Adopção de Software SIG Livre e/ou de Código Aberto na Administração Pública problemas, viabilidade e soluções

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Adopção de Software SIG Livre e/ou de Código Aberto na Administração Pública problemas, viabilidade e soluções"

Transcrição

1 Aberto na Administração Pública problemas, Joaquim António Saraiva Patriarca

2 Quando falamos em Software Livre e/ou Software de Código Aberto (SL/CA), estamos a falar de quê?

3 Quando falamos em Software Livre e/ou Software de Código Aberto (SL/CA), estamos a falar de quê? Preço? Gratuitidade? Redução de despesa?

4 Quando falamos em Software Livre e/ou Software de Código Aberto (SL/CA), estamos a falar de quê? Preço? Gratuitidade? Redução de despesa? Gerar oportunidades Superar limitações Contribuir para o desenvolvimento da sociedade

5 O grande problema que existe não tem a ver com aspectos legais ou políticos mas antes com o nível de conhecimento e experiência de que as organizações públicas dispõem sobre as soluções informáticas existentes. Fonte: Open Source European Public Administrations (2012) OSEPA CP3 expert survey conclusions.

6 Conceitos Narrativas imprecisas e distorcidas!!! Software Livre (SL) Software de Código Aberto (SCA) Software Livre (SL) e/ou Software de Código Aberto (SCA) Freeware Software Livre (SL) e/ou Software de Código Aberto (SCA) Software Comercial Software Proprietário (SP) Software Comercial

7 Conceitos SP Vs. SL/CA Na sua substância, os paradigmas em causa (SL/CA e SP) têm uma posição no mercado, sendo o seu principal objectivo a geração de lucro: Então, o que é software comercial? (1) - O SP cobra o esforço e energias do trabalho tido na sua produção, factor contemplado aquando da aquisição da licença que legaliza os direitos de autor. (2) - Apesar de ser distribuído gratuitamente, o SL/CA insere-se num modelo de negócio vocacionado para a prestação de serviços relacionados com o software. Existem soluções sem custos?

8 Sumário: A problemática em torno da adopção de SL/CA na Administração Pública: (1) A raiz do problema Razões que fazem do SL/CA SIG uma prioridade para a Administração Pública Porquê considerar software SIG livre e/ou de código aberto? (2) Suprimir faltas de confiança Importa garantir que o SL/CA SIG que se implementa é uma solução robusta, fiável e vantajosa em termos económicos Que perspectivas de utilização na APP? (3) Adoptar a melhor solução Sabendo que cada caso é um caso, os administradores públicos precisam de saber como podem seleccionar o software que lhes dá mais garantias de resolver os seus problemas Como seleccionar as melhores soluções informáticas para um organismo público?

9 Porquê que o SL/CA SIG deve ser prioridade para a APP? (1) Imposições legislativas: -» Normas abertas e interoperabilidade -» Redução da despesa

10 Porquê que o SL/CA SIG deve ser prioridade para a APP? (1) Imposições legislativas: Concede preferência à utilização de SL/CA Cria processo de avaliação prévia, obrigatório e vinculativo, dos investimentos especialmente relevantes com a aquisição de bens e serviços relacionados com as TIC Fonte: (acedido em 14/11/2016)

11 Porquê que o SL/CA SIG deve ser prioridade para a APP? (2) Necessidade de redução da despesa: ,00 SIG ,00 Empresa A Empresa B Empresa C Empresa D Empresa E Empresa F Empresa G , , , , , , , , , ,00 0, , ,00 0, Entre 2008 e 2015, o Estado Português gastou: -» em Software Proprietário SIG; -» em Software Proprietário S4OS; -» em SL/CA SIG; -» em SL/CA S4OS. O que nos mostram estes dados? (1) Ineficácia das imposições legislativas! (2) Fraca qualidade do SL/CA? (3) Desnorte dos administradores públicos como avaliar software?

12 Porquê que o SL/CA SIG deve ser prioridade para a APP? (2) Necessidade de redução da despesa: S4OS Empresa V Empresa W Empresa X Empresa Y Empresa Z , , , , , , , , , , , , , , , ,00 0, , Entre 2008 e 2015, o Estado Português gastou: -» em Software Proprietário SIG; -» em Software Proprietário S4OS; -» em SL/CA SIG; -» em SL/CA S4OS. O que nos mostram estes dados? (1) Ineficácia das imposições legislativas! (2) Fraca qualidade do SL/CA? (3) Desnorte dos administradores públicos como avaliar software?

13 Porquê que o SL/CA SIG deve ser prioridade para a APP? (3) Órgãos que certificam e garantem a qualidade do SL/CA SIG produtores de normas e formatos abertos de qualidade: A International Organization for Standardization e o Open Geospatial Consortium produzem, no âmbito da informação espacial, formatos e protocolos abertos de qualidade. Ao contrário de algumas soluções proprietárias, o SL/CA trabalha exclusivamente com formatos e protocolos abertos Interoperabilidade

14 Porquê que o SL/CA SIG deve ser prioridade para a APP? (3) Órgãos que certificam e garantem a qualidade do SL/CA SIG avaliação e melhoria dos software SIG livres: A Open Source Geospatial Foundation tem como principal meta assegurar que os projectos mantidos na fundação tenham um elevado grau de qualidade. (1) Financiamento; (2) Comunidade (mailling lists); (3) Revisão de código; (4) Atitude altamente selectiva.

15 (4) Existência de casos de sucesso - boas práticas A nível internacional: (1) Laboratório de Pesquisa de Engenharia Civil do Exército dos Estados Unidos da América; (2) Diversos exemplos de aplicação na bibliografia científica internacional. A nível nacional: (1) Departamento de Geografia FLUC; (2) Câmara Municipal da Mealhada; (3) Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis; (4) Câmara Municipal de Mirandela; (5) Câmara Municipal de Ribeira Grande; (6) Municipia; (7)

16 Porquê que o SL/CA SIG deve ser prioridade para a APP? (5) Aceleração de processos de inovação no tecido empresarial Mente aberta O actual modelo de desenvolvimento das TIG e das suas aplicações assenta nestas ideias Ideias implícitas Iniciativa GOV 2.0 Software aberto Dados abertos Democratização das TIG

17 Porquê que o SL/CA SIG deve ser prioridade para a APP? (5) Outros motivos -» Transparência; -» Ética.

18 Sumário: A problemática em torno da adopção de SL/CA na Administração Pública: (1) A raiz do problema Razões que fazem do SL/CA SIG uma prioridade para a Administração Pública Porquê considerar software SIG livre e/ou de código aberto? (2) Suprimir faltas de confiança Importa garantir que o SL/CA SIG que se implementa é uma solução robusta, fiável, amigável e vantajosa em termos económicos Que perspectivas de utilização na APP? (3) Adoptar a melhor solução Sabendo que cada caso é um caso, os administradores públicos precisam de saber como podem seleccionar o software que lhes dá mais garantias de resolver os seus problemas Como seleccionar as melhores soluções informáticas para um organismo público?

19 Software SIG livre, que perspectivas de utilização na APP? (1) Conseguimos fazer no SL/CA o que fazemos no Software Proprietário? Onde está a diferença?

20 Onde está a diferença?

21 Software SIG livre, que perspectivas de utilização na APP? (2) No entanto, existem condicionantes no funcionamento de SL/CA (3) Mas não são só inconvenientes, também existem momentos em que o SL/CA supera o software proprietário

22 Aberto na Administração Pública problemas, Software SIG livre, que perspectivas de utilização na APP? -» Superação das limitações - o SL/CA é uma solução capaz de resolver os problemas quando considerada numa lógica de interoperabilidade. (4) Relativização das conclusões destes estudos Anula a necessidade de programar -» A programação não é imprescindível para trabalhar com SIG (livre ou proprietário). Não é ela que faz de um operador SIG um bom profissional. Desenvolvimento das nossas ferramentas Investigação em software SIG -» No entanto, a programação garante a liberdade relativamente às ferramentas de um software, seja ele livre ou proprietário permite superar as restrições das ferramentas. -» Para além disto, a programação permite a automatização de procedimentos economia de tempo.

23 Software SIG livre, que perspectivas de utilização na APP? (5) O SL/CA envolve menos despesas que o software proprietário? (1) NÃO NECESSARIAMENTE!!!! Em algumas situações, o SL/CA pode envolver mais despesas que a alternativa proprietária. (2) - As despesas dependem dos objectivos e características do organismo, logo, cada caso é um caso. (3) - O SL/CA, embora possa envolver mais custos numa fase inicial, é aquele que aparenta ser mais rentável a médio/longo prazo (desde que os projectos/comunidade disponibilizem suporte durante um período de tempo longo). (4) - Qualquer equação de determinação do custo total de um determinado SL/CA baseada apenas no custo com o licenciamento seria superficial e incorrecta.

24 Sumário: A problemática em torno da adopção de SL/CA na Administração Pública: (1) A raiz do problema Razões que fazem do SL/CA SIG uma prioridade para a Administração Pública Porquê considerar software SIG livre e/ou de código aberto? (2) Suprimir faltas de confiança Importa garantir que o SL/CA SIG que se implementa é uma solução robusta, fiável e vantajosa em termos económicos Que perspectivas de utilização na APP? (3) Adoptar a melhor solução Sabendo que cada caso é um caso, os administradores públicos precisam de saber como podem seleccionar o software que lhes dá mais garantias de resolver os seus problemas Como seleccionar as melhores soluções informáticas para um organismo público?

25 Como seleccionar as melhores soluções informáticas para um organismo público? Se cada caso é um caso Como é que se pode escolher? Sobretudo quando existe pouca informação (exaustiva e técnica) sobre casos de implementação de tecnologias SIG Livres

26 Como seleccionar as melhores soluções informáticas para um organismo público? Fonte: (acedido em 15 Novembro, 2016)

27 Como seleccionar as melhores soluções informáticas para um organismo público?

28 Aberto na Administração Pública problemas, Como seleccionar as melhores soluções informáticas para um organismo público? Apresentação da SIGósAPp plataforma para cálculo automático dos custos da solução informática

29 Free as in Freedom!! Liberdade de pensar, de escolher e de criar! Obrigado pela atenção!

razões para usar os SIG no ensino

razões para usar os SIG no ensino Tecnologias SIG aplicadas no ensino GISday Condeixa 16 de novembro de 2016 10 razões para usar os SIG no ensino Olga Maciel Adélia Nunes Doutoranda em Geografia - Departamento de Geografia e Turismo -

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 389/XI/1.ª UTILIZAÇÃO DE FORMATOS ELECTRÓNICOS LIVRES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

PROJECTO DE LEI N.º 389/XI/1.ª UTILIZAÇÃO DE FORMATOS ELECTRÓNICOS LIVRES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 389/XI/1.ª UTILIZAÇÃO DE FORMATOS ELECTRÓNICOS LIVRES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Exposição de motivos O acesso à informação, em termos históricos, dependia fundamentalmente

Leia mais

Tecnologia e Educação: colaboração e liberdades O Caso do Brasil

Tecnologia e Educação: colaboração e liberdades O Caso do Brasil Tecnologia e Educação: colaboração e liberdades O Caso do Brasil Brasilia, 08 de julho de 2010. Camara dos Deputados. Carolina Rossini Fellow da Universidade de Harvard O fornecimento recursos educacionais

Leia mais

Define as orientações fundamentais para a utilização nacional dos fundos comunitários para o período de

Define as orientações fundamentais para a utilização nacional dos fundos comunitários para o período de QREN: Uma oportunidade para potenciar a inovação nas empresas O que é o QREN? Define as orientações fundamentais para a utilização nacional dos fundos comunitários para o período de 2007-2013. As suas

Leia mais

Uma análise da apropriação das TIC s pelo Govern o Federal Autores: Janine Aguiar Park, Miriam Fernanda Maia Fonseca e Raphaela Ferreira Guimarães

Uma análise da apropriação das TIC s pelo Govern o Federal Autores: Janine Aguiar Park, Miriam Fernanda Maia Fonseca e Raphaela Ferreira Guimarães Uma análise da apropriação das TIC s pelo Govern o Federal Autores: Janine Aguiar Park, Miriam Fernanda Maia Fonseca e Raphaela Ferreira Guimarães Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar uma visão

Leia mais

1. Conceitos Fundamentais

1. Conceitos Fundamentais 1. Conceitos Fundamentais a e os processos de planeamento e desenvolvimento de sistemas de informação 2 planeamento informático planeamento informático análise organizacional organizar o planeamento avaliar

Leia mais

apresentação da nova versão GEOPORTAL v.2 janeiro 2017

apresentação da nova versão GEOPORTAL v.2 janeiro 2017 apresentação da nova versão GEOPORTAL v.2 janeiro 2017 Do papel às nuvens apresentação missão objetivos serviços atlas digtal fatores diferenciadores Serviços municipais v.2 2001 Inicio do Projeto do Sistema

Leia mais

E SE. a criação desse código fosse completamente (95%-100%) automática. o código pudesse ser criado para qualquer tecnologia padrão

E SE. a criação desse código fosse completamente (95%-100%) automática. o código pudesse ser criado para qualquer tecnologia padrão O FUTURO ESTÁ EM TI E SE fosse possível criar o código do software para uma solução, baseado unicamente nos dados, interfaces, processos e definições de modelos de negócio? a criação desse código fosse

Leia mais

Conferência Construção 4.0 O IPQ como dinamizador da normalização na indústria 4.0 e o caso da Construção

Conferência Construção 4.0 O IPQ como dinamizador da normalização na indústria 4.0 e o caso da Construção Conferência Construção 4.0 O IPQ como dinamizador da normalização na indústria 4.0 e o caso da Construção Jorge Marques dos Santos, Presidente IPQ Lisboa, 22 de março 2017 IPQ- Instituto Português da Qualidade

Leia mais

Estratégia de Governança Digital do Governo Federal

Estratégia de Governança Digital do Governo Federal Estratégia de Governança Digital do Governo Federal São Paulo, 24 de fevereiro de 2016 Agenda Contexto da TI na APF Estratégia de Governança Digital - Histórico - Conceito - Elaboração - Monitoramento

Leia mais

A CONTABILIDADE PÚBLICA NO PRINCÍPIO DO ACRÉSCIMO

A CONTABILIDADE PÚBLICA NO PRINCÍPIO DO ACRÉSCIMO A CONTABILIDADE PÚBLICA NO PRINCÍPIO DO ACRÉSCIMO Índice 1. Introdução 2. A Contabilidade Pública 2.1 Enquadramento Legal 2.2 Âmbito, Objecto e Características 3. O sistema Contabilístico do Estado 4.

Leia mais

INFRAESTRUTURA DE DADOS ESPACIAIS SIGMDL

INFRAESTRUTURA DE DADOS ESPACIAIS SIGMDL INFRAESTRUTURA DE DADOS ESPACIAIS SIGMDL APRESENTAÇÃO -Responsável pela SDI: Câmara Municipal de Mirandela -Nome da SDI: SIGMDL -Ano de criação: 2006 -Estado: Em desenvolvimento -Website da SDI: http://sigmdl.cm-mirandela.pt/portalig/

Leia mais

CONCEITOS DA QUALIDADE

CONCEITOS DA QUALIDADE CONCEITOS DA QUALIDADE AS DIMENSÕES DA QUALIDADE Bibliografia: Gestão da Qualidade - Pires. A. Qualidade - Sistemas de Gestão da Qualidade,(2000) 2ª edição, Ed. Sílabo. -NP EN ISSO 9000:2000. -NP EN ISSO

Leia mais

! A Informação de Gestão existente não está adequada às novas exigências da gestão na Administração Pública (AP). Porquê?

! A Informação de Gestão existente não está adequada às novas exigências da gestão na Administração Pública (AP). Porquê? O O Papel da Informaçã ção o de Gestão o na Conduçã ção o do País! A de Gestão existente não está adequada às novas exigências da gestão na Administração Pública (AP). Porquê? Situação Actual da de Gestão

Leia mais

Encontro Open Source. Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas. 30 de Maio de 2016

Encontro Open Source. Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas. 30 de Maio de 2016 A ESOP Apresentação A ESOP A ESOP é uma associação empresarial que representa as empresas portuguesas que se dedicam ao desenvolvimento de software e à prestação de serviços baseados em tecnologias open

Leia mais

Modernização Administrativa O Caminho Português 29 de novembro de 2013

Modernização Administrativa O Caminho Português 29 de novembro de 2013 Modernização Administrativa O Caminho Português 29 de novembro de 2013 Paulo Neves Agência para a Modernização Administrativa Modernização Administrativa O Caminho Português Atendimento Interação da Administração

Leia mais

Sistemas de Incentivos do QREN

Sistemas de Incentivos do QREN Sistemas de Incentivos do QREN Sistemas de Incentivos do QREN 1. Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME 2. Sistema de Incentivos à Inovação 3. Sistema de Incentivos à Investigação

Leia mais

Sistemas de Gestão da IDI Ferramenta para a promoção da competitividade da empresa

Sistemas de Gestão da IDI Ferramenta para a promoção da competitividade da empresa centro tecnológico da cerâmica e do vidro coimbra portugal Sistemas de Gestão da IDI Ferramenta para a promoção da competitividade da empresa Sofia David CTCV - Sistemas de Gestão e Melhoria Auditório

Leia mais

Projecto de. Cadastro de Infra-Estruturas.

Projecto de. Cadastro de Infra-Estruturas. Projecto de Cadastro de Infra-Estruturas mario.freitas@anacom.pt Introdução Proponente Vectores Estratégicos Visão Estratégica para o Projecto de Gestão de Cadastro de Infra-Estruturas de Comunicações

Leia mais

Projeto. Observatório Nacional de Clima e Saúde

Projeto. Observatório Nacional de Clima e Saúde Projeto Observatório Nacional de Clima e Saúde Coordenação Técnica Institucional: Fiocruz e INPE Coordenação Nacional CGVAM- Coordenação Geral de Vigilância Ambiental Secretaria de Vigilância em Saúde

Leia mais

Proporcionar acesso apropriado aos serviços básicos de comunicações electrónicas a preços razoáveis.

Proporcionar acesso apropriado aos serviços básicos de comunicações electrónicas a preços razoáveis. CAPÍTULO III OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS E PROJECTOS PRIORITÁRIOS OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS Em termos de Objectivos estratégicos manteve-se o definido no Plano anterior, ou seja existem três vectores que se

Leia mais

Portugal 2010 O desafio Sociedade do Conhecimento

Portugal 2010 O desafio Sociedade do Conhecimento Portugal 2010 O desafio da Sociedade do Conhecimento UE SOCIEDADE DO CONHECIMENTO A EVIDÊNCIA DOS NÚMEROS Indicadores de Inovação Indicador Posição de Portugal Portugal UE Espanha Irlanda Finlândia Recurs

Leia mais

Democratização de Informações Geoespaciais: Conceitos e Tendências

Democratização de Informações Geoespaciais: Conceitos e Tendências Democratização de Informações Geoespaciais: Conceitos e Tendências MSc. Silvia Cristina de Jesus Santiago & Cintra Consultoria 02 de Dezembro de 2015 Rio de Janeiro / RJ Contexto Atual Aplicação: Informações

Leia mais

Economia da Informação Joaquim Alves Lavado

Economia da Informação Joaquim Alves Lavado Conferência Desafios e Condicionantes Económicas da Construção da Sociedade da Informação 22 de Abril de 2009 Fundação Calouste Gulbenkian Economia da Informação Joaquim Alves Lavado Patrocinadores Especifico

Leia mais

Construção de bases de dados geográficos em SIG: resultados preliminares do Georreferenciamento da malha viária da cidade de Bambuí-MG

Construção de bases de dados geográficos em SIG: resultados preliminares do Georreferenciamento da malha viária da cidade de Bambuí-MG Construção de bases de dados geográficos em SIG: resultados preliminares do Georreferenciamento da malha viária da cidade de Bambuí-MG João Paulo Lemos Rodrigues (1) ; Ariadne Martins da Silva (1) ; Gabriel

Leia mais

The balanced scorecard is like the dials in an airplane cockpit: it gives managers complex information at a glance.

The balanced scorecard is like the dials in an airplane cockpit: it gives managers complex information at a glance. The balanced scorecard is like the dials in an airplane cockpit: it gives managers complex information at a glance. Robert S. Kaplan and David P. Norton Harvard Business School Case Study Análise da metodologia

Leia mais

Sistemas de Gestão e Monitorização Contínua de Energia. 26 de Novembro de 2009

Sistemas de Gestão e Monitorização Contínua de Energia. 26 de Novembro de 2009 Sistemas de Gestão e Monitorização Contínua de Energia 26 de Novembro de 2009 Estrutura do documento 1. Empresas e a Energia 2. Gestão de Energia 3. EWebReport 4. Exemplo Lisboa ENova Estrutura do documento

Leia mais

Investimento, Poupança e Competitividade Os três pilares do crescimento

Investimento, Poupança e Competitividade Os três pilares do crescimento Investimento, Poupança e Competitividade Os três pilares do crescimento Teodora Cardoso Conferência Investimento em Portugal, Fundação Calouste Gulbenkian, 15 Março 2017 Princípios básicos: investimento

Leia mais

Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém

Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém Planeamento estratégico de sistemas de informação de Departamento de Informática e Métodos Quantitativos Licenciatura em Informática - 3º Ano Sistemas

Leia mais

Secção1: Enquadramento Institucional

Secção1: Enquadramento Institucional The Triple Bottom Line Questionário de Investigação no âmbito do projecto: Secção1: Enquadramento Institucional Por favor insira o seu nome Q.1 Título P r i m e i r o N o m e Último Nom e Por favor insira

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS FORNECEDORES DE ÁGUA DE MOÇAMBIQUE (AFORAMO)

ASSOCIAÇÃO DOS FORNECEDORES DE ÁGUA DE MOÇAMBIQUE (AFORAMO) ASSOCIAÇÃO DOS FORNECEDORES DE ÁGUA DE MOÇAMBIQUE (AFORAMO) SEMINÁRIO REGIONAL MAPUTO 2 de Outubro de 2017 TEMA INVESTIMENTO DO SECTOR PRIVADO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL CONTEÚDO 1. Introdução 2.

Leia mais

A Cibersegurança na Regulação das Comunicações Electrónicas. International Seminar Cyber Security: An action-based approach

A Cibersegurança na Regulação das Comunicações Electrónicas. International Seminar Cyber Security: An action-based approach A Cibersegurança na Regulação das Comunicações Electrónicas International Seminar Cyber Security: An action-based approach Lisboa, Maio 2011 Cibersegurança: Natureza e Âmbito Uma questão: técnica, das

Leia mais

Proposta de Lei n.º 320/XII/4.ª (GOV) Audição no âmbito da apreciação na especialidade

Proposta de Lei n.º 320/XII/4.ª (GOV) Audição no âmbito da apreciação na especialidade Proposta de Lei n.º 320/XII/4.ª (GOV) Audição no âmbito da apreciação na especialidade Notas 02 de junho de 2015 Manuel Honorato CMG, Eng.º de Material Naval Contratação Pública Eletrónica - Virtudes Modelo

Leia mais

Virtualização Open Source na DGRS SIAP 2009 1

Virtualização Open Source na DGRS SIAP 2009 1 Integração de Servidores Virtualização na DGRS SIAP 2009 1 Agenda Keynote: Só a mudança é constante As 3 principais motivações da mudança Começar pelo fim Linux = Fim do mundo? Integração de Servidores

Leia mais

Eficiência Hídrica para Edifícios e Espaços Públicos O Caminho para a Gestão Sustentável da Água

Eficiência Hídrica para Edifícios e Espaços Públicos O Caminho para a Gestão Sustentável da Água ÁGUA E SUSTENTABILIDADE Eficiência Hídrica para Edifícios e Espaços Públicos O Caminho para a Gestão Sustentável da Água POVT-09-142-FEDER-000022 Aveiro, 12/02/2010 Victor M. Ferreira (UA) 1 O desafio

Leia mais

ANÚNCIO DE CONCURSO. Recrutamento de Estagiário. Programa NOSiEstágio 002/2018

ANÚNCIO DE CONCURSO. Recrutamento de Estagiário. Programa NOSiEstágio 002/2018 ANÚNCIO DE CONCURSO Recrutamento de Estagiário Programa NOSiEstágio 002/2018 O Núcleo Operacional da Sociedade de Informação, Entidade Pública Empresarial (NOSI, E.P.E) em parceria com o Instituto do Emprego

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DESKTOP OPEN SOURCE

CONFIGURAÇÃO DESKTOP OPEN SOURCE Fernando Rui Russell Pinto - ee09213 CONFIGURAÇÃO DESKTOP OPEN SOURCE CONFIGURAÇÃO DESKTOP OPEN SOURCE Introdução O estado da arte Parametrização do projecto Estudo e definição da especificação Prova de

Leia mais

UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE

UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE ANOS DA CRIAÇÃO DO CIUEM 3ª FASE DO DESENVOLVIMENTO DO CIUEM 2009 2013 TICs PARA TODOS NO ENSINO, INOVAÇÃO E INVESTIGAÇÃO Tecnologias de Informação e Comunicação A expansão

Leia mais

Que lugar e prioridade para as infra-estruturas científicas e tecnológicas?

Que lugar e prioridade para as infra-estruturas científicas e tecnológicas? Que lugar e prioridade para as infra-estruturas científicas e tecnológicas? Cristina de Azevedo Vogal executiva do ON.2 O Novo Norte Metas : Objectivo Indicador Meta 2010 Sistema Regional de Inovação Apoio

Leia mais

O orçamento no SIIAL. Sistema Integrado de Informação da Administração Local. Sessão de análise e debate

O orçamento no SIIAL. Sistema Integrado de Informação da Administração Local. Sessão de análise e debate Cooperação técnica entre a CCDRC e os Municípios da Região Centro Sessão de análise e debate CCDRCentro 17 de Outubro de 2011 O orçamento no SIIAL Sistema Integrado de Informação da Administração Local

Leia mais

Engenharia Iniciativa. O papel da Engenharia como fator de competitividade

Engenharia Iniciativa. O papel da Engenharia como fator de competitividade Engenharia 2020 Iniciativa O papel da Engenharia como fator de competitividade Conferência de Apresentação Pública Ordem dos Engenheiros - 11 nov2013 Apresentação da PROFORUM A Proforum Associação para

Leia mais

Informática I. Aula Baseada no Capítulo 2 do Livro Introdução a Informática Capron e Johnson

Informática I. Aula Baseada no Capítulo 2 do Livro Introdução a Informática Capron e Johnson Informática I Aula 23 Baseada no Capítulo 2 do Livro Introdução a Informática Capron e Johnson http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 23-14/11/07 1 Ementa Noções Básicas de Computação (Hardware,

Leia mais

Financas Municipais em Mocambique. Dr. Jose Manuel Guamba

Financas Municipais em Mocambique. Dr. Jose Manuel Guamba Financas Municipais em Mocambique Dr. Jose Manuel Guamba A actividade municipal inscreve-se num contexto legal amplo de atribuições, cujo quadro de competências está estabelecido na Lei 2/97, preconizando

Leia mais

Infovini cria maior base de dados de vinhos portugueses

Infovini cria maior base de dados de vinhos portugueses Página Web 1 de 5 As Ciências A Revista Fóruns Dossiers Podcast Classificados Contactos Guia do Ensino Superior Guia Prático UE quer reforçar controlo das fronteiras a partir de 2010 Os ministros de Administração

Leia mais

07/06/2015 Imprimir EPER O registo Europeu das emissões poluentes Gestão Ambiental Naturlink

07/06/2015 Imprimir EPER O registo Europeu das emissões poluentes Gestão Ambiental Naturlink Naturlink EPER O registo Europeu das emissões poluentes Rita Teixeira d Azevedo Na sequência do licenciamento ambiental, foi estabelecida a Decisão EPER (Registo Europeu das Emissões de Poluentes) pela

Leia mais

content management solutions

content management solutions building content management solutions for the digital world Inovação, Desenvolvimento e Investigação IDI metatheke outubro 2010 SUMÁRIO 1. A EMPRESA 2. PORQUÊ INVESTIR EM IDI? 3. ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO

Leia mais

O NOVO MODELO DE ORDENAMENTO DO ESPAÇO MARÍTIMO

O NOVO MODELO DE ORDENAMENTO DO ESPAÇO MARÍTIMO O NOVO MODELO DE ORDENAMENTO DO ESPAÇO MARÍTIMO 1 Enquadramento PortugaltemumadasmaioreszonaseconómicasdaEuropa,comumaáreade mais de 1.700.000 km2, correspondente a cerca de 18 vezes a sua área terrestre.

Leia mais

BIBLIOTECA ESCOLAR Organização do acervo. Maria da Luz Antunes Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa

BIBLIOTECA ESCOLAR Organização do acervo. Maria da Luz Antunes Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa BIBLIOTECA ESCOLAR Organização do acervo Maria da Luz Antunes Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa mluz.antunes@estesl.ipl.pt Missão da Biblioteca Escolar A biblioteca escolar oferece um serviço

Leia mais

Introdução. Dados Demográficos Qual é a sua Idade? 3. Qual é o seu género? 4. Qual a sua Nacionalidade?

Introdução. Dados Demográficos Qual é a sua Idade? 3. Qual é o seu género? 4. Qual a sua Nacionalidade? Introdução A Acredita Portugal é uma associação sem fins lucrativos, que pretende fomentar uma cultura da possibilidade para libertar o potencial empreendedor dos portugueses. O nosso modelo de acção assenta

Leia mais

Avaliação Externa das Escolas

Avaliação Externa das Escolas INSPECÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO Avaliação Externa das Escolas 2006-2009 Seminário Avaliação e Boa Governação Modelos e Práticas Lisboa - 12 de Março de 2010 Avaliar as escolas razões e percursos (1) A descentralização

Leia mais

A TEORIA FINANCEIRA NO CONTEXTO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: O CASO DO SECTOR TÊXTIL E DE VESTUÁRIO EM PORTUGAL. por

A TEORIA FINANCEIRA NO CONTEXTO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: O CASO DO SECTOR TÊXTIL E DE VESTUÁRIO EM PORTUGAL. por A TEORIA FINANCEIRA NO CONTEXTO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: O CASO DO SECTOR TÊXTIL E DE VESTUÁRIO EM PORTUGAL por Luís Miguel Rodrigues Miranda da Rocha Tese de Mestrado em Ciências Empresariais Orientada

Leia mais

DECLARAÇÃO DE PROTEÇÃO DE DADOS - MARKETING DIRETO

DECLARAÇÃO DE PROTEÇÃO DE DADOS - MARKETING DIRETO DECLARAÇÃO DE PROTEÇÃO DE DADOS - MARKETING DIRETO Esta declaração explica como a Dell Bank International d.a.c., com o nome comercial de Dell Financial Services ( Dell Bank, nós ou nosso ) poderá usar

Leia mais

Estratégia da LAC 2018 a 2020

Estratégia da LAC 2018 a 2020 Estratégia da LAC 2018 a 2020 Versão final Dezembro de 2017 1 Índice Histórico... 3 Missão... 3 Tabela comparativa... 4 Proposta... 6 Principais áreas de interesse... 6 1. Equilíbrio setorial e geográfico...

Leia mais

Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica Auditório da Direção Nacional da Polícia Judiciária 8 e 9 de novembro de 2016

Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica Auditório da Direção Nacional da Polícia Judiciária 8 e 9 de novembro de 2016 Edgar Barreira Infraestruturas de Informação Geográfica no Ecossistema ArcGIS Auditório da Direção Nacional da Polícia Judiciária Lisboa 8 e 9 de novembro de 2016 A Informação Geográfica gera hoje desafios

Leia mais

www.cloud4project.com SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO - Objetivo 2. CAD x BIM x CIM - SMART CITIES - Conceitos genéricos - Desafios 3. CONTRIBUIÇÃO DA INTELIGÊNCIA MILITAR - Problemática da gestão da infraestrutura

Leia mais

ANEXO I. Competências do Licenciado em Tecnologias da Informação. Ramo de Tecnologias da Informação e da Comunicação

ANEXO I. Competências do Licenciado em Tecnologias da Informação. Ramo de Tecnologias da Informação e da Comunicação Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão na área de formação ANEXO Os quadros seguintes ilustram a contribuição das diversas unidades curriculares para o desenvolvimento das competências definidas

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO. Estratégia de Governança Digital. do Governo Federal

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO. Estratégia de Governança Digital. do Governo Federal Estratégia de Governança Digital do Governo Federal Histórico da Governança Digital 2000 Comitê Executivo de Governo Eletrônico 2005 eping: padrões de interoperabilidade 2010 Estratégia Geral de TI (EGTIC)

Leia mais

Testes de Diagnóstico

Testes de Diagnóstico Testes de Diagnóstico INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO AGRÍCOLA agrinov.ajap.pt Coordenação Técnica: Associação dos Jovens Agricultores de Portugal Coordenação Científica: Miguel de Castro Neto Instituto

Leia mais

Victor Ceita Advogado sócio FBL - Advogados Angola

Victor Ceita Advogado sócio FBL - Advogados Angola Victor Ceita Advogado sócio FBL - Advogados Angola Estado actual da legislação de telecomunicações e suas tendências futuras Enquadramento Fases essenciais das telecomunicações em Angola:. Fase do controlo

Leia mais

Negociações sobre o Comércio de Serviços da SADC

Negociações sobre o Comércio de Serviços da SADC Negociações sobre o Comércio de Serviços da SADC Directrizes de Negociação e de Programação para a segunda Fase Adoptado por TNF-Serviços em [xxxxx] 1. INTRODUÇÃO 1.1. O Protocolo da SADC sobre o Comércio

Leia mais

A EVOLUÇÃO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA ELETRÓNICA

A EVOLUÇÃO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA ELETRÓNICA A EVOLUÇÃO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA ELETRÓNICA 17 de dezembro de 2014 Fernando Oliveira Silva Presidente do Conselho Diretivo A Contratação Eletrónica nas Diretivas de 2004 Diretiva 2004/18/CE, de 31 MAR

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE COMPRAS ELECTRÓNICAS. Aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros 111/2003 de 12 de Agosto de 2003

PROGRAMA NACIONAL DE COMPRAS ELECTRÓNICAS. Aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros 111/2003 de 12 de Agosto de 2003 PROGRAMA NACIONAL DE COMPRAS ELECTRÓNICAS Aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros 111/2003 de 12 de Agosto de 2003 OBJECTIVOS DO PROGRAMA NACIONAL E COMPRAS ELECTRÓNICAS O Programa Nacional de

Leia mais

TORRES INOV-E /// O que é?

TORRES INOV-E /// O que é? TORRES INOV-E /// O que é? Programa de empreendedorismo orientado para o acolhimento de propostas de negócios assentes em ideias novas, diferenciadoras ou capazes de reinventar negócios já existentes aposta

Leia mais

ECO.AP. 29 de Março de 2011

ECO.AP. 29 de Março de 2011 ECO.AP 29 de Março de 2011 1 O SUCH como Empresa de Serviços Energéticos 2 Energia Concluído o quadro legislativo aplicável à formatação e execução de contratos de gestão de eficiência energética, a celebrar

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO DE PROJETOS EM BIM (BUILDING INFORMATION MODELING)

PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO DE PROJETOS EM BIM (BUILDING INFORMATION MODELING) PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO DE PROJETOS EM BIM (BUILDING INFORMATION MODELING) EDUARDO M. ARANTES Professor EE-UFMG e Consultor BIM CEO Equipe SOPRE - Soluções on line de Projetos e Engenharia COMO

Leia mais

EMPREENDEDORISMO COM SOFTWARE LIVRE E SOFTWARE ABERTO.

EMPREENDEDORISMO COM SOFTWARE LIVRE E SOFTWARE ABERTO. Marcio Junior Vieira marcio@ambientelivre.com.br EMPREENDEDORISMO COM SOFTWARE LIVRE E SOFTWARE ABERTO. Sobre o Palestrante A 10 anos trabalha nas áreas de análise, consultoria e desenvolvimento de sistemas.

Leia mais

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 219/IX

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 219/IX PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 219/IX ORIENTAÇÕES PARA UMA POLÍTICA TARIFÁRIA JUSTA PARA OS TRANSPORTES PÚBLICOS COLECTIVOS URBANOS E PARA O PASSE SOCIAL INTERMODAL EM LISBOA E PORTO A política tarifária é

Leia mais

D. Advocacia. D. Advocacia NSDS GUIDELINES (

D. Advocacia. D. Advocacia NSDS GUIDELINES ( D. Advocacia ENDE é uma grande oportunidade para a advocacia de estatísticas, sobretudo, na sua fase de elaboração em que aspectos como sentido de pertença, actores envolvidos, diálogo entre produtores

Leia mais

INSTITUTO DOS RESÍDUOS

INSTITUTO DOS RESÍDUOS INSTITUTO DOS RESÍDUOS Seminário LIPOR Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos A Política Nacional Relativa aos REEE Índice 1. Enquadramento Legal 2. Objectivos 3. Casos práticos do envolvimento

Leia mais

Implementação do Processo de Bolonha a nível nacional, por áreas de conhecimento ENGENHARIA. (resumo)

Implementação do Processo de Bolonha a nível nacional, por áreas de conhecimento ENGENHARIA. (resumo) Implementação do Processo de Bolonha a nível nacional, por áreas de conhecimento ENGENHARIA (resumo) Índice CAPÍTULO I - ENQUADRAMENTO ANÁLISE DO RELATÓRIO PRELIMINAR DA ÁREA DAS ENGENHARIAS 1 O processo

Leia mais

GUIÃO DE ENTREVISTA AO DIRECTOR DE DIRECÇÃO

GUIÃO DE ENTREVISTA AO DIRECTOR DE DIRECÇÃO 1001 GUIÃO DE ENTREVISTA AO DIRECTOR DE DIRECÇÃO PROTOCOLO DA ENTREVISTA - Apresentação institucional. - Apresentação do objecto de estudo. - Solicitar autorização para gravar a entrevista. - Garantir

Leia mais

DADOS ABERTOS FERNANDO PINTO PORTO

DADOS ABERTOS FERNANDO PINTO PORTO DADOS ABERTOS FERNANDO PINTO PORTO 21-11-2017 Enquadramento Dados abertos e o setor público O valor dos dados Princípios Visão ENQUADRAMENTO Dados abertos (open data) correspondem à ideia de que certos

Leia mais

A HARMONIZAÇÃO DE DADOS ALTIMÉTRICOS SEGUNDO A DIRETIVA INSPIRE Edgar Barreira [Direção-Geral do Território]

A HARMONIZAÇÃO DE DADOS ALTIMÉTRICOS SEGUNDO A DIRETIVA INSPIRE Edgar Barreira [Direção-Geral do Território] A HARMONIZAÇÃO DE DADOS ALTIMÉTRICOS SEGUNDO A DIRETIVA INSPIRE Edgar Barreira [Direção-Geral do Território] Objetivo Apresentar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no domínio da harmonização de

Leia mais

2007 / 2013 Novos Desafios

2007 / 2013 Novos Desafios Tondela 6 de Dezembro 2005 Sector Agro-Rural Português Que oportunidades para o seu desenvolvimento? Rita Horta 1 Avaliar o passado Analisar o presente Planear o Futuro Definir a Estratégia Identificar

Leia mais

Organização. Políticas e sua implicação nos Sistemas. Valorização e qualidade dos Sistemas de Informação

Organização. Políticas e sua implicação nos Sistemas. Valorização e qualidade dos Sistemas de Informação Organização Políticas e sua implicação nos Sistemas Valorização e qualidade dos Sistemas de PDI - Plano Diretor de Informática Bibliografia Básica BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de. O uso consciente

Leia mais

Faculdades Integradas de Cataguases- grupo unis. Tecnológia da Informação e comunicação. Aluno: Miriam Afonso Luma. Tecnologia.

Faculdades Integradas de Cataguases- grupo unis. Tecnológia da Informação e comunicação. Aluno: Miriam Afonso Luma. Tecnologia. Faculdades Integradas de Cataguases- grupo unis Tecnológia da Informação e comunicação Aluno: Miriam Afonso Luma Tecnologia Cataguases 2014 Aluno: Miriam Afonso Luma Tecnologia Cataguases 2014 No início,

Leia mais

Projeto Jovens RAPS Manual para Candidatos

Projeto Jovens RAPS Manual para Candidatos Projeto Jovens RAPS 2016 Manual para Candidatos 2017-2020 Candidato RAPS - O que esperamos deles? Manual do candidato inserido no contexto da Sustentabilidade Educação para Sustentabilidade e Qualidade

Leia mais

Resíduos de Construção e. Demolição. Acrescentar Valores.

Resíduos de Construção e. Demolição. Acrescentar Valores. Resíduos de Construção e Objectivos Demolição. Acrescentar Valores. O projecto e a Gestão de Resíduos na Construção Um passado problemático - Com a urbanização portuguesa, da década de 1950 até 2010, em

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE INFORMÁTICA. Sistemas Distribuídos

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE INFORMÁTICA. Sistemas Distribuídos UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE INFORMÁTICA Sistemas Distribuídos Mestrado em Ciência da Computação 1o. Semestre / 2006 Prof. Fábio M. Costa fmc@inf.ufg.br www.inf.ufg.br/~fmc/ds-msc2006 Aula

Leia mais

Eixo Prioritário II Valorização Económica de Recursos Específicos. Valorização da Cultura e da Criatividade Grandes Eventos

Eixo Prioritário II Valorização Económica de Recursos Específicos. Valorização da Cultura e da Criatividade Grandes Eventos Eixo Prioritário II Valorização Económica de Recursos Específicos Valorização da Cultura e da Criatividade Grandes Eventos Referencial Standard dos Critérios de Avaliação do Mérito do Programa de Referencial

Leia mais

SINREAP: Sistema de Informação do Novo Regime do Exercício da Actividade Pecuária

SINREAP: Sistema de Informação do Novo Regime do Exercício da Actividade Pecuária SINREAP: Sistema de Informação do Novo Regime do Exercício da Actividade Pecuária Melhorar o acesso às tecnologias da informação e da comunicação, bem como a sua utilização e qualidade Candidatura aprovada

Leia mais

Balanced Scorecard Rumo à Excelência

Balanced Scorecard Rumo à Excelência Balanced Scorecard Rumo à Excelência Vontade que nos ata ao leme 15 de Setembro de 2011 Quidgest Portugal R. Castilho n.º 63 6.º 1250-068 Lisboa Portugal tel. (+351) 213 870 563 / 652 / 660 fax. (+351)

Leia mais

Programação Distribuída. Metas de um Sistema Distribuído

Programação Distribuída. Metas de um Sistema Distribuído Programação Distribuída Metas de um Sistema Distribuído Programação Distribuída Metas de um Sistema Distribuído Um S.D. deve oferecer: 1. fácil acesso a seus recursos; 2. ocultar onde estão esses recursos,

Leia mais

Eixo I - Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos

Eixo I - Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos Eixo I - Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos A transparência e o acesso à informação são essenciais para a consolidação do regime democrático e para a boa gestão pública.

Leia mais

SISTEMAS DE INCENTIVOS PORTUGAL 2020

SISTEMAS DE INCENTIVOS PORTUGAL 2020 SISTEMAS DE INCENTIVOS PORTUGAL 2020 Qualificação PME Esta candidatura consiste num plano de apoio financeiro a projetos que visam ações de qualificação de PME em domínios imateriais com o objetivo de

Leia mais

Tendo em conta a Comunicação da Comissão (COM(2002) 431 C5-0573/2002),

Tendo em conta a Comunicação da Comissão (COM(2002) 431 C5-0573/2002), P5_TA-PROV(2003)0486 Tributação dos veículos de passageiros Resolução do Parlamento Europeu sobre a Comunicação da Comissão relativa à tributação dos veículos de passageiros na União Europeia (COM(2002)

Leia mais

SANEAMENTO BÁSICO NOVO MARCO REGULATÓRIO DO SANEAMENTO BÁSICO

SANEAMENTO BÁSICO NOVO MARCO REGULATÓRIO DO SANEAMENTO BÁSICO workshop SANEAMENTO BÁSICO NOVO MARCO REGULATÓRIO DO SANEAMENTO BÁSICO Como estimular o aumento da cobertura dos serviços de saneamento básico no país? Luiz Antonio de Oliveira Júnior Especialista em Regulação

Leia mais

Carina Gonçalves, Carlos Dimas e Cátia Silva

Carina Gonçalves, Carlos Dimas e Cátia Silva Gestão da Qualidade 1 Índice Introdução... 3 Objectivo geral... 4 Objectivos específicos... 4 Qualidade... 5 Gestão da Qualidade Total (TQM)... 6 Os princípios básicos da qualidade total são:... 7 Qualidade

Leia mais

Ex.mo Senhor Paolo Salieri, Principal Scientific Officer da. Ex.mo Senhor Prof. Doutor Eduardo Maldonado, Coordenador

Ex.mo Senhor Paolo Salieri, Principal Scientific Officer da. Ex.mo Senhor Prof. Doutor Eduardo Maldonado, Coordenador Ex.mo Senhor Paolo Salieri, Principal Scientific Officer da Comissão Europeia Ex.mo Senhor Prof. Doutor Eduardo Maldonado, Coordenador dos Pontos de Contacto Nacional do Gabinete de Promoção do 7º Programa-Quadro

Leia mais

Organização, gestão e regulação das actividades de. Prestação de Serviços Especializados (PSE) na Universidade de Coimbra

Organização, gestão e regulação das actividades de. Prestação de Serviços Especializados (PSE) na Universidade de Coimbra Organização, gestão e regulação das actividades de Prestação de Serviços Especializados (PSE) na Universidade de Coimbra Estrutura do Documento I Contexto situação actual objectivos definidos II Elaboração

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DE ESTATÍSTICA

CONSELHO SUPERIOR DE ESTATÍSTICA DOCT/2727/CSE/S 1ª 2008 DELIBERAÇÃO DA SECÇÃO PERMANENTE S SOCIAIS MODELO DE ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA SECÇÃO PLANO DE ACÇÕES PARA A SECÇÃO Considerando que nos termos das suas competências 2ª 2008

Leia mais

REGRAS DE EXECUÇÃO DA INICIATIVA NEOTEC. Artigo 1.º. Objecto

REGRAS DE EXECUÇÃO DA INICIATIVA NEOTEC. Artigo 1.º. Objecto REGRAS DE EXECUÇÃO DA INICIATIVA NEOTEC Artigo 1.º Objecto As presentes regras visam definir as condições de acesso e de atribuição de financiamento a projectos no âmbito da Iniciativa NEOTEC, através

Leia mais

A MODERNIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA JUSTIÇA. Prof. João Bilhim ( ISCSP / UTL )

A MODERNIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA JUSTIÇA. Prof. João Bilhim ( ISCSP / UTL ) e justiça O que o sector da justiça em Portugal tem a ganhar com o desenvolvimento da SI 12 e 13 de Janeiro de 2004 Fundação Calouste Gulbenkian A MODERNIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA JUSTIÇA Prof.

Leia mais

DESMISTIFICANDO AS PLATAFORMAS DE E-COMMERCE. Leonardo Neves - JN2 e-commerce expert Dez/2018

DESMISTIFICANDO AS PLATAFORMAS DE E-COMMERCE. Leonardo Neves - JN2 e-commerce expert Dez/2018 DESMISTIFICANDO AS PLATAFORMAS DE E-COMMERCE Leonardo Neves - JN2 e-commerce expert Dez/2018 Leonardo Neves ADMINISTRADOR UFMG FDC CEO JN2 e-commerce expert Ampla experiência em gestão de equipes e desenvolvimento

Leia mais

Obrigado pela oportunidade de compartilhar com você, o trabalho que a indústria agrícola está fazendo através da AgGateway.

Obrigado pela oportunidade de compartilhar com você, o trabalho que a indústria agrícola está fazendo através da AgGateway. Obrigado pela oportunidade de compartilhar com você, o trabalho que a indústria agrícola está fazendo através da AgGateway. 1 Primeiro, deixe-me fazer algumas perguntas; Veja se alguma lhe parece familiar?

Leia mais

Qualidade das bases de dados geoespaciais: conceitos e tendências. Wilson Holler

Qualidade das bases de dados geoespaciais: conceitos e tendências. Wilson Holler Qualidade das bases de dados geoespaciais: conceitos e tendências Wilson Holler Embrapa Monitoramento por Satélite Gestão Territorial Estratégica O que é qualidade em se tratando de dados geoespaciais?

Leia mais

por uma administração pública de qualidade lisboa, 07.maio.2008

por uma administração pública de qualidade lisboa, 07.maio.2008 por uma administração pública de qualidade lisboa, 07.maio.2008 biblioteca municipal de santa maria da feira: certificação: a qualidade ao serviço dos utilizadores Etelvina Araújo, Rui Campos, Tânia Gonçalves

Leia mais

Case study. Stakeholders internos MOBILIZAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL EMPRESA

Case study. Stakeholders internos MOBILIZAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL EMPRESA Case study 2010 Stakeholders internos MOBILIZAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL EMPRESA O grupo Águas de Portugal (AdP) actua nas áreas de abastecimento de água, saneamento de águas residuais e tratamento

Leia mais

Tarefa Orientada 14 Criação, alteração e utilização de índices

Tarefa Orientada 14 Criação, alteração e utilização de índices Tarefa Orientada 14 Criação, alteração e utilização de índices Conteúdos Criar um índice Alterar um índice 1. Criar índices gerais: Para a realização desta tarefa, utilize o ficheiro com o nome criação_de_índices.doc.

Leia mais