DA DIFERENÇA A NO PROJECTO SER PESSOA PROGRAMA DE SOCIAIS PROGRAMA DE SOCIAIS Celeste Simões DEER / FMH / UTL o O que é a competência social

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE INGLÊS - 3º CICLO - 2018/2019 Os critérios de avaliação têm como documentos de referência o Programa de Inglês

Leia mais

Lógica Gramatical. Curso Lógica Gramatical Manual do Aluno. Manual. Do Aluno

Lógica Gramatical. Curso Lógica Gramatical Manual do Aluno. Manual. Do Aluno Lógica Gramatical Curso Lógica Gramatical Manual do Aluno Manual 1 Do Aluno Olá, aluno. Iniciamos aqui o nosso Curso Completo de Português, utilizando a Lógica Gramatical como mecanismo de aprendizado

Leia mais

Benefícios da Leitura

Benefícios da Leitura Ler a par Benefícios da Leitura Proporciona à criança informação e conhecimento sobre o mundo. Apresenta à criança situações e ideias novas Estimulando a curiosidade, o pensamento crítico, e ainda a consciência

Leia mais

COMO ESTUDAR PARA O VESTIBULAR. 1 - Introdução. 2 - Consulta às provas antigas. 3 - Criando um roteiro de estudos. 4 - Resumir as matérias

COMO ESTUDAR PARA O VESTIBULAR. 1 - Introdução. 2 - Consulta às provas antigas. 3 - Criando um roteiro de estudos. 4 - Resumir as matérias COMO ESTUDAR PARA O VESTIBULAR 1 - Introdução 2 - Consulta às provas antigas 3 - Criando um roteiro de estudos 4 - Resumir as matérias 5 - Cronometrar o tempo de estudo 6 - Conclusão 7 - Sobre a FUMEC

Leia mais

SUGESTÕES PARA REVISÃO DOS HÁBITOS DE ESTUDO

SUGESTÕES PARA REVISÃO DOS HÁBITOS DE ESTUDO SUGESTÕES PARA REVISÃO DOS HÁBITOS DE ESTUDO 1. O que é estudo Estudo é trabalho intelectual sistemático que visa primeiramente à construção de conhecimentos. Apropriar-se de uma informação tornando-a

Leia mais

Dicas gerais para elaboração do discurso

Dicas gerais para elaboração do discurso Dicas gerais para elaboração do discurso ORGANIZAÇÃO DO DISCURSO - INTRODUÇÃO Deve ser impactante. Apresente a si mesmo e fale o título do seu discurso. - CORPO DO DISCURSO Deve ser coerente com a Introdução.

Leia mais

COMO É QUE APRENDES? TIPOS DE APRENDIZAGEM FORMAÇÃO

COMO É QUE APRENDES? TIPOS DE APRENDIZAGEM FORMAÇÃO F2 FORMAÇÃO APRENDES MELHOR ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO, OUVINDO OU PRATICANDO A INFORMAÇÃO QUE RECEBES? Todos somos diferentes quando se trata de aprendizagem e retenção de informação. Existem vários estilos

Leia mais

Condutas assertivas em sala de aula para a criança com TDAH/I

Condutas assertivas em sala de aula para a criança com TDAH/I Condutas assertivas em sala de aula para a criança com TDAH/I 1-Manter contato com os pais da criança regularmente. Evitar somente nos momentos de crise ou de problemas. se reunir 2-Tentar acordos, perguntar

Leia mais

Princípios da Acção Didáctica. Por S. Ramos, com base em Hubwieser, P

Princípios da Acção Didáctica. Por S. Ramos, com base em Hubwieser, P Princípios da Acção Didáctica Por S. Ramos, com base em Hubwieser, P. 2009-07-09 1 - Motivação Pode ser: inicial ou a longo do percurso intrínseca ou extrínseca de aprendizagem descoberta do Mundo de desempenho

Leia mais

Definição da tarefa Descobrir, hierarquizar, objectivar, determinar, esquematizar, calendarizar

Definição da tarefa Descobrir, hierarquizar, objectivar, determinar, esquematizar, calendarizar Escola Secundária de Avelar Brotero Modelo de Literacia da Informação BIBLIOTECA ESCOLAR/Mod elo de Literacia da Informação: MLI_00_bibabrotero_ capa BIBLIOTECA ESCOLAR/Modelo de Literacia da Informação:

Leia mais

PLANO DE ESTUDO CORPO DE BOMBEIRO MG

PLANO DE ESTUDO CORPO DE BOMBEIRO MG Introdução PLANO DE ESTUDO CORPO DE BOMBEIRO MG Olá Monster Guerreiro! é um prazer poder te ajudar na preparação para concurso do Corpo de Bombeiro MG. Meu nome Davi Ferraz Sou Professor e Diretor Monster

Leia mais

1 Apresentação e público alvo Duração e carga horária Temas dos cursos Metodologia de Ensino Materiais para estudo...

1 Apresentação e público alvo Duração e carga horária Temas dos cursos Metodologia de Ensino Materiais para estudo... Orientações gerais Este documento apresenta informações importantes sobre o Programa de Educação Permanente Online. Leia atentamente antes de iniciar sua participação nos cursos. Sumário 1 Apresentação

Leia mais

MEMÓRIA. Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos. memórias da Riley

MEMÓRIA. Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos. memórias da Riley MEMÓRIA Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos memórias da Riley Diferentes subdivisões sistemas e estruturas cerebrais diferentes Pode ser subdividida em : Memória de curto prazo - acontecimentos recentes

Leia mais

Escola EB 2/3 de Eiriz. P.E.A. Perturbações do Espectro do Autismo Manual de Apoio

Escola EB 2/3 de Eiriz. P.E.A. Perturbações do Espectro do Autismo Manual de Apoio Escola EB 2/3 de Eiriz P.E.A. Perturbações do Espectro do Autismo Manual de Apoio O autismo é uma doença que parece afectar uma em cada quinhentas crianças. Actualmente, nos EUA, tem havido um grande aumento

Leia mais

Promover o desenvolvimento de métodos e técnicas para uma comunicação clara, objetiva e segura. Objetivo

Promover o desenvolvimento de métodos e técnicas para uma comunicação clara, objetiva e segura. Objetivo Promover o desenvolvimento de métodos e técnicas para uma comunicação clara, objetiva e segura. Objetivo + prática & feedback! Nosso Treinamento Forma Apresentador Conteúdo Por que se preparar? Como se

Leia mais

O Processo de Comunicação em Formação

O Processo de Comunicação em Formação Curso de Formação Pedagógica de Formadores Manual do Formando Talentus Associação Nacional de Formadores e Técnicos de Formação 2002 Índice...3 Comunicação...4 Elementos da Comunicação...5 Linguagem Verbal

Leia mais

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Perfil: fb.com/profmarcelino88 Fanpage: fb.com/profmarcelino Twitter: @profmarcelino professormarcelino@hotmail.com DIDÁTICA DO ENSINO

Leia mais

Agora em Ribeirão Preto, no IACEP

Agora em Ribeirão Preto, no IACEP Agora em Ribeirão Preto, no IACEP Treinamento de habilidades socioemocionais MÉTODO FRIENDS Ficha Técnica Programa baseado em evidências científicas que desenvolve resiliência, bem-estar e previne problemas

Leia mais

Factor-chave Porquê? Como? Atenção aos Detalhes. São os pequenos detalhes no atendimento é que fazem a grande diferença para os clientes.

Factor-chave Porquê? Como? Atenção aos Detalhes. São os pequenos detalhes no atendimento é que fazem a grande diferença para os clientes. Factor-chave Porquê? Como? Atenção aos Detalhes Conhecimento do Mercado São os pequenos detalhes no atendimento é que fazem a grande diferença para os clientes. Muitas empresas falham por não saber identificar

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Empregar técnicas de entrevistas, sabendo fazer perguntas abertas e fechadas para descobrir as necessidades do cliente e oferecer soluções que satisfaçam estas necessidades. VISÃO GERAL Saber

Leia mais

INTRODUÇÃO. COMO FAZER O HACCP FUNCIONAR REALMENTE NA PRÁTICA* Sara Mortimore PREPARAÇÃO E PLANEAMENTO ETAPA 1 INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO. COMO FAZER O HACCP FUNCIONAR REALMENTE NA PRÁTICA* Sara Mortimore PREPARAÇÃO E PLANEAMENTO ETAPA 1 INTRODUÇÃO ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE COIMBRA MESTRADO EM ENGENHARIA ALIMENTAR SEGURANÇA ALIMENTAR INTRODUÇÃO Sistema de controlo simples e lógico COMO FAZER O FUNCIONAR REALMENTE NA PRÁTICA* Sara Mortimore Ana Santos,

Leia mais

Mente aberta, coração aberto e vontade aberta. Sem mimimi. Cada um é único

Mente aberta, coração aberto e vontade aberta. Sem mimimi. Cada um é único O Início Temas abordados UFABC HELP Montando sua Grade Estudando ao longo do quadri Estudante na véspera Organização e disciplina Ferramentas tecnológicas Outros Mente aberta, coração aberto e vontade

Leia mais

Objectivo: estimular um diálogo em grupo sobre a qualidade do docente, utilizando uma ficha com questões e conceitos

Objectivo: estimular um diálogo em grupo sobre a qualidade do docente, utilizando uma ficha com questões e conceitos FICHA DE DIÁLOGO Objectivo: estimular um diálogo em grupo sobre a qualidade do docente, utilizando uma ficha com questões e conceitos Dimensão do grupo: 6 ou mais participantes Objectivos da Toolbox: Reflectir

Leia mais

UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS

UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS Se o seu sonho é se tornar um médico ou uma médica, você vai curtir muito as dicas e informações que reunimos neste material! Deixe os episódios de Grey s Anatomy de lado e venha descobrir conosco como

Leia mais

Curso de Comunicação Oratória Básico. Começar falando para uma audiência. Identificar seus pontos fortes e aqueles que precisam melhorar.

Curso de Comunicação Oratória Básico. Começar falando para uma audiência. Identificar seus pontos fortes e aqueles que precisam melhorar. LIDERANÇA Caminho do Sucesso www.lideranca.blog.br Curso de Comunicação Oratória Básico Módulo 1 Quebra-gelo Neste primeiro módulo, você terá como objetivos: Começar falando para uma audiência. Identificar

Leia mais

Fast Idiomas. Aulão Nacional de Inglês

Fast Idiomas. Aulão Nacional de Inglês Fast Idiomas 1 Aqui no EPISÓDIO 04 está o PASSO A PASSO DE ESTUDO para estudar Inglês diariamente usando tudo o que aprendeu no AULÃO NACIONAL DE INGLÊS! "PASSO A PASSO DE ESTUDO" Se tudo fez sentido para

Leia mais

TESTE DE AUTOAVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NCC

TESTE DE AUTOAVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NCC TESTE DE AUTOAVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NCC Gustavo Carvalho Orientações: 1- As questões apresentadas neste teste não representam aquilo que você acredita que é o ideal de possuir ou mesmo o que

Leia mais

Questionário de Lapsos de Memória

Questionário de Lapsos de Memória Questionário de Lapsos de Memória É raro o dia em que uma pessoa não tenha uma falha de memória. Numa altura esquecêmo-nos onde deixamos o guarda-chuva, noutra altura esquecêmonos daquele artigo importante

Leia mais