o r g a n i z a ç ã o : Taxonomia do planejamento à implantação > > > > Tornado-a Real! i n f e x p e r i e n c i a s e m a n t i c a.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "o r g a n i z a ç ã o : Taxonomia do planejamento à implantação > > > > Tornado-a Real! i n f o @ e x p e r i e n c i a s e m a n t i c a."

Transcrição

1 o r g a n i z a ç ã o : Taxonomia do planejamento à implantação > > > > > Tornado-a Real! i n f e x p e r i e n c i a s e m a n t i c a. c o m

2 Sinônimos afetam o e-commerce! A ideia central foi testar os sites mais populares, segundo os resultados da busca orgânica Google, nas categorias de produtos mais vendidos conforme pesquisa e-bit 2. Fonte: E-commercer Brasil, Fev. 22. Disponível em:

3 No primeiro semestre de 2 o e-bit anunciou que, pela primeira vez, os livros e periódicos perderam a liderança no varejo online para os eletrodomésticos, que ficaram com 3%, ocupando assim a primeira colocação, seguida pela categoria de informática, com 2%. Em terceiro os produtos de saúde e beleza, com %. E os livros e assinaturas de revistas e jornais, historicamente líderes do e-commerce, caíram para o quarto do ranking, com 8%. Dos 5 mais populares, o Ponto Frio teve o melhor índice de revocação,,68 sendo o que o índice máximo é. Todos os demais ficaram com zero, ou seja não retornaram nenhum registro. Curioso observar que o site BuscaPé, o 6º mais popular no Google segundo o critério que defini, teve um índice de revocação com aproveitamento de %, ou seja, o buscador desse site retornou 43 registros (produtos) tanto com uso da palavra frizer como com a grafada de forma correta, freezer. google empresa a termo de busca n. resultados b índice de precisão índice de revocação º ponto frio frizer freezer 9 76,68 c,77 d,9 2º walmart frizer freezer 4,92 e 3º magazine luiza magazine luiza frizer freezer 72 4º americanas americanas frizer freezer 2 7 f,8 g 5º carrefour carrefour frizer freezer 9,78 h a) Cinco primeiras empresas em ordem de relevância na lista de resultados da busca natural após uma pesquisa no Google com o termo eletrodoméstico. b) Considera-se número total de registros relevantes no sistema o número de registros recuperados com a palavra freezer menos as falsas recuperações. c) Juntamente com os freezers vieram 6 livros e DVDs. d) Juntamente com os freezers vieram 4 livros, DVDs, vasilhas para freezer etc. e) Juntamente com os freezers vieram 4 produtos como trava para geladeiras e freezer, livros e etc. f) Retornou um livro 2 produtos não relevantes: Aventuras da dona Friz Egito Antigo de Joanna Cole e um vazo Linha frizada em cerâmica. g) Juntamente com os freezers vieram 4 livros, DVDs, vasilhas para freezer etc. h) Juntamente com os freezers vieram 4 conjunto de vasilhas para freezers. Nota: Pesquisa realizada em 8/2/2.

4 Depois de testarmos os sites mais populares no maior segmento de e-commerce do Brasil, o de eletrodomésticos, vamos brincar um pouco no segmento que vem conquistando fatias cada vez maiores, segundo pesquisa da e-bit: o de beleza, saúde e medicamentos. Agora vou utilizar uma palavra sinônima, aportuguesada, para um produto bem comum, xampu. Esse exemplo ( xampu = shampoo ) expressa uma relação de equivalência entre dois termos que representam o mesmo conceito em diferentes línguas. O capítulo 9, Equivalence across languages, da ISO [...] usa mais de 7 páginas da norma para tratar desse tipo de equivalência entre línguas, que é apenas uma dentre algumas outras situações que dão origem à sinonímia. A Época Cosméticos, o 5º site mais popular no Google teve os melhores índices de relevância e precisão dos Top 5. E os 4 mais populares que aparecem na frente dessa empresa obtiveram todos um índice zero de relevância. google empresa termo de busca n. resultados a índice de precisão índice de revocação º Natura xampu shampoo 2º Jequiti xampu shampoo 3º Racco xampu shampoo 4º lumi cosméticos xampu shampoo 5º época cosméticos xampu shampoo ,78,83,62 b,86 a) Considera-se como número total de registros relevantes no sistema o número de registros recuperados com a palavra shampoo menos as falsas recuperações. b) Juntamente com os shampoos vieram 3 falsos registros: pincéis LUMI, 25 dicas de beleza e blush. Nota : São subtraídos do número total de registros recuperados itens que representam falsas recuperações como: condicionadores e kits de viagem. Nota 2 : Pesquisa realizada em 8/2/2.

5 Webshoppers 27 a edição O que é WEBSHOPPERS? Iniciativa da e-bit, o WebShoppers tem como objetivo difundir informações essenciais para o entendimento do comércio eletrônico no Brasil. Fonte: e-bit informação. Disponível em:

6 Sinônimos afetam 7% das buscas em mais de línguas suportadas pelo Google Nosso sistema de sinônimos é o resultado de mais de cinco anos de pesquisa dentro da nossa equipe de web ranking de busca. Nós monitoramos constantemente a qualidade do sistema, mas recentemente fizemos um esforço especial para analisar impacto dos sinônimos e qualidade. Na maioria das vezes, você provavelmente não percebe quando a sua pesquisa envolve sinônimos, porque acontece nos bastidores. No entanto, as nossas medições mostram que sinônimos afetam 7 por cento das buscas do usuário nas mais de línguas suportadas pela Google. Steven Baker, engenheiro de software da Google. Helping computers understand language. Fonte: Google Official Blog. Disponível em:

7 Quadrante mágico Gartner para busca corporatva Fonte: Gartner. Disponível em:

8 O GSA já traz dicionários de derivação (stemming) em diferentes línguas que podem ser ativados ou não.

9 International Organization for Standartization ISO :2 -- Thesauri and interoperability with other vocabularies -- Part : Thesauri for information retrieval. American National Standarts Institute and National Information Standarts Organization ANSI/NISO Z39.9 (25): Guidelines for the Construction, Format, and Management of Monolingual Controlled Vocabularies. International Organization for Standartization ISO/DIS :23 -- Thesauri and interoperability with other vocabularies Part 2: Interoperability with others vocabularies.

10 Tipos de vocabulário controlados Existem 4 tipos de VC que se diferenciam entre si, de acordo com o nível de complexidade das estruturas: - equivalência ou sinonímia; - hierarquia, e - associação. Essa complexidade é proporcional à quantidade de tipos de relações semânticas existentes entres os termos. Quanto maior a quantidade de tipos de relações semânticas, maior a complexidade do VC.

11 Complexidade dos tipos de VC (Vocabulários) - Lista Anel de sinônimo Taxonomia Tesauro complexidade + C. ambigüidade C. Sinonímia C. ambigüidade R. sinonímia R. hierarquia C. ambigüidade C. sinonímia R. hierarquia R. associação (Relações semân7cas) O extremo esquerdo e direito, respectivamente, mostram o tipo de VC menos e mais complexo. A linha horizontal desenhada representa o aumento do nível de complexidade das estruturas desses VC, na medida em que aumentam os tipos de relações, que funcionam como controles semânticos entre os termos. O tipo taxonomia, por exemplo, é mais complexo que o anel de sinônimos porque esse último abriga menos tipos de relações semânticas que o primeiro.

12 Peter Morville Types os Thesauri Should you decide to build a thesaurus for your web site, you'll need to choose from among three types: a classic thesaurus, an indexing thesaurus, and a searching thesaurus [...]. This decision should be based on how you intend to use the thesaurus, and it will have major implications for desing. D Peter Morville, Information Architecture

13 Tesauros Clássico O Tesauros Clássico é utilizado no lado da indexação e no da busca. Indexadores utilizam o tesauros para mapear os termos preferidos, suas formas variantes bem como as demais relações semânticas que auxiliam na hora da indexação. E os usuários utilizam o tesauros para recuperação, conscientes ou não do papel que um tesauro desempenha

14 Uma busca por EAD. ooops! achou educação a distância e é claro, ead também!... ensino a distância, e-learning

15 Os qualificadores são um recurso que ajudam o mecanismo de busca agrupar os conteúdos por contexto!

16 Que são taxonomias? Em um sentido mais estrito, a palavra taxonomia não é a mais apropriada quando nos referimos a ferramentas que lidam com o controle do significado das palavras, e que objetivam auxiliar os sistemas de informação, na organização e recuperação das mesmas. A palavra mais adequada é vocabulário controlado (VC). Foi a partir da década de 9 que o termo taxonomia adquiriu um sentido mais amplo, equivalente ao sistemas de organização do conhecimento (knowledge organization systems). Esse último foi utilizado pela primeira vez em 998 pelo Networked Knowledge Organization Systems Working Group no encontro da Association for Computing Machinery Digital Libraries Conference em Pittsburgh. Mas o termo sistema de organização do conhecimento não pegou no mundo corporativo e provavelmente não irá. E, segundo Heather Hedden, menos provável ainda escutarmos que um criador/editor de sistemas de organização do conhecimento seria uma boa denominação para taxonomista.

17 Sistemas de organização do conhecimento O termo sistemas de organização do conhecimento tem o objetivo de abarcar todos os tipos de esquemas para organização da informação e promoção da gestão do conhecimento. Sistemas de organização da informação incluem esquemas de classficação e categorização que organizam materiais de forma geral, cabeçalhos de assunto que fornecem acesso mais detalhado, e arquivos de autoridade que controlam versões variantes das informações tais como nomes geográficos e nomes de pessoas. Sistemas de organização do conhecimento também incluem vocabulários com estruturas avançadas, tais como tesauros, e esquemas menos tradicionais, tais como redes semânticas e ontologias. Porque sistemas de organização do conhecimento são mecanismos para organização da informação, eles estão no centro de toda biblioteca, museu e arquivo. Gail Hodge, Systems of knowledge organization for digital libraries.

18 Heather Hedden Taxonomia = Vocabulários Controlados Apesar do termo [taxonomia] ser também usado para referir a nomenclatura e classificação dos conceitos em outras disciplinas acadêmicas, apenas a partir de 99 é que tem sido entendido como organização da informação em geral. [...] Em algumas especialidades, como a de websites, a aplicação da taxonomia é relativamente nova, coincidindo com uma nova adoção do termo taxonomia. Outras áreas, como vocabulários controlados e tesauros utilizados na indexação de periódicos e recuperação da informação, as taxonomias já são utilizadas há décadas. Heather Hedden, The accidental taxonomist.

19 Alinhamento entre SKOS e nova ISO 25964

20 o r g a n i z a ç ã o : Obrigado! CONTATO: i n f e x p e r i e n c i a s e m a n t i c a. c o m Taxonomia do planejamento à implantação > > > > > Tornado-a Real!

Panorama do e-commerce tendências e expectativas.

Panorama do e-commerce tendências e expectativas. Panorama do e-commerce tendências e expectativas. As marcas BuscaPé atuam em toda a cadeia de valores do e-commerce na América Latina Ciclo de Compras PERCEPÇÃO INTERESSE DECISÃO AÇÃO PÓS-VENDA REVENDA

Leia mais

25/05/2015. Relevance Feedback. Expansão de Consulta. Relevance Feedback

25/05/2015. Relevance Feedback. Expansão de Consulta. Relevance Feedback Relevance Feedback Expansão de Consulta Relevance Feedback 1 Relevance Feedback Baeza-Yates; Ribeiro-Neto, (2011, cap 5) distinguem dois métodos: Explicit Relevance Feedback a informação para a reformulação

Leia mais

O mercado de e-commerce e como torná-lo mais rentável usando o marketing digital. Julia Lopes - gerente de parcerias de canais

O mercado de e-commerce e como torná-lo mais rentável usando o marketing digital. Julia Lopes - gerente de parcerias de canais O mercado de e-commerce e como torná-lo mais rentável usando o marketing digital Julia Lopes - gerente de parcerias de canais Dados de e-commerce no Brasil dimensionando o mercado Faturamento do e-commerce

Leia mais

Recuperação. Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília

Recuperação. Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília Recuperação Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília 1 2 Contexto Grande quantidade de informações são produzidas e disponibilizadas diariamente Com a elevada

Leia mais

Bleez Agência Digital... 3. Quem sou eu... 4. Introdução... 5. Quanto o ecommerce cresceu no Brasil... 7. Quem está comprando no ecommerce...

Bleez Agência Digital... 3. Quem sou eu... 4. Introdução... 5. Quanto o ecommerce cresceu no Brasil... 7. Quem está comprando no ecommerce... Sumário Bleez Agência Digital... 3 Quem sou eu... 4 Introdução... 5 Quanto o ecommerce cresceu no Brasil... 7 Quem está comprando no ecommerce... 10 Por que os brasileiros estão comprando mais... 12 O

Leia mais

METADADOS PARA A PRESERVAÇÃO DA INFORMAÇÃO DIGITAL

METADADOS PARA A PRESERVAÇÃO DA INFORMAÇÃO DIGITAL 354 METADADOS PARA A PRESERVAÇÃO DA INFORMAÇÃO DIGITAL José Carlos Abbud Grácio (UNESP) Bárbara Fadel (UNESP) 1. Introdução Com os avanços das tecnologias de informação e comunicação (TIC) as instituições

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO PARA LINGUAGEM DOCUMENTÁRIA: METADADOS E REDE COLABORATIVA NO VOCABULÁRIO CONTROLADO DO SIBI/USP.

SISTEMA DE GESTÃO PARA LINGUAGEM DOCUMENTÁRIA: METADADOS E REDE COLABORATIVA NO VOCABULÁRIO CONTROLADO DO SIBI/USP. SISTEMA DE GESTÃO PARA LINGUAGEM DOCUMENTÁRIA: METADADOS E REDE COLABORATIVA NO VOCABULÁRIO CONTROLADO DO SIBI/USP. Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos 1, Silvia Regina Saran Della Torre 2, Roseli

Leia mais

taxonomia em Sharepoint

taxonomia em Sharepoint taxonomia em Sharepoint Como organizar o conteúdo corporativo Por: Alexandre Lemos Caroline Piguin Pasqualino Introdução O conhecimento corporativo é um ativo de difícil tangibilidade e sua gestão é uma

Leia mais

Sistema de Organização. Determina o agrupamento e a categorização do conteúdo informacional.

Sistema de Organização. Determina o agrupamento e a categorização do conteúdo informacional. Sistema de Organização Determina o agrupamento e a categorização do conteúdo informacional. Onde é mais rápido r encontrar uma palavra? É uma fato simples que quando você tem uma certa quantidade de coisas,

Leia mais

Facebook Analytics: Como mensurar e otimizar a presença da sua empresa no Facebook

Facebook Analytics: Como mensurar e otimizar a presença da sua empresa no Facebook Marketing Digital de resultado para Médias e Pequenas Empresas Facebook Analytics: Como mensurar e otimizar a presença da sua empresa no Facebook Ferramentas e experimentos para conseguir melhores resultados

Leia mais

Arquitetura de Informação - 6

Arquitetura de Informação - 6 Arquitetura de Informação - 6 Ferramentas para Web Design Prof. Ricardo Ferramentas para Web Design 1 Objetivo do Sistema de Rotulação O sistema de rotulação é o componente da Arquitetura de Informação

Leia mais

ESTUDO DA CONSTRUÇÃO DA TAXONOMIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS 1

ESTUDO DA CONSTRUÇÃO DA TAXONOMIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DIRETÓRIO ACADÊMICO DE BIBLIOTECONOMIA IV Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência

Leia mais

Organizaçãoe Recuperação de Informação GSI521. Prof. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU

Organizaçãoe Recuperação de Informação GSI521. Prof. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU Organizaçãoe Recuperação de Informação GSI521 Prof. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU Introdução Organização e Recuperação de Informação(GSI521) Tópicos Recuperação de informação (RI); Breve histórico; O

Leia mais

TRATAMENTO TEMÁTICO DA INFORMAÇÃO: Processos de Análise e Representação

TRATAMENTO TEMÁTICO DA INFORMAÇÃO: Processos de Análise e Representação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES CURSO DE BIBLIOTECONOMIA ANÁLISE DA INFORMAÇÃO I TRATAMENTO TEMÁTICO DA INFORMAÇÃO: Processos de Análise e Representação

Leia mais

PLANO DE INOVAÇÃO PARA O VOCABULÁRIO CONTROLADO DO SIBiUSP: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

PLANO DE INOVAÇÃO PARA O VOCABULÁRIO CONTROLADO DO SIBiUSP: RELATO DE EXPERIÊNCIA. PLANO DE INOVAÇÃO PARA O VOCABULÁRIO CONTROLADO DO SIBiUSP: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Juliana de Souza Moraes 1, Adriana Flamino 2, Hálida Fernandes 3, Isabel Cristina Calherani 4 1 Mestre em Biblioteconomia

Leia mais

Modelagem do Conhecimento para a Gestão de Processos e Projetos. Modelagem do Conhecimento para a Gestão de Processos e Projetos Prof.

Modelagem do Conhecimento para a Gestão de Processos e Projetos. Modelagem do Conhecimento para a Gestão de Processos e Projetos Prof. Modelagem do Conhecimento para a Gestão de Processos e Projetos 1 Objetivo Apresentação de modelo conceitual para a integração e recuperação de informações, disponíveis em ambientes internos ou externos,

Leia mais

Estudo do Domínio do Repositório Institucional da ENAP

Estudo do Domínio do Repositório Institucional da ENAP Estudo do Domínio do Repositório Institucional da ENAP Projeto básico sobre Repositório Digital: Definição da Arquitetura Informacional / Definição do Conjunto de Metadados / Definição do Fluxo Geral e

Leia mais

Introdução ao E-Commerce. São Paulo (11) 4063 0165 Porto Alegre (51) 3092 0102 Recife (81) 4062 9373

Introdução ao E-Commerce. São Paulo (11) 4063 0165 Porto Alegre (51) 3092 0102 Recife (81) 4062 9373 Introdução ao E-Commerce ecommerce não é site NÃO É UM SITE, É UMA EMPRESA A DIFERENÇA: FIQUE ATENTO ÀS MÉTRICAS VISITAS E COMENTÁRIOS X RECEITA E MARGEM NÃO É FEELING, É MULTIDISCIPLINARIDADE ecommerce

Leia mais

Facebook Analytics: Como mensurar e otimizar a presença da sua empresa no Facebook

Facebook Analytics: Como mensurar e otimizar a presença da sua empresa no Facebook Marketing Digital de resultado para Médias e Pequenas Empresas Facebook Analytics: Como mensurar e otimizar a presença da sua empresa no Facebook Ferramentas e experimentos para conseguir melhores resultados

Leia mais

Sistema de Organização

Sistema de Organização Sistema de Organização Guilhermo Reis www.guilhermo.com 2 Onde é mais rápido encontrar uma palavra? Jogo de caça-palavras Dicionário (passatempo.ig.com.br, 2014) É mais fácil encontrar uma informação em

Leia mais

SEO PARA INICIANTES Como otimizar um blog Guia passo a passo para fazer o seu blog otimizado e indexado corretamente!

SEO PARA INICIANTES Como otimizar um blog Guia passo a passo para fazer o seu blog otimizado e indexado corretamente! 1 SEO PARA INICIANTES Como otimizar um blog Guia passo a passo para fazer o seu blog otimizado e indexado corretamente! Fórmula Hotmart - www.formulahotmart.com 2 Este ebook pertence: Claudio J. Bueno

Leia mais

XXX Congresso da SBC II Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico

XXX Congresso da SBC II Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico XXX Congresso da SBC II Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico Recuperação de Informação em Infraestruturas de Dados Espaciais usando Mecanismos de Representação do Conhecimento Autores

Leia mais

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética Uma Publicação Grupo IPub Guia redes sociais para clínica de estética Guia de redes sociais para clínica de estética Conteúdo 1. Introdução 2. A força das redes sociais para clínica de estética 3. As redes

Leia mais

Uma Arquitetura de Metadados para Descrever e Organizar Informações de um Sistema de Saúde

Uma Arquitetura de Metadados para Descrever e Organizar Informações de um Sistema de Saúde Uma Arquitetura de Metadados para Descrever e Organizar Informações de um Sistema de Saúde Rafael Port da Rocha, Marcos Cordeiro D Ornellas 1,2 Grupo PIGS, Curso de Ciência da Computação (CCC) Universidade

Leia mais

Tesauro. Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília

Tesauro. Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília Tesauro Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília ANSI/NISO Z39.19 Tesauro é um vocabulário controlado organizado em uma ordem preestabelecida e estruturado de

Leia mais

Experimente os números binários!

Experimente os números binários! Experimente os números binários! Fornecido pelo TryEngineering - Foco da lição A lição enfoca como funciona o código binário e aplicações do binário para engenheiros de computação. A lição oferece ao estudante

Leia mais

23ª edição. Índice. Copyright e-bit Todos os Direitos Reservados. O que é WebShoppers... 03. A e-bit... 04

23ª edição. Índice. Copyright e-bit Todos os Direitos Reservados. O que é WebShoppers... 03. A e-bit... 04 Índice O que é WebShoppers... 03 A e-bit... 04 Dados WebShoppers: Metodologia... 06 Sumário Executivo... 08 Estrutura do Relatório... 09 Parte I Balanço de 2010... 10 2010: Um ano para se lembrar! Quanto

Leia mais

GED E ECM. Bruno Velaz. Maximizando resultados com ECM e GED para pequenas e médias empresas. 21/09/2011 1

GED E ECM. Bruno Velaz. Maximizando resultados com ECM e GED para pequenas e médias empresas. 21/09/2011 1 GED E ECM Maximizando resultados com ECM e GED para pequenas e médias empresas. Bruno Velaz Diretor de Operações TI Microsoft Taugor Corporation 21/09/2011 1 Agenda Apresentação Objetivo O que é Gestão

Leia mais

LIMA, Álvaro Raineri STRAUHS, Elizabete Proença NASCIMENTO, Maria Odete Alves

LIMA, Álvaro Raineri STRAUHS, Elizabete Proença NASCIMENTO, Maria Odete Alves PROPOSTA DE QUESTÕES A SEREM UTILIZADAS NA MÉTRICA REALIMENTAÇÃO E MECANISMOS DE MONITORAÇÃO RELACIONADOS AO AMBIENTE DE GESTÃO DO CONHECIMENTO ASSOCIADA À DIMENSÃO PROGRAMA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO DO

Leia mais

Treinamento Portal de Periódicos CAPES 2007. Editores: ACM, Emerald, Oxford, Blackwell e Sage

Treinamento Portal de Periódicos CAPES 2007. Editores: ACM, Emerald, Oxford, Blackwell e Sage Treinamento Portal de Periódicos CAPES 2007 Editores: ACM, Emerald, Oxford, Blackwell e Sage ACM Association of Computing Machinery Página de Acesso http://portal.acm.org/portal ACM Digital Library Coleção

Leia mais

IT Service Management Foundation Bridge based on ISO/IEC 20000

IT Service Management Foundation Bridge based on ISO/IEC 20000 Exame simulado IT Service Management Foundation Bridge based on ISO/IEC 20000 Edição Novembro, 2013 Copyright 2013 EXIN All rights reserved. No part of this publication may be published, reproduced, copied

Leia mais

Manual de Procedimentos

Manual de Procedimentos Manual de Procedimentos Ly n ns O Rei dos Blogs Crescendo empreendedores Sumário Propósito... 3 Estrutura do Manual... 4 1. Iniciando... 5 1.1. O que é o Portal LyonBlogs... 5 1.2. Qual é o Objetivo...

Leia mais

Como medir as 5 melhores fontes de vendas? CLICK SUMMIT BRUNO AMARAL

Como medir as 5 melhores fontes de vendas? CLICK SUMMIT BRUNO AMARAL Como medir as 5 melhores fontes de vendas? CLICK SUMMIT BRUNO AMARAL BRUNO AMARAL General Manager Diamond by BOLD Com mais de 10 anos de experiência em Marketing Digital e formação base em engenharia informática,

Leia mais

Esta comunicação está sendo submetida sob o [x] Tema 1 Aspectos teóricos e metodológicos nos estudos em ontologias

Esta comunicação está sendo submetida sob o [x] Tema 1 Aspectos teóricos e metodológicos nos estudos em ontologias SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ONTOLOGIA NO BRASIL 11 e 12 de Agosto Universidade Federal Fluminense Departamento de Ciência da Informação Niterói Rio de Janeiro Brasil Esta comunicação está sendo submetida

Leia mais

Vocabulário Controlado Para Indexação de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPE

Vocabulário Controlado Para Indexação de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPE Vocabulário Controlado Para Indexação de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPE Márcia Ivo Braz (UFPE) marcia_ibraz@hotmail.com Renato Fernandes Corrêa (UFPE) fc_renato@yahoo.com.br

Leia mais

Metodologia para a criação de uma taxonomia sobre competências e habilidades profissionais no setor da Informação Documentação

Metodologia para a criação de uma taxonomia sobre competências e habilidades profissionais no setor da Informação Documentação Metodologia para a criação de uma taxonomia sobre competências e habilidades profissionais no setor da Informação Documentação Universidade de Évora. Encontro de CID. Maio 2011 José A. Moreiro Universidad

Leia mais

Falhar em se preparar é se preparar para falhar. (Benjamin Franklin).

Falhar em se preparar é se preparar para falhar. (Benjamin Franklin). 1- Planejamento Falhar em se preparar é se preparar para falhar. (Benjamin Franklin). Planejamento é uma etapa administrativa que auxilia o administrador a perceber a realidade, avaliar ações e definir

Leia mais

04/03/2013. Gerenciamento de Dados e Informação. Recuperação de Dado X Informação. Histórico

04/03/2013. Gerenciamento de Dados e Informação. Recuperação de Dado X Informação. Histórico Recuperação de Dado X Informação Gerenciamento de Dados e Informação Fernando Fonseca Ana Carolina Robson Fidalgo Comparação (matching) Recuperação de Dados Exata Recuperação de Informação Aproximada Dados

Leia mais

acebook Analytics Ferramentas e experimentos para conseguir melhores resultados através das métricas adequadas.

acebook Analytics Ferramentas e experimentos para conseguir melhores resultados através das métricas adequadas. acebook Analytics Ferramentas e experimentos para conseguir melhores resultados através das métricas adequadas. 2 INTRODUÇÃO Em um curto espaço de tempo, vimos o Facebook ir do zero ao status de uma das

Leia mais

Felipe Morais @plannerfelipe O CENÁRIO DO E-COMMERCE BRASILEIRO

Felipe Morais @plannerfelipe O CENÁRIO DO E-COMMERCE BRASILEIRO Felipe Morais @plannerfelipe O CENÁRIO DO E-COMMERCE BRASILEIRO ESPECIALISTA EM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL Autor do livro PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL (Ed. Brasport) Autor do Blog do Planejamento

Leia mais

Marketing. Conrado Adolpho Vaz. O Guia Definitivo de Marketing Digital. Novatec

Marketing. Conrado Adolpho Vaz. O Guia Definitivo de Marketing Digital. Novatec Google Marketing O Guia Definitivo de Marketing Digital Conrado Adolpho Vaz Novatec Sumário Prefácio à 1ª edição... 21 Prefácio à 2ª. edição... 23 Prefácio à 3ª edição... 25 Introdução... 27 Parte I O

Leia mais

Mais informações sobre e-commerce em: www.portalgerenciais.com.br

Mais informações sobre e-commerce em: www.portalgerenciais.com.br Mais informações sobre e-commerce em: www.portalgerenciais.com.br Extra, Extra notícias fresquinhas Você pode ter uma loja que funciona 24hs, inclusive aos domingos e feriados, não paga aluguel e nem condomínio

Leia mais

MODELOS DE MELHORES GOVERNANÇA DE T.I. PRÁTICAS DA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza

MODELOS DE MELHORES GOVERNANÇA DE T.I. PRÁTICAS DA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza MODELOS DE MELHORES PRÁTICAS DA GOVERNANÇA DE T.I. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza MELHORES PRÁTICAS PARA T.I. MODELO DE MELHORES PRÁTICAS COBIT Control Objectives for Information

Leia mais

Uso de taxonomias na gestão de conteúdo de portais corporativos.

Uso de taxonomias na gestão de conteúdo de portais corporativos. Gestão de Conteúdo web através de ontologias: conceitos e aplicações Fernando Silva Parreiras Contextualização O que? Uso de taxonomias na gestão de conteúdo de portais corporativos. Quem? Gerentes, consultores

Leia mais

ESCOLA. BRITANNICA.COM.BR

ESCOLA. BRITANNICA.COM.BR britannica.com.br Guia do usuário: Britannica ESCOLA. BRITANNICA.COM.BR BEM-VINDO AO BRITANNICA DIGITAL LEARNING Os melhores recursos digitais para a sua escola Parabenizamos a sua decisão de usar o Britannica

Leia mais

Uma Ontologia para Gestão de Segurança da Informação

Uma Ontologia para Gestão de Segurança da Informação Uma Ontologia para Gestão de Segurança da Informação Paulo Fernando da Silva, Henrique Otte, José Leomar Todesco, Fernando A. O. Gauthier Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Leia mais

O POSICIONAMENTO DA ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO NA GOVERNANÇA DE TI

O POSICIONAMENTO DA ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO NA GOVERNANÇA DE TI O POSICIONAMENTO DA ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO NA GOVERNANÇA DE TI Claudio Gottschalg Duque Professor Departamento de Ciência da Informação Universidade de Brasília (UnB) Brasil Mauricio Rocha Lyra Aluno

Leia mais

Apresentação Oficial

Apresentação Oficial Apresentação Oficial Elegância + Glamour = Flexibilidade Liderança Qualidade Inovação Exclusividade Transparência Objetivo da Empresa Comercializar produtos sofisticados e de qualidade por meio de consultores

Leia mais

Como agilizar a produção científica com pesquisas bem sucedidas nas melhores fontes on-line

Como agilizar a produção científica com pesquisas bem sucedidas nas melhores fontes on-line Mini-curso 2 Como agilizar a produção científica com pesquisas bem sucedidas nas melhores fontes on-line 8/11/11-08h30 às 12h30 http://www.abecbrasil.org.br DAMIANO, L. C. C., nov/2011 Apresentação licenciada

Leia mais

Utilização de Técnicas de Recuperação da Informação na Construção de uma Ferramenta de Busca em Documentos do Arquivo Público de Biguaçu

Utilização de Técnicas de Recuperação da Informação na Construção de uma Ferramenta de Busca em Documentos do Arquivo Público de Biguaçu Utilização de Técnicas de Recuperação da Informação na Construção de uma Ferramenta de Busca em Documentos do Arquivo Público de Biguaçu Alessandro Mueller alessandro@univali.br UNIVALI Luiz Gonzaga Ferreira

Leia mais

MARKETING NA INTERNET

MARKETING NA INTERNET MARKETING NA INTERNET HUGO HOCH CONSULTOR DE MARKETING ER. BAURU SEBRAE-SP hugoh@sebraesp.com.br Marketing na Internet O que é? o Marketing na Internet, também referido como: i-marketing, web marketing,

Leia mais

A Arquitetura de Informação segundo Lou e Peter por Márcio Tristão

A Arquitetura de Informação segundo Lou e Peter por Márcio Tristão A Arquitetura de Informação segundo Lou e Peter por Márcio Tristão Conversamos com Louis Rosenfeld e Peter Morville autores do best-seller Information Architecture for the World Wide Web, o livro do urso

Leia mais

Web Semântica e Matching de Ontologias: Uma Visão Geral

Web Semântica e Matching de Ontologias: Uma Visão Geral Web Semântica e Matching de Ontologias: Uma Visão Geral Hélio Rodrigues de Oliveira Departamento de Computação Universidade Federal do Ceará heliorodrigues@lia.ufc.br Bernadette Farias Lóscio Departamento

Leia mais

Arquitetura da Informação. A relação da Arquitetura da Informação com a Usabilidade na era do conhecimento

Arquitetura da Informação. A relação da Arquitetura da Informação com a Usabilidade na era do conhecimento A relação da Arquitetura da Informação com a Usabilidade na era do conhecimento Rodrigo Medeiros Tecnólogo em Sistema para Internet Faculdade Marista Especialista em arquitetura da Informação pela Jump

Leia mais

Integrando pessoas ao negócio através de um portal colaborativo. ROGÉRIO INOMATA inomata@br.ibm.com Portal Sales Leader, IBM América Latina

Integrando pessoas ao negócio através de um portal colaborativo. ROGÉRIO INOMATA inomata@br.ibm.com Portal Sales Leader, IBM América Latina Integrando pessoas ao negócio através de um portal colaborativo ROGÉRIO INOMATA inomata@br.ibm.com Portal Sales Leader, IBM América Latina Por quê? INOVAÇÃO Então O que é um portal mesmo? Serviços de Apresentação

Leia mais

Como ganhar US$525 trabalhando 1 hora por dia

Como ganhar US$525 trabalhando 1 hora por dia Como ganhar US$525 trabalhando 1 hora por dia Por: Byong Kang Aviso Legal Ao adquirir este material, você concorda que o autor não assume qualquer responsabilidade pelos prejuízos ou danos advindos da

Leia mais

MAIS CLIENTES, MAIS VENDAS SEO. Estampe sua marca na primeira página do Google

MAIS CLIENTES, MAIS VENDAS SEO. Estampe sua marca na primeira página do Google MAIS CLIENTES, MAIS VENDAS SEO Search Engine Optimization Estampe sua marca na primeira página do Google Prefácio Este e-book que apresentamos ao leitor foi desenvolvido por uma equipe especializada em

Leia mais

Desde 2008. Mídia Kit 2015. encontrasãopaulo. www.encontrasaopaulo.com.br

Desde 2008. Mídia Kit 2015. encontrasãopaulo. www.encontrasaopaulo.com.br Desde 2008 Mídia Kit 2015 encontrasãopaulo www.encontrasaopaulo.com.br Introdução O Mídia Kit 2015 do guia online Encontra São Paulo tem o objetivo de contextualizar a atuação do site no segmento de buscas

Leia mais

Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Como Melhorar a Tomada de Decisão e a Gestão do Conhecimento Capítulo

Leia mais

Marketing. Conrado Adolpho Vaz. O Guia Definitivo de Marketing Digital. Novatec

Marketing. Conrado Adolpho Vaz. O Guia Definitivo de Marketing Digital. Novatec Google Marketing O Guia Definitivo de Marketing Digital Conrado Adolpho Vaz Novatec sumário Prefácio à 1ª. edição... 19 Prefácio à 2ª. edição... 21 Parte I O Novo Consumidor e o Mundo Digital... 23 Capítulo

Leia mais

WebOnto: Anotação Semântica com Ontologias de Domínio

WebOnto: Anotação Semântica com Ontologias de Domínio WebOnto: Anotação Semântica com Ontologias de Domínio Stainam Brandão (COPPE/UFRJ) stainam@cos.ufrj.br Arthur Siqueira (COPPE/UFRJ) arthur@cos.ufrj.br Jano Moreira de Souza (COPPE/UFRJ) jano@cos.ufrj.br

Leia mais

Modelo de Questões para Planejamento Digital Interativo

Modelo de Questões para Planejamento Digital Interativo Modelo de Questões para Planejamento Digital Interativo Algumas questões importantes sobre um projeto digital. Dependendo do cliente não é necessário levantar uma grande quantidade de dados. Utilize este

Leia mais

Pequenas Empresas na Web

Pequenas Empresas na Web fevereiro 2010 :: ano 7 :: nº 74 :: www.revistawebdesign.com.br E D I T O R A R$ 11,90 Pequenas Empresas na Web Você sabia que, neste nicho de mercado, 80% NÃO possuem sites? Saiba como atraí-las para

Leia mais

Criando Itens Calculados

Criando Itens Calculados Criando Itens Calculados Objetivos Ao concluir esta lição, você será capaz de: Criar um cálculo Criar um cálculo complexo Especificar um valor de parâmetro para um cálculo Objetivos da Lição Esta lição

Leia mais

Card-sorting é melhor que buraco

Card-sorting é melhor que buraco 1 de 10 10/3/2008 11:56 Blog Arquitetura da Informação Multimídia Barganha! Provedor Banda Larga R$ 1,50 ao mês! Publicações Sobre o autor Listas de discussão card sorting cartão taxonomia classificação

Leia mais

Paginas em Branco: O sistema possui a possibilidade de configuração, que remove automaticamente as páginas em branco.

Paginas em Branco: O sistema possui a possibilidade de configuração, que remove automaticamente as páginas em branco. GERENCIAMENTO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS. Disponibiliza rotinas para armazenar e gerenciar (incluindo, alterando, excluindo e pesquisando) a documentação física e eletrônica (digitalizada, importada de

Leia mais

SUMÁRIO. 1.Introdução. 2.Objetivos. 3.Metodologia. 4.Sobre a Black Friday. 5.Sobre desejo e interesse de compra do público às vésperas da data

SUMÁRIO. 1.Introdução. 2.Objetivos. 3.Metodologia. 4.Sobre a Black Friday. 5.Sobre desejo e interesse de compra do público às vésperas da data SUMÁRIO 1.Introdução 4 2.Objetivos 6 3.Metodologia 7 4.Sobre a Black Friday 8 5.Sobre desejo e interesse de compra do público às vésperas da data 22 6.Conclusões 37 A próxima Black Friday deve estabelecer

Leia mais

TESAURO AFRO-BRASILEIRO: USO ESTRATÉGICO PARA ORGANIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO

TESAURO AFRO-BRASILEIRO: USO ESTRATÉGICO PARA ORGANIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO 1149 TESAURO AFRO-BRASILEIRO: USO ESTRATÉGICO PARA ORGANIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO AFRO-BRAZILIAN TESAURO: STRATEGIC ORGANIZATION AND USE FOR INFORMATION RETRIEVAL Graziela dos Santos Lima Marcia

Leia mais

Monitoramento de Métricas de Segurança da Informação

Monitoramento de Métricas de Segurança da Informação Monitoramento de Métricas de Segurança da Informação Rafael Seidi Shigueoka¹, Bruno Bogaz Zarpelão¹ 1 Departamento de Computação Universidade Estadual de Londrina (UEL) Caixa Postal 10.011 CEP 86057-970

Leia mais

Curso de GOOGLE ADWORDS

Curso de GOOGLE ADWORDS ECOMMERCE SCHOOL Fundada em junho de 2007, com o objetivo de ser um centro voltado para o desenvolvimento de profissionais de Internet, reunindo parcerias com escolas de excelência e importantes centros

Leia mais

Universidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Campus de Marília Grupo de Estudos sobre Organização e Representação do Conhecimento

Universidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Campus de Marília Grupo de Estudos sobre Organização e Representação do Conhecimento 1 Universidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Campus de Marília Grupo de Estudos sobre Organização e Representação do Conhecimento Referência do texto para discussão: BRASCHER, Marisa;

Leia mais

A Governança de TI Gestão de TI através de Portfólios

A Governança de TI Gestão de TI através de Portfólios A Governança de TI Gestão de TI através de Portfólios Sandra Sergi Santos, PMP Governança de TI Vamos começar este artigo analisando Governança de TI. A Governança de TI é a área mais crítica de uma governança

Leia mais

Checklist de 9 Itens para um E-mail Perfeito

Checklist de 9 Itens para um E-mail Perfeito Checklist de 9 Itens para um E-mail Perfeito Olá, Aqui é o Paulo Garra. Sou empreendedor e especialista em Funis de Marketing e Vendas na Internet. Ensino nos meus cursos pessoas bem intencionadas a construírem

Leia mais

MANUAL PARA REDUZIR O ABANDONO DO CARRINHO DE COMPRAS

MANUAL PARA REDUZIR O ABANDONO DO CARRINHO DE COMPRAS MANUAL PARA REDUZIR O ABANDONO DO CARRINHO DE COMPRAS ÍNDICE Introdução 1 A jornada do cliente no site 2 Desvendando o problema 5 Técnicas para redução 6 Fidelizando o cliente após a compra 8 Conclusão

Leia mais

O Profissional de Vendas frente ao Comércio Eletrônico {

O Profissional de Vendas frente ao Comércio Eletrônico { O Profissional de Vendas frente ao Comércio Eletrônico { Hangout on air (28/11/13) - uma promoção do Curso de Gestão Comercial - Ead Unisc Ministrante: Prof. Ms. Adm. Nícolas P. Furlan O que será tratado

Leia mais

Índice. Copyright E-bit - Todos os Direitos Reservados

Índice. Copyright E-bit - Todos os Direitos Reservados Índice O que é o WebShoppers... 03 A E-bit... 04 Produtos E-bit... 05 Metodologia do relatório... 07 Sumário Executivo... 08 Estrutura do Relatório... 10 Capítulo I - Fechamento do 1º semestre e expectativas

Leia mais

Como alavancar seus negócios com a Internet

Como alavancar seus negócios com a Internet Como alavancar seus negócios com a Internet 1 2 OBJETIVOS Entender a revolução que a internet trouxe para a vida e os negócios. Compreender o novo consumidor e como suas posturas nos afetam. 3 Dados da

Leia mais

Agenda. Host: Andrea Rigoni, Coordenadora Comercial Cloud Computing Artsoft Sistemas INFRAESTRUTURA GERENCIADA - VISÃO GERAL

Agenda. Host: Andrea Rigoni, Coordenadora Comercial Cloud Computing Artsoft Sistemas INFRAESTRUTURA GERENCIADA - VISÃO GERAL INFRAESTRUTURA INFRAESTRUTURA GERENCIADA GERENCIADA - VISÃO GERAL - VISÃO WEBINAR GERAL 27/11/2013 Agenda Infraestrutura tradicional versus Infraestrutura Gerenciada em nuvem Novos perfis do CIO e CTO

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Tipos de SI Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br + Introdução 2 n As organizações modernas competem entre si para satisfazer as necessidades dos seus clientes de um modo

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. ARARIBÁ HISTÓRIA O livro tem oito unidades, divididas

Leia mais

ProQuest Manual de Utilização

ProQuest Manual de Utilização ProQuest Manual de Utilização ProQuest : o que é? ProQuest é um serviço agregador de publicações eletrônicas, que oferece acesso ao texto integral através de uma interface de pesquisa única e on-line.

Leia mais

AMAZON WEB SERVICES - AWS A INFRAESTRUTURA DE NUVEM GERENCIADA

AMAZON WEB SERVICES - AWS A INFRAESTRUTURA DE NUVEM GERENCIADA Agenda A Infraestrutura de TI diante do futuro Unidade Artsoft de Infraestrutura Gerenciada Computação em nuvem: definição e benefícios O que é Amazon Web Services Como os clientes usam a nuvem da Amazon

Leia mais

ECTS Total Horas de contacto semestral 4 T TP PL TC S E OT 6 60 10 20 30. Jorge Miguel Calha Rainho Machado/jmachado@estgp.pt

ECTS Total Horas de contacto semestral 4 T TP PL TC S E OT 6 60 10 20 30. Jorge Miguel Calha Rainho Machado/jmachado@estgp.pt Ano Lectivo 2008/09 Curso Engenharia Informática Unidade Curricular Arquitecturas Tecnológicas dos Sistemas de Informação (6º Semestre) Objectivos gerais da Unidade Curricular 1 O objectivo desta unidade

Leia mais

XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - XIII ENANCIB 2012. GT 2: Organização e Representação do Conhecimento

XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - XIII ENANCIB 2012. GT 2: Organização e Representação do Conhecimento XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - XIII ENANCIB 2012 GT 2: Organização e Representação do Conhecimento TAXONOMIA E ETIQUETAGEM: análise dos processos de organização e recuperação

Leia mais

Slide 1: Título do Slide Recursos Online Básicos para Genealogistas Iniciantes Lisa A. M. Alzo, Mestre em Belas Artes

Slide 1: Título do Slide Recursos Online Básicos para Genealogistas Iniciantes Lisa A. M. Alzo, Mestre em Belas Artes Slide 1: Título do Slide Recursos Online Básicos para Genealogistas Iniciantes Lisa A. M. Alzo, Mestre em Belas Artes Slide 2: Visão geral - nesta sessão conversaremos sobre o seguinte: Descobrir a emocionante

Leia mais

UNIDADE II Conhecendo o Ambiente Virtual de Aprendizagem

UNIDADE II Conhecendo o Ambiente Virtual de Aprendizagem UNIDADE II Conhecendo o Ambiente Virtual de Aprendizagem 2.1 Introdução Caro Pós-Graduando, Nesta unidade, abordaremos o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que será utilizado no curso: o Moodle. Serão

Leia mais

CONTRATE UM PROFISSIONAL

CONTRATE UM PROFISSIONAL SITE INTELIGENTE Muitas empresas que nos procuram sempre falam que buscam um site transacional e não institucional, mas afinal o que isso quer dizer? Na prática o que a maioria das pessoas espera é que

Leia mais

Quando o social business encontra o ECM

Quando o social business encontra o ECM Social Business & ECM Por Ana Lúcia Moura Fé Quando o social business encontra o ECM 22 INFORMATION MANAGEMENT SET / OUT 2012 www.informationmanagement.com.br O grande desafio do momento para a maioria

Leia mais

10 DICAS PARA SEU ECOMMERCE SER SUCESSO EM TODO O BRASIL

10 DICAS PARA SEU ECOMMERCE SER SUCESSO EM TODO O BRASIL 10 DICAS PARA SEU ECOMMERCE SER SUCESSO EM TODO O BRASIL SUMÁRIO 1. COMUNICAÇÃO SEGMENTADA! 2. SEO! 3. MOBILE! 4. FOTOS E DESCRIÇÕES! 5. FRETE! 6. PAGAMENTO REGIONAL! 7. ENTREGA! 8. EMBALAGEM! 9. ATENDIMENTO!

Leia mais

CURSO DE ESPECIALISTA EM GOOGLE MARKETING

CURSO DE ESPECIALISTA EM GOOGLE MARKETING ECOMMERCE SCHOOL Fundada em junho de 2007, com o objetivo de ser um centro voltado para o desenvolvimento de profissionais de Internet, reunindo parcerias com escolas de excelência e importantes centros

Leia mais

WEBSHOPPERS 31ª EDIÇÃO APOIO:

WEBSHOPPERS 31ª EDIÇÃO APOIO: WEBSHOPPERS 2015 31ª EDIÇÃO APOIO: Índice O que é o WebShoppers... 3 A E-bit... 4 Produtos E-bit... 5 Metodologia... 7 Sumário Executivo... 8 Capítulo 1 - Balanço 2014 e expectativas para 2015... 11 Capítulo

Leia mais

BPM. (Business Process Management) Gerenciamento de Processos de Negócio. Meta IT Mapeamento de Processos BPM ARIS Módulo 1

BPM. (Business Process Management) Gerenciamento de Processos de Negócio. Meta IT Mapeamento de Processos BPM ARIS Módulo 1 BPM (Business Process Management) Gerenciamento de Processos de Negócio Meta IT Mapeamento de Processos BPM ARIS Módulo 1 Agenda 1 2 3 Conceitos BPM x TI Softwares BPM 4 Certificações Conceitos O que são

Leia mais

Recuperação de Imagens na Web Baseada em Informações Textuais

Recuperação de Imagens na Web Baseada em Informações Textuais Recuperação de Imagens na Web Baseada em Informações Textuais André Ribeiro da Silva Mário Celso Candian Lobato Universidade Federal de Minas Gerais Departamento de Ciência da Computação {arsilva,mlobato}@dcc.ufmg.br

Leia mais

NA PRÁTICA: portais corporativos

NA PRÁTICA: portais corporativos ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO NA PRÁTICA: portais corporativos Flávia Macedo Fev.. 2007 Princípios básicos de Arquitetura da Informação Princípios básicos Tríade vitruviana UTILITAS (utilidade) FIRMITAS (estrutura)

Leia mais

O MODELO ESPAÇO VETORIAL NO DESENVOLVIMENTO DE INTERFACES DE BUSCA E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO

O MODELO ESPAÇO VETORIAL NO DESENVOLVIMENTO DE INTERFACES DE BUSCA E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO O MODELO ESPAÇO VETORIAL NO DESENVOLVIMENTO DE INTERFACES DE BUSCA E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO RESUMO LOPES, T.S.F. 1., FERNEDA, E. 2 1 Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação Rua

Leia mais

Vejamos abaixo duas definições para ontologias:

Vejamos abaixo duas definições para ontologias: Modelagem, Organização e Representação do Conhecimento: proposta de elaboração da Biblioteca Virtual Temática em Vigilância Sanitária dos serviços de estética do município do Rio de Janeiro. Jorge C. de

Leia mais

Expandindo o conceito de biblioteca: interoperabilidade, personalização, curadoria digital e novos documentos

Expandindo o conceito de biblioteca: interoperabilidade, personalização, curadoria digital e novos documentos II ENCONTRO DE BIBLIOTECÁRIOS DA AERONÁUTICA - FAB Expandindo o conceito de biblioteca: interoperabilidade, personalização, curadoria digital e novos documentos ou a Biblioteca na Porta da Geladeira Luana

Leia mais

COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE

COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE White Paper com dicas essenciais para quem já trabalha ou pretende trabalhar com vídeos em lojas virtuais. 1 PORQUE USAR VÍDEOS ONLINE NO E-COMMERCE?

Leia mais

Introdução ao Tableau Server 7.0

Introdução ao Tableau Server 7.0 Introdução ao Tableau Server 7.0 Bem-vindo ao Tableau Server; Este guia orientará você pelas etapas básicas de instalação e configuração do Tableau Server. Em seguida, usará alguns dados de exemplo para

Leia mais

MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007

MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007 MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007 MÓDULO - I APRESENTAÇÃO... 1 AMBIENTE DE TRABALHO... 2 A folha de cálculo... 2 O ambiente de trabalho do Excel... 3 Faixas de Opções do Excel... 4 - Guia

Leia mais