OUR WORK Brand Strategy & Development

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OUR WORK Brand Strategy & Development"

Transcrição

1 BRAND SHORT STORIES OUR WORK Brand Strategy & Development

2 A Once Upon a Brand é uma Empresa de Criação e Estratégia de Marca direccionada e vocacionada para Pequenas e Média Empresas e Start-Ups, integrando duas competências nucleares: Estratégia de Marca - O conteúdo Design de Marca e Criatividade - A forma Não somos um Atelier de Design. Não somos uma Agência de Comunicação. Não somos uma Agência de Publicidade. Porque cada caso é um caso, único, particular, com uma história que é só sua e um património como não existe outro, a Once Upon a Brand assume-se como um parceiro personalizado, no limite, um contador de histórias da sua Marca. Daqui se depreende o apurado sentido de responsabilidade pela tarefa complexa de conceber o conteúdo e dar forma à imagem de cada nova Marca no mercado em que a mesma se insere, e assim, contribuir para essa história única, que a cada dia ajudaremos a escrever e que, num futuro próximo, esperamos que muitos possam ter o prazer de contar - Once upon a time...

3 Natureza do Cliente Tipo de Projecto Estratégia de Marca Criação de Marca Design de Marca Activação de Marca PERSONAL TIME Turismo e Lazer Start-Up PME Reposicionamento de Marca (Rebranding) Criação de Nova Marca (Branding) Activação de Marca (Plano de Comunicação) Pesquisa Externa Análise Interna / Auditoria Posicionamento Recomendações Marketing Mix Naming Assinatura Identidade Visual Universo Gráfico Conceito de Comunicação Campanha de Comunicação Prólogo A Time Management lançou em 2007 um serviço de concierge e gestão de tempo pessoal direccionada aos desportistas de alta competição, nomeadamente futebolistas. Com um crescimento sustentado decide lançar o mesmo conjunto de serviços mas devidamente adaptado a um nicho da sociedade que esteja interessado. HISTÓRIA A criação de uma Marca extremamente exclusiva, que praticamente não comunica, que se tem de manter sempre actual e que Marcasse o ritmo da mudança de quem com ela interage. Era este o desafio colocado pelas regras de um mercado internacional e pela natural exigência do seu público-alvo potencial, habituado às melhores e maiores Marcas mundiais. A associação ao fotografo Londrino Simon Frederick acrescentou mais uma dimensão de responsabilidade que foi assumida, conseguindo superar as mais elevadas expectativas através de um nome e de uma assinatura simples mas directa e uma identidade visual discreta mas muito sofisticada. O universo gráfico complementou e enalteceu a imagética que tinha sido especificamente criada para a Marca. A gestão da totalidade dos pontos de contacto é fundamental e neste caso em que a exigência e a proximidade com o member é tão intensa, este aspecto torna-se fulcral. A criação de um sistema de gestão com members está em desenvolvimento para que a Marca assuma a sua dimensão mais emocional na diferença que pode fazer na relação.

4 PERSONAL TIME Turismo e Lazer

5 Natureza do Cliente Tipo de Projecto Estratégia de Marca Criação de Marca Design de Marca Activação de Marca PORTUGAL FOODS Associações e Organizações Start-Up PME Reposicionamento de Marca (Rebranding) Criação de Nova Marca (Branding) Activação de Marca (Plano de Comunicação) Pesquisa Externa Análise Interna / Auditoria Posicionamento Recomendações Marketing Mix Naming Assinatura Identidade Visual Universo Gráfico Conceito de Comunicação Campanha de Comunicação Prólogo A Associação Integralar - Excelência no Sector Agro- Alimentar representava o início de um processo de onde viria a sair o primeiro Pólo Tecnológico de Competitividade Agro-Alimentar nacional, tendo como objectivo fundamental a criação de redes de conhecimento académico, empresarial e associativo de conhecimento, desta área. HISTÓRIA Partindo dum documento de orientações estratégicas e de projectos a desenvolver, efectuou-se um trabalho aprofundado de pesquisa de tendências de pólos e de clusters a nível mundial, procurando dar resposta a uma série de questões estruturais e estruturantes para este projecto. Era absolutamente fundamental que a Marca criada tangibilizasse de forma próxima e inovadora as vantagens para os associados, enquanto simultaneamente serviria de catalisador de mudança e de melhoria para uma das indústrias mais fundamentais a nível nacional. Associada a estas questões existia ainda a tendência desta área ser actualmente demasiado introspectiva e assente basicamente em processos industriais, orientadas para a produção e não para a criação de Marcas direccionadas a hábitos de consumo. Assim sendo, e tendo ainda em conta a representatividade perante outros pólos e entidades, criou-se o PORTUGAL FOODS - From Knowledge to Change, uma Marca forte, de desígnio nacional, com a promessa de transformar o conhecimento em mudança, inovação e mais-valias.

6 PORTUGAL FOODS Associações e Organizações

7 Natureza do Cliente Tipo de Projecto Estratégia de Marca Criação de Marca Design de Marca Activação de Marca FELICITY Saúde e Farmacêutica Start-Up PME Reposicionamento de Marca (Rebranding) Criação de Nova Marca (Branding) Activação de Marca (Plano de Comunicação) Pesquisa Externa Análise Interna / Auditoria Posicionamento Recomendações Marketing Mix Naming Assinatura Identidade Visual Universo Gráfico Conceito de Comunicação Campanha de Comunicação Prólogo A Dra. Elisabete Pinto é uma reconhecida terapeuta na área da Maia e do Porto que trabalha há diversos anos com crianças, adultos e idosos em diversas instituições e ao domicílio. Recentemente iniciou um processo de criação de uma empresa que se apresentasse como fornecedora de serviços multidisciplinares ao nível de terapias de reabilitação e re-educação, com uma visão internacional. HISTÓRIA Após uma pesquisa aprofundada desta área foi possível determinar que os valores da maior parte dos concorrentes se tinham tornado códigos profundos da categoria, com uma reduzida diferenciação ou real promessa para os seus diversos clientes/pacientes. O posicionamento foi o primeiro desafio e que ambiciosamente (dado que a própria natureza do projecto o exigia) se assumiu que esta Marca seria responsável por trazer felicidade a toda a família ao longo de toda a vida, fazendo alusão à multidisciplinaridade e oferta transversal e significativa da Marca. Com um nível de fasquia e de envolvimento extremamente elevado, o que se seguiu foi a criação de uma palavra que apesar de não existir, permite um story-telling para os diversos públicos, nacionais e internacionais. É a forma da Marca dar algo aos seus clientes, de poder dar felicity. A assinatura e o descritor de negócio equilibram uma identidade visual mais disruptiva, servindo para descodificar, permitindo no entanto tangibilizar o conceito de felicidade e de jovialidade através do símbolo que representa uma cruz ou um mais.

8 FELICITY Saúde e Farmacêutica

9 Natureza do Cliente Tipo de Projecto Estratégia de Marca Criação de Marca Design de Marca Activação de Marca FREEDOM YOGA Desporto e Entretenimento Start-Up PME Reposicionamento de Marca (Rebranding) Criação de Nova Marca (Branding) Activação de Marca (Plano de Comunicação) Pesquisa Externa Análise Interna / Auditoria Posicionamento Recomendações Marketing Mix Naming Assinatura Identidade Visual Universo Gráfico Conceito de Comunicação Campanha de Comunicação Prólogo Charlie Stewart-Brown já praticava ioga há muitos anos a nível pessoal e decidiu criar uma empresa que possibilitasse uma abordagem diferente a esta técnica milenar de respiração e exercício. Vendo espaço nesta área para apresentar este novo serviço, surgiu com o desafio de criar uma Marca para uma empresa pessoal de ioga à medida do cliente, totalmente personalizada. HISTÓRIA O desafio assentava em conseguir criar um posicionamento que equilibrasse o aspecto mais institucional e credível de uma Marca comercial, com o respeito pelas bases e o lado mais tradicional do ioga. O naming foi imposto pela cliente e serviu de inspiração para o desenvolvimento conceptual da identidade e do universo gráfico, tendo ainda o desafio acrescido de do ponto de vista cromático ser necessário evitar determinados espectros dado o seu significado na disciplina energética do ioga e dos seus praticantes. Criou-se uma identidade moderna, assente em códigos adequados aos pressupostos e que permitiu atingir o balanço certo de uma Marca pessoal mas que possa ter espaço e flexibilidade para crescer sem perder personalidade ou força. A segmentação da oferta fez parte integrante das recomendações efectuadas, e permitiu ainda uma adequação do discurso aos diversos targets de maneira a conseguir algumas parcerias estratégicas para arrancar comercialmente.

10 FREEDOM YOGA Desporto e Entretenimento

11 Natureza do Cliente Tipo de Projecto Estratégia de Marca Criação de Marca Design de Marca Activação de Marca E-Force Agency Tecnologia e Comunicações Start-Up PME Reposicionamento de Marca (Rebranding) Criação de Nova Marca (Branding) Activação de Marca (Plano de Comunicação) Pesquisa Externa Análise Interna / Auditoria Posicionamento Recomendações Marketing Mix Naming Assinatura Identidade Visual Universo Gráfico Conceito de Comunicação Campanha de Comunicação Prólogo Uma ideia inovadora da parte de um empreendedor nacional de criar uma Marca que se alavancasse numa plataforma de enorme sucesso e que mais que uma tendência é uma realidade dos tempos modernos o Facebook. Através de um modelo de negócio simples e eficaz, esta empresa traz ao mercado um novo serviço que poderá ser muito útil na maximização da utilização da rede social mais famosa do mundo. HISTÓRIA Uma ideia inovadora trazia consigo a responsabilidade de criar um conceito que simultaneamente fundasse uma categoria, enquanto simultaneamente necessitava de um tom de comunicação informal e simples, tangibilizando imediatamente a sua promessa para todos os stake-holders. Definiu-se que a Marca teria que se apresentar de forma institucional mas credível, conseguindo o equilíbrio igualmente entre aspiracionalidade e proximidade. Era necessário diferenciar entre os diversos públicos-alvo. Desenvolveu-se um naming assente nos códigos de espionagem e militares, fazendo com que a rede de PR Agents fizessem parte da E-Force Agency. Um nome que remetesse imediatamente ao universo online e o posicionasse como uma agência de serviços. Como fundadores de categoria e com um nome de natureza criativa, foi necessário desenvolver um descritor de negócio que simultaneamente descodificasse a oferta e permitisse apropriar de um território único: Facebook Guerrilla Marketing. A Marca tem vindo a crescer de forma exponencial e tem estabelecido parcerias tanto com empresas, como com agências, contando com uma rede de PR Agents cada vez maior e mais diversificada.

12 E-Force Agency Tecnologia e Comunicações

13 Natureza do Cliente Tipo de Projecto Estratégia de Marca Criação de Marca Design de Marca Activação de Marca TURN ON Saúde e Farmacêutica Start-Up PME Reposicionamento de Marca (Rebranding) Criação de Nova Marca (Branding) Activação de Marca (Plano de Comunicação) Pesquisa Externa Análise Interna / Auditoria Posicionamento Recomendações Marketing Mix Naming Assinatura Identidade Visual Universo Gráfico Conceito de Comunicação Campanha de Comunicação Prólogo A criação de uma empresa que criasse e comercializasse produtos naturais alimentares juntou três empreendedores de áreas bem diferentes. A criatividade e impulso de um, aliada à capacidade analítica e expertise comercial de outro, finalizando com o know-how científico e experiência do terceiro, fez com que o sonho se tornasse realidade e começassem a ser postos à venda uma série de produtos únicos e diferenciadores. HISTÓRIA Surge assim um produto que apesar de não ser original e apresentar-se como me too na sua génese, tinha um objectivo muito específico de acrescentar valor do ponto de vista funcional com uma fórmula mais potente, mas igualmente de criar um posicionamento na mente dos potenciais consumidores diferenciador assente num branding a todos os níveis sofisticado e aspiracional. A simplicidade dum nome que evoca um estado, de forma subtil mas suficientemente percepcionada, estabelecendo uma relação directa com a promessa da marca e com a necessidade do consumidor. A Marca foi desenvolvida tendo em conta os seus canais de distribuição muito específicos e está disponível através da internet em site próprio e algumas farmácias, esperando que venha a crescer e preparar a entrada de outros produtos sucedâneos.

14 TURN ON Saúde e Farmacêutica

15 Natureza do Cliente Tipo de Projecto Estratégia de Marca Criação de Marca Design de Marca Activação de Marca PWBCC Associações e Organizações Start-Up PME Reposicionamento de Marca (Rebranding) Criação de Nova Marca (Branding) Activação de Marca (Plano de Comunicação) Pesquisa Externa Análise Interna / Auditoria Posicionamento Recomendações Marketing Mix Naming Assinatura Identidade Visual Universo Gráfico Conceito de Comunicação Campanha de Comunicação Prólogo A apresentação feita num restaurante em Belgrado, Sérvia a trabalho de um outro cliente, levou a que Maria Salomé, embaixatriz baseada nesse país, nos lançasse o desafio de desenvolver uma Marca para o seu mais recente projecto empresarial: A Câmara do Comércio Portugal Balcãs Ocidentais. O projecto estava numa fase embrionária e representava uma oportunidade interessante do ponto de vista estratégico. HISTÓRIA As câmaras do comércio em geral, e as portuguesas em particular apresentam-se do ponto de vista de Marca como extremamente simplistas e transmitindo um amadorismo na sua execução. Assim sendo, havia espaço para acrescentar valor e apresentar uma Marca claramente diferenciadora através da sua estética e funcionalidade. A visão da embaixatriz era clara e concisa. Queria algo que causasse impacto e que imediatamente posicionasse esta câmara do comércio com inovadora e moderna. A estes pressupostos acrescentaram-se outros mais funcionais: era necessário transmitir toda a diversidade dos países envolvidos, encontrar pontos em comum e finalmente conseguir tangibilizar todos estes vectores numa Marca altamente diferenciadora e aceite por todos. O naming tinha de ser suficientemente simples e perceptível por todos, e o ponto em comum assentava na utilização do inglês como língua agregadora. A utilização de iniciais permitia um encurtamento da relação entre os stakeholders e a própria estrutura, servindo em simultâneo de ícone representativo da Marca, sendo depois apoiada pelo seu descritor e a assinatura Countries of Infinite Possibilities que fecha a visão, ambição e promessa da Marca.

16 PWBCC Associações e Organizações

17 N ENERGIAS Energia e Indústria Prólogo HISTÓRIA Natureza do Cliente Tipo de Projecto Estratégia de Marca Criação de Marca Design de Marca Activação de Marca Start-Up PME Reposicionamento de Marca (Rebranding) Criação de Nova Marca (Branding) Activação de Marca (Plano de Comunicação) Pesquisa Externa Análise Interna / Auditoria Posicionamento Recomendações Marketing Mix Naming Assinatura Identidade Visual Universo Gráfico Conceito de Comunicação Campanha de Comunicação O grupo Nutroton começou a sua actividade no negócio da avicultura e mais recentemente, baseandose no seu know-how na área da biomassa, optou por investir nas energias renováveis através da criação da Nutroton Energias, empresa liderada pelo Dr. Marques Mendes. Era intenção da Nutroton Energias ser pioneira no mercado da eficiência energética e lançou o desafio da criação de uma Marca B2C que existisse por baixo da Nutroton Energias. Analisando internamente a Nutroton Energias e os seus objectivos estratégicos, bem como pesquisando as tendências e crescimento exponencial deste mercado, a recomendação estratégica superou largamente o que tinha sido pedido pelo cliente. Assim sendo criou-se a N Energias como Marca que substituísse por completo a Nutroton Energias na relação com todo e qualquer stakeholder. Houve uma modificação total em termos de identidade visual e de universo gráfico, assentando em códigos que reflectissem a área de actividade onde este projecto se queria assumir. A aceitação foi unânime e a simplificação inerente à criação de uma Marca monolítica que viesse abranger todos os serviços e áreas da (agora) N Energias foi fundamental para que a totalidade da estrutura defendesse este novo caminho.

18 N ENERGIAS Energia e Indústria

19 TIME MANAGEMENT Turismo e Lazer Prólogo HISTÓRIA Natureza do Cliente Tipo de Projecto Estratégia de Marca Criação de Marca Design de Marca Activação de Marca Start-Up PME Reposicionamento de Marca (Rebranding) Criação de Nova Marca (Branding) Activação de Marca (Plano de Comunicação) Pesquisa Externa Análise Interna / Auditoria Posicionamento Recomendações Marketing Mix Naming Assinatura Identidade Visual Universo Gráfico Conceito de Comunicação Campanha de Comunicação A TimeManagement lançou em 2007 um serviço de concierge e gestão de tempo pessoal direccionada aos desportistas de alta competição, nomeadamente futebolistas denominado ExtraTime. Posteriormente lança uma Marca com o mesmo intuito mas direccionada para um público ainda mais exclusivo - a PersonalTime. A TimeManagement denominava exclusivamente a empresa detentora das duas Marcas referidas anteriormente, no entanto, surgiu a possibilidade de através de um conceito de co-branding, disponibilizar os seus serviços em parceria com grandes Marcas. Foi necessário um restyling visual da identidade TimeManagement de maneira a que esta conquistasse simultaneamente um território aspiracional enquanto assumia igualmente uma postura de fornecedora de serviços em co-branding. Surge assim uma arquitectura de Marca em que a mesma denominação assume formas e base cromáticas distintas consoante o seu papel relativo. Foi criada uma Marca com força suficiente para estar lado-a-lado com as maiores Marcas nacionais e mundiais, assumindo-se como parceira exclusiva de serviços exclusivos para os clientes finais destas Marcas.

20 TIME MANAGEMENT Turismo e Lazer

21 Natureza do Cliente Tipo de Projecto Estratégia de Marca Criação de Marca Design de Marca Activação de Marca Centro Zulmira Pereira Simões Associações e Organizações Start-Up PME Reposicionamento de Marca (Rebranding) Criação de Nova Marca (Branding) Activação de Marca (Plano de Comunicação) Pesquisa Externa Análise Interna / Auditoria Posicionamento Recomendações Marketing Mix Naming Assinatura Identidade Visual Universo Gráfico Conceito de Comunicação Campanha de Comunicação Prólogo A Sra. Zulmira Pereira Simões viveu toda a sua vida na zona de Roriz em Barcelos e o seu filho, um mecenas reconhecido, decidiu associar-se à Frulact SA e homenageá-la com a criação de um espaço onde idosos e crianças poderiam conviver entre um lar e um jardim de infância rodeados de natureza. HISTÓRIA A Marca teria de transmitir de forma integral o que viria a ser um posicionamento extremamente arrojado e pioneiro. A conciliação de duas gerações tão distintas, a natureza e um evidente bem-estar com qualidade. Devido ao seu cariz social a Marca teria de se apresentar extremamente relacional, transmitindo na sua totalidade os vectores envolvidos bem como tangibilizar a diferença que pode fazer na vida de dois indivíduos, um próximo do final da sua vida com experiência e um sentimento de obsoletismo, e outro no inicio da sua vida, ansioso por aprender e viver. O resultado foi uma identidade visual, um universo gráfico e um conceito de comunicação que aliasse o sonho e o objectivo inicial a uma realidade cumprida e vivida por aqueles que mais precisam.

22 Centro Zulmira Pereira Simões Associações e Organizações

23 Natureza do Cliente Tipo de Projecto Estratégia de Marca Criação de Marca Design de Marca Activação de Marca MILESTONES Turismo e Lazer Start-Up PME Reposicionamento de Marca (Rebranding) Criação de Nova Marca (Branding) Activação de Marca (Plano de Comunicação) Pesquisa Externa Análise Interna / Auditoria Posicionamento Recomendações Marketing Mix Naming Assinatura Identidade Visual Universo Gráfico Conceito de Comunicação Campanha de Comunicação Prólogo Depois de uma experiência significativa na área de hotelaria e turismo, a fundadora deste projecto decidiu iniciar uma empresa consultora dedicada a este nicho de mercado marketing turístico, cada vez mais eminente e em claro crescimento. Surgiu com um nome já definido Milestones - que representava não só o seu desejo de estar presente nos principais momentos e marcos da empresa e dos projectos dos clientes mas que representava ao mesmo tempo, uma mudança na sua vida profissional e pessoal. HISTÓRIA O desafio era extremamente interessante e especialmente complexo, tendo em conta a série de preconceitos e estigmas normalmente associados a áreas de pequenas consultoras que fazem tudo e de pelo facto de estarmos presentes num sector onde a concorrência indirecta é forte e extremamente variada. A existência de um nome aspiracional mas com necessidade de descodificação implicou a criação de uma assinatura - em conjunto com a cliente que permitisse descrever a sua proposta de valor mas assentar igualmente numa atitude de parceria real e equilibrada. O conceito de comunicação, bem como o universo gráfico, eram responsáveis por transmitir a diferenciação e a zona de especialização onde a cliente gostaria de se assumir neste mercado: na abordagem aos projectos com um pensamento lateral e criativo. Uma Marca que assenta nos códigos convencionais da categoria mas que acrescenta através da sua personalidade e conteúdo algo mais. Uma Marca que representa na perfeição a sua fundadora de forma indirecta mas personalizada.

24 MILESTONES Turismo e Lazer

25 INTROSYS Energia e Indústria Prólogo HISTÓRIA Natureza do Cliente Tipo de Projecto Estratégia de Marca Criação de Marca Design de Marca Activação de Marca Start-Up PME Reposicionamento de Marca (Rebranding) Criação de Nova Marca (Branding) Activação de Marca (Plano de Comunicação) Pesquisa Externa Análise Interna / Auditoria Posicionamento Recomendações Marketing Mix Naming Assinatura Identidade Visual Universo Gráfico Conceito de Comunicação Campanha de Comunicação A INTROSYS - Integrated Robotic Systems foi fundada em 2004 pelos irmãos Luís e Nuno Flores, a partir de um projecto de investigação da UniNova da Caparica. Rapidamente se tornou numa das referências na área dos sistemas de robótica em linhas de montagens automóveis com clientes de topo onde se destacam a Volkswagen e a Ford, com projectos a nível Europeu. Actualmente sediada na Moita, tem já 30 colaboradores, na sua maioria engenheiros. Tinha chegado no entanto a altura de mudar, de se dar um salto do projecto embrionário, estudantil e fundamentalmente mais amador que tinha dado origem à actual INTROSYS, focando agora os esforços em melhorar tanto a nível interno (certificação de qualidade) como externo (comunicação), bem como o seu enfoque comercial com uma aposta na exploração de outros mercados que não apenas o automóvel. Foi desencadeada uma auditoria interna de Marca que envolvesse a equipa toda e que visasse descobrir qual seria o posicionamento actual da INTROSYS e em que factor diferenciador se deveria assentar o futuro. Determinou-se que a INTROSYS deveria estrategicamente posicionar-se como especialista na área de controlo de sistemas, acrescentando ainda à Marca um cariz de dedicação, paixão e criatividade que lhes era atribuído pelos parceiros e clientes de topo com que trabalham. Procedeu-se a um rebranding, criando uma identidade e universo gráfico que representasse o brainware como principal serviço da INTROSYS e aumentasse o espectro em termos de potenciais áreas de actuação.

26 INTROSYS Energia e Indústria

27 Natureza do Cliente Tipo de Projecto Estratégia de Marca Criação de Marca Design de Marca Activação de Marca MY VOICE Restauração e Lazer Start-Up PME Reposicionamento de Marca (Rebranding) Criação de Nova Marca (Branding) Activação de Marca (Plano de Comunicação) Pesquisa Externa Análise Interna / Auditoria Posicionamento Recomendações Marketing Mix Naming Assinatura Identidade Visual Universo Gráfico Conceito de Comunicação Campanha de Comunicação Prólogo Um empreendedor nacional do Porto criou um conceito inovador e imediatamente começou a desenvolver o que necessitaria para levar para a frente a sua ideia. Assente no seu historial e paixão pela música e pela prática do Karaoke, Artur Seixas apresenta um negócio assente na concretização de um sonho: qualquer pessoa por um preço muito acessível pode gravar um CD com uma qualidade de estúdio. Sentiu que precisava da componente de Marca para ganhar força e ter uma abordagem mais adequada ao mercado. HISTÓRIA A pesquisa demonstrou o que se previa. O fascínio e o desejo de ser uma estrela musical está latente na maioria dos portugueses, manifestada em programas tais como os Ídolos ou o crescente sucesso de jogos de consolas como o Singstar ou Guitar Hero. Criou-se um conceito simples, directo, com uma memorização fácil, assente no naming MyVoice e uma assinatura For Everyone! - com um duplo significado, fechando a promessa do nome e simultaneamente concretizando um dos valores principais da Marca: o seu acesso facilitado através de um pricing muito aliciante. O universo gráfico assenta em códigos extremamente fortes dado que viverá em locais com um elevado fluxo de pessoas, tendo de competir com outros pontos de atracção presentes nos centros comerciais, sendo um ponto de contacto fundamental para garantir a totalidade da experiência de Marca.

28 MY VOICE Restauração e Lazer

29 PHYSIOSPA Turismo e Lazer Prólogo HISTÓRIA Natureza do Cliente Tipo de Projecto Estratégia de Marca Criação de Marca Design de Marca Activação de Marca Start-Up PME Reposicionamento de Marca (Rebranding) Criação de Nova Marca (Branding) Activação de Marca (Plano de Comunicação) Pesquisa Externa Análise Interna / Auditoria Posicionamento Recomendações Marketing Mix Naming Assinatura Identidade Visual Universo Gráfico Conceito de Comunicação Campanha de Comunicação O Physiospa está localizado no hotel Vivamarinha e abriu as suas portas no inicio de 2008 dando apoio aos clientes do hotel. O conceito inicial, dada a associação dos seus fundadores ao mundo desportivo e a parceria com o fisioterapeuta António Gaspar, era o de aliar o conceito de bem-estar ao tratamento, privilegiando a proximidade e localização do espaço em plena Quinta da Marinha e num hotel de cinco estrelas. Depois de um ano a situação tinha-se tornado altamente problemática dado que a percepção que a pouca comunicação que tinha sido feita pela empresa, bem como a sua identidade visual, era de que se tratava de um spa convencional. Devido à sua dimensão reduzida e a elevada frequência pelos clientes do hotel em alturas de maior ocupação, a expectativa criada de uma experiência relaxante de spa era gorada. Acrescentando ao facto de que tratando-se de um spa convencional a oferta era pouco diferenciadora. Optou-se por um reposicionamento, enfocando no conceito de uma clínica de fisioterapia com um serviço de spa. A experiência de um tratamento de recuperação é melhorada e minimizada através desta complementaridade de serviços. A segmentação permitia uma abrangência superior, garantindo elasticidade suficiente para dar resposta às necessidades dos clientes do hotel. A comunicação assenta em acções muito específicas de parcerias com empresas, organizações e associações cujos membros possam necessitar deste novo conceito de fisioterapia.

30 PHYSIOSPA Turismo e Lazer

31 GLASS TERRACE Turismo e Lazer Prólogo HISTÓRIA Natureza do Cliente Tipo de Projecto Estratégia de Marca Criação de Marca Design de Marca Activação de Marca Start-Up PME Reposicionamento de Marca (Rebranding) Criação de Nova Marca (Branding) Activação de Marca (Plano de Comunicação) Pesquisa Externa Análise Interna / Auditoria Posicionamento Recomendações Marketing Mix Naming Assinatura Identidade Visual Universo Gráfico Conceito de Comunicação Campanha de Comunicação Tratava-se de um espaço apelidado internamente por coffee-shop situado no Hotel Vivamarinha, servindo apenas de apoio ao hotel como zona para pequenosalmoços, refeições e bar. A traça arquitectónica deste espaço, a sua localização nobre no meio do pinhal numa das extremidades do edifício, uma estrutura maioritariamente em vidro e assente numa plataforma de madeira, confere ao coffee-shop um ambiente extremamente diferenciador e uma experiência diferente. A sua denominação pouco enaltecedora e extremamente redutora levou a que fosse feita a sugestão de criar um conceito para esta zona do hotel, de maneira a que se potencializasse a atractividade do complexo turístico como um todo. Com o objectivo claro de tornar este espaço numa Marca que pudesse potenciar o Hotel Vivamarinha, determinou-se que seria necessário ter em conta não só os pontos diferenciadores do local (referidos anteriormente) mas também que não se criasse uma expectativa demasiado elevada nos potenciais clientes, tendo em conta as limitações em termos de oferta de ementa (baseada principalmente em refeições ligeiras e serviço de bar). Desta forma criou-se um conceito para a identidade visual que assentasse e se inspirasse na unicidade do espaço, uma identidade verbal que reforçasse essa diferenciação e posicionasse de forma exclusiva e elevada e finalmente através de uma assinatura que criasse uma categoria própria, funcionando como descritor de negócio com um toque aspiracional. Esta mudança implicou que a ementa fosse também repensada de forma a oferecer três pratos emblemáticos e que pudessem de forma integrada, criar apetência pela visita ao Glass Terrace Light Restaurant & Caffe. O Vivamarinha tem agora mais um ponto de atracção para criar afluência ao hotel por motivos que não apenas os de alojamento, enquanto que, simultaneamente, oferece aos seus clientes um espaço que promete e cumpre uma experiência de Marca.

32 GLASS TERRACE Turismo e Lazer

33 VIVAMARINHA Turismo e Lazer Prólogo HISTÓRIA Natureza do Cliente Tipo de Projecto Estratégia de Marca Criação de Marca Design de Marca Activação de Marca Start-Up PME Reposicionamento de Marca (Rebranding) Criação de Nova Marca (Branding) Activação de Marca (Plano de Comunicação) Pesquisa Externa Análise Interna / Auditoria Posicionamento Recomendações Marketing Mix Naming Assinatura Identidade Visual Universo Gráfico Conceito de Comunicação Campanha de Comunicação Uma Marca que deu os primeiros passos em Agosto de 2007 e que se inclui no leque de oferta hoteleira e turística do luxo informal. Enquadrada numa paisagem e contexto tão próprios quanto os da Quinta da Marinha, desde cedo se quis constituir como uma referência no âmbito do mercado onde opera. Desenvolvemos um modelo de abordagem holística à Marca, com especial enfoque no trabalho estatégico, plano de comunicação, criatividade de todas as peças de comunicação e sobretudo o acompanhamento ao nível da Gestão de Projecto, com o cariz de outsourcing da componente de marketing. O desafio de tornar O hotel à parte, num local à parte, numa Marca com uma oferta tão específica quanto a de um hotel apartamento, era também a oportunidade de criar algo diferenciador, permitindo potenciar o mercado das estadias de longa duração. Aumentar a notoriedade da Marca e acima de tudo desenvolver um trabalho de Marca a prazo, com todas as componentes e etapas fundamentais para que tal seja possível.

34 VIVAMARINHA Turismo e Lazer

35 GRUPO 8 Serviços Profissionais e Consultoria Prólogo HISTÓRIA Natureza do Cliente Tipo de Projecto Estratégia de Marca Criação de Marca Design de Marca Activação de Marca Start-Up PME Reposicionamento de Marca (Rebranding) Criação de Nova Marca (Branding) Activação de Marca (Plano de Comunicação) Pesquisa Externa Análise Interna / Auditoria Posicionamento Recomendações Marketing Mix Naming Assinatura Identidade Visual Universo Gráfico Conceito de Comunicação Campanha de Comunicação A maior empresa de serviços de segurança com capitais 100% nacionais e com mais de 35 anos de história, com áreas de negócio como a vigilância humana, vigilância electrónica, transporte de valores e circuitos integrados de segurança. Concorrente directa de empresas como a Prosegur e a Securitas, entre outras, desde cedo se tornou uma referência num sector particularmente conservador no que aos códigos da Marca diz respeito. Num mercado onde a oferta é muito idêntica por parte dos players envolvidos, torna-se cada vez mais importante definir um posicionamento que permita aos actuais e potenciais consumidores, um momento de escolha onde se pesam outros factores para além do benefício funcional e o preço dos serviços. Onde possa pesar a relação que o Grupo 8 pode criar com estes. Para tal foi desenvolvido um plano de comunicação com um cariz estratégico, por forma a permitir construir uma linha condutora que permitisse criar as recomendações mais adequadas no sentido de desenvolver uma Marca mais actual e acima de tudo mais relacional.

36 GRUPO 8 Serviços Profissionais e Consultoria

37 TLC Turismo e Lazer Prólogo HISTÓRIA Natureza do Cliente Tipo de Projecto Estratégia de Marca Criação de Marca Design de Marca Activação de Marca Start-Up PME Reposicionamento de Marca (Rebranding) Criação de Nova Marca (Branding) Activação de Marca (Plano de Comunicação) Pesquisa Externa Análise Interna / Auditoria Posicionamento Recomendações Marketing Mix Naming Assinatura Identidade Visual Universo Gráfico Conceito de Comunicação Campanha de Comunicação Uma DMC (Destination Management Company) que cresceu de forma exponencial desde o seu início há cinco anos, tornando-se um player muito forte na organização de eventos e congressos em Portugal para clientes estrangeiros. Uma aposta forte no marketing e vendas tinha sido uma das principais razões de sucesso desta empresa. Com a aproximação de um ano extremamente complicado era necessário a criação de um conceito de comunicação que se destacasse de forma extremamente coerente perante os concorrentes e parceiros. As dicotomias eram duas. Comunicar os serviços da empresa bem como o destino Portugal. Transmitir resultados qualitativos numa era de resultados quantitativos. Numa conjuntura em que rupturas e disrupção significava correr um risco demasiado elevado, o desafio estava em equilibrar relação e funcionalidade. O conceito de comunicação criado inspirou-se no próprio nome da empresa, fundamental tendo em conta a proliferação de concorrentes com siglas, tornando muito complexo a apropriação e responsabilidade de uma determinada ideia pelo seu autor. Aqui estava resolvido. A aceitação internamente, bem como pelos fornecedores, clientes e parceiros foi excepcional, apelidado de pedra no charco num mercado onde os resultados e a emoção andam lado-a-lado. Tal como neste conceito, tal como nesta Marca a partir de agora de forma vincada.

38 TLC Turismo e Lazer

39 MADPIZZA Turismo e Lazer Prólogo HISTÓRIA Natureza do Cliente Tipo de Projecto Estratégia de Marca Criação de Marca Start-Up PME Reposicionamento de Marca (Rebranding) Criação de Nova Marca (Branding) Activação de Marca (Plano de Comunicação) Pesquisa Externa Análise Interna / Auditoria Posicionamento Recomendações Marketing Mix Naming Assinatura Uma loja de food-court recentemente aberta e que tinha uma enorme aceitação da parte do público frequentador do Amoreiras Plaza. Os produtos frescos, bem como a sua base integral, culminando numa originalidade muito elevada nas pizzas disponíveis eram os atributos mais destacados da MadPizza Mediterranean Inspired. A Marca era muito recente e procurava alguma definição e uma forma de se afirmar para poder crescer e procurar novos pontos de venda. Foi pedido um conceito de comunicação que criasse maior proximidade com o cliente, bem como estabelecesse a ponte entre os diferentes valores da Marca (qualidade produtos + criatividade + inspiração mediterrânica). Criou-se então o conceito do Louco, inspirado no Mad presente no naming da Marca mas que nunca tinha sido explorado. O conteúdo da Marca foi totalmente desenvolvido tendo em conta a loucura por todos os vectores, apostando num copy acessível, divertido e relacional. Design de Marca Activação de Marca Identidade Visual Universo Gráfico Conceito de Comunicação Campanha de Comunicação A loja foi decorada tendo em conta as recomendações efectuadas, com especial incidência na segmentação da oferta baseada no seu ingrediente base, facilitando a experiência de Marca no momento de escolha. A MadPizza prepara agora a sua expansão após uma fase de consolidação.

40 MADPIZZA Turismo e Lazer

41 CDS-PP Associações e Organizações Prólogo HISTÓRIA Natureza do Cliente Tipo de Projecto Estratégia de Marca Start-Up PME Reposicionamento de Marca (Rebranding) Criação de Nova Marca (Branding) Activação de Marca (Plano de Comunicação) Pesquisa Externa Análise Interna / Auditoria Após a boa prestação nas eleições Europeias, as Legislativas aproximavam-se e era necessário criar um conceito de comunicação e uma campanha que fizesse a diferença e mantivesse o CDS-PP no bom caminho que tinha sido iniciado com questões base que assentavam nos principais temas do partido. Foi lançado o desafio de criar um conceito de comunicação que assentasse na evolução que o CDS-PP tinha conseguido nas eleições anteriores, especificando que se tratava de uma campanha individual, para crescimento do próprio partido. Foi acordado que o pagamento seria assente num PBR (payment by results) assente nos resultados das eleições. Criação de Marca Posicionamento Recomendações Marketing Mix Naming Assinatura Foi analisado o desafio e devidamente enquadrado tendo em conta as Marcas CDS-PP e Paulo Portas. Era uma evolução e nunca uma ruptura. Design de Marca Activação de Marca Identidade Visual Universo Gráfico Conceito de Comunicação Campanha de Comunicação Criou-se o conceito do Há cada vez mais pessoas a pensar como nós - Não basta pensar é preciso votar, uma evolução do Ter razão não basta, é preciso votos, tornando a mensagem positiva e acima de tudo agregadora e envolvente. O universo gráfico reforçava e identificava a mensagem. O conceito foi desdobrado para os discursos, para os comícios em termos de decoração dos espaços e prolongado para os Tempos de Antena, conseguindo um alinhamento e um nível de integração nunca antes conseguida dentro do partido. Os resultados falam por si: a percentagem de 10,5% (o 2º melhor resultado da história do partido) ultrapassou a escala do PBR estipulado.

42 CDS-PP Associações e Organizações

43 ZOOMARINE Turismo e Lazer Prólogo HISTÓRIA Natureza do Cliente Tipo de Projecto Estratégia de Marca Criação de Marca Design de Marca Activação de Marca Start-Up PME Reposicionamento de Marca (Rebranding) Criação de Nova Marca (Branding) Activação de Marca (Plano de Comunicação) Pesquisa Externa Análise Interna / Auditoria Posicionamento Recomendações Marketing Mix Naming Assinatura Identidade Visual Universo Gráfico Conceito de Comunicação Campanha de Comunicação Líderes no mercado dos parques temáticos em Portugal, é uma das mais importantes Marcas de entretenimento a operar no nosso mercado. Internacionalizaram a Marca para Roma, onde detêm um parque temático de dimensão generosa e com uma variedade de oferta muito interessante. A dificuldade da Marca está em conseguir definir um posicionamento claro com um nível de oferta tão grande quanto a que têm evitando simultaneamente serem conotados apenas com uma oferta ao nível dos espectáculos de golfinhos, produto estrela da Marca. Reposicionar a Marca com códigos e valores apropriados à oferta e garantir que o fazemos em todos os pontos de contacto entre a Marca e todos os seus stakeholders. Garantir uma segmentação eficaz da sua oferta e trabalhar de forma independente mas sempre com uma visão holística, as áreas de negócio e respectivas estratégias de comunicação.

44 ZOOMARINE Turismo e Lazer

45 PARTNERS Miguel Moreira Management miguel.moreira@onceuponabrand.pt Rodrigo Rodrigues Strategy rodrigo.rodrigues@onceuponabrand.pt OPERATIONS Isabel Fernandes isabel.fernandes@onceuponabrand.pt PROJECT MANAGEMENT Paulo Lagartinho paulo.lagartinho@onceuponabrand.pt Daniela Borges daniela.borges@onceuponabrand.pt Miguel Guerra miguel.guerra@onceuponabrand.pt BRAND DESIGN Pedro Leal de Faria Jorge Amieira MORADA Rua Braamcamp, nº 84 6 Esq Lisboa T F Brand Strategy & Development

A NOVA ENERGIA CRIATIVA

A NOVA ENERGIA CRIATIVA A NOVA ENERGIA CRIATIVA LIGUE-SE A NÓS! APRESENTAÇÃO CNERGIA é uma marca de comunicação global com uma nova energia criativa resultado do encontro de vários profissionais de diversas áreas criativas, que

Leia mais

Dinamizar o Empreendedorismo e promover a Criação de Empresas

Dinamizar o Empreendedorismo e promover a Criação de Empresas Dinamizar o Empreendedorismo e promover a Criação de Empresas À semelhança do que acontece nas sociedades contemporâneas mais avançadas, a sociedade portuguesa defronta-se hoje com novos e mais intensos

Leia mais

Gestão Estratégica da Inovação e da Tecnologia

Gestão Estratégica da Inovação e da Tecnologia Gestão Estratégica da Inovação e da Tecnologia Por: Luis Todo Bom Professor Associado Convidado do ISCTE Presidente do Conselho de Gerência da Multitel Conferência apresentada no Workshop Tecnológico da

Leia mais

adaptados às características e expectativas dos nossos Clientes, de modo a oferecer soluções adequadas às suas necessidades.

adaptados às características e expectativas dos nossos Clientes, de modo a oferecer soluções adequadas às suas necessidades. A Protteja Seguros surge da vontade de contribuir para o crescimento do mercado segurador nacional, através da inovação, da melhoria da qualidade de serviço e de uma política de crescimento sustentável.

Leia mais

EDP. PREPARAR A ECONOMIA DO CARBONO Eficiência energética em alerta vermelho EMPRESA

EDP. PREPARAR A ECONOMIA DO CARBONO Eficiência energética em alerta vermelho EMPRESA EDP PREPARAR A ECONOMIA DO CARBONO Eficiência energética em alerta vermelho EMPRESA O Grupo EDP Energias de Portugal centra as suas actividades na produção, distribuição e comercialização de energia eléctrica,

Leia mais

Memória descritiva do projecto Sanjonet Rede de Inovação e Competitividade

Memória descritiva do projecto Sanjonet Rede de Inovação e Competitividade Memória descritiva do projecto Sanjonet Rede de Inovação e Competitividade Candidatura aprovada ao Programa Política de Cidades - Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação Síntese A cidade de S.

Leia mais

OS MAIORES RISCOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO

OS MAIORES RISCOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO OS RISCOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO CRESCIMENTO GLOBAL DO NEGÓCIO Com a crescente globalização e o crescimento acelerado das economias emergentes, as empresas, independentemente da sua dimensão, estão em

Leia mais

Qual o âmbito deste protocolo e que tipo de projectos pretende apoiar?

Qual o âmbito deste protocolo e que tipo de projectos pretende apoiar? QUESTÕES COLOCADAS PELO JORNALISTA MARC BARROS SOBRE O PROTOCOLO ENTRE A FNABA E O TURISMO DE PORTUGAL Qual o âmbito deste protocolo e que tipo de projectos pretende apoiar? Com propostas para fazer e

Leia mais

ILIMITADOS THE MARKETING COMPANY

ILIMITADOS THE MARKETING COMPANY ILIMITADOS THE MARKETING COMPANY _ CURRICULUM Composta por uma equipa multidisciplinar, dinâmica e sólida, Sobre Nós A ilimitados - the marketing company é uma empresa de serviços na área do Marketing,

Leia mais

PRESSUPOSTOS BASE PARA UMA ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO NO ALENTEJO

PRESSUPOSTOS BASE PARA UMA ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO NO ALENTEJO PRESSUPOSTOS BASE PARA UMA ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO NO ALENTEJO ÍNDICE 11. PRESSUPOSTO BASE PARA UMA ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO 25 NO ALENTEJO pág. 11.1. Um sistema regional de inovação orientado para a competitividade

Leia mais

Enquadramento Turismo Rural

Enquadramento Turismo Rural Enquadramento Turismo Rural Portugal é um País onde os meios rurais apresentam elevada atratividade quer pelas paisagens agrícolas, quer pela biodiversidade quer pelo património histórico construído o

Leia mais

Missão. DOTAR AS PME s PORTUGUESAS DE CONHECIMENTO E FERRAMENTAS PARA A CONQUISTA DOS MERCADOS INTERNACIONAIS ATRAVÉS DA MARCA.

Missão. DOTAR AS PME s PORTUGUESAS DE CONHECIMENTO E FERRAMENTAS PARA A CONQUISTA DOS MERCADOS INTERNACIONAIS ATRAVÉS DA MARCA. O que é a Oficina da Marca? Serviço de gestão integrada e estratégica para o desenvolvimento de produtos e a sua promoção no mercado Global através da marca. Missão DOTAR AS PME s PORTUGUESAS DE CONHECIMENTO

Leia mais

BIOCANT PARK A NOSSA VISÃO

BIOCANT PARK A NOSSA VISÃO 01 A NOSSA VISÃO O PARQUE DE BIOTECNOLOGIA DE PORTUGAL ESTÁ A CRIAR VALOR PARA A REGIÃO E PARA O PAÍS FOMENTANDO INVESTIMENTOS E INI- CIATIVAS EMPRESARIAIS DE BASE CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. A NOSSA VISÃO

Leia mais

Dinâmicas de exportação e de internacionalização

Dinâmicas de exportação e de internacionalização Dinâmicas de exportação e de internacionalização das PME Contribuição da DPIF/ Como fazemos? 1. Posicionamento e actuação da DPIF A DPIF tem como Missão: Facilitar o acesso a financiamento pelas PME e

Leia mais

SEMINÁRIO OPORTUNIDADES E SOLUÇÕES PARA AS EMPRESAS INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE FINANCIAMENTO DAS EMPRESAS OPORTUNIDADES E SOLUÇÕES

SEMINÁRIO OPORTUNIDADES E SOLUÇÕES PARA AS EMPRESAS INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE FINANCIAMENTO DAS EMPRESAS OPORTUNIDADES E SOLUÇÕES SEMINÁRIO OPORTUNIDADES E SOLUÇÕES PARA AS EMPRESAS INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE FINANCIAMENTO DAS EMPRESAS OPORTUNIDADES E SOLUÇÕES Jaime Andrez Presidente do CD do IAPMEI 20 de Abril de 2006 A inovação

Leia mais

Condições do Franchising

Condições do Franchising Condições do Franchising ÍNDICE Introdução 1. Vantagens em entrar num negócio de franchising 2. O que nos distingue como sistema de franchising 2.1. vantagens para o franchisado face a outras redes 2.2.

Leia mais

Realizou-se dia 24 de Março, na Maia, nas instalações da Sonae Learning Center, a 6ª sessão da CoP, desta vez presencial.

Realizou-se dia 24 de Março, na Maia, nas instalações da Sonae Learning Center, a 6ª sessão da CoP, desta vez presencial. CoP de Gestão do Conhecimento Notas da sessão presencial de 24 de Março de 2014 Realizou-se dia 24 de Março, na Maia, nas instalações da Sonae Learning Center, a 6ª sessão da CoP, desta vez presencial.

Leia mais

::ENQUADRAMENTO ::ENQUADRAMENTO::

::ENQUADRAMENTO ::ENQUADRAMENTO:: ::ENQUADRAMENTO:: :: ENQUADRAMENTO :: O actual ambiente de negócios caracteriza-se por rápidas mudanças que envolvem a esfera politica, económica, social e cultural das sociedades. A capacidade de se adaptar

Leia mais

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000 ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário Gestão da Qualidade 2005 1 As Normas da família ISO 9000 ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e especifica

Leia mais

A ARTSOFT é uma empresa especializada no desenvolvimento e comercialização de soluções tecnológicas de apoio à gestão empresarial.

A ARTSOFT é uma empresa especializada no desenvolvimento e comercialização de soluções tecnológicas de apoio à gestão empresarial. POWERING BUSINESS QUEM SOMOS A ARTSOFT é uma empresa especializada no desenvolvimento e comercialização de soluções tecnológicas de apoio à gestão empresarial. Desde 1987 que desenvolvemos um trabalho

Leia mais

Apoio à Internacionalização

Apoio à Internacionalização Apoio à Internacionalização Incentivos QREN Castelo Branco, 4 de outubro 2012 YUNIT Corporate: João Esmeraldo QREN - Sistema Incentivos Empresas I&DT - Investigação e Desenvolvimento Qualificação - Investimentos

Leia mais

Our innovative solutions wherever you need us. ABREU ADVOGADOS FERREIRA ROCHA & ASSOCIADOS Em parceria: Portugal Moçambique. Consolidar o Futuro

Our innovative solutions wherever you need us. ABREU ADVOGADOS FERREIRA ROCHA & ASSOCIADOS Em parceria: Portugal Moçambique. Consolidar o Futuro Our innovative solutions wherever you need us. ABREU ADVOGADOS FERREIRA ROCHA & ASSOCIADOS Em parceria: Portugal Moçambique Consolidar o Futuro Abreu Advogados Ferreira Rocha & Associados 2012 PORTUGAL

Leia mais

Entrevista com BPN Imofundos. António Coutinho Rebelo. Presidente. www.bpnimofundos.pt. Com quality media press para LA VANGUARDIA

Entrevista com BPN Imofundos. António Coutinho Rebelo. Presidente. www.bpnimofundos.pt. Com quality media press para LA VANGUARDIA Entrevista com BPN Imofundos António Coutinho Rebelo Presidente www.bpnimofundos.pt Com quality media press para LA VANGUARDIA Esta transcrição reproduz fiel e integralmente a entrevista. As respostas

Leia mais

OPORTUNIDADES. Cluster energético: oportunidades; horizontes; observatório, BejaGlobal; PASE

OPORTUNIDADES. Cluster energético: oportunidades; horizontes; observatório, BejaGlobal; PASE CLUSTER ENERGÉTICO DE BEJA OPORTUNIDADES SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA E CRESCIMENTO ECONÓMICO A sustentabilidade energética e climática é um desígnio estratégico duplo significado. Por um lado, desenvolvimento

Leia mais

Marketing Pessoal. aumentem de valor.

Marketing Pessoal. aumentem de valor. P U B L I C A Ç Ã O N º 3 2 3 D E Z E M B R O 2 0 0 9 Marketing Pessoal PONTOS DE INTERESSE: Conceito Na Prática Definir Objectivos Marca Pessoal Marketing Pessoal pode ser definido como o processo de

Leia mais

Inovação em sistemas de informação aplicada ao apoio do cliente de retalho

Inovação em sistemas de informação aplicada ao apoio do cliente de retalho Universidade do Porto Faculdade de Engenharia Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Inovação em sistemas de informação aplicada ao apoio do cliente de retalho Relatório de Acompanhamento

Leia mais

Montepio, Portugal. Tecnologia de recirculação de notas na optimização dos processos de autenticação e de escolha por qualidade

Montepio, Portugal. Tecnologia de recirculação de notas na optimização dos processos de autenticação e de escolha por qualidade Montepio, Portugal Tecnologia de recirculação de notas na optimização dos processos de autenticação e de escolha por qualidade A qualidade e fiabilidade dos recirculadores Vertera foram determinantes na

Leia mais

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA FACTORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE UMA POLÍTICA DE INTENSIFICAÇÃO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL EM PORTUGAL E POTENCIAÇÃO DOS SEUS RESULTADOS 0. EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Consultoria Estratégica

Consultoria Estratégica Quem somos e o que fazemos A Select Advisor é uma empresa de Consultoria Estratégica Ajudamos à criação de valor, desde a intenção de investimento e angariação de parcerias até ao apoio de candidaturas

Leia mais

O Social pela Governança. Mestrados Profissionalizantes Planos Curriculares Empreendedorismo

O Social pela Governança. Mestrados Profissionalizantes Planos Curriculares Empreendedorismo O Social pela Governança Mestrados Profissionalizantes Planos Curriculares Empreendedorismo 2 ÍNDICE EMPREENDEDORISMO... 3 OBJECTIVOS... 3 DESTINATÁRIOS... 4 CONDIÇÕES DE ACESSO E SELECÇÃO DOS CANDIDATOS...

Leia mais

Plano de Comunicação Reestruturação 2014. Comunicação e Marketing

Plano de Comunicação Reestruturação 2014. Comunicação e Marketing Plano de Comunicação Reestruturação 2014 Comunicação e Marketing Sumário Executivo 1. Conhecer a Macif Portugal Companhia de Seguros, S.A. A. Valores B. Missão C. Visão D. Posicionamento E. Públicos 2.

Leia mais

Pretendemos aqui analisar as melhores peças publicitárias concebidas e produzidas para o meio rádio.

Pretendemos aqui analisar as melhores peças publicitárias concebidas e produzidas para o meio rádio. Televisão Acção Especial / Brand Entertainment Nesta categoria pretendemos premiar as acções comerciais que, extravasando o âmbito do spot convencional, utilizam de forma criativa o meio televisão e também

Leia mais

Empresas Responsáveis Questionário de Sensibilização

Empresas Responsáveis Questionário de Sensibilização Empresas Responsáveis Questionário de Sensibilização 1. Introdução O presente questionário ajudá-lo-á a reflectir sobre os esforços desenvolvidos pela sua empresa no domínio da responsabilidade empresarial,

Leia mais

Estratégia Empresarial. Capítulo 4 Missão e Objectivos. João Pedro Couto

Estratégia Empresarial. Capítulo 4 Missão e Objectivos. João Pedro Couto Estratégia Empresarial Capítulo 4 Missão e Objectivos João Pedro Couto ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Pensamento Estratégico Análise do Meio Envolvente Análise da Empresa Análise Estratégica Missão, Objectivos

Leia mais

Look back to move forward. Marco Teixeira CEO

Look back to move forward. Marco Teixeira CEO Marco Teixeira, arquitecto qualificado com vasta experiência na área, desenvolveu as suas competências em algumas das mais conceituadas empresas, estabelecendo contactos com uma vasta lista de clientes,

Leia mais

Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso

Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso Pedro João 28 de Abril 2011 Fundação António Cupertino de Miranda Introdução ao Plano de Negócios Modelo de Negócio Análise Financeira Estrutura do Plano de

Leia mais

B U S I N E S S I M P R O V E M E N T

B U S I N E S S I M P R O V E M E N T BUSINESS IMPROVEMENT A I N D E V E QUEM É A Indeve é uma empresa especializada em Business Improvement, composta por consultores com uma vasta experiência e com um grande conhecimento do mundo empresarial

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DO EVENTO

RELATÓRIO FINAL DO EVENTO RELATÓRIO FINAL DO EVENTO Outubro 2010 1. INTRODUÇÃO Uma vez terminado o evento Start Me Up Alto Minho, apresentam-se de seguida um conjunto de elementos que, em jeito de conclusão, se revelam oportunos

Leia mais

Apoio à Internacionalização. CENA 3 de Julho de 2012

Apoio à Internacionalização. CENA 3 de Julho de 2012 Apoio à Internacionalização CENA 3 de Julho de 2012 Enquadramento Enquadramento Comércio Internacional Português de Bens e Serviços Var. 13,3% 55,5 68,2 57,1 73,4 48,3 60,1 54,5 66,0 67,2 61,7 Exportação

Leia mais

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004)

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) por Mónica Montenegro, Coordenadora da área de Recursos Humanos do MBA em Hotelaria e

Leia mais

Uma história de sucesso do Programa Marie Curie em Portugal

Uma história de sucesso do Programa Marie Curie em Portugal Ref.: MTKD-CT-2004-014312 Uma história de sucesso do Programa Marie Curie em Portugal por Suhita Osório-Peters CEIFA ambiente Lda Sessão de Divulgação do 7º Programa-Quadro de ID&T Lisboa, 20 de Outubro

Leia mais

A PHC atingiu recentemente os 400 clientes Licença Garantida. No mercado há pouco mais de um ano, a modalidade que permite os clientes PHC renovarem a licença do seu software por três anos já representa

Leia mais

Iniciar um negócio em Franchising

Iniciar um negócio em Franchising Iniciar um negócio em Franchising Franchising, o que é? Terminologia Vantagens e Desvantagens do Franchisado Vantagens e Desvantagens do Franchisador Dicas para potenciais Franchisados Serviços de apoio

Leia mais

ESTUDOS DE. Audiências Media Monitoring Mercado ANGOLA

ESTUDOS DE. Audiências Media Monitoring Mercado ANGOLA ESTUDOS DE Audiências Media Monitoring Mercado ANGOLA A EMPRESA O Grupo Marktest tem consolidado ao longo dos últimos 26 anos uma forte posição nas áreas dos Estudos de Mercado, da informação e na área

Leia mais

A APECATE - Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, constituída por escritura pública em 17 de Janeiro de

A APECATE - Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, constituída por escritura pública em 17 de Janeiro de Turismo de Natureza e Sustentabilidade QUEM SOMOS A APECATE - Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, constituída por escritura pública em 17 de Janeiro de 2007,

Leia mais

NEGÓCIOS CATÁLOGO DE PRODUTOS. Take a Tip Consultoria de Inovação e Negócios

NEGÓCIOS CATÁLOGO DE PRODUTOS. Take a Tip Consultoria de Inovação e Negócios NEGÓCIOS CATÁLOGO DE PRODUTOS Take a Tip Consultoria de Inovação e Negócios Quem Somos Nosso Jeito Somos uma parceria estratégica de inovação e negócios, criada para cobrir o gap das consultorias que nem

Leia mais

Prospeção e Desenvolvimento de Novos Negócios

Prospeção e Desenvolvimento de Novos Negócios Internacionalização ÍNDICE Breve Introdução da Visabeira Ambições e Objetivos na Internacionalização Prospeção e Desenvolvimento de Novos Negócios Implementação de Negócios Internacionais Modelo de Criação

Leia mais

A certificação de Qualidade para a Reparação Automóvel.

A certificação de Qualidade para a Reparação Automóvel. A certificação de Qualidade para a Reparação Automóvel. Projecto A Oficina+ ANECRA é uma iniciativa criada em 1996, no âmbito da Padronização de Oficinas ANECRA. Este projecto visa reconhecer a qualidade

Leia mais

Nota: texto da autoria do IAPMEI - UR PME, publicado na revista Ideias & Mercados, da NERSANT edição Setembro/Outubro 2005.

Nota: texto da autoria do IAPMEI - UR PME, publicado na revista Ideias & Mercados, da NERSANT edição Setembro/Outubro 2005. Cooperação empresarial, uma estratégia para o sucesso Nota: texto da autoria do IAPMEI - UR PME, publicado na revista Ideias & Mercados, da NERSANT edição Setembro/Outubro 2005. É reconhecida a fraca predisposição

Leia mais

Novo Modelo para o Ecossistema Polos e Clusters. Resposta à nova ambição económica

Novo Modelo para o Ecossistema Polos e Clusters. Resposta à nova ambição económica Novo Modelo para o Ecossistema Polos e Clusters Novo Modelo para o Ecossistema Polos e Clusters Resposta à nova ambição económica Resposta à nova ambição económica 02-07-2012 Novo Modelo para o Ecossistema

Leia mais

internet Admirável mundo novo

internet Admirável mundo novo internet Admirável mundo novo Vídeo Estamos na era da imagem em movimento. O estático dá lugar ao dinâmico para, de uma forma mais activa, atractiva e interactiva chamar a atenção, cativar o interesse,

Leia mais

A VISÃO do ENERGYIN Motivos da sua criação & Objectivos

A VISÃO do ENERGYIN Motivos da sua criação & Objectivos Pólo da Competitividade e Tecnologia da Energia (PCTE) O papel do PCTE na energia solar em Portugal 8 e 9 de Fevereiro de 2010 António Mano - EDP Antonio.ermidamano@edp.pt A VISÃO do ENERGYIN Motivos da

Leia mais

EUROPA, UM PATRIMÓNIO COMUM. Título: Solares de Portugal na Europa das Tradições

EUROPA, UM PATRIMÓNIO COMUM. Título: Solares de Portugal na Europa das Tradições EUROPA, UM PATRIMÓNIO COMUM Título: Solares de Portugal na Europa das Tradições Ponte de Lima, Janeiro de 2000 EUROPA, UM PATRIMÓNIO COMUM 1 - TÍTULO: Solares de Portugal na Europa das Tradições 2 AUTOR:

Leia mais

BOLSA DO EMPREENDEDORISMO 2015. Sara Medina saramedina@spi.pt. IDI (Inovação, Investigação e Desenvolvimento) - Algumas reflexões

BOLSA DO EMPREENDEDORISMO 2015. Sara Medina saramedina@spi.pt. IDI (Inovação, Investigação e Desenvolvimento) - Algumas reflexões BOLSA DO EMPREENDEDORISMO 2015 INSERIR IMAGEM ESPECÍFICA 1 I. Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI) Missão: Apoiar os nossos clientes na gestão de projetos que fomentem a inovação e promovam oportunidades

Leia mais

INTERVENÇÃO DO SENHOR SECRETÁRIO DE ESTADO DO TURISMO NO SEMINÁRIO DA APAVT: QUAL O VALOR DA SUA AGÊNCIA DE VIAGENS?

INTERVENÇÃO DO SENHOR SECRETÁRIO DE ESTADO DO TURISMO NO SEMINÁRIO DA APAVT: QUAL O VALOR DA SUA AGÊNCIA DE VIAGENS? INTERVENÇÃO DO SENHOR SECRETÁRIO DE ESTADO DO TURISMO NO SEMINÁRIO DA APAVT: QUAL O VALOR DA SUA AGÊNCIA DE VIAGENS? HOTEL TIVOLI LISBOA, 18 de Maio de 2005 1 Exmos Senhores ( ) Antes de mais nada gostaria

Leia mais

ACEP lança Comissão Especializada Business to Consumer

ACEP lança Comissão Especializada Business to Consumer COMUNICADO DE IMPRENSA Com o objectivo de promover e potencializar o Comércio Electrónico em Portugal ACEP lança Comissão Especializada Business to Consumer. Comissão B2C visa a promoção e divulgação do

Leia mais

EDIÇÃO : Reparação e substituição. de vidros para automóveis NESTA

EDIÇÃO : Reparação e substituição. de vidros para automóveis NESTA Maio Junho 2016 7,5 82 Reparação e substituição de vidros para automóveis NESTA EDIÇÃO : Software para Veículos Inteligentes Sistemas de recuperação de energia Comércio no aftermarket Eletrónica flexível

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

EMPRESAS VIRTUAIS. Autor: Pedro Miguel da Silva Fernandes. PDF processed with CutePDF evaluation edition www.cutepdf.com. Pág.

EMPRESAS VIRTUAIS. Autor: Pedro Miguel da Silva Fernandes. PDF processed with CutePDF evaluation edition www.cutepdf.com. Pág. EMPRESAS VIRTUAIS Autor: Pedro Miguel da Silva Fernandes Pág. 1 (de 5) PDF processed with CutePDF evaluation edition www.cutepdf.com EMPRESAS VIRTUAIS Actualmente, vivemos numa época de grandes mudanças

Leia mais

1.ª SESSÃO NOVA LEGISLAÇÃO TURÍSTICA (ANIMAÇÃO TURÍSTICA, RJET E ALOJAMENTO LOCAL) _ RESUMO _

1.ª SESSÃO NOVA LEGISLAÇÃO TURÍSTICA (ANIMAÇÃO TURÍSTICA, RJET E ALOJAMENTO LOCAL) _ RESUMO _ 1.ª SESSÃO NOVA LEGISLAÇÃO TURÍSTICA (ANIMAÇÃO TURÍSTICA, RJET E ALOJAMENTO LOCAL) _ RESUMO _ Novo Regime Jurídico dos Empreendimentos Turísticos (RJET) Inovadora, simplificadora e de maior facilidade

Leia mais

Redução da pegada carbónica dos clientes da PT Portugal

Redução da pegada carbónica dos clientes da PT Portugal Redução da pegada carbónica dos clientes da PT Portugal 1 Redução da pegada carbónica dos clientes da PT Portugal As alterações verificadas no comportamento dos consumidores, consequência dos novos padrões

Leia mais

P L A N O D E A C T I V I D A D E S

P L A N O D E A C T I V I D A D E S Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo P L A N O D E A C T I V I D A D E S = 2008 = Janeiro de 2008 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ACTIVIDADES A DESENVOLVER NO ANO DE 2008... 5

Leia mais

QiDEIA C O M U N I C A Ç Ã O

QiDEIA C O M U N I C A Ç Ã O QiDEIA CREATE WHAT YOU SEE. CREATE WHAT YOU FEEL. CREATE WHAT YOU HAVE NEVER SEEN. JUST CREATE. NATHAN SAWAYA QUEM SOMOS A Qideia é uma agência de comunicação, vocacionada para a estratégia e implementação

Leia mais

ABREU INTERNATIONAL LEGAL SOLUTIONS. OUR INNOVATIVE SOLUTIONS WHEREVER YOU NEED US. our innovative solutions wherever you need us.

ABREU INTERNATIONAL LEGAL SOLUTIONS. OUR INNOVATIVE SOLUTIONS WHEREVER YOU NEED US. our innovative solutions wherever you need us. ABREU INTERNATIONAL LEGAL SOLUTIONS OUR INNOVATIVE SOLUTIONS WHEREVER YOU NEED US. our innovative solutions wherever you need us. Constituída em 1993 a AB é uma das maiores Sociedades de Advogados portuguesas

Leia mais

Entrevista com i2s. Luís Paupério. Presidente. www.i2s.pt. (Basada en oporto) Com quality media press para LA VANGUARDIA

Entrevista com i2s. Luís Paupério. Presidente. www.i2s.pt. (Basada en oporto) Com quality media press para LA VANGUARDIA Entrevista com i2s Luís Paupério Presidente www.i2s.pt (Basada en oporto) Com quality media press para LA VANGUARDIA Esta transcrição reproduz fiel e integralmente a entrevista. As respostas que aqui figuram

Leia mais

Our innovative solutions wherever you need us. ABREU ADVOGADOS BRAZILIAN DESK. Estabelecendo pontes para o futuro Portugal Brasil

Our innovative solutions wherever you need us. ABREU ADVOGADOS BRAZILIAN DESK. Estabelecendo pontes para o futuro Portugal Brasil Our innovative solutions wherever you need us. ABREU ADVOGADOS BRAZILIAN DESK Estabelecendo pontes para o futuro Portugal Brasil Abreu Advogados Brazilian Desk 2015 ABREU ADVOGADOS Quem Somos A Abreu Advogados

Leia mais

Percepção de Portugal no mundo

Percepção de Portugal no mundo Percepção de Portugal no mundo Na sequência da questão levantada pelo Senhor Dr. Francisco Mantero na reunião do Grupo de Trabalho na Aicep, no passado dia 25 de Agosto, sobre a percepção da imagem de

Leia mais

Visão de Futuro 2010. F3M Information Systems, S.A.

Visão de Futuro 2010. F3M Information Systems, S.A. 1 Reunir várias entidades do sector óptico nacional e discutir o futuro do sector bem como os temas cruciais para os empresários e intervenientes da área foram os objectivos do evento Visão de Futuro 2010,

Leia mais

Programa Nacional de Desenvolvimento do Empreendedorismo,, Inovação e Emprego no Sector Cultural e Criativo Cri[activo]

Programa Nacional de Desenvolvimento do Empreendedorismo,, Inovação e Emprego no Sector Cultural e Criativo Cri[activo] Programa Nacional de Desenvolvimento do Empreendedorismo,, Inovação e Emprego no Sector Cultural e Criativo Cri[activo] 1. ENQUADRAMENTO Ao longo de 2009 consolidou-se em Portugal o reconhecimento de que

Leia mais

Cursos de Doutoramento

Cursos de Doutoramento PROSPECTO FACULDADE DE ECONOMIA Cursos de Doutoramento CONTACTOS FACULDADE DE ECONOMIA Av. Julius Nyerere, Campus Universitário, 3453 Tel: +258 21 496301 Fax. +258 21 496301 1 MENSAGEM DO DIRECTOR Sejam

Leia mais

Comunidade Intermunicipal da Beira Interior Sul

Comunidade Intermunicipal da Beira Interior Sul Comunidade Intermunicipal da Beira Interior Sul 1. Identificação do Recurso Endógeno e do Território Alvo PROVERE Beira Baixa: Terras de Excelência : Conjugar a valorização do território, dos produtos

Leia mais

- PERFIL DO GRUPO - O Portfólio de negócios, obedece a um critério de maturidade e geração de valor, no qual o Grupo, concilia:

- PERFIL DO GRUPO - O Portfólio de negócios, obedece a um critério de maturidade e geração de valor, no qual o Grupo, concilia: GRUPO FERREIRA A GFH, é um Grupo sólido e inovador, detendo um curriculum de projectos de qualidade reconhecida, com um portfólio de negócios diversificado, e que aposta no processo de internacionalização,

Leia mais

QUALIDADE E INOVAÇÃO. Docente: Dr. José Carlos Marques

QUALIDADE E INOVAÇÃO. Docente: Dr. José Carlos Marques QUALIDADE E INOVAÇÃO Docente: Dr. José Carlos Marques Discentes: Estêvão Lino Andrade N.º 2089206 Maria da Luz Abreu N.º 2405797 Teodoto Silva N.º 2094306 Vitalina Cunha N.º 2010607 Funchal, 28 de Março

Leia mais

MARKETING MUSIC SUSTENTABILIDADE

MARKETING MUSIC SUSTENTABILIDADE MARKETING MUSIC SUSTENTABILIDADE CRIATIVIDADE E ESTRATÉGIA Poderíamos usar centenas de efeitos mirabolantes para vendermos a sua idéia. Mas não funciona assim. Pessoas são feitas de experiências, expectativas

Leia mais

O PAPEL DA GESTÃO DE ÁREA URBANA NO SUCESSO DAS OPERAÇÕES INTEGRADAS DE REABILITAÇÃO J. Braz Pereira UGAU CHP

O PAPEL DA GESTÃO DE ÁREA URBANA NO SUCESSO DAS OPERAÇÕES INTEGRADAS DE REABILITAÇÃO J. Braz Pereira UGAU CHP O PAPEL DA GESTÃO DE ÁREA URBANA NO SUCESSO DAS OPERAÇÕES INTEGRADAS DE REABILITAÇÃO J. Braz Pereira UGAU CHP PORTO VIVO, SRU SEMINÁRIO ALFÂNDEGA DO PORTO 4 E 5 DE DEZEMBRO DE 2009 Pressuposto O impacto

Leia mais

INDICE INTRODUÇÃO OBJETIVOS RESULTADOS DESTINATÁRIOS CONDIÇÕES DE ACESSO BENEFÍCIOS PARA AS EMPRESAS PARTICIPANTES CLUSTER AGROALIMENTAR

INDICE INTRODUÇÃO OBJETIVOS RESULTADOS DESTINATÁRIOS CONDIÇÕES DE ACESSO BENEFÍCIOS PARA AS EMPRESAS PARTICIPANTES CLUSTER AGROALIMENTAR INDICE INTRODUÇÃO OBJETIVOS RESULTADOS DESTINATÁRIOS CONDIÇÕES DE ACESSO BENEFÍCIOS PARA AS EMPRESAS PARTICIPANTES CLUSTER AGROALIMENTAR PLANO DE AÇÃO DO CLUSTER CONTATOS PARCEIROS 1 INTRODUÇÃO O desafio

Leia mais

INTERVENÇÃO DE S.EXA. O SECRETÁRIO DE ESTADO DO TURISMO, DR.BERNARDO TRINDADE, NA SESSÃO DE ABERTURA DO XXXIII CONGRESSO DA APAVT

INTERVENÇÃO DE S.EXA. O SECRETÁRIO DE ESTADO DO TURISMO, DR.BERNARDO TRINDADE, NA SESSÃO DE ABERTURA DO XXXIII CONGRESSO DA APAVT INTERVENÇÃO DE S.EXA. O SECRETÁRIO DE ESTADO DO TURISMO, DR.BERNARDO TRINDADE, NA SESSÃO DE ABERTURA DO XXXIII CONGRESSO DA APAVT TURISMO: TENDÊNCIAS E SOLUÇÕES Exmos. Senhores Conferencistas, Antes de

Leia mais

O ENOTURISMO. Conceito:

O ENOTURISMO. Conceito: Conceito: O conceito de enoturismo ainda está em formação e, a todo o momento, vão surgindo novos contributos; Tradicionalmente, o enoturismo consiste na visita a vinhas, estabelecimentos vinícolas, festivais

Leia mais

O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção

O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção O QUE ESPERAR DO SVE Programa Juventude em Acção KIT INFORMATIVO Parte 1 Maio de 2011 Introdução Este documento destina-se a voluntários e promotores envolvidos no SVE. Fornece informações claras a voluntários

Leia mais

Case study. II Encontro de Parceiros Sociais Microsoft CAMINHOS PARA A SUSTENTABILIDADE EMPRESA

Case study. II Encontro de Parceiros Sociais Microsoft CAMINHOS PARA A SUSTENTABILIDADE EMPRESA Case study 2009 II Encontro de Parceiros Sociais Microsoft CAMINHOS PARA A SUSTENTABILIDADE EMPRESA Microsoft Corporation fundada em 1975, líder mundial em software, serviços e soluções, que apoiam as

Leia mais

COACHING CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL Capacitação Profissional e Desenvolvimento Pessoal

COACHING CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL Capacitação Profissional e Desenvolvimento Pessoal COACHING CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL Capacitação Profissional e Desenvolvimento Pessoal Curso de Certificação Internacional reconhecido pela ICF* Programa completo de formação teórica e prática de desenvolvimento

Leia mais

Centro Nacional de Apoio ao Imigrante

Centro Nacional de Apoio ao Imigrante Introdução Centro Nacional de Apoio ao Imigrante Portugal, como outros países da União Europeia, assistiu nos últimos anos a um crescimento acentuado do número de imigrantes. De um país de emigração tornou-se,

Leia mais

CRM. Serviços. Bilhetica. Aplicações. Cartão do Cidadão

CRM. Serviços. Bilhetica. Aplicações. Cartão do Cidadão Serviços CRM Cartão do Cidadão Bilhetica plicações 1 O cartão do cidadão - Para uma Cidade Digital que pretende ter o cidadão no seu umbigo, é importante que exista um número único de identificação do

Leia mais

ANIMAÇÃO TURÍSTICA DE APOIO AO TERMALISMO

ANIMAÇÃO TURÍSTICA DE APOIO AO TERMALISMO PLANO DE NEGÓCIO ANIMAÇÃO TURÍSTICA DE APOIO AO TERMALISMO Fernando F. Martins Empreendorismo no Vale do Sousa AderSousa Introdução A apresentação do nosso Plano desenvolve se em em duas partes distintas:

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

A evolução no setor da hotelaria e turismo. Qual é o espaço para os websites dos hotéis

A evolução no setor da hotelaria e turismo. Qual é o espaço para os websites dos hotéis ÍNDICE Introdução A evolução no setor da hotelaria e turismo Qual é o espaço para os websites dos hotéis Como garantir que o consumidor irá visitar o website de um hotel As vantages que um bom website

Leia mais

Índice. Quem somos... 3. Comunicação... 4. Parcerias e eventos... 5. Contactos... 6

Índice. Quem somos... 3. Comunicação... 4. Parcerias e eventos... 5. Contactos... 6 MARKETING SOLUTIONS Índice Quem somos... 3 Comunicação... 4 Parcerias e eventos... 5 Contactos... 6 2 Quem somos AGAINSTIME é uma empresa de consultoria de serviços em Marketing, que surge no mercado numa

Leia mais

Case study. Aumentar o conhecimento, informar a decisão ÍNDICE E.VALUE ENERGIA E CO2 EM PORTUGAL EMPRESA

Case study. Aumentar o conhecimento, informar a decisão ÍNDICE E.VALUE ENERGIA E CO2 EM PORTUGAL EMPRESA Case study 2010 Aumentar o conhecimento, informar a decisão ÍNDICE E.VALUE ENERGIA E CO2 EM PORTUGAL EMPRESA A E.Value S.A. é uma empresa de consultoria e desenvolvimento, com competências nos domínios

Leia mais

Do ensino modular ao ensino por elearning uma evolução natural para o Ensino Profissional

Do ensino modular ao ensino por elearning uma evolução natural para o Ensino Profissional Título Do ensino modular ao ensino por elearning uma evolução natural para o Ensino Profissional Autora Ana Paula Salvo Paiva (Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa) apaula.sintra.paiva@gmail.com

Leia mais

Kit de Auto-Diagnóstico de Necessidades, Auto-Formação e Auto-Avaliação da Formação em Gestão

Kit de Auto-Diagnóstico de Necessidades, Auto-Formação e Auto-Avaliação da Formação em Gestão CARACTERIZAÇÃO DO PRODUTO Kit de Auto-Diagnóstico de Necessidades, Auto-Formação e Auto-Avaliação da Formação em Gestão Produção apoiada pelo Programa Operacional de Emprego, Formação e Desenvolvimento

Leia mais

QuEm SomoS missão 5 DESIGN & ComuNICação PublICIDaDE EvENtoS PromoçõES WEb

QuEm SomoS missão 5 DESIGN & ComuNICação PublICIDaDE EvENtoS PromoçõES WEb QUEM SOMOS MISSÃO DESIGN & Comunicação Publicidade Eventos Promoções Web 5 9 11 13 15 17 Quem Somos 5 Somos uma agência de Design e Comunicação, criada para disponibilizar um vasto leque de soluções na

Leia mais

RENAULT: A MARCA LÍDER DO MERCADO HÁ 16 ANOS DACIA: A MARCA COM O MELHOR DESEMPENHO DO TOP 20

RENAULT: A MARCA LÍDER DO MERCADO HÁ 16 ANOS DACIA: A MARCA COM O MELHOR DESEMPENHO DO TOP 20 COMUNICADO DE IMPRENSA 8 de Janeiro de 2014 RENAULT: A MARCA LÍDER DO MERCADO HÁ 16 ANOS DACIA: A MARCA COM O MELHOR DESEMPENHO DO TOP 20 Com uma quota de mercado de 12,9% (Veículos de Passageiros + Comerciais

Leia mais

Apresentação Corporativa

Apresentação Corporativa Apresentação Corporativa O mercado da cessação tabágica Alguma vez tentou deixar de fumar? 2 Apresentação Corporativa O mercado da cessação tabágica Alguma vez tentou deixar de fumar? 54% dos fumadores

Leia mais