Administração de Pessoal 4W

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Administração de Pessoal 4W"

Transcrição

1 Administração de Pessoal 4W Contribuição Sindical Instituída pela Constituição Federal de 1937 e preservada pela Constituição Federal de 1988, estando prevista também no Capítulo III (artigos 578 e seguintes) da Consolidação das Leis do Trabalho, é devida por todos aqueles que participam de uma determinada categoria econômica ou profissional em favor do Sindicato representativo da mesma categoria, ou, inexistindo este, para a correspondente Federação ou Confederação. Categoria preponderante é aquela da atividade-fim da empresa, ou seja, todas as atividades da empresa convergem para um fim comum, e é essa atividade final que define a categoria econômica da empresa. A Contribuição Sindical dos colaboradores, devida e obrigatória, será descontada em folha de pagamento de uma só vez no mês de Março de cada ano e corresponderá à remuneração de um dia de trabalho, ou seja, vai ser composta da remuneração que corresponda à jornada diária normal do colaborador. O desconto deverá ser feito independente de o colaborador ser associado, ou não, ao Sindicato. A respeito da base de cálculo para a Contribuição Sindical, o artigo 582 da CLT, orienta o seguinte: Art. 582: Os empregadores são obrigados a descontar, da folha de pagamento de seus empregados relativa ao mês de Março de cada ano, a Contribuição Sindical por esses, devida aos respectivos Sindicatos. 1º Considera-se um dia de trabalho, para efeito de determinação da importância que alude o item I do artigo 580, o equivalente: a) a uma jornada normal de trabalho, se o pagamento ao empregado for feito por unidade de tempo; b) a 1/30 (um trinta avos) da quantia percebida no mês anterior, se a remuneração for paga por tarefa, empreitada ou comissão. Esta orientação pode gerar algumas dúvidas sobre a base de cálculo a ser utilizada no evento de Contribuição Sindical, visto que cada cliente interpreta de uma forma diferente as verbas que fazem parte da remuneração de 1 dia de trabalho do colaborador. Desta forma, o evento poderá ser configurado conforme o entendimento de cada cliente, onde podem ser incluídos os eventos de adicionais, tais como horas extras, insalubridade e outros, para atender o cálculo desejado. Cadastro do Evento para desconto da Contribuição Sindical no Rubi 4w Administração de Pessoal Para o sistema fazer o tratamento automático da contribuição sindical no mês de Março, deve ser observado o seguinte: O evento deve ter característica 41B e regra 31, no botão Base F6 deve ter o acumulador de Salário mensal com o tipo 01. Caso deseje os demais eventos que compõem a remuneração, conforme o entendimento da empresa.

2 No cadastro do evento, em Tabelas > Eventos > Cadastro, deve ter indicado o código do sindicato do colaborador no campo Valor de Cálculo. Se for o mesmo evento para todos os colaboradores, esse campo deve ficar zerado. No cadastro do sindicato, em Tabelas > Sindicato > Cadastro, deve preencher os campos Tp/Vlr/Teto Contr. Sóc. e Tp/Vlr/Teto Contr. N. Sóc. com as seguintes informações: "D" "1,00" "0,00" para calcular o valor de 1 dia de trabalho: Na ficha básica do colaborador, em Colaboradores > Ficha Cadastral > Básica, quando for mês de Março, o campo Recolheu Ano deve estar com "N". Durante o restante do ano, deve ficar S para não calcular o evento indevidamente: Colaboradores Afastados e Aposentados. O colaborador que se encontra afastado da empresa no mês de Março, sem percepção de salários, por motivo de Auxílio Doença, Acidente de Trabalho ou Licença não Remunerada, deverá sofrer o desconto da Contribuição Sindical no primeiro mês subsequente ao do retorno ao trabalho.

3 Nos demais afastamentos, a Contribuição Sindical será descontada normalmente no mês de Março. Exemplo: Colaborador afastado há vários meses, com alta da Previdência Social em Junho. Descontase a Contribuição Sindical em Julho para recolhimento ao Sindicato em Agosto. Se o afastamento perdurou por vários anos, o colaborador sofrerá o desconto referente ao ano de retorno ao trabalho e não de todos os anos anteriores. O colaborador aposentado que retorna à atividade como colaborador e, portanto, é incluído em folha de pagamento, fica sujeito ao desconto da Contribuição Sindical, no mês seguinte ao do retorno. Configurações do Evento Este tratamento dos afastados terá de ser feito através do evento, onde no cadastro do evento, em Tabelas > Eventos > Cadastro, deverá indicar no evento de Contribuição Sindical, em quais situações que o mesmo não deverá ser descontado: Com isso, o sistema bloqueará o cálculo para quem estiver nesta situação, e deixará para calcular o evento de contribuição quando o afastamento acabar. Colaboradores Admitidos. Admissão anterior ao mês de Março: O desconto da Contribuição Sindical é realizado no mês de Março. Admissão no mês de Março: Verificar se já houve o respectivo desconto na empresa anterior referente ao ano corrente, evitando outro desconto indevido. Se houve o desconto em admissão anterior, anotar na Ficha de Registro e indicar a opção S no campo Recolheu Ano, existente na Ficha Básica, para não efetuar o desconto novamente. Caso não tenha ocorrido qualquer desconto, o mesmo deverá ocorrer no próprio mês de Março. Admissão após o mês de Março: O desconto da Contribuição Sindical será no primeiro mês subsequente ao do início do trabalho, caso o desconto ainda não tenha ocorrido no ano corrente. Profissional Liberal Empregado. O profissional liberal contratado para trabalhar na empresa, exercendo efetivamente sua profissão, poderá ficar isento do desconto da Contribuição Sindical. Para beneficiar-se dessa dispensa, deverá comprovar o recolhimento da contribuição para a respectiva categoria profissional. Nesse caso, deverá recolher a Contribuição Sindical como autônomo, até o final do mês de fevereiro de cada ano, e apresentar o comprovante de recolhimento na empresa durante o mês de março. Art. 585 da CLT. São exemplos de profissionais liberais: contadores, dentistas, fisioterapeutas, médicos, farmacêuticos, arquitetos, engenheiros etc.

4 É importante lembrar que, para ser dispensado, o profissional liberal tem de ter sido contratado para exercer efetivamente sua profissão. Caso o profissional esteja exercendo atividade diversa, deverá ser descontada de seu salário a contribuição baseada em um dia de sua remuneração. Por exemplo: se um arquiteto for admitido em uma empresa comercial para exercer cargo de gerência administrativa, terá a Contribuição Sindical descontada de acordo com a regra geral. Caso esse mesmo arquiteto esteja numa empresa de construção civil, sendo contratado para a função de arquiteto, poderá utilizar a prerrogativa acima e recolher para o sindicato de sua categoria como autônomo. Para o sistema não fazer o desconto da contribuição sindical para esses profissionais, deverá, na Ficha Básica, no campo Recolheu Ano, indicar a opção M - Recolhe p/sua classe (profissional liberal). Quando a informação for "M", não haverá desconto da contribuição sindical do ano e, também, dos anos seguintes. Colaborador com faltas no mês de desconto da Contribuição Sindical. A base de cálculo da Contribuição Sindical é a remuneração. Assim, caso o colaborador tenha faltas injustificadas no período que serve de base para cálculo da contribuição, essas serão desprezadas, e a base será considerada como se o empregado houvesse trabalhado o mês inteiro, sem ausências. Relação Sindical Através do menu disponível em Impostos > Sindical > Relação, é possível emitir uma relação contendo todos os descontos de valores sindicais como Contribuição Sindical, Mensalidade Sindical, Taxa Assistencial, etc. GRCS - Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical. Dos colaboradores admitidos até o mês de Março, o vencimento ocorre em 30/04. Para os admitidos após o mês de Março, o vencimento será último dia do mês a partir do segundo subsequente ao da admissão do colaborador.

5 GRCS Emissão Para emitir uma GRCS, deverá antes cadastrá-la em Impostos > Sindical > GRCS. Informar a competência, o tipo 3 (Colaboradores), o sindicato, os valores de base de contribuição dos colaboradores. Após fazer o cadastro da GRCS, acessar o item Impostos > sindical > listar, e listar o modelo 511 GRCSU. Informar o Tipo 3 para listar a contribuição dos colaboradores. Os dados cadastrais do sindicato, o sistema busca do cadastro do mesmo, em Tabelas > Sindicato > Cadastro, no botão Cadastro -F8. FAQ Em relação ao desconto da Contribuição Sindical, sempre acabam aparecendo algumas dúvidas que confundem as empresas, como por exemplo, os períodos dos descontos. Vejamos: Para os colaboradores admitidos nos meses de Janeiro e Fevereiro, o desconto da Contribuição Sindical será efetuado no mês de Março; Quando da contratação de colaborador no mês de Março, caberá ao empregador verificar se ele sofreu o desconto da Contribuição Sindical relativa àquele ano, na empresa anterior. Caso ainda não tenha ocorrido, o empregador deverá efetuar o desconto no mês de Março e recolher no mês de Abril; A empresa que contratar colaborador após o mês de Março, deverá constatar se ele contribuiu no emprego anterior. Na hipótese do colaborador já ter tido o valor da Contribuição Sindical descontado do seu salário, o empregador anotará as informações pertinentes ao referido desconto no Livro ou Ficha de Registro de Empregados. Caso o colaborador não tenha sido descontado pela empresa anterior, caberá ao empregador proceder ao desconto no mês seguinte ao da admissão. Se o colaborador for demitido no mês de Março, ocorrerá o desconto da Contribuição Sindical no cálculo da rescisão. Verificamos que o evento referente à Contribuição Sindical foi descontado corretamente na Ficha Financeira referente ao mês de Março. Ao calcularmos a Ficha Financeira de competências futuras, como Abril e Maio, identificamos que o evento de Contribuição Sindical foi novamente gerado para alguns colaboradores que já tiveram este desconto em Março. Na Ficha Básica, o campo "Recolheu Ano" está parametrizado com a opção S - Sim, então esse desconto não deveria ocorrer. O campo Recolheu Ano, existente na Ficha Básica, somente será alterado automaticamente para N - Não no mês de Janeiro, para que, desta forma, ocorra corretamente o desconto da Contribuição Sindical no mês de Março, para todos os colaboradores. Se o evento de Contribuição Sindical está sendo calculado indevidamente em competências posteriores ao mês de Março, provavelmente existe alguma regra ou relatório manipulando o campo da ficha Básica ou o Cálculo do evento. Neste caso, deve-se verificar se existe alguma regra ou relatório específicos do cliente que estejam tratando informações deste campo. Além disso, este campo também pode ser alterado manualmente pelos usuários que tenham acesso à Ficha Básica. Desta forma, também poderá ser verificado se existem usuários realizando alterações indevidas na base.

6 Também deve-se verificar se existe mais de um evento de Contribuição Sindical cadastrado na tabela de eventos. Caso positivo, verificar se foi informado o código do Sindicato no cadastro desses eventos, para que os mesmos sejam calculados somente para determinado Sindicato. Quando o colaborador contribui para seu Sindicato de Classe, por exemplo, Contribuição Sindical, como fazer para que o valor recolhido apareça nas Anotações da Ficha de Registro, modelo 502, listado em Colaboradores > Ficha Registro > Listar Modelo? Será necessário efetuar o cadastramento do Sindicato em questão, em Tabelas > Sindicatos > Cadastro; Assinalar esse Sindicato na Ficha Básica do colaborador, no campo Sindicato; No campo Recolheu Ano, na Ficha Básica, indicar a opção M Recolhe para sua classe ; Criar um evento, com a mesma característica e regra de um evento de Contribuição Sindical já existente, indicando Tipo de Evento = 4 Outros, informando o código desse Sindicato no campo Valor Cálculo; Lançar o evento na Ficha Financeira do colaborador. O evento de contribuição sindical não está calculando. Deverá verificar as seguintes situações: No cadastro do evento deve ter indicado o código do sindicato do colaborador no campo Valor de Cálculo, se for o mesmo evento para todos sindicatos este campo deve ficar zerado. Ainda no cadastro do evento verificar se o mesmo não está bloqueado para Situações, Tipo de Salário, Tipo Contrato e Vínculos que não deveria ser bloqueado. Verificar se o evento não está lançado nos lançamentos fixos e variáveis.

Orientações Consultoria De Segmentos Contribuição Sindical - Empregados

Orientações Consultoria De Segmentos Contribuição Sindical - Empregados Contribuição Sindical - Empregados 25/04/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 4 3.1 Desconto e Anotações... 4 3.2 Admissão

Leia mais

Isso quer dizer que o empregador desconta em março a contribuição, mas efetuará o pagamento até o dia 30 de abril de cada ano.

Isso quer dizer que o empregador desconta em março a contribuição, mas efetuará o pagamento até o dia 30 de abril de cada ano. Os empregadores em geral deverão descontar de seus empregados a contribuição sindical no mês de março de cada ano, no valor correspondente à remuneração de um dia de trabalho, qualquer que seja a forma

Leia mais

Como emitir dias de licença remunerada nos relatórios de férias

Como emitir dias de licença remunerada nos relatórios de férias Como emitir dias de licença remunerada nos relatórios de férias Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a configuração que será possível visualizar os dias de licença remunerada nos relatórios

Leia mais

Manual do Visual Practice

Manual do Visual Practice Manual do Visual Practice 13º Salário Para Calcular 13º salário, acessar o menu Cálculos / 13º Salário e escolher entre as opções: Adiantamento 13º Salário Complemento 13º Salário Integral Para iniciar

Leia mais

Como Calcular o 13º Salário - Antecipação

Como Calcular o 13º Salário - Antecipação Como Calcular o 13º Salário - Antecipação Número do Artigo: 3246 Classificação: Não classificado Última Atualização: Tue, Oct 10, 2017 3:08 PM Para proceder com o pagamento da primeira parcela do 13º salário,

Leia mais

Como Calcular o 13º Salário - Complementação

Como Calcular o 13º Salário - Complementação Como Calcular o 13º Salário - Complementação Número do Artigo: 2908 Classificação: Não classificado Última Atualização: Tue, Oct 10, 2017 3:06 PM Para proceder com o pagamento da segunda parcela do 13º

Leia mais

Como configurar Gratificação de Férias?

Como configurar Gratificação de Férias? Como configurar Gratificação de Férias? Através dessa solução, será possível configurar a Gratificação de Férias no cadastro do Sindicato. 1 CADASTRO GRATTIFICAÇÃO DE FÉRIAS 1.1 Acesse menu ARQUIVO, opção

Leia mais

Configuração para realizar controle de Vale Transporte individual ou em grupo

Configuração para realizar controle de Vale Transporte individual ou em grupo Configuração para realizar controle de Vale Transporte individual ou em grupo Os dados a seguir foram elaborados para a configuração sobre as informações de vale transporte individualmente ou para vários

Leia mais

Configuração de Vale Transporte no cadastro do empregado e estagiário

Configuração de Vale Transporte no cadastro do empregado e estagiário Configuração de Vale Transporte no cadastro do empregado e estagiário Os dados a seguir foram elaborados para a configuração sobre as informações de vale transporte no cadastro do empregado 1 CADASTRO

Leia mais

Como lançar a Contribuição Assistencial descontando do empregado um determinado percentual?

Como lançar a Contribuição Assistencial descontando do empregado um determinado percentual? Como lançar a Contribuição Assistencial descontando do empregado um determinado percentual? Os dados a seguir foram elaborados para realizar a configuração de uma rubrica com desconto de Contribuição Assistencial

Leia mais

CAPÍTULO III DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL SEÇÃO I

CAPÍTULO III DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL SEÇÃO I CAPÍTULO III DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL SEÇÃO I Da Fixação e do Recolhimento da Contribuição Sindical (Vide o Lei Complementar nº 123 (art. 53) - DOU 15/12/2006) Art. 578 - As contribuições devidas aos Sindicatos

Leia mais

Como configurar categoria Diarista com e/ou sem jornada Variável?

Como configurar categoria Diarista com e/ou sem jornada Variável? Como configurar categoria Diarista com e/ou sem jornada Variável? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a rotina de empregado diarista para configuração da folha com jornadas variáveis e não

Leia mais

S Desligamento

S Desligamento S-2299 Desligamento Este evento registra as informações destinadas ao desligamento do trabalhador da empresa/órgão público. No Questor foram criados alguns campos para atender as especificações do layout,

Leia mais

Dúvidas Frequentes 13 Salário Folha de Pagamento

Dúvidas Frequentes 13 Salário Folha de Pagamento Dúvidas Frequentes 13 Salário Folha de Pagamento Grupo IOB Folhamatic EBS > Sage Dúvidas Frequentes 13 Salário 1 Índice Orientações Gerais...03 Como calcular o 13 salário no sistema Folhamatic Folha de

Leia mais

Título: Como realizar configuração de múltiplos vínculos para contribuintes?

Título: Como realizar configuração de múltiplos vínculos para contribuintes? Título: Como realizar configuração de múltiplos vínculos para contribuintes? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a configuração com múltiplos vínculos. Para o cálculo de múltiplos vínculos,

Leia mais

Título: Quais as rubricas que compõe a guia rescisória GRRF?

Título: Quais as rubricas que compõe a guia rescisória GRRF? Título: Quais as rubricas que compõe a guia rescisória GRRF? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar como avaliar os valores na guia rescisória GRRF junto ao cálculo da rescisão. 1 CÁLCULO DE

Leia mais

Título: Como realizar configuração de múltiplos vínculos para empregados?

Título: Como realizar configuração de múltiplos vínculos para empregados? Título: Como realizar configuração de múltiplos vínculos para empregados? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a configuração com múltiplos vínculos. Para o cálculo de múltiplos vínculos,

Leia mais

Fechamento Anual/ Geração da RAIS

Fechamento Anual/ Geração da RAIS Fechamento Anual/ Geração da RAIS A Relação Anual de Informações Anual (RAIS) tem por objetivo: o suprimento às necessidades de controle da atividade trabalhista no País, o fornecimento de dados para a

Leia mais

3ª Reunião de RH Contribuição Sindical Categoria Diferenciada

3ª Reunião de RH Contribuição Sindical Categoria Diferenciada 3ª Reunião de RH Contribuição Sindical Categoria Diferenciada 12/09/2017 Empresas Participantes Todas as empresas respondentes aceitam o recolhimento para outro sindicato com base no artigo 585 da CLT.

Leia mais

DR. JONAS DA COSTA MATOS

DR. JONAS DA COSTA MATOS DR. JONAS DA COSTA MATOS DEFINIÇÃO LEGAL A Contribuição Sindical Urbana ou Rural, antigo Imposto Sindical, não é um imposto, mas uma contribuição compulsória (obrigatória) que deve ser recolhida anualmente,

Leia mais

Começaremos em instantes às 09hs

Começaremos em instantes às 09hs Começaremos em instantes... 14.11 às 09hs Sejam bem-vindos! Márcio Menezes Analista de Suporte na área de Gestão de Pessoas com mais de 07 anos de experiência no área de RH e suporte. Observações Perguntas

Leia mais

Benner RH Processo do 13º Salário

Benner RH Processo do 13º Salário Processo do 13º Salário www.benner.com.br Atualizado em 29/10/2015 Processo do 13º Salário Copyright 2015 Benner Software de Gestão de Negócios Todos os direitos reservados. É proibido qualquer tipo de

Leia mais

Quadro comparativo MP 873/2019 vs redação então vigente da CLT

Quadro comparativo MP 873/2019 vs redação então vigente da CLT Quadro comparativo MP 873/2019 vs redação então vigente da CLT MP 873/19 REDAÇÃO ANTERIOR À MP 873/19 Art. 1º A Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943,

Leia mais

S Aviso Prévio

S Aviso Prévio S-2250 Aviso Prévio Este evento tem como objetivo registrar a comunicação e o possível cancelamento do aviso prévio de iniciativa do empregador ou do empregado, o evento do aviso prévio faz parte dos eventos

Leia mais

ROTEIRO OPERACIONAL FOLHA DE PAGAMENTO MÓDULO VII

ROTEIRO OPERACIONAL FOLHA DE PAGAMENTO MÓDULO VII ROTEIRO OPERACIONAL FOLHA DE PAGAMENTO MÓDULO VII Datahouse Automação Rua Barão do Itaqui, número 55, sala 101, Bairro Passo D areia, Porto Alegre / RS 1 CRONOGRAMA FOLHA DE PAGAMENTO MÓDULO VII FÉRIAS

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO 13º SALÁRIO

DOCUMENTAÇÃO 13º SALÁRIO DOCUMENTAÇÃO 13º SALÁRIO Sumário 1. Informações gerais... 3 2. Sobre este documento... 3 3. Suporte técnico... 3 4. Introdução... 4 5. Configuração da base de cálculo... 4 6. Exceção no cálculo das médias...

Leia mais

PAGAMENTOS A PROFISSIONAIS

PAGAMENTOS A PROFISSIONAIS PAGAMENTOS A PROFISSIONAIS Índice Introdução... 2 1º Passo: CADASTRO DOS LANÇAMENTOS DA FOLHA... 2 2º Passo: Itens que compõem o Pagamento do Profissional... 3 Instruções de Cadastros e Configurações...

Leia mais

Neste bip. Contribuição Sindical. Você Sabia? Edição 55 Março de 2015

Neste bip. Contribuição Sindical. Você Sabia? Edição 55 Março de 2015 Neste bip Contribuição Sindical... 1 Erro de Invalid Conversion ao Exportar Arquivos... 2 Borderô para Contabilidade... 3 RAIS Ano Base 2014... 3 Contribuição Sindical Patronal... 4 Você Sabia? Que a tecla

Leia mais

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES ABRIL DE 2010

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES ABRIL DE 2010 CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES ABRIL DE 2010 DIA OBRIGAÇÃO FATO GERADOR Cadastro Geral de Empregados e Desempregado - CAGED (1ª via) Enviar ao Ministério do Trabalho a relação de admissões e desligamentos ocorridos

Leia mais

Este documento contém modelos de eventos (páginas 10 a 24).

Este documento contém modelos de eventos (páginas 10 a 24). Antes de iniciar o cálculo do 13º Salário Parcela Final, principalmente para os clientes que estão utilizando essa rotina pela primeira vez, é importante verificar se o sistema está devidamente parametrizado

Leia mais

BLOCO 04 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 04 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 04 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emenda: 254 Autor: Deputado Pedro Uczai Tipo de emenda: Aditiva

Leia mais

Como simular cálculo de rescisão e férias?

Como simular cálculo de rescisão e férias? Como simular cálculo de rescisão e férias? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a rotina para simular cálculos de rescisão e férias. Essa opção é válida para empregados e estagiários, exceto

Leia mais

A primeira configuração que deve ser conferida está na parte cadastral da empresa.

A primeira configuração que deve ser conferida está na parte cadastral da empresa. 13º Salário O objetivo deste manual é orientar ao usuário quanto à geração da folha de 13º Salário, bem como Adiantamento de 13º Salário e Complemento de 13º. Clique nos links abaixo para navegar entre

Leia mais

BLOCO 03 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 03 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 03 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emenda: 29 Autor: Deputado Marco Maia Tipo de emenda: Aditiva

Leia mais

Manual do Visual Practice

Manual do Visual Practice Manual do Visual Practice Cálculo de Rescisão Para efetuar cálculo de rescisão, acessar o menu Cálculos / Folha normal / rescisão. Informar Empresa e Funcionário e clicar no ícone Rescisão ou (ALT+R),

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DO E-SOCIAL

MANUAL OPERACIONAL DO E-SOCIAL MANUAL OPERACIONAL DO E-SOCIAL @@ @@ 2 O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (esocial) é um instrumento de unificação da prestação de informações, que

Leia mais

S Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador

S Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador S-2200 Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador Este evento registra a admissão do empregado ou o ingresso de servidores estatutários. Trata-se do primeiro evento relativo a

Leia mais

2. Transcreve-se a seguir as informações constantes no Despacho: Solicito parecer jurídico em relação ao assunto.

2. Transcreve-se a seguir as informações constantes no Despacho: Solicito parecer jurídico em relação ao assunto. Parecer Jurídico nº 14/2015 Interessado: CAU/DF. Assunto: Questionamento sobre a obrigatoriedade do pagamento da contribuição sindical Ementa: Direito Administrativo. Questionamento sobre a obrigatoriedade

Leia mais

Como realizar rotina do vale alimentação

Como realizar rotina do vale alimentação Como realizar rotina do vale alimentação Os dados a seguir foram elaborados para a configuração sobre as informações do vale alimentação. Lembramos que o cadastro deverá ser realizado por empresa. 1 CADASTRAR

Leia mais

Treinamento Sistema Folha Union Módulo II

Treinamento Sistema Folha Union Módulo II FOLHA DE PAGAMENTO MÓDULO II - CADASTROS Folha Union> Cadastros> Empresas Cadastre as empresas (Condomínios) ou importe os dados utilizando o código do cadastro do condomínio do módulo Condominium. Informe

Leia mais

CAPÍTULO III DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL SEÇÃO I DA FIXAÇÃO E DO RECOLHIMENTO DA IMPOSTO SINDICAL

CAPÍTULO III DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL SEÇÃO I DA FIXAÇÃO E DO RECOLHIMENTO DA IMPOSTO SINDICAL CAPÍTULO III DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL SEÇÃO I DA FIXAÇÃO E DO RECOLHIMENTO DA IMPOSTO SINDICAL Art. 578 - As contribuições devidas aos Sindicatos pelos que participem das categorias econômicas ou profissionais

Leia mais

INFORMATIVO JURÍDICO Nº 13/2018

INFORMATIVO JURÍDICO Nº 13/2018 EMENTA: REFORMA TRABALHISTA. CONTRIBUIÇÃO SINDICAL. ART. 545 CLT. NÃO OBRIGATORIEDADE. NECESSIDADE DE AUTORIZAÇÃO PELO EMPREGADO. PROCEDIMENTO. Serve o presente para que seja esclarecido a respeito da

Leia mais

Respostas essenciais para tirar todas as suas dúvidas sobre Contribuição Sindical. + 7 bônus para você

Respostas essenciais para tirar todas as suas dúvidas sobre Contribuição Sindical. + 7 bônus para você 20 Respostas essenciais para tirar todas as suas dúvidas sobre Contribuição Sindical + 7 bônus para você 1) O que é Contribuição Sindical Laboral? Conhecida também como Imposto Sindical, não deve ser confundida

Leia mais

Liberação de Atualização

Liberação de Atualização Liberação de Atualização Cordilheira Recursos Humanos 2.149h Criado tratamento para controle de pagamento das guias de desconto sindical: sindical patronal e sindicais diversos (contribuição assistencial,

Leia mais

Como configurar categoria Horista Variável?

Como configurar categoria Horista Variável? Como configurar categoria Horista Variável? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a rotina para configuração da folha com jornadas variáveis. 1 PARÂMETROS 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique

Leia mais

Fechamento Anual/ Geração da RAIS

Fechamento Anual/ Geração da RAIS Fechamento Anual/ Geração da RAIS A Relação Anual de Informações Anual (RAIS) tem por objetivo: o suprimento às necessidades de controle da atividade trabalhista no País, o fornecimento de dados para a

Leia mais

Sumário. 1. Ajustes no termo TRCT

Sumário. 1. Ajustes no termo TRCT Sumário Este documento de versionamento contém: 1. Ajustes no termo TRCT 2. Inclusão do campo código do afastamento 3. Inclusão do parâmetro Considerar data fim do período para relatórios de Folha Sintética

Leia mais

Introdução

Introdução Maria Antônia S. Almeida SRTE/MG Junho/2012 1 Introdução O Objetivo é apresentar o Sistema HomologNet sob o prisma das empresas e contabilidades na produção do TRCT. O primeiro passo é o cadastro no sistema

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL - QUEM PAGA?

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL - QUEM PAGA? CONTRIBUIÇÃO SINDICAL - QUEM PAGA? Fonte: [http://www.cnpl.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=50&itemid=38] [http://www.crors.org.br/detalhe.php?t=paginacao_noticia/editor_detalhe.php&id=nyj1mays]

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 CORDILHEIRA GERENCIADOR DE SISTEMAS - 2.48A 1 - Alterada a rotina de Backup do Sistema, em Utilitários, para que seja possível

Leia mais

Título: Como configurar categoria Horista Variável?

Título: Como configurar categoria Horista Variável? Título: Como configurar categoria Horista Variável? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a rotina para configuração da folha com jornadas variáveis. 1 PARÂMETROS 1.1 Acesse o menu CONTROLE,

Leia mais

FAQ: Cálculo e Lançamento do 13º Salário

FAQ: Cálculo e Lançamento do 13º Salário TDN > Softwares de Gestão > RM > Recursos Humanos > Administração de Pessoal > FAQ FAQ: Cálculo e Lançamento do 13º Salário Produto: Ambiente: RM Unspecified Versão: 11.0 Avaliação Este documento visa

Leia mais

Configuração para calcular Rescisão Complementar - tipo de complemento Convenção Coletiva.

Configuração para calcular Rescisão Complementar - tipo de complemento Convenção Coletiva. Configuração para calcular Rescisão Complementar - tipo de complemento Convenção Coletiva. Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a rotina para calcular Rescisão Complementar com o tipo de

Leia mais

BLOCO 05 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 05 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 05 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emenda: 717 e 916 Autor: Tipo de emenda: Artigo: Tema: Deputado

Leia mais

CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS

CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS Objetivo: Cadastrar todos os dados e funções relacionadas aos funcionários da empresa, para que possam ser gerados os cálculos na folha de pagamento e outras obrigações. Acesse:

Leia mais

Curso de 13 Salário. Capacitação e Treinamento

Curso de 13 Salário. Capacitação e Treinamento Curso de 13 Salário Capacitação e Treinamento Conteúdo 1. DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO... 3 1.1. Contagem de Avos... 3 1.2. Primeira Parcela Pagamento até 30/11... 3 1.3. Empregados não disponíveis durantes

Leia mais

GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO (rotinas sugeridas)

GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO (rotinas sugeridas) GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO (rotinas sugeridas) (8) FISCALIZAÇÃO TRABALHISTA Os contratos de terceirização envolvem sério risco para a Administração, que é a possibilidade de responsabilização

Leia mais

CÁLCULO DA FOLHA. 1- Fechamento Quinzenal/Mensal 2- Lançamentos individuais na Ficha Mensal 3- Gerar lançamentos na Ficha Mensal 4- Cálculo da Folha

CÁLCULO DA FOLHA. 1- Fechamento Quinzenal/Mensal 2- Lançamentos individuais na Ficha Mensal 3- Gerar lançamentos na Ficha Mensal 4- Cálculo da Folha CÁLCULO DA FOLHA Objetivo: Realizar o cálculo da folha de pagamento dos funcionários, podendo ser realizado individualmente por funcionário ou por departamento. 1- Fechamento Quinzenal/Mensal 2- Lançamentos

Leia mais

FÉRIAS COLETIVAS Fracionamento, Abono Pecuniário, Regime de Tempo Parcial, Procedimentos

FÉRIAS COLETIVAS Fracionamento, Abono Pecuniário, Regime de Tempo Parcial, Procedimentos FÉRIAS COLETIVAS Fracionamento, Abono Pecuniário, Regime de Tempo Parcial, Procedimentos ROTEIRO 1. INTRODUÇÃO 2. FRACIONAMENTO E PERÍODOS MÍNIMO E MÁXIMO 3. MENORES DE 18 E MAIORES DE 50 ANOS 4. MEMBROS

Leia mais

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES MARÇO DE 2010

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES MARÇO DE 2010 CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES MARÇO DE 2010 DIA OBRIGAÇÃO FATO GERADOR 05 (6ª feira) Cadastro Geral de Empregados e Desempregado - CAGED (1ª via) GFIP FGTS Enviar ao Ministério do Trabalho a relação de admissões

Leia mais

Processo de Férias. GPE Gestão de Pessoal

Processo de Férias. GPE Gestão de Pessoal GPE Gestão de Pessoal Sumário 1 Introdução... 3 1.1 Objetivos do Treinamento... 3 2 Fluxo do Ambiente... 3 3 Conceito de Férias... 4 4 Conceito de Abono... 5 5 Incidências - Férias... 5 6 Cálculo de Requisitos...

Leia mais

Está gerando diferença de INSS RAT entre o sistema e a SEFIP. O que pode ser?

Está gerando diferença de INSS RAT entre o sistema e a SEFIP. O que pode ser? Está gerando diferença de INSS RAT entre o sistema e a SEFIP. O que pode ser? Através desta solução, será possível identificar prováveis causas de diferença de INSS entre o sistema e a SEFIP, com relação

Leia mais

GERANDO O ARQUIVO HOMOLOGNET DENTRO DO ATHENAS 1º Passo: Após a rescisão de contrato ter sido calculada e efetivada o usuário deverá verificar quais

GERANDO O ARQUIVO HOMOLOGNET DENTRO DO ATHENAS 1º Passo: Após a rescisão de contrato ter sido calculada e efetivada o usuário deverá verificar quais GERANDO O ARQUIVO HOMOLOGNET DENTRO DO ATHENAS 1º Passo: Após a rescisão de contrato ter sido calculada e efetivada o usuário deverá verificar quais as verbas que compõe o seu cálculo, lembrando que deve

Leia mais

Aula 12 Constituição Formal de Empresa

Aula 12 Constituição Formal de Empresa Considerações iniciais Todas as sociedades empresariais e entidades, independente do seu objeto social e porte econômico, estão sujeitas às regras estabelecidas pelo MTE, quando tiverem pessoas físicas

Leia mais

BLOCO 10 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 10 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 10 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emenda: 416 e 560 Autor: Tipo de emenda: Deputado João Daniel

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO Cordilheira Recursos Humanos CRH 2.85A HOMOLOGNET 1) Para possibilitar a emissão do TRCT modelo Homolognet, aprovado pela Portaria

Leia mais

CAPÍTULO 10 DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO

CAPÍTULO 10 DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO Capítulo 10 DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO 109 CAPÍTULO 10 DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO 1. DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO O décimo terceiro salário é devido aos empregados urbanos, rurais e domésticos, bem como aos trabalhadores

Leia mais

TABELA FIXA CÁLCULO DE FOLHA PARA PROFESSORES

TABELA FIXA CÁLCULO DE FOLHA PARA PROFESSORES TABELA FIXA CÁLCULO DE FOLHA PARA PROFESSORES Procedimento para Cálculo de Folha de Professores Através de Tabela Fixa 1º Passo: Em Cadastros\ Genéricos Eventos, devem ser criados todos os eventos de hora

Leia mais

Neste bip. Listagem de Contratos. Você Sabia? edição 43 Março de 2014

Neste bip. Listagem de Contratos. Você Sabia? edição 43 Março de 2014 Neste bip Listagem de Contratos... 1 Novo Campo de Remuneração para Autônomo... 2 Pagamento em Banco... 2 Contribuição Sindical... 3 Renumerar Lançamentos... 3 Obrigatoriedade da Entrega do EFD ICMS...

Leia mais

SINUSC Sindicato dos Nutricionistas no Estado de Santa Catarina

SINUSC Sindicato dos Nutricionistas no Estado de Santa Catarina A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL Em diversas reuniões entre o CFN e a FNN, ficou ajustado que toda e qualquer questão referente a contribuição sindical, DIRIGIDAS AOS CONSELHOS, estes orientariam o profissional

Leia mais

Versão 10.0A-06. Versão da Apostila de Novidades: 1

Versão 10.0A-06. Versão da Apostila de Novidades: 1 Versão 10.0A-06 Versão da Apostila de Novidades: 1 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda.

Leia mais

GRCS CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

GRCS CONTRIBUIÇÃO SINDICAL GRCS CONTRIBUIÇÃO SINDICAL O MTE Ministério do Trabalho e Emprego em http://portal.mte.gov.br/co nt_sindical/, descreve que: A contribuição sindical está prevista nos artigos 578 a 591 da CLT. Possui natureza

Leia mais

Liberação de Atualização

Liberação de Atualização Liberação de Atualização Rescisão de Contrato Efetuadas diversas alterações no cálculo de rescisão de contrato e demais rotinas relacionadas, possibilitando um pré-cálculo dos valores para facilitar na

Leia mais

SAGE OFFICE FOLHA DE PAGAMENTO

SAGE OFFICE FOLHA DE PAGAMENTO 02/03/2018 SAGE OFFICE FOLHA DE PAGAMENTO INSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO DO ESOCIAL SEGUNDA FASE Este manual possui informações para as empresas que já iniciaram o envio de dados oficiais ao esocial, conforme

Leia mais

PROVENTOS DA FOLHA DE PAGAMENTO. Conceitos e Complementos

PROVENTOS DA FOLHA DE PAGAMENTO. Conceitos e Complementos Conceitos e Complementos Proventos na Folha de Pagamento, são todos os valores que a empresa deve pagar aos seus funcionários, mensalmente. Alguns empregadores efetuam os pagamentos aos funcionários no

Leia mais

SUMÁRIO. JB Software Ltda Av. Belém, 2084 Cx Postal 42 CEP Pinhalzinho-SC Fone: Fax:

SUMÁRIO. JB Software Ltda Av. Belém, 2084 Cx Postal 42 CEP Pinhalzinho-SC Fone: Fax: SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 1 2. CADASTRO DE INFORMAÇÕES SOBRE ACORDOS, CONVENÇÕES E DISSÍDIO COLETIVOS... 1 2.1 Listagem... 1 2.2 Cadastro... 1 3. CÁLCULO DE FOLHAS NORMAIS COMPLEMENTARES... 2 3.1 Listagem...

Leia mais

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS DEZEMBRO DE 2011

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS DEZEMBRO DE 2011 Page 1 of 6 AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS DEZEMBRO DE 2011 06/12/2011 SALÁRIOS 07/12/2011 Pagamento de salários - mês de NOVEMBRO/2011 Base legal: Art. 459, parágrafo único da CLT.

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho ÁREA DE PESSOAL IT. 29 02 1 / 7 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para a realização das atividades da Área de Pessoal. 1. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA CLT Consolidação das Leis Trabalhistas. DS. 06 Manual

Leia mais

Produto Gestão de Pessoas - Versão 4w

Produto Gestão de Pessoas - Versão 4w Produto Gestão de Pessoas - Versão 4w Modulo Processo: Senior Sistemas S.A Rua São Paulo, 825 - Bairro Victor Konder - CEP 89012.001 - Blumenau/SC Fone: (047) 3221-3300 www.senior.com.br Página 2 de 14

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

Caro usuário do módulo:

Caro usuário do módulo: Caro usuário do módulo: O pagamento do 13º Salário está chegando e para facilitar o seu trabalho, elaboramos uma documentação contendo alguns exemplos dos diversos tipos de cálculo do 13º Salário 1ª e

Leia mais

Cordilheira Escrita Fiscal 2.122a

Cordilheira Escrita Fiscal 2.122a LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

1 PARÂMETROS DA EMPRESA

1 PARÂMETROS DA EMPRESA Como realizar o cálculo do ICMS Diferencial de Alíquota, nas Saídas para Fora do estado a Não Contribuinte de ICMS, conforme Emenda Constitucional nº 87/2015? Através desta solução, será possível realizar

Leia mais

Zilmara Alencar Consultoria Jurídica

Zilmara Alencar Consultoria Jurídica INFORME n. 13/2016 Resumo: Portaria n. 521, de 4 de maio de 2016, que substitui os Anexos I e II da Portaria n. 488, de 23 de novembro de 2005, referentes à Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical

Leia mais

Está gerando diferença de INSS Terceiros entre o sistema e a SEFIP.

Está gerando diferença de INSS Terceiros entre o sistema e a SEFIP. Está gerando diferença de INSS Terceiros entre o sistema e a SEFIP. Através desta solução, será possível identificar prováveis causas de diferença de INSS entre o sistema e a SEFIP, com relação ao INSS

Leia mais

Manual do Visual Practice

Manual do Visual Practice Manual do Visual Practice Integração de Valores com Visual Sucessor Para integrar os valores calculados na folha com a contabilidade é necessário fazer a configuração completa como segue e escolher um

Leia mais

RECURSOS HUMANOS. Pagamentos. Cadastro de Verbas

RECURSOS HUMANOS. Pagamentos. Cadastro de Verbas RECURSOS HUMANOS Pagamentos Cadastro de Verbas Sumário Introdução... 4 1. Cadastro de Verbas.... 4 Identificação... 18 Acumulação (Configurações de acumulação)... 19 Lista de verbas... 20 São Paulo: 11

Leia mais

Manual do Visual Practice

Manual do Visual Practice Manual do Visual Practice Aumento Salarial Esta opção serve para fazer aumento salarial para funcionários ou contribuintes. Lembramos que a alteração salarial irá gerar uma informação de histórico salarial,

Leia mais

Esta solução é exclusiva para empresas situadas no estado do Mato Grosso do Sul.

Esta solução é exclusiva para empresas situadas no estado do Mato Grosso do Sul. Título: MS - Como realizar o cálculo do ICMS sobre o estoque das mercadorias incluídas do regime de Substituição Tributária conforme Art. 2º do Decreto nº 14.359/2015? Esta solução é exclusiva para empresas

Leia mais

Manual RAIS 2012 Atualizada em Pág. 1

Manual RAIS 2012 Atualizada em Pág. 1 Pág. 1 O QUE É A RAIS? Todo estabelecimento deve fornecer ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Relação Anual de Informações Sociais RAIS, as informações referentes a cada um de seus empregados,

Leia mais

[(Receita Bruta Não Beneficiada x 100) / Receita Bruta Total) = Fator de aplicação

[(Receita Bruta Não Beneficiada x 100) / Receita Bruta Total) = Fator de aplicação CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA A Lei 12.546 de 14/12/2011 instituiu, entre outras medidas, a CPRB Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta, ou seja, alterou a base de cálculo

Leia mais

Atualização da DIRF 2017 referente a Previdência Privada e FAPI

Atualização da DIRF 2017 referente a Previdência Privada e FAPI Atualização da DIRF 2017 referente a Previdência Privada e FAPI Os dados a seguir foram elaborados para explicar as configurações a serem realizadas na DIRF 2017 para Contribuição à Previdência Privada

Leia mais

Título: Gerar guia GRRF para empregado doméstico?

Título: Gerar guia GRRF para empregado doméstico? Título: Gerar guia GRRF para empregado doméstico? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar o procedimento para gerar a guia GRRF para empregado doméstico. 1 GUIA GRRF DOMÉSTICO 1.1 - Acesse o

Leia mais

Liberação de Atualização

Liberação de Atualização Liberação de Atualização Autônomos Efetuadas diversas alterações e novas implementações nas rotinas de Autônomos. Com estas alterações, será possível criar eventos diversos de vencimento e desconto e lançá-los

Leia mais

Escritório contábil, o Pagga Domésticos é a plataforma ideal para emitir a guia única esocial dos seus clientes.

Escritório contábil, o Pagga Domésticos é a plataforma ideal para emitir a guia única esocial dos seus clientes. Escritório contábil, o Pagga Domésticos é a plataforma ideal para emitir a guia única esocial dos seus clientes. Folha de domésticos integrada com o esocial Calcula a folha, sincroniza os dados e cálculos

Leia mais

Como configurar a Contabilidade por Centro de Custo?

Como configurar a Contabilidade por Centro de Custo? Como configurar a Contabilidade por Centro de Custo? 1- PARÂMETROS DA EMPRESA 1.1 - Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 - Na guia GERAL, clique em DEFINIÇÕES; 1.2.1 - No quadro GERAL, selecione

Leia mais

DÚVIDAS E RESPOSTAS Treinamento Folha de Pagamento Projeto PLUG

DÚVIDAS E RESPOSTAS Treinamento Folha de Pagamento Projeto PLUG DÚVIDAS E RESPOSTAS Treinamento Folha de Pagamento Projeto PLUG DÚVIDAS MÓDULO FOLHA DE PAGAMENTO 1. Os dados já cadastrados no atual RM serão transferidos automaticamente para o novo sistema ou teremos

Leia mais